Pódio - 12 de janeiro de 2016

Page 1

5

MANAUS, TERÇA FEIRA, 12 DE JANEIRO DE 2016

3090-1075

DIVULGAÇÃO

Pódio

E1

COPA DO BR

Princesa e Naça já têm adversários

esportes@emtempo.com.br

Pódio E3 FOTOS: DIVULGAÇÃO

vezes

Messi Argentino vence pela quinta vez o prêmio de melhor jogador do mundo, desbancando Cristiano Ronaldo e Neymar

Z

VIDEO

Assista à matéria completa aqui

Patrocínio

Argentino se tornou o maior vencedor da Bola de Ouro da Fifa e se consolida como um dos principais jogadores da história do futebol

urique (Suíça) - Após 2 anos sendo desbancado por Cristiano Ronaldo, Lionel Messi voltou a ser eleito o melhor jogador do mundo. Na tarde de ontem (11), em cerimônia de gala realizada em Zurique, na Suíça, o craque do Barcelona venceu o prêmio Bola de Ouro pela quinta vez. O camisa 7 do Real Madrid ficou em segundo lugar, seguido por Neymar. Com 28 anos, o camisa 10 do time catalão já havia levantado o troféu em quatro ocasiões: 2009, 2010, 2011 e 2012 e, depois mais uma boa temporada com a equipe blaugrana, faturou o prêmio referente ao ano de 2015. “É um momento muito especial, estar de novo aqui neste palco, vencendo a Bola de Ouro depois de ver o Cristiano Ronaldo vencer pela audiência. Muito mais do que qualquer coisa que possa ter sonhado quando criança, quero agradecer a todos que me acompanharam no futebol, meus companheiros de equipe. Quero agradecer ao futebol por tudo que ele me trouxe, as coisas boas e ruins, por todo o crescimento”, disse Messi. No ano passado, o argentino atuou em 61 partidas com a camisa do Barça, marcando 52 gols e formando o trio MSN, ao lado de Neymar e Luis Suárez. O temido ataque, inclusive, balançou as redes 137 vezes em 2015 e conduziu o Barcelona a cinco títulos: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes. Messi foi revelado nas categorias de base do Newell’s Old Boys, da Argentina, e se transferiu para o Barcelona em 2000. Após 3 anos, foi integrado à equipe profissional, mas assumiu o posto de estrela do time na temporada de 2008-9, quando participou da conquista da inédita Tríplice Coroa (Copa do Rei, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões), além do Mundial de Clubes. A partir daí sua evolução a cada ano era evidente, até que, no dia 16 de março de 2014, se tornou o maior artilheiro do Barcelona, após marcar três gols na vitória por 7 a 0 sobre o Osasuna. Até o momento, foram 503 jogos pela equipe catalã e 430 tentos anotados.

Segundo colocado, Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo em 2008, 2013 e 2014, mas voltou a ser desbancado por Messi. Em 2015, a estrela do Real Madrid marcou 57 gols em 57 jogos e se tornou o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, balançando as redes 88 vezes, oito a mais que o argentino. Porém, os merengues não conseguiram conquistar nenhum título no último ano. O português iniciou sua carreira nas categorias de base do Andorinha e, após passar pelo Nacional da Madeira, assinou com o Sporting. Lá, subiu ao profissional em 2001 e se transferiu para o Manchester United em 2003, clube pela qual ganhou sua primeira Bola de Ouro, em 2008. No ano seguinte, foi vendido ao Real Madrid. O novato Enfrentando Messi e Cristiano Ronaldo, Neymar ficou na terceira colocação do Bola de Ouro. O atacante foi finalista do prêmio pela primeira vez, recolocando o Brasil na disputa, uma vez que o último representante e ganhador foi Kaká, em 2007. Com 23 anos, o camisa 11 é um dos pilares da equipe e, em 2015, marcou 45 gols. O primeiro clube de Neymar foi a Portuguesa Santista. Posteriormente, se transferiu para o Santos e subiu ao profissional em 2009. O atacante se destacou no Peixe e chamou a atenção dos gigantes europeus. Então, em 2013, trocou o Alvinegro Praiano pelo Barcelona. Seleção da Fifa O Brasil brilhou na seleção do ano eleita pela FIFPro, entidade que representa os jogadores profissionais de todo o mundo. A despeito do mau momento da seleção, o país emplacou quatro jogadores e dominou a o time anunciado na festa de gala da Fifa. O time escolhido pelos próprios jogadores teve Neuer (Bayern de Munique), Dani Alves (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Thiago Silva (PSG) e Marcelo(Real); Modric (Real), Iniesta (Barça) e Pogba (Juventys); Neymar (Barça), Messi (Barça) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid). São quatro brasileiros contra dois espanhóis, um francês, um argentino, um português e um croata. Em termos de clube, Barcelona e Real, com quatro indicados cada um, são os mais dominantes, repetindo uma tendência dos últimos anos.

Brasileiro leva o gol mais bonito O brasileiro Wendell Lira surpreendeu e venceu o prêmio Puskás, que elege o gol mais bonito marcado no ano de 2015, com 46,7% dos votos. O atacante, de 27 anos, desbancou Messi, do Barcelona, com 33,3%, e Alessandro Florenzi, da Roma, com 7,1%, e, recebeu o troféu em cerimônia da Fifa realizada em Zurique, na Suíça. O belo gol foi marcado no dia 11 de março, quando Wendell ainda defendia o Goianésia, em partida contra

E01 - PÓDIO.indd 1

o Atlético-GO válida pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Estadual. A jogada foi iniciada por Nonato, que tabelou com Da Matta. Ele tocou por cobertura para Lira colocar dentro das redes, quase de bicicleta. “É uma honra estar aqui e conhecer os jogadores famosos com os quais eu jogava no videogame. Quero agradecer à minha família e à nação brasileira que votou em mim”,afirmou o atacante.

Wendell Lira recebe o prêmio no meio dos grandes craques do futebol

11/01/2016 19:19:02


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.