Page 1

AGENDA CULTURAL LISBOA set 2015


Abertura de temporada 2015/2016 Entrada livre: 11, 12 & 13 set. TEATRO NACIONAL D. MARIA II

PARC E I RO D E C O M U N I CAÇÃO

AP O I O à D IvU lgAÇÃO

PARC E I RO S TN D M I I


cerca da graça

A sombra no jardim

2

todos na colina de santana 10 arquitetos em setembro 16

ENTREVISTAs sara carinhas+carla maciel18miguel gomes38

CADERNOs ESPECIAis

Lisboa na Rua

AGENDA

36

festival fresquinho

56

entrada livre 64

ARTES22 CIências32 CInema42 DANÇA48 LITERATURA52 MÚSICA58 TEATRO66 VISITAS GUIADAS72 CRIANÇAS78

veja no site da agenda cultural 96


4

CERCA DA GRAÇA A sombra no jardim Num espaço ao abandono, até há pouco inacessível à população, nasceu o mais recente Jardim de Lisboa. Chama-se Cerca da Graça e estende-se entre a Graça e a Mouraria, abrindo uma nova ligação entre os bairros. O belo jardim constitui um passo importante na requalificação urbana da zona, em conjunto com outros dois equipamentos das áreas das artes visuais e das indústrias criativas: o Hangar e o Centro de Inovação da Mouraria. Fomos conhecê-los e conversar com os seus responsáveis, artistas residentes e jovens empreendedores. Fotografados no interior dos seus espaços de trabalho ou no novo jardim, falam-nos com vigor e entusiasmo dos projetos que acalentam. Reportagem Luís almeida d’eça Fotografia francisco levita


Ja r d i m da c e r ca da g r aça

Bruno Leitão Diretor Curatorial Andreia Páscoa Diretora de Produção hangar - centro de investigação artística O Hangar é um ponto de encontro de artistas de vários países e culturas de passagem por Lisboa. O projeto tem duas vertentes: a parte expositiva e a de investigação com enfoque especial na América Latina e África. Promove também um serviço educativo dirigido à comunidade escolar, local e artística. “A implementação local é essencial ao HANGAR, que abriu portas a 22 de maio. Inclusive ao nível dos artistas da casa que, para nós, também são comunidade. É o caso da Andrea Brandão e de quatro outros artistas que tem aqui ateliê e são residentes da Graça”.

5


6

Ja r d i m da c e r ca da g r aça

Andrea Brandão hangar A Andrea define-se como “artista local, aqui da Graça”. Está em prática de ateliê no Hangar. O seu trabalho, multidisciplinar, para o qual não consegue encontrar “uma área contentora”, à falta de melhor, pode caracterizar-se como instalação. “O espaço interior faz, contamina e determina a forma como penso os objetos que nascem da relação com o espaço. Se não nasceram in loco dessa relação com o espaço, ganham-na automaticamente por contaminação do local. É como um processo de escrita continua desde o ateliê até à exposição”.


Ja r d i m da c e r ca da g r aça

William Phang hangar Londrino de pais vietnamitas, William terminou uma residência artística de dois meses no Hangar, uma oportunidade de apreender novas ideias sobre o desenvolvimento urbano da Lisboa e de o relacionar com o seu trabalho transdisciplinar que associa escultura, instalação, performance e fotografia. “Visitei Terras da Costa (Costa de Caparica) no âmbito de um projeto sobre bairros precários e estabeleci contacto com a comunidade. Com base numa foto do local desenvolvi uma performance que procurava integrar o meu corpo nesse espaço”.

7


8

Ja r d i m da c e r ca da g r aça

João Menezes Diretor executivo cim - centro de inovação da mouraria Uma antiga casa senhorial dos séculos XV-XVI foi convertida numa incubadora focada exclusivamente nas indústrias culturais e criativas nas áreas da moda, design, música, media, ofícios manufaturados. Numa primeira ronda de candidaturas tem 16 projetos a incubar. “Ficaremos muito felizes se estes projetos tiverem uma ligação à comunidade local e traduzirem um benefício direto para ela, mas o que pretendemos é que estas marcas partam à conquista do mundo”.


Ja r d i m da c e r ca da g r aça

Elisabete Palma cim Elisabete é a designer da Not 4 Robot, projeto que se posiciona na nova indústria da moda ética, promovendo um produto que tenha em conta o impacto ambiental e social e, simultaneamente, apresente um design de qualidade. Produz chapéus e boinas, únicos e irrepetíveis, combinando gravatas recicladas com técnicas e materiais tradicionais portugueses. “Celebramos a diferença de quem os usa. Gosto de costumizar o produto encontrando a alma da pessoa e criando algo à sua medida”.

9


10

Ja r d i m da c e r ca da g r aça

João Sousa cim Com formação em escultura, João produz através da Red Clay instrumentos musicais em barro vermelho torneados na roda de oleiro, com técnicas tradicionais da olaria portuguesa adaptadas aos dias de hoje. Os instrumentos são criados em contacto com o músico a que se destinam e adaptam-se a todos os tipos de música: fado, experimental, clássica. “O principal deste projeto é que o barro tem uma vibração diferente de qualquer outro material. Costumo dizer que o próprio barro canta.”


Ja r d i m da c e r ca da g r aça

Pedro Cabeleira Marta Ribeiro Joana Peralta cim A VIDEOLOTION é uma produtora de cinema e audiovisual que se dedica a filmes promocionais e de ficção. Neste momento, com um apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estão em trabalho de pós-produção de Verão Danado, longa-metragem realizada pelo Pedro que contam estrear para o ano. Simultaneamente rodam Crês Ser, uma longa escrita pela Marta. “Dedicamo-nos também ao filme publicitário e como somos o único projeto de vídeo do centro estabelecemos várias parcerias com projetos internos, caso da Red Clay, por exemplo”.

11


Este ano, um novo território prepara-se para ser desbravado pelo TODOS. A Colina de Santana é palco da grande festa. No centro deste mundo inteiro que fica em Lisboa, está o Campo de Santana, ou dos Mártires da Pátria, e o seu jardim, o Braancamp, onde a interculturalidade se comemora com espetáculos, conversas, petiscos dos quatro cantos do globo e muitas surpresas. A festa não cabe toda no jardim, e espalha-se pela Gomes Freire, Pena e Paço da Rainha. Muita cidade, portanto, para descobrir o mundo inteiro que cabe em Lisboa. Textos frederico bernardino Fotografias exposição “todos a olhar para trás”


F e stiva l to d o s

13

Georges Dussaud, 2009

ORATÓria CANTATA INTER-RELIGIOSA

TODOS a olhar para trás

Sob o tema “l’Etica Mondiale”, esta oratória intercultural, dirigida pelo maestro italiano Mario Tronco, segundo libreto de José Tolentino Mendonça, é composição original baseada nas diferentes culturas dos músicos que integram a Orchestra di Piazza Vittorio – Wolof, Sufi, Árabe e Muçulmana. Entrada livre.

Uma exposição retrospetiva onde estão presentes as outras edições do TODOS. Seis anos de fotografias que constroem um mosaico da cidade com momentos absolutamente singulares. O projeto expositivo e fílmico é da autoria de Pedro Sena Nunes.

Igreja de S. Domingos

Inaugura a 10 de setembro às 19h

10 de Setembro às 21h30

11 a 13 de setembro das 14h às 19h

Antigo Hospital Miguel Bombarda


14

F e stiva l to d o s

Luísa Ferreira, 2010

Teatro das Compras

Paços e passos

A animação teatral em lojas emblemáticas do comércio lisboeta é já uma presença habitual nas Festas de Lisboa. Três textos de Afonso Cruz e um de Joana Bertholo são levados à cena por atores e performers como Tónan Quito, Lígia Roque ou Bruno Humberto. São “ficções em lugares reais” que ninguém vai querer perder.

A história da Colina de Santana vista pelo TODOS e com todos. Nesta travessia pedonal, tudo começa no Palácio da Bemposta e acaba no complexo palaciano do Torel, passando pelo Palácio do Conde de Pombeiro (hoje Embaixada de Itália) ou Paço da Rainha. Requer inscrição prévia através do email festival.todos@gmail.com

Lojas da Colina de Santana

Palácio da Bemposta

12 de setembro das 11h30 às 13h

12 de setembro a partir das 15h


F e stiva l to d o s

15

Carlos Morganho, 2011

Green Fingers

Il n’est pas encore minuit…

Campo Mártires da Pátria

Os acrobatas franceses da Companhia XY invadem a ala de alta segurança do desativado Hospital Miguel Bombarda para falar de liberdade, ”equilíbrios e desequilíbrios”, através de uma linguagem acrobática nova. Um grande espetáculo de dança e novo circo que promete marcar o festival.

11 de setembro das 10h às 18h

Antigo Hospital Miguel Bombarda

12 e 13 de setembro das 11h às 19h

12 e 13 de setembro às 17h30

Criar instalações e transformar o jardim é o desafio lançado aos visitantes do Campo de Santana ao longo de três dias. Com a ajuda de diversos artistas plásticos e sem limites à imaginação, todos se arriscam a ser green fingers, ou seja, pessoas donas de dedos mágicos na arte da jardinagem.


16

F e stiva l to d o s

Luís Pavão, 2013

Curral

Pratos e Mundos

da Universidade de Lisboa

Bem-vindo a um almoço domingueiro com fábulas culinárias lá dentro. Sobre a relva, vindos do céu, atravessando as copas das árvores, móveis antigos transportam “pratos cheios de mundos de comida doce, fresca, salgada, picante…” Evento de lotação limitada, carece de inscrição prévia através do email festival.todos@gmail.com.

12 e 13 de setembro às 16h

Campo Mártires da Pátria

Margarida Mestre apresenta uma performance vocal com os habitantes da Colina. Uma evocação da história deste local de Lisboa, numa incursão aos tempos medievais, quando a zona era um arrabalde por onde pastavam animais e se usava a denominação de “alto da caganita”. Faculdade de Ciências Médicas

13 de setembro a partir das 12h30


F e stiva l to d o s

17

1 Jardim do Campo de Santana

4 Lugar do Todos Campo Mártires da Pátria, 35

10 Biblioteca de São Lázaro

A COLINA DE PORTAS ABERTAS

À descoberta da colina 10 a 13 set: 8h -19h

Exposição 10 a 13 set Visita comentada 11 set: 11h, 13 set: 16h30

Performance 12 set: 15h 13 set:15h, 16h30

15 Capela da Bemposta 12 set: 15h -17h

Arte urbana

Viagens Imóveis

A casa

Descansar/ler 10, 13 set: 11h -19h 11, 12 set: 10h -18h

Silverbox

Green Fingers Todos à Tenda

Fotografia 12, 13 set: 15h -18h

11 set: 10h -18h 12, 13 set: 11h -19h

Les Impromptus Novo circo 11 set: 19h

10s Oriomn Raï 11 set: 22h

Pratos e Mundos

O piquenique de todos os continentes 13 set: 12h30-15h MP

Cavalos à Solta 13 set: 16h

Lis + Bú

Companhia Limitada. Madalena Victorino e Pedro Salvador, autoria Dança/música 12, 13 set: 19h

Travessia pela História da Colina de Santana Visita orientada por Anabela Vicente, Ana Cristina Leite e Louis Silva. 12 set: 15h EG / MP

2 Hospital Miguel Bombarda

TODOS a olhar para trás Instalação fotográfica 10 set: 19h (inauguração) 11 a 13 Set: 14h -19h

José Fontes

Miguel Bombarda. Memórias

Retratos 11 a 13 Set: 14h -19h

Fanfarra Mazalda

10 set: 20h15, 11 set: 18h30, 12 set: 11h30

Il n’est pas Encore Minuit…

Companhia XY. Novo circo 12, 13 set: 17h30 3 Igreja de São Domingos

Orchestra di Piazza Vittorio

Oratória-cantata inter-religiosa 10 set: 21h30 EG

Todos a Olhar para Trás 5 Academia Militar

Nous Sommes Pareils à ces Crapauds qui dans L’Austère Nuit des Marais S’Appellent et ne se Voient pas, Ployant à Leur Cri D’Amour Toute la Fatalité de L’Univers Companhia Mpta. Mathurin Bolze e Hèdi Thabet, interpretação.

Ali

Companhia Mpta. Mathurin Bolze e Hèdi Thabet, interpretação. 11, 12 set: 21h30

Teatro das Compras

Funeral de um Homónimo

EG / MP

11 Palácio Centeno

Academia Militar

Tábua de Marés

Visita Guiada

Instalação Sonora 12 set: 15h30, 16h30 13 set: 15h, 16h30

Por Victor Lourenço. 11 set: 15h, 12 set: 15h -17h

12 Nova Medical School

Curral

Performance vocal sobre animais 12, 13 set: 16h 13 Capela do Hospital dos Capuchos

Convento da Encarnação

Visita Guiada Por André Silva. 13 set: 12h

Hospital de São José

Visita Guiada

Diáspora

Por Célia Pilão 13 set: 15h

13 set: 18h

Nova Medical School 13 set: 17h

Sete Lágrimas 14 Lojas da Colina de Santana

Teatro das Compras 12 set: 11h30-13h

5

2

12 set: 11h30,12h, 12h30 EG 6 Goethe Institut Instituto Alemão

Banco do Tempo

9

Romulus Neagu

Espetáculo de dança. M/6 12 set: 15h30

Point of You

Ricardo Machado e Anna Réti, interpretação. Espetáculo de dança 11 set: 19h, 21h

13

Manhãs de… quietude

Teatro dos Aloés. M’Hamed Benguettaf, autoria; José Peixoto, encenação; Jorge Silva, interpretação. 12, 13 set: 10h30

4

11 6

7 Grupo Desportivo e Recreativo da Pena

1 10

8

12

8 Casa da Galiza

Aula aberta de sevilhanas

7

12 set: 12h

Banco do Tempo

14

Romulus Neagu Workshop de dança Maiores de 10 anos 13 set: 11h30

9 Galeria Monumental

Pasta e basta

Giacomo Scalisi com Miguel Fragata, criação e interpretação; Afonso Cruz, textos. 12, 13 set: 11h30

15

3


18

Arquitetos em Setembro Setembro parece consagrar-se como o mês da arquitetura. Em Lisboa multiplicam -se as iniciativas ligadas aos mais conceituados arquitetos portugueses. Carrilho da Graça expõe no Centro Cultural de Belém uma antologia da sua obra, enquanto Manuel Aires Mateus apresenta os principais esquissos para o Átrio de Alhambra, na Galeria João Esteves de Oliveira. Já o Museu Nacional do Azulejo recebe uma exposição inédita de objetos de cerâmica e vidro criados por Álvaro Siza Vieira. Sugestões que não vai querer perder. ana rita vaz

CARRILHO DA GRAÇA: LISBOA


19

CARRILHO DA GRAÇA: LISBOA Centro Cultural de Belém 22 set a 14 fev

Carrilho da Graça é um dos mais notáveis arquitetos portugueses e um dos que maior marca tem deixado em Lisboa nos últimos trinta anos (são de sua autoria os projetos premiados da Escola Superior de Comunicação Social, em Benfica; o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações; ou o Núcleo Arqueológico do Castelo de São Jorge). Nesta exposição antológica do seu trabalho, a capital enquanto território assume-se como a grande protagonista. Duas visitas guiadas complementam o programa de exposições destinando-se uma delas ao público jovem, numa primeira aproximação ao universo da arquitetura.

A Arte Interior. Siza Vieira e o desenho de objetos

Manuel Aires Mateus: Cadernos de Alhambra

Museu Nacional do Azulejo Até 15 nov

Galeria João Esteves de Oliveira 17 set a 6 dez

Esta exposição pretende dar a conhecer a forma como o arquiteto Álvaro Siza Vieira complementa os espaços que cria através de objetos por si concebidos, dando a conhecer a vivência que neles pretende projetar. Nesta exposição, terão lugar de destaque objetos em cerâmica e vidro, de autoria do arquiteto, sem esquecer que tais peças foram desenhadas para se associarem a outras concebidas em materiais diferentes. Por isso, esta exposição apresenta ainda móveis, tapeçarias e ourivesaria. No entanto, é a presença da azulejaria, aspeto muitas vezes ignorado da obra do autor, o ponto alto da exposição.

Os principais esquissos do projeto apresentado pelo arquiteto Aires Mateus para o concurso internacional do Átrio de Alhambra, em Granada, vão poder ser vistos na Galeria João Esteves de Oliveira até dezembro. A sua proposta para o local, feita em parceria com o arquiteto espanhol António Tejedor Cabrera, assume-se contemporânea e compatível com o envolvimento do monumento. A pretexto desta exposição é editado um dossier com um livro onde são reproduzidos todos os esquissos desenhados por Aires Mateus para o projeto em causa, bem como um texto escrito a partir de conversas tidas sobre a importância do desenho na arquitetura.


entrevista

20

sara carinhas carla maciel

Baile

Frederico Bernardino

Cinco mulheres-intérpretes – Ana Brandão, Carla Galvão, Carla Maciel, Manuela Azevedo e Sara Carinhas –, uma banda ao vivo dirigida por Paulo Furtado (The Legendary Tiger Man) e coreografias de Victor Hugo Pontes, compõem Baile, o primeiro espetáculo da temporada do Teatro São Luiz. As criadoras desta “ovação à alegria”, Carla Maciel e Sara Carinhas, apresentam um dos espetáculos mais aguardados do mês. É teatro, é música, é dança… o que é afinal este Baile? Sara Carinhas: É muito difícil arrumar o Baile em ‘caixinhas’. Diria que é muito menos teatro do que, à partida, se espera. Mas, claro que é também teatro, com música, com músicos ao vivo, com dança… Carla Maciel: E que é concebido para ser apresentado numa sala de teatro. Como nasceu a ideia de conceber o espetáculo? CM: A ideia terá começado a nascer du­ rante o Como Queiram, de Shakespeare. Era a primeira vez que trabalhávamos juntas e nem sequer parecíamos simpatizar muito uma com a outra… Mas, graças ao meu sentido de humor, conquistei-a [risos]. Posteriormente, a Sara está em Londres e envia-me uma mensagem a propor um espetáculo de cabaret. Curiosamente, era algo que eu tencionava fazer há muito, porém, por insegurança, ou talvez porque ainda

não tinha encontrado a parceria certa, isso não passava de um sonho. Disse imediatamente “sim”, e começaram a surgir ideias e mais ideias… No fundo, o que eu pretendia era criar uma ovação, uma celebração à alegria… E as ideias começaram a ganhar forma… SC: Tudo foi crescendo e, a determinada altura, já não era propriamente um espetáculo de cabaret, mas algo mais do que isso… Essa passagem por Londres teve parti­ cular influência? SC: Fui para Londres fazer um workshop numa altura em que me encontrava num nó de cansaço. A ideia do espetáculo de cabaret, partilhada com a Carla, era como que um desafio para explorar outras valências, para procurar qualquer coisa diferente daquilo que havia estado a fazer até então… Mas houve algum encontro inspirador para que essa ideia nascesse? SC: Não propriamente. Houve o estar fora de casa e ter tempo para pensar. As referências acabaram por suceder posteriormente e uma delas, que nós não escondemos, é precisamente O Baile, o filme do Ettore Scola, ao qual fomos buscar o título e que até deu origem, há largos anos, a uma peça d’ A Barraca. O filme, por sinal, não é um musical convencional, tal como não foi o espetá­ culo d’ A Barraca….


© Humberto Mouco

©Humberto Mouco

21


22

e nt r e vista s a r a ca r in h as e ca r l a m acie l

SC: Por isso mesmo o nosso Baile não é, a Orlando [performance a partir do no sentido mais clássico, um musical, livro de Virginia Woolf] e achei que o que é sempre o mais óbvio para rotular seu ritmo e juventude criativas eram um espetáculo de teatro que vive de fundamentais aqui. Há ainda duas música e, neste como nesses casos, há a outras pessoas essenciais neste projeto: ausência de um texto e de uma narrativa o Paulo Reis, no cenário e figurinos, e a Cristina Piedade, na luz, ambos vitais para no sentido mais convencional. Como é que reuniram este elenco de conseguir criar os ambientes de explosão e de alegria que procuramos no espetáculo. mulheres tão talentosas? CM: Foi muito fácil porque eram pessoas CM: No fundo, toda esta equipa está ligada com quem, tanto eu como a Sara, por afetos. São pessoas que admiramos e que partilham, através de linguagens queríamos trabalhar. SC: Assim, reunimos à nossa volta a criativas tão diferentes, a vontade de Ana Brandão, uma atriz com grande procurar uma nova linguagem e que culminará naquilo que experiência musical; a vamos apresentar em Manuela Azevedo, a voz palco. dos Clã e uma intérprete O Baile não é, no Que músicas se ouvem completa; e a Carla sentido clássico, no Baile? Galvão, uma atriz com um musical, que é sempre o mais óbvio SC: As músicas usadas são música no sangue… versões de temas muito CM: Eu serei a que para rotular um esvariados, escolhidos por menos experiência tem, petáculo de teatro letras que remetem para o mas digamos que neste que vive de música. tema da alegria. Foi uma espetáculo todas nós andaremos a apalpar terrenos de algum seleção feita pelas duas, trabalhada com o desconforto. Para mim é uma expe­ Paulo e, posteriormente, com os músicos, riência distante de todas aquelas que têm na busca de que o espetáculo seja muito mais do que uma ou mais narrativas a marcado o meu percurso de atriz. Neste espetáculo há dois homens com partir de canções. papéis relevantes na sua conceção: o Na sequência do Baile, a equipa foi Paulo Furtado, na música, e o Victor desafiada a conceber Corpo de Baile, um Hugo Pontes, na dança. Como é que eles espetáculo para os mais novos, a 20 e 27 de setembro… integraram o projeto? CM: Trabalhei com o Paulo n´O Jogador CM: Vai ser uma festa para os mais [peça encenada por Gonçalo Amorim a novos, com a dança a apontar aos miúdos partir de Dostoievski] e gostei tanto, sou um caminho para descobrirem o corpo, tão fã do trabalho dele, que concordámos o toque, o movimento… Queremos que convidá-lo. Ficámos muito felizes quando seja uma experiência festiva para pais soubemos da sua disponibilidade para e filhos, avós e netos, com o elenco do Baile no Jardim de Inverno a prometer fazer parte deste trabalho. SC: A minha relação com o Victor remonta muita música e muita alegria.


23


24

a rt e s Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado Ter a dom: 10h -18h

Ìmpeto

Regresso ao Acervo + Jorge Queiroz

Cul.Pa coletivo

Galeria Maria Lucília Cruz Ter a sex: 17h30-19h30, sáb: 16h -19h

Vídeo Até 27 set

Bairro das Artes

Biblioteca Camões Até 15 set Seg a sex: 11h -18h

17 set: 19h -23h

Chiado 8 - Espaço Fidelidade Arte Contemporânea Seg. a sex: 12h -20h

A Rentrée Cultural da 7ª Colina de Lisboa Abysmo Seg a sex: 11h -13h/ 15h -19h

Luís Afonso Bartoon 25

Ilustração 17 set a 16 out Alecrim 50 Ter a sáb: 14h -19h

Jamie Welsh

Blitzforum #9: Still Scenarios n.1-9 Pintura 17 set a 3 out

WANDERLUST Coletiva Até 11 set

PERGUNTA-LHES Coletiva 17 a 30 set

Pombo Tê Vê Coletiva 17 a 30 set

Fernanda Fragateiro e Ângela Ferreira Coleção António Cachola Até 20 set

Espaço Cultural das Mercês Ter a sex: 15h -21, sáb: 10h -16h

Emergência Coletiva 17 set

Allarts Gallery Ter a sáb: 11h -19h

Espaço Santa Catarina Ter a sex: 15h -21h, sáb: 10h -16h

Coletiva 17 set a 16 out

Puzzle de Cor

Realismo Mágico Arte Naïf

Exposição Internacional de Lisboa Pintura Até 5 set

Arquivo 237 Ter a sáb: 14h30-21h30

João Abreu Valente e Vilma André

Henrique Neves 17 a 26 set Gabinete

Laboratório de Materiais 17 set a out

Galeria da Faculdade de Belas-Artes da universidade de Lisboa

Antifrágil Coletiva 17 set

Source | NaCI – Exhibition-in-progress

Galeria Graça Brandão Ter a sáb: 12h -20h

Ateliê-Museu Júlio Pomar Ter a Dom: 10h -18h

Entre o boné e os ténis

17 set a 1 out

SEM CAPRICHO OU PRESUNÇÃO

O FADO POR JÚLIO POMAR & NOVAS DOAÇÕES Até 20 set Conversa com Sara Antónia Matos, diretora e curadora da exposição 17 set: 18h

Tiago Alexandre 17 set

Galeria João Esteves de Oliveira Seg: 15h -19h30, ter a sáb: 11h -19h30

Manuel Aires Mateus

Caderno de Alhambra Desenhos de arquitetura 17 set a 6 dez

Até 11 set

XS art Coletiva 17 set

Galeria Novo Século Ter a sáb: 14h -19h

Carlos Barroco e Amigos Coletiva de pintura, desenho, escultura e fotografia 17 set a 17 out Galeria Ratton Seg a sex: 10h -13h /15h -19h30

Andreas Stöcklein e Pedro Proença

O Azulejo e a Palavra 17 set

Galeria das Salgadeiras Ter a sáb: 15h -21h

João Francisco Vilhena O amor mata

Fotografia 17 set a 14 nov Galeria de São Mamede Seg a sex: 10h -22h, sáb: 11h -19h

Mónica de Miranda

Museu Nacional de História Natural e da Ciência Ter a sex: 10h -17h, sáb, dom: 11h -18h

Sala do Veado

João Castro Silva Escultura 3 a 27 set

Museu de São Roque Ter a dom: 10h -18h, qui: 14h -21h

De Roma para Lisboa

Um álbum para o Rei Magnânimo Desenho Até 25 out

Convento de São Pedro de Alcântara

Workshop para a criação de uma obra de arte comtemporânea coletiva 17 set Mute

Yuga Hatta

Vitor Ribeiro

Não se preocupem, é seguro dentro da casa de pedra

Hector Ramsay

Galeria Opus 14 Ter a qua: 14h -19h, qui a sáb: 14h -23h

Fogo

Lifelines 17 set

Galeria Tapeçarias de Portalegre Seg a sex: 13h -19h30

Colectiva de Tapeçarias 17 a 30 set

Imprensa Nacional Casa da Moeda Seg a sex: 9h -18h

Vultos da Nossa História Exposição de medalhas Até 30 set

17 set a 17 out

Alexandre Grave e João Catarino Desenho 17 set a 17 out

Obras instaladas no percurso do Bairro das Artes

Produções Cul.pa

Dar milho aos pombos 17 set

Trema Arte Contemporânea Seg a sex: 15h -19h30, sáb: 11h -19h

Paulo Damião Pintura 17 set


a r t e s in au g u r a m

25

Galeria Quadrum 27 DE SETEMBRO A 22 DE NOVEMBRO RUA ALBERTO OLIVEIRA, PALÁCIO DOS CORUCHÉUS / 218 170 534

FRANCISCO QUEIRÓS No way is narrow nem todo o cisne um abismo Humor, crítica social e história de arte são o motor de uma obra singular. Um dos artistas mais intrigantes da sua geração, Francisco Queirós (Lisboa, 1972) é autor de obras que se pautam pelo ecletismo e originalidade. A exposição que agora apresenta na Galeria Municipal Quadrum centra-se na pintura e no desenho, mas o seu trabalho não se fica por aqui, já que se move entre vários campos in au g u r a m 3+1 Arte Contemporânea Ter a sáb: 14h -20h

Carlos Nogueira

disciplinares e em cruzamentos de linguagens variadas, que vão desde o vídeo à pintura, passando pelo desenho e instalação. Com uma obra considerada desconcertante, risonha e surrealista, Francisco Queirós incorpora nela estilos distintos, convenções ou momentos da arte contemporânea e referências a outras linguagens visuais. Ana Rita Vaz

Abysmo Seg a sex: 11h-13h/ 15h-19h

Appleton Square Ter a sáb: 15h -20h

220 volts

Digging for fire in a long multilayered stream. Thoughts. Sounds. Sensations Movements melt together in such condensation transpiring its own taking place Here. Now. And elsewhere

Lewis Talma Pintura 3 a 11 set

Adamastor Studios Ter a sáb: 14h -20h

Catarina Dias

Charleine Boieiro, S. de LEILA TSCHOPP Matos, Gwene MAFALDA dolen Dupré Rui Horta SANTOS House of Psychotic Vai e vem e vem e vai Women Pereira Nem o tempo passa Desenho e escultura 25 set a 7 nov

8 a 19 set

O Armário

Pintura Até 19 set

Desenho, Pintura Mural e Vídeo 4 a 25 set

21 dias (desidratação e asfixia) 12 set a 11 out

Ana Vidigal Viochene Até 6 set

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico Seg a sáb: 10h -19h

Eduardo Portugal mi.nús.cu.lo

Fotografia 25 set a 23 jan


26

a r t e s in au g u r a m

[ANTE] CÂMARA

Negativo Cromogéneo Fotografia Até 30 set

Biblioteca Orlando Ribeiro Até 15 set: Seg a sex: 13h -19h A partir 16 set: Ter a sex: 10h -19h, sáb e seg: 13h -19h

Nuno Barracas Mergulho

Desenho 10 set a 7 out Carlos Carvalho Arte Contemporânea Seg a sex: 10h -19h30; sáb: 12h -19h30

Isidro Blasco Latest work

Fotografia, Instalação 16 set a 7 nov

We Are Pleased to Invite You #5 Até 5 set

Casa do Alentejo

Marta Lopes Aguarelas 2 a 30 set

Centro Cultural de Belém Ter a dom: 10h -18h

Garagem Sul

Carrilho da Graça Lisboa

Arquitetura 22 set a 14 fev

Centro de Reuniões

Nuno Cera Vis-à-Vis

Vídeo Até 13 set

Centro de Documentação do Edifício Central do Campo Grande Seg a sex: 8h -20h

Família

Pintura 16 set a 7 nov

HERBERT BRANDL

Lopes RIOSBRANDL2015 Armando Cas- Jarbas Elástica tro e Vicente Gonçalves Walls Diana Costa Francisco Queirós Luísa Freitas 36 No way is narrow Instalação, escultura Até 6 set

Galeria Bangbang Ter a sáb: 12h30-20h

Pintura Até 19 set

Galeria Quadrum Ter a sex: 10h -19h, sáb e dom: 14h -19h

Coletiva de fotografia 1 a 14 set

19 set a 7 nov

Coisas e Lugares Pintura 15 a 28 set

Galeria Belo Galsterer Ter a sex: 12h -19h, sáb: 14h -19h

nem todo o cisne um abismo

Alice Resende Alexandre Fases de um percurso Conefrey

Pintura e vídeo 27 set a 22 nov

Cristina Guerra Contemporary Art Ter a sex: 12h -20h, sáb: 15h -20h

A ONU em Imagens

Pintura 29 set a 12 out

GRAZIE MILLE MILLE GRAZIE

Desenho e instalação 24 set a 14 nov

Christian Andersson

Claudia Fischer

PICTURES AND CREAM

Fotografia 24 set a 14 nov

24 set a 12 nov

The confidential report of the life and opinions of Tristram Shandy & friends – Volume 1 Coletiva Até 16 set

espaço exibicionista

Lara Roseiro Espelho meu pintura 4 a 29 set

Estação Ferroviária do Rossio

Olá de Novo

Exposição itinerante de fotografia 11 set a 9 out Galeria Baginski Ter a sáb: 14h –19h

PAULO BRIGHENTI

AUSLOTEN

Teresa Segurado Pavão Projeto Até 5 set

Pedro Calapez Pintura Até 5 set

Galeria Bessa Pereira Ter a sáb: 14h30-19h30

Noites de S. Bento

José Pedro Croft 24 set a 28 out

Galeria Filomena Soares Ter a sáb: 10h -20h

Ângela Ferreira

24 set a 14 nov

Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional Ter a sex: 10h -18h, sáb e dom: 14h -18h

70 anos de história Fotografia, video e cartazes 4 a 27 set HANGAR Centro de Investigação Artística Qua a sáb: 15h -19h

Ilha de São Jorge 25 set a 9 out

João Onofre Sem Título

Video e escultura sonora Até 12 set A Montra

Sérgio Carronha

Inland view / vista para o interior 12 set a 11 out

Francisco Pinheiro Meridiano Até 6 set


a r t e s in au g u r a m Museu Nacional de Arte Antiga Ter: 14h -18h, qua a dom: 10h -18h

Domenikos Theotokopoulos, El Greco

A Sagrada Família com Santa Ana

Obra convidada - Toledo, Museo de Santa Cruz 24 set a 10 jan

JOSEFA DE ÓBIDOS

e a Invenção do Barroco Português Pintura, escultura e artes decorativas Até 20 set

Jan Gossaert, dito Mabuse Obra convidada - Madrid, Museo Thyssen-Bornemisza Até 6 set

MNAA OLHARES CONTEMPORÂNEOS

IV RESIDÊNCIA DA FUNDAÇÃO EDP Até 20 set

AQUA

Cerâmicas Até 29 set

Luca Cambiaso e o seu círculo Desenhos Até 18 out

Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado Ter a dom: 10h -18h

Rui Toscano 10 set a 15 nov

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MUSEU DO CHIADO ATÉ 8 DE NOVEMBRO RUA SERPA PINTO, 4 / 213 423 148 / www.museuartecontemporanea.pt

SOUSA LOPES 1879-1944 EFEITOS DE LUZ Considerado um dos primeiros artistas portugueses a adotar práticas impressionistas, Adriano de Sousa Lopes é agora relembrado naquela que é a sua primeira exposição monográfica no museu que dirigiu. Ali se apresenta, através de cerca de cem obras, um conjunto significativo das fases fundamentais do trabalho do artista. Entre as peças, podem encontrar-se algumas pinturas inéditas pertencentes ao Musée de l’Armée, em Paris, essenciais para a apreciação da sensibilidade e do expressivo realismo de Sousa Lopes. ARV

27


28

a r t e s in au g u r a m /CO N T I N UAM

ADRIANO SOUSA LOPES

SOUSA LOPES 1879-1944. EFEITOS DE LUZ Pintura Até 8 nov

ECHOES ON THE WALL

Patrícia Corrêa

11 vezes Maria Instalação Até 9 set

Museu do Oriente Ter a dom: 10h -18h, sex: 10h -22h

Cindy NG

So far, so close Pintura 25 set a 23 out

NAMBAN

RETROSPECTIVA DE COHEN FUSÉ Pintura Até 27 set

Paços do Concelho Seg a sex: 11h às 19h

rua poço dos negros

Mundos Ricardo Jorge Alternativos TAROT no BALNEÁRIO Arte vídeo projeções de vídeos de artistas em janelas e montras da rua 3 set a 3 out: 21h -2h

