Page 1

AGENDA CULTURAL LISBOA SET 2017


FEIRA DO LIVRO DE TEATRO

ESPETÁCULOS · CONCERTOS

16—17 SET

I N I C IATIVA I NTEG R ADA N O PRO G R AMA

CONHEÇA TODA A PROGRAMAÇÃO EM WWW.TNDM.PT

AP O I O S

PARC E I RO S TN D M I I

B U I LD I N G C O NVE R SATI O N É U M PRO J ETO FI NAN C IAD O PE L A APAP – PE R FO R M I N G EU RO PE 2 0 2 0, N O ÂM B ITO D O PRO G R AMA EU RO PA C R IATIVA DA U N IÃO EU RO PE IA

LEITURAS ENCENADAS · EXPOSIÇÕES

ENTRADA LIVRE


PORTUGAL/ROMÉNIA 2

LOJAS COM HISTÓRIA14 ENTREVISTA

GONÇALO RISCADO FESTIVAIS MARTA GAMITO 22 TODOS 10 CINEMA 42

CONVERSAS BAIRRO DAS ARTES 26

DE LISBOA

MIGUEL FONTES 104

DESTACÁVEL LISB OA CA P I TA L IBERO-AMERICANA DE CULTURA 53

AGENDA

LISBOA

NA RUA 70

ARTES28 CIÊNCIAS38 CINEMA44 DANÇA48 LITERATURA52 MÚSICA64 TEATRO78 VISITAS GUIADAS82 CRIANÇAS88

ARQUIVOS DE LISBOA 112


2

PORTUGAL /ROMÉNIA 100 anos de relações diplomáticas Reportagem ANA RITA VAZ Fotografia FRANCISCO LEVITA

Em 2017 comemoram-se 100 anos das relações diplomáticas entre Portugal e a Roménia. Presentemente, os dois países beneficiam de uma excelente cooperação bilateral, tanto a nível de relações económicas como comerciais e de investimento. Colaboração que assenta também na herança cultural e linguística latina comum. E foi de forma a celebrar as trocas culturais entre os dois países, que contribuem de forma significativa para um melhor conhecimento mútuo, que conversámos com cinco romenos que fizeram de Portugal a sua casa. Pedimos aos nossos interlocutores para nos falarem sobre o que os levou a escolher o nosso país para desenvolver a sua atividade cultural e artística e como foram recebidos por cá.


P O R T U GA L / R O M É N I A

GRATIELA ANDREI PERALTA Artista plástica Há 10 anos, Gratiela trabalhava numa estação televisiva na Roménia, largou tudo e decidiu vir para Portugal. Sem nunca cá ter estado, nem ter qualquer referência do nosso país, a artista plástica nem sabe bem porque escolheu este cantinho à beira-mar plantado. Ou até poderá ter sido essa a razão: o mar. Quando chegou a Lisboa sentiu que era a este lugar que pertencia; as pessoas e os cheiros eram-lhe estranhamente familiares. Durante 8 anos trabalhou em joalharia e cerâmica, mas agora dedica-se à arte gráfica e expõe regularmente com Ramón Peralta, marido e fotógrafo, que conheceu em Portugal. Juntos, gerem um restaurante de comida saudável mexicana, que recebe também diversos eventos ligados às artes.

3


4

P O R T U GA L / R O M É N I A

CORNELIU POPA Tradutor literário Quis o destino que Corneliu escolhesse o Português para estudar na Universidade de Bucareste, ainda no seu país natal. Graças a isso, veio para Portugal com uma bolsa da Fundação Gulbenkian, seguida de outras duas do Instituto Camões e, passados vinte anos, por cá continua. A hospitalidade lusa, que compara à romena, foi o que mais lhe agradou. Adquiriu, entretanto, a nacionalidade portuguesa e é por cá que pretende ficar. Apesar de também trabalhar em hotelaria, Corneliu é jornalista freelancer e continua a fazer traduções literárias de Romeno para Português. Entre os livros que já traduziu encontram-se Diário Português, de Mircea Eliade, e Uma Manhã Perdida, de Gabriela Adamesteanu.


P O R T U GA L / R O M É N I A

5

NICOLAE NEGURA Ilustrador Nicolae chegou a Portugal há quase seis anos através de um programa de voluntariado europeu, depois de a irmã lhe ter dito maravilhas de Lisboa, onde fez Erasmus. Nesse ano, participou num concurso de ilustração e venceu, o que lhe valeu uma bolsa de estudos na ETIC. Depois disso, decidiu estabelecer-se por cá como artista freelancer, até porque Lisboa lhe pareceu ser a cidade perfeita. Nicolae diz, aliás, que não foi ele que escolheu Lisboa, mas que foi Lisboa que o escolheu a ele. O ilustrador, que trabalha também em street art, admite ter sido sempre muito bem recebido, o que facilitou muito a criação e expansão do seu círculo de amizades.


6

P O R T U GA L / R O M É N I A

LILIANA BIZINECHE Mezzo soprano e professora de canto lírico Liliana está em Portugal há mais de 30 anos, o que faz dela um dos primeiros romenos a estabelecer-se no nosso país. Na altura, veio para Lisboa por questões económicas e profissionais, uma vez que o regime que se vivia então na Roménia não permitia grande liberdade de circulação. O primeiro contacto que teve com Portugal deu-se em 1980, onde cantou na Gulbenkian. No ano seguinte voltou e subiu ao palco do Teatro Nacional de São Carlos. A partir daí andou sempre com Lisboa no coração e, na hora de escolher um país de destino, não hesitou. De momento, é docente de Música na Universidade de Évora e, uma vez que a vida académica é cada vez mais exigente, acabou por relegar o palco para segundo plano.


P O R T U GA L / R O M É N I A

GABRIEL FRATIAN Professor de ballet Na altura de escolher para onde ir, Gabriel optou pelo único país latino onde nunca havia estado. Na época – há 17 anos – Portugal estava a crescer em termos de dança clássica e o bailarino não olhou para trás. De tal maneira, que admite nunca ter voltado ao seu país natal. Trabalhou na Companhia Nacional de Bailado e concluiu a licenciatura em dança, ramo educação, em 2005 na Escola Superior de Dança. A partir daí nunca mais parou de transmitir aos outros aquilo que havia aprendido na escola de dança e nos palcos de leste. Entretanto, Gabriel integrou o corpo docente da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, onde se dedica de alma e coração ao ensino da arte que o move.

7


8

P O R T U GA L / R O M É N I A

Os maiores responsáveis pela divulgação e promoção da cultura romena em Lisboa são o Instituto Cultural Romeno (ICR) e a Embaixada da Roménia em Portugal. Através da organização de exposições, concertos, ciclos de cinema, conferências ou lançamentos de livros, as duas FOUND.LOST.FOUND instituições tornam-se num lugar 6 A 29 DE SETEMBRO GALERIA DO INSTITUTO CULTURAL ROMENO de encontro para os cidadãos deste país do sudoeste da Europa Found.Lost.Found apresenta duas instalações interativas de joias Central que adotaram Lisboa como contemporâneas. São 120 peças criadas por vários designers romenos, como Adelina Petcan, Andreea Gabriela Popescu, Ioana a sua casa. Ardelean, Otilia Mihalcea-Oval, Cleopatra Cosulet, Diana Tobosaru, À margem destes eventos Elena Crisan, Gabriela Secarea, Lucienne Buga, Luiza Teodorescu, frequentes, e ainda no âmbito Madalina Stoica, Mihaela Dumitrascu, Roxana Hodorog e David Sandu. A exposição, concebida como uma homenagem a uma das celebrações dos 100 anos tradição parcialmente esquecida, é uma reinterpretação moderna de relações diplomáticas entre das joias dácias, repletas de uma carga simbólica e cultural. Portugal e a Roménia, o ICR e a Embaixada da Roménia organizam, até a o final do ano, uma série de eventos culturais que comprovam várias vertentes da criatividade romena. Entre estes, está previsto o lançamento de um livro sobre as relações culturais entre Portugal e a Roménia, coordenado pelo conceituado lusitanista Dan Caragea. RESIDÊNCIAS DA FAMÍLIA REAL ROMENA

LIVRO COMO OBJETO DE ARTE – A LETRA 4 DE OUTUBRO E 13 DE NOVEMBRO

GALERIA DO INSTITUTO CULTURAL ROMENO

16 DE NOVEMBRO DE 2017 A 9 DE JANEIRO DE 2018

GALERIA DO INSTITUTO CULTURAL ROMENO

Esta exposição integra cerca de 40 fotografias das residências da família real romena, como o Palácio Real, em Bucareste; o Palácio Elisabeta, também na capital romena; os Palácios Peles e Pelisor, em Sinaia; o Palácio de Savarsin, no distrito de Arad; a Vila do Grande Voivoda Miguel, em Eforie Sul, ou o Palácio da Rainha Maria, em Balčik – atualmente na Bulgária. Alguns destes locais são obras de ilustres arquitetos romenos, tais como Karel Liman, responsável pelos Palácios de Peles e Pelisor, e Horia Creangă, figura chave do movimento modernista romeno.

A arte da escrita e as artes plásticas partilham da mesma origem como formas de comunicação pessoal. Os sistemas de escrita antigos utilizavam, maioritariamente, os pictogramas como abstrações inspiradas nas formas das coisas, dos objetos ou dos seres reais, acompanhados mais tarde por ideogramas que representavam conceitos e ideias. Com esta exposição pretende mostrar-se como o livro, por excelência um apoio à arte literária, consegue, através de diversos meios das artes plásticas, tornar-se, ele próprio, um objeto de arte. A mostra reúne trabalhos de Sofia Fränkl, Bogdan Hojbotă, Lisandru Neamţu, Vasile Tolan, Suzana Fantanariu, Doina Botez, Ioana Stelea e Kari Ulmeanu.


9

Lisboa na Rua’17

carmina burana Orquestra Gulbenkian COrO Gulbenkian COrO infantil dO institutO GreGOrianO de lisbOa

9 setembro 21h30 vale do silĂŞncio, olivais entrada livre como chegar carris: 717, 731, 732, 744, 759, 778 metro: olivais (linha vermelha)


TODOS CAMINHADA

DE

10

CULTURAS

A edição 2017 do Todos - Caminhada de Culturas desloca-se, pela terceira vez, para a Colina de Santana. A programação desta iniciativa, que promove uma aproximação entre culturas para vencer o isolamento e a suspeita em relação ao outro, privilegiará os espaços do antigo Hospital Miguel Bombarda, a Rua Luciano Cordeiro e o Jardim do Campo Santana. De 8 a 10 de setembro, diferentes idades e várias sensibilidades poderão deixar-se tocar por uma programação ecléctica que leva música, dança, teatro e gastronomia à serena Colina de Santana. Avançamos com os nossos destaques (Ver programação nas secções Dança, Música e Teatro e em www.festivaltodos.com). RICARDO GROSS

BACANTES: CODA PARA UM CATAR DE RESTOS 9, 10 set – Miguel Bombarda

A coreógrafa e bailarina Marlene Monteiro Freitas apresenta uma “extensão-metamorfose” de Bacantes – Prelúdio para uma Purga, que se desenrola em estreito confronto com as Ceras Patológicas do Hospital do Desterro (agora no Hospital dos Capuchos).


FE S T I VA L TO D O S

11

FRAGMENTOS DO FIM 9, 10 set – Miguel Bombarda

Memórias coletivas e individuais sobre Portugal colonial, a escravatura, o racismo e a guerra civil moçambicana, após a independência, convocam lutas sanguinárias pelo poder territorial, entre brancos e pretos, pretos e pretos, brancos e brancos, no passado e no presente. De Margarida Cardeal, Klement Tsamba e Miguel Abreu.

MEDO A CAMINHO

8, 9, 10 set – Miguel Bombarda

Espetáculo de Rui Catalão e Luis Leonardo Mucauro sobre as consequências de vivermos constantemente bombardeados com informação de todos os cantos do mundo. O conhecido ocupa hoje o lugar do medo do desconhecido. E está sempre a chegar. Sempre ele e sempre diferente.


12

FE S T I VA L TO D O S

PANGEIA

Pangeia, criação de Tiago Cadete, é um espetáculo para o público juvenil que reúne em palco várias linguagens como o teatro, a dança e as artes visuais. Trata-se de uma viagem sonora e visual pelo universo dos irmãos Grimm, onde somos conduzidos por dois investigadores, à descoberta do ponto de vista dos objetos que ilustram os contos.

9, 10 set – Palácio Centeno

RIFAR O MEU CORAÇÃO 8, 9, 10 set – SaunApolo 56

A partir do documentário brasileiro Vou Rifar Meu Coração, de Ana Rieper, exibido no Festival IndieLisboa 2012, este é um trabalho sobre o amor e a relação com a música, num constante balanço entre a ficção e a realidade. Encenado por Mónica Calle, Rifar o Meu Coração cria um espetáculo que rapidamente se transforma em baile, ou vice-versa.


FE S T I VA L TO D O S

13

HILL’S UNION 8 set – Hospital dos Capuchos

Pedro Salvador, voz e guitarra, Rui Galveias, guitarra, e Tiago Santos, guitarra e voz, evocam a figura de Joe Hill, nome central do sindicalismo revolucionário, morto em 1915, um agitador e organizador cujas palavras e canções lançaram as sementes para o aparecimento de artistas como Pete Seeger, Woody Guthrie ou Bob Dylan.

ORQUESTRA TODOS E ALINE FRAZÃO 8 set – Jardim do Campo Santana

O maestro italiano Mario Tronco volta a dirigir a Orquestra Todos, partindo do seu encontro com Aline Frazão e a sua música. Uma nova configuração musical e um novo repertório. A Orquestra Todos reúne músicos de países tão diferentes como Cabo Verde, Índia, Itália, Espanha, Brasil, Roménia e Portugal.


14

LOJAS COM HISTÓRIA Conhecer uma cidade é também descobrir a sua história, os seus hábitos, as suas tradições. Conhecer Lisboa pelas suas lojas é uma forma de, através da arquitetura, decoração ou dos produtos que vendem, saber notícias dos tempos da Monarquia, dos primeiros anos da República, de dias de grande carência ou de riqueza. É essa viagem que nos sugere a exposição Lojas com História, que abre ao público dia 7 de setembro na Rua da Conceição, 134. Numa iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, esta exposição pretende mostrar que o esplendor de uma cidade não se vê apenas nos seus monumentos e paisagens, mas também nas pequenas marcas do seu comércio. A mostra inclui textos, fotografias e espólio específico da atividade comercial de cada loja. Das peças em exibição selecionámos sete, todas elas com proveniências e propósitos diferentes, para lhe dar um cheirinho do que pode ver até ao dia 25 de novembro. A entrada é livre. Reportagem FILIPA SANTOS Fotografia FRANCISCO LEVITA


L O JAS C O M H I S TÓ R I A

FARMÁCIA NORMAL

POTE EM VIDRO AZUL,COM LOGOTIPO E ROLHA ESMERILADA Abriu portas em 1890 como Farmácia Costa, mas só em 1905 se passou a chamar Farmácia Normal. Em 1908, os seus proprietários abriram dois laboratórios, um dedicado às análises clínicas, e outro para produzir produtos asséticos e fabricar pensos, medicamentos tópicos e soros. Os tempos mudaram, o que levou a Farmácia Normal a mudar também, embora continue a manter os seus tetos altos e abobados, os grandes armários de madeira e o balcão em mármore cor-de-rosa. Como herança dos tempos antigos fazem parte livros com fórmulas e receitas manuscritas, cadernos de apontamentos, uma série de frascos e outros utensílios. Alguns fazem parte da decoração, para deleite dos nostálgicos mais atentos.

15


16

L O JAS C O M H I S TÓ R I A

CHAPELARIA AZEVEDO RUA

MOLDE OU MÁQUINA PARA MEDIR O PERÍMETRO CRANIANO, SÉCULO XIX O que têm em comum Vasco Santana, Mário Soares, Fernando Pessoa ou D. Duarte de Bragança? Foram todos clientes da Chapelaria Azevedo Rua. A famosa loja abriu portas em 1886 quando o seu proprietário, Manuel Aquino de Azevedo Rua, teve de deixar o Douro depois de uma filoxera lhe destruir as vinhas, e assim tentar a sua sorte em Lisboa. A loja instalou-se no Rossio, na altura conhecida como Praça dos Chapeleiros, e viria a ser frequentada pela fina-flor da capital, numa altura em que não era bem-visto sair à rua com a cabeça destapada. O negócio mantém-se, e aqui vende-se todo o tipo de chapéus (podendo ser feitos à medida), bengalas e até chapéus de chuva.


L O JAS C O M H I S TÓ R I A

CAMISARIA PITTA TESOURA DE COSTURA ANTIGA EM METAL

Para as gerações de hoje é quase inconcebível que em tempos antigos a roupa fosse feita à medida, com o pormenor e atenção que só um alfaiate ou uma costureira podem dar. Foi a pensar nesse nível de detalhe que A. M. Pitta fundou, em 1887, o seu negócio na Rua de São Julião, que havia de passar, em 1903, para a Rua Augusta. A Camisaria Pitta tornou-se fornecedora da Casa Real e também de muitos presidentes da República. Ainda hoje esta alfaiataria guarda moldes de fatos e de camisas dos seus clientes. A loja tinha tão boa reputação que, no filme o Leão da Estrela, o ator António Silva faz o seguinte comentário sobre a indumentária de outro personagem: “São camisas de qualidade, são Pitta.”

17


18

L O JAS C O M H I S TÓ R I A

FARMÁCIA MORÃO HERDEIROS ESCARRADOR EM PORCELANA COM SUPORTE EM METAL TRABALHADO

Corria o ano de 1896 quando José Augusto Morão decidiu abrir, em pleno Largo da Graça, a Farmácia Morão Herdeiros. O espaço sofreu obras de restauro em 1992, mas mantém a traça de outros tempos, tal como o mobiliário do séc. XIX, os tetos em estuque trabalhado e a coluna hexagonal em madeira. Hoje é um espaço moderno, mas mantém peças antigas de cerâmica expostas, ligadas à história da farmacêutica. Um desses objetos é um escarrador, que fez parte da história social de uma época (séc. XIX e primeira metade do séc. XX) e que servia para recolher a expetoração. Tornou-se um objeto obrigatório em locais públicos, por forma a tentar erradicar o péssimo hábito de cuspir para o chão.


L O JAS C O M H I S TÓ R I A

CASA MACÁRIO

BARRIL DE CAFÉ COM LOGOTIPO REGISTADO EM 1915 Instalada na movimentada Rua Augusta desde o longínquo ano de 1913, a Casa Macário é uma mercearia fina que vende chás, cafés, aguardentes e outras bebidas alcoólicas, bem como chocolates e outras guloseimas, iguarias várias e produtos regionais. Os lotes de café Augusta (São Tomé, Colômbia e Camarões) e Macário (Colômbia e Brasil) são o seu ex-libris. Em 1970 a loja foi comprada pela família Torres, tendo passado a vender também whiskies, vinhos de mesa e vinho do Porto. A movimentada loja atrai não só pela variedade e qualidade dos produtos, mas também pelo ar antigo, presente na montra em cantaria e ferro ou nos letreiros em vidro.

19


20

L O JAS C O M H I S TÓ R I A

LUVARIA ULISSES

PAR DE LUVAS DOS ANOS 20-30 DO SÉCULO XX Nos anos 20, quando a Luvaria Ulisses abriu, o protocolo ditava que as luvas eram um acessório chique, próprio de damas e cavalheiros que se prezassem. Não admira, por isso, que os clientes habituais da Ulisses fossem parte da elite política, cultural e artística da cidade. O tempo mudou, mas tudo parece inalterado quando entramos na loja. A decoração é a mesma, com móveis de inspiração Império e a fachada neoclássica, e até o ritual é o mesmo de há um século atrás: a luva é aberta por uma pinça de madeira e amaciada com pó de talco, para que o cliente a possa experimentar. Foi fundada por Joaquim Rodrigues Simões em 1925, à data vereador da Câmara Municipal de Lisboa.


L O JAS C O M H I S TÓ R I A

HOSPITAL DAS BONECAS BONECO DE PASTA DE PAPEL DOS ANOS 20 DO SÉCULO XX

Em 1830, Carlota da Silva Luz revolucionava a vida de muita criança infeliz ao abrir, na Praça da Figueira, o mítico Hospital das Bonecas. Como naquela altura, ainda hoje ali a magia acontece, com o ateliê de consertos e restauros a tratar dos pacientes, que podem ser bonecas, peluches ou outro tipo de brinquedos. Há ainda uma vertente de confeção de roupa, trajes regionais e de carnaval, a loja propriamente dita, onde se vendem vários tipos de bonecas, casas, porcelanas e brinquedos tradicionais, e uma exposição permanente de brinquedos e bonecas antigas, numa estimativa de cerca de 3500, tendo em conta as doações quase diárias de novas bonecas.

21


ENTREVISTA

22

GONÇALO RISCADO MARTA GAMITO

Festival Silêncio

LUÍS ALMEIDA D’EÇA

“Bom filho a casa torna”. E, eis o Festival Silêncio de regresso ao Cais do Sodré, local a que se mantém fiel e que o viu nascer. A Agenda Cultural esteve à conversa com Gonçalo Riscado, diretor do Festival, e Marta Gamito, coordenadora da programação, sobre as novidades desta edição que decorre entre 28 de setembro e 1 de outubro. Qual é o elemento caracterizador do Festival Silêncio que o distingue dos demais? Gonçalo Riscado: A palavra. Criámos um festival em que a palavra é a unidade de criação em todas as artes. Este é o nosso imaginário e à volta dele construimos um evento que é uma festa aberta à cidade. Queremos as pessoas quatro dias na rua a celebrar o poder transformador da palavra. Porque escolheram a zona do Cais do Sodré? GR: Por duas razões. A primeira, prática, teve a ver com o facto da nossa atividade cultural se desenvolver neste bairro há muitos anos e termos, por isso, um contacto próximo com a realidade local. Em segundo lugar, porque o Cais do Sodré era um lugar perdido

no tempo. Tinha poucos habitantes e o comércio tradicional, as antigas pensões e negócios ligados ao barcos e aos navios, tinha desaparecido. Mesmo no centro da cidade, era o único bairro que não tinha uma marcha popular. Achámos oportuno, nesta transição que já se sentia para a turistificação, criar um elo de ligação cultural entre as pessoas que aqui habitam. E habitar um bairro é morar nele, ou trabalhar nele. Continuamos a pretender que o festival mantenha esse papel de ligação das pessoas, através da prática artística. As Conferências do Silêncio são dedicadas ao tema “Vozes do Sul”. Qual é o objetivo? Marta Gamito: As conferências inserem-se num ciclo que este ano é dedicado à palavra “voz”. Torna-se cada vez mais relevante ouvir o Sul. Porque, afinal, nós somos o sul da Europa, mas o sul do mundo sofre, à escala, os mesmos problemas que nós. Trata-se, no fundo, de dar protagonismo a quem tem menos voz, a quem tem sido menos ouvido. Daqui podemos extrapolar, por exemplo, para as questões das minorias que também vão estar em destaque nestas conferências.


Š Francisco Levita

23


24

E N T R E V I S TA G O N ÇA LO R IS CA D O E M A R TA GA MI TO

A Rádio Silêncio é uma das novidades Etelvina Santos, trazemo-la para grande destaque do festival. desta edição. Em que consiste? GR: É uma rádio local aberta às pessoas Lisboa vai, aliás, passar a acolher o no sentido de quem quiser poder lá ir espaço Llansol que se muda de Sintra dizer qualquer coisa. Mais do que uma para a capital. ferramenta do festival, é programação. MG: É verdade. Já fizeram a mudança e Vai estar a funcionar sem playlist, em vão ficar instalados em Campo de Oudireto com reportagens com pessoas rique. que habitam o bairro, histórias locais, No domínio das artes plásticas exiscom o desafio que lançámos a muitos tem vários artistas que, não sendo esartistas de contribuírem com um ori- critores, usam a palavra e a escrita ginal, que pode ser uma narrativa, um como inspiração dominante. Lembro poema ou assobiar uma música, por os exemplos de João Vieira ou António exemplo. Teremos diretos de vários Sena. Nunca pensaram em casos destes? pontos onde o festival está a acontecer. G R: No festival procuramos homenaCom isto pretendemos criar um conteú- gear um artesão da palavra, que não do de unificação das pessoas, preten- tem forçosamente que ser um escritor. demos que estejam todas sintonizadas A própria Ana Hatherly, que homenageámos o ano passado, nesta experiência. Já não tem uma vertente muito há a prática de ter a ráforte de artista plástica. dio no café, e é algo que QUEREMOS AS É o segundo ano que o queremos trazer aqui PESSOAS QUATRO festival tem este ciclo para o bairro. Procura- DIAS NA RUA A sobre um autor. Não esmos lançar o seguinte CELEBRAR O PODER tamos fechados à volta desafio: durante quatro de escritores de maneira dias desliguem a televi- TRANSFORMADOR nenhuma. Este ano, em são, sintonizem a Rádio DA PALAVRA. cima da mesa, estiveram Silêncio e vamos estar cineastas, artistas plástitodos muito próximos. É uma nova experiência do festival e va- cos, gente da dança e das artes preformativas, etc. mos ver como resulta. Maria Gabriela Llansol é a autora ho- O que esperam desta edição do festival? menageada este ano. Qual a razão desta GR: Que a festa da palavra se torne numa celebração com espaço para toescolha? MG: Uma das missões do festival é tra- dos. Estendemos o convite a todos os zer nomes que não serão os mais popu- que moram em Lisboa, e aos que estão lares da palavra, mas que, ou têm uma na cidade. Aos que querem ver um conprática transdisciplinar, ou influenciam certo, uma exposição, um filme. Aos muitas outras artes e pessoas. A Maria que se queiram perder na programação Gabriela Llansol não é o exemplo de do festival, três centenas de atividades uma autora transdisciplinar mas, em ao longo de quatro dias, todas de acesso termos da influência da sua obra, mui- gratuito. Podem vir em família porque tos foram os artistas e as áreas artísti- fizemos, este ano, uma grande aposta na cas que se inspiraram na sua obra. Em programação infantil. Vai ser fácil descolaboração com o Espaço Llansol, com cobrir coisas novas. curadoria de João Barrento e de Maria Ver página 62


25


26

BAIRRO DAS ARTES No dia 21 de setembro, entre as 19h e as 23h, o Bairro das Artes – A Rentrée Cultural da Sétima Colina de Lisboa regressa para a sua 8.ª edição. Este ano, a oferta artística foi reforçada e sobem para 37 os eventos que ocorrem em galerias, museus, livrarias e outros espaços ligados à arte contemporânea. Entre inaugurações de exposições, visitas acompanhadas, confe27 rências e leituras, feiras de livro de arte e lançamentos de livros, são muitas as manifestações artísticas a ter lugar, de forma gratuita, neste Bairro Aberto. O evento liga o público aos vários agentes culturais, através de uma programação eclética no campo das artes visuais com pintura, fotografia, instala1 ção, desenho, gravura, música, 21 joalharia e, pela primeira vez, 29 6 arquitetura. Ana Rita Vaz 24 26

JARDIM DAS AMOREIRAS

LARGO DO RATO

NA CI ON AL

RUA DA

ESC OLA POL ITÉC NICA

14 PRAÇA DAS FLORES

RUA D . PED RO V

RUA DA

35

PRÍNCIPE REAL

33

30

5

CRU Z DO S PO IAIS

32

18

8

34 31

BEL

O

2

I

RTE

S

S

ÃO P

A UL

O

RRETT RUA GA

16 3

M

DE S

25

9

RUA DO ALECRI

RUA

LARGO CAMÕES

TO R. SERPA PIN

DUA

DO

RO

A DE

CARLOS

ÇO

G NE

4

20 17

CALÇADA DO COMBRO

A BIC

A DOM AVENID

PO

36

11

R. D

RUA DA

RUA DA ROSA

NTO

E ÃO B DE S

23

15

7

R

19

RUA DO SÉCULO

RUA

22

O .D

DIA ÓR RIC ISE AM AD RU

12

RUA DAS FLORES

RU A

DA

SÃO MAR ÇAL

IM PR EN SA

10

28

13


27

1 3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA

Largo Hintze Ribeiro, 2E-F Tudo o que é Profundo Ama a Máscara Rita Ferreira, António Neves Nobre Curadoria: Ana Cristina Cachola Encerra às 22h

11 ESPAÇO SANTA CATARINA

Largo Dr. Antº Sousa de Macedo, 7 “How Can I Help You?” A Vida por Trás dos Call Centers na Índia e nas Filipinas José Sarmento Matos EXPOSIÇÃO

21 GALERIA SÃO MAMEDE

Rua da Escola Politécnica, 167 Só te Sentir e te Pensar Luís Rodrigues Coletiva do Acervo de Pintura e Escultura EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO (FINISSAGE)

2

ABYSMO

Rua da Horta Seca, 40 r/c Atrito André Carrilho

12

GABINETE

Rua Ruben A. Leitão, 2 Paux de Deux Ana Jotta EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

3

ALECRIM 50

Rua do Alecrim, 48/50 Coyote Ugly Coletiva EXPOSIÇÃO

4

ALLARTS GALLERY

Rua da Misericórdia, 30 Process of Becoming Ana Calheiros EXPOSIÇÃO

5

ARQUIVO 237

Rua da Rosa, 237 This Time is not the Place Ryan Cherewaty EXPOSIÇÃO

6

ARTISTAS UNIDOS

Rua da Escola Politécnica, 54 LABIRINTO X001 Xana Leitura de Morro Como um País Jorge Silva Melo e Isabel Munoz Cardoso 17H (INAUGURAÇÃO) 18H-19H30 (LEITURA)

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR 7

Rua do Vale, 7 Júlio Pomar e Pedro Cabrita Reis: Das pequenas coisas EXPOSIÇÃO

8 BIBLIOTECA CAMÕES

Largo do Calhariz, 17 - 1º Alice-Helena-Isabel-JoãoMarco Alice Geirinhas,Helena Nogueira-Silva, Isabel Ribeiro, João Concha e Marco Moreira VISITA GUIADA

9

CASA DA IMPRENSA

Rua da Horta Seca, 20 r/c Fotografia / Prémio EstaçãoImagem 2017 Coletiva EXPOSIÇÃO

ESPAÇO CULTURAL DAS MERCÊS 10

Rua Cecílio de Sousa, 94 Reminiscência Obsoleta Francisco Duarte Coelho EXPOSIÇÃO

GALERIA DAS BELAS ARTES 13

Largo da Academia Nacional de Belas-Artes De. Para. De. Em Correspondência Coletiva VISITA GUIADA

GALERIA BESSA PEREIRA 14

Rua de S. Bento, 426 O Triunfo da Geometria Coletiva EXPOSIÇÃO

GALERIA GRAÇA BRANDÃO 15

Rua dos Caetanos, 26 Simulador José Almeida Pereira EXPOSIÇÃO

GALERIA JOÃO ESTEVES DE OLIVEIRA 16

Rua Ivens, 38 Marco Pires

GALERIA TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE 22

Rua Academia das Ciências, 2J Tapeçaria de Portalegre - Arte sobre Arte Bernard Fouchet e Tom Phillips EXPOSIÇÃO

GALERIA TEREZA SEABRA 23

Rua da Rosa, 158-160A KGB JKim Buck, Tore Svensson e Karin Seufert EXPOSIÇÃO

INCM IMPRENSA NACIONAL CASA DA MOEDA 24

Rua da Escola Politécnica, 135 Almada Negreiros. Um Percurso Possível Fernando Cabral Martins APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Feira de Livros de Arte / Art Books Fair

LIVRARIA SÁ DA COSTA - GALERIA 25

GALERIA MARIA LUCÍLIA CRUZ Rua das Salgadeiras, 22 Quando a Moldura é Parte da Pintura... Maria Lucília Cruz EXPOSIÇÃO

GALERIA NOVO SÉCULO 18

26 MIISO GALERIA D’ARTES

Rua de São Bento, 309B Five Worlds Five Views Luís Geraldes, Luís Herberto, Sandra Sequeira, Pedro Gaspar e Paul Mathieu Viagem pela Amazónia Mariola Landowska

27 MUSEU ARPAD SZENES-VIEIRA DA SILVA

VISITA GUIADA

EXPOSIÇÃO

20 GALERIA DAS SALGADEIRAS Rua da Atalaia, 12 a 16 Lifeline Series Rui Soares Costa EXPOSIÇÃO

MUTE

CONFERÊNCIA

31

OCUPART

Praça Luís de Camões, 22 - 4º Estudo Cromático para o Azul Márcio Vilela LANÇAMENTO DE LIVRO

32 OFICINA IRMÃOS MARQUES

Rua Luz Soriano, 71 Raiz Gezo Marques, Bete Marques e José Aparício Gonçalves VISITA GUIADA

33 ORDEM DOS ARQUITECTOS

Entre-Linhas Espaço Habitar Largo do Longo Espaço Construir Alto do Longo Espaço Ocupar Escadaria Alto do Longo EXPOSIÇÃO

34

STET

Rua do Norte, 14 - 1º Protagonista - SAPATA PRESS

Rua de São Bento, 432 O que fazer com esta espada? Coletiva

EXPOSIÇÃO

GALERIA RATTON

30

Rua Cecílio de Sousa, 20C Subterrânea Soraya Vasconcelos

VISITA GUIADA

Praça das Amoreiras, 56 Coleção do Museu

19

VISITA GUIADA

LANÇAMENTO DE FANZINES

Rua de O Século, 23 A/B Aqui há Latas António Alonso

Rua Academia das Ciências, 2C Ratton 30 anos Azulejo para Arquitectura 1987 > 2017 Coletiva

Rua da Escola Politécnica, 56 Cromo Perspectivas Bettina Vaz Guimarães

Rua Garrett, 100 - 1º Bestiário Teresa Lacerda

EXPOSIÇÃO

17

29 MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E CIÊNCIA

28 MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA MUSEU DO CHIADO

Rua Serpa Pinto, 4 Vanguardas e Neovanguardas na Arte Portuguesa Séc. XX e XXI Coletiva A Sedução da Modernidade Coletiva João Leandro

35

ZARATAN

EXPOSIÇÃO

36

ZDB

Rua da Barroca, 59 Cartazes Cubanos da OSPAAAL 1960–1980 Coletiva EXPOSIÇÃO

+

PRODUÇÕES CUL.PA

Lisboa Futura Coletiva

OBRAS INSTALADAS AO LONGO DO PERCURSO DO BAIRRO DAS ARTES


28

A RT E S

MUSEU DE LISBOA – TORREÃO POENTE ATÉ 21 DE OUTUBRO PRAÇA DO COMÉRCIO, 1 / WWW.MUSEUDELISBOA.PT

VENTURA TERRA DO UTIL E DO BELLO Do util e do bello é uma mostra documental sobre a arquitetura de Miguel Ventura Terra (1866-1919), figura incontornável da arquitetura portuguesa, que reúne fotografias, plantas, esboços e alçados de vários edifícios projetados pelo arquiteto. Dividida em cinco núcleos temáticos – Família e estudante, A prática da arquitetura, O vereador, Sociedade dos Arquitetos Portugueses e Comissão de

I N AU G U R A M A PEQUENA GALERIA QUA A SEX: 18H-20H, SÁB: 16H-20H

ANA TRINDADE, CARLOS RAMOS E NUNO BEJA 3 NA MODA

Coletiva, fotografia 21 SET A 14 OUT ABYSMO GALERIA SEG A SEX: 10H-13H/15H-19H

ANDRÉ CARRILHO ATRITO

21 SET A 20 OUT

Monumentos Nacionais – a exposição termina com uma projeção em vídeo dos cinco prédios lisboetas mais representativos do trabalho de Ventura Terra. Com uma área de aproximadamente 400 metros quadrados, a mostra contempla ainda dois mapas, um da cidade de Lisboa e outro de Portugal, onde é possível ver a distribuição das obras do arquiteto. Ana Rita Vaz

ALECRIM 50 - GALERIA DE ARTE TER A SÁB: 14H-19H

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS SEG A SEX: 10H-18H

DE QUE COR É O UNIVERSO?

