Issuu on Google+

AGENDA CULTURAL LISBOA MAI 2015


Publicidade Verso Capa

2

TEMPORADA 2014-2015

CICLO CHAPLIN

8 de maio, 21h

10 de maio, 16h

THE KID

THE GOLD RUSH

O GAROTO DE CHARLOT (1921) de Charles Chaplin Música de Charles Chaplin

A QUIMERA DO OURO (1925) de Charles Chaplin Música de Charles Chaplin

Direção musical e restauro de partituras: Timothy Brock

Orquestra Sinfónica Portuguesa Maestrina Titular Joana Carneiro

Filmes de Charles Chaplin, com banda sonora ao vivo The Kid © Roy Export S.A.S Music for The Kid Copyright © Roy Export Company Establishment and Bourne Co. All rights reserved

The Gold Rush © Roy Export S.A.S Music for The Gold Rush Copyright © Roy Export Company Establishment and Bourne Co. All rights reserved


O CAMPO NA CIDADE

2

INDEPENDÊNCIAS 8

14

MUSEU DOS COCHES

TOUROS EM LISBOA 18 ENTREVISTA RUTE RIBEIRO E LUÍS VIEIRA 24

AGENDA

ARTES28 CIÊNCIAS36 CINEMA40 DANÇA46 LITERATURA52 MÚSICA56 TEATRO62 VISITAS GUIADAS72 CRIANÇAS78

VEJA NO SITE DA AGENDA CULTURAL 96


4

O CAMPO NA CIDADE Reportagem GUILHERME PEREIRA Fotografia FRANCISCO LEVITA

São os últimos a criar animais em Lisboa. Já lá estavam antes dos prédios chegarem, cercandoos, minguando o pasto, reduzindo os animais possíveis de alimentar sem rações. Depois são os regulamentos que impedem estábulos na cidade, os novos vizinhos que reclamam. Todos os criadores têm em comum “a amizade” pelos seus animais, que conhecem cada um pelo seu nome e a estima especial por alguns deles que “não são para negócio”. Mas se algum é mais bravo, “como um carneiro que lhe dava para marrar, há que o vender”. Um pastor é mais que um criador de animais: é aquele que cuida, alimenta, limpa, trata da saúde, sente a morte e o sofrimento, assiste nos partos, protege dos predadores. Todos mencionam o criar animais como “um vício, uma dependência”, além do passatempo e do complemento de rendimento. Quatro testemunhos duma Lisboa rural a desaparecer perante o avanço do cimento e do asfalto.


5

ABEL DA CRUZ VICENTE Aos 66 anos, pasta ovelhas na Ameixoeira acompanhado do cão Traquinas: “Toda esta área era da quinta em que o meu pai era caseiro. Vim para aqui com 10 anos, estive na Alemanha, em Angola, mas voltei para cá. Não consigo largar este hábito! Deixei duas ovelhas velhinhas em casa que já não podem andar. Outras duas morreram asfixiadas por comerem sacos de plástico com lixo, ainda por cima estavam prenhes, um dó!”. Mas os 21 animais são bonitos, cuidados, um gosto de se verem.


6

O CA M P O N A C I DA D E

ALEXANDRE MIGUEL MARTINS Com 19 anos, o 9º ano de escolaridade e um curso de informática, desde pequeno que gosta de animais. “Há 5 anos fiquei desempregado, comecei a criar coelhos, patos, galinhas. É preciso boa comida, muita limpeza e perceber quando estão doentes. O sr. Abel ensina-me, são criados à solta no quintal dele. Tenho uma galinha com 10 pintos, uma coelha com 12 coelhitos e outra com sete, tudo para comer”. Tal como pai e filho, Abel e Miguel acompanham-se neste gosto pelos animais. Será um futuro para Miguel?


O CA M P O N A C I DA D E

IDÁLIO FERREIRA Em Marvila, junto à linha férrea do norte, com vista para o Tejo, este beirão de 60 anos guarda as suas 20 cabras e ovelhas. No seu rebanho os bodes ensinam os mais novos a lutar com os cornos que despontam. Desde 1974 aqui a morar e a ter gado, diz-nos: “há que aproveitar esta terra, tirar-se ganho e proveito! Tenho todos os animais vacinados e em ordem.” Só o aspeto destas bonitas cabras, de pelo lustroso atesta-o, por entre a erva “que este ano de tanta chuva, não falta.”


8

O CA M P O N A C I DA D E

NELSON OLIVEIRA Cria cavalos na Quinta da Curraleira, à rotunda Marechal Costa Gomes. Tez morena, 35 anos, “nascido e criado neste mesmo lugar, desde os 15 anos que tenho gosto pelos animais. Trabalhei para os homens do gado, hoje tenho 14 cavalos, dos quais três são para eu e os filhos montarmos. Já tive ovelhas, mas vendi-as todas em 2001. Aqui há tempos fui à Baixa de charrete. O melhor desta atividade são os passeios a cavalo, a alegria das festas, o convívio entre cavaleiros!”


Neste ano de 2015, coincidem duas efemérides que de algum modo se completam. Passam 600 anos da conquista de Ceuta, momento que se considera iniciador dos descobrimentos e da expansão portuguesa, e celebramse simultaneamente os 40 anos da independência das ex-colónias. Se o primeiro momento já se ofusca nas brumas da memória, o segundo está bem presente. Passou apenas o tempo de uma geração, muitos dos seus intervenientes permanecem entre nós e as suas consequências ainda se fazem sentir. Uma série de iniciativas vão pautar o mês de maio, trazendo estes temas à discussão. Entre elas, destacamos a edição de 2015 do festival Rotas & Rituais, que vai evocar histórias sobre o colonialismo e descolonização, de reconciliação com o passado, mas também de esperança no futuro. Na Gulbenkian, o programa Próximo Futuro convida alguns pensadores a refletir sobre as independências. Por fim, na Galeria dos Paços do Concelho, a exposição dedicada à Casa dos Estudantes do Império mostra-nos o impacto de um local por onde passaram alguns dos principais intervenientes dos movimentos independentistas.

INDEPENDÊNCIAS

Reportagem TOMÁS COLLARES PEREIRA


11


12

I N D E P E N D Ê N C I AS

ROTAS & RITUAIS

22 A 29 MAIO / CINEMA SÃO JORGE É a oitava edição deste festival, que tem a duração de uma semana e o Cinema São Jorge como base. Labanta braço grita bo liberdade (Levanta o braço grita a tua liberdade) é o slogan que ilustra o tema dos 40 anos das independências das ex-colónias, à volta do qual se desenvolve a programação. Documentários e filmes, música ao vivo, conferências e mostras de artes plásticas, integram um conjunto alargado de eventos, entre outras iniciativas, que se debruçam sobre as guerras, os percursos e também sobre as vivências dos afrodescendentes em Portugal.


I N D E P E N D Ê N C I AS

CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO

21 MAIO A 25 JUNHO / GALERIA DOS PAÇOS DO CONCELHO Criadaem1944,aCasadosEstudantesdoImpério(CEI)viriaasubverterosobjetivos pretendidos pelo regime de Salazar, tornando-se um reduto agregador de alguns dos principais protagonistas das lutas pela independência das ex-colónias. Entre os associados ou participantes destacados da CEI, contaram-se personalidades incontornáveis da cultura, da política e dos movimentos independentistas, e as suas atividades levaram a PIDE a promover a sua extinção em 1965. A 21 de maio inaugura-se, nos Paços do Concelho, uma exposição documental sobre a CEI, os seus ocupantes e o seu legado histórico.

