Issuu on Google+

AGENDA CULTURAL LISBOA NOV 2015


TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Entraria nesta sala...

até 8 nov Sala Estúdio

de Ricardo Neves-Neves encenação Sandra Faleiro produção Primeiros Sintomas coprodução TNDM II M / 12

Bovary

O Fosso dos heróis

Sala Garret

[Lugar do olhar] Sala Estúdio

18 – 22 nov de Tiago Rodrigues produção TNDM II, a partir de uma criação original pela companhia Mundo Perfeito coprodução Alkantara Festival São Luiz Teatro Municipal TNSJ

28, 29 nov

de Ágata Pinho M / 16

M / 12

Lisbon & Estoril Film Festival

Stop Motion para Eadweard

Sala Garret

[Lugar do olhar] Sala Estúdio

6 – 15 nov

direcção do festival Paulo Branco a classificar pela CCE

21, 22 nov

de Ricardo Cabaça produção 33 Ânimos M / 12

Erasure

Lion Noir

[Lugar do Olhar] Sala Estúdio

Sala Garrett

14 – 15 nov

27, 28 nov

criação Projecto Teatral uma colaboração Teatro Maria Matos Culturgest coapresentação TNDM II

de Pedro Manuel M / 12

a classificar pela CCE PARC E I RO D E C O M U N I CAÇÃO

PARC E I RO S TN D M I I

Informações e reservas 800 213 250 Bilheteira online www.teatro-dmaria.pt


RUMO A

ORIENTE 2

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS 10

RETORNAR 16 POLO CULTURAL GAIVOTAS 27

QUERUBIM

LAPA 22

ENTREVISTA

SANDRA FALEIRO 18

CADERNOS ESPECIAIS

FESTIVAL LEFFEST

42

AGENDA

LUGAR DO ITINERÁRIOS OLHAR 62 DE LISBOA

70

ARTES28 CIÊNCIAS38 CINEMA44 DANÇA48 LITERATURA52 MÚSICA56 TEATRO64 VISITAS GUIADAS72 CRIANÇAS78

VEJA NO SITE DA AGENDA CULTURAL 96


RUMO A O 2

Reportagem TOMÁS COLLARES PEREIRA Fotografia FRANCISCO LEVITA / HUMBERTO MOUCO

Um dos argumentos estratégicos da Expo’98 referia que a criação de um polo de qualidade no extremo oriental de Lisboa, o atual Parque das Nações, viria a permitir a recuperação do eixo que liga esta zona ao centro da cidade. É uma faixa de ocupação sobretudo industrial que se estende entre a Estação de Santa Apolónia e a Matinha, delimitada a um lado pelo rio e os serviços portuários e, do outro, pela linha férrea. Carateriza-se por uma população envelhecida e pela profusão de espaços industriais e comerciais. À medida que algumas destas indústrias foram ficando obsoletas e vagando espaços, cresceu o interesse dos agentes culturais, atraídos pela possibilidade de obter locais amplos a preços competitivos, perto do centro da cidade. Artistas plásticos, galerias de arte, teatros e editoras, entre outros, fixaram-se no local e começam agora a transformálo com uma nova urbanidade. Fomos visitar alguns dos principais equipamentos culturais e outros protagonistas desta nova energia a oriente.


ORIENTE 3

COMPANHIA OLGA RORIZ RUA DE SANTA APOLÓNIA A Companhia Olga Roriz instalou-se no Palácio Pancas Palha em outubro de 2013, após um período de incerteza motivado pelo fim da cedência das instalações que ocupavam na Rua da Prata. Neste palácio municipal, perto de Santa Apolónia, fixaram a sede da Companhia . Além de todo o trabalho de composição e ensaio coreográfico, criaram aqui o espaço FOR, para formação em Dança e Teatro segundo a metodologia de trabalho de Olga Roriz. Acolhem ainda diversos projetos em regime de residência artística.


4

TEATRO IBÉRICO RUA DE XABREGAS Criado em 1981 por Xosé Blanco Gil, o Teatro Ibérico estabeleceu-se na igreja de um antigo convento, numa cedência do IEFP. A magnífica acústica e a arquitetura religiosa conferem ao espaço caraterísticas únicas, que o atual diretor Laureano Carreira, antigo docente de Teatro, pretende aproveitar ao máximo. A sua última produção, a ópera cómica A Severa, de Filipe Duarte, teve sempre casa cheia.


5

JOÃO PAULO FELICIANO / PATACA DISCOS PATACADISCOS.PT Um antigo armazém na zona do Grilo é o espaço onde o artista plástico e músico João Paulo Feliciano conseguiu concentrar a diversidade da sua energia criativa. É o espaço que usa como ateliê, em conjunto com Rui Toscano, e é simultaneamente a sede da editora Pataca, servindo também como estúdio de gravação. Em 2004 mudou-se para aqui e continua a apostar nesta zona, onde “em cada canto há uma surpresa”.

GALERIA FILOMENA SOARES RUA DA MANUTENÇÃO Foi das primeiras galerias a arriscar a mudança para a zona oriental, já lá vão 15 anos. De um espaço comercial em Santos com 300 m2, passou para um antigo armazém de exportação de vinhos com mais de mil. Manuel Santos, diretor da galeria congratula-se de ter conseguido um local onde os artistas querem expor, dadas as excelentes condições de que dispõe. Até 14 de novembro, apresentam trabalhos de Ângela Ferreira.


6

TEATRO MERIDIONAL RUA DO AÇÚCAR O Meridional, fundado em 1992, fixou-se apenas em 2005, num antigo armazém camarário na Rua do Açúcar. A descentralização não lhes condicionou a atividade. Pelo contrário, Miguel Seabra, diretor da companhia, refere que nas quatro produções próprias e 11 acolhimentos realizados em 2014, num total de 156 espetáculos, tiveram médias de ocupação de 90%. Até 6 de novembro têm em cena a peça A Colectividade.

GALERIA BAGINSKI RUA CAPITÃO LEITÃO Uma conversa com o curador e crítico Delfim Sardo foi a pedra de toque para Andréa Baginski decidir a transferência da sua galeria de um apartamento na Rua da Imprensa Nacional para este espaço amplo na Rua Capitão Leitão. Desde 2009, esta área generosa e de grande versatilidade, permite-lhe acolher exposições com outro âmbito e qualidade.


7

EDITORA PATO-LÓGICO RUA PEREIRA HENRIQUES A editora Pato-Lógico é dedicada à ilustração e foi criada em 2010. Mudaram-se para Oriente, onde encontraram um armazém que lhes proporciona a calma e o conforto que procuravam. André Letria, Marta Ferreira e Inês Felisberto partilham um espaço amplo e caloroso onde conseguem conciliar as áreas de trabalho e reunião com o armazenamento.


8

TÍTU LO

TODOS RUA PEREIRA HENRIQUES Frederico Miranda e Frederico Mancellos investiram as suas poupanças para recuperar um antigo armazém, transformando-o num local comum de trabalho. Um conjunto de nichos onde antes estavam pipas de vinho são agora áreas de trabalho que alugam a projetos que tragam alguma mais-valia ao conjunto de atividades que acolhem. Uma ampla zona de lazer e estúdios partilhados completam o conjunto que inaugurou há cerca de ano e meio.


TÍTU LO

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA RUA FÁBRICA DE MATERIAL DE GUERRA Lê-se no site da Fábrica que ninguém sabe bem o que ela é e que isso tem funcionado em seu favor. Certo é que nasceu em volta de uma livraria e os livros são, ainda, o coração do espaço. Mas, à volta deles, há concertos, exposições, performances, ou o que aparecer. Inauguraram a 14 de junho de 2007 e desde essa altura têm conseguido manter uma assinalável capacidade de atração de público.

9


MUITOS ESTRANGEIROS ELEGEM LISBOA PARA APROFUNDAR O SEU TRABALHO. FALÁMOS COM ALGUNS DELES SOBRE AS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS QUE DESENVOLVERAM. UNS VIVEM AQUI, OUTROS FICAM POR ALGUNS DIAS, SEMANAS OU MESES, MAS TODOS VEEM LISBOA COMO UMA CIDADE ESPECIAL. ROUNDABOUT.LX, GALERIA DA BOAVISTA, ESPAÇO ALKANTARA, O APARTAMENTO E LARGO RESIDÊNCIAS SÃO ALGUNS DOS LOCAIS QUE ABREM AS PORTAS A ESTES ARTISTAS.

RESIDÊNCIAS

ARTÍSTICAS Reportagem ANA FIGUEIREDO Fotografia FRANCISCO LEVITA

MASA E JON - KLEIN AGENCY BÉLGICA O APARTAMENTO O Jon é da Califórnia e eu da Eslovénia. Há um ano abrimos a Klein Agency, em Antuérpia onde vivemos. Aí desenvolvemos o design de interiores e de móveis e o Private Dinner Club. Durante a semana estamos focados no design e ocasionalmente organizamos jantares numa grande mesa que temos no estúdio. Servimos a 12 pessoas, que não se conhecem, um menu de sete pratos, inspirado nos sabores e vinhos californianos. Há alguns meses fomos contactados pel’ O Apartamento, que nos desafiou a fazer três jantares no seu espaço singular e muito apelativo, desta vez acompanhados por vinhos portugueses. O objetivo é dar a conhecer a nossa criatividade gastronómica, mas também a primeira linha de mobiliário que desenvolvemos e que vamos lançar este mês.


R E S I D Ê N C I AS A R T Í S T I CAS

11


12

R E S I D Ê N C I AS A R T Í S T I CAS

FÉLIX ALBINO MULA MOÇAMBIQUE RESIDÊNCIAS DA BOAVISTA Vim para Lisboa através de um concurso para uma residência que implicava uma relação entre Maputo e Lisboa. Nesta residência tenho feito um trabalho de pesquisa que começou em Moçambique. Nasci em Maputo, mas visitava frequentemente Gutsuine Xai-Xai, a terra onde o meu pai nasceu. Ao longo desse percurso fui observando e verifiquei que havia muitos edifícios em ruínas, antigas cantinas que funcionavam na era colonial. Questionei quem seriam os donos, falei com várias pessoas que viveram essa época e recolhi alguns nomes para o meu projeto. Sou artista plástico e gosto de “brincar” com estas curiosidades. Pensei que seria interessante vir a Lisboa procurar os donos desses locais. No final, o projeto reúne fotografias, depoimentos e vídeo.


R E S I D Ê N C I AS A R T Í S T I CAS

13

FLORA DETRAZ FRANÇA ESPAÇO ALKANTARA Cheguei a Lisboa há cerca de dois anos e meio, fiz um curso de Dança no Fórum Dança e decidi ficar a viver aqui. Lisboa é uma cidade que fomenta a criação e onde há uma grande abertura de espírito. Acho que vou ter uma vida nómada, pretendo viajar e preciso de um ponto de referência. Lisboa é o meu ponto de referência. O Espaço Alkantara é um sítio ótimo para trabalhar, o diálogo entre as pessoas é muito positivo e permite também desenvolver projetos multidisciplinares. Sou bailarina, mas neste momento estou a trabalhar com a voz , a relação entre a voz e movimento. A ideia é criar um corpo contraditório, caótico, onde a voz pode revelar uma coisa que o movimento contradiz. O projeto chama-se Tutuguri e é apresentado a 13 de novembro.


14

R E S I D Ê N C I AS A R T Í S T I CAS

JUAN YUSTA ESPANHA LARGO RESIDÊNCIAS Já conhecia o Largo Residências, onde acabei por fazer uma residência artística que deu origem à exposição intitulada Links. A minha namorada é portuguesa e foi ela que me apresentou Lisboa. Em Londres, onde vivo há 20 anos, sinto a cabeça, aqui sinto o coração. O tema do meu trabalho é a comunicação. Lisboa funciona como uma network, há sempre uma ligação entre as várias pessoas que encontro, muitas delas dedicadas às artes, seja teatro, música ou literatura. Faço gravura em madeira, linóleo e metal. É uma arte que se tem vindo a perder porque hoje basta premir um botão e temos uma gravura digital, sem intervenção das mãos, do corpo. Para mim usar o corpo para transmitir uma ideia é essencial.


R E S I D Ê N C I AS A R T Í S T I CAS

15

CÉLINE TSCHACHTLI SUÍÇA ROUDABOUT.LX O meu sonho era viajar de barco para América do Sul. Vim ter com um a amigo a Portugal para concretizar essa aventura. Adorei o país, o facto de ser o fim da Europa e desembocar no Oceano Atlântico. Resolvi ficar. Em Lisboa trabalhei com a coreógrafa Madalena Victorino explorando diferentes áreas artísticas (dança, música, representação) sempre em relação com a comunidade. Quando a Roundabout inaugurou, senti-me em casa e decidi fazer uma residência que tem como objetivo explorar a representação, música e dança, mas também as artes plásticas, que são a minha base de formação, e fazê-las convergir.


16

RETORNAR

TRAÇOS DE

MEMÓRIA

NUM TEMPO PRESENTE ANA RITA VAZ

A memória do retorno e, consequentemente, a memória do império na sociedade portuguesa contemporânea constitui o tema desta exposição que inaugura o novo espaço municipal da Galeria da Avenida da Índia. A mostra pretende assinalar os 40 anos do retorno de nacionais à antiga metrópole, na sequência dos processos de descolonização levados a cabo nas colónias portuguesas. Linhas cruzadas de pensamento permitem olhar e refletir sobre este fenómeno, através de diferentes perspetivas disciplinares e olhares críticos. Retornar - Traços de Memória Num

Tempo Presente é constituída por cinco secções – Colonizar / Descolonizar, Linhas do Tempo, No Interior da Memória, Depósito e Atmosferas – que, juntas, compõem uma memória fundamentada em fontes históricas, testemunhos pessoais, registos imagéticos e conceitos artísticos.

GALERIA AVENIDA DA ÍNDIA ATÉ 14 DE FEVEREIRO | AVENIDA DA ÍNDIA, 170 / 218 170 534


R E TO R N A R - T R AÇ O S D E M E M Ó R I A

17


ENTREVISTA

18

SANDRA FALEIRO

ardim Zoológico de Cristal FREDERICO BERNARDINO

Se todas as peças de Tennessee Williams são de algum modo autobiográficas, Jardim Zoológico de Cristal é aquela onde, inequivocamente, o grande dramaturgo norte-americano mais o assume. O drama familiar dos Wingfield, nos anos subsequentes à Grande Depressão, regressa ao palco, numa leitura de Sandra Faleiro, protagonizada por Cucha Carvalheiro, Inês Pereira, João Vicente e Pedro Lacerda. A atriz e encenadora fala-nos do encanto desta peça belíssima, com estreia marcada para 11 de novembro, no Teatro São Luiz. Em finais dos anos de 1990, foi intérprete desta peça, sob direção de Diogo Infante. Qual é a sensação de regressar a um texto tão marcante, agora enquanto encenadora? Tem graça, mas este texto anda atrás de mim desde o Conservatório. Na altura, um professor desafiou-me a fazer o papel da Laura [a irmã do protagonista Tom Wingfield, uma jovem deficiente que coleciona animais de cristal]; anos mais tarde, já como profissional, foi o Diogo; e agora foi a vez da Cucha Carvalheiro convidar-me para o encenar. Penso que isto tem vindo acontecer porque gosto muito do Tennessee Williams, e particularmente desta peça,

da sua poesia e da sua linguagem. Está-me sinceramente no coração. E, confesso, quando saio de casa sabendo que o vou trabalhar, mais a mais com a equipa maravilhosa que reunimos, que o faço com uma enorme felicidade. A familiaridade com o texto é uma mais-valia ou pode ser assumido como um risco acrescido? Seguramente é uma mais-valia. Até porque essa familiaridade tem de ser pensada com o que éramos e com aquilo que somos hoje. Quando interpretei a peça, dirigida pelo Diogo Infante, era muito jovem, andaria pelos 24 anos, e as memórias que guardo estão um pouco desfocadas. Lembro-me de viver o papel intensamente, de me perder a imaginar coisas, tal como a personagem. Recordo o prazer que foi contracenar com a Carmen Dolores, com o Diogo, com o Marco [Delgado]. Mas hoje tudo isso está distante, pelo que o meu processo de trabalho passa por pesquisar e ver tudo aquilo que posso, recorrendo muito à internet. Acredito que, seja enquanto ator ou encenador, quanto mais se revisita um texto, melhor. As obras estão sempre inacabadas, as nossas vidas, tal como os tempos, mudam, e a leitura que fazemos representa necessariamente essas mudanças.


Š Francisco Levita

19


20

E N T R E V I S TA S A N D R A FA L EIR O

Apelando à sua intimidade com a peça, Como é que justifica que Tennessee como a caraterizaria? Williams seja, nos tempos mais recenEste texto é de uma tal delicadeza que o tes, o dramaturgo norte-americano comparo a uma filigrana. E é tão sensível mais encenado em Portugal? quanto o cristal das peças que a Laura co- Se formos à internet descobrimos que leciona – é preciso ser muito cuidadoso não é só em Portugal. Por cá temos tido para não o partir. É belo, é uma história de o Jorge Silva Melo, tivemos há uns anos família, família essa disfuncional e con- o Nuno Cardoso também com esta peça, flituosa, mas absolutamente consciente vamos ter o meu marido [o encenador do amor incondicional que os une e, ao Bruno Bravo] em breve… Penso que isso mesmo tempo, os separa. É um belíssimo acontece porque estamos a passar por jogo de amor e ódio e, no teatro, gosto par- uma fase de mudança no teatro: parece ticularmente desse jogo de opostos peja- estar a acabar essa fase subversiva, pósdo de vida: o riso e o choro, o patético e o -moderna e desconstrutivista, e regresgrotesco… aqui há todo esse colorido que, samos, de novo, aos textos clássicos e às sendo bem trabalhado, torna-se bastante personagens. Trabalhar um clássico é, comovente. Uma caraterística muito inte- para mim, como voltar à escola, no sentiressante é que é um texto que permite o do em que o texto está a dizer-nos coisas risível para, logo a seguir, nos emocionar e a ensinar-nos. Tennessee Williams tem profundamente. a genialidade, o lado subApesar de a peça ser esterrâneo, o ambiente que truturada a partir das COMPARO O TEXTO A nos seduz, e que o tornam memórias de um per- UMA FILIGRANA E É num autor irresistível. sonagem masculino – o TÃO SENSÍVEL QUANTO Subitamente, a Sandra Tom, suposto alter-ego O CRISTAL DAS PEÇAS Faleiro regressa à encede Williams –, há aqui a QUE LAURA COLECIOnação com duas peças a procura de imprimir um NA: É PRECISO SER estrear quase em simulMUITO CUIDADOSO olhar feminino à peça? tâneo – primeiro, EnNada disso, luto con- PARA NÃO O PARTIR. traria nesta sala…, de tra isso – até porque o Ricardo Neves-Neves no Tennesse Williams é um bocadinho mais D. Maria II; depois, com este Jardim lamechas do que eu [risos]. Zoológico de Cristal. Perdemos a atriz Mas, “feminino” não tem de ser neces- de teatro para ganharmos a encenadora? sariamente lamechas… Por agora, sim. Gostava de ter feito mais Pois não, mas há essa tentação. Até encenação do que a que tenho vindo a porque a peça pode cair nessa coisa do fazer ao longo dos anos. Dá-me um enor“sentimentalão”, e o próprio Williams, me prazer, sinto-me útil e faz-me crescer que tinha por hábito ir denegrindo as como pessoa. É um papel que me agrada suas próprias peças, dizia em entrevis- este de gerir pessoas, gerir egos, gerir temtas que o Jardim Zoológico de Cristal era pos de trabalho. 2014 foi um ano muito uma coisa sobre uns “coitadinhos” lá intenso e senti não estar a aguentar mais a numa casa do sul dos Estados Unidos. exposição a que obriga o trabalho de ator. Nós somos pessoas, temos um lado fe- Encenar serve-me para recarregar bateminino e um lado masculino, por isso rias, mas ao mesmo tempo colocar-me em não acredito muito nessa ideia do “olhar causa, aprender mais e voltar a adquirir o feminino”. Até porque, essencialmente, pulsar de que necessito para viver. Ver página 65 sempre fui uma maria-rapaz [risos].


IC O

Curadoria: Natxo Checa

Á L PA

DA

UM PROJECTO DE:

JOÃO Ó

Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

APOIO:

Delegação Económica e Comercial de Macau

M

Ó M E

IR AProdução:

Impromptu Projects Ltd Galeria Zé dos Bois

23 OUT 15 31 JAN 16

21


22

Na celebração dos 90 anos de Querubim Lapa, a Objectismo apresenta a exposição Primeira obra cerâmica, 1954-1974, centrada nas primeiras duas décadas de produção do artista. Da famosa moldura da porta da loja Rampa – desaparecida desde 1980, ano de encerramento do estabelecimento, e mostrada ao público pela primeira vez após trabalhos de restauro – a um variado conjunto de peças de cerâmica utilitária e decorativa, a mostra reúne um núcleo de objetos que revela as qualidades essenciais da obra do grande mestre: um profundo entendimento da tradição aliado a um inesgotável ímpeto renovador. Querubim apresenta-nos a exposição a partir de cinco peças representativas do seu trabalho neste período. LUÍS ALMEIDA D’EÇA

Objectismo Loja/Galeria Rua D. Pedro V, 55 / 213 470 050


Q U E R U B I M L A PA - P R IM EIR A O B R A C E R ÂMICA

MOLDURA DA PORTA DA LOJA RAMPA 1956

Esta moldura pertencia à porta da loja Rampa, projeto do arquiteto Conceição e Silva, e destacava-se como elemento decorativo numa enorme montra de vidro. Já fazia azulejo, mas este foi o meu primeiro trabalho em cerâmica volumétrica. A loja, no Chiado, era única e muito sofisticada. Vendia pintura minha e de outros artistas como Júlio Pomar, Nikias ou Sá Nogueira, e cerâmica de autor, a par de vestidos elegantes de senhora. Foi daí que me veio a inspiração para as duas figuras femininas estilizadas da moldura, uma com chapéu, outra com um grande laço ao pescoço.

23


24

Q U E R U B I M L A PA - P R IM EIR A O B R A C E R ÂMICA

CANJIRÕES ANTROPOMÓRFICOS 1956

Produzidas para a Rampa, sobretudo de carácter antropomórfico e zoomórfico, eram todas cerâmicas utilitárias, neste caso duas canecas e uma peça para guardar o tabaco de cachimbo. Estes meus primeiros trabalhos, com um processo técnico e uma forma de trabalhar os esmaltes ainda muito semelhantes aos utilizados na porta da loja, revelam influências de Rafael Bordalo Pinheiro e dos Toby Jugs britânicos.


Q U E R U B I M L A PA - P R IM EIR A O B R A C E R ÂMICA

PRATO DECORATIVO 1959

Este prato faz parte de uma série apresentada na exposição da Cooperativa de Gravadores Portugueses, em 1960. Embora possa não parecer, o tema do peixe está ainda muito ligado ao meu período neorrealista, à ideia de que “os grandes comem os pequenos”. O peixe que come outro peixe é um tema muito presente na pintura holandesa, particularmente em Bosch e Bruegel.

25


26

Q U E R U B I M L A PA - P R IM EIR A O B R A C E R ÂMICA

PLACA DECORATIVA 1962

Para o Hotel do Mar em Sesimbra, outro projeto extraordinário do arquiteto Conceição Silva, concebi uma série de 40 placas decorativas. Infelizmente, com o tempo, só escaparam as que estavam fixas à parede, todas as outras foram sendo, digamos assim, “anexadas”. As placas evidenciam uma evolução técnica que resulta da mistura de esmaltes transparentes e opacos. Esta, contrariamente à maioria do meu trabalho, quase sempre figurativo, pode ser classificada como abstrata.

PLACA COM CARRANCA RELEVADA 1970-1972

Nestes trabalhos em cerâmica conjuguei os vidrados transparentes e lisos com figuras volumétricas. Tirei o curso de pintura e o de escultura e pensei: a cerâmica vai-me resolver o problema, permitindo ligar as duas disciplinas. Aqui, a máscara em relevo, que remete para a tradição do barroco, é colocada como elemento estranho à totalidade decorativa da placa, obtendo um efeito quase surrealista.


POLO CULTURAL GAIVOTAS | BOAVISTA

UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA AGENTES CULTURAIS EM LISBOA SALAS DE ENSAIO EQUIPADAS PARA TEATRO, DANÇA, MÚSICA E PERFORMANCE SALA DE FORMAÇÃO ESCRITÓRIOS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS CAFETARIA Todos os dias das 9h às 24h Marcações de salas a partir de 2 de novembro Polo Cultural Gaivotas | Boavista Rua das Gaivotas, n.º 8 escoladasgaivotas@cm-lisboa.pt

27


28

A RT E S

GALERIA DO TORREÃO NASCENTE DA CORDOARIA 15 DE NOVEMBRO A 28 DE FEVEREIRO AVENIDA DA ÍNDIA / 218 170 534

CANAL CAVEIRA ANTÓNIO BOLOTA, BRUNO CIDRA, GONÇALO BARREIROS E GONÇALO SENA Canal Caveira é um projeto feito a oito mãos, que parte de interesses partilhados pelos artistas na área da escultura. As obras de António Bolota, Bruno Cidra, Gonçalo Barreiros e Gonçalo Sena tocam em questões clássicas da disciplina, como a matéria, o peso, a leveza e a perecidade, mas também em questões contemporâneas de reformulação, display e cruzamentos. A mostra, I N AU G U R A M APPLETON SQUARE TER A SÁB: 14H -19H

JOÃO QUEIROZ

CÃO SOLTEIRO

PROJETO VERNISSAGE VERNISSAGE II

13 NOV A 10 DEZ

Coletiva de fotografia, vídeo 5 A 8 NOV

BIBLIOTECA CAMÕES TER A SEX: 10H -18H

CASA DO ALENTEJO

apesar de coletiva, é constituída por um corpo de trabalho individual incapaz de viver sozinho, sobrevivendo apenas graças às relações sociais e de amizade que se estabelecem entre os pares. As peças apresentadas foram criadas num ateliê partilhado pelos quatro artistas e resultam de uma discussão permanente, o que faz com que um trabalho individual resulte em coletivo. Ana Rita Vaz Pintura ATÉ 5 NOV CASA DA LIBERDADE – MÁRIO CESARINY SEG A SÁB: 14H -20H

ARTUR BUAL Exposição retrospectiva 2 NOV A 19 DEZ

JOANA ROBER- LEONOR AIROSO QUINTA TO E SÉRGIO GRANDE A FERNANDA FERNANDES HORIZON DE CARVALHO PRETO

CASA DOS MUNDOS TER A SÁB: 14H30-19H30

Pintura 7 A 27 NOV

13 A 30 NOV

E BRANCO Fotografia, vídeo 7 A 28 NOV

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO EDIFÍCIO CENTRAL DO CAMPO GRANDE SEG A SEX: 8H -20H

PEDRO MORENO RAMOS ORIGEM

Fotografia 10 A 23 NOV


A R T E S I N AU G U R A M

CARLOS SANTOS MARQUES AGUARELAS

24 NOV A 7 DEZ

FERNANDO BARNABÉ

OLHARES NA CIDADE Fotografia ATÉ 9 NOV

Espaço Multiusos

MARIA JORGE AS CORES DO MUNDO Fotografia ATÉ 30 NOV

CLUBE NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS TER A SÁB: 11H -19H

WILLIE DOHERTY

Vídeo e fotografia 20 NOV A 21 FEV

O CÍRCULO DE DELAUNAY 20 NOV A 21 FEV

AS CASAS NA COLEÇÃO DO CAM Arquitetura 20 NOV A 30 MAI

GALERIA BAGINSKI TER A SÁB: 14H –20H

LÚCIA PAUL MATHIEU PRANCHA O ECLECTISMO ROMÂNTICO

Pintura e fotografia 12 NOV A 5 DEZ EKA [PALACE]  

LÚCIA DIOGO

Desenho e pintura 6 NOV A 1 DEZ                                            FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN QUA A SEG: 10H -18H

Galeria de Exposições Temporárias do Museu Gulbenkian

WENTWORTHFITZWILLIAM

UMA COLEÇÃO INGLESA 27 NOV A 28 MAR

CALOUSTE S. GULBENKIAN E O GOSTO INGLÊS 27 NOV A 28 MAR

Centro de Arte Moderna

HEIN SEMKE 20 NOV A 21 FEV

PERSEGUINDO O INVISÍVEL

Pintura, fotografia, instalação, vídeo 18 NOV A 2 JAN

PAULO BRIGHENTI FAMÍLIA

Pintura ATÉ 7 NOV

29

RAMIRO GUERREIRO

MADALENA MONIZ

Litografia e colagem sobre tecido 26 NOV A 17 JAN

Digigrafias 28 NOV A 7 JAN

SCRIPTORIUM

HOJE SINTO-ME

ALEXANDRE CONEFREY

CONCEIÇÃO FREITAS

Desenho e instalação ATÉ 14 NOV

MIGUEL JUSTINO CONTEMPORARY ART

GRAZIE MILLE MILLE GRAZIE

CLAUDIA FISCHER AUSLOTEN Fotografia ATÉ 14 NOV

GALERIA DIFERENÇA TER A SEX: 14H -19H, SÁB: 15H -20H

NUNO LORENA

TRABALHOS RECENTES Desenho e pintura 7 NOV A 23 DEZ

FÁTIMA FERREIRA

PERFECT LINK…

Papel, prata, porcelana 7 NOV A 23 DEZ

Gravura e escultura ATÉ 5 NOV

NUNO NUNES FERREIRA

A CUCA AJUDA A UPA, A NOCAL AJUDA PORTUGAL! 11 NOV A 19 DEZ

MUDE – MUSEU DO DESIGN E DA MODA . COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO TER A DOM: 10H -18H

VOCAÇÃO INFINITA

JOAQUIM VASCONCELOS E O MUSEU INDUSTRIAL E COMERCIAL DO PORTO (1883-1899) 12 NOV A 27 MAR

DESIGN EM CATARINA LIRA PORTUGAL CANAL CAVEIRA PEREIRA (1960-74) SELECTED STORIES GALERIA BANGBANG TER A SÁB: 12H30-20H

GALERIA MUNICIPAL TORREÃO NASCENTE DA CORDOARIA

Coletiva 15 NOV A 28 FEV

21 NOV A 9 JAN

DIANA COSTA 36

ATÉ 7 NOV GALERIA BELO GALSTERER TER A SEX: 12H -19H, SÁB: 14H -19H

MEL O’CALLAGHAN FRAMEWORK

Vídeo, escultura, pintura sobre vidro 26 NOV A 17 JAN

GALERIA TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE SEG A SEX: 14H -19H30

EXPOR, DEBATER, PROTAGONIZAR ATÉ 7 FEV

COLETIVA DE TAPEÇARIAS

MUSEU COLEÇÃO BERARDO TER A DOM: 10H -19H

LEITURIA SEG A SÁB: 10H -20H

QUATRO VARIACÕES À VOLTA DE NADA OU FALAR DO QUE NÃO TEM NOME

1 A 30 NOV

HELENA ZÁLIA Ilustração 7 A 26 NOV

NICOLAS PÁRIS 18 NOV A 6 MAR

STAN DOUGLAS INTERREGNUM

Fotografia, instalação, vídeo ATÉ 15 FEV


30

A R T E S C O N T I N UA M

ERNESTO DE SOUSA

YOUR BODY IS MY BODY – O TEU CORPO É O MEU CORPO Coleção de cartazes ATÉ 3 ABR

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

COLECCIÓN MASAVEU

GRECO, ZURBARÁN, GOYA, SOROLLA

Grandes Mestres da Pintura Espanhola 20 NOV A 3 ABR

DO JAPÃO

A BELEZA EM MINIATURA: INRO E NETSUKES (SÉCULOS XVIII-XIX) Estampas japonesas 3 NOV A 31 JAN

Sala do Tecto Pintado

JOYEUSE ENTRÉE

A VISTA DE LISBOA DO CASTELO DE WEILBURG ATÉ 14 FEV

Sala do Mezanino

EL GRECO

A SAGRADA FAMÍLIA COM SANTA ANA

Obra convidada - Toledo, Museo de Santa Cruz ATÉ 10 JAN

ADRIANO SOUSA LOPES

SOUSA LOPES 1879-1944. EFEITOS DE LUZ Pintura ATÉ 8 NOV

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA TER A SEX: 10H -17H, SÁB, DOM: 11H -18H

Pintura e desenho 14 NOV A 12 DEZ PAVILHÃO BRANCO DO MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA TER A DOM: 10H -13H/14H -18H

ARMANDA DUARTE 22 NOV A 13 FEV

PERVE GALERIA SEG A SÁB: 14H -20H

PEDRO BATISTA ARTUR BUAL CHASING CLOUDS

Desenho e Pintura ATÉ 21 NOV O ARMÁRIO

HUGO BARATA UM COMPASSO NO BOLSO Pintura, instalação ATÉ 29 NOV

Exposição retrospetiva 2 NOV A 19 DEZ

JOÃO Ó

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO

RUA DAS GAIVOTAS 6

SEG A SEX: 9H30-17H

PALÁCIO DA MEMÓRIA

OLD SCHOOL #39

CLÁUDIA BRUNO CASTRO VAREJÃO SANTOS Instalação ATÉ 22 JAN

14 NOV: 22H

POR VEZES, CERTAS VEZES, OUTRAS VEZES Desenho, pintura ATÉ 8 NOV

MUSEU DO ORIENTE TER A DOM: 10H -18H, SEX: 10H -22H

FALCÕES NO MUSEU

A ARTE DA FALCOARIA DO ORIENTE AO OCIDENTE 20 NOV A 6 MAR

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA SEG A SEX: 10H -13H/14H30-18H30, SÁB, DOM: 14H30-18H30

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES SEG A SEX: 12H -19H

15 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE GRAVURA ÁGUA-FORTE

A IMAGEM CONTEXTUALIZADA

ANA MARTINS O TRIGO DOS LOBOS

MARIANA PESSOA PORCELANA

MIGUEL ARAÚJO BARRADAS WHITE MATTER

HENRIQUE EXPOSIÇÃO DE VIEIRA RIBEIRO MEDALHÍSTICA APOKATASTASIS DE CERÂMICA IVO RELVEIRO Curso de Produção Artística da Escola Artística António Arroio ATÉ 4 NOV

C O N T I N UA M

3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA TER A SEX: 14H -20H, SÁB: 11H -16H

20 NOV A 20 DEZ

PASSEVITE WHITE CUBE TER A SÁB: 16H -20H

Sala de Leitura

5 NOV A 9 DEZ

INDEPENDÊNCIAS E LIBERDADE PREMIO SONAE NA ARTE DAS CARLOS MEDIA ART 2015 LUSOFONIAS NOGUEIRA NEM O TEMPO PASSA RUI TOSCANO CIVILIZAÇÕES DE TIPO CHARLIE TASTET I, II E III E PIERRE MERGEN ATÉ 31 JAN

INÊS FAVILA E ISABEL FAVILA

4 NOV A 30 NOV

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MUSEU DO CHIADO (RUA SERPA PINTO) TER A DOM: 10H -18H

20 NOV A 31 JAN

ALECRIM 50 TER A SÁB: 14H -19H

Desenho e escultura ATÉ 7 NOV

STILL FILM (2014) ATÉ 20 NOV

Sala de Exposições, Piso 0 SEG A SÁB: 10H -19H

EDUARDO PORTUGAL MI.NÚS.CU.LO Fotografia ATÉ 23 JAN

Sala de exposições [ANTE] câmara, Piso 1 SEG A SÁB: 10H -19H

[ANTE] CÂMARA CIBACHROME ATÉ 29 NOV


A R T E S C O N T I N UA M ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO SEG A SEX: 9H30-19H30, SÁB: 9H30-12H30