Conversas com convidados especiais

9, 16 set: 19h Info: 915 376 751 (Plano Lisboa) Salão Nobre da Ordem dos Advogados Seg a sex: 9h3012h30/14h -18h

António Manuel de Moraes

50 Anos de Artes e Letras – Tradições Escultura e Pintura 3 a 11 set

Studioteambox Dom a qui: 15h -19h

Elisabete Maisão Oxalá

Roger Von Guten

Fotografia 17 set a 1 out

Desenho e pintura 3 set a 2 out

Que grande pouca-vergonha (morde com todos os sentes que tens na boca)

Eden

Palácio Nacional da Ajuda Qui a ter: 10h -18h

Tirée par…

a Rainha D. Amélia e a Fotografia Fotografia 30 set a 20 jan

Ricordo de Venezia

Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa Até 29 nov

Balneário Seg a sex: 9h30-19h

Teatro da Politécnica

Sofial Areal Pintura 23 set a 24 out

c o ntin ua m Assembleia da República Seg a sex: 9h -18h

Norberto Nunes

Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou Escultura, pintura Até 30 set

Ilustração Até 13 set

Da realidade ao imaginário das cores Pintura Até 7 set

Culturgest Seg, qua , sex: 11h -19h, sáb, dom: 14h -20h

Querido, Pedro Amaral Reorganizei a Trabalhos recentes Coleção... Por sobre papel Artista Caroline Pagès Gallery Ter a sáb: 15h -20h

Desenho Até 19 set

Casa da Achada Centro Mário Dionísio Seg, qui, sex: 15h -20h, sáb, dom: 11h -18h

Cartazes da Coleção Lempert (Capítulo 1 / 2ª Parte) Até 13 set

Mário Dionísio

DoubleTree by Hilton

Painéis e vitrines Até 28 set

Exposição coletiva Até 30 set

Vida e Obra

CASA DA LIBERDADE MÁRIO CESARINY Seg a sáb: 14h -20h

Martins Correia Exposição Antológica Escultura Até 26 set

Casual Lounge Gallery Seg a sáb: 16h -02h, dom: 16h -00h

Ana Ladeiras e Jaime Ferreira Traços Líquidos Pintura Até 20 set

Centro Comercial Colombo Seg a dom: 10h -23h

Salvador Dalí A Divina Comédia Gravura Até 20 set

Centro de Cultura e Desporto do Crédito Agrícola Mútuo Seg a sex: 9h -19h30

Mário Gonzaga

Arte Brasileira Espaço Espelho d’Água Seg a dom: 10h -00h

Pedro Campelo Planisférios Imaginários Pintura Até 23 set

Espaço Novo Banco Seg a sex: 9h -19h

#26 – Eu

(título em construção) Fotografia Até set

Estação Ferroviária do Cais do Sodré

Olá de Novo

Exposição itinerante de fotografia Até 11 set Estufa Fria do Parque Eduardo VII Seg a dom: 9h -18h

António Vasconcelos Lapa e Bárbara Assis Pacheco


a r t e s c o ntin ua m

29

PAÇOS DO CONCELHO 3 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO PRAÇA DO MUNICÍPIO / 213 236 200

ROGER VON GUTEN ÉDEN

Roger Von Guten pertence a um grupo de artistas chamado La Ruptura, que representa a transição do modernismo para o pós-modernismo no México. Nas suas obras é evidente uma gestualidade pictórica resultante da sua forma particular e humorística de representar o mundo nas suas tensões e conflitos. Considerado uma das figuras mais proeminentes da pintura figurativa do México contemporâneo, Von Guten leva agora aos Paços do Concelho Éden, uma mostra composta por uma seleção de peças de pintura e desenho. ARV

Percurso(s)

Cerâmica e desenho Até 25 out Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva Ter a dom: 10h -18h

A Linha do Espaço

Vieira da Silva, Arpad Szenes e os seus contemporâneos Coletiva Até 20 set

Fundação Calouste Gulbenkian Qua a seg: 10h -18h

Edifício Sede

Olhos nos Olhos

O Retrato na Coleção do CAM Pintura Até 19 out

António Cruz Pintura Até 19 out

Museu Calouste Gulbenkian

Manuel Botelho e Fantin Latour Meeting Point Fotografia, pintura Até 25 out

Galeria de Exposições Temporárias do Museu Gulbenkian

Lourdes Castro

Todos os Livros Livros de artista Até 26 out

Centro de Arte Moderna

António Charrua X de Charrua Pintura Até 26 out

Tensão e Liberdade Até 26 out

Fundação Carmona e Costa Qua a sáb: 15h -20h

Cristina Ataíde Ser Linha Ser Pintura Até 3 out

Galeria de Arte Urbana

Mostra Anual de Arte Urbana

GODMESS, HagaieL, Isa Silva, KLIT, MURTA e UIVO, Sofia Pidwell e Tamara Alves Todos os dias

Galeria Arte Periférica Seg a dom: 10h -20h

Carlos Miguel Branco Farinha Sombra Até 30 dez

Fundação Portuguesa das Comunicações Museu das Comunicações Seg a sex: 10h -18h, sáb: 14h -18h

A Pele e a Espessura do Desenho Desenho Até 15 set

Uma Certa Portugalidade Pintura Até 8 set

Galeria Zé dos Bois Qua a sáb: 18h -23h

António Júlio Duate Mercúrio Fotografia Até 19 set


30

a r t e s CO N T I N UAM Livraria e Galeria Fabula Urbis Seg a dom: 10h3013h30/15h -20h

K!M PRISU

A inspiração gira   Pintura Até 30 set

Lumiar Cité Qua a dom: 15h -19h

Heimo Zobernig Escultura, Vídeo Até 13 set

MAC – Movimento de Arte Contemporânea Seg a sex: 15h -20h, sáb: 15h -19h

Coletiva

Exposição comemorativa do 21º aniversário da galeria Até 10 set

MUDE – Museu do Design e da Moda Coleção Francisco Capelo Ter a dom: 10h -18h

Museu do Centro Científico e Cultural de Macau Ter a dom: 10h -18h

PAZ E SERENIDADE

CERÂMICAS SONG DA COLECÇÃO QINGJINTANG Até 31 out

Museu Coleção Berardo Ter a dom . 10h -19h

Ernesto de Sousa

Your body is my body – o teu corpo é o meu corpo Coleção de cartazes Até 27 set

O Olhar do Colecionador Seleção de trabalhos da Coleção Berardo Até 27 set

Museu da Farmácia Seg a sex: 10h -18h

Arte e Ciência em Luís Dourdil Pintura Até 14 nov

Museu de Lisboa Palácio Pimenta Ter a dom: 10h-13h/14h-18h

DE NATUREZA

EXPOSIÇÃO Dos ALUNOS DO CURSO LIVRE Até 20 set

Museu Nacional do Teatro e da Dança Ter: 14h -18h, qua a dom: 10h -18h

Tempos Nicolás Robbio de Dança Pavilhão Branco

Observações de uma realidade sincopada Instalação Até 27 set

Museu da Marioneta Ter a dom: 10h -18h

A Trabalhar para o Boneco

Evocação do Estúdio Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo Até 30 set

Museu Nacional de Traje Ter: 14h -18h qua a dom: 10h -18h

Até 13 set

Christina Vilas-Bôas

Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado Ter a dom: 10h -18h

Instalação Até 13 set

18 anos na Vida dos S.A. Marionetas

« Porta «» Janela «» Gruta «» Futuro »

TAP Portugal. Narrativa de PRÉMIO NOVOS A Imagem de uma Coleção Noites no Jardim ARTISTAS Carlos Gote um Povo FUNDAÇÃO EDP 2015 Identidade e Design Matoso da Companhia Aérea I_Material Nacional | 1945-2015 1915 – O ano A Arte Interior do Orpheu Siza Vieira e o desenho Museu da Eletricidade Ter a dom: 10h -18h

Quiosque Café&Letras

Coletiva Até 12 jun’16

Até 20 set

Museu Nacional do Azulejo Ter a dom: 10h -18h

Até 31 out

Museu da Água da EPAL Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras Seg a Sáb: 10h - 17h30

Registos bibliográficos, audiovisuais e sonoros Até 20 set

A Água no Valter Azulejo Vinagre Português do Posto de trabalho Século XVIII Fotografia Até 20 set

Até 31 dez DAS AMOREIRA

Museu Bordalo Pinheiro Ter a dom: 10h -18h

Bordalo à Mesa Até 18 mai

Museu do Fado Ter a Dom: 10h -18h

SEM CAPRICHO OU PRESUNÇÃO O FADO POR JÚLIO POMAR & NOVAS DOAÇÕES Pintura Até 20 set

de objetos Até 15 nov

Museu Nacional do Desporto Ter a sáb: 10h -17h30

Desporto Património Memória Até 31 dez

Museu Nacional de História Natural e da Ciência Ter a sex: 10h -17h; sáb, dom: 11h -18h

DESENHO

Fotografia Até 15 set

Roca Lisboa Gallery Seg a sex: 10h -20h, sáb: 10h -17h

Um Destino; Coisa Simples

Património arquitetónico do séc. XX no concelho do Fundão Arquitetura Até 19 set

Torre de Belém

A Magnífica e Formosa Torre 500 anos da Torre de Belém Até dez


a rt e s co ntin ua m / f e stiva is / co nCUR S O S / c o nf e r ê n c i as Torreão Poente do Terreiro do Paço Seg a dom: 14h -20h

artEUSEBIOheart Exposição mundial Até 30 set

A Luz de Lisboa

Documental, Fotografia, Pintura Até 20 dez

Catarina Dias Digging for fire in a long multilayered stream. Thoughts. Sounds. Sensations Movements melt together in such condensation transpiring its own taking place Here. Now. And elsewhere Até 19 set

Universidade Autónoma de Lisboa

Sonhos de vida, relatos FESTIVAL de viagem DE KITSCH Fotografia Até 30 set

Vera Cortês Art Agency Ter a sex: 11h -19h, sáb: 15h -20h

f e stiva is

Viúva

Mostra colectiva de artes plásticas Até 31 out

concursos Fundação Carmona e Costa

Prémio de crítica e ensaística de arte e arquitetura

Candidaturas até 15 set Mais info: www. fundacaocarmona.org.pt MauMaus

Candidaturas ao Programa Independente de Estudos da Maumaus 2016 Até 31 out Mais info: maumaus @mail. telepac.pt

c o nf e r ê n c i as /c o l ó q u i o s HANGAR Centro de Investigação Artística

Imagem Projectada. A arte em Portugal de 1974 à actualidade

Miguel Wandschneider Sobre o projecto Slowmotion 11 set: 18h

Pedro Lapa

Sobre imagem em movimento no contexto das práticas artísticas 12 set: 18h

Migrações Artísticas em e para além de Lisboa

Mácio Macilau 23 set: 18h

Museu Nacional de Arte Antiga

Josefa de Óbidos. Outras questões, novas hipóteses Colóquio e debate 10 set: 10h -17h30

Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado

O reverso da convivência. Comunidades e ruínas na obra de Mónica de Miranda Conferência com Carlos Garrido Castellano 17 set: 18h30

31


32

a r t e s c u r s o s/ wo r ks h o p s

Arquitectura de génese africana: a casa guineense, 1945-1974

Conferencia com Ana Vaz Milheiro 24 set: 18h30

Artlier

Sáb: 11h -13h Info: 934 188 287

Restauro de Loiça

Ateliê de São Bento

Vários horários

Qui: 11h -13

Roca Lisboa Gallery

Limpeza de uma pintura

Debates sobre arquitetura 10 set: 18h30

Iniciação à Marcenaria

20 anos S, M, L, XL

c u r s o s/ wo r ks h o p s Academia de Artes e Tecnologias

Desenhar&Pintar Lx, Cerâmica, Pintura em Azulejo Info: 922 025 297 Vários horários IA

Ter ou qui: 10h -13h

Workshops de Fotografia IA

APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança

Ateliê de Máscaras, Ateliê Trabalhar o Papel / Trabalhar o Plástico, Ateliê de Marionetas Marotes Info: 218 429 730 IA

Ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual

Ano letivo 2015/2016 Cursos de artes

Cerâmica, Cinema/Imagem em Movimento, Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura, Ilustração/ Banda Desenhada, Joalharia, Pintura, História e Teoria da Arte Horários diurnos e pós-laborais IA

Arte Ilimitada

Curso de Pintura e Curso de Desenho A partir de 24 set IA

Arte pel’Arte

Curso de Pintura Desenho

Seg e qui: 16h -18h ou 18h30-20h30

Curso de Restauro Qui: 14h30-17h30

Workshop de Mosaicos

Cursos de desenho, pintura, gravura e história de arte Vários horários

Seg: 14h -17h

Ateliê do Paço

Iniciação à Talha

Sáb: 14h -16h

Qua: 18h30-20h30 Associação dos Artesãos da Região de Lisboa

Cerâmica, desenho e pintura, restauro de loiça e móveis e talha Vários horários IA

AnjoDesign Design e Restauro

Ateliê Santa Rufina

Restauro e reciclagem de móveis

Associação de Residentes de Telheiras

Aulas de pintura

Sáb: 10h -13h ou 15h -18h

Livros de artista Desenho iniciação Qua: 18h30-21h cursolisboa@gmail.com 962457850 IA

Ateliês de Alfama

Workshop de Técnicas Criativas e Relaxamento pela Arte

Aulas de pintura terapêutica e sessões de arte-psicoterapia Vários horários Info: 918 207 671

Ateliê de Cerâmica Chamote Fino

Cursos de Cerâmica, Pintura sobre Azulejo

Seg a sex: 14h -17h, 18h -21h, sáb: 10h -13h Info: 969 578 860

Ateliê de Joalharia

Iniciação e aprendizagem das técnicas e métodos da joalharia Orientação por Catarina Silva Vários horários IA catrinasilva@gmail.com Info: 965 424 279 Ateliê MF

Workshop de Desenho e Pintura para Azulejos Ter, qui: 10h30-12h, 18h30-20h Info: 912 576 393

Curso de pintura em azulejo e faiança Qua: 17h30-19h30

Curso de desenho

Horário a combinar

Curso de fotografia

Ter, qui: pós-laboral Caulino Ceramics

Ateliê de cerâmica

Seg a sex: 11h -21h IA Centro de Recreio Popular do Bairro

Curso de Pintura

Workshop de Desenho Artístico

Cerâmica Bairro Alto

Qui: 19h -22h MP / IA

Best Training

Planificação e organização das exposições: o papel do curador

26, 27 set: 10h-13h/14-19h Biblioteca dos Coruchéus

Curso de Cerâmica, Workshop de Porcelana, Esmalte e recriação de bijuteria. Laboral e pós-laboral

Clube Estefânia

Traço e Pintura de Azulejos e Modelação de Barro

Ter: 14h15-16h45 Info: 919 981 288

Oficina de encadernação japonesa

Contraprova Ateliê de Gravura

Cá – Ateliê de Expressão Plástica

Formação contínua Ter, qui: 19h -22h IA

18 set: 14h -17h

Workshops de pintura em aguarela, cerâmica, pintura em azulejo IA

Casa-Ateliê Vieira da Silva

Um ano a desenhar para o futuro Oficinas de desenho com os Urban Sketchers

Pedro Loureiro

12 set: 10h -12h30

José Louro

Ateliê Melício

Qui, sex Info: 967 521 886

Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro

Seg a dom: 15h -23h

26 set: 10h -12h30

Cursos de Aguarela, Pintura e Escultura

com João Caseiro sáb: 14h -18h

Sáb: 11h -14h

ricardo.andrade@ncreatures.com Ateliê de Arte e Arte Psicoterapia

Workshops Temáticos de Fotografia

Casa Estrela do Mar

Oficinas de Libertação Artística para Adultos Qui: 19h -20h30

Técnicas de gravura

EDAK - Escola de Dança Ana Köhler

Pintura e Desenho Criativo Sáb: 11h30

El Corte Inglés

Curso de História de Arte

14, 16, 21, 23, 28 e 30 set, 5, 7, 12 e 14 out: 15h30 IA até 7 set Espaço 62

Desenho de Modelo

Ter: 18h -19h30 Info: 968506535


a r t e s CUR S O S/ wo r ks h o p s Espaço Mouraria INATEL

Curso de costura criativa

Ter e qui: 9h30–13h30 Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Desenho de figura humana

Galeria Reverso

O PRAZER DE FAZER, a Jóia ao Alcance da Mão Cursos práticos de joalharia info: 919809131 / mail@ reversodasbernardas.com HANGAR Centro de Investigação Artística

Fieldwork Notebooks

1 a 14 set seg, ter, qui e sex: 10h -13h

com Daniel Barroca 12, 13 set: 10h -18h, 15h -19h

Fotografia digital (nível intermédio)

Museu, Ficção e Criação

3, 4, 7 e 8 set: 10h -13h/14h -16h

O passado do dia-a-dia: Upcycling, apropriação e transformação 7, 9, 14, 16, 18 set: 14h30-17h30

Fotografia: Processos alternativos – prática do cianótipo 9, 10, 11 e 14 set Galeria 36

Curso de Pintura

Seg a sex: 14h -16h IA Galeria Diferença

Cursos de Gravura

Qua , sex: 16h30-19h30, ter: 18h30-21h30, 1º e 3º sáb/m ês: 15h30-19h30

Cursos de Desenho (iniciação) Sex: 18h30-20h

Sessões de Modelo Vivo Sáb: 11h -13h

Galeria Opus 14

Curso de Desenho Digital em iPad 24 set, 1 e 8 out: 18h -20h30 Galeria Pedro Serrenho

Escola de Belas Artes

Cursos de Desenho/ Pintura, Iniciação à Gravura, Desenho de Corpo Humano (com modelo), História da Arte, Desenho e Geometria Descritiva Info: 917 540 178

com João Paulo Serafim 26, 27 set: 10h -18h, 15h -19h IMAGERIE CASA DE IMAGENS

Workshop de fotografia estenopeica 13 set: 10h -14h

Workshop de fotografia estenopeica + revelação 13 e 27 set: 10h -14h

Jardim azul - oficina de cianotipia

33 Jardins dos Coruchéus

Painel Comunitário João Ribas

Painel cerâmico – criação coletiva Sáb: 10h -17h IA 922 025 297 Junta de Freguesia da Estrela

Centro Comunitário da Madragoa

117º Encontro do Grupo dos Origamigos de Lisboa

Uma taça para um chá

Workshop de cerâmica 26 e 27 set: 10h -12h30/14h30-17h30, 10 out: 10h -12h30 N úcleo de Arte Fotográfica do Instituto Superior Técnico

4ª Aberta – Laboratório Analógico aberto ao público

Qua: 20h -00h Info: naf.ist@gmail.com IA

5 set: 15h -19h EG / PG

Info: origamigos.lx@gmail.com 936 258 619 Mapa Espaço Criativo

Desenho e Pintura

Curso com Teodora Boneva Qua: 14h MArt

Desenho e Pintura

10h -13h ou 18h30-20h30

Polo da Pena da Junta de Freguesia de Arroios

Memórias em álbum Qui: 10h -12h

Ponto de Luz Ateliê

Desenho e gravura Por José Faria

Desenho de Figura Humana - Retrato, Técnicas de Calcografia e Gravura em Metal, Técnicas em Pintura

19 set: 10h -14h

Mestres do Regueirão / Arta

Workshop de iniciação à fotografia digital

Seg: 19h -21h

IA

Museu da Eletricidade

Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul

Aprender a fotografar com a câmara digital 29 set, 1, 5, 7 out: 18h30-20h30 10 out: 15h30-17h30 (exterior) Instituto de Artes e Ofícios

Oficina de mobiliário, pintura, escultura IA

Instituto Portugu ês do Desporto e da Juventude

Curso de Pintura

Com Prof. Carlos Franco Sáb: 10h -13h IA Instituto Portugu ês de Fotografia

Workshop de Fotografia de Viagem Início a 12 set

Workshop de Técnica Fotográfica Início a 22 e 26 set

Workshop de Composição

Início a 22, 26 e 28 set

Workshop de Retrato Início a 26 set

Introdução à cerâmica

Orpheu, Orpheu… as voltas que o mundo deu! Workshop de composição, aplicação da cor e noção de movimento 13 set: 10h

Museu Nacional do Azulejo

Ateliê de modelação de barro e pintura MP

Museu Nacional de Etnologia

Oficina de tecelagem manual e tapeçaria

Qua: 13h30-17h30 Info: 964 088 200 MP

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Curso livre de Desenho de Natureza Desenho científico e desenho de campo Início 1 out IA Museu do Oriente

Alinhavos para bordar – Sashiko diamante 23 set: 15h -17h

pontodeluz21@hotmail.com

Cursos de Formação

Com Luís Rocha e Tânia Araújo Info: 213 973 471 IA

Sociedade Nacional de Belas-Artes

Cursos de Formação Artística Ano letivo 2015/2016 Info: www.snba.pt IA

Teatro da Voz

Desenho aberto

Vários Horários Viragem Lab

Workshop de Técnicas de Impressão de Preto e Branco Sáb, dom

EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91


34

ci ê n ci as

TEATRO NACIONAL D. MARIA II 22 DE SETEMBRO ÀS 14H30 PRAÇA D. PEDRO IV / 213 250 800 / WWW.TEATRO-DMARIA.PT

OS NÚMEROS POR OUTRAS PALAVRAS Evento organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos no âmbito das comemorações do quinto aniversário da Pordata, base de dados de Portugal contemporâneo. Durante esta iniciativa é entregue o prémio Pordata Inovação seguindose uma intervenção de Hans Rosling, académico Academia das Ciências de Lisboa

Visitas Guiadas GO / MP

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Pena de Morte: Da Justiça Punitiva à Justiça Corretiva Exposição. Até 19 set

Cartulários na Europa Medieval: Textos e Contextos

Exposição. Até 19 set Seg a sex: 9h30-19h30, sáb: 9h30-12h30 EG

Associação para a Promoção Cultural da Criança - APCC

Curso de Iniciação à Astronomia e Ateliê de Microfoguetes IA

Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

CICLO DE CONFERÊNCIAS VAMOS OUVIR FALAR DE INTERCULTURALIDADE E DIETA MEDITERRÂNICA Dieta Mediterrânica Património Cultural Imaterial da

sueco da Fundação Gapminder e, para terminar, é apresentado o Pordata Kids, novo portal que tem como objetivo aproximar os mais novos do mundo das estatísticas. A entrada é livre mediante inscrição prévia. Mais informações em www.ffms.pt. Cristina Engrácia

Humanidade da UNESCO, a sua importância e atualidade para Portugal Por Jorge Queiroz 14 set: 18h EG

Identidade Alimentar Mediterrânica em Portugal. O Caso do Algarve Por Maria Manuel Valagão 28 set: 18h EG

Banco de Portugal

NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO DA MURALHA DE D. DINIS

Visitas Livres

Qua a sáb: 10h -18h (última entrada 17h50) EG

Visitas Orientadas

Sex: 13h30, sáb: 11h EG / GO /MP

Info: 213 213 240 Biblioteca de Belém

CICLO DE TERTÚLIAS

A escola e os trabalhos para casa: a participação dos pais

Por Maria José Araújo e Helena Matos. Moderação de Teresa Sales 25 set: 17h30 EG


c i ê n c i as

35

Café Martinho da Arcada

Centro Cultural Franciscano

O Futuro da Educação

Redescobrir a História de Carnide Através da Arqueologia

CICLO DE DEBATES E REFLEXÕES: PORTUGAL E O FUTURO Moderado por Fernando Sobral 24 set: 20h30 Info: 919 163 525 (Grémio das Artes e Ciências)

ARQUEOLOGIA NO BAIRRO

Por Ana Caessa e Nuno Mota 16 set: 21h Info: 218 172 180/205 (Centro de Arqueologia de Lisboa)

Castelo de São Jorge

EG

Morcegos no Castelo

El Corte Inglés

FORA DE HORAS

Passeio noturno de descoberta, observação e identificação de várias espécies de morcegos. 5, 12, 19, 26 set: 20h30 Info: 218 800 620 MP

TERTÚLIAS DE OUTONO: O CASTELO - A GEOGRAFIA DO TEMPO O Tempo da Conquista Ponto de encontro: estátua de D. Afonso I 27 set: 16h Info: 218 800 620 EG / MP

Figuras Ímpares de um Tempo Singular

Curso por Joaquim Letria 15, 17, 22, 24, 29 set: 19h Inscrições abertas até 8 set

Egiptologia

Curso por Luís Manuel Araújo 1, 8, 15, 22, 29 out, 5 nov: 19h Inscrições abertas até 17 set EG

Fundação Calouste Gulbenkian

70 ANOS DAS NAÇÕES UNIDAS 60 Anos de Portugal nas Nações Unidas

Conferência por Luís Amado, Manuel Pinto Abreu, Manuela Franco, Leonardo Mathias, Mendonça e Moura, Fernando Neves, Mário Ruivo, Nuno Severiano Teixeira e Pedro Bacelar Vasconcelos 9 set: 9h30-18h ipri@ipri.pt EG / MP

DIA DAS AVES

Aves e Pássaros: dos Reais aos Imaginários

Visita temática dirigida a maiores de 12 anos. 19 set: 11h

Garden Sketching Encontro de Urban Sketchers no Jardim Gulbenkian 19 set: 14h30 EG

Fundação Portuguesa das Comunicações

O Cabo Submarino num Mar de Conetividades Exposição Até 30 abr ‘16 Seg a sex: 10h -18h, sáb: 14h -18h

Gabinete de Estudos Olisiponenses

CICLO DE CONFERÊNCIAS TEMAS OLISIPONENSES A Vida a Bordo das Naus Por Francisco Contente Domingues 23 set: 18h30 EG

5º CICLO DE CONFERÊNCIAS RELAÇÕES LUSO-ITALIANAS SCRIGNI DELLA MEMORIA: ARQUIVOS E FUNDOS DOCUMENTAIS PARA O ESTUDO DAS RELAÇÕES LUSO-ITALIANAS

Os Sumários Matrimoniais da C.E.L. e o Registo Geral de Testamentos (I.A.N./T.T.) Fontes para o Estudo dos Italianos que Passaram a Portugal Por Gonçalo Monjardino Nemésio 29 set: 18h30 Info: lella.45@hotmail.com EG


36

c i ê n c i as Grupo Amigos de Lisboa

D. João III, D. Sebastião e os Paços de Lisboa

Lispolis Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa

Linux 2015

Conferência por Ana Isabel Buescu 12 set: 15h

1 out: 9h -16h30 www.eventolinux.org

Instituto Superior de Agronomia

Museu da Água da EPAL

Venha Conhecer os Solos na Tapada da Ajuda. O Campo no Coração de Lisboa

Conferência por Ana Isabel Buescu 19 set: 9h30 Inscrições abertas até 15 set Info: dfangueiro@isa.ulisboa.pt EG

Jardim Botânico Tropical

Os Descobrimentos Portugueses Visita guiada temática

Visitas Guiadas ao Jardim Botânico Tropical

Em português e inglês Info: 933 756 154 (CERCiência) MP

EG / MP

Exposição Permanente do Museu da Água

Ter a sáb: 10h -12h30, 13h30-17h30 Museu do Aljube - Resistência e Liberdade

Lisboa das Revoluções - Um Século XX Revolucionário

Visita guiada por Fernando Rosas. Ponto de encontro: topo do Parque Eduardo VII, junto às colunas 24 out: 10h -13h, 15h30-16h30 museudoaljube@cm-lisboa.pt IA

Manifestação. Um Direito

VIDAS PRISIONÁVEIS Helena Pato

Tertúlia aberta por Ana Aranha 30 set: 16h Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso

A Trincheira

Exposição e workshop de construção de trincheiras

A Grande Guerra ao Vivo - Evocando a Paz Exposição

200 Anos de Armas Regulamentares em Portugal Exposição

História da Aviação do Século XX Exposição

História do Soldado Português no Século XX

Exposição Todos os dias: 10h -17h

Exposição Até dez Ter a dom: 10h -18h

Museu da Farmácia

O Caos: As Diferentes Faces da Desordem

Congresso de história e mitologia 28 a 30 out Entrada livre para quem não pretenda certificado nem materiais do congresso

congressohistoriamitologia. weebly.com EG / IA

Museu Geológico de Portugal/LNEG

100 Milhões de Anos da História de Lisboa Portugal Antes do Homem As (Primeiras) 27 Maravilhas do Museu Geológico Seg a sáb: 10h -18h Museu de Lisboa Casa dos Bicos

Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos

Seg a sáb: 10h -18h (última entrada 17h30) Info: 217 513 215 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) EG

A Projecção de Lisboa. Utopias, visões e estratégias para uma cidade em movimento perpétuo. João Seixas, Hélder Carita, Walter Rossa, Rui Tavares, Raquel Henriques da Silva, Manuel Graça Dias, Sandra Vaz Costa, Deolinda Folgado, Luís Jorge Bruno Soares, António Fonseca Ferreira, Nuno Artur Silva, António Jorge Gonçalves, Isabel André, Mário Vale, Cláudia Narciso Pinto, Margarida Tavares da Conceição, Maria Teresa Bispo, Pedro Teotónio Pereira, Sandra Costa Saldanha, Tiago Borges Lourenço, Nuno Proença Simões, Paola Coghi, Marta Raposo

gabineteestudos olisiponenses www.cm-lisboa.pt/publicacoes-digitais/por-tematica?pub=770 issuu.com/gabinete.estudos.olisiponenses


c i ê n c i as Museu Nacional de Arqueologia

37

A I Idade do Ferro no Sul de Portugal: Epigrafia e Cultura

Memórias da Politécnica - Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura

O Tempo Resgatado ao Mar

A Aventura da Terra - Um Planeta em Evolução

Exposição Até 29 nov

Exposição

Religiões da Lusitânia Loquuntur Saxa Exposição

Tesouros da Arqueologia Portuguesa Exposição

Antiguidades Egípcias Exposição Ter a dom: 10h -18h

Quem nos Escreve Desde a Serra

Exposição patente no exterior do Museu Até 27 set Todos os dias

1 MÊS /1 PEÇA

Estela de Tavilhão II. Loulé Por Amilcar Guerra 27 set: 15h30 EG

Museu Nacional de Etnologia

10 Anos Depois: Objetos de Outros Lugares. Doação Francisco Capelo Exposição

Artes de Pesca: Pescadores, Normas, Objetos Instáveis Exposição

O Museu, Muitas Coisas

Exposição Ter: 14h -18h, qua a dom: 10h -18h

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Borboletário E / MP

Francisco Arruda Furtado, Discípulo de Darwin Exposição

Mero, o Senhor das Pedras Exposição

Exposição

Exposição

Allosaurus - Um Dinossáurio, Dois Continentes?

Exposição Ter a sex: 10h -17h, sáb, dom: 11h -18h

CICLO DE CONVERSAS LIGHT

Padrão dos Descobrimentos

Alguma Mezinha lá Dessa Terra do Cabo do Mundo

Exposição Até 31 out Todos os dias: 10h -19h

Viagens, Doenças e Mezinhas

Visita guiada por Adelino Cardoso 6 set: 11h IA

O Mundo das Plantas: Valor Terapêutico e Circulação

Visita guiada por Diana Rato 20 set: 11h IA info@padraodosdescobrimentos.pt

Encontro com Jorge Maia Alves

Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva

EG

Montra de criatividade e inovação 18 set: 17h -22h, 19 set: 10h -22h, 20 set: 10h -18h

16 set: 19h

Museu do Oriente

A Coreia Contemporânea e Global

Curso por Luís Mah 17, 24, 31 out, 7, 14, 21 nov: 10h -13h IA

CICLO DE CONFERÊNCIAS POLÉMICAS EUROPEIAS O Declínio Europeu é Reversível?

Por Chris Patten e António Vitorino 10 set: 18h30 EG N úcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Visitas Guiadas

Seg a sáb: 10h -12h, 14h -17h Info: 211 131 004 E / GO / MP

Observatório Astronómico de Lisboa

Visita dramatizada Último sáb: 11h30

Oceanário de Lisboa

Florestas Submersas by Takashi Amano

Exposição Todos os dias: 10h -19h

Almanaque Perpétuo dos Oceanos

Visita para maiores de 65 anos Todos os dias: 10h -19h MP

Maker Faire EG

Loucamente

Exposição Até set Ter a sex: 10h -18h, sáb, dom, fer: 11h -19h

Pordata Viva - O Poder dos Dados

A Descoberta do Universo

Ter a qui: 11h, 14h30, 16h, sex: 11h, sáb: 15h, 16h, dom: 11h30, 15h, 16h Sociedade de Geografia de Lisboa

CICLO LISBOA SUBTERRÂNEA

Muralhas, Torres e Aproveitamento Hidráulico:

Novas Leituras da “Cerca Velha” a Partir da Intervenção Arqueológica na Rua Norberto de Araújo, 21-29 (Santa Maria Maior, Alfama, Lisboa) Por Marina Carvalhinhos e Nuno Mota

Terraços do Carmo (2013/2015), Dinâmicas Urbanas: Aterros, Desaterros e os Finados Vivos

Por António Marques e Raquel Santos 16 set: 17h30 Info: 218 172 180/205 (Centro de Arqueologia de Lisboa) EG

Exposição Até dez Ter a sex: 10h -18h, sáb, dom, fer: 11h -19h

Studioteambox

Dóing - Oficina Aumentada

Workshop por Pea Horsley 26, 27 set: 10h -17h

Oficina, ateliê de costura, estudio de prototipagem e pista de lançamento de grandes ideias Ter a sex: 10h -18h, sáb, dom, fer: 11h -19h

HÁ QUANTO TEMPO NÃO VAI A UMA AULA DE CIÊNCIA?

Da Beterraba à Camisola Pintada, Lollipops de Fruta, Hortas à Janela Visitas acompanhadas, atividades de laboratório, cozinha e ateliês científicos para maiores de 65 anos Sex: 10h15, 14h15 Planetário Calouste Gulbenkian

Planetário Calouste Gulbenkian 50 Anos

Exposição Ter a sex, dom: 10h -12h, 14h -16h30, sáb: 14h -16h30 EG

Comunicação com Animais IA

Teatro Nacional D. Maria II

Os Números por Outras Palavras

22 set: 14h30 Info: 210 015 800 (Fundação Francisco Manuel dos Santos) EG / IA

Torre de Belém

A Magnífica e Formosa Torre

Exposição de mupis em frente da Torre de Belém Até 31 dez

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91


Lis o b a na Rua 38

Até 20 de setembro, pode usufruir de um programa variado, apto a satisfazer todo o tipo de gostos. Continuam os concertos das big bands e as Fitas na Rua, para além de uma série de propostas aliciantes no campo das artes visuais. António Chaínho e Jorge Fernando abrilhantam os concertos de Fado no Largo de São Carlos e a Orquestra Gulbenkian traz sonoridades exóticas à Praça do Município.


