Notícias das Gerais nº 20

Page 29

Maio 2011

Novo modelo de educação em debate

a

necessidade de mudanças no atual modelo de ensino e aprendizagem foi uma das principais discussões de gestores e funcionários da educação pública no 28º Congresso Mineiro de Municípios. Uma das propostas é a adoção de um sistema capaz de ressaltar as habilidades e competências dos alunos. É o que defendeu o professor Gustavo Moretto, convidado da Associação Mineira de Municípios (AMM) para ministrar a palestra “Comunicação, planejamento e motivação do sistema de educação municipal”. Para ele, a fórmula ainda hoje utilizada nas escolas está, em muito, superada. “O que nós precisamos é repensar a educação e, a partir daí, criar modelos pedagógicos de acordo com a realidade brasileira, ao invés de continuar replicando as fórmulas prontas”, disse Moretto. Essa mudança de paradigma começa dentro da sala de aula. Segundo ele, o professor precisa refletir sobre qual mensagem pretende transmitir, antes de planejar ações capazes de desenvolver as competências do aluno. “É avaliar a capacidade de questionar, explorar o conteúdo proposto, ir mais além do material trabalhado”. Ainda segundo Moretti, o modelo adotado

pelo sistema de ensino hoje explora a habilidade. “A grande dificuldade é o ensino da competência, capaz de estimular o aluno a continuar fazendo pergunta. A mudança não é difícil, mas a questão passa pela competência do professor e a falta de infraestrutura nas escolas. Se adotado esse novo modelo, nós podemos alcançar resultados fantásticos”, explicou o palestrante, reafirmando que qualquer escola é capaz de construir seu modelo, desde que tenha coerência com a estrutura social a qual está integrada. A discussão foi elogiada pela professora Maria Madalena do Couto, que coordena um centro de educação infantil em Córrego Fundo, município com pouco mais de cinco mil habitantes na região Centro-Oeste do Estado. Para ela, é preciso um novo modelo educação: “A mudança dói, principalmente para aquele professor que está a mais tempo na sala de aula e que precisa se atentar para necessidade de adotar nova maneira de trabalho. É algo que precisa ser feito aos poucos para não gerar traumas”. Moretti ainda ressaltou que “é importante lembrar que o papel da escola é ajudar a formar gerentes de informações e não meros acumuladores de dados”.

paleTRas TÉCniCas e oFiCinas

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.