A TERCEIRA IMAGEM

A FOTOGRAFIA ESTEREOSCÓPICA EM PORTUGAL E O DESEJO DO 3D ATÉ 16 JAN

ARTE GRAÇA TER A DOM: 16H -20H

DIOGO ROSA E KERK

RUI CHAFES DESENHAR

Escultura e desenho ATÉ 20 FEV BARBADO GALLERY TER A SÁB: 10H -13H/14H -20H

MARTIN PARR A PLACE IN THE SUN fotografia ATÉ 11 NOV

CARPE DIEM - ARTE & PESQUISA QUA A SÁB: 14H -20H

BRUNO VILEENTES E G’ENTES LA, DANIELA KRTSCH, DAVID OLIVEIRA, NO FEMININO LUÍSA JACINTO, PAULA SCAMPARINI, PEDRO JÚLIO POMAR E PALMA, PEDRO Escultura e pintura ATÉ 15 NOV

A ARTE DA TERRA SEG A DOM: 11H -20H

Cerâmica, madeiras ATÉ 18 NOV

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR TER A DOM: 10H -18H 

GALERIA QUADRADO AZUL ATÉ 24 DE DEZEMBRO RUA REINALDO FERREIRA, 20A / 213 476 280 WWW.QUADRADOAZUL.PT

PAULO NOZOLINO MAKE DO Em Make Do, o sujeito do olhar de Paulo Nozolino é única e exclusivamente a mulher. A mostra traduz, através de um consistente corpo de imagens, uma trajetória crescente na dramatização de momentos e encontros, acompanhada do amadurecimento do olhar do fotógrafo. São 20 provas de contacto, 24 por 36 mm de gelatina de prata, feitas a partir de negativos que datam de 1974 a 2013, todas de mulheres. Um formato novo no percurso do artista, onde a forma das provas positivas é exatamente igual à matriz. Para esta exposição, Paulo Nozolino percorreu o seu arquivo durante meses em busca exclusivamente do corpo feminino, e acabou por perceber, durante o processo, como tem vindo a perder a inocência dos seus primeiros tempos como fotógrafo. ARV

31

PIRES & JOÃO DIAS Instalação ATÉ 19 DEZ

CARLOS CARVALHO ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 10H -19H30, SÁB: 12H -19H30

ISIDRO BLASCO LATEST WORK

Fotografia, instalação ATÉ 7 NOV CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO SEG, QUI, SEX: 15H -20H, SÁB, DOM: 11H -18H

CASA DA AM ÉRICA LATINA SEG A SEX: 9H3013H/14H -18H30

LUÍSA FERREIRA QUATRO DIAS E MEIO – INCREÍBLE  Fotografia ATÉ 18 DEZ

CASA DA CULTURA DOS OLIVAIS TER A SÁB: 15H -20H

CATARINA MATEUS DEVIR NATURAL

Fotografia, pintura e cerâmica ATÉ 14 NOV

SER PROFESSOR – REAPRENDER NATÉRCIA SEMPRE A BERNARDINO ENSINAR POEMAS CASUAL LOUNGE GALLERY SEG A SÁB: 16H -02H, DOM: 16H -00H

Documentos e imagens inéditas ATÉ 18 ABR

Pintura ATÉ 13 DEZ


32

A R T E S C O N T I N UA M CENTRO CULTURAL DE BELÉM TER A DOM: 10H -18H

Garagem Sul

CARRILHO DA GRAÇA

LUXEMBURGO, O PAÍS DO MEU CORAÇÃO

GALERIA 111 TER A SÁB: 10H -19H

GALERIA MONUMENTAL TER A SÁB: 15H -19H30

FABULA URBIS SEG A DOM: 10H3013H30/15H -20H

DO FUNDO

PAISAGENS DE CAMINHAR: DETALHE ÍNFIMO 

Fotografia ATÉ 11 NOV

PEDRO A.H. PAIXÃO Desenho ATÉ 31 DEZ

MARGARIDA LAGARTO

ALFREDO LUZ, BELA SILVA, DANIEL VIEIRA, MOSTRA ANUAL COMINGOUT. NIM CASTAISABEL BOMBA, DE ARTE E SE O MUSEU KIM PRISU, NHEIRA E RITA URBANA SAÍSSE À RUA?  MÁRIO BRANCO NUNES DA PONTE LISBOA

Arquitetura ATÉ 14 FEV

GALERIA DE ARTE URBANA

CHIADO, BAIRRO ALTO E PRÍNCIPE REAL

Pintura na rua ATÉ 1 JAN

CRISTINA GUERRA CONTEMPORARY ART TER A SEX: 12H -20H, SÁB: 15H -20H

CHRISTIAN ANDERSSON DREAMCATCHER ATÉ 12 NOV

CULTURGEST TER A SEX: 11H -18H SÁB, DOM, FER: 11H -19H

VON CALHAU! OXIMOROBORO ATÉ 23 DEZ

PROJECTO TEATRAL

NENHUMA ENTRADA ENTREM Instalação ATÉ 23 DEZ

ESPAÇO AZ TER A DOM: 15H -20H

ANA MORGADINHO ÁBACO

ATÉ 14 NOV ESPAÇO SANTA CATARINA TER A SEX: 15H -21H, SÁB: 10H -16H

JACQUES SCHNEIDER

Coletiva de pintura ATÉ 31 JAN

FUNDAÇÃO ARPAD SZENES-VIEIRA DA SILVA TER A DOM: 10H -18H

TERESA MAGALHÃES NO ATELIER Pintura ATÉ 31 JAN

FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA QUA A SÁB: 15H -20H

AFINIDADES ELECTIVAS

JULIÃO SARMENTO COLECCIONADOR Coletiva ATÉ 3 JAN

MIGUEL BRANCO SOMBRA

ATÉ 30 DEZ

LABORATÓRIO DE MATERIAIS ATÉ DEZ

GALERIA OPUS 14 TER A QUA: 14H -19H, QUI A SÁB: 14H -23H

GODMESS, HagaieL, Isa Silva, KLIT, MURTA e UIVO, Sofia Pidwell e Tamara Alves TODOS OS DIAS GALERIA AV. DA ÍNDIA TER A SEX: 10H -13H/14H 18H,SÁB, DOM: 14H -18H

RETORNAR

TRAÇOS DE MEMÓRIA NUM TEMPO PRESENTE ATÉ 14 FEV

GALERIA FILOMENA SOARES TER A SÁB: 10H -20H

ÂNGELA FERREIRA

HOLLOWS, TUNNELS, CAVITIES, AND MORE Fotografia ATÉ 14 NOV

AGUADAS

Aguarela ATÉ 21 NOV GALERIA PEDRO ALFACINHA TER A SÁB: 15H -21H

JOHN DIVOLA

DESPITE INTENSIONS DÍPTICOS 1983-84

ATÉ 21 NOV

GALERIA QUADRADO AZUL TER A SÁB: 13H -20H

PAULO NOZOLINO MAKE DO

GALERIA JOÃO ESTEVES DE OLIVEIRA SEG: 15H -19H30, TER A SÁB: 11H -19H30

Fotografia ATÉ 24 DEZ

Desenhos de arquitetura ATÉ 6 DEZ

NO WAY IS NARROW NEM TODO O CISNE UM ABISMO

GALERIA QUADRUM TER A SEX: 10H -19H, SÁB, DOM: 14H -19H

MANUEL AIRES FRANCISCO MATEUS CADERNO DE ALHAMBRA QUEIRÓS

GABINETE

FERNANDA FRAGATEIRO

Aguarelas sobre papel ATÉ 12 DEZ

GALERIA MILLENNIUM SEG A SÁB: 10H -18H

WITHIN LIGHT / INSIDE GLASS AN INTERSECTION BETWEEN ART AND SCIENCE ATÉ 9 JAN

Pintura e vídeo ATÉ 22 NOV

GALERIA RATTON SEG A SEX: 10H -13H /15H -19H30

ANDREAS STÖCKLEIN


A R T E S C O N T I N UA M

33

E PEDRO PROENÇA

O AZULEJO E A PALAVRA Azulejaria ATÉ 15 NOV

GALERIA DAS SALGADEIRAS TER A SÁB: 15H -21H 

JOÃO FRANCISCO VILHENA O AMOR MATA Fotografia ATÉ 14 NOV

GALERIA DE SÃO MAMEDE SEG A SEX: 10H -22H, SÁB: 11H -19H

FALA MARIA

FRISO DAS CONSEQUÊNCIAS DA NOITE Pintura ATÉ 11 NOV

MANUEL SALINAS

PINTURA RECENTE ATÉ 11 NOV

GALERIA SÃO ROQUE TOO SEG A SÁB: 10H -19H

COSTA PINHEIRO

O PINTOR ELE-MESMO Pintura ATÉ 31 DEZ

GARAGEM – CENTRO DIFUSOR DE ARTES TER A SEX: 18H -00H, SÁB, DOM: 14H -00H

MAC 2015

MOSTRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA Coletiva ATÉ 6 DEZ

HANGAR CENTRO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA QUA A SÁB: 15H -19H

GHOSTS Coletiva ATÉ 27 NOV

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 20 DE NOVEMBRO A 21 DE FEVEREIRO AVENIDA DE BERNA, 45A / 217 823 000 WWW.GULBENKIAN.PT

O CÍRCULO DELAUNAY Sónia Delaunay chamou “As Férias Grandes” ao período que, juntamente com o marido Robert, passou em Portugal – de agosto de 1915 a dezembro de 1916. Durante esse tempo, o casal aprofundou as relações, que já mantinha em Paris, com alguns portugueses, como Amadeo de Souza-Cardoso, Eduardo Viana e José Pacheko, e a que se junta Almada Negreiros. O Círculo de Delaunay reconstitui o ambiente criativo gerado pela presença destes artistas que a guerra traz ao seu país de origem ou que empurra para o exílio, apresentando os trabalhos realizados nestes anos bem como novas investigações sobre as relações do casal com Souza-Cardoso e sobre o projeto de decoração da fachada de um edifício público em Valença do Minho, executado por Sónia Delaunay em 1916. ARV HOTEL NH LIBERDADE

KUNSTHALLE LISSABON QUI A SÁB: 15H -19H

ANNA ROCHETA LUÍS LÁZARO COLORS SOUL MATOS Pintura ATÉ 28 NOV

INSTITUTO CULTURA ROMENO DE LISBOA

MARIAN NACU OS MILAGRES DE UM JOALHEIRO ATÉ 18 DEZ

SUPER GIBRALTAR ATÉ 19 DEZ

LUMIAR CITÉ QUA A DOM: 15H -19H

MANTHIA DIAWARA

WOLE SOYINKA E LÉOPOLD SENGHOR –

UM DIÁLOGO SOBRE A NEGRITUDE ATÉ 8 NOV

MARIA PIA GALERIA

ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO RETROSPETIVA

Coletiva de fotografia ATÉ 30 NOV


34

A R T E S C O N T I N UA M A MONTRA

PEDRO BARATEIRO

BORDALO À MESA

JULIÃO SARMENTO COLECCIONADOR

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA QUI A TER: 10H -18H

TIRÉE PAR… CABELO E MÃOS A RAINHA D. AMÉLIA E A ARTE E CIÊNCIA PASSAGENS DO EM LUÍS FOTOGRAFIA DOCLISBOA ‘15 DOURDIL SUITE RIVOLTA - O A ÁGUA NO FEMINISMO RADICAL DE RICORDO LONZI E A ARTE AZULEJO POR- CARLA DE VENEZIA DA REVOLTA TUGUÊS DO SÉCULO XVIII JOSÉ PEDRO (A)RISCAR O PATRIMÓNIO CORTES ONE’S OWN ARENA CATARINA CESÁRIO LUÍS FILIPE E A AT THE MOVIES FARSA DA VIDA AFINIDADES NARRATIVA DE DESENHO ELECTIVAS UMA COLEÇÃO BIOMIMESIS Performance, instalação ATÉ 29 NOV

Coletiva ATÉ 3 JAN

ATÉ 18 MAI

MUSEU DA ELETRICIDADE TER A DOM: 10H -18H

MUSEU DA FARMÁCIA SEG A SEX: 10H -18H

MUSEU DA ÁGUA DA EPAL – RESERVATÓRIO DA MÃE D’ÁGUA DAS AMOREIRAS SEG A SÁB: 10H - 17H30

Fotografia antiga ATÉ 20 JAN

Pintura ATÉ 14 NOV

ATÉ 6 DEZ

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA TER A DOM: 10H - 18H

ATÉ 31 DEZ

MUSEU BORDALO PINHEIRO TER A DOM: 10H -18H

Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa ATÉ 29 NOV PRIMEIRO ANDAR SEG A SÁB: 19H -02H

ATÉ 31 DEZ

Fotografia ATÉ 17 DEZ

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA MUSEU DO CHIADO TER A DOM: 10H -18H

ATÉ 30 DEZ

Ilustração ATÉ 3 NOV

ROCA LISBOA GALLERY

Coletiva ATÉ 12 JUN

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO TER A DOM: 10H -18H

A ARTE INTERIOR

SIZA VIEIRA E O DESENHO DE OBJETOS ATÉ 15 NOV

O DESENHO INSPIRADO NA NATUREZA Design ATÉ 16 JAN

TEATRO TABORDA SEG A DOM: 15H -00H

GRAÇA MORAIS AS MAIS RECENTES OBRAS ATÉ 8 NOV

MUSEU NACIONAL DO DESPORTO TER A SÁB: 10H -17H30

TORRE DE BELÉM

ATÉ 31 DEZ

500 anos da Torre de Belém ATÉ DEZ

OBJECTISMO LOJA/GALERIA TER A SÁB: 11H -19H

TORREÃO POENTE DO TERREIRO DO PAÇO SEG A DOM: 14H -20H

PRIMEIRA OBRA CERÂMICA, 1954-1974

Documental, fotografia, pintura ATÉ 20 DEZ

DESPORTO PATRIMÓNIO MEMÓRIA QUERUBIM LAPA ATÉ 28 NOV

A MAGNÍFICA E FORMOSA TORRE A LUZ DE LISBOA


A R T E S F E S T I VA I S / C O N C U R S O S / C O N F E R Ê N C I AS / C U R S O S TRAVESSA DA ERMIDA

FILIPA JACINTO JÁ SINTO

Intervenção urbana ATÉ FEV VERA CORTÊS ART AGENCY TER A SÁB: 14H -19H

ANDRÉ GUEDES DIE WIEDERHERSTELLUNG DES GEISTES ATÉ 7 NOV

F E S T I VA I S

CONDOMÍNIO

FESTIVAL DE CULTURA LOCAL EM ESPAÇOS HABITACIONAIS VÁRIOS LOCAIS 7, 8 NOV: 15H -23H IA condominiofestival.wordpress.com

TEMPS D’IMAGES

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA MUSEU DO CHIADO TER A DOM: 10H -18H

LOOPS. LISBOA 2015 Vídeoarte ATÉ 24 JAN

CARPE DIEM - ARTE & PESQUISA QUA A SÁB: 14H -20H

JOANA PIMENTA

FACTORES HUMANOS Instalação vídeo

MOSTRA ESPANHA 2015 CENTRO CULTURAL DE BELÉM TER A DOM: 10H -18H

Bengaleiro Norte Centro de Reuniões

GUILLERMO TRAPIELLO

LA RAYA INVISIBLE

Objetos, desenho, fotografia, video, cartografia ATÉ 8 NOV

GALERIA DA BOAVISTA QUA A SÁB: 14H30-19H30

3ª TEMPORADA DE ARQUITECTURA NOTE MADRID ABIERTO EM LISBOA: ACTIVANDO O ESPAÇO PÚBLICO

TEATRO DA TRINDADE

C O N F E R Ê N C I AS / COLÓQUIOS ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO

Ciclo conferências de Fotografia II  

Quatro investigadoras falam sobre a fotografia no feminino

ATÉ 22 DEZ

Cláudia Camacho

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA TER A DOM: 10H - 18H

Cristina Campos

LUSITÂNIA ROMANA. ORIGEM DE DOIS POVOS NOV A JUN

PLATAFORMA REVÓLVER SEG A SÁB: 14H -19H30

GERAÇÃO 2015

PROYETOS DE ARTE FUNDACIÓN MONTEMADRID 18 NOV A 16 JAN 

ARTFUTURA INTELIGENCIA COLECTIVA 18 A 28 NOV

Conferência/palestra  19 NOV

Workshop 20 NOV

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS-ARTES SEG A SEX: 12H -19H

TAPAS. SPANISH DESIGN FOR FOOD Desenho e gastronomia ATÉ 1 DEZ

CONCURSOS FUNDAÇÃO INATEL

Art.In Concurso de vídeo

ENTREGA DE TRABALHOS ATÉ 2 NOV

Concurso de composição para repertório tradicional

ENTREGA DE TRABALHOS ATÉ 31 JAN

3 NOV: 18H30

10 NOV: 18H30

Liliana Coutinho 17 NOV: 18H30

Joana Assunção 24 NOV: 18H30

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Trienal de Arquitetura Distância Crítica # 3

Conferência com Jacob van Rijs 11 NOV: 19H CAMPUS DE CAMPOLIDE DA REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Colóquio Arte & Dor 26, 27 NOV

O Chão das Artes

Com Madalena Victorino 3 NOV: 18H30

CURSOS / WO R KS H O P S ACADEMIA DE ARTES E TECNOLOGIAS

Desenhar&Pintar Lx, Fotografar Lx, Cerâmica, Pintura em Azulejo Info: 922 025 297 VÁRIOS HORÁRIOS IA

ANJODESIGN - DESIGN E RESTAURO

Workshops de Fotografia IA

APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Ateliê de Máscaras, Ateliê Trabalhar o Papel / Trabalhar o Plástico, Ateliê de Marionetas Marotes Info: 218 429 730 IA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

I Simpósio de História da Arte

O Retábulo no Espaço Iberoamericano: Forma, função e iconografia 26, 27 NOV FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Arte Para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano

ARTE ILIMITADA

Pintura, Desenho, Aguarela, Fotografia, Ilustração, Desenho Modelo Vivo, Teoria da Arte VÁRIOS HORÁRIOS IA

ARTE PEL’ARTE

Curso de Pintura | Desenho

SEG, QUI: 16H -18H OU 18H30-20H30

V Encontro Internacional

Curso de Restauro

TEATRO -ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS

ARTLIER

Ana Vieira Conversa com Paulo Pires do Vale Projeção do filme Ana Vieira: E o Que Não é Visto, de Jorge Silva Melo

VÁRIOS HORÁRIOS

14 NOV

A Palavra dos Artistas

9 NOV: 18H30

QUI: 14H30-17H30

Restauro e reciclagem de móveis Restauro de Loiça QUI: 11H -13

Limpeza de uma pintura TER OU QUI: 10H -13H

Iniciação à Marcenaria SEG: 14H -17H

35


36

A R T E S C U R S O S / WO R KS H O P S

Iniciação à Talha

QUA: 18H30-20H30 ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃO DA REGIÃO DE LISBOA

Cerâmica, olaria e vidrados, desenho e pintura, restauro de loiça e móveis e talha VÁRIOS HORÁRIOS IA

ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

Aulas de pintura óleo acrílico

SÁB: 10H -13H OU 15H -18H ATELIÊ DE ARTE E ARTE PSICOTERAPIA

Aulas de pintura terapêutica e sessões de arte-psicoterapia

ATELIER DE SÃO BENTO

Cursos de desenho, pintura, gravura e história de arte VÁRIOS HORÁRIOS ATELIER DO PAÇO

Livros de artista SÁB: 14H -16H

Desenho iniciação

QUA: 18H30-21H cursolisboa@gmail.com / 962457850 IA

ATELIERS DE ALFAMA

CASA DE TRÁS-OSMONTES E ALTO DOURO

Curso de pintura em azulejo e faiança QUA: 17H30-19H30

Curso de fotografia

GALERIA OPUS 14

HORÁRIO A COMBINAR

TER, QUI: PÓS-LABORAL CAULINO CERAMICS

Atelier de cerâmica IA

Workshop de Desenho Artístico

CERÂMICA BAIRRO ALTO

Curso de Pintura

SEG A DOM: 15H -23H

SÁB: 11H -14H

Curso de Cerâmica, Workshop de Porcelana, Esmalte e recriação de bijuteria.

ricardo.andrade@ncreatures. com

ATELIÊ DE CERÂMICA CHAMOTE FINO

CÁ – ATELIÊ DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

CLUBE ESTEFÂNIA

SEG A SEX: 14H -17H, 18H -21H, SÁB: 10H -13H Info: 969 578 860

IA

TER: 14H15-16H45  Info: 919 981 288

CASA-ATELIER VIEIRA DA SILVA

CONTRAPROVA ATELIER DE GRAVURA

ATELIER DE JOALHARIA

Iniciação e aprendizagem das técnicas e métodos da Joalharia Orientação por Catarina Silva VÁRIOS HORÁRIOS IA

Workshops de pintura em aguarela, cerâmica, pintura em azulejo

Um ano a desenhar para o futuro

Oficinas de desenho com os Urban Sketchers

Vicente Sardinha

14 NOV: 10H -12H30

catrinasilva@gmail.com / 965 424 279

João Catarino

ATELIÊ MF

CASA ESTRELA DO MAR

Workshop de Desenho e Pintura para Azulejos TER, QUI: 10H30-12H, 18H30-20H Info: 912 576 393 ATELIÊ MELÍCIO

Cursos de Aguarela, Pintura e Escultura QUI, SEX Info: 967 521 886

ATELIÊ SANTA RUFINA

Workshop de Mosaicos SÁB: 11H -13H Info: 934 188 287

28 NOV: 10H -12H30

Oficinas de Libertação Artística para Adultos

Traço e Pintura de Azulejos e Modelação de Barro

Técnicas de gravura

Formação contínua TER, QUI: 19H -22H IA EDAK - ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Info: 917 540 178

O prazer de fazer, a Joia ao Alcance da Mão Cursos práticos de joalharia

Info: 919809131 mail@reversodasbernardas.com INSTITUTO DE ARTES E OFÍCIOS

Oficina de mobiliário, pintura, escultura e talha IA

Com Prof. Carlos Franco SÁB: 10H -13H

Desenho de Modelo

Curso de costura criativa

TER, QUI: 9H30–13H30 GALERIA 36

Carimbos Artesanais

SEG A SEX: 14H -16H IA

28 NOV: 10H -13H

Cursos de Desenho/ Pintura, Iniciação à Gravura, Desenho de Corpo Humano (com modelo), História da Arte, Desenho e Geometria Descritiva

ESPAÇO 62

SÁB: 11H30

Livro de Artista

Álbum de fotografias

Escola de Belas Artes

INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE

ESPAÇO MOURARIA INATEL

21 NOV: 10H -13H

GALERIA PEDRO SERRENHO

Pintura e Desenho Criativo

Workshops Temáticos de Fotografia

7 NOV: 10H -13H

2 NOV: 18H

GALERIA REVERSO

QUI: 19H -20H30

CASA NIC E IN ÊS

Cores & Sons: do impressionismo às vanguardas

LABORAL E PÓS-LABORAL

TER: 18H -19H30 Info: 968506535

com João Caseiro SÁB: 14H -18H

IA

SEG A SEX: 11H -21H

VÁRIOS HORÁRIOS Info: 918 207 671

Cursos de Cerâmica, Pintura sobre Azulejo

Sessões de Modelo Vivo SÁB: 11H -13H

CENTRO DE RECREIO POPULAR DO BAIRRO

MP / IA

SEX: 18H30-20H

Curso de desenho

Workshop de Técnicas Criativas e Relaxamento pela Arte

QUI: 19H -22H

Cursos de Desenho (iniciação)

Curso de Pintura IA

JARDINS DOS CORUCHÉUS

Painel Comunitário João Ribas

Painel cerâmico – criação coletiva SÁB: 10H -17H IA

922 025 297

Curso de Pintura

LEITURIA

GALERIA DIFERENÇA

Com Ana Oliveira 14 NOV: 18H30-20H

Cursos de Gravura

QUA , SEX: 16H30-19H30, TER: 18H30-21H30, 1º E 3º SÁB/M ÊS: 15H30-19H30

Workshop de cartões pop-up


A R T E S C U R S O S / WO R KS H O P S LISBON PHOTOGRAPHER

Ateliers de Fotografia a céu-aberto HORÁRIOS LABORAIS E PÓS LABORAIS www.lisbonphotographer.com MAPA – ESPAÇO CRIATIVO

Curso de Desenho e Pintura Com Teodora Boneva QUA: 14H MART

Desenho e Pintura

10H -13H OU 18H30-20H30 MESTRES DO REGUEIRÃO / ARTA

Introdução à cerâmica SEG: 19H -21H

MUSEU DA ELETRICIDADE

Curso de arte contemporânea O artista colecionador 7, 14, 21, 28 NOV: 10H

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

O Museu Nacional de Arte Antiga, o edifício e a sua história 7, 14, 21 NOV: 15H -17H MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Atelier de modelação de barro e atelier de pintura de azulejo MP

37

Pop Up e Engenharia do Papel

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS-ARTES

Xilogravura

IA

21 NOV: 10H -13H/14H -17H

28, 29 NOV: 10H -13H/14H -18H POLO DA PENA DA JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

Memórias em álbum QUA: 10H -12H

PONTO DE LUZ ATELIER

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Desenho e gravura

Oficina de tecelagem manual e tapeçaria QUA: 13H30-17H30 Info: 964 088 200 MP

OFICINA DO CEGO

Serigrafia: Método Directo Para Ilustradores

7 NOV: 10H -13H/14H -17H

Laboratório de Fotografia

Por José Faria

Desenho de Figura Humana - Retrato, Técnicas de Calcografia e Gravura em Metal, Técnicas em Pintura

Cursos de Formação Artística www.snba.pt TEATRO DA VOZ

Desenho aberto

VÁRIOS HORÁRIOS VIRAGEM LAB

Workshop de Técnicas de Impressão de Preto e Branco SÁB, DOM

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

pontodeluz21@hotmail.com IA

> Contactos pág 91

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Cursos de Formação

14, 15 NOV: 10H -13H

Com Luís Rocha e Tânia Araújo Info: 213 973 471

DESIGN: CML | DEPARTAMENTO DE MARCA E COMUNICAÇÃO | SETEMBRO 2015

DESIGN: CML | DEPARTAMENTO DE MARCA E COMUNICAÇÃO | OUTUBRO 2015

IA

APOIOS

PARCEIROS

ip

a

instituto português do mar e da atmosfera

Exposicao Anuncio Agenda Cultural_137x106mm.indd 1

07-10-2015 11:59:03


38

CI Ê N CI AS COMEMORAÇÕES DO DIA 25 DE NOVEMBRO SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Impactos do 25 de Novembro: Portugal no Contexto Europeu Por Martins Barrento 9 NOV: 17H30

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

Impacto do 25 de Novembro na Assembleia Constituinte

Por Pedro Roseta, Inácia Rezzola e David Castano. 11 NOV: 18H ACADEMIA MILITAR

25 de Novembro: As Forças Armadas e a Consolidação da Democracia Portuguesa Por Jaime Gama, António Telo, Nuno Severiano Teixeira, Valença Pinto, Loureiro dos Santos e Adriano Moreira. 18 NOV: 18H SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

O 25 de Novembro e a Democracia Portuguesa Por Diogo Freitas do Amaral. 23 NOV: 18H

Tertúlias Fim do Império 26 NOV: 15H Info: 213 223 440 (Fundação Casa de Macau) CLÍNICA DE SÃO CRISTÓVÃO 18 DE NOVEMBRO, DAS 9H30 ÀS 17H40 LARGO DE SÃO CRISTÓVÃO, 1 / 218 813 300 / WWW.CLINICASAOCRISTOVAO.PT

CONSERVAR E VALORIZAR O PATRIMÓNIO NO SÉCULO XXI A Igreja de São Cristóvão, um edifício do século XVII, classificado como imóvel de interesse público, é o ponto de partida para este seminário que pretende refletir sobre as questões que se colocam à conservação, restauro e valorização do património. Este monumento, como infelizmente tantos outros, está degradado e necessita de uma rápida intervenção, mas debate-se com o eterno problema: onde conseguir o dinheiro para realizar essas obras urgentes? A partir de intervenções de especialistas em áreas tão diversas quanto a História, Economia, Comunicação e Marketing, este seminário procura obter respostas para ultrapassar estas dificuldades. A entrada é livre, mas é necessário inscrever-se até ao próximo dia 12 para o e-mail dmrh.ddf@cm-lisboa.pt. Cristina Engrácia

ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

Visitas Guiadas GO / MP

Exposição Permanente no Museu Maynense SEG, QUA : 10H -18H

ASSOCIAÇÃO CULTURAL NOVA ACRÓPOLE

A Justiça e a Beleza Conferência por Margarida Mourão. 5 NOV: 16H30

H.P. Blavatsky: Lições de Kabala Filosófica Conferência por José Carlos Fernández. 6 NOV: 19H30 EG

SEMANA DA FILOSOFIA

A Natureza do Homem Conferência por Selma do Nascimento. 19 NOV: 16H30 EG


C I Ê N C I AS

A Filosofia ao Teu Alcance

21 NOV: 9H -17H30 EG

Filosofia e Psicologia Práticas Curso. A PARTIR 25 NOV QUA: 19H30-21H30 IA

100º ANIVERSÁRIO DA TEORIA DA RELATIVIDADE

Einstein e a Teoria da Luz Cansada

Comunicação por José Carlos Fernández.

A Luz como Pele desse Outro Universo Comunicação por José Patrão. 26 NOV: 19H30 EG

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS AMIGOS DOS CASTELOS

CICLO DE CONFERÊNCIAS AMOR E POLÍTICA NA REALEZA D. Inês de Castro

Por Adelaide Millán da Costa. 9 NOV: 18H

Sobre a Rainha D. Leonor Teles

39

NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO DA MURALHA DE D. DINIS

Aprender Fora da Escola

QUA A SÁB: 10H -18H EG (ÚLTIMA ENTRADA 17H50)

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Visitas Livres

Visitas Orientadas

SEX: 13H30, SÁB: 11H EG / GO /MP

Info: 213 213 240 BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

OFICINA PRÁTICA DE FILOSOFIA

A Natureza do Homem 19 NOV: 16H30-17H30 EG / MP

Info: 218 172 049

A Nossa Ligação com as Plantas Por Zélia Sakai. ATÉ JUN ÚLTIMA SEX: 16H -17H30 zeliasakai@gmail.com

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

A Bíblia Medieval Do Românico ao Gótico (Séculos XII-XIII). Textos e Imagens, Produção e Usos

Por Isabel Baleiras. 23 NOV: 18H EG

Colóquio internacional . 3 NOV: 9H, 4 NOV: 9H30 Info: 217 908 300 IA

ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA - APCC

CAFÉ MARTINHO DA ARCADA

Curso de Iniciação à Astronomia e Ateliê de Microfoguetes IA

CICLO DE DEBATES E REFLEXÕES: PORTUGAL E O FUTURO O Futuro da Saúde

BANCO DE PORTUGAL

Moderado por Fernando Sobral. 19 NOV: 20H30 Info: 919 163 525 (Grémio das Artes e Ciências)

Exposição. ATÉ 27 FEV QUA A SÁB: 10H -18H EG

CASA DA ACHADA CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

Banco de Portugal (Re)Fundações de Lisboa

(Re)Fundações de Lisboa

Visitas comentadas à exposição. 7 NOV, 12 DEZ: 14H30 museu@bportugal.pt EG / MP

O Terramoto de 1755 Lisboa Resiliente Conferência internacional. 2 NOV: 8H45-18H Info: 217 224 300 EG / IA

Por Carmen Cavaco, Irene Santos, Paula Guimarães e Rui Canário. 28 NOV: 16H

Por Luís Souta, Pascal Paulus e Zé Carlos. 7 NOV: 16H

Maria Letícia e o Ensino Por Diana Dionísio, Helena Buescu, Manuela Torres, Maria José Albarran e outros. 14 NOV: 16H

Como Aprende o Nosso Cérebro Por António Bracinha Vieira. 21 NOV: 16H

Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano 14 NOV: 14H EG / MP

Ideologias Políticas e Modernas

O Papel do Voluntariado no Século XXI

EL CORTE INGLÉS

A Europa Além da Crise

Por João Pereira Coutinho. 7, 14, 21, 28 NOV: 15H -16H

COMO EDUCAR CRIANÇAS RESPONSÁVEIS E POSITIVAS Liberte a Criança da Ansiedade

Workshop por Cristina Valente. 14 NOV: 11H

Como se Entra no Mundo da Criança e do Adolescente?

Workshop por Cristina Valente. 28 NOV: 11H IA / EG

CLÍNICA DE SÃO CRISTÓVÃO

Conservar e Valorizar o Património Religioso no Século XXI

Conferência. 26 NOV: 9H30 EG

Conferência comissariada por António Vitorino. 30 NOV: 15H EG

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

O Cabo Submarino num Mar de Conetividades Exposição. ATÉ 30 ABR SEG A SEX: 10H -18H, SÁB: 14H -18H

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

CICLO DE CONFERÊNCIAS TEMAS OLISIPONENSES Quotidianos na Corte Portuguesa no séc. XVI Por Ana Isabel Buescu. 5 NOV: 18H30

Seminário. 18 NOV: 9H30-17H40 INSCRIÇÕES ATÉ 12 NOV dmrh.ddf@cm-lisboa.pt

El-Rei D. Manuel

EG

5º CICLO DE CONFERÊNCIAS RELAÇÕES LUSO-ITALIANAS

CULTURGEST

CONVERSAS À VOLTA DE DINHEIRO, AMOR E VIRTUDE: A CAMINHO DE UM IDEAL IMAGINADO Por Maria José Pereira.

Reflexão Sobre Dinheiro, Amor e Virtude 10 NOV: 18H30

Aprender o que se Quer e o que se Precisa de Saber?

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Dinheiro: Sustenta ou Destrói? 17 NOV: 18H30

Amor e Virtude

24 NOV: 18H30 EG

Por João Paulo Costa. 17 NOV: 18H30 EG

Duas Igrejas, Dois Povos, uma História em Comum,: Memórias da Presença Italiana no Arquivo da Igreja da Encarnação Por Luísa Colen. 24 NOV: 18H30 lella.45@hotmail.com

JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Descobrimentos Portugueses Visita guiada temática.

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

I Simpósio de História de Arte - O Retábulo no Espaço Iberoamericano: Forma, função e Iconografia 26, 27 NOV

Visitas Guiadas

Em português e inglês. Info: 933 756 154 (CERCiência) MP

MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

Exposição Permanente do Museu da Água TER A SÁB: 10H -12H30, 13H30-17H30


40

C I Ê N C I AS MUSEU DO ALJUBE - RESISTÊNCIA E LIBERDADE

Manifestação. Um Direito. Exposição. ATÉ DEZ TER A DOM: 10H -18H

VIDAS PRISIONÁVEIS

História do Soldado Português no Século XX

Exposição. TODOS OS DIAS: 10H -17H

TER A DOM: 10H -18H Info: 218 172 508 (Museu de Lisboa - Palácio Pimenta) MP

MUSEU GEOLÓGICO DE PORTUGAL/LNEG

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA

100 Milhões de Anos da História de Lisboa

José Manuel Tengarrinha

As (Primeiras) 27 Maravilhas do Museu Geológico

Tertúlia aberta por Ana Aranha. 18 NOV: 16H MUSEU DO COMBATENTE E FORTE DO BOM SUCESSO

A Trincheira

Exposição e workshop de construção de trincheiras.

200 Anos de Armas Regulamentares em Portugal Exposição.

História da Aviação do Século XX Exposição.

Visitas Guiadas

MP

Edmundo Pedro

Tertúlia aberta por Ana Aranha. 4 NOV: 16H

MUSEU DE LISBOA TEATRO ROMANO

SEG A SÁB: 10H -18H

MUSEU DE LISBOA - CASA DOS BICOS

Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos

A I Idade do Ferro no Sul de Portugal: Epigrafia e Cultura Exposição. ATÉ 29 NOV

Religiões da Lusitânia Loquuntur Saxa Exposição.

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Borboletário E / MP

Francisco Arruda Furtado, Discípulo de Darwin Exposição.

Allosaurus - Um Dinossáurio, Dois Continentes?