13


14

I N D E P E N D Ê N C I AS

40 ANOS DE INDEPENDÊNCIAS

9 MAIO / FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, AUDITÓRIO 3 Integrada na programação do Próximo Futuro, a conferência 40 anos de independências: crescimento ou desenvolvimento? propõe analisar os diferentes percursos pós-independência de Cabo Verde, Angola e Moçambique. Moderado por Maria Hermínia Cabral, diretora do programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, a conferência inclui a participação de três pensadores que irão apresentar reflexões sobre os países em foco: José Luís Livramento de Brito (Cabo Verde), Nelson Pestana (Angola) e João Mosca (Moçambique).


I N D E P E N D Ê N C I AS

15

PROGRAMAÇÃO ROTAS & RITUAIS ARTES

RUA CAIS DE ALCÂNTARA

MURAL DAS INDEPENDÊNCIAS 22 A 25 MAI

CINEMA SÃO JORGE

MANUEL ROBERTO

OS FILHOS QUE OS MILITARES PORTUGUESES DEIXARAM NA GUERRA Fotografia 22 A 29 MAI

CINEMA CINEMA SÃO JORGE

MY HEART OF DARKNESS

De Staffan Julén 22 MAI: 21H30

A LANTANDA

De Gorka Gamarra 23 MAI: 18H

GRAND HOTEL De Lotte Stoops 23 MAI: 21H30

KANIMAMBO

De Abdelatif Hwidar, Carla Subirana, Adán Aliaga 26 MAI: 19H30

COLONIALISM SUCKS De Sanaa Hamid

CABRALISTA – THE DOCUMENTARY TRILOGY De Valério Lopes 26 MAI: 21H30

ANGOLA, SAUDADES DE QUEM TE AMA De Richard Pakleppa 27 MAI: 19H30

VIRGEM MARGARIDA De Licínio Azevedo 28 MAI: 19H30

KULA – UMA MEMÓRIA QUIETA De Inadelso Cossa

NATAL 71

De Margarida Cardoso 29 MAI: 19H30

CONFERÊNCIAS CINEMA SÃO JORGE

FILHOS DA GUERRA FILHOS DE CÁ E FILHOS DE LÁ

SOCIEDADE E CULTURA PORTUGUESAS ÁFRICA E OS AFRICANOS EM PORTUGAL, ENTRE MITOS E REALIDADE Por Maria Paula Meneses

COMO E PORQUE O RACISMO SOBREVIVEU AO 25 DE ABRIL? Por Sérgio Dundão

DESCOLONIZAR A HISTÓRIA, UMA URGÊNCIA Por Ana Paula Tavares 23 MAI: 19H30 EG

COMO FAZER FUTURO HOJE

CULTURA E DIVERSIDADE OU COMO DAR VOZ E LUGAR À DIFERENÇA Por Manuel Santos

CIDADE, IDENTIDADE E COMUNIDADE: O GUETO NÃO É UM ACIDENTE Por LBC

É POSSÍVEL SER AFROLISBOETA?

Por Catarina Gomes

Por Joacine Katar 24 MAI: 19H30 EG

De Anna Tica, Nuno Pedro e Toni Polo 24 MAI: 18H

OS NETOS QUE SALAZAR NÃO TEVE

ENTRE RESISTÊNCIA E MEMÓRIA

GUERRILLA GRANNIES – HOW TO LIVE IN THIS WORLD

QUE GUERRA SE CONTA AOS FILHOS?

AFRICA – HISTORY OF A CONTINENT

DIREITO AO CONHECIMENTO DAS ORIGENS GENÉTICAS

NÔS TERRA

De Ike Bertels 24 MAI: 21H30

De Elikia M’Bokolo, Philippe Sainteny, Alain Ferrari 25 MAI: 19H30

CONVENTION: MUR NOIRE/ TROUS BLANCS De Joris Lachaise 25 MAI: 21H30

Por Margarida Calafate Ribeiro

Por Luís Graça

Por Rafael Vale Reis 22 MAI: 19H30 EG

O PASSADO NO PRESENTE, A HERANÇA DO COLONIALISMO NA

Por Adolfo Maria, Anabela Rodrigues e Carla Fernandes 29 MAI: 18H EG

MÚSICA CINEMA SÃO JORGE

DJUMBAI DJAZZ

Baile das Independências 23 MAI: 23H EG

NÁSTIO MOSQUITO CONVIDA MOÇO ÁRABE 27 MAI: 21H30

GHORWANE

28 MAI: 21H30

OS TUBARÕES 29 MAI: 21H30

CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO GALERIA DOS PAÇOS DO CONCELHO

CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO: FAROL DE LIBERDADE

Exposição Documental

21 MAI A 25 JUN SEG A SEX: 11H -19H FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, LEGADOS

Colóquio Internacional 22, 23, 25 MAI

PRÓXIMO FUTURO FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

40 ANOS DE INDEPENDÊNCIAS: CRESCIMENTO OU DESENVOLVIMENTO

Por Maria Hermínia Cabral, José Luís Brito, Nelson Pestana e João Mosca 9 MAI: 15H EG

AS MUTAÇÕES DA COLONIALIDADE E A ATUAL (DES)ORDEM MUNDIAL Por Walter Mignolo 30 MAI: 15H EG


MUSEU DOS COCHES, PRAÇA AFONSO DE ALBUQUERQUE, TEL. 213610850

Lisboa vai finalmente poder apreciar, em toda a sua magnitude, a nova casa do Museu Nacional dos Coches. A partir do dia 23 deste mês - data em que se assinala o 110º aniversário da sua fundação, a mando da Rainha D. Amélia - estará disponível ao público a nova exposição da magnífica coleção do Museu. O traço contemporâneo e linear do edifício, desenhado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, cria um forte contraste com a opulência da coleção, que sai valorizada. Das cerca de oito mil peças que constituem o acervo do Museu, apenas 183 são coches. Arreios, trajes, armas e pinturas reais, entre outros, podem agora ser exibidos em diferentes propostas temáticas, contribuindo para melhorar aquele que já era um dos museus mais visitados em Portugal.

TOMÁS COLLARES PEREIRA

ABERTURA DO NOVO EDIFÍCIO

MUSEU DOS COCHES


VIATURA DE VIAGEM UTILIZADA, EM 1729, NA CERIMÓNIA DA TROCA DE PRINCESAS, NA FRONTEIRA ENTRE PORTUGAL E ESPANHA, SOBRE O RIO CAIA.

COCHE DA MESA SÉC. XVIII. TRABALHO PORTUGUÊS


VIATURA DE APARATO RELIGIOSO, ENCOMENDADA POR D. JOÃO V PARA O TRANSPORTE DA IMAGEM DA VIRGEM NA PROCISSÃO DE N. S. DO CABO ESPICHEL.

