1 minute read

bibliologia brasileira, A imagem gravada

A segunda versão é a adaptação da primeira para publicação. Ela tem quatro capítulos sobre a imagem gravada, equivalentes aos sete primeiros capítulos reorganizados e resumidos da primeira versão e ainda um capítulo extra sobre “O produto estampado e sua descrição”, que é uma adaptação parcial do capítulo 31, “O produto bibliográfico 1”, com ênfase somente na classificação da imagem gravada. A seguir temos um quadro comparativo:

Versão 1 Versão 2 Cap. Título Cap. Título

Advertisement

1 Introdução à gravura 1 Introdução 2 Gravura em relevo 2 A xilogravura no Brasil 3 A xilogravura no Brasil 4 A gravura a entalhe 3 O talho-doce no Brasil 5 O talho doce no Brasil 6 Gravura em plano 4 A litografia no Brasil 7 A litografia no Brasil 31 O produto bibliográfico 1 5 O produto estampado e sua descrição

Tabela 2 – Quadro comparativo entre os originais dos sete primeiros capítulos de “Introdução à bibliografia descritiva e à história das artes de reprodução” e Imagem e letra: introdução a bibliologia brasileira, A imagem gravada.

É importante ressaltar que, na primeira versão, os sete capítulos iniciais tinham 410 páginas datilografadas, enquanto a segunda, reorganizada e resumida, totalizou 270 páginas nos quatro capítulos equivalentes, o que demonstra que o material original foi editado para publicação, conforme pode ser visto ao se comparar a “Introdução à gravura” nas duas versões (figs. 26 e 27).