Salão imobiliário - 13 de julho de 2014

Page 1

(92) 3090-1017

FOTOS: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO

MANAUS, DOMINGO, 13 DE JULHO DE 2014

Leila BARAKAT

‘Não PRECISAMOS buscar mão DE OBRA em OUTROS Estados’

No Brasil em geral a construção civil tem evoluído muito com a grande demanda das últimas décadas em novas leis, diretrizes, qualidade e gestão, apesar de estarmos longe na comparação com países desenvolvidos”

A

arquiteta e urbanista paranaense Leila Barakat, que atua no mercado amazonense há 22 anos, concedeu uma entrevista exclusiva ao EM TEMPO e falou sobre a atuação do profissional de arquitetura em Manaus, da necessidade do Brasil evoluir tecnologicamente na construção civil e da crescente demanda de trabalho no mercado local. Leila participou neste ano da mais reconhecida feira de design e arquitetura do mundo, a Salone Del Mobile Milano 2014, na Itália e acredita que a capital do Estado está acompanhando as novas tendências lançadas a cada ano no setor. No que diz respeito a sustentabilidade, a arquiteta declara que alguns profissionais do Amazonas estão se especializando e torce para que a população exija mais do mercado no que diz respeito a construir com consciência ambiental. Ela ainda dá um recado aos novatos para que não se aventurem na área e sim, que adquiram experiência.

EM TEMPO – Você participou recentemente da feira de design e arquitetura de Milão, nesse evento quais as principais tendências que podem ser seguidas pelos amazonenses? Leila Barakat - As grandes novidades desta feira como sempre são os novos designers e as tendências de produtos e mobiliários criados em todos os estilos. Desde o mais clássico ao contemporâneo, do inusitado ao arrojado, tanto em suas formas, como nos materiais e nas tecnologias agregadas. EM TEMPO – Há algo especial ou novo sobre arquitetura no mercado de Manaus? LB - Podemos realçar com muita alegria no cenário atual da arquitetura e decoração de Manaus a constatação de um grande número de profissionais no mercado local, competentes em qualidade e

experiência. Apesar de muitos terem de 5 a 15 anos de profissão, podemos constatar que com as novas ferramentas de comunicação e a facilidade de interação com o mundo global em intercâmbios e viagens, ajudam muito. EM TEMPO - As lojas locais conseguem acompanhar as novas tendências? LB - Mais ou menos. Demora um pouco para chegar o novo. E na verdade faltam para as lojas de Manaus uma consultoria especializada, também, para definir as coleções em cores e tecidos, principalmente. EM TEMPO - E com relação à tecnologia utilizada na construção civil para acelerar e melhorar o processo, Manaus está fazendo uso dela? LB - No Brasil em geral a construção civil tem evoluído muito com a grande demanda das últimas décadas em novas leis, diretrizes, qualidade e gestão, apesar de estarmos longe na comparação com países desenvolvidos. EM TEMPO - As novas moradias em Manaus, sejam elas casas ou apartamentos, feitos recentemente ou em fase de construção, estão seguindo algum design ou projetos de arquitetura mais contemporâneos? Como são essas construções? LB - Melhoramos muito. Hoje podemos ver resultados nas mais variadas áreas de arquitetura e decoração. A cidade mesmo que timidamente, diante do seu tamanho, conta com residências e apartamentos dentro das tendências atuais. Porém, estilo e personalidade contam muito e também é correto lançar mão delas, sempre. EM TEMPO - A engenharia civil mundial está aplicando o conceito de sustentabilidade nas construções. Ma-

naus está dentro seguindo esta tendência? LB - Existem algumas iniciativas com propostas interessantes e contamos com profissionais e empresas locais se especializando em consultorias nesta área. Estamos torcendo para que os resultados sejam crescentes e para isso, contamos com as novas legislações e a conscientização e exigência do consumidor. EM TEMPO - Temos alguns exemplos aqui? LB - Temos no mercado empreendimentos com propostas de reutilização de águas, soluções técnicas para economia no consumo dela e também de energia elétrica, coleta seletiva de lixo e gestão de obras em reutilização de insumos para evitar o desperdício. EM TEMPO - Quem deseja estar com a decoração sempre impecável e dentro das tendências atuais, o ideal é mesmo contratar um profissional da área ou dá para fazer isso consultando revistas e, até mesmo, a internet? LB – Depende. Existem pessoas com experiência em obras e decoração que acabam pesquisando e conseguem copiar algo interessante, mesmo que não tenha harmonia, mas gostam assim mesmo do resultado. Outros já tem mais feeling e conseguem algo interessante, mas não é o caso da maioria das pessoas, pois, estamos todos atualmente focados em sermos especialistas em algum assunto, o que é muito bom. Sendo assim, passamos a confiar cada vez mais nos profissionais e especialistas. Na arquitetura e decoração isto é sinônimo de economia e resultados positivos, itens supervalorizados na atualidade. EM TEMPO - O profissional de arquitetura e decoração tem um bom mercado a ser explorado em Manaus? Ou já está saturado? LB - Existe uma demanda

crescente em algumas áreas, ainda, por serem exploradas em, mas não há uma conscientização que permita um amplo espaço de atuação. Precisamos de mais divulgação nas vantagens de se contratar um arquiteto. Aliás, elas são várias, com resultados positivos em relação à economia de obra, decoração com orientação correta, valorização do imóvel, qualidade de vida e no caso de empresas, a melhoria na apresentação do local. Estes são apenas alguns dos aspectos positivos da contratação de um profissional. Ou seja, chegamos ao ponto de termos bons profissionais atuando na cidade. Isto significa que não há mais a necessidade da buscar mão de obra em outros Estados. EM TEMPO - Novos profissionais surgem a cada ano. Como saber se determinado profissional é mesmo competente? LB - Um bom currículo e um bom portfólio são importantes para a escolha de um profissional. Buscar informações de experiências comprovadas e de bons resultados, pois, infelizmente algumas estratégias de marketing visam apenas à divulgação do profissional como uma imagem pública e social e não apresentam o resultado do trabalho e a satisfação dos clientes atendidos por eles. EM TEMPO - Que conselho você dá aos profissionais que estão iniciando na profissão? LB - Não se aventure sem experiência. Não é justo com o cliente que utiliza do investimento dele em prol de um serviço que vai impactar na vida, às vezes de toda uma família. Para isto, por maior que seja sua autoconfiança sempre é bom um pouco de cautela. Procure trabalhar com sócios ou empresas com mais experiências antes de correr riscos desnecessários, tenha sempre muito senso e autocrítica.

Temos no mercado empreendimentos com propostas de reutilização de águas, soluções técnicas para a economia no consumo dela e também de energia elétrica”

Não se aventurem sem experiência. Não é justo com o cliente que utiliza do investimento dele em prol de um serviço que vai impactar na vida, às vezes de toda uma família”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.