BERLINDA PROCESSIONAL SÉC. XVIII. TRABALHO PORTUGUÊS


VIATURA DE APARATO MANDADA CONSTRUIR PARA D. JOÃO VI, FOI UTILIZADA PELA ÚLTIMA VEZ EM 1957 NA VISITA DE ISABEL II DE INGLATERRA

CARRUAGEM DA COROA SÉC. XIX (1824). TRABALHO INGLÊS


Reportagem LUIS ALMEIDA D’EÇA Imagens ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA

Touros em Lisboa Datam do reinado de D. Sancho II, as primeiras corridas de touros realizadas em Lisboa.Decorriam nas praças da capital, sobretudo no Terreiro do Paço e no Rossio. Xabregas, Junqueira, Salitre, Campo de Santana e Alvalade, são exemplos de outras zonas da cidade onde foram construídos recintos improvisados ou estruturas fixas para esse efeito. Cumprindo uma longa tradição, a praça de Touros do Campo Pequeno programa, de abril a outubro, uma temporada com 11 corridas e uma novilhada. WWW.CAMPOPEQUENOTAUROMAQUIA.COM


21


22

TO U R O S E M L I S B OA

TO U R A D A S N O T E R R E I R O D O PA Ç O , G R AV U R A D O S É C U L O X V I I I

Em 1605, o Senado de Lisboa, querendo celebrar o nascimento do futuro Filipe III de Portugal (IV de Espanha), ordenou “que se corressem touros no Terreiro do Paço, por ser festa antiga e própria deste reino e de que o povo recebe muita alegria.” Após a restauração da independência de Portugal, aí se realizaram corridas por motivo do nascimento do infante D. Pedro, em 1649, e as que a Irmandade de Santo António promoveu (1660) em honra do Santo. Festividades em honra do casamento de D. Catarina de Bragança com Carlos II de Inglaterra, as entradas em Lisboa das rainhas consortes D. Maria Sofia de Neubourg (1708) e Mariana de Áustria (1708) trouxeram de volta os touros ao Terreiro do Paço. Entidades de cariz religioso promoveram as touradas como homenagem aos seus santos patronos. Já depois do terramoto, por ocasião da subida ao trono de D. Maria I, realizou-se uma das mais espetaculares festas taurinas da cidade de Lisboa, onde atuou o matador de touros Pedro Romero, um dos mais importantes da história.


TO U R O S E M L I S B OA

M AQ U E TA D A A N T I G A P R A ÇA D E TO U R O S D O C A M P O D E S A N TA N A

Na praça de touros do Campo de Santana, inaugurada com a presença do Rei D. Miguel, a 3 de julho de 1831, opera-se definitivamente a democratização do acesso, a exploração das touradas em moldes empresariais e a profissionalização dos artistas tauromáquicos. Em touradas ainda com a morte dos touros, atuam famosos profissionais do toureio, como os irmãos Robertos de Salvaterra de Magos, os Peixinhos, os Cadete, todos capinhas (bandarilheiros) e cavaleiros como Alfredo Tinoco, Manuel Mourisca, Francisco Batalha e José Bento de Araújo, ou cavaleiros-fidalgos, como o conde de Vimioso - o famoso amante da Severa, o Marquês de Belas e o Conde da Anadia. Para o Campo de Santana foram também contratadas as principais figuras espanholas da época (matadores de touros, embora não executassem a morte do touros por esta ter passado a ser proibida a partir de 1836) como “Lagartijo”, Frascuelo, “Cara Ancha”, “Gordito”, “Currito”, Fernando “El Gallo” e Angel Pastor.

23


24

TO U R O S E M L I S B OA

P R A ÇA D E TO U R O S D O C A M P O P E Q U E N O , F O TO G R A F I A D E O C TÁV I O B O B O N E

A praça de touros do Campo Pequeno, inaugurada a 18 de agosto de 1892, classificada como Imóvel de Interesse Público, com projeto da autoria do arquiteto António José Dias da Silva, constitui uma das principais construções em estilo neoárabe existentes em Portugal. Propriedade da Casa Pia de Lisboa, entidade que, desde o Reinado de D. Maria II detém o exclusivo das touradas organizadas com fins comerciais. Por esta razão, nos dias de hoje, a empresa que gere o Campo Pequeno contribui com 700 mil euros anuais para esta instituição social, sendo uma das suas principais fontes de financiamento. Pela praça de touros do Campo Pequeno passaram todas as grandes figuras mundiais da tauromaquia, podendo afirmar-se que a sua história e a história da tauromaquia mundial dos últimos 122 anos se entrecruzam. Na arena do Campo Pequeno foram mortalmente colhidos os cavaleiros Fernando de Oliveira (1904) Joaquim José Correia (1968) e José Varela Crujo (1983), tal como o forcado João Fernandes Júnior (1953).


Devendra Banhart e Andy Cabic • Thurston Moore Michael Rother and Band • THEESatisfaction Grouper • Kikagaku Moyo • Colleen • Gala Drop Jad Fair e Norman Blake • Lau Nau • Raw Forest Ken Vandermark e Fred Lonberg-Holm • Zs Gabriel Ferrandini, Pedro Sousa e Johan Berthling Waterfalls • Riccardo D. Wanke www.zedosbois.org


ENTREVISTA

26

RUTE RIBEIRO E LUÍS VIEIRA

FIMFA Lx 2015 FREDERICO BERNARDINO

Maio é o mês do FIMFA. É assim desde 2001, ano em que os mentores da companhia A Tarumba, Luís Vieira e Rute Ribeiro, decidiram criar um festival internacional de marionetas e pequenas formas. A 15.ª edição está a começar e, como sempre, junta alguns dos melhores artistas e criadores da arte de dar vida a objetos inanimados. Mesmo quando se torna cada vez mais difícil prosseguir com um evento que é, seguramente, uma marca da cidade… O bonito número de edições que este 15.º FIMFA Lx perfaz vem ensombrado por inúmeras dificuldades. Porque é que foi mais difícil do que o habitual erguer esta edição? LuísVieira: Dada a conjuntura, sentimo-nos praticamente a recomeçar do zero. Se há algo de que nos orgulhamos é fazer consecutivamente, ao longo de 15 anos, este festival, tendo conseguido criar na cidade um espaço mental para a arte das marionetas e outras formas animadas. Aquilo que nos deixa tristes é termos hoje um orçamento ao nível do primeiro ano de FIMFA. Se, por um lado, conseguimos colocar a ‘marioneta’ na ordem do dia, por outro, parece que nos levam muito pouco a sério, talvez porque ainda há quem veja esta arte como menor… Rute Ribeiro: O que é um disparate! A

marioneta é hoje reconhecida como uma arte maior, que envolve grandes artistas de inúmeras sensibilidades e áreas artísticas, conseguindo ocupar mesmo alguns dos principais palcos em todo o mundo. Mais a mais, o FIMFA tem um público fidelizado e todos os anos cresce a ocupação das salas, mostrando que estamos a conquistar novos públicos para os espetáculos. Conseguem ter uma noção precisa da importância do FIMFA a nível internacional? RR: Termos no FIMFA as grandes companhias só é possível devido a um reconhecimento internacional que foi sendo adquirido ao longo dos anos. Como é evidente, não lhes podemos oferecer os cachets que habitualmente lhes pagam. Mas, hoje, já se tornou importante para essas mesmas companhias a presença no FIMFA. Somos um festival de referência, sobretudo, pela qualidade da programação e por prezarmos receber bem. Sente-se que o festival é feito de muitas relações de partilha. Como é que se vão criando e solidificando essas relações? RR: Por sermos também nós artistas, cria-se no festival um enorme campo de partilha de experiências entre todos. No fundo, isto de circularmos pelos mesmos festivais da Europa permite estabelecer relações de amizade que geram um clima muito


