Imóveis & Decor - 20 de setembro de 2015

Page 1

MANAUS, DOMINGO, 20 DE SETEMBRO DE 2015

DIVULGAÇÃO

1

POLÊMICO

O kitsch é divertido e marcante Página 6

3090-1017

A hora para negociar é

agora! POR MELLANIE HASIMOTO

A

negociação é, realmente, a palavra de ordem no mercado imobiliário atual. As vendedoras estão abertas para esse tipo de venda, ou as dificuldades do mercado fazem com que elas continuem ‘rígidas’ na hora de vender? Leonardo Alexandre: Hoje, a maioria das construtoras e incorporadoras da cidade estão mais flexíveis na hora de negociar. Essa flexibilidade envolve não só desconto, mas também facilidade no pagamento. O objetivo sempre será facilitar a aquisição por parte do comprador. No entanto, cada empresa conhece a sua margem de negociação, cabe ao cliente procurar o melhor negócio. Até onde vai a margem de desconto hoje, para que o corretor não fique no prejuízo? A margem de desconto cresceu para facilitar as negociações? L.A.: Considerando todas as campanhas vigentes na cidade, temos de descontos de até 27% em diferentes tipos de imóveis e localizações. As construtoras estão trabalhando com margens de descontos maiores com o intuito de atrair os compradores. Essas margens são definidas em campanhas promocionais. O consórcio é uma boa

alternativa para quem quer investir em um imóvel? L.A.: O consórcio geralmente é uma alternativa para quem pretende investir ao longo prazo e com taxas baixas, o que se torna um atrativo. A principal desvantagem é que o valor da carta de consórcio não atualiza, não acompanhando as valorizações dos imóveis. Pagar à vista é a melhor saída? Por quê? L.A.: Com a alta dos juros dos bancos, o endurecimento nas análises para liberação no crédito e os descontos atrativos, comprar à vista tornouse uma excelente opção no mercado atual. Há outras “manobras” que você indica para os clientes economizarem ainda mais? L.A.: Procurar um corretor que transmita confiança e segurança na negociação e conhecer a empresa da qual está adquirindo o imóvel. Essas atitudes evitarão que o “barato saia caro”. Quais linhas de crédito você indica para investir em um imóvel? L.A.: O comprador pode sempre começar pelo banco com o qual já possui relação, pois, provavelmente, seu gerente poderá lhe conceder tarifas melhores que as do mercado. Outra opção é através do banco com a qual a vendedora possui convênio, esses também

terá condições diferenciadas. Quais as consequências das mudanças na política de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal? L.A.: As mudanças na política de crédito da CEF afetaram, principalmente, imóveis usados. Nesses, a cota de liberação de financiamento caiu para 50% sobre o valor de avaliação do bem. Podemos considerar também o ligeiro aumento nas taxas e análises mais rigorosas, que dificultaram o acesso ao crédito.

Leonardo Alexandre diz que pagar à vista é a melhor opção atualmente FOTOS: DIVULGAÇÃO

Como era de se esperar, o ritmo de alta dos preços nos imóveis vem desacelerando em todo o país. Portanto, quem quer comprar um imóvel pode aproveitar a oportunidade para pechinchar. Mas, negociar pode ficar complicado. Sabendo disso, o responsável comercial pela Novacasa Imóveis, Leonardo Alexandre, dá dicas de como obter os melhores descontos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.