A CONTRIBUIÇÃO DA ARQUITETURA PARA A APLICAÇÃO DO MÉTODO MONTESSORI E NO APRENDIZADO INFANTIL THE CONTRIBUTION OF ARCHITECTURE FOR THE APPLICATION OF THE MONTESSORI METHOD AND CHILD LEARNING ALINE DE PAULA ALVES1 1. Acadêmica do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE-MG.
RESUMO O presente artigo consiste em analisar a importância da arquitetura na aplicação do método de ensino-aprendizado Montessoriano. A pesquisa busca entender os espaços adequados para se realizar atividades lúdicas e desenvolver o aprendizado na educação infantil dentro da sala de aula Montessori, bem como as interações e a autonomia que nela se estabelecem. Para tal, embasou-se em referenciais teóricos e utilizou-se como exemplo uma Escola Montessoriana, localizada na cidade de Ipatinga, Minas Gerais. Apoiando-se no que foi observado na escola supracitada e nas pesquisas bibliográficas realizadas, foi possível extrair fatores importantes para o planejamento desses espaços, como: estética, espacialidade, mobiliário, iluminação, cor, acústica, qualidade do ar e relação com o ambiente externo. Nesse sentido, o trabalho aborda pontos como o resgate de fatos significativos da trajetória da arquitetura escolar no mundo; a abordagem das ideias básicas da pedagogia científica desenvolvida por Maria Montessori, dos princípios que fundamentam seu método educativo; a proposta de arquitetura para as escolas montessorianas e a realização de uma pesquisa de campo em uma Escola Montessori de Ipatinga, onde foi efetuado uma análise crítica entre a teoria e sua aplicação de forma prática. Palavras-chaves: Arquitetura. Método Montessoriano. Espaço físico. EnsinoAprendizado.
ABSTRACT This article is to analyze the importance of architecture in the application on the montessorian teaching-learning method. The research seeks to understand the appropriate spaces to carry out recreational activities and develop learning in early childhood education in the Montessori classroom, as well as the interactions and autonomy established therein. For this, it underwrote in theoretical references and used the example of a Montessori School, located in Ipatinga, Minas Gerais. Based on what was observed in the abovementioned school and bibliographic research conducted, it was possible to extract important factors for planning these spaces, such as aesthetics, spaciousness, furniture, lighting, color, acoustics, air quality and contact