Page 1

POR TFÓ LIO

Elisangela Botelho


Olá... Sou Elisangela Botelho, 30 anos, mãe e esposa dedicada, administradora pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com experiência nas áreas de recursos humanos, gestão de pessoas, finanças e marketing. Conhecimentos avançados em inglês e básico em espanhol. Este portfólio trata de mostrar os resultados e destaques obtidos nos programas: Adobe Illustrator, Photoshop e Indesing.

2


3


4


Pictograma Pictogramas são representações de objetos e conceitos traduzidos em uma forma gráfica extremamente simplificada, mas sem perder o significado essencial do que se está representando. Seu uso geralmente está associado à sinalização pública, instruções, orientações e qualquer outro meio para transmitir informações. Os modelos abaixo foram feitos através da ferramenta Pathfinder.

5


Vetorização de Logotipos

O logotipo tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes, criando uma ligação com os consumidores e potenciais consumidores.

6


Criação de Logotipo Um logotipo pode ser qualquer coisa. Pode ser o nome de uma marca, o nome de uma empresa, ou até mesmo seu próprio nome. Há muitas maneiras de criar um logo e o utilizado na imagem ao lado foi ferramentas do Adobe Illustrator, que transformou o logotipo e um vetor. Arte vetorial pode ser dimensionada para qualquer tamanho, de cartões de visita a outdoors, sem prejudicar a qualidade. Sem que o logotipo esteja vetorizado, é impossível imprimi-lo com qualidade.

SENS O

C

7

NTRA


Vetorização e Gradiente Para vetorização dos logotipos, foram utilizadas: ferramenta caneta, ferramentas geométricas e gradiente de cores.

8


Vetorização de Cenários

Vetorização de personagens e criação de cenário

9


Mood Board Moodboard é um painel de referências visuais para representar o look and feel (conceito visual) do seu projeto. le pode facilitar a sua vida, uma vez que permite que você estampe visualmente as suas ideias em algum lugar, exemplificando cores, texturas, formas e estilos, e facilitar a vida do seu cliente, que vai entender o clima que o projeto final vai começar a ter. Serve não só para projetos de Design, mas para ideias que estão em fase de planejamento visual, em geral.

10


11


Efeitos Estrusão e Revolução em 3D Efeitos 3D permitem criar objetos tridimensionais (3D) a partir de um trabalho artístico bidimensional (2D). Você pode controlar a aparência de objetos 3D com iluminação, sombreamento, rotação e outras propriedades. Também pode fazer o mapeamento do trabalho artístico para cada superfície de um objeto 3D. Existem duas maneiras de criar um objeto 3D: por extrusão ou revolução. Além disso, você também pode girar um objeto 2D ou 3D em três dimensões. Para aplicar ou modificar efeitos 3D para um objeto 3D existente, selecione o objeto e, no painel Aparência, clique duas vezes no efeito.

12

Bitmap

Vetor

Bitmap

Vetor

Bitmap

Vetor


Malha Um objeto de malha é um objeto multicolor no qual as cores podem fluir em diferentes posições e fazer transições suaves de um ponto para outro. Quando você cria um objeto de malha, várias linhas, chamadas de linhas de malha entrelaçam o objeto e fornecem uma maneira de manipular facilmente as transições de cores nesse objeto. Ao mover e editar pontos nas linhas de malha, é possível alterar a intensidade de uma mudança de cor ou alterar a extensão de uma área colorida no objeto.

13


Construção em Perspectiva No Illustrator, você pode desenhar ou renderizar facilmente a arte em perspectiva, usando um conjunto de recursos que funciona com base em leis estabelecidas de desenho em perspectiva. A grade de perspectiva permite fazer uma representação aproximada de uma cena em uma superfície plana, pois é naturalmente captada (pelo olho humano). Por exemplo, uma estrada ou um par de trilhos, que parecem se encontrar ou desaparecer na linha de visão.