39

Geração Feliz

Novas Narrativas urbanas

De Leonor Areal 6 set: 22h

Largo do Intendente

Alto Bairro

Augusto Brázio e Martina Cleary Fotografia 11 set a 5 out

Mercado do Forno do Tijolo

Shared Cities Fotografia 11 set a 5 out

Projeto Vicente’15 Travessa da Ermida

Alessandro Lupi Escultura efémera à Travessa do Marta Pinto

Gabriele Seifert Instalação de vídeo 5 set a 25 out

Gabriele Seifert

Prática de Qi-Gong Performance 5 set: 20h

FITAS NA RUA Miradouro do Recolhimento

Lisboa: As Grandes Cidades do Mundo De Augusto Cabrita e Fernando Lopes 5 set: 22h

Parque Polivalente Stª Catarina De Rui Simões 12 set: 22h

Tribunal Constitucional

Os Conspiradores De Jean Negulesco 13 set: 22h Rossio

007, Ao Serviço de Sua Majestade De Peter Hunt 19 set: 22h

A Arte da Big Band Largo da Estação do Rossio

Thonline Orchestra

Black & White Swan 3 set: 19h

Largo de São Carlos

L.u.m.e. Lisbon Underground Music Ensemble 10 set: 19h

Ribeira das Naus

Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal

A Música de Glenn Miller

Ribeira das Naus

Ensemble de Saxofones da Metropolitana

17 set: 19h

19 set: 19h

Noites de Verão

Sou do Fado

Museu Nacional de Arte Contemporânea museu do chiado

4 set: 21h30

Bill Kouligas 4 set: 19h30

Orquestra Gulbenkian Praça do Município

Scheherazade, op. 35, Nikolai RimskyKorsakov Boléro, Maurice Ravel

Largo de São Carlos

António Chainho Jorge Fernando 11 set: 21h30

Cidade das Tradições Parque de Jogos 1º de Maio Concertos, exposições, artesanato, oficinas de música, dança, artes e ofícios, folclore, brinquedos, jogos tradicionais, atividades ao ar livre, teatro de robertos, cinema documental

Pedro Neves, maestro

Amélia Muge

Clássicos na Rua

Danças Ocultas e Orquestra Filarmonia das Beiras

Jardim da Amnistia Internacional Campolide

Toques do Caramulo

20 set: 19h

Quinteto de Metais 5 set: 19h

18 set: 21h30

19 set: 22h

20 set: 19h

Canção de Coimbra 18, 19, 20 set

Jardim do Passeio dos Heróis do Mar Parque Tejo

Ensemble de Metais e Bateria 12 set: 19h

© João Fazenda

FLÂNEUR

Rua Augusta ao Arco


entrevista

40

miguel gomes

As Mil e Uma Noites ana figueiredo

Miguel Gomes estreia As Mil e Uma Noites, após os sucessos de Aquele Querido Mês de Agosto e Tabu. Falámos com o cineasta a propósito do seu novo filme em três volumes, premiado em Sidney. Porquê a escolha da obra As Mil e Uma Noites como estrutura para o filme? O livro As Mil e Uma Noites sempre me atraiu pelo caráter selvagem e muito rock’n’roll da ficção. Comecei a sentir nas histórias que ia lendo nos jornais e que iam entrado em minha casa pela televisão, que essa dimensão selvagem começava a existir na própria atualidade. O que faz sentido, porque em momentos extremos, em que a conjuntura é dramática, todo esse lado de pulsões se torna mais visível. A realidade ou fica mais violenta, ou mais absurda, ou mais triste… Achei que os contos delirantes que a Xerazade conta ao rei podiam estabelecer um ponto de contacto com o que estava a ser vivido na sociedade portuguesa. Pareceume que podia fazer um filme em que a ficção tentava contar o real através do seu delírio, mas também relatar uma realidade que estava ela própria a delirar. No início do filme estabelece um parale­ lo entre o realizador e Xerazade. Consi­ dera que os realizadores, também têm urgência em contar histórias?

Não se pode renunciar a esta função de contar histórias. Às vezes existe a ideia, com a qual não me identifico, que quando as coisas começam a ficar muito difíceis deixamos de ter autorização de contar com a ficção, porque a realidade é demasiado forte e portanto temos que ficar apenas presos a ela. A ideia de contar histórias, como a Xerazade fez com o rei e os pais fazem com os filhos, é importante. É transmitir algo sobre o mundo através da capacidade que a ficção tem. O filme alterna momentos ficcionais e documentais. Porém, os momentos docu­ mentais parecem ensaiados, remetem para a ficção. Porquê essa divisão se tudo é ficção? Existe uma componente real em muito daquilo que parece a ficção mais surrealista. Quando mostro o filme a espetadores estrangeiros perguntam de onde surgiu a ideia dos Vistos Gold ou quando inventei os sorteios de automóveis de luxo feitos pela Direção Geral de Contribuição e Impostos. Respondo que não é uma invenção. Logo, na ficção mais delirante existe, muitas vezes, uma base real e naquilo que é documental existe também um trabalho de ficção. Para mim, o que é importante é o diálogo entre o real e o imaginário e como esse diálogo pode


Š Humberto Mouco

41


42

e nt r e vista Mig u e l g o m e s

existir sem que um traia o outro. A fazer uma coisa que me interessava: traição acontece quando a ficção tenta captar dois mundos muito diferentes fingir que é a realidade. Isso incomoda- ao mesmo tempo. O mundo que nós come porque é uma coisa que está muito mungamos, real, material, de um conem uso. Sinto-me insultado quando junto de pessoas que são proletários, essa ficção tenta passar pelo real, a isso que nasceram em bairros de lata, em Lisboa, e que através das memórias e da chama-se mentira. As suas histórias documentais têm um sua vida me dão azo a fazer um retrato de lado metafórico. Como vê a relação en­ uma certa classe social deste país. E, por tre realidade e metáfora? A metáfora é outro lado, a ocupação destes homens, uma forma de transcender a realidade? uma atividade que eu desconhecia, É uma maneira de fazer expandir a rea- que parecia paralela ao nosso mundo. Homens que ensinam lidade, através do recurso pássaros a cantar tem a uma dimensão quase uma dimensão poética mitológica. Inventar uma Para mim o que é paralela àquilo que idenmitologia para um tem- importante é o tificamos como sendo o po, com personagens, diálogo entre o nosso mundo quotidiano. criaturas, histórias onde real e o imaginário, a realidade ecoe. Como e como esse diálogo Considera que a presen­ os gregos inventaram os pode existir sem que ça da Troika e o progra­ ma de ajuda financeira seus Deuses que refletiam um traia o outro. a Portugal são como As a realidade da sociedade Mil e Uma Noites, uma onde viviam. O cinema não pode contentar-se apenas em captar história sempre por fechar? a realidade, é preciso trabalhá-la, inven- A primeira vez que ouvi falar da Troika tar uma dimensão que exista para além não estava em Portugal, estava em dela. Sei que a baleia que rebenta no fil- Moçambique a filmar o Tabu e alguns me é talvez uma metáfora, só não sei de elementos da minha equipa cruzaramquê. A baleia será Portugal? Será o cora- se no aeroporto com representantes da ção daquele sindicalista? Não faço ideia, Troika, que vinham a Portugal. Quando mas sei que existe essa dimensão. Num chegaram a Moçambique, eu estava certo sentido aquela baleia diz qualquer muito isolado, praticamente no meio coisa sobre aquele personagem e sobre da selva, disseram-me que se tinham cruzado com a Troika. Só o nome parecia o universo em que está inserido. No último volume, O Encantado, há ficção. As Mil e Uma Noites do título, são uma história que predomina, a da co­ também os dias intermináveis destes munidade de passarinheiros. Qual a re­ tempos de crise. Dias que, quando iniciei as filmagens, já tinham começado e que levância desta história? A história dos passarinheiros foi uma depois de terminado o filme prometem, oportunidade que eu descobri para infelizmente, continuar.


43

EVERYWHERE IS THE SAME SKY UMA PERSPETIVA DE PAISAGEM NA COLEÇÃO NORLINDA E JOSÉ LIMA A LANDSCAPE PERSPECTIVE ON THE NORLINDA AND JOSÉ LIMA COLLECTION

CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA DE CASTELO BRANCO 25 ABRIL A 25 OUTUBRO

ARTISTAS EM EXPOSIÇÃO Albert Ràfols Álvaro Lapa António Costa Pinheiro António Palolo Arpad Szenes Artur do Cruzeiro Seixas Carlos Botelho Carlos Lobo Carlos Noronha Feio Chus Garcia Fraille Daniel Malhão Edgar Martins Eduardo Luiz Emerenciano Fabrízio Matos Gabriel Abrantes Gabriela Albergaria Gonzalez Bravo Harmen de Hoop Jaime Isidoro Joan Fontcuberta João Hogan João Louro João Marçal João Maria Gusmão + Pedro Paiva João Onofre

João Queiroz Joaquim Rodrigo Jorge Martins José Lourenço Luís Fortunato Lima Luís Noronha da Costa Marcos Castro Mário Cesariny Michael Biberstein Miguel Palma Nikias Skapinakis Nuno Cera Pedro Cabrita Reis Pedro Calapez Pedro Gomes Pires Vieira Raul Perez Robert Longo Rita Carreiro Rosa Carvalho Rui Algarvio Susana Anágua Susana Gaudêncio Tracey Moffatt Vasco Barata CURADORIA RAQUEL GUERRA

Projeto co-financiado pela União Europeia

Copyright © João Onofre, 2009-2012. Cortesia Galeria Cristina Guerra


44

cin e m a

Cinemateca Portuguesa 21 de setembro às 21H30 Lumiar Cité 24 setembro a 8 de novembro

Wole Soyinka e Léopold Senghor um Diálogo sobre a Negritude De Manthia Diawara O filme Wole Soyinka e Léopold Senghor – um Diálogo sobre a Negritude do realizador natural do Mali, Manthia Diawara, tem estreia mundial este mês na Cinemateca. O filme coloca em diálogo uma entrevista realizada a Wole Soyinka, escritor nigeriano e Prémio Nobel da Literatura, com imagens de arquivo de Léopold Sédar

e st r e i as

O Agente da U.N.C.L.E. De Guy Ritchie, com

Alicia Vikander, Henry Cavill, Armie Hammer

Em 1960 dois agentes, um da CIA outro do KGB, inimigos mortais, são obrigados a colaborar de forma a combater uma terrível organização que desenvolve armas nucleares.

Senghor, primeiro presidente do Senegal após a independência (1960) e um dos mais importantes autores do conceito de negritude, que valorizava a identidade africana, por oposição à cultura dos povos colonizadores. Posteriormente, o filme é o centro de uma exposição no espaço Lumiar Cité, onde é exibido até 8 de novembro. Ana Figueiredo

O Amor é Uma Coisa Estranha De Ira Sachs, com John Lithgow, Alfred Molina, Marisa Tomei

Ben e George decidem casar-se em Manhattan ao fim de 39 anos juntos. Quando regressam da lua-de-mel, Ben é despedido do trabalho de longa-data numa escola católica. Sem dinheiro para sustentarem o pequeno apartamento onde vivem, resta-lhes a ajuda de familiares e amigos.


c in e m a e st r e i as

Barbecue

De Eric Lavaine, com Lambert Wilson, Franck Dubosc, Florence Foresti Um homem de 50 anos que sempre se preocupou com a saúde, mantendo uma alimentação saudável e fazendo exercício, sofre um ataque cardíaco. A partir desse dia resolve fazer e comer o que lhe apetece.

Como Enterrar a Ex

De Joe Dante, com Anton Yelchin, Ashley Greene,  Alexandra Daddario

Max, um apaixonado por filmes de terror e proprietário de uma loja relacionada com o tema, vê a sua vida complicar-se quando a namorada resolve mudar-se para sua casa. Cansado de a aturar, sente algum alívio quando esta morre atropelada. Infelizmente para Max a jovem regressa ao mundo dos vivos como uma zombie.

Dior e Eu

De Frédéric Tcheng

Uma viagem aos bastidores da casa Christian Dior e à criação da primeira coleção de alta-costura de Raf Simons, novo diretor artístico da marca.

Evereste

De Baltasar Kormákur, com Jake Gyllenhaal, Keira Knightley, Robin Wright

Uma expedição ao Monte Evereste é arruinada por uma tempestade de neve.

Foxfire

De Laurent Cantet, com Ali Liebert, Michelle Nolden, Tamara Hope

Nova Iorque, 1953. Um grupo de raparigas forma uma irmandade de sangue: as Raposas de Fogo. O gangue procura vingança contra a descriminação que os seus elementos sofrem numa sociedade essencialmente masculina e violenta.

Homem Irracional

De Woody Allen, com

CINEMA S. JORGE 8 a 13 de setembro av. DA LIBERDADE, 175 / 213 103 400 / CINEMASAOJORGE.PT / www.motelx.org

MOTELx Festival Internacional de Cinema De Terror de Lisboa O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa está de regresso. Entre 2 e 5 de setembro acontece o Warm-Up, uma série de eventos que incluem zombie parades , música, cinema ao ar livre e exposições, em vários locais da cidade. O verdadeiro terror começa a 8 de setembro no Cinema S. Jorge. O programa abre com o filme A Visita, de M. Night Shyamalan, último trabalho do realizador de O sexto Sentido. Muito aguardada é a presença de Roger Corman, um dos mais conceituados produtores e realizadores independentes, que transpôs para o grande ecrã a obra de Edgar Allan Poe e que abriu caminho a realizadores como Bogdanovich, Scorcese, Coppola ou Joe Dante, entre muitos outros. Workshops , jogos assustadores e muita animação complementam a programação. AF

45


46

c in e m a e st r e i as

Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey

Um professor de filosofia, que vive uma crise existencial, volta a disfrutar da vida quando começa a relacionar-se com uma aluna.

Zhao, Yi Zhang, Jing Dong Liang Uma história de amor e o retrato de um país em mutação dividida em três partes. Começa na China, em 1999, onde o amor de uma rapariga é disputado por dois amigos. Passa para 2014, quando essa jovem é uma mulher divorciada com um filho. E termina em 2025, na Austrália onde o filho vive e trabalha.

Uma Noite Fora do Palácio

De Julian Jarrold, com As Mil e Uma Sarah Gadon, Emily Watson, Jack Reynor Noites - volume 2, O Desolado O Mundo Fora De Miguel Gomes, com Crista Alfaiate, Gonçalo do Lugar Waddington, Teresa De Margarethe von Trotta, Uma Nova Madruga com Katja Riemann, BarAmiga bara Sukowa, Matthias

No volume 2 de As Mil e Uma Noites, Xerazade relata ao rei como a desolação invadiu os homens e conta a história de uma juíza que chora, de um assassino em fuga e dos moradores de um prédio dos subúrbios que acolhem um cão.

Mountains May Depart

Habich

Baseado na experiência de vida da realizadora, conta a história de duas mulheres que acidentalmente se cruzam e que posteriormente descobrem que são irmãs.

De Jia Zhang-Ke, com Tao

Um filme sobre a noite em que duas princesas, Elizabeth e Margaret Windsor, saíram para festejar o fim da II Guerra Mundial.

De François Ozon, com Romain Duris, Anaïs Demoustier, Raphaël Personnaz

Claire perde a sua melhor amiga e mergulha em depressão. Alguns anos mais tarde reata a amizade com o marido da amiga, David, por quem sente uma paixão secreta. Certo dia aparece em casa de David sem aviso e descobre um segredo desconcertante sobre o mesmo.

Dezanove queerlisboa.pt 18 - 26.09.2015 Cinema São Jorge

Queer

A Ovelha Choné - O Filme

De Mark Burton e Richard Starzak, com Justin Fletcher, John Sparkes, Omid Djalili A Ovelha Choné vive pela primeira vez uma grande aventura fora da quinta Vale Verdejante, onde vive com o rebanho, o Agricultor e o cão Bitzer. A Ovelha Choné e todo o rebanho viajam para a grande cidade, onde não será fácil passarem despercebidas.

Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa

De Ana Lily Amirpour, com Sheila Vand, Arash Marandi, Marshall Manesh Na Cidade Malvada, terra fantasma iraniana, onde deambulam prostitutas,

Produção

Parceria Estratégica

Co-Produção

Festival Apoiado pelo

Festival Financiado por

Lisboa


c in e m a e st r e i as

47

CINEMA S. JORGE 18 a 26 setembro AVenida DA LIBERDADE, 175 / 213 103 400 / CINEMASAOJORGE.PT / www.queerlisboa.pt

Queer Lisboa 19 A 19ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer volta ao Cinema São Jorge com algumas novidades. Em destaque estão dois filmes com estreia nacional: Praia do Futuro, de Karin Aïnouz e Eiseinstein in Guanajuato, de Peter Greenway, dois nomes do cinema queer contemporâneo. Pela primeira vez o Queer Art drogados e chulos, uma vampira solitária persegue os habitantes. Quando esta rapariga conhece um rapaz, nasce uma história de amor invulgar…

Ricki e os Flash

De Jonathan Demme, com Meryl Streep, Mamie Gummer, Sebastian Stan Ricki deixou para trás uma vida convencional pelo rock n’roll. Com uma carreira de sucesso como cantora e guitarrista, Ricki regressa a casa para consolar a filha, abandonada pelo marido. Um reencontro emotivo, que vai obrigar toda a família a reatar laços perdidos.

Rio Perdido

De Ryan Gosling, com Christina Hendricks, Iain De Caestecker, Matt Smith

Numa cidade abandonada uma mãe solteira com dois filhos tenta salvar a casa onde moram. Para tal tem de trabalhar no submundo desta cidade macabra.

Ao mesmo tempo um dos seus filhos descobre o mistério que está na origem desta terra perdida, embarcando numa viagem que vai testar os seus limites e o de todos aqueles que ama.

Sem Saída

De John Erick Dowdle, com Pierce Brosnan, Owen Wilson, Lake Bell 

Uma família americana procura sobreviver fora do país, num ambiente onde os estrangeiros são rapidamente executados.

Sexo, Amor e Terapia

passa a secção competitiva, numa parceria com a Faculdade de Belas-Artes. O cinema brasileiro está em grande destaque nesta edição, com a exibição de oito filmes e com a presença em Lisboa de vários realizadores. A crise na Grécia, o estigma do VIH/ Sida, os problemas dos jovens LGBT, são algumas das temáticas abordadas. AF

Sicario - Infiltrado

De Denis Villeneuve, com Emily Blunt, Benicio Del Toro, Josh Brolin

Kate, uma agente do FBI é destacada para localizar um barão da droga na fronteira entre os EUA e o México. Um homem com um passado duvidoso irá ajudá-la durante a missão. O processo fará Kate questionar tudo em que acreditava até então.

Transporte: Potência Máxima

De Tonie Marshall, com Sophie Marceau, Patrick Bruel, André Wilms  De Camille Delamarre, Lambert é um ex-viciado com Ed Skrein, Ray Steem sexo que trabalha como venson, Gabriella Wright terapeuta de casais. Judith é uma ninfomaníaca que concorre a um emprego na clínica de Lambert. Os dois sentem uma atração imediata. Mas enquanto Judith o seduz constantemente, Lambert luta por uma relação onde o sexo vem em último lugar.

Frank Martin é conhecido no mundo do crime como The Transporter. Ele entrega qualquer coisa por dinheiro. Anna, uma mulher que pretende acabar com uma rede russa de tráfico humano, rapta o pai de Frank. The Transporter é assim obrigado

a colaborar com esta mulher, ajudando-a a atingir os seus objetivos.

A Visita

De M. Night Shyamalan, com Kathryn Hahn, Ed Oxenbould, Olivia DeJonge

Dois irmãos vão visitar os avós. Rapidamente percebem que algo de errado se passa, e que o seu regresso a casa pode nunca acontecer.

Vontade de Vencer De André Banza

Documentário sobre o músico Anselmo Ralph e os bastidores de uma tournée com mais de 80 concertos.

Z for Zachariah

De Craig Zobel, com Margot Robbie, Chris


48

c in e m a c i c l o s / f e stiva is

Pine, Chiwetel Ejiofor

Quando o mundo acaba há um vale que permanece intacto. Uma mulher e dois homens que sobreviveram encontram apoio uns nos outros, envolvendo-se num triângulo amoroso.

ciclos / f e stiva is

ENQUADRAMENTOS

Cinema City Classic Alvalade Visionamento e análise de filmes em cartaz conduzido por um crítico de cinema. 3º Sáb do m ês: 10h Inscrições até à véspera da sessão

CINEMA ANGOLANO – FESTA DO CINE180º ARTISTAS MA CHINÊS AO SUL Cinema Ideal 10 a 16 set

Hangar - Centro de Investigação Artística Independente

Oxalá Cresçam Pitangas De Kiluanje Liberdade, Ondjaki 4 set: 18h30

Luanda, Fábrica da Música

De Kiluanje Liberdade e Inês Gonçalves

Alambamento De Mário Bastos 5 set: 18h30

A COMIDA ESTÁ NA MESA – CINEMA AO AR LIVRE Casa da Achada

Génese de Uma refeição De Luc Moullet 7 set: 21h30

Alguém Anda a matar os Grandes Chefes da Europa De Ted Kotcheff 14 set: 21h30

Como Água para Chocolate De Alfonso Arau 21 set: 21h30

A Quimera do ouro De Charlie Chaplin 28 set: 21h30

Cinemateca Portuguesa 17 a 30 set

1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ECONOMIA E GESTÃO 28 a 30 set

ISEG - LISBON SCHOOL OF ECONOMICS & MANAGEMENT

Sessão Especial 1 - Mostra FESTin Quitupo, Hoyé!

De Chico Carneiro e Rogério Manjate 28 set: 17h30

Competição Curtas-Metragens Escolares Bestas

De Rui Neto e Joana Nicolau

A Máquina

De Mafalda Veiga Marques

Da Meia Noite p’ro Dia De Vanessa Duarte

Pt.Es

De Pedro Sena Nunes

O Mal e Aldeia

De Diogo Lima e David Serôdio

Competição Curtas-metragens Em Branco

De Luciano Sazo

Videoclube

De Ana Almeida

Masterclass Gestão de uma Equipa de Rodagem

e custos + Filme Lápis Azul

Por Tony Costa (António Costa) 28 set: 18h45

Playtime – Vida Moderna

4, 10 set: 14h, 16h30, 19h, 21h30

Parade

Sessão Especial 2 – Mostra FESTin

6, 15 set: 14h, 16h30, 19h, 21h30

De Lara Plácido e Ângelo Lopes

7, 13 set: 6, 15 set: 14h, 16h30, 19h, 21h30

Casalata

Boa Ventura

De Guilherme Castro 29 set: 17h30

Competição Documentários Água

De Manuel Carneiro

Masterclass Produção + Filme 2 Metros Quadrados Por Léa Teixeira, Directora do FESTin 29 set: 21h

Sessão Especial 3 – Mostra FESTin

Esse Viver Ninguém Me Tira De Caco Cioler 30 set: 16h

Competição Curtas-Metragens Escolares Puto

De Fabiana Tavares e Bernardo Carvalho

Rastos de Pó

De Rui Neto 30 set: 17h30

Homenagem a Manoel de Oliveira 1 Século de Energia De Manoel de Oliveira 30 set: 19h

Masterclass Atores (Início e gestão de carreira)

Convidados Pedro Barroso e Ângelo Rodrigues 30 set: 19h40

JACQUES TATI

Curtas de Jacques Tati O Meu Tio

8, 18 set: 14h, 16h30, 19h, 21h30

MOTELx 2015 Cinema São Jorge

Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa 8 a 13 set www.motelx.org

PRÓXIMO FUTURO

Fundação Calouste Gulbenkian

CASA ARQUIVO

Ciclo de Filmes de Curta e Média Metragem e Diaporamas

Muxima

De Alfredo Jaar

Conga Irreversible Polaris De Los Carpinteros 4 set: 18h30

Barceiaria

De João Dongo e António Júlio Duarte 5 set: 18h30

El Cuaderno de barro De Isaki Lacuesta 6 set: 18h30

Um Olho para Ver, Outro para Sentir De Madalena Miranda, Miguel Coelho, Rita Forjaz, Susana Marques 11 set: 18h30

Espaço Nimas

QUEER LISBOA

1, 9, 14 set: 14h, 16h30, 19h, 21h30

Festival Internacional de Cinema Queer

As Férias do Sr. Hulot Sim, Sr. Hulot

2, 5, 11 set: 14h, 16h30, 19h, 21h30

Há Festa na Aldeia + Aulas Nocturnas

3, 12 set: 14h, 16h30, 19h, 21h30

Cinema São Jorge

18 a 20 set www.queerlisboa.pt


c in e m a c o n c u r s o s / c u r s o s

49

Cinema Ideal / Cinemateca Portuguesa 10 a 30 setembro Rua do Loreto, 15/17 / 210 998 295 / WWW.CINEMAIDEAL.PT Rua Barata Salgueiro, 39 / 213 596 200 / www.cinemateca.pt

Festa do Cinema Chinês em Lisboa A história e o dinamismo desta cinematografia são celebrados na Festa do Cinema Chinês em Lisboa. O evento, que pretende promover o intercâmbio cinematográfico entre Portugal e China, apresenta um programa que inclui filmes clássicos e contemporâneos. No Cinema Ideal

Wole Soyinka e Léopold Senghor – um Diálogo sobre a Negritude De Manthia Diawara Cinemateca Portuguesa Estreia do filme 21 set: 21H30 Lumiar Cité Conferência com a presence do realizador Manthia Diawara 26 set Exposição do filme com sessões de exibição 26 set a 8 nov EG

são exibidos 12 filmes recentes de realizadores como Tsui Hark, Lou Ye, Jia Zhangke e Hou HsiaoHsien. A exibição de obras clássicas tem lugar na Cinemateca e inclui duas retrospetivas: uma dedicada à década de 80, do século passado, e outra ao realizador Xie Jin. AF NB Academia

concursos Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca

PROCURAM-SE FILMES

Recolha de filmes caseiros feitos em Lisboa ou por lisboetas

INDIE LISBOA 2016 Inscrições de filmes Até 31 dez indielisboa.com

cursos Cineclube Cine Reactor 24i

11º Curso Geral de Cinema

7 out a 27 jun/16 www.cursogeraldecinema.com IA

Curso Intensivo de Representação para Cinema e Televisão IA

Restart

Realização I

Seg, qua , sex: 9h -12h, 20h -23h

Realização II

Ter, qui : 19h -23h

Geral de Audiovisuais

Ter, qui: 9h -13h,14h -18h

Câmara e Iluminação para Audiovisuais

Ter, qui: 9h -13h, 19h -23h

Pós-Produção Audiovisual

Seg, qua , sex: 9h -12h, 13h -16h, 20h -23h

Produção e Marketing Audiovisual Seg, qua , sex: 9h -12h

Interpretação – Cinema e televisão Ter, qui: 19h -23h

Escrita para Cinema, Televisão e New Media

Seg, qua , sex: 20h -23h IA EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91


da n ça

e s p e tác u l o s / au l as / CUR S O S / wo r ks h o p s

© Martin Argyroglo

50

Culturgest 11 E 12 DE SETEMBRO ÀS 21H30 RUA DO ARCO DO CEGO / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

La Chance Loïc Touzé, coreografia; Loup Abramovici, Ondine Cloez, Audrey Gaisan Doncel, Rémy Héritier, Marlene Monteiro Freitas e Carole Perdereau, interpretação.

O coreógrafo e bailarino Loïc Touzé desenvolve a sua atividade a partir da estrutura artística ORO, sediada em Nantes, e tem realizado muitos e s p e tác u l o s Armazém 13

Cabaret Circo 25 set: 21h30

Centro Cultural de Belém

Box Nova Abstand

18 set: 21h, 19 set: 19h Culturgest

La Chance 11, 12 set: 21h30

Espaço Alkantara

Islands

Salva Sanchis, coreografia 5 set: 21h30

au l as/c u r s o s / wo r ks h o p s Academia de Dança Dançarte

Cursos

Ballet, Barra de Chão, Danças de Salão, Sapateado, Sevilhanas, Flamenco, Danças Orientais, Jazz, Contemporâneo,

projetos em colaboração com artistas do plano coreográfico, da música e das artes visuais. Este espetáculo apresenta seis intérpretes em palco que se interrogam sobre quais os motivos que levam um bailarino a dançar e o que significa para ele essa experiência. No dia 11, a seguir ao espetáculo, realiza-se uma conversa com os artistas. CE

Zumba, Hip-Hop, Bachata e Kizomba

Equilíbrios e Flexibilidade

Alunos de Apolo Escola de Dança

Mastro Chinês

Aulas de Tango Por Miriam Nieli Sex: 19h, 20h Info: 917 736 549

Danças de Salão

Seg a sex: 19h -23h, sáb: 15h -19h Armazém 13

Acrobacia Aérea

Seg: 11h -13h, 19h3021h30, qua: 19h3021h30, qui: 11h -13h

Por Joa Gouveia Qui: 19h30-21h30 Por Jun Han Qui: 19h30-21h30 Arta Taberna das Almas

Aulas de Tango

Por Miriam Nieli Qui: 20h30, 22h Info: 917 736 549 Arte Graça

Aulas de Dança Terapia Sex: 19h geral@anapar.pt


da n ça au l as / CUR S O S / wo r ks h o p s Art!st - Academia de Dança , Teatro e Performance

Cursos

Sevilhanas, Flamenco, Ballet, Contemporâneo, Hip-Hop, Kizomba, Bachata, Salsa, Afromoves, Danças de Salão, Dança Criativa, Chair Dance e Pole Dance Associação Cristã da Mocidade de Lisboa

Zumba

Ter, qui: 20h15

Kizomba

Sex: 20h -22h Info: 916 540 235 Associação Subud

Biodanza

Qua: 19h30-21h30, sex: 19h -21h Info: 965 350 034 Ateneu Comercial de Lisboa

Aulas de Kizomba

Por Alexandre Figueiredo. Qui: 11h -12h Info: 926 589 675 IA

b.leza

Aulas de Dança Dom: 18h Info: 963 612 816

Casa da Comarca de Arganil

Tango Argentino Aulas e Milonga Qui: 20h30 Info: 964 859 049

Casa da Comarca da Sertã

Aulas Movimento Orgânico

Por Dora Vicente. Qua: 20h -21h30 Info: 968 884 787

Aulas de Tango

Por Sérgio do Carmo. Qui: 20h30-21h30, 21h30-22h30 Casa de Lafões

Roda de Choro Ter: 22h30

Aulas de Forró

Seg a qui: 20h30-22h30

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 18 DE SETEMBRO ÀS 21H, 19 DE SETEMBRO ÀS 19H PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

BOX NOVA - ABSTAND Luís Marrafa e António Cabrita, criação; Luís Marrafa, coreografia e música.

