Beabá dos MEC-USAID

Page 54

objetivos da Universidade; a estrutura dos cursos superiores; o problema do pessoal docente e da carreira do magistério; o processo de admissão dos alunos à Universidade; a adoção (ou não) do regime de tempo integral ou do regime de dedicação exclusiva; as relações entre o ensino e a pesquisa; a integração da Universidade na sociedade em que vive; os cursos de extensão e de atualização; os métodos de amparar socialmente os alunos que necessitem dêsse amparo; os métodos para avaliação do aproveitamento dos alunos; o papel (indispensável) da biblioteca na Universidade; a questão do curriculum (fixo, mínimo, opcional ou mais ou menos livre). 4.1 .3 — O Professor Paulo Sá estêve também na Universidade do Paraná, onde se reuniu com o Reitor Suplicy de Lacerda e a Comissão de Reforma Universitária, estudando os mesmos pontos. 4.1 .4 — O Professor Paulo Sá, a pedido dos professôres da Escola Nacional de Engenharia, reuniu-se com êles na presença do seu Diretor, Professor Affonso Henriques, para tratar do assunto em relação ao ensino de engenharia. 4.1 .5 — O Professor Rubens Pôrto manteve repetidos contactos com os professôres da Universidade Católica do Rio de Janeiro, que foram de muita utilidade para os estudos do Grupo. 4.1..6 — O Professor Paulo Sá foi à Bahia, onde se entendeu separadamente com o Reitor Roberto Santos e o ViceReitor Hernani Sobral. 4.1 . 7 — O Professor Ernesto de Oliveira estêve em Santa Maria (RS), discutindo proficuamente o problema do ensino agronômico.

Acrescentava que as experiências internacionais também levadas em conta para o planejamento do ensino superior brasileiro, além da norte-americana, eram “aquelas de que têm conhecimento os membros 54


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.