Eleições 2014 - 10 de setembro de 2014

Page 1

Especial

Eleições 2014 MANAUS, QUARTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2014

politica@emtempo.com.br

(92) 3090-1019

Troca de farpas marca o segundo debate político RAIMUNDO VALENTIM

Ontem, cinco candidatos ao governo do Amazonas participaram de debate na TV EM TEMPO e se alfinetaram a todo momento

RAPHAEL LOBATO Equipe EM TEMPO

F

oi marcado por duras trocas de acusações e bate-bocas o segundo debate entre os principais candidatos ao governo nestas eleições, realizado na noite de ontem, na TV EM TEMPO, do SBT. Pela primeira vez, os deputados Marcelo Ramos (PSB) e Chico Preto (PMN) desestabilizaram a polarização entre o senador Eduardo Braga (PMDB) e o governador José Melo (Pros), colocando-se na mira dos ataques dos dois candidatos que encabeçam as pesquisas. Eduardo Braga iniciou a participação no debate colocando José Melo no centro dos ataques, utilizando dados negativos do governo em saúde e segurança. Desta vez, Braga mirou também o ex-governador Omar Aziz (PSD), atribuindo por diversas vezes as falhas do atual governo à dobradinha José Melo e Omar. No ataque mais incisivo, Braga disse que Melo vende uma realidade “mentirosa” e cria “ilusões”. Atacado por Marcelo Ramos, o senador se defendeu investindo na desconstrução da imagem do parlamentar, atacando o seu discurso da “renovação”. No primeiro ataque incisivo ao deputado, Braga disse que Ramos “tenta esconder o seu passado”, em referência à participação de Ramos no governo do ex-prefeito Serafim Corrêa. Braga, também pela primeira vez, se defendeu de ataques de Chico Preto, lembrando que o deputado já foi seu aliado.

O candidato José Melo, por sua vez, novamente se defendeu de ataques do peemedebista citando maratonas de dados de governo. O governador, por diversas vezes, disse que a sua gestão “não envergonhou o povo” e negou todos os dados expostos por Braga. O candidato à reeleição também apostou na desconstrução do discurso

ATAQUES

Braga iniciou sua participação colocando José Melo no centro dos ataques. O governador também revidou. Os candidatos Marcelo Ramos e Chico Preto também criaram momentos de polarização de renovação de Chico Preto, afirmando que o deputado “já foi líder do meu governo na Aleam e defendeu todas as medidas que hoje critica”. Melo protagonizou um momento de descontração no debate, quando respondeu a sugestão de Marcelo Ramos para que “voltasse aos braços de Braga”. O governador então rebateu afirmando que “agradeço, mas prefiro ficar nos braços da Edilene”, a primeira-dama. Em outro episódio, Melo ouviu de Chico Preto uma réplica em que o deputa-

do disse que não iria persistir no assunto em respeito “aos seus cabelos brancos”. Marcelo Ramos manteve a estratégia de se emplacar como a terceira via da renovação, endereçando os ataques a Braga e Melo bilateralmente. Ramos, no entanto, desta vez viu os adversários responderem aos ataques com mais intensidade. Em resposta a Braga, que questionou seu histórico como aliado de Serafim, ele afirmou que “tenho orgulho de andar com Serafim. O senhor é quem não deveria se orgulhar de andar com José Sarney e Renan Calheiros”. Encenação política Novamente, Ramos acusou Braga e Melo de “encenarem” uma disputa e citou, diversas vezes, o nome da presidenciável da sigla, a ex-senadora Marina Silva. “Quando eu penso que já vi de tudo na política, aí eu me surpreendo. Ele (Eduardo Braga) fala do governo Omar e Melo como se não fizesse parte disso. Tu (Braga) és responsável por esse governo desatroso”, afirmou Ramos, em resposta ao senador peemedebista. Na disputa com Ramos para se colocar como a terceira via, Chico Preto adotou, ontem, postura de duros ataques aos três candidatos. O deputado vinha poupando Braga e centrando os ataques a Melo, mas desta vez endereçou ataques a ambos. O parlamentar, no entanto, conseguiu margem de manobra e teve alta exposição de propostas de governo, mantendo os debates com o candidato do Psol, Abel Alves.

Equipe do TRE Amazonas acompanhou de perto o desenrolar do debate na TV EM TEMPO

A cada intervalo, os candidatos recebiam orientação dos seus consultores de marketing


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.