Page 1


Texto por Alessandro Carvalho Fotos por Marcus Pequeno, Rodolfo Cabelo, Isnard e Sérgio Deatchuk

o dia 17 de março o estúdio Leds Tattoo abriu suas portas com um coquetel de recepção para o pré-lançamento dos livros Jander Rodrigues (GO) e Rafael Cassaro (SP), para a abertura oficial da exposição do artista da casa Nany no espaço de arte Leds e também para a expo das esculturas/arte dos mafiosos - os Intocáveis. O evento proporcionou o encontro de grandes tatuadores brasileiros de diferentes estados, profissionais de diversas áreas da informação e simpatizantes da arte em geral.


Jander os dias 19 e 20 de março foi realizado na FeComércio em São Paulo a 6a SP Tattoo Festival. Produzido pelos profissionais do Polaco Tattoo o evento foi um grande encontro dos grandes nomes da tatuagem, dos novos profissionais e do público simpatizante da arte na pele. Essa convenção foi marcada também por um grande número de artistas tatuando no evento, o que possibilitou ao público apreciar de perto o trabalho de grandes profissionais desta area. Outra atração marcante foi a exposição do Museu da Tatuagem.

Cassaro

Ticano

Maneko


PixelArt apresenta

Editora responsável Daniela Carrara conteúdo Alessandro Carvalho Projeto gráfico, arte e diagramação Daniela Carrara (dandanhiphop@hotmail.com) Colaboradores de texto: Alessandro Carvalho, Antonieta Bastos, Marcos - Portal Tattoo, Joel Kesher, Andre Raittz Colaboradores de Fotografia: Maurício Santana, Paulo Fasanella, André Raittz, Marcos - Portal Tattoo, Ângelo Pastorello, Sérgio Deatchuk, Isnard, Cabelo venda de anúncios: tattoodigital@gmail.com

Atenção!

Aos tatuadores que queiram mandar seus trabalhos para participar das próximas edições ou anunciar, o e-mail é: tattoodigital@gmail.com ou pelo site www.almanaquedigital.com.br As fotos devem conter os dados do estudio, nome do tatuador e estar em 300 dpi. www.fotolog.com/almanaquedigital www.twitter.com/tatuagemdigital www.myspace.com/almanaquedigital

Foto: Angelo Pastorello Modelo: Akemi Higashi


www.edperdomo.com perdomosmail@gmail.com Goteborg- Suécia  


á se foi 18 anos desde que Ed Perdomo começou a tatuar. Como muitos outros de sua época Ed começou a tatuar a si próprio e alguns amigos íntimos com máquinas caseiras. E assim começou no universo da tatuagem e hoje é conhecido no mundo todo como uma grande referência. Conhecedor de grandes nomes da tatuagem brasileira, ele confessa que os artistas daqui tem uma grande influência em sua obra, artistas que o inspiram como Maurício Teodoro, Mauro Nunes e Márcio Duarte e tem sua pele marcada por eles. Ele cita outros artistas brasileiros como é o caso de Júnior que também o inspira e influencia, mas com Júnior, Ed ainda não teve o privilégio de fazer uma tatuagem, confessa. Outro artista que admira é Cory Kruger. Dedicado a tatuagem Ed não tem outras atividades artísticas por falta de tempo. Amante do Brasil declara com todas as letras. “Eu Amo o Brasil”, e diz ter viajado em torno de nosso país por diversas vezes e não vê a hora de retornar as terrinhas tupinikins.


Tatuando há mais de oito anos, Eva atualmente está trabalhando em tempo integral com Andy Barret na Tattoo Andy. Ela é originária de Búffalo Nova York, e fez sua primeira trabalho na pele de um ex-membro de um moto clube pouco conhecido. Como aprendiz de David Castillano, Eva pode aprender o valor e o encanto de uma tatuagem de verdade. Quanto as tattoos em sua pele, Eva fez sua primeira com Castillano, um esboço de uma mosca, aos 19 anos de idade. Pouco mais de um ano depois, e após “pular” de estúdio em estúdio, ela encontrou espaço na loja de Cory Cudney, a Divine Machine, pouco tempo depois ela aceitou um convite para trabalhar em Easthampton, Massachusetts e em seguida foi para o Tattoo Andy onde se encontra até hoje.