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Exposição. TER A DOM: 10H -18H

10 Anos Depois: Objetos de Outros Lugares. Doação Francisco Capelo Exposição.

RASTRILLO 2015

FEIRADESOLIDARIEDADE

NOVO FUTURO 26-29 Nov Centro de congressos de Lisboa 26, 27 e 28 Nov - das 12h às 23h 29 Nov - das 12h às 20h

Exposição. TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

Antiguidades Egípcias

MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA

Pç. das Indústrias - Pav 1

O Museu, Muitas Coisas

Mero, o Senhor das Pedras

SEG A SÁB: 10H -18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30) Info: 218 172 508 (Museu de Lisboa - Palácio Pimenta) EG

Exposição. 1 NOV A 1 MAR

Exposição.

Tesouros da Arqueologia Portuguesa Exposição.

Quando Lisboa Treme

Artes de Pesca: Pescadores, Normas, Objetos Instáveis

Exposição.

Exposição. TER A SEX: 10H -17H, SÁB, DOM: 11H -18H MUSEU DO ORIENTE

Curso de Chá

Por Luís Mendonça de Carvalho. 14 NOV: 14H -18H


C I Ê N C I AS

O Irão e os Segredos da Pérsia Conferência por Filipe Morato Gomes. 29 NOV: 16H -18H30 EG

41

Na Crista da Onda

Workshop para professores sobre o novo mapa “Portugal é Mar”. TODOS OS DIAS: 10H -19H MP

NÚCLEO ARQUEOLÓGICO DA RUA DOS CORREEIROS

ORDEM DOS ARQUITECTOS

SEG A SÁB: 10H -12H, 14H -17H

Intervenção Arqueológica na Praça de D. Luís I

Visitas Guiadas E / GO / MP

OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA

Visita Dramatizada ÚLTIMO SÁB: 11H30 geral@museus.ulisboa.pt

OCEANÁRIO DE LISBOA

Florestas Submersas by Takashi Amano

Exposição. TODOS OS DIAS: 10H -19H

Almanaque Perpétuo dos Oceanos

Visita guiada para maiores de 65 anos. TODOS OS DIAS: 10H -19H

ARQUEOLOGIA NO BAIRRO

Por Miguel Lago. Também é apresentado um documentãrio/ reconstituição 3D Fundeadouro Romano em Olisipo: o Porto de Lisboa em Época Romana da autoria de Raul Lousada. 4 NOV: 19H Info: 218 172 180 (Centro de Arqueologia de Lisboa) EG PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Alguma Mezinha lá Dessa Terra do Cabo do Mundo Exposição. ATÉ 30 NOV TER A DOM: 10H -18H

MP

Agenda B-137x106mm.qxp_Layout 1 12/10/15 20:19

PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO CIÊNCIA VIVA

Planetário Calouste Gulbenkian 50 Anos

Pordata Viva - O Poder dos Dados

Exposição. ATÉ DEZ TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

Explora

Exposição. TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

Exposição ATÉ DEZ EG TER A SEX, DOM: 10H-12H, 14H-16H30,SÁB: 14H-16H30

A Descoberta do Universo TER A QUI: 11H, 14H30, 16H, SEX: 11H, SÁB: 15H, 16H, DOM: 11H30, 15H, 16H SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

Dóing - Oficina Aumentada

Oficina, ateliê de costura, estúdio de prototipagem e pista de lançamento de grandes ideias. TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

HÁ QUANTO TEMPO NÃO VAI A UMA AULA DE CIÊNCIA?

Da Beterraba à Camisola Pintada, Lollipops de Fruta, Hortas à Janela

Visitas acompanhadas, atividades de laboratório, cozinha e ateliês científicos para maiores de 65 anos. SEX:110H15, 14H15 Page

Curso Geral (I, II e III) ATÉ JUN

TORRE DE BELÉM

A Magnífica e Formosa Torre Exposição de mupis ATÉ 31 DEZ estgerais@gmail.com

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91

Júlio Pomar 8.10.2015 – 21.2.2016

Rui Chafes

Curadoria Curatorship Sara Antónia Matos

Terça a Domingo 10h às 18h Tuesday to Sunday 10 am to 6pm Rua do Vale, 7 1200-472 Lisboa + 351 218.172.111 www.ateliermuseujuliopomar.pt

Desenhar Drawing


42

&

LISBON ESTORIL

FILM FESTIVAL

VÁRIOS LOCAIS | 6 A 15 DE NOVEMBRO | WWW.LEFFEST.COM

ANA FIGUEIREDO

O Lisbon & Estoril Film Festival – LEFFEST chega à 9ª edição. O cinema continua a ser o motor do evento mas o programa inclui também literatura, música e artes plásticas. Dos filmes em competição destaque para Journey To The Shore, do realizador japonês Kiyochi Kurosawa, premiado este ano em Cannes e para duas primeiras obras: Lu Bien Ye Can/ Kaili Blues, do jovem realizador chinês Gan Bi e The Childhood of a Leader, do americano Brady Corbet. Fora da competição são de salientar Mia Madre, de Nanni Moretti e El Clan, de Pablo Trapero, vencedor do Leão de Prata, para melhor realizador, em Veneza. Várias homenagens e retrospetivas estão também confirmadas, Austin Texas: O Novo Pólo Americano é uma delas, reunindo uma série de filmes de realizadores que pertencem à comunidade de Austin, entre eles Richard Linklater, David Gordon Green, Robert Rodriguez. Uma exposição fotográfica de Wim Wenders, sessões de leitura e masterclasses complementam a programação.


43

PROMESSAS

O LEFFEST tem este ano uma nova secção, Promessas, onde é apresentada uma seleção de primeiras obras. A longa-metragem de Gabriel Ripstein, realizador e produtor mexicano, 6000 Millas; o filme estreado em Cannes, Les Deux Amis, do francês, Louis Garrel e Jogo de Damas, da portuguesa Patrícia Sequeira, conhecida pelas séries televisas Laços de Sangue, Sol de Inverno e Doce Fugitiva, são os filmes em destaque.

RETROSPETIVAS

O programa do festival homenageia, como é habitual, grandes nomes do cinema através de várias retrospetivas. Este ano o encenador e ator português Luís Miguel Cintra, o cineasta alemão Wim Wenders, o produtor e realizador de origem iraniana Barbet Schroeder e o cineasta e crítico francês Jean Douchet são algumas das personalidades cujas obras são mostradas ao público.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL - BIGGER THAN LIFE

O filósofo e ensaísta português, José Gil, é o curador do simpósio que se realiza no Centro Cultural de Belém. O objetivo é explorar a relação “loucura e criação” numa altura em que se percebe que grandes obras e invenções de artistas nasceram de traumas profundos. A dificuldade em definir o que é patologia e criação é outra das questões abordadas, numa tentativa de compreender a complexidade do processo criativo.


44

CI N E M A

VÁRIOS LOCAIS ESTREIA NACIONAL A 19 DE NOVEMBRO

MONTANHA

A primeira longa-metragem de João Salaviza chega, este mês, às salas de cinema. O jovem realizador, conhecido pelas curtas-metragens Arena e Rafa, estreou o filme Montanha no festival de Veneza, onde foi muito bem recebido pela crítica. A história gira em torno de um jovem de 14 anos, David, que durante um verão, em Lisboa, E S T R E I AS

007 – SPECTRE De Sam Mendes, com Daniel Craig, Christoph Waltz, Léa Seydoux

James Bond segue o rasto de uma organização sinistra - Spectre, enquanto M luta politicamente para manter os serviços secretos.

AMNESIA

De Barbet Schroeder, com Marthe Keller, Max Riemelt, Bruno Ganz

Ibiza, início dos anos 90, Jo, um jovem berlinense, chega à ilha com o objetivo de ser DJ. Um dia

conhece Martha, uma alemã que vive em Ibiza há 40 anos e que se recusa a falar alemão. Os mistérios sobre esta mulher vão sendo desvendados.

A ASSASSINA

De Hsiao-hsien Hou, com Qi Shu, Chen Chang, Satoshi Tsumabuki

Com apenas 10 anos, a filha de um general chinês é levada por uma freira, que a inicia nas artes marciais transformando-a numa assassina implacável. Depois de falhar uma missão é enviada para a sua terra natal como professora, com o intuito de matar o líder local. De volta a casa terá de enfrentar a família e o passado.

aguarda a morte iminente do avô. Enquanto a mãe passa as noites no hospital, David sente a ausência do avô, ao mesmo tempo que é obrigado a ser o homem da casa, responsabilidade que não está preparado para assumir. Um filme sobre a perda e a transição da adolescência para a vida adulta. Ana Figueiredo

BEM-VINDO AO AFEGANISTÃO De Barry Levinson, com Bruce Willis, Bill Murray, Kate Hudson

Um azarado manager de bandas rock viaja até ao Afeganistão, para acompanhar o seu último cliente numa tournée. Durante a viagem descobre uma jovem afegã com uma voz extraordinária, resolve representá-la e ajudá-la a ser reconhecida internacionalmente.

A CANÇÃO DE UMA VIDA

De Kate Barker-Froyland,

com Anne Hathaway,  Johnny Flynn, Mary Steenburgen

Quando o irmão de Franny fica em coma, ela resolve percorrer os locais preferidos deste. Num deles encontra o músico favorito do irmão. Com a sua ajuda, Franny tenta curar o irmão através das canções que ele tanto gostava.

COSMOS

De Andrzej Zulawski, com Victória Guerra, Sabine Azéma, Jonathan Genet Dois amigos vão passar uns dias no campo, numa residência familiar. Aí deparam-se com uma série de acontecimentos sinistros.


C I N E M A E S T R E I AS

UM DIA DE CADA VEZ De João Canijo

THE DIARY OF A TEENAGE GIRL De Marielle Heller, com Bel Powley, Alexander Skarsgård, Kristen Wiig

Passado na década de 70, conta a história de uma jovem artista que vive em São Francisco e que se envolve amorosamente com o namorado da mãe.

A FABULOSA CAPRICE

De Emmanuel Mouret, com Virginie Efira, Anaïs Demoustier, Laurent Stocker

Clement é um grande admirador de Alicia, uma famosa e bela atriz. Quando a conhece e começam a sair, a sua felicidade é imensa. Mas, a vida complica-se quando surge na sua vida a jovem Caprice, que se apaixona por ele.

A FOSSA

De Wang Bing, com Cheng Zhengwu, Jing Niansong, Lian Renjun

Relato das condições de vida extremas a que foram sujeitos milhares de cidadãos condenados pelo regime chinês, no final dos anos 50, nos campos de trabalhos forçados, do deserto de Gobi.

THE GOOD DINOSAUR

De Peter Sohn, com Raymond Ochoa, Jeffrey Wright, Steve Zahn

Uma aventura animada no mundo dos dinossauros.

KNOCK KNOCK

De Eli Roth, com Keanu Reeves, Lorenza Izzo, Ana de Armas

Um pai de família está sozinho em casa quando duas jovens batem à porta a pedir ajuda. O homem acolhe-as, mas cedo percebe que cometeu um erro.

45

O LEÃO DA ESTRELA

De Leonel Vieira, com Miguel Guilherme, Sara Matos, Alexandra Lencastre

Remake do filme de 1947. Uma família lisboeta cujo patriarca é sportinguista ferrenho desloca-se ao Porto, para casar a filha com um herdeiro rico, que pertence a uma família de portistas. Amor e rivalidades futebolísticas são os elementos desta comédia.

MAN DOWN

De  Dito Montiel, com  Kate Mara, Shia LaBeouf, Jai Courtney

Numa América pós-apocalíptica um soldado procura desesperadamente a sua mulher e filho.

MEU REI

De Maïwenn, com Vincent Cassel, Emmanuelle Bercot, Louis Garrel Depois de um grave acidente de esqui, Tony é internada num centro de reabilitação. Durante esse período relembra a relação tumultuosa que viveu com Georgio.

MISSISSIPPI GRIND

De Anna Boden, Ryan Fleck, com Ben Mendelsohn, Ryan Reynolds, Yvonne Landry

Um jogador de poker em maré de azar faz uma parceria com um jovem e carismático jogador numa tentativa de mudar a sua sorte. Os dois aventuram-se numa road trip com o objetivo de ganhar o dinheiro perdido.

MONTANHA

De João Salaviza, com  Carloto Cotta, Maria João Pinho, Cheyenne Domingues

MUNE, O GUARDIÃO DA LUA De Alexandre Heboyan, Benoît Philippon,

CINEMA SÃO JORGE 10 DE NOVEMBRO, ÀS 21H30 AVENIDA DA LIBERDADE, 175 / 213 103 400

LISBOA MESTIÇA, O CASAMENTO DA DIPA O Cinema São Jorge acolhe, este mês, a antestreia do documentário Lisboa Mestiça, O Casamento da Dipa. O filme apresenta uma Lisboa onde coabitam pessoas de várias origens e que têm diferentes objetivos de vida. Um território de muitas línguas, religiões e culturas, que convivem lado a lado, e que são o centro do trabalho desenvolvido pelo realizador José Manuel de S. Lopes. Paat da Geórgia, Dipa Radia de Moçambique, Giacomo Scalisi de Itália, Ali Reget turco-romeno e a Orquestra Todos, com músicos de vários países, são os personagens principais de uma Lisboa que não é só da Europa, mas também do mundo. AF

com Omar Sy, Izïa Higelin, Michael Gregorio

Uma aventura animada onde Mune, um ser mítico, é nomeado Guardião da Lua contra a sua vontade. Uma série de desastres vão colocar a lua e o sol em perigo e só com ajuda de vários amigos Mune conseguirá restabelecer a ordem natural do mundo.

A PONTE DOS ESPIÕES

De Steven Spielberg, com Tom Hanks, Eve Hewson, Amy Ryan

Um advogado americano é recrutado pela CIA, durante a Guerra Fria, para resgatar um piloto que está preso na União Soviética.


46

C I N E M A C I C L O S / F E S T I VA I S

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS De Billy Ray, com Chiwetel Ejiofor, Nicole Kidman, Julia Roberts

Uma equipa de investigadores do FBI vê a sua relação profissional destruída quando a filha de um deles é brutalmente assassinada. Treze anos mais tarde voltam a reunir-se depois de surgirem novas provas sobre o caso.

STEVE JOBS

De Danny Boyle, com Michael Fassbender, Kate Winslet, Seth Rogen

Biografia de Steve Jobs, o homem que fundou a Apple Macintosh.

AS SUFRAGISTAS

De Sarah Gavron, com Helena Bonham Carter, Carey Mulligan, Meryl Streep

A história de várias mulheres que no início do movimento feminista lutaram pelo direito ao voto, sofrendo pessoalmente com a violência governamental e o preconceito social.

TRÊS IRMÃS De Wang Bing

Documentário sobre três crianças chinesas que vivem numa pequena aldeia, numa região montanhosa da China.

TUDO VAI FICAR BEM

De Wim Wenders, com Rachel McAdams, James Franco, Charlotte Gainsbourg

Depois de uma discussão com a namorada, um escritor conduz furiosamente atropelando, acidentalmente, uma criança. A sua vida muda para sempre e as consequências deste ato atormentá-lo-ão continuamente.

CICLOS / F E S T I VA I S

ACADEMIA PORTUGUESA DE CINEMA

2ª Cerimónia de Entrega dos Prémios Sophia Estudante CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Conferência Os desafios do ensino na era digital 20 NOV: 10H -13H

Sessão de visionamento das curtas em concurso 20 NOV: 14H30-18H

Entrega de prémios 20 NOV: 21H -23H EG

ENQUADRAMENTOS

CINEMA CITY CLASSIC ALVALADE

Visionamento e análise de filmes em cartaz conduzido por um crítico de cinema. 3º SÁB: 10H Inscrições até à véspera da sessão

ESCOLA, PARA QUE TE QUERO? CASA DA ACHADA

High School

De Frederik Wiseman

O Pão e a Rua Estreita Abbas Kiarostami 2 NOV: 21H30

Bola de Fogo

De Howard Hawks 9 NOV: 21H30

O Jovem Törless De Volker Schlöndorff 16 NOV: 21H30

Atrás do Espelho De Nicholas Ray 23 NOV: 21H30

A Idade da Inocência De François Truffaut 30 NOV: 21H30


C I N E M A C I C L O S / F E S T I VA I S / C O N C U R S O S / C U R S O S

VÁRIOS LOCAIS ESTREIA NACIONAL A 5 DE NOVEMBRO

PORTUGAL – UM DIA DE CADA VEZ O cineasta João Canijo apresenta um novo trabalho, realizado em conjunto com Anabela Moreira. Portugal – um Dia de Cada Vez é um documentário que percorre aldeias, vilas e lugares de Portugal, desde o extremo interior norte, passando por Trás-os-Montes e o Alto Douro. Segundo os realizadores “é um filme de retratos

IMAGENS DO IRREPRESENTÁVEL EM ROGÈRIO DE CARVALHO

A CAÇA, DE MANOEL DE OLIVEIRA CINEMATECA PORTUGUESA Colóquio e filme 5 NOV: 21H30

9º LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL VÁRIOS LOCAIS 6 A 15 NOV www.leffest.com

NOS CAMINHOS DA INFÂNCIA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Le Chemin de La Vie De Nikolai Ekk 6 NOV: 21H

Mesa redonda 7 NOV: 11H -13H

Diario di un Maestro I De Vittorio de Seta 7 NOV: 15H

Diario di un Maestro II De Vittorio Seta 7 NOV: 18H30

CONCURSOS ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - VIDEOTECA

Procuram-se Filmes Recolha de filmes caseiros

Indie Lisboa 2016 Inscrições de filmes ATÉ 31 DEZ indielisboa.com

de um país triste que fala de uma particular forma de esperança, a que sonha só com a felicidade de se cumprir a vida. Vivemos um dia de cada vez.” O documentário que estreia este mês faz parte de um projeto maior que durante os próximos anos será completado, dando origem a uma série televisa de vários episódios. AF

CURSOS AR.CO – CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL

Laboratório de Vídeo ATÉ JUN

Curso Teórico – O Cinematógrafo ATÉ 18 DEZ

Workshop Iluminação do Plano e Continuidades Cinematográficas ATÉ 15 DEZ IA

CINECLUBE CINE REACTOR 24I

11º Curso Geral de Cinema

ATÉ 27 JUN IA www.cursogeraldecinema.com

ESPAÇO INATEL MOURARIA

Escrever imagens: introdução a gramática audiovisual 28 NOV: 9H30-13H30 Info: 210 027 148 NB ACADEMIA

Curso Intensivo de Representação para Cinema e Televisão IA

RESTART

Câmara e Iluminação para Audiovisuais TER, QUI: 9H -13H, 19H -23H

Escrita para Cinema, Televisão e New Media

SEG, QUA , SEX: 20H -23H IA

DARC/DESTERRO

Curso de Documentário KINO-DOC ATÉ JUN Info: 919 300 853

IA INSCRIÇÕES ABERTAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91

47


48

DA N ÇA E S P E TÁC U L O S CENTRO CULTURAL DE BELÉM

FORÇA

Companhia Maior. Filipa Francisco, direção artística; Carlos Fernandes, Carlos Nery, Celeste Melo, Cristina Gonçalves, Elisa Worm, Isabel Millet, Iva Delgado, João Silvetre, Jorge Leal Cardoso, Júlia Guerra, Kimberley Ribeiro, Michel, Paula Bárcia, Angelina Mateus, Diana Coelho, Helena Falé, Helena Marchand, Manuela Sousa Rama, Maria Emília Castanheira e Maria José Baião, interpretação. 12 A 14 NOV: 21H, 15 NOV: 16H

ENRA

Nobuyuki Hanabusa

© Bruno Simão

Espetáculo que combina imagens e performances de artistas de diferentes áreas. 20 NOV: 21H, 21 NOV: 16H, 21H CHAPITÔ

TEATRO CAMÕES 12 A 14, 19 A 21 DE NOVEMBRO ÀS 21H, 15 E 22 DE NOVEMBRO ÀS 16H PARQUE DAS NAÇÕES, PASSEIO DE NEPTUNO / 218 923 470 / WWW.CNB.PT

MORCEAU DE BRAVOURE Companhia Nacional de Bailado. Cão Solteiro e André Godinho, criação e direção; Rui Lopes Graça, coreografia; Cecília Henriques, Patrícia Silva e Paulo Lages, interpretação.

Em estreia absoluta, o espetáculo, coreografado por Rui Lopes Graça, junta os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, três atores e a equipa da Cão Solteiro, em torno da ideia de Morceau de Bravoure, termo que designa no vocabulário da dança um momento de execução virtuosa. Luísa Taveira, diretora artística da CNB, lançou o desafio à companhia de teatro Cão Solteiro de criar um espetáculo que incorporasse elementos de Dança, exteriores ao Teatro. Formada em 1997, a companhia tem estado sempre aberta a diferentes disciplinas artísticas nomeadamente o Teatro, Artes Plásticas, Fotografia, Literatura, Ópera e Cinema, razão qua a levou a aceitar a proposta com grande entusiasmo. No dia 11, pelas 21 horas, realiza-se um ensaio geral solidário. CE

CHAPÉUS HÁ MUITOS 2 A 30 NOV DOM A QUI: 21H30

COLISEU DOS RECREIOS

O LAGO DOS CISNES

Russian Classical Ballet. Marius Petipa e Levivanov, coreografia; Pyotr Tchaikovsky, música. 29 NOV: 17H

CULTURGEST

A FESTA

Paulo Ribeiro, direção e coreografia; Filipa Peraltinha, Teresa Alves da Silva, São Castro, André Cabral, António Cabrita, Allan


DA N ÇA E S P E TÁC U L O S / F E S T I VA I S / C O N F E R Ê N C I AS

Falieri, Valter Fernandes e Rosana Ribeiro, interpretação. 13, 14 NOV: 21H30

TRISHA BROWN DANCE COMPANY

SON OF GONE FISHIN (1981)

Cecily Campbell, Olsi Gjeci, Leah Ives, Tara Lorenzen, Jamie Scott e Stuart Shugg, interpretação; Robert Ashley, música original.

ROGUES (2011)

Marc Crousillat, Stuart Shugg, Cecily Campbell e Jamie Scott, interpretação; Alvin Curran, música original.

IF YOU COULDN’T SEE ME (1994)

Jamie Scott e Cecily Campbell, interpretação; Robert Rauschenberg, música original.

PRESENT TENSE (2003) Cecily Campbell, Marc Crousillat, Olsi Gjeci, Leah Ives, Tara Lorenzen, Jamie Scott e Stuart Shugg, interpretação; John Cage, música.

DAQUI PARA TRÁS 11 A 14 NOV: 21H30

MUSEU DO ORIENTE

DANÇA CLÁSSICA ODISSI Puspita Mishra, interpretação. 26 NOV: 21H30

TEATRO CAMÕES

MORCEAU DE BRAVOURE

Companhia Nacional de Bailado. 12 A 14, 19 A 21: 21H, 15, 22 NOV: 16H 11 NOV: 21H (ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO)

DANZA PREPARATA Rui Horta, autoria. 28 NOV: 21H

TUTUGURI Flora Détraz, interpretação. 13 NOV: 19H

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

O QUE FAZER

CULTURGEST

A Festa

Conversa com os artistas após o espetáculo. 13 NOV TEATRO DA TRINDADE

CONFERÊNCIAS DO TRINDADE

O Chão das Artes

Por Madalena Victorino. 3 NOV: 18H30 EG

C U R S O S/AU L AS / WO R KS H O P S ACADEMIA DE DANÇA DANÇARTE

Cursos

Ballet, Barra de Chão, Danças de Salão, Sapateado, Sevilhanas, Flamenco, Danças Orientais

O 7 PECADOS DO ESPETÁCULO

Miguel Tira-Picos, encenação; Angélica Evrard, Mariana Portugal, Mila Xavier, Mónica Alves, Raquel Nicoletti, Bruno Rosa, Gerald Oliveira, Matias Hugo, Ricardo Lérias e Miguel Tira-Picos, interpretação. 17 NOV: 21H30 Info: 917 070 021 (Armazém 13)

F E S T I VA I S

INSHADOW

Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias VÁRIOS LOCAIS 26 NOV A 6 DEZ www.voarte.com

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

Zumba

TER, QUI: 20H15

Kizomba

SEX: 20H -22H Info: 916 540 235 ASSOCIAÇÃO SUBUD

Biodanza

QUA , SEX Info: 965 350 034 ATENEU COMERCIAL DE LISBOA

Aulas de Kizomba

Por Alexandre Figueiredo. QUI: 11H -12H Info: 926 589 675 IA B.LEZA

Aulas de Dança DOM: 18H Info: 963 612 816

CASA DO ARTISTA ALUNOS DE APOLO ESCOLA DE DANÇA

Curso de Ballet RAD

Por Miriam Nieli. SEX: 19H, 20H Info: 917 736 549

Curso de Sapateado

Aulas de Tango

Danças de Salão

SEG A SEX: 19H -23H, SÁB: 15H -19H

TEATRO TIVOLI BBVA

20, 21 NOV: 21H30

ESPAÇO ALKANTARA

C O N F E R Ê N C I AS / C O N V E R SAS

ARMAZÉM 13

Acrobacia Aérea SEG, QUA , QUI

Equilíbrios e Flexibilidade

Por Joa Gouveia. QUI: 19H30-21H30

Malabarismo

Por Luís Reis. QUI: 18H -21H30 ARTA - TABERNA DAS ALMAS

Aulas de Tango Argentino Por Miriam Nieli. QUI Info: 938 226 403

SEG A SEX: 17H30, SÁB: 10H30

Por Marinela. SÁB: 11H30-12H50 Info: 963 773 636 (Centro de Formação)

CASA DA COMARCA DE ARGANIL

Curso Intensivo de Tango Argentino com Milongas QUI: 19H15-20H15 MP

Aulas Regulares de Tango Argentino QUI: 20H30-21H30 Info: 964 859 049

CASA DA COMARCA DA SERTÃ

Aulas Movimento Orgânico Por Dora Vicente. QUA: 20H -21H30 Info: 968 884 787

Aulas de Tango

ARTE GRAÇA

Por Sérgio do Carmo. QUI

SEX: 19H geral@anapar.pt

CASA DE LAFÕES

Aulas de Dança Terapia ART!ST - ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO E PERFORMANCE

Cursos

Sevilhanas, Flamenco, Ballet, Contemporâneo, Hip-Hop, Kizomba, Bachata, Salsa

Roda de Choro TER: 22H30

Aulas de Forró

SEG A QUI: 20H30-22H30

49


50

DA N ÇA C U R S O S/AU L AS/ WO R KS H O P S C.E .M - CENTRO EM MOVIMENTO

Aulas

Flymoon

Ballet, Barra de Chão, Dança Criaiva, Sevilhanas e Tango Argentino pontifice73@gmail.com

Above the Sky Dreaming Away

CENTRO NOESIS

LABORATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA

CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA / TEATRO DA VOZ

Workshop por Clara Trigo. 6 NOV: 16H30-18H, 7 NOV: 15H -18H

Workshop por Peter Michael Dietz. 7, 14, 21, 28 NOV

Cruzating Transvercial Comunication Por Peter Michael Dietz. 2 NOV A 17 DEZ: 13H -17H

AULAS REGULARES

Práticas de Criar Corpo Por Sofia Neuparth. SEG, TER, QUA

Em Dança

Por Valentina Parravicini. SEG: 18H -19H30

Above the Sky Dreaming Away

Por Peter Michael Dietz. SEG A QUI: 19H30-21H30

Corpo, Dança e Movimento

Por Mariana Lemos. TER, QUI: 18H -19H30

Morning Dance Practice Por Valentina Parravicini. QUA: 8H30-10H

Movimento Clássico

Biodanza

QUA: 19H45-21H30 Info: 964 522 219

Dança Contemporânea para Seniores Por Rafael Alvarez. SEG: 18H30-19H30

Técnicas Circenses

Por Ana Ribeiro e Sâmara Botelho. SEG, QUA: 19H30-21H

Técnicas de Manipulação Por Tommaso Mortari. TER: 19H -21H

Capoeira

Por Miguel Castel-Branco e Mário Correia. TER, QUI: 19H30-21H COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Odissi

Dança de Gafieira

Dançar com Pk

Movimento Sensível Aulas por Dora Vicente. TER: 10H -11H30

Movimento Orgânico Aulas por Dora Vicente. QUI: 10H -11H30 Info: 968 884 787

Aulas Regulares, Cursos e Workshops Kizomba Zero, Tango Argentino, Danças de Salão, Salsa

3 NOV: 19H EG

VÁRIOS HORÁRIOS

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

DANCE FACTORY STUDIOS

DE PURA CEPA - ESCUELA DE TANGO

Capoeira, Forró, Samba no Pé, Maracatu e Kizomba Info: 917 495 610

Info: 931 462 210

Salsa, Ritmos Africanos, Kizomba e Ritmos Latinos TER, SEX IA

Info: 915 773 155

Encontro de Malabaristas

Aulas de Dança Clássica Indiana Kathak

Kizomba

Aulas de Dança

CHAPITÔ

Por Bruno Cochat. QUA: 20H30-22H

CENTRO CULTURAL ARTE PURA

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

DANÇA DO SABER

DANCE SPOT - ESCOLA DE DANÇA

Workshop para iniciados e palestra. 7, 8 NOV cultura@comunidadehindu.org

SEX: 19H30-20H30 Info: 919 122 371

Por Escola El Camino. VÁRIOS HORÁRIOS Info: 964 114 990

Dança para Todos

Por Andreia Barreto. SEX: 8H30-10H

Cursos

Aulas de Flamenco

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA Aulas de dança para doentes de Parkinson e cuidadores por Rafael Alvarez e Leonor Tavares. SÁB: 10H30-12H Info: 939 672 545 EG / MP DANÇA LIVRE - ESCOLA DE DANÇA

Cursos e Workshops

Ballet Clássico, Contemporâneo, Barra de Chão, Hip-Hop SEG A SEX: 16H -22H30 Info: 916 472 612 DANÇATTITUDE

Dança Oriental

VÁRIOS HORÁRIOS Info: 924 368 752

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais

Tango Argentino TER: 18H15 Info: 967 481 049

EDAK - ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Cursos

Ballet, Dança Contemporânea, Jazz, Dança Tradicional Irlandesa Info: 961 268 279 ESCOLA DE DANÇA PROJETO LATINO

Cursos e Workshops

Roda de Casino, Ritmos Latino-Americanos, Africanas, Sevilhanas, Danças de Salão

Tango Argentino, Danças Orientais

VÁRIOS HORÁRIOS Info: 917 860 556 ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Dança para Todos e Danças Espanholas

ESPASSUS 3G

Dança Escocesa TER: 20H -22H Info: 925 221 843

ESTÚDIO 1 - ACADEMIA LIFECLUB

Aulas de Dança Contemporânea para Maiores 55 anos Por Rafael Alvarez. TER: 17H30-19H30 IA Info: 968 037 924 ESTÚDIO ACCCA

Aulas de Dança Contemporânea

Por Sofia Silva. TER: 19H -20H30, 20H3022H, SÁB: 10H -11H30, 11H30-13H Info: 919 657 249

Programa de Dança e Movimento: Linhas de Improvisação

Por Marina Nabais. 9, 11, 18, 25 NOV, 2, 9, 14, 16 DEZ: 19H30-21H marinanabais@gmail.com EVOÉ - ESCOLA DE ACTORES

Soma: Práticas do Corpo, Movimento e Dança Contemporânea Por Ana Mira. QUI: 18H30-20H30 FORUM DANÇA

Práticas de Dança Por Sílvia Pinto Coelho. SEG: 13H -14H30

Ballet

Por Maria João Lopes. SEG: 19H30, QUA: 19H30

Dança Contemporânea Por Maria Ramos. TER: 19H30, QUI: 19H30

Dança Criativa

escoladedanca@raquel-oliveira.pt

Por Manuela Pedroso. TER: 20H -21H30

ESCOLA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Laboratório Coreográfico

Aulas de Fasciaterapia e Movimento Por Dora Vicente. TER: 20H30-22H30 Info: 968 884 787

ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Aulas e Workshops

Ballet, Repertório Clássico, Dança Contemporânea, Barra de Chão, Danças de Caráter

Por Maria Ramos. QUA: 19H30-21H GINÁSIO BEIJA-FLOR

Capoeira

SEG, QUA , SEX: 20H30 I-ART

Pole Heart

Aulas de pole dance por Carolina Ramos. SEG, QUA , QUI: 19H -23H Info: 969 090 881


DA N ÇA C U R S O S/AU L AS/ WO R KS H O P S

51

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 11 A 14 DE NOVEMBRO, ÀS 21H30 AV. FREI MIGUEL CONTREIRAS, 52 / 218 438 800 / WWW.TEATROMARIAMATOS.PT

O QUE FAZER DAQUI PARA TRÁS João Fiadeiro, autoria e coreografia.