MOSTRA DE DESENHO NA BIBLIOTECA

BETTINA VAZ GUIMARÃES Pintura A PARTIR 7 SET

COYOTE UGLY

Coletiva A PARTIR 21 SET ALLARTS GALLERY TER A SÁB: 11H-14H/15H-19H

ANA CALHEIROS PROCESS BECOMING 21 SET A 14 OUT

LARANJEIRA SANTOS Desenho 7 A 29 SET EG

BIBLIOTECA DE MARVILA SEG A SÁB: 10H-18H

LUÍS SANTOS LS RECYCLE

9 A 30 SET EG

CARLOS CARVALHO ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 10H-19H30, SÁB: 12H-19H30

TATIANA MACEDO

ORIENTALISM AND REVERSE 28 SET A 18 NOV

CARLA CABANAS

A MECÂNICA DA AUSÊNCIA II Instalação ATÉ 2 SET

CASA DA ACHADA CENTRO MÁRIO DIONÍSIO SEG, QUI, SEX: 15H-20H, SÁB, DOM: 11H-18H

UM GRANDE COMÍCIO SEM


A R T E S I N AU G U R A M

PALAVRAS - A PARTIR DA II EXPOSIÇÃO GERAL DE ARTES PLÁSTICAS DE 1947 Coletiva 30 SET A 16 ABR

MÁRIO DIONÍSIO PINTURA 1988-1993 Pintura ATÉ 25 SET

CASA DA LIBERDADE MÁRIO CESARINY SEG A SÁB: 14H-20H

CARLOS ZÍNGARO SPECTRUM

26 SET A 28 OUT

REMINISCÊNCIA OBSOLETA 21 SET A 4 OUT

ESPAÇO SANTA CATARINA SEG A SEX: 14H-20H

JOSÉ SARMENTO DE MATOS

HOW CAN I HELP YOU? A VIDA POR TRÁS DOS CALL CENTERS NA ÍNDIA E NAS FILIPINAS Fotografia A PARTIR 21 SET

FUNDAÇÃO ARPAD SZENES - VIEIRA DA SILVA TER A DOM: 10H-18H

29 GALERIA APGN2 SEG A SÁB: 14H-20H

FERNANDO AGUIAR

RETROSPECTIVA - NÚCLEO #2 19 SET A 11 NOV

GALERIA BAGINSKI TER A SÁB: 13H-19H

PATRICK HAMILTON LA MANO INVISIBLE

Escultura, fotografia, pintura 21 SET A 4 NOV

FORCE, STRENGHT, POWER Coletiva, desenho, escultura, fotografia, instalação, pintura ATÉ 9 SET GALERIA BANGBANG QUA A SÁB: 12H30-19H

RESISTÊNCIA E LIBERDADE ARTES E LETRAS - EDIÇÕES Coletiva ANTÓNIO SALVADOR DA GALERIA ATÉ 16 SET JEANNE BUCHER JAEGER CARVALHO E PEDRO 27 SET A 21 JAN CASUAL LOUNGE CAFFÉ ZAMITH SEG A SÁB: 16H-2H CARLOS NO ESQUELETOS COLATERAIS Coletiva, pintura DARCY MORAIS EXÍLIO 29 SET A 11 NOV RANDOM - IDEIAS SOLTAS

Desenho, escultura ATÉ 17 SET

JOÃO ALVES

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN QUA A SEG: 10H-18H

GALERIA BELO GALSTERER TER A SEX: 12H-19H SÁB: 14H-19H

Pintura ATÉ 9 SET

MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN

RETURN TO EARTH

Pintura 12 SET A 10 DEZ

LABORATÓRIO DE CÔR

CNAP - CLUBE NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS TER A SÁB: 11H-19H

HÉLIO CUNHA E CARLOS SARAMAGO SURREALISMOS

Desenho, pintura 9 A 30 SET CRISTINA GUERRA CONTEMPORARY ART TER A SEX: 11H-20H, SÁB: 12H-20H

JONATHAN MONK E RYAN GANDER Coletiva 7 SET A 28 OUT

DELEME ESPAÇOARTE – JANELAS SEG A SEX: 10H-19H

SONIA FIGUEIREDO

COLEÇÃO FOTOGRAMA: NATUREZA - DANCING GHOSTS LIBERDADE Fotografia 27 SET A 20 OUT

ESPAÇO CULTURAL DAS MERCÊS TER A SEX: 14H-20H SÁB: 10H-16H

FRANCISCO DUARTE COELHO

MARIE JOSÉ BURKI

ÀS VEZES SOMBRA, ÀS VEZES LUZ 15 SET A 20 NOV

PORTUGAL EM FLAGRANTE OPERAÇÃO 1, 2 E 3 Coletiva ATÉ 18 NOV

GALERIA PRINCIPAL E PISO INFERIOR

E TUDO SE DESMORONA: IMPACTOS CULTURAIS DA GRANDE GUERRA EM PORTUGAL ATÉ 4 SET

ESCULTURA EM FILME THE VERY IMPRESS OF THE OBJECT ATÉ 2 OUT

FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA QUA A SÁB: 15H-20H

JORGE PINHEIRO A PARTIR 23 SET

GABINETE TER A SÁB: 12H-20H

ANA JOTTA PAS DE DEUX

6 SET A 14 OUT

RITA GT

21 SET A 4 NOV

PEDRO SOUSA VIEIRA PROJETO INDIVIDUAL 21 SET A 4 NOV

GALERIA BESSA PEREIRA TER A SÁB: 14H30-19H

EM PARALELO

JOÃO PENALVA ATÉ 23 SET

IGOR JESUS

AMAR-TE OS OSSOS ATÉ 23 SET

GALERIA JOÃO ESTEVES DE OLIVEIRA SEG: 15H-19H, TER A SEX: 11H-19H, SÁB: 11H-13H30 /15H-19H

MARCO PIRES

13 SET A 27 OUT

PEDRO CABRITA REIS CÂNTICO NEGRO ATÉ 9 SET

GALERIA LA CANOPÉE SEG A SEX: 15H-18H

LEONOR SALAZAR ARQUIVO DE GUERRA 16 SET A 6 OUT

GALERIA MADRAGOA QUA A SÁB: 14H-20H

RENATO LEOTTA A PARTIR 13 SET

RODRIGO HERNÁNDEZ PLASMA

Instalação ATÉ 9 SET

LETÍCIA PARENTE, JOANNA PIOTROWSKA E BUHLEBEZWE SIWANI O CÉU DOS OBLÍQUOS

Coletiva, vídeo/multimédia ATÉ 9 SET

Coletiva 21 SET A 31 OUT

GALERIA MONUMENTAL TER A SÁB: 15H-19H30

GALERIA DIFERENÇA TER A SEX: 14H-19 SÁB: 15H-20H

TAKE ME NOW BABY, HERE AS I AM

ANDRÉ GOMES

CASA DA ESTRADA

Fotografia 18 SET A 21 OUT

ATELIERS DIFERENÇA Coletiva ATÉ 9 SET

JOÃO QUEIROZ E A. GUERRA SANTOS GLORIA

Coletiva ATÉ 9 SET GALERIA FILOMENA SOARES TER A SÁB: 10H-19H

MARILÁ DARDOT INTERDITO

A PARTIR 28 SET

ALICE GEIRINHAS 16 SET A 28 OUT

ALICE’S MAIL ART Coletiva 16 SET A 28 OUT

GALERIA RATTON SEG A SEX: 10H-13H30/ 15H-19H30

AZULEJO PARA ARQUITETURA RATTON 30 ANOS

21 SET A 29 DEZ GALERIA DAS SALGADEIRAS TER A SÁB: 15H-21H

RUI SOARES COSTA LIFELINE SERIES

Desenho 21 SET A 11 NOV


30

A R T E S I N AU G U R A M

ANTOINE PIMENTEL INTERNATO

Fotografia ATÉ 14 SET GALERIA DE SÃO MAMEDE SEG A SEX: 11H-20H SÁB: 11H-19H

KUNSTHALLE LISSABON QUI A SÁB: 15H-19H

NAUFUS RAMIREZFIGUEROA

SHIT-BABY AND THE CRUMPLED GIRAFFE Instalação 21 SET A 2 DEZ

LUÍS RODRIGUES

EMILY ROYSDON

21 SET A 17 OUT

Fotografia, gravura, instalação ATÉ 2 SET

SÓ TE SENTIR E TE PENSAR GALERIA TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE SEG A SEX: 14H-19H30

TOM PHILLIPS E BERNARD FOUCHET

TAPEÇARIA E PORTALEGRE - ARTE SOBRE ARTE 21 SET A 22 JAN

COLETIVA DE TAPEÇARIAS ATÉ 15 SET

SCENIC, SAY

JARDIM MARCELINO MESQUITA (JARDIM DAS AMOREIRAS)

JARDIM DAS ARTES. PORQUE ARTE, É FORA Coletiva 30 SET: 11H-19H

LARGO RESIDÊNCIAS

DAAN VAN VELSEN LOVE

GALERIA UNDERDOGS TER A SÁB. 14H-20H

Pintura 1 A 30 SET

PRINTED MATTERS - LISBON

LIVRARIA SÁ DA COSTA SEG A SÁB: 14H30-19H30

SHEPARD FAIREY 1 A 23 SET

HANGAR - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA QUA A SÁB: 15H-19H

LUUANDA

A PARTIR 20 SET HOTEL NH CAMPO GRANDE SEG A DOM: 10H30-20H

ISABEL SOUSA, PAULA BRAVO E YURI LIMA EXPOSIÇÃO COLETIVA DE PINTURA E TALHA Coletiva, pintura 21 SET A 28 OUT

INSTITUTO CULTURAL ROMENO SEG A QUI: 9H30-16H, SEX: 9H30-13H

FOUND.LOST.FOUND Coletiva, joalharia 6 A 29 SET

INSTITUTO ITALIANO DA CULTURA TER A SEX: 10H-12H30 TER A QUI: 16H-18H

TERESA LACERDA BESTIÁRIO

9 SET A 1 OUT LLD -APDII ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESIGNERS DE ILUMINAÇÃO INDEPENDENTES

Ó MOURARIA, ILUMINA A MONTRA! 13 A 15 SET

MAC - MOVIMENTO ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 15H-20H SÁB; 15H-19H SOL AO RATO

SÍCHO

ESTRANHO PODER ESTE DE SONHAR Pintura 8 A 29 SET

MIISO GALERIA D’ARTES TER A SÁB: 14H30-19H

FIVE WORLDS FIVE VIEWS Coletiva A PARTIR 23 SET

CUSTÓDIA DA IGREJA DE SANTO INÁCIO DE BOGOTÁ Joalharia ATÉ 3 SET

MADONNA

TESOUROS DOS MUSEUS DO VATICANO

Coletiva de pintura e tapeçaria ATÉ 10 SET

BELA SILVA

O JARDIM DAS TENTAÇÕES Escultura ATÉ 1 OUT

DESENHAR PARA GRAVAR (SÉCULOS XVI-XIX) ATÉ 15 OUT

OBRA CONVIDADA DIEGO VELÁSQUEZ SIBILA

EG

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA TER A DOM: 10H-18H

LA LECHUGA

JOAN MIRÓ

MATERIALIDADE E METAMORFOSE Colagem, desenho, tapeçaria, pintura 8 SET A 8 JAN PERVE GALERIA SEG A SÁB: 14H-20H

FERNANDO AGUIAR

RETROSPECTIVA - NÚCLEO #1 5 SET A 7 OUT

7 SET A 25 NOV | EG

RETRATO DE MONSIEUR E MADAME THOMAS GERMAIN ATÉ 24 SET

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA TER A SEX: 10H-17H SÁB, DOM: 11H-18H

BETTINA VAZ GUIMARÃES LABORATÓRIO DE CORES 14 SET A 22 OUT

MUTE ART PROJECT TER A SÁB: 15H30-19H30

EXPOSIÇÃO COLETIVA

FACTT (FESTIVAL DE ARTE E CIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR E TRANSNACIONAL) 14 SET A 13 OUT

OBJECTISMO TER A SÁB: 15H-19H

BRUNO CASTRO SANTOS DERIVA

Cerâmica, desenho 22 SET A 19 OUT OCUPART | ESPAÇO CAMÕES SEG A SEX: 12H-19H

MÁRCIO VILELA

ESTUDO CROMÁTICO PARA O AZUL

OFICINA IRMÃOS MARQUES QUA A SÁB: 10H30-18H30

A PARTIR 23 SET

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA SEG, TER, QUI A DOM: 10H-18H

NICOLAS DE LARGILLIÈRE

Fotografia, vídeo 15 SET A 13 OUT

OUVINDO A AMAZÓNIA

Coletiva 21 SET A DEZ

RUA DA CONCEIÇÃO, 134 TER A SÁB: 12H-18H30

MARIOLA LANDOWSKA

Desenho, pintura 28 SET A 27 OUT

RAIZ

28 SET A 14 JAN

MARINA BINDELLA OCEANOGRAFIA E MAIS

APARÍCIO GONÇALVES

BETE MARQUES, GEZO MARQUES E JOSÉ

LOJAS COM HISTÓRIA

RUA DAS GAIVOTAS 6

OLD SCHOOL#49 23 SET | EG

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES SEG A SEX: 12H-19H SÁB: 14H-20H

EXPOSIÇÃO SNBA ANO LETIVO 2016/2017 7 SET A 7 OUT

TEATRO DA POLITÉCNICA TER A SEX: A PARTIR 17H SÁB: A PARTIR 15H

XANA

LABIRINTO X001

13 SET A 28 OUT VERSO BRANCO TER A SÁB: 11H30-20H

MARGARIDA RODRIGUES

WITH THE ABSOLUTE HEART OF THE POEM OF LIFE Fotografia 7 A 27 SET

C O N T I N UA M 3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA TER A SEX: 14H-20H SÁB: 11H-16H

ANTÓNIO NEVES NOBRE E RITA FERREIRA TUDO O QUE É PROFUNDO AMA A MÁSCARA Coletiva, pintura ATÉ 16 SET


A R T E S C O N T I N UA M ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO SEG A SÁB: 10H-19H

HENRIQUE NEVES CASA ABERTA ATÉ 14 OUT

COLEÇÃO REY COLAÇO (FOTOGRAFIAS DA ATRIZ) [ANTE] CÂMARA ATÉ 14 OUT

IMPLOSÕES, CONSTRUÇÕES E DEMOLIÇÕES

COLEÇÃO ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA ATÉ 18 NOV EG

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR TER A DOM: 10H-13H/14H18H

JÚLIO POMAR E PEDRO CABRITA REIS DAS PEQUENAS COISAS Escultura, pintura ATÉ 8 OUT

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL SEG A SEX: 9H30-19H30 SÁB: 9H30-17H30

ANTÓNIO CARMO

A VIAGEM - 50 ANOS DE PINTURA Pintura ATÉ 1 SET

CAROLINE PAGÈS GALLERY TER A SÁB: 15H-20H

MATTIA DENISSE, JOÃO MARIA GUSMÃO E PEDRO PAIVA DEUS VERME

Coletiva, desenho ATÉ 23 SET CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES SEG A SEX: 13H-17H30 SÁB: 10H-17H30

FÓRMULAS NATURALISTAS DA ARTE MODERNA ATÉ 30 SET

CENTRO COLOMBO SEG A DOM: 10H-24H

PAULA REGO

O MUNDO FANTÁSTICO DE PAULA REGO Pintura ATÉ 27 SET

OBJETISMO 22 DE SETEMBRO A 19 DE OUTUBRO RUA D. PEDRO V, 55 / 213 470 050

BRUNO CASTRO SANTOS DERIVA Em Deriva, Bruno Castro Santos expõe um conjunto de quatro desenhos selecionados para surgir em paralelo com peças de cerâmica produzidas na década de 50 pela Fábrica Aleluia. Os desenhos, de onde pulsam ritmos de uma sensibilidade equilibrada e uma meticulosa vibração de linhas, traços, cor e tramas, estabelecem uma relação com as jarras, caixas e travessas da Fábrica Aleluia, manualmente pintadas com padrões geométricos que conjugam a linha com a cor plana, numa evidente invocação gráfica. Os desenhos, tão instáveis e frágeis como as peças de cerâmicas inventivas, permitem confirmar que o mundo é uma complexa teia de derivas, onde nada é estático e tudo se relaciona. ARV

31


32

A R T E S C O N T I N UA M CENTRO CULTURAL DE BELÉM TER A DOM: 10H-19H GARAGEM SUL

JOSÉ NEVES

UMA PRAÇA NO VERÃO Arquitetura ATÉ 12 SET

FERNANDO GUERRA RAIO X DE UMA PRÁTICA FOTOGRÁFICA Arquitetura, fotografia ATÉ 15 OUT

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO EDIFÍCIO CENTRAL DO MUNICÍPIO SEG A SEX: 8H-20H

FILIPA SILVEIRA CONSCIOUSNESS Pintura ATÉ 4 SET

COMPLEXO MUNICIPAL DOS CORUCHÉUS

LARANJEIRA SANTOS MOSTRA DE ESCULTURA NO JARDIM

CULTURGEST TER A SEX: 11H-18H SÁB, DOM: 11H-19H

O FOTÓGRAFO ACIDENTAL: SERIALISMO E EXPERIMENTAÇÃO EM PORTUGAL, 1968-1980 Coletiva, fotografia ATÉ 3 SET

SIMULTÂNEA

Obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos ATÉ 10 SET DELIART CAFFÉ SEG A SEX: 8H-19H

GULNAR G. SACOOR DIÁLOGOS

Pintura ATÉ 29 SET

FABULA URBIS SEG A DOM: 10H3013H30/15H-20H

TIQUICIA

Coletiva ATÉ 16 SET EG

FNAC COLOMBO SEG A DOM: 10H-24H

FILIPE FERREIRA TEATRO MUDO Fotografia ATÉ 4 SET

FUNDAÇÃO LEAL RIOS QUI A SÁB: 14H30-18H30 (ÚLTIMA ENTRADA)

NEAR FIELDS Coletiva ATÉ 9 OUT

ESPAÇO ESPELHO D’ÁGUA SEG A DOM: 11H-1H

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES SEG A SEX: 10H-18H, SÁB: 14H-18H

PLEASE DO NOT BEND

NOW AND EVER: OLIVEIRAS

CLAUDIA CLEMENTE Fotografia ATÉ 30 SET

RENÉE GAGNON Fotografia ATÉ 30 SET

Escultura ATÉ 24 SET | EG

GALERIA 111 TER A SÁB: 10H-19H

SENTIR A FOTOGRAFIA Coletiva, fotografia ATÉ 10 SET

RUI MIGUEL LEITÃO FERREIRA NERVOSA

Pintura ATÉ 9 SET GALERIA AVENIDA DA ÍNDIA TER A SEX: 10H-13H/14H-18H, SÁB, DOM: 14H-18H

MANTHIA DIAWARA PERCURSOS INTENSIVOS Filmes, instalação ATÉ 15 SET

GALERIA DA BOAVISTA TER A SEX: 10H-12H30/14H17H30, SÁB, DOM: 14H-17H30 (ÚLTIMA ENTRADA)

SEVER

OPEN CALL JOVENS CURADORES 2016 Coletiva ATÉ 1 OUT EG

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA 8 DE SETEMBRO A 8 DE JANEIRO LARGO DA AJUDA / 213 637 095 / WWW.PALACIOAJUDA.GOV.PT

JOAN MIRÓ MATERIALIDADE E METAMORFOSE A polémica exposição de Joan Miró chega a Lisboa em setembro. Vinda da Casa de Serralves, no Porto, a mostra reúne 85 obras que compreendem um período de seis décadas da carreira do artista catalão, de 1924 a 1981. As peças, que vão desde pinturas a desenhos e esculturas, passando por tapeçarias e trabalhos que cruzam várias vertentes

artísticas, debruçam-se particularmente sobre a transformação das linguagens pictóricas que Miró começou a desenvolver nos anos 20 do século passado. Recorde-se que esta coleção se tornou propriedade do Estado português quando, em 2008, o Banco Português de Negócios foi nacionalizado. ARV


A R T E S C O N T I N UA M / F E S T I VA I S / C O N V E R SAS GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS DA SCML SEG: 14H-19H, TER, QUA, SEX A DOM: 10H-12H/13H30-19H, QUI: 10H-12H/13H30-20H

UM COMPROMISSO PARA O FUTURO

500 ANOS DA 1ª EDIÇÃO IMPRESSA DO COMPROMISSO DA CONFRARIA DA MISERICÓRDIA ATÉ 10 SET EG

GALERIA PEDRO CERA TER A SEX: 10H-19H, SÁB, DOM: 14H-19H

WHERE AND WHEN Coletiva ATÉ 15 SET

PRÉMIO NOVOS ARTISTAS FUNDAÇÃO EDP - 12ª EDIÇÃO Coletiva ATÉ 9 OUT

MERCADO DE CAMPO DE OURIQUE SEG A QUI. DOM: 10H-23H SEX, SÁB: 10H-1H

MAIS DE 80 ANOS DE HISTÓRIA Fotografia ATÉ OUT

MERCADO DE SANTA CLARA SEG A SÁB: 14H30-19H30

FERNANDO SANTOS

GALERIA QUADRUM TER A SEX: 10H-13H/14H-18H, SÁB, DOM: 14H-18H

O MUNDO EXTERIOR

Coletiva, instalação ATÉ 1 OUT

MUSEU DE ARTE POPULAR QUA A SEX: 10H-18H, SÁB, DOM: 10H-13H/14H-18H

ENSAIOS (SOBRE A MESA) GALERIA VERA CORTÊS TER A SEX: 14H-19H SÁB: 10H-13H/14H-19H

GONÇALO BARREIROS DECLARAÇÃO AMIGÁVEL Instalação ATÉ 16 SET

IGREJA DA GRAÇA TER A DOM: 10H-17H

CORPUS CHRISTI

A PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS POR DIAMANTINO TOJAL Escultura ATÉ 1 OUT EG

MAAT - MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA QUA A SEG: 12H-20H

BAI MING

BRANCO E AZUL | BAI MING LISBOA Cerâmica, pintura ATÉ 4 SET

JOÃO ONOFRE

UNTITLED (ORCHESTRAL) Instalação ATÉ 18 SET

Fotografia ATÉ 2 SET

DA FOTOGRAFIA AO AZULEJO

POVO, MONUMENTOS E PAISAGENS DE PORTUGAL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX ATÉ 1 OUT

MUSEU BORDALO PINHEIRO TER A DOM: 10H-18H

LISBOA DE BORDALO ATÉ 10 SET

MUSEU COLEÇÃO BERARDO SEG A DOM: 10H-18H30 (ÚLTIMA ENTRADA)

PEDRO NEVES MARQUES

APRENDER A VIVER COM O INIMIGO Vídeo/Multimédia ATÉ 17 SET

SER E ESTAR

VÍDEOS DA COLEÇÃO BERARDO Vídeo/Multimédia ATÉ 15 OUT

MUSEU DO DINHEIRO QUA A SÁB: 10H-18H

CARLA REBELO

FERNANDA FRAGATEIRO

MARCA DE ÁGUA

Instalação ATÉ 18 SET

MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA TER A DOM: 10H-17H30 (ÚLTIMA ENTRADA)

DOS ARQUIVOS, À MATÉRIA, À CONSTRUÇÃO

ANA PÉREZ-QUIROGA APQHOME-MAAT Instalação ATÉ 9 OUT

Instalação ATÉ 7 OUT

RETRATO DA PRINCESA MARIA FRANCISCA

BENEDITA

OBRA CONVIDADA Pintura ATÉ 30 SET

PAVILHÃO BRANCO

PALOMA BOSQUÊ O OCO E A EMENDA ATÉ 8 OUT

MUSEU DE LISBOA TORREÃO POENTE TER A SÁB: 11H-18H

VENTURA TERRA, ARQUITETO, DO UTIL E DO BELLO Arquitetura, bibliográfica/ documental ATÉ 21 OUT | EG MUSEU MILITAR DE LISBOA TER A DOM: 10H-17H

DELFIM MAYA

ESCULTOR IBÉRICO Escultura ATÉ 31 OUT

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CHIADO TER A DOM: 10H-18H RUA SERPA PINTO

VANGUARDAS E NEOVANGUARDAS NA ARTE PORTUGUESA SÉCULOS XX E XXI

33 MUSEU DO ORIENTE TER A QUI, SÁB, DOM: 10H-18H, SEX: 10H-22H

JOÃO MARTINS PEREIRA TANTO MUNDO Fotografia ATÉ 10 SET

NUNO LOBITO

LAÇOS - MAIS DO QUE VIAJAR Fotografia ATÉ 22OUT

A ÓPERA CHINESA

Fotografia, gravura, objetos, pintura, vídeo ATÉ 31 DEZ/18 PENSÃO AMOR SEG A QUA, DOM: 12H-3H, QUI A SÁB: 12H-4H

MAMBA-DE-JAMESON Instalação ATÉ SET

SPORT LISBOA E BENFICA - JARDIM DO REGEDOR QUA A DOM: 11H-19H

LISBOA E BENFICA - 20 CLUBES, 20 HISTÓRIAS ATÉ 30 SET

THE BELMONTE CULTURAL CLUB SEG A DOM: 7H-21H

ANITA ACKERMANN LIGHTCRAFT 2017 Instalação ATÉ 31 DEZ

Coletiva ATÉ 29 OUT

GISOO KIM

SEDUÇÃO DA MODERNIDADE

Instalação ATÉ 31 DEZ

Coletiva ATÉ 15 ABR/18

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA TER: 14H-18H, QUA A DOM: 10H-18H

ENTR’ACTO MODERNISTA: O TEATRO E A DANÇA NA OBRA DE ANTÓNIO SOARES ATÉ SET

MUSEU NACIONAL DO TRAJE TER: 14H-18H, QUA A DOM: 10H-18H

DAYDREAM

F E S T I VA I S

LUSCO-FUSCO POLO CULTURAL GAIVOTAS | BOAVISTA

QUANDO AS PEDRAS ERAM OUTRAS: BAIRRO COM HISTÓRIA Micro-exposição de fotografia ATÉ 30 SET SEG A DOM: 8H-23H30

CONVE RSAS/ CON FE RÊ NCIAS

BIBLIOTECA DOS 2 EM 1 JOVENS E CORUCHÉUS CRIADORES EM EXPOSIÇÃO LARANJEIRA SANTOS NO MUSEU NACIONAL DO Mostra de Escultura e Desenho TRAJE Conferência Coletiva ATÉ 1 OUT

14 SET: 17H | EG


34

A R T E S C O N V E R SAS / C U R S O S CENTRO CULTURAL DE BELÉM

7 SET: 18H

Intersecções do E no Design

7 SET: : 16H

EXPERIMENTADESIGN

Filme “Conakry Kas” (2003, 82’)

Por Alice Rawsthorrn 30 SET: 11H

Filme “Bamako SigiKan” (20002, 76’)

It’s About Time

Por Stefan Sagmeister 30 SET: 15H30 FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

The Very Impress of the Object - Uma Conversa entre Escultura e Filme Por Penelope Curtis, Noé Sendas, Paula Pinto, Vasco Araújo. Moderação de Ana Rito 22 SET: 18H

7 SET: 19H30

PALESTRA DE ENCERRAMENTO Por Manthia Diawara 15 SET: 18H MUSEU DO DINHEIRO

MARCA DE ÁGUA

Conversa com Artistas e Curadores Por Carla Rebelo e Leonor Nazaré 28 SET: 18H30 MP

EG

GALERIA AVENIDA DA ÍNDIA

MANTHIA DIAWARA PALESTRAS EM TORNO DOS FILMES Cinema e Diáspora, Entre o Espelho e o Retrovisor Por Mamadou Ba

CU RSOS/ WORKSHOPS 40 CAMELS

Ateliê de Fotografia de Retratismo Oitocentista VÁRIOS HORÁRIOS 933 139 785

ACADEMIA DE ARTES E TECNOLOGIAS

Desenhar & Pintar Lx, Fotografar Lx, Cerâmica e Pintura em Azulejo VÁRIOS HORÁRIOS ACADEMIA NOVAS LETRAS

Desenho e Pintura QUA: 15H-16H20

APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Ateliê de Máscaras, Marionetas, Marotes e Trabalhar o Papel / o Plástico VÁRIOS HORÁRIOS

Cerâmica Criativa e Figurativa, Costura Criativa, Desenho e Pintura, Encadernação, Pintura em Azulejo, Tecido e Vidro, Renda de Bilros, Restauro de Loiça, Madeiras e Iniciação à Talha, Tecelagem Manual, Tapeçaria Alto Liço e Modelagem de Vestuário VÁRIOS HORÁRIOS aarlisboa@gmail.com ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

ARTE PEL’ARTE

Aulas de Pintura Óleo Acrílico

SEG, QUI: 16H-18H OU 18H30-20H30

ATELIÊ CÁ

Pintura e Desenho Restauro

QUI: 14H30-17H30 ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DA REGIÃO DE LISBOA

Bordados e Arraiolos,

SÁB: 10H-13H OU 15H-18H

Pintura Manual do Azulejo QUA: 10H30-13H

Curso de Cerâmica

TER: 10H-12H30 OU 18H3020H30

EXPOSIÇÃO

WWW.MUDE.PT

PRODUÇÃO

PALÁCIO CONDES DA CALHETA JARDIM BOTÂNICO TROPICAL BELÉM, LISBOA

PARCERIA

APOIO INAUGURAÇÃO


A R T E S C U R S O S / WO R KS H O P S ATELIER CABINE

Expressão Plástica: Desenho, Pintura e Gravura MP

Atelier de Gravura MP

ATELIÊ DE CERÂMICA CHAMOTE FINO

Cerâmica

TER, QUI E SEX: 15H-18H ATELIER FACA E ALGUIDAR

Oficina de Gravura

facaealguidaratelier@gmail.com ATELIER DE JOALHARIA

Iniciação e Aprendizagem das Técnicas e Métodos da Joalharia

Orientação pela artista Catarina Silva VÁRIOS HORÁRIOS catrinasilva@gmail.com 965 424 279 ATELIÊ MF

Workshop de Desenho e Pintura para Azulejos TER, QUI: 10H30-12H, 18H30-20H ATELIER DE LISBOA

Iniciação à Fotografia, Curso Técnico de Fotografia, Luz e Fotometria, Laboratório Preto e Branco, Workshop de Fotografia com Flash, Workshop de Iluminação e Estúdio, Paisagem, Fotografia e Artes Plásticas VÁRIOS HORÁRIOS info@atelierdelisboa.pt

ATELIER MUSICAL E ARTÍSTICO DO AREEIRO

Ateliers de Pintura, Desenho, Pintura em Azulejo, Tapeçaria, Trabalhos Manuais e Workshops de fotografia VÁRIOS HORÁRIOS ATELIER DO PAÇO

Livros de artista SÁB: 14H-16H

Desenho (Iniciação) QUA: 18H30-21H cursolisboa@gmail.com

BAIRRO DA MOURARIA 13 A 15 DE SETEMBRO WWW.LABLD.PT/ILUMINA-A-MONTRA

Ó MOURARIA, ILUMINA A MONTRA! O bairro da Mouraria conta, de 13 a 15 de Setembro, com intervenções em dez montras, desenvolvidas em workshops por estudantes universitários das áreas de arquitetura e design, com um concurso para determinar a melhor intervenção e três conferências. No final de dia 15, as montras são divulgadas ao público e avaliadas pelo júri. O principal objetivo desta iniciativa é demonstrar como a iluminação das montras do pequeno comércio pode contribuir para a dinamização da vivência urbana da Mouraria. A ideia partiu da Associação Portuguesa de Designers de Iluminação Independentes e pretende ativar parte do espaço urbano da Mouraria através do design de iluminação. ARV

35


36

A R T E S C U R S O S / WO R KS H O P S ATELIER PASTA DE PAPEL

Workshop em Pasta de Papel TER: 10H30, 18H zabica@sapo.pt

Desenhar à Flor da Pele Desenho de Modelo 4 OUT A 13 DEZ QUA: 18H-19H30 MP

casa-atelier@fasvs.pt ATELIER DE SÃO BENTO

Desenho, Pintura, Gravura e História de Arte

CASA ESTRELA DO MAR

Oficinas de Libertação Artística para Adultos

VÁRIOS HORÁRIOS

QUI: 19H-20H30

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

Workshops Temáticos de Fotografia

Por Cristina Martins e Laura Castro 23 SET: 14H-17H30

CASA DE TRÁS-OSMONTES E ALTO DOURO

Oficina e Construção de Matryoshkas EG / MP

bib.corucheus@cm-lisboa.pt CASA-ATELIER VIEIRA DA SILVA

Curso de Ilustração Naturalista Por Pedro Salvador Mendes 7 SET A 28 JUN QUI: 9H30-12H30

Oficina de Ilustração Por Pedro Salvador Mendes 8 SET A 29 JUN SEX: 18H-20H

Por João Caseiro SÁB: 14H-18H

Pintura em Azulejo e Faiança QUA: 17H30-19H30

Desenho

HORÁRIO A COMBINAR

Fotografia

TER, QUI: PÓS-LABORAL CAULINO CERAMICS

Ateliê de Cerâmica SEG A SEX: 11H-21H

CCD - CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DOS TRABALHADORES DA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA

Ourivesaria Contemporânea, Ateliê Livre de Esmaltes, Bordados Tradicionais, Pintura em Porcelana e Faiança, Técnicas de Cerâmica e Olaria, Escultura, Artes Decorativas, Modelação em Barro, Modelação em Porcelana e GrésMoldes e Ateliê de Artes Plásticas e Cerâmica VÁRIOS HORÁRIOS ccdtat@gmail.com

CENTRO COMUNITÁRIO DA ESTRELA

141º Encontro dos Origamigos de Lisboa 1º SÁB EG / MP

origamigos.lx@gmail.com

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Fotografia

Nível 1 QUI: 19H30-21H30 Nível 2 TER: 19H30-21H30 CENTRO DE RECREIO POPULAR DO BAIRRO

Curso de Pintura

SEG A DOM: 15H-23H CERÂMICA BAIRRO ALTO

Curso de Cerâmica, Workshops de Porcelana, Esmalte e Recriação de Bijuteria VÁRIOS HORÁRIOS CLUBE ESTEFÂNIA

Traço e Pintura de Azulejos e Modelação de Barro TER: 14H15-16H45 919 981 288 CONTRAPROVA

Técnicas de Gravura QUI: 19H-22H


A R T E S C U R S O S / WO R KS H O P S CORBEL - TUDO PARA BELAS ARTES

Aguarela e Ilustração

Cursos por Pedro Salvador Mendes ATÉ DEZ TER, QUI: 17H-19H30, QUA: 10H30-12H30, SEX: 10H3012H30, 12H30-14H30 ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS

Técnicas de Cerâmica e Moldes de Gesso

Cursos por Pedro Salvador Mendes SEG, QUA: 14H-18H, 18H-20H atirabarroaparede@gmail.com ESCOLA DE BELAS ARTES PEDRO SERRENHO

Cursos de Desenho/ Pintura, Iniciação à Gravura, Desenho de Corpo Humano (com Modelo), História da Arte, Desenho e Geometria Descritiva 917 540 178

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Pintura

SÁB: 11H30 ESCOLA SUPERIOR DE ARTES DECORATIVAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Curso de Peritagem de Mobiliário

SEG E TER: 18H-22H, QUA: 18H-22H (15 EM 15 DIAS) ESPAÇO INATEL MOURARIA

Costura criativa

TER, QUI: 9H30–13H30 FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

Workshop Prático de Banda Desenhada

A PARTIR 5 SET TER: 18H30-21H30, QUA, SEX: 16H30-19H30, SÁB: 15H30-19H30 gdiferenca@gmail.com

37 MUSEU DA MARIONETA

Escola de Verão Aprender as Tradições 11 A 16 SET MP

GALERIA REVERSO

O Prazer de Fazer, a Joia ao Alcance da Mão Cursos práticos de joalharia

GALERIA VALE FORMOSO

Desenho, Pintura e Ilustração QUA: 15H-17H

IMAGERIE - CASA DE IMAGENS

Tosca - Oficina de Fotografia Estenopeica + Revelação Por Magda Fernandes e José Domingos 9, 16 SET: 10H30-14H30

Jardim Azul - Oficina de Cianotipia Por Magda Fernandes e José Domingos 17 SET: 10H-14H MP

geral@imagerieonline.com INSTITUTO DE ARTES E OFÍCIOS

Oficina de Mobiliário, Pintura, Escultura e Talha

INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE

Pintura

Por Carlos Franco SÁB: 10H-13H LISBON PHOTOGRAPHER

Ateliers de Fotografia a Céu Aberto 933 139 785 | www. lisbonphotographer.com

divulg.marioneta@egeac.pt MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Modelação de Barro e Pintura de Azulejo MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Oficina de Tecelagem Manual e Tapeçaria QUA: 13H30-17H30

MUSEU DO ORIENTE

Origami Dobras e Bases I e II Workshop por Constança Arouca 26, 28 SET: 15H-17H NAF - N ÚCLEO DE ARTE FOTOGRÁFICA

4ª Aberta - Laboratório Comunitário QUA

N ÚCLEO DE ARTES E OFÍCIOS DO CCD -AT

Ourivesaria Contemporânea, Atelier Livre de Esmaltes, Bordados Tradicionais, Pintura em Porcelana e Faiança Craquelada, Artes Decorativas, Modelação em Barro, Técnicas de Cerâmica e Olaria, Escultura, Modelação em Porcelana e Grés, Atelier de Artes Plásticas e Cerâmica VÁRIOS HORÁRIOS

MESTRES DO REGUEIRÃO

PONTO DE LUZ ATELIER

museu@fpc.pt

SEG: 19H-21H

Por José Faria

GALERIA 36

MOB - ESPAÇO ASSOCIATIVO

4 A 8 SET: 9H-13H, 14H-18H MP

Pintura sobre Azulejo QUA: 14H-19H

GALERIA DIFERENÇA

Oficina de Gravura da Diferença Iniciação às Técnicas de Gravura e Desenvolvimento de Projetos Individuais com Apoio Técnico

Introdução à Cerâmica

Desenho de Modelo Nu QUI: 18H30-21H

MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PELA ARTE

Memórias em Álbum QUA: 10H-12H

Desenho e Gravura

Desenho de Figura Humana - Retrato, Técnicas de Calcografia e Gravura em Metal, Técnicas em Pintura SEDIMENTO CERAMICS STUDIO

Aulas de Cerâmica ATÉ DEZ SEG: 19H-21H QUI: 11H-13H info@sedimento.pt

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Cursos de Formação

Por Luís Rocha e Tânia Araújo SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS-ARTES

Workshop de Iluminação em Espaço Expositivo Por Vitor Vajão 22 SET: 10H-18H

Oferta Formativa 2016/2017 Cursos Teóricos: História da Arte em Portugal, História da Arte I, História da Arte Contemporânea, Estética e Curso de Fotografia VÁRIOS HORÁRIOS

Cursos Práticos: Desenho (Aulas com Modelo), Introdução ao Estudo da Cor, Atelier com Modelo, Pintura, Oficina de Apoio em Pintura, Ilustração Artística e Atelier Experimental VÁRIOS HORÁRIOS TEATRO DA VOZ

Desenho Aberto

VÁRIOS HORÁRIOS VIRAGEM LAB

Técnicas de Impressão de Preto e Branco SÁB, DOM

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 99


38

CI Ê N CI AS

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 14 SETEMBRO PRAÇA DO IMPÉRIO / 21 361 2400 / WWW.CCB.PT

A REVOLUÇÃO RUSSA 100 ANOS DEPOIS Integrado na programação de Literatura e Pensamento desta temporada, o CCB organiza um conjunto de eventos à volta da revolução de 1917. A 14 de setembro, Steven Lovell, professor do King’s College de Londres, apresenta uma conferência sobre o impacto e a atualidade desta revolução que, para muitos, foi o evento mais significativo do século XX. O conferencista interroga, nomeadamente, se ao fim de um século e perante o fim do vasto estado a RECURSOS HÍDRICOS DE

JORNADAS EUROPEIAS DO ALFAMA ÁGUAS DE ALFAMA: USOS, PATRIMÓNIO MUSEU GEOLÓGICO ESPAÇOS E MEMÓRIAS SET: 10H-12H30, 14H30A AGRICULTURA. A PRIMEIRA 22 17H Encontro: R. de S. João da Praça, 18 GRANDE INTERVENÇÃO DO HOMEM NA NATUREZA 218 874 278 MP

23 SET: 10H | MP 218 172 180 centro.arqueologia@cm-lisboa.pt PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

MONSANTO – ARQUEOLOGIA, GEOLOGIA E FAUNA. PASSADO E PRESENTE

24 SET: 10H Encontro: Rotunda dos Montes Claros | MP 218 172 180 centro.arqueologia@cm-lisboa.pt

MURALHAS DE LISBOA

A CERCA VELHA NAS CIDADES

23, 24 SET: 10H-12H30, 14H30-17H Encontro: R. do Chão da Feira | MP 218 874 278 ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

EXPOSIÇÃO PERMANENTE NO MUSEU MAYNENSE SEG, QUA: 10H-18H Visitas Guiadas | MP

que deu origem, deve-se confinar a revolução russa aos anais da História, ou será que ainda influencia os acontecimentos atuais? A evocação da efeméride continuará no CCB durante outubro e novembro com um programa que inclui um debate, um concerto com obras de Sergei Prokofiev e Dimitri Schostakovich e uma sessão de cinema com a exibição de Ivan, o Terrível (partes I e II) de Sergei Eisenstein. Tomás Collares Pereira

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA

IMPLOSÕES, CONSTRUÇÕES E DEMOLIÇÕES EXPOSIÇÃO COM CURADORIA DE SOFIA CASTRO

ATÉ 18 NOV: SEG A SÁB 10H-19H ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

SÃO NUNO DE SANTA MARIA E A ORDEM DO CARMO EXPOSIÇÃO DOCUMENTAL ATÉ 30 SET: 9H30-17H30

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

MORTE À MORTE! 150 ANOS DA ABOLIÇÃO DA PENA DE MORTE EM PORTUGAL / 1867-2017 ATÉ 29 DEZ SEG A SEX: 10H-16H EG

CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

O QUE É ISSO DE REFORMAR-SE? Debate aberto 30 SET: 16H00


C I Ê N C I AS CORDOARIA NACIONAL

EXPOSIÇÃO TERRACOTA ARMY, GUERREIROS DE XIAN SEG A SEX: 10H – 18H ATÉ 10 SET

CASTELO DE SÃO JORGE

SÍTIO ARQUEOLÓGICO

TODOS OS DIAS: 10H3019H30 CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA

VISITAS ORIENTADAS ÀS INSTALAÇÕES DO CAL 1ª SEG: 10H30 EG

SEG, QUA EG / MP

centro.arqueologia@cm-lisboa.pt

EPIGRAFIA, MENSAGENS PRÓ FUTURO WORKSHOP

30 SET: 10H-12H30; 14H3017H30 EG / MP

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

39

ESTUFA FRIA

AS PLANTAS NA PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO Exposição ATÉ 14 SET: 10H-19H

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

E TUDO SE DESMORONA: IMPACTOS CULTURAIS DA GRANDE GUERRA EM PORTUGAL

Exposição comemorativa dos 100 anos da Primeira Guerra Mundial ATÉ 4 SET

UM ANEL PRECIOSO – ANILHAGEM CIENTÍFICA DE AVES Oficina 9 SET: 9H30

ENCONTROS DA PAISAGEM - CULTIVAR Especial Encontros da Paisagem 16,17 SET: 10H

ENCONTRO NACIONAL APPS FOR GOOD 20 SET: 15H00

A REVOLUÇÃO RUSSA - 100 DESAFIO GULBENKIAN – NÃO À DIABETES ANOS DEPOIS 25 SET: 9H00 Conferência com o Prof. Steven Lovell, King’s College London CONFERÊNCIA DE ÉTIENNE 14 set: 18h30 GHYS Pedro Nunes lectures, Sociedade EXPERIMENTADESIGN – Portuguesa de Matemática CONFERÊNCIAS 25 SET: 18H00 INTERSECÇÕES DO E NO DESIGN Conferência da designer Alice Rawsthorn 30 SET: 11H

O MEIO É A MATÉRIA

Conferência de Tyler Brûlé, criador e editor da revista Monocle 30 SET: 11H45

NO BORDERS

Conferência de Arjun Appadurai, especialista da globalização 30 SET: 14H

AS FAR AS THE MIND CAN SEE Conferência do neurocientista Miguel Nicolelis 30 SET: 14H45

IT’S ABOUT TIME

Conferência do designer Stefan Sagmeister 30 SET: 15H30

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

TESTEMUNHOS DA ESCRAVATURA – MEMÓRIA AFRICANA Exposição documental do acervo do GEO relativo ao tráfico de escravos SEG A SEX 10H-18H ATÉ 30 DEZ

CAIS DA PEDRA E CAIS REAL Conferência de Alexandra Carvalho Antunes 28 SET: 18H30 EG

GRUPO AMIGOS DE LISBOA

‘O MILAGRE DO SOL’ NA IMPRENSA LISBOETA DE 1917 Por Heitor Batista Pato 16 SET: 15H00 | EG

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 29 SETEMBRO RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA, 56-58 / 21 392 1800 / WWW.MUSEUS.ULISBOA.PT/

NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa vai ser palco da Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa, dedicada ao tema SCILIFE – Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia, a 29 de setembro de 2017. O programa, que decorre entre as 18h e as 00h, inclui um conjunto alargado de atividades, demonstrações, visitas guiadas e expositores dinamizados, em colaboração com universidades, centros de investigação, sociedades científicas, laboratórios nacionais e associações. O consórcio SCILIFE convida todos os cidadãos a descobrir a importância e o impacto da Ciência no seu quotidiano e para o desenvolvimento da sociedade. TCP

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO “LOULÉ: TERRITÓRIO, MEMÓRIAS, IDENTIDADES” (MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA) Marcação prévia tel 21 780 01 56 23 SET: 15H00

JARDIM DO CAMPO GRANDE

DIA DA ECOLOGIA

Visita guiada 14 SET: 17H30-19H30 mddsantos@fc.ul.pt MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO MUSEU DA ÁGUA TER A SÁB: 10H-12H30, 13H30-17H30