Nomeada como melhor coreografia para o Prémio Autores SPA 2014, Abstand integra-se no projeto Box Nova criado por Luís Marrafa e António Cabrita. Qual a distância certa entre as pessoas? A distância pode ser em milímetros, metros ou mesmo para sempre. Neste espetáculo verifica-se uma distância entre dois homens. Ao romper barreiras surgem reações e emoções, existe uma relação paradoxal onde a linguagem dos corpos está em constante mutação. Thom Yorke, vocalista dos Radiohead, também participa musicalmente na peça que tem a duração de 50 minutos e é dirigida a maiores de seis anos. CE

51


52

da n ça au l as / c u r s o s / wo r ks h o p s c.e .m - centro em movimento

Em Dança

Por Valentina Parravicini 28, 30 set: 18h -19h30

Práticas de Criar Corpo Por Sofia Neuparth 28 set a 2 out: 11h -12h30

Above the Sky Dreaming Away

Por Peter Michael Dietz 28 set a 2 out: 19h30-21h30

Corpo, Dança e Movimento

Por Mariana Lemos 29 set, 1 out: 18h -19h30

CEM VERÃO II 14 a 25 set

Restart Dancing Momentarily on the Button

Por Peter Michael Dietz 14 a 18 set: 19h15-21h15

Movement Precision No Mercy

Por Peter Michael Dietz 21 a 25 set: 19h15-21h15 IA

Centro Cultural Arte Pura

Ballet, Barra de Chão, Dança Criativa, Sevilhanas e Tango Argentino pontifice73@gmail.com Centro Noesis

Biodanza

Qua: 19h45-21h30 Info: 964 522 219 CFA - Centro de Formação Artística / Teatro da Voz

Dança Contemporânea para Seniores Por Rafael Alvarez Seg: 18h30-19h30

Dança para Todos Por Bruno Cochat. Qua: 20h30-22h Chapitô

CURSOS DE FIM DE TARDE Técnicas Circenses

Por Ana Ribeiro e Sâmara Botelho Seg, qua: 19h30-21h

Técnicas de Manipulação

Por Tommaso Mortari Ter: 19h -21h

Capoeira

Dançattitude

Dança Oriental

Sex: 18h30 (iniciação), sex: 19h30 (interm édio), sex: 20h30 (avançado) Info: 924 368 752 Dança do Saber

Aulas de Dança

Salsa, Ritmos Africanos, Kizomba e Ritmos Latinos

Ter: 19h30, ter: 20h30, sex: 19h30, sex: 20h30 IA

Dance Factory Studios

Aulas Regulares, Cursos e Workshops

Kizomba Zero, Tango Argentino, Danças de Salão, Salsa, Tarrachinha, Semba, Bachata, Forró, Street Jazz, Ragga, Hip-Hop, Kuduro, Belly Dance, Sevilhanas, Ritmos Latinos, Pole Dance, Ballet, Sapateado, Dança Afro Dance Spot - Escola de Dança

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais

Cursos

Por Miguel Castel-Branco e Mário Correia Ter, qui: 19h30-21h

Info: 917 495 610

Comunidade Hindu de Portugal

De Pura Cepa - Escuela de Tango

vários horários

Ter: 18h15 Info: 967 481 049

Capoeira, Forró, Samba no Pé, Maracatu e Kizomba DANÇA PARA PELÉS

Desinibição à Dança

Aulas de Dança Clássica Indiana Kathak

MP

Dança com a Idade

Convento de São Pedro de Alcântara

Centro Cultural de Carnide

Aulas de dança para doentes de Parkinson e cuidadores por Rafael Alvarez e Leonor Tavares Sáb: 10h30-12h Info: 939 672 545

Aulas para séniores Ter: 15h -16h Info: 919 122 371

Kizomba

Ter: 19h -20h15, 20h30-21h45 Info: 931 462 210 Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães

Aulas de Movimento Sensível Por Dora Vicente Ter: 10h -11h30

Aulas de Movimento Orgânico

Por Dora Vicente Qui: 10h -11h30 Info: 968 884 787

Dançar com Pk

EG / MP

Dança Livre - Escola de Dança

Cursos e Workshops

Ballet Clássico, Contemporâneo, Barra de Chão, Hip Hop, Danças de Salão, Flamenco, Sevilhanas, Capoeira, Samba Axé e Improvisação em Dança Seg a sex: 16h -22h30 Info: 916 472 612

Escola de Dança Raquel Oliveira

Danças da Dança, Sevilhanas e Flamenco Info: 932 641 429

Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Aulas de Fasciaterapia e Movimento Por Dora Vicente Ter: 20h30-22h30 Info: 968 884 787

Espaço Dança de Palmira Camargo

Aulas e Workshops

Ballet, Repertório Clássico, Dança Contemporânea, Barra de Chão, Danças de Caráter e Hip-Hop Espassus 3G

Dança Escocesa

Ter: 20h -22h Info: 925 221 843

Estúdio 1 Academia LifeClub

Aulas de Dança Contemporânea para Maiores 55 anos

Por Rafael Alvarez Ter: 17h30-19h30 Info: 968 037 924 IA

Info: 915 773 155

Tango Argentino (Iniciação)

EDAK - Escola de Dança Ana Köhler

Cursos

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop e Danças Orientais Info: 961 268 279

Escola de Dança Projeto Latino

Cursos e Workshops

Roda de Casino, Ritmos Latino-Americanos, Africanas, Sevilhanas, Danças de Salão Tango Argentino, Danças Orientais e Sapateado Seg a sex: pós-laboral Info: 917 860 556

Estúdio ACCCA

Aulas de Dança Contemporânea

Por Sofia Silva vários horários Info: 919 657 249

Workshop de Dança Contemporânea Por Marina Nabais 28 set a 2 out: 19h30-21h marinanabais@gmail.com Forum Dança

Aulas de Técnica de Dança Contemporânea (Nível Avançado) Por Jácome Filipe Ter, qui: 10h30-12h

Técnica de Dança Contemporânea (Nível Iniciado e Intermédio) Por Maria Ramos. Ter, qui: 19h30-21h

Ginásio Beija-Flor

Capoeira

Seg, qua , sex: 20h30-22h


da n ça au l as / CUR S O S / wo r ks h o p s / c o nv e r sas Instituto Portugu ês do Desporto e Juventude

Aulas de Kizomba, Salsa, Hip-Hop e Dança do Ventre Por Tiago Alexandre Seg: 19h -22h Info: 913 474 666

Lusitano Clube

Samba de Gafieira Qui: 20h -22h30

Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa

Cursos

Ballet, Jazz, Musical, Barra no Chão, Contemporâneo, Flamenco e Sevilhanas Obra Social Paulo VI

Ciranda 3 - Já Chega

TEATRO CAMÕES OUTUBRO A ABRIL PARQUE DAS NAÇÕES, PASSEIO DE NEPTUNO / 218 923 470

CURSO DE HISTÓRIA DA DANÇA DA VIDA DA OBRA COREOGRÁFICA: REPOR, RECONSTRUIR, RECRIAR O curso composto por quatro módulos - Barroco, Romântico, Ballets Russes e Contemporâneo – é da responsabilidade de Maria José Fazenda. Paralelamente às sessões teóricas, em que se apresentam e discutem casos concretos, os participantes têm a oportunidade de ver os artistas da Companhia Nacional de Bailado a trabalhar ao vivo na sessão de ensaio e no próprio dia do espetáculo. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 11 e são limitadas ao número máximo de 30 pessoas. Mais informações e inscrições em www.cnb.pt. CE

A raiva e a agressividade na dança Por Monica Savá 26 set: 10h -18h, 27 set: 10h -13h Info: 217 579 705 Pro.Dança Escola de Dança

Aulas

Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sevilhanas e Flamenco, Dança Oriental, Danças Ciganas, Tango Argentino, Barra no Chão, Kizomba e Samba S Espaço

Aulas

Dança Oriental, Dança da Terra, Dança Africana a Par, Kizomba, Dança Egípcia, Dança Afro Brasileira, Dança Burlesca, Bollywood e Dança Marroquina Info: 924 368 752

Steps Clube

Aulas e Cursos

Tango, Salsa, Kizomba, Forró, Samba, Danças Orientais, Sapateado e Burlesque Info: 914 890 204 Tap Dance Center Lisbon

Aulas de Sapateado Seg, qua: 17h -18h, 18h -19h, 19h -20h Por Michel Info: 932 940 988

Teatro Camões

Curso de História da Dança - Da Vida da Obra Coreográfica: Repor, Reconstruir, Recriar Por Maria José Fazenda Out a abr Inscrições abertas até 11 set e limitadas ao máximo de 30 pessoas Teatro Cinearte

Aulas de Tango Milonguero

Dom: 20h -21h30 Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz)

Aulas de Novo Circo - Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio, Lira e Corda Seg a Qui: 19h30-21h Info: 932 904 467

Danças Tradicionais Europeias

Seg: 19h, ter: 20h45 (iniciação), seg: 20h45 (interm édio) balldados@tradballs.pt Villa Helena

Aulas de Pole Dance Por Carolina Ramos Info: 969 090 881

Vozes em Conserto Academia de Canto e Performance

Aulas de Dança Info: 911 155 558

Work In Studio

Sapateado

Info: 932 940 988

c o nv e r sas Culturgest

La Chance

Conversa com os artistas após o espetáculo 11 set

EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91

53


54

Lite r atu r a

Grémio Literário 30 setembro às 19h Rua Ivens, 37 / 21 770 11 35

Centenário da Morte de Ramalho Ortigão Ciclo de Conferências “A arte é a eterna desinfectante de toda a podridão em que toca”, escreveu Ramalho Ortigão (1836-1915), um dos vultos mais destacados da Geração de 70. Em época de crise, com elevados índices de corrupção material e dissolução moral, é oportuno celebrar a arte do autor de As Farpas , publicação mensal satírica que visava operar a crítica e a reforma dos costumes através do riso. Inicialmente da coautoria de Eça de Queirós, mas que Ramalho redigirá sozinho após 1872, um amplo inquérito à sociedade e à cultura portuguesas, visando a educação, a vida política, Associação Renovar a Mouraria

Vem falar das coisas sem partir a loiça

Tertúlias sobre temas polémicos da atualidade num espaço onde as palavras e a música se cruzam 1ª, 3ª qua: 19h30 Biblioteca Nacional de Portugal

A Questão do Bom Senso e do Bom Gosto Mostra sobre a Questão Coimbrã Até 2 out

Joaquim Veríssimo Serrão. Uma vida ao serviço da História Mostra Até 2 out

Onde os nossos livros se acabam, ali começam os seus... O Japão em fontes documentais dos séculos XVI e XVII Exposição Até 15 out EG

a religião, o movimento literário e artístico, os tipos sociais e a vida na província. O Gabinete de Estudos Olisiponenses (GEO), em colaboração com o Grémio Literário, celebra o centenário da morte do escritor com um ciclo de conferências. A primeira, intitulada Apenas um Repórter de Génio, é de autoria do jornalista e olisipógrafo Appio Sottomayor. As inscrições são gratuitas, mas requer-se inscrição prévia. No âmbito das comemorações, inaugura a 15 de setembro a exposição bibliográfica Ramalho e Lisboa no GEO, Palácio Beau Séjour. Luís Almeida d’Eça Casa da Achada Centro Mário Dionísio

Ciclo a Paleta e o Mundo

Uma hora semanal de leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio com projeção de imagens Seg: 18h30

Ciclo Livros da Nossas Vidas

Os Caminhos de Eça no Douro, por Filomena Marona Beja 11 set: 18h30

Comida de Miguel Castro Caldas

Leitura de Gonçalo Waddington 17 set: 17h30

Direis que não É Poesia

Com Diana Dionísio, Miguel Castro Caldas e Miguel Cardoso 19 Set: 16h

Livros Livres – Biblioteca de ofertas e trocas Seg, Qui, Sex: 15h -20h, Sáb, Dom: 11h -18h EG


L I T ERAT URA o s l iv r o s d e s e t e m b r o

Jillian Tamaki e Mariko Tamaki finalmente o verão

Riad Sattouf

Gustave Flaubert

O Árabe do Futuro

Bouvard e Pécuchet

teorema

Cotovia

planeta tangerina

Finalmente o Verão foi a primeira novela gráfica a ser distinguida com o Caldecott Honor, prémio atribuído pela Americam Library Association em 2015. O texto e a lustração de autoria das primas canadianas Jillian e Mariko Tamaki, respetivamente, tornam quase palpável a sensação de suspensão do tempo, quando as férias de verão pareciam intermináveis, na fase que marcava o fim da infância, a entrada na adolescência e o sofrimento inerente ao inevitável processo de crescimento. Esta obra multipremiada congrega com sucesso os melhores recursos da banda desenhada, da manga e da prosa. O resultado é belíssimo, de um efeito poético algo nostálgico que contrasta com a urgência dos diálogos, e recomenda-se a leitores a partir dos 13 anos de idade.

Riad Sattouf, autor de BD e cineasta de sucesso, conta a sua infância, primeiro na Líbia de Kadafi, depois na Síria de Hafez Al-Assad. Nascido de pai sírio e de mãe francesa, muda-se em 1984 para a aldeia natal da família paterna perto de Homs, epicentro da revolta síria desde 2011. O seu pai, professor fascinado pelo culto do pan-arabismo, pretende criar o filho, ingénua criança loira, como o modelo do árabe do futuro, instruído e moderno. Esta novela gráfica de humor contagiante, de inspiração autobiográfica, cruza a memória individual, contada através do olhar inocente de uma criança, com o destino coletivo do mundo árabe, atingindo uma curiosa dimensão política e sociológica. Primeiro volume de uma trilogia cuja continuação se aguarda ansiosamente.

Dividido entre uma profunda necessidade de lirismo e o desejo de restituir “quase materialmente” o que via, Gustave Flaubert (1821-1880) encontrou no trabalho sobre a escrita, em busca da perfeição formal do estilo, a sua unidade enquanto artista, fascinado pelo verdadeiro e pelo belo. Nesta obra-prima satírica inacabada, o genial escritor empreende mais uma dura análise da vida do século XIX com um romance que pretendia ser “uma enciclopédia da estupidez humana”. Bouvard e Pécuchet reformam-se e começam uma nova vida no campo. Aí se vão dedicar, sucessivamente, às várias áreas do saber sempre com resultados frustrados. Retrato hilariante da fragilidade dos conhecimentos, e denúncia implacável da superficialidade da vida intelectual francesa.

55

Inês Ribeiro e Raquel Policarpo Segredos de Lisboa a esfera dos livros

Segundo um antigo provérbio “os que são incapazes de recordar o passado estão condenados a repeti-lo”. Não será, certamente o caso desta jovem dupla de arqueológas que, em 2011, fundaram a Time Travellers, uma agência de animação turística destinada a divulgar a história, a cultura e a arqueologia de Portugal. Nesta obra recente convidam os leitores a passear pelo passado de Lisboa: “debaixo de linhas de elétrico, ruas asfaltadas e tuneis de metro, camadas e camadas de terra contam as histórias de quem por aqui passou (…) fenícios, romanos, muçulmanos, cristãos.” Só resta fazermo-nos ao caminho seguindo as 15 sugestões das autoras em busca de uma Lisboa desconhecida “num museu, num parque de estacionamento ou até numa improvável casa de banho pública no largo da Sé”. LAE


56

Lit e r at u r a Centro Científico e Cultural de Macau

Curso de Língua e Cultura Chinesas

Sáb: 9h -11h/11h -13h IA

Culturgest

Espaço Evoé

A textualização da História ou o historicismo do texto.

Curso com Isabel Costa. Ter: 18h30-20h

Comunidade de Leitores

Por Helena Vasconcelos

Centro Cultural de Belém

Ciclo Modernidade na Ficção Portuguesa Por Maria Alzira Seixo 17, 24 Set, 1, 8, 15 Out: 18h -19h30 IA

Centro Cultural Romeno

Dia da Língua Romena Minicursos de língua romena 3 set: 15h -19h EG

Comunidade Hindu de Portugal

Aulas de Língua Hindi Qui: 19h15-20h30 IA

Info: 217 576 524

As Luzes de Leonor, de Maria Teresa Horta 10 set: 18h30 IA

Educação Europeia, de Romain Gary

Escrita Criativa IA

Espaço Mouraria Inatel

Oficina de Escrita criativa Ler Mais & Escrever Melhor Com Filipa Melo Sex: 18h30-20h30 IA

24 set: 18h30 IA

El Corte Inglés

Arrumar galopes e vendavais que nos vão no peito

Curso de Poesia por José Fanha 18, 25 set, 2, 9, 16, 23, 30 out: 19h IA até 11 set Escrever Escrever

Cursos

Escrita Criativa; Escrita de Viagens; Escrever Ficção; Escrita de Romance; Telenovelas: Introdução à escrita; Escrever para Teatro Set

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Instituto Oriental

Curso livre de Língua e Cultura Turca Info: 931 625 424 IA

Fundação José Saramago

Gabinte de Estudos Olisiponenses

Ramalho e Lisboa

Mostra Bibliográfica A partir de 15 set seg a sex: 10h -18h Grémio Literário

Centenário da morte de Ramalho Ortigão Ciclo de Conferências

“Apenas” um repórter de Génio Por Appio Sottomayor 30 set: 19h EG / IA Hemeroteca Municipal

Comunidade de Leitores

Praça da Canção (1965), de Manuel Alegre Moderação de Maria Helena Roldão 29 set: 15H EG / IA Info: 218 172 430

José Saramago – A Semente e os Frutos Exposição documental e bibliográfica

Adesão e aderência significam o mesmo: «o ato ou o efeito de aderir». Aplicam-se, porém, distintamente. Porquê? Porque a adesão se faz em termos mentais, ou seja, por pessoas. Daí a adesão a um tratado, a adesão a uma doutrina ou a um princípio; a adesão a um modo de vida, a uma ideia ou a um partido político. Já a aderência processa-se em termos físicos, portanto, às coisas. Por exemplo. «Estes pneus já não têm boa aderência à estrada».

TER DÚVIDAS É SABER uma parceria :

www.ciberduvidas .pt


l it e r at u r a Instituto Cultural Romeno

Cursos de Língua Romena

Hércules 13 (segundo Eurípides) de Heiner Muller

Prof.ª Rodica Adriana Covaci Seg, qua: 19h -20h30 Prof. Simion Doru Cristea Ter, qui: 19h -20h30

Leitura encenada numa produção do teatromosca 26 set: 16h

​L ivraria Bulhosa (Entrecampos)

Orienta-te, Centro Estudos e Workshops

Os “esquecidos” de Orpheu

Curso por Fernando de Moraes Gebra

“Orpheu acabou.  Orpheu continua”: o Modernismo em Portugal entre vanguarda e tradição; a historiografia literária portuguesa e os “esquecidos” de Orpheu. 16 set: 18h

”Orpheu por dentro”: pensar Orpheu pelos de Orpheu; os discursos sobre Orpheu de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Alfredo Pedro Guisado e Luís de Montalvor. 23 set: 18h

«O mais injustamente esquecido dos poetas de Orpheu»: Alfredo Pedro Guisado e as “arcadas nos espelhos”. 30 set: 18h

«O mais escandalosamente ignorado ou injustiçado»: Luís de Montalvor, poeta e prosador bissexto. «Pára-me de repente o pensamento»: Ângelo de Lima, o mais louco ou o mais lúcido de Orpheu? 7 set: 18h

IA (217 994 190)

Clube de Leitores

Espião de D. João II, com a presença da autora Deana Barroqueiro Moderação de Paula Reis 22 set: 18h

EG

Iniciação à Língua Chinesa

Seg, qua: 19h –20h30 orientate.ifp@gmail.com IA

Pharmácia de Cultura Buédalouco

Tertúlia de Poesia

Cada sessão tem um poeta convidado e um poeta celebrado Ter: 21h30 Portugu ês Et Cetera

Cursos de português, língua estrangeira e língua materna Info: 969 056 067

Teatro Nacional D. Maria II

Clube de Leitores Sex: 17h -19h

EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91


fest ival 58

fresquinho! Texto filipa santos

Setembro marca o fim das férias e o regresso à agitada vida na cidade. Estão de volta as rotinas, o trânsito e a acelerada vida do dia-a-dia. Mas setembro é também o mês em que a cidade volta a funcionar em pleno. A Lisboa cultural regressa em força, como prova a variada panóplia de festivais de música que a cidade recebe este mês. Ver programação integral na pág. 59


59

BRANDS LIKE BANDS

FESTIVAL NOVA MÚSICA

O Festival Brands like Bands é composto apenas por bandas de empresas. O evento promove empresas que fomentam um elevado grau de motivação, envolvimento e resiliência entre os seus colaboradores. As receitas de bilheteira revertem integralmente para a Música nos Hospitais.

O campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa celebra o início do ano letivo com mais um Festival Nova Música. O cartaz é composto por nomes fortes da música portuguesa: Diabo na Cruz, Noiserv, Trêsporcento e Galgo, só boas sugestões. Os bilhetes custam 5€ se comprados até ao dia anterior.

ARMAZÉM F / 26 DE SETEMBRO A 3 DE OUTUBRO

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA 18 DE SETEMBRO, ÀS 19H

FESTIVAL FDUL EXPERIENCE

HAPPY HOLI – O FESTIVAL DAS CORES

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa recebe a 2ª edição do Festival FDUL Experience. Trata-se de um evento multicultural gratuito, com um programa que inclui uma noite de fados, bem como concertos de Capicua e Capitão Fausto. Há ainda teatro, uma exposição de escultura e uma corrida (único evento que requer inscrição paga).

Está de volta o festival mais colorido do planeta. Inspirado no Holi - Festival das Cores (realizado na Índia com o intuito de celebrar a transição do inverno para a primavera), este espetáculo propõe uma tarde de celebração, alegria e música ao som de alguns dos melhores dj’s nacionais, sem esquecer a presença do pó colorido - gulal.

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA / 15 A 18 DE SETEMBRO, VÁRIOS HORÁRIOS

FESTIVAL ZONA NÃO VIGIADA

ZONA J / 26 DE SETEMBRO, ENTRE AS 15H E AS 21H Programado e produzido pela Filho Único a convite da Casa Conveniente, este festival conta com a estreia em Portugal de uma das figuras mais decisivas da música independente urbana dos dias de hoje, o londrino Skepta. O cartaz é ainda composto por Norberto Lobo, Iguanas, Pega Monstro, DJ Lilocox & DJ Maboku e DJ Firmeza. A entrada é livre.

FESTIVAL CANTABILE

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, PALÁCIO FOZ, GOETHE-INSTITUT (INSTITUTO ALEMÃO), BANCO DE PORTUGAL, RUÍNAS E MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO 22 A 27 DE SETEMBRO, VÁRIOS HORÁRIOS O Festival Cantabile celebra a sua 6ª edição em cinco concertos. Mais uma vez, o festival conta com direção artística da violetista Diemut Poppen, trazendo, este ano, alguns dos músicos mais prestigiados do atual panorama da música de câmara: Barnabás Kelemen (violino), László Fenyö (violoncelo), Sebastian Manz (clarinete) e Balász Szokolay (piano).

ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA 13 DE SETEMBRO, ÀS 14H

LISB-ON #JARDIM SONORO

PQ. EDUARDO VII / 5 E 6 DE SETEMBRO, DAS 14H ÀS 23H O LISB-ON # Jardim Sonoro é uma festa ‘abençoada’ pela luz de Lisboa num dos parques mais emblemáticos da cidade. Trata-se de uma experiência que traz a música para a luz do dia e que conta com nomes como Nicolas Jaar, Nina Kraviz, ou os nacionais Mirror People e Fandango (projeto de Luís Varatojo e Gabriel Gomes).

MAGAFEST

CASA INDEPENDENTE / 5 DE SETEMBRO, DAS 18H ÀS 02H A Casa Independente recebe a segunda edição do MagaFest, o festival de música nacional que apresenta vários projetos de música alternativa num só dia. O programa conta com Norberto Lobo, Carlos Bica, Filho da Mãe, Lula Pena, Silence is a Boy, Minta & The Brook Trout, Garcia da Selva, Simão e Jibóia.

CAIXA ALFAMA

ALFAMA, VÁRIOS LOCAIS / 18 E 19 DE SETEMBRO O Caixa Alfama está de regresso. Esta é a terceira edição do festival exclusivamente dedicado à canção de Lisboa. As ruas, becos e ruelas de Alfama recebem grandes nomes do fado como Ana Moura, Filipa Cardoso, Pedro Moutinho, entre muitos outros. Toda a informação em: www.caixaalfama.pt.


m ú sica

e s p e tác u l o s

© Rita Carmo

60

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 23 DE SETEMBRO, ÀS 21H Rua ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 650 / WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

FILIPE PINTO-RIBEIRO O pianista Filipe Pinto-Ribeiro tem novo disco, e decidiu lançá-lo no dia do equinócio de outono, no São Luiz. O álbum é inteiramente dedicado às estações do ano e inclui a obra Quatro Últimas Estações de Lisboa, que lhe foi dedicada por Eurico Carrapatoso, bem como o famoso ciclo para piano de Tchaikovsky, As Estações Opus 37-bis, e Quatro Estações de Buenos Aires, de Astor Piazzolla (numa e s p e tác u l o s Associação Cristã da Mocidade de Lisboa

Forró Pesado

apresenta Kabaça Roots ao vivo Sáb: 23h

Casa Independente

Quim Albergaria (dj set) 18 set: 23h EG

Fogo-Fogo 26 set: 23h

Centro Cultural de Belém

Harmonie Prince Guillaume 2 set: 21h EG

nova versão em estreia portuguesa composta por Marcelo Nisinman). Três ciclos de Estações que representam três cidades tão diferentes: Lisboa, Moscovo e Buenos Aires, respetivamente. Este concerto é o ponto de partida para uma tournée que levará as Estações de Filipe Pinto-Ribeiro a cidades como Paris, Buenos Aires, Berlim, Roma e Los Angeles. Filipa Santos

Concerto Inaugural da Huelgas Temporada 2015/2016 Ensemble, Ensemble Officium, Pedro Mestre Ludovice Ensemble Campaniça La Liberazione di do Despique Ruggiero dall’isola 15 set: 21h

d’Alcina

13 set: 17h

João Hasselberg Orquestra Truth has to be given in Riddles Metropolitana de Lisboa 5 set: 21h

Cante Alentejano 22 set: 21h

Herman José e Rita Guerra Amor com Humor se paga 25 set: 21h


m ú si ca e s p e tác u l o s

Orquestra Sinfónica Portuguesa

7.ª Sinfonia de Gustav Mahler

Joana Carneiro, direção musical 27 set: 17h

Escolas de Música

Camerata da Orquestra Sinfónica Juvenil 13 set: 17h

Há Fado no Cais

Teresa Lopes Alves 19 set: 21h

Ensemble MPMP Jan Wierbza, direção 30 set: 19h EG

Orquestra Gulbenkian

Grande Final dos Prémio Jovens Músicos Jean-Marc Burfi, maestro 30 set: 21h30 EG

Próximo Futuro 2015

Orquestra de Câmara Portuguesa

Espírito Radical!

4 set: 21h30, 5 set: 19h

Fandanga

Hang in the Garden

30 set: 22h

10 set: 18h30

Coliseu dos Recreios

Galeria Zé dos Bois

Cinema São Jorge

Vintage

R5

10 set: 19h

Patti Smith 21 set: 21h30 Culturgest

Com Kabeção Rodrigues

Mdou Moctar + Jibóia 17 set: 22h

hangar centro de investigação artística

Camané

chalo Correia

24, 25 set: 21h30

Nos’Eranza

Infinito Presente

Mette Rasmussen 26 set: 21h30

6 set: 19h

Batucadeiras de Cabo Verde 19 set: 19h

Fundação Calouste Gulbenkian

Orquestra XXI

Dinis Sousa, maestro 2 set: 21h

Festival Jovens Músicos

Cerimónia de entrega de prémios 30 set: 16h

Hot Clube de Portugal

Gonçalo Marques Trio 3 a 5 set: 22h30, 00h

The Funky Bones Factory

Painel I – Música e Septeto Internet do Hot Clube de Portugal

10 a 12 set: 22h30, 00h

30 set: 17h EG

23 set: 22h30, 00h

61

Quarteto de César Cardoso 24, 25, 26 set 22h30, 00h

Maria Matos Teatro Municipal

Márcia

Quarto Crescente 25 set: 21h

Úxia

Meu Canto 26 set: 21h

Lloyd Cole Live Electronics com Fandango André Gonçalves, Nuno Moita e Luís Desirat A Severa

Teatro do Bairro Concerto de apresentação 3 set: 22h Teatro Ibérico

22 set: 22h

MEO Arena

An Evening with Steven Wilson 15 set: 21h30

Diana Krall 24 set: 21h30

Museu da M úsica

Um Músico um Mecenas: III Ciclo de Concertos com Instrumentos Históricos

Nuno M. Cardoso e Duarte Pereira Martins interpretam Beethoven e Brahms no Violoncelo Lockey Hill (1800) de Guilhermina Suggia e no Piano de Cauda Bechstein (1920) 5 set: 18h EG

Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu do Chiado

Noites de Verão no MNAC

Bill Kouligas

Ópera-Cómica 25, 26 set, 2, 3 out: 21h30 27 set, 4 out: 17h Teatro Thalia

Orquestra Metropolitana de Lisboa Mozart, Brahms 26 set: 21h

O Dia Seguinte, no Teatro Thalia

Orquestra Metropolitana de Lisboa 27 set: 11h

f e stiva is

Brands like Bands Armazém F

Mind Source Band, Ana Rocks, The Rolling Stocks, Big Band Siemens, INESC-TEC Jazz Band, Liberty Big Band, AudioCEiiA, Roff & Roll, O Figmento da Imaginação

4 set: 19h30

26 set a 3 out

São Luiz Teatro Municipal

Caixa Alfama

Filipe Pinto-Ribeiro

Quatro Últimas Estações de Lisboa 23 set: 21h

Palco Caixa , Museu do Fado, Largo das Alcaçarias, Igreja de São Miguel, Sociedade Boa União, Grupo Sportivo Adicense, Centro Cultural Dr. Magalhães Lima ,


62

m ú si ca e s p e tác u l o s / f e stiva is Igreja de Santo Estevão, Largo do Chafariz de Dentro, Largo de São Miguel

Ana Maurício, Ana Moura, Ana Sofia Varela, Anabela, Ângelo Freire, António Chaínho e Convidados, Artur Batalha, Carolina, Cuca Roseta, Diamantina, Diana Vilarinho, Diogo Rocha, Carmo Moniz Pereira, Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto, Filipa Cardoso, Gonçalo Salgueiro, Jaime Dias, Joana Almeida, Joana Amendoeira, João Chora, João Ferreira Rosa, José Gonçalez, José Manuel Barreto, José Manuel Neto, Júlio Resende e Convidados , Luís Matos, Luísa Rocha, Marco Rodrigues, Maria

Ana Bobone, Maria da Fé & Rodrigo, Maria João Quadros, Miguel Ramos, Nuno Aguiar, Os Marialva, Pedro Moutinho, Pedro Seabra, Raquel Tavares, Renato Nené, Ricardo Dias Ensemble, Ricardo Silva, Sara Correia, Vanessa Alves, Flávio Cardoso, Miguel Monteiro, Jorge Silva, José Manuel Rodrigues, José Manuel Clemente, Ricardo Anastácio, José Emídio, António Caixeiro, Luís Caixeiro, Ruben Lameira e Bernardo Emídio, Beatriz Felizardo, Daniela Helena, João Leote, Madalena Gil, Marta Alves, Miguel Dias, Rafael Bailão, Victória Leuca 18, 19 set Info: www.caixaalfama.pt

Concertos nos Bairros Jardim da Quinta de Santa Clara

Maestro António Victorino de Almeida e Convidadas

Cénico de Direito: Drones, Noite de Fados 16 set

Enkore Jazz, Capicua, Capitão Fausto dj AAFDL 17 set

Alexandra Simpson (piano), Elizabeth Davis (percussão), Carmen Cardeal (harpa)

Camerata Atlântica, AAFDL Sunset Party, Rainy Days Factory, Linda Martini, dj AADFL

Festival FDUL Experience

Festival Cantabile

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Goethe -Institut (Instituto Alemão)

26 set: 21h30

Tunas Académicas, Melleo Harmonia, O Bando: em Nome da Terra 15 set

18 set

Solistas do Estágio Gulbenkian para a Orquestra

(entrada condicionada ao levantamento de ingressos no próprio dia) 22 set: 19h


m ú si ca f e stiva is / CUR S O S

63

Fundação Calouste Gulbenkian

Solistas do Festival Cantabile

Diemut Poppen, viola e direção

(Entrada condicionada ao levantamento de ingressos no próprio dia) 23 set: 19h Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo

Orquestra Gulbenkian Barnabás Kelemen, direção e violino (Entrada condicionada ao levantamento de ingressos no próprio dia) 25 set: 21h Banco de Portugal

Solistas do Festival Cantabile

Diemut Poppen, viola e direção

(entrada condicionada ao levantamento de ingressos no próprio dia) 26 set: 19h Palácio Foz

Solistas do Festival Cantabile

Diemut Poppen, viola e direção

© Arlindo Camacho

(entrada condicionada ao levantamento de ingressos no próprio dia) 27 set: 19h

Festival Nova Música Universidade Nova de Lisboa Campus de Campolide

Diabo na Cruz, Noiserv, Trêsporcento, Galgo 18 set: 19h

Festival Zona Não Vigiada Zona J

Norberto Lobo, Iguanas, Pega Monstro, Skepta, DJ Lilocox & DJ Maboku, DJ Firmeza 26 set: 15h -21h EG

CULTURGEST 24 E 25 DE SETEMBRO, ÀS 21H30 RUA DO ARCO DO CEGO / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

CAMANÉ Camané é um dos fadistas mais acarinhados e admirados, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Dono de uma voz única, o fadista conta com sete discos em nome próprio e três ao vivo. Em 2004, participou no projeto Humanos, dando outra vida a canções de António Variações ao lado de Manuela Azevedo e David Fonseca, mas também emprestou a sua voz a álbuns de outros músicos como Dead Combo, Mestre Fernando Alvim, António Chaínho, Rui Veloso, Paulo de Carvalho ou, mais recentemente, Pedro Abrunhosa. Infinito Presente é o seu álbum mais recente, editado na altura em que se assinalam os 20 anos do lançamento do seu primeiro disco, Uma Noite de Fados . Este foi também o álbum que marcou o início da parceria com José Mário Branco como produtor e diretor musical dos seus discos. É com base neste último trabalho que o cantor se apresenta este mês na Culturgest, dias 24 e 25 de setembro. FS


64

m ú si ca c u r s o s

Happy Holi Festival das Cores 2015 Estádio Universitário de Lisboa

DJ’s (hip-hop, música eletrónica) 13 set: 14h

Lisb-On # Jardim Sonoro Parque Eduardo VII

Nicolas Jaar , Nina Kraviz, Palms Trax, Mirror People & The Voyager Band, Fandango, Isilda Sanches 5 set: 14h -23h

Todd Terje, Jazzanova Live Feat. Paul Randolph, Michael Mayer, Andras & Oscar, Mr. Herbert Quain, Rui Miguel Abreu 6 set: 14h -23h

Magafest Casa Independente

Norberto Lobo, Carlos Bica, Filho da Mãe, Lula Pena, Silence is a Boy, Minta & The Brook Trout, Garcia da Selva, Simão, Jibóia 5 set: 18h -02h

Meo Out Jazz Sábados COLISEU DOS RECREIOS 21 DE SETEMBRO, ÀS 21H30 Rua DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO, 96 / 213 240 585 / WWW.COLISEULISBOA.COM

PATTI SMITH Depois de ter marcado presença no NOS Primavera Sound em junho deste ano, Patti Smith regressa a Portugal. Desta vez, a cantora e poetisa norte-americana vem a Lisboa, mais concretamente ao Coliseu dos Recreios, onde já atuou em 2007. O mote do espetáculo é o 40º aniversário do seu primeiro disco, Horses , considerado um dos álbuns precursores do punk. Horses será interpretado na íntegra, mas são também esperados alguns dos temas mais marcantes da sua carreira, como People have the Power ou Because the Night , canção oferecida por Bruce Springsteen a Patti Smith, incluída no álbum Easter, de 1978. Os bilhetes custam entre 35€ e 42€. FS

Jardim do Miradouro de São Pedro de Alcântara

No Project Trio + DJ Switchst(D)ance 5 set: 17h

Parque do Calhau

Bob Figurante feat. Strugglaz Project Soundsystem 12 set: 17h

Bica (Escadarias)

Ponto Rar + Azza 19 set: 17h

Praça do Martim Moniz

Intop + White Selecta 26 set: 17h


m ú si ca CUR S O S

Domingos Jardim da Tapada das Necessidades

Paulo Bandeira Trio + DJ Kamala 6 set: 17h

Face + DJ Gipsy 13 set: 17h

Samuel Lercher Trio + DJ João Dinis (1ª linha) 20 set: 17h

Da Chick + DJ Mário Valente 27 set: 17h

The Famous Fest LxFactory Village Underground 25, 26 set

Ateliê Musical do Areeiro

Aulas de acordeão, contrabaixo, flauta transversal, guitarra, piano e violino IA

Casa do Alentejo

Tardes alentejanas Sáb: 15h30 EG

Casa da Comarca da Sertã

Curso de Adufe Ter: 19h -20h30

Aulas de Expressão Vocal Seg: 16h -21h

Flauta de Tamborileiro Ter: 20h45-22h15

Aulas de Piano

Qua: 14h, 15h, 16h, 17h

cursos Academia do Lumiar

Formação instrumental, musical, coral IA

Academia de M úsica da Graça

Cursos de Canto, Guitarra, Piano, Violoncelo, Violino, Bateria, Baixo MP

Info: 917 687 025 Arts2Science

Formação Musical, Piano, Violino, Violoncelo, Tecnologias da Música Seg a sáb: 10h -20h Associação Gaita-de -Foles

Oficinas de gaita-de-foles MP

Info: 938 118 192 Associação de Residentes de Telheiras - ART

Aulas de guitarra e piano MP

IA

65 Espaço Evoé

Aulas de voz e canto Qui: 18h30-20h30 IA

Espaço Pessoa e Companhia

Aulas de piano, guitarra MP

Estúdio Vanda Melo

Voz e Canto

Ter: 19h -20h30 IA / MP

Info: icampelo58@gmail.com eva guerra

Aulas de Harpa e Harpa Céltica

Com Eva Guerra Também para crianças Ter a sex: 18h -21h Info: 914 071 042 evaguerra@gmail.com In Impetus

Aulas de Canto

Com a soprano Ângela Silva Centro Cultural Arte Pura

Forró, Samba no Pé, Maracatu, Afro Brasil, Percussão, Violão

MP

Info: 213 157 815

Workshop de guitarra com Marco Sfogli

Centro Cultural de Belém

Museu do Fado

Ciclo O Sagrado na Música Ocidental

Com Rui Vieira Nery 19, 26 set, 3, 10, 17 out: 17h -18h Centro InterCulturaCidade

Construção de Instrumentos de Percussão

Seg a sex: 16h -19h MP

Comunidade Hindu de Portugal

Raga

Curso de Música Indiana Vários horários Info: 217 57 6 524 | cultura@ comunidadehindu.org IA

El Corte Inglés

Curso de História da Música

21, 23, 28 set, 5, 7 out: 19h Inscrições até 14 set

Aulas de Música

Vários horários MP

Sou – Movimento e Arte

Aulas livres de música MP

Teatro D. Luís Filipe

Canto Tradicional Seg: 21h

Concertina I

Ter: 19h30 Info: balltoques@tradballs.pt Vozes em Conserto

Aulas de canto, piano, guitarra clássica, pianista acompanhador, teoria musical, coro IA

Xuventude de Galicia

Aulas de pandeireta Sex: 20h30 IA

Instituto Portugu ês da Juventude

IA

Vários horários Info: 917 495 610

Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul

26 set: 15h

Cursos de guitarra portuguesa, seminário de letristas, seminário de poética de fado, gabinete de ensaios para intérpretes IA

Primo Canto Associação Cultural

Curso de Canto Info: 966 555 048 S Espaço

Adufe, Canto Tradicional Info: 924 368 752

Sagrada Família

Aulas de Forró

Qua: 20h -21h30

Baile com o Quinteto Luso Baião Qua: 22h

EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas MP Marcação Prévia

> Contactos pág 91


66

Entrada

livre Teatro Nacional D. Maria II 11 a 13 de setembro Texto Frederico Bernardino

Bem-vindos a “uma casa nova com 170 anos”. Foi assim, na apresentação da Temporada 2015/16, que Tiago Rodrigues concluiu a sua primeira intervenção enquanto novo diretor do Teatro Nacional D. Maria II, minutos depois de ter anunciado que, no fim-de-semana de 11 a 13 de setembro, o público terá acesso gratuito a todas as atividades e iniciativas propostas pelo Teatro. “Considero que entrar num Teatro Nacional é um direito de qualquer cidadão”, salientando a iniciativa Entrada Livre como um convite a esse exercício de cidadania. Ao longo dos três dias há antestreias mundiais dos espetáculos da rentrée, concertos, uma homenagem a Eunice Muñoz e muitas outras atividades dentro e fora do Teatro.


