ALBERTO FIGUEIREDO

NOME:
ALBERTO MANUEL GOMES FIGUEIREDO
DATA NASCIMENTO: 02/ 04 / 1999
NIF:
266 476 449
NACIONALIDADE: PORTUGUESA
EMAIL:
ALBERTOFIGUEIREDO.ARQ@GMAIL.COM
MORADA:
RUA DE PONTEGÃOS, 298 CARVALHAL 4755-258 BARCELOS TELEMÓVEL
+351 912 221 546
CURRICULUM VITAE
FORMAÇÃO
ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA 2014 – 2017
CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS
ESCOLA DE ARQUITETURA ARTE E DESIGN UNIVERSIDADE DO MINHO 2017 – 2024
EXPERIÊNCIA
AJUDANTE DE ARMAZÉM
MANUEL PONTES, LDA / BARCELOS 2017 – 2018
DURANTE A INTERRUPÇÃO LETIVA DE VERÃO
AJUDANTE DE CONSTRUÇÃO CIVIL
PATERLINI / LENZERHEIDE, SUIÇA 2020 – 2022
DURANTE A INTERRUPÇÃO LETIVA DE VERÃO
NÚCLEO DE ESTUDANTES DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO 2019 – 2020 / VOGAL DEPARTAMENTO DE EVENTOS 2021-2022 / VICE-PRESIDENTE
ARQUITETO ESTÁGIARIO
ENARK ARQUITETOS / BARCELOS 04/2024 - 12/2024
PUBLICAÇÕES
“ENTRE EIXOS:PROPOSTA PARA UM CENTRO SOCIAL PARA COMUNIDADE DE FARIA, BARCELOS” 2024
TRABALHO DE PROJETO CONCLUSÇÃO DO CICLO DE ESTUDOS INTEGRADOS
CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM ARQUITETURA
“INTERRUPÇÕES” 2023
CO-AUTOR DO PROJETO VENCEDOR DO PREMIO LOCAL DA XXXIII EDIÇÃO DO CONCURSO SOLUÇÕES CONTRUTIVAS PLADUR
“O ESQUELETO COMO GRELHA” 2023
CO-AUTOR DO PROJETO DA I EDIÇÃO DO CONCURSO CONSTRUIR COM MADEIRA DA APCMD
COMPETÊNCIAS
INGLÊS 3/10
SOFTWARE
AUTOCAD 8/10
REVIT 3/10
SKETCHUP 3/10
RHINO/ GRASSHOPPER 5/10
PHOTOSHOP 4/10
ILUSTRATOR 4/10
INDESIGN 4/10
1|CENTRO SOCIAL


Albergue para Peregrinos











Projeto VI
5|TORRE
O objetivo da realização deste Projeto VI passou pela criação de um “Albergue de Peregrinos”, localizado na freguesia de Carvalhal no concelho de Barcelos onde resido. Escolhi este local para proceder à implantação do meu projeto uma vez que o mesmo se situa numa rua de grande afluência de peregrinos e representa uma das passagens obrigatórias dos Caminhos de Santiago pela freguesia de Carvalhal. A poucos metros deste terreno existe ainda um parque de merendas e de lazer, ladeado por árvores e vegetação diversa e ainda um pequeno riacho que trespassa o pequeno terreno. É neste parque que os peregrinos acabam por parar um pouco na sua caminhada, quer seja para descansar ou até mesmo para acampar, e deste facto surgiu a preocupação de desenvolver a criação de um edifício que possa satisfazer de uma forma mais completa as suas necessidades dando auxílio e apoio aos mesmos. Desde a primeira fase do desenvolvimento do projeto que o mesmo progrediu com base em dois pontos de trabalho: o primeiro consiste na ideia de trabalhar o edifício distribuído em dois pisos (ganhando ainda mais força esta ideia quando nos foi pedido que o terreno de implantação destinado ao projeto possuísse um desnível de dois metros); e o segundo que consiste na transparência e a existência apenas de portadas para filtrar a luz.
Para a realização da proposta de trabalho foi necessário ainda acrescentar alguns compartimentos que não contemplavam e não se encontravam no programa inicial, com a finalidade de curar um edifício que, como referi anteriormente, pudesse satisfazer ao máximo as necessidades dos seus futuros utilizadores.