João Fiadeiro teve o seu primeiro contacto com a Dança em 1982 pela mão de Rui Horta, mas só em 1989 é que inicia a sua atividade como coreógrafo. Daí para cá criou inúmeras coreografias para instituições e escolas, nacionais e estrangeiras e a partir de 1990, para a companhia Re.al, fundada IGREJA DE SANTO ANTÓNIO DE CAMPOLIDE

Aulas de Biodanza QUA: 19H30-22H Info: 911 068 976

INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE

Kizomba, Salsa, Hip-Hop e Dança do Ventre Aulas por Tiago Alexandre. SEG: 19H -22H Info: 913 474 666 LUSITANO CLUBE

Samba de Gafieira QUI: 20H -22H30

STAGE 81

Aprenda a Dançar Kizomba em Dois Meses Curso intensivo de Kizomba. ATÉ 28 NOV SEX: 20H -21H

Divine - Curso de Burlesco e Cabaret Por Denise do Carmo. 5 NOV A 17 DEZ QUI: 20H30-21H30

Aulas

Kizomba, Salsa Cubana, Modern Fusion, Hot Heels (Burlesco), Danças Orientais/Bollywood stage81escoladedanca@gmail.com IA

LX DANCE - ESCOLA DE DANÇA E BAILADO DE LISBOA

STEPS CLUBE

Ballet, Jazz, Musical, Barra no Chão, Contemporâneo, Flamenco

Tango, Salsa, Kizomba, Forró, Samba, Danças Orientais, Sapateado e Burlesque Info: 914 890 204

Cursos

PRO.DANÇA - ESCOLA DE DANÇA

Aulas

Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sevilhanas e Flamenco, Dança Oriental

Aulas e Cursos

TAP DANCE CENTER LISBON

Aulas de Sapateado VÁRIOS HORÁRIOS Por Michel. Info: 932 940 988

S ESPAÇO

Aulas

Dança Oriental, Africana a Par, Egípcia Dança da Terra, Afro Brasileira, Burlesca Info: 924 368 752

TEAR - ESPAÇO DE ARTES

Dança Aérea

SEG, QUA: 10H30-12H, TER: 22H -23H30, QUA: 19H10-20H10

especialmente para dar corpo às suas iniciativas. Com esta nova criação, João Fiadeiro defende que “a sensação de que existe um passado que nos leva para a frente, para um futuro, não passa disso mesmo: de uma sensação induzida pela ilusão de continuidade que a maioria de nós aparenta não poder abdicar.” CE

Sapateado

SEG: 12H10-13H10

Barra de chão

SEG: 18H -19H, TER, QUI: 12H10-13H10

Contemporâneo

VOZES EM CONSERTO ACADEMIA DE CANTO E PERFORMANCE

Aulas de Dança Info: 911 155 558

WORK IN STUDIO

Acrobática de Solo

Aulas de Dança Criativa Contemporânea Maiores de 55

SEG: 20H20-21H20, QUI: 10H30-12H

Por Marina Nabais. QUA: 11H -12H15

Tap Dance

Barra no Chão

QUA: 18H -19H tear.geral@gmail.com

Por Liliane Viegas. QUI: 17H30-18H30

TEATRO CINEARTE

Dança Jazz

SEG: 19H10-20H10

Aulas de Tango Milonguero

Por Liliane Viegas. QUI: 18H40-19H40 Info: 932 940 988

DOM: 20H -21H30 TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Aulas de Novo Circo - Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio, Lira e Corda SEG A QUI: 19H30-21H Info: 932 904 467

Danças Tradicionais Europeias

SEG: 19H, TER: 20H45, SEG: 20H45 balldados@tradballs.pt

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91


LIT E R ATU R A

© José Frade

52

CASA FERNANDO PESSOA , FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO, MUSICBOX, TEATRO DA CORNUCÓPIA , TEATRO NACIONAL DE S. CARLOS 16 A 30 DE NOVEMBRO

DIAS DO DESASSOSSEGO Dois aniversários inspiram uma vasta programação: 16 de novembro, o aniversário de nascimento de José Saramago, 30 de novembro, os 80 anos da morte de Fernando Pessoa. Entre as duas datas, música, literatura, cinema e leituras invadem os espaços públicos e passeios de Lisboa em torno de dois dos grandes nomes das letras em língua portuguesa. A música inédita de Mário Laginha, a palavra lida por Carla Bolito e Marcello Urghege, o cinema do projeto Falso Movimento, as mesas-redondas com Luís Caetano e Pedro Santos Guerreiro, cruzam-se com o trabalho conjunto das equipas de Serviço Educativo da Fundação APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Ateliê de Animação do Livro e da Leitura IA

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO

6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa 27 A 29 NOV SEX: 16H -21H, SÁB, DOM: 11H -19H

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

Eis Bocage, em quem luz algum talento…

Mostra documental ATÉ 12 DEZ SEG A SEX: 9H30-19H30, SÁB: 9H30-12H30 EG ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Vem falar das coisas sem partir a loiça

Tertúlias sobre temas polémicos. 1ª, 3ª QUA: 19H30 BIBLIOTECA DA PENHA DE FRANÇA

José Saramago e da Casa Fernando Pessoa nas escolas da cidade, o trabalho de Miguel Horta no Hospital Júlio de Matos e a intervenção de artistas convidados pela GAU - Galeria de Arte Urbana. Contudo, o evento não se cinge às casas de autor que o promovem, alarga-se na cidade convocando outras instituições: o Teatro da Cornucópia, onde o aniversário da morte de Fernando Pessoa é recordado, o MusicBox, onde a dupla Rui Hermenegildo e Ricardo Henriques apresenta um serão de música que nasce nos livros, o Teatro Nacional de São Carlos e a ABBC, que abrem uma janela sobre o Largo de São Carlos. Luís Almeida d’Eça BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

Ramalho Ortigão. Um publicista em fim de século Mostra ATÉ 31 DEZ

Da inquietude à transgressão: eis Bocage… Exposição ATÉ 31 DEZ EG

Comunidade de Leitores

CASA DA ACHADA - CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

EG / MP

Leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. SEG: 18H30

Lituma nos Andes, Mário Vargas Llosa 25 NOV: 17H30

Ciclo a Paleta e o Mundo

Livros Livres

Biblioteca de ofertas e trocas SEG, QUI, SEX: 15H -20H, SÁB, DOM: 11H -18H EG CASA DE MACAU EM LISBOA

Curso de Língua e Cultura Chinesa

QUA: 18H30-20H IA CENTRAL DA BAIXA

Convívios Poéticos do Círculo Nacional d’Arte e Poesia Tertúlia QUI: 16H -18H Info: 21 3 973 717


L I T E R AT U R A

53

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

SÁB: 9H -11H/11H -13H IA

Exposição documental e bibliográfica

Curso de Língua e Cultura Chinesas

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Ciclo Obra de Luís de Camões Por Isabel Almeida 5, 12, 19 NOV, 3 DEZ: 18H -19H IA

COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Aulas de Língua Hindi QUI: 19H15–20H30 Info: 217 576 524 IA CULTURGEST

Comunidade de Leitores A textualização da História ou o historicismo do texto Por Helena Vasconcelos

O Livro Negro, Hilary Mantel 5 NOV: 18H30 IA

As Mulheres da Fonte Nova, Alice Brito 26 NOV: 18H30 IA

José Saramago – A Semente e os Frutos GOETHE INSTITUT

Ciclo de conferências sobre Literatura/ Música

Com Manuela Toscano, Claudia Fischer, Elisabete Sousa, Frederico Lourenço, Nicola Gess, Mário Vieira de Carvalho QUI 12 NOV A 10 DEZ: 18H EG

INSTITUTO CULTURAL ROMENO

Cursos de Língua Romena

Prof.ª Rodica Adriana Covaci SEG, QUA: 19H -20H30 Prof. Simion Doru Cristea TER, QUI: 19H -20H30 JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

Oficinas Cinco às Seis

Escrita criativa por Filipa Melo SEG: 18H IA

EL CORTE INGLÉS

Viagem à Ficção Hispano-Americana

Curso por António Mega Ferreira  2, 4, 9, 11 NOV: 19H ESCREVER ESCREVER

Cursos

Escrita criativa, Revisão de textos, Ficção: projeto pessoal, Desformatar através da escrita, O essencial da tradução, Escrever para telenovelas. ESPAÇO EVOÉ

Curso de Escrita Criativa

Com Isabel Costa. TER: 18H30-20H IA ESPAÇO MOURARIA – INATEL

Oficina de Escrita criativa Ler Mais & Escrever Melhor

Com Filipa Melo SEX: 18H30-20H30 IA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Instituto Oriental

Curso livre de Língua e Cultura Turca Info: 931 625 424 IA

LIVRARIA BULHOSA (ENTRECAMPOS)

Clube de Leitores

Stoner, de John Williams. Com presença do editor do livro: José Prata. Moderação: Paula Reis 3 NOV: 18H EG

4.º Ciclo de A Psicologia na Literatura Freud e as Mulheres 1.ª Sessão 17 NOV: 18H 2.ª Sessão 24 NOV: 18H IA

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

La quinta de Palmira: Ramón Gómez de la Serna y la Vanguardia Portuguesa

Com João Paulo Cotrim, Joana Morais Varela, Luís Gaspar, Concepción Núñez Rey, Juan Manuel Bonet, Fernando Rodríguez Lafuente 4, 5 NOV: 18H30 MUSEU DO ORIENTE

Workshop de Mandarim Por Gao Hengyu 7, 14, 21 NOV: 10H -13H IA

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA 4 E 5 NOVEMBRO, ÀS 18H30 RUA DAS JANELAS VERDES

LA QUINTA DE PALMIRA RAMÓN GÓMEZ DE LA SERNA Y LA VANGUARDIA PORTUGUESA Por ocasião da edição em português do romance La quinta de Palmira, realiza-se uma homenagem à vida portuguesa de Ramón Gómez de la Serna (1888-1963), escritor e jornalista, autor de uma obra vasta que abrange o ensaio, a biografia, o romance e o teatro. O criador da “greguería” – aforismo que reúne humor e metáfora (“O leite é a água vestida de noiva”) - decidiu residir em Portugal na segunda década do século XX. Mandou construir em Cascais a casa El ventanal, onde viveu com a escritora Carmen de Burgos. Época em que escreveu o romance La quinta de Palmira e se relacionou com pintores, poetas e romancistas portugueses. Esta homenagem reúne alguns dos mais importantes especialistas portugueses e espanhóis da sua obra: João Paulo Cotrim, Joana Morais Varela, Luís Gaspar, Concepción Núñez Rey, Juan Manuel Bonet, Fernando Rodríguez Lafuente. LAE


54

L I T E R AT U R A

O Oriente em Tradução: Línguas, Literaturas e Culturas Asiáticas no Espaço Luso Colóquio 26, 27 NOV: 18H -19H EG OFICINA DO CEGO

Curso Intensivo de Escrita Narrativa

1, 3, 10, 15 NOV: 19H-21H50 ORIENTA-TE, CENTRO ESTUDOS E WORKSHOPS

Iniciação à Língua Chinesa

TER: 18H30-20H, QUA , QUI: 19H -20H30 orientate.ifp@gmail.com IA PHARMÁCIA DE CULTURA BU ÉDALOUCO

Tertúlia de Poesia

Cada sessão tem um poeta convidado e um poeta celebrado TER: 21H30 PORTUGU ÊS ET CETERA

Cursos de português, língua estrangeira e língua materna

RUA DAS GAIVOTAS 6

Encontros ‘O que um livro pode’

Evento dedicado à edição de livros para crianças

Uma mão-cheia de ilustradores portugueses para a infância

Exposição de ilustração com obras de Catarina Sobral, Madalena Matoso, Bernardo Carvalho, Yara Kono, António Jorge Gonçalves, Marta Monteiro, Daniel Silvestre da Silva, Ana Biscaia, João Fazenda, André Letria, Richard Câmara, Susa Monteiro, Afonso Cruz. 20 A 22 NOV EG SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPÊNDENCIA DE PORTUGAL

Cursos gerais Escrita criativa

Com Isabel Norton e José Norton TER: 16H30-17H25

Clube de Leitura: Dia na livraria

QUA: 16H30-17H25

Literatura & Cinema: Um livro, um filme QUA: 17H30-18H25 SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

O Douro nos Caminhos da Literatura Miguel Torga Exposição ATÉ DEZ

TEATRO CAMÕES

A Poesia De Cada Dia Nos Dai Hoje

Oito individualidades da sociedade portuguesa são desafiadas a selecionar poemas para serem lidos por eles próprios ou por convidados a anunciar 14 NOV: 19H -20H EG TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Clube de Leitores do D. Maria II

Desenvolve a discussão em torno de textos teatrais, estimulando o gosto e o hábito de leitura de peças de teatro. SEX: 17H -19H

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Centro de Estudos Comparatistas

Ciclo de conferências sobre Literatura/ Música

Com Manuela Toscano, Claudia Fischer, Elisabete Sousa, Frederico Lourenço, Nicola Gess, Mário Vieira de Carvalho QUI 12 NOV A 10 DEZ: 18H EG

ILNOVA - INSTITUTO DE LÍNGUAS

Cursos semestrais

Alemão, Árabe, Búlgaro, Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Sueco, Turco.

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91

Info: 969 056 067

Pessoa e Saramago nas ruas de Lisboa

Dias do Desassossego ‘15 16–30 nov Fundação José Saramago e Casa Fernando Pessoa

PUB_AGENDA.indd 1

josesaramago.org casafernandopessoa.pt

15/10/15 15:55


L I T E R AT U R A O S L I V R O S D E N OV E M B R O

55

PAULA REGO CAS WILLING SOPA DE PEDRA

MARIE-JOSÉ MONDZAIN HOMO SPECTATOR

GÜNTHER GRASS A RATAZANA

ELSA VIEIRA DANTAS E SEVERA

PORTO EDITORA

ORFEU NEGRO

DOM QUIXOTE

UMBRA

A lenda da sopa da pedra existe em várias culturas ocidentais. A nova adaptação feita por Paula Rego e pela sua filha, Cas Willing, reserva algumas surpresas: o frade da lenda é substituído por uma menina que enfrenta com coragem e astúcia tempos difíceis marcados pela fome e pela pobreza, num ambiente geral de indiferença e egoísmo. A dimensão dramática e a observação social são o que mais surpreende no texto. Os desenhos de Paula Rego mantêm-se fiéis ao espírito da sua obra: nunca resultam de uma tentativa de ilustrar diretamente o texto, partem dele para arrancar da sua memória histórias e imagens associadas às suas impressões visuais mais profundas. Coexistem, assim, num estilo pessoal e inimitável, referências à mitologia clássica (o Pégaso), à iconografia cristã (a Pietà), às tradições culturais portuguesas (os caretos) ou à renascença italiana.

Considerada uma referência fundamental do pensamento contemporâneo, Marie-José Mondzain é filósofa e diretora de investigação no Centre National de la Recherche Scientifique, em Paris. A autora reflete sobre o uso político das imagens, contribuindo para o debate vital acerca do seu poder persuasivo, articulando o campo da estética com a fundamentação ética. Homo Spectator analisa a construção histórica da figura do espectador, das grutas do Paleolítico às tecnologias digitais, passando pelo período bizantino e da sua iconoclastia à publicidade e às artes contemporâneas. Neste vasto percurso interroga as várias relações contraditórias que se estabelecem entre humanos e imagens: opressão e liberdade, medo e gozo. Tudo isto para ensaiar uma resposta à inquietante pergunta: como preservar a nossa liberdade crítica perante a omnipresente disseminação das imagens?

Na polémica autobiografia Descascando a Cebola (2007), Günther Grass confessou ter pertencido na juventude, às WaffenSS, uma força de elite nazi. Foi acusado de hipocrisia e perda de autoridade moral, mas a severidade da autocrítica e o sentimento de culpa constituem, afinal, o fundamento do debate ético que enforma a sua ficção ao explorar o conceito de culpa e as traumáticas repercussões do passado na sociedade germânica. Neste romance apocalíptico, uma ratazana, representante de uma espécie que sobrevive a todas as catástrofes, imiscui-se nas histórias e nos sonhos do autor, anunciando o fim da humanidade. O escritor esforça-se por demonstrar que o ser humano continua a existir e contempla um projeto de futuro. Pressente, porém, no seu íntimo, que são estes pequenos roedores, estes “bichos resistentes”, que têm “estofo de imortais”.

O presente ensaio procura interpretar as características da peça dramática A Severa de Júlio Dantas, inspirada na figura mítica mas real de Maria Severa, que nasceu e se popularizou entre os bairros típicos de Lisboa, entre 1820 e 1846. Obra que soube interpretar uma parte original da cultura portuguesa, integrando-a no conceito mais vasto de identidade nacional. Através da paixão da Severa pelo Conde Marialva, representantes da classe baixa e alta da sociedade portuguesa, respetivamente, o presente ensaio pretende identificar os costumes comuns de um povo num determinado momento da sua história, a relação dos caráteres típicos do casticismo português, bem como das malhas sociais assentes no bairrismo e numa das suas expressões estéticas: o Fado. Procura ainda entender de que forma estão ambos, Severa e Dantas, perpetuados um pelo outro. LAE


56

M Ú S ICA

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 27 E 28 DE NOVEMBRO, ÀS 21H AVENIDA DE BERNA, 45 A / 217 823 700 / WWW.GULBENKIAN.PT

RUFUS WAINWRIGHT + ORQUESTRA GULBENKIAN JOANA CARNEIRO, MAESTRINA Rufus Wainwright é um cantor muito particular, vindo do universo da folk music e da pop. Quem o segue, sabe que a sua paixão pela ópera é antiga. Este mês, Rufus vem à Fundação Gulbenkian para apresentar a sua primeira obra operática, que conta a história de uma cantora de ópera de meia-idade que prepara ansiosamente o seu regresso aos palcos de Paris, nos anos 70, e se apaixona por um jornalista. Estreada em Manchester, em 2009, a peça é inspirada em Maria Callas, sendo agora recuperada num espetáculo ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

FORRÓ PESADO APRESENTA KABAÇA ROOTS SÁB: 23H

AULA MAGNA

THE SIMON & GARFUNKEL STORY 7 NOV: 21H30

ORQUESTRA SINFÓNICA METROPOLITANA

Mahler: Quarta Sinfonia 14 NOV: 21H

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

TOKUNBO 1 NOV: 21H

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

Joana Carneiro, direção musical 10 NOV: 21H

JÚLIO RESENDE Fado and Further

Com Sílvia Pérez Cruz e Moreno Veloso 28 NOV: 21H

que integra excertos acompanhados por uma criação vídeo de Francesco Vezzoli e que conta com Cindy Sherman no papel da soprano mais famosa de sempre. A primeira parte é dedicada a Prima Donna, avançando depois para recriações orquestrais de alguns dos temas mais conhecidos de Wainwright, clássicos da Broadway e algumas das suas preferências do reportório operático. Duas noites que contam com a participação da Orquestra Gulbenkian, com direção da maestrina Joana Carneiro. FS

DSCH – SCHOSTAKOVICH ENSEMBLE

Grandes Quintetos com Piano II 29 NOV: 17H

Há Fado no Cais

Ricardo Parreira

A Guitarra Portuguesa e o Fado 1 NOV: 18H

CARLA PIRES 21 NOV: 21H

Bom Dia Música

CORO RICERCARE 1 NOV: 11H

Escolas de Música

ACADEMIA DE MÚSICA DE LISBOA Concerto de Santa Cecília 22 NOV: 17H

CCBeat

OCTA PUSH 28 NOV: 21H

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Sons pela Cidade

SOLISTAS DA METROPOLITANA

7 Concertos, 7 Colinas 22 NOV: 17H


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S CINE THEATRO GYMNÁSIO

FADO IN CHIADO

SEG A SÁB: 19H Info: 961 717 778/213 430 184 COLISEU DOS RECREIOS

ANTÓNIO EUSTÁQUIO E CARLOS BARRETTO 14 NOV: 21H30

7ª GRANDE GALA RÁDIO SIM

RICARDO TOSCANO QUARTETO

LEANDRO

EL CORTE INGLÉS

6 NOV: 21H30

28 NOV: 21H30

ORQUESTRA METROPOLITANA BELLE & SEBASTIAN DE LISBOA Sou um Homem Feliz 7 NOV: 21H30

12 NOV: 21H

TIAGO BETTENCOURT

Handel, Bach, Zelenka Concerto comentado por Alexandre Delgado 19 NOV: 19H

14 NOV: 21H30

ESPAÇO ARMAZÉM F

GOD SAVE THE QUEEN

13 NOV: 21H

DSR Tribute to Queen 15 NOV: 21H15

UNKNOWN MORTAL ORCHESTRA BEACH HOUSE

RODRIGO LEÃO + ORQUESTRA E CORO KURT VILE & THE VIOLATORS GULBENKIAN 23 NOV: 21H

20, 21 NOV: 21H30

24 NOV: 21H

VODAFONE MEXEFEST

TREMONTI

27 NOV: 18H

CONSERVATÓRIO NACIONAL

CÍCERO LEE

Those who Stay 14 NOV: 21H30

CONVENTO DE SÃO PE DRO DE ALCÂNTARA

OFFICIUM ENSEMBLE

Et ecce terrae motus A Terra Tremeu 1 NOV: 16H30

CULTURGEST

MARIA JOÃO E MÁRIO LAGINHA 6 NOV: 21H30

25 NOV: 20H

FUNDAÇÃO ARPAD SZENES VIEIRA DA SILVA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

Handel, Bach, Zelenka 21 NOV: 16H

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

CORO E ORQUESTRA GULBENKIAN Michel Corboz, maestro 5 NOV: 21H, 6 NOV: 19H

BE WITH ME NOW

Um percurso amoroso através da ópera europeia 10 NOV: 21H


58

M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

Nelson Freire, Piano

SEAN NICHOLAS SAVAGE | WEYES BLOOD

Ciclo de Piano

LOWER DENS

1 NOV: 19H

IGREJA DE SÃO ROQUE

Concerto de Domingo

GUARDADOR DE CANÇÕES 1 NOV: 12H EG

NELSON FREIRE JEAN-YVES THIBAUDET 24 NOV: 19H

CHRISTIAN ZACHARIAS 29 NOV: 19H

Grandes Intérpretes

PACHO FLORES, TROMPETE 12 NOV: 21H

19 NOV: 22H

21 NOV: 22H

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA + CORO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Da Chiesa

Sérgio Fontão, maestro 6 NOV: 21H

ESCOLA DE MÚSICA NOSSA SENHORA DO CABO

RUFUS WAINGaudi Cantatae WRIGHT + ORQUESTRA GULBENKIAN ESCOLA SUPERIOR DE Joana Carneiro, MÚSICA DE LISBOA maestrina 8 NOV: 16H30

27, 28 NOV: 21H

Concerto Participativo

Uma noite de música com a Escola Superior de Música de Lisboa

CORO PARTICIPATIVO + CORO GULBENKIAN POWERTRIO 8 NOV: 21H

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

VÁRIAS SALAS 1 A 14 DE NOVEMBRO

MISTY FEST Vem aí a 6ª edição do Misty, o festival que traz a melhor música às melhores salas de Lisboa. Originalmente centrado em Sintra, o Misty Fest nasceu em 2010, tendo, dois anos depois, alterado o seu epicentro para a capital, mas mantendo alguns concertos noutras cidades. Este ano, os espetáculos decorrem no CCB, no Teatro Tivoli BBVA e no Cinema São Jorge. O certame continua a privilegiar a palavra, a lusofonia e a atualidade musical, e esperam-se espetáculos únicos de nomes como Iron & Wine, Dead Combo e as Cordas da Má Vida, Lenine, Mayra Andrade (na foto) ou Cinematic Orchestra. Fora de portas, há concertos agendados para o Porto, Vila do Conde, Aveiro, Braga e Figueira da Foz. FS

14 NOV: 21H, 15 NOV: 16H

4 NOV: 22H

Ciclo de Música Antiga

ENSEMBLE PYGMALION

MEO ARENA

19 NOV: 21H

6 NOV : 21H30

Met Opera Live in HD

TEAM DE SONHO II

LULU, ALAN BERG 21 NOV: 18H

GALERIA ZÉ DOS BOIS

THE SPACE LADY | RAW FOREST 4 NOV: 22H

NORBERTO LOBO & JOÃO LOBO SEXTETO Oba Loba

18 NOV: 22H

RUI VELOSO

35 Anos de Carreira Ary, B4, Big Nelo, C4 Pedro, Cage One, Chelsy Shantel, Daniel Nascimento, DJ Callas, DJ Darcy, DJ Djeff Afrozila, DJ Kapiro, DJ Malvado, DJ Malvado JR, Heavy C, JD, Na Grelha, Os Tuneza, Pérola, Puto Português, Yannick Afroman, Yola Araujo, Yuri da Cunha e Zona 5 7 NOV: 21H30


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

59

ESPAÇO ARMAZÉM F 13 DE NOVEMBRO, ÀS 21H

UNKNOWN MORTAL ORCHESTRA Depois de terem atuado na edição deste ano do Super Bock Super Rock , no Parque das Nações, os norte-americanos Unknown Mortal Orchestra regressam à capital. O mote do concerto é a apresentação do mais recente trabalho do grupo, Multi-Love, editado em maio deste ano. A banda formou-se em 2010, e lançou o seu primeiro disco, homónimo, no ano seguinte. De imediato, o rock MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Elegia

Debussy, Rachmaninov, Schostakovich 8 NOV: 16H MUSEU DO ORIENTE

CONCERTO DE SITAR E TABLA

Paulo Sousa e Niraj Kumar 7 NOV: 21H30

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Octeto de Schubert 8 NOV: 16H

psicadélico do trio conquistou o público e a crítica. O segundo álbum, intitulado simplesmente II, ganhou, em 2013, o galardão de melhor álbum alternativo nos New Zealand Music Awards. Os Unkown Mortal Orchestra são, atualmente, uma das grandes bandas americanas de indie rock. A comprovar, dia 13 de novembro, no Armazém F. FS

TEMPEI NAKAMURA BOOGARINS Piano Solo

15 NOV: 17H EG

FADO COM JORGE NUNES 28 NOV: 21H30 MUSICBOX

ZOLA JESUS 3 NOV: 23H

AND SO I WATCH YOU FROM AFAR 4 NOV: 21H30

THE FRENCH BEAT 6 NOV

PISTA

Bamboleio

13 NOV: 23H

14 NOV: 00H

JAMES LEG 11 NOV: 22H

O’CULTO DA AJUDA

TURBA MULTA 10 NOV: 21H30

PAÇOS DO CONCELHO

DUO FLAUTA E HARPA 6 NOV: 13H

PALÁCIO FOZ

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA O Concerto Barroco Bach, Telemann 21 NOV: 21H

PARADISE GARAGE

GUN

6 NOV: 21H

BLACK STAR RIDERS 13 NOV: 21H30

FEAR FACTORY 15 NOV: 21H

GAMMA RAY + SERIOUS BLACK 17 NOV: 20H30

GHOST

28 NOV: 21H PRAÇA DE TOIROS DO CAMPO PEQUENO

D.A.M.A.

13, 14 NOV: 22H


60

M Ú S I CA F E S T I VA I S / C U R S O S

9ª EDIÇÃO DO FESTIVAL IMIGRARTE

Música, dança, teatro, literatura, exposições, fotografia, workshops, cinema, debates, conferências 14, 15 NOV www.festival-imigrarte.com

MISTY FEST TEATRO TIVOLI BBVA MUSICBOX 13 DE NOVEMBRO, ÀS 23H R. NOVA DO CARVALHO, 24 213 430 107 / WWW.MUSICBOXLISBOA.COM

PISTA

CARMINHO

27 NOV: 21H30 SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

SFUCO - SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO E CAPRICHO OLIVALENSE 14 NOV: 21H

19 NOV: 18H30

MADAMA BUTTERFLY, GIACOMO PUCCINI 1 NOV: 16H

VITÓRIA CLUBE DE LISBOA 21 NOV: 21H ADCEO - ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DA ENCARNAÇÃO E OLIVAIS 28 NOV: 21H

ASSOCIAÇÃO GAITA-DE -FOLES

Oficinas de gaita-de-foles Info: 938 118 192

Aulas de guitarra e piano MP

5 NOV: 21H

MARIA MENDES 6 NOV: 21H

DEAD COMBO E AS CORDAS DA MÁ FAMA 6 NOV: 21H

LENINE

7 NOV: 21H

THE CINEMATIC ORCHESTRA 8 NOV: 21H

CINEMA SÃO JORGE

MÍSIA

14 NOV: 22H

Haydn, Lopes-Graça

SÁB 

ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS - ART

Para Amália

INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE 7 NOV: 21H

Workshops de Piano, Violino e Violoncelo

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

MAYRA ANDRADE

1ª GALA DE FADO AMADOR DA ZONA ORIENTAL DE LISBOA 2015

SEG A SÁB: 10H -20H

MP

1 NOV: 21H30

4 NOV: 21H

F E S T I VA I S

Formação Musical, Piano, Violino, Violoncelo, Tecnologias da Música

IRON & WINE

DOM LA NENA

O Musicbox foi o palco escolhido para apresentação de Bamboleio, primeiro álbum dos Pista. O disco é o sucessor do EP homónimo, editado há dois anos. O grupo é composto por Bruno Afonso, Cláudio Fernandes e Ernesto Vitali, três rapazes com jogo de cintura e uma onda rockeira e tropical. Os músicos têm em comum a paixão por bicicletas e pela música, bem patente no videoclip de Puxa (primeiro single deste álbum). No dia 13 de novembro, juntamse ao grupo os convidados especiais Benjamim, Bro-X, Nick Suave, Óscar Silva (Jibóia) e Ricardo Martins. Os bilhetes custam 10€ e o disco em vinil terá, apenas na noite do concerto, um preço especial de lançamento de 6€. FS

ARTS2SCIENCE

CURSOS

Prémio de Composição Bernardo Sassetti Candidaturas até 20 Nov Info: www.portugalemjazz.pt  

ATELIER MUSICAL DO AREEIRO

Aulas de acordeão, contrabaixo, flauta transversal, guitarra, piano e violino IA

AVENIDA AFONSO III, 77, R/C DIR, ALTO DE SÃO JOÃO

Aulas de Harpa e Harpa Céltica Com Eva Guerra Também para crianças TER A SEX: 18H -21H Info: 914 071 042 evaguerra@gmail.com

CASA DA COMARCA DA SERTÃ

Curso de Adufe TER: 19H -20H30

Aulas de Expressão Vocal SEG: 16H -21H

ACADEMIA DO LUMIAR

Formação instrumental, musical, coral IA

Flauta de Tamborileiro TER: 20H45-22H15

Aulas de Piano

QUA: 14H, 15H, 16H, 17H ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

Cursos de Canto, Guitarra, Piano, Violoncelo, Violino, Bateria, Baixo Info: 917 687 025 MP

IA

CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Forró, Samba no Pé, Maracatu, Afro Brasil, Percussão, Violão VÁRIOS HORÁRIOS Info: 917 495 610 IA


M Ú S I CA C U R S O S CENTRO INTERCULTURA CIDADE

Construção de Instrumentos de Percussão

61

S ESPAÇO

Adufe, Canto Tradicional Info: 924 368 752

SEG A SEX: 16H -19H MP

COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Raga

Curso de Música Indiana VÁRIOS HORÁRIOS Info: 217 57 6 524 cultura@comunidadehindu.org IA

EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

Aulas de voz e canto

SAGRADA FAMÍLIA

Aulas de Forró

QUA: 20H -21H30

Baile com o Quinteto Luso Baião QUA: 22H

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Música e Sétima Arte

TER: 18H30-20H30 IA

Cursos 21 NOV: 15H30-17H30

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

Viagem com Jazz no Bolso

Aulas de piano, guitarra MP

ESTÚDIO VANDA MELO

Voz e Canto

TER: 19H -20H30 Info: icampelo58@gmail.com IA / MP

IN IMPETUS

Aulas de Canto

Com a soprano Ângela Silva Info: 213 157 815 MP

MUSEU DO FADO

Cursos de guitarra portuguesa, seminário de letristas, seminário de poética de fado, gabinete de ensaios para intérpretes

28 NOV: 15H30-17H30 Info: jmorales6969@hotmail. com MP

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Aulas livres de música MP

TEATRO D. LUÍS FILIPE

Canto Tradicional SEG: 21H

Concertina I

TER: 19H30 Info: balltoques@tradballs.pt VOZES EM CONSERTO

Aulas de canto, piano, guitarra clássica, pianista acompanhador, teoria musical, coro

IA

IA

O’CULTO DA AJUDA

XUVENTUDE DE GALICIA

À Conversa com Clotilde Rosa

SEX: 20H30

5ª aberta

Aulas de pandeireta IA

Clotilde Rosa apresenta a sua própria obra e a música de Jorge Peixinho 5 NOV: 21H30

Atrás do Som e da Imagem

Ciclo de encontros em torno da música no cinema 13, 14, 26, 27 NOV: 21H Info: www.misomusic.com PRIMO CANTO - ASSO CIAÇÃO CULTURAL

Curso de Canto

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

Júlio Resende

Fado & Further com Sílvia Pérez Cruz e Moreno Veloso

28 novembro Grande Auditório ⁄ 21h

⁄ M⁄6

PRODUÇÃO CCB

> Contactos pág 91

B I LH E T E I R A O N LI N E

www.ccb.pt INFORMAÇÕES TEL 1820

Info: 966 555 048

APOIO INSTITUCIONAL

PARCEIROS MEDIA PARA A TEMPORADA CCB ⁄ 2015

APOIO À PROGRAMAÇÃO


62

LUGAR

FESTIVAL TEMPS D’IMAGES LISBOA 2015

DO OLHAR TEATRO NACIONAL D. MARIA II FREDERICO BERNARDINO

Começou no passado mês de outubro mais uma edição do Festival Temps d’Images (TI), certame que privilegia os diálogos entre as artes performativas e a imagem. Assumindo-se na experimentação e na descoberta de novas linguagens de palco e de ecrã, o TI é também o lugar de “encontro com a nova criação”, como assume o seu diretor António Câmara Manuel. Esta edição conta com uma nova secção, Lugar do Olhar, resultante de um open cal internacional dirigido a jovens criadores na área das artes performativas. O desafio, assumido em coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II, passou pela apresentação de trabalhos de palco que integrassem a imagem em movimento. De entre as candidaturas, o júri, composto pelo diretor do TI, por Tiago Rodrigues (diretor do TNDM II) e por Jorge Salavisa (na qualidade de presidente do júri), selecionou três projetos a serem exibidos, durante a segunda quinzena de novembro, na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II.


63

ERASURE

14 NOVEMBRO, 21H30 | 15 NOVEMBRO, 16H30 Cabe a Pedro Manuel abrir a primeira edição de Lugar do Olhar. Erasure é um espetáculo que ensaia, ao longo de quase uma hora, conceitos diversos através do jogo e do teatro, tendo como base um dispositivo no qual o intérprete fotografa uma série de imagens, projeta-as numa tela e volta a fotografá-las. Porém, ao captar as imagens projetadas, a intensidade de luz do flash acaba por se sobrepor à luz da projeção, fazendo com que aquelas desapareçam com o clarão. O registo assume-se como apagamento e, perante tal, cabe ao espetador entrar no jogo, recorrendo à memória traçada no rasto fotográfico que sobeja.

STOP MOTION PARA EADWEARD

21 NOVEMBRO, 21H30 | 22 NOVEMBRO, 16H30 A vida e obra do inglês Eadweard Muybridge, inventor do zoopraxiscópio – instrumento que deu movimento às imagens – e influente fotógrafo do século XIX, serve de mote ao espetáculo de Ricardo Cabaça. Assumida “homenagem ao cinema, à fotografia e à vontade inóspita de um homem provar a sua arte e o seu nome”, a peça acompanha o percurso do artista arrojado e inventor revolucionário, não esquecendo episódios controversos da sua vida íntima, como a acusação, e posterior absolvição, do assassinato do amante da mulher ou o abandono do filho. Com interpretações de Daniela Rosado, Elisabete Pedreira e Nuno Bernardo.

O FOSSO DOS HERÓIS

28 NOVEMBRO, 21H30 | 29 NOVEMBRO, 16H30 A atriz e encenadora Ágata Pinho parte de Cassandra, o conto mais famoso da escritora alemã Christa Wolf, para propor uma visão feminina sobre as atrocidades da guerra. Em palco, Cassandra e o seu amante Eneias (interpretado pelo ator João Pedro Mamede) reinterpretam a tragédia, colocando ao centro essa personagem que se converteu, desde a Antiguidade Clássica, no “símbolo da mulher aniquilada em cenário bélico e antagonista do herói tradicional”. O espetáculo conta com um trabalho em vídeo da autoria de Joana Linda, interpretado por Mónica Calle, Solange Freitas, Paula Garcia e Isabel Costa.


64

T E ATRO

TEATRO DO BAIRRO ALTO 25 DE NOVEMBRO A 13 DE DEZEMBRO RUA TENENTE RAÚL CASCAIS, 1A / 213 961 515

DA IMORTALIDADE Propositário Azul. A partir do poema a Gilgameš, traduzido por Francisco Luís Parreira. Nuno Nunes, dramaturgia e encenação; Francisco Goulão, Hugo Sovelas, João Miguel Mota, Marina Meinero, Patrizia D’Antona, Sofia Dias, Sónia Barbosa e Susana C. Gaspar, interpretação. Carolina Costa, César Couto, Maria João Almeida, Mafalda Vaz Amaral e João Jacinto, estagiários ACT School.

Enquanto encenador, o ator Nuno Nunes tem vindo a destacar-se em incursões especialmente criativas nos universos de António Patrício (O Fim), José Régio ( Três Máscaras de José Régio e um prólogo) ou Gil Vicente ( Auto da Índia e Auto da Barca do Inferno). Desta vez, Nunes e o coletivo Propositário Azul desafiam-se na

E S T R E I AS CENTRO CULTURAL DE BELÉM

FORÇA

CCB/Companhia Maior. Filipa Francisco, criação e direção artística; António-Pedro e Michel, direção musical; Carlos Fernandes, Carlos Nery, Celeste Melo, Cristina Gonçalves, Elisa Worm, Isabel Millet, Iva Delgado, João Silvestre, Jorge Leal

Cardoso, Júlia Guerra,  Kimberley Ribeiro, Michel, Paula Bárcia, Angelina Mateus, Diana Coelho, Helena Falé, Helena Marchand, Manuela de Sousa Rama, Maria Emília Castanheira e Maria José Baião, cocriação e interpretação.

A nova criação da Companhia Maior socorre-se do talento da coreógrafa Filipa Francisco para dar força a corpos frágeis a quem urge falar do mundo que os rodeia . 12 A 15 NOV QUI A SÁB: 21H, DOM: 16H

interpretação daquele que será o mais antigo texto da humanidade: o poema a Gilgameš, monarca da antiga Mesopotâmia, que terá reinado a sul do atual Iraque há quase cinco mil anos. Para além de dar corpo e voz a um poema de singular beleza que vem sendo decifrado desde o século XIX, o espetáculo, trabalhado há mais de um ano em laboratórios em Portugal, Palestina, França e Itália, é um exercício sobre o modo como se contam histórias e nos apropriamos da memória, tendo como protagonista alguém que é obrigado a reconhecer a finitude e a debater-se com os limites da sua própria condição de ser humano. Frederico Bernardino

CULTURGEST

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Kassys. Liesbeth Gritter, encenação; GJ Rijnders, Harm van Geel, Peter Vandenbempt, Vincent Brons e um cão, interpretação.

19 A 21 NOV: 21H30

TOTAL ECLIPSE CORO OF THE HEART Projecto Teatral.