67

AS 3 TRAGÉDIAS

Ifigénia, Agamémnon e Electra são três novas peças escritas por Tiago Rodrigues a partir de leituras de Eurípedes, Ésquilo e Sófocles. O dramaturgo, encenador e ator propõe, através da intemporalidade da tragédia grega, falar das causas públicas de hoje. O triptico acompanha os Atridas, família real ateniense, ao longo de várias épocas, com todas as mudanças sociais e políticas que abalam o seu poder.

RICARDO III

A peça de Shakespeare que narra a subida ao trono do Duque de Gloucester, com intrigas maquiavélicas, crueldade e muito sangue derramado, é novo mote para Tónan Quito continuar a falar do exercício do poder, depois de recentemente ter dirigido Um Inimigo do Povo, a peça mais política de Ibsen. Em Entrada Livre, o encenador descortina, numa leitura encenada, o que vai ser o espetáculo a estrear em outubro.

74 EUNICES

Teatro Nacional D. Maria II Fachada / Rossio

ELECTRA

8 lojas de com ércio tradicional da Baixa

13 set: 16h

Espetáculos a partir de textos de Joana Bértholo, Afonso Cruz e João Tordo

FEIRA DO LIVRO DE TEATRO

11, 12 e 13 set: 14h - 22h Rossio

ENQUANTO HÁ LUZ

Leituras de textos teatrais ao ar livre 11, 12 e 13 set: 14h - 19h Sala Garrett

OS PROTAGONISTAS Conversas com políticos 11 e 12 set: 15h

IFIGÉNIA

Espetáculo de Tiago Rodrigues 11 set: 21h

AGAMÉMNON

Espetáculo de Tiago Rodrigues 12 set: 21h

O Teatro Nacional D. Maria II presta homenagem a Eunice Muñoz, uma das grandes atrizes da ‘casa’. Com 74 Eunices assinala-se o 74.º aniversário da estreia da atriz, ocorrida em 1941 com Vendaval, peça de Virgínia Vitorino produzida pela Companhia Rey Colaço/ Robles Monteiro, e encenada, precisamente, no palco da Sala Garrett. Um evento especial que revisita a longa e marcante carreira desta personalidade do teatro português.

Espetáculo de Tiago Rodrigues

TEATRO DAS COMPRAS

74 EUNICES Homenagem a Eunice Muñoz

11 e 12 set: 16h - 19h

13 set: 19h

Teatro Nacional D. Maria II

A COLEÇÃO DE PARTITURAS DO TNDM II Exposição

11 a 13 set: 15h - 18h (ou até 30 minutos antes do início do espetáculo)

RICARDO III

Leitura encenada por Tónan Quito 12 set: 15h

Sala Estúdio

COLEÇÃO DE AMANTES Espetáculo de Raquel André

11 e 12 set: 21h30, 13 set: 16h30 Varanda do Largo de S. Domingos

CONCERTOS NA VARANDA com Dj’ s 11 e 12 set: 23h Salão Nobre

É BOM MANDAR?

Espetáculo para a infância de Inês Barahona e Catarina Requeijo 12 e 13 set: 11h


68

t e atro

TEATRO DO BAIRRO ALTO 18 DE SETEMBRO A 17 DE OUTUBRO RUA TENENTE RAÚL CASCAIS, 1A / 213 961 515 / WWW.TEATRO-CORNUCOPIA.PT

HAMLET Teatro da Cornucópia/Companhia de Teatro de Almada. William Shakespeare, autoria; Sophia de Mello Breyner, tradução; Luís Miguel Cintra, encenação; Alberto Quaresma, Bernardo Souto, Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Guilherme Gomes, Isac Graça, João Reixa, José Manuel Mendes, Luís Lima Barreto, Luís Madureira, Luis Miguel Cintra, Marques D’Arede, Nídia Roque, Rita Cabaço, Sílvio Vieira, Teresa Gafeira e Tiago Matias, interpretação.

Em tempos que se dizem rápidos, Luís Miguel Cintra, contrariando aquilo que nas suas palavras são os ditames do “mercado dos espetáculos”, cumpre o sonho de encenar Hamlet. Mas, não é um Hamlet só de Shakespeare o que a Cornucópia, com a cumplicidade da Companhia de Teatro de Almada, apresenta. É a tradução de Sophia, “com uma clareza e uma luz inigualáveis”, salienta o encenador. Incontáveis vezes citada, debatida ou

estudada, aquela que será, muito provavelmente, a peça mais famosa d’ “O Bardo” surge (quase) integral nesta produção. Ao longo de mais de quatro horas, duas gerações de atores, onde pontuam os muito jovens – como Guilherme Gomes, no papel do Príncipe da Dinamarca – e os veteranos – Teresa Gafeira, ou os habituais companheiros da Cornucópia Duarte Guimarães e Dinis Gomes – interpretam a mais famosa (e teatral) história de vingança de todos os tempos. Mas, porque o Hamlet é isso e tantas coisas mais, concebem sobre o palco “o retrato trágico de uma jovem geração que o amoral cinismo dos pais abandona ao beco sem saída de reconstruir sobre valores políticos extintos o desejo de alguma felicidade”, como reconhece Cintra perante “um texto absolutamente genial, que toda a gente julga conhecer mas que, no fundo, ninguém conhece.” Frederico Bernardino


t e at r o e st r e i as Comuna

e st r e i as Auditório dos Oceanos (Casino de Lisboa)

Nome Próprio

Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière, autoria; Fernando Gomes, encenação; José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão, interpretação. A reunião de um grupo de amigos é perturbada quando um dos convivas decide revelar o nome que quer dar ao filho. Comédia francesa de grande sucesso mundial que é encenada pela primeira vez em Portugal. Estreia 9 set Qui a sáb: 21h30, dom: 18h Centro Cultural de Belém

Salvador Martinha

Salvador Martinha, autoria e interpretação.

Novo espetáculo de stand up comedy do humorista Salvador Martinha. 12 set: 21h

Mujeres y criados

Fundacion Siglo de Oro. Lope de Vega, autoria; Rodrigo Arribas e Laurence Boswel, direção; Pablo Vázquez, Javier Collado, Emilio Buale, Julio Hidalgo, Jorge Gurpegui, Lucía Quintana, Jesús Fuente, José Ramón Iglesias, Alejandra Mayo, Ana Villa, Mario Vedoya e Jesús Teyssiere, interpretação. Comédia recentemente descoberta, da autoria de Lope de Vega, onde se brinca num jogo de enganos em que as mulheres têm a voz dominante, sendo alteradas as perceções mais tradicionais da honra. 12 set: 21h

Play Strindberg

Comuna - Teatro de Pesquisa. A partir de Dança da Morte de August Strindberg. Frederich Dürrenmatt, autoria. João Mota, encenação; Carlos Paulo, Igor Sampaio e Maria do Céu Guerra, interpretação.

Regresso da última produção da Comuna, após doença do ator Igor Sampaio que motivou a suspensão das representações. Uma leitura arrebatadora da peça de Strindberg por Dürrenmatt sobre um casal isolado do mundo. 10 set a 4 out Qua a sáb: 21h30, dom: 16h

Muros

Delphos - Núcleo de Intervenção Cultural. Carolina Serrão, Cláudia Alfaiate, Francisco Vistas e João Maria, criação coletiva.

Um prédio, três famílias e as relações entre elas, marcadas pela incomunicabilidade e o egoísmo. 27 set a 4 out Dom: 16h, 17h30

69 Inspirado em El Chiflón del Diablo de Baldomero Lillo, um espetáculo de marionetas de papel branco que contam histórias sobre a vida dura nas minas. 9 a 13 set Qua a sex: 20h30, sáb, dom: 16h

Museu da Marioneta

A Circularidade do Quadrado

Uma história para toda a família contada por bonecos de barro e objetos. Sem palavras mas com muito humor, acompanhamos a vida de uma tosca estatueta de barro deixada esquecida numa loja de artigos usados. 18 a 20 set Sex: 21h30, sáb: 16h, dom: 11h30

Dimitris Dimitriadis, autoria. Dimitris Karantzas, encenação; Konstadinos Avarikiotis, Giorgos Gallos, Alexia Kaltsiki, Maria Kechagioglou, Giannis Klinis, Periklis Moustakis, Aris Mpalis, Giannos Perlegas, Omiros Poulakis, Maria Protopappa e Christos Stergioglou, interpretação.

A crueza do amor plasmada num espetáculo, encenado pelo jovem talento grego Dimitris Karantzas, que fez furor na 68.º edição do Festival de Avignon. 14, 15 set: 21h30 Junta de Freguesia de Santa Maria Maior

Itinerário Vou lá visitar Bocage Teatro da Garagem. A pastores partir de Manuel Maria Fundação Caloste Gulbenkian

Ruy Duarte de Carvalho, autoria; Rui Guilherme Lopes, adaptação; Manuel Wiborg, encenação e interpretação. 

A partir do fresco de Ruy Duarte de Carvalho sobre os Kuvale, sociedade pastoral do sudeste de Angola, Wiborg concebe um espetáculo de teatro documental, com imagens daquele território. 6 a 8 set Dom a ter: 21h30

Chiflón – el silencio del carbón Companhia Silencio Blanco.

Barbosa du Bocage; Carlos J. Pessoa, encenação. Espetáculo de rua pela freguesia de Santa Maria Maior, com atores, fadistas e músicos. Em complemento, ver programação do Teatro Taborda, 12 a 17 set: 15h, 17h EG

Maria Matos Teatro Municipal

A Mano

Julián Saenz-Lopez e Izaskun Fernández, criação, direção e interpretação.

São Luiz Teatro Municipal

Baile

Carla Maciel e Sara Carinhas, criação; Victor Hugo Pontes, movimento; Paulo Furtado, direção musical e arranjos; Ana Brandão, Carla Galvão, Carla Maciel, Manuela Azevedo e Sara Carinhas, interpretação; João Cabrita, Miguel Marques, Pedro Vidal, Nuno Sarafa e Pedro Pinto, interpretação musical. Ver entrevista a Carla Maciel e Sara Carinhas. 9 a 20 set Qua a sáb: 21h, dom: 17h30

O Contra-baixo

Patrick Süskind, autoria; António Mercado, dramaturgia e encenação; António Fonseca, interpretação.

As grandes paixões da vida de um músico – a música e um cantor de ópera – num monólogo escrito pelo autor do famoso romance O Perfume. 17 a 27 set Qua a sáb: 21h, dom: 17h30

Uma Mulher Sem Importância El loco y la camisa Teatro Aberto

10 a 19 set seg a sáb (exc. 14 e 15 set): 21h30, dom: 18h30

Compañía Banfield


70

t e at r o e st r e i as / c o ntin ua m

Teatro Ensamble. Nelson Valente, encenação.

Grande marco do teatro argentino (com cinco temporadas em cartaz em Buenos Aires), a peça sobre o universo familiar dirigida por Nelson Valente chega a Lisboa, integrada na programação da Gulbenkian Próximo Futuro. 5 a 7 set Sáb, seg: 21h30, dom: 19h Teatro do Bairro Alto

Hamlet

18 set a 17 out Qua: 19h, sex, sáb: 20h, dom: 16h Teatro de Carnide

No dia em que te foste, arranquei o coração e dei-o de comer aos porcos Paulo Freitas, autoria; Claudio Hochman, encenação; Sofia Ângelo, interpretação. Peça distinguida com o Prémio Miguel Rovisco do Concurso Fundação INATEL/Teatro Novos Textos. 18 a 26 set Sex, sáb: 21h30 Teatro Meridional

António e Maria

Teatro Meridional. António Lobo Antunes, autoria; Miguel Seabra, encenação; Maria Rueff, interpretação.

Regresso ao palco do monólogo múltiplo protagonizado por Maria Rueff, a partir de personagens das obras de António Lobo Antunes. 9 a 27 set Qua a sáb: 21h30 Teatro Nacional D. Maria II

Coleção de Amantes

Raquel André, conceito, direção e interpretação.

Uma coleção de intimidades ficcionadas a partir de encontros reais. Espetáculo inaugural do ciclo Recém-Nascidos dedicado a projetos de jovens criadores. 11 a 20 set Qua: 19h30, qui a sáb: 21h30, dom: 16h30

Ifigénia

16 a 20 set Qua: 19h, qui a sáb: 21h, dom: 16h

Agamémnon

23 a 27 set Qua: 19h, qui a sáb: 21h, dom: 16h

Electra

30 set a 4 out Qua: 19h, qui a sáb: 21h, dom: 16h

se testam os limites da ficção narrativa e performativa. 25, 26 set: 21h30 Teatro da Politécnica

Moby Dick

Teatromosca. A partir de Herman Melville. Tiago Patrício, adaptação; Pedro Alves, direção artística; Pedro Mendes e Ruben Jacinto (músico), interpretação. Uma das obras basilares da literatura chega ao teatro numa produção do Teatromosca, inserida num ciclo dedicado à literatura e aos escritores norteamericanos 3 a 5 set Qui a sáb: 21h

A partir de Eurípedes, Sófocles e Ésquilo. Tiago Rodrigues, autoria e encenação. Ana Água, Ana Tang, Ana Valente, Flávia Gusmão, Isabel Abreu, João Grosso, José Neves, Lúcia Maria, Manuel Coelho, Marco Mendonça, Maria Amélia Matta, Miguel Borges, Paula Mora, Sandra Pereira e Victor Yovani, interpretação.

O Som e a Fúria

Coleção de Amantes

Jogadores

Três espetáculos de Tiago Rodrigues a partir de tragédias gregas que acompanham os Atridas, família real ateniense, ao longo de várias épocas.

Os Possessos. A partir de Agota Kristof. João Pedro Mamede, texto e encenação; Ana Amaral, André Pardal, Catarina Rôlo Salgueiro, Francis Seleck, Guilherme Gomes, João Vicente, Marco Mendonça, Maria Jorge, Nuno Gonçalo Rodrigues e Teresa Coutinho, interpretação.

A partir de O Caderno Grande, A Prova e A Terceira Mentira, o coletivo Os Possessos constrói  um espetáculo-laboratório onde

Teatromosca. A partir de William Faulkner. Pedro Alves, encenação; Filipe Araújo, João Cabral, Ruben Chama, Catarina Correia, Margarida Costa, Inês Pedruco e Ruben Jacinto, interpretação. A saga dos Compson, antigos aristocratas do sul dos Estados Unidos, chega ao palco numa desafiante adaptação do brilhante e complexo romance de Faulkner. 10 a 12 set Qui a sáb: 21h

Artistas Unidos. Pau Miró, autoria; Jorge Silva Melo, encenação; Américo Silva, António Simão, João Meireles e Pedro Carraca, interpretação. Peça do dramaturgo catalão Pau Miró sobre personagens à deriva que tentam desesperadamente recuperar o rumo. 23 set a 24 out Ter, qua: 19h, qui, sex: 21h, sáb: 16h, 21h Teatro Taborda

Brigadas Bocage

Teatro da Garagem. A partir de Manuel Maria Barbosa du Bocage; Carlos J. Pessoa, encenação. Um espetáculo para assinalar os 250 anos do nascimento de Bocage. 15, 17 set: 15h30, 17h15, 18h45 EG

Teatro Villaret

Commedia a la carte Carlos M. Cunha, César Mourão e Ricardo Peres, autoria e interpretação.

Regresso do espetáculo de humor mais imprevisível dos palcos portugueses. 10 set a 29 nov Qui a dom: 21h30

c o ntin ua m Hospital Júlio de Matos

E morreram felizes para sempre

Nuno Moreira, autoria; Ana Padrão, encenação; Afonso de Melo, Anton Skrzypiciel, Bruno Rodrigues, Francesca Bertozzi, Guilherme Barroso, Isabel Gaivão, Joana Almeida, Linda Valadas, Luís Caboco e Manuel Henriques, interpretação. Nova temporada do espetáculo de teatro imersivo que se tornou num verdadeiro fenómeno de público. 11 set a 17 out Qua a sex: 21h30, sáb: 22h Teatro Thalia

Don Giovanni

A partir da ópera de W.A. Mozart. Paulo Sousa Costa, encenação; Ângelo Rodrigues, Liliana Santos, António Machado, Júlia


t e at r o f e stiva is

Belard, Tiago Costa, Sérgio Moura Afonso e Carol Puntel, interpretação. Até 6 set Qua a dom: 21h30 Teatro Villaret

Sexo? Sim, mas com orgasmo

Franca Rame, Dario Fo e Jacopo Fo, autoria; António Pires, encenação; Guida Maria, interpretação. Até 6 set Sex, sáb: 21h30, dom: 18h

f e stiva is

ÉS CENA

2.ª MOSTRA LATINO-AMERICANA DE TEATRO Espetáculos

Teatro da Trindade

Vai Vem

Ângela Valderrama, texto; Juan Carlos Agudelo Plata, encenação; Tomás Porto, Helena Rosa, Marina Leonardo e Raul Oliveira, interpretação. 2 set: 21h30

Inferno

Sala Fénix (Chile). Felipe Cabezas, texto e interpretação; Berty Tovías, direção. 4 set: 21h30

¡Evita, y yo! Historia de Dos Argentinas Assemblea Teatro (Itália/Argentina). Sonia Belforte, autoria, direção e interpretação. 8 set: 21h30

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 10 A 19 DE SETEMBRO (EXCEPTO 14 E 15) RUA FREI MIGUEL CONTREIRAS, 52 / 218 438 801 / WWW. TEATROMARIA MATOS.PT

UMA MULHER SEM IMPORTÂNCIA MMTM / Truta. Oscar Wilde, autoria; Joaquim Horta, encenação; Cláudia Gaiolas, Joana Bárcia, José Mata, Lia Gama, Maria João Abreu, Miguel Damião, Miguel Costa, Paula Diogo, Raul Oliveira, Rita Durão e Ruben Tiago, interpretação.

No mesmo ano em que estreou O Leque de Lady Windermere, em 1892, Oscar Wilde (1854-1900) escreveu a comédia Uma Mulher Sem Importância. Uma vez mais, o autor propunha, com habilidade e génio, um puro jogo de sociedade, onde os mais supremos dos valores são a elegância e a discrição. Aqui, o dramaturgo compõe, com uma pulsante ironia, o ambiente frívolo e superficial da alta sociedade inglesa do seu tempo, reservando a um conjunto de inesquecíveis personagens femininas o engenho do engano. É precisamente na “agitação da tradição vigente e na subversão dos papéis sociais”, plasmada neste delicioso texto, que o ator e encenador Joaquim Horta se apoia para questionar as “representações tradicionais do género feminino”, reconhecendo-lhe, mais de um século depois, “uma atualidade pertinente”. A contribuir para o propósito, em palco vai estar um grande elenco, com destaque para as atrizes Lia Gama, Maria João Abreu, Joana Bárcia e Rita Durão. FB

71


72

t e at r o c o n c u r s o s / c u r s o s / au l as / wo r ks h o p s

A Saudade

Numa Ciro, autoria e interpretação.

Juan Carlos Moyano, encenação; Clara Inés Ariza, interpretação.

11 set: 21h30

10 set: 21h30

Valija Los ritos del La Valentina Cayota Moreni, retorno o las conceção e interpretação. trampas de El Cruce la fe - Vida, sobre el pasión y Niágara herejía de Sor Compañía de Teatro de Bethania Abreu Juana Inés de Flor (República Dominicana). Alonso Alegría, la Cruz texto; Flor de Bethania 12 set: 21h30

Teatro Tierra (Colômbia). Octavio Paz, Eduardo Galeano e Sor Juana Inés de la Cruz, textos;

Abréu, direção; Orestes Amador Redonet e Wilson Ureña, interpretação. 12 set: 21h30

Atividades paralelas Companhia Olga Roriz – Palácio Pancas Palha

La Valija - workshop de expressão corporal

Por Valentina Cayota Moreni. 9 a 11 set: 18h30 Info: 918 091 458 IA

Teatro da Trindade

Del texto a la representación en la escena latinoamericana contemporánea

c u r s o s/Au l as wo r ks h o p s act Escola de Atores

Curso Profissional de Atores

Inscrições até 11 set Info: 213 010 324 Artyaplausos

Curso de Interpretação

Sáb: 14h -16h Info: 918 945 333

Conferência com Guillermo Heras 11set: 18h30

ARTlier

Apresentação do Programa Iberescena

Ter, qua: 10h30-12h30, qua: 19h -21h Info: 939 067 111

Por Guillermo Heras 12 set: 18h30 EG

concursos Escola de Mulheres Oficina de Teatro

Quatro Quartos

Concurso de escrita para teatro de curta duração candidaturas até 15 set info: emulheres.oficina@gmail.com

Curso de Teatro

Associação para a Promoção Cultural da Criança - APCC

Cursos de Expressão Dramática IA Associação de Residentes de Telheiras

Teatro’aparte

Dom, seg: 21h30-23h20


t e at r o c u r s o s/au l as/ wo r ks h o p s Casa do Artista

Oficina de Teatro

Por João Rosa e Catarina Gonçalves Seg, qua: 20h -22h IA

Centro Cultural de Carnide

Familiarte - Teatro Comunitário Seg: 19h -20h30 Info: 936 140 727

Circo Zip

Pela Associção Tenda Qui: 18h -19h, dom: 9h30-13h

Teatro da Vida – aulas de teatro

Ter: 20h -21h45 Info: 938 287 348 Chapitô

Expressão Dramática Seg, qua: 19h -21h

Malabarismo

Ter: 19h30-21h

In Imptus

Por Francisco Frazão 15, 22, 29 set, 5 out: 18h30

Por Filipe Crawford Inscrições até 10 set Info: 965 701 363

Algumas Ideias sobre Ideias de Teatro

Curso Anual de Técnica da Máscara

IA

Dance Factory Studios

Teatro

Ter: 20h30-22h30 El Corte Ingles

Curso de História do Teatro

15, 17, 22, 24, 29 set; 6, 8, 13 out: 15h30 IA

Escola de Actores Ilha d´Arte

Cursos e workshops de teatro Info: 936 411 313

Espaço Eira 33

Ateliê de Pesquisa Teatral Ter: 20h30-22h30 Info: 962 801 866

Maria Matos Tetaro Municipal

Open Call ‘Europa em Casa’

Rimini Protokoll Até set www.agendalx.pt/artigo/querreceber-o-novo-espetaculo-dosrimini-protokoll-em-sua-casa IA

NB Academia

Teatro da Luz

Formação em Teatro Por Companhia da Esquina A partir de set Info: 968 060 047 IA

Teatro de Carnide

Oficinas de Interpretação

Seg, qua: 21h -23h Teatro Nacional D. Maria II

Laboratório de Escrita para Teatro

Coordenação de Rui Pina Coelho Inscrições até 6 set Out/15 a jul/16

NICOLÁS ROBBIO OBSERVAÇÕES DE UMA REALIDADE SINCOPADA

CMS - Centro de Meditação Solaris Espaço Terrapuriano

Culturgest

73

Formação de novos atores Info: www.nbacademia.pt IA

Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul

Vozes em Conserto Academia de Canto e Performance

Arte Dramática Info: 911 155 558

Curso de Formação de Atores

Seg: 20h -23h; qui: 18h -21h

EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas

Curso de Teatro

> Contactos pág 91

Sáb: 15h30-19h30 Info: 213 973 471

NICOLÁS ROBBIO OBSERVAÇÕES DE UMA REALIDADE SINCOPADA


74

visitas g u i a das

CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA 26 E 27 DE SETEMBRO ÀS 10H E ÀS 15H AVENIDA DA ÍNDIA, 166 / 218 172 180

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO O NÚCLEO DO BOM SUCESSO - VESTÍGIOS E MEMÓRIAS A importância do passado industrial da zona do Bom Sucesso deve-se ao facto de ter sido um núcleo importante de implantação desta atividade, mas principalmente porque por volta de 1821 ali se instalou a Nacional Fábrica de Máquinas a Vapor, onde pela primeira vez em Portugal se utilizou uma máquina a vapor na indústria. O itinerário começa

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL E TÉCNICO 25 a 27 set Centro de Arqueologia de Lisboa

Património Industrial: O Núcleo do Bom Sucesso - Vestígios e Memórias

Ponto de encontro: porta principal do Palácio. 26 set: 10h Info: 217 701 103 EG / MP

História e Imaginário Popular da Mouraria

Visita guiada por Ernesto Jana. Ponto de encontro: Capela de Nossa Senhora da Saúde 26 set: 15h Info: 217 701 103 EG / MP

Visitas guiadas por Isabel Cameira e Anabela Caetano Ponto de encontro: Centro de Arqueologia de Lisboa 26, 27 set: 10h, 15h Info: 218 172 180 EG / IA

Padrão dos Descobrimentos

Gabinete de Estudos Olisiponenses

Conferência por Isabel Cameira 25 set: 18h Info: 218 172 180 (Centro de Arqueologia de Lisboa)

Visita Guiada ao Palácio do Beau Séjour

Património Industrial: O Núcleo do Bom Sucesso - Vestígios e Memórias

EG

no edifício do Centro de Arqueologia de Lisboa, um dos testemunhos industriais ligado à moagem, passa pela Rua da Praia do Bom Sucesso, continua pela Rua Bartolomeu Dias, Rua da Fábrica Carp e termina na Rua Vila Correia. As visitas, realizadas pelas técnicas Isabel Cameira e Anabela Caetano, são gratuitas. CE

Um Monumento Singular

Visita guiada por Rita Salgueiro 26, 27 set: 11h

A Construção de um Símbolo. Uma História do Padrão dos Descobrimentos

Documentário por Edgar Medina 26, 27 set: 16h Info: 213 031 950 EG / MP

Divisão de Promoção e Comunicação Cultural

ITINERÁRIOS DE LISBOA

As Antigas Indústrias de Xabregas e Beato Ponto de encontro: Convento da Madre de Deus 25 set: 10h30

Lisboa das Vilas Operárias

Ponto de encontro: Miradouro de Sophia de Mello Breyner Andresen 26, 27 set: 10h30 Marcações a partir do 1º dia útil de setembro Presencialmente: seg a sex: 10h-12h30 ou por telefone: seg a sex: 14h30-16h30 Info: 218 170 742 lisboa.cultural@cm-lisboa.pt MP

Museu de Lisboa Palácio Pimenta

Galerias Romanas

Ponto de encontro: Rua da Conceição, 77 25 a 27 set: 10h -17h30 Inscrições abertas a partir 14 set Info: 218 172 505 EG / MP


visitas g u i a das Aqueduto das Águas Livres

Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras

Visitas guiadas Ter a sáb: 10h -12h30, 13h30-17h30 Info: 218 100 215 (Museu da Água) Arco Triunfal da Rua Augusta Todos os dias: 9h -19h Info: 210 312 700 (Associação de Turismo de Lisboa) Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Arquivos Salvaguarda de Memórias

Visita guiada temática com workshop Seg: 14h -18h, Ter a dom: 10h -12h30, 14h -18h GO

Arquivo Nacional Torre do Tombo

Visitas Guiadas às Exposições e Área Pública

Seg a sex: 9h30-15h Assembleia da República

Visitas Guiadas ao Palácio de S. Bento Seg a sex GO Último sáb GO / PG Info: 213 919 625 MP

Associação Renovar a Mouraria

Mouraria das Tradições Mouraria do Fado Do Castelo à Mouraria Mouraria dos Povos e das Culturas

Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Todos os dias MP

História dos Azulejos do Colégio dos Meninos Órfãos Visitas guiadas em português. Sáb, dom Info: 927 522 883 Bike a Wish

Tours

Vélocité Café, na Avenida Duque de Ávila, 120 Sex: 19h30 bikesdelisboa@gmail.com EG

Casa do Alentejo

Visitas Guiadas à Casa do Alentejo MP

Casa Fernando Pessoa

VISITAS NO VERÃO Até 29 set

Visitas Guiadas em Português

Seg: 11h30, qua , sex, sáb: 15h 12, 26 set não se realizam visitas

Visitas Guiadas em Inglês

Seg: 15h, ter, qui, sáb: 11h30 Casa-Museu Amália Rodrigues

Visitas Guiadas

Ter a dom: 10h -13h, 14h -18h Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Histórias Curiosas sobre Obras de Arte da Coleção, Pintura Naturalista Portuguesa, Mobiliário Português e Estrangeiro dos Séculos XVII a XIX e Porcelana da China EG

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Armas de Sedução Leques Europeus do Século XVIII ao Século XX

Visitas guiadas de 30 minutos à exposição permanente. Seg a sáb: 13h -17h30 Info: 213 547 892 GO / MP

Sábados no Museu

Visitas guiadas que permitem conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção. 1º e 3º sáb: 12h EG

Castelo de São Jorge

Passeio da Sexta

Passeio temático de bicicleta por Lisboa. Ponto de encontro:

Lisboa Vista ao Espelho

A descoberta de Lisboa através do periscópio Todos os dias: 10h -17h30

À Descoberta do Castelo A história do Castelo e das personagens que nele habitaram Todos os dias: 13h, 16h MP

Centro Cultural de Belém

CCB - Uma Leitura Geral do Edifício Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira Seg a sáb: 10h30-18h

CCB - Uma Cidade à Beira-Rio

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira Seg a sáb: 10h30-18h Info: 213 612 650 Centro Cultural Casapiano

Visitas Guiadas à Exposição Permanente

Visitas Guiadas

Visitas em português, inglês e espanhol. Todos os dias

Convento das Trinas do Mocambo

Visitas Guiadas ao Convento Qua: 10h Info: 210 943 287 MP

CPAS - Centro Portugu ês de Atividades Subaquáticas

Visitas Guiadas à Exposição Permanente e Coleções do CPAS/CML Seg a sex: 15h -24h Info: 969 017 128 MP

Culturgest

Honey, I Rearranged the Collection… by Artist Visita guiada à exposição por Miguel Wandschneider 5 set: 17h

Direção Municipal de Cultura

Visitas Guiadas à Biblioteca Camões

Seg a sáb: 10h -18h

Seg a sáb: 10h30, 14h30 Info: 213 422 157

Chiado

EG / MP

Lisboa é Poesia

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira

Comemorações do Centenário da Revista Orpheu

Visita Guiada ao Palácio do Beau Séjour 17 set: 10h30 Info: 217 701 100 (Gabinete de Estudos Olisiponenses) EG / MP

Qua a dom: 14h, 18h, 20h30 Info: 917 021 238 (Passeios Culturais no Chiado)

Visitas Orientadas ao Palácio Pimenta

Confiquatro Desportos Naúticos

EG / GO / MP

Ter a dom: 10h -18h

lisboa@bikeawish.com Bikes de Lisboa

75

PASSEIOS TEMÁTICOS

Rota do Sol Entre Pontes De Lisboa até à Barra Fortes da Barra do Tejo Por esse Rio Acima Passeios à vela no Estuário do Tejo. MP Convento dos Cardaes

Visitas Guiadas ao Convento

Seg a sáb: 14h30-17h30 Convento de São Pedro de Alcântara

Visitas Guiadas ao Convento Sex: 11h30, 15h sáb: 15h, 16h30 GO / MP

Info: 213 235 233

Ter a sex Info: 217 513 214

Visitas Orientadas ao Museu de Lisboa - Santo António

Ter a sex Info: 217 513 216 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) EG / GO / MP

Bordalo à Mesa A Cerâmica de Bordalo no Museu

Visitas orientadas às exposições. Info: 218 170 666 (Museu Bordalo Pinheiro) MP

ITINERÁRIOS DE LISBOA

As Lojas de Tradição da Baixa 15 set, 13 out

Os 100 anos da Revista Orpheu 17 set, 15 out


76

visitas g u i a das

Os Paços Reais, da Alcáçova à Praça do Comércio 18 set, 20 out

As Lojas de Tradição do Chiado 22 set, 27 out

A Mãe de Água e os Chafarizes de Lisboa

Lisboa de Fernão Lopes

De Xabregas ao Beato

O Regicídio de 1908 - Os Três Tiros que Abalaram a Monarquia

6, 30 out

7, 14, 24, 28 out

Lisboa Medieval 8, 21 out

Sophia de Mello Breyner Andresen

Lisboa de Eça de Queirós

Lisboa Maçónica

O Terramoto de 1755 e a Reconstrução Pombalina

23 set, 22 out

24 set, 14 out

Os 600 Anos da Tomada de Ceuta 29 set, 16 out

Lisboa de Camões 30 set, 10 out

A Cerca Fernandina 1, 23 out

O Aterro da Boavista (Museu de Lisboa) 2 out

Lisboa Hebraica 3, 27 out

8 out

9 out

Junqueira Palaciana 13, 29 out

20 out

23 out

José Saramago e o Memorial do Convento

30 out Marcações a partir do 1º dia útil de setembro. Presencialmente: seg a sex: 10h-12h30 ou por telefone: seg a sex: 14h30-16h30 Info: 218 170 742 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) lisboa.cultural@cm-lisboa.pt MP

