3 minute read

siglas utilizadas

Londres às três, Paris às quatro. Saímos às cinco. Telefonei à Aliança. Lisboa às 8:30. São 10:10 e, dentro de alguns minutos, baixamos à Europa. E dentro de 12h00, Recife. [...] Não tocaremos em Dacar. É só o fuso de penumbra. Uma hora na sala quente de Orly. Apenas vi, ao subir, a Torre Eiffel, por cima de uma bruma cor de terra que escondia Paris inteiramente. [...] A cara de Simon, o perfil de Morrison contra a luz e a fachada do edifício novo de Fetter Lane. O vulto de Laurênio se afastando da estação, mortificado. A Torre Eiffel perfurando o nevoeiro pardo. E mrs. Warde fazendo gerar o móbile da exposição. Olga virando-se pela última vez sobre o letreiro de Porto de Clignancourt. Vieira, [?] correndo do portão até a porta, decora sem olhar para trás. Israel [Sancovski]: escreva, escreva. Laurênio: escreva, escreva. Todos: escreva, escreva. Cara de elmo [?] quer um livro. Jaugeon itálico corpo 36 (Mme. Vyerin) [Jeanne Veyrin-Forrer] receberá folhetos populares. Simon, prospectos de Brasília. Manso urso enfermo Cymboliste estende a bela pata. Seu sorriso descredita a esperança. Sua doença grave, mas não diz o que é. Morrison elogia Jammes. Simon nos mostra o último livro desenhado pelo seu irmão. Mardersteig estava em Londres, mas partiria no dia seguinte. Duas belas reedições: o Printing type de Johnson11 e o Mechanik exercises, de Moxon, 12 ambos da Saint Bride Foundation. Quanto ao mais, a linha está escolhida. Laurênio acha boa a ideia de Imagem e memória. Fizemos o projeto de publicar em português os First principles, de Morrison e The crystal goblet, de Beatrice Warde. Quanto trabalho, e prometi Imagem e memória para setembro. A esta hora, já estaremos no mar. Nada se ver, apenas os jatos de fogo branco dos motores. [...] (DIÁRIO, VOLUME 1, LISBOA,16/06/1959: 57)

(GRIFO MEU).

Advertisement

11 Printing type specimens: standard and modern types, de Henry Lewis Johnson, 1924. 12 Joseph Moxon's Mechanik exercises or, The doctrine of handy-works applied to the arts of smithing, joinery, carpentry, turning, bricklaying, 1694.

Ao executarmos a decupagem de um trecho como esse, vemos como a riqueza da narrativa do autor gera um grande volume de dados. Dados estes que podem ser extraídos e utilizados para diferentes fins. Um simples levantamento das biografias dos personagens citados pelo bibliólogo nesse trecho já nos possibilitou perceber importantes inter-relações. A rede formada por esses atores contextualiza aquele momento e expõe referências que Orlando trouxe para a sua produção. Vejamos, então, uma breve apresentação dos personagens encontrado nessa passagem:

!Jacques Jaugeon (1690-1710), erudito francês e o tipógrafo real durante o reinado do rei Luís XIV. ! Joseph Moxon (1627-1691), impressor inglês que imprimiu o primeiro dicionário em inglês dedicado à matemática e o primeiro manual técnico para impressores. ! José Laurênio de Melo (1927-2010), poeta, tradutor e editor pernambucano, fundador d’O Gráfico Amador, amigo e principal interlocutor de OCF. ! Israel Sancovski (?/?), arquiteto paulista e amigo de OCF. ! Olga Weigel (?/?), bibliotecária da UNB, colega de curso na Biblioteca de Paris, amiga de OCF. ! Albert Cymboliste (1890-1961), diretor do Le Courrier graphique, francês, professor de OCF no curso na Biblioteca de Paris. ! Jeanne Veyrin-Forrer, (1919-2010), historiadora do livro e bibliotecária francesa, chefe da reserva dos livros raros da Biblioteca Nacional de Paris, professora de OCF no curso na Biblioteca de Paris. ! Oliver Simon (1895-1956), historiador inglês da imprensa que escreveu Introduction to typography e dirigiu a Curven Press, juntamente com o seu irmão Herbert Simon (18981974). ! Stanley Morrison (1889-1967), tipógrafo, historiador da imprensa e designer gráfico inglês. ! Beatrice Warde (1900-1969), escritora e especialista inglesa em tipografia. ! Paul Jammes (1890-1983), especialista em livros raros − fundador em 1925 da Livraria Paul Jammes − que foi sucedido pelos filhos Pierre e André Jammes. ! Henry Lewis Johnson,(1880-1957), historiador da imprensa estadunidense que escreveu Historic design in printing em 1923. ! Giovanni Mardersteig/Hans Mardersteig (1920-1977), notável impressor alemão fundador da Oficina Bodoni.