Proposta de Estratégia Global

Page 24

Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil. O espaço da lusofonia assume-se assim como uma importante plataforma da nossa política externa, devendo Portugal concretizar uma política de cooperação para o desenvolvimento destes parceiros e apostar no reforço da projecção internacional da lusofonia e da língua portuguesa, através da dinamização e afirmação internacionais da CPLP e de Portugal no seio desta. O PSD deve procurar promover a afirmação da língua portuguesa como instrumento facilitador de transacções e comunicações à escala global, explorando as possibilidades contidas no Acordo Ortográfico. A língua portuguesa assume assim uma importância ímpar no desenvolvimento de uma política económica externa, activa e interveniente na internacionalização da nossa economia e conducente à materialização de um mercado global de língua portuguesa.

O PSD deve defender o aprofundamento do lóbi pela Língua Portuguesa, tendo em vista o aumento do potencial de expansão da nossa língua e procurando a consagração do Português como língua oficial das Nações Unidas. O Ensino do Português no Estrangeiro, em especial às novas gerações de luso-descendentes, é outra vertente da nossa política externa que deve ser reforçada. O PSD deve defender o reforço e consolidação da ligação de Portugal aos cidadãos residentes no estrangeiro e incentivar a plena integração cívica e política nos países de acolhimento. Uma aposta séria na Língua só pode desenvolver-se com um reforço dos meios e competências atribuídas ao Instituto Camões, como instituição de promoção da Língua e Cultura Portuguesa no mundo. Não é por isso aceitável a desorçamentação que este importante instituto tem sofrido, não obstante o reforço recente para as novas competências relativas ao ensino do Português no Estrangeiro, que transitam do Ministério da Educação. Apostar na missão estratégica dos canais RTP Internacional e RTP África, enquanto meios de promoção e difusão da língua e cultura portuguesa e de aproximação às comunidades portuguesas na diáspora. O Estado deve também criar condições para que aqueles canais passem a divulgação das iniciativas empresariais portuguesas no estrangeiro, através de rubricas e programas dedicados à actividade económica.

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.