Diário Oficial - Alerj Notícias (14/07/16)

Page 1

2 ESTA PARTE É EDITADA ELETRONICAMENTE DESDE 1º DE JULHO DE 2005

PARTE II PODER LEGISLATIVO

ANO XLII - Nº 129 QUINTA-FEIRA, 14 DE JULHO DE 2016

PJ: 14 cidades já têm seus representantes

Vetos a projetos de lei são derrubados

Alerj na rota cultural da cidade do Rio

Segundo turno em 78 municípios será na semana que vem >Página 2

Ao todo, 78 propostas vão virar lei no estado >Página 2

Palácio é o novo ponto de retirada do Passaporte Cultural >Página 3

Liberação de recursos vai reduzir crimes, diz Beltrame Retorno do Regime Adicional de Serviço (RAS) colocará mais PMs nas ruas Foto: Thiago Lontra

VANESSA S CHUMACKER A NDRÉ COELHO

plicou. Mesmo em meio a esse quadro, o secretário se mostrou confiante com o esquema de segurança na Olimpíada. “Teresecretário de Esmos um grande reforço de tropas tado de Seguranfederais. Mas isso vai passar, e ça, José Mariano o Rio continua”, pontuou. Beltrame, afirmou Ao fim do encontro, o presique o retorno de programas dente da Alerj, deputado Jorge como o Regime Adicional de Picciani (PMDB), convidou Serviço (RAS), que paga para o secretário de Fazenda, Julio policiais reforçarem o patruBueno, para uma reunião na lhamento em dias de folga, vai próxima terça-feira (19/07) com reduzir os índices de violência. os parlamentares, para discutir Beltrame participou na terçaos repasses para as secretafeira (12/07) de reunião com derias. “Ainda falta coordenação putados da Assembleia Legislano governo. Vamos chamar o tiva do Estado do Rio de Janeiro secretário para discutir essa (Alerj) e cobrou a liberação de questão”, disse Picciani. recursos pela secretaria de EsOs números do Instituto de tado de Fazenda. Além do RAS, Segurança Pública (ISP) comele defendeu ainda a retomada provam o efeito da crise no do Programa de Integração na aumento da criminalidade no Segurança (Proeis) e do Sistema estado. Nos primeiros cinco meIntegrado de ses deste ano, Metas (SIM), em comparaSistema da que premia ção com o mespoliciais pela Polícia Civil corre mo período de redução da vio- risco de parar por 2015, os homilência. cídios subiram De acordo falta de recursos 13%, passando com Beltrame, de 1.833 para os projetos pararam por falta de 2.083. Assaltos a pedestres auverba. “Com esse aporte do Gomentaram 20%, de pouco mais verno Federal, esperamos poder 30 mil ocorrências para quase voltar com esses programas, 37 mil. Os roubos de veículos que, junto das UPPs, diminucresceram 22%, com 16.339 caíram os índices de violência”, sos registrados neste ano. disse o secretário. Segundo ele, Na reunião, 31 parlamentano entanto, a ajuda de R$ 2,9 bires questionaram o secretário lhões enviada pela União no dia sobre o aumento da violência, 4 de julho ainda não chegou à em especial na Baixada Flumisecretaria. “Não temos previsinense, na Zona Oeste da capital bilidade nos recursos. Até hoje e nas regiões Norte e Noroeste só recebi para pagar salários”, do estado. O deputado Bruno destacou Beltrame. Dauaire (PR) cobrou mais Um exemplo dessa situação policiamento no município de foi relatado pelo chefe de Polícia Campos, onde o número de hoCivil, Fernando Veloso. Segundo micídios dobrou. “O aumento ele, o sistema informatizado que da criminalidade é inaceitável. integra as delegacias pode parar Queremos uma resposta”, coa qualquer momento. “Fazemos brou. O comandante geral da um milhão de ocorrências por Polícia Militar, Coronel Edson ano, três milhões de atendimenDuarte dos Santos Junior, tamtos, e isso está ameaçado”, exbém participou da reunião.

IMPRESSO

O

Secretário reclamou de falta de regularidade em repasses, e pediu ajuda para nomear policiais

Números do ISP 2015/2016:

13%

De crescimento nos homicídios

20% Mais roubos a pedestres

22%

De aumento nos roubos de veículos

Insegurança

Morte de policiais O assassinato de 60 policias este ano também foi questionado por vários parlamentares durante a reunião. Além dos homicídios, a deputada Martha Rocha (PDT) chamou atenção para outro número: só neste ano 238 agentes foram baleados. “Impera a sensação de insegurança no estado”, disse a deputada. De acordo com Beltrame, esses números têm caído. “Hoje, a polícia vem prendendo mais e matando menos. Em 2003, foram 189 policias mortos, já no ano de 2015, 98. Em 2010 foram efetuadas 22.600 prisões. Em 2015 o número chegou a 51.636”, destacou. Segundo a secretaria, o número de au-

A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO garante a autenticidade deste documento, quando visualizado diretamente no portal www.io.rj.gov.br. Assinado digitalmente em Quinta-feira, 14 de Julho de 2016 às 02:29:20 -0300.

tos de resistência, mortes em decorrência de intervenção policial, também diminuiu. Em 2003 foram 1.195, em 2013 caiu para 416 e em 2015 o número subiu para 644. O secretário pediu ainda a ajuda dos deputados para a nomeação de 1.300 policiais militares aprovados no último concurso e que estão em estágio probatório. O deputado Pedro Fernandes (PMDB) destacou a preocupação com áreas que não receberão eventos olímpicos, e questionou a distribuição de policiais nas regiões do estado. “O critério tem que ser mais homogêneo, e não só nas áreas dos grandes eventos”, defendeu.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.