14


15


Ilustração Tipográfica

Para em teu límpido aquário mergulhar n Fazer borbulhas de tio ta mor pra te encantar Passar a noite em Quem Um Qu claro Dentro de ti ti dera peixe em Um peixe Para ser um Para dera enfeitar de corais peixe enfeiQ ser tua cintura Para tar de um Fazer em corais uem peixe silhuetas de Q teu tua dera teu ue Para Quem amor à luz límpicintura ser em dera da lua do Fazer um teu ser um Sacia aquásilhuepeixe límpeixe r rio tas de Para piPara meramor em Quem dera do em Um guà luz teu ser um peixe Para em teu aq teu pei lhar da lím límpido aquário mergulhar uálímxe Faze lua pi Fazer borbulhas de mor pra te rio piPar r Sacia encantar Passar a noite em do a r esta claro Dentro de ti Um peixe enlouPara enfeitar de corais tua merfeicucintura Fazer silhuetas de guaquátar ra amor à luz da lua Saciar lhar rio de D Quem esta loucura Faze mercor dera ser Dentro de ti r gulhar um peixe borFazer Para em teu buborbulímpido aquário lha lhas de mergulhar Fazer mor borbulhas de mor pra te encantar Passar a noite em claro Dentro de ti Um peixe Para enfeitar de corais tua cintura Fazer silhuetas de Qu em amor à luz da lua Saciar esta m d loucura Dentro de ti de era s ra s er er um um

ng

m dia ed t, s eli

m nu no

y m

ex er ci

i sc i

ud

m, qu is n os tr

dera se

m peix ru

ut laoreet dolore

ara em eP

m

idunt

d minim nim a ven isi e ia

ti n c

a aliq magn

Ut w

di p

n

od

uam

t. tpa olu tv era

u er a onsectet

er rp co lam ul

eu ism

Qu

e

16

a lor sit Quem m do psu dera ser um peixe

met, c

i em Lor

ib h

Exitem mais de uma técnica de fazer uma ilustração tipográfica, no primeiro exemplo abaixo foi utilizada a ferramenta Tipo, já na segunda ilustração foi utilizada a ferramenta distorção de envelope. A ilustração tipográfica pode ser utilizada para logomarcas, capas e albuns musicais, entre outros.


Capa de Revista

Cake Desing

MODELOS ESPETACULARES PARA CONFEITAR MOMENTOS INESQUECรVEIS

Bolos para casamento, aniversรกrio e noivados

17


18


Edição de Imagem O Adobe Photoshop é um software definido como editor de imagens. Desenvolvido pela Adobe Systems, o aplicativo, sem dúvidas, é o que possui maior destaque no mundo da fotografia e do design gráfico. Atualmente, o software é a melhor escolha para edição de imagens, principalmente para trabalhos profissionais. O Photoshop oferece inúmeros recursos, que desempenham bem a função que se propõem. Os resultados impressionam pela funcionalidade, desempenho e praticidade.

19


Camadas de Máscara É possível adicionar uma máscara a uma camada e usá-la para ocultar partes da camada e mostrar as camadas abaixo. A aplicação de máscaras em camadas é uma técnica de composição valiosa para combinar várias fotos em uma única imagem ou para remover uma pessoa ou um objeto de uma foto. Também é possível editar uma máscara de camada para adicionar ou subtrair à região com máscara. Uma máscara de camada é uma imagem em tons de cinza, de forma que as áreas pretas são ocultas, as áreas brancas são visíveis e as que forem pintadas com tons de cinza aparecem com vários níveis de transparência.

20


Seleção de Imagem A seleção isola uma ou mais partes da imagem. Com a seleção de áreas específicas, é possível editar e aplicar efeitos e filtros a partes de uma imagem e, ao mesmo tempo, manter as áreas não selecionadas inalteradas.