Š Humberto Mouco

27


28

E N T R E V I S TA R U T E R IB EIR O E LU ÍS V IEIR A

especial em torno do FIMFA. Para mim é logo constante e desafiador. As marionetas especialmente gratificante quando nos di- chegaram a estar metidas num gueto, mas zem que gostam muito de cá vir porque é hoje seduzem cada vez mais artistas. “especial”. É um orgulho ouvir alguém do Recuando no tempo, como é que vos ocorHotel Modern, por exemplo, dizer: “no FI- reu a ideia de produzir um festival? MFA sinto-me em casa”… RR: Foi uma ideia do Luís… [risos] LV: Como esta é uma edição de 15 anos, LV: Penso que estávamos no Paquistão convidámos alguns artistas a escrever so- quando me ocorreu tal ideia… Aconteceu bre o FIMFA e é curioso como alguns, que quando A Tarumba começou a particinem sequer participam este ano, referem par em digressões internacionais e achei o orgulho e o contentamento de fazer par- que Lisboa, à semelhança do Porto e de te daquilo que designam como “a família Évora, deveria ter um festival profissional do FIMFA”. de marionetas. Consideram que o FIMFA tem uma iden- Um desejo para o futuro do FIMFA… tidade própria? LV: Apesar de ser incerto falar do futuro, RR: Há um artista que disse ser no FIMFA desejávamos muito poder incentivar artistas que pode apresentar um espetáculo de ris- portugueses a criar para o FIMFA. No fundo, co. Isso é muito curioso e aponta à nossa precisamos de mais orçamento para ter o identidade enquanto festival… enorme prazer de ver isso acontecer. LV: Desde o início que penEsqueçam que são diretosámos o festival como um res artísticos do FIMFA e espaço para o risco. Mas, O FIMFA SEMPRE elenquem os três espetácuno fundo, o FIMFA sempre PROCUROU O ‘BOM’ los que não perderiam de procurou o confronto (no CONFRONTO ENTRE A modo algum nesta edição. bom sentido) entre as com- TRADIÇÃO E O AVANT LV: O The Great War, dos panhias mais tradicionais – GARDE DA MARIONETA. Hotel Modern; os Boneque são cada vez menos – e cos de Santos Aleixo, no o avant garde da marioneta. Teatro Taborda; e o Sans A tónica está na marioneta contemporânea, Titre, desse grande nome da dança que sem esquecer as formas mais tradicionais é Xavier Le Roy. que, aliás, considero intemporais. A exem- RR: É difícil escolher, mas não perderia plo, este ano vamos ter os Bonecos de Santo o espetáculo La Máquina de la Soledad Aleixo a fechar o festival, em contraponto de Oligor e Microscopía, autores de Las com a abertura, semanas antes, com a com- Tribulaciones de Virginia que passou num panhia mais avant garde do momento, o Ho- FIMFA e ainda hoje é falado; Whispers, tel Modern, que mistura cinema e animação de e com Nicole Mossoux; e o extraore coloca-as em cena. dinário Duda Paiva, “o Neville Tranter A linguagem das marionetas e das peque- se fosse bailarino” como alguém disse, nas formas continua a surpreender pelo que apresenta Bastard! Fazendo batota arrojo e constante reinvenção. Há, de fac- [risos], recomendaria ainda as pequeto, uma vitalidade superior no teatro de nas formas do Luís Hipólito, com Quid marionetas hoje? Pro Quo, um espetáculo onde nada do RR: É um mundo de uma enorme liberda- que parece é… de artística. Olhando para esta edição, va- LV: Já agora, também faço batota. Sumos ter a dança, o teatro, as artes plásticas, giro que nos venham ver no Cabaret de a imagem em movimento… Tudo num diá- Insectos: Dracularium Freak.


PROGRAMAÇÃO FIMFA LX HTTP://FIMFALX.BLOGSPOT.PT ARTES PERFORMATIVAS

THE GREAT WAR Hotel Modern / Arthur Sauer (Holanda). MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 7 A 9 MAIO: 21H30

LA MÁQUINA DE LA SOLEDAD Olygor e Microscopía (México). Shaday Larios e Jomi Oligor, criação, construção e interpretação. MUSEU DA MARIONETA 14, 15 MAIO: 21H30, 16 MAIO: 16H, 17 MAIO: 17H

Ehrlacher, interpretação. MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 16, 17 MAIO: 19H

SANS TITRE (SEM TÍTULO) Xavier Le Roy, conceção e interpretação.

L’ AVAR (O AVARENTO) Compañía Pelmànec (Espanha). A partir de uma ideia de Jordi Bertran, inspirado em Molière. Olivier Benoit e Miquel Gallardo, encenação; Miquel Gallardo e Olivier Benoit, atores-manipuladores.

QUID PRO QUO Luís Hipólito, ideia e conceção;  Luís Hipólito e Carlos Alberto Oliveira (aka Kabé), interpretação. SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 20, 21 MAIO: 19H, 20H

TEATRO NACIONAL D. MARIA II 15, 16 MAIO: 21H15, 17 MAIO: 16H15

HALE - ESTUDO PARA UM ORGANISMO ARTIFICIAL Aleksandra Osowicz, Filipe Pereira, Helena Martos, Inês Campos e Matthieu Ehrlacher, criação; Filipe Pereira, Flora Detraz, Helena Martos, Inês Campos, Joana Leal e Matthieu

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 22 MAIO: 19H, 20H, 23 MAIO: 20H, 23H

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 16, 17 MAIO: 21H30

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 19 A 21 MAIO: 21H

WHISPERS Mossoux-Bonté (Bélgica). Nicole Mossoux, conceção, coreografia e interpretação; Patrick Bonté e Nicole Mossoux, encenação.

DEEP NEWS #2 Mecanika (França-Portugal). Paulo Duarte, conceção e interpretação.

CABARET DE INSECTOS: DRACULARIUM FREAK A Tarumba (Portugal). Luís Vieira e Rute Ribeiro, direção e construção; Ana Amorim, Luís Hipólito, Luís Vieira e Rute Ribeiro, atores-manipuladores. SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 20 A 22 MAIO: 22H30

BASTARD! A partir de Boris Vian. Duda Paiva, criação, coreografia, performance; Paul Selwyn Norton, encenação. SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 22, 23 MAIO: 21H

-manipulador. LARGO DO CHIADO E RUA GARRETT 15, 16 MAIO: 18H TEATRO NACIONAL D. MARIA II 15 MAIO: 20H30 MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 16 MAIO: 21H CRIANÇAS

PARECE UM PÁSSARO A partir do livro de David Machado com ilustração de Gonçalo Viana. Raimundo Cosme, criação e interpretação. AUTO DA CRIAÇÃO DO MUNDO Bonecos de Santo Aleixo. Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo e Vítor Zambujo, atores-manipuladores; Gil Salgueiro Nave, acompanhamento musical. TEATRO TABORDA 24 MAIO: 16H

