Revista Bee

Page 14

ADEQUAÇÃO, UTILIDADE, MODISMO Ao longo das quase quatrocentas páginas de Design for the real world, estão resumidas as principais convicções e aspirações de Papanek, que não economiza ironia e acidez, ao apontar problemas ainda na pauta do dia em pleno século XXI. Em 1975, em um artigo da revista Design, chegou a afirmar que seus contemporâneos não gostavam dele, tendo sido o livro “ridicularizado, criticado ou atacado de forma selvagem” e seu autor ameaçado, quando de uma exposição no Centro Pompidou de Paris, a sofrer um boicote, caso seus trabalhos nela fossem acolhidos.

Entretanto, no prefácio da edição de 1985, surgia, enfim, um motivo para comemoração: após ter sido traduzido para vinte idiomas (hoje, vinte e três), Design for the real world se tornava, na ocasião, o livro sobre design mais lido no mundo. Foi quando Papanek fez uma afirmação que, ao longo dos anos, se transformaria numa espécie de síntese de seu pensamento: “existem profissões mais danosas que o design, porém são poucas” (12). E continuou:“Possivelmente, apenas uma é mais barulhenta. A publicidade (...). O desenho industrial, por inventar as idiotices anunciadas pelos publicitários, vem num segundo lugar bem próximo. (...) Antes [nos bons tempos], se uma pessoa queria matar alguém, virava um general, comprava uma mina de carvão ou estudava física nuclear. (...) Projetando automóveis inseguros que matam perto de um milhão de pessoas em todo o mundo a cada ano (...) e escolhendo materiais e processos que poluem o ar que respiramos, os designers se transformaram numa classe perigosa.” “O design deve se tornar uma ferramenta inovadora, altamente criativa e multidisciplinar, que responda às reais necessidades do homem. Deve ser mais orientada por pesquisas (sendo que) temos a obrigação de parar de encher a Terra com objetos e estruturas mal projetados. (...) Tenho tentado dar um claro panorama do que significa design dentro de um contexto social.”

“O design deve se tornar uma ferramenta inovadora, altamente criativa e multidiscplinar, que responda às reais necessidades do homem”. Mesa desmontável, livre de folha de madeira compensada. HANNESSEY,J.;PAPANEK,V. Nomatic furniture. p.60

RevistBEE.indb 14

07/06/2013 12:24:07


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.