Quando percebem que a música pop é a melhor maneira para exprimir os sentimentos, quatro personagens revelam-se em toda a sua plenitude. 5 A 7 NOV: 21H30

EG

MUSEU DA MARIONETA

SUTRA KAMA Teatro 4 Elementos.

Humor, poesia, pequenas formas e marionetas mergulham inteiramente no universo da sensualidade e erotismo. 6, 7 NOV: 21H30


T E AT R O E S T R E I AS

65

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E CIÊNCIA

DESTA CARNE LASSA DO MUNDO

Teatro do Vão. A partir de Romeu e Julieta de William Shakespeare. Daniel Gorjão, direção artística; Ana Sampaio e Maia, André Patricio, Carla Galvão, Miguel da Cunha, João Villas-Boas, Miguel Raposo, Teresa Tavares e Vitor d’Andrade, interpretação. Através da construção de uma nova dramaturgia para o clássico de Shakespeare, Gorjão tenta tratar muito mais do que o amor trágico, trazendo para a contemporaneidade a problemática do desejo e da erosão do amor nos nossos dias. 16 A 22 NOV: 22H

JARDIM ZOOLÓGICO DE CRISTAL

SLTM/Causas Comuns. Tennessee Williams, autoria; Sandra Faleiro, encenação; Cucha Carvalheiro, Inês Pereira, João Vicente e Pedro Lacerda, intepretação. Ver entrevista a Sandra Faleiro. 11 A 22 NOV QUA A SÁB: 21H, DOM: 17H30

É IMPOSSÍVEL VIVER

A partir de Franz Kafka. Ana Luena, dramaturgia e encenação; João Lagarto e Sérgio Praia, interpretação.

O conto póstumo Descrição de uma luta, de Kafka, é o ponto de partida para esta criação de Ana Luena. 19 A 29 NOV QUI A SÁB: 21H, DOM: 17H30

© Jorge Gonçalves

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

TEATRO DA POLITÉCNICA 4 DE NOVEMBRO A 12 DE DEZEMBRO RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA, 56 / 961 960 281 / WWW.ARTISTASUNIDOS.PT

O TEMPO Artistas Unidos. Lluïsa Cunillé, autoria; Jorge Silva Melo, encenação; Maria João Pinho e Américo Silva, interpretação.

Quando nos inícios da década de 1990 Lluïsa Cunillé (n. 1961) começou a colaborar com José Sanchis Sinisterra, aquele que é, porventura, o mais influente dramaturgo e encenador do teatro espanhol contemporâneo, revelou-se surpreendido com “o instinto dramático” de uma mulher que, sem experiência ou relação com o mundo do teatro, levava já dez peças escritas. Mais de duas décadas depois, Cunillé é uma referência maior no teatro catalão e uma das mais premiadas autoras do país vizinho. A complexidade das suas personagens, esboçadas em fortes traços de ambiguidade, expressa-se, por norma, num uso subtil, quase cirúrgico, da palavra e do silêncio, introduzidos em gestos quotidianos ou nos rastos de pequenas tragédias que motivam conflitos ou meros confrontos com as expetativas mais intimas e pessoais. Em O Tempo (Prémio Born 2011) – peça que marca o regresso dos Artistas Unidos à autora, após uma leitura de Barcelona Mapa de Sombras em 2011, no Teatro Nacional D. Maria II –, um homem e uma mulher, aparentemente sem nada em comum (Ele, o operário que antecipa a reforma; Ela, a herdeira que se propõe modernizar a empresa onde Ele trabalha), encontram-se e, com o correr do tempo, percebem quanto as suas vidas coincidem. FB


66

T E AT R O E S T R E I AS / C O N T I N UA M

NEVA

Guillermo Calderón, autoria; João Reis, encenação; Lígia Roque, Cristóvão Campos e Sara Barros Leitão, interpretação.

A Europa em risco de fragmentação de hoje à luz da “peça novelo” do encenador e dramaturgo chileno Guillermo Calderón. 26 A 29 NOV QUI A SÁB: 21H, DOM: 17H30 TEATRO DO BAIRRO

LONE DOG

A partir de Poeta Armando, por Cláudio da Silva. António Pires, encenação; Cláudio da Silva, David Almeida, Fernando Santos, Hugo Mestre Amaro, interpretação.

Na sequência das sessões de improviso conduzidas por Cláudio da Silva acerca da obra do Poeta Armando, um espetáculo onde a poesia quererá estar mais viva do que nunca. ESTREIA NOV. TEATRO DO BAIRRO ALTO

DA IMORTALIDADE

25 NOV A 13 DEZ QUA A SÁB: 21H, DOM: 16H TEATRO DE CARNIDE

O BICHO DO TEATRO

Teatro de Carnide. Sofia Ângelo, texto e encenação; Diogo Bach, João Gualdino, Nuno Barata Veras, Rita Martins e Tiago Costa, interpretação. Três atores celebram o teatro entre aquecimentos e discussões estéticas na esfera da dramaturgia. Fingem os Moliere, Shakespeare, Jean Genet, entre outros, jogam ao Theatron, lugar de onde tudo se vê.  13 NOV A 19 DEZ SEX, SÁB: 21H30

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

BOVARY

A partir de Gustave Flaubert. Tiago Rodrigues, texto e encenação; Carla Maciel, Gonçalo Waddington, Isabel Abreu, Pedro Gil e Tiago Rodrigues, interpretação.

A partir das atas de tribunal do julgamento de Flaubert por atentado à moral, o romance Madame Bovary é recriado num perturbador jogo sobre realidade e ficção. 18 A 22 NOV QUA: 19H, QUI A SÁB: 21H, DOM: 16H

LION NOIR Projecto Teatral

27, 28 NOV: 21H30 EG

ETERNAL

Daniel Fish, criação.

Espetáculo integrado no Lisboa Estoril Film Festival sobre uma performance que recria a última cena do filme Eternal Sunshine of the Spotless Mind, de Michel Gondry. DATA E HORÁRIO A ANUNCIAR TEATRO DA POLITÉCNICA

O TEMPO

4 NOV A 12 DEZ TER, QUA: 19H, QUI, SEX: 21H, SÁB: 16H, 21H TEATRO DA TRINDADE

‘ALLO, ‘ALLO!

A partir da série homónima criada por David Croft e Jeremy Lloyd. Paulo Sousa Costa e João Didelet, encenação; João Didelet, Elsa Galvão, Joaquim Horta, Sissi Martins, Ruben Madureira, José Neto, Mariana Monteiro, Luís Esparteiro, Susana Borges e Pedro J. Ribeiro, interpretação. O célebre Café René, na França ocupada pelos nazis, e todos os

seus clientes chegam ao teatro, numa incursão pelo hilariante universo da popular série televisiva homónima. 11 NOV A 27 DEZ QUA A SÁB: 21H30, DOM: 18H

OS PÉS NO ARAME

Rodrigo Guedes de Carvalho, autoria; Renato Godinho, encenação;  Igor Regalla, Lúcia Moniz, Madalena Brandão e Renato Godinho, interpretação.

Quatro atores dão vida a personagens criadas de uma “não peça de teatro” da autoria do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho. 19 NOV A 20 DEZ QUI A SÁB: 21H45, DOM: 17H TEATRO TURIM

VEDETAS

Ilha D’Arte. Lucien Lambert, autoria; Maria Henrique, encenação; Alexandra Domingos e Soraya Lopes, interpretação. Duas atrizes em luta por uma carreira, o mesmo amante e o mesmo protagonismo. 5, 8, 19, 20, 22 NOV QUI A SÁB: 21H30, DOM: 18H

UM DIA SERÁ DIFERENTE Rute Cruz, texto e encenação.

12 A 15 NOV QUI A SÁB: 21H30, DOM: 18H

C O N T I N UA M AUDITÓRIO DOS OCEANOS (CASINO DE LISBOA)

NOME PRÓPRIO

Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière, autoria; Fernando Gomes, encenação; José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana

Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão, interpretação. ATÉ 1 NOV QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

A FÁBRICA

Os Improváveis. Pedro Borges, Telmo Ramalho e Marta Borges, criação e interpretação. ATÉ 24 NOV TER: 21H30

CLUBE ESTEFÂNIA

BREVIÁRIO PARA UM EXTERMÍNIO SILENCIOSO

Escola de Mulheres. Mike Bartlett, autoria; Rui Neto, encenação; Carla Chambel e Isabel Medina, interpretação. ATÉ 8 NOV QUI A SÁB: 21H30, DOM: 16H30

LISBOA COMEDY CLUB

CURTAS

André Sobral, Hugo Rosa, João Cruz e Juan Pereira, criação e interpretação. 5 NOV: 22H

PALÁCIO FRONTEIRA

REI LEAR

Grupo de Teatro Fatias de Cá. 7 NOV: 17H17

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

HAMLET

Mala Voadora. William Shakespeare, autoria. Jorge Andrade, encenação; Anabela Almeida, Carla Bolito, Carlos António, David Cabecinha, David Pereira Bastos, João Vicente, João Villas-


T E AT R O C O N T I N UA M

ATÉ 1 NOV TER A SÁB: 21H, DOM: 17H30

RUA DAS GAIVOTAS, 6

ME SIENTO GUAJIRA

Joana Barrios, criação; Cláudia Jardim e Joana Barrios, interpretação. ATÉ 7 NOV QUI A SÁB: 21H

TEATRO DO BAIRRO

TEMPESTADES – COMPOSIÇÃO DRAMÁTICA A PARTIR DE SHAKESPEARE

Teatro GRIOT. Bruno Bravo, adaptação e encenação; Ana Rosa Mendes, António Mortágua, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço; Joana Campos, Margarida Bento e Zia Soares, interpretação. 

Versão de câmara de Bruno Bravo (nome reconhecido pelo seu trabalho com o coletivo Primeiros Sintomas), da peça de William Shakespeare. ATÉ 1 NOV QUI A SÁB: 21H30, DOM: 16H TEATRO MERIDIONAL

A COLECTIVIDADE ATÉ 6 DEZ QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

RICARDO III

Homem Bala/TNDM II, Centro Cultural Vila Flor e Stage One. William Shakespeare, autoria; Tónan Quito, encenação; António

Fonseca, Márcia Breia, Miguel Loureiro, Miguel Moreira, Paulo Pinto, Raquel Castro, Romeu Runa, Sofia Marques, Teresa Sobral, Tónan Quito, entre outros, interpretação. ATÉ 1 NOV QUA: 19H, QUI A SÁB: 21H, DOM: 16H

TEATRO MARIA VITÓRIA

REVISTA QUER… É PARQUE MAYER

Mário Rainho e Flávio Gil, autoria; Mariema, Paulo Vasco, Alice Pires, Flávio Gil, Filipa Godinho, Ruben Dias, Maria Giestas, Pedro Silva e Patrícia Teixeira, interpretação. Um novo espetáculo de Revista à portuguesa, género popular que regressa a casa: o Parque Mayer . QUI A SEX: 21H30; SÁB, DOM: 16H30, 21H30 TEATRO POLITEAMA

A REPÚBLICA DAS BANANAS

Filipe La Féria, autoria e encenação. Rita Ribeiro, Anabela, Paula Sá, José Raposo, Ricardo Castro, Ricardo Soler, Bruna Andrade, João Duarte Costa, Patrícia Resende, Paulo Miguel e David Mesquita, interpretação. QUA A SÁB: 21H30, SÁB, DOM: 17H TEATRO TABORDA

GRAÇA: SUITE TEATRAL EM TRÊS MOVIMENTOS

© Pedro Damas Mora

-Boas, Jorge Andrade, Manuel Moreira e Marco Paiva, interpretação.

67

TEATRO MERIDIONAL ATÉ 6 DE DEZEMBRO R. DO AÇÚCAR, 64 / 218 689 245

A COLECTIVIDADE Teatro Meridional. António Lopes Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Fernando Fragoso, Francisco Ribeiro, João Bastos, José Cottinelli Telmo, Natália Luiza e Vasco Santana, textos; Natália Luíza, encenação e dramaturgia; Ana Bento, Carolina Serrão, Carolina Campanela, Catarina Félix, Catarina Guerreiro, Catarina Moreira Pires, Cláudia Pinto Alfaiate, Cláudia Sousa, Diogo Xavier, Filipa Feliciano, Francisco Vistas, Jaime Almeida, João Maria, João Veloso, Lourenço Seruya, Mafalda Rodrigues, Rita Sereno, Rui M. Silva, Susana Madeira e Vitor Alves da Silva, interpretação.

Os 75 anos de vida da Colectividade preparam-se para ser assinalados com os discursos da praxe e com um grande espetáculo, demonstrativo da vitalidade dos membros mais ativos. Dos bastidores para o palco, acompanhamos uma intricada cadeia de relações onde as situações mais banais do quotidiano se entrecruzam com a importância do momento que se comemora. Com o seu profundo sentido humanista, o Meridional, pela mão de Natália Luiza, concebe um espetáculo que é uma “homenagem ao coletivo e à cidadania associativa”, piscando o olho à memória do cinema português dos anos 40 do século passado, ao seu humor e ironia. FB


68

T E AT R O C O N T I N UA M / F E S T I VA I S TEATRO VILLARET

COMMEDIA A LA TEMPS D’IMAGES CARTE

Teatro da Garagem.  Graça Morais e António Tabucchi, textos; Carlos J. Pessoa, encenação; Carlos M. Cunha, César Maria João Vicente, dramaturgia; Ana Palma, Mourão e Ricardo Peres, autoria e interpretação. Beatriz Godinho, Maria ATÉ 29 NOV João Vicente, Nuno QUI A DOM: 21H30 Nolasco e Nuno Pinheiro, interpretação. ATÉ 8 NOV QUA A DOM: 21H30

TEATRO TIVOLI BBVA

PLAZA SUITE

Neil Simon, autoria; Adriano Luz, encenação; Alexandra Lencastre, Diogo Infante, Helena Costa e Ricardo de Sá, interpretação. ATÉ 29 NOV QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

TEATRO DA TRINDADE

A CANTORA CARECA

Eugène Ionesco, autoria; Alexandra Sargento, Andresa Soares, Fernando Rodrigues, João Cabral, João Gualdino e Sofia Brito, criação e interpretação. ATÉ 8 NOV QUI A SÁB: 21H45, DOM: 17H TEATRO TURIM

ANTES DO ADEUS

Rodrigo Trindade e Sara Cecília, autoria, encenação e interpretação. ATÉ 1 NOV QUI A SÁB: 21H30, DOM: 16H

F E S T I VA I S

QUATRO QUARTOS – MOSTRA DE TEATRO DE CURTA DURAÇÃO CLUBE ESTEFÂNIA

BROTHER’S

Márcia Antónia Gomes, autoria; Gisela Maria Matos, Gonçalo Pereira Valves e Márcia Antónia Gomes, interpretação.

A BOCA DA NOITE Tiago Torres da Silva, autoria; Maria Carson; Tiago Torres da Silva, interpretação.

NÃO TENTES PERCEBER O QUE (TE) ESCREVI

A. Branco, autoria; Helena Veloso e Sara Costa, interpretação.

TOYBOAT

Tiago Bôto, autoria; Tiago Bôto e Wagner Borges, interpretação. 19 A 29 NOV QUI A SÁB: 21H30, DOM: 16H30

CÃO SOLTEIRO

A FALHA DE ONDE A LUZ

Sónia Baptista, direção artística, texto e movimento; Sónia Baptista e Francisco Goulão, interpretação. 1 NOV: 19H

ESPAÇO ALKANTARA

IN THE FALL THE FOX, E A QUEDA RAPOSAR

Sónia Baptista, criação, textos, espaço cénico e interpretação; Joana Linda e Sónia Baptista, vídeo. 1 NOV: 21H30

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

FORECAST

Giuseppe Chico e Barbara Matijević, autoria; Barbara Matijević, interpretação; Giuseppe Chico, video. 28 NOV: 21H30

RUA DAS GAIVOTAS, 6

TRABALHO PRECÁRIO

Rui Catalão, criação e interpretação. 12 A 14 NOV: 21H30 SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

SABOTAGE

SLTM/Máquina Agradável. Miguel Castro Caldas, texto e encenação; Lígia Soares, encenação e interpretação. 27 A 29 NOV: 19H

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

ERASURE

Pedro Manuel, conceção e interpretação. 14 NOV: 21H30, 15 NOV: 16H30

STOP MOTION TO EADWEARD

33 Ânimos. Ricardo Cabaça, texto e encenação; Daniela Rosado, Elisabete Pedreira e Nuno Bernardo, interpretação. 21 NOV: 21H30, 22 NOV: 16H30

O FOSSO DOS HERÓIS

A partir de Christa Wolf. Ágata Pinho, dramaturgia e encenação; Joana Linda, vídeo; Ágata Pinho e João Pedro Mamede, interpretação em palco; Isabel Costa, Mónica Calle, Paula Garcia e Solange Freitas, interpretação em vídeo. 28 NOV: 21H30, 29 NOV: 16H30

C U R S O S/ WO R KS H O P S ARTYAPLAUSOS

Curso de Interpretação SÁB: 14H -16H Info: 918 945 333 ARTLIER

Curso de Teatro

TER, QUA: 10H30, QUA: 19H Info: 939 067 111 ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

Teatro’aparte

DOM, SEG: 21H30-23H20 CASA DO ARTISTA

Formação de Atores ATÉ JUL QUA , QUI: 20H -23H

Oficina de Teatro

Por Catarina Gonçalves e João Rosa ATÉ JAN CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Familiarte - Teatro Comunitário SEG: 19H -20H30 Info: 936 140 727


T E AT R O C U R S O S / WO R KS H O P S CHAPITÔ

Expressão Dramática SEG, QUA: 19H -21H DANCE FACTORY STUDIOS

Teatro

TER: 20H30-22H30 ESCOLA DE ACTORES ILHA D´ARTE

Cursos de teatro Info: 936 411 313

Treino Técnico

QUI: 18H30-20H30

TER: 20H30-22H30 Info: 962 801 866 EVOÉ

Teatro, Teoria, Vida SEX: 19H

Iniciação ao Teatro

SEG, QUA: 19H -20H30, TER, QUI: 20H30-22H30

Contadores de histórias SEG: 18H30-20H30

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

VOZES EM CONSERTO ACADEMIA DE CANTO E PERFORMANCE Info: 911 155 558

Clown e Comicidade

Formação de Atores

TER: 20H30-22H30

SEG: 20H -23H, QUI: 18H -21H

Interpretação Teatral (intensivo)

Curso de Teatro

SEG, QUA: 18H30-22H30

SÁB: 15H30-19H30 Info: 213 973 471

IN IMPTUS

STAGE 81

SEG, QUA , SEX: 20H -23H Info: 915 444 729

NOV A FEV Info: 912 629 568

Formação de Atores

ESPAÇO EIRA 33

Ateliê de Pesquisa Teatral

69

Arte Dramática

Curso de Teatro Musical IA

MUSEU DA MARIONETA

Introdução ao teatro de sombras

TEATRO DE CARNIDE

MP

SEG, QUA: 21H -23H

5, 6 NOV

Marionetas de Esponja 28 NOV: 10H30-16H30

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

Oficinas de Interpretação

> Contactos pág 91

TEATRO DA LUZ

MP

Formação em Teatro

NB ACADEMIA

IA

Por Companhia da Esquina Info: 968 060 047

Formação de novos atores www.nbacademia.pt IA

20 e 21 BAZAR DIPLOMÁTICO

NOV 2015 11h-19h

CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA 30 Embaixadas representadas Produtos dos 4 cantos do mundo Presentes de Natal

Stands de Portugal Continental, dos Açores e da Madeira Prémios, viagens, estadias em hotéis Gourmet Internacional

A favor de Instituições de Apoio à Saúde Materno-Infantil

www.acdp.pt

Promovido pela Associação das Famílias dos Diplomatas Portugueses Com o Alto Patrocínio


2 1 3 4 5

ITINERÁRIOS DE LISBOA A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

DE LISBOA PAULA TEIXEIRA

Desde a data em que recebeu foral do rei D. Afonso Henriques em 1179, Lisboa foi governada a partir de várias casas ou sedes. A localização destas casas, verdadeiros símbolos do poder municipal, foi mudando ao longo dos séculos, em função quer do crescimento da cidade quer da evolução do poder administrativo. Olhando para o mapa atual da cidade, percebe-se que as casas da Câmara se concentraram sobretudo no perímetro que hoje designamos como centro histórico. Contudo, cada mudança – e foram muitas – corresponde a um momento marcante da história da capital e da sua gestão. Neste percurso, conhecem-se alguns destes locais e as circunstâncias, episódios e personalidades que lhes estão associados. ITINERÁRIOS DE LISBOA | DIVISÃO DE PROMOÇÃO E COMUNICAÇÃO CULTURAL 3, 7, 11, 19 DE NOVEMBRO INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES 218 170 900 | LISBOA.CULTURAL@CM-LISBOA.PT


1

SÉ DE LISBOA

Durante a Idade Média, entre 1179 e 1339, o Concelho municipal reunia-se ao ar livre, no adro da Sé de Lisboa. Este Concelho era um órgão restrito constituído pelos homens-bons, membros da comunidade cuja relevância social assentava no fato de possuírem propriedades ou outros bens e exercerem ofícios não manuais. A Assembleia arbitrava contendas entre os vizinhos e ocupava-se de todas as questões referentes à cidade e aos seus moradores.

2

CASA DE SANTO ANTÓNIO

Após a canonização de Santo António em 1232, a Câmara adquiriu a casa onde este nascera. Esse local, onde hoje se erguem a Igreja e o Museu de Santo António, serviu de sede às reuniões do Concelho Municipal em várias épocas da história da cidade, uma das quais entre 1352 e 1375. Durante esse período Lisboa assiste a um dos maiores empreendimentos públicos realizados até então: a construção da Cerca Nova ou Cerca Fernandina, concluída em apenas dois anos (1373-75).

3

TERREIRO DO PELOURINHO

Entre 1375 e 1396 a Câmara esteve instalada no Terreiro do Pelourinho na Ribeira, local que corresponde na atual malha urbana à esquina da Rua dos Fanqueiros com a Rua do Comércio. Nesta fase, em 1383, foi criada a Casa dos Vinte e Quatro, um órgão deliberativo municipal composto por representantes das corporações de ofícios. O objetivo era que estes apoiantes de D. João I na crise de 1383-85 pudessem participar no governo da cidade, do qual estavam excluídos.

4

PAÇOS POMBALINOS

Entre o final do século XIV e o século XVIII a Câmara teve várias casas na cidade. Em 1717 D. João V dividiu o Senado em dois: o Oriental com sede na Casa de Santo António e o Ocidental instalado no Hospital Real de Todos os Santos, no Rossio. Só depois do Terramoto de 1755, por ordem de D. José I, foi construído um edifício para o Senado, novamente unificado. Erguido no local da antiga Patriarcal, tinha entrada pela atual Praça do Município, prolongando-se pela Rua do Arsenal até à esquina com a Rua do Ouro. Estes Paços arderam em 1863, era então Presidente da Câmara o Barão de Santa Engrácia, António Esteves de Carvalho.

5

PAÇOS DO CONCELHO E PELOURINHO

A decisão de construir um novo edifício foi imediata após o incêndio. Ainda em 1863 o arquiteto Pedro Pezarat apresentou um projeto que não chegou a ser aprovado. No ano seguinte Domingos Parente da Silva vê aceite a sua proposta que corresponde, na essência, ao edifício atual. O processo, contudo, foi conturbado sobretudo devido à intervenção do engenheiro Frederico Ressano Garcia, dirigente dos Serviços Técnicos da Câmara e do vereador Elias Garcia, da Comissão de Obras, que impuseram muitas alterações. O Pelourinho que se ergue na Praça do Município é de autoria desconhecida e data de 1785.


72

VI S ITAS G U I A DAS

CULTURGEST 7 DE NOVEMBRO, ÀS 15H E ÀS 17H RUA DO ARCO DO CEGO / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

DESCOBRIR A LUZ… Mais uma vez a Culturgest abre portas a uma visita guiada aos seus bastidores. Aproveitando o tema do Ano Internacional da Luz, o público é convidado para uma visita temática sobre a iluminação. Nas galerias faz-se uma demonstração dos projetores específicos para espaços de exposição, a maneira como são utilizados e os cuidados a AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES

Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras

Visitas guiadas. TER A SÁB: 10H -12H30, 13H30-17H30 Info: 218 100 215 (Museu da Água) ARCO TRIUNFAL DA RUA AUGUSTA TODOS OS DIAS: 9H -19H Info: 210 312 700 (Associação de Turismo de Lisboa) ARQUIVO HISTÓRICO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Arquivos Salvaguarda de Memórias

Visita guiada temática com workshop. SEG: 14H -18H, TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H GO

ARQUIVO NACIONAL TORRE DO TOMBO

Visitas Guiadas às Exposições e Área Pública

SEG A SEX: 9H30-15H ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Visitas Guiadas ao Palácio de S. Bento SEG A SEX GO ÚLTIMO SÁB GO / PG Info: 213 919 625 MP

ter na iluminação de obras de arte. No palco do Grande Auditório, os visitantes ficam a conhecer os projetores usados nos espetáculos e ficam também a saber como são criados os efeitos de luz. A visita é aconselhada a maiores de seis anos e é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Cristina Engrácia

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Mouraria das Tradições Mouraria do Fado Do Castelo à Mouraria Mouraria dos Povos e das Culturas

Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. TODOS OS DIAS

BIKE A WISH

Tours

lisboa@bikeawish.com BIKES DE LISBOA

Passeio da Sexta

Passeio temático de bicicleta por Lisboa. Ponto de encontro: Vélocité Café, na Avenida Duque de Ávila, 120. SEX: 19H30 EG bikesdelisboa@gmail.com

MP

Migrantour Rotas Urbanas Interculturais Visitas guiadas em português, inglês e francês. TODOS OS DIAS Info: 927 522 883 MP

CASA DO ALENTEJO

Visitas Guiadas

MP

CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

Visitas Guiadas

TER A DOM: 10H -13H, 14H -18H


V I S I TAS G U I A DAS CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Histórias Curiosas sobre Obras de Arte da Coleção, Pintura Naturalista Portuguesa, Mobiliário Português e Estrangeiro dos Séculos XVII a XIX e Porcelana da China TER A DOM: 10H -18H EG

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA

Armas de Sedução Leques Europeus do Século XVIII ao Século XX

Visitas guiadas de 30 minutos à exposição permanente. SEG A SÁB: 13H -17H30 Info: 213 547 892 GO / MP

Sábados no Museu

Visitas guiadas que permitem conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção. 1º E 3º SÁB: 12H EG

CHIADO

Lisboa é Poesia

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira.

Comemorações do Centenário da Revista Orpheu. QUA A DOM: 14H, 18H, 20H30 Info: 917 021 238 (Passeios Culturais no Chiado)

CONFIQUATRO DESPORTOS NAÚTICOS

PASSEIOS TEMÁTICOS

Rota do Sol Entre Pontes De Lisboa até à Barra Fortes da Barra do Tejo Por esse Rio Acima Passeios à vela no Estuário do Tejo. MP

CONVENTO DOS CARDAES

Visitas Guiadas

SEG A SÁB: 14H30-17H30

CASTELO DE SÃO JORGE

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Visitas em português, inglês e espanhol. TODOS OS DIAS

1 NOV: 15H SEX: 11H30, 15H, SÁB: 15H, 16H30

Lisboa Vista ao Espelho

Info: 213 240 869/7

Visitas Guiadas

Visitas Guiadas GO / MP

A descoberta de Lisboa através do periscópio. TODOS OS DIAS: 10H -17H30

CONVENTO DAS TRINAS DO MOCAMBO

À Descoberta do Castelo

QUA: 10H Info: 210 943 287

A história do Castelo e das personagens que nele habitaram. TODOS OS DIAS: 13H, 16H MP

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

VISITAS GUIADAS

CCB - Uma Leitura Geral do Edifício Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira. SEG A SÁB: 10H30-18H

CCB - Uma Cidade à Beira-Rio

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira. SEG A SÁB: 10H30-18H Info: 213 612 650 CENTRO CULTURAL CASAPIANO

Visitas Guiadas à Exposição Permanente SEG A SÁB: 10H -18H

Visitas Guiadas MP

CPAS - CENTRO PORTUGU ÊS DE ATIVIDADES SUBAQUÁTICAS

Visitas Guiadas à Exposição Permanente e Coleções do CPAS/CML SEG A SEX: 15H -24H Info: 969 017 128 MP

73

À Descoberta da Biblioteca e da Banda Desenhada

SEG, QUA , SEX: 10H, 14H Info: 218 507 100 (Biblioteca dos Olivais/Bedeteca) EG / MP

Visita Guiada ao Palácio do Beau Séjour 13 NOV: 15H30 Info: 217 701 100 (Gabinete de Estudos Olisiponenses) EG / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Pimenta TER A SEX Info: 217 513 214 EG / GO / MP

Visitas Orientadas ao Museu de Lisboa - Santo António

Descobrir a Luz…

Visita guiada aos bastidores da Culturgest. 7 NOV: 15H, 17H DIREÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA

Visitas Guiadas à Biblioteca Camões

SEG A SÁB: 10H30, 14H30 Info: 218 172 360 EG / MP

Museu Coleção Berardo Exposição Interregnum, de Stan Douglas 1 DEZ

Quinta Fonte do Anjo dos Olivais 2 DEZ

Museu do Aljube Resistência e Liberdade 3 DEZ

Palácio do Machadinho 3 DEZ

Casa Veva de Lima 4 DEZ

Museu de São Roque - A Ourivesaria Portuguesa 4 DEZ

TER A SEX Info: 217 513 216 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta)

Palácio Magalhães

EG / GO / MP

Exposição A Luz de Lisboa no Torreão Poente do Terreiro do Paço

Bordalo à Mesa A Cerâmica de Bordalo no Museu

Visitas orientadas às exposições. Info: 218 170 666 (Museu Bordalo Pinheiro) MP

ITINERÁRIOS DE LISBOA

Presépio da Basílica da Estrela 2 DEZ

O Presépio do Museu Nacional do Azulejo 3, 10 DEZ

O Presépio da Sé de Lisboa 4, 11 DEZ

O Natal em Lisboa 9 DEZ

O Regicídio de 1908 - Os Três Tiros que Abalaram a Monarquia 11 DEZ

CULTURGEST

VISITAS COMENTADAS

O Presépio da Igreja de Nossa Senhora do Monte 12 DEZ Marcações a partir do 1º dia útil do mês que antecede o itinerário. Presencialmente: seg a sex: 10h30-12h30 ou por telefone: seg a sex: 14h30-16h30 Info: 218 170 742 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) lisboa.cultural@cm-lisboa.pt MP

9 DEZ

9 DEZ

Hospital de São José 9 DEZ

Convento das Trinas 10 DEZ

Casa-Museu Medeiros e Almeida 10 DEZ

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo Espirito Santo Silva

11 DEZ Marcações preferencialmente por e-mail: lisboa.cultural@ cm-lisboa.pt Presencialmente no 1º dia útil do mês que antecede as visitas: 10h30-13h Por telefone a partir do 1º dia útil do mês que antecede as visitas: 14h-16h Info: 218 170 593 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) EG / MP

ENIGMA LISBON

JOGO REAL NO CHIADO

Homicídio em Pleno 25 de Abril de 1974 Consulta de Astrologia Sala Assombrada


V I S I TAS G U I A DAS Jogos repletos de enigmas, charadas e puzzles. TODOS OS DIAS MP

info@enigmalisbon.com ESTÁDIO DO SPORT LISBOA E BENFICA

Visita ao Estádio

TODOS OS DIAS: 10H10- 17H Em dias de jogo não se realizam visitas. Info: 707 200 100 FONTE MONUMENTAL DA ALAMEDA

Venha Conhecer a Fonte por Dentro Visita autoguiada às galerias interiores. SÁB: 15H -17H

Jogos de Água

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

O Jardim como Síntese da Paisagem Visita por Aurora Carapinha. 7 NOV: 17H

Visita orientada por Filipa Santos. 18 NOV: 11H

Wentworth – Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa

Um Museu no Jardim e um Jardim no Museu

Visitas orientadas pela equipa educativa do Museu Gulbenkian. QUA , SEX, SÁB: 15H

Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês

Visitas orientadas pela equipa educativa do Museu Gulbenkian. QUA , SEX, SÁB: 15H

Calouste Gulbenkian: Da Coleção ao Museu Visita orientada pela equipa educativa do Museu. 12 NOV: 11H

TODOS OS DIAS: 12H -15H, 18H -23H

Jogos de Luz

As luzes acendem-se 15 minutos após o crepúsculo solar. TODOS OS DIAS Info: 213 912 300 (Departamento de Ambiente e Espaço Público da CML)

À Mesa dos Povos: Usos e Costumes entre o Oriente e o Ocidente

Modelo de Esfinge/ Cadeira de Braços

Visita orientada por Maria do Rosário Azevedo. 14, 28 NOV: 13H30 EG

QUA , QUI, DOM: 17H -22H, SEX, SÁB: 17H -24H sales@labirintolisboa.com

Pelo Corredor Verde até Monsanto

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

O Museu Sai à Rua… Venha Conhecer o Bairro de São Paulo PRIMEIRO SÁB: 10H IA Info: 213 935 177

Ponto de encontro: Alto do Parque Eduardo VII, junto à fonte. 1 NOV: 9H30 MP

Lisboa do Terramoto

Ponto de encontro: Pç. Luís Camões 1 NOV: 10H MP

Lisboa com Fernando Pessoa I

GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA

Ponto de encontro: Brasileira do Chiado. 7 NOV: 15H MP

SEG A SEX: 10H30, 14H30 Info: 213 611 025 EG / MP

A História de Portugal que os Livros não Contam

LISBOA AUTÊNTICA

Visita orientada por Carlos Carrilho e Diana Pereira. 31 NOV: 11H

Painéis de Almada Negreiros

LABIRINTO LISBOA

Padre António Vieira

Ponto de encontro: Largo Trindade Coelho, junto à Igreja de São Roque. 8 NOV: 10H MP

Eça de Queirós

Ponto de encontro: Pastelaria 1800, Largo do Rato. 8 NOV: 10H MP

EG

MUSEU DA MARIONETA um mundo de histórias!

NOVEMBRO E DEZEMBRO 2015 Teatro de marionetas, música, poesia, vídeo, cinema e sombra. No palco do Museu da Marioneta, a magia vai mesmo acontecer, com e sem efeitos especiais. Até Dezembro, um espectáculo diferente todos os fins-de-semana, para crianças, para adultos, para famílias.

buummdesign.com

74

Programa completo em

Convento das Bernardas - Rua da Esperança, 146 Aberto de terça a domingo, 10h-13h e 14h-18h Autocarros 706 | 713 | 714 | 727

Eléctrico 25

Comboio Estação de Santos

Parque de Estacionamento público a 400m


V I S I TAS G U I A DAS

Passeio para Desenhar II - Jardim Botânico de Lisboa Ponto de encontro: entrada do Jardim Botânico, Rua da Escola Politécnica. 14 NOV: 9H30 MP

Lisboa Árabe

Ponto de encontro: Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos. 14 NOV: 9H30 MP

Lisboa das Artes e Ofícios

Ponto de encontro: Arco da Rua Augusta. 14 NOV: 10H MP

Lisboa com Fernando Pessoa II

Ponto de encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque do lado da Rua do Século. 14 NOV: 15H MP

A Lisboa de Antero de Quental e da Geração de 70

Ponto de encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque do lado da Rua d’ O Século. 15 NOV: 15H MP

Lisboa tem Música

Cerca Velha

Ponto de encontro: Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos. 29 NOV: 15H LISBON MOVIE TOUR

Fernando Pessoa Experience

O passeio inclui dormida no quarto onde viveu Fernando Pessoa entre 1908 e 1912.

Afirma Pereira

Passeio dedicado ao filme realizado por Roberto Faenza. Ponto de encontro: Miradouro de S. Pedro de Alcântara, junto à fonte.

Filme do Desassossego Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema.

Capitães de Abril

Passeio centrado no filme com o mesmo nome.

Cine-Aperitivo

Lisbon Movie Tour by Night TODOS OS DIAS Info: 969 616 063 MP

75

Walk a Story Lisboa Literária

Passeio dedicado a Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago. TODOS OS DIAS walks@tellastory.pt MP

Galeria do Loreto

Visitas guiadas. SEX: 15H, ÚLTIMO SÁB: 11H Info: 218 100 215 (Museu da Água) MP

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas de Artes e Ofícios e de Restauro SEG A SEX: 10H -13H, 14H30-16H30 MP

SEG, QUA: 11H, 15H, QUI: 15H MUSEU DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA

Visitas Guiadas ao Museu

1 NOV: 14H30

SEG A SEX: 9H30-12H, 14H -17H

À Descoberta da Tapada da Ajuda

Lisboa no Tempo do Romantismo

MUSEU BENFICA COSME DAMIÃO

Lisboa Gastronómica

Ponto de encontro: Praça Luís de Camões. 21 NOV: 11H MP

Lisboa Operária

Ponto de encontro: Miradouro da Graça. 22 NOV: 15H

Lisboa do Fado

7 NOV: 14H30

Cidade de Espiões 8 NOV: 14H30

Lendas e Mistérios 15 NOV: 14H30

O Terramoto de 1755

22 NOV: 14H30 Ponto de encontro: Praça do Comércio, na esquina com a Rua do Arsenal. info@lisbonwalker.com

EG

Visitas ao Museu

TODOS OS DIAS: 10H -18H Em dias de jogo realizam visitas até ao início do mesmo. visitasestadio@slbenfica.pt MUSEU DA MARIONETA

Do Museu ao Bairro da Madragoa Visita guiada pelo bairro da Madragoa. ATÉ NOV ÚLTIMO SÁB: 10H EG / MP

Ponto de encontro: Martim Moniz, junto à Capela da Sra. da Saúde. 22 NOV: 19H MP

LX INLINE

museudamarioneta@egeac.pt

Passeio para Desenhar I - Lisboa Intra-Muralhas

ÚLTIMA SEX: 18H30 massacriticapt.net

De Convento a Museu Marionetas Portuguesas Marionetas Orientais

Ponto de encontro: Largo das Portas do Sol. 28 NOV: 9H30 MP

Lisboa das Sete Colinas: Colina do Castelo 28 NOV: 10H

Alfama Autêntica

Ponto de encontro: entrada da Sé de Lisboa. 29 NOV : 14H MP

Passeio de Patins por Lisboa

Visitas temáticas. LIVRARIA MÓVEL TELL A STORY

PASSEIOS LITERÁRIOS Walk a Story Pessoa

Passeio dedicado à vida e obra de Fernando Pessoa. TODOS OS DIAS

ComingOut. Da Rua par a o Museu 1, 8, 15, 22, 29 NOV: 15H30

LISBON WALKER

Ponto de encontro: Largo do Calvário. 21 NOV: 9H30 MP

1, 8 NOV: 11H30

MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

Ponto de encontro: Príncipe Real, debaixo do grande cedro. 15 NOV: 15H30 MP

A Cidade Velha

Joyeuse Entrée. A Vista de Lisboa do Castelo de Weilburg

MP

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

El Greco, A Sagrada Família com Santa Ana Visita orientada. 1, 8 NOV: 11H

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Visita ao Museu e Convento da Madre de Deus TER A DOM: 10H -16H30 GO / MP

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

RESERVAS VISITÁVEIS

Galerias da Amazónia TER, QUI, SÁB: 15H30

Galerias da Vida Rural TER, QUI, SÁB: 14H30 visitasguiadas@mnetnologia. dgpc.pt GO / MP

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

Peças de Teatro: As Coleções do Museu

Visitas guiadas às exposições. TER A DOM: 10H -18H servicoseducativos@ mnteatroedanca.dgpc.pt EG / GO / MP

MUSEU NACIONAL DO TRAJE E DA MODA

Visita ao Museu e ao Parque Botânico do Monteiro-Mor TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H E / GO / MP

MUSEU DO ORIENTE

Presença Portuguesa na Ásia e Sombras da Ásia Visita às exposições permanentes. DOM: 16H

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Visitas Orientadas

TER A SEX: 10H -13H, 14H -18H GO / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Nacional de Belém e Jardins SÁB: 10H30, 11H30, 14H30, 15H30, 16H30 MP / PG


76

V I S I TAS G U I A DAS MUSEU DE SÃO ROQUE

A Santo Que Não Conheço…Nem lhe Rezo Nem lhe Ofereço Visita temática com workshop. SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Visitas Guiadas à Igreja e Museu de São Roque

SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Os Jogos Sociais

Visita guiada temática. SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Itinerários da Fé

Percurso pelo Convento de São Pedro de Alcântara, Igreja de São Roque, Capela da Ordem Terceira do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento, Basílica dos Mártires e Igreja de N. Sra. da Encarnação. 14 NOV: 10H EG / IA / MP Info: 218 879 549 (Paróquia de S. Nicolau)

Relicários

Visita guiada temática. 1 NOV: 15H, 4 NOV: 13H15 EG / IA / MP

As Sedes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Visita guiada temática. 7 NOV: 10H EG / IA / MP

CALENDÁRIO LITURGICO Visitas guiadas temáticas.

Introdução

15 NOV: 16H30

Anunciação

22 NOV: 16H30 EG / IA / MP

A SANTA CASA ABRE PORTAS Convento da Encarnação

Visita guiada temática. 18 NOV: 10H EG / IA / MP

OUTRA LISBOA

Viagens num Espaço Urbano Maior

Sete percursos para uma nova perspetiva sobre Lisboa. TODOS OS DIAS: 10H30 Info: 927 136 291 E / GO / MP

PAÇOS DO CONCELHO

PARQUE DAS NAÇÕES

1º DOM: 11H EG ezequiel.marinho@cm-lisboa.pt

SEG A DOM: 10H -19H

Visita ao Edifício

Comboio de Passeio Teleférico

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

SEG A SEX: 11H -19H, SÁB, DOM, FER: 10H -20H

E / GO / MP

Tejo Bike

Visitas ao Padrão

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

O Quotidiano da Família Real, Um Dia de Gala no Paço da Ajuda

servicoeducativo@pnajuda.dgpc.pt GO / MP

PANTEÃO NACIONAL

De Igreja a Panteão

TODOS OS DIAS: 12H -18H Info: 218 919 333 PLATAFORMA LX

WALK THE LINE TOURS Lisboa numa Linha

Percurso com início na Praça Marquês de Pombal e fim na Praça do Comércio, passando pela Avenida da Liberdade e o Rossio.

A Primeira Avenida

PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

Percurso que desvenda histórias da artéria paralela à Avenida da Liberdade - Rua de Santa Marta - que durante muitos séculos foi uma das principais vias de entrada na cidade de Lisboa.

Info: 968 297 047 (Acção Natura)

Em Direção à Primeira Colina

Visita orientada ao monumento. PG

Percursos Pedestres Paintball Electrónico Peddy Paper

O jogo parte de Campolide e termina em Monsanto. Info: 218 452 689 (Papa-Léguas) MP

Com início no Largo de S. Domingos e subindo pelo ascensor do Lavra até à Colina de Sant’Ana. TODOS OS DIAS: 10H-12H, 14H-16H, 17H-19H MP walktheline@plataformalx.pt

SALA DO ARQUIVO (PAÇOS DO CONCELHO) | 18, 19, 20 NOVEMBRO INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Telefone 21 780 01 56 Sócios GAL: 15€ ou 7,5€/dia | Não Sócios: 20€ ou 10€/dia www.amigosdelisboa.com


V I S I TAS G U I A DAS SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Visitas Guiadas a Vários Espaços da Instituição

SÁB (QUINZENALMENTE): 11H EG / MP Info: 213 235 325 SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

Visitas Guiadas

14 NOV, 12 DEZ, 9 JAN, 6 FEV, 12 MAR: 14H30 bilheteira@teatrosaoluiz.pt PG

1ª, 3ª SEG: 10H30 Info: 213 257 662 E / EG / MP

SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

Visitas Guiadas ao Palácio da Independência SEG A SEX MP

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Visitas Guiadas

Visitas guiadas aos bastidores SEG: 11H30 MP Info: 213 250 829 TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Visitas Guiadas

visitas@saocarlos.pt E / GO / MP

TIME TRAVELLERS

Passeio Lisboa no Feminino

Ponto de encontro: Praça do Comércio. 14 NOV: 10H -13H Inscrições abertas até 11 nov.

A Lisboa de Saramago

Ponto de encontro: Casa dos Bicos. 22 NOV: 10H -13H Inscrições abertas até 18 nov.

As Muralhas de Lisboa

TCHARAN EVENTOS

Ponto de encontro: Castelo de São Jorge. 28 NOV: 10H -13H Inscrições abertas até 25 nov.

A Morte do Artista Noite de Gangsters Os Rústicos IA

Peddy-Paper Lisboa Desaparecida

JANTARES MISTÉRIO

Ponto de encontro: Praça do Comércio.

77 29 NOV: 9H -13H Inscrições abertas até 25 nov.

Peddy-Paper Guia do Bairro Alto

Ponto de encontro: Praça Luís de Camões. 29 NOV: 14H -17H Inscrições abertas até 25 nov. Info: 965 107 138/88 UM OUTRO OLHAR

Alcântara - Fé e Trabalho

Ponto de encontro: Igreja das Flamengas, na Rua 1º de Maio, 20. 1 NOV: 10H

Alcântara por Mares e Sons Navegados

Ponto de encontro: Museu de Macau, na Rua da Junqueira, 30. 7 NOV: 10H

Cemitério dos Prazeres

Ponto de encontro: porta do cemitério, no Largo S. João Bosco. 29 NOV: 10H Info: 213 615 200 (Junta de Freguesia de Alcântara) EG

UNDERDOGS ART STORE

Underdogs Public Art Tours

Visitas guiadas em minibus ou sidecar por várias intervenções artísticas. Ponto de encontro: Underdogs Arte Store, na Time Out - Mercado da Ribeira. SÁB: 14H -17H MP info@under-dogs.net WALK AND SEE

Passeios Guiados a Pé Info: 917 443 389 GO / MP

Fábrica de Sant’Anna

Ponto de encontro: porta da fábrica, na Calçada da Boa-Hora, 96 9 NOV: 10H, 20 NOV: 14H

Alcântara - Palácios, Gentes e Artes

Ponto de encontro: estação da CP de Alcântara-Terra. 15 NOV 10H

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91


C R I A N ÇAS

© Jorge Vaz Gomes

78

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 1, 7 E 8 DE NOVEMBRO, ÀS 11H E ÀS 16H R. ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 650 / WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

UMA LUZ NA TERRA Ainhoa Vidal, João Pinto, Teresa Gentil e Rui Catalão criaram um espetáculo de dança para bebés dos oito aos 24 meses. Uma Luz na Terra abre o seu palco às crianças, permitindo-lhes circular sobre imagens projetadas no chão, onde os objetos estão ao alcance das suas mãos. Um espetáculo que entra no universo dos estímulos visuais, com movimentos dançados e histórias ARTES ARTE ILIMITADA

Expressão Plástica IA / MP

ARTKIDS

Ensino artístico, oficinas de arte

4-16 anos ATÉ JUL TER, QUI: 17H30-19H IA ATELIER DO PAÇO

Ateliê de Arte

5-12 anos SÁB: 10H -12H Info: cursolisboa@gmail.com

contadas aos ouvidos, e que pretende desenvolver a motricidade orgânica do bebé e aprofundar o estímulo dado pelos pais. Juntos, pais e bebés entram numa dança que os relaciona e os ajuda a avançar nesse caminho que é o movimento. Para ver no São Luiz, dias 1, 7 e 8 de novembro. Os adultos pagam 7€, as crianças 3€. Filipa Santos

ATELIER DE SÃO BENTO

CAULINO CERAMICS

14H30-17H30 PG 26 A 28 NOV E / GO / MP

TER: 15H -17H, 17H -19H MP

5-14 anos QUA: 17H -18H30 IA

Epicentro

Artes Plásticas

CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

Primeiro Olhar – Ensino pela Arte Maiores de 8 anos DOM: 15H30-17H30 CASA DO GIL

Pequenos Artistas à Roda do Barro 2-4 anos 21 NOV: 11H

Workshops de Cerâmica CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA/ TEATRO DA VOZ

Desenho Aberto

Maiores de 7 anos SEG: 16H45-18H25, QUA: 18H45- 20H15 IA CULTURGEST

Oficinas

Recria(r)te com Sonoridade Maiores de 3 anos 26 A 28 NOV:

Maiores de 6 meses 19 A 21 NOV: 16H -17H PG 19 A 21 NOV E / GO / MP ESCOLA DE BELAS-ARTES PEDRO SERRENHO

Artes Plásticas

5-12 anos QUA: 14H -16H, 17H -19H30, SÁB: 10H -13H escoladeartespedroserrenho. blogspot.com MP ESPAÇO 62

Artes plásticas 5-12 anos QUI: 18H -19H


C R I A N ÇAS A R T E S / C I Ê N C I A / C I N E M A /F O TO G R A F I A FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Olhares Cruzados

Como se faz uma bandeira

Visita oficina 8-12 anos 29 NOV: 10H30

6-12 anos

GALERIA QUADRUM

Outras viagens

A minha Vida dava um Vídeo

Oficina relativa à exposição No way is narrow nem todo o cisne um abismo, de Francisco Queirós 7-10 anos 7 NOV: 14H30-17H30 MP Info: 218 170 534 MAPA – ESPAÇO CRIATIVO

Desenho e Pintura Maiores de 13 anos IA MUSEU MILITAR

Uma história com…

Ateliê 4-8 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 E / GO / MP MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Pintar um Azulejo!

Oficina de pintura Maiores de 3 anos E / GO / MP Info: 218 100 340 MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras

Oficinas de expressão plástica 4-12 anos E / GO / MP / EG

MUSEU DO ORIENTE

Oficinas

Pássaros de Mil Cores Maiores de 4 anos 1, 15 NOV: 11H -12H30

Peregrinação até Itsukushima! 6-12 anos 7, 14 NOV: 15H -17H

Receitas de Cor!

2-4 anos 8, 22 NOV: 11H -12H

Um Leque cheio de Histórias! Maiores de 4 anos 29 NOV, 13 DEZ: 11H -12H30 MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Frente a frente… com um Presidente 4-12 anos

Acrescenta um Ponto! 9-12 anos

7-12 anos TER A SEX E / MP

Os Meninos do Mar Contos Maiores de 6 anos MP / PG / E / GO

Caixas de Histórias do Fundo do Mar Oficina de trabalhos-manuais Maiores de 3 anos MP / PG / E / GO

Casas no Fundo do Mar

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

Oficina de trabalhos-manuais Maiores de 5 anos

Maiores de 3 anos 14, 28 NOV: 11H, 12H, 15H

Fusos Horários: navegar pelo Tempo

Oficina de Cerâmica

CIÊNCIA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS CASTELOS

Vita Civitatis… A Cidade e o Quotidiano Medieval SEG A SEX: 9H30, 11H, 14H, 15H30

MP / PG / E / GO

Visita guiada Maiores de 6 anos

Rede de Histórias MP / PG / E / GO

Mensagens Submersas Jogo de pistas

MP / PG / E / GO

ATÉ 30 ABR/16

CASTELO DE S. JORGE

MUSEU DAS CRIANÇAS

Maiores de 5 anos

Cavaleiros, Lanceiros e Escudeiros

A Minha Pátria é Portugal 3-8 anos

8 NOV: 11H

Era uma vez a Ciência!

O Séc. XVI com a Arte de Camões

6-10 anos

15 NOV: 11H

Viagem ao corpo humano

Fantástica Matemática

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

8-10 anos

Animais Vegetais

8-10 anos

Oficinas

4-10 anos 7 NOV: 14H30

De Portugal ao Japão 4-7 anos 15 NOV: 10H30

Bebidas do Mundo: Chá. Café, Chocolate 5-12 anos 21 NOV: 14H30

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES – MUSEU DAS COMUNICAÇÕES

O cabo submarino num mar de conetividades Oficinas pedagógicas

H2O – O Ciclo da Água E / MP

MUSEU DA ELETRICIDADE

Carrinhos Solares, Não acordes o Dragão, Laboratório de Invenções Ateliês Maiores de 6 anos MP / PG / E

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

No Museu com a Matemática Oficina Maiores de 6 anos 15 NOV MP

Vive no fundo do mar e não é um peixe?!? Não, é um Cabo

MUSEU NACIONAL DO TRAJE & PARQUE BOTÂNICO DO MONTEIRO -MOR

MP / PG / E / GO

Bolbos: Personalidades Subterrâneas

Visita guiada Maiores de 3 anos

MUSEU DO ORIENTE

Oficinas

Os Jesuítas a Oriente: Missionação e Aventura 6-12 anos 28 NOV, 12 DEZ: 15H -17H MP

OCEANÁRIO

Dormindo com os Tubarões Maiores de 4 anos E / PG / MP

MP / PG / E / GO

E / MP

Domingos em Família

Workshop para famílias 3-10 anos 1 NOV: 10H30-12H, 12H -13H30 Info: 913 916 909

Mais Perto da Natureza

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Ateliês

O médico do mar, Os segredos do mar, O Grande Jogo dos descobrimentos, Puzzle fantástico, Entre fronteiras, Vou de viagem, o que levo na bagagem, Herbarium, Cruzando mares e oceanos, Entre Fronteiras MP

CINEMA/ FOTOGRAFIA ATMOSFERA M

Filminhos Infantis à Solta pelo País

O Primeiro Outono, Ginjas e o Balão, O Miúdo Loiro e a Ovelha Branca, As Aventuras de Miriam: o Ninho, Tigre, Foxy & Meg estão de Férias, Mancha e Manchinha: Perdidos, Uma Galinha bem passada, No Fim do Mundo Maiores de 4 anos 7 NOV: 15H PG Info: atmosferam.lisboa@ montepio.pt AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

Filminhos Infantis à Solta pelo País

O Primeiro Outono, Ginjas e o Balão, O Miúdo Loiro e a Ovelha Branca, As Aventuras de Miriam: o Ninho, Tigre, Foxy & Meg estão de Férias, Mancha e Manchinha: Perdidos, Uma Galinha bem passada, No Fim do Mundo Maiores de 4 anos 15 NOV: 11H30 PG Info: servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org CULTURGEST

Ilusões de Papel

Cinema em papel Maiores de 4 anos 14, 15 NOV: 16H PG 9 A 13 NOV: 10H E / GO / MP

79


80

C R I A N ÇAS C I N E M A / F O TO G R A F I A / C I R C O / DA N ÇA DARC

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Cursos de Expressão Corporal, Dramática e Cinema

Tendas Circus

Workshop de artes circenses QUA: 18H -20H, DOM: 9H -13H Info: 936 140 727

3-16 anos ATÉ JUN Vários horários

CHAPITÔ

SÁB: 10H

4-12 anos QUA: 18H MP

O Primeiro Outono, Ginjas e o Balão, O Miúdo Loiro e a Ovelha Branca, As Aventuras de Miriam: o Ninho, Tigre, Foxy & Meg estão de Férias, Mancha e Manchinha: Perdidos, Uma Galinha bem passada, No Fim do Mundo Maiores de 4 anos 21 NOV: 15H30 PG Info: servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org

TEATRO D. LUÍS FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Aulas de Novo Circo

Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio, Lira, Corda SEG A QUI: 18H -19H30, SÁB: 11H -13H MP / IA

DA N ÇA

CIRCO

A LOJA DAS ATIVIDADES

Ballet Criativo

ARMAZÉM 13

3-6 anos SÁB: 15H

Circo Kids

Workshop de atividades circenses SÁB: 11H

ACADEMIA DE DANÇA DANÇARTE

Cursos

Aulas de Dança

ART!IST – ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO & PERFORMANCE

Cursos de Hip-Hop Info: 912 561 972

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

CENTRO MUNICIPAL

Corrida (5 e 10km) Caminhada (2,5km) Atividades desenvolvidas Treino de Resistência Cardiovascular Treino da Flexibilidade Avaliação Física . Testes de Pista

Danças Tradicionais e de Roda Maiores de 5 anos DOM: 10H -11H

C.E .M – CENTRO EM MOVIMENTO

Dançar uma História Maiores de 4 anos SEX: 18H30-19H30

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Ballet

Hip-Hop

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO

Dança clássica, dança contemporânea, dança criativa, barra de chão Info: pontifice73@gmail.com IA

CENTRO DE FORMAÇÃO – CASA DO ARTISTA

Bailado clássico

Maiores de 3 anos Info: 919 626 383 (Academia de Ballet)

Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira t. 218 170 141 email pista.moniz.pereira@cm­lisboa.pt

www.cm­lisboa.pt

3-6 anos MP

DANÇA LIVRE - ESCOLA DE DANÇA

Ballet

A partir dos 3 anos VÁRIOS HORÁRIOS

Aulas de Dança Flamenca

DANCE SPOT

Hip-Hop, Ballet, Contemporâneo, Sapateado MP

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Ballet, Contemporânea, Jazz, Tradicional Irlandesa, Hip-Hop, Danças Orientais MP ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Ballet Kids

MP

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Danças espanholas, Dança para crianças IA / MP

FORUM DANÇA

Dança Contemporânea 9-13 anos SEG: 18H30-19H30 MP

Pré-ballet e Dança Criativa 3-5 anos QUA: 17H45-18H30

IA

FULLOUT DANCE ACADEMY

CHAPITÔ

MP

QUI: 18H

JAZZY DANCE STUDIOS

Capoeira mais informações:

Dança Criativa

3-8 anos SÁB: 10H -11H Info: xavierflamenco@gmail.com

TER, QUI: 18H45-19H45 Info: 936 140 727 MP

Percursos com acompanhamento técnico

DANCE FACTORY STUDIOS

ATELIER DO PAÇO

VÁRIOS HORÁRIOS

PISTA DE ATLETISMO MUNICIPAL PROF. MONIZ PEREIRA

VÁRIOS HORÁRIOS

DANÇATTITUDE

Maiores de 5 anos SÁB: 10H -11H MP

QUA: 17-18H

de Marcha e Corrida de Lisboa

Dança Criativa, Ballet, Hip-Hop Kids & Teens

Ballet

Nhó Nham Ró Ró Bebés Running Center

DANÇA DO SABER

MP / IA

MP

Ateliê de Circo

Filminhos Infantis à Solta pelo País

MP

ALUNOS DE APOLO – ESCOLA DE DANÇA

IA / MP

MUSEU COLEÇÃO BERARDO

Ballet, Dança Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop, Dancehall Info: 938 514 529 / 217 147 244

Ballet Kids, Hip-Hop Break Dance Kids, Capoeira Kids, Hip Hop Babies, Hip Hop Kids, Shake-it-up Teens MP


C R I A N ÇAS DA N ÇA / F E S TAS D E A N I V E R SÁ R I O LX DANCE

Ballet MP

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

Mais Novos

Uma Luz na Terra

10-24 meses 1, 7, 8 NOV: 11H, 16H SOU – MOVIMENTO E ARTE

Dança Criativa 2-14 anos MP

TEATRO D. LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Dança Criativa

ALMA CHEIA

Zen Kids

SÁB: 17H30-19H, SEG: 18H30-19H30 Info: 960 271 750 | projetozenkids@gmail.com ART!IST – ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO E PERFORMANCE

Judo, Condição Física Info: 912 561 972

CASA DE GIZ – ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Happy Yoga

5-12 anos TER: 18H -18H45 IA / MP

3-5 anos SEG: 17H30 MP

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

WORK IN STUDIO

TER, QUI: 18H -19

Aulas de Dança Criativa Contemporânea 6-9 anos IA

F E S TAS D E A N I V E R SÁ R I O CASTELO DE SÃO JORGE

Núcleo Museológico 6-12 anos SÁB, DOM: 15H -18H E / GO / MP

Capoeira

Savate Kangaroo

SEG, QUA: 18H -19H Info: 936 140 727 MP

CMS - CENTRO DE MEDITAÇÃO SOLARIS

Tai-Chi

Maiores de 10 anos SÁB: 12H -13H ESPAÇO YOGA RESTELO

Babyoga MP

MAPA – ESPAÇO CRIATIVO Maiores de 4 anos TODOS OS DIAS

GINÁSIO BEIJA-FLOR

Capoeira Infantil

MP

3-16 anos QUA , SEX: 19H30-20H30

MUSEU DA MARIONETA 5-12 anos SÁB, DOM

GINÁSIO CLUBE PORTUGU ÊS

VER MAIS INFORMAÇÃO EM WWW.AGENDALX.PT

G I N ÁS T I CA / D E S PORTO A LOJA DAS ATIVIDADES

Karaté

3-6 anos DOM: 11H -11H45 7-12 anos DOM: 12H -12H45 ACADEMIA DE DANÇA – DANÇARTE

Karate

Info: 938 514 529 / 217 147 244 MP

Aikido, Ginástica, Judo, Esgrima, Tiro com Arco, Capoeira, Futebol MP

GYMBOREE

Play & Learn: Música, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness

Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 26 A 29 DE NOVEMBRO PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

JAZZ = A ARTE DE TOCAR EM LIBERDADE

Este mês, a Fábrica das Artes promove uma atividade para crianças em que o jazz é o convidado principal. Através de vídeos e exemplos práticos, os mais pequenos tomarão contacto com os instrumentos e as formações mais comuns no jazz, bem como com o swing, a improvisação e a importância da interação entre músicos. Os jovens vão aprender um dos temas mais famosos da história do jazz, o C Jam Blues , de Duke Ellington. Nesta oficina, as crianças vão ser intérpretes e compositores, inventando a música à medida que a tocam. E porque jazz é música em liberdade, todos poderão tocar aquilo que sentem. A oficina tem um custo de 3,50€ durante a semana, e de 6€ ao fim de semana. FS

Yoga

Maiores de 3 anos VÁRIOS HORÁRIOS IA

IA

JAZZY DANCE STUDIOS

HIPÓDROMO DO CAMPO GRANDE

4-12 anos

Aulas de equitação

ACADEMIA TALENTOS À VISTA

ISSHIN DOJO – LX FACTORY

4-14 anos TER, SEX: 18H15-19H

6-14 anos

Aulas de Taekwondo

81

Aikido

Ginástica, Capoeira MP

JUST4TEENS

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças TER A QUI: 10H -12H

A LOJA DAS ATIVIDADES

Pilates

Maiores de 14 anos SÁB: 11H -11H45 MUSEU DO ORIENTE

Aula Aberta de Tai Chi para Pais e Filhos Maiores de 7 anos 14 NOV: 10H -11H30 EG / MP


82

C R I A N ÇAS G I N ÁS T I CA / D E S P O R TO / JA R D I N AG E M / L E T R AS NEXGYM

Dodgeball, Defesa Pessoal, Fitness, Badminton, Ginástica

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

A Escrita Chinesa Maiores de 6 anos MP

MP

A PISCINA DOS BEBÉS

Natação, Hidroterapia MP

POLIVALENTE DE SANTA CATARINA

Futsal

6-12 anos TER E QUI: 18H30-20H QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

Yoga entre Histórias 3-8 anos 7 NOV: 10H15, 11H30

Ateliê dos Sentidos

Primeiras Descobertas 6-12 meses 29 NOV: 10H30 13-24 meses 29 NOV: 11H30

CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS

Estudo Lúdico da Língua Inglesa Maiores de 6 anos MP

CENTROS HELEN DORON EARLY ENGLISH

Helen Doron Early English Ensino de inglês 3 meses-14 anos MP

ESCOLA SECUNDÁRIA PEDRO NUNES

Aulas de Mandarim

QUA: 14H30-15H30 IA ESCREVER ESCREVER

Escrita Criativa

ATÉ JUN/16 6-18 meses SÁB: 10H30 19-35 meses SÁB: 11H30 3-5 anos SÁB: 16H Info: info@cabecudos.com       

Contos do Lápis Verde Leituras encenadas 8-12 anos 17, 18 NOV E / GO / MP

Info: bilheteira@ teatromariamatos.pt 

Parece um Pássaro

Leituras encenadas 5-7 anos 21, 22, 28, 29 NOV: 16H30 PG

MUSEU DAS CRIANÇAS

Hora do Conto

Um Sapato Especial 3-7 anos MP / E

7-12 anos 15 NOV: 11H -13H MP

MUSEU MILITAR

4 meses-12 anos VÁRIOS HORÁRIOS

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

8-12 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 / 967 455 116

IA / MP

JA R D I N AG E M ESCOLA DE JARDINAGEM

Jardim do Saber, Mãos Verdes 3-12 anos SEG A SEX

Programas de Sensibilização Ambiental MP / EG

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

O Ciclo do Pão

Maiores de 3 anos 21 NOV: 11H, 15H

Aromas e Sabores Maiores de 3 anos 7 NOV: 11H, 15H

L E T R AS CASA FERNANDO PESSOA

Tenho um Amigo Imaginário! Oficina de escrita 3-5 anos 7 NOV: 10H30 MP

Hora do Conto

3-5 anos QUA: 17H30-18H MP / EG EVOÉ - ESCOLA DE ACTORES

Escrita Criativa E / GO / MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Acrescenta um Ponto!

Contadores de Histórias SEG: 18H30-20H30

Oficina pedagógica 9-12 anos TER A SEX MP / E

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Estranhos Vizinhos! 2-4 anos Contos 29 NOV: 10H, 11H30

Grandes Invenções: a Escrita

Monstros debaixo da Língua

Oficina de expressão plástica e de escrita 15 NOV: 10H30 SALA D’AULA

Visita oficina 6-12 anos 7 NOV: 14H30

Mandarim

LEITURIA

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Era uma Vez... na Leituria Hora do Conto 7, 21 NOV: 11H

Onde moram as Histórias 6-12 anos 21 NOV: 15H30

LIVRARIA CABEÇUDOS

Prol - Programa de Literacia Emergente em Família

Guitarra, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria, Canto, Baixo Maiores de 6 anos Info: 917 687 025 MP

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

THE LITTLE GYM

Ginástica

ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

6-12 anos IA

Cresce e Aparece Boca Aberta

ACADEMIA DE M ÚSICA DE TELHEIRAS

Música para Bebés e Papás Até aos 3 anos TER: 18H30

ACADEMIA NACIONAL DE M ÚSICA CARLOS SEIXAS - PÓLO DE ROMA/ ALVALADE

Aulas de Piano

Maiores de 6 anos IA ACADEMIA NOVAS LETRAS

Piano, Guitarra, Saxofone, Violino, Violoncelo, Bateria, Flauta e Acordeão SEG A SEX: 14H -20H

ALMA ESCOLA DE ARTES

Técnica vocal

Maiores de 6 anos QUA , QUI, SÁB ARTE GRAÇA

Música para Bebés 4 meses-3 anos DOM: 10H Info: geral@anapar.pt

ARTE ILIMITADA

Ateliês de Expressão Plástica Crianças SEG: 17H -19H, QUA: 14H30-16H30, SÁB: 11H -13H

Desenho

Jovens TER: 17H -19H ARTS2SCIENCE

Violino, violoncelo, piano, teoria musical IA

Leituras encenadas Até aos 6 anos 7, 14, 21, 28 NOV: 16H

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

EG

SÁB: 10H30 MP

M Ú S I CA

Guitarra

ATENEU COMERCIAL DE LISBOA

Iniciação Musical

Academia Nacional de Música Carlos Seixas

MP / IA

IA

ACADEMIA DE M ÚSICA 0-36 meses

Música para Bebés


C R I A N ÇAS M Ú S I CA AVENIDA AFONSO III, 77, R/C DIR, ALTO DE SÃO JOÃO

Aulas de harpa e harpa elétrica Com Eva Guerra Maiores de 7 anos TER, SEX: 18H -21H Info: evaguerra@gmail.com

Instrumentos de Sopro Maiores de 8 anos TER, SEX: 19H

CASA DE CULTURA DA JUNTA DE FREGUESIA DE OLIVAIS

Projeto Reciclo Orquestra

Oficina de construção de instrumentos musicais 6-17 anos QUA: 19H -20H30, SÁB: 10H -13H

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

Instrumentos Musicais Chineses Maiores de 6 anos MP

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Música Pra Ti

Música para Bebés 0-18 meses 7 NOV: 10H 18-36 meses 7 NOV: 11H

Bebés bem-dispostos

Relaxamento e harmonização do bebé 0-18 meses 21 NOV: 10H

Guitarra, Acordeão, Violino, Violoncelo

MUSEU DO FADO

MP

Só é Fadista quem Quer

Maiores de 6 anos

CLUB CLÍNICA DAS CONCHAS

Curso de Música para Bebés

Carlos Guerreiro, Sanfona

SÁB MP

Jazz = a Arte de Tocar em Liberdade

Info: cultura@comunidadehindu. org | 217 576 524

Maiores de 6 anos 7 NOV: 18H

Oficina de música Maiores de 8 anos 26, 27 NOV: 10H E / GO / MP

28 NOV: 15H30, 29 NOV: 11H30 PG

CASA DO GIL

83

COLISEU DOS RECREIOS

Ruca ao Vivo – Novo Concerto de Natal

COMUNIDADE HINDU

Aulas de canto e instrumentos MP

ESCOLA EB23 PEDRO DE SANTARÉM

Curso de Percussão, Afro Brasileira, Samba Reggae Maiores de 10 anos TER: 18H Info: blocooxala@gmail.com (Bloco Oxalá)

22 NOV: 15H

TARZAN Filipe La Feria volta às grandes produções para crianças com mais um herói do imaginário infantil. Desta vez, a escolha do encenador recaiu sobre a obra-prima do escritor americano Edgar Rice Burroughs, Tarzan. Popularizado pela Disney, Tarzan é filho de aristocratas ingleses que desembarcam na selva africana. Um motim deixa Tarzan órfão na selva, passando então a viver com macacos. A obra de Burroughs transmite uma grande lição de vida e uma reflexão sobre o ser humano, a sua condição e os seus valores. O musical estará em cena diariamente com duas sessões para escolas, e ao fim de semana para o público em geral. O espetáculo conta com a participação de grandes atores, cantores e bailarinos e promete encher o palco de música e alegria. FS

MP / GO

MUSEU DA MARIONETA

Tarará Tchim

Música para bebés 6 meses-3 anos 28 NOV: 16H, 29 NOV: 11H30 PG

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Há música no Azulejo!