21


Seleção de Imagem

22


Caricatura e Desenho Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. Ser caricato é ser objeto de comicidade, ironia ou ter algo peculiar na face ou no corpo, levados ao exagero, à sátira jocosa ou como crítica de costumes.

23


Pintura Digital Pintura digital é uma técnica de ilustração, ou pintura, que em ao invés de usar os meios tradicionais, utiliza-se um ambiente computacional. Neste caso, foram utilizada as ferramentas pincel e lápis do Adobe Photoshop. A ferramenta Pincel e a ferramenta Lápis funcionam como uma ferramenta de desenho tradicional, aplicando cores com pinceladas.

24


Low Poly Lowpoly é um termo utilizado para descrever a diminuição de polígonos em um personagem 3D gerado por computador. Para a produção de personagens de jogos eletrônicos, como GTA e Assassins Creed, por exemplo, é necessário a construção de objetos com poucos polígonos. Isso porque fica bem mais fácil para o computador ou video-game renderizar a imagem do que se fizesse isso com trocentos polígonos de uma vez só.

25


Edição de Imagem Com as ferramentas de recorte é possível inserir qualquer cenário em uma foto. No Photoshop, também é possível modificar as cores, tamanhos e criar texturas para os objetos, basta usar a imaginação.

26


27


Restauração de Imagem Depois das câmeras digitais, a preocupação com fotos impressas, que eram guardadas gentilmente em álbuns para que não estragassem, terminou. Agora as fotos não correm mais o perigo de serem amassadas ou terem “o efeito do tempo”, ficando amareladas, manchadas e cheias de riscos. Mas, às vezes, encontramos aquela foto no fundo da gaveta, que “fugiu” de todas as outras e acabou estragando. Perdê-la seria uma pena. Mas ficar com ela toda estragada também não é uma boa coisa. Então, porque não restaurá-las no Photoshop? O processo de restauração inclui remover manchas, marcas e amassados.

28


29


Correção de Imagem

Para essa transformação foram utilizadas as ferramentas de deformação progressiva, suavizar e enrrugar dentro do filtro dissolver. Essas ferramentas ajudaram a suavizar as curvas da modelo acima. Além disso, foram utilzadas as ferramentas de correção e carimbo para dar a impressão de pele perfeita sem marcas.

30


Correção de Olhos A tecnologia avançou, a resolução das câmeras deu um salto significativo e até tecnologias incríveis como a Estabilização Óptica de Imagem surgiram, mas nós ainda temos que lidar com um problema antigo: o indesejável efeito dos olhos vermelhos, causado pelo reflexo da luz direto na retina. O olho humano funciona como uma espécie de câmara escura com um orifício central, a pupila, que é irrigada por diversos vasos sangüíneos, o que lhe confere uma cor vermelho-alaranjada. No entanto, a pupila é geralmente vista como sendo da cor preta, pois a luminosidade é maior fora do olho, deixando a parte interna escura. Desta forma, quando o flash ilumina o olho, a cor vermelha da pupila é refletida no exato momento em que a imagem é capturada pela câmera. O fenômeno também se repete em algumas espécies de animais, como os gatos, que possuem uma camada refletora atrás da retinapara melhorar sua visão noturna. Quem diria que os olhos realmente são vermelhos? endo real ou não, sabemos que nin-

31

guém quer publicar aquela foto bacana da viagem de férias nas redes sociais com os olhos vermelhos. Felizmente, remover o efeito é uma tarefa simples de ser realizada em editores de imagem como o Photoshop


Correção de Imagem

32


Refinamento de Arestas

33


Eb Elisangela Botelho

34

Elisangela Botelho Luperini  

FORMAÇÃO ADOBE 07/2018 ADOBE ILLUSTRATOR ADOBE PHOTOSHOP ADOBE INDESIGN

Elisangela Botelho Luperini  

FORMAÇÃO ADOBE 07/2018 ADOBE ILLUSTRATOR ADOBE PHOTOSHOP ADOBE INDESIGN

Advertisement