“E

u tenho sido uma artista por toda a minha vida e tenho me interessado por todas as mídias. Tatuagem é uma das mais antigas e primitivas formas de arte. Como artista, é ótimo o que faço, para meu auto conhecimento e me sentir confortável com minha pele. Isso me permite ser criativa com a minha paixão pela tatuagem.

Para conhecer mais sobre a artista acesse: www.tattoosbyeva.com


Angelo F

C

omecei a tatuar em 2001, um ano depois de eu ter feito minha primeira tatuagem que foi com o tatuador Mordentti, o mesmo que me ajudou a comprar meus primeiros equipamentos e me ensinou a tatuar. Me sinto muito privilegiado de ter tido a oportunidade de aprender com um artista do nível dele. No início de minha carreira tive muitas dificuldades devido à falta de oportunidades em aprender a desenhar, e como muitos, tive um começo difícil, pois tatuava a noite em casa e ainda mantinha um emprego como técnico de telecomunicações na empresa do meu irmão. Em meados de 2002 fui convidado por um amigo para tatuar na Espanha, lugar em que permaneci por muito pouco tempo, mas que me valeu e muito pelas experiências que vivenciei naquele país. De volta ao Brasil resolvi montar meu próprio estúdio e aos poucos fui me estruturando e conquistando clientes através do meu trabalho.


Fernades


Decidi visitar meu irmão mais velho que mora nos Estados Unidos em 2006, e fiquei maravilhado com aquele lugar e desde então, tenho tatuado no Brasil e E.U.A., nestes últimos cinco anos. Aqui no Brasil tenho dois estúdios que se chamam Fx Tattoo e nos E.U.A. tenho um contrato de trabalho com um estúdio em NY, justamente por isso, procuro dividir o tempo de cada ano em duas partes, passando metade aqui e a outra metade em Nova York. Gosto de tatuar qualquer estilo, exceto tradicional americano (old-school), sempre com uma tendência para o realismo, tentando extrair o melhor de cada tatuagem e procurando adicionar riqueza de luz, sombra e volume, mesmo que o trabalho seja uma pequena tatuagem.

Para conhecer mais o trabalho do artista acesse: www.fxtattoo.com.br


Atila • Led ´s Tattoo SP - Brasil


Atila • Led´s Tatt oo SP - Brasil


Tattoo o n a tic asil ES • Br


o


ttoo Ta o s Gan


Lucas Cardoso Ink House Tatto


oo


Para adquirir o seu livro entre em contato pelo e-mail tattoodigital@gmail.com Vendas sob encomenda!


Jander Rodrigues go • brasil


e

ag tattoo • o r lo pa marce asil Sp • br


saddam tattoo sp • brasil


huber o i c i Maur asil SC • Br


s

friend d l o •


por

Paulo Frade

Para conhecer mais sobre o artista acesse: www.paulofrade.com.br


Obra Comentada O marinheiro,

Óleo sobre tela - 50X70

Olá, Pessoal!

Vou fazer um “mapeamento técnico” da minha obra intitulada, O Marinheiro. Para realizar a pintura, levei mais ou menos 7 horas e meia de trabalho, divididas em 2 dias. Isso, porque precisei esperar a primeira camada secar bem para poder continuar a pintura das camadas seguintes. Comecei pintando o fundo(céu), usando um tom “médio” com as cores: Branco de Titânio, Azul da Prússia, Ocre Amarelo, Sombra Queimada e uma pitada de Alizarin Crimson. Para as regiões mais escuras das nuvens(sombras), montanha, mar e o farol, acrescentei mais Sombra Queimas, Alizarin e Azul da Prússia. Nas áreas mais claras, acrescentei mais Branco de Titânio, Ocre e uma “pitadinha” de Amarelo Indiano, porém em alguns pontos, “rosei” um pouco com Alizarin.


O gorro e o casaco possuem as mesmas cores do fundo, só que com variações diferentes. Além disso é bom ressaltar que, as regiões de sombras dos objetos escuros em primeiro plano, são bem mais fortes(escuras) que as do plano de fundo e secundário(céu, montanhas e nuvens, no caso da pintura que estamos analisando). Para muitos, o rosto é a parte mais interessante. Estou certo? Então, vamos lá! Para o tom médio do rosto do Marinheiro, usei Branco de Titânio, Vermelho de Cádmio,

Siena Natural e Azul Ultramar. Somando mais Branco de Titânio a essa mistura, fazemos as luzes. Os brilhos ou luzes altas, como gosto de chamar, são a mistura de Branco de Titânio, Azul Ultramar e Vermelho de Cádmio. As sombras são uma mistura de Sombra Queimada e Siena Queimada, pintadas com o arrastar de um pincél de cerda dura, para que fiquem trânsparentes. Espero que tenham gostado! Grande abraço a todos!


