DIEGO JANATÃ
Caderno E
Nacional bate Manaus por 2 a 1 MANAUS, TERÇA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2015
esportes@emtempo.com.br
(92) 3090-1017
Outras cidades Além da Arena da Amazônia em Manaus foram escolhidos para receber jogos de futebol os estádios Arena Corinthians, em São Paulo; Mineirão, em Belo Horizonte; Mané Garrincha, em Brasília; Fonte Nova, em Salvador; além do Engenhão e Maracanã, no Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia confirmado Manaus como cidade-sede das Olimpíadas Rio 2016 para receber jogos de futebol. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a CBF também aprovaram e tudo só dependia da última palavra da Fifa. “Os Torneios de Futebol Olímpico serão uma oportunidade fantástica de reviver o excelente clima visto durante a Copa do Mundo da Fifa de 2014, não somente no Rio de Janeiro, mas em outras cinco cidades. Elas fizeram um trabalho ótimo e agora podem usar os estádios da Copa do Mundo e a infraestrutura já montada para unir o país para um grande evento mais uma vez. Estou confiante de que os times participantes terão uma experiência olímpica inesquecível”, afirmou Marco Polo del Nero, presidente do Comitê Organizador para os Torneios de Futebol Olímpico.
FOTOS: DIVULGAÇÃO
A
Federação Internacional de Futebol (Fifa) oficializou a participação de Manaus como uma das sedes do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A confirmação veio após uma reunião realizada ontem (16), na sede da Fifa, em Zurique (SUI), que contou com a participação do presidente do Comitê Olímpico da entidade, Marco Polo Del Nero. O futuro mandatário da CBF foi quem informou o prefeito Arthur Neto da escolha. Para o chefe do Executivo municipal, pesou para a escolha de Manaus o excelente desempenho que a cidade teve durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, muito elogiado pela Fifa. “As outras cidade ganharam a oportunidade e nós a conquistamos. Conseguimos algo para o futuro, porque impulsiona investimentos, atrai visitação de turistas e alavanca mais megaeventos. Manaus esta se alçando àquela condição tão almejada por todos nós de cidade de categoria mundial. Estou muito contente e agradeço a boa vontade de todos. Manaus agora é cidade olímpica e isso não sai nunca mais”, declarou. O bom relacionamento entre a prefeitura e governo do Estado foi citado por Arthur como um ponto positivo para os preparativos da cidade para os jogos. “Com exceção do Rio de janeiro que é a sede, todas as outras cidades sedes têm problemas políticos entre governador e prefeito de capital. Manaus é a única em que há um entendimento respeitoso e acordos de cooperação administrativa. Isso foi um argumento que pesou por representar amadurecimento e bom senso”, disse o prefeito. Arthur disse ainda que está negociando com a CBF para trazer jogos amistosos da seleção olímpica para Manaus e ainda trazer atletas para treinar na Fundação Vila Olímpica.
Página 3
ARENA
OLÍMPICA
Em reunião na Suíça, Fifa confirmou Manaus como sede do torneio de futebol das Olimpíadas Rio 2016
Governador comemora escolha O governador do Amazonas, José Melo, comemorou a escolha de Manaus como uma das sedes do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, que acontecem em 2016 no Rio de Janeiro. “É uma alegria essa notícia. Os organizadores gostam de ter uma concentração pra facilitar muitas coisas e, embora Manaus fique distante (em relação ao Rio de Janeiro), nosso êxito na organização da Copa do Mundo, com nosso povo bem receptivo e alegre, e a boa avaliação da organização e segurança, fizeram com que a questão da distância fosse superada”, frisou. A expectativa é que Manaus receba oito jogos na primeira fase do campeonato de futebol olímpico. De acordo com Jose Melo, a definição pela cidade é uma conquista importante fruto do reconhecimento do êxito na organização da Copa do Mundo. É também, segundo o governador, o entendimento por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Olímpico de que ter uma sede olímpica no coração da Amazônia traz um diferencial para o evento no Brasil.
Ulbra e Sesi serão usados como CTs O governador José Melo afirmou que está esperando o caderno de encargos do Comitê Olímpico Internacional (COI), para que junto com a prefeitura de Manaus, possa complementar o que tem que ser feito durante este ano. No entanto, já adiantou que os estádios Roberto Simonsen (Sesi) e o do Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra) sofrerão adaptações para serem utilizados durantes as olimpíadas, onde serão necessários quatro pequenos estádios para realização dos treinos. Os outros dois, que serão utilizados são o estádio Carlos Zamith e Ismael Benigno (Colina), foram reformados durante a Copa do Mundo. De acordo com nota emitida pela Fifa na manhã desta segunda-feira (16), os torneios de futebol das Olimpíadas acontecerão de 3 de a 20 de agosto de 2016, com 58 jogos disputados em seis cidades.