Page 1

Empréstimo Domiciliário

O que podes fazer na tua Biblioteca?

Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia ● A requisição de documentos para leitura domiciliária é feita na zona de atendimento. ● O utilizador do 1.º, 2.º e 3.º ciclos só poderão requisitar um livro de cada vez. ● O período de requisição é de 15 dias. ● A requisição é renovável caso a obra não tenha sido entretanto reservada. ● Não é permitido escrever nos livros ou danificá-los. ● O leitor é responsável pelo valor dos livros/material, ficando obrigado à sua reposição , em caso de dano ou perda . ● Não podem ser requisitadas para leitura domiciliária as seguintes obras: enciclopédias, dicionários, obras raras ou de elevado valor. ● A requisição é feita na zona de atendimento em impresso

● Escolher, diretamente nas estantes, o livro que quiseres ler ou consultar, seguindo sempre as regras estipuladas. ● Ver filmes disponíveis em formato DVD. ● Utilizar os jogos disponíveis na BE, desde que não se perturbe o ambiente de trabalho.

Biblioteca Escolar de Campia

● Informar-te sobre concursos e atividades de âmbito nacional e escolar. ● Estudar e fazer trabalhos individuais ou de grupo nos espaços disponíveis.

•Produzir trabalhos nos computadores. • Solicitar ajuda para a pesquisa e tratamento da informação.

• Fazer requisições domiciliárias.

Computadores

Horário de Funcionamento digital próprio para o efeito. ● Os computadores são atribuídos prioritariamente a alunos que pretendam elaborar trabalhos ou pesquisa.

● Cada computador pode ser utilizado, no máximo, por dois alunos., excetuando-se trabalhos de grupo . Os utilizadores não devem permanecer de pé em volta dos computadores. ● A consulta de sites inadequados e utilização de redes sociais poderá implicar a proibição do uso da Internet durante cinco dias úteis. ● O período de utilização dos computadores e acesso à Internet não deve exceder 45 minutos. Em casos devidamente justificados este período poderá ser alargado.

Segunda a sexta-feira 09:00h - 17:30h

Guia do utilizador

Consulta o blogue da BE regularmente para te manteres informado e poderes participar ativamente nas atividades promovidas pela Biblioteca Escolar.

http://comunicancia.blogspot.com/


Áreas Funcionais

Zona de Acolhimento Nesta zona tens alguém que pode orientar-te na procura e pesquisa de informação.

Zona de Leitura Informal Neste espaço podes ler jornais, revistas e bandas desenhadas.

Zona de Leitura / Pesquisa Aqui podes ler, consultar qualquer documento impresso, redigir textos, realizar trabalhos de grupo...

Organização/Arrumação

As Bibliotecas são organizadas por um sistema internacional de classificação de documentos. O nome dado é Classificação Decimal Universal (CDU) e divide o conhecimento em 10 classes, de 0 a 9 (a classe 4 é uma classe vaga).

A Biblioteca não é uma sala de convívio! É, acima de tudo, um local de trabalho, de estudo, de leitura. Por isso, pedimos-te que entres ordeiramente e sem barulho!

A cada classe corresponde uma cor…

1. Ao entrares na biblioteca, dirige-te sempre à zona de atendimento.

C o r

Classe

Assuntos

0 (Cinzento) 1 (Vermelho) 2 (Rosa)

Generalidade: enciclopédias e dicionários Filosofia e psicologia

3 (Branco)

Zona Internet Neste espaço podes navegar na Net e fazer as pesquisas de que precisas para organizares e produzires os teus trabalhos.

5 (Azul)

6 (Azul)

Zona Multimédia Este serviço é prestado ao utilizador na Ludoteca da escola.

Espaço para o 1.ºciclo e préescolar Neste espaço podes ler, jogar e fazer trabalhos.

Como utilizar a biblioteca?

7 (Laranja)

8 (verde)

9 (Amarelo)

Religião- Teologia Ciências Sociais: comportamento, Escola, política, economia, União Europeia, direitos humanos, provérbios, adivinhas… Matemática, astronomia, planetas, Física, Química, Ciências da Terra, estações do ano, água, rochas, minerais, árvores, plantas, florestas, animais… Medicina, corpo humano, dentição, educação sexual, alimentação, segurança, materiais, maquinaria, quinta, animais, agricultura, receitas, culinária, telecomunicações… Monumentos, colagem, dobragem, recorte, cores, desenho, artesanato, trabalhos manuais, pintura, música, jogos, desporto… Gramáticas, alfabeto, diários, contos, lendas, anedotas, poesia, rimas, trava-línguas, lengalengas, peças de teatro, banda-desenhada… Pré-história, civilizações, países, geografia, atlas, história universal, história de Portugal, biografias…

2. Sempre que entrares na biblioteca deves registar-te num impresso digital destinado para o efeito.

3. As requisições de materiais e de livros para leitura presencial ou domiciliária são feitas no balcão de atendimento.

4. Se quiseres fazer apenas leitura presencial, escolhe o livro, retira-o da estante, lê-o ou consulta-o e , depois, deposita-o no carrinho reservado para o efeito. Nunca o voltes a colocar na estante. 5. Tens o direito de utilizar os computadores, mas respeitando as regras estabelecidas. Só pode haver 2 utilizadores por computador!

6. Para fazeres trabalhos de pesquisa tens prioridade na utilização dos computadores e podes pedir auxílio aos professores da equipa da Biblioteca Escolar ou à assistente operacional.

7. Tens o direito de ver, ouvir, mexer em todos os documentos que queiras consultar, mas com cuidado.

8.Tens o direito de apresentar críticas e sugestões para melhorar a tua Biblioteca.

Guia do utilizador Camoia 2  
Guia do utilizador Camoia 2  
Advertisement