Salão imobiliário - 1º de fevereiro de 2015

Page 1

MANAUS, DOMINGO, 1º DE FEVEREIRO DE 2015

(92) 3090-1017

Investimento imobiliário para a classe média local FOTOS: REPRODUÇÃO

Oscilações no preço dos imóveis afetaram o público no ano passado e cuidados são necessários na hora de comprar

O Life Cidade nova é um dos imóveis com bom preço

N

o ano passado, o mercado imobiliário cresceu lentamente devido às condições econômicas do país. A inflação e a redução do crédito incentivaram os empreendimentos de luxo, cujo público não foi tão prejudicado, e os residenciais populares, que muitas vezes são subsidiados pelo governo. A classe média acabou sendo a mais afetada com a falta de empreendimentos voltados ao nicho e com as oscilações frequentes nos preços dos imóveis. Porém, dicas são sempre indispensáveis na hora da compra. “A classe média realmente foi a mais prejudicada”, disse o corretor Roberto Dantas. Segundo o profissional, em 2014, não foram vistos muito lançamentos voltados ao público e os indicados estavam sendo encontrados em produtos já existentes, nos estoques das construtoras. “Atualmente está difícil encontrar novos condomínios residenciais que se adequem ao perfil sócioeconômico do cliente classe média”, opina o profissional. O corretor Daniel Aragão também compartilha da opinião de que não há lançamentos nesse sentido, porém, ele defende que o público ainda continua se planejando para investir nos empreendimentos.

“Há 4 anos, as incorporadoras e construtoras lançaram muitos produtos com o perfil do público mediano, que se configuram num valor de R$ 250 a 400 mil, unidades com mais 70 metros quadrados e dois ou três quartos. Cerca de três mil unidades foram lançadas no mercado, formando estoques que estão sendo vendidos ao longo dos anos”, explica. Aquisição Apesar das condições que afetaram a classe média, Aragão esclarece que o cliente tem poder aquisitivo e consegue adquirir um apartamento com segurança.“Empreendimentos como o Edifício Milano, do bairro Parque 10 de Novembro, estão vendendo unidades desde outubro até janeiro desse ano, mais de 20 apartamentos foram vendidos. Ainda é um tipo de cliente que se importa com a localização do empreendimento e com as vantagens que ele oferece. No caso do Milano, o fato de ser apenas uma torre chama a atenção”, destaca. Além do Milano, Aragão também indica produtos como Acqua, da Tecnisa, localizado na Avenida das Torres, de um a três dormitórios; o Mais Passeio Mindu, da Capital Rossi, Parque 10, com dois a três dormitórios e unidades de 67 a 81 metros quadrados; o Life,

também da Capital Rossi, no bairro Flores, com um a três dormitórios e unidades 50 a 136 metros quadrados. “Também temos o Smile, da Patrimônio, na Cidade Nova. Apesar de ser um pouco mais afastado das áreas nobres, isso mostra a gama de opções que o cliente tem no mercado”, diz. Em relação a tendência do mercado que tende para construções de empreendimentos de luxo, Daniel Aragão afirma que há grandes probabilidades de que esses produtos acumulem estoque e beneficiem o cliente em um futuro próximo. “As construtoras acabam compartilhando o mesmo tipo de pesquisa do mercado e lançam juntas uma demanda maior do que a oferta. É bem provável que daqui a alguns anos, o cliente encontre preços mais vantajosos do que aqueles oferecidos na planta”. Para 2015, Aragão acredita que os preços dos imóveis não vão sofrer grandes oscilações. “Já existe um orçamento definido e não vai haver grandes diferenças. O mercado já sabe que a matéria prima da construção civil terá aumento, assim como impostos e cargas tributárias. São itens que sempre estão aumentando. Acredito que as construtoras já estão cientes e planejam vários lançamentos para este ano”.

Mais Passeio do Mindu é um dos empreendimentos indicados pelos corretores amazonenses


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.