Diário Oficial - Alerj Notícias (24/09/15)

Page 1

2 ESTA PARTE É EDITADA ELETRONICAMENTE DESDE 1º DE JULHO DE 2005

PARTE II PODER LEGISLATIVO

ANO XLI - Nº 175 QUINTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2015

Rio Consciente: inserção pelas artes plásticas

Venda de cerveja em estádios será liberada no Rio

CPI é barrada em empresa e chama a polícia

Pintores usam a boca e os pés para produzir quadros >Página 2

Deputados aprovam medida com inclusão de sete emendas >Página 2

Parlamentares registraram caso na 36ª delegacia >Página 3

Por um #cidadãoconsciente Alerj e ONG RioSolidario realizam semana de luta da pessoa com deficiência

Foto: Rafael Wallace

BUANNA R OSA VANESSA S CHUMACKER

Rio Consciente Irmão de um cadeirante, o servidor público Adauto Ferreira Silva fez o circuito e saiu emocionado. “Pude vivenciar m homenagem ao um pouco o que o meu irmão Dia Nacional de passa todos os dias nessa Luta da Pessoa com cidade. Eu já tinha alguma Deficiência, celebranoção das dificuldades, mas do na segunda-feira (21/09), a sentir na pele é muito difeAssembleia Legislativa do Esrente”, relatou Adauto. Extado do Rio de Janeiro (Alerj) e periências como andar em o RioSolidario realizam, essa cadeira de rodas com pedras semana, em parceria, eventos portuguesas quebradas, sude conscientização voltados bir em calçadas sem rampas para a população fluminense. e entrar em táxis não adaptaAté 20h de hoje, quem dos fazem parte do circuito. passar pela Praça XV poderá O presidente da Alerj fez vivenciar, na prática, as diquestão de fazer o percurso. ficuldades que pessoas com “Pude perceber os problemas deficiência têm para se locovividos pelos deficientes e vi mover. No Palácio Tiradentes, que não é fácil. A partir de a exposição Inclusão pela Arte hoje, a Alerj está inserida em reúne obras de 22 artistas que um grande movimento em usam a boca e os pés para pinfavor da acessibilidade em tar. A mostra fica na Alerj até o todo o Estado do Rio”, disse dia 4 de outubro e pode ser viPicciani. sitada das 10h Ele deàs 17h. A enCircuito no Centro fendeu ainda trada é franca. O presi- reproduz obstáculos que todos os dente da Alerj, para cadeirantes, m u n i c í p i o s atualizem os deputado Jorcegos e surdos dados sobre ge Picciani a população (PMDB), a com deficiência. “Apenas 28 primeira-dama do Estado e cidades das nossas 92 têm presidente do RioSolidario, dados sobre a pessoa com Maria Lúcia Horta, o presidendeficiência. Vamos trabate da Comissão da Pessoa com lhar, ajudando as prefeituras Deficiência da Alerj, deputado e o Governo do Estado, como Márcio Pacheco (PSC), a também cobrando da iniciavice-presidente da comissão, tiva privada que adotem inideputada Tania Rodrigues ciativas melhorando a aces(PDT), e as deputadas Marsibilidade.” tha Rocha (PSD) e Daniele O deputado Márcio PaGuerreiro (PMDB) prestigiacheco lembrou que 25% da ram a inauguração das ações, população possuem alguma na manhã de segunda-feira. deficiência. “Hoje, a gente O circuito montado na Pramonta esse espaço em parça XV, batizado de Rio Consceria com o RioSolidario, que ciente, funcionará das 8h às tem sido um grande parceiro 20h. A ação reproduz situapara nos ajudar a aumentar ções vividas no dia a dia por a sensibilidade da sociedade cadeirantes, cegos e surdos. e dar mais dignidade às pes“O objetivo é mostrar para a soas com deficiência”, ressalpopulação em geral, governos tou o parlamentar. e instituições a importância Mais de 100 pessoas pasda autonomia e do investimensaram pelo circuito Rio Consto na melhoria da qualidade de ciente somente no primeiro vida da pessoa com deficiêndia de funcionamento. cia”, explica a primeira-dama.

IMPRESSO

E

Observada por Picciani, Maria Lúcia participa de experimentação em estande montado na Praça XV

Circuito

Personalidades da dança em dia de conscientização Foto: Octacílio Barbosa

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus e a primeira bailarina do Theatro Municipal, Ana Botafogo, participaram, ontem (23/09), do circuito Rio Consciente. “Se eu já era um cidadão consciente, agora me tornei ainda mais”, afirmou Carlinhos, que há anos apoia a causa. “Se não houver consciência da população e das autoridades, os deficientes continuarão segregados.” Dificuldades Os deputados passaram por experiência semelhante em plenário. Tio Carlos (SDD) e Ana Paula Rechuan (PMDB) usaram vendas. “Tive muita dificuldade de locomoção, contou Rechuan. A deputada Enfermeira

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus no circuito

Rejane (PCdoB) usou fones de ouvido. “Via as pessoas gesticulando e falando, mas não conseguia entender.” Bruno Dauai-

A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO garante a autenticidade deste documento, quando visualizado diretamente no portal www.io.rj.gov.br. Assinado digitalmente em Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 às 03:38:36 -0300.

re (PR) assistiu à sessão de cadeiras de rodas: “Todo mundo deveria viver isso. ” (Texto de Isabela Cabral)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.