40

C I Ê N C I AS MUSEU DO COMBATENTE

A TRINCHEIRA A GRANDE GUERRA AO VIVO - EVOCANDO A PAZ ARMARIA - 200 ANOS DE ARMAS REGULAMENTARES EM PORTUGAL HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NO SÉCULO XX Exposições TODOS OS DIAS: 10H-17H MUSEU DO DINHEIRO

NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO DA MURALHA DE D. DINIS VISITAS LIVRES

QUA A SÁB: 10H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30) EG

VISITAS ORIENTADAS SEX: 13H, SÁB: 11H EG / MP

213 213 240

MUSEU GEOLÓGICO DE PORTUGAL/LNEG

100 MILHÕES DE ANOS DA HISTÓRIA DE LISBOA PORTUGAL ANTES DO HOMEM AS (PRIMEIRAS) 27 MARAVILHAS DO MUSEU GEOLÓGICO SEG A SÁB: 10H-18H

MUSEU DE LISBOA - CASA DOS BICOS NÚCLEO ARQUEOLÓGICO DA CASA DOS BICOS SEG A SÁB: 10H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30) EG

MUSEU DE LISBOA – PALÁCIO PIMENTA

UM NOVO PADRÃO / A REAL FÁBRICA DO RATO Exposição ATÉ 30 SET TER A DOM 10H-18H

MUSEU DE LISBOA TEATRO ROMANO

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA

ATÉ 24 SET

LOULÉ, TERRITÓRIOS MEMÓRIAS IDENTIDADES

NOTHUS, O ESCRAVO DE OLISIPO QUE FOI MÉDICO EG

VISITAS GUIADAS AO MUSEU TER A DOM: 10H-18H MP 217 513 215 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) MUSEU DE LISBOA TORREÃO POENTE

ATÉ DEZ 2017 Visita guiada por Isabel Leal 3 SET: 11H

UM MUSEU, TANTAS COLEÇÕES! TESTEMUNHOS DA ESCRAVATURA. MEMÓRIA AFRICANA

ATÉ 31 DEZ DEBAIXO DOS NOSSOS PÉS - PAVIMENTOS LUSITÂNIA DOS FLÁVIOS. HISTÓRICOS DA CIDADE DE A PROPÓSITO DE ESTÁCIO LISBOA E DAS SILVAS Exposição ATÉ 24 SET TER A DOM: 10H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30) MUSEU DE MARINHA

VIKINGS - GUERREIROS DO MAR

Exposição TODOS OS DIAS: 10H-18H

ATÉ 1 OUT

RELIGIÕES DA LUSITÂNIA LOQUUNTUR SAXA TESOUROS DA ARQUEOLOGIA PORTUGUESA ANTIGUIDADES EGÍPCIAS TER A DOM: 10H-18H


C I Ê N C I AS MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

EXPOSIÇÕES

TER A SEX: 10H-17H (ÚLTIMA ENTRADA 16H30), SÁB, DOM: 11H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30)

MAR MINERAL – CIÊNCIA E RECURSOS NATURAIS NO FUNDO DO MAR REIS DA EUROPA SELVAGEM - OS ÚLTIMOS GRANDES CARNÍVOROS PLANTAS E POVOS CUIDAR E CURAR 14 SET – 31 DEZ

A IMAGEM PARADOXAL ATÉ 30 SET

DINOSSAUROS QUE VIVERAM NA NOSSA TERRA ATÉ 31 DEZ

FRANCISCO ARRUDA FURTADO. DISCÍPULO DE

41

DARWIN

ATÉ 31 DEZ

MEMÓRIA DA POLITÉCNICA - QUATRO SÉCULOS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA Atividades

A OLHAR PARA O CÉU! 3 SET: 16H30-18H

N ÚCLEO ARQUEOLÓGICO DA RUA DOS CORREEIROS

VISITAS GUIADAS

SEG A SÁB: 10H-12H, 14H-17H E / MP

OCEANÁRIO DE LISBOA

UM PLANETA, UM OCEANO

Exposição Permanente TODOS OS DIAS: 10H-20H (ÚLTIMA ENTRADA 19H)

HISTÓRIAS DE ESTRELAS E CONSERVAÇÃO Exposição de projetos apoiados PLANETAS pelo Oceanário desde 1998 3 SET: 11H30-13H

DO BIG BANG AO OBSERVADOR CÓSMICO 17 SET: 16H00-17H30

ROTA DA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS TRADICIONAIS 24 SET: 15H-18H

CURSO DE ENTOMOLOGIA

Inscrições geral@museus.ulisboa. pt | 213 921 808 11- 15 SET

PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL EM

SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

OS PÁRA-QUEDISTAS NA GUERRA DE ÁFRICA, 1961-75

Por Coronel Pára-quedista Nuno Mira Vaz 28 SET EG

TEATRO NACIONAL SÃO CARLOS

TODOS OS DIAS: 10H-20H (ÚLTIMA ENTRADA 19H)

ENCONTRO ANUAL DA FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO CIÊNCIA VIVA

TERREIRO DAS MISSAS

RISCO - UMA EXPOSIÇÃO PARA AUDAZES ÚLTIMO MÊS

BOM APETITE – A CIÊNCIA ESTÁ NA MESA ÚLTIMO MÊS

Tema em debate: a Igualdade 30 SET

COSMOS DISCOVERY

Exposição TODOS OS DIAS: 10H-20H 910 494 012

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 99

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt 

Embajada de México en Portugal


42

EM SETEMBRO OA CASASÃO JORGE É DO CINEMA EM LISBOA Em setembro, um mês com muitos filmes para ver, o Cinema São Jorge mantém a tradição e acolhe três grandes eventos da sétima arte: o programa assustador do 11º MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, a diversidade e ousadia do 21º Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer e a visão feminina e mediterrânea exibida na 4ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino. ANA FIGUEIREDO

28 DE SETEMBRO A 1 DE OUTUBRO

OLHARES DO MEDITERRÂNEO A 4ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino chega com uma nova maturidade. O programa é mais abrangente e são exibidos 52 filmes. Há também uma nova secção – Começar a Olhar - Filmes de Escola – que dá uma nova oportunidade aos alunos de cinema, apresentando as mais recentes e diversificadas propostas produzidas em contexto de formação. Da competição geral destaque para os filmes The Nurse, da realizadora turca Dilek Çolak, Nazareth Cinema Lady, um documentário israelita de Nurit Jacobs-Yinon e Willy 1er, ficção francesa de Marielle Gautier, Ludovic Boukherma, Zoran Boukherma, Hugo P. Thomas. Portugal marca também presença com as curtas Setembro, de Leonor Noivo e Lugar em Parte Nenhuma, de Bárbara de Oliveira e João Rodrigues. Paralelamente realizam-se ainda exposições, debates, música e artesanato. Cinema São Jorge www.olharesdomediterraneo.org


43

5 A 10 DE SETEMBRO

MOTEL LX O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa regressa para assustar os mais suscetíveis. A 11ª edição tem a presença confirmada de dois mestres do terror: Alejandro Jodorowsky, realizador chileno conhecido pelo seu surrealismo cinematográfico, e Roger Corman, um dos maiores cineastas e produtores independentes da história do cinema americano. Dos muitos filmes que compõem o programa destacam-se The Limehouse Golem, de Juan Carlos Medina, que revisita a história de Jack, O Estripador; 68 Kill, de Trent Haaga, uma comédia negra que combina amor, loucura e dinheiro, e Kuso, filme experimental do músico Flying Lotus. O festival apresenta ainda O Estranho Mundo do Terror Latino, uma retrospetiva que dá a conhecer o cinema de género produzido na América do Sul e na Península Ibérica. A secção Lobo Mau dirigida aos mais jovens exibe pela primeira vez em Portugal O Livro da Vida e inclui ainda sessões de curtas, um peddy paper e um workshop. Vários locais www.motelx.org

15 A 23 DE SETEMBRO

QUEER LISBOA A 21ª edição do Festival Internacional de Cinema Queer homenageia este ano uma das mais inovadoras realizadoras e artistas multimédia da atualidade: Shu Lea Cheang. O projeto Wonders Wander, da sua autoria e concebido para o Madrid Pride 2017, tem estreia internacional no âmbito desta retrospetiva. Shu Lea Cheang, natural de Taiwan, estará presente no festival para apresentar vários dos seus trabalhos e para uma masterclass. O Queer abre com a estreia de God’s Own Country, primeira longa-metragem de Francis Lee, premiada no Festival de Sundance. O filme conta a história de um jovem agricultor que tem uma existência solitária e cuja vida é alterada com a chegada de um trabalhador romeno. Os dois vivem uma relação intensa que os mudará para sempre. Destaque ainda para 1:54, de Yan England que retrata a problemática do bullying na escola e que é exibido numa sessão especial com a presença do realizador. Vários locais www.queerlisboa.pt


44

CI N E M A

VÁRIOS LOCAIS ESTREIA A 21 DE SETEMBRO

FÁBRICA DO NADA Vencedor do prémio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, no Festival de Cannes 2017 e considerado o Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique, a Fábrica do Nada, do realizador Pedro Pinho chega este mês aos cinemas. A história que partiu de uma ideia de Jorge Silva Melo e da peça de teatro por ele encenada, A Fábrica do Nada, de Judith Herzberg, é uma parábola sobre os últimos anos que

E S T R E I AS

ALL I SEE IS YOU

De Marc Forster, com Blake Lively, Yvonne Strahovski, Wes Chatham

Uma mulher cega recupera a visão. A relação com o marido altera-se

a partir desse momento, quando descobre questões perturbadoras sobre a vida que têm em comum.

ARRANHA-CÉUS

De Ben Wheatley, com Tom Hiddleston, Jeremy Irons, Sienna Miller Dr. Robert Laing muda-se

Portugal e a Europa têm vivido, sobre a ausência de perspetivas e o sentimento de impotência perante a dura realidade. Drama, documentário e musical, relata o dia-a-dia dos trabalhadores de uma fábrica falida, que permanecem nos seus postos de trabalho sem nada para fazer, numa tentativa de evitar o deslocamento da produção. Uma aventura coletiva que leva ao colapso geral dos trabalhadores. AF para o novo apartamento num condomínio perto do centro de Londres. O seu objetivo é passar despercebido e apreciar o isolamento. Mas os residentes são pessoas peculiares e o Dr. Laing vai ter que se adaptar à sua excêntrica dinâmica social.

ASSASSINO AMERICANO

De Michael Cuesta, com Dylan O’Brien, Taylor Kitsch, Michael Keaton Um recruta da CIA vive revoltado com a morte da namorada num ataque terrorista. Motivado por este acontecimento, o jovem aceita ser treinado por um


C I N E M A E S T R E I AS / C I C L O S / F E S T I VA I S veterano e integrado numa missão com o objetivo de travar um a agente que pretende desencadear uma guerra mundial.

THE BAD BATCH

De Ana Lily Amirpour, com Keanu Reeves, Suki Waterhouse, Jason Momoa

Num futuro distópico uma rapariga é capturada por uma comunidade canibal. Quando um dos membros da comunidade se apaixona pela jovem as consequências são imprevisíveis.

BIGFOOT JÚNIOR

De Jeremy Degruson, Ben Stassen, com Cal Brunker, Joey Camen, Joe Thomas Adam tem 13 anos, o seu cabelo peculiar e pés fora do normal levam-no a procurar a sua origem. O jovem aventura-se na floresta onde todos os animais o reconhecem como sendo filho de Bigfoot.

UMA CASA CHEIA

De Hallie Meyers-Shyer, com Reese Witherspoon, Michael Sheen, Candice Bergen

Uma mãe separada recentemente vê a sua vida complicar-se quando aceita que três rapazes se mudem para sua casa.

O CASTELO DE VIDRO

De Destin Daniel Cretton, com Brie Larson, Naomi Watts, Woody Harrelson

Uma jovem mulher que cresceu na pobreza, consequência do estilo de vida nómada que os pais adotaram, continua depois de adulta, e já com uma vida convencional, a questionar a vida miserável que os pais mantêm. Baseado na vida da escritora Jeanette Walls.

DETROIT

De Kathryn Bigelow, com John Boyega, Anthony Mackie, Algee Smith

Um retrato dos trágicos acontecimentos ocorridos em 1967 na cidade de Detroit, onde se viveu uma rebelião que durou cinco dias.

ESCOLHE TU!

De Eric Lavaine, com Alexandra Lamy, Jamie Bamber, Arnaud Ducret Juliette tem 40 anos, mas não consegue decidir nada sozinha, é uma indecisa por natureza e precisa sempre dos conselhos do pai ou dos melhores amigos para fazer uma escolha. Quando dois homens charmosos e interessantes entram na sua vida ninguém a conseguirá ajudar a fazer a opção certa.

EXTREMINADOR IMPLACÁVEL 2: O DIA DO JULGAMENTO

De James Cameron, com Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong Reposição em 3D do filme de 1991. Sarah e o seu filho Connor, jovem que irá liderar a resistência, têm de sobreviver a um Exterminador enviado do futuro com a missão de matar o rapaz. A resistência humana envia também do futuro um guerreiro que irá proteger Connor e que ajudará mãe e filho.

LA FILLE DE BREST

De Emmanuelle Bercot, com Sidse Babett Knudsen, Benoît Magimel, Charlotte Laemmel

História verídica da médica pneumologista Irène Frachon, que descobriu a relação direta entre a morte de vários pacientes e um medicamento comercializado há mais de 30 anos em França. O caso levou a uma longa batalha jurídica contra a indústria farmacêutica.

FÁBRICA DO NADA

De Pedro Pinho, com Carla Galvão, Dinis Gomes, Américo Silva

FRANTZ

De François Ozon, com Pierre Niney, Paula Beer, Ernst Stötzner No final da 1ª Guerra Mundial uma jovem que chora a morte do noivo conhece um misterioso francês que visita a campa do seu amado, regularmente.

IT

De Andrés Muschietti, com Finn Wolfhard, Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher Várias crianças desaparecem ao longo dos anos numa cidade dos Estados Unidos. Sete amigos vão tentar desvendar o mistério, mas cedo percebem que algo terrível está por detrás deste enigma.

KINGSMAN: O CÍRCULO DOURADO

De Matthew Vaughn, Julianne Moore, Colin Firth, Halle Berry

Os agentes secretos Eggsy e Merlin voltam ao ativo, depois do quartel general da Kingsman ter sido atacado. A trabalharem para uma nova agência secreta terão de derrotar a vilã Poppy.

THE LEGO NINJAGO MOVIE De Charlie Bean, Paul Fisher, Bob Logan, com (vozes) Olivia Munn, Kumail Nanjiani, Justin Theroux Seis jovens teenagers transformam-se em guerreiros habilidosos quando chega a noite.

O grupo é defensor da sua ilha natal: Ninjago.

THE LIMEHOUSE GOLEM

De Juan Carlos Medina, com Sam Reid, Olivia Cooke, Bill Nighy

Londres, 1880, uma série de crimes ocorrem. As vítimas inocentes não têm qualquer relação entre si. O inspetor John Kildare assume a investigação do caso, mas a chacina continua, levando a população acreditar que o assassino é uma criatura das trevas, o lendário Golem.

LINHA MORTAL

De Niels Arden Oplev, com Nina Dobrev, Ellen Page, Kiefer Sutherland Um grupo de estudantes de medicina decide investigar a experiência de quase morte. Para tal submetem-se a paragens cardíacas. Depois de reanimados começam a ter visões e pesadelos que refletem algum ato cruel que tenham cometido.

MELODIAS DE DJANGO

De Etienne Comar, com Reda Kateb, Cécile De France, Ulrich Brandhoff Filme biográfico sobre o famoso músico e compositor Django Reinhardt.

9/11

De Martin Guigui, com Charlie Sheen, Whoopi Goldberg, Gina Gershon No dia 11 de setembro, cinco pessoas presas num elevador, na torre norte do Worl Trade Center, tentam escapar com vida.

ONCE UPON A TIME IN VENICE

45

RENEGADOS

De Steven Quale, com J.K. Simmons, Sylvia Hoeks, Sullivan Stapleton

Um grupo de militares americanos falha uma operação em território Bósnio. Numa tentativa de compensar o seu erro resolvem resgatar um tesouro submerso num lago da Bósnia. Porém, esta é uma operação que não tem o consentimento dos seus superiores.

REVIVER O PASSADO EM MONTAUK De Volker Schlöndorff, com Stellan Skarsgård, Bronagh Gallagher, Nina Hoss

Um escritor de 60 anos chega a Nova Iorque com a mulher para o lançamento do seu mais recente romance. Enquanto está na cidade reencontra aquela que foi o amor da sua vida. Os dois decidem passar, mais uma vez, um fim-de-semana juntos.

UM RICO SOVINA

De Fred Cavayé, com Dany Boon, Laurence Arné, Noémie Schmidt François Gautier é um forreta. O seu objetivo de vida é não gastar um cêntimo. Quando descobre que tem uma filha, François vai perceber que o preço a pagar é demasiado alto para os seus parâmetros.

SEIS DIAS

De Toa Fraser, com Abbie Cornish, Jamie Bell, Mark Strong

Um grupo de homens invade a embaixada do Irão, em Londres, fazendo vários reféns. Durante seis dias, vários oficiais das forças especiais inglesas elaboram um plano para libertar os reféns. Baseado em factos verídicos.

De Mark Cullen, com Bruce Willis, John Goodman, Jason Momoa

SORTE À LOGAN

OUR LAST TANGO

Dois irmãos planeiam o roubo de uma grande quantia de dinheiro durante um dos mais populares eventos nos EUA: as corridas NASCAR.

Um detetive da polícia de Los Angeles persegue um gangue que lhe roubou o cão.

De German Kral, com María Nieves Rego, Juan Carlos Copes, Melina Brutman

A história do casal de dançarinos de tango mais famoso da Argentina: Maria Nieves Rego e Ruan Carlos Copes.

PATTI CAKE$

De Geremy Jasper, com Danielle Macdonald, Bridget Everett, Siddharth Dhananjay

A história de uma jovem aspirante a rapper e da sua luta para atingir os seus sonhos.

De Steven Soderbergh, com Katherine Waterston, Daniel Craig, Channing Tatum

THE TRIP TO SPAIN

De Michael Winterbottom, com Steve Coogan, Rob Brydon, Margo Stilley

Steve Coogan e Rob Brydon, amigos de longa data, embarcam numa viagem por terras espanholas onde apreciam a gastronomia local e refletem sobre os diferentes percursos de vida, a masculinidade e a meia-idade, sempre com grande sentido de humor.


46

C I N E M A C I C L O S / F E S T I VA I S / C O N C U R S O S

UNA – NEGRA SEDUÇÃO

De Benedict Andrews, com Rooney Mara, Ben Mendelsohn, Riz Ahmed Una tinha apenas 13 anos quando manteve uma relação sexual com um vizinho muito mais velho. Já adulta, reaparece na vida deste homem para perceber o que o levou a abusar dela tão jovem, abandonando-a posteriormente.

VITÓRIA & ABDUL

De Stephen Frears, com Judi Dench, Olivia Williams, Michael Gambon A história da amizade improvável entre a Rainha Vitória e o jovem empregado, Abdul Karim.

C I C L O S/ / F E S T I VA I S

ACTIVISM IN DOC LARGO RESIDÊNCIAS Cinema documental 21 SET: 19H

A ARTE EM IMAGENS

Ciclo de filmes de Jorge Silva Melo FUNDAÇÃO ARPAD SZENES - VIEIRA DA SILVA

BARTOLOMEU CID DOS SANTOS 23 SET: 21H30

BELÉM CINEMA CENTRO CULTURAL DE BELÉM

DR. JIVAGO

De David Lean

HISTÓRIA IMORTAL De Orson Welles 4 SET: 21H30

KENZO SENSEI

De Shôhei Imamura 11 SET: 21H30

LUÍS MIGUEL CINTRA: O CINEMA

Retrospetiva e carta branca de filmes escolhidos por Luís Miguel Cintra SET

De Marc Petitjean

O CINEMA E A CIDADE COLÓQUIO

GINGER E FRED

CICLO DE FILMES

DE HIROSHIMA A FUKOSHIMA 18 SET: 21H30

De Federico Fellini

28, 29 SET 1 A 30 SET

25 SET: 21H30

CICLO DE CINEMA NOITES NO PÁTIO BIBLIOTECA DE MARVILA

DE QUALQUER LUGAR De Mohamed Hamidi 8 SET: 21H45

RIO 2096: UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA De Luiz Bolognesi 15 SET: 21H45

OS DOIS AMIGOS De Louis Garrel

29 SET: 21H45 EG

CINEMA E DIÁSPORA: ENTRE O ESPELHO E O RETROVISOR GALERIA AV. DA ÍNDIA

PALESTRA COM MAMADOU BA 7 SET: 18H

CLUBE DE CINEMA SÉNIOR SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL Sessões de cinema comentadas e debatidas por Dr. António Pascoalino QUI: 15H30-18H30 MP

213241475/969599918

ENQUADRAMENTOS

SELLING DREAMS VOYAGE AUTOUR DE LA LUNE De Ile Bêka e Louise Lemoine 8 SET: 21H30

CICLO DE CINEMA AO AR LIVRE: TERCEIRA IDADE CASA DA ACHADA

NO LIMIAR DA REALIDADE: «KICK THE CAN» De Steven Spielberg

JARDIM FERNANDO PESSA

CINEMA IDEAL

O FUTEBOL

De Sérgio Oksman

7 A 13 SET: 19H30

Ciclo sobre Fridrikh Ermler, com a presença de Peter Bagrov 4 A 8 SET

Duas sessões programadas pelos Filhos de Lumière 15 SET: 19H-24H

PAROULE SOUFFLÉE CINEMATECA PORTUGUESA

JAIME

De António Reis 23 SET: 15H

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - VIDEOTECA Recolha de filmes caseiros feitos em Lisboa ou por lisboetas

CINEMA S. JORGE 15 A 23 SET queerlisboa.pt

SHORTCUTZ UM VERÃO COM INGMAR BERGMAN

MOTELX - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE TERROR DE LISBOA

CICLO 1917 NO ECRÃ HISTÓRIAS DO CINEMA

DOUBLE BILL

De Cláudia Rita Oliveira

CRUZEIRO SEIXAS AS CARTAS DO REI ARTUR

16 SET: 21H30

CINEMATECA PORTUGUESA

6 SET: 21H30

MUSEU DO DINHEIRO

9 SET: 16H

CINEMATECA EM SETEMBRO

De Wim Wenders

O BOM, O MAU E O VILÃO Exibição de curtas-metragens TER: 22H

GREASE

De Randal Kleiser

ALICE NAS CIDADES

QUEER LISBOA 21 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA QUEER

CINEPOP

1 SET: 21H30

POLO CULTURAL DAS GAIVOTAS

4.DOC

De Ile Bêka e Louise Lemoine

THE INFINITIVE HAPPINESS

NO PAÍS DO CINEMA

PROCURAM-SE FILMES

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

CCB DE VERÃO 2017

CINEMA S. JORGE 28 SET A 1 OUT www.olharesdomediterraneo.org

CINEMA CITY CLASSIC ALVALADE Visionamento e análise de filmes em cartaz conduzido por um crítico de cinema. 3º SÁB: 10H Inscrições até à véspera da sessão

PALESTARA DE HÁ CINEMA NO MUSEU ENCERRAMENTO COM MANTHIA – RETRATOS DE VIDAS DIAWARA EXTRAORDINÁRIAS II 15 SET: 18H

23 SET: 21H30

OLHARES DO MEDITERRÂNEO – CINEMA NO FEMININO

EG

CINEMA S. JORGE 5 A 10 SET www.motelx.org

ESPAÇO NIMAS

LUZ DE INVERNO

1 SET: 13H30; 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

MÓNICA E O DESEJO

2 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

O SÉTIMO SELO

3 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

A FORÇA DO SEXO FRACO 4 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30


CIN E MA CURSOS

UMA LIÇÃO DE AMOR

5 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

MORANGOS SILVESTRES

6 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

O SILÊNCIO

7 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

UM VERÃO DE AMOR

8 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

SORRISO DE UMA NOITE DE VERÃO 9 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

SONATA DE OUTONO

10 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

A MÁSCARA

11 SET: 13H30, 15H30, 17H30, 19H30, 21H30

CENAS DA VIDA CONJUGAL 12 SET: 14H, 17H30, 21H

FANNY E ALEXANDRE

13 SET: 14H, 17H30, 21H

CONCURSOS

MONSTRA 2018

Inscrições para longas, curtas, séries de TV, curtas de estudantes, curtas para crianças e curtíssimas de animação INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19 NOV

CURSOS AMA – ACADEMIA MUNDO DAS ARTES

Representação para televisão e cinema CINECLUBE CINE REACTOR 24I

12º Curso Geral de Cinema

9 OUT/17 A 29 JUN/18 www.cursogeraldecinema.com

47 FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Simpósio Internacional Mulheres no Cinema Ibérico 11, 12 SET

KINO -DOC

Curso de Documentário Kino-Doc OUT A JUN/18

SEG, QUA, SEX: 9H-12H, 13H-16H, 20H -23H

Produção e Marketing Audiovisual SEG, QUA, SEX: 9H-12H

Interpretação – Cinema e televisão TER, QUI: 19H-23H

Animação e Grafismo 2D/3D I

919 300 853

TER, QUI: 14H-18H/19H23H

RESTART

Realização I

Animação e Grafismo 2D/3D II

Realização II

Escrita para Cinema, Televisão e New Media

SEG, QUA, SEX: 9H-12H, 20H-23H TER, QUI : 19H-23H

TER, QUI: 9H-13H

SEG, QUA, SEX: 20H-23H

Geral de Audiovisuais

TER, QUI: 9H-13H,14H-18H

Câmara e Iluminação para Audiovisuais

TER, QUI: 9H-13H, 19H-23H

Pós-Produção Audiovisual

EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA E ESCOLAS

> Contactos pág 99


DA N ÇA

© Alain Monot

48

CULTURGEST 29 E 30 DE SETEMBRO, ÀS 21H30 RUA ARCO DO CEGO 50, PISO 1 / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

FANFARE Loïc Touzé, conceção e coreografia; Bryan Campbell, Ondine Cloez, Madeleine Fournier, David Marques, Teresa Silva, Charlène Sorin, interpretação e colaboração artística.

Loïc Touzé desenvolve a sua atividade a partir da estrutura artística ORO, em Nantes. Tem realizado numerosos projectos em colaboração com E S P E TÁC U L O S COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

KRISHNA KAHANI – O MUSICAL

Jigna Sunil, coreografia; DJ Kamal, coordenação de som. 16, 17 SET: 2OH30, 17H

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

DANÇA DOENTE

Marcelo Evelin, conceito e coreografia; Andrez Lean Ghizze, Bruno Moreno, Carolina Mendonça, Fabien Marcil, Hitomi Nagasu, Marcelo Evelin, Márcio Nonato, Rosângela Sulidade, Sho Takiguchi, criação e interpretação.

CULTURGEST

29, 30 SET: 21H30

Loïc Touzé, conceção e coreografia; Bryan Campbell, Ondine Cloez, Madeleine Fournier, David Marques, Teresa Silva, Charlène Sorin, interpretação e colaboração artística.

RUA DAS GAIVOTAS 6

FANFARE

29, 30 SET: 21H30

WILD HORSE RUN

Andrea Hackl, conceito, coreografia e interpretação; Ivan Shopov, música. 8, 9 SET: 21H30

artistas do campo coreográfico, da música e das artes visuais. Em Fanfare apresenta novamente uma coreografia de grupo que se propõe dar um testemunho do que é estar, existir e pensar o nosso mundo. “Dançar é ver. Ver o espaço, o que nele está depositado e já ativo. Ver a sua história, agitar a sua memória, torná-la presente através do movimento dançado.” Ricardo Gross TEATRO CAMÕES

GENÉE INTERNATIONAL BALLET COMPETITION Final.

16 SET: 20H TEATRO TIVOLI

GENÉE INTERNATIONAL BALLET COMPETITION Semi-finais.

13 E 14 SET: 10H30

TODOS’17 CAMPO SANTANA (JARDIM)

PHASMES COMPANHIA LIBERTIVORE 9, 10 SET: 16H, 19H GNR

MONUMENT COLLECTIF PROTOCOLE 9 SET: 20H30

MIGUEL BOMBARDA

HALKA Grupo Acrobático de Tanger 9, 10 SET: 18H LX FESTIVAL CONTACTO IMPROVISAÇÃO DE DANÇA BACANTES - CODA PARA 29 SET-01 OUT https://festcilx17.wixsite.com/lxci UM CATAR DE RESTOS MARLENE MONTEIRO FREITAS F E S T I VA I S

9, 10 SET: 21H30


DA N ÇA

AU L AS / C U R S O S / WO R KS H O P S

PALACETE GOMES FREIRE

PASSAJAR

Quatro artistas de culturas artísticas diferentes encontram-se com um grupo de refugiados 8 SET: 20H; 9, 10 SET: 21H, 22H30

AULAS/CURSOS WORKSHOPS AAMA - ASSOCIAÇÃO DE ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA

Dança Contemporânea Inclusiva QUA: 10H30 917 737 409 / 217 121 330

ACADEMIA LIFECLUB/ ESTÚDIO 1

Aulas de Dança Contemporânea para Maiores de 55 anos e Séniores Por Rafael Alvarez TER: 17H30-19H15 bodybuilders321@gmail.com ARTA - TABERNA DAS ALMAS

Oficina de Tango Por Miriam Nieli QUI: 20H-21H30 938 226 403

ASSOCIAÇÃO ADN

Acrobacia Aérea

Por Joa Gouveia e Mila Xavier SEG, QUA: 19H30-21H45

ASSOCIAÇÃO SUBUD

Biodanza

TER: 19H30-21H45 965 350 034 http://biodanza-davida.webnode.pt/ AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

Oficinas de Movimento Por Bruno Rodrigues SEG: 15H-16H15, 18H5020H05, 20H15-21H30 brunosebastiaorodrigues@ gmail.com B.LEZA

Workshops de Dança DOM: 18H 963 612 816

C.E .M . CENTRO EM MOVIMENTO

Bodily on the button... ... A possible dance technique in practice... Com Peter Michael Dietz 18-22 SET: 19H00-21H30

A constant force of energy by moving

Com Peter Michael Dietz 25-29 SET: 19H00-21H30

Hoje em dia (investigação coreográfica)

Com Mário Afonso 18-22 SET: 17H00-19H00

Mover a escuta Treino e iniciação com viewpoints e Suzuki

Acrobacia de Chão

Com Jaime Mears e Joana Pupo 19-23 SET: 10H00-14H00 workshops@reisemroupa.com

Pinos

CASA DA COMARCA DE ARGANIL

Por Jocka Carvalho TER: 19H30-21H30 Por Joa Gouveia TER: 19H30-21H30

Mastro Chinês

Por Ricardo Paz QUI: 19H30-21H30

Curso para Crianças

Aulas Regulares de Tango Argentino (Iniciado/Intermédio) QUI: 20H30-21H30 964 859 049

Por Joa Gouveia e Mila Xavier SAB: 11H-10H30 aulas.adn.circo@gmail.com

CASA DE LAFÕES

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

Aulas de Forró

Aulas de Tango TER: 19H30

RUA DAS GAIVOTAS 6 8 E 9 DE SETEMBRO, ÀS 21H30 RUA DAS GAIVOTAS, 6 / 210 962 355 / RUADASGAIVOTAS@TEATROPRAGA.COM

WILD HORSE RUN Andrea Hackl, conceito, coreografia e interpretação; Ivan Shopov, música.

Andrea Hackl é uma coreógrafa residente em Amesterdão, que tem trabalhado com diversas companhias europeias, com passagem pelos principais festivais que são montra privilegiada para a criação contemporânea. A peça Wild Horse Run mostra-nos uma viagem alimentada por um fogo interior, feita de coragem e liberdade, e do desejo que quebrar fronteiras. Uma vez atingido o ponto de rutura, o espetador encontrará um lugar vulnerável, “nu”, despido de todas as camadas excedentes. RG CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

BalletArte

Dança Clássica, Dança Criativa, Dança Contemporânea e Barra de Chão pontifice73@gmail.com

TER, QUI: 21H

CHAPITÔ

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Por Sâmara Botelho, Matias Hugo e Neuza Ribeiro SEG, QUA: 19H30-21H

SEX: 20H30-22H

Workshop por Carla Sofia QUA: 18H45-19H45

Forró

Workshops

Técnicas de Manipulação

Samba Gafieira

Por Livia Oliveira QUA: 20H30-22H30

Kizomba

Por Marquinhos SÁB: 17H-19H 916 540 235

49

Danças Orientais

Ballet, Danças Orientais e Hip-Hop

Técnicas Circenses

Por Tommaso Mortari TER: 19H30-21H

Capoeira

Por Mário Correia TER, QUI: 19H30-21H

COMPANHIA OLGA RORIZ

Aulas de Contemporâneo

SEG, QUA, SEX: 10H3012H10, TER, QUI: 9H-10H30

Aulas de Condicionamento Físico SEG, QUA, SEX: 9H-10H30 CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Dançar com Pk

Aulas de dança para pessoas com Parkinson e cuidadores por Rafael Alvarez e Leonor Tavares. SÁB: 10H-11H30 EG / MP

934 788 156


50

DA N ÇA

AU L AS / C U R S O S / WO R KS H O P S

DANCE FACTORY STUDIOS

Aulas Regulares, Cursos e Workshops

EKA (PALACE)

Bharata Natyam TER: 19H00 dance@ekaunity.com

Kizomba Zero, Tango Argentino, Danças de Salão, Salsa, Tarrachinha, Semba, Bachata, Forró, Street Jazz, Ragga, Hip-Hop, Kuduro, Belly Dance, Sevilhanas, Ritmos Latinos, Pole Dance, Ballet, Sapateado, Dança Afro 966 755 755

Workshops de Natyoga

DANCE SPOT

Dança Criativa, Ballet, Contemporâneo, Jazz/Broadway, Sapateado/Tap Dance, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop, Bollywood e Barra de Chão 961 268 279

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais 915 773 155

DE PURA CEPA - ESCUELA DE TANGO

Tango Argentino (Iniciação, Intermédio e Técnica) depuracepatango@gmail.com DOJO DA LUZ

Dança Contemporânea Por Sofia Freire Diogo SEG, QUA: 10H30-11H30, SEG: 21H-22H, SEX: 20H30-21H30

6, 13, 20 E 25 SET: 18H0020H00 dance@ekaunity.com

ESCOLA PRO.DANÇA

ESTÚDIO ACCCA

Danças e rituais do feminino com Vera Eva Ham. SAB: 10H00-13H00 919 727 601

Por Sofia Silva SEG: 19H30-21H30 (NÍVEL ABERTO); TER E QUI: 19H00-20H30 (NIVEL I E II) E 20H30-22H00 (NIVEL III)

Curso de Verão Matridança

ESPAÇO 9 ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Cursos

ESCOLA DE DANÇA PROJETO LATINO

Aulas e Workshops

Salsa, Roda de Casino, Ritmos Africanos, Bachata, Tango Argentino e Sevilhanas Seg a sex: pós-laboral 917 860 556 ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Dança Extemporânea e Danças Espanholas

escoladedanca@raquel-oliveira.pt

Dança Contemporânea

MP

Gipsy Duende

formacaodanca@gmail.com 919 657 249

Danza Duende

ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON

SEG: 18H-19H30 QUA: 19H-20H30 info@espaco9@gmail.com ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Aulas e Workshops

Dança Criativa, Ballet, Repertório Clássico, Dança Contemporânea, Bollywood e Barra de Chão ESPAÇO MATER

Aulas

Dança Clássica, Sevilhanas, Dança Mais, Dança Indiana, Danças Europeias, Danças Celtas e Danças Orientais amalgama.info.ins@gmail.com ESPASSUS 3G

Dança Escocesa TER: 20H-22H 931 462 215

Aulas de Ballet

Por Elsa Madeira TER: 18H30-19H45 Por Carla Pereira e Paulina Santos QUA: 18H-19H30 FORUM DANÇA

Dança Contemporânea

Por Maria Ramos TER: 19H30-21H (NÍVEL ABERTO), QUI: 19H30-21H (NÍVEL INTERMÉDIO)

Ballet e Barra de Chão Por Maria João Lopes SEG: 19H30-21H, QUA: 19H30-21H

Laboratório Coreográfico

Por Maria Ramos QUA: 19H30-21H


DA N ÇA

AU L AS / C U R S O S / WO R KS H O P S

FUNDAÇÃO LIGA

MUSEU DO ORIENTE

TANGO D’AVENIDA

Por Rafael Alvarez SEG: 10H-11H fundacaoliga@fundacaoliga.pt

Por Carla Sofia QUI: 13H-14H

Por Miriam Nieli QUA, QUI: 20H, QUI: 21H 938 226 403

Atelier de Dança Inclusiva

GINÁSIO BEIJA-FLOR

Capoeira

SEG, QUA, SEX: 19H3021H, TER, QUI: 20H30-22H

Aulas Regulares de Dança Oriental POLE HEART

Aulas de Pole Dance Por Carolina Ramos www.carolinaramos.net

Aulas de Tango Argentino

TAP DANCE CENTER LISBON

Aulas de Sapateado

PRO.DANÇA - ESCOLA DE DANÇA

Por Michel e Paula Cirino SEG, QUA: 17H30-20H30, SÁB: 10H30-12H30 932 940 988

QUA: 19H30-22H 911 068 976

Ballet Clássico, Sevilhanas e Flamenco, Barra no Chão, Hip-Hop, Burlesco e Broadway Jazz

TEATRO CINEARTE

KI’ANDA PRIME

STAGE 81

Salsa, Bachata, Kizomba e Semba SEG A SEX: 19H-22H

Kizomba, Broadway Jazz, Burlesco, Ballet, Contemporâneo e Modern Dance stage81escoladedanca@gmail. com

IGREJA DE SANTO ANTÓNIO DE CAMPOLIDE

Aulas de Biodanza

Aulas

LX DANCE - ESCOLA DE DANÇA E BAILADO DE LISBOA

Cursos

Ballet, Jazz, Musical, Barra no Chão, Contemporâneo, Flamenco/ Sevilhanas, Pontas e Dance Mix

Aulas

Aulas

STEPS CLUBE

Aulas e Cursos

Tango, Salsa, Kizomba, Forró, Samba, Danças Orientais, Sapateado e Burlesque 914 890 204

51

Aulas de Danças Tradicionais Europeias Tradballs SEG: 19H (INICIAÇÃO), 20H45 (INTERMÉDIOS) balldados@tradballs.pt

VOZES EM CONSERTO ACADEMIA DE CANTO E PERFORMANCE

Aulas de Dança 911 155 558

WORK IN STUDIO

Aulas de Tango Argentino

DOM: 20H-21H30 milongabarraca@gmail.com TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Aulas de Novo Circo - Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio e Lira

SEG A QUI: 18H-21H, SÁB: 10H-13H 932 904 467

Aulas de Flamenco Por Tatiana Saceda QUA: 20H30-21H30

Aulas de Iniciação ao Tango Argentino Por Lua SEX: 19H45-21H15 geral@workin.com.pt

EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA E ESCOLAS

> Contactos pág 99


52

LIT E R ATU R A

CULTURGEST 7, 21 SET; 12 OUT; 2 E 23 NOV; 7 DEZ 21 790 51 55, CULTURGEST.BILHETEIRA@CGD.PT

COMUNIDADE DE LEITORES NORTE E SUL A clivagem Norte/Sul está longe de constituir um fenómeno recente, mas tem-se adensado nos últimos anos. A ideia de um Norte mais produtivo e racional e de um Sul mais hedonista e despreocupado é apenas um cliché ou encontra acolhimento na literatura dos séculos XIX e XX? Procurando uma resposta para esta questão, Helena Vasconcelos propõe-se analisar, em mais um ciclo da Comunidade de Leitores, os contrastes existentes entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

ATELIÊ DE MARIONETAS DE DEDO E ANIMAÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA MP

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

CONTARIA UM BECO DE HISTÓRIAS

Ana Sofia Paiva vem à Mouraria, para contar, cantar e encantar... ÚLTIMA QUA: 19H-21H | EG ATELIER DDLX

ATELIER DE ESCRITA CRIATIVA LITERÁRIA

Com Filipa Melo SEG, TER: 18H30-20H30

TUTORIA E GRUPO DE ESCRITA

Com Filipa Melo Acompanhamento personalizado e em grupo de projetos de escrita de ficção SEX: 18H30-20H30 atelierfilipamelo@gmail.com BIBLIOTECA DE BELÉM

da Inglaterra rural e inocente do sul, numa época fortemente marcada pela revolução industrial, no romance Norte e Sul de Elizabeth Gaskell, os aspectos “sulistas” nas obras de William Faulkner, de Carson McCullers e de Truman Capote, o “realismo mágico” de Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez e, por fim, Os Indiferentes de Alberto Moravia que descrevem “a lassitude, conformismo e decadentismo de um certo sul”, bem mais próximo de nós. Luís Almeida d’Eça

DE UM RESISTENTE

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Mostra ATÉ 21 OUT

FÓRUM FANTÁSTICO

ENID BLYTON: 75 ANOS DE OS CINCO

BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS

Mostra ATÉ 7 OUT.

PERIÓDICOS MUSICAIS PORTUGUESES

DESTAQUE DE COLEÇÃO Mostra ATÉ 8 SET. CICLO DE LETRAS: TONY DITERLIZZI E HOLLY BLACK ÁRABES E ISLÃO NA 1 A 30 SET LITERATURA E NO BIBLIOTECA NACIONAL PENSAMENTO PORTUGUÊS DE PORTUGAL (1826-1935) ALEXANDRE CABRAL Mostra (1917-1996) VIDA E OBRA ATÉ 1 SET EG

29 SET A 1 OUT

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS 2017

Evento que promove o encontro das várias línguas existentes no espaço europeu que estão representadas em Portugal pelas suas instituições culturais e de língua, bem como pelas embaixadas, reunidas na organização EUNIC Portugal. 23 SET EG


53

PASSADO E PRESENTE LISBOA, CAPITAL IBERO-AMERICANA DE CULTURA 2017 SETEMBRO www.lisboacapitaliberoamericana.pt


54 S ETE M B RO

LI S BOA , CAPITAL I B E RO -AM E RICANA D E C U LTU RA 201 7

Como se Pronuncia Design em Português: Brasil Hoje MUDE NO PALÁCIO CALHETA - BELÉM 23 de setembro a 31 de dezembro

À falta de tradução em qualquer dos lados do Atlântico, tanto portugueses como brasileiros se servem de um termo anglo-saxónico para designar certo e determinado processo criativo. O Museu do Design e da Moda anda há dois anos a explorar as mais variadas declinações da palavra “design” e agora, com curadoria de Frederico Duarte, revela cem perspetivas enunciadas no Brasil. Dos saberes indígenas às embalagens da sociedade de consumo, mostra como o design tem servido para promover e questionar ideias de identidade e progresso. Manuela Costa


METE S ARÇ MOB RO L I SLI B OA S BOA , CA , CAPITAL P I TA L I B I EB RE ORO - A -AM M E REIRICANA CA N A D EDC E UCLT U LTU URA RA 2 0201 17 7

Turbulências | Obras da Coleção “la Caixa” de Arte Contemporânea TORREÃO NASCENTE DA CORDOARIA NACIONAL 8 de setembro a 3 de dezembro

Uma seleção de obras de arte contemporânea da instituição bancária espanhola “la Caixa” saltou a fronteira para se apresentar no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, em Belém. Numa exposição que reúne nomes como Adrian Paci, Apichatpong Weerasethakul, Asier Mendizabal, Bleda y Rosa, Cao Guimarães, Carlos Amorales, Carlos Garaicoa, Damián Ortega, Gabriel Orozco, José Antonio Hernández-Díez, José Damasceno, Juan Ugalde, Marta Minujín, Paulo Nazareth, Shirin Neshat, Thomas Hirschhorn, Walid Raad e Walter Dahn. MC

55


56 S ETE M B RO

LI S BOA , CAPITAL I B E RO -AM E RICANA D E C U LTU RA 201 7

Dança Doente MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 29 e 30 setembro, 21h30

Chega-nos do Brasil mas foi buscar inspiração ao Japão. Aos movimentos e aos textos de Hijikata Tatsumi, que recomendava o uso das “palavras como armas para confrontar o corpo”. Dança Doente é uma coreografia à procura dos sintomas do mundo nos organismos dos nove bailarinos no palco do Maria Matos. E é, nas palavras do coreógrafo Marcelo Evelin, que desenvolveu o projeto com a sua Demolition Incorporada, “uma patologia dançada, viral e contagiosa, com uma premonição da morte, somente e sobretudo para reafirmar a vida em todo seu poder”. MC


METE S ARÇ MOB RO L I SLI B OA S BOA , CA , CAPITAL P I TA L I B I EB RE ORO - A -AM M E REIRICANA CA N A D EDC E UCLT U LTU URA RA 2 0201 17 7

Trilogia Antropofágica SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 15-16, 19-20 e 23-24 de setembro

É uma estreia mundial, esta que Tamara Cubas, uma das mais estimulantes criadoras sul-americanas, traz ao São Luiz. A génese da trilogia remonta ao Manifesto Antropofágico, do brasileiro Oswald de Andrade, que rompia com a ideologia colonial para se alimentar daquilo que é caraterístico dos povos do sul. Permanecer chega nos dias 15 e 16, Resistir acontece a 19 e 20 e Dominar conclui a 23 e 24 de setembro. Garantido está um espetáculo de dança entre a estranheza e a sedução que fazem o trabalho da coreógrafa uruguaia. MC

57


58 S ETE M B RO

LI S BOA , CAPITAL I B E RO -AM E RICANA D E C U LTU RA 201 7

Isabel e Tita Parra do Chile 100 anos de Violeta Parra CENTRO CULTURAL DE BELÉM 12 de setembro às 21h

Filha e neta de uma lenda da música mundial (e referência maior da canção do Chile), Isabel e Tita cantam Violeta Parra, numa tournée europeia que chega a Lisboa por ocasião da Capital Ibero-americana da Cultura e coincide com o centenário do nascimento da compositora de Gracias a la Vida. Fazendo-se acompanhar por Greco Acuña e Juan Antonio Sánchez, sobem ao palco do CCB para apresentar composições suas e clássicos de Violeta, como da música popular chilena. MC

Topografias Imaginárias: Lisboa, cidade do sul VÁRIOS LOCAIS 1, 2, 3 e 8, 9, 10 de setembro

O Arquivo Municipal de Lisboa tem vindo a descortinar os diferentes olhares do cinema sobre a cidade. E chegando à quarta edição do ciclo Topografias Imaginárias, assume a sua localização como “cidade do sul”, cruzando filmes de realizadores portugueses com outros latino-americanos. E de Luís Buñuel a Salomé Lamas, como na Videoteca de Alcântara ao Parque das Nações, oferece projeções comentadas em locais inesperados. MC


METE S ARÇ MOB RO L I SLI B OA S BOA , CA , CAPITAL P I TA L I B I EB RE ORO - A -AM M E REIRICANA CA N A D EDC E UCLT U LTU URA RA 2 0201 17 7

CONTINUAM EXPOSIÇÕES

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Racismo e Cidadania ATÉ 3 DE SETEMBRO

CARPINTARIAS DE SÃO LÁZARO

Shadows Alfredo Jaar

HISTÓRIA / OLISIPOGRAFIA VÁRIOS LOCAIS

Testemunhos da Escravatura: Memória Africana

Projeto desenvolvido pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses que mostra, em cerca de quatro dezenas de espaços, peças e documentos sobre o tema. Mais informações em: www.testemunhosdaescravatura.pt

VISITAS

Chile

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

GALERIA ZÉ DOS BOIS

Galerias da Amazónia Reserva Visitável

ATÉ 3 DE SETEMBRO

Cartazes cubanos da OSPAAAL de 1960 a 1980 ATÉ 16 DE SETEMBRO

MUSEU ARPAD SZENES-VIEIRA DA SILVA

Fotoformas e Sobras Geraldo de Barros ATÉ 17 DE SETEMBRO

MAAT (SALA OVAL)

Carlos Garaicoa Cuba

ATÉ 18 DE SETEMBRO

MUSEU DE LISBOA

Do Carnaval à Luta Livre: Máscaras e devoções mexicanas ATÉ 1 DE OUTUBRO

MUSEU DO FADO

Saura: 10 anos de “Fados” ATÉ 8 DE OUTUBRO

ATÉ DEZEMBRO

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ATELIERS MUNICIPAIS E GALERIA QUADRUM

Artistas LatinoAmericanos em Lisboa Argentina, México e Brasil ATÉ DEZEMBRO

RESIDÊNCIAS

TEATRO DO SILÊNCIO

A Sul Residências Criativas ATÉ SETEMBRO

Residências Escrita ATÉ DEZEMBRO

DESENHO

FUNDAÇÃO ARPAD SZENESVIEIRA DA SILVA

Lisboa - um ano a desenhar para o futuro 2017 Com os Urban Sketchers de Portugal ATÉ DEZEMBRO

59


60 S ETE M B RO

LI S BOA , CAPITAL I B E RO -AM E RICANA D E C U LTU RA 201 7

PROGRAMA EDUCATIVO BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

CHAM, CHAM – Três Culturas, Uma Cidade Com Diego Alvarez, curadoria de Hugo Barata Argentina CONVERSA 20 SETEMBRO ÀS 17H30 Máximo 30 participantes Duração 2h

Modinhas e Lunduns: a “meiguice do Brasil” e a “moleza americana” nos serões musicais lisboetas do tempo de D. Maria I CONVERSA 21 SETEMBRO ÀS 16H

No limite da lotação da sala Duração 1h30 Sob marcação: isabel.n.goncalves@cm-lisboa.pt

GALERIAS MUNICIPAIS

Oficina para fazer uma Escultura Básica em Madeira Com Claire de Santa Coloma 3 A 7 SETEMBRO DAS 14H ÀS 21H PÚBLICO ADULTO

Máximo 10 participantes (selecionados) Duração 5 dias Sob marcação helenatavares@egeac.pt

MUSEU DO FADO

Saura: 10 Anos de Fados VISITA GUIADA Máximo 25 participantes Duração 1h30 Sob marcação info@museudofado.pt

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Racismo e Cidadania

MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA

VISITA, PÚBLICO ADULTO

Do Carnaval à Luta Livre: Máscaras e Devoções Mexicanas

VISITA, PÚBLICO ESCOLAR

VISITA GUIADA Máximo 30 participantes Duração 1h30

VISITA E OFICINA FAMÍLIAS COM CRIANÇAS, MAIORES DE 4 ANOS 16 SETEMBRO ÀS 11H30 Máximo 30 participantes Duração 1h30 Sob marcação: servicoeducativo@museudelisboa.pt

Máximo 25 participantes | Duração 1h30

Máximo 25 participantes | Duração 1h30

VISITA, PÚBLICO COM NECESSIDADES ESPECIAIS Máximo 10 participantes | Duração 1h30

VISITA E OFICINA PÚBLICO ESCOLAR

Máximo 25 participantes | Duração 1h30

OFICINA, PÚBLICO ESCOLAR Máximo 25 participantes | Duração 1h30 Informações e marcações: se@padraodosdescobrimentos.pt


62

L I T E R AT U R A BIBLIOTECA PENHA DE FRANÇA

COMUNIDADE DE LEITORES

Dom Casmurro, Machado de Assis 27 SET: 17H30 EG-MP

BU ÉDALOUCO PHARMÁCIA DE CULTURA

TERTÚLIA DE POESIA

Cada sessão tem um poeta convidado e um poeta celebrado TER: 21H30 CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

CICLO A PALETA E O MUNDO IV

Uma hora semanal de leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio com projeção de imagens. SEG: 18H30

CRIAÇÃO TARDIA AS ÚLTIMAS REBELDIAS DOS ARTISTAS

Uma conversa a partir do livro Sobre o Estilo Tardio, de Edward Saïd. 16 SET: 16H EG

CASA DE MACAU

CURSO DE LÍNGUA E CULTURA CHINESA QUA: 18H30-20H MP

C.E .M – CENTRO EM MOVIMENTO

LEITURAS DA BOCA Com Bernardo Bethonico TER: 16H30

CENTRO INTERCULTURACIDADE

CURSO DE INTRODUÇÃO AO CRIOULO DE CABO VERDE Língua e cultura

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

LIVRARIA BULHOSA (AMOREIRAS)

Exposição documental e bibliográfica

Peregrinação Vermelha, com a presença do autor: António Caeiro. Moderação: Olga Marques 19 SET: 18H30

JOSÉ SARAMAGO – A SEMENTE E OS FRUTOS

O LAGARTO, DE J. BORGES CULTURGEST JOSÉ SARAMAGO COMUNIDADE DE LEITORES EExposição MP

Norte e Sul por Helena Vasconcelos Norte e Sul, Elizabeth Gaskell 7 SET: 18H30 Frankie e o Casamento, Carson McCullers 21 SET: 18H30 MP

ESCREVER ESCREVER

CURSOS

Escrita criativa, Revisão de Textos, Descomplicar a Escrita, Ensaboadela no Português, Escrever um Livro, Escrever para Revistas, Poesia: um dia para descobrir, Oficina de Contadores de Histórias. SET MP

ESPAÇO BAIRRO ALTO – LISBOA

TUTORIA E GRUPO DE ESCRITA

Acompanhamento personalizado e em grupo de projectos de escrita de ficção SEX: 18H30-20H30 Contacto: atelierfilipamelo@ gmail.com ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

HEMEROTECA

COMUNIDADE DE LEITORES

A Dúvida e o Riso (1997), de Manuela Degerine. Moderação: Maria Helena Roldão 26 SET: 17H30 EG-MP

ILNOVA - INSTITUTO DE LÍNGUAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

CURSOS SEMESTRAIS

Alemão, Árabe, Búlgaro, Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Hindi, Húngaro, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Neerlandês, Polaco, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Turco. INSTITUTO CULTURAL ROMENO

CURSOS DE LÍNGUA ROMENA

JUNTA DE FREGUESIA DE INTERCÂMBIO POÉTICO; POEMAS SEM FRONTEIRAS ARROIOS OFICINAS CINCO ÀS SEIS Poesia nos mais diversos idiomas Escrita criativa por Filipa Melo SEG: 18H

do Mundo 4ª SEX: 19H30-21H EG

MP

SÁB: 9H-11H, 11H-13H

EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

JUNTA DE FREGUESIA DO LUMIAR

MP

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

II FESTIVAL DE POESIA DE LISBOA 9 SET: 10H-21H

DIA LITERÁRIO AGOSTINHO DA SILVA 24 SET

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Com Isabel Costa TER: 18H30-20H MP

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INSTITUTO ORIENTAL

CURSO LIVRE DE LÍNGUA E CULTURA TURCA 931 625 424 MP

EG

MUSEU DE SÃO ROQUE

SIMÏTÜ – MÚSICA AO POETA

Recital com Joana Vasconcelos e Sá (piano) e Jorge Soares (poesia) 27 SET: 19H MP / IA

ORIENTA-TE

INICIAÇÃO À LÍNGUA CHINESA

TER: 18H30-20H, QUA, QUI: 19H-20H30 MP

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

IV ENCONTRO DE POETAS DA LÍNGUA PORTUGUESA 15 E 16 SET

PORTUGU ÊS ET CETERA

CURSOS DE PORTUGUÊS, LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA MATERNA

Prof.ª Rodica Adriana Covaci SEG, QUA: 19H-20H30 Prof. Simion Doru Cristea TER, QUI: 19H-20H30

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

CURSO DE LÍNGUA E CULTURA CHINESAS

CLUBE DE LEITURA

CLUBE DE LEITORES Clássicos Estrangeiros 20 SET: 21H MP

LIVRARIA BULHOSA (ENTRECAMPOS)

CLUBE DE LEITURA

D. Afonso Henriques, com a presença do autor, José Carlos Oliveira. Moderação: Carlos Marques e Sandra Marques 20 SET: 18H EG

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 99


S L IETCEÇÃO R AT UCRO ANO TS I NLUA I VM R O/S C DI E RSCEO T E/M B AU RO L AS / WO R KS H O P S

GUY DE MAUPASSANT

FILIPA MELO

POESIS

FORTE COMO A MORTE

DICIONÁRIO SENTIMENTAL DO ADULTÉRIO

DOM QUIXOTE

E-PRIMATUR

QUETZAL

ABYSMO

Poesis tem como parente longínquo a Arte Poética de Horácio, na medida em que constitui uma longa série de poemas que tem como tema a própria poesia. Mas, enquanto que Horácio cria um texto dedicado aos jovens poetas sobre a criação literária e a arte de escrever poesia, Maria Teresa Horta afirma neste livro “Eu sou a minha poesia” e “Sou da condição / dos versos (…)”, assumindo a essência da sua identidade como poética. A obra exibe na capa o suposto retrato de Safo, de um fresco de pompeia. A escolha da poetisa grega, a “décima musa”, como a ela se referiu Platão, liga-nos à dimensão feminina e erótica da poesia de Maria Teresa Horta. De facto, para a autora, o próprio acto de escrever é erótico: “O prazer do corpo / do poema (…) o êxtase / das palavras”. Ou como se lê no poema inaugural do presente volume “(…) Depois ganhei pé / na fundura de mim mesma / na ousadia dos versos // onde se colhem / os êxtases / no corpo da escrita (…)”

Bel Ami e Uma Vida são dois romances que atingiram o estatuto de clássicos, porém a reputação de Guy de Maupassant repousa essencialmente na sua atividade de contista. Bola de Sebo, A Casa Tellier ou Mademoiselle Fiffi, são obras-primas incontestadas do género. O presente romance, Forte como a Morte, recentemente reabilitado, é uma variação admirável sobre o tema da relação entre a arte e a vida. O pintor Olivier Bertin fixa na tela a beleza das mulheres da sociedade parisiense. Apaixona-se por uma delas, a Condessa de Guilleroy, mulher casada, com que mantém uma ligação duradoura. Quando conhece a sua filha, em tudo igual ao retrato que pintara da mãe no auge do seu esplendor, é como se a vida imitasse a arte e a sua amante tivesse resistido incólume à passagem do tempo. Não consegue resistir à atração da jovem e o drama surge. Seguido de Pierre e Jean, curto romance sobre a desagregação de uma família na sequência de uma herança deixada a apenas um de dois irmãos.

De Abraão a Zeus, Filipa Melo cruza fontes históricas e bibliográficas com textos literários de todas as épocas, compondo uma espécie de almanaque pessoal do adultério, não isento de ironia. A obra apresenta um formato semelhante ao do dicionário: com entradas, com uma esquematização a partir de pequenos textos, neste caso subordinados ao tema geral do adultério. Para além do divertimento que proporciona, esta “agenda politicamente incorrecta” é “um caso sério” que parte de uma vasta investigação no domínio da mitologia, das religiões da história das artes (literatura pintura, cinema), e dos costumes ao longo dos tempos. Na imagem da capa, a condessa de Castiglione olha através da moldura de uma foto familiar: a “amante a espreitar pela moldura do convencional da família”. Segundo a autora, a capa resume o livro: “mostra uma realidade que está por detrás das fotografias. Supõe-se que as amantes não figuram nos álbuns de família. Mas algures estarão na memória”.

Insanus reproduz na contracapa uma citação de Flaubert. “Livre. Quel qu’il soit, toujours trop long”. Contudo, estas narrativas de Carlos Querido não correm o risco de ser demasiado longas, pois consistem em cerca de três dezenas de micro-contos. O autor, juiz desembargador, cronista e romancista, publicou os romances históricos Redenção das Águas – As Peregrinações de D. João V à Vila das Caldas (2013) e Príncipe Perfeito – Rei Pelicano, Coruja e Falcão (2015). Com o absurdo como denominador comum, estes pequenos textos sobre um homem a quem as palavras doem, náufragos que se perdem no mar, que pode ser um deserto, um gato que regressa do passado, um mendigo invisível nos seus andrajos, estátuas que invadem uma pequena cidade termal, ou uma mulher que tem o corpo do marido a apodrecer em casa, compõem uma impressionante galeria de personagens atormentada pela insanidade ou pela “horrível sanidade”, na citação de Edgar Allan Poe, em epígrafe no presente livro. LAE

MARIA TERESA HORTA

CARLOS QUERIDO

INSANUS

63


M Ú S ICA

© Vincent Beaume

64

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 27, 28 E 29 DE SETEMBRO, ÀS 20H AV. DE BERNA, 45 A / 217 823 000 / WWW.GULBENKIAN.PT

O MONSTRO NO LABIRINTO Este mês, a Gulbenkian recebe a maior produção do ano, que junta em palco uma orquestra, três solistas, um narrador e mais de 300 coralistas e instrumentistas. Trata-se da ópera comunitária e multimédia O Monstro no Labirinto, do compositor inglês Jonathan Dove, estreada no Festival d’Aix-en-Provence. Com encenação de Marie-Eve Signeyrole e narrada pelo ator português Fernando Luís, a obra recupera o mito grego que conta a E S P E TÁC U L O S ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

FORRÓ PESADO APRESENTA KABAÇA ROOTS AO VIVO SÁB: 23H

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

GONÇALO PRAZERES QUINTETO 9 SET: 21H

ISABEL E TITA PARRA DO CHILE YO SOY LA FELIZ VIOLETA 12 SET: 21H

viagem de Teseu até Creta para resgatar as crianças atenienses oferecidas em sacrifício ao Minotauro. O Monstro no Labirinto é visto pela encenadora como uma metáfora do drama migratório vivido no Mediterrâneo, fazendo da história do Minorauto um reflexo dos dramas, mudanças e movimentos sociais da atualidade. O libreto é de Alasdair Middleton e a versão portuguesa de Tiago Marques. Os bilhetes custam entre 15€ e 30€. Filipa Santos

CONCERTO DE TERÇA EM FADO ANIVERSÁRIO ORQUESTRA 5, 12, 19, 26 SET: 22H30 DE CÂMARA PORTUGUESA FADO NO BARTÔ COM FLÁVIO GIL (2007- 2017) 20 SET: 22H 13 SET: 21H

CINE THEATRO GYMNÁSIO

FADO IN CHIADO SEG A SÁB: 19H

COLISEU DOS RECREIOS

ALCIONE

LAURENT FILIPE

FICA TUDO EM FAMÍLIA

CCBEAT XINOBI

Café-concerto com Flávio Gil e Paulo César 27 SET: 22H

BRUNO E MARRONE

FADO COM MARIFÁ

BUIKA

SAMBA À MESA

29 SET: 21H30

22 SET: 21H

8 SET: 21H

JIBÓIA

30 SET: 21H

7, 14, 21, 28 SET: 22H30 1, 8, 15, 22, 29 SET: 22H30 EG

CHAPITÔ

CLUBE DO CHORO DE LISBOA

4, 11, 18, 25 SET: 22H30 EG

MÚSICAS DO MUNDO 3, 10, 17, 24 SET: 22H EG

1 SET: 22H 28 SET: 21H

PARA MI TOUR

FERNANDINHO 30 SET: 20H

CULTURGEST

NORBERTO LOBO 16 SET: 21H30


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

LUÍS BARRIGAS

SONGS WITHOUT WORDS 22 SET: 21H30

KAJA DRAKSLER OCTET 29 SET: 21H30

ESTÚDIO TIME OUT MERCADO DA RIBEIRA

LA RAIZ

IGREJA DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO VELHA

RECITAIS DE ÓRGÃO À HORA DE ALMOÇO

CÉLIA SOUSA TAVARES E LUÍS SIMÕES COELHO, ORGANISTAS SEG A QUI: 14H SEX: 12H EG

30 SET: 22H

218 879 549 turismo@quovadislisboa.com

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

IGREJA DE SÃO VICENTE DE FORA

ARTUR PIZARRO ORQUESTRA XXI 2 SET: 21H

O MONSTRO NO LABIRINTO

ÓPERA COMUNITÁRIA

27, 28, 29 SET: 20H

CUARTETO CASALS

INTEGRAL DE BEETHOVEN PARTE I 30 SET: 19H

GALERIA ZÉ DOS BOIS

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO PADRE CORREIA DA CUNHA

Missa de sufrágio com atuações do Coro Gulbenkian e da Banda da Armada 24 SET: 10H LARGO CAFÉ ESTÚDIO

SUNSET NO LARGO RÁDIO MUNDO

65 MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA CONCERTO INAUGURAL 24 SET: 20H

MUSICBOX

BAILE TROPICANTE 1 SET: 00H

PAPERCUTZ

AGATA KARCZEWSKA 7 SET: 22H

AL ZANDERS & MIDNIGHT 8 SET: 00H

PEGA MONSTRO 9 SET: 22H30

BENJAMIN & BARNABY KEEN 14 SET: 22H30

LEATHER NIGHT

TEACH ME TIGER FT. THE GORIES

FRESH PRINCE

MIRROR PEOPLE

ERASMUS NIGHT LIFE

FOR THE GLORY

HOUSE

IRMÃOS MAKOSSA

2 SET: 22H30 3, 10, 17, 24 SET: 00H 4, 11, 18, 25 SET: 00H 5, 12, 19, 26 SET: 00H

6, 13, 20, 27 SET: 00H

15 SET: 22H30

16 SET: 22H30

22 SET: 22H30

22 SET: 00H30

DJ set 2 SET: 17H

SUNSET NO LARGO LUÍS SEVERO E TERYLENE CONVIDADOS Jazz 3 SET: 17H APRESENTAM LUÍS SEVERO | FILIPE SAMBADO SUNSET NO LARGO 8 SET: 22H

NITE JEWEL | VEER 9 SET: 22H

GREG FOX | CLOTHILDE 14 SET: 22H

MOSTAFA

Concerto 10 SET: 17H

SUNSET NO LARGO NELSON MAKOSSA DJ set 17 SET: 17H

10.000 RUSSOS | TREN GO! SUNSET NO LARGO SOUNDSYSTEM PAOLO DIONISI 14 SET: 22H

GUME

LANÇAMENTO DE ‘PEDRA PAPEL’ 16 SET: 22H

TIMESPINE | HELENA ESPVALL & MARC RAMIREZ 21 SET: 22H

DJ set 24 SET: 17H

DING-A-LING NIGHTS DJ set Cumbias 29 SET: 22H

LISBOA AO VIVO

DUB FX

14 SET: 21H

BRAVE C/ NIDIA, BLASTAH, LX FACTORY JUANA NARAP + STROIKA, THE FAMOUS FEST BONAVENTURE CLARICE FALCÃO 23 SET: 22H 29 SET: 21H30 ENDLESS BOOGIE MARIA MATOS 26 SET: 22H ÉTIENNE JAUMET, SONIC MELT-BANANA 29 SET: 22H BOOM & CELINE WADIER LA MONTE YOUNG TRIBUTE 13 SET: 22H

ALFAMA , VÁRIOS LOCAIS 15E 16 DE SETEMBRO WWW.CAIXALFAMA.PT

CAIXA ALFAMA As ruas, becos e ruelas de Alfama voltam a encherse de gente para receber mais uma edição do Caixa Alfama. O festival do fado está marcado para os dias 15 e 16 de setembro, e junta mais de quarenta fadistas em dez palcos para celebrar a canção de Lisboa. António Zambujo, Marina Mota, Gisela João, Marco Rodrigues, os irmãos Hélder e Pedro Moutinho, Alexandra ou Paulo Bragança são apenas alguns dos nomes que figuram no cartaz deste ano. Os concertos estão divididos por vários espaços do típico bairro lisboeta, entre eles o Museu do Fado, o Largo das Alcaçarias, ou a Igreja de São Miguel. Este ano, para além do passe de dois dias, a 25€, está também disponível o bilhete diário, a 15€. FS


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S / F E S T I VA I S

THE ALCHEMIST 23 SET: 23H30

MATEO VALLICELLI 29 SET: 00H30

O’CULTO DA AJUDA

DA SOLIDÃO

Performance para soprano 15, 16 SET: 21H30 17 SET: 18H30 PRAÇA DA FIGUEIRA

COMEMORAÇÃO DO 106º ANIVERSÁRIO DA CASA DE LAFÕES INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ‘LAFÕES EM LISBOA’ 1 SET: 18H30

GRUPO DE CONCERTINAS ‘OS SEM NOME’, OLIVEIRA DE FRADES 1 SET: 20H

NOITE DE FADOS 1 SET: 21H

ARRUADA COM

RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DA TILEIRA E VOZES DE MANHOUCE 2 SET: 10H30

RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DA TILEIRA, SANTA CRUZ TRAPA, S. PEDRO DO SUL 2 SET: 15H30

ISABEL SILVESTRE E VOZES MANHOUCE, S. PEDRO DO SUL 3 SET: 18H30

FADISTA LAUREN PINTO 3 SET: 21H

BANDA DA SOCIEDADE MUSICAL VOUZELENSE 3 SET: 18H30

POLO CULTURAL GAIVOTAS | BOAVISTA

LUSCO-FUSCO ÉME 14 SET: 19H

DE PANELAS E BAGAGENS, COMUNIDADES E GASTRONOMIAS ÍNDIA + DJ DILEN + EURICA MAGAN + VJ LÚCIA DIOGO

F E S T I VA I S

CAIXA ALFAMA PALCO CAIXA

Jantar-concerto 21 SET: 20H30

PRAÇA DE TOIROS DO CAMPO PEQUENO

LUDOVICO EINAUDI [ELEMENTS]

15 SET: 21H30

ANTÓNIO ZAMBUJO, MARINA MOTA, JOSÉ GONÇALEZ & SANGRE IBÉRICO 15 SET

GISELA JOÃO, MARCO RODRIGUES, “OS MESTRES” 16 SET

LARGO CHAFARIZ DE DENTRO

TEATRO THALIA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

LUÍS GUERREIRO E PEDRO CASTRO 15 SET

INTEGRAL DAS SINFONIAS DE BRAHMS 30 SET: 21H

PAULO SOARES E JOSÉ MANUEL NETO 16 SET

TEATRO TIVOLI BBVA

ADRIANA QUEIROZ

AUDITÓRIO MUSEU DO FADO

MATILDE CID E TERESINHA LANDEIRO

KURT WEIL

16 SET: 21H 17 SET: 17H

15 SET

LUAR NA LUBRE 27 SET: 21H30

queerlisboa.pt

66

Produção

Festival Apoiado pelo

Parceria Estratégica

Queer Lisboa 21 Festival Internacional de Cinema Queer 15 - 23.09.2017 ~ Jorge Cinema SAo

Coprodução


M Ú S I CA F E S T I VA I S

NATHALIE E TÂNIA OLEIRO 16 SET

PALCO ERMELINHA FREITAS, LARGO DAS ALCAÇARIAS

DIOGO CLEMENTE, MIGUEL RAMOS 15 SET

PAULO BRAGANÇA, JÚLIO RESENDE, “FADO ENSEMBLE”, EDU MIRANDA TRIO 16 SET

PALCO SANTA MARIA MAIOR/GRUPO SPORTIVO ADICENCE

JAIME DIAS E ANA MARTA, DIOGO ROCHA E SANDRA CORREIA 15 SET

VÍTOR MIRANDA E HENRIQUETA BATISTA, PEDRO GALVEIAS E VERA MONTEIRO 16 SET

IGREJA DE SÃO MIGUEL

PALCO TOFA (SOCIEDADE BOA UNIÃO)

ANTÓNIO PINTO BASTO, TERESA TAPADAS

15 SET

GONÇALO SALGUEIRO, MARIA ANA BOBONE

AUGUSTO RAMOS, CONCEIÇÃO RIBEIRO JOANA ALMEIDA, MIGUEL XAVIER 16 SET

PALCO AMÁLIA (AUDITÓRIO ABREU ADVOGADOS)

15 SET

ALEXANDRA, RODRIGO COSTA FÉLIX, BÁRBARA SANTOS

CORO RICERCARE | MADRIGAIS

15 SET

16 SET www.caixaalfama.pt

FESTIVAL CANTABILE FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

SOLISTAS DO FESTIVAL CANTABILE

OBRAS DE BACH, KANCHELI E BRAHMS MUSEU DO DINHEIRO

15 SET

OBRAS DE MOZART E SCHÖNBERG

ANA SOFIA VARELA, BUBA ESPINHO

FADO À JANELA

16 SET

JORGE SILVA, MIGUEL MONTEIRO, JOSÉ MANUEL RODRIGUES 15 SET, 16 SET

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN MUSEU DO DINHEIRO 14 A 16 DE SETEMBRO, VÁRIOS HORÁRIOS AV. DE BERNA, 45 A / 217 823 000 / WWW.GULBENKIAN.PT LG. DE SÃO JULIÃO / 213 213 240 / WWW.MUSEUDODINHEIRO.PT

FESTIVAL CANTABILE O Festival Cantabile regressa para a sua 8ª edição com apresentações de música de câmara com orquestra. De 14 a 16 de setembro, há concertos na Fundação Gulbenkian, no Museu do Dinheiro, e também no Palácio Nacional de Sintra. O festival volta a contar com direção artística da violetista de renome internacional Diemut Poppen, sua fundadora, a quem se juntam os solistas Hansjörg Schellenberger (oboé e direção), Maria-Elisabeth Lott (violino) e Sebastian Klinger (violoncelo), acompanhados do Coro e Orquestra Gulbenkian, e dirigidos pelo maestro José Eduardo Gomes. Os concertos, de entrada livre, oferecem uma viagem musical do barroco à música contemporânea. FS

14 SET: 21H

CORO RICERCARE | MADRIGAIS

14 SET: 21H

ROSITA, NÁDIA BASTOS, KIKO, PEDRO FERREIRA

VÉSPERAS DE NOSSA SENHORA

HÉLDER MOUTINHO, PEDRO MOUTINHO

IGREJA DE SANTO ESTÊVÃO

LUÍS CAEIRO, RUI VAZ

16 SET

PALCO SANTA CASA/ CENTRO CULTURAL DR. MAGALHÃES LIMA

16 SET

CAROLINA, FILIPA CARDOSO 15 SET

67

SOLISTAS DA ORQUESTRA GULBENKIAN E SOLISTAS DO FESTIVAL CANTABILE 16 SET: 21H EG

FESTIVAL MONTEVERDI CENTRO CULTURAL DE BELÉM

LUDOVICE ENSEMBLE

LIVRO III

16 SET: 11H

LIVRO IV

16 SET: 14H30

GRUPO VOCAL OLISIPO | MADRIGAIS LIVRO V

16 SET: 17H

LA VENEXIANA ORFEU

16 SET: 21H

OFFICIUM ENSEMBLE | MADRIGAIS LIVRO I

17 SET: 11H

OFFICIUM ENSEMBLE | MADRIGAIS LIVRO II

17 SET: 14H30

GRUPO VOCAL OLISIPO | MADRIGAIS LIVRO VI

17 SET: 17H


68

M Ú S I CA F E S T I VA I S

LA VENEXIANA | MADRIGAIS

EXCERTOS DOS LIVROS VII E VIII

TENREIRO, TROL2000 2 SET

DJ KOZE, MOTOR CITY DRUM MOVE D, NICK FESTIVAL NOVA MÚSICA’17 ENSEMBLEM, CRADDOCK, MIKE STELLAR, UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA – CAMPUS DE MAAYAN NIDAM, NICOLAS CAMPOLIDE LUTZ, ZÉ SALVADOR, ZOY LIVE, LINDA MARTINI, GOLDEN B SLUMBERS, PRIMEIRA DAMA, MARY 3 SET OS POLEGAR, LUÍS SEVERO, CRUZES CANHOTO REAL FADO - FADO 23 SET AUTÊNTICO EM LOCAIS SURPREENDENTES LISB-ON PAVILHÃO CHIN ÊS PARQUE EDUARDO VII TRADICIONAL SVEN VÄTH, KIASMOS, ETIENNE FADO TER: 19H RESERVATÓRIO DA JAUMET, SPACE MACHINE PATRIARCAL 1 SET FADO & OUTRAS SONORIDADES NINA KRAVIZ, CASSY, SEX: 19H TONY ALLEN, AMP FIDDLER, EMBAIXADA – PORTUGUESE SHOPPING FRANCISCO COELHO, GALLERY RAMBOIAGE, DE LOS MIEDOS FADO INTEMPORAL DOM: 20H & NOMAD, NOVO MAJOR, DREAM 2 SCIENCE, TAKO, JOÃO 17 SET: 21H

ARTS2SCIENCE

TODOS’17 HOSPITAL DOS CAPUCHOS

UNION’S HILL

8 SET: 14H30-16H

PORTUGOESAS – MÚSICA INDO-PORTUGUESA 10 SET: 18H30

JARDIM CAMPO SANTANA

ORQUESTRA TODOS E ALINE FRAZÃO 8 SET: 22H30 BIRU & O BANDO 9 SET: 22H30

CURSOS ACADEMIA DO LUMIAR

Formação Instrumental, Musical, Coral ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

Cursos de Canto, Guitarra, Piano, Violoncelo, Violino, Bateria, Baixo

Aulas Regulares e workshops de Teoria Musical, Piano, Violino, Violoncelo, Guitarra, Técnica Vocal e Tecnologias da Música SEG A SÁB: 10H-20H MP

ASSOCIAÇÃO GAITADE -FOLES

Oficinas de Gaita-defoles | MP ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS - ART

Aulas de Guitarra e Piano | MP ATELIER MUSICAL E ARTÍSTICO DO AREEIRO

Aulas de Instrumentos Musicais

MP

25 anos

13 DE SETEMBRO a 1 DE OUTUBRO 4ª A SÁB. ÀS 21H30 E DOM. 17H Tel: 91 999 12 13 encenação e dramaturgia NATÁLIA LUIZA interpretação CATARINA GUERREIRO, FLÁVIA GUSMÃO, SÍLVIA FILIPE espaço cénico e figurinos MARTA CARREIRAS música original e espaço sonoro RUI REBELO desenho de luz MIGUEL SEABRA direcção artística do teatro meridional MIGUEL SEABRA e NATÁLIA LUIZA

fotografia © 2013 nuno figueira | design JWT

ESTRUTURA FINANCIADA

APOIOS

PARCERIA

M/12 2017


M Ú S I CA C U R S O S BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

Txim, txim, txim, pó, pó, pó, pó: 100 anos de Jazz em Portugal Exposição ATÉ 15 SET SEG A SEX: 9H30-19H30 SÁB: 9H30-17H30 CASA DO ALENTEJO

MATER – AMALGAMA LISBON

Aulas de Canto MP

MUSEU DO FADO

Fados de Carlos Saura | 10 Anos ATÉ 8 OUT/17 TER A DOM: 10H-18H

Tardes Alentejanas

MUSEU DO ORIENTE

EG

TER: 13H-14H

SÁB: 15H30

CASA DO BRASIL

Violão Brasileiro e Guitarra Criar e Gerenciar Bandas Aulas Permanentes 968 870 282 MP

CASA DA COMARCA DA SERTÃ

Aulas de Acordeão

QUI: 18H30, 19H30, 20H30 DOM: 10H, 11H CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Forró, Samba no Pé, Maracatu, Afro Brasil, Percussão, Violão Vários horários

CENTRO INTERCULTURACIDADE

Canto e Técnica Vocal SEG A SEX: 17H-19H

Aulas de Violino

PRIMO CANTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Curso de Canto S ESPAÇO

Adufe, Canto Tradicional SAGRADA FAMÍLIA

Aulas de Forró

QUA: 20H-21H30

Baile com o Quinteto Luso Baião QUA: 22H

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Aulas Livres de Música MP

TEATRO DOM LUIZ FILIPE

Canto Tradicional SEG: 21H

Concertina I

MP

TER: 19H30 balltoques@tradballs.pt

COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

VOZES EM CONSERTO

EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

Aulas de Canto, Piano, Guitarra Clássica, Pianista Acompanhador, Teoria Musical, Coro

TER: 18H30-20H30

XUVENTUDE DE GALICIA

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

SEX: 20H30

Raga

Curso de Música Indiana Vários horários

Aulas de Voz e Canto

Aulas de Pandeireta

Aulas de Piano, Guitarra MP

ESTÚDIO VANDA MELO

Voz e Canto

TER: 19H-20H30 icampelo58@gmail.com MP

IN IMPETUS

Aulas de Canto

Com a soprano Ângela Silva MP

69

EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 99

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 14 A 17 DE SETEMBRO PÇ. DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

FESTIVAL MONTEVERDI

Por forma a celebrar os 450 anos do nascimento de Claudio Monteverdi, o Centro Cultural de Belém recebe o Festival Monteverdi, entre os dias 14 e 17 de setembro. Considerado o pai da ópera, Monteverdi trabalhou como músico na corte de Mântua, tendo, mais tarde, assumido a direção musical da Basílica de São Marcos, em Veneza, para onde compôs madrigais e óperas. O CCB comemora o génio do maestro italiano com um fim-de-semana de concertos, com destaque para uma das suas maiores obras-primas, As Vésperas de Nossa Senhora. O evento conta com as atuações de Ludovice Ensemble, Coro Ricercare, Grupo Vocal Olisipo, La Venexiana e Officium Ensemble. FS


70

LIS BOA NA RUA

A CIDADE VOLTA A ACOLHER MAIS UMA EDIÇÃO DO LISBOA NA RUA. A PROGRAMAÇÃO, DE ENTRADA LIVRE, É VASTA E ECLÉTICA, REUNINDO A OPEN HOUSE LISBOA QUE, AO LONGO DE DOIS DIAS, GUIA OS CIDADÃOS PELA ARQUITETURA DA CIDADE, OS DIAS DE MARVILA QUE TORNAM ESTA ZONA O EPICENTRO DA ATIVIDADE ARTÍSTICA, A ENTRADA LIVRE QUE CONGREGA, À VOLTA DO TEATRO D. MARIA II, MÚSICA, LITERATURA E INEVITAVELMENTE, TEATRO, OU CARMINA BURANA, A EMOCIONANTE CANTATA DE CARL ORFF, INTERPRETADA AO VIVO PELA ORQUESTRA GULBENKIAN. ATÉ DIA 1 DE OUTUBRO, SÃO MUITAS E VARIADAS AS PROPOSTAS PARA APROVEITAR A CAPITAL, NESTE FINAL DE VERÃO.


71

LISBOA NA RUA

CARMINA BURANA

Benedict Nelson

A cantata de Carl Orff é, provavelmente, uma das peças mais populares do repertório do século XX e, nesta edição de Lisboa na Rua, é a proposta que leva a Orquestra Gulbenkian a trocar as grandes salas pelo ar livre. Num dos mais belos parques urbanos da capital, situado bem no coração dos Olivais, a conceituada orquestra, dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes, interpreta esta parábola da vida humana, aqui protagonizada pelo tenor Carlos Cardoso, a soprano Carla Caramujo e o barítono Benedict Nelson, acompanhados pelo Coro Gulbenkian e pelo Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa. FB PARQUE DO VALE DO SILÊNCIO (OLIVAIS)

9 SET, 21H30


72

LISBOA NA RUA

ENTRADA LIVRE A terceira temporada de Tiago Rodrigues à frente do Teatro Nacional D. Maria II abre com um programa especial de Entrada Livre. Ao longo do terceiro fim-de-semana do mês, há teatro, literatura e música, numa programação capaz de agradar a gregos e troianos. Para começar, há Lear – a primeira grande estreia da nova temporada é um Shakespeare segundo o encenador Bruno Bravo, com a originalidade de ter como protagonista não um rei, mas uma rainha, aqui protagonizada pela atriz Paula Só (a carreira do espetáculo prossegue até 15 de outubro). Topografia, a segunda criação do Teatro da Cidade, dos jovens Bernardo Souto, Guilherme Gomes, João Reixa, Nídia Roque e Rita Cabaço, volta à cena e abre mais uma edição do Ciclo Recém-Nascidos. Os mais novos não são esquecidos, e o Salão Nobre do teatro abre portas para Comer a Língua, um espetáculo de Catarina Lacerda, a partir de texto de Regina Guimarães. Para lá dos espetáculos, no Rossio realiza-se a 3.ª Feira do Livro de Teatro e no jardim do Palácio da Independência, o encenador Jean-Paul Bucchieri conduz uma leitura encenada da peça de Dimitris Dimitriádis Esquecer, que subirá a palco em dezembro, com Mónica Calle, Miguel Loureiro ou Pedro Gil no elenco. Os dias de Entrada Livre incluem ainda o lançamento de um livro sobre o teatro português contemporâneo, um concerto de Samuel Úria e quatro performances da artista holandesa Lotte van der Berg sobre o modo como usamos as técnicas de conversação mediante o ambiente que nos rodeia. FB TEATRO NACIONAL D. MARIA II, PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA E ROSSIO

16 E 17 SET


73

LISBOA NA RUA

OPEN HOUSE LISBOA A Open House Lisboa regressa para a 6ª edição. Este ano, a convite da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o evento é comissariado por duas arquitetas, Catarina e Rita Almada Negreiros, que, tendo por base o conceito Mapa Aberto, aceitaram o desafio de desenhar um mapa que, durante dois dias, guia os cidadãos pela arquitetura da cidade. Cerca de 70 espaços, entre os quais o MAAT, o Convento das Bernardas, o Atelier-Museu Júlio Pomar, o Museu dos Coches, abrem a suas portas ao público e convidam a visitas gratuitas, permitindo um melhor conhecimento da cidade e do seu património. AF

23 A 24 DE SETEMBRO


74

LISBOA NA RUA

ANTIPRINCESAS #

VIOLETA PARRA

Não, este não é um espetáculo sobre princesas. Este, em particular, conta a história de Violeta Parra, cantora e compositora chilena. Violeta não usava coroa ou tiara nem nunca viveu num castelo, mas foi uma heroína da vida real, uma mulher autêntica e inspiradora que revolucionou o mundo através da sua arte. Esta peça é baseada na coleção de livros Antiprincesas, editada pela Tinta da China/ EGEAC, e pretende mostrar que a vida não é um conto de fadas, mas que vale a pena lutar por aquilo em que se acredita. Este espetáculo, destinado a crianças dos 3 aos 5 anos, é dirigido por Cláudia Gaiolas. ARV

JARDIM DA CERCA DA GRAÇA / CALÇADA DO MONTE, 46

16, 17 E 30 SET/11H E 16H


75

LISBOA NA RUA

OS DIAS DE MARVILA Não será a arte a melhor forma de aproximação entre espaços e pessoas geograficamente tão próximas mas, por vezes, tão distantes? O Teatro Maria Matos e a Biblioteca de Marvila acreditaram que sim e, neste mês de setembro, aproximam-se através de uma iniciativa inédita que, tendo como epicentro Marvila, vai ligar artisticamente lugares vizinhos que a morfologia da cidade afastou, mas que, agora, a criação artística juntou. FB

PERFORMANCE ONDE O HORIZONTE SE MOVE

TEATRO COLEÇÃO DE POEMAS DE RITA TABORDA DUARTE

O trabalho de Gustavo Ciríaco caracterizase pela invenção de paisagens, reunindo “homens e mulheres, natureza e cidade, história e fantasmagoria”. Se em Gentileza de um Gigante, que vimos recentemente no Negócio ZDB, dois performers eram motores de intervenção num conjunto de paisagens imaginadas, neste trabalho site specific o coreógrafo brasileiro propõe uma pausa no tempo para olhar em frente, na procura do fio de horizonte e, a partir daí, descortinar as histórias que a cidade tem para contar.

A atriz Crista Alfaiate regressa aos poemas infantojuvenis de Rita Taborda Duarte num verdadeiro desafio à imaginação. São muitas ideias, muitos versos e aventuras que “olharão o mundo pelo seu lado reverso”. Entre a girafa e a pulga, o elefante e a formiga, de rima em rima vão surgir Animais e Animenos (título do mais recente livro da escritora), como as “elefantigas, misto de elefante e formigas que nem se veem a olho nu, um camarito rosado ou um girafeu canguru.”

BIBLIOTECA DE MARVILA

BIBLIOTECA DE MARVILA

22 SET, 18H30

23 E 24 SET, 11H


LISBOA NA RUA MÚSICA

A ARTE DA BIG BAND JARDIM DO ARCO DO CEGO

ORQUESTRA DE JAZZ DO HOT CLUB DE PORTUGAL A MÚSICA DE ANTÓNIO PINHO VARGAS

PERFORMANCES SONORAS

JARDIM DA AMNISTIA INTERNACIONAL

BIG BAND JÚNIOR CONVIDA RITA MARIA 15 SET: 19H

PARQUE DA BELA VISTA

CYCLES, PRÁTICA DAS CORDAS, JEN REIMER E MAX STEIN, MOTTO, MÚSICA ETERNA 14 A 16 SET

WORKSHOPS E PASSEIOS SONOROS

SONS ESCONDIDOS NO PARQUE 15 SET: 10H30-16H

BIG BAND DO MUNICÍPIO DA NAZARÉ

PENSAR COM OS OUVIDOS

LARGO DA AJUDA

16 SET: 11H

22 SET: 19H

ORQUESTRA DE JAZZ DE MATOSINHOS CONVIDA MANUELA AZEVEDO 23 SET: 19H

JARDIM AMÁLIA RODRIGUES

LUME – LISBON UNDERGROUND MUSIC ENSEMBLE 29 SET: 19H

SOU DO FADO

16 SET: 10H30-16H

PASSEIO SONORO SOUNDWALK: ESCUTA E MOVIMENTO

KIOSQUORAMA CORETO DE CARNIDE

RODRIGO SERRÃO, ANTONIN, PERFORMANCE TEATRAL PELA COMPANHIA LUA CHEIA, BLACK, LOURENÇO LVGS, HOLLY Festival gratuito e itinerante 2 SET: A PARTIR DAS 13H30

LARGO DE SÃO CARLOS

HÉLDER MOUTINHO 7 SET: 21H30

CRISTINA BRANCO 14 SET: 21H30

CUCA ROSETA

21 SET: 21H30

ALDINA DUARTE 28 SET: 21H30

CARMINA BURANA, DE CARL OFF VALE DO SILÊNCIO

24 SET, 15H30-18H

AGITAR AS ÁGUAS PARA MELHOR VER O FUNDO, CACTUSWORKESTRA, FAUNA, JEN REIMER E MAX STEIN, JUAN SORRENTINO (ARTISTA EM RESIDÊNCIA) 14 A 17 SET

8 SET: 19H

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

INSTALAÇÕES E ESCULTURAS SONORAS NO JARDIM

QUINTA DAS CONCHAS

SUITE TRAFALGAR

Numa biblioteca humana, os livros são pessoas de carne e osso. Tal qual os livros, são diferentes, e têm valores, percursos e histórias também diferentes. Em sessões de meia hora, estes “livros” disponibilizam-se para ser lidos por um, ou por um pequeno grupo de “leitores”. O conceito de Biblioteca Humana nasceu em 2000, na Dinamarca, e tem corrido mundo para celebrar a diferença e promover o diálogo, a tolerância e a aprendizagem. Nestas sessões, não importa a capa do livro, mas aquilo que lá está para ser contado. E ouvido.

ESTUDA FRIA DE LISBOA

1 SET: 22H

ANDALUCÍA BIG BAND

PERFORMANCE BIBLIOTECA HUMANA

LISBOA SOA

ORQUESTRA GULBENKIAN, CORO GULBENKIAN, CORO INFANTIL DO INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA 9 SET: 21H30

FESTIVAL ZONA NÃO VIGIADA POLIDESPORTIVO DA PRAÇA DR. FERNANDO AMADO - CHELAS

EQUIKNOXX, GOD COLONY, FLOHIO, B FACHADA, TOMASA DEL REAL, DJ NIGGA FOX 16 SET: 15H-21H

ENTRADA LIVRE TEATRO NACIONAL D. MARIA II 16 E 17 SET


LISBOA NA RUA OUT JAZZ 2017 PARQUE TEJO

THE AMPLECTORS, DJ JEFF LENNON 3 SET: 17H

M-PEX, DR MR. RAZOR 10 SET: 17H

CROSSOVER & DJ X-ACTO, DJ NEL ASSASSIN 17 SET: 17H

LOKOMOTIV, DJ JOHNNY 24 SET: 17H

SONS DO VALE OLIVAIS STREET FOOD VALE DO SILÊNCIO 13, 14 SET: 18H-24H 15 A 17 SET: 12H-01H

ARTES ERMIDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SEG A SEX: 10H-13H/14H17H, SÁB, DOM: 14H-18H

VICENTE BRANCO Performance 2 SET: 19H

DOMINIK LEJMAN Pintura, vídeo 2 SET A 22 OUT

DIOGO MACHADO (ADD FUEL) Intervenção na fachada 2 SET A 30 ABR/18

O QUINTO ELEMENTO

DANÇA

16 SET: 21H30

DANÇAR A CIDADE

De Luc Besson

AKIRA

De Alex Proyas

Em vários jardins, parques, largos e outros locais inusitados, os lisboetas são convidados a dançar na rua estilos como o forró, lindy hop, salsa, merengue, entre outros. SÁB E DOM www.lisboanarua.com

CRIANÇAS

FESTIVAL MUDANÇA

De Katshuhiro Otomo 23 SET: 21H30

DARK CITY

30 SET: 21H30

ANTIPRINCESAS # VIOLETA PARRA JARDIM DA CERCA DA GRAÇA Teatro. 3-5 anos 16, 17, 30 SET: 11H, 16H EG

TEATRO

CHAPÉUS NA RUA

LISBON BUSKING FESTIVAL VÁRIOS LOCAIS Artistas de circo, malabaristas, acrobatas, palhaços, marionetas, estátuas vivas, poesia improvisada, dança, teatro, performance, música e qualquer outra coisa que a imaginação possa adivinhar acontecem nas ruas de Lisboa. 15 A 17 SET

VISITAS

OPEN HOUSE LISBOA

Programa de visitas gratuitas

CINEMA

ARROIOS FILM FESTIVAL 2017 AUDITÓRIO CAMÕES 9 A 16 SET www.arroiosfilmfestival.com

CINECIDADE MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA

O HERÓI DO ANO 2000 De Woody Allen

2 SET: 21H30

THX 113

De George Lucas 9 SET: 21H30

VÁRIOS LOCAIS 23, 24 SET www.openhouselisboa.com

LITERATURA

FESTIVAL SILÊNCIO CAIS DO SODRÉ Festival transdisciplinar e participativo que celebra a palavra como veículo de conhecimento e como unidade de criação. 28 SET A 1 OUT www.festivalsilencio.com

JARDIM DA QUINTA DAS CONCHAS 9 SET: 16H-24H www.lisboanarua.com

FEIRAS

FEIRA DA LUZ LARGO DA LUZ ATÉ 24 SET www.jf-carnide.pt

ASSEMBLEIA

Peça de teatro de Rui Catalão 22 SET: 21H30

MUITA TRALHA POUCA TRALHA – A VIAGEM DE IDA PARA A GRANDE CORRIDA Peça infantil de Catarina Requeijo 23 SET: 17H

E AGORA NÓS

Peça de teatro de Rui Catalão 23 SET: 21H30

WPK E DISTORÇÃO: IMAGENS ENTRE O REAL E A FICÇÃO Vídeo e jogo digital 23 SET: 23H

CONCERTO A MUITAS VOZES Música 24 SET: 16H

HUMANO

Documentário de Yann ArthusBertrand 24 SET: 18H

DESPORTO

CORRIDA DAS NAÇÕES PARQUE DAS NAÇÕES 16 SET: 19H www.corridadasnacoes.com

PARADA

4.A PARADA DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS DA CIDADE DE LISBOA AVENIDA DA LIBERDADE 24 SET: 11H-17H

FESTIVAIS

DIAS DE MARVILA

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

MINIATURAS NO TEATRO EXPOSIÇÃO POR ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA D. DINIS 22 A 24 DE SET: 18H ÀS 2H

PELO BAIRRO. CARTOGRAFIA EM MOVIMENTO Deriva pelo bairro e suas temporalidades – percurso e instalação 23 SET: 18H ÀS 20H

PANTERA COR-DE-ROSA: CASA CIDADE PARA LÁ DA UTOPIA E DA DISTOPIA Jogo performativo 24 SET: A PARTIR DAS 16H Ponto de encontro: Praça Raúl Lino; inscrição prévia até 20 set: lilianacoutinho@egeac.pt Programação sujeita a alterações. Mais informação em: www.teatromariamatos.pt

BIBLIOTECA DE MARVILA

LS DE LUÍS SANTOS

Exposição 22 A 24 DE SET: 10H ÀS 18H

QUINTAIS DE CHELAS

Encontro volante 22 SET: 21H Inscrição prévia até 20 set: lilianacoutinho@egeac.pt

Toda a informação em: lisboanarua.com


T E ATRO

© Jorge Gonçalves

78

TEATRO DA POLITÉCNICA 13 DE SETEMBRO A 28 DE OUTUBRO RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA, 53 \ 961 960 281 \ WWW.ARTISTASUNIDOS.PT

A VERTIGEM DOS ANIMAIS ANTES DO ABATE Artistas Unidos. Dimítris Dimitriádis, texto; Jorge Silva Melo, encenação; João Meireles, Inês Pereira, Américo Silva, Vânia Rodrigues, André Loubet, Pedro Baptista, Pedro Carraca, João Pedro Mamede e Nuno Gonçalo Rodrigues, interpretação.

De uma pátria de poetas notáveis, da Antiguidade Clássica à contemporaneidade, de Homero a Kaváfis, eis um autor cujo a obra (no seu todo) não se deixa asfixiar em géneros e rótulos, que transporta tanto da Grécia como do mundo, e que, apesar da recusa do naturalismo ou do realismo, continua a acreditar num teatro da palavra, da intriga e das personagens. Dimítris Dimitriádis (Salónica, 1944) é um dos mais importantes autores gregos da atualidade, com vasta obra no romance, na poesia e no teatro. Embora pouco consensual na sua Grécia natal, o autor de Morro como E S T R E I AS CASINO DE LISBOA (AUDITÓRIO DOS OCEANOS)

AVENIDA Q

Robert Lopez, Jeff Marx e Jeff Whitty, autoria; Rui Melo, encenação; Ana Cloe, Diogo Valsassina, Gabriela Barros, Inês Aires Pereira, Manuel Moreira, Rodrigo Saraiva, Rui Maria Pêgo,

Samuel Alves, Artur Guimarães, Luís Neiva e André Galvão, interpretação.

O maior fenómeno teatral da última temporada volta ao palco para mostrar como seria uma Rua Sésamo à base de esteróides. A PARTIR DE 7 SET QUI A SÁB. 21H30 DOM: 16H30

País goza de uma assinalável aclamação internacional, sobretudo em França (o seu primeiro texto dramático foi encenado em 1968 por Patrice Chéreau). A peça que Jorge Silva Melo agora dirige, escrita em finais dos anos 90 do século passado, é reveladora de um autor singular, que se metamorfoseia incessantemente, mas que permanece fiel à herança trágica dos gregos. Nela inscrevem-se, numa vertigem devoradora (que o título não esconde), a loucura, o incesto, o assassinato e o suicídio. Tudo começa quando Nilos anuncia ao seu amigo íntimo, Philon, que vai casar. Perante o fracasso em dissuadi-lo, Philon, tal oráculo, antevê um destino terrível que marcará a família do amigo. Muitos anos passados, tudo se consuma, num turbilhão letal de “riso, gritos, paixões, lágrimas, abraços, esperma.” Frederico Bernardino

CASTELO DE SÃO JORGE

RITUAL ALMENARA

Teatro O Bando/Companhia da Esquina. João Brites e Jorge Gomes Ribeiro, direção.

Em 1384, quando o Mestre de Avis está cercado em Lisboa pelos castelhanos, D. Nuno Álvares Pereira, no Castelo de Palmela, acende uma almenara como forma de comunicação com Lisboa. O espetáculo recria o ritual. 15 SET: 21H30

CENTRO COMUNITÁRIO DA MADRAGOA

NHAQUE OU PIOLHOS E ATORES

Anzol Castiço. A partir de José Sanchis Sinisterra. Paula Perdigão, encenação; Diogo Consciência e João Simões, interpretação. Nova temporada de uma comédia sobre o percurso de dois atores ao longo de séculos de teatro. 2, 9, 23 SET: 21H 16, 30 SET: 18H, 21H


T E AT R O E S T R E I AS CENTRO CULTURAL DE BELÉM

REI LEAR

Ensemble Sociedade de Atores. William Shakespeare, texto; Rogério de Carvalho, encenação; Jorge Pinto, João Castro, Ivo Alexandre, Elmano Sancho, Miguel Eloy, Isabel Queirós, Pedro Galiza, Vânia Mendes, Simão Do Vale, Raquel Pereira, António Parra, Diogo Freitas e Daniel Silva, interpretação. Depois da aclamação no Teatro Nacional de São João, a visão de Rogério de Carvalho sobre o clássico de Shakespeare chega a Lisboa para duas únicas, e imperdíveis, representações. 8, 9 SET: 21H

ADOECER

CCB/ Teatro O Bando. A partir do romance de Hélia Correia. Miguel Jesus, encenação; Catarina Câmara, Miguel Moreira, Sara De Castro e outros, interpretação.

Do romance de Hélia Correia, um olhar sobre a vida de Elizabeth Siddal, a modelo, pintora e poetisa que intrigou a sociedade inglesa vitoriana com a estranheza da sua relação com o pintor e poeta Dante Gabriel Rossetti. 15, 16, 18 SET: 21H, 17 SET: 18H CHAPITÔ

A PSICODELIA DO AMOR Companhia Retratos Reais.

Um Romeu e Julieta em formato metateatral, com direito a avassaladora paixão nos bastidores de um espetáculo que está para acontecer. 29, 30 SET: 22H

anos contam a história incontável do assassino de crianças belga Marc Dutroux. 16, 17 SET: 19H

MOÇAMBIQUE

Ver destaque. 21 A 23 SET: 21H30 24 SET: 18H30 O’CULTO DA AJUDA

A GEADA MATOU OS NARCISOS

Teatro Zero. A partir de Franz Xavier Kroetz. Lília Lopes, encenação; Ana Baptista e Francisco Sales, interpretação.

Nas margens de um rio, prepara-se a chegada de um bebé. Um casal procura explicações para a inesperada ausência, enquanto a juventude se esvai. 21 SET A 1 OUT QUI A SÁB: 21H30 DOM: 18H30 PALÁCIO POMBAL

GERTRUDE - O GRITO

Howard Barker, texto; Maria Duarte, encenação; Catarina Rôlo Salgueiro, Inês Laranjeira, João Nunes Monteiro, Márcia Cardoso, Maria Duarte, Rafael Gomes, Teresa Coutinho, Vítor Alves da Silva, Vítor Oliveira, interpretação. O desejo e a crueldade, temas recorrentes na obra de Howard Barker, dão o mote a uma provocadora reflexão sobre o êxtase e a morte. 1 A 10 SET: 21H30

POLO CULTURAL GAIVOTAS | BOAVISTA

A NOITE DA DONA WE’RE GONNA BE ALRIGHT LUCIANA Cão Solteiro & André Godinho,

CULTURGEST

criação. Ana Alves, Cecília Henriques, Crista Alfaiate, Paula Sá Nogueira, interpretação; André Godinho, vídeo.

A dupla criativa Cão Solteiro & André Godinho continua a percorrer as fronteiras do teatro e do cinema propondo, agora, “um blockbusted com sexo, sangue e violência.” 7 A 9 SET: 21H30, 10 SET: 17H MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

FIVE EASY PIECES

International Institute of Political Murder. Milo Rau, conceito, texto e encenação; Rachel Dedain, Maurice Leerman, Pepijn Loobuyck, Willem Loobuyck, Polly Persyn, Peter Seynaeve, Elle Liza Tayou e Winne Vanacker, texto e interpretação. Um grupo de crianças e adolescentes entre os 8 e os 13

Teatro do Eléctrico. Copi, autoria; Ricardo Neves-Neves, encenação. Inserido no programa de verão Lusco-Fusco, a comédia de Copi volta para uma representação única no pátio da antiga Escola das Gaivotas. 18 SET: 19H RUA DAS GAIVOTAS 6

WTF: PARA UM PRINCÍPIO DA NORMALIDADE. VOLUME I E II A partir de Michel Focault. Tiago Bôto e Wagner Borges, criação e interpretação. Dois performers testam, à vez, o tempo do teatro. 1, 2 SET: 21H30 3 SET: 18H30, 21H30

MELANIA MELANOMA

3/Quartos. Miguel Loureiro, texto e criação; Miguel Loureiro,

79

Sara Graça, Maria Duarte, Teresa Sobral, Francisco Goulão, Cátia Nunes, Mirró Pereira, Adriana Aboim e Miguel Curado Sobral, interpretação. Uma “peça de circunstância” onde pontuam “Melania Trump e a extrema-direita, Pablo Iglésias e a falência da estética.” 12 A 14 SET: 21H30

WHISPERINGS

Frederico Dinis, dramaturgia, espaço cénico, composição sonora e visual, e interpretação.

Uma performance audiovisual que procura envolver o espetador numa névoa de recolhimento. 16 SET: 22H

REHAB

SillySeason. Ana Sampaio e Maia, Cátia Tomé, Ivo Silva, João Cristovão Leitão e Ricardo Teixeira, criação e interpretação. O último trabalho dos SillySeason regressa ao palco, após a passagem de sucesso pelo Tetaro da Trindade. 26, 27 SET: 21H30 SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

A ARTE DA FOME

A partir de Franz Kafka. Carla Bolito, conceção e direção; Cláudio da Silva, Carla Bolito e Marcello Urgeghe, interpretação.

Adaptação ao palco de três contos de Kafka que narram histórias de artistas e da sua relação com a arte: Um Artista da Fome, Primeiro Sofrimento e Josefine, a Cantora. 22 SET A 1 OUT QUA A SÁB: 21H DOM: 17H30 TEATRO ARMANDO CORTEZ

BOEING-BOEING

Marc Camoletti, autoria; Cláudio Hochman, encenação; Sofia Ribeiro, Melânia Gomes, Elsa Galvão, Luís Esparteiro e João Didelet, interpretação. A comédia sobre um piloto de aviões com três noivas em vários pontos do globo está de regresso ao palco. 6 SET A 29 OUT QUI A SÁB: 21H30 DOM: 18H

A ÚLTIMA NOITE DO CAPITÃO

Felipe Cabezas, texto; Filipe Crawford, encenação e interpretação.

O saudoso regresso de Filipe Crawford à commedia dell´arte com uma tragicomédia sobre a vida do comediante renascentista Francesco Andreini. ESTREIA 17 SET DOM: 21H

TEATRO DO BAIRRO

BIOGRAFIA DE UM POEMA Ar de Filmes/ Teatro do Bairro. A partir de Carlos Drummond de Andrade. António Pires, encenação; Cassiano Carneiro, Chico Diaz e Rita Loureiro, interpretação.

O impacto do célebre poema de Carlos Drummond de Andrade sobre “a pedra no caminho” é o ponto de partida para divertidas histórias acerca do poder da poesia. 13 SET A 15 OUT QUA A SÁB: 21H30 DOM: 17H TEATRO MERIDIONAL

AS CENTENÁRIAS

Newton Moreno, autoria; Natália Luiza, encenação; Catarina Guerreiro, Flávia Gusmão e Sílvia Filipe, interpretação. No longínquo sertão brasileiro, duas carpideiras cantam incelencias para conduzir os que morrem, suavemente, para o outro” lado da vida”; enquanto fazem tudo neste mundo para permanecer vivas. 13 SET A 1 OUT QUA A SÁB: 21H30 DOM: 17H TEATRO NACIONAL D. MARIA II

LEAR

Primeiros Sintomas/TNDM II. A partir de King Lear de William Shakespeare. Bruno Bravo, encenação; Ana Brandão, António Mortágua, Carla Galvão, Carolina Salles, Joana Campos, João Pedro Dantas, José Redondo, Miguel Sopas e Paula Só, interpretação.

O Lear de Bruno Bravo tem como protagonista uma mulher. Ela é “o pai, a mãe, o rei, a rainha” que, em troca de promessas de amor, decide dividir o seu reino. 16 SET A 15 OUT QUA: 19H, QUI A SÁB: 21H, DOM: 16H

TOPOGRAFIA

Teatro da Cidade. Bernardo Souto, Guilherme Gomes, João Reixa, Nídia Roque e Rita Cabaço, criação e interpretação.

O ciclo Recém-Nascidos abre este ano com a reposição da segunda e última criação do Teatro da Cidade, que estreou na Ribeira e passou pelo último Festival de Almada. 16 SET: 19H30, 17 SET: 17H EG

BUILDING CONVERSATION

Lotte van den Berg / Third Space, conceito

Quatro performances distribuem-se por espaços exteriores do D. Maria II e desafiam o público a analisar vários modos de conversação. EG 16, 17 SET


80

T E AT R O E S T R E I AS / F E S T I VA I S / C O N T I N UA M / C U R S O S

WAYS OF LOOKING

Teresa Coutinho, direção; Teresa Coutinho e Guilherme Gomes, concepção e interpretação.

O ‘olhar do espectador’ visto através da construção de atmosferas, significados e imagens. Inserido no ciclo RecémNascidos, é a segunda criação para palco da atriz Teresa Coutinho. 29 SET A 1 OUT SEX, SÁB: 21H30 DOM: 16H30 TEATRO DA POLITÉCNICA

A VERTIGEM DOS ANIMAIS ANTES DO ABATE Ver destaque. 13 SET A 28 OUT TER, QUA: 19H, QUI, SEX: 21H, SÁB: 16H, 21H

TEATRO TABORDA

ELA DIZ

Teatro da Garagem. Carlos J. Pessoa, texto e encenação; Ana Palma e Fernanda Neves, interpretação.

“Um face a face desafiante” onde uma mãe e uma filha “dizem uma à outra o que nunca disseram, o que precisam dizer.” 23, 24, 29, 30 SET: 21H30 TEATRO TIVOLI BBVA

SIMONE, O MUSICAL

Tiago Torres da Silva,texto e encenação; Simone de Oliveira e outros, interpretação.

Musical sobre a vida e a carreira da cantora e atriz Simone de Oliveira. ESTREIA 23 SET QUI A SÁB: 21H30 DOM: 16H30 TEATRO DA TRINDADE

À BOLEIA PARA HOLLYWOOD

Neil Simon, texto; Cucha Carvalheiro, encenação; Cláudia Vieira, João Lagarto e Sofia de Portugal, interpretação. A história de uma jovem que atravessa os Estados Unidos, de Nova Iorque a Hollywood, à procura do pai argumentista que abandonou a família há 26 anos. 6 SET A 1 OUT QUA A SÁB: 21H30 DOM: 16H30

SENHOR BRETON

Gonçalo M. Tavares, texto; Teresa Sobral, direção; Bruno Nogueira, interpretação. Mais um espetáculo do ciclo de teatro radiofónico As Vozes do Bairro, a partir dos livros da série O Bairro, de Gonçalo M. Tavares. 30 SET: 16H, 18H

TEATRO TURIM

SOLVE ET COAGULA

MetamOrphic Ritual Theatre Company.

Musical sobre Orfeu e Dionísio, com recurso a elementos multimédia e dança. 5 SET: 21H30

CONVERSAS DE VÃO DE ESCADA

José Rodrigues, texto e encenação; Susana Rodrigues e Gonçalo Melo, interpretação. Uma comédia a partir das confissões de uma porteira e do seu contacto diário com os condóminos de um prédio. 7 A 9 SET: 21H30 10 SET: 17H

SOPROS DE UMA FALSA PARTIDA

Laura L. Tomaz, texto e encenação; Paula Pais e Rafael Dias Costa, interpretação.

Um homem e uma mulher tentam resistir à passagem do tempo, vivendo e revivendo emoções dispersas de um amor que não foi alcançado. 14 A 16 SET: 21H30 17 SET: 17H

COISAS DE MULHERES

Carlos Alves, texto e enecenação; Ana Campaniço, interpretação. Um monólogo cómico em torno de dietas, filhos que existem ou não, roupas, casamentos, sexo, e muito mais... 21 A 23 SET: 21H30 24 SET: 17H

ALUCINAÇÕES

João José Castro, texto; Nuno Loureiro, encenação; Ana Paula Mota, Dina Santos e Mário Santos, interpretação.

O protagonista é um homem dividido entre a realidade e a ficção. 28 SET A 1 OUT QUI A SÁB: 21H30 DOM: 17H

F E S T I VA I S

DEPOIS DE BABEL TEATRO TABORDA Ciclo de iniciativas dedicadas à temática da tradução para teatro. Inclui, entre outros, leituras públicas, teatro (ver Estreias Teatro Taborda) conversas; ou reuniões entre os coordenadores da rede EURODRAM. 21 A 24 SET www.teatrodagaragem.com

PAROLE SOUFFLÉE

Alexandre Pieroni Calado, direção artística.

Projeto interdisciplinar que

parte do papel do ponto no teatro e se debruça sobre uma peça fundamental de Peter Handke, Kaspar. LATOARIA

KASPAR: PALAVRA SOPRADA + INTERVALO

Autoteatro por Alexandre Pieroni Calado, a partir de Peter Handke, e instalação sonora de João Ferro Martins. 18 SET A 1 OUT: 18H, 19H, 20H, 21H, 22H

KASPAR CONTRA CLAUDIA CONTRA JAIME - DRAMATURGIA E INTERMEDIALIDADE

Formação com Alexandre Pieroni Calado.

16, 23, 30 SET: 15H30-19H30 producao.artesengenhos@ gmail.com GOETHE INSTITUT PORTUGAL

PETER HANDKE, EM GUERRA COM AS PALAVRAS

Conferência com Anabela Mendes, Bruno Monteiro e Vera San Payo de Lemos. 21 SET: 18H

TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS RUA LUCIANO CORDEIRO/ LUGAR DO TODOS

RIFAR O MEU CORAÇÃO

TEATRO CINEARTE

A PESSIMISTA

A Barraca. Hélder Costa, texto e encenação; Teresa Mello Sampayo, interpretação. REPÕE 7 SET QUI A SÁB: 21H DOM: 17H30

VILLAGE UNDERGROUND LISBOA

A PASSAGEM DAS HORAS A partir de Fernando Pessoa. Nelson Cabral, dramaturgia, encenação e interpretação. ATÉ 3 SET: 22H

C U R S O S/ / WO R KS H O P S ACT SCHOOL

INICIAÇÃO AO TEATRO por Marta Fernandes 4 OUT A 6 DEZ QUA: 19H-22H IA

TEATRO DE IMPROVISO NÍVEL 1 Workshop por João Pinto Dias 13 SET A 11 OUT QUA: 19H-23H IA

ATUALIZANDO AS AÇÕES FÍSICAS DE STANISLAVSKI Workshop por Vítor Lemos 13 A 29 SET QUA, SEX: 19H-22H IA

Casa Conveniente/Zona Não Vigiada. Mónica Calle, criação e encenação. 8, 9 SET: 20H30

CASA DO ARTISTA

ANTIGO HOSPITAL MIGUEL BOMBARDA

Oficinas Teatro Lisboa. João Rosa, direção.

FRAGMENTOS DO FIM

Margarida Cardeal, Klemente Tsamba e Miguel Abreu, criação.

FORMAÇÃO DE ATORES 2017/2018 OUT/17 A JUL/18 IA

9, 10 SET

CHAPITÔ

TRANSHUMÂNCIAS

por Bruno Schiappa

PARQUE URBANO DO VALE DE CHELAS Teatro, dança e música para todas as idades. 23 SET: 17H30

EXPRESSÃO DRAMÁTICA SEG, QUA: 19H-21H IA

TÉCNICAS CIRCENCES

por Ana Ribeiro e Sâmara Botelho SEG, QUA: 19H30-21H IA

C O N T I N UA M POLO CULTURAL GAIVOTAS | BOAVISTA

MAX E RENÉ

Teatro Praga / Associação de Séniores A Avó Veio Trabalhar. 2 SET: 21H30

INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL

TEATRO

por Paula Freitas

OUT A JUN/18 TER, QUI: 18H30-20H30 IA


T E AT R O C U R S O S / WO R KS H O P S

81

TEATRO SÉNIOR por Carlos Melo

OUT A JUN/18 QUA: 18H - 19H30 IA

HISTÓRIA DO TEATRO

Workshop com Carlos Melo

18, 20, 25, 27 SET: 17H-20H IA

VOZ E MOVIMENTO 19, 21, 26 E 28 SET: 17H-19H30 IA

IN IMPTUS

FORMAÇÃO DE ATORES 2017/2018 A PARTIR OUT SEG, QUA, SEX: 20H-23H30 IA

213 157 815 SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

FORMAÇÃO DE ATORES DA COSSOUL 2017/18 OUT/17 A JUL/18 IA

VÁRIOS LOCAIS (ANJOS E BAIXA)

Workshops de Teatro, Dança, Música e Artes Circenses para maiores de 55 anos. IA

trupesenior@chapito.org 965 529 610

© José Carlos Duarte

TRUPE SÉNIOR FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM ARTES PERFORMATIVAS E CIRCENSES MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 21 A 24 DE SETEMBRO / AV. FREI MIGUEL CONTREIRAS, 52

MOÇAMBIQUE mala voadora. Jorge Andrade, texto e direção; Bruno Huca, Isabél Zuaa, Jani Zhao, Jorge Andrade, Matamba Joaquim, Tânia Alves e Welket Bungué, interpretação.