CASA FERNANDO PESSOA 9 MAIO: 11H30

O SOLDADINHO Teatro de Ferro (Portugal).  Igor Gandra, texto e encenação; Carla Veloso e Igor Gandra, interpretação. MUSEU DA MARIONETA 9 MAIO: 16H, 10 MAIO: 11H30, 16H

CINEMA

TOMORROW WE DISAPPEAR Documentário sobre a colónia de artistas Kathputli em Nova Deli, na Índia, dirigido pelos norte-americanos Jimmy Goldblum e Adam Weber.  SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 23 MAIO: 18H ESPETÁCULOS DE RUA

BIG RORY & OCHIE THE DOG Surreal McCoy (Reino Unido). Mike Rowan e Rachel Rowan, autoria e performers. LARGO DO CHIADO E RUA GARRETT 7 MAIO: 14H, 8, 9 MAIO: 18H MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 7 A 9 MAIO: 21H

THE BIG BAD WOLF Pickled Image (Reino Unido). Dik Downey, ator-

ÓSCAR Teatro de Marionetas do Porto (Portugal). João Paulo Seara Cardoso, encenação e cenografia;  Júlio Vanzeler, marionetas e figurinos. MUSEU DA MARIONETA 23 MAIO: 16H, 24 MAIO: 11H30 WORKSHOP

IMAGENS EM MOVIMENTO NO ESPAÇO Por Kalle Nio / Companhia WHS (Finlândia) TEATRO TABORDA 19 A 23 MAIO INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 12 DE MAIO


30

A RT E S

I N AU G U R A M I N AU G U R A M APPLETON SQUARE TER A SÁB: 14H -19H

JAVIER FERNANDEZ STAY A WHILE

22 MAI A 18 JUN

CATARINA BOTELHO

MEMÓRIA DESCRITIVA ATÉ 14 MAI

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO SEG A SÁB: 10H -19H

CAMILLE ABOUDARAM

(WE ARE) THE GHOSTLY OTHERS Fotografia 12 MAI A 12 JUN

AMADEU FERRARI

[ANTE]CÂMARA MUSEU DO FADO ATÉ 20 DE SETEMBRO LARGO DO CHAFARIZ DE DENTRO, 1 / 218 823 470 / WWW.MUSEUDOFADO.PT ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR ATÉ 20 DE SETEMBRO RUA DO VALE, 7 / 218 172 111 / WWW.ATELIERMUSEUJULIOPOMAR.PT

SEM CAPRICHO OU PRESUNÇÃO O FADO POR JÚLIO POMAR & NOVAS DOAÇÕES

A obra plástica e poética que Júlio Pomar dedicou ao universo do fado é agora celebrada numa exposição patente simultaneamente em dois espaços da cidade. O Museu do Fado e o Atelier-Museu Júlio Pomar apresentam , até setembro, um conjunto de trabalhos do artista inspirados no fado, onde se podem encontrar obras como a grande tela Ulisses e as Sereias com Guitarra Portuguesa, a sequência de retratos dedicadas a Mariza ou Carlos do Carmo ou mesmo representações de figuras eminentes da literatura portuguesa, tais como Fernando Pessoa. A exposição invoca ainda o uso da palavra, quer na sua dimensão poética, quer na sua expressão cantada, lembrando que Júlio Pomar assinou várias letras de fado que são hoje património incontornável deste género musical tipicamente português. Ana Rita Vaz

Fotografia a cores - processos de rede ATÉ 30 MAI

A REVOLUÇÃO ESTÁ NA RUA

Reportagem fotográfica por 6 alunos do Ar.Co ATÉ 30 MAI

VICTOR FLORES A TERCEIRA IMAGEM Fotografia manipulada ATÉ 27 JUN

CENTRO CULTURAL DE BELÉM TER A DOM: 10H -18H

Garagem Sul

PAISAGEM COMO ARQUITETURA

A partir das obras de João Gomes da Silva e Paulo David 5 MAI A 2 AGO


A R T E S I N AU G U R A M / C O N T I N UA M

Centro de Reuniões

SEG A SEX: 8H -20H, SÁB, DOM: 10H -18H

JOÃO ABEL ABOIM

O ELOGIO DA LUZ E DA SOMBRA - A IMAGEM CINEMATOGRÁFICA Fotografia ATÉ 12 MAI

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO EDIFÍCIO CENTRAL DO CAMPO GRANDE SEG A SEX: 8H -20H

GALERIA BANGBANG TER A SÁB: 12H30-20H

SÉRGIO COSTA SAMPLING STRATA 23 MAI A 25 JUL

ATÉ 9 MAI

GALERIA BELO GALSTERER TER A SEX: 12H -19H, SÁB: 14H -19H

TERESA PAVÃO PROJETO

21 MAI A 30 JUL

OPEN SPACE

Trabalhos recentes ATÉ 31 JUL

CATAGREENA E RAQUEL PEDRO JULIANE UBIQUIDADE DE SOLMSDORF NATURAL Desenho 19 MAI A 1 JUN

CENTRO DE INFORMAÇÃO URBANA DE LISBOA SEG A SEX: 10H -20H, SÁB: 14H -20H

A CIDADE DE LISBOA

GRANDE EXPOSIÇÃO DE DESENHOS E PINTURAS 16 A 29 MAI

CULTURGEST SEG, QUA , SEX: 11H -19H, SÁB, DOM: 14H -20H

QUERIDO, REORGANIZEI A COLEÇÃO... POR ARTISTA

CARTAZES DA COLEÇÃO LEMPERT (CAPÍTULO 1 / 2ª PARTE) 9 MAI A 13 SET

CASTELLO HANSEN Joalharia 29 MAI A 26 JUN

PAULA PRATES ÕHULOSS

MARIA AMARAL  PEDRO APROXIMAÇÃO A SANTA MARIA MAIOR CALAPEZ Pintura 5 A 18 MAI

GALERIA REVERSO

ONLYNESS Fotografia ATÉ 16 MAI

GALERIA OPUS 14 TER A QUA: 14H -19H, QUI A SÁB: 14H -23H

MATRIZES E IMPRESSÕES Coletiva de Gravura  28 MAI A 2 JUL

PALÁCIO ENCANTADO

FAROL DE LIBERDADE Documental ATÉ SET

Desenho, cerâmica 16 MAI A 20 JUN

1.3 BILLION

COLECTIVA DE TAPEÇARIAS 1 A 31 MAI

HANGAR CENTRO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA QUA A SÁB: 15H -19H

PRINCÍPIO TAUTOLÓGICO Coletiva 22 MAI A 27 JUN

MYRIAM MECHITA

Residência artística 10 A 16 MAI A MONTRA

SUSANA GAUDÊNCIO

SEM TÍTULO (PASTEL DE NATA) ATÉ 24 MAI

CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO

FRÁGEIS SENTIDOS 

GALERIA TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE SEG A SEX: 13H -19H30