Visita de descoberta e concerto de piano comentado 4-12 anos E / GO / MP

Info: 218 100 340 M ÚSICA – CAMPO DE OURIQUE

Aulas de piano e música Info: 931 402 010

Até aos 3 anos

Até aos 4 anos DOM: 09H

MUSEU DAS CRIANÇAS

Concerto para Bebés

4-6 anos

TEATRO POLITEAMA TERÇA A SEXTA , ÀS 11H E ÀS 14H SÁBADO E DOMINGO, ÀS 15H RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO, 109 213 405 700 / WWW.TEATRO-POLITEAMA.COM

6-15 anos

OCEANÁRIO

Música para Bebés

Cursos de Piano, Teclado, Flauta,

6-10 anos

MINIMUNDO CLAVE E SOM, ESCOLA DE M ÚSICA

Iniciação Musical

Fado Menor

Música no Museu 3-8 anos MP / E

Fado Miudinho

Até aos 3 anos SÁB: 09H


84

C R I A N ÇAS M Ú S I CA / T E AT R O SOU – MOVIMENTO E ARTE

Guitarra, Violino, Piano, Flauta Transversal, Sitar e Alaúde Turco 2-16 anos

Acordeão de Teclas Maiores de 10 anos MP

VOZES EM CONSERTO

Canto, Dança, Piano, Guitarra, Coro, Teoria Musical MP

Lusíadas (de Calções), Falar Verdade a Mentir 10H30, 13H, 14H30, 15H Info: Companhia de Teatro O Sonho - 218 861 799 E / GO / MP

AUDITÓRIO PEDRO ARRUPE

A Aventura de Ulisses Maiores de 6 anos

Auto da Barca do Inferno

Maiores de 12 anos Info: www.culturalkids.com.pt

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Sopa Nuvem

Maiores de 6 anos 12, 13 NOV: 11H E / GO / MP

14 NOV: 15H30 15 NOV: 11H30 PG

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

Curso de Expressão Dramática 6-12 anos IA

E / GO / MP

FORUM DANÇA

Teatro

9-15 anos TER: 18H30-19H45 MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

O Cão que corre atrás de Mim (e o Avô Elísio à Janela) 5, 6 NOV: 10H E / GO / MP

1, 8 NOV: 11H, 16H30, 7 NOV: 16H30 PG

MUSEU DAS CRIANÇAS

Auto da Barca do Inferno

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DE MONSANTO

ATÉ JUN SEG Info: 964 379 701 ( Palco de Chocolate)   MP

Oficina de teatro 6-12 anos ATÉ 19 DEZ SÁB: 10H -12H Info: kids@artseven.pt / 219 622 269

Peças itinerantes Info: lanterna.magica@iol.pt | 919 210 554  (Teatro Lanterna Mágica)

CASA DO ARTISTA

CULTURGEST

Capucha Vermelha

30 DA MOURARIA – PSICOTERAPIA E MOVIMENTO

7-15 anos SÁB: 10H -13H

Teatro e oficina de ilustração Maiores de 5 anos 28, 29 NOV, 5, 6 DEZ: 16H

Memórias Partilhadas

T E AT R O

O Mundo dos Legumes, O Cozinheiro Trapalhão, A Lição da Árvore, O Mimo vai à Escola, A Castanha Brincalhona, O Livro Amigo 

Drama e Movimento para Miúdos Tímidos, Atrevidos e Mais ou Menos 4-10 anos QUA: 17H -18H MP

Info: 30damouraria@gmail.com ASSOCIAÇÃO LAMIRÉ

História de Portugal, A Princesa Pele de Cavalo Peça itinerante E / MP

Info: lamire.animacao@gmail. com  | 935 627 536 ARTYAPLAUSOS

Iniciação às Artes Perfomativas 8-12 anos SÁB: 10H -13H

Aulas de Teatro para crianças e jovens

Curso de Teatro Musical Classe Júnior Curso de Teatro Classe Drama Maiores de 15 anos SÁB: 15H -18H

CASA DO BRASIL

Oficina de Teatro

10-14 anos TER, QUI: 17H -19H CASA DO CORETO

A Alma da nossa Terra Lendas e histórias Maiores de 4 anos 7 NOV: 15H

A Árvore que vive em Nós Histórias Maiores de 6 anos 14 NOV A 12 DEZ SÁB: 15H

CASA FERNANDO PESSOA AUDITÓRIO DA ADCEO

Auto da Barca do Inferno, Falar a Verdade a Mentir SEG A SEX: 10H30, 14H30 E / MP

AUDITÓRIO DO GCDT DO BES

Antes de Começar, o Cavaleiro, Auto da Barca do Inferno, Os

Abre as Cortinas da tua Imaginação 3-11 anos SEG A QUI E / GO / MP

CASTELO DE SÃO JORGE

Sábados no Castelo

Baú da Descoberta Maiores de 6 anos 7 NOV: 17H MP

Art7Kids

Alfa e Iate PG

30 NOV A 4 DEZ: 10H, 14H30 E / GO / MP

ESCOLA DE ACTORES ILHA D’ARTE

Cursos e workshops Maiores de 8 anos IA

ESPAÇO LUA CHEIA

Estórias, Chá e Bolinhos...

9º ano de escolaridade E / MP

MUSEU DA MARIONETA

A Maior Flor do Mundo Maiores de 4 anos 1 NOV: 11H30

Maiores de 3 anos 14 NOV: 16H, 15 NOV: 11H30

Maiores de 4 anos 21 NOV: 16H, 22 NOV: 11H30 PG

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

A Bela Adormecida 1-5 anos 22 NOV: 10H30

Branca de Neve e os Sete Anões

25 NOV: 21H Info: 938 018 777

1-5 anos 29 NOV: 10H30 Info: 217 567 410 (Palco de Chocolate)

EVOÉ - ESCOLA DE ACTORES

MUSEU DE SÃO ROQUE

SÁB: 10H30-12H

15-18 anos 14, 21, 28 NOV: 18H30 PG ATÉ 30 MAI SEG: 10H

Iniciação ao Teatro para Crianças Iniciação ao Teatro para Jovens

Paiaçu ou Pai Grande

E / GO / MP

SÁB: 14H30-16H MP / IA

NEXGYM

GATO QUE LADRA

MP

Oficinas

Teatro aos Sábados 4-12 anos SAB: 11H

Mikado Grupo de Teatro 13-18 anos SÁB: 16H Info: producao@gatoqueladra. com / 968 382 245 MP

Aulas de Teatro OFICINA DA PESSOA

Expressão teatral 6-12 anos SÁB: 14H -15H30

PALÁCIO DE LAGUARES

Crescer Teatrando Oficina de teatro 4-12 anos IA


C R I A N ÇAS T E AT R O

85

TEATRO TURIM 7 A 29 DE NOVEMBRO: SÁBADOS, ÀS 16H, DOMINGOS ÀS 11H ESTRADA DE BENFICA, 723 A / 217 606 666 / WWW.TEATROTURIM.COM

A MENINA QUE DETESTAVA LIVROS Mina tem a casa cheia de livros mas, por ironia do destino, detesta ler! O seu gato Max também não lhes acha muita graça, até que um dia algo inesperado acontece. Quando uma pilha de livros cai no chão, várias personagens saem do seu interior. A única forma de as devolver às suas páginas é lendo as histórias. Depois de tão árdua

tarefa, será que Mina vai continuar a detestar livros? Baseada na obra da autora indiana Manjusha Pawagi, esta é uma peça visualmente atrativa que recorre ao uso de marionetas e figuras de sombras. Indicada para maiores de quatro anos, está em cena todos fins de semana de novembro, no Teatro Turim. FS

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

TEATRO ARMANDO CORTEZ

TEATRO D. LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

16 NOV: 10H30, 14H30

Maiores de 3 anos ATÉ JUN TER A SEX: 11H, 14H30

Maiores de 6 anos 14 NOV A 27 DEZ SÁB: 16H, DOM: 11H

O Médico do Mar E / GO / MP

PROPOSITÁRIO AZUL, ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA

Auto da Índia, Auto da Barca do Inferno, Luzes, Câmara… Confusão!!, O Cavaleiro da Dinamarca Peças itinerantes Info: teatromais.propositario@ gmail.com  |  933 288 560 E / MP

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Curso de Teatro 14-16 anos SEX: 17H -19H MP

Cinderela

Conto de Natal

TEATRO POLITEAMA

Tarzan

ATÉ JUN TER A SEX: 11H, 14H E / GO / MP

SÁB, DOM: 15H

E / GO / MP

PG

PG

PG

E / GO / MP

TEATRO TIVOLI BBVA

TEATRO AZUL

Oficinas de Expressão Dramática

SÁB, DOM: 15H

Histórias da Avozinha

Contos populares contados pela atriz Florbela Queiroz E / MP

TEATRO BOCAGE

El Rei Tadinho no Reino das Cem Janelas Maiores de 3 anos ATÉ 21 NOV SÁB: 16H

SEG A SEX: 11H, 14H

8-16 ANOS Info: 968 060 047 | geral@ companhiadaesquina.com MP

TEATRO PAPA-LÉGUAS

Aventuras de João Ratão

VÁRIOS HORÁRIOS

Uma História do Outro Mundo Maiores de 4 anos ATÉ 30 JAN SÁB: 16H PG

SEG A SEX: 11H, 14H30 GO / E / MP

TEATRO DA TRINDADÉ

A Bela e o Monstro

Kéketem?!

Maiores de 4 anos 21 NOV A 27 DEZ QUA A SEX: 11H, 14H

E / MP

SÁB: 16H, DOM: 15H

Espetáculo itinerante

E / GO / MP PG


86

C R I A N ÇAS T E AT R O / V I S I TAS G U I A DAS TEATRO TURIM

Medos

Maiores de 6 anos 7 A 29 NOV SÁB: 16H, DOM: 11H TEATRO VILLARET

Pippi das Meias Altas Maiores de 4 anos 21 NOV ATÉ FEV SÁB, DOM: 11H, TER: 21H30 PG

VOZES EM CONSERTO

Arte Dramática MP

V I S I TAS G U I A DAS ARQUIVO HISTÓRICO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Letras Habitadas

Visita com aletiê 6-10 anos SEG: 14H -18H, TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H E / GO / MP / EG / IA / PG

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS CASTELOS

Percurso Medieval, Percurso Lisboa Quinhentista, Percurso Pombalino E / GO / MP

Info: 918 748 695 BANCO DE PORTUGAL

Porquê visitar o Museu? Maiores de 6 anos QUA , QUI, SEX: 10H30, 14H30 EG / MP

Lixbõa e o Rei que escrevia poesia

Visita orientada Maiores de 6 anos QUA , QUI, SEX: 10H30, 14H30 EG / MP

O tempo narrado pela Arqueologia

Visita ateliê Maiores de 6 anos QUA , QUI, SEX: 10H30, 14H30 EG / MP

BIBLIOTECA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Ser Bibliotecário Por um Dia

Visita guiada temática com atividades 12-18 anos SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H E / GO / MP / EG / IA / PG

CASTELO DE S. JORGE

Domingos em Família Visitas em Família Maiores de 5 anos 22 NOV: 11H MP

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

Visitas Guiadas Maiores de 6 anos MP

CASA FERNANDO PESSOA

P’la Aldeia de Pessoa

Percurso pedestre que dá a conhecer locais de Lisboa importantes para Fernando Pessoa Início: Largo Camões, fim: Terreiro do Paço 6-11 anos SEG A QUI E / GO / MP CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Recriação de Época: Elisa, a criada do Dr. Anastácio Gonçalves, apresenta a Casa e as Obras de Arte às crianças

CULTURGEST

A Culturgest na Escola: Serviço Educativo Portátil Visitas, jogos, oficinas, debates E / MP

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

Visitas guiadas ao Palácio do Beau Séjour GO / MP / EG

GALERIA MILLENNIUM

Visitas orientadas E / GO / MP

Visita guiada EG / MP

Qual a diferença entre refugiado, migrante, emigrante ou imigrante? Refugiados = pessoas que tiveram de abandonar o seu país para fugir a uma perseguição, a uma condenação ou a uma guerra. Migrantes = pessoas que mudam de região ou de país. Emigrantes = pessoas que saem voluntariamente para outro país.

TER DÚVIDAS É SABER Portanto, o que vem assolando presentemente a Europa é uma vaga de refugiados – e não de “(i/e)migrantes.

Imigrantes = pessoas que se estabelecem em região ou país diferente do seu. uma parceria :

www.ciberduvidas .pt


C R I A N ÇAS V I S I TAS G U I A DAS JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

Visita Geral, As Plantas Oficinais, O Sabor e os Cheiros PG / MP Os Campeões do Jardim, À Descoberta do Jardim 4-5 anos

A Planta, O Herbário Ensino básico

Plantas de todo o Mundo, Quem sou Eu? Como me Chamo? Ensino secundário E / MP

JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Na Ponta do Lápis Visitas guiadas e atividades temáticas E / GO / MP

LAVADOURO PÚBLICO DE CARNIDE

À Descoberta do Lavadouro!

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º DOM: 11H

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Dentro de Cena

87 MUSEU DA ELETRICIDADE

Percurso Monumental

Visita guiada ao Teatro Maiores de 3 anos TER A DOM: 15H-20H EG / MP

SÁB, DOM, FER: 10H30, 12H, 15H, 16H30 PG SEG A DOM: 10H, 11H30, 14H, 15H30 E / GO / MP

MERCADO 31 DE JANEIRO

Percurso Secreto

Vamos Todos ao Mercado

Visita guiada e atividade lúdica no âmbito da Educação Alimentar MAIORES DE 8 ANOS TER A SEX: 9H30-12H E / MP

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Brincando no Mosteiro, Animais do Mundo, Animais do Rei

Maiores de 12 anos 1º DOM: 11H PG

Percurso Secreto Maiores de 12 anos E / GO / MP

MUSEU MILITAR

Visitas históricas guiadas 8-12 anos

E / GO / MP

Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765

Visitas guiadas e oficinas pedagógicas TER A SEX E / MP Info: 965 503 841 | 213 620 034

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visita jogo Maiores de 6 anos 1 NOV: 11H30 MP

Serão as Cores iguais em todos os Tempos?

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Uma Viagem pela História do Azulejo Visita orientada Maiores de 8 anos Info: 218 100 340 E / GO / MP / EG

MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais MP / GO / E

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Galerias da Amazónia Visitas guiadas

Galerias da Vida Rural

Visitas guiadas E / GO / MP / EG MUSEU NACIONAL DO TRAJE & PARQUE BOTÂNICO DO MONTEIRO -MOR

Visitas gerais

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas

Trajes no Paço: Memórias Escondidas, Histórias de um Vestido Tagarela… e mais esta e mais aquela!, Todos dizem que é seu, mas o dono sou eu!

MP

E / GO / MP

SEG A SEX


88

C R I A N ÇAS V I S I TAS G U I A DAS

Visitas temáticas

O Traje a sua Época: os sécs. XVIII e XIX, O Traje e a sua Época: do séc. XIX aos nossos dias, Sob saias e Corpetes… entre Rendas e Colchetes! E / GO / MP

Flor Desaparecida

Visita de exploração com oficina E / GO / MP

Dos Angeja aos Palmela: um percurso no traje e na História Visita com animação E / GO / MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Visita guiada ao museu Até aos 12 anos MP

Visita guiada ao Palácio de Belém e jardins SÁB: 11H -16H, DOM: 14H30-16H MP

MUSEU DE SÃO ROQUE

Personagens Animadas, Histórias

Transformadas

Visita com ateliê de animação 8-12 anos 1 NOV: 10H

A Brincar Construímos o Passado Visita ateliê de arte 6-12 anos 7 NOV: 14H30

Há Animais no Museu? Visita-animada 3-8 anos 8, 29 NOV: 10H

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre arquitetura e urbanismo Visita com ateliê de arte 10-15 anos 14 NOV: 14H30

O que nos dizem as Cores Visita-animada 6-12 anos 15 NOV: 10H

Pelos Sentidos do Barroco

Uma História Colorida 3-8 anos 22 NOV: 10H

Vamos conhecer o Oriente em São Roque Visita-jogo 10-15 anos 28 NOV: 14H30 PG

OCEANÁRIO

Visitas guiadas à exposição permanente Maiores de 4 anos E / PG

Visitas guiadas à exposição Tartarugas Marinhas – A Viagem Maiores de 4 anos

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

Visitas Guiadas SEG A SEX MP

PANTEÃO NACIONAL

Era uma vez uma Igreja e uma princesa – Vamos conhecer o Panteão Nacional e ouvir a história da Igreja de Santa Engrácia Visita com atividade 4-6 anos

Revivendo a História: O Panteão – do passado ao presente Visita com jogo 7-12 anos

E / PG

E / PG / MP

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

PENTÁCULO EXPO – ACADEMIA DE ESTUDOS

E / GO / MP

MP

A Primeira visita, Visita encenada e Um Monumento singular

Atividades lúdicas e culturais com visitas a museus e castelos

Visita guiada temática com atividades 10-15 anos 21 NOV: 14H30

2015

20 SET/30 DEZ EXPOSIÇÃO LUÍS FILIPE E A FARSA DA VIDA

MUSEU BORDALO PINHEIRO


C R I A N ÇAS O U T R O S PRAÇA DA FIGUEIRA

Lisboa, Cidade Encantada

Visita guiada pela Baixa 6-12 ANOS MP Info: info@lisbonforkids.com

89

CASTELO DE S. JORGE

Domingos em Família Jogos em Família Maiores de 5 anos 1 NOV: 11H

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

TORRE DE BELÉM

Heróis do Mar

6-12 anos Visita pela zona de Belém 21 NOV: 14H30-17H MP Info: info@lisbonforkids.com

Há Piratas Na Torre !, A viagem de Nuno Tristão, Armas e Brasões, À Descoberta de Novos Mundos, Vem Conhecer a Torre Visitas guiadas e oficinas 3-12 anos TER A SEX E / MP Info: 965 503 841 | 213 620 034

OUTROS

Academia de Filosofia 4-17 anos Info: 931 462 210  IA

CMS - CENTRO DE MEDITAÇÃO SOLARIS

Ateliê de Competências para Crianças SÁB: 18H -19H

CÓCEGAS NOS PÉS

O que é ser tratado como uma Pessoa? Oficina de perguntas 4-6 anos 29 NOV: 10H -11H 7-10 anos 29 NOV: 11H -12H MP

A LOJA DAS ATIVIDADES

Info: geral@cocegasnospes.com

Pequenas atividades para grandes crianças

DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO CIVIL

A segurança em casa, na rua e nos espaços públicos 5-10 anos SEG A SEX: 9H -12H, 14H -16H30 GO / MP

ESPAÇO SAÚDE MED

Bebés Curiosos

Atividades de socialização e descoberta Maiores de 6 anos ATÉ JUN SEG, QUA , SEX: 10H -12H MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

MUSEU MILITAR

Um enigma no Museu

8-12 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 / 967 455 116 E / GO / MP

TERREIRO DO PAÇO

Peddy-Paper para os Pequeninos Maiores de 6 anos 21 NOV: 10H -13H MP

Info: geral@timetravellers.pt TOP ENSINO

Aulas regulares de Meditação

Peddy Paper no Museu 4-12 anos

8-12 anos SÁB: 10H -10H45 4-7 anos SÁB: 11H -11H45

E / GO / MP / EG

IA / MP

Info: 218 100 340 MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Jogos

Peddy-Paper, Guia de Exploração Pedagógica, Caça ao Tesouro, Quem é Quem?

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

E / MP

Maiores de 3 anos DOM: 9H30-13H

> Contactos pág 91

INSCRIÇÕES A PARTIR DE

NOVEMBRO MODALIDADES:

Basquetebol, Ténis de Mesa, Futsal, Ginástica, Judo, Atletismo, Voleibol, Natação, Andebol, Ciclismo, Rugby e Xadrez

kiko Fique atento ao site:

www.cm-lisboa.pt/olisipiadas www.facebook.com/olisipiadas


Publicidade

CONTACTOS

A Abysmo R. da Horta Seca, 40, R/c; 211 912 755; www.abysmo.pt • Academia de Artes e TecnologiasR. Lagares d’El Rei • Academia das Ciências de Lisboa R. Academia das Ciências, 19; 213 219 730; www.acad-ciencias.pt • Academia de Dança – DançarteR. Prof. Simões Raposo, 8A; 217 147 244; www. dancarte.pt • Academia Danças do Mundo R. Visconde de Santarém, 71 B; 213 579 196; www.dancasdomundo.eu • Academia-Atelier Lázaro Lozano R. Tomás de Anunciação, 25 (Campo de Ourique) • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho, 3; 217 524 263; www.academialumiar.org • Academia Militar R. Gomes Freire; 213 186 900; www.academiamilitar.pt • Academia de Música R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 213 512 414 • Academia de Música da Graça Tv. São Vicente, 15, 1º dt; 917 687 025 • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www.clavedesoft.pt • Academia Novas LetrasAv. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www.novasletras.com • Academia Recreio Artístico R. dos Fanqueiros, 286, 1º • Academia de Santo Amaro R. da Academia Recreativa de Sto. Amaro, 9; 213 636 637 • Academia Talentos à Vista R. Álvaro Benamor, Lt. 8, Lj. 8A; www.talentos-a-vista.pt • Act - Escola de Atores LxFactory, R. Rodrigues Faria, 103, Edifício I-0.2; 213 010 168; www. act-escoladeactores.com • Alecrim 50 - Galeria de Arte R. do Alecrim, 48-50; 213 465 258; www.alecrim50.pt • Alunos de Apolo, Escola de Dança R. Silva Carvalho, 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo.com • AnjoDesign – Design e Restauro R. Tomás da Anunciação, 100B; 213 886 420 • Appleton Square R. Acácio Paiva, 27, r/c; 210 993 660; www.appletonsquare.pt • Armazém F R. da Cintura, Armazém 65, Cais do Gás; 213 220 160; www.armazemf.com • Armazém 13 R. Gomes Pereira, 11; 966 762 047; armazem13.cia-adn.com/blog • Arta Taberna das Almas Regueirão dos Anjos, 68-70; 963 023 435 • Arte Graça R. da Graça, 27-29; 965 858 009• Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215 • Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual R. de Santiago, 18; 218 801 010; www.arco.pt • Armazém F R. da Cintura, Armazém 65; 213 220 160; www.armazemf.com • Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 233 ; www.scml.pt • Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt. 3 a 6 - 1º; 213 807 100; arquivomunicipal. cm-lisboa.pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 180; antt.dglab.gov.pt • Arteilimitada - Escola de Artes Visuais Cç. da Estrela, 128, Anexo A; 213 954 401; www. arteilimitada.com • Arte pel’Arte R. Rodrigues Sampaio, 76, 1º • Artkids R. Pinheiro Chagas, 8, r/c; www.artkids.branded.me • Art!ist – Academia de Dança, Teatro & Performance R. da Manutenção, 45; 218 689 416; www. artist-ac.com • Artlier R. Gervásio Lobato, 47B; 939 067 111; www.cursos-artlier. com • Artyaplausos Urb. da Ameixoeira, R. Varela Silva, Lote 11 e 12, Loja A e B • Assembleia da República Palácio de São Bento; 213 919 000; www.parlamento. pt • Associação de Artesãos da Região de Lisboa R. de Entrecampos, 66; 217 962 497; aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de São Bento, 329, 2º; 213 845 380/5; www.acmlisboa.com • Associação Cultural Companhia Clara Andermatt R. dos Caetanos, 1, 3º; 213 470 333; www.claraandermatt.com • Associação Cultural Nova Acrópole Av. António Augusto de Aguiar, 17-4º Esq.; 213 523 056 ; www.nova-acropole.pt • Associação Para a Promoção Cultural da Criança – APCCR. Lagares de El-Rei, 21A, 1º esq.; 218 429 730; www.apcc.org.pt • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós, 20; 218 885 381; www.amigosdoscastelos.org.pt • Associação Renovar a MourariaBeco do Rosendo, 8; 218 885 203; www.renovaramouraria. pt; www.renovaramouraria.pt • Associação Subud R. do Centro Cultural, 23, 2º; 917 392 663 • ATLA – Associação de Tempos Livres de Alfama Beco de Santa Helena, 9 Esq; 218 879 739 • Ateliê 29 Travessa do Corpo Santo, 29 • Ateliê de Arte e ArtePsicoterapia R. Alexandre Herculano, 19; 213 558 060; www.a-ama.com.pt • Ateliê de Cerâmica Chamote FinoCç. da Quintinha, 17A • Ateliê MelícioTrav. Sargento Abílio, Ateliê 5 • Ateliê MFR. Santo António dos Capuchos, 33 B; 218 822 919 • Ateliê Musical do Areeiro R. Abade Faria n. 48, R/C dto.; 211 820 077 • Ateliê do Paço R. da Padaria, 25, 1º. Dto; cursolisboa. wix.com/ateliêdopaco• Ateliê RealR. Poço dos Negros, 55; 213 909 255 • Ateliê Santa RufinaCç. Conde de Penafiel, 9 A/B; 213 225 727 • Ateliê de São Bento R. da Quintinha, n 15, cv dir; 965 769 007 • Ateliês de Alfama R. Terreiro do Trigo, 52, 1º; 965 297 046; ralmstudio@gmail.com • Ateneu Comercial de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 110; 213 246 060 • Atmosfera M R. Castilho, n 5; 210 002 730; www.montepio.pt • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira, 17; 217 123 000; www.jf-benfica.pt • Auditório do GCDT do BES R. D. Luís I, 27; 213 907 192 • Auditório Pedro Arrupe R. da Ilha dos Amores, 53, 4º A – Parque das Nações; 213 426 374 www.culturalkids.com.pt B Banco de Portugal R. do Comércio, 148; www.bportugal.pt • Biblioteca Camões Lg. do Calhariz, 17, 2º esq.; 218 172 360; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca do ISCTE-IUL Av. das Forças Armadas, Edif. II; 217 903 024; biblioteca.iscte.pt • Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Grandella Est. de Benfica, 419; 217 712 310; republicaresistencia.cm-lisboa.pt • Biblioteca Nacional

de Portugal Cp. Grande, 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt • Biblioteca Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado; 217 141 535; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Olivais/Bedeteca de Lisboa Palácio do Contador-Mor, R. Cidade do Lobito; 218 507 100; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 217 549 030; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702 • Biblioteca de São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672; blx.cm-lisboa.pt • Bike a Wish R. das Fontainhas a São Lourenço, 29 B; 211 329 949; www.bikeawish.com • B.Leza R. Cintura do Porto de Lisboa, Armazém B, 963 612 816 • Bode ExpiatórioR. Abílio Lopes do Rego, 12; 968 581 898; www.bode-expiatorio.com • O Bom O Mau e o Vilão R. do Alecrim, 21; 967 959 287 • Booktailors R. dos Fanqueiros, 96, 3º Esq

C Cá – Ateliê de Expressão Plástica R. da Páscoa, 12 r/c dto; 211 561 348; atelie.ca@gmail.com • Café Império Av. Almirante Reis, 205 A • Café Martinho da Arcada Pç. do Comércio, 3; 218 879 259; www. martinhodaarcada.pt • Caixa Económica Operária R. Voz do Operário, 64; 218 862 836 • Carpe Diem Arte e Pesquisa R. de O Século, 79; 210 966 274; www.carpediemartepesquisa.com • CAMa - Centro de Artes da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 152; 212 427 621; www.tarumba. org • Câmara Lisboa Clube Av. do Brasil, 155H; 218 451 352; www.clclube.pt • Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lote F, r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com • Casa da Achada – Centro Mário DionísioR. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www.centromariodionisio.org • Casa dos Açores R. dos Navegantes, 21; 213 699 035; www.casadosacores. org • Casa do AlentejoR. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www. casadoalentejo.pt • Casa da América LatinaAv. 24 de Julho, 118 B; 213 955 309; www.casamericalatina.pt • Casa dos Amigos do Minho R. do Benformoso, 244-1º • Casa do ArtistaEst. da Pontinha, 7; 217 110 890; www. casadoartista.net • Casa-Ateliê R. do Borja, 57, c/v esq.; 925 028 894 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da Sertã R. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa do Coreto R. Neves Costa, 45 • Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt • Casa da Galiza R. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com • Casa do Gil Av. do Brasil, 53 D; 217 981 180; www.fundacaodogil.pt • Casa de Giz R. Prior do Crato, 41/43; 216 013 994 • Casa de LafõesR. da Madalena, 199, 1º; 218 872 065; casa-de-lafoes.org • Casa da Liberdade – Mário Cesariny R. das Escolas Gerais, 13; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Casa dos MundosR. Nova da Piedade, 66 • Casa-Museu Amália Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 • Casa-Museu Dr. Anastácio GonçalvesAv. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; blogdacmag.blogspot.pt • Casa-Museu Medeiros e AlmeidaR. Rosa Araújo, 41; 213 547 892 ; www.casa-museumedeirosealmeida.pt • Casa Nic e Inês R.José Estêvão, 19 B, r/c esq; 963 731 318; casaniceines.blogspot.pt • Casino de Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias, 148B; 213 019 024; www.casuallounge.com • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas, 28; caulinoceramics.com• Cemitério dos Prazeres Pç. São João Bosco; 213 961 511• Central Parque Quiosque Parque Eduardo VII• c.e.m – centro em movimentoR. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m.org • Centro Científico e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt • Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Administração Tributária de Lisboa Av. João XXI, 76; 217 610 075 • Centro de Cultura e Intervenção Feminista R. da Cozinha Económica. Bloco D, 30 M-N; 218 873 005 • Centro Cultural de BelémPç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural de Carnide R. do Rio Cávado 3A, Bº Padre Cruz; 936 140 727 • Centro Cultural Franciscano Lg. da Luz, 11 • Centro Cultural das Mercês Rua Cecílio de Sousa, 94; 934 258 802 • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. dos Lagares d’el Rey, 4; 218 454 458 • Centro de Formação Artística / Teatro da Voz Tv. de São Vicente, 11; 213 530 931 • Centro de Informação Urbana de Lisboa - CIUL Picoas Plaza, R. Viriato, 13 E, Núcleo 6, 2º; 218 172 100 • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade.wordpress.com • Centro de Interpretação de Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes, Parque Florestal do Monsanto; 218 170 200 • Centro Noesis R. João da Silva, 14 A; 218 403 376 • Centro Português de Atividades Subaquáticas - CPAS R. Alto do Duque, 45; 213 016 961; www. cpas.pt • Centro Português de Serigrafia Centro Cultural de Belém, Lj. 7, Pç. do Império; 213 162 175; www.cps.pt • Centro de Recreio Popular do Bairro Cç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Centro Social de S. Jorge de Arroios R. Carlos José Barreiros 19, 1º D; 965 848 590 • Cerâmica do Bairro Alto R. Diário de Notícias, 24; 919 492 318; www.ceramicabairroalto.com.pt • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org • Chiado 8 Arte Contemporânea Lg. do Chiado, 8; 213 237 346; www.culturgest.pt • Chiado Underscore – Espaço Bairro Alto Hotel R. das Flores, 100 • Cinema City Classic Alvalade Av. de Roma, 100; 218 413 040; www.cinemacity.pt • Cinema Ideal R. do Loreto, 15/17; 210 998 295 • Cinema São JorgeAv. da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt • Cineclube Cine-Reactor 24i R. Latino


92

> CONTACTOS Coelho, 87; 926 536 179; www.cine-reactor24i.com • Cinemateca Portuguesa R. Barata Salgueiro, 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt • Clave e Som, Escola de MúsicaLg. Santa Bárbara, 3 B; 213 150 886; www.claveesom.com • Clínica de São Cristóvão Escadinhas de São Cristóvão, 1; 218 813 300; www. clinicasaocristovao.pt • Club Clínica das ConchasR. Luís Pastor Macedo, 27C; 217 507 000; www.clinicadasconchas.pt • Clube Desportivo da Graça R. da Senhora da Glória, 16; 929 187 812; paisdamusica.com • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • Coliseu dos RecreiosR. das Portas de Santo Antão, 96; 213 240 585; www.coliseulisboa.com • Companhia Olga Roriz Palácio Pancas Palha R. de Santa Apolónia, 12-14; 927 298 695; www. olgaroriz.com • Complexo dos Coruchéus Palácio dos Coruchéus, R. Alberto Oliveira, 51; 218 170 534 • Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto à Av. Santos e Castro, lt. 2; 218 170 137 • Complexo Desportivo do Boavista (Pavilhão e Piscina) R. das Azáleas; 218 170 053 • Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilhão e Piscina) R. João Silva; 218 170 107 • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770 • Comunidade Hindu de PortugalAl. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu. org • Confiquatro – Desportos NaúticosR. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984/5; www.confiquatro.pt • Conservatório NacionalR. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.em-conservatorio-nacional.com • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123; 213 427 525; www.conventodoscardaes.pt • Convento da Encarnação Lg. do Convento da Encarnação • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 243 930; www.scml.pt• Convento das Trinas do Mocambo R.das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico.pt • Convento da Trindade R. Nova da Trindade, 20; • El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar, 31; 213 711 700; www.elcorteingles.pt • Cozinha Popular da Mouraria R. das Olarias, 5; 926 520 568 • Coworklisboa – LX Factory Rua Rodrigues Faria, 103; www.coworklisboa.pt • Cristina Guerra Contemporary Art R. de St. António à Estrela, 33; 919 099 245 • Culturgest R. do Arco do Cego; 217 905 155; www.culturgest.pt D Dança Livre - Escola de DançaR. Marquês da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com • Dançattitude Trav. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www. dancattitude • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www.dancefactory.com.pt • Dança do Saber R. Barão de Sabrosa, 161 A; 215 932 074; www.dancadosaber.pt • Dance SpotR. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www.palcoplural.com • DARC/Desterro Cç. do Desterro, 7, 218 871 350, darc. pt • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. de Santa Teresa, 28; 213 952 697 • Departamento de Património Cultural R. do Machadinho, 20; 218 170 900 • Departamento de Proteção CivilR. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • Divisão de Promoção e Comunicação Cultural R. do Machadinho, 20; 218 170 900 E Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa Cp. Grande, 25; 808 203 323 • Embaixada do Luxemburgo R. das Janelas Verdes, 43; 213 931 940 •Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq.; 211 358 975; www.enigmalisbon. com • EKA [Palace] Calçada de Dom Gastão, 12; 216 005 575; www.facebook. com/palace.EKA • Ermida de Nossa Srª da ConceiçãoTrav. do Marta Pinto, 21; 213 637 700; www.ermidabelem.com • Escola de Actores Ilha D’Arte R. Antero de Quental, 18 c/v; 936 411 313; www.escoladeactoresilhadarte.com • Escola António ArroioR. Coronel Ferreira do Amaral; 218 160 330; www. antonioarroio.org • Escola de Artes Vera Santos Silva Cp. Grande, 2, 4º dto.; 217 937 251; escoladeartesverasantossilva.blogspot.com • Escola de Belas-Artes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 917 540 178 • Escola de Dança Ana Köhler - EDAK R. Luís Pastor de Macedo, 37 A; 217 150 738; www. edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino917 860 556; www.projectolatino. com • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www.raquel-oliveira. com/escoladedanca • Escola de Dança e Teatro Musical - EDSAE Edifício Amoreiras Plaza, R. Silva Carvalho, n. 321 Loja M; 213 943 530; www.edsae.com • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escola de Medicina Tradicional Chinesa R. Dona Estefânia, 175; 213 475 605; www.esmtc.pt • Escola de Música do Conservatório Nacional R. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.emen.edu. pt • Escola Profissional de Imagem - EPI R. D. Luís I, 3; 213 942 550; www. epi.edu.pt • Escola Secundária Pedro Nunes Av. Álvares Cabral; 213 940 090; www.espn.edu.pt• Escola Superior de Artes Decorativas – ESADR. João de Oliveira Miguens, 80; 218 814 696 • Escola Superior de Dança R. da Academia das Ciências, 7; 213 244 770; www.esd.ipl.pt• Escrever Escrever R. do Alecrim, 47, 4A; 210 962 158; www.escreverescrever.com • Espaço 62 R. Conceição da Glória n. 62; facebook.com/Espaco62 • Espaço Alkântara Cç. Marquês de Abrantes, 99; 213 152 267; www.alkantara.pt • Espaço Arte Tranquilidade R. Rodrigues Sampaio, 95; www.tranquilidade.pt • Espaço Bento Martins Junta de Freguesia de Carnide, Lg. das Pimenteiras, 6; 217 121 330; www.jf-carnide.pt • Espaço Cultura da Axa Portugal Ed. AXA, Av. do Mediterrâneo, Lote 1.01 1.2 • Espaço Cultural das Mercês R. Cecilio de Sousa, 94; www.jf-merces.pt • Espaço Dança de Palmira Camargo Av. das Forças

