XI Congresso ALAIC - GT1 - Parte 1/2

Page 165

3

A folkcomunicação e os ex-votos Luiz Beltrão de Andrade Lima, pernambucano de Olinda, teve papel importantíssimo na evolução de pesquisas referentes à comunicação no Brasil. Além de ter sido o primeiro a alcançar o grau de doutor em universidade brasileira, teve relevantes projetos acadêmicos, fundou o ICINFORM (Instituto de Ciências da Informação), e a revista Comunicações & Problemas. Além dos relevantes projetos acadêmicos supracitados, Beltrão fundou a teoria base para os estudos relacionados às formas de comunicação dos grupos marginalizados: a Folkcomunicação. Esta foi resultado da sua tese de doutoramento na Universidade de Brasília em 1967, com o título de “Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de idéias”, que lhe rendeu o título de “primeiro doutor em Comunicação diplomado por universidade brasileira” (MARQUES DE MELO, 2008, p.27). Seu objetivo era analisar quais eram os impactos dos meios de comunicação de massa nas manifestações populares. Além disso, queria descobrir como essas eram influenciadas pelos conteúdos midiáticos, as formas de recepção do conteúdo da cultura de massa pelas chamadas populações "subalternas" e como estas se apropriavam desse conteúdo, modificando as formas de manifestação de sua cultura. Pelo estudo das classes marginalizadas surgiu a indagação de como as populações rudes se informavam e quais veículos eram utilizados. A pesquisa das formas de comunicação dessas comunidades fez surgir a Folkcomunicação, que, segundo Beltrão (2001, p.73):

É o processo de intercâmbio de mensagens através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore e, entre as suas manifestações, algumas possuem caráter e conteúdo jornalístico, constituindo-se em veículos adequados à promoção de mudança social.

As informações circulam, passam de pessoa para pessoa, e inúmeras formas de meios comunicativos foram observados. Os grupos marginalizados utilizavam técnicas rústicas, porém eficientes, passando as informações. Beltrão identificou várias, como o cantador e o chofer de caminhão, que transmitiam a informação oralmente, mas também havia a informação escrita, que são os folhetos, almanaques, calendários e livros de sorte.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.