Fotos: Bruno Pires

“Família Arrrruda” são estudos e pinturas de André Rodrigues realizados de 2009 a 2010, sob as técnicas de pintura a óleo, lápis grafite e cor. As obras são inspiradas nos conceitos artísticos do século XIX e proporcionam uma viagem no tempo. A "Família Arrrruda", grafia que elucida a


sonoridade da fala da época, fazem uma releitura do século passado, utilizando a arte contemporânea, retratando personagens que representam o período e que nos quadros ganham nomes e características bem-humoradas. O estilo conhecido como surrealismo pop, remete a cartunização, em que a composição e textura das telas destacam pintura e ilustrações "animadas" em relevo, ricas em detalhes. Para conhecer mais o trabalho do artista acesse: www.donrodrigues.com.br/2010/web/


Fotos: Angelo Pastorello


A

kemi foi criada pelos avós em tradições e costumes japoneses, numa pequena cidade do interior paulista (São Joaquim da Barra) e apesar da vida simples na fazenda, sempre teve muitos livros, principalmente de arte. Desde cedo gostava muito de pintura e sempre tentava reproduzir suas obras favoritas de artistas como Bosch, Henry Rousseau entre outros. Tornou-se independente aos 16 anos quando saiu de casa para trabalhar em Ribeirão Preto onde teve o seu primeiro contato com a galera da tattoo; Márcio, David, Paulo e Lika da Madline Tattoo que fizeram suas primeiras tatuagens. Casou-se e teve dois filhos, Diego e Douglas e quando grávida do segundo filho


começou a tatuar amigos em sua casa após comprar o equipamento básico, no ano de 2003. Em apenas um ano, já estava com um estúdio montado e conhecido na região e com dois anos e meio de tatuagem, e entre idas e vindas a “Sampa”, foi convidada por Sérgio Maciel (Led´s) para fazer parte de sua equipe de 12 tatuadores. Antes disso, Akemi já havia tatuado um breve período na Nave (galeria Ouro Fino – SP), PMA Tattoo e Cigano Tattoo.


Após se separar, passou a morar em São Paulo com seus filhos em agosto de 2006 e trabalhar no maior estúdio do Brasil, onde aprende muito sobre tattoo e vida. Hoje é casada com o tatuador Lelo do estúdio www.Gattomatto.com. br onde passou também a integrar sua equipe de 4 grandes artistas. Seu estilo não pode ser definido em um só, tatua desde old school até oriental. “Gosto muito de ornamentos clássicos , flores, pássaros, animais, pin-ups, e estudo de pintura japonesa(Ukiyo-e) portanto amo a natureza e tudo que faz parte dela.Gosto da pintura silenciosa porém tattoos fortes com traços e cores


sólidas, tattoos que duram para sempre. Gosto da simplicidade.” Em 2010 visitou a Europa e foi em estúdios como Tattoo Magic (Madrid), LTW (Barcelona), Robert Hernandez (Madrid) Genziana (Bologna) e Filip and Titine Leu (Ste .Croix,Suiça) o que lhe acrescentou muito artisticamente e abriu sua visão para o mundo e para as possibilidades técnicas. Em 2011 fará sua primeira viagem internacional a trabalho começando pela Suíça. Inspirações: Lelo, Kaoru Ito, Ivan Szazi, Maurício Teodoro, Juníor, Rafael Lobo, Mauro Nunes, Filip and Titine Leu.” Para conhecer mais sobre a artista acesse: www.myspace.com/akemitatto


