Seminário internacional fortificações brasileiras

Page 1

Seminário Internacional Fortificações Brasileiras – Patrimônio Mundial: estudos para análise de modelos de gestão e valorização turístico-cultural 0 4 e 07 de abril, Forte das Cinco Pontas, no Recife (PE)

A Baía de Todos os Santos ao longo dos séculos teve seu sistema de defesa ampliado e melhorado. Salvador, além da capital do país, foi o principal porto do Atlântico Sul até o século XVIII, escoando as riquezas coloniais (pau brasil, acucar). Fortificações foram criadas para sua proteção, principalmente após a invasão holandesa de 1624. Foram construídos os fortes de Santa Maria e São Diogo, protegendo a enseada de Vila Velha (atual Porto da Barra). O forte de São Bartolomeu da Passagem foi construído em Pirajá, aonde já havia uma trincheira provisória (de onde se enfrentou os holandeses instalados em Monserrate).

Ao norte de Salvador, foram reforçados o reduto de Água de Meninos (Torre de Santiago) com o forte do Rosário próximo, e trincheiras foram feitas ou refeitas em terra firme, servindo de base aos futuros fortes de Santo Antônio Além do Carmo e São Pedro, essenciais na luta contra Maurício de Nassau. Foram reformados também os fortes de Santo Antônio da Barra e Monserrate.

A construção do forte de São Marcelo já estava planejada. Ao sul da baía, foi construído o forte na ponta noroeste da ilha de Tinharé, estratégico na defesa das Três Vilas (nome dado em documentos reais a Cairu, Boipeba e Camamu), centros de abastecimento de Salvador. Desta forma, junto com Itaparica, Morro de São Paulo garantia a defesa da cidade indiretamente. Formavam defesas no Recôncavo para proteção dos engenhos de açúcar: as fortificações da Barra de Camamu, o Forte de São Lourenço e da Eminência em Itaparica, os redutos de Santa Cruz (Salamina) e Conceição no Paraguaçu, as estâncias de Cajaíba e Matuim.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Seminário internacional fortificações brasileiras by Alfredo Henrique Caldas , Iphan - Issuu