Saúde - 11 de maio de 2014

Page 1

Caderno F

MANAUS, DOMINGO, 11 DE MAIO DE 2014

DIVULGAÇÃO

Saúde

e bem-estar

saudeebemestar@emtempo.com.br

(92) 3090-1017

Quando a agressividade preocupa Saúde e bem-estar F5

Universo de letras Para estimular o desenvolvimento da criatividade, autonomia, independência e autoestima da criança durante a fase inicial de aprendizagem das letras, o elogio de pais e responsáveis é indispensável para ela avançar

A

escrita é fundamental para o desenvolvimento das capacidades do ser humano. Por meio dela, o cidadão participa da sociedade se comunicando e expressando sua opinião sobre tudo. Ainda nos primeiros meses de vida, o processo iniciase em movimentos motores, como agarrar fraldas de pano, brinquedos, mamadeiras e outros objetos relacionados ao seu dia a dia. “Estes reflexos passam a dar autonomia para futuramente o bebê pegar um lápis, giz de cera, pincel de pelo, massinhas de modelar, e a partir desta estimulação em sala de aula, as crianças poderão desenvolver mais essa comunicação”, destaca a professora do Centro Educacional Literatus (CEL), Ana Paula Silva. No início da vida escolar, as crianças da educação infantil realizam atividades de desenho – muitas vezes chamadas erroneamente de rabiscos e garranchos. “O nome correto para o desenho de crianças pequenas é garatuja, caracterizado ora pelos traços grandes em extensão, ora circulares com intensidade em cores e pressão”, explica a educadora.

De acordo com a profissional, é nesta fase que o elogio é a melhor ferramenta de pais e mestres para estimular o desenvolvimento da criatividade, autonomia, independência e autoestima da criança. Desenvolvimento Já na alfabetização, a letra da criança se apresenta angulada e em tamanho grande quando comparada à letra de uma criança já alfabetizada de séries mais avançadas. “Portanto, deve-se usar preferencialmente folhas A-3, papel 40 kg, gizão de cera e pincéis grossos. Também se deve estimular a pintura a dedo com guache”, indica Ana Paula. Ela aponta que a criança deve identificar o que é a letra e qual seu significado quando associada a outras letras. “Com isso, formam-se as primeiras palavras ainda simples, os primeiros encontros vocálicos, principalmente os monossilábicos, sempre acompanhados de uma figura representativa”, disse a professora do CEL. A partir desta etapa, a criança começa a entender o significado da letra individualizada e passa a se concentrar na palavra como constituinte de um significado

próprio. Para cada palavra internalizada sempre há uma emoção ou sentimento a ela associado, o que leva a um aprendizado mais ou menos qualitativo, dependendo da qualidade afetiva que a criança tem com o conteúdo. “Entender o símbolo gráfico estende-se não somente à letra, mas também, aos símbolos numéricos, onde a criança deve abstrair dali uma quantidade específica e conseguir representá-la novamente em figuras ou palavras escritas, tornando o processo um vai e vem de informações”, explica. Incentivo A dica da educadora é que quanto mais próximo do universo da criança o aprendizado das letrinhas e números for, mais rápido e efetivamente ela aprenderá o alfabeto e a formação de palavras e números derivados deles. Além disso, quem lê bastante escreve bem, então incentivar o gosto pela leitura é também estimular a escrita. Leia junto com a criança, conte historinhas. Assim como os professores, os pais são modelos de leitores e de escritores para as crianças.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Saúde - 11 de maio de 2014 by Amazonas Em Tempo - Issuu