A

cena é comum: O estúdio está crescendo, o tatuador ganhando prestígio, cada vez mais pessoas interessadas em tatuar com ele, mas a falta de organização acaba por atrapalhar a expansão do estúdio. É dinheiro que entra, dinheiro que sai, agendamento de horários, controle de estoque de materiais, uma série de tarefas do dia-a-dia que acabam interferindo no objetivo principal do estúdio: A arte de tatuar. Agora tatuadores e body piercers já podem contar com um forte aliado na organização do estúdio, o Arttez, software de gerenciamento para estúdios de tatuagem. “É realmente uma ferramenta indispensável a todo estúdio que pretende se organizar e crescer”, diz Richter, do estúdio Richter Tattoo, de Florianópolis. O Arttez permite que o usuário gerencie todas as atividades diárias do estúdio. No cadastro de clientes você cadastra todos os dados do cliente, inclusive a ficha de anamnese e agendamento de horários. O sistema permite, ainda, que cada trabalho feito pelo cliente seja cadastrado, com as fotos do trabalho, o material usado para o trabalho e o parcelamento do pagamento, caso o estúdio trabalhe com parcelamento. O sistema conta também com cadastro de materiais, que são os materiais utilizados para a tatuagem. Permitindo que o usuário tenha total controle de seu estoque, evitando assim a falta de materiais no estúdio. Com um sofisticado controle financeiro, o Arttez mostra detalhadamente toda movimentação financeira do estúdio. O usuário tem a visualização precisa de gastos e faturamentos do estúdio, além de emitir relatórios de parcelas em aberto, e de calcular a comissão do cada profissional que traba-

lha no estúdio. “Para mim passou a ser tão importante no meu trabalho quanto minhas máquinas de tatuar”, diz Wand, do estúdio Arte na Barra Tattoo, de Vila Velha. O Arttez é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa e imprescindível para todo o profissional que deseja organizar seu estúdio e crescer”. Alexandre, analista de sistemas, que concebeu e desenvolveu o Arttez, conta que a idéia surgiu dentro de um estúdio enquanto tatuava, segundo ele “A idéia de desenvolver o Arttez surgiu por acaso. Eu estava em um estúdio fazendo minha sexta tatuagem. No final da primeira sessão o tatuador me entregou uma ficha de papel, pedindo que eu preenchesse com alguns dados meus, nome, telefone, e-mail, essas coisas. Enquanto eu preenchia, ele comentou ‘essas fichas estão uma bagunça, acabo perdendo contato com alguns clientes’. Na hora me deu um estalo e sugeri para ele “O que acha da idéia de desenvolver um software de gerenciamento para seu estúdio? Assim você terá tudo bem organizado. O tatuador adorou a idéia. Depois disso voltei para casa e o projeto começou a dar seus primeiros passos”. Não perca mais tempo, entre no site http://www.11onze.com.br/arttez/ e faça agora mesmo o download do Arttez, uma excelente ferramenta de gerenciamento, garantindo a você organização nas atividades diárias e visualização precisa da saúde financeira do seu estúdio. Arttez - Gerenciamento de Estúdio de Tatuagem www.11onze.com.br/arttez/ e-mail: contato@11onze.com.br MSN: drezius@hotmail.com


Palavras de Richter, sobre o Arttez:

“Não tem coisa pior do que chegar um cliente agendado e você ter que dizer para ele que acabou não anotando o horário, e fazer ele voltar outro dia. E as finanças então?! Antes do Arttez eu não sabia exatamente quanto o estúdio faturava no final do mês, mas com a precisão que o Arttez me oferece, sei exatamente quanto eu gasto e quanto eu lucro, todo mês. É realmente uma ferramenta indispensável a todo estúdio que pretende se organizar e crescer.” Richter, do estúdio Richter Tattoo, de Florianópolis/SC. E-mail: richtertattoo@hotmail.com Site: http://www.tatuagem.org

Palavras de Wand Tattoo, sobre o Arttez:

“Não tenho muito que falar do Arttez, acho que ele fala por si. Uso o mesmo há pouco tempo, mas só tenho elogios, desde que implantei o sistema em meu estúdio consegui ficar com minha agenda organizada e manter um controle melhor dos meus trabalhos e faturamentos e outras atividades do estúdio. Confesso que sou bem desorganizado para essas coisas. Para mim passou a ser tão importante no meu trabalho quanto minhas máquinas de tatuar.” Wand Tattoo, do estúdio Arte na Barra Tattoo, Vila Velha/ES. E-mail: contato@artenabarra.com.br Site: www.artenabarra.com.br


www.clarknorthtattoo.com www.myspace.com/clarktattoo www.twitter.com/clarktattoo


um equipamento de fabricação caseira. Com 17/18 anos de idade ele tentou aperfeiçoar sua arte com Cliff Raven do Sunset Tattoo em Hollywood, mas foi em vão. No mesmo mês Clark perdeu sua mãe e um de seus olhos e foi morar com sua tia na Flórida, e quase abriu uma loja na região por incentivo de seus primos, mas por conta de uma depressão que durou