Armadas (Centro de Apoio à Juventude); 934 531 025; www.palmira.camargo. com • Espaço Eira 33R. Camilo Castelo Branco, 33, 1º; 213 530 931; eira33. blogspot.com • Espaço Espelho d’Água Av. Brasília; 213 882 278 • Espaço Evoé R. das Canastras, 40; 218 880 838; www.evoe.pt • Espaço Exibicionista Rua Dona Estefânia 157, Loja C; 214 055 054; www.espacoexibicionista. com • Espaço Interpress R. Luz Soriano, 67, 1º • Espaço Lua Cheia R. de Barcelona, 128, c/v, Bº Padre Cruz; 211 548 979; www.luacheia.pt • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço Ribeira R. Ribeira Nova, 44 • Espaço Santa Catarina Lg. Dr. António de Sousa Macedo, 7; 213 971 165 • Espaço Saúde Med Av. Gomes Pereira, 60C • Espaço de Yoga e Terapias do Restelo Pcta. das Torres do Restelo, lt. 1527; 213 011 475; www.yogarestelo. com • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 936 140 274 • Estádio do Restelo Av.do Restelo; 213 032 653 • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt • Estado Universitário de Lisboa Av. Prof. Egas Moniz; 210 493 407/8; www.estadio.ulisboa.pt • Estúdio 1 - Academia LifeClub R. de Cintura ao Porto de Santos, Armazém J • Estúdio ACCCA R. dos Caetanos, 26, 1º • Estúdio Cassefaz R. da Academia das Ciências, 24 C • Estúdio Vanda Melo Pç. Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • Eva Guerra Av. Afonso III, 77, r/c dto; 914 071 042; evaguerr@gmail.com • Evoé - Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt • Externato Ergon Av. 5 de Outubro, 21; 213 155 734; www.externatoergon.net F Fábrica do Braço de Prata R. da Fábrica do Material de Guerra, 1; 965 518 068; bracodeprata.net • Fábrica Criativa Galeria Monumental, Campo Mártires da Pátria, 101; 964 440 314; www.galeriamonumental.com • Fabrica Features Lisboa R. Garrett, 83, 4º, 21 32 56 764 • Fabula Urbis R. Augusto Rosa, 27; 21 888 50 32; www.fabula-urbis.pt • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 175; www.fba.ul.pt • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26 C; 217 908 300; www.fcsh.unl.pt • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Cp. Grande, Edif. C5; 217 500 000; www.fc.ul.pt • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 920 000; www.fl.ul.pt • Forum Dança Trav. do Calado, 26 B; 213 428 985; www. forumdanca.pt • Full Act R. Fernão Lopes, 9, 1º esq.; 935 068 010; fullact.com • Funarte Galeria LxFactory; R. Rodrigues Faria, 103; www.lxfactory.com • Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs.pt • Fundação Calouste GulbenkianAv. de Berna, 45 A; 217 823 700; www.gulbenkian.pt • Fundação Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes, Lt. 1, 6º A e D; 217 803 003; www.fundacaocarmona.org.pt • Fundação das Casas de Fronteira e Alorna Palácio Fronteira, Lg. Domingos de Benfica, 1; 217 784 599; www.fronteira-alorna.pt • Fundação Champalimaud Av. de Brasília; 210 480 200; www.fchampalimaud.org• Fundação INATEL (Espaço Mouraria) Edifício do Amparo, R. da Mouraria, 64, 4º; 210 027 148; www.inatel.pt • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação Musical dos Amigos das Crianças R. D. Luís I, 19, 1º; 213 959 147; www.fmacmusica.org • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das ComunicaçõesR. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www.josesaramago.org G Gabinete de Arquitetura Alexandre da Costa Lopes – Espaço Galeria R. Marquês de Subserra, 10 C • Gabinete Curiosidades Karnart (GCK) Av. da Índia, 168 • Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt • Galeria 111 Cp. Grande, 113; 217 977 418; R. Dr. João Soares, 5 B; 217 819 907; www.111. pt • Galeria Abraço R. Poço do Borratém, 39; 218 884 310 • Galeria António Prates Av. António Augusto de Aguiar, 58 D; 213 571 167; www. galeriaantonioprates.com • Galeria ArtInzo Rua Marquês de Subserra ,10 C; 911 809 782; galeriartecontemporaneamarquesubserra10c.wordpress.com • Galeria de Arte CA – Grupo Crédito Agricola R. Castilho, 233/233 A; 213 809 900 • Galeria Art Lounge R. António Enes, 9, C; 213 146 500 • Galeria de Arte AFK Av. Professor Fernando da Fonseca, 21 A; 919 046 376; www.arteafk.com • Galeria de Arte Periférica Centro Cultural de Belém, loja 3; 213 617 100; www. arteperiferica.pt • Galeria de Arte UrbanaCç. da Glória e Lg. da Oliveirinha; gau-lisboa.blogspot.com • Galeria BaginskiR. Capitão Leitão, 51-53; 213 970 719; www.baginski.com.pt • Galeria BangBang – Arte Contemporânea R. Dr. Almeida Amaral, 30B; 213 148 018; www.galeriabangbang.com • Galeria Belo-Galsterer R. Castilho, 71, r/c Esq; 213 815 914; www.belogalsterer.com • Galeria Bessa Pereira – Design Séc. XX R. Luz Soriano n-15/17; www. galeriabessapereiradesign.com • Galeria da Boavista R. da Boavista, 50 • Galeria Bozart R. da Escola Politécnica, 4, r/c; 213 432 516 • Galeria Corrente d’Arte Av. D. Carlos I, 109; 213 941 722 • Galeria Diferença R. São Filipe Neri, 42, c/v; 213 832 193 • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção, 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com • Galeria Gest’Arte Av. Prof. Aníbal de Bettencourt; 217 826 100 • Galeria Graça Brandão R. dos Caetanos, 26; 213 469 183; www.galeriagracabrandao.com • Galeria João Esteves de Oliveira R. Ivens, 38; 213 259 940 • Galeria Laboratório R. Graça, 168; 918 968 264; www.laboratorio.urinol.pt • Galeria Luís Serpa Projetos R. Tenente Raul Cascais, 1 B; 213 977 794; www.galerialuisserpa.com • Galeria Maria


> CONTACTOS Lucília Cruz Rua das Salgadeiras, 22; 213 421 135 • Galeria Monumental Cp. dos Mártires da Pátria, 101; 213 533 848 • Galeria Novo Século R. de O Século, 23 A/B; 213 427 712 • Galeria Opus 14 Rua das Gáveas 14; 213 460 216/ 965 520 190; www.opus14.pt • Galeria Pedro Alfacinha Rua de São Mamede, 25C; www.pedroalfacinha.pt • Galeria Pedro Cera R. do Patrocínio, 67; 218 162 032 • Galeria Pedro SerrenhoR. Almeida e Sousa, 21A; 213 930 714; www. galeriapedroserrenho.com • Galeria Quadrado Azul R. Reinaldo Ferreira, 20 A; 213 476 280; www.quadradoazul.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534 • Galeria Ratton R. Academia das Ciências, 2C; 213 460 948; www.galeriaratton.blogspot.com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www.reversodasbernardas.com • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia, 12-16; 213 460 881 • Galeria de São Mamede R. da Escola Politécnica, 167; 213 973 255; www.saomamede.com • Galeria São Roque Too R. de São Bento, 269; 21 397 0197 • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481 • Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • Galeria 36 R. de São Filipe Nery, 36 r/c; 918 972 966; www.artelinguas.com • Galeria Valbom Av. Conde Valbom, 89 A; 217 801 110; www.galeriavalbom.com • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 43l0 205; www.zedosbois.org • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • Gato que Ladra R. Professor Sousa da Câmara, 156; 968 382 245; www.gatoqueladra. com • Ghost Tours Portugal 912 301 329 • Giefarte R. da Arrábida, 54BC; 213 880 381 • Ginásio Beija-Flor R. Severo Portela Lote C1 - Piso 0; 913 276 159; www.adccbf.com • Ginásio Clube PortuguêsPç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Goethe-Institut (Instituto Alemão) Campo dos Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www.goethe.delisboa • Grupo Desportivo da Mouraria Tv. da Nazaré, 21; 218 870 713 • Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes R. do Possolo, 5-9; 213 961 846; oscombatentes.com.sapo.pt • Gymboree Al. dos Oceanos 1.02.1.11; 218 949 034; www.gymboree.pt H Hangar – Centro de Investigação Artística R. Damasceno Monteiro, 12; 218 870 490; www.hangar.com.pt • Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hipódromo do Campo Grande Campo Grande; 217 817 410 • Hospital Júlio de Matos Av. do Brasil; 217 917 000 • Hot Clube de Portugal Pç. da Alegria, 48; 213 460 305; www.hcp.pt • Hotel NH Liberdade Av. da Liberdade, 180B I I-Art Cç. Marquês de Abrantes, 115; 969 090 881; www.carolinaramos.net • Igreja de Santo António de Campolide Tv. Estevão Pinto; 213 850 477 • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www.inimpetus.org • Instituto de Artes e Ofícios – IAOR. Particular à R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt • Instituto Cultural Romeno R. Dr. António Cândido, 18; 213 537 060; www.icr.ro/filiale/Lisabona • IPFEL – Instituto de Formação Av. Sidónio Pais, 2 - 3º; 21 315 03 53 • Instituto Francês de PortugalAv. Luís Bívar, 91; 213 111 400; www.ifp-lisboa.com • Instituto Português do Desporto e Juventude R. de Moscavide, lote 47101; 218 920 800; www.ipdj.pt • Instituto Português de Fotografia R. Ilha Terceira, 31 A; 213 147 305 • ISCTE –IUL Av. Forças Armadas; 217 903 000; www.iscte.pt • ISEG – Instituto Superior de Economia e GestãoR. do Quelhas, 6; 213 925 800; www.iseg.ulisboa.pt J Jardim Botânico da Ajuda Cç. da Ajuda; 213 622 503; www. jardimbotanicodaajuda.com • Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos, 213 609 660, www.iict.pt • Jardim Botânico do MNHN R. da Escola Politécnica, 56; 213 921 800; www.mnhnc.ul.pt • Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela) Lg. da Estrela • Jardim do Príncipe Real R. da Escola Politécnica • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www.jazzy.pt • Junta de Freguesia de Arroios R. Maria da Fonte, Mercado Forno do Tijolo; 218 169 970; www.jfarroios.pt • Junta de Freguesia de Benfica Av. Gomes Pereira, 17; 21 712 30 00; www.jf-benfica.pt • Junta de Freguesia de Carnide Lg. das Pimenteiras, 6; 217 121 330; www. jf-carnide.pt • Junta de Freguesia da Estrela - Centro Comunitário da Madragoa - Rua da Esperança, 49; 93 625 86 19 • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, Lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt k Kgaleria R.da Vinha, 43; 213 431 676 • Kunsthalle Lissabon R. José Sobral Cid, 9E; 912 045 650; www.kunsthalle-lissabon.org L Labirinto Lisboa R. do Instituto Industrial, 6-10; 213 900 365; www. labirintolisboa.com • LNEG - Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia Est. Poço do Lumiar, 22; 210 924 600; • Lavadouro Público de Carnide Est. da Correia; 217 121 330 • Leituria R. D. Estefânia, 123A; 213 570554 • Liberdade Provisória R. Pinheiro Chagas, 48, 2º; 963 118 762; aliberdadeprovisoria.blogspot. pt • Lisboa Autêntica 913 221 790 • Lisboa Comedy Club Av. Duque de Loulé, 22; 213 520 742; lisboacomedyclub.pt • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www.lisboastorycentre.pt • Lisboa Ginásio Clube R. dos

Anjos,63; 213 154 002; www.lgc.pt • Lisbon Movie Tour 969 616 063; www. 93 lisbonmovietour • Lisbon Walker R. do Jardim do Tabaco, 126; 218 861 840; www.lisbonwalker.com • Livraria Bulhosa Campo Grande 10-B; 217 994 190 • Livraria Cabeçudos R. António Lopes Ribeiro, 7A; 218 005 184; www.cabecudos. com • Livraria Ler Devagar R. Rodrigues Faria, 103 - Ed. G - Espaço 0.3; www. lerdevagar.com • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • Livraria Palavra de Viajante R. de São Bento, 30; 211 956 340; • LPN - Liga para a Proteção da Natureza Est. do Calhariz de Benfica, 187; www.lpn.pt • A Loja das Atividades Av. Álvaro Cunhal, 3A; 965 261 132 • Lumiar Cité Rua Tomás del Negro, 8A, 217 551 570 • Lusitano Clube R. S. João da Praça, 81, r/c; 218 869 472; lusitano-clube. blogspot.com • Lux Frágil Av. Infante Dom Henrique; 218 820 890; www.luxfragil. com • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira; 961 722 039 ; www.escolalxdance. com • LxFactory R. Rodrigues Faria, 103; 213 143 399; www.lxfactory.com M MAPA - Espaço Criativo Amoreiras Shopping Center, piso 2; 217 974 587; www.mapacampopatrimonio.com • Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt • Meo Arena Rossio dos Olivais, Parque das Nações, lote 2.13.01A: 218 918 409 • Mercado 31 de Janeiro R. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mérito PróprioR. Professor Mário Chicó, 2G • MeetiNG Arte Gallery Espaço Chiado, R. da Misericórdia, 12-20, 93 320 62 94 / 96 586 54 54, www.nataliagromicho.com • Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 936 969 949; www.minimundo.pt • Módulo – Centro Difusor de Arte Cç. dos Mestres, 34 A-B; 213 885 570 • A Montra Calçada da Estrela, 132; 213 954 401 • Mosteiro dos JerónimosPç. do Império; 213 620 034; www.mosteirojeronimos.pt • Mosteiro de S. Vicente de ForaCp. de Santa Clara; 218 810 500; www.patriarcado-lisboa.pt • Mouradia Beco do Rosendo, 8-10; 218 885 203; www.renovaramouraria.pt • MAC - Movimento Arte Contemporânea R. do Sol ao Rato, 9C; 213 850 789; Av. Álvares Cabral, 58; 213867215; www.movimentoartecontemporanea.com • Movimento de Educação pela Arte Pólo da Pena da Junta de Freguesia de Arroios, R. Saco 1-A; 926 848 392 • Museu da Água da EPALR. do Alviela, 12, a Sta. Apolónia; 218 100 215; museudaagua.epal.pt • Museu da Água da EPAL - Reservatório da Patriarcal Jardim do Príncipe Real; 218 100 215; museudaagua.epal.pt • Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo; 213 478 629 • Museu de Arte Popular Av. Brasília; 213 011 282; museuartepopular.blogspot.com • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt • Museu da Associação de Futebol de Lisboa R. Nova da Trindade, 2 - 2º; 213 224 870; www.afl.pt • Museu do Banco PortugalAv. Almirante Reis; 213 130 650; www.bportugal.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt/museu • Museu da Carris R. 1º de Maio, 101/103; 213 613 087; www.carris.pt • Museu da Cerveja Terreiro do Paço – Ala Nascente, 62 a 65; 210 987 656; www.museudacerveja.pt • Museu Coleção Berardo Arte Moderna e ContemporâneaPç.do Império; 213 612 878; www. museuberardo.com • Museu do Combatentee Forte do Bom Sucesso Av. Brasília; 925 334 955; www.ligacombatentes.org.pt • Museu das Crianças Jardim Zoológico de Lisboa; 213 976 007; www.museu-dascriancas.eu • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; www.mude.pt • Museu da EletricidadeAv. Brasília, Central Tejo; 210 028 130/90; www.fundacaoedp.pt• Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado.egeac.pt • Museu da Farmácia R. Marechal Saldanha, 1; 213 400 680; www.museudafarmacia.pt • Museu Geológico/LNEG R. da Academia das Ciências, 19; 213 463 915; e-geo.ineti.pt/ MuseuGeologico • Museu de Lisboa . Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10 • Museu de Lisboa. Palácio Pimenta Cp. Grande, 245; 217 513 200; www. museudacidade.pt• Museu de Lisboa. Santo António Lg. de Santo António da Sé, 22; 218 860 447• Museu de Lisboa. Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 172 450; www.museuteatroromano.pt • Museu Mãe d’Água Pç. das Amoreiras, 10; 218 100 215 • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www.museudamarioneta.pt • Museu Militar de Lisboa Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 569 • Museu da Música R. João de Freitas Branco, Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos; 217 710 990; www.museudamusica.imc-ip.pt • Museu Nacional de ArqueologiaPç. do Império; 213 620 000; www.mnarqueologia-ipmuseus.pt • Museu Nacional de Arte Antiga R. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.mnarteantiga-ipmuseus. pt • Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do ChiadoR. Serpa Pinto, 4; 213 432 148; www.museudochiado-ipmuseus.pt • Museu Nacional do AzulejoR. da Madre de Deus, 4; 218 100 340; mnazulejo.imc-ip.pt • Museu Nacional dos CochesPç. da Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www. museudoscoches.pt • Museu Nacional do Desporto Palácio Foz, Pç. dos Restauradores; 213 958 629; www.ipdj.pt • Museu Nacional de Etnologia Av. Ilha da Madeira; 213 041 160; www.mnetnologia-ipmuseus.pt • Museu Nacional de História Naturale da Ciência R. da Escola Politécnica, 54-60; 213 921 800; www.mnhnc.ul.pt • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www.museudoteatroedanca.pt• Museu Nacional do Traje e da ModaLg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip. pt • Museu do OrienteAv. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www. museudooriente.pt • Museu da Presidência da RepúblicaPalácio Nacional


94

> CONTACTOS de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu.presidencia. pt • Museu Rafael Bordalo Pinheiro Cp. Grande, 382; 218 170 667; www. museubordalopinheiro.pt • Museu de S. Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 233; www.museu-saoroque.com • Música - Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Musicbox R. Nova do Carvalho, 24; 213 430 107; www. musicboxlisboa.com N NAF – Núcleo de Arte Fotográfica do Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais, 1; www.nucleoartefotografica.com • Nicolau Breyner Academia Trav. do Recolhimento Lázaro Leitão, 1; 218 438 020, www. nbacademia.pt • Negócio R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Next Room R. da Vitória, 73, 3º • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros R. dos Correeiros, 9; 211 131 004 O Objectismo, Loja/Galeria R. D.Pedro V, 55¸ 213 470 050; geral@ objectismo.com • Observatório Astronómico de Lisboa Tapada da Ajuda; 213 616 730; oal.ul.pt • Oceanário de LisboaEsplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.oceanario.pt • O’culto da Ajuda Tv. das Zebras, 25/27; www.misomusic. com • Oficina do Cego R. Sabino de Sousa, 42A; www.oficinadocego.blogspot. com • Oficina de Costura Criativa Cç. Moinho de Vento, 3 • Oficina da Pessoa Av. 5 de Outubro, 122, 3º dto.; 217 957 393 • Oficina de Teatro R. Sto. António dos Capuchos, 2 B, 1º dto • Ordem dos Arquitectos Tv. do Carvalho, 23; 213 241 140; arquitectos.pt • Orquestra Metropolitana de Lisboa Tv. da Galé, 36; 213 617 344; www.metropolitana.pt • Outra Lisboa 927 136 291; www. outralisboa.wordpress.com P Paços do ConcelhoPç. do Município; 213 236 200; www.cm-lisboa. pt • Padaria do Povo R. Luís Derouet, 20 A; 213 620 464• Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www.padraodosdescobrimentos. egeac.pt • Palácio de LaguaresR. Prof. Sousa da Câmara, 156 • Palácio dos Condes da Calheta Jardim Botânico Tropical, Lg. dos Jerónimos; 213 620 210 • Palácio Fronteira R. São Domingos de Benfica, 1; 217 782 023; www. fronteira-alorna.pt • Palácio da Independência Lg. São Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.pnajuda. imc-ip.pt • Palácio Nacional de Belém Cç. da Ajuda; 213 614 600; www. presidencia.pt • Palácio-Quinta da Alfarrobeira R. António Saúde, 11 • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Papa-Léguas Viagens de Aventura R. Conde de Sabugosa, 3 F; 218 452 689; www.papa-leguas.com • Paradise Garage R. João de Oliveira Miguens, 38-48; 213 930 216; www. paradisegarage.pt • Parque Florestal de Monsanto- Espaço Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; lisboaverde.cm-lisboa.pt • Parque das Naçõeswww.parquedasnacoes.pt • Pavilhão da Ajuda Cç. da Tapada; 218 170 143 • Pavilhão do Conhecimento – Ciência VivaAl. dos Oceanos; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt • Pentáculo – Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36 A e 44 A; 21 757 81 10; www. pentaculo.pt • Perve Galeria R. das Escolas Gerais, 17; 218 822 607; www. pervegaleria.eu • Piscina de Alfama 218 170 873 • Piscina da Ameixoeira 218 170 306 • A Piscina dos Bebés • Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 213 907 033; www.apiscinadocas.com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Piscina da Penha de França 218 170 103 • Piscina do Rego 218 170 309 • Piscina do Restelo 218 170 309 • Piscina Vale Fundão 218 170 121 • Planetário Calouste Gulbenkian Pç. do Império; 213 620 002; planetário. marinha.pt • Plataforma LX www.plataformalx.pt • Plataforma Revólver R. da Boavista, 84, 3º; 213 433 259; www.artecapital.net/plataforma.php • Polivalente de Santa Catarina Calç. do Combro, 82 A • Ponto de Luz Ateliê Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Português Et Cetera R. dos Douradores, 11, 1º, Sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com • Praça de Toiros do Campo Pequeno Centro de Lazer do Campo Pequeno; 217 998 450; www.campopequeno.com • Pratinho Feio R. da Esperança, 6213 974 744 • Primo Canto – Associação CulturalR. da Mouraria, 64, 1º; 966 555 048; primocanto.com.sapo.pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de São Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www.prodanca.pt • Projecto + Skillz R. do Teixeira, 13; 211 937 976; www.bairroaltoe.com • Prova de Artista R. Tomás Ribeiro, 115, 213 199 551, provadeartista-blog.blogspot.com Q Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza Centro Associativo do CalhauBº do Calhau, Parque Florestal de Monsanto; 217 788 474; www.quercus.pt • Quinta das Conchas e dos Liláses Alameda das Linhas de Torres; 217 594 516 • Quinta Pedagógica dos OlivaisR. Cidade Lobito; 218 550 930; quintapedagogica.cm-lisboa.pt R Red Bull House of Art R. Rodrigues Faria, 103 • Reitoria da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 210 113 400; www.ul.pt • Restart R. Quinta do Almargem, 10; 213 609 450; www.restart.pt • Ribeira R.

da Ribeira Nova, 44; 915 341 974; www.primeiros-sintomas.com • Roca Global www.rocaglobal.com • Ruínas e Museu Arqueológico do CarmoConvento do Carmo, Lg. do Carmo; 213 478 629; www.museuarqueologicodocarmo.pt S S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • Sabotage Club R. de São Paulo, 14 e 16, Cais do Sodré; 213 470 235; www.sabotage.pt • SAL – Sistemas de Ar Livre 265 227 685; www.sal.pt • Sala d’Aula Av. da República, 41, 6º E; 217 957 083; www.saladaula.com • Saltimbanco Animação e Oficinas Criativas 917 727 683; www.osaltimbanco.blogspot.pt • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt • Serviços Sociais do Montepio Geral R. Garrett, 47, 5º; 21 324 51 00; www.ssmontepio.pt • Singulartrips Av. Óscar Monteiro Torres, 20-2E; 962 922 567; www.singulartrips. com • Sociedade de Geografia de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 100; 213 425 401; www.socgeografialisboa.pt • Sociedade Histórica da Independência de Portugal Lg. de S. Domingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt • Sociedade de Instrução Guilherme CossoulAv. D. Carlos I, 61-1º; 213 973 471; www. guilhermecossoul.pt • Sociedade Musical Ordem e Progresso R. do Conde, 77, 1º; 919 829 484 • Sociedade Nacional de Belas-ArtesR. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loulé, 31; 213 594 400 • Sou – Movimento e ArteR. Maria, 73; 211 547 790; www.sou.pt • Stage 81 R. Portas de Santo Antão, 110; 912 629 568; www.stage81. com • Steps Clube R. dos Caminhos de Ferros, 90 B; 210 150 893; www.steps.pt • Supremo Tribunal de JustiçaPç. do Comércio; 213 218 900 T Tap Dance Center Lisbon R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin. com.pt • Tapada das Necessidades Lg. das Necessidades; 213 912 600 • Tcharan Eventos Trav. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan.com • TEAR - Espaço de Artes R. Dr. Estevão de Vasconcelos, 13; 913 754 661; www.arproducoes.org • Teatro Aberto Pç. de Espanha; 213 880 086; www. teatroaberto.com • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha, 7; 218 860 503; • Teatro do BairroR. Luz Soriano, 63 • Teatro Bocage R. Manuel Soares Guedes 13; 912 449 909; www.teatrobocage.com • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro de Carnide Azinhaga das Freiras; 910 789 764 • Teatro Casa da Comédia R. S. Francisco de Borja, 22; 213 959 417; www.filipecrawford.com • Teatro CinearteLg. de Santos, 2; 213 965 360/275; www.abarraca.com • Teatro da Cornucópia R. Tenente Raúl Cascais, 1; 213 961 515; www.teatro-cornucopia.pt • Teatro D. Luís Filipe (Teatro da Luz) Lg. da Luz; 217 120 600 • Teatro-Estúdio Mário Viegas Lg. do Picadeiro; 213 257 641/652• Teatro Ibérico R. de Xabregas, 54; 218 682 531; www.teatroiberico.org • Teatro de Marionetas Algazarra Cç. da Boa-Hora, 58, 2º; 962 429 895; www. algazarrateatro.blogspot.pt • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64; 218 689 245; www.teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria IIPç. D. Pedro IV; 213 250 800; www.teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São CarlosR. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro Papa-LéguasR. Prof. Santos Lucas, 36A; 210 970 654; www.teatropapaleguas.net • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatro-politeama.com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro do Silêncio Lg. das Pimenteiras, 6 A; 217 121 330; teatrodosilencio.blogspot.com • Teatro Taborda Costa do Castelo, 75; 218 854 190 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade, 182-188; 213 572 025; www.teatro-tivoli.com • Teatro TurimEst. de Benfica, 723 A; 217 606 666; www.teatroturim.com • Teatro TrindadeLargo da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo, 30; 213 538 586; www.teatrovillaret • The Little GymR. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym.pt • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers. pt • Top Ensino R. Gaivotas em Terra, Lote 4 A; 218 016 482; www.topensino. pt • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt • Trema Arte Contemporânea R. do Jasmim, 30; 218130523; www.trema-arte.pt • 3+1 Arte Contemporânea R. António Maria Cardoso, 31; 210 170 765; www.3m1arte. com • 30 da Mouraria – Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, n.30, 4º; 30damouraria.weebly.com U Um Outro Olhar 938 258 919; www.umoutroolhar.com • Underdogs Art StoreTime Out - Mercado da Ribeira, Av. 24 de Julho, 49; 218 680 462; www. under-dogs.net • Universidade Autónoma de Lisboa R. Santa Marta, 56; 808 292 929; www.autpnoma.pt • Universidade Católica Portuguesa Tv. da Palma; 217 214 000; www.ucp.pt • Universidade de Lisboa Alameda da Universidade, Cidade Universitária; 217 967 624; www.ul.pt • Universidade Lusíada R. da Junqueira, 188; 213 611 573, www.ulusiada.pt • Universidade Lusófona Campo Grande, 376; 217 515 500; www.ulusofona.pt • Universidade Nova de Lisboa Campus de Campolide; 213 715 600 V Velha Gaiteira R. das Pedras Negras, 17; 218 865 046; www.facebook. com/AVelhaGaiteira • Vera Cortês Art Agency Av. 24 de Julho, 54; 213 950 177 • 22Ateliê R. de Arroios 22ª; 22ateliê.org • Village Underground Lisboa Museu da Carris R. Primeiro de Maio, 101; 219 362 140; vulisboa.com • Viragem Lab R. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt • Voz do Operário R. Voz do Operário, 13; 218 862 155; www.vozoperario.pt • Vozes em Conserto R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com


> CONTACTOS

Roma Av. de Roma, (junto ao Hotel Roma); 4, 11, 18, 25 nov: 10h-12h30 95 Serafina R. da Igreja (junto ao centro social e paroquial); 3, 17 nov: 16h15-18h CASA FERNANDO PESSOA

X Xuventude de GaliciaR. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com w Work In Studio R. de O Século, 44; 932 940 988; www.workin.com.pt

R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; Seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA Avenida da India, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cm-lisboa.pt

EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS ARQUIVO Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lotes 3-6, piso 1; 213 807 100/1/2; seg a sex: 9h-17h30 Arco do Cego R. Nunes Claro, 8 A; 218 411 170; seg a sex: 9h-17h30 Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h ( pedidos de reprodução até às 16h30), arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Videoteca Lg. do Calvário, 2; 218 170 433; seg a sex: 10h-17h; www.videoteca.cm-lisboa.pt BIBLIOTECAS Belém R. da Junqueira, 295; 213 616 620; seg a sex: 10h- 17h; seg a sáb: 10h30-18h; seg e sáb abre dias 7, 9, 21, 23 nov; blx.cm-lisboa.pt Camões Lg. do Calhariz, 17, 2º Esq.; 218 172 360; seg a sex: 11h- 18h; seg a sáb: 10h30-18h ; seg, sáb abre nos dias 2, 14, 16, 28, 30 nov; blx.cm-lisboa.pt Coruchéus Rua Alberto Oliveira; 218 172 049; seg a sex: 10h- 18h; seg a sáb: 10h30-18h; seg, sáb abre nos dias 7, 9, 21, 23 nov; blx.cm-lisboa.pt David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7 D; Casal dos Machados; 218 536 337; seg a sex: 10h30-13h/14h-18h; ter a sex: 10h30-18h; sáb: 10h3013h30/14h30-18h; seg, sáb abre nos dias 2, 14, 16, 28, 30 nov; blx.cm-lisboa.pt Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; seg a sex: 10h-19h; blx.cm-lisboa.pt; Marcação prévia Hemeroteca Rua Lúcio de Azevedo, 21B; 218 172 430; ter a sex: 10h-19h, sáb, seg: 13h-19h; 218 504 020; hemeroteca.sr@cm-lisboa.pt Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280; seg a sáb: 10h30-18h; seg, sáb abre nos dias 2, 14, 16, 28, 30 nov; blx.cm-lisboa.pt Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz ; 217 141 535; seg a sex: 10h-13h/14h-19h, sáb: 10h-13h ; blx.cm-lisboa.pt Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100; seg a sex: 10h- 17h; seg a sáx: 10h-18h; seg, sáb abre nos dias 2, 14, 16, 28, 30 nov; blx.cm-lisboa.pt Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora; Estrada de Telheiras; 217 549 030; seg a sex: 13h-19h; ter a sex: 10h-19h; sáb, seg: 13h-19h; blx.cm-lisboa.pt Palácio Galveias encerrada temporariamente Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410; seg a sex: 12h-18h; seg a sáb: 10h-18h; seg, sáb abre dias 7, 9, 21, 23 nov; blx.cm-lisboa.pt Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702; seg a sex: 13h- 19h; seg a sáb: 10h-18h; seg e sáb abre dias 7, 9, 21, 23 nov; blx.cm-lisboa.pt Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 213 904 198; ter a sáb: 13h-17h; blx.cm-lisboa.pt República e Resistência Cidade Universitária; R. Alberto de Sousa, zona B do Rêgo. 217 802 760; ter a sex: 10h-20h; sáb, seg: 13h-20h São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672; seg: 11h-13h/14h-19h, ter a sex: 11h-19h; sáb: 11h-18h; blx.cm-lisboa.pt ITINERANTES/ MÓVEIS 21 8 170 544 / 910 238 089 Ajuda Largo da Memória; 12, 26 nov: 14h-18h Arroios Jardim Constantino; 4, 18 nov: 14h-16h Benfica Estrada de Benfica, 723-725 C (fte. à igreja); 6, 20 nov: 14h-18h Benfica - Buraca R. Maria Violante (jardim); 2, 16 nov: 14h-18h Benfica - Fonte Nova Estrada de Benfica, 503 (R. Paulo Renato fte. ao 1G, Centro Comercial); 3, 17 nov: 14h-16h Campo de Ourique R. Tomás Anunciação, 43 (Jardim Teófilo Braga);5, 19 nov: 14h-18h Chelas Zona J Pç. Dr. Fernando Amado (junto ao campo ); 4, 18 nov: 16h15-18h Colombo Luz-Colombo (fte. ao CC Colombo junto ao Metro); 10, 24 nov: 14h-18h Monsanto (junto ao Estabelecimento Prisional ); 2, 16 nov: 11h15-12h15 Parque das Nações Pç. do Oriente (junto à Estação do Oriente); 13, 27 nov: 14h-18h Quinta das Conchas Lumiar (à Alameda das Linhas de Torres); 11, 25 nov: 14h-18h

CINEMA SÃO JORGE Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES Estrada de Benfica, 368; 217 701 100; Seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt GALERIAS Galeria Boavista Rua da Boavista, 50; 213 476 335; Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534 Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Cordoaria Nacional Torreão Nascente Avenida da Índia; 213 646 128; Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Pavilhão Branco e Preto do Museu de Lisboa -Palácio Pimenta; Campo Grande, 245 LIVRARIA Livraria Municipal Av. da República, 21A; 213 567 869; seg a sex: 9h30-17h MONUMENTOS Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; Todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; Ter a dom: 10h-18h; www.padraodosdescobrimentos.egeac.pt MUSEUS Ateliê-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 218 172 111; Ter a dom: 10h-18h; encerra fer; www.ateliêmuseujuliopomar.pt MUDE, Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; Ter a dom: 10h-18h; www.mude.pt Museu do Aljube R. Augusto Rosa, 42; 218 172 400; Ter a dom: 10h-18h; www.museudoaljube.pt Museu de Lisboa. Núcleo Arqueológico -Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros; Seg a sáb: 10h-18h, encerra dom e feriados Museu de Lisboa. Palácio Pimenta; Campo Grande, 245; 217 513 200; (Serviço de Animação e Pedagogia: 217 513 200); Ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra fer.; www.museudacidade.pt Museu de Lisboa. Santo António Lg. de Santo António da Sé, 24; Ter a dom: 10h-13h/14h-18h Museu de Lisboa. Teatro Romano Rua de São Mamede, 3A; 217 513 215; Ter a dom: 10h-18h; encerra feriados Museu de Lisboa. Torreão Poente Praça do Comércio; todos os dias: 10h-20h Museu da Marioneta Convento das Bernardas; R. da Esperança, 146; 213 942 810; Ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.museudamarioneta.pt Museu do Fado Largo do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; Ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.egeac.pt Museu Rafael Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; Ter a dom: 10h-18h, encerra fer.; Visitas temáticas guiadas; (Serviço de Animação e Pedagogia: 217 513 200); www.museubordalopinheiro.pt TEATROS Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt


96

VEJA NO SITE DA AGENDA CULTURAL

AGENDA CULTURAL LISBOA Nov 2015 / N.º 294 diretor

Manuel Veiga

JULIÃO SARMENTO, O COLECIONADOR Um olhar sobre a exposição no Museu da Eletricidade

editora executiva

Paula Teixeira editor

Luís Almeida d’Eça direção de arte

Jorge Silva/ Silva!Designers design

Inês do Carmo na capa

Sandra Faleiro fotografia de Francisco Levita, tipografia de Elisabete Gomes coordenação

Madalena Calvo copy desk

Sara Simões redação

MÍSIA EM ENTREVISTA A fadista antecipa o concerto no Misty Fest

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Tomás Collares Pereira fotografia

Francisco Levita Humberto Mouco relações públicas, publicidade institucional, circulação e assinaturas

Marco Mateus publicidade

Sónia Maia Just Media / 210 939 695 impressão

Multiponto distribuição

Transporta S.A.

DESTA CARNE LASSA DO MUNDO ‘Romeu e Julieta’ por Daniel Gorjão

tiragem

30 000 exemplares depósito Legal

40722/90 periodicidade

Mensal Isenta de registo na ERC ao abrigo da lei de imprensa 2/99 edição

câmara municipal de lisboa/ EGEAC vereadora do pelouro da cultura Catarina Vaz Pinto

RUI VELOSO 35 anos de música no Meo Arena

Todas as informações para a Agenda Cultural devem ser enviadas até ao dia 5 de cada mês. recolha de informação

Rua do Machadinho, 20 1249-150 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt

WWW.AGENDALX.PT


exd’15

AS FAR AS THE MIND CAN SEE LISBOA / PORTO / MATOSINHOS

EXPOSIÇÕES CONFERÊNCIAS LOUNGING SPACE TANGENCIAIS SERVIÇO EDUCATIVO

12 NOV — 20 DEZ

SEMANA INAUGURAL 12 NOV PORTO / MATOSINHOS 13—15 NOV LISBOA

INFORMAÇÕES, LOJA E SERVIÇO EDUCATIVO LOUNGING SPACE EXD’15 PALÁCIO DO PRÍNCIPE REAL PRAÇA DO PRÍNCIPE REAL 19 1250-184 LISBOA 13 NOV - 20 DEZ

WWW.EXPERIMENTADESIGN.PT

PROTOCOLO INSTITUCIONAL


www.teatrosaoluiz.pt

o Jardim zooLógico dE criStaL

© E S TE LLE VA LE N TE

De tennessee williams

Em novEmbro vEnha ao São Luiz


Agenda Cultural Lisboa | novembro'15