À Volta do Paço do Lumiar

VISITAS COMENTADAS

O Bairro do Areeiro (Museu de Lisboa)

14 set

15 out

16 out

Conhecer a Arte Urbana (GAU) 19 out

Bastidores do São Luiz Teatro Municipal Museu dos Transportes Municipais 15 set, 20 out

Complexo dos Coruchéus 16 set, 22 out

Centro Comercial Colombo - Exposição A Divina Comédia de Salvador Dali 17 set

Palácio Ratton 18 set

Artes e Ofícios: Livraria Antiquária Olisipo/ Fábrica Santana Cerâmicas 21 set

Reitoria da Universidade de Lisboa 22 set

Quinta da Alfarrobeira 23 set

Museu da Associação de Futebol de Lisboa 24 set, 29 out

Escola do Serviço de Saúde Militar 25 set


visitas g u i a das

Museu de São Roque Exposição De Roma para Lisboa: Um Álbum para o Rei Magnânimo

Ateliê Joana Vasconcelos

Artes e Ofícios: Decorador Jorge Burnay/Carioca Cafés e Chás

30 out Marcações para setembro e outubro efetuadas a partir do 1º dia útil de setembro. Presencialmente: seg a sex: 10h30-13h ou por telefone: seg a sex: 14h-16h Info: 218 170 593 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) lisboa.cultural@cm-lisboa.pt

25 set, 23 out

28 set

Fundação Champalimaud 29 set

Escola de Jardinagem (com workshop) 30 set

Mural de Pintura de Luís Dourdil 1 out

Casa Veva de Lima 2 out

Museu Benfica Cosme Damião 6 out

Igreja de Santo Agostinho a Marvila 7 out

Reitoria da Universidade de Lisboa 8 out

Escola de Calceteiros Percurso Pela Calçada 9 out

Artes e Ofícios: Casa Xangai - Enxovais e Roupa Interior/Carioca Cafés e Chás 13 out

Museu Nacional dos Coches 14 out

Arquivo Nacional Torre do Tombo - As Origens da Língua Portuguesa 15, 27 out

Artes e Ofícios: Casa Achilles Ferragens/ Príncipe Real Enxovais 20 out

Fundação Carmona e Costa 21 out

28 out

Palácio dos Marqueses do Lavradio

77

Bastidores - Visitas à Reserva Visita por Ana Vasconcelos 24 set: 16h30

UMA OBRA DE ARTE À HORA DE ALMOÇO Jarra Tubular

Visita por Maria do Rosário Azevedo 9, 23 set: 13h30 EG

À DESCOBERTA DO CAM VISITAS DE DOMINGO Tensão e Liberdade

EG / MP

Visita orientada por Hugo Barata 20 set: 12h

Enigma Lisbon

UM DOMINGO NO MUSEU GULBENKIAN

JOGO REAL NO CHIADO

Homicídio em Pleno 25 de Abril de 1974 Consulta de Astrologia Sala Assombrada Jogos repletos de enigmas, charadas e puzzles Todos os dias info@enigmalisbon.com MP

Estádio do Sport Lisboa e Benfica

Visita ao Estádio

Todos os dias: 10h10-17h Em dias de jogo não se realizam visitas Info: 707 200 100 Fonte Monumental da Alameda

Venha Conhecer a Fonte por Dentro Visita autoguiada às galerias interiores Sáb: 15h -17h

Jogos de Água

Todos os dias: 12h -15h, 18h -23h

Jogos de Luz

As luzes acendem-se 15 minutos após o crepúsculo solar Todos os dias Info: 213 912 300 (Departamento de Ambiente e Espaço Público da CML) EG Fundação Calouste Gulbenkian

O Gosto do Conforto: Móveis e Tapeçarias do Século XVIII

Visita orientada por Paula Ribeiro 27 set: 11h Fundação Portuguesa das Comunicações

O Museu Sai à Rua… Venha Conhecer o Bairro de São Paulo

Primeiro sáb: 10h Info: 213 935 177

Painéis de Almada Negreiros

Seg a sex: 10h30, 14h30 Info: 213 611 025

Lisbon Movie Tour

Fernando Pessoa Experience

O passeio inclui dormida no quarto onde viveu Fernando Pessoa entre 1908 e 1912

Afirma Pereira

Passeio dedicado ao filme realizado por Roberto Faenza. Ponto de encontro: Miradouro de S. Pedro de Alcântara, junto à fonte

Filme do Desassossego Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema

Capitães de Abril

Passeio centrado no filme com o mesmo nome

Cine-Aperitivo

Lisbon Movie Tour by Night Todos os dias Info: 969 616 063 MP

A Sétima Colina 5 set: 14h30

Cidade Velha 6 set: 14h30

EG / MP

Cidade de Espiões

Ghost Tours Portugal

Lendas e Mistérios

Os guias/atores revelam momentos sórdidos e violentos e episódios secretos de Lisboa. info@ghost-tours-portugal.pt MP

27 set: 14h30 Ponto de encontro: Praça do Comércio, na esquina com a Rua do Arsenal. info@lisbonwalker.com

Igreja de São Cristóvão

Livraria Móvel Tell a Story

Arte por São Cristóvão

Walk a Story Pessoa

Haunted Lisbon Tour (Baixa Lisboeta)

MOURARIA CRISTÃ

Meeting Point: FantinLatour e Manuel Botelho

Jardim Botânico da Ajuda

EG

Qua , qui, dom: 17h -22h sex, sáb: 17h -24h sales@labirintolisboa.com

Lisbon Walker Gare Marítima de Alcântara

Arte e Poder

Visitas orientadas por Manuel Botelho e equipa educative do Museu. 9, 23, 26 set: 15h

A História de Portugal que os Livros não Contam

IA

Ponto de encontro: Capela de Nossa Senhora da Saúde. 5, 19 set: 10h Info : 218 879 549 IA

Visita orientada por Filipa Santos. 7 set: 13h

Labirinto Lisboa

CONVERSAS NA ESTUFA A Natureza em Josefa de Óbidos Por Sónia Talhé Azambuja. 3 set: 11h

13 set: 14h30

20 set: 14h30

O Terramoto de 1755

PASSEIOS LITERÁRIOS Passeio dedicado à vida e obra de Fernando Pessoa. Todos os dias

Walk a Story Lisboa Literária

Passeio dedicado a Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago. Todos os dias walks@tellastory.pt MP


78

visitas g u i a das Museu da Água da EPAL

Galeria do Loreto

Visitas guiadas Sex: 15h, último sáb: 11h Info: 218 100 215 MP Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas de Artes e Ofícios e de Restauro Seg a sex: 10h -13h, 14h30-16h30 MP Seg, qua: 11h, 15h, qui: 15h

Do Museu ao Bairro da Madragoa Visita guiada pelo bairro da Madragoa Até nov Último sáb: 10h

Visitas Guiadas ao Museu

Seg a sex: 9h30-12h, 14h -17h EG Museu Benfica Cosme Damião Todos os dias: 10h -18h Em dias de jogo realizam visitas até ao início do mesmo visitasestadio@slbenfica.pt

RESERVAS VISITÁVEIS

Galerias da Amazónia Galerias da Vida Rural

EG / MP

De Convento a Museu Marionetas Portuguesas Marionetas Orientais Visitas temáticas

Museu Nacional de Etnologia

Ter, qui, sáb: 15h30

MP

Ter, qui, sáb: 14h30 visitasguiadas@mnetnologia. dgpc.pt GO / MP

Museu Nacional do Teatro e da Dança

Peças de Teatro: As Coleções do Museu Ex-Votos Teatrais. José Caldas, 40 Anos de Teatro

Museu Nacional de Arte Antiga

Entre a Palavra e a Imagem: O Barroco

Museu da Associação de Futebol de Lisboa

Visitas ao Museu

Museu da Marioneta

Visitas orientadas 6 set: 11h30 Ter a dom

Visitas guiadas às exposições Ter a dom: 10h -18h servicoseducativos@ mnteatroedanca.dgpc.pt

GO / MP

Museu Nacional do Azulejo

EG / GO / MP

Visita ao Museu e Convento da Madre de Deus Ter a dom: 10h -16h30 GO / MP

Museu Nacional do Traje e da Moda

Visita ao Museu e ao Parque Botânico do Monteiro-Mor

Ter: 14h -18h, qua a dom: 10h -18h

Museu do Oriente

VISITAS ORIENTADAS GERAIS

Presença Portuguesa na Ásia e Sombras da Ásia Visita às exposições permanentes Dom: 16h Museu da Presidência da República

Visitas Orientadas ao Museu

Ter a sex: 10h -13h, 14h -18h GO / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Nacional de Belém e Jardins

Sáb: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30, 16h30 MP / PG

Museu de São Roque

De Roma para Lisboa: Um Álbum para o Rei Magnânimo Visitas guiadas à exposição Dom: 15h, qui: 17h30 Info: 213 240 869 EG / GO / MP

E / GO / MP

Aposte numa formação de referência!

PÓS - GR ADUAÇÃO

Indústrias Criativas: Estratégias, Políticas e Empreendedorismo uma parceria:

CANDIDATURAS até 11 de setembro

www.escs.ipl.pt


visitas g u i a das

A Santo Que Não Conheço…Nem lhe Rezo Nem lhe Ofereço Visita guiada temática com workshop Seg: 14h -18h, ter a sex: 10h -12h30, 14h -18h EG / IA / GO / MP

Visitas Guiadas à Igreja e ao Museu de São Roque

Seg: 14h -18h, ter a sex: 10h -12h30, 14h -18h EG / IA / GO / MP

Os Jogos Sociais

Visita guiada temática Seg: 14h -18h, ter a sex: 10h -12h30, 14h -18h EG / IA / GO / MP

Itinerários da Fé

Percurso pelo Convento de São Pedro de Alcântara, Igreja de São Roque, Capela da Ordem Terceira do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento, Basílica dos Mártires e Igreja de N. Sra. da Encarnação 12 set: 10h Info: 218 879 549 (Paróquia de S. Nicolau) EG / IA / MP

Hospital Ortopédico de Sant’Ana Visita guiada 17 set: 14h30

Palácio Nacional da Ajuda

VISITAS ORIENTADAS AO PALÁCIO

O Quotidiano da Família Real Um Dia de Gala no Paço da Ajuda

servicoeducativo@pnajuda.dgpc. pt GO / MP

Os Recolhimentos da Capital Visita guiada temática de bicicleta 5 set: 10h EG / IA / MP Outra Lisboa

Viagens num Espaço Urbano Maior

Sete percursos para uma nova perspetiva sobre Lisboa. Todos os dias: 10h30 Info: 927 136 291 E / GO / MP

Paços do Concelho

Visita ao Edifício

1º dom: 11h ezequiel.marinho@cm-lisboa.pt EG

Padrão dos Descobrimentos

Visitas ao Padrão E / GO / MP

Visitas ao Edifício

As visitas têm de ser marcadas com 15 dias de antecedência. nova.comunica@unl.pt

Singulartrips

PG

Parque Florestal de Monsanto

Percursos Pedestres Combatelaser Paintball Electrónico

Info: 968 297 047 (Acção Natura)

Peddy Paper

O jogo parte de Campolide, atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto Info: 218 452 689 (Papa-Léguas) MP

Parque das Nações

Comboio de Passeio Seg a dom: 10h -19h

Teleférico Tejo Bike

ITINERÁRIOS EM LISBOA

Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

Visita orientada ao monumento.

1 MÊS/1 TEMA EG / IA / MP

MP

MP

De Igreja a Panteão

Seg a sex: 11h -19h, sáb, dom, fer: 10h -20h

Visita guiada temática 2 set: 13h15, 6 set: 15h

Todos os dias: 10h -12h, 14h -16h, 17h -19h walktheline@plataformalx.pt

Panteão Nacional

EG / IA / MP

Sacristia

79

Aluguer de bicicletas Todos os dias: 12h -18h Info: 218 919 333 Peddy +

Passeio da Junqueira e Santo Amaro 12 set: 15h peddymais@gmail.com Plataforma LX

WALK THE LINE TOURS Lisboa numa Linha

Percurso com início na Praça Marquês de Pombal e fim na Praça do Comércio, passando pela Avenida da Liberdade e o Rossio

A Primeira Avenida

Percurso que desvenda histórias da artéria paralela à Avenida da Liberdade - Rua de Santa Marta - que durante muitos séculos foi uma das principais vias de entrada na cidade de Lisboa

Em Direção à Primeira Colina Com início no Largo de S. Domingos e subindo pelo ascensor do Lavra chega-se à Colina de Sant’Ana

A Cerveja Artesanal

Ponto de encontro: Igreja São João de Deus 6 set: 16h Sociedade Histórica da Independência de Portugal

Visitas Guiadas ao Palácio da Independência Seg a sex MP

Tcharan Eventos

JANTARES MISTÉRIO A Morte do Artista Noite de Gangsters Os Rústicos IA

Teatro Nacional D. Maria II

Visitas Guiadas

Visitas guiadas aos bastidores do Teatro em português, inglês, francês, castelhano, alemão e italiano Seg: 11h30 Info: 213 250 829 MP

Peddy-Paper Lisboa Desaparecida

Ponto de encontro: Praça do Comércio 27 set: 9h -13h Inscrições abertas até 24 set.

Peddy-Paper Guia do Bairro Alto

Ponto de encontro: Praça Luís de Camões 24 set: 14h -17h Inscrições abertas até 24 set. Info: 965 107 138/88 Um Outro Olhar

Alcântara - Fé e Trabalho

Ponto de encontro: Igreja das Flamengas, na Rua 1º de Maio, 20 6 set: 10h

Alcântara - Palácios, Gentes e Artes

Ponto de encontro: estação da CP de Alcântara-Terra 20 set: 10h

Alcântara - Escolas

Ponto de encontro: porta da Escola Básica Raúl Lino, na Calçada da Tapada 26 set: 10h Info: 213 615 200 (Junta de Freguesia de Alcântara) EG

Underdogs Art Store

Underdogs Public Art Tours

Visitas guiadas em minibus ou sidecar por várias intervenções artísticas. Ponto de encontro: Underdogs Arte Store, na Time Out - Mercado da Ribeira Sáb: 14h -17h info@under-dogs.net MP

Teatro Nacional de São Carlos

Visitas Guiadas

visitas@saocarlos.pt E / GO / MP

Time Travellers

Lisboa das Lendas e dos Mitos

Ponto de encontro: Largo do Carmo 13 set: 10h -13h Inscrições abertas até 10 set

A Herança Judaica de Lisboa

Ponto de encontro: Praça do Comércio. 20 set: 10h -13h Inscrições abertas até 17 set.

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91


80

c r i a n ças

CULTURGEST 12 e 13 setembro, às 16h Rua ARCO DO CEGO, 50 / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

E se tudo fosse amarelo? A coreógrafa e bailarina Sílvia Real criou um espetáculo onde os protagonistas são crianças entre os 12 e os 14 anos. O projeto constituiu um desafio para a artista e para as sete crianças que nele participam. Através do livro Uma pequena história do mundo, de E.H. Gombrich, o grupo

artes Academia Novas Letras

Artes plásticas 5-12 anos MP

Desenho e Pintura 9-18 anos MP

Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual

Materiais e Expressão Ateliê de desenho 9-14 anos 7 a 11 set: 10h30-13h

Temas e Modelos

Ateliê de Pintura 9-14 anos 14 a 18 set: 10h30-13h MP

trabalhou o conceito de conflito, e refletiu sobre as reivindicações que as crianças têm para com os pais e o mundo em geral. Por fim surgiu uma nova ideia - o erro. E se não quiséssemos apagar os erros, mas sim sublinhá-los e a partir disso criar um espetáculo? AF

Arte Ilimitada

Ateliê do Paço

Sáb: 11h -13h

5-12 anos Sáb: 10h -12h Info: cursolisboa@gmail.com

Expressão Plástica Formação Vocacional Artes- Escultura Ter: 17h -19h IA / MP

Culturgest

Ateliê de Arte

Ateliê de São Bento

Artes Plásticas

Ter: 15h -17h, 17h -19h MP Artkids

Ensino artístico, oficinas de arte pedagógicas e sessões de arte como terapia

4-16 anos Ter, qui: 17h30-19h IA

Caulino Ceramics

Workshops de Cerâmica 5-14 anos Qua: 17h -18h30

IA

CFA - Centro de Formação Artística/ Teatro da Voz

Desenho Aberto

Maiores de 7 anos Seg: 16h45,Qua: 18h45 IA

Anunciar aos quatro Ventos!, Em Cartaz: A impressão impressiona!

Oficinas com base na exposição Honey, I rearranged the exhibition... by artist Até 13 set E / GO / MP

Recria(r)te com Acaso

Oficinas Maiores de 3 anos 30 set: 14h30-17h30 PG 30 set GO / E / MP Escola de Belas-Artes Pedro Serrenho

Artes Plásticas

5-12 anos Qua: 14h, 17h, sáb: 10h escoladeartespedroserrenho. blogspot.com MP


c r i a n ças a r t e s / c i ê n c i as / c in e m a / f o to g r a fi a Escola de Jardinagem e Calceteiros

Quinta Pedagógica dos Olivais

Os Meninos do Mar

Workshop de sensibilização sobre a Calçada Portuguesa até set Seg a sex: 10h -12h

Maiores de 3 anos 19 set: 11h, 12h, 15h EG

MP / PG / E / GO

Pela Calçada

E / GO / MP

Espaço 62

Artes plásticas 5-12 anos Qui: 18h -19h

MAPA – Espaço Criativo

Desenho e Pintura Maiores de 13 anos IA

Museu Militar

Uma história com…

Ateliê 4-8 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 E / GO / MP

Museu Nacional de Arte Antiga

Oficina de Cerâmica

c i ê n c i as Associação dos Amigos dos Castelos

Vita Civitatis… A Cidade e o Quotidiano Medieval Seg a sex: 9h30, 11h, 14h, 15h30 E / MP

Castelo de S. Jorge

Domingos em Família Maiores de 5 anos

Arqueiros, Besteiros e Arcabuzeiros 13 set: 11h

O Séc. XVII com a Arte de Francisco Manuel de Melo 20 set: 11h

Quem sou eu no Museu?

Fundação Calouste Gulbenkian

MP / EG

Um Anel Precioso Anilhagem Científica de Aves

Oficina Maiores de 6 anos 20 set: 10h30-13h Info: se@mnaa.dgpc.pt

Dia das Aves

Museu Nacional do Azulejo

Oficina Maiores de 8 anos 19 set: 9h30

Oficina de pintura Maiores de 3 anos

O Multiplicador de Aves no Jardim

Pintar um Azulejo! E / GO / MP

Museu Nacional de Etnologia

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras

Oficinas de expressão plástica 4-12 anos E / GO / MP / EG

Museu da Presidência da República

Frente a frente… com um Presidente 4-12 anos

Como se faz uma bandeira 6-12 anos

Acrescenta um Ponto! 9-12 anos

Outras viagens 7-12 anos Ter a sex E / MP

Oficina 4-10 anos 19 set: 11h, 15h

Pássaros na Terra, na Água e no Ar Oficina 4-10 anos 19 set: 15h

Aves e Pássaros: dos Reais aos Imaginários Oficina Maiores de 4 anos 19 set: 14h30

Fundação Portuguesa das Comunicações Museu das Comunicações

O cabo submarino num mar de conetividades

Oficinas pedagógicas alusivas à exposição

Vive no fundo do mar e não é um peixe?!? Não, é um Cabo Visita guiada Maiores de 3 anos MP / PG / E / GO

Contos Maiores de 6 anos

Caixas de Histórias do Fundo do Mar

Oficina de trabalhos-manuais Maiores de 3 anos MP / PG / E / GO

Casas no Fundo do Mar Oficina de trabalhos-manuais Maiores de 5 anos MP / PG / E / GO

Fusos Horários: navegar pelo Tempo Visita guiada Maiores de 6 anos MP / PG / E / GO

Rede de Histórias MP / PG / E / GO

Mensagens Submersas Jogo de pistas Até 30 abr

MP / PG / E / GO

Museu das Crianças

A Minha Pátria é Portugal 3-8 anos

Era uma vez a Ciência! Viagem ao corpo humano 6-10 anos

Brincar com a Matemática 4-7 anos

Fantástica Matemática 8-10 anos

H2O – O Ciclo da Água 8-10 anos E / MP

Museu da Eletricidade

Carrinhos Solares, Não acordes o Dragão, Laboratório de Invenções Ateliês Maiores de 6 anos MP / PG / E

Oceanário

Tartarugas Marinhas – A Viagem Exposição temporária MP

CSI - Ciência Sob Investigação 8-14 anos

Dormindo com os Tubarões Maiores de 4 anos E / PG / MP

Padrão dos Descobrimentos

Ateliês

O médico do mar, Os segredos do mar, O Grande Jogo dos descobrimentos, Puzzle fantástico, Entre fronteiras, Vou de viagem, o que levo na bagagem, Herbarium, Cruzando mares e oceanos, Entre Fronteiras MP

Pavilhão do Conhecimento

A Cozinha é um Laboratório

Gelado à la Minute Maiores de 6 anos 5 set: 15h30, 17h15

Cantinho da Ciência Hoje vou ser Chocolateiro

3-6 anos 13 set: 11h30, 15h30, 17h15

Laboratório

Artistas com Pinta

27 set: 15h30, 17h15 MP

c in e m a / F o t o g r a fi a Atmosfera M

Filminhos Infantis à Solta pelo País

4-10 anos Lar Doce Lar, Ginjas e a Sesta, As Aventuras de Miriam: a Inundação, Mancha e Manchinhas: a Varicela, Mia, Ex-ET, Foxy & Meg vão à Praia, Fábulas Delirantes 2 12 set: 15h PG Info: press@ zeroemcomportamento.org Auditório Carlos Paredes

Filminhos Infantis à Solta pelo País

4-10 anos Lar Doce Lar, Ginjas e a Sesta, As Aventuras de Miriam: a Inundação, Mancha e Manchinhas: a Varicela, Mia, Ex-ET, Foxy & Meg vão à Praia, Fábulas Delirantes 2 27 set: 11h30 PG Info: press@ zeroemcomportamento.org

81


82

c r i a n ças c i r c o / da n ça/ f e stas d e a niv e r sá r i o Museu Coleção Berardo

Filminhos Infantis à Solta pelo País

4-10 anos Lar Doce Lar, Ginjas e a Sesta, As Aventuras de Miriam: a Inundação, Mancha e Manchinhas: a Varicela, Mia, Ex-ET, Foxy & Meg vão à Praia, Fábulas Delirantes 2 19 set: 15h30 PG

Info: press@ zeroemcomportamento.org

circo Armazém 13

Circo Kids

Workshop de atividades circenses Sáb: 11h Centro Cultural de Carnide

Tendas Circus

Workshop de artes circenses Qua: 18h -20h, dom: 9h -13h Info: 936 140 727 MP

Chapitô

Ateliê de Circo 4-12 anos Qua: 18h MP

Teatro D. Luís Filipe (Teatro da Luz)

Aulas de Novo Circo

Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio, Lira, Corda Seg a qui: 18h -19h30, sáb: 11h -13h MP / IA

da n ça A Loja das Atividades

Ballet Criativo 3-6 anos Sáb: 15h

Academia de Dança Dançarte

Cursos

Ballet, Dança Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop Info: 938 514 529 / 217 147 244 MP

Associação Renovar a Mouraria

Ballet

Maiores de 5 anos Sáb: 10h -11h MP Ateliê do Paço

Danças Tradicionais e de Roda Maiores de 5 anos Dom: 10h -11h

C.E .M – Centro em Movimento

Dançar uma História Maiores de 4 anos Sex: 18h30-19h30

Centro Cultural de Carnide

Ballet

Vários Horários

Hip-Hop

Ter, qui: 18h45-19h45 Info: 936 140 727 MP Centro Cultural Padre Carlos Alberto

Dança clássica, contemporânea, criativa

Aulas de Dança Sáb: 10h

Art!ist – Academia de Dança , Teatro & Performance

Hip-Hop

Info: 912 561 972

Ballet, Dança Contemporânea, Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop MP

Espaço Dança de Palmira Camargo

Ballet Kids MP

Escola de Dança Raquel Oliveira

Danças espanholas IA / MP

Forum Dança

Pré-Ballet, Ballet, Dança Criativa, Contemporânea, Bebé Dança, Famílias Dançantes MP

Famílias Dançantes

Último sáb: 11h -12h FullOut Dance Academy

Info: pontifice73@gmail.com

Ballet Kids, Hip-Hop

Centro de Formação Casa do Artista

Jazzy Dance Studios

IA

Bailado clássico Maiores de 3 anos IA

Info: 919 626 383 (Academia de Ballet) Chapitô

Capoeira Qui: 18h

Dança do Saber

Dança Criativa, Ballet, Hip-Hop Kids & Teens Vários horários

MP

Break Dance, Capoeira, Hip-Hop Babies, Shakeit-up Teens MP

Lx Dance

Ballet MP

Sou – Movimento e Arte

Dança Criativa 2-14 anos MP

MP / IA

Dance Factory Studios

Dança Criativa 3-6 anos

Hip-Hop Teens MP

Alunos de Apolo – Escola de Dança

Escola de Dança Ana Köhler

Teatro D. Luiz Filipe (Teatro da Luz)

Dança Criativa 3-5 anos Seg: 17h30 MP

f é r i as d e v e r ão

Dança Livre - Escola de Dança

Ateliê de São Bento

A partir dos 3 anos Vários horários

7 a 11 set: 14h30-17h30

Ballet

Ateliê de Artes Plásticas MP

Dance Spot

Hip-Hop, Ballet, Contemporâneo, Sapateado MP

Museu Nacional do Traje

Férias de Verão no

Parque Botânico do Monteiro-Mor

3-9 anos 7 a 11 set: 9h15-17h30 MP

f e stas d e a niv e r sá r i o Associação dos Amigos dos Castelos Maiores de 7 anos Seg a dom: 11h -13h30, 15h -17h30 MP Castelo de São Jorge

Núcleo Museológico 6-12 anos Sáb, dom: 15h -18h E / GO / MP

Centro Cultural de Belém 4-12 anos Sáb, dom: 11h, 15h MP Maiores de 4 anos Todos os dias MP ver mais informação em www.agendalx.pt

g in ásti ca / d e s po rto A Loja das Atividades

Karaté

3-6 anos Dom: 11h -11h45 7-12 anos Dom: 12h -12h45 Academia de Dança Dançarte

Karate

Info: 938 514 529 / 217 147 244 MP

Academia Talentos à Vista

Aulas de Taekwondo 4-14 anos Ter, sex: 18h15-19h Alma Cheia

Zen Kids

Sáb: 17h30-19h Seg: 18h30-19h30 Info: 960 271 750 | projetozenkids@gmail.com Art!ist – Academia de Dança , Teatro e Performance

Judo, Condição Física Info: 912 561 972

Casa de Giz Associação Cultural

Happy Yoga

5-12 anos Ter: 18h -18h45 IA / MP


c r i a n ças g in ásti ca / d e s p o r to / ja d in ag e m / l e t r as Centro Cultural de Carnide

Capoeira

Ter, qui: 18h -19h

Savate Kangaroo

Seg, qua: 18h -19h Info: 936 140 727 MP

CMS - Centro de Meditação Solaris

Tai-Chi

Maiores de 10 anos Sáb: 12h -13h Espaço Yoga Restelo

Babyoga MP

Gymboree

Play & Learn: Música, Artes, School Skills, Sports

Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos

A Loja das Atividades

Pilates

Maiores de 14 anos Sáb: 11h -11h45 A Piscina dos Bebés

Natação, Hidroterapia

IA

MP

Hipódromo do Campo Grande

NexGym

Aulas de equitação

Dodgeball, Defesa Pessoal, Fitness MP

Isshin Dojo LxFactory

Polivalente de Santa Catarina

Aikido

6-14 anos

Yoga

Futsal

6-12 anos Ter, qui: 18h30-20h

Ginásio Beija-Flor

Maiores de 3 anos Vários horários IA

The Little Gym

3-16 anos Qua , sex: 19h30-20h30

Jazzy Dance Studios

4 meses - 12 anos Vários horários

Capoeira Infantil Ginásio Clube Portugu ês

Aikido, Ginástica, Judo, Esgrima, Tiro com Arco, Capoeira, Futebol Baby Gym MP

Ginástica, Capoeira 4-12 anos

Ginástica IA / MP

Programas de Sensibilização Ambiental MP / EG Museu Nacional do Traje & Parque Botânico do Monteiro -Mor

Exploradores do jardim

Workshop 5-10 anos 6 set: 10h30-12h, 12h -13h30 MP Info: 217 543 924 | vitoroura@ mntraje.dgpc.pt

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Vida na Quinta Maiores de 6 anos 26 set: 11h

Da Tosquia à Cor da Lã Maiores de 4 anos 26 set: 15h EG

MP

Just4Teens

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças Ter a qui: 10h -12h

ja r d in ag e m Escola de Jardinagem

Jardim do Saber, Mãos Verdes 3-12 anos Seg a sex

l e t r as Casa Fernando Pessoa

Pessoa dá Licença? Viagem pela vida e obra de Fernando Pessoa 3-11 anos

Manusear. Provar. Inspirar. Escutar. Observar. E ler. Assalto a Lisboa. 11, 12 e 13 setembro 2015. Jardim da Estrela.

83


c r i a n ças m ú si ca / t e at r o

Descobrir Pessoa

Sessões realizadas em sala de aula 3-11 anos

Abre as Cortinas da tua Imaginação

Heteronímia de Fernando Pessoa 3-9 anos

Pel’Aldeia de Pessoa Passeio pela cidade 6-11 anos

Centros Helen Doron Early English

Museu do Bombeiro de Lisboa

Ensino de inglês 3 meses-14 anos

4-10 anos Seg a sex: 10h -11h30, 14h -15h30

Helen Doron Early English MP

Escola Secundária Pedro Nunes

Aulas de Mandarim Qua: 14h30-15h30 IA

E / GO / MP

Centro Científico e Cultural de Macau

Escrever Escrever

Vamos escrever Lisboa

MP

7-12 anos 7 a 10 set: 15h -17h 13-16 anos 7 a 10 set: 17h -19h

Centro Europeu de Línguas

Espaço Pessoa e Companhia

Maiores de 6 anos

3-5 anos Qua: 17h30-18h

A Escrita Chinesa Maiores de 6 anos

Estudo Lúdico da Língua Inglesa MP

85

Hora do Conto MP / EG

Conta uma História de Bombeiros

Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo

O Incontestável Nuno

Sessão de Contos por Elvira & Cª 10 set: 21h

E / GO / MP / EG

Sala d’Aula

Museu das Crianças

6-12 anos IA

Hora do Conto

Um Sapato Especial 3-7 anos MP / E

Museu Militar

Escrita Criativa

8-12 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 E / GO / MP

Museu da Presidência da República

Acrescenta um Ponto! Oficina pedagógica 9-12 anos Ter a Sex MP / E

Mandarim

m ú si ca Academia de M úsica

Iniciação Musical 0-36 meses MP / IA

Academia de M úsica da Graça

Guitarra, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria Maiores de 6 anos MP

Academia de M úsica de Telheiras

Música para Bebés e Papás Até aos 3 anos Ter: 18h30

TEATRO NACIONAL D. MARIA II 12 A 27 DE SETEMBRO, SÁBADOS E DOMINGOS, ÀS 11H PraÇa D. PEDRO IV / 213 250 800 / WWW.TEATRO-DMARIA

É BOM MANDAR? Eis a questão que se coloca. Miúdos de oito anos são convidados a refletir sobre o tema numa oficina promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II. Aqui haverá lugar para debates, conversas e – porque não? - alguma conspiração. Os mini governantes vão discutir assuntos de extrema importância: será que todos sabemos mandar? O rei manda sempre? Afinal, quem decide e porquê? O que é a política? E a família, é um governo ou um desgoverno? Quem manda lá em casa?

Para que servem as leis e quem as inventa? Em assembleias instantâneas e rápidas, os miúdos vão experimentar o teatro da política e viver a pele de governantes e governados. Com conceção de Inês Barahona e Catarina Requeijo, esta oficina teve origem numa encomenda do Maria Matos, em 2009. Volta agora a outros palcos, sendo possível participar de 12 a 27 de setembro, no Teatro Nacional D. Maria II. Mais informações em www. teatro-dmaria.pt/pt/atividades/cresce-e-aparece. FS


86

c r i a n ças m ú si ca Academia Novas Letras

Piano, Guitarra, Saxofone, Violino, Violoncelo, Bateria Seg a sex: 14h -20h

Alma Escola de Artes

Técnica vocal

Maiores de 6 anos Qua , qui, sáb Arte Graça

Música para Bebés

4 meses-3 anos Dom: 10h Info: geral@anapar.pt

Arte Ilimitada

Expressão Plástica

Ateliês para crianças Seg: 17h,Qua: 14h30, Sáb: 11h

Desenho

Jovens Terça: 17h -19h Associação Renovar a Mouraria

Guitarra

Sáb: 10h30 MP

Avenida Afonso III, 77, r/c dir, Alto de São João

Aulas de harpa e harpa elétrica

Com Eva Guerra Maiores de 7 anos Ter, Sex: 18h -21h Info: evaguerra@gmail.com

Instrumentos de Sopro Maiores de 8 anos Ter, sex: 19h

Casa de Cultura da Junta de Freguesia de Olivais

Projeto Reciclo Orquestra

Oficina de construção de instrumentos musicais 6-17 anos Qua: 19h, sáb: 10h Centro Científico e Cultural de Macau

Instrumentos Musicais Chineses Maiores de 6 anos MP

CFA - Centro de Formação Artística Teatro da Voz

Minimundo

5-9 anos Ter: 17h30-18h30 IA

Museu das Crianças

Orkestra Digi tal e qual Clave e Som, Escola de M úsica

Iniciação Musical 4-6 anos

Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeão, Violino, Violoncelo Maiores de 6 anos MP

Música para Bebés Até aos 3 anos

Música no Museu 3-8 anos MP / E

Museu do Fado

Fado Menor 6-10 anos

Só é Fadista quem Quer 6-15 anos MP / GO

Museu Nacional do Azulejo

Comunidade Hindu

Há música no Azulejo!