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 99

Em Moçambique, Jorge Andrade começa por lembrar que, quando tinha oito ou nove anos, uma tia moçambicana, assolada pela perda trágica dos dois filhos, propôs à sua mãe que a deixasse adotá-lo. A partir deste episódio “verídico”, é proposta uma realidade alternativa, baseada no pressuposto de que o autor, encenador e ator teria partido para África em 1983. Assim, ao invés de uma vida no teatro, Andrade seria hoje um latifundiário e industrial moçambicano dedicado ao concentrado de tomate. A partir daqui, é construída uma ficção dentro da realidade histórica de um país, Moçambique, poucos anos após o processo de independência e a braços com uma guerra fratricida. De tragédia em tragédia, o coletivo mala voadora apresenta um espetáculo repleto de humor, detonado por uma estrutura metateatral que assalta o espetador no seu conforto de testemunha do drama e da comédia de uma suposta vida (ir) real. Distinguido com o Prémio Melhor Espetáculo de Teatro de 2016 pela SPA, Moçambique volta agora ao palco do Maria Matos. FB


82

VI S ITAS G U I A DAS

TEATRO TIVOLI BBVA QUA A SÁB: 19H AV. DA LIBERDADE, 182-188/ 213 572 025/ WWW.TEATROTIVOLIBBVA.PT

TASTING FADO Tasting Fado é mais do que uma visita, é uma experiência que dá a conhecer a História, artes e gastronomia de Portugal. O percurso faz-se por um dos mais belos edifícios de Lisboa, o Teatro Tivoli, onde é revelado o estilo e a história desta

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

PALÁCIO DO BEAU SÉJOUR 22 SET: 10H30 217 701 103/35 | EG / MP CASA-MUSEU DR . ANASTÁCIO GONÇALVES

TODOS’17 NOVA MEDICAL SCHOOL – FACULDADE DE CIÊNCIAS M ÉDICAS 9 SET: 15H-17H (VISITAGUIADA) TODOS OS DIAS: 15H-20H (VISITA LIVRE) MULHERES DA COLINA DE SANTANA 10 SET: 17H Encontro: Esquina da R. Jacinta com a R. D. Estefânia

A PAISAGEM PORTUGUESA MAIS DE UM SÉCULO AGULHA MAGN ÉTICA DEPOIS DA PINTURA JARDINS DA ERA DO NATURALISTA. O QUE AUTOMÓVEL EM LISBOA SÁB: 10H ÀS 17H30 MUDOU? QUE FUTURO? Encontro: Miradouro do Alto do 22 SET: 10H-18H EG

MOSTEIRO -DE -SANTOSO -NOVO 22 SET: 15H 213 235 444 (Museu de São Roque) MP

QUINTA ALEGRE 23 SET: 15H 213 235 444 (Museu de São Roque) MP

Parque Eduardo VII, na Av. Cardeal Cerejeira

JARDINS CONTEMPORÂNEOS DE LISBOA

SÁB: 10H ÀS 17H30 Encontro: Frente ao Meo Arena – Alameda dos Oceanos 2.13.01

jóia arquitetónica projectada por Raul Lino. O fado, acompanhado pela guitarra portuguesa, surpreende os visitantes, com um espetáculo musical único, onde é possível também apreciar um copo de vinho do Porto e um pastel de nata. Ana Figueiredo ARQUIVO NACIONAL

TORRE DO TOMBO JARDINS PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO VISITAS GUIADAS ÀS SÁB: 13H30-17H EXPOSIÇÕES E ÁREA Encontro: Pç. Marquês de Pombal 916 126 556 | PÚBLICA MP

SEG A SEX: 9H30-15H

AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES

VISITAS GUIADAS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ARCO TRIUNFAL DA RUA AUGUSTA

ÚLTIMO SÁB 213 919 625

TODOS OS DIAS: 9H-20H 210 998 599

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

1º SÁB: 11H 218 100 215 (Museu da Água) | E/MP

VISITA LIVRE

ARQUIVO HISTÓRICO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

ARQUIVOS SALVAGUARDA DE MEMÓRIAS Visita guiada temática com workshop SEG: 14H-18H, TER A SEX: 10H-12H30, 14H-17H30 MP

VISITAS GUIADAS AO PALÁCIO DE S. BENTO MP

MOURARIA DAS TRADIÇÕES MOURARIA DO FADO DO CASTELO À MOURARIA


V I S I TAS G U I A DAS

MOURARIA DOS POVOS E DAS CULTURAS

Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão TODOS OS DIAS MP

MIGRANTOUR ROTAS URBANAS INTERCULTURAIS

Visitas guiadas em português, inglês e francês TODOS OS DIAS 927 522 883 MP

BICLALX

PELOS LIMITES DE LISBOA 30 SET: 9H30 Encontro: Terreiro do Paço eliseubike.blogspot.pt MP

BIKE A WISH

TOURS

Passeios guiados de bicicleta elétrica: lisboa@bikeawish.com BOUTIQUE DA CULTURA

STREET ART CARNIDE

Visitas guiadas à Galeria Pública de Arte Urbana do Bairro Padre Cruz 16 SET: 10H Encontro: entrada do Centro Cultural de Carnide Além destas realizam-se também visitas guiadas em português ou em inglês para grupos boutiquedacultura@gmail.com MP

CASA FERNANDO PESSOA

VISITAS GUIADAS REGULARES

SEG, QUI, SÁB: 15H (EM PORTUGUÊS) SEG, SEX, SÁB: 11H30 (EM INGLÊS) MP

CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

VISITAS GUIADAS

TER A DOM: 10H-13H 14H-18H CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA

CONVENTO DOS CARDAES

Permitem conhecer a história do fundador e de toda a coleção SEG A SÁB: 13H-17H30

SEG A SÁB: 14H30-17H30

VISITAS GUIADAS PAUSA DO MÊS

Visitas guiadas que permitem conhecer a história de uma peça 2ª, 4ª QUI: 13H30

VISITAS GUIADAS

SÁBADOS NO MUSEU

Visitas guiadas que permitem conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção 1º E 3º SÁB: 12H EG

CASTELO DE SÃO JORGE

VISITAS GUIADAS

Visitas em português, inglês e espanhol TODOS OS DIAS

À DESCOBERTA DO CASTELO

Visita orientada ao Castelejo TODOS OS DIAS: 10H30, 13H, 16H

CÂMARA ESCURA

Descoberta da cidade de Lisboa através de um periscópio que permite explorar a cidade em tempo real, num olhar que percorre 360º 10H00 - 17H20 CENTRO COMERCIAL COLOMBO

O MUNDO FANTÁSTICO DE PAULA REGO Por Catarina Alfaro 7, 21 SET: 12H 217113600 | MP

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

CCB - UMA LEITURA GERAL DO EDIFÍCIO CCB - UMA CIDADE À BEIRA-RIO Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira SEG A SÁB: 10H30-18H 213 612 650 CENTRO CULTURAL CASAPIANO

EG

SEG A SEX: 9H30-17H30, SÁB: 10H-17H

VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO PERMA NENTE

COM A EXPOSIÇÃO THE VERY IMPRESS OF THE OBJECT Por Ana Rito 24 SET: 11H

VISITAS GUIADAS

A AMIZADE ARTÍSTICA DE DEGAS E MARY CASSATT

CPAS - CENTRO PORTUGU ÊS DE ACTIVIDADES SUBAQUÁTICAS

ESCULTURA EM FILME – THE VERY IMPRESS OF THE OBJECT

969 017 128

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

CONVENTO DAS TRINAS DO MOCAMBO QUA: 15H 210 943 151 | MP

EG

RAPARIGA BRETÃ – COLUMBANO BORDALO PINHEIRO (1857-1929) 3 SET: 11H30 13, 27 SET: 13H30

83

ESPÓLIO MUSEOLÓGICO DO CPAS MP

ENIGMA LISBON

ESCAPE GAME

Tem 60 minutos para tentar escapar TODOS OS DIAS ESTAÇÃO ELEVATÓRIA A VAPOR DOS BARBADINHOS

VISITAS GUIADAS 3º SÁB: 10H E/MP

ESTÁDIO DO SPORT LISBOA E BENFICA

VISITA AO ESTÁDIO

TODOS OS DIAS: 10H-17H 707 200 100 FÁBRICA LINCE

VISITAS À FÁBRICA SEG A SEX: 9H-18H geral@cervejalince.pt MP

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

HELMUT FEDERLE – MATÉRIA ABSTRATA (PINTURAS E CERÂMICAS) Por Ricardo Mendes 13 SET: 15H EG

À CONVERSA COM A CURADORA E A ARTISTA: MARIE JOSÉ BURKI – ÀS VEZES SOMBRA, ÀS VEZES LUZ

Por Leonor Nazaré e Marie José Burki 16 SET: 16H EG

ESCULTURA FORA DO ECRÃ – UMA LEITURA DA ESCULTURA DA COLEÇÃO MODERNA EM RELAÇÃO

Por Diana Pereira 27 SET: 13H30

30 SET: 15H

VISITAS ÀS RESERVAS QUA: 15H-17H museu@fpc.pt MP

O MUSEU SAI À RUA… VENHA CONHECER O BAIRRO DE SÃO PAULO 1º SÁB: 15H museu@fpc.pt MP

DO MUSEU AO BAIRRO DA MADRAGOA ÚLTIMO SÁB: 10H 213 942 810 (Museu da Marioneta) MP

NOW AND EVER | OLIVEIRAS, DE RENÉE GAGNON ATÉ 30 SET renee@marfilmes.com MP

GAME OVER, ESCAPE ROOMS LISBOA Jogo percurso que oferece como cenário três filmes: SAW, Templo Proibido de Montezuma e Missão Impossível SEG A DOM: 10H30-22H30 MP

GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA

PAINÉIS DE ALMADA NEGREIROS

SEG A SEX: 10H30, 14H30 213 611 025 MP

HOSPITAL DE BONECAS

VISITAS GUIADAS

SEG A SÁB: 10H30-12H30, 15H30-17H info@hospitaldebonecas.com


84

V I S I TAS G U I A DAS HOSPITAL STº ANTÓNIO DOS CAPUCHOS

LISBOA COM FERNANDO VISITA GUIADA À COLEÇÃO PESSOA II 23 SET: 15H DE DERMATOLOGIA Encontro: Príncipe Real, junto Por Luiz Damas Mora e Célia Pilão 13 SET: 10H geral@museus.ulisboa.pt MP

HOSPITAL DE SÃO JOSÉ

VISITAS GUIADAS

Por Célia Pilão celia.pilao@chlc.min-saude.pt MP

JUNTA DE FREGUESIA DO LUMIAR

ERA UMA VEZ NO PALACETE DAS CONCHAS…

Visita guiada encenada ÚLTIMA SEX, SÁB: 16H info@jf-lumiar.pt | EG / MP LABIRINTO LISBOA

A HISTÓRIA DE PORTUGAL QUE OS LIVROS NÃO CONTAM. ATREVA-SE! QUA, QUI, DOM: 17H-22H SEX, SÁB: 17H-24H sales@labirintolisboa.com LISBOA AUTÊNTICA

CERCA VELHA

2 SET: 16H Encontro: Campo das Cebolas em frente à Casa dos Bicos

LISBOA DAS 7 COLINAS: 4ª COLINA – CHAGAS 3 SET: 15H Encontro: Lg. Trindade Coelho MP

LISBOA BAIRRO ALTO

9 SET: 10H Encontro: Pç. Luís de Camões MP

PADRE ANTÓNIO VIEIRA

Encontro: Largo Trindade Coelho, junto à Igreja de S. Roque 10 SET: 10H | MP

LISBOA COM FERNANDO PESSOA I 16 SET: 15H Encontro: Brasileira do Chiado MP

PELO CORREDOR VERDE ATÉ MONSANTO

16 SET: 10H Encontro: Alto do Parque Eduardo VII (junto à fonte) | MP

LISBOA OPERÁRIA

17 SET: 15H Encontro: Miradouro da Graça/ Igreja da Graça | MP

quiosque do lado da Rua do Século MP

PASSEIO PARA DESENHAR II – JARDIM BOTÂNICO 24 SET: 9H30 Encontro: Entrada do Jardim Botânico | MP

LISBOA DO FADO

24 SET: 18H Encontro: Martim Moniz: Capela da Srª da Saúde | MP

LISBOA RIBEIRINHA II

30 SET: 10H Encontro: Lg. da Princesa (junto ao Chafariz) LISBON MOVIE TOUR

FERNANDO PESSOA EXPERIENCE

O passeio inclui dormida no quarto onde viveu Fernando Pessoa entre 1908 e 1912

AFIRMA PEREIRA

À descoberta de Lisboa com Marcello Mastroianni

FILME DO DESASSOSSEGO Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema

CAPITÃES DE ABRIL

Passeio dedicado à Revolução de Abril

COMBOIO NOTURNO PARA LISBOA

Seguindo Jeremy Irons pela cidade TODOS OS DIAS | MP LISBON WALKER

A CIDADE VELHA 3 SET: 14H30

A PRESENÇA AFRICANA 10 SET: 14H30

A SÉTIMA COLINA

17 SET: 14H30 Encontro: Praça do Comércio, do lado da Rua do Arsenal, em frente ao posto de turismo, debaixo das arcadas LIVRARIA MÓVEL TELL A STORY

PASSEIOS LITERÁRIOS WALK A STORY LISBOA LITERÁRIA

Passeio dedicado a Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago TODOS OS DIAS walks@tellastory.pt MP

MAAT - MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

MUSEU DA CARRIS

Visita temática de arquitetura 1º SÁB: 16H

MUSEU DO DINHEIRO

PERCURSO MONUMENTAL

SÁB: 15H, QUI: 13H

ESPAÇOS LEGÍVEIS

SÁB: 12H, DOM: 15H

PERCURSO SECRETO 1º DOM: 16H

VISITAS ORIENTADAS museu@carris.pt

PERCURSO PELA COLEÇÃO MP

MURALHA DE D. DINIS SÁB: 11H, SEX: 13H MP

MASSA CRÍTICA DE LISBOA

BICICLETADA

ORIENTE, OCIDENTE. ENTRE CÁ E LÁ

Encontro: Parque Eduardo VII, no Marquês de Pombal ÚLTIMA SEX: 18H massacriticapt.net

9 SET: 11H30 | MP

EG

MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA

MONTES E VALES

PEDDY PAPER MOURARIA À GRAÇA ELEVADORES DE LISBOA DIAS DE LISBOA

geral@montesevales.com | MP MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

GALERIA DO LORETO

Visitas guiadas aos subterrâneos do Aqueduto das Águas Livres SEX: 15H 1º E ÚLTIMO SÁB: 11H 218 100 215 (Museu da Água) E/MP

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

VISITAS GUIADAS AO MUSEU E ÀS OFICINAS DE ARTES E OFÍCIOS DA FRESS SEG A SEX: 10H-13H, 14H30-16H30 SEG, QUA: 11H, 15H QUI: 15H E / MP

MUSEU BENFICA - COSME DAMIÃO

VISITAS GUIADAS 1º DOM: 11H

VISITAS LIVRES

TODOS OS DIAS: 10H-18H Em dias de jogo realizam visitas até ao início do mesmo museu@slbenfica.pt MUSEU BORDALO PINHEIRO

VISITAS ORIENTADAS ÀS EXPOSIÇÕES 218 170 667

A HISTÓRIA DA BANCA VISITAS ORIENTADAS TER A SEX 217 513 214 | EG / MP

MUSEU DE LISBOA SANTO ANTÓNIO

VISITAS ORIENTADAS TER A SEX 217 513 256 | EG / MP

MUSEU DA MARIONETA

NO MUSEU COM OS ROBERTOS DE CONVENTO A MUSEU MARIONETAS PORTUGUESAS E MARIONETAS ORIENTAIS Visitas temáticas | MP

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

OBRAS EM FOCO: FONTE COM MESA 27 SET: 18H

1º DOMINGO

La Lechuga. Custódia da Ig. de Stº Inácio de Bogotá 3 SET: 11H A Representação da Virgem Maria na Coleção do MNAA 3 SET: 11H30

MADONNA. TESOUROS DOS MUSEUS DO VATICANO QUA A SEX: 15H30

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

VISITA AO MUSEU E CONVENTO DA MADRE DE DEUS

TER A DOM: 10H-16H30 | MP


V I S I TAS G U I A DAS MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

RESERVAS VISITÁVEIS GALERIAS DA AMAZÓNIA TER, QUI, SÁB: 15H30

GALERIAS DA VIDA RURAL

TER, QUI, SÁB: 14H30 visitasguiadas@mnetnologia. dgpc.pt | MP MUSEU NACIONAL DO TRAJE

VISITA AO MUSEU E AO PARQUE BOTÂNICO DO MONTEIRO-MOR

TER: 14H-18H, QUA A DOM: 10H-18H | E/MP

QUINTA ALEGRE

7, 14, 21, 28 SET: 10H30 EG/MP

DESTA CANÇÃO QUE APETEÇO - OBRA DISCOGRÁFICA DE JOSÉ AFONSO 1953//1985 Pela Associação José Afonso 22 SET: 18H30 smonjardino@foriente.pt MP

VISITAS ORIENTADAS - A ÓPERA CHINESA Dicionário de Cores na Ópera Chinesa 29 SET: 17H-18H | MP

LAÇOS – MAIS DO QUE VIAJAR - RETROSPETIVA DE NUNO LOBITO Por Nuno Lobito 29 SET: 18H30 smonjardino@foriente.pt| MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

VISITAS ORIENTADAS AO MUSEU TER A SEX: 10H-13H, 14H-18H | MP

VISITAS ORIENTADAS AO PALÁCIO NACIONAL DE BELÉM E JARDINS

SÁB: 10H30, 11H30, 14H30, 15H30, 16H30 | MP MUSEU DE SÃO ROQUE

15H30

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Visitas guiadas SEX: 11H30 (EM FRANCÊS), 15H (EM INGLÊS), SÁB: 15H, 16H30 (EM PORTUGUÊS) 213 240 869/7

VISITA AO EDIFÍCIO

1º DOM: 11H ezequiel.marinho@cm-lisboa.pt EG

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

VISITAS GUIADAS AO PADRÃO E À ROSA-DOSVENTOS E/MP

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

VISITAS ORIENTADAS AO PALÁCIO

O QUOTIDIANO DA FAMÍLIA REAL: UM DIA DE GALA NO PAÇO DA AJUDA

servicoeducativo@pnajuda.dgpc.pt MP

PANTEÃO NACIONAL

VEM DESCOBRIR O PANTEÃO

Visita orientada ao monumento TER A DOM: 10H-16H30 MP

ALMEIDA GARRETT NO PANTEÃO

Visita temática TER A DOM: 10H-16H30 MP

PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

ITINERÁRIOS EM LISBOA PERCURSOS PEDESTRES OS RECOLHIMENTOS DA CAPITAL Encontro: Pç. David Leandro Silva COMBATELASER Percurso em bicicleta 2 SET: 9H30 PAINTBALL ELECTRÓNICO CEMITÉRIO DO ALTO SÃO 968 297 047 (Ação Natura) PEDDY PAPER JOÃO O jogo parte de Campolide, | EG/MP

Jazigo dos benfeitores da SCML 3 SET: 15H, 6 SET: 13H15 EG/MP

QUO VADIS LISBOA – ITINERÁRIOS DA FÉ’17

PERCURSO DA BAIXA Encontro: Lg. da Sé

VISITAS GUIADAS À IGREJA 16 SET: 10H E AO MUSEU DE SÃO ROQUE PERCURSO DO BAIRRO QUI A DOM ALTO 27 SET: 10H, 11H, 14H30,

PAÇOS DO CONCELHO MUSEU DO ORIENTE

85

atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto 218 452 689 (Papa-Léguas) | MP

Encontro: Convento dos Cardeas 23 SET: 10H 218 879 549 (Paróquia de São Nicolau)MP SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

VISITAS GUIADAS AO PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA SEG A SEX MP

TCHARAN EVENTOS

JANTARES MISTÉRIO A MORTE DO ARTISTA NOITE DE GANGSTERS OS RÚSTICOS MP

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

VISITAS GUIADAS

A HERANÇA JUDAICA DE LISBOA 23 SET: 10H-13H Encontro: Terreiro do Paço TRAFARIA PRAIA

CRUZEIROS TURÍSTICOS NO RIO TEJO

Entre o Cais do Sodré e a Torre de Belém TER A DOM: 10H30, 14H30, 16H30, 18H30 lisbonbluebus@douroazul.pt UM OUTRO OLHAR

ALCÂNTARA - AZULEJOS

2 SET: 10H Encontro: porta do Mercado Rosa Agulhas, R. Leão de Oliveira, 7

TRÊS EDIFÍCIOS RELIGIOSOS EM ALCÂNTARA

10 SET: 10H Encontro: porta da Igreja das Flamengas, Rua 1º de Maio, nº 22

ALCÂNTARA – PELA JUNQUEIRA

24 SET: 10H Encontro: Chafariz da Junqueira, R. da Junqueira

ESCOLA EB1 RAÚL LINO

Visitas guiadas aos bastidores do teatro em português, inglês, francês, castelhano, alemão e italiano SEG: 11H 213 250 829

30 SET: 10H Encontro: porta da escola, Cç. da Tapada umoutroolhar@sapo.pt

MP

URBAN ROLLERS LISBOA

TEATRO EM CARTAZ - A COLEÇÃO DO D. MARIA II, 1853 – 2015 Por Helena Barbosa 16 SET: 15H, 16H30

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

VISITAS GUIADAS visitas@saocarlos.pt

EG

PASSEIO DE PATINS POR LISBOA

Encontro: frente à esplanada do Galeto, Av. da República, 14 SEX: 21H30 eliseubike.co@gmail.com WALK AND SEE

PASSEIOS GUIADOS A PÉ 917 443 389 MP

E/MP

TEATRO TIVOLI BBVA

TASTING FADO

Visita ao teatro, com fado acompanhado por vinho do Porto e pastel de nata QUA A SÁB: 19H

WILD WALKERS

CRIMES DE LISBOA

Encontro: Arco da Rua Augusta SEX: 21H30, DOM: 18H 916 014 842 MP

MP

TIME TRAVELLERS

LISBOA NO FEMININO 9 SET: 10H-13H Encontro: Terreiro do Paço

A LISBOA ISLÂMICA

16 SET: 10H-13H Encontro: Terreiro do Paço

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 99


86

V I S I TAS G U I A DAS

V I S I TAS M U N I C I PA I S BIBLIOTECAS DE BELÉM, CAMÕES, MARIA KEIL, MARVILA , ORLANDO RIBEIRO, PENHA DE FRANÇA E SÃO LÁZARO

UMA VIAGEM PELA BIBLIOTECA

Visitas guiadas dirigidas a centros de dia, universidades de terceira idade e outros grupos organizados EG/MP

DIVISÃO DE GESTÃO CEMITERIAL

PERCURSOS TEMÁTICOS NOS CEMITÉRIOS CEMITÉRIO DOS PRAZERES 2 SET: 10H

MARECHAL DUQUE DE SALDANHA

26 SET

12 OUT

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

GOMES FREIRE DE ANDRADE

26 SET

MUSEU COLEÇÃO BERARDO EXPOSIÇÃO “SER E ESTAR – VÍDEOS DA COLEÇÃO BERARDO”

11 OUT

12, 25 OUT

NO RASTO DE UM ATENTADO 18, 19, 25, 28 OUT

27 SET

EDIFÍCIOS NOTÁVEIS DAS AVENIDAS NOVAS

CASA DOS GESSOS

JOSÉ SARAMAGO E O MEMORIAL DO CONVENTO

27 SET

18 OUT

24 OUT

A HISTÓRIA DO LIVRO E OS PRIMEIROS LIVREIROS DE LISBOA 26 OUT

LISBOA DE CAMÕES 27 OUT

BAIRRO DA LAPA

31 OUT Marcações: 218 170 742 lisboa.cultural@cm-lisboa.pt

CEMITÉRIO DO ALTO DE SÃO JOÃO (GENERALISTA)

VISITAS COMENTADAS

VISITA NOTURNA – CEMITÉRIO DOS PRAZERES

18 SET

10 SET: 10H

23 SET: 19H dmevae.dgc@cm-lisboa.pt | EG/MP DIVISÃO DE PROMOÇÃO E COMUNICAÇÃO CULTURAL

ITINERÁRIOS DE LISBOA CARNIDE ANTIGO

19 SET, 17 OUT

DE XABREGAS AO BEATO 20 SET

COLINA DE SANTANA 21 SET, 27 OUT

LOJAS DE TRADIÇÃO DA BAIXA

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

MUSEU DE SÃO ROQUE “SEGREDOS DE SÃO ROQUE”

ARTES E OFÍCIOS: LIVRARIA BERTRAND/LIVRARIAANTIQUÁRIA NOVA ECLÉTICA 18 SET

CASA MUSEU ANASTÁCIO GONÇALVES 19 SET

MUSEU DA FARMÁCIA 19 SET

CASA DOS AÇORES 19 SET

MUSEU DA SAÚDE – EXPOSIÇÃO “800 ANOS DA SAÚDE EM PORTUGAL”

IGREJA DE MARVILA

PALÁCIO MAGALHÃES

PALÁCIO CHIADO

CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA VISITA-OFICINA ” HISTÓRIAS DA LISBOA COSMOPOLITA E DO MUNDO DESCONHECIDO”

27 SET

28 SET

CAMPO PEQUENO 28 SET

PALÁCIO CEIA 28 SET

PALÁCIO DEVISME 29 SET

PALÁCIO DA JUSTIÇA 29 SET

ARTES E OFÍCIOS: CERVEJARIA TRINDADE “HISTÓRIA E AZULEJOS” 2 OUT

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU 3 OUT

ATELIER – MUSEU JÚLIO POMAR EXPOSIÇÃO “JÚLIO POMAR, PEDRO CABRITA REIS – DAS PEQUENAS COISAS” 3 OUT

GARES MARÍTIMAS DE ALCÂNTARA E ROCHA CONDE D`ÓBIDOS 4 OUT

FUNDAÇÃO ARPAD – SZENES VIEIRA DA SILVA

RAINHA D. AMÉLIA DE ORLEÃES

COMPLEXO MUNICIPAL DOS CORUCHÉUS “EXPOSIÇÃO DE ESCULTURA E DESENHO DE JOSÉ LARANJEIRA SANTOS”

TORREÃO POENTE EXPOSIÇÃO “VENTURA TERRA, ARQUITETO – DO UTIL E DO BELLO”

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA “O QUOTIDIANO DA FAMÍLIA REAL”

ARTES E OFÍCIOS: “AU PETIT PEINTRE / CAMISARIA E ALFAIATARIA PITTA”

27 SET

POÇO DO BISPO E MARVILA ANTIGA 27 SET

LOJAS DE TRADIÇÃO DO CHIADO 28 SET

LISBOA ESCANDALOSA 29 SET, 14 OUT

BAIRRO ALTO 3 OUT

GOMES FREIRE DE ANDRADE 4, 21 OUT

JUNQUEIRA PALACIANA 4, 11, 12 OUT

CERCA FERNANDINA 10 OUT

LISBOA DE FERNANDO PESSOA 10, 13, 17, 20 OUT

20 SET

21 SET

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA 21 SET

PALÁCIO CONDES CALHETA 22 SET

PALÁCIO RATTON 22 SET

CONVENTO DAS TRINAS DE MOCAMBO 26 SET

MUSEU DE LISBOA – PALÁCIO PIMENTA EXPOSIÇÃO “DO CARNAVAL À LUTA LIVRE: MÁSCARAS E DEVOÇÕES MEXICANAS”

13 OUT

MUSEU DAS COMUNICAÇÕES EXPOSIÇÃO “CASA DO FUTURO”

20 SET

LISBOA HEBRAICA

CAMPO PEQUENO

PALÁCIO EGA

27 SET

21 SET

26 SET, 20 OUT

12 OUT

4 OUT

4 OUT

9 OUT

IGREJA ALEMÃ 10 OUT

CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS- CADEIA DO LIMOEIRO “ O LIMOEIRO, UM CARRASCO E UM LOBO- OS ÚLTIMOS SUSPIROS DA PENA DE MORTE EM LISBOA” 10 OUT

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA 11 OUT

CASA DOS AÇORES 11 OUT

QUINTA DA ALFARROBEIRA

13 OUT

16 OUT

17 OUT

MUSEU DA MARIONETA 18 OUT

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS 19 OUT

GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS 20 OUT

ARTES E OFÍCIOS: “FRANJARTECASA DE FRANJAS E PASSAMANARIAS/RELOJOEIRO MÁRIO FERREIRA” 23 OUT

SALA-MUSEU MADRE TERESA DE SALDANHA 24 OUT

BASTIDORES DO AEROPORTO DE LISBOA 24 OUT

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 25 OUT

IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 25 OUT

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - FOTOGRÁFICO EXPOSIÇÃO “IMPLOSÕES, CONSTRUÇÕES E DEMOLIÇÕES” 26 OUT

MUSEU DE SÃO ROQUE “RODA DOS EXPOSTOS” 27 OUT

TEATRO THALIA 31 OUT

MUSEU DO PATRIARCADO

31 OUT Marcações a partir de 1 de setembro lisboa.cultural@cm-lisboa.pt 218 170 593 | EG


88

C R I A N ÇAS


LITTLE FREE

LIBRARY

A BIBLIOTECA DOS LIVROS VIAJANTES Ana Rita Vaz

Celebrar o amor pelos livros, promover a sua partilha e despertar a criatividade e a imaginação são os principais objetivos da Little Free Library, uma organização norte-americana de troca de livros gratuita que marca presença em mais de 70 países. Em Lisboa, estas pequenas bibliotecas podem ser encontradas na Quinta das Conchas e no Jardim das Oliveiras do Centro Cultural de Belém, e prometem fazer as delícias de miúdos e graúdos. Há melhor maneira de aproveitar os raios de sol de final de verão do que ler um livro deitado na relva ou encostado a uma árvore? No caso do CCB, a Fábrica das Artes fornece as mantas e as almofadas, para fazer da leitura um momento de puro relaxamento. Na Quinta das Conchas, as grandes vantagens são a proximidade do parque infantil e a participação ativa do curador, que organiza diversas iniciativas para os mais pequenos, onde leva mantas, cestos de vime, livros de colorir e lápis de cor, e onde se contam histórias em voz alta. O conceito é simples, implica a interação da comunidade e funciona sob o lema “leve um livro, traga um livro”. Para além de poder pegar num livro e lê-lo no local, pode também passar na pequena biblioteca, levar um livro consigo e doar outro para ficar no seu lugar. Desta forma, haverá sempre livros para todos! Mais informações em www.littlefreelibrary.org

89


90

C R I A N ÇAS E S T E M Ê S

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 16 E 17 DE SETEMBRO AV. DE BERNA, 45 A / 217 823 000 / WWW.GULBENKIAN.PT

ENCONTROS DA PAISAGEM Com a chegada do outono inicia-se um novo ano agrícola. Como forma de celebração, a Gulbenkian sugere os Encontros da Paisagem, que permitem dar largas à criatividade e contemplar, aprender, conversar e semear novas ideias. As propostas são muitas e para todas as idades. Neste fim-de-semana, os adultos e jovens com mais de 12 anos podem participar num workshop de hortas biodiversas, numa oficina de diário gráfico ou até mesmo num

F E S T I VA I S

FESTIVAL TODOS PALÁCIO CENTENO

PANGEIA

Teatro. Maiores de 6 anos 9, 10 SET: 15H30 TEATRO NACIONAL D. MARIA II

COMER A LÍNGUA

16, 17 SET: 11H relacoesexternas@tndm.pt | MP

LISBOA SOA ESTUFA FRIA

LUGARES SONOROS

OFICINA DE GRAVAÇÕES SONORAS DE CAMPO Maiores de 8 anos 16 SET: 11H30

PASSEIO SONORO

OFICINA SÓ ESTOU DE OUVIDOS 5-9 anos 17 SET: 11H30

F É R I AS D E V E R ÃO ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

MÚSICA NO VERÃO

Aulas intensivas de piano, guitarra, violino e canto 4 A 15 SET: 15H-20H academia-de-musica2010. blogspot.pt ATELIER DE SÃO BENTO

ATELIER DE ARTES PLÁSTICAS

5-14 anos 4 A 15 SET atelierdesaobento@gmail.com CULTURGEST

LABORATÓRIOS DE ESPETÁCULOS EM FASE DE CRIAÇÃO

O BANQUETE, DE ANA TERESA VAZ E JOANA BARROS 6-12 anos 4 A 8 SET 10H-13H/14H30-17H30

passeio fitogeográfico em bicicleta, enquanto os maiores de 16 anos podem optar pela visita Aves Jardineiras do jardim, por uma visita desenhada ou por uma mesa-redonda sobre paisagem. Para as famílias, há uma oficina de contos e uma atividade livre de desenho, enquanto os mais pequenos, dos 5 aos 10 anos, podem experimentar as oficinas de expressão plástica e poética ou a de construção de pequenos jardins. Ana Rita Vaz DANCE SPOT

MUSICAL KIDS

3-12 anos 4 A 8 SET: 9H15-16H30 ESCOLA DE BELAS-ARTES PEDRO SERRENHO

ATELIER FÉRIAS DE VERÃO 5-12 anos 4 A 15 SET: 10H-13H/14H30-17H30

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

MANUAIS PARA REINVENTAR O MUNDO – ARTE COM INTERVENÇÃO Oficina de livros de artista e pensamento crítico 5-15 anos 4-8 SET: 10H-13H/14H3017H30

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES - MUSEU DAS COMUNICAÇÕES

NO MUSEU, VERÃO

Ofinicas, ateliers, visitas 1 A 29 SET SEG A SEX: 10H-18H

GINÁSIO CLUBE PORTUGU ÊS

FÉRIAS DESPORTIVAS 4-12 anos 4 A 8 SET

HAPPY CODE

FÉRIAS A PROGRAMAR 6-14 anos 4-8 SET

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA

FÉRIAS DE VERÃO DO ZOO 3-16 anos 4 A 8 SET: 9H-18H

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

DESTINO: LISBOA

Oficinas e passeios. 8-12 anos 4 A 8 SET: 9H30-18H www.lisbonforkids.com MUSEU COLEÇÃO BERARDO

JOGOS ÓTICOS

4-6 anos 4 A 8 SET: 9H30-17H30


C R I A N ÇAS TO D O O A N O

EU, ROBOT

Com Yara Kono. Maiores de 5 anos 23 SET: 11H

7-13 anos 4 A 8 SET: 9H30-17H30

MP

MUSEU NACIONAL DO TRAJE E DA MODA

Maiores de 5 anos 27 SET: 16H

ATELIERS DE FÉRIAS DE VERÃO 3-9 anos 4 A 8 SET: 9H15-17H30 919 168 965 PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

FÉRIAS COM CIÊNCIA 6-12 anos 4 A 15 SET: 9H-18H30 RODA VIVA

ATL DE FÉRIAS

3-14 anos 4 A 8 SET: 8H30-17H30 TEATRO BOCAGE

FÉRIAS NO TEATRO 5-15 anos 4 A 22 SET: 9H-18H 912 449 909

TERRA INCÓGNITA

FÉRIAS NÁUTICAS Maiores de 6 anos 4-15 SET

ESTE M ÊS AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

Aleksander, Foxy&Meg vão à Piscina, Paulo Contra o Dragão, Mancha e Manchinhas: Marinheiros de Água Doce, O Passarinho e o Esquilo, Foxy & Meg vão à Pesca, Fábulas Delirantes 1 Maiores de 4 anos 17 SET: 11H30 servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org BAOBÁ LIVRARIA

UM LIVRO PARA TODOS OS DIAS

Oficina de construção de livros Maiores de 5 anos 2 SET: 11H MP

RECOMEÇA, SE PUDERES! Contos 9 SET: 11H MP

TEMPO DE (RE)COMEÇOS Contos 16 SET: 11H MP

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO

PEDDY-PAPER DO BAIRRO EG

CRAC!

Lançamento com a ilutradora 30 SET: 16H30 PG / EG

BIBLIOTECA DE MARVILA

JARDINS DE VERÃO Oficina. 5-12 anos 6, 12, 19 SET: 14H30

91

23 SET: 16H 1stposition.estudio@gmail.com MP

FIADEIRAS DE HISTÓRIAS 5-7 anos 23 SET: 17H EG

CAIXA GERAL DE DEPÓSITO - SEDE

ATELIÊ CAIXA DE MÚSICA – AS FÁBULAS DE LA FONTAINE 3-14 anos 23 SET: 15H EG / MP

EG / MP

carlaguedelha@metropolitana.pt

ERA UMA VEZ O CORPO: EU, TU, NÓS

CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

Workshop de dança contemporânea. 5-12 anos 6 SET

MÚSICA NA BIBLIOTECA O FUTURO Workshop de bateria. 8-12 anos 8 SET: 16H

CRIAÇÃO DE UM GRUPO CORAL INFANTIL 6-12 anos 23 SET: 18H EG / MP

MUITA TRALHA, POUCA TRALHA Teatro. Maiores de 3 anos 23 SET: 17H

COLEÇÃO DE POEMAS Leitura encenada Maiores de 7 anos 23, 24 SET: 11H

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

Aleksander, Foxy&Meg vão à Piscina, Paulo Contra o Dragão, Mancha e Manchinhas: Marinheiros de Água Doce, O Passarinho e o Esquilo, Foxy & Meg vão à Pesca, Fábulas Delirantes 1 Maiores de 4 anos 23 SET: 15H servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org

ERA UMA VEZ... ESCUTAR, CONCENTRAR, RELAXAR Oficina 4-10 anos 23 SET: 15H30 EG / MP

AULA EXPERIMENTAL DE BALLET 5-7 anos

RODA DE DESENHO

Oficina Maiores de 6 anos 3, 10, 17, 24 SET: 15H3017H30 CASA-MUSEU ANASTÁCIO GONÇALVES

MÓVEIS CHEIOS DE SEGREDOS Visita-jogo 23, 24 SET: 16H EG / MP

CASTELO DE S. JORGE

AFONSO HENRIQUES

Teatro Maiores de 6 anos 2, 9, 16, 23, 30 SET: 19H

JOGOS EM FAMÍLIA Maiores de 5 anos 3 SET: 11H MP

ARTES BÉLICAS - SÉCULO XV - BATALHA DE TORO (1476) 10 SET: 11H

DANÇAS COM HISTÓRIA DANÇAS DO TEMPO DE D. JOÃO IV 17 SET: 11H

VISITAS EM FAMÍLIA O CASTELO ENTRE OS SÉCULOS XIII E XIV: RESIDÊNCIA REAL Maiores de 6 anos 24 SET: 11H

MIÚDOS Ciclo de cinema O PRINCIPEZINHO 2 SET: 11H30

CEGONHAS

3 SET: 11H30

KUBO E AS DUAS CORDAS 9 SET: 11H30

BAILARINA

10 SET: 11H30

HÁ FESTA NA ALDEIA 16 SET: 11H30

LEGO BATMAN: O FILME 17 SET: 11H30

A OVELHA CHONÉ, O FILME 23 SET: 11H30

CANTAR!

24 SET: 11H30

TRAFIC

30 SET: 11H30

GRU - O MALDISPOSTO 3 1 OUT: 11H30

CINEMATECA JÚNIOR

OFICINA DE FILMAGEM

8-12 anos 4, 5 SET: 10H-13H cinemateca.junior@cinemateca. pt | MP

AS TÉCNICAS DO CINEMA DE ANIMAÇÃO I - RECORTES

Atelier para famílias. 7-12 anos 30 SET: 11H cinemateca.junior@cinemateca. pt | MP

SESSÕES DE CINEMA A CASA FANTASMA Maiores de 12 anos 2 SET: 15H

SUSTOS CURTOS COM O LOBO MAU Maiores de 6 anos 9 SET: 15H

E.T. – O EXTRATERRESTRE Maiores de 6 anos 16 SET: 15H

KING KONG

Maiores de 12 anos 23 SET: 15H

PRINCESA MONONOKE Maiores de 6 anos 30 SET: 15H

MP

COLISEU DOS RECREIOS CINEMA MONUMENTAL

MONUMENTAL DOS

O MUNDO DA SARA 17 SET: 15H


92

C R I A N ÇAS TO D O O A N O ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA

HAPPY HOLI KIDS FESTIVAL DAS CORES Maiores de 3 anos 9 SET: 15H

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES - MUSEU DAS COMUNICAÇÕES

CORO III

CONTADORES DE ESTÓRIAS

MEO ARENA

CONHECER O MUSEU 5-12 anos 2 SET: 15H30

ESPAÇO DAS ARTES

ENCONTROS DA PAISAGEM DESEJOS PARA O PLANETA

ARTPOSTCOM

MICROJARDIM PORTÁTIL

PASSA A MENSAGEM

Oficina de expressão plástica e poética. 5-10 anos 16 SET: 11H

Oficina de construção de pequenos jardins. 5-10 anos 16 SET: 11H

CONTOS DE PAISAGENS Oficina de contos Maiores de 4 anos 16 SET: 11H

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

A MAIOR IDEIA DO MUNDO Oficina por André Letria 6-10 anos 23 SET: 10H30 MP

5-12 anos 9 SET: 15H30

CIENTISTAS INVADEM O MUSEU 5-12 anos 16 SET: 15H30

MEIOS E FORMAS DE COMUNICAÇÃO CRIPTOGRAMAS

5-12 anos 23 SET: 15H30 INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL

CORO MEU PLANETA AZUL CORO II 6-9 anos

10-16 anos AUDIÇÕES DE 9 A 16 SET

PATRULHA PATA AO VIVO 30 SET: 15H

MUSEU COLEÇÃO BERARDO

MAGIA NO MUSEU Visita-jogo 2-4 anos 24 SET: 11H

MUSEU DO DINHEIRO

OS DEUSES ANDAM À SOLTA Oficina para pais e filhos Maiores de 6 anos 9 SET: 15H MP

SEGREDOS, COFRES E CASAS-FORTES Oficina para pais e filhos Maiores de 6 anos 23 SET: 15H MP

MUSEU DE LISBOA – PALÁCIO PIMENTA

MÚSICA PARA BEBÉS

30 SET: 15H30, 16H30 MP

MUSEU DA MARIONETA

TEATRO DE ROBERTOS

1, 8 SET: 19H30, 10 SET: 15H EG

LABORATÓRIOS DE ATIVIDADES CRIATIVAS EXISTE UMA RECEITA SECRETA PARA SE VOLTAR A ERRAR? Oficina. Maiores de 6 anos 3 SET: 15H30

METAMORPHOSIS

Teatro. Maiores de 6 anos 23, 24 SET: 11H30

BONECOS DE SANTO ALEIXO Atelier para famílias Maiores de 6 anos 24 SET: 15H30 EG / MP


C R I A N ÇAS TO D O O A N O MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

Teatro ATÉ 30 SET SÁB: 16H, DOM: 11H30, 16H

HISTÓRIAS DE ESTRELAS E PLANETAS! Sessão de planetário para famílias 3 SET: 11H30

A OLHAR PARA O CÉU!