30 MAI A 5 JUL

GALERIA DOS PAÇOS DO CONCELHO

#5 VANESSA CHRYSTIE

A PEQUENA GALERIA QUA A SEX: 18H -20H, SÁB: 16H -20H

SOLVEIG NORDLUND E LUÍS PAULO SARA ANTUNES COSTA PLANOS A PRETO E ATÉ 21 MAI

OBJECTISMO GALERIA TER A SÁB: 11H -19H

Joias ATÉ 15 MAI

PEDRAS SOB LIVROS

BRANCO

31

MUSEU DO ORIENTE TER A DOM: 10H -18H, SEX: 10H -22H

GONÇALO CADILHE

UM DIA NA TERRA – FOTOGRAFIAS DO QUOTIDIANO DO PLANETA 15 MAI A 7 JUN

JOÃO FERREIRA Fotografia 21 MAI A 6 JUN PRAÇA DO MARTIM MONIZ

O NOSSO MUNDO, A NOSSA DIGNIDADE, O NOSSO FUTURO Exposição de rua no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento 9 A 24 MAI PRIMEIRO ANDAR SEG A SÁB: 19H -02H

LEONOR FONSECA

A SHOW AT A TIME Fotografia 8 MAI A 30 JUN

STUDIOTEAMBOX SÁB A QUI: 15H -19H, SEX: 19H -21H

YANN JONAS LISBOLLYWORLD Pintura 7 MAI A 4 JUN

C O N T I N UA M 3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA TER A SÁB: 14H -20H

ANDRÉ TRINDADE

I’M A MINERALIST Escultura, pintura ATÉ 9 MAI


32

A R T E S C O N T I N UA M APAIXONARTE

TAMARA ALVES TO THE BONE Ilustração ATÉ 18 JUN

APSA – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SÍNDROME DE ASPERGER SEG A SEX: 9H -18H (POR MARCAÇÃO)

MIGUEL VALENTE

AVARIAS TÉCNICAS

Aguarela, pintura e colagem ATÉ 6 MAI A ARTE DA TERRA SEG A DOM: 11H -20H

EM QUE PENSA ARTISTICAMENTE QUANDO PENSA NO 25 DE ABRIL? Azulejaria, escultura ATÉ 10 MAI

ARTE GRAÇA TER A DOM: 15H -19H

MAIA HORTA GOING BANANAS Pintura ATÉ 10 MAI

ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DA REGIÃO DE LISBOA SEG A SEX: 10H -13H/14H -18H30

QUANDO AS IMAGENS APRENDERAM A ANDAR

O FANTÁSTICO MUNDO DA IMAGEM EM MOVIMENTO ATÉ 7 MAI

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR TER A DOM: 10H -18H

SEM CAPRICHO OU PRESUNÇÃO Pintura ATÉ 20 SET

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS SEG A SÁB: 10H -18H

JOÃO A. FAZENDA

INSIDE ALVALADE Fotografia ATÉ 29 MAI

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL SEG A SEX: 09H30-19H30, SÁB: 9H30-17H30

PORFÍRIO PARDAL MONTEIRO

ARQUITECTO DE LISBOA

CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO SEG, QUI, SEX: 15H -20H, SÁB, DOM: 11H -18H

O OLHAR COMPROMETIDO DE GÉRARD BLONCOURT  Fotografia ATÉ 1 JUN

CASA DA AM ÉRICA LATINA SEG A SEX: 9H3013H/14H -18H30

Arquitetura ATÉ 9 JUN

OZIAS FILHO

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Fotografia ATÉ 15 MAI

JOANA GRAÇA ESTÓRIAS ABENSONHADAS Ilustração ATÉ 19 MAI

CAFÉ IMPÉRIO

LUIS DOURDIL DIÁLOGOS A CARVÃO Desenho ATÉ AGO

CARLOS CARVALHO ARTE CONTEMPORÂNEA

JOSÉ BATISTA MARQUES & CUL.PA BOA ESPERA

AR DE ARESTAS

CASA DA LIBERDADE – MÁRIO CESARINY SEG A SÁB: 14H -20H

MANUEL FIGUEIRA KÓRDA

ATÉ 30 MAI CASA-MUSEU ANASTÁCIO GONÇALVES TER A DOM: 10H -18H

IMAGENS DE UM MUNDO FLUTUANTE

ESTAMPAS, LIVROS E ÁLBUNS DA COLEÇÃO PAUL UGO THIRAN

Pintura, escultura, vídeo ATÉ 6 JUN

Obras em papel ATÉ 15 JUN

CARPE DIEM ARTE E PESQUISA

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA SEG A SEX: 13H -17H30, SÁB: 10H -17H30

CICLO DE EXPOANDRÉ GOMES SIÇÕES #19 VOZES INTERIORES Carla Cabanas, Francisco Pinheiro, Pedro Valdez Cardoso, Renata Cruz, Teresa Henriques, Oxana Ianin   ATÉ 25 JUL

Fotografia ATÉ 27 JUN

CASUAL LOUNGE – GALLERY SEG A SÁB: 16H -02H, DOM: 16H -00H

MAURO CARMELINO SLAVE ‘R’ US Pintura ATÉ 15 JUN

CENTRO PASTORAL DA IGREJA PAROQUIAL NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES SEG A SEX: 15H -19H

PEDRO TEIXEIRA NEVES A LUZ DENTRO DO SILÊNCIO Fotografia ATÉ 24 MAI

CRISTINA GUERRA CONTEMPORARY ART TER A SEX: 12H -20H, SÁB: 15H -20H

ROSÂNGELA RENNÓ INSÓLIDOS

Fotografia, vídeo ATÉ 16 MAI DELEGAÇÃO ECONÓMICA E COMERCIAL DE MACAU SEG A SEX: 9H -20H

RUI PALHA

PELAS RUAS DE MACAU Fotografia ATÉ 22 MAI

DOUBLETREE BY HILTON LISBON – FONTANA PARK

JOÃO PARAMÉS Pintura ATÉ 17 JUN

ERMIDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO TER A SEX: 11H -13H/14H 17H; SÁB, DOM: 14H -18H

SANDRO RESENDE

FOOLS RUSH IN WHERE ANGELS FEAR TO TREAD Fotografia ATÉ 31 MAI


A R T E S C O N T I N UA M

33

MUDE – MUSEU DO DESIGN E DA MODA . COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO ATÉ 31 DE MAIO RUA AUGUSTA, 24 / 218 886 117 / WWW.MUDE.PT

COMO SE PRONUNCIA DESIGN EM PORTUGUÊS? A exposição que o MUDE acolhe até ao final do mês nasce e mantém-se como uma pergunta. Aludindo às diferentes formas de pronunciar o termo design na língua portuguesa, e ao que isso revela da sua origem, tradução, história e riqueza de significados, a mostra apresenta as mais representativas peças de design de equipamento produzidas por autores nacionais durante os últimos 60 anos, com maior incidência para o período compreendido entre 1980 ESPAÇO ESPELHO D´ÁGUA SEG A DOM: 11H -00H

ANA PÉREZ-QUIROGA

UMA QUASE CRONOLOGIA DO ESPAÇO ESPELHO D´ÁGUA Instalação ATÉ 21 JUN

ESPAÇO NOVO BANCO SEG A SEX: 9H -19H

#26 – EU

(TÍTULO EM CONSTRUÇÃO) Fotografia ATÉ SET

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO ROSSIO

LISBONMUSE Mupis ATÉ 18 MAI

e 2014. A exposição, que se realiza no âmbito do projeto Art on Chairs 2014, resulta de uma parceria entre a autarquia lisboeta e a Câmara Municipal de Paredes. Entre as duas cidades, apresentamse mais de 150 peças de 76 autores de diferentes gerações, percursos e formações. A exposição dá particular atenção aos setores de produção nacionais, como a cortiça, a madeira, o vidro, o cristal ou a porcelana. ARV FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Museu Calouste Gulbenkian