6|JUKEBOX

Ludoteca
No que toca à materialidade tentei simplificar ao máximo, utilizando apenas aço para a estrutura, madeira (pinho nórdico) para todos os revestimentos interiores e ainda viroc cinza para os revestimentos exteriores. Gostaria ainda de referir que a escolha de pinho nórdico reflete a minha inspiração nas saunas e piscinas dos chalés dos Alpes Suíços, de modo a criar um ambiente confortável e amistoso para todos os peregrinos que por lá passarão.
Alberto Figueiredo A85614
2.Planta de piso 1.100
5.Corte Fachada 1.20
6.Corte Fachada 1.50
7.Pormenor Corte fachada 1.10
3|UM NOVO CUNHAL






4|ASSEMBLEIA













7|ALBERGUE 8|CONCURSOS
O projeto em questão foi concebido a partir de um programa para uma ludoteca e também de um terreno localizado na proximidade do centro histórico da cidade de Guimarães. O mesmo possuía uma empena pertencente a uma habitação vizinha por onde comecei a desenvolver a ideia de que o meu projeto se iria agarrar na mesma.
Tomando esta ideia como mote inicial comecei por desenvolver dois volumes e um playground, sendo que o primeiro volume se encontra enterrado e com os limites paralelos à empena. Já no segundo volume podemos observar que o limite do mesmo se encontra paralelo aos limites do terreno e o mesmo apenas contém duas aberturas a nível de fachada bastante contidas, de forma a realçar o espaço de playground que se situa entre ambos. Estes dois volumes que acabo de referir estão interligados por um corpo vertical onde se situam as zonas de circulação junto da empena. Posto isto, todos os compartimentos do projeto

contrários à empena dos dois zonas de circulação do espaço restante (entre esses mesmos compartimentos e a empena).
No volume inferior (volume este que contém os limites paralelos à empena) situam-se as zonas de serviços, deixando assim todas as salas à exceção da sala de expressão plástica para o volume superior paralelo aos limites do terreno. No piso intermédio entre estes situa-se ainda uma zona de playground (assim como na cobertura do edifício) que contém igualmente uma sala de expressão plástica.
Para concluir e analisando agora o edifício a nível de estrutura, foram desenhadas 6 paredes de 50 cm que delimitam as zonas dos acessos verticais e onde assenta uma estrutura de lajes nervuradas, estrutura essa que está à vista em várias zonas do edifício assim como o material proposto que é betão.
1
CENTRO SOCIAL
ENTRE EIXOS: PROPOSTA PARA UM CENTRO SOCIAL PARA COMUNIDADE DE FARIA, BARCELOS
CENTRO SOCIAL
Trabalho de Projeto conclusão do ciclo de estudos integrados conducentes ao grau de Mestre em Arquiteutra
2024
Este projeto tinha como objetivo a criação de um CENTRO SOCIAL na freguesia de Faria em Barcelos.
Objetiva-se, portanto, o projeto de um edifício de carácter plural e que integre múltiplas modalidades – residência sénior, centro de dia, centro médico/fisiátrico e creche – que apoie a população sénior e restante comunidade e que, consequentemente, promova a criação de condições favoráveis à habitação na região.
A residência sénior composta por quartos duplos ou individuais (cada qual equipado com casa de banho privativa), casa de banho para banhos geriátricos, salas de estar partilhadas com copa e ainda lavandaria; a creche que integra uma sala parque, salas de atividades e berçários; o centro de dia composto por salas de atividades, salas de estar e salas de refeições disponíveis tanto para os utilizadores da residência sénior como para as crianças que frequentam a creche; o centro médico e centro fisiátrico composto por gabinetes médicos e de enfermagem e que integra ainda uma sala destinada a atividades fisiátricas; e por fim o espaço multiusos que integra uma ampla sala com a particularidade de que pode ser dividida/adaptada de forma a viabilizar a realização de várias atividades em simultâneo.















