TFG Arquitetura e Urbanismo - UNESP 2007

Page 65

ventilação dos jazigos com posterior filtragem e queima dos gases. Tal procedimento é necessário pelo fato dos gases liberados pela decomposição dos corpos serem inflamáveis, havendo risco de acidentes como explosões nestes edifícios. Já no caso de túmulos verticalizados aos ar livre, não ocorre este problema, pois quando os jazigos são abertos, os gases se dissipam rapidamente já que se encontram em ambiente aberto, não ocorrendo riscos. Entretanto, a partir de pesquisas encontrou-se o sistema espanhol DUWE de construção de jazigos verticais, onde há sistema de drenagem e ventilação para túmulos ao ar livre. Neste caso a ventilação é justificada no sentido de que em contato maior com o oxigênio os corpos se decompõe mais rapidamente, podendo aumentar a rotatividade dos jazigos em até 3 vezes. Assim sendo, optou-se por incluir sistema de ventilação nos lóculos, juntamente com sistema de drenagem dos jazigos. Neste caso propôs-se drenagem, pois a tubulação e encaminhamento dos líquidos é mais facilitado pela posição verticalizada em relação aos túmulos horizontais. Os resíduos líquidos então são encaminhados à um filtro biológico para neutralização de agente contaminantes. Para o detalhamento e especificação do sistema de drenagem e ventilação utilizou-se como embasamento o projeto de Enric Miralles e Carme Pinós para o cemitério de Igualada. Neste projeto os túmulos verticais possuem ventilação, sendo que os gases saem por meio de pequenas aberturas acima da fileira de jazigos, passando por um filtro de carvão ativado para neutralização dos odores. Quanto ao material, optou-se pela utilização de estrutura de concreto de forma que possam ser construídos por sistema de pré-moldagem, agilizando a construção e se integrando com o concreto que faz

parte da parede do mirante. Propõe-se lápides simples e padronizadas em concreto ou pedra, com local para apoio de flores e local para nomenclatura.

Ossuários

Após completar três anos de sepultamento, os restos mortais dos corpos dos jazigos das sepulturas não-particulares (cedidas pela prefeitura) são transferidos para um ossuário. No projeto, propôs-se o mesmo em muro contíguo ao dos túmulos verticais, seguindo o mesmo tipo de material construtivo. Foram projetados 145 nichos.

CEMITÉRIO PARQUE EM BAURU :: ALINE SILVA SANTOS :: TFG :: ARQUITETURA :: UNESP BAURU

65


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.