D. QUIXOTE

Obra em destaque no Museu ATÉ 14 JUN

Centro de Arte Moderna TER A DOM: 10H -18H

BERNARD FRIZE

ISTO É UMA PONTE 1991-2013 Pintura ATÉ 31 MAI

MIGUEL ÂNGELO ROCHA ANTES E DEPOIS Escultura ATÉ 31 MAI


34

A R T E S C O N T I N UA M

ARSHILE GORKY Pintura ATÉ 31 MAI

ANIMALIA E NATUREZA NA COLEÇÃO DO CAM Coletiva ATÉ 31 MAI

FUNDAÇÃO LEAL RIOS QUI A SÁB: 14H30-18H30 

BAGINSKI, GALERIA / PROJETOS TER A SÁB: 14H -19H

GALERIA ABRAÇO TER A SÁB: 15H -19H

ANA CRUZ E MARIA DE BETÂNIA FEMINA

Cerâmica Contemporânea ATÉ 16 MAI GALERIA ANTÓNIO PRATES SEG A SEX: 11H -20H, SÁB: 15H -19H

NÁDIA DUVAL VISGRAAT Pintura ATÉ 8 MAI

GALERIA DE ARTE URBANA

Instalação ATÉ 16 MAI

GALERIA FILOMENA SOARES TER A SÁB: 10H -20H

JAIME DE LA JARA THE SKIN

TODOS OS DIAS

Coletiva ATÉ 31 MAI

KUNSTHALLE LISSABON

KATJA NOVITSKOVA LIFE UPDATE

ATÉ 16 MAI

ATÉ 13 JUN

GALERIA MONUMENTAL TER A SÁB: 14H -20H

MUDE – MUSEU DO DESIGN E DA MODA . COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO TER A DOM: 10H -18H

Pintura ATÉ 30 MAI

GALERIA MUNICIPAL TORREÃO NASCENTE – CORDOARIA NACIONAL

SEBASTIÃO SALGADO GÉNESIS

Fotografia ATÉ 2 AGO GALERIA PEDRO CERA TER A SEX: 10H -13H30/14H30-19H, SÁB: 14H30-19H

MIGUEL BRANCO LUZ

Escultura ATÉ 23 MAI GALERIA QUADRUM TER A SEX: 10H -19H, SÁB E DOM: 14H -19H

MOSTRA ANUAL DE ARTE BRUNO CIDRA CORTINA URBANA GODMESS, HAGAIEL, ISA SILVA, KLIT, MURTA E UIVO, SOFIA PIDWELL E TAMARA ALVES

MUSEU COLEÇÃO BERARDO TER A DOM: 10H -19H

ARTE CONTEMFELIPE ARTURO PORÂNEA EM ERNESTO VERSO ANVERSO DE SOUSA EXPOSIÇÃO YOUR BODY IS MY BODY

AS THE EARTH SPINS BENEATH MANUEL THE STARS SAN PAYO Coletiva ATÉ 27 JUN

HOTEL NOVOTEL LISBOA

Escultura ATÉ 31 MAI

HOTEL NH LIBERDADE

PEDRO NUNES FLAMENCO É LIVRE, TOUREIRO NÃO Pintura ATÉ 31 MAI

– O TEU CORPO É O MEU CORPO Coleção de cartazes ATÉ 27 SET

PEDRO BARATEIRO

PALMEIRAS BRAVAS/THE CURRENT SITUATION Pintura ATÉ 24 MAI

ANTÓNIO LAGARTO

MUSEU DA ELETRICIDADE TER A DOM: 10H -18H

ATÉ 24 MAI

AREIA

DE MATRIX A BELA ADORMECIDA

COMO SE PRONUNCIA DESIGN EM PORTUGUÊS? 1980-2014 ATÉ 31 MAI

MUSEU BORDALO PINHEIRO TER A DOM: 10H -18H

VIVINHA A SALTAR!

As varinas na obra de Bordalo e as novas sardinhas de Bordalo Cerâmica, desenho e pintura ATÉ 21 JUN

BORDALO À MESA ATÉ 18 MAI/16

LUÍS SILVEIRINHA Desenho ATÉ 14 JUN

HENRIQUE RUIVO

MANUAL DE CONVERSAÇÕES Instalação ATÉ 10 JUN

ANTÓNIO BOLOTA, JOÃO SEGURO E SUSANA GAUDÊNCIO PROJETO CONTENTORES ATÉ 10 MAI

MUSEU DO FADO TER A DOM: 10H -18H 

SEM CAPRICHO OU PRESUNÇÃO O FADO POR JÚLIO POMAR & NOVAS DOAÇÕES Pintura ATÉ 20 SET


A R T E S F E S T I VA I S /C O N C U R S O S /C O N F E R Ê N C I AS MUSEU DA FARMÁCIA SEG A SEX: 10H -18H

ARTE E CIÊNCIA EM LUÍS DOURDIL Pintura ATÉ 14 NOV

MUSEU DE LISBOA . PALÁCIO PIMENTA TER A DOM: 10H -13H/14H -18H

Pavilhão Branco

TEATRO NACIONAL TESOUROS DA NOD. MARIA II FOTOGRAFIA PORTUGUESA O NACIONAL DO SÉCULO XIX ESTÁ A ARDER! Arte urbana ATÉ 31 JUL

Fotografia ATÉ 28 JUN

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

O INCÊNDIO DE 1964 E O FIM DE UMA ÉPOCA Bibliográfica, documental ATÉ 31 JUL TORRE DE BELÉM

JORGE QUEIROZ 10 ANOS DEA MAGNÍFICA TRABALHOS RECENTES POIS: OBJETOS E FORMOSA DE OUTROS TORRE Pavilhão Preto LUGARES VARINAS DOAÇÃO FRANCISCO CAPELO DE LISBOA Pintura ATÉ 31 MAI

Exposição de mupis no âmbito das comemorações dos 500 anos da Torre de Belém ATÉ 15 JUL

MEMÓRIAS DA CIDADE Pintura, desenho ATÉ 24 MAI

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

O BELO VERMELHO

DESENHOS A SANGUÍNEA (SÉCULOS XVI-XVIII) ATÉ 28 JUN

Obra Convidada

ROSSO FIORENTINO

BACO, VÉNUS E CUPIDO Musée Internationel d’Histoire et d’Art ATÉ 10 MAI

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MUSEU DO CHIADO TER A DOM: 10H -18H

HYBRIDIZE OR DISAPPEAR 

Cecile B Evans, Neil Beloufa, Antoine Catala, Diogo Evangelista, Oliver Laric, Shana Moulton, Katja Novitskova, Laure Provoust, Magali Reus ATÉ 24 MAI

