MANAUS, DOMINGO, 19 DE ABRIL DE 2015
(92) 3090-1017
de ambientes em
destaque
16 CM
Personalização
Keila Aman se especializou em São Paulo, mas sua paixão surgiu aos 16 anos
11 CM
9 CM
I
móveis menores e clientes que buscam praticidade estão exigindo a presença de um profissional que harmonize desde a pintura da parede e cores dos móveis até a decoração dos ambientes, neste caso o designer de interiores. Também cabe a ele projetar o espaço de maneira que o torne funcional, característica apontada pela designer de interiores Keila Aman como fundamental para atender clientes cada vez mais exigentes. “Um designer de interiores administra e se encarrega de contratar e inspecionar cada profissional assim estabelecido no projeto, desde a escolha de materiais até a compra dos mesmos. Cabe a ele ampliar vários segmentos multidisciplinares de design como arquitetura, engenharia, artes, moda, tendências regionais, culturais, entre outras como um todo. Pela necessidade que o seu trabalho abrange, ele acaba tendo que saber um pouco de tudo”, afirma. Ainda de acordo com Keila, Manaus vive um momento de expansão com pessoas cada vez mais dispostas a pagar por ambientes planejados. “O mercado de Manaus está em expansão. Seu crescimento tem sido gigantesco. Hoje, podemos encontrar o que precisamos. Claro que a necessidade ainda é grande, porém, projetos em expansão estão por vir e nós profissionais, só temos que agradecer. Meus trabalhos ficaram enriquecidos com tendências de modernidade que já fazemos há algum tempo em São Paulo e que alguns clientes desconheciam. Nosso dever, enquanto profissionais, é orientar o mais correto para cada ambiente, enriquecer e valorizar o trabalho final”.
Valores para todos os bolsos Os valores para contratar um designer de interiores variam de R$ 1 mil a R$ 4 mil, dependendo do projeto. Segundo Keila, o publico de alto padrão procura reformas acompanhadas, mas também há clientes que procuram de ambientes personalizados. A profissional dá dicas para harmonizar o ambiente, para cada um há uma cor. “Primeiramente para um ambiente ser harmonizado, ele precisa ser “limpo”. Os pontos principais para isto são os tons neutros, como pisos e paredes. Em seguida, acrescento pontos de luzes, como cores e objetos decorativos, seguindo a
linha de cada ambiente. Exemplo: na sala de estar e sala íntima, os tons pastel e a cor cinza deixam o ambiente mais acolhedor. Deixo os tons quentes para objetos de decoração, permitindo assim nos móveis, uma vasta opção de harmonia, como espelhados e rústicos”. Já no quesito funcionalidade, Keila comenta que os ambientes estão cada vez menores e isto requer inspiração e projeto. “Isso exige muita técnica para aproveitamento do espaço. Um exemplo: o espelho traz amplitude, os tons escuros trazem profundidade e tons neutros ampliam o ambiente. Cada detalhe do projeto 12 CM
precisa ser minuciosamente projetado”. Carreira Keila Aman é amazonense e tem experiência no mercado de designer de interiores em São Paulo. Ela conta que a temporada na capital paulista a ajudou na qualificação profissional. Para ela, dedicação é a palavra para elaborar bons projetos. “Um dos meus mentores desenhou grandes móveis e projetos da Artefacto. Ele me cobrava sempre em ser a melhor, a mais detalhista possível. Hoje trabalho com amor e dedicação em cada obra, casa e apartamento. É como se fosse meu”, finaliza.
12 CM
Um designer de interiores administra e se encarrega de contratar e inspecionar cada profissional assim estabelecido no projeto, desde a escolha de materiais até a compra dos mesmos”
16 CM
Keila Aman, designer de interiores, afirma que espaços multifuncionais estão em alta