MP

E / GO / MP

Escola EB23 Pedro de Santarém

M úsica – Campo de Ourique

Aulas de canto e instrumentos

Curso de Percussão, Afro Brasileira, Samba Reggae Maiores de 10 anos Ter: 18h Info: blocooxala@gmail.com (Bloco Oxalá)

Visita de descoberta e concerto de piano comentado 4-12 anos

Aulas de piano e música Info: 931 402 010

Oceanário de lisboa

Fado Miudinho Até aos 4 anos Dom: 9h


c r i a n ças m ú si ca / t e at r o

Concerto para Bebés Até aos 3 anos Sáb: 9h

Praça de Toiros do Campo Pequeno

Xana Toc Toc No seu Trolipop 27 set: 17h

São Luiz Teatro Municipal

Mais Novos – Corpo de Baile

De Carla Maciel e Sara Carinhas Maiores de 6 anos 19, 20, 26, 27 set Sou – Movimento e Arte

Guitarra, Violino, Piano, Sitar e Alaúde Turco 2-16 anos

Acordeão de Teclas Maiores de 10 anos MP

Vozes em Conserto

Canto, Dança, Piano, Guitarra, Coro MP t e at r o 30 da Mouraria Psicoterapia e Movimento

Drama e Movimento para Miúdos Tímidos, Atrevidos e Mais ou Menos

4-10 anos Qua: 17h -18h MP Info: 30damouraria@gmail.com Associação Lamiré

História de Portugal, A Princesa Pele de Cavalo Peça itinerante E / MP

Info: lamire.animacao@gmail. com, 935 627 536 Artyaplausos

Iniciação às Artes Perfomativas 8-12 anos Sáb: 10h -13h

Auditório da ADCEO

Auto da Barca do Inferno, Falar a Verdade a Mentir

Seg a sex: 10h30, 14h30 E / MP

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA 18 a 26 setembro Rua DA ESCOLA POLITÉCNICA, 54-60 / 213 921 800 / WWW.MNHNC.UL

20 000 Léguas Submarinas A Byfurcação apresenta um espetáculo emocionante baseado no universo de Júlio Verne. O professor Aronnax anda em expedição, a bordo do submarino Nautilus, à procura de algo que está a destruir os navios de guerra. Com a ajuda do famoso arpoeiro Ned Land e guiado pelo misterioso Capitão Nemo, o professor procura descobrir o mistério enfrentando tubarões, lulas gigantes e chefes de tribos. O fundo do mar reserva muitas aventuras perigosas e divertidas! AF

87


GALERIA ZÉ DOS BOIS

DE 11 DE JULHO A 19 DE SETEMBRO DE 2015

Q UA RTA A SÁ BA D O, DAS 18H ÀS 23H

C U R A D O R I A N AT XO C H ECA

em colaboração com Galeria Pedro Alfacinha

PRODUÇÃO ZDB

R UA DA B A R R O C A 5 9, L I S B OA · +3 5 1 2 1 3 4 3 0 2 0 5 · Z D B @ Z E D O S B O I S .O R G · W W W. Z E D O S B O I S .O R G

A P OIOS: FU N DAÇÃO E DP – M U S EU DA E LECTR ICIDA DE ; A TA RU M BA – TE ATRO DE M A R IO N E TAS

O S E RV IÇ O E DUCAT I VO RE A L I Z A V ISI TAS G UI A DAS À E XP OSIÇÃO, DE E NTR A DA L I VRE , M E DI A NTE M A RCAÇÃO.

ANTÓNIO JÚLIO DUARTE


c r i a n ças t e at r o / visitas g u i a das Auditório do GCDT do BES

Antes de Começar, O Cavaleiro, Falar Verdade a Mentir

10h30, 13h, 14h30, 15h Info: Companhia de Teatro O Sonho (218 861 799) E / GO / MP

Auditório Pedro Arrupe

A Aventura de Ulisses Maiores de 6 anos

Auto da Barca do Inferno

Maiores de 12 anos Info: www.culturalkids.com.pt E / GO / MP

Casa Fernando Pessoa

Abre as Cortinas da tua Imaginação

3-11 anos Seg a qui E / GO / MP Castelo de São Jorge

Sábados no Castelo

Baú da Descoberta Maiores de 6 anos 5 set: 17h MP

Gato que Ladra

Oficinas

Teatro aos Sábados 4-12 anos Sáb: 11h

Mikado Grupo de Teatro 13-18 anos Sáb: 16h Info: producao@gatoqueladra. com / 968 382 245 MP

Maria Matos Teatro Municipal

The Wall

Maiores de 8 anos Exposição e atividades no foyer 26, 27 set: 15h EG

The Wall - A Pesquisa Projeção do documentário de Maria Remédio 26 , 27 set: 17h EG / MP

Museu das Crianças

Auto da Barca do Inferno

9º ano de escolaridade

História da Carochinha 2-7 anos

Propositário Azul, Associação Artística

Auto da Índia, Auto da Barca do Inferno, Luzes, Câmara… Confusão!!, O Cavaleiro da Dinamarca Peças itinerantes E / MP

Info: teatromais.propositario@ gmail.com  |  933 288 560 Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo

D. Afonso Henriques 3 em 1

Curso de Expressão Dramática 6-12 anos IA

Companhia de Teatro Azul

Eu sou uma estrela encantada que veio do céu para amar a vida Peça de teatro itinerante Maiores de 4 anos E / GO / MP

Culturgest

E se tudo fosse Amarelo?

Maiores de 6 anos 12, 13 set: 16h MP Escola de Actores Ilha D’Arte

Cursos e workshops

Museu da Marioneta

A Mano | À Mão

Espetáculo de marionetas Maiores de 6 anos 18 set: 21h30, 19 set: 16h, 20 set: 11h30

Marionetas em Série: brincar ao Teatro de Objetos Oficina pais e filhos Maiores de 6 anos 27 set: 10h30 MP

Oca dos Curumins Maiores de 6 anos 26 set: 16h

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

20 000 Léguas Submarinas

Maiores de 3 anos Até 11 out Sáb: 16h, dom: 11h

Maiores de 8 anos IA

Oficina da Pessoa

Fundação Calouste Gulbenkian

6-12 anos Sáb: 14h -15h30

De Papel, de Santiago Tobar Teatro chileno (marionetas) Maiores de 2 anos 12, 13 set: 11h30

Expressão teatral

Palácio de Laguares

Crescer Teatrando Oficina de teatro 4-12 anos IA

Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Letras Habitadas

Visita com aletiê 6-10 anos Seg: 14h -18h, Ter a Dom: 10h -12h30, 14h -18h E / GO / MP / EG / IA / PG

Associação dos Amigos dos Castelos

Percurso Medieval, Percurso Lisboa Quinhentista, Percurso Pombalino

Maiores de 6 anos 24 set: 21h MP Info: servicoeducativo@ arqueologos.pt

E / GO / MP

Sou Movimento e Arte

Maiores de 6 anos Qua a sex: 10h30, 14h30

Curso de Teatro 14-16 anos Sex: 17h -19h MP Teatro Azul

Histórias da Avozinha

Contos populares contados pela atriz Florbela Queiroz E / MP

E / MP

Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães

89

Teatro D. Luiz Filipe (Teatro da Luz)

Oficinas de Expressão Dramática

Info: 918 748 695 Banco de Portugal

Porquê visitar o Museu? EG / MP

Lixbõa e o Rei que escrevia poesia

Visita orientada Maiores de 6 anos Qua a sex: 10h30, 14h30 EG / MP

O tempo narrado pela Arqueologia

Visita ateliê Maiores de 6 anos Qua a sex: 10h30, 14h30 EG / MP

6-12 anos MP

Info: 968 060 047 | geral@ companhiadaesquina.com Teatro Papa-Léguas

Aventuras de João Ratão

vários horários

Kéketem?!

Espetáculo itinerante E / MP

Vozes em Conserto

Arte Dramática MP

visitas g u i a das Aqueduto das Águas Livres

Peddy-paper: do Aqueduto ao Reservatório da Patriarcal

6-12 anos 26 set: 10h30-12h30 MP

Info: info@lisbonforkids.com

Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Ser bibliotecário por um dia

Visita guiada temática com atividades 12-18 anos Seg: 14h -18h, Ter a Dom: 10h -12h30, 14h -18h E / GO / MP / EG / IA / PG

Casa Fernando Pessoa

P’la Aldeia de Pessoa

Percurso pedestre para conhecer locais de Lisboa importantes para Fernando Pessoa Início: Largo Camões, fim: Terreiro do Paço 6-11 anos Seg a qui E / GO / MP Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Recriação de Época: Elisa, a criada do Dr. Anastácio Gonçalves, apresenta a Casa e as Obras de Arte às crianças Visita guiada EG / MP


90

c r i a n ças visitas g u i a das Castelo de S. Jorge

Domingos em Família Visitas em Família Maiores de 5 anos 27 set: 11h MP

Gabinete de Estudos Olisiponenses

Visitas guiadas ao Palácio do Beau Séjour GO / MP / EG

Jardim Botânico da Ajuda

Visita Geral, As Plantas Oficinais, O Sabor e os Cheiros PG / MP

Os Campeões do Jardim, À Descoberta do Jardim 4-5 anos

A Planta, O Herbário Ensino básico

Da Alga à Laranjeira, Os Botânicos e a Conservação da Biodiversidade Ensino secundário E / MP

Jardim Botânico Tropical

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Visitas guiadas e atividades temáticas E / GO / MP

Lavadouro Público de Carnide

À Descoberta do Lavadouro!

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º dom: 11h

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas Seg a sex MP

Museu da Eletricidade

Percurso Monumental sáb, dom, fer: 10h30, 12h, 15h, 16h30 PG

Seg a dom: 10h, 11h30, 14h, 15h30 E / GO / MP

Museu Nacional do Azulejo

Uma Viagem pela História do Azulejo Visita orientada Maiores de 8 anos E / GO / MP / EG

Info: 218 100 340 Museu Nacional dos Coches

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais MP / GO / E

Maria Matos Teatro Municipal

Percurso Secreto

Visita guiada ao Teatro Maiores de 3 anos Ter a dom: 15h -20h

Percurso Secreto

Galerias da Amazónia Galerias da Vida Rural

EG / MP

E / GO / MP

E / GO / MP / EG

Museu Militar

Museu Nacional do Traje & Parque Botânico do Monteiro -Mor

Dentro de Cena

Mosteiro dos Jerónimos

Brincando no Mosteiro, Animais do Mundo, Animais do Rei Visitas guiadas e oficinas pedagógicas Ter a sex E / MP Info: 965 503 841

Maiores de 12 anos 1º dom: 11h PG

Maiores de 12 anos

Visitas históricas 8-12 anos

E / GO / MP

Info: uma.historia.com@gmail.com 919 724 765

Museu Nacional de Etnologia

Visitas guiadas

Visitas gerais

Trajes no Paço, Histórias de um Vestido Tagarela… e mais esta e mais aquela! E / GO / MP


c r i a n ças visitas g u i a das / o u t r o s

Visitas temáticas

O Traje a sua Época: os sécs. XVIII e XIX, O Traje e a sua Época: do séc. XIX aos nossos dias, Sob saias e Corpetes… entre Rendas e Colchetes! E / GO / MP

Flor Desaparecida

Visita de exploração com oficina E / GO / MP

Dos Angeja aos Palmela: um percurso no traje e na História Visita com animação E / GO / MP

Museu da Presidência da República

Visita guiada ao museu Até aos 12 anos

MP

Visita guiada ao Palácio de Belém e jardins

Sáb: 11h -16h, dom: 14h30-16h MP

Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros

Do Passado, pelo presente, até ao futuro Visitas guiadas e sessão de sensibilização Maiores de 6 anos E / MP

Museu de São Roque

Há Animais no Museu? Visita Animada 3-8 anos 5 set: 14h30

O que nos dizem as cores Visita Animada 6-12 anos 6 set: 10h

Vamos conhecer a Capela de São João Batista 8-12 anos 12 set: 14h30

Um Retrato é um Espelho!

Personagens Animadas, Histórias Transformadas 8-12 anos 20 set: 10h PG / MP / IA

Personagens Animadas, Histórias Transformadas

Visita com ateliê de animação 8-12 anos

A Brincar Construímos o Passado Visita ateliê de arte 6-12 anos

O Padre António Vieira e o Barroco em São Roque

Visita guiada temática com atividades 16-18 anos Seg: 14h -18h, Ter a dom: 10h -12h30, 14h -18h E / GO / MP / EG / IA / PG

Há Piratas Na Torre !, A viagem de Nuno Tristão, Armas e Brasões, À Descoberta de Novos Mundos, Vem Conhecer a Torre Visitas guiadas e oficinas pedagógicas 3-12 anos Ter a sex E / MP Info: 965 503 841 Outros

outros

Academia Novas Letras

Artes plásticas, culinária, escrita criativa, desenho e pintura, origami, música, jogos tradicionais

Cócegas nos Pés

Devemos dizer sempre a verdade?

Oficina de perguntas 4-6 anos 27 set: 10h -11h 7-10 anos 27 set: 11h -12h MP

Info: geral@cocegasnospes.com Departamento de Proteção Civil

A segurança em casa, na rua e nos espaços públicos 5-10 anos Seg a sex: 9h -12h, 14h -16h30 GO / MP Museu Nacional do Azulejo

Peddy Paper no Museu 4-12 anos

E / GO / MP / EG

Info: 218 100 340

Oceanário

6-12 anos Seg a sex: 9h30-18h30

Museu Militar

Maiores de 4 anos

Casa da Achada Centro Mário Dionísio

8-12 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765

Visitas guiadas à exposição permanente E / PG

Visitas guiadas à exposição Tartarugas Marinhas – A Viagem Maiores de 4 anos E / PG

Padrão dos Descobrimentos

A Primeira visita, Visita encenada e Um Monumento singular E / GO / MP

Palácio da Independência

E / GO / MP

Fabricar e um jogar um Jogo da Glória

Museu do Oriente

Maiores de 8 anos

6 set: 15h30-17h30

Xadrez, exercícios práticos e jogos

13, 20 set: 15h30-17h30

Rei de Espanha ou D. Quixote, um jogo de moedas sem ser a dinheiro 27 set: 15h30-17h30

Castelo de S. Jorge

MP

Jogos em Família

Seg a sex

Panteão Nacional

Era uma vez uma Igreja e uma princesa – Vamos conhecer o Panteão Nacional e ouvir a história da Igreja de Santa Engrácia Visita com atividade 4-6 anos

As Sombras ganham Vida!

Revivendo a História: O Panteão – do passado ao presente Visita com jogo 7-12 anos E / PG / MP

Um enigma no Museu

Jogos de Mesa

Visitas Guiadas

10-14 anos 13 set: 10h

8-12 anos 19 set: 14h30

Torre de Belém

91

Domingos em Família Maiores de 5 anos 6 set: 11h

Oficinas

Vamos todos para a Cochinchina? 6-12 anos 26 set: 15h -17h

O Jogo dos Contrários 2-4 anos 13 set: 11h -12h

Palavras de cá e de lá! 20 set: 11h -12h30 MP

Teatro Nacional D. Maria II

É bom mandar? Oficina Maiores de 8 anos 12 a 27 set Sáb, dom: 15h

Centro Cultural de Belém

Mercadinho dos Talentos 6 set: 11h -17h

CMS - Centro de Meditação Solaris

Ateliê de Competências para Crianças Sáb: 18h -19h

E Escolas EG Entrada Gratuita IA Inscrições Abertas GO Grupos Organizados MP Marcação Prévia PG Público em Geral

> Contactos pág 91


ARTS QUARTER

BAIRRO ARTES D A S

A rentrée cultural da 7ª colina de Lisboa

17 SET.

ARTE CONTEMPORÂNEA INAUGURAÇÕES VISITAS GUIADAS LIVROS 19h - 23h

CONTEMPORARY ART

Openings Guided visits Books

2015

FESTA Irmão Lúcia passeia na Rua 25

ABYSMO ALECRIM 50 ALLARTS GALLERY ARQUIVO 237 ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR BIBLIOTECA CAMÕES CENTRO CULTURAL DAS MERCÊS CHIADO 8 ARTE CONTEMPORÂNEA CINEMA IDEAL ESPAÇO SANTA CATARINA GABINETE GALERIA DA FACULDADE DE BELAS ARTES UL GALERIA GRAÇA BRANDÃO GALERIA JOÃO ESTEVES DE OLIVEIRA GALERIA MARIA LUCÍLIA CRUZ GALERIA NOVO SÉCULO GALERIA RATTON GALERIA DAS SALGADEIRAS GALERIA SÃO MAMEDE GALERIA TAPEÇARIAS PORTALEGRE INCM - IMPRENSA NACIONAL CASA DA MOEDA MNAC – MUSEU DO CHIADO MNHNC – SALA DO VEADO MUSEU DE SÃO ROQUE MUTE OPUS 14 PRODUÇÕES CUL.PA STET TREMA www.bairrodasartes.pt +351 213 460 881

QUIOSQUE OLIVEIRA, PRÍNCIPE REAL

23h - 02h PARCEIROS INSTITUCIONAIS INSTITUTIONAL PARTNERS

APOIOS SUPPORT

PARCEIROS DE DIVULGAÇÃO MEDIA PARTNERS

PARCEIRO WEB WEB PARTNER

CO-PRODUÇÃO CO-PRODUCTION

ORGANIZAÇÃO ORGANIZATION


CONTACTOS A Abysmo R. da Horta Seca, 40, R/c; 211 912 755; www.abysmo.pt • Academia de Artes e TecnologiasR. Lagares d’El Rei • Academia das Ciências de Lisboa R. Academia das Ciências, 19; 213 219 730; www.acadciencias.pt • Academia de Dança – DançarteR. Prof. Simões Raposo, 8A; 217 147 244; www.dancarte.pt • Academia Danças do Mundo R. Visconde de Santarém, 71 B; 213 579 196; www.dancasdomundo.eu • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho, 3; 217 524 263; www.academialumiar.org • Academia Militar R. Gomes Freire; 213 186 900; www.academiamilitar.pt • Academia de Música R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 213 512 414 • Academia de Música da Graça Tv. São Vicente, 15, 1º dt; 917 687 025 • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www.clavedesoft.pt • Academia Novas LetrasAv. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www.novasletras.com • Academia Recreio Artístico R. dos Fanqueiros, 286, 1º • Academia de Santo Amaro R. da Academia Recreativa de Sto. Amaro, 9; 213 636 637 • Academia Talentos à Vista R. Álvaro Benamor, Lt. 8, Lj. 8A; www.talentos-a-vista.pt • Act - Escola de Atores LxFactory, R. Rodrigues Faria, 103, Edifício I-0.2; 213 010 168; www. act-escoladeactores.com • Alecrim 50 - Galeria de Arte R. do Alecrim, 48-50; 213 465 258; www.alecrim50.pt • Alunos de Apolo, Escola de Dança R. Silva Carvalho, 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo.com • AnjoDesign – Design e Restauro R. Tomás da Anunciação, 100B; 213 886 420 • Appleton Square R. Acácio Paiva, 27, r/c; 210 993 660; www.appletonsquare.pt • Armazém F R. da Cintura, Armazém 65, Cais do Gás; 213 220 160; www.armazemf.com • Armazém 13 R. Gomes Pereira, 11; 966 762 047; armazem13.cia-adn.com/blog • Arta Taberna das Almas Regueirão dos Anjos, 68-70; 963 023 435 • Arte Graça R. da Graça, 27-29; 965 858 009• Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215 • Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual R. de Santiago, 18; 218 801 010; www.arco.pt • Armazém F R. da Cintura, Armazém 65; 213 220 160 • Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 233 ; www.scml.pt • Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt. 3 a 6 - 1º; 213 807 100; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 180; antt.dglab.gov.pt • Arteilimitada - Escola de Artes Visuais Cç. da Estrela, 128, Anexo A; 213 954 401; www.arteilimitada.com • Arte pel’Arte R. Rodrigues Sampaio, 76, 1º • Artkids R. Pinheiro Chagas, 8, r/c; www. artkids.branded.me • Art!ist – Academia de Dança, Teatro & Performance R. da Manutenção, 45; 218 689 416; www.artist-ac.com • Artlier R. Gervásio Lobato, 47B; 939 067 111; www.cursos-artlier.com • Artyaplausos Urb. da Ameixoeira, R. Varela Silva, Lote 11 e 12, Loja A e B • Assembleia da República Palácio de São Bento; 213 919 000; www.parlamento.pt • Associação de Artesãos da Região de Lisboa R. de Entrecampos, 66; 217 962 497; aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de São Bento, 329, 2º; 213 845 380/5; www.acmlisboa.com • Associação Cultural Companhia Clara Andermatt R. dos Caetanos, 1, 3º; 213 470 333; www.clara-andermatt.com • Associação Cultural Nova Acrópole Av. António Augusto de Aguiar, 17-4º Esq.; 213 523 056 ; www.nova-acropole.pt • Associação Para a Promoção Cultural da Criança – APCCR. Lagares de El-Rei, 21A, 1º esq.; 218 429 730; www.apcc.org.pt • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós, 20; 218 885 381; www.amigosdoscastelos.org.pt • Associação Renovar a MourariaBeco do Rosendo, 8; 218 885 203; www.renovaramouraria. pt; www.renovaramouraria.pt • Associação Subud R. do Centro Cultural, 23, 2º; 917 392 663 • ATLA – Associação de Tempos Livres de Alfama Beco de Santa Helena, 9 Esq; 218 879 739 • Ateliê 29 Travessa do Corpo Santo, 29 • Ateliê de Arte e ArtePsicoterapia R. Alexandre Herculano, 19; 213 558 060; www.a-ama.com.pt • Ateliê de Cerâmica Chamote FinoCç. da Quintinha, 17A • Ateliê MelícioTrav. Sargento Abílio, Ateliê 5 • Ateliê MFR. Santo António dos Capuchos, 33 B; 218 822 919 • Ateliê Musical do Areeiro R. Abade Faria n. 48, R/C dto.; 211 820 077 • Ateliê do Paço R. da Padaria, 25, 1º. Dto; cursolisboa. wix.com/ateliêdopaco• Ateliê RealR. Poço dos Negros, 55; 213 909 255 • Ateliê Santa RufinaCç. Conde de Penafiel, 9 A/B; 213 225 727 • Ateliê de São Bento R. da Quintinha, n 15, cv dir; 965 769 007 • Ateliês de Alfama R. Terreiro do Trigo, 52, 1º; 965 297 046; ralmstudio@gmail.com • Ateneu Comercial de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 110; 213 246 060 • Atmosfera M R. Castilho, n 5; 210 002 730; www.montepio.pt • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira, 17; 217 123 000; www.jf-benfica.pt • Auditório do GCDT do BES R. D. Luís I, 27; 213 907 192 • Auditório Pedro Arrupe R. da Ilha dos Amores, 53, 4º A – Parque das Nações; 213 426 374 www.culturalkids.com.pt B Banco de Portugal R. do Comércio, 148; www.bportugal.pt • Biblioteca Camões Lg. do Calhariz, 17, 2º esq.; 218 172 360; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca do ISCTE-IUL Av. das Forças Armadas, Edif. II; 217 903 024; biblioteca.iscte. pt • Biblioteca-Museu República e Resistência - Cidade Universitária R. Alberto Sousa, 10A; 217 802 760; republicaresistencia.cm-lisboa.pt • Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Grandella Est.

de Benfica, 419; 217 712 310; republicaresistencia.cm-lisboa.pt • Biblioteca Nacional de PortugalCp. Grande, 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt • Biblioteca Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado; 217 141 535; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Olivais/Bedeteca de Lisboa Palácio do Contador-Mor, R. Cidade do Lobito; 218 507 100; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 217 549 030; blx. cm-lisboa.pt • Biblioteca Penha de França Cç. do Poço de Mouros, 2; 218 160 750; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702 • Biblioteca de São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672; blx.cm-lisboa.pt • Bike a Wish R. das Fontainhas a São Lourenço, 29 B; 211 329 949; www.bikeawish. com • B.Leza R. Cintura do Porto de Lisboa, Armazém B, 963 612 816 • Bode ExpiatórioR. Abílio Lopes do Rego, 12; 968 581 898; www.bode-expiatorio.com • O Bom O Mau e o Vilão R. do Alecrim, 21; 967 959 287 • Booktailors R. dos Fanqueiros, 96, 3º Esq C Cá – Ateliê de Expressão Plástica R. da Páscoa, 12 r/c dto; 211 561 348; atelie.ca@gmail.com • Café Império Av. Almirante Reis, 205 A • Café Martinho da Arcada Pç. do Comércio, 3; 218 879 259; www. martinhodaarcada.pt • Caixa Económica Operária R. Voz do Operário, 64; 218 862 836 • Carpe Diem Arte e Pesquisa R. de O Século, 79; 210 966 274; www.carpediemartepesquisa.com • CAMa - Centro de Artes da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 152; 212 427 621; www.tarumba.org • Câmara Lisboa Clube Av. do Brasil, 155H; 218 451 352; www.clclube.pt • Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lote F, r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com • Casa da Achada – Centro Mário DionísioR. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www.centromariodionisio.org • Casa dos Açores R. dos Navegantes, 21; 213 699 035; www.casadosacores.org • Casa do Alentejo R. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo.pt • Casa da América Latina Av. 24 de Julho, 118 B; 213 955 309; www.casamericalatina.pt • Casa dos Amigos do Minho R. do Benformoso, 244-1º • Casa do ArtistaEst. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net • Casa-Ateliê R. do Borja, 57, c/v esq.; 925 028 894 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da SertãR. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa do Coreto R. Neves Costa, 45 • Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt • Casa da Galiza R. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com • Casa do Gil Av. do Brasil, 53 D; 217 981 180; www.fundacaodogil.pt • Casa de Giz R. Prior do Crato, 41/43; 216 013 994 • Casa Independente Lg. do Intendente, 45 • Casa de LafõesR. da Madalena, 199, 1º; 218 872 065; casa-de-lafoes.org • Casa da Liberdade – Mário Cesariny R. das Escolas Gerais, 13; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Casa dos MundosR. Nova da Piedade, 66 • Casa-Museu Amália Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 • Casa-Museu Dr. Anastácio GonçalvesAv. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; blogdacmag.blogspot.pt • Casa-Museu Medeiros e AlmeidaR. Rosa Araújo, 41; 213 547 892 ; www.casa-museumedeirosealmeida.pt • Casa Nic e Inês R.José Estêvão, 19 B, r/c esq; 963 731 318; casaniceines.blogspot. pt • Casino de LisboaAl. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias, 148B; 213 019 024; www.casuallounge.com • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas, 28; caulinoceramics.com• Cemitério dos Prazeres Pç. São João Bosco; 213 961 511• Central Parque Quiosque Parque Eduardo VII• c.e.m – centro em movimentoR. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m.org • Centro Científico e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt • Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Administração Tributária de Lisboa Av. João XXI, 76; 217 610 075 • Centro de Cultura e Intervenção Feminista R. da Cozinha Económica. Bloco D, 30 M-N; 218 873 005 • Centro Cultural de Belém Pç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural de CarnideR. do Rio Cávado 3A, Bº Padre Cruz; 936 140 727 • Centro Cultural Franciscano Lg. da Luz, 11 • Centro Cultural das Mercês Rua Cecílio de Sousa, 94; 934 258 802 • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. dos Lagares d’el Rey, 4; 218 454 458 • Centro de Informação Urbana de Lisboa - CIUL Picoas Plaza, R. Viriato, 13 E, Núcleo 6, 2º; 218 172 100 • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade.wordpress. com • Centro de Interpretação de Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes, Parque Florestal do Monsanto; 218 170 200 • Centro Noesis R. João da Silva, 14 A; 218 403 376 • Centro Português de Atividades Subaquáticas - CPAS R. Alto do Duque, 45; 213 016 961; www.cpas.pt • Centro Português de Serigrafia Centro Cultural de Belém, Lj. 7, Pç. do Império; 213 162 175; www. cps.pt • Centro de Recreio Popular do BairroCç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Centro Social de S. Jorge de Arroios R. Carlos José Barreiros 19, 1º D; 965 848 590 • Cerâmica do Bairro Alto R. Diário de Notícias, 24; 919 492 318; www.ceramicabairroalto.com.pt • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org • Chiado 8 Arte Contemporânea Lg. do Chiado, 8; 213 237 346; www.culturgest.pt • Chiado Underscore – Espaço Bairro Alto Hotel R. das Flores, 100 • Cinema City Classic Alvalade Av. de Roma, 100; 218 413 040; www.cinemacity.pt • Cinema Ideal R. do Loreto, 15/17; 210 998 295 • Cinema São Jorge Av. da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt • Cineclube


94

> CONTACTOS Cine-Reactor 24i R. Latino Coelho, 87; 927 537 179; www.cine-reactor24i. com • Cinemateca Portuguesa R. Barata Salgueiro, 39; 213 596 200; www. cinemateca.pt • Clave e Som, Escola de MúsicaLg. Santa Bárbara, 3 B; 213 150 886; www.claveesom.com • Club Clínica das ConchasR. Luís Pastor Macedo, 27C; 217 507 000; www.clinicadasconchas.pt • Clube Desportivo da Graça R. da Senhora da Glória, 16; 929 187 812; paisdamusica.com • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • Coliseu dos RecreiosR. das Portas de Santo Antão, 96; 213 240 585; www.coliseulisboa.com • Companhia Olga Roriz Palácio Pancas Palha R. de Santa Apolónia, 12-14; 927 298 695; www. olgaroriz.com • Complexo dos Coruchéus Palácio dos Coruchéus, R. Alberto Oliveira, 51; 218 170 534 • Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto à Av. Santos e Castro, lt. 2; 218 170 137 • Complexo Desportivo do Boavista (Pavilhão e Piscina) R. das Azáleas; 218 170 053 • Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilhão e Piscina) R. João Silva; 218 170 107 • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770 • Comunidade Hindu de PortugalAl. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu. org • Confiquatro – Desportos NaúticosR. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984/5; www.confiquatro.pt • Conservatório NacionalR. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.em-conservatorio-nacional.com • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123; 213 427 525; www.conventodoscardaes.pt • Convento da Encarnação Lg. do Convento da Encarnação • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 243 930; www.scml.pt• Convento das Trinas do Mocambo R.das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico.pt • Convento da Trindade R. Nova da Trindade, 20; • El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar, 31; 213 711 700; www.elcorteingles.pt • Cozinha Popular da Mouraria R. das Olarias, 5; 926 520 568 • Coworklisboa – LX Factory Rua Rodrigues Faria, 103; www.coworklisboa.pt • Cristina Guerra Contemporary Art R. de St. António à Estrela, 33; 919 099 245 • Culturgest R. do Arco do Cego; 217 905 155; www.culturgest.pt D Dança Livre - Escola de DançaR. Marquês da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com • Dançattitude Trav. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www. dancattitude • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www.dancefactory.com.pt • Dança do Saber R. Barão de Sabrosa, 161 A; 215 932 074; www.dancadosaber.pt • Dance SpotR. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www.palcoplural.com • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. de Santa Teresa, 28; 213 952 697 • Departamento de Património Cultural R. do Machadinho, 20; 218 170 900 • Departamento de Proteção CivilR. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • Divisão de Promoção e Comunicação Cultural R. do Machadinho, 20; 218 170 900 E Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa Cp. Grande, 25; 808 203 323 • Embaixada do Luxemburgo R. das Janelas Verdes, 43; 213 931 940 •Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq.; 211 358 975; www.enigmalisbon.com • EKA [Palace] Calçada de Dom Gastão, 12; 216 005 575; www.facebook.com/ palace.EKA • Ermida de Nossa Srª da ConceiçãoTrav. do Marta Pinto, 21; 213 637 700; www.ermidabelem.com • Escola de Actores Ilha D’Arte R. Antero de Quental, 18 c/v; 936 411 313; www.escoladeactoresilhadarte.com • Escola António ArroioR. Coronel Ferreira do Amaral; 218 160 330; www.antonioarroio. org • Escola de Artes Vera Santos Silva Cp. Grande, 2, 4º dto.; 217 937 251; escoladeartesverasantossilva.blogspot.com • Escola de Belas-Artes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 917 540 178 • Escola de Dança Ana Köhler - EDAK R. Luís Pastor de Macedo, 37 A; 217 150 738; www.edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino917 860 556; www.projectolatino.com • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www.raquel-oliveira.com/escoladedanca • Escola de Dança e Teatro Musical - EDSAE Edifício Amoreiras Plaza, R. Silva Carvalho, n. 321 Loja M; 213 943 530; www.edsae.com • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escola de Medicina Tradicional Chinesa R. Dona Estefânia, 175; 213 475 605; www.esmtc.pt • Escola de Música do Conservatório Nacional R. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.emen.edu.pt • Escola Profissional de Imagem - EPI R. D. Luís I, 3; 213 942 550; www.epi.edu.pt • Escola Secundária Pedro Nunes Av. Álvares Cabral; 213 940 090; www.espn.edu.pt• Escola Superior de Artes Decorativas – ESADR. João de Oliveira Miguens, 80; 218 814 696 • Escola Superior de Dança R. da Academia das Ciências, 7; 213 244 770; www.esd.ipl.pt• Escrever EscreverR. do Alecrim, 47, 4A; 210 962 158; www.escreverescrever.com • Espaço 62 R. Conceição da Glória n. 62; facebook. com/Espaco62 • Espaço Alkântara Cç. Marquês de Abrantes, 99; 213 152 267; www.alkantara.pt • Espaço Arte Tranquilidade R. Rodrigues Sampaio, 95; www.tranquilidade.pt • Espaço Bento Martins Junta de Freguesia de Carnide, Lg. das Pimenteiras, 6; 217 121 330; www.jf-carnide.pt • Espaço Cultura da Axa Portugal Ed. AXA, Av. do Mediterrâneo, Lote 1.01 1.2 • Espaço Cultural das Mercês R. Cecilio de Sousa, 94; www.jf-merces.pt • Espaço Dança de Palmira Camargo Av. das Forças Armadas (Centro de Apoio à Juventude); 934 531 025; www.palmira.camargo.com • Espaço Eira 33R. Camilo Castelo Branco, 33, 1º;