C

lark North começou a trabalhar com tatuagem em uma loja de Kari Barba em Anaheim (Califórnia) em 1994, mas antes disso trabalhou por um longo tempo em sua casa. Quando criança sua mâe tinha uma amiga toda tatuada que sempre estava com ele. Por ter esta presença toda tatuada Clark desenhava tanto nele mesmo como no papel, tentando reproduzir os desenhos. Na escola ele começou a fazer tatuagens em si próprio e em um casal de amigos com


cerca de um ano desistiu da idéia. Mudou-se para a Califórnia e viveu com amigos e em seu carro por cerca de 7/8 meses até que economizou dinheiro suficiente para um primeiro aluguel de um apartamento. Conversou com um amigo tatuador sobre uma aprendizagem sobre tatuagem a fim de aprimorar seus trabalhos e foi apresentado a Rick Walters em Bert Grimm - Long Beach. Chegando lá Rick pegou um dos trabalhos de Clark e trancou

em um armário dizendo que o desenho teria que ficar preso lá junto com as técnicas que ele conhecia de desenho a lápis e teria que começar tudo de novo e aprender a fazer uma tatuagem com as técnicas “corretas”. No dia seguinte Clark ganhou uma máquina de tatuar apropriada e então começou seu aprendizado e evolução. Anos depois Kari Barba lhe ofereceu um emprego em sua loja. Clark admira a quantidade de


bons tatuadores que perpetuam o estilo tradicional da tatuagem, acha isso fantástico e nostálgico. Ele aprecia as origens das coisas em particular da tatuagem, para ele, se essas coisas se perdem, perdemos a conexão com o cerne da tatuagem. Além de tatuar, Clark gosta muito de pintar e desenhar, não como negócio, para vender suas artes mas para tentar coisas novas, pois acredita, que o último lugar para se tentar coisas novas é na pele, assim, realiza suas experiências com caneta e pincel. Seus artistas favoritos e que tem influenciado seus trabalhos são seus amigos que lhe ensinaram muito nos últimos 30 anos ou mais. Aprecia também o trabalho de Horitoshi, pois mantém as coisas simples, em camadas, desenhos dramáticos e com grande separaçao entre os desenhos, seu estilo o ajudou muito a desenvolver sua própria técnica. Tudo o que Clark faz é nunca parar de aprender! Nascido em 1963 sabe tudo o que quer, em busca de sua evolução, e por isso continua estudando, desenhando, mais e mais criando novas técnicas para aperfeiçoar sua arte e habilidades.


www.gaiatattoo.com.br contato@gaiatattoo.com.br


Meu nome é Thiago Gomes, sou tatuador desde 1996 tenho influências de artistas, tatuadores e desenhistas da época, trabalho no estúdio OSIRUS TATTOO que fica em Belo Horizonte (MG). Trabalhamos com materiais descartáveis e esterilizados de acordo com as normas da vigilância sanitária (Anvisa).


www.evaschatz.com www.myspace.com/evaschatz www.facebook.com/evaschatztattoo www.twitter.com/evaschatz Áustria

atuadora há quase quatro anos, Eva teve sua formação em Design de Moda e Design Gráfico e na época de seus estudos conheceu um tatuador de Berlim. Então Eva saiu de sua cidade e foi para Alemanha encontrar-se com esse amigo com o pensamento em aprender sobre tatuagem e se tornar uma tatuadora profissional. Seu amigo - Léo, tornou-se seu professor e pouco tempo depois era seu chefe, pois ela se tornou tatuadora no estúdio dele. Dita por si própria como uma tatuadora da nova safra, acredita que a evolução desta nova geração é muito máis agil por conta da internet e dos recursos atuais. "Na Áustria, o tempo corre mais devagar quando se fala em tatuagem, comparado a lugares como Brasil e EUA. Temos convenções maravilhosas aqui e muitos artistas internacionais vem para cá trabalhar, mas somos um pequeno país, apesar de termos muitos clientes". Sobre sua técnica de trabalho, Eva diz: "Não acho que eu uso uma técnica em especial. Por causa do meu