UMA NOVA EMPENA
UMA NOVA EMPENA
LUDOTECA
Projeto universitário Guimarães, Portugal 2020
Este projeto tinha como objetivo a criação de uma LUDOTECA no centro de Guimarães.
Projeto teria de albergar várias salas para diferentes atividades, Salas de aulas, Espaços Multiusos, Leitura e Recreio. Num dos lados do terreno situavam se duas empenas perpendiculares entre si, a partir dai surge o conceito do projeto a criação de uma nova empena. Um grande Bloco de betão bastante encerrado surge agarrado a mesma.
O programa divide em 3 fases, cave com as áreas mais socias, piso intermedio com áreas de recreio e piso superior com as salas para as diferentes atividades.





















































Ludoteca
Figueiredo A85614
Projeto V









O projeto em questão foi concebido a partir de um programa para uma ludoteca e também de um terreno localizado na proximidade do centro histórico da cidade de Guimarães. O mesmo possuía uma empena pertencente a uma habitação vizinha por onde comecei a desenvolver a ideia de que o meu projeto se iria agarrar na mesma.
Tomando esta ideia como mote inicial comecei por desenvolver dois volumes e um playground, sendo que situam-se nos volumes e daí espaço restante e a empena). No volume limites paralelos serviços, deixando sala de









































3 UM NOVO CUNHAL
UM NOVO CUNHAL
MERCADO E ALBERGUE
Projeto universitário
Ermelo, Arcos de Valdevez, Portugal
2020
Este projeto tinha como objetivo a reconstrução do Mosteiro de Santa Maria do Ermelo.
Para o desenvolvimento desta proposta, teríamos de ter em atenção alguns pontos, a construção de um edifício novo, e a reconstrução um edifício pré-existente, e conservação os elementos históricos presentes no local e o desenvolvimento social e económico da aldeia.
Do antigo mosteiro apenas sobrevive a igreja, todo resto encontrava se em ruínas, apenas existiam algumas casas que teriam sido construídas no local. No local destacava se um cunhal do antigo claustro e a partir dai surge o novo edifício.









Mosteiro
Universidade
Atelier/Seminário
Ucronia
Entrega Alberto


















Planta Localização 1.2000
UM NOVO CUNHAL









































































































4 ASSEMBLEIA
ASSEMBLEIA
CENTRO CULTURAL ASSEMBLEIA DE GUIMARÃES
Projeto universitário Guimarães, Portugal 2021
Este projeto tinha como objetivo a reabilitação de um edifício desenhado pelo Arquiteto FERNANDO TAVÓRA no centro de Guimarães.
O edifício alberga o “Centro cultural Assembleia de Guimarães”, foram estudadas e apresentadas soluções para resolver as pa-





Corte








TORRE
RESIDENCIA E CENTRO DE ESTUDOS
Projeto universitário Guimarães, Portugal 2021
Este projeto tinha como objetivo a criação de uma TORRE Multifuncional para albergar uma RESIDENCIA de estudantes e CENTRO DE ESTUDOS.
Este projeto desenvolve se através de dois blocos, um bloco principal vertical e um bolco secundário horizontal.
Esta proposta desenvolve se através da inspiração de quatro projeto referencia, St, Mary axe e Herast tower de Norman Foster, UIltra Highrise e escola de Leustchenbach de Christian Kerez. Apartir destes projetos e do ideal de uma torre grua, nasce o conceito deste projeto. Uma torre com grandes treliças assim como as torres de Foster e Kerez, e uma teia de cabos que o suspentam, como podemos ver nas gruas e no Ultra Highrise de Kerez.

LOCALIZAÇÃO 1:5000
Viabilizando contornar a lacuna que representa o reduzido volume de alojamentos existentes para estudantes no Complexo Universitário de Azurém, o presente projeto visa apresentar uma proposta de construção de uma torre de residências para estudantes.
Planta Implantação



Torre Multifuncional
Atelier 2B: Tecnologia e Inovação Alberto Figueiredo A85614
Entrega Final 17-06-2021 Folha_4
Piso Tipo e Alçados
6 JUKEBOX
JUKEBOX
HABITAÇÃO UNIFAMILIAR
Projeto universitário Guimarães, Portugal 2018
Este projeto tinha como objetivo a criação de uma HABITAÇÃO UNIFAMILIAR, tendo como ponto de partida uma profissão selecionada no início do projeto, neste caso é um Músico, dai advém o nome JUKEBOX.
Tendo em conta o declive do terreno o projeto desenvolve se em vários patamares, existem também algumas torções, provocando algumas intersecções entre volumes de forma a imprimir identidade ao objeto.
Projeto desenvolve se em 4 áreas distintas através de 3 volumes, Volume 1 área privada piso inferior e área de trabalho piso superior, Volume 2 área Social, Volume 3 área refeição.



