XI Congresso ALAIC - GT1 - Parte 1/2

Page 190

No processo de formação das sociedades de classe em nosso continente, o preconceito e a discriminação étnica funcionaram como um dos mecanismos de exclusão do sistema capitalista.

No caso brasileiro, a sociedade de classes incorporou um preconceito étnico decorrente, entre outras causas, da miscigenação das três raças. O povo miscigenado desaguou na figura do homem pardo, nem totalmente branco nem inteiramente negro, mas pardo. Socialmente desconsiderado, numa sociedade que é a segunda pior distribuição de renda do mundo, como divulga, fartamente, os meios de comunicação, perpetua o homem pardo na pobreza e no despreparo da falta de educação fundamental, ou de nível médio ou de formação técnica. A repetência, nas escolas públicas, nas duas primeiras séries do ensino fundamental alcança cinqüenta por cento dos alunos em sala de aula. Afirma Gonçalves (2000, p.39): No Brasil, como a integração de negros, índios e mestiços se faz por mediação de um Estado altamente interventor, e o racismo é dissimulado pelo mito da democracia racial, o multiculturalismo não se institucionaliza e só recentemente tem mobilizado outros segmentos sociais.

O homem brasileiro pardo caiu numa armadilha de insensibilidade política ; é pobre porque não tem instrução nem formação técnica. E não tem instrução nem formação técnica porque é pobre. O analfabetismo no país é superior a vinte por cento da população. E o analfabetismo funcional, onde os alunos freqüentam as salas de aula, mas, não conseguem aprender a ler e escrever, é duas vezes superior a esse número. Na sociedade contemporânea, conhecida como era do conhecimento, essa realidade funciona como uma penalidade injusta para os pobres e uma condenação moral para quem tem poder de mando, que não investe na educação. Diz Gonçalves (2000, p.37):

No contexto atual, os movimentos étnicos aparecem divididos e clivados de tendências, ou seja, eles se constituem em sujeito sociais, mas na diversidade.

A exclusão social, em que se encontra um terço dos cento e noventa milhões de brasileiros, começa na ausência de política séria para a educação. Investir na


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.