1 minute read

INTRODUÇÃO

Next Article
ATUAÇÃO ALEBRE

ATUAÇÃO ALEBRE

Desde 1998 percorro o território da pedagogia museal ao conceber e produzir eventos para programas educativos, realizar visitas mediadas, supervisionar e coordenar equipes de educadores.

Em 2005, paralelo a minha trajetória da educação não formal, iniciei minha atuação como professora no ensino público e, nos últimos 14 anos atuo como professora universitária nos cursos de artes visuais, graduação e pós-graduação.

Advertisement

A partir destes atravessamentos, afetos e experiências com a educação formal e não formal, Alebre nasce em 2017 com o desejo de transitar entre estes territórios de ser e estar professora e ser e estar educadora. Ampliando e promovendo diálogos, sentidos, repertórios entre a escola e o espaço expositivo, e, vice-versa.

Alebre tem como tem como referência os projetos críticos dialógicos de Joseph Beuys, como na obra Como explicar quadros a uma lebre morta (1965). Promovemos ações educativas, tendo como eixos condutores: o educador pesquisador e a prática da documentação pedagógica. A missão é promover o aprendizado artístico, reflexivo e crítico a partir de diálogos entre as instituições culturais e os espaços de ensino formal. Assim, contribuindo para a disseminação da arte como instrumento para a sensibilização do olhar e da ampliação de repertório cultural.

Andrea Souza

Diretora da ALEBRE

Gestora, educadora e consultora, atua desde 1998 em programas educativos de equipamentos culturais como: MAM SP, SESC, Bienal de Arte de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural São Paulo. É mestre em Design, Arte e Moda pela Universidade Anhembi Morumbi (2013). Especialista em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Unesp (2006). Licenciatura em Artes

Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2004). Bacharela em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1999). Ministra aulas relacionadas a história da arte e do design, curadoria e educação museal na FMU nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais (2009- atual). Lecionou na FAAP no curso de Pós-graduação Latu Senso Práticas Artísticas Contemporâneas (2022) e no Centro Universitário

SENAC no curso de Pós-graduação (EAD) em Arte-Educação (2020-2021).

This article is from: