Page 1

Folha Informativa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Alberto Sampaio N.º 3 – Ano 1 – maio de 2012

Índice Arranque de Novos Grupos ................................................................................ 2 “Primeiros Socorros" e Quiz Show “Verdades e Mitos do Corpo Humano”2 Prevenção e Segurança no Trabalho ............................................................... 2 Campanha de Solidariedade – Entrega de Bens .......................................... 3 Uma Escola Inclusiva para Todos ....................................................................... 3 Júris de Certificação ............................................................................................. 4 O Museu é Cool! .................................................................................................... 4 Ciganos e Cidadania ........................................................................................... 5 Mercado Medieval & Quinhentista - 2012 ....................................................... 5 Redação: ................................................................................................................ 6


Folha Informativa N.º 3- Ano 1 – maio de 2012

Arranque de Novos Grupos Apesar do que os ventos vão sussurrando, o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Alberto Sampaio continua a sua atividade a todo o vapor, qual colmeia de abelhas! Disto constitui exemplo a abertura de um novo grupo de nível básico, composto por 16 adultos, e três grupos de nível secundário, constituídos por 50 adultos, o que perfaz um total de 66 formandos que decidiram apostar em si e no seu desenvolvimento, dirigindo-se a este CNO para se lançarem num novo voo.

“Primeiros Socorros" e Quiz Show “Verdades e Mitos do Corpo Humano” No âmbito do núcleo gerador Saúde, os formandos da turma EFA 11 realizaram, no dia 27 de abril, no auditório Álvaro Carneiro, a palestra "Primeiros Socorros", presidida pela Enfermeira Ana Maria Simões da Silva. Nesta sessão, foram abordados os ferimentos leves, extensos e profundos, hemorragias internas e externas, desmaios, convulsões, queimaduras, acidentes oculares, envenenamentos e intoxicações. A plateia esteve entusiasmada com o tema e, dado o silêncio que se fez sentir durante a palestra, pudemos perceber o interesse de todos na mesma. Todos queriam ficar a saber mais um bocadinho sobre primeiros socorros. No final, os formandos apresentaram um Quiz Show sobre “Mitos e Verdades do Corpo Humano”, que rasgou arrojados sorrisos da plateia.

Prevenção e Segurança no Trabalho Na sequência da comemoração do Dia da Prevenção e Segurança no Trabalho, em 28 de abril, o CNO da ESAS promoveu, no dia 30, pelas 19h 30, no auditório do Museu D. Diogo de Sousa, uma palestra sobre esse tema, gentilmente proferida pelo Dr. Alcino Xavier da Silva, técnico superior de HST da ACT. Seguiu-se uma visita à exposição de fotografia da Agência Europeia para a Segurança no Trabalho, patente no mesmo local.

2

Nesta sessão participaram ativamente os formandos dos cursos EFA e os adultos em processo de RVCC, bem como os seus formadores.


Folha Informativa N.º 3- Ano 1 – maio de 2012 Campanha de Solidariedade – Entrega de Bens A solidariedade e o espírito de partilha contagiaram o CNO da ESAS. Assim, no âmbito do Projeto “Ser… A solidariedade na escola à noite” foi levada a cabo uma campanha que resultou na angariação de cerca de 75 kg de alimentos e 55 peças de roupa. Os bens foram doados por adultos e por membros da equipa, e são um sinal claro dos sentimentos de cidadania, entreajuda e responsabilidade social, tão necessários nos dias que correm. Os doadores também tinham a possibilidade de escolher a instituição que queriam ajudar. A entidade escolhida, com 67% dos votos, foi a Associação Social e Cultural de Sobreposta, do concelho de Braga, entidade com a qual o CNO da ESAS tem estabelecida uma parceria desde 2009, de que resultou a realização de 5 processos de RVCC e 2 turmas de cursos EFA. Para assinalar o Dia Internacional da Família (15 de maio), a referida associação recebeu os bens que serão distribuídos pelas famílias mais carenciadas da freguesia de Sobreposta, e suas vizinhas Espinho e Pedralva. O resultado foi compensador. Parabéns pelo sucesso da campanha e pelo empenho de toda a família CNO/ESAS.