7 ALBERGUE
ALBERGUE
ALBERGUE DE PEREGRINOS
Projeto universitário
Carvalhal, Barcelos, Portugal
2019
Este projeto tinha como objetivo a criação de UM ALBERGUE PARA PEREGRINOS.
Terreno de implantação deste projeto situa se na freguesia de Carvalhal, localizado do decurso dos caminhos de Santiago.
Projeto foi desenhado para albergar até 10 Peregrinos, com uma cozinha comunitária, espaços de repouso e descanso e área de reabilitação e recuperação física.
Uma particularidade deste projeto seria a obrigatoriedade de utilização de um sistema construtivo em junta seca.




8 CONCURSOS
CONCURSOS
PROJETAR COM MADEIRA HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR
Projeto universitário
2023
Este projeto tinha como objetivo a criação de uma HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR com o recurso a um sistema construtivo em estrutura de madeira.
O projeto não tinha local definido e por isso mesmo procuramos na nossa proposta realizar um projeto que fosse bastante versátil e se pudesse adaptar a diferentes tipos de terreno.
A partir da métrica, foi definida a área ideal para uma habitação, que foi projetada para ser modular, 100% desmontável, versátil e capaz de atribuir o programa habitacional desejado.
A fusão desses dois componentes principais - grelha e módulo - resultou na habitação multifamiliar, que pode ser facilmente transportada e instalada em diferentes locais, proporcionando flexibilidade e praticidade ao cliente.
Apresentamos também algumas o módulo pode se comportar outros e em disposições mostrando as possibilidades oferece.
ideal para uma habitação, que foi projetada para ser modular, 100% desmontável, versátil e capaz de atribuir o programa habitacional desejado.
A fusão desses dois componentes principais - grelha e módulo - resultou na habitação multifamiliar, que pode ser facilmente transportada e instalada em diferentes locais, proporcionando flexibilidade e praticidade ao cliente.
ESQUEMA DE VARIAÇÕES - PLANTAS DE PISO | 1:450
para projetos que requerem mudanças
disposição dos módulos com o tempo.
Apresentamos também algumas variações de como o módulo pode se comportar em conjunto com outros e em disposições espaciais diferentes, mostrando as possibilidades que a proposta oferece.
1:5
1_CORTIÇA 2_OSB
3_LÃ DE ROCHA
4_UNIÃO ZINCADA
5_MADEIRA 6_ESTRUTURA DA BASE COM ESTRELIÇAS
Além disso, a versatilidade da habitação
permite a alteração de posições dos módulos,
Plantas Tipo e Esquema Sistema Construtivo
A H A B I T A
8 CONCURSOS
CONCURSOS
CATEDRAL DO MILHO MUSEU E CENTRO GASTRONÓMICO
Projeto universitário
Matosinhos, Porto, Portugal 2023
Este projeto tinha como objetivo a REABILITAÇÃO DOS SILOS DE MATOSINHOS.
Programa passava pela criação de um museu do milho e do linho, material este que era reservado nesses mesmos silos, para além disso também incluía um espaço gastronómico com cozinha e sala de refeições e ainda espaços para aulas e conferencias.
A partir da métrica, foi definida a área ideal para uma habitação, que foi projetada para ser modular, 100% desmontável, versátil e capaz de atribuir o programa habitacional desejado.
A fusão desses dois componentes principais - grelha e módulo - resultou na habitação multifamiliar, que pode ser facilmente transportada e instalada em diferentes locais, proporcionando flexibilidade e praticidade ao cliente.
Apresentamos também algumas o módulo pode se comportar outros e em disposições mostrando as possibilidades oferece.








3 INTERRUPÇÕES













































































CERTIFICADOS