Sessão de planetário para famílias 3 SET: 16H30 MUSEU DO ORIENTE

O REI MACACO

Oficina domingos em família Maiores de 5 anos 10 SET: 11H

PROFISSÕES TRADICIONAIS ORIENTAIS Sábados em oficina. 7-12 anos 16, 23 SET: 15H

MÃOS QUE FALAM

Oficina dramatizada “Primeiros Passos”. 12-24 meses 16, 30 SET: 10H, 11H

DEDO MINDINHO E SEU VIZINHO…

Oficina “Domingo”: dos 3 aos 5 17 SET: 10H, 11H30

UM TIGRE, DOIS TIGRES… Oficina “Tapete Encantado” 0-12 meses 23 SET: 10H, 11H30

DICIONÁRIO ILUSTRADO

Oficina de ilustração para crianças 6-7 anos 30 SET: 15H MUSEU DE SÃO ROQUE

A BRINCAR CONSTRUÍMOS O PASSADO

Visita com atelier de aarte 6-12 anos 6 SET: 15H EG / MP

HÁ DANÇA NO MUSEU! Workshop de dança 16-28 meses 23 SET: 10H 28 meses-9 anos 23 SET: 11H MP

SE EU FOSSE... BOTICÁRIO Visita-atelier. 6-12 anos 23 SET: 15H MP

DESENHAR A CIDADE. EXERCÍCIOS SOBRE

CASTELO DE SÃO JORGE 2, 9, 16, 23 E 30 DE SETEMBRO ÀS 19H RUA DE SANTA CRUZ / 218 800 620

AFONSO HENRIQUES Esta peça teatral, criada a partir de um poema épico de tradição oral e de crónicas da Idade Média, é um retrato de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal. Revelando as suas glórias, vicissitudes, conquistas e derrotas ao longo da vida, o espetáculo revive vários episódios da história do monarca - a criança que herda um pedaço de terra, o adolescente que aprisiona a mãe, o guerreiro que mata, saqueia, se zanga com o Papa, o conquistador que, em nome de Deus, ataca sempre de surpresa, e o velho friorento que se liberta das mãos dos castelhanos para morrer aprisionado na memória de todos nós. A peça, dirigida para crianças com mais de seis anos e adultos, é uma criação do Teatro O Bando. ARV

93


94

C R I A N ÇAS TO D O O A N O ARMAZÉM AÉRIO

ARQUITETURA E URBANISMO

PARA MIÚDOS TÍMIDOS, ATREVIDOS E MAIS OU MENOS 5-10 anos SÁB: 15H-16H MP

5-15 anos SEG A QUI: 18H, SÁB: 10H

Visita com atelier de arte 12-15 anos 24 SET: 15H

Danças Orientais Criativas

ART KIDS

OPEN HOUSE JÚNIOR

EG / MP

MUSEU DA SAÚDE – HOSPITAL SANTO ANTÓNIO DOS CAPUCHOS

ROTA DA SAÚDE

6-12 anos 24 SET: 11H30 museudasaude@insa.min-saude.pt EG / MP

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

ATELIÊ INSTRUMENTAL PARA PAIS E FILHOS 6 SET: 18H30 EG / MP

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

RISCO, UMA EXPOSIÇÃO PARA AUDAZES ATÉ SET

BOM APETITE! A CIÊNCIA À MESA Exposição ATÉ SET

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

AROMAS E SABORES Maiores de 3 anos 30 SET: 11H, 15H MP / EG

TEATRO ARMANDO CORTEZ

MOZARTINI

Teatro 6 meses-4 anos 17, 24 SET: 11H

SÁB: 11H-12H 30damouraria@gmail.com MP

ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

Guitarra Clássica, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria, Canto, Baixo Elétrico, Flauta e Iniciação Musical Maiores de 3 anos SEG A SEX: 13-20H MP

ACADEMIA DE M ÚSICA DE TELHEIRAS

Música para Bebés e Pais Até aos 3 anos TER: 18H30

ACADEMIA NACIONAL DE M ÚSICA CARLOS SEIXAS

Flauta Transversal Maiores de 6 anos

Piano

Maiores de 3 anos VÁRIOS HORÁRIOS ACADEMIA NOVAS LETRAS

Ensino de Piano, Guitarra, Violino, Bateria e Flauta

SEG A SEX: 14H-20H

Cursos Intensivos de Instrumento 8-18 anos SEG A SEX: 14H-20H contactos@novasletras.com MP

PG

AIKIDO - DOJO DA LUZ

E / MP

info@til-tl.com

6-10 anos TER, SEX: 17H

TEATRO TURIM

Dança Contemporânea

QUA, SEX: 10H30

O GÉNIO DO MEL E A FADA DO AÇÚCAR 9 SET A 1 OUT SÁB: 16H, DOM: 11H

TODO O ANO 30 DA MOURARIA – PSICOTERAPIA E MOVIMENTO

Drama e Movimento

Dança Criativa

10-14 anos TER, SEX: 18H

Academia de novo circo

Oficinas de Artes Plásticas e Sessões de Arte como Terapia

Maiores de 5 anos DOM: 10H-11H cursolisboa@gmail.com

ATELIER DE SÃO BENTO

Artes Plásticas

TER: 15H-17H, 17H-19H

5-16 anos TER: 17H30; QUA, SEX: 15H, SÁB: 11H30

MP

ARTE GRAÇA

A Aventura de Ulisses

Música para Bebés 4 meses-3 anos DOM: 10H geral@anapar.pt

ARTE ILIMITADA

AUDITÓRIO PEDRO ARRUPE Maiores de 6 anos

Auto da Barca do Inferno

Maiores de 12 anos www.culturalkids.com.pt

Ateliers de Expressão Plástica - Desenho, Pintura e Escultura

E / MP

ART!IST – ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO & PERFORMANCE

SÁB: 10H

BIBLIOTECA SÃO LÁZARO

Visita Guiada

Hora do Conto

Ballet, Sapateado, Hip Hop, Condição Física, Dança Criativa, Contemporâneo, Kids on Broadway

3-11 anos SÁB: 11H

ASSOCIAÇÃO ADN / ARMAZÉM 13

3-9 anos QUI: 17H30

Circo Kids - Introdução às Técnicas Circenses Principiantes SÁB: 10H-11H30 Avançados SÁB: 12H-13H30

ASSOCIAÇÃO MUSICAL LISBOA CANTAT

Coro Infantil Lisboa Cantat

7-13 anos DOM: 17H30-19H30 coroinfantillisboacantat@ gmail.com ATELIER CABINE

Curso de expressão plástica 6-13 anos TER, QUI: 18H-20H ATELIÊ CÁ

ALUNOS DE APOLO – ESCOLA DE DANÇA

Ateliê Criativo

5-9 anos SÁB: 9H45 10-13 anos SÁB: 10H45 Maiores de 13 anos SÁB: 10H45

ATELIER DO PAÇO

Aulas de Dança

Danças Tradicionais e de Roda

5-12 anos QUA: 17H-18H30 atelie.ca@gmail.com

Ateliê de Arte 5-12 anos SÁB: 10H-12H

Mil e uma tardes Hora do Conto Ilustrado 3-9 anos QUA: 17H30

Iniciação ao Xadrez Oficina de Artes Plásticas 3-9 anos SEX: 17H30

CARAVELA VERA CRUZ

Bem-vindo a Bordo da Caravela Vera Cruz Visita SEG A SEX: 10H-17H geral@aporvela.pt E / MP

CASA DOS DIREITOS SOCIAIS

Aulas de Ballet e Dança Criativa 6-11 anos QUI: 17H30-18H30 SÁB: 11H-12H

Aulas de Dança Contemporânea

12-18 anos QUI: 18H30-19H30 SÁB: 12H-13H 968 884 787 CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA

Aprender com os Objetos

Oficina lúdico-pedagógica sobre a


C R I A N ÇAS TO D O O A N O

95

pré-história no território de Lisboa 9-14 anos

CLÍNICA DOS SONS

Eu Também Sou Arqueológo

3-36 meses SÁB: 16H

Oficina lúdico-pedagógica sobre o trabalho do arqueólogo 9-14 anos centro.arqueologia@cm-lisboa.pt E /MP / EG

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Biblioteca dos Livros Viajantes SEG A DOM: 9H-18H30 C.E .M – CENTRO EM MOVIMENTO

Baileia

Brincadeiras sonoras 0-3 anos QUA: 17H30-18H30

Dançar uma História Práticas de corpo 5-10 anos QUA: 18H30-19H30

CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS

Aulas de Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Italiano, Russo e Neerlandês Maiores de 6 anos MP

CENTRO INTERCULTURACIDADE

CIL – Coro Infantil Lusófono

Projeto de música coral de inclusão social com temas lusófonos. 8-14 anos SEX: 18H-19H30 CHAPITÔ

Ateliê de Circo 4-12 anos QUA: 18H

Música para Bebés MP

COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

Escola da Companhia Nacional de Bailado 5-7 anos TER, QUI: 17H-18H 7-9 anos TER, QUI: 18H-19H

Todos Bailarinos

Crianças com perturbação do desenvolvimento intelectual 5-14 anos TER, QUI: 17H, 18H DANÇA DO SABER

Ballet Kids, Hip Hop Kids, Contemporânea Kids e Teens Vários horários MP

DANÇARTE

Ballet, Dança Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip Hop MP

DANÇATTITUDE

Aulas de Dança Flamenca

3-8 anos SÁB: 10H-11H xavierflamenco@gmail.com DANCE FACTORY STUDIOS

Dança Criativa 3-6 anos

Hip Hop Teens

MP

DANCE SPOT

Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeão, Violino, Violoncelo

Ballet, Contemporâneo, Hip Hop, Capoeira, Sapateado, Irish Dance, Dança Jazz, Sevilhanas, Danças de Salão, Dança Oriental, Bollywood, Danças de Carácter, Baby Dance, Family Dance

MP

MP

CLC - CREATIVE LEARNING CENTRE

DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO CIVIL

CLAVE & SOM, ESCOLA DE M ÚSICA

Iniciação Musical 4-6 anos

Maiores de 6 anos

Mandarim

Língua, história e cultura PG / E

VÁRIOS HORÁRIOS

A Segurança em Casa, na Rua e nos Espaços Públicos 5-10 anos SEG A SEX: 9H-12H, 14H-16H30 MP

SEDE DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS 23 DE SETEMBRO ÀS 15H AV. JOÃO XXI, 63 / 218 456 789

ATELIÊ CAIXA DE MÚSICA AS FÁBULAS DE LA FONTAINE Neste ateliê, as crianças entre os 3 e os 14 anos vão ter a oportunidade de construir, desenhar, pintar e ilustrar algumas das mais conhecidas Fábulas de La Fontaine, como A Raposa e as Uvas, O Leão e o Mosquito, O Velho o Rapaz e o Burro, A Lebre e a Tartaruga, O Corvo e a Raposa, A Raposa e a Cegonha, O Lobo e o Cordeiro, A Doninha na Dispensa ou A Cigarra e a Formiga. Depois, no dia 8 de outubro, as crianças poderão ver os seus trabalhos projetados e expostos no concerto que a Orquestra Juvenil da Metropolitana realiza na Culturgest. Aceitas o desafio? ARV EDSAE – ESCOLA DE DANÇAS SOCIAIS E ARTES DO ESPETÁCULO

Dança Livre Ballet Maiores de 3 anos VÁRIOS HORÁRIOS

Especial Disney

Canto e dança. 4-6 anos TER: 17H30-18H15, QUI: 17H-17H45

Introdução ao Teatro Musical 6-9 anos QUA: 17H30-19H30 10-15 anos SEG: 17H30-19H30

Teatro Musical 6-15 anos SÁB: 10H-13H

Contemporâneo

Maiores de 12 anos TER, QUI: 18H-19H

Street Jazz

Maiores de 14 anos TER, QUI: 19H30-20H30

Danças Urbanas

Maiores de 10 anos TER, QUI: 18H30-19H30

MTV Just Dance Maiores de 10 anos


C R I A N ÇAS TO D O O A N O

96

Companhia Jovens Atores 12-15 anos SÁB: 14H-18H

ESCOLA DE BELAS-ARTES PEDRO SERRENHO

Artes Plásticas

5-12 anos QUA: 14H-16H, 17H-19H30, SÁB: 10H-13H MP

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip Hop, Danças Orientais MP

ESCOLA DE JARDINAGEM E CALCETEIROS

Programas de Educação e Sensibilização MP / E

ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Ballet, Zumba, Hip Hop, Salsa, Breakdance VÁRIOS HORÁRIOS ESPAÇO ESPELHO D’ÁGUA

Tardes de Histórias Até aos 10 anos DOM: 13H30-16H 213 010 510 EG

FORUM DANÇA

Pré-Ballet, Dança Criativa 3-5 anos

Dança Contemporânea 7-15 anos

Teatro 7-12 anos MP

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

Peddy-paper

Maiores de 10 anos

Visitas Guiadas à Fundação José Saramago E / MP

José Saramago, 90 Anos Exposição itinerante E

A Maior Flor do Mundo Ilustrações de André Letria Exposição itinerante E

FULLOUT DANCE ACADEMY

Ballet, Hip-Hop MP

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

Visitas Guiadas ao Palácio do Beau Séjour MP / EG

GALERIA MILLENNIUM

SÁB: 9H45 6-9 anos SAB: 10H35 10-16 anos SÁB: 10H35

Brincalhona, O Livro Amigo

IPDJ – INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE

LAVADOURO PÚBLICO DE CARNIDE

Truz, Truz… Deixa-me Dançar!

E / MP

Aulas de dança criativa 3-5 anos QUA: 17H45-18H35

GATO QUE LADRA – ASSOCIAÇÃO CULTURAL Oficinas

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

Visitas orientadas

Teatro aos Sábados 4-12 anos SÁB: 11H

Mikado Grupo de Teatro 13-18 anos SÁB: 16H MP

MP

Visita Geral: As Plantas Oficinais, o Sabor e os Cheiros PG / MP

Os Campeões do Jardim, À Descoberta do Jardim 4-5 anos

GERARTE TEATRO

O Feiticeiro de Oz

Teatro itinerante. 3-12 anos reservas.feiticeirodeoz@gmail.com E

GINÁSIO BEIJA-FLOR

Capoeira Infantil

3-16 anos QUA E SEX: 19H30-20H30 GRUPO DRAMÁTICO RAMIRO JOSÉ

Ballet, Karaté, Yoga GYMBOREE

Play & Learn: Música, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness

Programas de desenvolvimento infantil. 0-5 anos. Workshops

The Happiest Baby on the Block, Baby Signs 0-24 meses

HELEN DORON EARLY ENGLISH

Ensino de Inglês 3 meses-14 anos MP

HIPÓDROMO DO CAMPO GRANDE

Aulas de Equitação VÁRIOS HORÁRIOS

INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL

Coro Meu Planeta Azul 0-5 anos

A Planta, o Herbário Ensino básico

Plantas de todo o Mundo, Quem sou Eu? Como me Chamo?, Da Alga à Laranjeira, Os Botânicos e a Conservação da Biodiversidade Ensino secundário E / MP

JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Peças itinerantes lanterna.magica@iol.pt

À Descoberta do Lavadouro!

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º DOM: 11H LEAP – ESPAÇO AMOREIRAS

Visitas Guiadas e Atividades para Escolas 6-10 anos info@edge-arts.org MP / EG

LIVRARIA LER DEVAGAR

SER LIVRO

Livro Desalinhado

Oficina artística. 6-12 anos 2º DOM: 11H30-13H andaimecooperativacultural@ gmail.com MP

LX DANCE

Ballet MP

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Dentro de Cena

Visita guiada ao teatro Maiores de 3 anos TER A DOM: 15H-20H EG / MP

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Na Ponta do Lápis

MERCADO 31 DE JANEIRO

JAZZY DANCE STUDIOS

E / MP

Visitas guiadas e atividades temáticas E / MP

Break Dance Kids, Capoeira Kids, Hip Hop, Shake-it-up Teens, Ginástica, Capoeira 4-12 anos MP

JUST4TEENS

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças TER A QUI: 10H-12H

LANTERNA MÁGICA

O Mundo dos Legumes, O Cozinheiro Trapalhão, A Lição da Árvore, O Mimo vai à Escola, A Castanha

Vamos Todos ao Mercado

Visita guiada e atividade lúdica no âmbito da educação alimentar Maiores de 8 anos TER A SEX: 9H30-12H

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Brincando no Mosteiro, Animais do Mundo, Animais do Rei, Jogo do Mosteiro, Jogo dos Descobrimentos, Ateliê das Iluminuras, Jogando com o Tempo, Viagem de Vasco da Gama, Vem Conhecer o Mosteiro Visitas guiadas e oficinas pedagógicas TER A SEX E / MP


C R I A N ÇAS TO D O O A N O MUNDO PATRIMÓNIO LAB

Depois da escola

SEG A SEX: 16H-19H MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas SEG A SEX MP

MUSEU DA CARRIS

Visitas orientadas e visitas-jogo Fantoches de dedos, Construção de Transporte à nossa Escala e Desfile, Carrinhos de Rolamentos, Lisboa em Sombras!, Janelas Mágicas, Diário de Bordo MP

MUSEU DAS CRIANÇAS

Viagem ao Meu... Futuro! Exposição. 3-11 anos SEG A DOM: 10H-13H30/14H30-18H

A cozinha do Chef Louis e do Rato Sourit, Uma Viagem ao Corpo Humano, Ciência com Balões, Brincar com a Matemática, Fantástica Matemática, H2O O Ciclo da Água MP / E

MUSEU DO DINHEIRO

Museu do Dinheiro: Percurso pela Coleção Visita QUI: 13H, SÁB: 15H E / MP

Muralha de D. Dinis Visita SEX: 13H, SÁB: 11H E / MP

MUSEU DO FADO

Fado Menor 6-10 anos

Só é Fadista quem Quer 6-15 anos MP

MUSEU DA MARIONETA

Um Mundo de Histórias Visitas para famílias PG / MP

Vila das Cores (Contos e Marionetas) Oficina de leitura e construção de marionetas MP

Galerias da Amazónia Visitas guiadas

Galerias da Vida Rural Visitas guiadas

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

O que nos Dizem as Cores?

E / MP

Há Animais no Museu?

Visitas Guiadas

Era uma Vez uma Princesa que Queria Entrar numa História, Cabeçudos e Divertidos

Ateliês de construção de fantoches

Ateliê 4-8 anos

Escrita Criativa

E / MP

Uma História com…

8-12 anos

Visitas Históricas Guiadas 8-12 anos E / MP

Um Enigma no Museu 8-12 anos E / MP

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Pintar um Azulejo! Oficina de pintura Maiores de 3 anos E / MP

Há Música no Azulejo!

Visita de descoberta e concerto de piano comentado. 4-12 anos

Uma Viagem pela História do Azulejo

Visita orientada. Maiores de 8 anos E / MP / EG

Peddy Paper no Museu 4-12 anos

E / MP / EG

MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais

Segredos, Cofres e Casas-fortes, Os Deuses Andam à Solta, Quando a Terra Tremeu, De Caras!, As Rotas do Comércio, Troco por Trocas E / MP

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras

Peddy-Paper, Guia de Exploração Pedagógica, Caça ao Tesouro, Quem é Quem?

Uma História Colorida Visita animada. 3-6 anos

Ateliê de Escrita e Caracterização: do Texto ao Palco

MUSEU MILITAR

MUSEU DE SÃO ROQUE SEG: 14H-18H TER A DOM: 10H-12H30, 14H-18H

E / MP / EG

E / MP

MP / E

Visitas-oficina. Maiores de 6 anos

97

Maiores de 10 anos

Ateliê de Expressão Corporal: o Corpo também Fala Maiores de 6 anos E / MP

Jogos Teatrais, Hora do Conto, A Princesa Baixinha, A Princesa em Busca da Felicidade E / MP

MUSEU NACIONAL DO TRAJE E DA MODA Visitas gerais

Trajes no Paço: Memórias Escondidas E / MP

Há Vida no Parque!, A Minha Primeira Visita ao Parque Botânico do Monteiro-Mor E / MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Oficinas pedagógicas

Frente a Frente… com um Presidente 4-12 anos

Como se faz uma Bandeira 6-12 anos

Outras Viagens

Visita animada. 6-12 anos Visita animada. 3-8 anos

Personagens Animadas, Histórias Transformadas Visita-ateliê. 8-12 anos

Vamos Conhecer a Capela de São João Baptista Visita-jogo. 8-12 anos

A Brincar Construímos o Passado Visita-ateliê . 6-12 anos

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre Arquitetura e Urbanismo Visita-ateliê. 12-15 anos

Vamos conhecer o Oriente em São Roque Visita-jogo. 12-15 anos

Pelos Sentidos do Barroco

Visita guiada temática com atividades. 12-15 anos

O Padre António Vieira e o Barroco em São Roque Visita guiada temática com atividades. 16-18 anos E/EG/MP/PG

OLÁ MAMÃ

Massagem para Bebés Até aos 12 meses

Babyoga 1-9 meses MP

OCEANÁRIO DE LISBOA

Dormindo com os Tubarões Maiores de 4 anos E/PG/MP

Fado Miudinho

7-12 anos

Até aos 4 anos DOM: 9H

Jogos | E / MP / PG

Acrescenta um Ponto!

Concerto para Bebés

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

No Bosque dos Passarinhos

Oficinas de expressão plástica 4-12 anos

9-12 anos

4-10 anos

Visitas Orientadas MP

Até aos 3 anos SÁB: 9H PG/MP

Visitas Guiadas à Exposição Permanente Maiores de 4 anos E/PG


98

C R I A N ÇAS TO D O O A N O

Visitas Guiadas à Exposição “Florestas Submersas” by Takashi Amano

POLIVALENTE DE SANTA CATARINA

E/PG

RUÍNAS E MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Maiores de 4 anos

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

O Médico do Mar, Os Segredos do Mar, O Grande Jogo dos Descobrimentos, Puzzle Fantástico, Entre Fronteiras, Vou de Viagem, o que Levo na Bagagem, Herbarium, Cruzando Mares e Oceanos Ateliês MP

A Primeira Visita, Visita encenada e Um Monumento singular Visitas E / MP

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

Visitas Guiadas SEG A SEX MP

PANTEÃO NACIONAL

Era uma vez uma Igreja e uma Princesa Visita com atividade. 4-6 anos

Contos no Panteão – Uma História de Mar

Visita com atividade. 4-10 anos

Peddy-Paper - Uma Aventura no Panteão

Visita com atividade. 5-12 anos

Joga e Descobre o Panteão

Visita-jogo. 7-12 anos TER A DOM: 10H-17H30 E / PG / MP

PENTÁCULO EXPO – ACADEMIA DE ESTUDOS

Atividades Lúdicas e Culturais com Visitas a Museus e Castelos MP

A PISCINA DOS BEBÉS

Natação, Hidroterapia MP

Futsal

6-12 anos TER E QUI: 18H30-20H

No Dia em que a Terra Tremeu, Rei por um Dia, Os Guardiões da Memória, Idade Média, Liberdade!, Arquitetar no MAC, Esculturas de Pedra e Ar, Múmias, Faraós e outros Amigos Assustadores!, Los Precolombinos, Quem tem Boca vai a Roma!, O Colecionador de Maravilhas, Há Mistérios no Carmo, O Estranho Caso do Misterioso Mestre, Spy Story no Museu, Qual é qual?, Com as Mãos na Arqueologia, Os Grandes Mistérios da Arqueologia, EscavaAção Atividades serviço-educativo 2016/17

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA (ARQUIVO HISTÓRICO)

D. Leonor, a Princesa Perfeitíssima

Teatro de marionetas e visita 3-12 anos SEG A SEX: 10H-12H30, 14H-17H30 E / EG / MP / PG

Letras habitadas

Visita com oficina 6-10 anos SEG A SEX: 10H-12H30, 14H-17H30 E / EG / MP/ PG

À Descoberta do Arquivo

Visita-jogo 6-10 anos SEG A DOM: 10H-12H30, 14H-17H30 E / MP / EG / PG

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA (BIBLIOTECA)

Perlim Pim Pim os Livros São Assim…

Sessão de leitura com atividade 3-5 anos SEG: 14H-18H, TER A SEX: 10H-12H30, 14H-17H30 E / MP / EG / PG

Ser Bibliotecário por um dia

Visita guiada temática com atividades 12-18 anos SEG: 14H-18H, TER A SEX: 10H-12H30, 14H-17H30 E / MP / EG / PG

SEDIMENTO – CERAMICS STUDIO

Atelier de cerâmica

UMA CLAREIRA

Música para bebés 0-36 meses MP

umaclareira@gmail.com VOZES EM CONSERTO

Estúdio de talentos

Canto, Dança, Ritmo, Expressão Dramática e Corporal 6-16 anos QUI: 18H-20H ZEN KIDS

Meditação e Mindfulness para Crianças

5-10 anos QUA: 18H30-19H30 11-15 anos TER: 18H30-19H30 projetozenkids@gmail.com

Maiores de 8 anos QUA: 17H-18H30

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Dança Criativa

3-5 anos SEG: 17H-17H45 6-7 anos SEG: 17H45-18H30 8-12 anos SEG: 18H30-19H15 STAGE 81

Hip Hop

6-12 anos QUA E SEX: 18H30-19H15

Ballet

5-7 anos TER E QUI: 18H-18H30 8-12 TER E QUI: 18H30-19H15

Glee Dance

8-14 anos QUA: 18H45-19H30 THE LITTLE GYM

Ginástica para Bebés e Crianças 4 meses-12 anos Vários horários MP

TORRE DE BELÉM

Há Piratas Na Torre!, A viagem de Nuno Tristão, Armas e Brasões, À Descoberta de Novos Mundos, Vem Conhecer a Torre Visitas guiadas e oficinas pedagógicas 3-12 anos TER A SEX E / MP

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> Contactos pág 99


> CONTACTOS A Abysmo Galeria R. da Horta Seca, 40 r/c; www.abysmo.pt • Academia de Artes e Tecnologias R. Silva e Albuquerque, 9, 3ºdto; 922 025 297 • Academia das Ciências de Lisboa R. da Academia das Ciências, 19; 213 219 730; www.acad-ciencias.pt • Academia Life Club R. de Cintura do Porto de Santos, Armazém J; 213 934 020; www.jazzylifeclub.pt • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho, 3; 217 524 263; www.academialumiar.org • Academia de Música em Lisboa R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 968 982 158; academiademusica.blogs.sapo.pt • Academia de Música da Graça Tv. S. Vicente, 15, 1º dt; 917 687 025; academia-de-musica2010.blogspot.pt • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www.academiamusicatelheiras.com • Academia Nacional de Música Carlos Seixas Av. EUA 100, 1º; 917 807 602; artonus.pt/academia-nacionalmusica-carlos-seixas • Academia Novas Letras Av. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www.novasletras.com • Academia Talentos à Vista R. Álvaro Benamor, lt 8, lj 8A; 913 619 021 • ACT - Escola de Actores LxFactory, R. Rodrigues Faria 103, Edif. 1-0.2; 213 010 168; www.act-escoladeactores. com • Aikido - Dojo da Luz R. Cláudio Nunes 59A; 913 624 103; www.aikidoduran.com • Alecrim 50 R. do Alecrim, 48-50; 213 465 258; www.alecrim50. pt • Allarts Gallery R. Misericórdia 30; 217 951 034; www.allartsgallery. com • Alunos de Apolo, Escola de Dança R. Silva Carvalho, 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo.com • APCC - Associação Para a Promoção Cultural da Criança R. dos Lagares de El-Rei, 21A, 1º esq; 218 429 730; www. apcc.org.pt • Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215; www.epal.pt • Ar.Co - Centro de Arte & Comunicação Visual Antigo Mercado de Xabregas, R. Gualdim Pais; 218 801 010; www.arco.pt • Armazém Aério Teatro D. Luiz Filipe, Lg. da Luz; 211 536 034; www.armazemaerio. com • Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa. pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca Lg. do Calvário, 2; 218 170 433; videoteca.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 100; antt.dglab.gov.pt • Arta - Taberna das Almas Regueirão dos Anjos, 68; 963 023 435; mestresdoregueirao.pt • Arte Graça R. da Graça, 27-29; 965 858 009 • Arte Ilimitada Cç. da Estrela 128 - Anexo A; 213 954 401; www.arteilimitada.com • Arte pel’Arte R. Rodrigues Sampaio, 76, 1º; 917 937 703; www.facebook.com/artepelarte • Artes de São Bento R. de S. Bento, 69/71 • Art!ist – Academia de Dança, Teatro & Performance R. da Manutenção, 45; 218 689 416; www.artist-ac.com • ArtKids R. Pinheiro Chagas 8 r/c; 912 341 222; www.facebook.com/artkids.pt • Artlier R. Gervásio Lobato 47B; 939 067 111; www.cursos-artlier.com • Arts2Science R. Jorge Colaço 17B; 918 880 375; www.arts2science.com • Artyaplausos Urb. da Ameixoeira, R. Varela Silva, Lt. 12, 13A; 918 945 333; www.facebook.com/ Artyaplausos • Assembleia da República Palácio de São Bento; 213 919 000; www.parlamento.pt • Associação ADN Av. Gomes Pereira 11; 963 061 995; www.adn-lx.com • Associação de Artesãos da Região de Lisboa R. de Entrecampos, 66; 217 962 497; aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de S. Bento 329; 213 845 380; www.acmdelisboa.com • Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais - ADCEO R. Quinta de Santa Maria, 17; 218 510 203; www.adceo.pt • Associação Gaita-de-foles 938 118 192; www.gaitadefoles.net • Associação de Gravura Água-Forte R. de Santo Amaro à Estrela 41 r/c esq; 213 956 295; www.agua-forte.com • Associação Musical Lisboa Cantat 934 004 004; www.facebook.com/ AMLisboaCantat • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós, 20, 2º; 218 885 381; www.amigosdoscastelos.org.pt • Associação Renovar a Mouraria Beco do Rosendo, 8; 218 885 203; www. renovaramouraria.pt • Associação de Residentes de Telheiras R. Prof. Mário Chicó, 5; 217 568 103; artelheiras.wordpress.com • Associação Subud R. do Centro Cultural, 27; 969 640 100; biodanza-davida.webnode.pt • Ateliê Cá R. da Páscoa, 12 r/c dto; 211 561 348; www.facebook.com/AtelieCa • Atelier Cabine R. Palmira, lj. 36; 916 579 045; facebook.com/ateliercabine • Atelier Faca e Alguidar R. Dr. Júlio Dantas 4C • Atelier de Lisboa Av. de Berna, 31, 2ºdto; www.atelierdelisboa.pt • Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 215 880 793; www.ateliermuseujuliopomar.pt • Atelier Musical e Artístico do Areeiro Av. Almirante Reis 256, 1ºE; 968 467 413; www. ateliermusicalartisticoareeiro.pt • Atelier do Paço R. da Mouraria 64, 4º; 962 457 850; cursolisboa.wix.com/atelierdopaco • Atelier de São Bento R. da Quintinha 15, cave dta; 965 769 007; atelierdesaobento.blogspot.pt • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira 17; 217 123 000; www.jfbenfica.pt • Auditório Fernando Pessa Espaço Municipal da Flamenga, R. Ferreira de Castro; 218 172 343 • Auditório Pedro Arrupe Passeio dos Heróis do Mar, Parque das Nações Norte; www.culturalkids.com.pt/ auditorio-pedro-arrupe B Bairro ao Espelho R. da Guiné, 2, r/c dto; 966 816 785; www.

bairroaoespelho.com • Baobá Livraria R. Tomás da Anunciação 26B; 211 928 317; www.facebook.com/baobalivraria • Biblioteca de Belém R. da Junqueira, 295; 213 616 620 • Biblioteca Nacional de Portugal Cp. Grande 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 218 172 660; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca da Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410; blx.cm-lisboa.pt • O Bom o Mau o Vilão R. do Alecrim, 21; 964 531 423; thegoodthebadandtheuglybar.com • Boutique da Cultura Lg. das Pimenteiras 6; 926 830 272; www.facebook.com/boutiquedacultura • Buédalouco Pharmácia de Cultura R. do Norte, 60; 933 479 161 C Caixa Geral de Depósitos - Sede Av. João XXI 63; 218 456 789 • Caravela Vera Cruz Gare Marítima da Rocha do Conde D’Óbidos, R. General Gomes Araújo 1; 218 876 854; www.aporvela.pt • Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lt. F r/c; 217 261 831; www. carloscarvalho-ac.com • Caroline Pagès Gallery R. Tenente Ferreira Durão 12, 1ºdto; 213 873 376; www.carolinepages.com • Casa da Achada – Centro Mário Dionísio R. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www.centromariodionisio. org • Casa do Alentejo R. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www. casadoalentejo.com.pt • Casa da América Latina e UCCLA Casa das Galeotas, Av. da Índia 110; 218 172 490; www.casamericalatina.pt • Casa do Artista Est. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net • CasaAtelier Vieira da Silva Alto de S. Francisco, 3; 213 880 044; www.fasvs. pt/casa-atelier • Casa do Brasil R. Luz Soriano 42; 213 400 000 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da Sertã R. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa dos Direitos Socias R. Ferreira de Castro; 217 988 000; http://lisboasolidaria. cm-lisboa.pt • Casa Estrela do Mar Estrada Poço do Chão, Lt 7, Lj A; 214 083 125; www.casaestreladomar.pt • Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt • Casa de Giz R. Prior do Crato, 41/43; 216 013 994 • Casa da Imprensa R. da Horta Seca, 20; 213 420 277/8 • Casa de Lafões R. da Madalena, 199; 218 872 065; www. facebook.com/casadelafoes • Casa da Liberdade - Mário Cesariny R. das Escolas Gerais 13; 912 521 450; www.pervegaleria.eu • Casa de Macau Av. Almirante Gago Coutinho, 142; 218 495 342; www.casademacau.pt • CasaMuseu Amália Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 • Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves Av. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; blogdacmag.blogspot. pt • Casa-Museu Medeiros e Almeida R. Rosa Araújo, 41; 213 547 892; www. casa-museumedeirosealmeida.pt • Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro Campo Pequeno, 50, 3.º esq; 217 939 311; ctmad.pt • Casino de Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias, 148B; 213 019 024; www.facebook.com/casuallounge • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas, 28; 917 296 439; caulinoceramics.com • CCD - Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira Av. João XXI 76; 217 610 075; www.ccd-tat-lx.org • CCL Creative Learning Centre Av. da República 41, 6ºesq; 217 957 083; www. clc-creative.pt • c.e.m – centro em movimento R. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m.org • Centro de Arqueologia de Lisboa Av. da Índia, 166; 218 172 180 • Centro Científico e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt • Centro Colombo Av. da Lusíada; 217 113 600; www.colombo.pt • Centro Comunitário da Estrela R. da Esperança, 51; 936 258 619 • Centro Cultural Arte Pura R. do Loreto, 42; 927 924 763 • Centro Cultural de Belém Pç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural de Carnide R. Rio Cavado, 3, B.º Padre Cruz; 931 462 210; www.jfcarnide.pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural Franciscano Lg. da Luz, 11; 917 737 409 • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. Lagares de El-Rei 4; 218 454 458 • Centro de Documentação do Edifício Central do Município Campo Grande, 25, 1º F; 217 989 637; www.cm-lisboa.pt • Centro Europeu de Línguas www.cel.pt • Centro de Formação Artística Tv. de São Vicente, 11; 21 353 09 31; www.eira.pt • Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Av. do Brasil, 53; 217 917 000 • Centro de Inovação da Mouraria Tv. dos Lagares 1; 218 170 202; www.cm-lisboa.pt/centro-de-inovacao-da-mouraria-mourariacreative-hub • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade.wordpress.com • Centro Ismaili Av. Lusíada, 1 • Centro Nacional de Cultura R. António Maria Cardoso, 68; 213 466 722; www.cnc.pt • Centro Português de Serigrafia - Centro Cultural de Belém Loja 7; 213 162 175; www.cps.pt • Centro de Recreio Popular do Bairro Cç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Cerâmica do Bairro Alto R. Diário de Notícias, 24; 919 492 318 • Chamote Fino Cç. da Quintinha, 17A; 969 578 860; chamotefino.wordpress.com • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org • Cineclube Cine-Reactor 24i R. Latino Coelho, 87; 926 536 179; www.cine-reactor24i.com • Cinema City Classic Alvalade Av. de Roma, 100; 218 413 040; www.cinemacity.pt • Cinema Ideal R. do Loreto, 15/17; 210 998 295 • Cinema São Jorge Av. da Liberdade, 175; 213 103 402; cinemasaojorge. pt • Cinemateca R. Barata Salgueiro 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt • Cinemateca Júnior Palácio Foz, Pç. dos Restauradores; 213 462 157; www.

99


100

> CONTACTOS cinemateca.pt/cinemateca-junior.aspx • Cine Theatro Gymnásio R. da Misericórdia, 14; 213 430 184 • Clave e Som, Escola de Música Lg. Santa Bárbara, 3B; 213 150 886; www.claveesom.com • Club Clínica das Conchas R. Luís Pastor Macedo, 27C; 217 507 000; www.clinicadasconchas.pt • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • CMS Espaço Terrapuriano www.centrodemeditacaosolaris.com • CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas R. Prof. Francisco Gentil 8 D/E; 927 550 559; cnap.pt • Colégio Luso-Suíço R. de Santo Amaro, 18; 213 906 979; www.colegiolusosuico.com • Coliseu dos Recreios R. das Portas de Santo Antão, 96; 213 240 585; www. coliseulisboa.com • Companhia Olga Roriz R. de Santa Apolónia, 12; 218 872 383; www.olgaroriz.com • Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto à Av. Santos e Castro, lt. 2; 218 170 137 • Complexo Desportivo do Boavista (Pavilhão e Piscina) R. das Azáleas; 218 170 053 • Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilhão e Piscina) R. João Silva; 218 170 107 • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770; www. comunateatropesquisa.pt • Comunidade Hindu de Portugal Al. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu.org • Confiquatro – Desportos Naúticos R. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984; www.confiquatro.pt • Contraprova R. do Garrido 62; contraprova-gravura.blogspot.pt • Convento do Beato R. do Beato, 48; 210 109 923; conventodobeato.pai.pt • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123; 213 427 525; www.conventodoscardaes.pt • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 243 930; www. scml.pt • Convento das Trinas do Mocambo R. das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico.pt • Convento da Trindade R. Nova da Trindade 20; 210 993 045 • Corbel - Tudo Pra Belas Artes Pç. Luis de Camões 42; 213 478 009 • Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • CPAS - Centro Português de Actividades Subaquáticas R. Alto do Duque, 45; 213 016 961; www.cpas.pt • Cristina Guerra Contemporary Art R. Santo António à Estrela 33; 213 959 559; www.cristinaguerra.com • Culturgest R. Arco do Cego 50, Piso 1; 217 905 155; www.culturgest.pt D Dança Livre - Escola de Dança R. Marquês da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com • Dançarte R. Professor Simões Raposo, 8 A; 217 147 244; www.dancarte.pt • Dança do Saber R. Barão de Sabrosa, 161 A; 215 932 074; www.dancadosaber.pt • Dançattitude Tv. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www.dancattitude.com • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www.dancefactory.com.pt • Dance Spot R. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www.palcoplural.com • Darc/Desterro Calç. do Desterro, 7; dar.pt • Deleme EspaçoArte - Janelas Av. Miguel Bombarda 102; 213 931 690; www.deleme.pt • Departamento de Proteção Civil R. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. da Escola Araújo , 3A; 965 127 123 • Direção Municipal de Cultura R. do Machadinho, 20; 218 170 900 • Divisão de Gestão Cemiterial R. do Rio Zêzere; 218 172 375 E Edge Arts - Arte Contemporânea Espaço Amoreiras, Centro Empresarial, R. D. João V, 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts.org • Edifício Central do Município Campo Grande 25; 217 988 000 • EDSAE - Escola de Danças Sociais e Artes do Espetáculo R. Silva Carvalho 2; 213 943 530; www.edsae.com • EKA [Palace] Cç. de D. Gastão 12, porta 8; 969 300 402 • Embaixada - Portuguese Shopping Gallery Pç. do Príncipe Real 26; 965 309 154; www.facebook.com/Embaixada • Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq; 211 358 975; www.enigmalisbon.com • Ermida Nossa Srª da Conceição Trav. do Marta Pinto, 21; 213 637 700; www.ermidabelem.com • Escola de Actores Ilha D’Arte R. Antero de Quental, 18 c/v; 936 411 313; www. escoladeactoresilhadarte.com • Escola de Artes e Ofícios Av. João XXI 76; 217 610 075 • Escola Básica Pedro de Santarém Est. de Benfica 535; 217 160 684 • Escola de Belas-Artes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 218 063 436; escoladeartespedroserrenho.blogspot.pt • Escola de Dança Ana Köhler R. Luís Pastor de Macedo, 37A; 217 150 738; www.edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino Havana e Hawaii, Doca de Santo Amaro, Armazém 1; 917 860 556 • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www.raqueloliveira.com/escoladedanca • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escola Secundária Pedro Nunes Av. Álvares Cabral; 213 940 090; www.espn.edu.pt • Escola Superior de Educação de Lisboa Estr. do Calhariz de Benfica; 217 115 500; www.eselx.ipl.pt • Escrever Escrever R. do Alecrim 47 - 4ºA; 911 197 797; www.escreverescrever.com • Espaço 9 R. Coronel Luna de Oliveira, 9; espaco9.weebly.com • Espaço Alcântara Stock - Loja Social de Alcântara R. Gil Vicente 57A; 932 333 170 • Espaço Amoreiras R. D. João V, 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts.org • Espaço Cultural das Mercês R. Cecílio de Sousa 94; 961 391 916 • Espaço Dança de Palmira Camargo Av. das Forças Armadas (Centro de Apoio à Juventude); 934 531 025; www.palmira. camargo.com • Espaço Eira 33 R. Camilo Castelo Branco, 33, 1º; 213 530 931; eira33.blogspot.com • Espaço Espelho d’Água Av. Brasília 210; 213 010 510;

espacoespelhodeagua.com • Espaço INATEL Mouraria R. da Mouraria, 64, 4º; 210 027 150; www.inatel.pt • Espaço Lua Cheia R. de Barcelona 128, c/v, Bairro Padre Cruz; 211 548 979; www.luacheia.pt • Espaço Monsanto Estr. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200 • Espaço Nimas Av. 5 de Outubro 42B; 213 574 362 • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço PT R. Andrade Corvo 6 • Espaço Santa Catarina Lg. Dr. António de Sousa Macedo, 7; 211 339 837; www.facebook.com/espacosantacatarina • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 931 462 215 • Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos R. do Alviela, 12; 218 100 263; www.epal.pt • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www. slbenfica.pt • Estádio Universitário de Lisboa Av. Prof. Egas Moniz; 210 493 418; www.estadio.ulisboa.pt • Estúdio ACCCA Edif. Interpress, R. Luz Soriano, 67, 1º; 967 031 110 • Estúdio Time Out - Mercado da Ribeira Av. 24 de Julho 49; 213 951 274; www.timeoutmarket.com • Estúdio Vanda Melo Pç. Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • Estúdio Zen R. Prof. Damião Peres 256; 915 889 205; www.estudiozen.net • Estufa Fria Parque Eduardo VII; 218 170 996 • Evoé - Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt F 40 Camels R. da Senhora do Monte 34, 3ºA; 214 059 311; www.40camels. com • Fábrica Braço de Prata R. da Fábrica de Material de Guerra, 1; 925 864 579; www.bracodeprata.com • Fábrica Lince R. do Açúcar, Armazém 8; 915 286 975; cervejalince.pt • Fabula Urbis R. de Augusto Rosa 27; 218 885 032; www.fabula-urbis.pt • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 100; www.fba.ul.pt • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade ; 217 960 063 • FNAC Colombo Av. Lusíada, Centro Comercial Colombo, lj. A - 103; 707 313 435; www.fnac.pt • Forum Dança Tv. do Calado, 26 B; 213 428 985; www.forumdanca.pt • Fórum Lisboa Av. de Roma, 14L; 218 170 400 • FullOut Dance Academy R. Almirante Barroso 52A; 213 155 431; fulloutda. weebly.com • Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 841 490; http://fasvs.pt • Fundação Calouste Gulbenkian Av. de Berna, 45A; 217 823 000; www.gulbenkian.pt • Fundação Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes 1; 217 930 350 • Fundação das Casas de Fronteira e Alorna Palácio Fronteira, Lg. de S. Domingos de Benfica; 217 784 599; www. fronteira-alorna.pt • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www.josesaramago.org • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação LIGA R. do Sítio ao Casalinho da Ajuda; 213 616 910; www.fundacaoliga.pt • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações R. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt G Gabinete R. Ruben A. Leitão 2B; 213 461 001; www.gabineteeditions. com • Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt • Galeria 111 Cp. Grande, 113; 217 977 418; www.111.pt • Galeria Abraço R. Poço do Borratém, 39; 218 884 310 • Galeria Acervo R. do Machadinho 1; 213 974 325; www.acervo.com.pt • Galeria aPGn2 Av. de Ceuta, lt.7, lj.1; 912 521 450; www.pervegaleria.eu • Galeria Art Lounge R. António Enes 9C; 213 146 500; www.artlounge.com. pt • Galeria Arte Periférica Centro Cultural de Belém, Pç. do Império 3; 213 617 100; www.arteperiferica.pt • Galeria Avenida da Índia Av. da Índia, 170; 215 830 010 • Galeria Baginski R. Capitão Leitão, 51-53; 213 970 719; www.baginski.com.pt • Galeria Bangbang R. Dr. Almeida Amaral, 30B; 213 148 018; www.galeriabangbang.com • Galeria Belo-Galsterer R. Castilho, 71, r/c esq; 213 815 914; www.belogalsterer.com • Galeria Beltrão Coelho R. Sarmento Beires 3A; 213 122 807 • Galeria Bessa Pereira R. de S. Bento 426; 935 167 270; www.galeriabessapereira.com • Galeria Diferença R. S. Filipe Nery, 42, c/v; 213 832 193; diferencagaleria.blogspot.pt • Galeria de Exposições Temporárias da SCML Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com • Galeria Graça Brandão R. dos Caetanos 26A; 213 469 183; www.galeriagracabrandao.com • Galeria João Esteves de Oliveira R. Ivens, 38; 213 259 940 • Galeria La Canopée R. Bernardim Ribeiro 43; 935 170 922; www.castelodif.com/la-canopeacutee.html • Galeria Madragoa R. do Machadinho 45; 213 901 699; www.galeriamadragoa.pt • Galeria Maria Lucília Cruz R. das Salgadeiras, 22; 213 421 135 • Galeria Millennium R. Augusta, 96; facebook.com/fundacaomillennium • Galeria Monumental Campo dos Mártires da Pátria, 101; 213 533 8 48 • Galeria Municipal Pavilhão Branco Cp. Grande, 245; 215 891 259; www.egeac.pt • Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Av. da Índia; 215 830 010 • Galeria do Museu da Carris R. 1º de Maio, 101-103; 213 613 087; museu. carris.pt • Galeria Quadrado Azul R. Reinaldo Ferreira 20A; 213 476 280; www.quadradoazul.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 215 830 010; www.facebook.com/galeriasmunicipaislisboa • Galeria Ratton R. Academia das Ciências 2C; 213 460 948; www.galeriaratton. blogspot.com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www. galeriareverso.com • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia 12 a 16; 213 460 881; www.salgadeiras.com • Galeria de S. Bento R. de S. Bento 25-35;