Uma Escola Inclusiva para Todos O Centro Novas Oportunidades, seguindo o princípio “Uma Escola Inclusiva para Todos” e com o intuito de defender e promover uma educação inclusiva, solicitou aos adultos do curso de “Português para Todos” da ESAS que dessem o seu contributo e partilhassem um pouco as suas experiências e hábitos culturais. Os temas escolhidos foram a Páscoa e o Natal, que foram celebrados na escola, com pratos típicos de cada país (Ucrânia, Senegal, Moldávia e Rússia). Convém referir que foram os próprios adultos que escreveram sobre as referidas comemorações. “Na Ucrânia a Páscoa é uma grande festa religiosa. Antes da Páscoa nós temos a Quaresma durante 40 dias. À quinta-feira antes da Páscoa chamase ‘quinta-feira limpa’ e nós devemos tomar duche antes da madrugada. Na Páscoa nós fazemos bolos especiais e pintamos ovos com diferentes cores. No dia da Páscoa, de manhã, quando encontramos amigos ou pessoas desconhecidas, damos beijinhos 3 vezas e dizemos: ‘Jesus ressuscitou!” E respondemos: “É verdade, ressuscitou!’ Nesta Páscoa, nós fizemos uma celebração com toda a turma, trouxemos pratos tradicionais e bolos. Foi muito interessante e alegre!” Iryna Panasii “O dia de Natal para nós foi um pouco diferente dos anos passados. Somos uma turma de alunos muito unidos e de vários países e com tradições

3

diferentes. Por isso, combinamos celebrar o Natal na escola. Cada um trouxe um prato tradicional do seu país. Depois das aulas, começamos a nossa festa. Foi uma tarde especial para nós todos, cheia de lembranças e alegria. É pena o Natal ser uma vez por ano e que o nosso curso de língua portuguesa esteja a chegar ao fim.


Folha Informativa N.º 3- Ano 1 – maio de 2012 Esperamos para o ano que vem começarmos outro curso com os mesmos alunos e com a mesma professora. Graças à nossa professora Paula Viana, estamos agora a escrever e a ler muito melhor.” Vasile Rosca & Ivan Rosca Esta é mais uma prova de que aprender compensa e que as oportunidades são para todos. Parabéns aos adultos do curso de “Português para Todos”, pelo progresso, pela dedicação e pela boa disposição sempre presentes.

Júris de Certificação O CNO da ESAS realizou, no mês de abril, 4 sessões de júri de certificação para os adultos que concluíram o seu processo de reconhecimento, validação e certificação de competências. As sessões decorreram de forma positiva, com apresentações alusivas ao processo de RVCC, às dificuldades e mais-valias do mesmo. No final das apresentações, os adultos responderam às questões colocadas pelos diferentes elementos do júri. Como tem vindo a ser tradição na Escola Secundária de Alberto Sampaio, as sessões tiveram uma grande assistência, maioritariamente composta por familiares, amigos dos candidatos e formandos do CNO ainda em processo de RVCC. Foram, assim, certificados, parcial e totalmente, 21 adultos, dos quais 16 para o nível básico e 5 para o nível secundário. Adultos certificados de nível básico: Emília Alexandra da Silva

