Especial
Eleições 2014 MANAUS, QUINTA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2014
politica@emtempo.com.br
(92) 3090-1019
Aécio tem 54% e Dilma soma 46%, diz primeira pesquisa Pesquisa encomendada pela revista “Época” mostra o candidato tucano à frente da petista Dilma Rousseff na corrida ao Palácio do Planalto
O
ntem (8), foi divulgada a primeira pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República. O levantamento, feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, mostra uma inversão de posições, com Aécio Neves (PSDB) liderando (54%) e Dilma Rousseff (PT) a oito pontos de diferença (46%). Os números fogem do que era ventilado antes do primeiro turno. No último Ibope, em 4 de outubro, Dilma aparecia com 45% e Aécio, com 37%. O Datafolha, na mesma data que o outro instituto, também mostrava Dilma na liderança: 48% a 42%. Os valores se referem a votos válidos, excluídos eleitores indecisos e que votam em branco. Se somadas essas opções, os números de Aécio e Dilma caem 5%. O tucano teria 49% contra 41% de Dilma. Os 10% restantes não sabem ou não responderam à pesquisa. Na pesquisa espontânea, aquela em que não são apresentados os candidatos, nova vitória de Aécio Neves, porém com diferença menor: 45% a 39%. O levantamento do Instituto Paraná Pequisas, encomendado pela revista “Época”, foi feito entre os dias 6 e 8 de outubro. Foram entrevistados 2.080 eleitores, em 152 municípios espalhados por 19 Estados. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR 01065/2014. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. Rejeição A rejeição dos candidatos também foi averiguada. Dilma Rousseff é rejeitada por 41% dos entrevistados, enquanto que Aécio Neves não seria escolhido “de jeito nenhum” por 32% das pessoas. Os que não souberam ou não responderam alcançam 8% e aqueles que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 16% dos entrevistados.
Aécio fez 43,6% na cidade administrada pelo PT. Os baixos índices de aprovação do prefeito e o fato de o PSDB governar o Estado dificultam a vida de Dilma.
São Paulo Rio de Janeiro
Marina saiu na frente, mas os três chegaram juntos, com cerca de 30% na capital, que concentra 40% do eleitorado. Dilma tem vantagem no 2º turno no Estado: os dois adversários são de sua base.
Recife
Eleito governador empurrado pela família Campos, Paulo Câmara deverá apoiar Aécio. Mas Dilma poderá ganhar fôlego na esteira da cobertura do Bolsa Família no Estado, uma das maiores do país.
Brasília Salvador Manaus Fortaleza
No 2º turno para o governo do DF, Jofran Frejat (PR) é aliado de Aécio. Rollemberg (PSB) tem de escolher entre apoiar o tucano ou abraçar Dilma de olho nos 307 mil votos de Agnelo Queiroz (PT). Dilma capitalizará a vitória de Rui Costa (PT) para o governo. Os petistas planejam levar a presidente à escadaria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim para agradecer a vitória no primeiro turno. Eduardo Braga (PMDB), candidato de Dilma, terminou o primeiro turno à frente do atual governador, José Melo (Pros). Mas Aécio não deve contar com o apoio de Melo, que se mantém neutro na disputa. Dilma fez mais votos do que Aécio e Marina somados e pode ampliar a vantagem porque o 2º turno é entre siglas aliadas. Aécio buscará os votos de Tasso Jereissati (PSDB), eleito senador.
Onde
candidatos
devem
buscar votos
Belo Horizonte
O PT acaba de vencer o PSDB no Estado após três gestões consecutivas do adversário. Em BH, no entanto, Aécio vai melhor. Fez 53,8% dos votos. Aécio saiu na frente com 43,3%, e Marina fez quase 13 pontos a mais do que Dilma (19,9%). No 2º turno pelo governo, o tucano terá apoio de Marconi Perillo (PSDB).
Goiânia
A candidata do PT venceu Aécio com apenas cinco pontos de diferença (36,5% a 31,2%), por isso os votos de Marina na capital são importantes. Em todo o Estado, o desempenho da petista foi melhor, 53,1%.
Belém
A cidade deu 54,5% dos votos para Aécio, índice maior do que o desempenho dele no Estado (49,7%). Mesmo conquistando todos os votos de Marina na capital, Dilma não alcança o adversário.
Curitiba
Governador eleito, Flávio Dino (PCdoB) fez parceria com Aécio contra a família Sarney. Sua posição agora pode ser fundamental para fazer o aliado crescer.
São Luís
Apesar de a petista ter ganho em Alagoas com 49,9%, a disputa foi parelha na capital: 34,3% para Marina, 31,5% para Dilma e 29,1% para Aécio. A presidente conta com Fernando Collor (PTB). Aécio terá o palanque de Cássio Cunha Lima (PSDB) no segundo turno. Ricardo Coutinho, do PSB de Marina, já anunciou apoio a Dilma. Além disso, a cidade é administrada por um petista. O eleitorado de Marina na capital e no Estado (41,9%) demonstra a força da candidata em sua terra. Se apoiar Aécio, o tucano poderá se distanciar de Dilma em Rio Branco.
Maceió João Pessoa
Rio Branco
Na corrida presidencial, Aécio e Dilma (PT) devem focar no Nordeste para herdar os votos de Marina Silva (PSB). Entre as 15 capitais em que a ex-senadora obteve mais votos, seis ficam na região. Ontem (8), Dilma iniciou sua campanha por quatro capitais nordestinas. Depois, a petista deverá concentrar esforços em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. A campanha de Aécio não divulgou agenda.