213 530 931; eira33.blogspot.com • Espaço Evoé R. das Canastras, 40; 218 880 838; www.evoe.pt • Espaço Exibicionista Rua Dona Estefânia 157, Loja C; 214 055 054; www.espacoexibicionista.com • Espaço Interpress R. Luz Soriano, 67, 1º • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço Santa Catarina Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7; 213 971 165 • Espaço de Yoga e Terapias do Restelo Pcta. das Torres do Restelo, lt. 1527; 213 011 475; www. yogarestelo.com • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 936 140 274 • Estádio do Restelo Av.do Restelo; 213 032 653 • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt • Estado Universitário de Lisboa Av. Prof. Egas Moniz; 210 493 407/8; www.estadio.ulisboa.pt • Estúdio 1 - Academia LifeClub R. de Cintura ao Porto de Santos, Armazém J • Estúdio ACCCA R. dos Caetanos, 26, 1º • Estúdio Cassefaz R. da Academia das Ciências, 24 C • Estúdio Vanda Melo Praça Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • Eva Guerra Avenida Afonso III, 77, r/c dto; 914 071 042; evaguerr@gmail.com • Evoé - Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt • Externato Ergon Av. 5 de Outubro, 21; 213 155 734; www.externatoergon.net F Fábrica do Braço de Prata R. da Fábrica do Material de Guerra, 1; 965 518 068; bracodeprata.net • Fábrica Criativa Galeria Monumental, Campos Mártires da Pátria, 101; 964 440 314; www.galeriamonumental.com • Fabrica Features Lisboa R. Garrett, 83, 4º, 21 32 56 764 • Fabula Urbis R. Augusto Rosa, 27; 21 888 50 32; www.fabula-urbis.pt • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 175; www.fba.ul.pt • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26 C; 217 908 300; www.fcsh.unl. pt • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Cp. Grande, Edif. C5; 217 500 000; www.fc.ul.pt • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 920 000; www.fl.ul.pt • Forum Dança Trav. do Calado, 26 B; 213 428 985; www.forumdanca.pt • Full Act R. Fernão Lopes, 9, 1º esq.; 935 068 010; fullact.com • Funarte Galeria LxFactory; R. Rodrigues Faria, 103; www. lxfactory.com • Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs.pt • Fundação Calouste GulbenkianAv. de Berna, 45 A; 217 823 700; www.gulbenkian.pt • Fundação Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes, Lt. 1, 6º A e D; 217 803 003; www.fundacaocarmona.org.pt • Fundação das Casas de Fronteira e Alorna Palácio Fronteira, Lg. Domingos de Benfica, 1; 217 784 599; www.fronteira-alorna.pt • Fundação Champalimaud Av. de Brasília; 210 480 200; www.fchampalimaud.org• Fundação Cidade de Lisboa R. Campo Grande 380; 217 568 241; www.fundacaocidadedelisboa.pt • Fundação INATEL (Espaço Mouraria) Edifício do Amparo, R. da Mouraria, 64, 4º; 210 027 148; www.inatel.pt • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação Musical dos Amigos das Crianças R. D. Luís I, 19, 1º; 213 959 147; www.fmacmusica.org • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das ComunicaçõesR. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www.josesaramago.org G Gabinete de Arquitetura Alexandre da Costa Lopes – Espaço Galeria R. Marquês de Subserra, 10 C • Gabinete Curiosidades Karnart (GCK) Av. da Índia, 168 • Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt • Galeria 111 Cp. Grande, 113; 217 977 418; R. Dr. João Soares, 5 B; 217 819 907; www.111. pt • Galeria Abraço R. Poço do Borratém, 39; 218 884 310 • Galeria António Prates Av. António Augusto de Aguiar, 58 D; 213 571 167; www. galeriaantonioprates.com • Galeria ArtInzo Rua Marquês de Subserra ,10 C; 911 809 782; galeriartecontemporaneamarquesubserra10c.wordpress.com • Galeria de Arte CA – Grupo Crédito Agricola R. Castilho, 233/233 A; 213 809 900 • Galeria Art Lounge R. António Enes, 9, C; 213 146 500 • Galeria de Arte AFK Av. Professor Fernando da Fonseca, 21 A; 919 046 376; www.arteafk.com • Galeria de Arte Periférica Centro Cultural de Belém, loja 3; 213 617 100; www. arteperiferica.pt • Galeria de Arte UrbanaCç. da Glória e Lg. da Oliveirinha; gau-lisboa.blogspot.com • Galeria BaginskiR. Capitão Leitão, 51-53; 213 970 719; www.baginski.com.pt • Galeria BangBang – Arte Contemporânea R. Dr. Almeida Amaral, 30B; 213 148 018; www.galeriabangbang.com • Galeria BeloGalsterer R. Castilho, 71, r/c Esq; 918 690 521 • Galeria Bessa Pereira – Design Séc. XX R. Luz Soriano n-15/17; www.galeriabessapereiradesign.com • Galeria da Boavista R. da Boavista, 50 • Galeria Bozart R. da Escola Politécnica, 4, r/c; 213 432 516 • Galeria Corrente d’Arte Av. D. Carlos I, 109; 213 941 722 • Galeria Diferença R. São Filipe Neri, 42, c/v; 213 832 193 • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção, 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com • Galeria Gest’Arte Av. Prof. Aníbal de Bettencourt; 217 826 100 • Galeria Graça Brandão R. dos Caetanos, 26; 213 469 183; www.galeriagracabrandao.com • Galeria João Esteves de Oliveira R. Ivens, 38; 213 259 940 • Galeria Laboratório R. Graça, 168; 918 968 264; www.laboratorio.urinol.pt • Galeria Luís Serpa Projetos R. Tenente Raul Cascais, 1 B; 213 977 794; www.galerialuisserpa.com • Galeria Maria Lucília Cruz Rua das Salgadeiras, 22; 213 421 135 • Galeria Monumental Cp. dos Mártires da Pátria, 101; 213 533 848 • Galeria Novo Século R. de O Século, 23 A/B; 213 427 712 • Galeria Opus 14 Rua das Gáveas 14; 213 460 216/ 965 520 190; www.opus14.pt • Galeria Pedro Alfacinha Rua de São Mamede, 25C; www.pedroalfacinha.pt • Galeria Pedro Cera R. do Patrocínio, 67; 218


> CONTACTOS 162 032 • Galeria Pedro SerrenhoR. Almeida e Sousa, 21A; 213 930 714; www. galeriapedroserrenho.com • Galeria Quadrado Azul R. Reinaldo Ferreira, 20 A; 213 476 280; www.quadradoazul.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534 • Galeria Ratton R. Academia das Ciências, 2C; 213 460 948; www.galeriaratton.blogspot.com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www.reversodasbernardas.com • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia, 12-16; 213 460 881 • Galeria de São Mamede R. da Escola Politécnica, 167; 213 973 255; www.saomamede.com • Galeria São Roque Too R. de São Bento, 269; 21 397 0197 • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481 • Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • Galeria 36 R. de São Filipe Nery, 36 r/c; 918 972 966; www.artelinguas.com • Galeria Valbom Av. Conde Valbom, 89 A; 217 801 110; www.galeriavalbom.com • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 43l0 205; www.zedosbois.org • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • Gato que Ladra R. Professor Sousa da Câmara, 156; 968 382 245; www.gatoqueladra.com • Ghost Tours Portugal 912 301 329 • Giefarte R. da Arrábida, 54BC; 213 880 381 • Ginásio Beija-Flor R. Severo Portela Lote C1 - Piso 0; 913 276 159; www. adccbf.com • Ginásio Clube PortuguêsPç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Goethe-Institut (Instituto Alemão) Campo dos Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www.goethe.delisboa • Grupo Amigos de Lisboa R. Portugal Durão, 58 A; 217 800 156; www.amigosdelisboa.com • Grupo Desportivo da Mouraria Tv. da Nazaré, 21; 218 870 713 • Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes R. do Possolo, 5-9; 213 961 846; oscombatentes.com. sapo.pt • Gymboree Al. dos Oceanos 1.02.1.1i; 218 949 034; www.gymboree.pt H Hangar – Centro de Investigação Artística R. Damasceno Monteiro, 12; 218 870 490; www.hangar.com.pt • Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hipódromo do Campo Grande Campo Grande; 217 817 410 • Hospital Júlio de Matos Av. do Brasil; 217 917 000 • Hospital Miguel Bombarda R. Dr. Almeida Amaral, 1; 210 006 098 • Hospital de São José R. do Arco da Graça • Hot Clube de Portugal Pç. da Alegria, 48; 213 460 305; www.hcp.pt I Imprensa Nacional – Casa da Moeda R. de Dona Filipa de Vilhena 12; 217 904 030; www.incm.pt • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www. inimpetus.org • Instituto de Artes e Ofícios – IAOR. Particular à R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt • Instituto Cultural Romeno R. Dr. António Cândido, 18; 213 537 060; www.icr.ro/filiale/Lisabona • IPFEL – Instituto de Formação Av. Sidónio Pais, 2 - 3º; 21 315 03 53 • Instituto Francês de Portugal Av. Luís Bívar, 91; 213 111 400; www.ifp-lisboa.com • Instituto Português do Desporto e Juventude R. de Moscavide, lote 47101; 218 920 800; www.ipdj.pt • Instituto Português de Fotografia R. Ilha Terceira, 31 A; 213 147 305 • Instituto Superior de Agronomia Tapada da Ajuda; 213 653 100; www.isa.utl.pt • ISCTE –IUL Av. Forças Armadas; 217 903 000; www.iscte.pt • ISEG – Instituto Superior de Economia e GestãoR. do Quelhas, 6; 213 925 800; www.iseg.ulisboa.pt J Jardim Botânico da Ajuda Cç. da Ajuda; 213 622 503; www. jardimbotanicodaajuda.com • Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos, 213 609 660, www.iict.pt • Jardim Botânico do MNHN R. da Escola Politécnica, 56; 213 921 800; www.mnhnc.ul.pt • Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela) Lg. da Estrela • Jardim do Príncipe Real R. da Escola Politécnica • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www.jazzy.pt • Junta de Freguesia de Arroios R. Maria da Fonte, Mercado Forno do Tijolo; 218 169 970; www.jfarroios.pt • Junta de Freguesia de Benfica Av. Gomes Pereira, 17; 21 712 30 00; www.jf-benfica.pt • Junta de Freguesia de Carnide Lg. das Pimenteiras, 6; 217 121 330; www.jf-carnide.pt • Junta de Freguesia da Estrela - Centro Comunitário da Madragoa - Rua da Esperança, 49; 93 625 86 19 • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, Lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt k Kgaleria R.da Vinha, 43; 213 431 676 • Kunsthalle Lissabon R. José Sobral Cid, 9E; 912 045 650; www.kunsthalle-lissabon.org L Labirinto Lisboa R. do Instituto Industrial, 6-10; 213 900 365; www. labirintolisboa.com • LNEG - Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia Est. Poço do Lumiar, 22; 210 924 600; www.lneg.pt • Lavadouro Público de Carnide Est. da Correia; 217 121 330 • Liberdade Provisória R. Pinheiro Chagas, 48, 2º; 963 118 762; aliberdadeprovisoria.blogspot.pt • Lisboa Autêntica 913 221 790 • Lisboa Comedy Club Av. Duque de Loulé, 22; 213 520 742; lisboacomedyclub.pt • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www.lisboastorycentre.pt • Lisboa Ginásio Clube R. dos Anjos,63; 213 154 002; www.lgc.pt• Lisbon Movie Tour 969 616 063; www.lisbonmovietour • Lisbon Walker R. dos Remédios, 84; 218 861 840; www.lisbonwalker.com •

Lispolis - Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa Est. Paço do 95 Lumiar, 44; 217 101 700; www.lispolis.pt • Livraria Bulhosa Campo Grande 10B; 217 994 190 • Livraria Ler Devagar R. Rodrigues Faria, 103 - Ed. G - Espaço 0.3; www.lerdevagar.com • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • Livraria Palavra de Viajante R. de São Bento, 30; 211 956 340; palavra-de-viajante.pt • LPN - Liga para a Proteção da Natureza Est. do Calhariz de Benfica, 187; www.lpn.pt • Lisboa Autêntica 913 221 790 • A Loja das Atividades Av. Álvaro Cunhal, 3A; 965 261 132 • Lumiar Cité Rua Tomás del Negro, 8A, 217 551 570 • Lusitano Clube R. S. João da Praça, 81, r/c; 218 869 472; lusitano-clube. blogspot.com • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira; 961 722 039 ; www.escolalxdance.com • LxFactory R. Rodrigues Faria, 103; 213 143 399; www. lxfactory.com M MAPA - Espaço Criativo Amoreiras Shopping Center, piso 2; 217 974 587; www.mapacampopatrimonio.com • Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt • Meo Arena Rossio dos Olivais, Parque das Nações, lote 2.13.01A: 218 918 409 • Mercado 31 de Janeiro R. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mérito PróprioR. Professor Mário Chicó, 2G • MeetiNG Arte Gallery Espaço Chiado, R. da Misericórdia, 12-20, 93 320 62 94 / 96 586 54 54, www.nataliagromicho.com • Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 936 969 949; www.minimundo.pt • Módulo – Centro Difusor de Arte Cç. dos Mestres, 34 A-B; 213 885 570 • A Montra Calçada da Estrela, 132; 213 954 401 • Mosteiro dos JerónimosPç. do Império; 213 620 034; www.mosteirojeronimos.pt • Mosteiro de S. Vicente de ForaCp. de Santa Clara; 218 810 500; www.patriarcado-lisboa.pt • Mouradia Beco do Rosendo, 8-10; 218 885 203; www.renovaramouraria.pt • MAC - Movimento Arte Contemporânea R. do Sol ao Rato, 9C; 213 850 789; Av. Álvares Cabral, 58; 213867215; www.movimentoartecontemporanea.com • Movimento de Educação pela Arte Pólo da Pena da Junta de Freguesia de Arroios, R. Saco 1-A; 926 848 392 • Museu da Água da EPALR. do Alviela, 12, a Sta. Apolónia; 218 100 215; museudaagua.epal.pt • Museu da Água da EPAL - Reservatório da Patriarcal Jardim do Príncipe Real; 218 100 215; museudaagua.epal.pt • Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo; 213 478 629 • Museu de Arte Popular Av. Brasília; 213 011 282; museuartepopular.blogspot.com • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt • Museu da Associação de Futebol de Lisboa R. Nova da Trindade, 2 - 2º; 213 224 870; www.afl.pt • Museu do Banco PortugalAv. Almirante Reis; 213 130 650; www. bportugal.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt/museu • Museu do Bombeiro de Lisboa R. Aurélio Quintanilha; 218 171 525 • Museu da Carris R. 1º de Maio, 101/103; 213 613 087; www.carris.pt • Museu da Cerveja Terreiro do Paço – Ala Nascente, 62 a 65; 210 987 656; www.museudacerveja.pt • Museu Coleção Berardo Arte Moderna e ContemporâneaPç.do Império; 213 612 878; www.museuberardo. com • Museu do Combatentee Forte do Bom Sucesso Av. Brasília; 925 334 955; www.ligacombatentes.org.pt • Museu das CriançasJardim Zoológico de Lisboa; 213 976 007; www.museu-dascriancas.eu • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; www.mude. pt • Museu da EletricidadeAv. Brasília, Central Tejo; 210 028 130/90; www. fundacaoedp.pt• Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www. museudofado.egeac.pt • Museu da Farmácia R. Marechal Saldanha, 1; 213 400 680; www.museudafarmacia.pt • Museu Geológico/LNEG R. da Academia das Ciências, 19; 213 463 915; e-geo.ineti.pt/MuseuGeologico • Museu de Lisboa . Casa dos BicosR. dos Bacalhoeiros, 10 • Museu de Lisboa. Palácio Pimenta Cp. Grande, 245; 217 513 200; www.museudacidade.pt• Museu de Lisboa. Santo António Lg. de Santo António da Sé, 22; 218 860 447• Museu Mãe d’Água Pç. das Amoreiras, 10; 218 100 215 • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www.museudamarioneta.pt • Museu Militar de Lisboa Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 569 • Museu da Música R. João de Freitas Branco, Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos; 217 710 990; http:// www.museudamusica.imc-ip.pt • Museu Nacional de ArqueologiaPç. do Império; 213 620 000; www.mnarqueologia-ipmuseus.pt • Museu Nacional de Arte Antiga R. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.mnarteantiga-ipmuseus. pt • Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do ChiadoR. Serpa Pinto, 4; 213 432 148; www.museudochiado-ipmuseus.pt • Museu Nacional do AzulejoR. da Madre de Deus, 4; 218 100 340; mnazulejo.imc-ip.pt • Museu Nacional dos CochesPç. da Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www. museudoscoches.pt • Museu Nacional do Desporto Palácio Foz, Pç. dos Restauradores; 213 958 629; www.ipdj.pt • Museu Nacional de EtnologiaAv. Ilha da Madeira; 213 041 160; www.mnetnologia-ipmuseus.pt • Museu Nacional de História Naturale da Ciência R. da Escola Politécnica, 54-60; 213 921 800; www.mnhnc.ul.pt • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www.museudoteatroedanca.pt• Museu Nacional do Traje e da ModaLg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt • Museu do Oriente Av. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www.museudooriente.pt • Museu da Presidência da RepúblicaPalácio Nacional de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu.presidencia.pt • Museu Rafael Bordalo Pinheiro Cp. Grande, 382; 218 170 667; www.museubordalopinheiro.pt • Museu


96

> CONTACTOS do Regimento de Sapadores Bombeiros Av. Lusíada; 218 171 450; www. rslisboa.com.pt • Museu de S. Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 233; www. museu-saoroque.com • Música - Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Musicbox R. Nova do Carvalho, 24; 213 430 107; www.musicboxlisboa.com N NAF – Núcleo de Arte Fotográfica do Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais, 1; www.nucleoartefotografica.com • Nicolau Breyner Academia Trav. do Recolhimento Lázaro Leitão, 1; 218 438 020, www.nbacademia.pt • Negócio R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Next Room R. da Vitória, 73, 3º • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros R. dos Correeiros, 9; 211 131 004 O Objectismo, Loja/Galeria R. D.Pedro V, 55¸ 213 470 050; geral@ objectismo.com • Obra Social Paulo VI Av. Marechal Craveiro Lopes, 3; 217 575 063; www.obrasocialpaulovi.pt • Observatório Astronómico de Lisboa Tapada da Ajuda; 213 616 730; oal.ul.pt • Oceanário de LisboaEsplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.oceanario.pt • Oficina do Cego R. Sabino de Sousa, 42A; www.oficinadocego.blogspot.com • Oficina de Costura Criativa Cç. Moinho de Vento, 3 • Oficina da PessoaAv. 5 de Outubro, 122, 3º dto.; 217 957 393 • Oficina de Teatro R. Sto. António dos Capuchos, 2 B, 1º dto • Orquestra Metropolitana de Lisboa Tv. da Galé, 36; 213 617 344; www.metropolitana.pt • Outra Lisboa 927 136 291; www.outralisboa.wordpress.com P Paços do ConcelhoPç. do Município; 213 236 200; www.cm-lisboa. pt • Padaria do Povo R. Luís Derouet, 20 A; 213 620 464• Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www.padraodosdescobrimentos. egeac.pt • Palácio de LaguaresR. Prof. Sousa da Câmara, 156 • Palácio dos Condes da Calheta Jardim Botânico Tropical, Lg. dos Jerónimos; 213 620 210 • Palácio Fronteira R. São Domingos de Benfica, 1; 217 782 023; www.fronteiraalorna.pt • Palácio da Independência Lg. São Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.pnajuda.imc-ip.pt • Palácio Nacional de Belém Cç. da Ajuda; 213 614 600; www.presidencia.pt • Palácio-Quinta da Alfarrobeira R. António Saúde, 11 • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Papa-Léguas Viagens de Aventura R. Conde de Sabugosa, 3 F; 218 452 689; www.papa-leguas.com • Paradise Garage R. João de Oliveira Miguens, 38-48; 213 930 216; www.paradisegarage.pt • Parque Florestal de Monsanto- Espaço Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; lisboaverde.cm-lisboa.pt • Parque das Nações www.parquedasnacoes.pt • Pavilhão da Ajuda Cç. da Tapada; 218 170 143 • Pavilhão do Conhecimento – Ciência VivaAl. dos Oceanos; 218 917 100; www. pavconhecimento.pt • Pentáculo – Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36 A e 44 A; 21 757 81 10; www.pentaculo.pt • Perve Galeria R. das Escolas Gerais, 17; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Piscina de Alfama 218 170 873 • Piscina da Ameixoeira 218 170 306 • A Piscina dos Bebés • Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 213 907 033; www.apiscinadocas. com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Piscina da Penha de França 218 170 103 • Piscina do Rego 218 170 309 • Piscina do Restelo 218 170 309 • Piscina Vale Fundão 218 170 121 • Planetário Calouste Gulbenkian Pç. do Império; 213 620 002; planetário.marinha.pt • Plataforma LX www.plataformalx.pt • Plataforma Revólver R. da Boavista, 84, 3º; 213 433 259; www.artecapital. net/plataforma.php • Polivalente de Santa Catarina Calç. do Combro, 82 A • Ponto de Luz Ateliê Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Português Et Cetera R. dos Douradores, 11, 1º, Sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera. com • Primo Canto – Associação CulturalR. da Mouraria, 64, 1º; 966 555 048; primocanto.com.sapo.pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de São Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www.prodanca.pt • Projecto + Skillz R. do Teixeira, 13; 211 937 976; www.bairroaltoe.com • Prova de Artista R. Tomás Ribeiro, 115, 213 199 551, provadeartista-blog.blogspot.com Q Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza Centro Associativo do CalhauBº do Calhau, Parque Florestal de Monsanto; 217 788 474; www.quercus.pt • Quinta das Conchas e dos Liláses Alameda das Linhas de Torres; 217 594 516 • Quinta Pedagógica dos OlivaisR. Cidade Lobito; 218 550 930; quintapedagogica.cm-lisboa.pt R Red Bull House of Art R. Rodrigues Faria, 103 • Recinto da Feira das Galinheiras R. Maluda; 962 056 135 • Reitoria da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 210 113 400; www.ul.pt • Restart R. Quinta do Almargem, 10; 213 609 450; www.restart.pt • Ribeira R. da Ribeira Nova, 44; 915 341 974; www.primeiros-sintomas.com • Roca Global www.rocaglobal.com • Ruínas e Museu Arqueológico do CarmoConvento do Carmo, Lg. do Carmo; 213 478 629 ; www.museuarqueologicodocarmo.pt S S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • SAL – Sistemas de Ar Livre

265 227 685; www.sal.pt • Sala d’Aula Av. da República, 41, 6º E; 217 957 083; www.saladaula.com • Saltimbanco Animação e Oficinas Criativas 917 727 683; www.osaltimbanco.blogspot.pt • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt • Serviços Sociais do Montepio Geral R. Garrett, 47, 5º; 21 324 51 00; www.ssmontepio. pt • Singulartrips Av. Óscar Monteiro Torres, 20-2E; 962 922 567; www. singulartrips.com • Sociedade de Geografia de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 100; 213 425 401; www.socgeografialisboa.pt • Sociedade Histórica da Independência de PortugalLg. de S. Domingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt • Sociedade de Instrução Guilherme CossoulAv. D. Carlos I, 61-1º; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt • Sociedade Musical Ordem e Progresso R. do Conde, 77, 1º; 919 829 484 • Sociedade Nacional de Belas-ArtesR. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loulé, 31; 213 594 400 • Sou – Movimento e ArteR. Maria, 73; 211 547 790; www.sou.pt • Steps Clube R. dos Caminhos de Ferros, 90 B; 210 150 893; www.steps.pt • Studioteambox – LxFactory R. Rodrigues de Faria, 103, ed. G, Piso 0, Sala 0.6A; 965 786 793 • Supremo Tribunal de JustiçaPç. do Comércio; 213 218 900 T Tap Dance Center Lisbon R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin. com.pt • Tapada das Necessidades Lg. das Necessidades; 213 912 600 • Tcharan Eventos Trav. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan.com • Teatro Aberto Pç. de Espanha; 213 880 086; www.teatroaberto.com • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha, 7; 218 860 503; • Teatro do BairroR. Luz Soriano, 63 • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro de Carnide Azinhaga das Freiras; 910 789 764 • Teatro Casa da Comédia R. S. Francisco de Borja, 22; 213 959 417; www.filipecrawford. com • Teatro CinearteLg. de Santos, 2; 213 965 360/275; www.abarraca.com • Teatro da Cornucópia R. Tenente Raúl Cascais, 1; 213 961 515; www.teatrocornucopia.pt • Teatro D. Luís Filipe (Teatro da Luz) Lg. da Luz; 217 120 600 • Teatro-Estúdio Mário Viegas Lg. do Picadeiro; 213 257 641/652• Teatro Ibérico R. de Xabregas, 54; 218 682 531; www.teatroiberico.org • Teatro de Marionetas Algazarra Calçada da Boa-Hora, 58, 2º; 962 429 895; www. algazarrateatro.blogspot.pt • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64; 218 689 245; www.teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria IIPç. D. Pedro IV; 213 250 800; www.teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São CarlosR. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro Papa-LéguasR. Prof. Santos Lucas, 36A; 210 970 654; www.teatropapaleguas.net • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatro-politeama. com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro do Silêncio Lg. das Pimenteiras, 6 A; 217 121 330; teatrodosilencio.blogspot. com • Teatro Taborda Costa do Castelo, 75; 218 854 190 • Teatro Thalia Estrada das Laranjeiras, 205 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade, 182-188; 213 572 025; www.teatro-tivoli.com • Teatro TurimEst. de Benfica, 723 A; 217 606 666; www.teatroturim.com • Teatro TrindadeLargo da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo, 30; 213 538 586; www.teatrovillaret • Teatro da Voz Tv. de S. Vicente, 11; 213 530 931 • The Little GymR. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym.pt • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers.pt • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt • Trema Arte Contemporânea R. do Jasmim, 30; 218130523; www.trema-arte.pt • 3+1 Arte Contemporânea R. António Maria Cardoso, 31; 210 170 765; www.3m1arte.com • 30 da Mouraria – Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, n.30, 4º; 30damouraria.weebly.com U Um Outro Olhar 938 258 919; www.umoutroolhar.com • Underdogs Art StoreTime Out - Mercado da Ribeira, Av. 24 de Julho, 49; 218 680 462; www.underdogs.net • Universidade Autónoma de Lisboa R. Santa Marta, 56; 808 292 929; www.autpnoma.pt • Universidade de Lisboa Alameda da Universidade, Cidade Universitária; 217 967 624; www.ul.pt • Universidade Lusíada R. da Junqueira, 188; 213 611 573, www.ulusiada.pt • Universidade Lusófona Campo Grande, 376; 217 515 500; www.ulusofona.pt • Universidade Nova de Lisboa Campus de Campolide; 213 715 600 V Velha Gaiteira R. das Pedras Negras, 17; 218 865 046; www.facebook. com/AVelhaGaiteira • Vera Cortês Art Agency Av. 24 de Julho, 54; 213 950 177 • 22Ateliê R. de Arroios 22ª; 22ateliê.org • Village Underground Lisboa Museu da Carris R. Primeiro de Maio, 101; 219 362 140; vulisboa.com • Viragem Lab R. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt • Voz do Operário R. Voz do Operário, 13; 218 862 155; www.vozoperario.pt • Vozes em Conserto R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com X Xuventude de GaliciaR. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com w Work In Studio R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin.com.pt


EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS

casa fernando pessoa

97

R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; Seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt centro de arqueologia de Lisboa

arquivo Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lotes 3-6, piso 1; 213 807 100/1/2; seg a sex: 9h-17h30 Arco do Cego R. Nunes Claro, 8 A; 218 411 170; seg a sex: 9h-17h30 Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h ( pedidos de reprodução até às 16h30), arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Videoteca Lg. do Calvário, 2; 218 170 433; seg a sex: 10h-17h; www.videoteca.cm-lisboa.pt bibliotecas Belém R. da Junqueira, 295; 213 616 620; seg a sex: 10h- 17h; a partir de 16 set: seg a sáb: 10h30-18h; seg e sáb abre dias 19, 21 set; blx.cm-lisboa.pt Camões Lg. do Calhariz, 17, 2º Esq.; 218 172 360; seg a sex: 11h- 18h; a partir de 16 set: seg a sáb: 10h30-18h ; seg, sáb abre nos dias 26, 28 set; blx.cm-lisboa.pt Coruchéus Rua Alberto Oliveira; 218 172 049; seg a sex: 10h- 18h; a partir de 16 set: seg a sáb: 10h30-18h; seg, sáb abre nos dias 26, 28 set; blx.cm-lisboa.pt David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7 D; Casal dos Machados; 218 536 337; seg a sex: 10h30-13h/14h-18h; a partir de 16 set: ter a sex: 10h30-18h; sáb: 10h30-13h30/14h30-18h; seg, sáb abre nos dias 26, 28 set; blx.cm-lisboa.pt Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; seg a sex: 10h-19h; blx.cm-lisboa.pt; Marcação prévia Hemeroteca Rua Lúcio de Azevedo, 21B; 218 172 430; seg a sex: 11h- 18h; a partir de 16 set: ter a sex: 10h-19h, sáb, seg: 13h-19h; 218 504 020; hemeroteca.sr@ cm-lisboa.pt Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280; seg a sex: 10h- 17h; a partir de 16 set: seg a sáb: 10h30-18h; seg, sáb abre nos dias 26, 28 set; blx.cm-lisboa.pt Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz ; 217 141 535; seg a sex: 10h-13h/14h-19h, sáb: 10h-13h ; blx.cm-lisboa.pt Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100; seg a sex: 10h- 17h; a partir de 16 set: seg a sáx: 10h-18h; seg, sáb abre nos dias 26, 28 set; blx.cm-lisboa.pt Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora; Estrada de Telheiras; 217 549 030; seg a sex: 13h-19h; a partir de 16 set: ter a sex: 10h-19h; sáb, seg: 13h-19h; blx.cm-lisboa.pt Palácio Galveias encerrada temporariamente Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410; seg a sex: 12h-18h; a partir de 16 set: seg a sáb: 10h-18h; seg, sáb abre dias 19, 21 set; blx.cm-lisboa.pt Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702; seg a sex: 13h- 19h; a partir de 16 set: seg a sáb: 10h-18h; seg e sáb abre dias 19, 21 set; blx.cm-lisboa.pt Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 213 904 198; ter a sáb: 13h-18h; blx.cm-lisboa.pt República e Resistência Cidade Universitária; R. Alberto de Sousa, zona B do Rêgo. 217 802 760; seg a sex: 10h-17h; a partir de 16 set: ter a sex: 10h-20h; sáb, seg: 13h-20h Grandella Estrada de Benfica, 419; 217 712 310/329; Seg a sex: 10h-17h30; blx.cm-lisboa.pt São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672; seg a sex: 11h- 19h; a partir de 16 set: ter a sex: 11h-19h; seg: 11h-13h/14h-19h, sáb: 11h-18h; blx.cm-lisboa.pt ITINERANTES/ MÓVEIS 21 8 170 544 / 910 238 089 Ajuda Largo da Memória; 10, 24 set: 14h-18h Arroios Jardim Constantino; 2, 16 set: 14h-16h Benfica Estrada de Benfica, 723-725 C (fte. à igreja); 4, 18 set: 14h-18h Benfica - Buraca R. Maria Violante (jardim); 7, 21 set: 14h-18h Benfica - Fonte Nova Estrada de Benfica, 503 (R. Paulo Renato fte. ao 1G, Centro Comercial); 1, 15 set: 14h-16h Campo de Ourique R. Tomás Anunciação, 43 (Jardim Teófilo Braga); 3, 17 set: 14h-18h Chelas Zona J Pç. Dr. Fernando Amado (junto ao campo ); 2, 16 set: 16h15-18h Colombo Luz-Colombo (fte. ao CC Colombo junto ao Metro); 8, 22 set: 14h-18h Monsanto (junto ao Estabelecimento Prisional ); 7, 21 set: 11h15-12h15 Parque das Nações Pç. do Oriente (junto à Estação do Oriente); 11, 25 set: 14h-18h Quinta das Conchas Lumiar (à Alameda das Linhas de Torres); 9, 23 set: 14h-18h Roma Av. de Roma, (junto ao Hotel Roma); 2, 9, 16, 23 set: 10h-12h30 Serafina R. da Igreja (junto ao centro social e paroquial); 1, 5 set: 16h15-18h

Avenida da India, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cm-lisboa.pt cinema são jorge Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt gabinete de estudos olisiponenses Estrada de Benfica, 368; 217 701 100; Seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt galerias Galeria Boavista Rua da Boavista, 50; 213 476 335; Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534 Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Cordoaria Nacional Torreão Nascente Avenida da Índia; 213 646 128; Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Pavilhão Branco e Preto do Museu de Lisboa -Palácio Pimenta; Campo Grande, 245 livraria Livraria Municipal Av. da República, 21A; 213 567 869; seg a sex: 9h30-17h monumentos Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; Todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; Ter a dom: 10h-18h; www.padraodosdescobrimentos.egeac.pt museus Ateliê-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 218 172 111; Ter a dom: 10h-18h; www. ateliêmuseujuliopomar.pt MUDE, Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; Ter a dom: 10h-18h; www.mude.pt Museu do Aljube R. Augusto Rosa, 42; 218 172 400; Ter a dom: 10h-18h; www.museudoaljube.pt Museu do Bombeiro de Lisboa R. Aurélio Quintanilha (entre o Colombo e o Hospital da Luz); 213 924 796; Seg a sex: 10h-17h; www.rsblisboa.com.pt Museu de Lisboa. Núcleo Arqueológico -Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros; Seg a sáb: 10h-18h, encerra dom e feriados Museu de Lisboa. Palácio Pimenta; Campo Grande, 245; 217 513 200; (Serviço de Animação e Pedagogia: 217 513 200); Ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra fer.; www.museudacidade.pt Museu de Lisboa. Santo António Lg. de Santo António da Sé, 24; Ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra seg e feriados Museu de Lisboa. Teatro Romano Encerrado temporariamente Museu de Lisboa. Torreão Poente Praça do Comércio; todos os dias: 10h-20h Museu da Marioneta Convento das Bernardas; R. da Esperança, 146; 213 942 810; Ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.museudamarioneta.pt Museu do Fado Largo do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; Ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.egeac.pt Museu Rafael Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; Ter a dom: 10h-18h, encerra fer.; Visitas temáticas guiadas; (Serviço de Animação e Pedagogia: 217 513 200); www.museubordalopinheiro.pt teatros Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt


98

veja no site da agenda cultural

Agenda Cultural Lisboa Set 2015 / N.º 292 diretor

Manuel Veiga

QUEER LISBOA As escolhas do diretor João Ferreira

editora executiva

Paula Teixeira editor

Luis Almeida d’Eça direção de arte

Jorge Silva/ Silva!Designers design

Inês do Carmo na capa

Elenco do Baile fotografia de Humberto Mouco, tipografia de Elisabete Gomes coordenação

Madalena Calvo copy desk

Sara Simões redação

GUILHERME GOMES O jovem ‘Hamlet’ da Cornucópia

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Tomás Collares Pereira fotografia

Francisco Levita Humberto Mouco relações públicas, publicidade institucional, circulação e assinaturas

Marco Mateus publicidade

Sónia Maia Just Media / 210 939 695 impressão

Multiponto distribuição

Transporta S.A.

ÉS CENA Tudo sobre a Mostra Latino-Americana de Teatro

tiragem

30 000 exemplares depósito Legal

40722/90 periodicidade

Mensal Isenta de registo na ERC ao abrigo da lei de imprensa 2/99 edição

câmara municipal de lisboa/ EGEAC vereadora do pelouro da cultura Catarina Vaz Pinto

OS 70 ANOS DAS NAÇÕES UNIDAS Exposição evocativa na Cordoaria Nacional

Todas as informações para a Agenda Cultural devem ser enviadas até ao dia 5 de cada mês. recolha de informação

Rua do Machadinho, 20 1249-150 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt

WWW.AGENDALX.PT


Agenda Cultural de Lisboa | setembro' 15  

Em setembro, a Colina de Santana serve de palco ao festival TODOS onde a interculturalidade se comemora com espetáculos. Conheça o novo Jard...

Advertisement