Maria Ester Almeida Silva Novais

António da Costa Araújo

Maria Celestina Barbosa Dias

Hilário Gonçalves Gomes

Carlos João Pinto Lopes

Mário Paulo Gomes Rodrigues

Maria de Fátima Oliveira Bastos

Márcio Daniel Manso Gomes

Maria Margarida Alves de Oliveira

Maria da Conceição Pinheiro Ferreira

Felismina Neto da Conceição Costa

Maria Isabel Braga Guimarães

Miguel Dizongo Panda

Rosa Silva Rosário

Manuel Costa Oliveira

Adultos certificados de nível secundário: Hugo Jorge Faria Gomes

Hugo Miguel da Silva Fernandes

Sílvia de Fátima Gomes Gonçalves

Filipe Marques de Carvalho

Marina Pereira da Costa

O Museu é Cool! O ensino noturno da ESAS sempre soube manter a tradição e apostar na inovação. Assim, a área de Cidadania e Profissionalidade lançou o projeto “O Museu é Cool!” que envolveu as turmas 11 e 12 dos cursos EFA. Para que o património seja salvaguardado, torna-se imprescindível formar

4

cidadãos conscientes da sua importância, mas só se ama aquilo que se conhece. Imbuídos desta missão – a do conhecimento – , durante três manhãs de sábado do mês de abril, os formandos, os formadores e o estagiário António Marques partiram para o Museu dos Biscainhos, o Museu da Sé e o Museu D. Diogo de Sousa.


Folha Informativa N.º 3- Ano 1 – maio de 2012 Foram manhãs mágicas em que a alegria dos participantes venceu a chuva, por vezes torrencial, e acompanhou-os nos itinerários traçados para conhecerem a época e as personagens emblemáticas desses mesmos museus. Procurou-se, deste modo, entender a presença do passado no nosso presente. Calcorreamos a Braga Romana e a Braga de André Soares, de D. Diogo de Sousa e de D. José de Bragança. A História fez-se presente em cada rua, em cada praça e em cada monumento que visitamos. Para a posteridade, ficaram as muitas fotografias que tiramos e que testemunham o gosto pela aprendizagem. É assim a ESAS!

Ciganos e Cidadania No dia 5 de junho de 2012, às 19h 30, realizar-se-á, no auditório Álvaro Carneiro da Escola Secundária de Alberto Sampaio, a palestra intitulada “Ciganos e Cidadania” proferida pela Doutora Maria José Casa-Nova, professora e investigadora da Universidade do Minho. O CNO da ESAS vem, assim, convidar toda a comunidade interessada em assistir e participar neste evento. Inscrições e mais informações serão dadas na secretaria do CNO, ou através do e-mail: novasoportunidades@esas.pt, ou através do telefone 253 204 223.

Mercado Medieval & Quinhentista - 2012 Nos dias 8 e 9 de junho, irá decorrer na ESAS a Festa da História: Mercado Medieval & Quinhentista. A Festa da História é um evento promovido pelos formandos e equipas pedagógicas dos Cursos EFA Escolar 11 e 12. Este evento vai decorrer dentro do recinto da escola, entre as 18h 30 do dia 8 de junho, e as 11h e as 21h do dia 9. A Festa da História engloba um mercado da época, o qual representa uma das expressões mais interessantes do período medieval e quinhentista, por constituir locais privilegiados de negócios, de encontros e de lazer, a que acorriam centenas de pessoas. Em Braga, artesãos, mercadores e artífices, provenientes dos "quatro cantos do Reino de Portugal", irão fabricar e comercializar os seus produtos. Para participar na Feira, só tem que preencher a ficha de candidatura e respeitar as normas descritas no regulamento do evento, que poderá consultar na página da ESAS www.esas.pt, ou no Centro Novas Oportunidades.

5


Folha Informativa N.º 3- Ano 1 – maio de 2012 Redação: Coordenação: Benjamim Peixoto Edição Gráfica: Hélio Vilas | João Andrade Redação: Equipa CNO e EFA Revisão: Fernando Silva | Joaquim Monteiro

Governo da República Portuguesa

Rua Álvaro Carneiro, 4710-216 - Braga | tel: +351 253 204 223 | fax: +351 253 204 223 novasoportunidades@esas.pt

6

Boletim Informativo CNO ESAS - Maio 2012  

Boletim Informativo CNO Escola Secundária de Alberto Sampaio - Maio 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you