ALEXANDRE ORTUNES FILHO
Solteiro, 29 anos Americana, SP (19) 99326-9185 ale.ortunes95@gmail.com
FORMAÇÃO
2011 - 2012 | Americana, SP
ETEC Polivalente de Americana
Curso Técnico em Design de Interiores
2015 - 2019 | Santa Bárbara d’Oeste, SP
Universidade Metodista de Piracicaba
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2021 - 2022 | Americana, SP
ETEC Polivalente de Americana
Curso Técnico em Edificações
HABILIDADES
CLÍNICA DE SAÚDE
O presente projeto, propõe um edifício que traga conforto aos usuários, sendo eles: profissionais e pacientes que buscam estética e bem-estar.
O conceito arquitetônico partiu da ideia de duas fachadas interligadas, trazendo um visual interessante para uma marcante esquina, localizada na região central do município de Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo. Pelo fato de as fachadas estarem voltadas para duas orientações solares bem favoráveis, leste e sul, foi possível criar aberturas com grandes dimensões, trazendo imponência através do uso de pele de vidro, favorecendo também a iluminação natural.
Na fachada da Rua Floriano Peixoto, marcada por painel em madeira, há uma permeabilidade visual para ambos os pavimentos, enquadrada ao mezanino, que faz conexão entre o pavimento térreo e o superior.
PLANTA DE SITUAÇÃO
01 - RECEPEÇÃO
02 - SANITÁRIOS 03 - COPA 04 - ESPERA
05 - PSICOLOGIA
06 - ENDOCRINOLOGIA
07 - ACUPUNTURA
RUA CAMPOS SALLES
PLANTA BAIXA PAVIMENTO TÉRREO
RUA FLORIANO PEIXOTO
01 - RECEPEÇÃO
02 - SANITÁRIOS
04 - ESPERA
08 - ODONTOLOGIA
09 - DERMATOLOGIA
10 - NUTROLOGIA
11 - ESTERILIZAÇÃO
RUA CAMPOS SALLES
RUA FLORIANO PEIXOTO
PLANTA BAIXA PAVIMENTO SUPERIOR
CORTE AA
CORTE BB
FACHADA FRONTAL
FACHADA LATERAL DIREITA
CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA
Para o consultório de psicologia, foram otilizadas cores mais claras, para proporcionar ao paciente, conforto e acolhimento durante a sessão.
A cor verde, busca trazer calma e serenidade, rementendo a natureza, e contribuindo para o processo terapêutico.
Fachada Rua Campos Salles
COOPERATIVA DE ALIMENTOS
O tema deste projeto, está relacionado às atividades que ocorrem no entorno da área de intervenção. Localizada na região do Mercado Municipal do Pari, em São Paulo, o edifício visa garantir o reaproveitamento dos alimentos que acabam não sendo vendidos até o final do dia, mas que ainda possuem condições de consumo.
Para tanto, a proposta é atender os trabalhadores da região, oferecendo refeições a preços populares e ainda oferecer cursos de curta duração que incentivem o reaproveitamento dos alimentos, visando segurança alimentar, desde o processo até o momento do consumo.
O objetivo do projeto desta cooperativa, foi oferecer melhorias e revalorizar a área central, que consequentemente traz maior atração por parte da população, despertando interesse em: novos investimentos imobiliários, turísticos e culturais, fazendo com que reverta o processo de degradação da região, e também os bairros: Brás, Bexiga, Glicério, Santa Efigênia e Vila Buarque.
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Na impalntação, é possível identificar que a proposta da edificação está implantada entre edíficios, como: a Eletropaulo (primeira estação de subenergia de São Paulo) e os galpões que são ocupados pelo Mercado do Pari. O acesso à Cooperativa, pode ser feito através do Mercado do Pari, ou então através do Novo Centro de Compras que foi inagurado no ano de 2021, que traz conexão através de uma passarela para atravassar a linha do trem da CPTM
04
06
07
08
20
18
19
20
21
22
23 -
24
25
29
33
34
35
37
45
46 -
47
48 -
MERCADO
FACHADA FRONTAL
FACHADA LATERAL DIREITA
RESIDÊNCIA
O presente projeto residencial, propõe uma casa compacta, porém bem funcional, para atender as necesssidades dos seus moradores, que são: o casal, e um filho que reside em outra cidade, e irá frequentar a residência esporadicamente.
O terreno possui um desnível de aroximadamente 1,50 m e este foi o desafio para que houvesse uma arquitetura adequada ao terreno, sem a necessidade de terrapelenagem.
O resultado trouxe um acesso às áreas sociais e de serviço, diretamente da entrada de acesso. Já a área intima da casa, no nível inferior, com acesso por uma escada, que trouxe um charme para o interior da edificação.
Tudo foi pensado, considerando a iluminação natural, principalmente na sala de estar e no dormitório do casal, por conta da boa ocupação do terreno.
1 - SALA DE ESTAR
2 - SALA DE JANTAR
3 - COZINHA
4 - ÁREA DE SERVIÇO
5 - BANHEIRO SOCIAL
6 - DORMITÓRIO
7 - DORMITÓRIO CASAL
8 - BANHEIRO CASAL
PLANTA BAIXA
Telha metálica I = 10%
FACHADA FRONTAL