> CONTACTOS 914 864 623 • Galeria de São Mamede R. da Escola Politécnica 167; 213 973 255; www.saomamede.com • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481; www.mtportalegre.pt • Galeria 36 R. S. Filipe Néri 36; 918 972 966; www.artelinguas.com • Galeria Underdogs R. Fernando Palha, Armazém 56; 218 680 462; www.under-dogs.net • Galeria Valbom Av. Conde Valbom, 89A; 217 801 110; www.galeriavalbom. com • Galeria Vale Formoso R. Fernando Farinha 18A; 218 597 246; www. galeriadeartevaleformoso.com • Galeria Vera Cortês R. João Saraiva 16, 1º; 213 950 177; www.veracortes.com • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • Gato que Ladra R. Prof. Sousa da Câmara, 156; 968 382 245; www.gatoqueladra.com • Ginásio Beija-Flor R. Severo Portela Lt. C1, Piso 0; 913 276 159; www.adccbf.com • Ginásio Clube Português Pç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Ginásio Pombalino R. dos Correeiros, 184-1º; 939 831 643 • Goethe-Institut Cp. Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www.goethe.delisboa • Grupo Amigos de Lisboa R. Portugal Durão, 58ª; 217 800 156; www.amigosdelisboa.com • Grupo Dramático Ramiro José R. João Villaret 11; 217 973 856; gdramirojose. blogspot.pt • Gymboree Azinhaga da Torre do Fato, 19B, lj. 1; 910 277 128; www.gymboree.pt H Hangar - Centro de Investigação Artística R. Damasceno Monteiro 12; 218 871 481; hangar.com.pt • Happy Code R. Tenente Ferreira Durão 39A; wwww.happycode.pt • Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hipódromo do Campo Grande Cp. Grande; 217 817 410 • Hospital Miguel Bombarda R. Dr. Almeida Amaral • Hospital de São José R. José António Serrano; www.chlc.min-saude.pt • Hot Club de Portugal Pç. da Alegria, 48; 213 460 305 • Hotel NH Campo Grande Cp. Grande 7; 217 917 600 I Igreja da Graça Lg. da Graça; 218 873 943 • Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha R. da Alfândega 108; 218 870 202 • Igreja de Santo António de Campolide Tv. Estevão Pinto; 213 850 477 • Igreja de São Vicente de Fora Lg. de S. Vicente; 218 824 400 • Ilnova - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26; 217 908 382; ilnova.fcsh.unl.pt • Imagerie - Casa das Imagens R. 2 da Matinha, lt. A, 5ºD; 916 199 408; www.imagerieonline.com • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www.inimpetus.org • Instituto de Artes e Ofícios R. Particular à R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt • Instituto Cultural Romeno R. Barão 10/08; 213 537 060; www.icr.ro/lisboa • Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral R. Santiago 19; 214 032 483; www.ifict.pt • Instituto Italiano da Cultura R. do Salitre 146; 213 884 172; www.iiclisbona.esteri.it • Instituto Português do Desporto e Juventude R. de Moscavide 71; 218 920 800; www.ipdj.pt • Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais 1; 218 417 000; tecnico.ulisboa.pt J Jardim do Bairro das Estacas R. Bulhão Pato • Jardim Botânico da Ajuda Cç. da Ajuda; 213 622 503; www.jardimbotanicodaajuda.com • Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos; 213 609 660; www.iict.pt • Jardim da Cerca da Graça Cç. do Monte 46 • Jardim Marcelino Mesquita (Jardim das Amoreiras) Pç. das Amoreiras 30 • Jardim Zoológico de Lisboa Pç. Marechal Humberto Delgado; 217 232 900; www.zoo.pt • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www.jazzy. pt • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt k KINO-DOC R. da Bempostinha 27A • Kunsthalle Lissabon R. José Sobral Cid, 9E; 912 045 650; www.kunsthalle-lissabon.org L Labirinto Lisboa R. do Instituto Industrial, 6-10; 213 900 365; www. labirintolisboa.com • Largo Café Estúdio Lg. do Intendente 16; 218 885 420; www.facebook.com/pg/LARGOcafestudio • Largo Residências Lg. do Intendente 19; 218 885 420; www.largoresidencias.com • Lavadouro Público de Carnide Est. da Correia; 217 121 330 • Leap – Espaço Amoreiras R. D. João V, nº 24, piso -1, 1.03; 210 415 920 • Lisboa Autêntica 913 221 790; lisboaautentica.com • Lisboa Ginásio Clube R. dos Anjos, 63; 213 154 002; www.lgc.pt • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www. lisboastorycentre.pt • Lisboa ao Vivo Av. Infante D. Henrique, Armazém 3; 967 089 462 • Lisbon Movie Tour 969 616 063; www.lisbonmovietour • Lisbon Walker R. do Jardim do Tabaco, 126; 218 861 840; www.lisbonwalker.com • Livraria Bulhosa (Entrecampos) Campo Grande, 10B; 217 994 190; www. bulhosa.pt • Livraria Ler Devagar LxFactory, R. Rodrigues Faria 103; 213 259 992; www.lerdevagar.com • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • Livraria Sá da Costa R. Garrett 100; 211 357 623 • LLD-APDII Associação Portuguesa de Designers de Iluminação Independentes labld.pt

• Lumiar Cité R. Tomás del Negro 8A; 217 551 570; www.maumaus.org • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira; 961 722 039; www.escolalxdance.com M MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia Av. de Brasília, Central Tejo; 210 028 190; www.maat.pt • MAC_Movimento Arte Contemporânea R. do Sol ao Rato 9C; 213 850 789; www. movimentoartecontemporanea.com • Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt • MEF Movimento de Expressão Fotográfica Palácio de Laguares, R. Prof. Sousa da Câmara 156; 962 527 453; www.mef.pt • Mercado 31 de Janeiro R. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mercado de Campo de Ourique R. Coelho da Rocha 104; 211 323 701 • Mercado do Forno do Tijolo R. Maria da Fonte • Mercado de Santa Clara Campo de Santa Clara • Mestres do Regueirão Regueirão dos Anjos, 68; mestresdoregueirao.pt • Miiso Galeria d’Artes R. de S. Bento 309; 210 993 678; www.miisogaleriadartes.tumblr.com • Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 936 969 949; www.minimundo.pt • Módulo – Centro Difusor de Arte Cç. dos Mestres, 34 A/B; 213 885 570; www.modulo.com.pt • MOB R. dos Anjos 12 F; moblisboa@gmail.com • Mosteiro dos Jerónimos Pç. do Império; 213 620 034; www.mosteirojeronimos.pt • Movimento de Educação pela Arte Pólo da Pena da Junta de Freg. de Arroios, R. Saco 1-A; 926 848 392 • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo Torreão Poente, Pç. do Comércio 1, 2º andar (escritórios temporários); 218 171 892; www.mude.pt • Mundo Património LAB R. de Campo de Ourique, 169-171; 217 974 587; www.mundopatrimonio.com • Museu da Água da EPAL – Galeria do Loreto Pç. do Príncipe Real; 218 100 215; www.epal.pt • Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs. pt • Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo; 213 478 629; www. museuarqueologicodocarmo.pt • Museu de Arte Popular Av. Brasília; 213 011 675; www.map.imc-ip.pt • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt/museu • Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt • Museu da Carris R. 1º de Maio 101; 213 613 087; museu.carris.pt • Museu Coleção Berardo Pç. do Império; 213 612 878; www.museuberardo.pt • Museu do Combatente Av. Brasília; 919 903 210; www.facebook.com/museucombatente. oficial • Museu das Crianças Est. de Benfica, 158-160; 213 976 007; www. museudascriancas.eu • Museu do Dinheiro Lg. de S. Julião; 213 213 240; www.museudodinheiro.pt • Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado.pt • Museu da Farmácia R. Marechal Saldanha, 1; 213 400 600; www.museudafarmacia.pt • Museu Geológico - LNEG R. da Academia das Ciências, 19, 2º; 213 463 915; www.lneg.pt/museugeologico • Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 217 513 200; www. museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Cp. Grande 245; 217 513 200; www.museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 820 530; www.museudelisboa.pt • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www. museudamarioneta.pt • Museu Militar de Lisboa Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 300 • Museu Nacional de Arqueologia Pç. do Império; 213 620 000; www.museuarqueologia.pt • Museu Nacional de Arte Antiga R. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.museudearteantiga.pt • Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado R. Serpa Pinto, 4 | R. Capelo, 13; 213 432 148; www. museuartecontemporanea.pt • Museu Nacional dos Coches Pç. da Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www.museudoscoches.pt • Museu Nacional de Etnologia Av. Ilha da Madeira; 213 041 160; mnetnologia.wordpress.com • Museu Nacional de História Natural e da Ciência R. da Escola Politécnica 56/58; 213 921 800; www.museus.ulisboa.pt • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www.museudoteatroedanca.pt • Museu Nacional do Traje Lg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip. pt • Museu do Oriente Av. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www. museudooriente.pt • Museu da Presidência da República Palácio de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu.presidencia.pt • Museu de São Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 444; www.museudesaoroque.com • Música - Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Musickbox R. Nova do Carvalho 24; 213 473 188; musicboxlisboa.com • Mute Art Project R. Cecílio de Sousa 20C; 917 920 013; www.muteart.org N NAF - Núcleo de Arte Fotográfica Av. Rovisco Pais 1; 218 417 000; www.nucleodeartefotografica.pt • NB Academia Trav. do Recolhimento Lázaro Leitão, 1; 218 438 020, www.nbacademia.pt • NH Hotel Campo Grande Cp. Grande 7; 217 917 600; www.nh-hoteles.pt/campogrande • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros R. dos Correeiros, 9; 211 131 004 • Núcleo de Artes e Ofícios Av. João XXI 76; 210 027 154; www.inatel.pt O Objectismo R. D. Pedro V 55; 213 470 050; www.facebook.com/ objectismo • Oceanário de Lisboa Esplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.

101


102

> CONTACTOS oceanario.pt • O’Culto da Ajuda Tv. das Zebras 25/27 (à Cç. da Ajuda); 213 620 382 • Ocupart | Espaço Camões Pç. Luís de Camões 22, 4º; 917 071 693; www.ocupart.pt • Oficina do Cego R. Sabino de Sousa; oficinadocego. blogspot.pt • Oficina Irmãos Marques R. Luz Soriano 71; 213 470 003; www. oficinairmaosmarques.com • Oficina da Pessoa Av. 5 de Outubro, 122, 3º dto; 217 957 393 • Olá mamã R. Fernando Lopes Graça, 12 C; 217 580 301; www. olamama.com • Orienta-te Asian Studies orientate.pt/pt • Origem Cozinha Saudável Espaço Amoreiras - Centro Empresarial, R. D. João V, 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts.org P Paços do Concelho Pç. do Município; 213 236 200; www.cm-lisboa. pt • Padaria do Povo R. Luís Derouet, 20A; 213 620 464 • Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www.padraodosdescobrimentos.pt • Palácio Centeno Al. de St. António dos Capuchos 1; 210 113 406 • Palácio Foz Pç. dos Restauradores; 213 221 200; www.gmcs.pt/palaciofoz • Palácio da Independência Lg. de S. Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio de Laguares R. Prof. Sousa da Câmara, 156 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.palacioajuda.pt • Palácio Nacional de Belém Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.presidencia.pt • Palácio Pombal R. de O Século, 79 • Palavra de Viajante R. de S. Bento 34; 213 950 328 • Pando Atelier R. Particular à Manuel Soares Guedes 7B; 211 934 826 • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Parque Florestal de Monsanto Espaço Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; lisboaverde. cm-lisboa.pt • Parque das Nações www.parquedasnacoes.pt • Pátio da Galé Pç. do Comércio; 210 312 700 • Pavilhão da Ajuda Cç. da Tapada; 218 170 143 • Pavilhão Chinês R. D. Pedro V 89; 213 424 729; www.facebook.com/ pavilhaochineslisboa • Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Al. dos Oceanos; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt • Pavilhão de Portugal Al. dos Oceanos, Pq. das Nações; 218 918 409 • Pavilhão Preto do Museu de Lisboa Cp. Grande 245; 217 513 200; www.museudelisboa.pt • Pensão Amor R. do Alecrim 19; 928 639 054; www.pensaoamor.pt • Pentáculo Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36A e 44A; 217 578 110; www.pentaculo.pt • A Pequena Galeria Av. 24 de Julho 4C; 218 264 081; apequenagaleria.tumblr.com • Perve Galeria R. das Escolas Gerais 17; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Piscina de Alfama 218 170 873 • Piscina da Ameixoeira 218 170 306 • A Piscina dos bebés Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 913 171 158; www.apiscinadocas.com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Piscina da Penha de França 218 170 103 • Piscina do Rego 218 170 309 • Piscina do Restelo 218 170 309 • Piscina Vale Fundão 218 170 121 • Polivalente de Santa Catarina Cç. do Combro, 82A • Ponto de Luz Ateliê Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Português Et Cetera R. dos Douradores, 11, 1º, Sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com • Pousada da Juventude do Parque das Nações R. de Moscavide 71; 219 920 890 • Praça de Toiros do Campo Pequeno Centro de Lazer Campo Pequeno, Torreão Sul; 217 998 450; www.campopequeno.com • Primo Canto – Associação Cultural R. da Mouraria, 64, 1º; 966 555 048; primocanto. com.sapo.pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de S. Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www.prodanca.pt • Propositário Azul, Associação Artística R. do Grilo, 104, 4ºesq; 933 288 560 Q Quinta das Conchas e dos Lilazes Al. das Linhas de Torres; 217 594 516 • Quinta Pedagógica dos Olivais R. Cidade de Lobito; 218 550 930 • Quo Vadis Lisboa Igreja de S. Nicolau, R. da Vitória; 218 879 549; www. quovadislisboa.pt R Reservatório da Mãe d´Água das Amoreiras Pç. das Amoreiras 10; 218 100 262; www.epal.pt • Reservatório da Patriarcal Pç. do Príncipe Real; 218 100 215 • Roda Viva Estr. do Rodízio 85; 965 040 374; www.rodaviva.web. pt • Rua das Gaivotas 6 R. das Gaivotas 6; 210 962 355; ruadasgaivotas6.pt S • Sagrada Família R. dos Remédios, 98; 213 520 159 • Sala d’Aula Av. da República, 41, 6ºE; 217 957 083; www.saladaula.com • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml. pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt • Sedimento Ceramics Studio Tv. de Santo Ildefonso 31; 927 144 531; www.sedimento.pt • Sé Patriarcal Lg. da Sé; 218 866 752; www.patriarcado-lisboa.pt • S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • Sociedade Histórica da Independência de Portugal Palácio da Independência, Lg. de S. DOmingos 11; 213 241 470 • Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul Av. D. Carlos I, 61-1º; 213 973 471; www.guilhermecossoul. pt • Sociedade Nacional de Belas-Artes R. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loulé, 31; 213 594 400; www.spautores.pt • Sociedade Promotora de Educação Popular Lg. das Fontainhas 19 • Sou – Movimento e Arte R. Maria, 73; 211

547 790; www.sou.pt • Sport Lisboa e Benfica - Jardim do Regedor R. do Jardim do Regedor 9; 217 219 590; museubenfica.slbenfica.pt • Stage 81 R. Portas de St. Antão, 110; 912 629 568; www.stage81.com • Steps Clube R. dos Caminhos de Ferros, 90 B; 210 150 893; www.steps.pt • Studio 8A R. Luciano Freire 8A; 217 960 007; www.cursosdefotografia.pt • Studioteambox LxFactory, Ed. G, sala 6A; 965 786 793; www.studioteambox.org T 30 da Mouraria - Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, 30, 4º; 30damouraria.weebly.com • 3+1 Arte Contemporânea Lg. Hintze Ribeiro 2E-F; 210 170 765; www.3m1arte.com • Tap Dance Center Lisbon R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin.com.pt • Tcharan Eventos Tv. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan.com • TEAR - Espaço de Artes R. Dr. Estevão de Vasconcelos, 13; 913 754 661; www.arproducoes.org • Teatro Aberto R. Armando Cortez; 213 880 086 • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha 7; www.teatroarmandocortez.pt • Teatro do Bairro R. Luz Soriano 63; 213 473 358; www.teatrodobairro.org • Teatro do Bairro Alto R. Tenente Raúl Cascais 1A; 213 961 515; www.teatro-cornucopia.pt • Teatro Bocage R. Manuel Soares Guedes 13A; 214 788 120; www.teatrobocage. wixsite.com/bocage • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro Capitólio Parque Mayer • Teatro Carnide Azinhaga das Freiras; 967 341 862 • Teatro Cinearte Lg. de Santos, 2; 213 965 360; www.abarraca.com • Teatro Dom Luiz Filipe (Teatro da Luz) Lg. da Luz; 211 536 034; http://teatrodluisfilipe.wix.com/tdlf • Teatro Maria Vitória Parque Mayer; 213 475 454; www.teatromariavitoria.com • Teatro de Marionetas Algazarra Cç. da Boa-Hora, 58, 2º; 962 429 895; www.algazarrateatro.blogspot. pt • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64, Beco da Mitra; 218 689 245; www. teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria II Pç. D. Pedro IV; 213 250 800; www.teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São Carlos R. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro Papa-Léguas R. Prof. Santos Lucas, 36A; 210 970 654; www.teatropapaleguas.net • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatro-politeama.com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro Taborda R. da Costa do Castelo, 75; 218 854 190; www.teatrodagaragem.com • Teatro Thalia Estr. das Laranjeiras 205; 217 811 690 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade nº 182 A; 213 151 050 • Teatro da Trindade Lg. da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Turim Est. de Benfica, 723 A; 217 606 666; www.teatroturim.com • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo 30 A; 213 538 586 • Terra Incógnita Doca de St. Amaro, Armazém 17; 213 021 588; www.terraincognita.pt • The Belmonte Cultural Club Pateo D. Fradique 14; 218 816 600; www.palaciobelmonte.com • TheBlackSheep Art Gallery R. do Sol ao Rato 45A • The Little Gym R. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym.pt • Time Out Mercado da Ribeira Av. 24 de Julho, 49; 213 593 100 • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers.pt • Top Ensino R. Gaivotas em Terra, Lt. 4A; 218 016 482; www.topensino.pt • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt U Universidade Autónoma de Lisboa R. Santa Marta 56, Palácio dos Condes do Redondo; 213 177 600; www.ual.pt V Verso Branco R. da Boavista 132-134; 211 342 634; www.versobranco. pt • Viragem Lab R. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com. pt • Vozes em Conserto – Academia de Canto e Performance R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com W Wilde Walkers 918 921 589; wildwalkerstours.com • Work in Studio R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin.com.pt • Wozen R. das Janelas Verdes 128, Lj. B; 912 700 506; www.wozenstudio.com X Xuventude de GaliciaR. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www. juventudedagaliza.com Z Zen KidsR. Alexandre Herculano, 19; 960 271 750; www.zen-kids.org

EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS ARQUIVO Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt 3-6, piso 0; 213 807 108; seg a sex: 9h-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arco do Cego R. Nunes Claro, 8 A; 218 411 170; seg a sex: 9h-17h, encerra fer Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h, encerra dom, fer; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Videoteca Largo do Calvário, 2; 218 170 433


> CONTACTOS BIBLIOTECAS

Consultar horários em blx.cm-lisboa.pt Belém R. da Junqueira, 295; 218 172 580 Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa Rua Francisco Metrass, 28; 218 009 927 Camões Largo do Calhariz, 17, 2º esq; 218 172 360 Coruchéus R. Alberto Oliveira; 218 172 049 David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7 D; Casal dos Machados; 218 536 337 Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; marcação prévia Hemeroteca R. Lúcio de Azevedo, 21B; 218 172 430 Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280 Marvila R. António Gedeão; 218 173 000 Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz; 218 054 526 Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100 Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras; 218 172 660 Palácio Galveias Campo Grande; 218 173 030 Penha de França encerrada temporariamente Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702 Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 213 904 198 República e Resistência - Cidade Universitária R. Alberto de Sousa, zona B do Rêgo; 217 802 760 São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672 ITINERANTES/ MÓVEIS 21 8 170 544 / 910 238 089 CASA FERNANDO PESSOA

R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA

Av. da Índia, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cm-lisboa.pt CINEMA SÃO JORGE

Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

Est. de Benfica, 368; 217 701 100; seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt GALERIAS

Galeria Avenida da Índia Avenida da Índia, 170; 215 830 010; ter a dom: 10h-13h/14h-18h, sáb, dom: 14h-18h

AGENDA CULTURAL LISBOA

na capa

Set 2017 / N.º 314

copy desk

Gonçalo Riscado e Marta Gamito fotografia de Francisco Levita, tipografia de Elisabete Gomes Sara Simões coordenação

Manuela Costa diretor

Manuel Veiga editora executiva

Paula Teixeira editor

Luís Almeida d’Eça direção de arte

Jorge Silva/Silva!Designers design

Inês do Carmo

redação

Galeria Boavista Rua da Boavista, 47-50; 213 476 335; ter a dom: 13h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/galeriasmunicipaislisboa Galeria Municipal Pavilhão Branco Campo Grande, 245; 215 891 259; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; encerra dom, fer; www.egeac.pt Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Av. da Índia; 215 830 010; ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 215 830 010; ter a dom: 10h-18h, sáb, dom: 14h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/ galeriasmunicipaislisboa MONUMENTOS

Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; todos os dias: 10h-19h; www.padraodosdescobrimentos.pt MUSEUS

Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 215 880 793; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.ateliermuseujuliopomar.pt Museu do Aljube – Resistência e Liberdade R. de Augusto Rosa, 42; 218 172 400; ter a dom: 10h-18h; www.museudoaljube.pt Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 215 818 540; ter a dom: 10h-18h, encerra seg, fer; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo 218 171 892; www.mude.pt Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.pt Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 217 513 200; seg a sáb: 10h-18h, encerra dom, fer; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Campo Grande, 245; 217 513 200; ter a dom: 10h-118h, www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Santo António Lg. de Santo António da Sé, 22; 218 860 447; ter a dom: 10h-18h Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 818 530; ter a dom: 10h-18h; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Torreão Poente Pç. do Comércio, 1; www. museudelisboa.pt Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.museudamarioneta.pt POLO CULTURAL GAIVOTAS | BOAVISTA

Rua das Gaivotas, 8; todos os dias: 8h-20h; 218 172 600; pologaivotasboavista@ cm-lisboa.pt Loja Lisboa Cultura R. da Boavista 184; seg, qua e sex (exceto fer): 14h-19h; 218 173 600; loja.lisboa.cultura@cm-lisboa.pt TEATROS

Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt São Luiz Teatro Municipal Rua António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt

relações públicas, publicidade institucional, circulação e assinaturas

edição câmara municipal de lisboa/ EGEAC

publicidade

vereadora do pelouro da cultura

Marco Mateus

Sónia Maia Just Media / 213 219 120 impressão

Digipress

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Ricardo Gross Tomás Collares Pereira

distribuição

fotografia

periodicidade

Francisco Levita Humberto Mouco

JMTOSCANO, Lda tiragem

40 000 exemplares depósito Legal

40722/90

Mensal Isenta de registo na ERC ao abrigo da lei de imprensa 2/99

Catarina Vaz Pinto

recolha de informação

Rua do Machadinho, 20 1249-150 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt www.agendalx.pt

103


104

CONVERSAS DE LISBOA (VIII)


MIGUEL FONTES CULTURA E EMPREENDEDORISMO

105

Entrevista TOMÁS COLLARES PEREIRA Fotografia HUMBERTO MOUCO


106

Formado em sociologia, com uma pós-graduação em gestão empresarial, Miguel Fontes foi também investigador no primeiro estudo nacional sobre literacia, coordenado pela professora Ana Benavente. Esteve ligado à política educativa em vários cargos, sendo nomeado secretário de estado da juventude do governo de António Guterres. É diretor da Startup Lisboa, desde 2016. Podemos começar pelos conceitos básicos: muita gente confunde startup com incubadora, talvez por causa do nome da Startup Lisboa…

São coisas completamente diferentes. Uma incubadora é uma entidade que faz o apoio, a incubação, de startups. Uma startup não é apenas uma nova empresa, por muito fantástica que seja. Sem entrar em questões académicas, uma startup tem algumas características especiais: a sua proposta de valor está associada à inovação - que pode ser disruptiva ou uma inovação mais incremental, de processo, nos meios ou nos serviços. Deve ter também uma lógica muito forte de escala-

bilidade, ou seja, tem de ter um modelo de negócio com um grande potencial de crescimento num curto espaço de tempo. É também uma proposta de valor que não tem uma localização rígida e por isso está muito ligada ao mundo digital. Hoje o tema vulgarizou-se e chama-se startup a quase tudo, quase basta ser uma nova empresa. Não tem de ser necessariamente uma tecnológica. Outra coisa que define uma startup é quem a faz. Está mais ligada à imagem do seu empreendedor, o chamado founder (fundador). Há também uma diferença no modo de financiamento. As empresas tradicionais recorrem a recursos próprios, a empréstimos bancários, com prestação de garantias. Uma startup tem de fazer prova do seu conceito de escalabilidade e vai à procura de investidores de capital de risco, não está preocupada em atingir o break-even no primeiro ou segundo ano – não é relevante. Por exemplo, a Uber ainda hoje não é lucrativa. É um mercado para jovens?

É frequente associar-se estas empresas a primeiras experiências de jovens. Na realidade não é bem assim, há mui-


107

(Uma startup) deve ter uma lógica muito forte de escalabilidade, ou seja, um modelo de negócio com um grande potencial de crescimento num curto espaço de tempo. ​

tas empresas que não são feitas por jovens mas por gente empreendedora com sólidas carreiras profissionais. Normalmente, o processo começa com a identificação de um problema ou de uma necessidade para a qual se concebeu uma solução. Há outros casos em que os empreendedores se centram em problemas imaginados, sem correspondência real, e esses tendem a falhar. Essa apreciação faz parte do vosso trabalho?

Esse é também o nosso papel. Uma incubadora é uma entidade que ajuda as startups a desenvolverem estes modelos e ideias de negócio. Não somos empreendedores nem investidores, temos uma organização desenhada para ajudar estas ideias e negócios a serem bem-sucedidos. Existe a noção de que este é um mundo acessível apenas a techies ou nerds, para usar o jargão do meio. O que considera mais importante, a formação técnica ou a criatividade?

É um pouco de tudo. Não há uma receita para definir um dream-team, uma equipa-maravilha, para um projeto, mas há algumas condicionantes que estão identificadas. Se conseguirmos juntar alguém com fortes competências técnicas, a uma pessoa experiente na área da gestão, ligada ao desenvolvimento do negócio propriamente dito, e ainda alguém que esteja à vontade na área do marketing, teremos

reunido todos os requisitos fundamentais. Não basta ter uma boa ideia, há que saber pô-la em prática. Acontece nas nossas universidades e não só, termos um grupo de investigadores que desenvolvem um produto ou uma técnica fantástica mas que não se rodeiam de gente com conhecimentos de negócio ou de mercado e, o que poderia ser um excelente projeto, acaba por não singrar. Do mesmo modo, um grupo que tenha gente excelente em mercado mas não disponha de sólidas competências técnicas, vai ter grandes dificuldades em entregar partes críticas do projeto a fornecedores externos. Um dos nossos papéis é fazer ver a estas pessoas que têm de ter competências complementares. Há empresas destas com gente formada em Belas Artes e que complementam os seus conhecimentos com cursos mais técnicos, de marketing digital por exemplo. É uma situação frequente?

Absolutamente frequente. É preciso lembrar que este fenómeno nasceu nos EUA, onde o ensino universitário permite diferentes formações simultâneas e uma maior abrangência de conhecimentos. Por exemplo, pode-se cursar engenharia mas frequentar cadeiras de cinema. Isto contribui para uma visão do mundo diferente, multidisciplinar. As universidades aqui também já se aperceberam disso e têm vindo a proporcionar aos estudantes a


108

possibilidade de terem percursos diferentes. Também é preciso ter em conta que as fontes de acesso à informação estão muito mais disseminadas, não se ficam pelas universidades. Muitos procuram formação em programação, por exemplo, fora delas. Acredita que se vai aprender programação como antes se estudava uma língua estrangeira?

Penso que vai ser importante ter-se pelo menos umas noções básicas de linguagens de programação, não necessariamente muito avançadas. Um dos desafios atuais é a promoção da literacia digital, nomeadamente nos mais novos. Do mesmo modo que aprendem inglês ou francês, aprendem os rudimentos da programação. Creio que este aspeto é crítico para o desenvolvimento do nosso país e da nossa sociedade. Conhece alguns exemplos de projetos que lidem com produtos culturais, na Startup Lisboa?

Sim, no seguimento do que estava a dizer, temos a Academia de Código, que procura intervir nesta área. Proporciona formação a gente que pode ser licenciada e que quer experimentar uma mudança de percurso. Fornece em 14 semanas uma aprendizagem intensiva de programação. Têm taxas de empregabilidade de 100%. Intervêm também na literacia digital nas escolas. Em sentido cultural mais estrito temos uma startup que está a tentar entrar no mundo da edição de livros,

utilizando as novas tecnologias para edições de autor, do print on demand, sem as restrições de escala. Há ainda a Speak, que faz a integração de estrangeiros a partir das competências linguísticas e culturais, promovem que os utilizadores sejam simultaneamente alunos e professores, ensinando o seu idioma a quem tenha interesse em aprender. Empresas culturais e startups são incompatíveis?

Não, claramente. Há dimensões culturais que são dificilmente monetizáveis e que têm dificuldade em ser sustentáveis numa lógica pura e dura de mercado. Acho que há uma formatação mental que tem de ser adaptada. Quando se começa um projeto nesta área tem de se incorporar a ideia de sustentabilidade. Não se pode pensar neste aspeto como algo espúrio e irrelevante, por muito genial que seja a ideia. O mercado das indústrias culturais e criativas é um segmento fortíssimo e em expansão pelo que tem todas as condições para se desenvolver. Na Web Summit 2016 foram os investidores a alertar os responsáveis políticos para as alterações do mercado de trabalho tradicional. Como vê este problema?

Creio que é um tema absolutamente crítico. É verdade que estamos a assistir à destruição de muito do emprego por via da incorporação de novos modos de fazer, com soluções tecnológicas mais eficientes e que eliminam

É frequente associar-se estas empresas a primeiras experiências de jovens. Na realidade não é bem assim, há muitas empresas que não são feitas por jovens mas por gente empreendedora com sólidas carreiras profissionais.


109

Um dos desafios atuais é a promoção da literacia digital, nomeadamente nos mais novos. Do mesmo modo que aprendem inglês ou francês, aprendem os rudimentos da programação.

postos de trabalho. Isto tem impactos positivos e outros muito negativos. Considero que não se deve pedir à tecnologia que resolva o que não pertence à sua área. Este é um problema essencialmente de organização política, social e económica. O que é muito preocupante atualmente é a concentração de riqueza em poucas mãos, que nunca foi tão grande como agora. Como é que conseguimos que todos estes ganhos sejam repartidos para que todos dele beneficiem? Se eliminarmos uma tarefa estupidificante e repetitiva, desempenhada por uma pessoa oito horas por dia, para ganhar uns míseros euros ao final do mês, substituindo-a por outra maneira mais eficiente e barata de fazer o mesmo, é de aplaudir. Temos de pensar em formas e ser exigentes cívica e politicamente, para fazer pressão. Porém, é preciso ter a noção que a mesma tecnologia que está a ser responsável pela destruição de emprego, é também criadora de muitos postos de trabalho. Nestas alturas de transição há choques muito fortes e vai ser necessária uma ampla requalificação, que não vai ser possível para todos. Em certas sociedades fala-se já na introdução de vencimentos fixos independentes do trabalho, mas que pode permitir que as pessoas desempenhem papéis socialmente relevantes, mesmo estando desempregadas. Não tem sentido tomar-se uma atitude protecionista. Não queremos parar esta dinâmica mas devemos exercer algum controlo sobre ela, principal-

mente nos seus efeitos. Costumo dizer que não tenho nada contra a economia de mercado mas não quero uma sociedade em que as pessoas são mercantilizadas. Está profundamente ligado ao Hub Criativo do Beato. Pode falar-nos sobre esse projeto?

É um projeto do município de Lisboa, que nasceu da visão do presidente da CML querer que o impacto da Web Summit não se esgotasse na realização do evento. Trata-se de posicionar Lisboa como uma cidade que quer agregar talento e atrair os players desta nova economia, dizendo-lhes que este é o sítio certo para se estabelecerem. Esta proposta de valor é endereçada não apenas a startups mas a todo o ecossistema empreendedor. Lisboa tem rigorosamente tudo para ser uma cidade muito interessante: culturalmente é aberta aos estrangeiros, que são bem acolhidos e se sentem em casa; tem um ambiente cosmopolita, onde muita gente fala inglês; tem uma oferta cultural riquíssima; tem uma infra-estrutura tecnológica fantástica; tem uma escala muito humana… Não podemos deixar de mencionar o argumento - que já é um clichê mas muito real - das condições geográficas, do clima, de proximidade às praias e também a gastronomia e o património. Trata-se de um convite para trazerem não apenas o seu negócio mas toda a sua vida?

Quando uma pessoa pensa onde localizar a sua startup, está basicamente a


110

decidir a sua vida. É muito diferente da decisão de um CEO de uma multinacional, quando está a ponderar onde fazer a sua nova fábrica. Este último vai olhar para um conjunto de indicadores, numa relação de custo/benefício da produção, da logística, entre outras coisas. Um criador de uma startup está a decidir onde vai viver. O fator mais importante para um fundador de uma startup é, antes de ter clientes e de faturar, ter tempo para fazer a prova de conceito do seu produto ou serviço e de se financiar. Este financiamento inicial vem normalmente da chamada fórmula dos três F: Family, Friends and Fools (família, amigos e tolos) e andará na média de 20 ou 30 mil euros. Ora, é preciso pensar que esta verba em Lisboa corresponde a uma determinada unidade temporal, por exemplo um ano. Noutras cidades como Londres, Berlim ou Paris, esta unidade de tempo vai ser bastante mais reduzida. Por outro lado, aqui existe um ecossistema onde há outras pessoas a fazer o mesmo, em todas as partes da cadeia de valor. Enfim, quando digo que Lisboa tem tudo, é disto que falamos. O mesmo se aplica a investidores, que devem estar onde se criam os projetos, a incubadores e aceleradores, programas que auxiliam o processo de entrada no mercado. O Hub Criativo do Beato surge para todos estes intervenientes. De que modo a Web Summit potencia este projeto?

Por um lado, nunca teríamos garantido este evento se não tivéssemos já um

ecossistema empresarial favorável. Com tantas cidades a competir porque haveriam de escolher Lisboa? Só por si, a escolha de Lisboa é o reconhecimento desta dinâmica que a cidade já tem. Por outro lado, a Web Summit está a ajudar muito a que o resto do mundo descubra Lisboa e Portugal sob este novo ângulo. Mesmo os que já nos conheciam, estão a mudar a sua perceção, de um país de sol, mar e férias, para um país de inovação e tecnologia. É uma mudança que nos ajuda muito. Hoje podemos dizer, numa apresentação no estrangeiro, que somos de uma empresa tecnológica portuguesa sem que isso cause qualquer estranheza, ao contrário do que sucedia antes. Claro que esta reputação é o resultado de muitos efeitos conjugados, como o facto de muitos portugueses bem preparados e talentosos terem ido trabalhar e investigar para os principais centros e também a evolução enorme do nosso nível de ensino. Temos atualmente das melhores ofertas educativas a nível mundial, as nossas escolas de gestão e de engenharia produzem profissionais de enorme qualidade. E programas como o Erasmus também ajudaram…

Ajudou imenso a internacionalizar a cidade. Hoje há uma tendência que se chama nómadas digitais, milhares de pessoas que têm como projeto de vida ter a liberdade de andar pelo mundo. Foi uma mudança muito rápida. Na minha geração (tenho 46 anos), o sonho de qualquer licenciado bem-suce-

O mercado das indústrias culturais e criativas é um segmento fortíssimo e em expansão pelo que tem todas as condições para se desenvolver.


111

Mesmo os que já nos conheciam, estão a mudar a sua perceção, de um país de sol, mar e férias, para um país de inovação e tecnologia. É uma mudança que nos ajuda muito.

dido era pertencer à banca ou à consultadoria, e pensava no seu percurso em termos de progressão na carreira e nas remunerações. Hoje, os melhores não pensam assim. Preferem poder trabalhar no que verdadeiramente gostam, garantir que têm autonomia, que vão ser valorizados e que vão ter impacto no seu meio. Querem ter tempo para conciliar a vida profissional com a privada. São dinâmicas fortes que estão a acontecer. Há muitos empreendedores estrangeiros a recorrer à Startup Lisboa?

Tenho, diariamente, uma série de contactos de gente a pedir conselho na apresentação dos seus projetos, e cada vez mais recebemos candidaturas de empreendedores estrangeiros. Criámos recentemente uma iniciativa chamada pitch slam – nome derivado do poetry slam – sessões informais organizadas num bar de hotel, onde os proponentes pegam no microfone e apresentam a sua ideia. Os estrangeiros aderem fortemente a esta ideia que se realiza mensalmente. Estamos também a montar outro programa chamado Launch in Lisbon que se destina a ajudar na instalação das pessoas que procuram Lisboa. A procura tem sido tanta, que já justificou a criação destes programas. O Hub do Beato vai ser mais do que uma incubadora?

Sim, entre outros equipamentos e ser-

viços, vai ter também incubadoras dentro do Hub, a começar pela própria Startup Lisboa, mas não se esgotará nessa função. A ideia é permitir a criação de projetos que a cidade ainda não tem. Mesmo nós, não iremos reproduzir o que já fazemos na Baixa. De que tipo de projetos estamos a falar?

O Hub Criativo do Beato visa permitir que Lisboa se continue a posicionar como uma cidade da inovação e do empreendedorismo e que quer atrair os melhores projetos, quer das indústrias criativas, quer das mais tradicionais. Posso dar como exemplo a Mercedes, que escolheu Lisboa para sediar o seu hub digital e que estamos a atrair para o Beato. É um projeto que vai implicar a vinda de 400 profissionais de topo. Pretende-se criar naquela zona uma nova centralidade, com respeito com a identidade local. Estão a ser desenvolvidos em paralelo outros projetos para incentivar o comércio local, procurando uma integração harmoniosa com a população residente. Podemos dizer que também se integra no plano mais abrangente de dinamizar a malha urbana no eixo entre Santa Apolónia e o Parque das Nações, uma zona que teve uma função económica muito relevante e que está agora a ser reapropriada.


ESCOLA PRIMÁRIA, SALA DE AULA / ALBERTO CARLOS LIMA, C. 1900 / ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO

REGRESSO ÀS AULAS

ARQUIVOS DE LISBOA

112


Joan Miró, El canto de los pájaros en Otoño, Setembro de 1937. Óleo sobre celotex. 121 x 91 cm. © Successió Miró / SPA, 2016

Parceiro institucional

Apoio Institucional


114

Agenda Cultural de Lisboa | setembro' 17  

Em 2017 comemoram-se 100 anos das relações diplomáticas entre Portugal e a Roménia. Razão que nos levou a falar com romenos que escolheram o...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you