antigo trabalho como designer gráfico eu costumo misturar tudo no meu trabalho tornando o único. Quando os clientes têm grandes idéias e que eu posso incluir minha criatividade e estilo, utilizo todos os recursos que tenho disponíveis. Atualmente percebi que meu estilo está se transformando, se tornando mais maduro". Eva é tatuadora em tempo integral, tatuadora de coração, por isso seu dia inteiro e grande parte das noites são dedicadas à tatuagem e aos desenhos. “As vezes tiro umas pequenas férias em meus horários para pintar com aquarela e óleo, mas faz parte do meu aprendizado". Os pintores antigos e alguns artistas digitais da atualidade influenciam seu trabalho. Adora o trabalho de Shige e de Jeff Gogue "Se por acaso aparecer na Europa mais precisamente em Salzburgo, faça uma pequena pausa em sua viagem e venha nos dizer um ‘olá’ em nosso estúdio ou em alguma de nossas convenções".


mago_bensdorp@hotmail.com


Mais uma vez inovando no mercado, a Led´s Tattoo traz uma novidade para você: uma alternativa para o clareamento ou remoção de suas tatuagens. O laser SOFTLIGHT. Essa é uma nova etapa para quem antes achava que tatuagens sem qualidade era um caminho sem volta. Atualmente, a remoção de tatuagens com o uso do laser consegue resultados extremamente satisfatórios, com apenas algumas sessões. É um processo não agressivo, não invasivo e não requer anestesia. O laser SOFTLIGHT trabalha com um nível de energia seguro e eficaz, obtendo assim resultados extraordinários e duradouros. Com mais de 400.000 tratamentos realizados, e aprovados pelo FDA americano desde 1995, é a mais avançada e segura tecnologia a laser para remoção de tatuagens, remoção de pêlos, peeling e tratamento de acne.

Venha nos fazer uma visita!

Orçamento grátis!


Para adquirir o seu livro entre em contato pelo e-mail tattoodigital@gmail.com Vendas sob encomenda!


thiago pa d Fanatic t ovani attoo • japão


Walquir SP • Bras


anjo ria • arc sil

tattoo


g tattoo n a d pa • ike il SP • Bras


Ganso Tatt oo


bruno vi dal rj • bras il


Od AMylon •B ra

sil

Tim O CA • rth Esta dos

Un


nidos

ing hina P g Tan uim • C Peq


Odylon


tim orth


tang ping


tang ping


Eric Kueh é um tatuador nascido em Bornéu, uma grande ilha localizada na Ásia. Profissional a apenas 3 anos, Eric cria esculturas nas horas livres e pensa em construir máquinas para tatuar

Há quanto tempo você trabalha como tatuador? Eu comecei a tatuar no final de 2005 mas profissionalmente 03 anos depois Como você começou? Comecei a tatuar um amigo apenas por diversão com uma máquina caseira, só depois de meio ano tatuando que resolvi comprar uma máquina de tatuagem de verdade. Como é a tatuagem em seu país? Estou na ilha de Bornéu, a terceira maior ilha da região, temos mais de 30 sub grupos étnicos que vivem em Bornéu. Existe um pequeno evento de tatuagem, uma convenção, mas gosto muito do lugar em que vivo e como vivo através da tatuagem.

Você conhece ou já ouviu falar sobre qualquer tatuador brasileiro? Sim, o Brasil tem muitos bons artistas na tatuagem, e conheço também um grande número de pintores e escultores brasileiros que tem diferentes estilos e técnicas. O que você usa em suas tatuagens? Sobre as técnicas estou aprendendo ainda, por isso tenho usado técnicas variadas. Além de ser um artista da tattoo, você tem outra atividade profissional? Crio esculturas no meu tempo livre e estou pensando em construir máquinas para tatuar no futuro.


Quais sĂŁo seus artistas favoritos? Qual deles tem influenciado seu trabalho? HĂĄ um monte de artistas que temos de respeitar tal como Paul Booth, Bob Tyrrell, Robert Hernandez, Victor Portugal, Guy Aitchison, Shige, Nikko Hurtado e muitos outros. Para conhecer mais sobre o artista acesse: www.71stskinslavery.com


Almanaque Digital de Tatuagem 21  

Capa com Akemi; Entrevista/Matéria com os tatuadores Ed Perdomo, Eva Huber (EUA), Angelo Fernandes (Brasil), Eric Kueh (Ilha de Bornéu), Cla...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you