ATÉ JUN

MUSEU NACIONAL DO TRAJE TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

COLEÇÃO ANADIA

TRAJE E ACESSÓRIOS ATÉ 27 JUN

PURA CAL TER A SÁB: 11H -20H, DOM: 12H -17H

IVA VIANA ESTUQUE

Escultura ATÉ 28 JUN ROCA LISBOA GALLERY SEG A SEX: 10H -20H, SÁB: 10H -17H

JUAN CARLOS TOMASI AS VIDAS DA ÁGUA Fotografia ATÉ 31 MAI

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

ALEXANDRE FARTO AKA VHILS

TORREÃO POENTE DO TERREIRO DO PAÇO SEG A DOM: 10H -19H

FRANCISCO DE GOYA Y LUCIENTES

CAPRICHOS DE GOYA Gravura ATÉ 12 MAI

ZARATAN | ARTE CONTEMPORÂNEA QUI: 19H -22H, SEX A DOM: 16H -20H

JOÃO FERRO MARTINS

SUBLIME AND OTHER FREQUENCIES Pintura ATÉ 23 MAI

F E S T I VA I S

1º FESTIVAL COM ARTE CAMPO DE SANTA CLARA 21 A 23 MAI: 19H Info: 213 261 340

35

CONCURSOS

Concurso para Artistas Portugueses

INSCRIÇÕES ATÉ 15 MAI Info portugalnow.wix.com/ portugal-now PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN

50 anos | 50 artistas

Desafio de criatividade RECEÇÃO DE PROPOSTAS ATÉ 15 MAI Info planetario.marinha.pt

CON FE RÊ NCIAS

CENTENÁRIO NASCIMENTO DO PINTOR LUÍS DOURDIL SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Temos de filtrar a Realidade: Vida e Obra do Pintor Luís Dourdil Seminário 19 MAI: 15H

MUSEU DA FARMÁCIA

Tertúlia de homenagem ao pintor Luís Dourdil 27 MAI: 18H

O DISCURSO NÃO É NEUTRO E O LUGAR DO DISCURSO TAMBÉM NÃO Ciclos de conversas

BIBLIOTECA DA ORDEM DOS ARQUITETOS

O lugar do editor no discurso da arquitetura Com Ana Vaz Milheiro, Carlos Duarte 6 MAI: 18H

REPENSAR MUSEUS Ciclos de conversas sobre Museologia

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR Comunicação 14 MAI: 18H ROCA LISBOA GALLERY

S. M. L. XL – 20 ANOS – REVISITED Ciclo de debates sobre Arquitetura

L | Large

21 MAI: 18H30 SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

Flâneur – Novas narrativas urbanas Conferência internacional 12, 13 MAI


36

A R T E S C O L Ó Q U I O S/ C U R S O S/ WO R KS H O P S

Curso de Pintura COLÓQUIOS FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados Colóquio internacional 22, 23, 25 MAI

C U R S O S/ WO R KS H O P S 22ATELIER

Curso de Laboratório Fotográfico

6 A 27 MAI: 19H30-22H30 968538258 | mail@22atelier.org

Workshop de Colagem Autobiográfica TER: 18H30-20H30, SÁB: 14H -16H IA

ACADEMIA DE ARTES E TECNOLOGIAS

Desenhar&Pintar Lx, Fotografar Lx, Cerâmica Info: 922 025 297 VÁRIOS HORÁRIOS IA

ANJODESIGN - DESIGN E RESTAURO

Workshops de Fotografia IA

Com Carlos Correia, Mimi Tavares  SEG, QUA: 10H30-13H E 18H30-20H30

Formação Vocacional Artes- Escultura

Com Manuel Furtado dos Santos TER: 17H -19H IA ARTLIER

Pintura Decorativa IA

ARTE PEL’ARTE

Curso de Restauro QUI: 14H30-17H30

ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃO DA REGIÃO DE LISBOA

Cerâmica, olaria e vidrados, desenho e pintura, restauro de loiça e móveis e talha

VÁRIOS HORÁRIOS IA ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

Aulas de pintura óleo acrílico

SÁB: 10H -13H OU 15H -18H ATELIÊ DE ARTE E ARTE PSICOTERAPIA

Aulas de pintura terapêutica e sessões de arte-psicoterapia

Info: 218 429 730

ATELIÊ DE CERÂMICA CHAMOTE FINO

IA

AR.CO – CENTRO DE ARTE & COMUNICAÇÃO VISUAL

Workshop de Fotografia: Cianotipias 9, 16, 23, 30 MAI, 6 JUN: 10H30-13H

Workshop de Joalharia O que parece não é (Anel de construção forma oca em metal) 9, 16, 23, 30 MAI, 6 JUN: 10H30-13H ARTE ILIMITADA

Curso de Desenho Com Berta Elrich QUI: 18H30-21H, SEX: 10H30-13H

Workshop de maquete de um livro de fotografia Com Jem Southam 7 A 10 MAI ATELIÊ MF

Workshop de Desenho e Pintura para Azulejos TER, QUI: 10H30-12H, 18H30-20H Info: 912 576 393

VÁRIOS HORÁRIOS Info: 918 207 671

Cursos de Cerâmica, Pintura sobre Azulejo SEG A SEX: 14H -17H, 18H -21H, SÁB: 10H -13H Info: 969 578 860 ATELIÊ | GALERIA SGRILO

Aulas de Pintura (óleo, acrílico) e Desenho (pastel, carvão, grafite) SEG: 14H -16H30, QUA: 10H -12H, QUI: 10H -12H IA 931 638 159

ATELIER DE JOALHARIA

Iniciação e aprendizagem das técnicas e métodos da Joalharia Orientação por Catarina Silva VÁRIOS HORÁRIOS IA catrinasilva@gmail.com / 965 424 279

CÁ – ATELIÊ DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

Workshops de pintura em aguarela, cerâmica, pintura em azulejo IA CASA ESTRELA DO MAR

Oficinas de Libertação Artística para Adultos QUI: 19H -20H30

ATELIÊ MELÍCIO

Workshops Temáticos de Fotografia

QUI, SEX Info: 967 521 886

CASA DE TRÁS-OSMONTES E ALTO DOURO

SEG: 14H30-16H30

APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Ateliê de Máscaras, Papel , Plástico, Marionetas Marotes

ATELIER DE LISBOA

Cursos de Aguarela, Pintura e Escultura ATELIÊ SANTA RUFINA

Workshop de Mosaicos SÁB: 11H -13H Info: 934 188 287

ATELIER DE SÃO BENTO

Cursos de desenho, pintura, gravura e história de arte VÁRIOS HORÁRIOS ATELIER DO PAÇO

Livros de artista SÁB: 14H -16H

Desenho iniciação QUA: 18H30-21H IA cursolisboa@gmail.com 962457850

ATELIERS DE ALFAMA

Workshop de Técnicas Criativas e Relaxamento pela Arte SÁB: 11H -14H

Workshop de Desenho Artístico QUI: 19H -22H MP / IA

ricardo.andrade@ncreatures. com BEST TRAINING, LDA

A necessidade de se reimaginar as instituições culturais de amanhã: programar, comunicar e promover Curso com Cláudia Camacho 9, 10 MAI: 10H -13H/14H -19H

Com João Caseiro SÁB: 14H -18H

Curso de pintura em azulejo e faiança QUA: 17H30-19H30

Curso de desenho

VÁRIOS HORÁRIOS

Curso de fotografia

TER, QUI: PÓS-LABORAL CAULINO CERAMICS

Atelier de cerâmica

SEG A SEX: 11H -21H IA CENTRO DE RECREIO POPULAR DO BAIRRO

Curso de Pintura

SEG A DOM: 15H -23H CERÂMICA BAIRRO ALTO

Curso de Cerâmica, Workshop de Porcelana, Esmalte e recriação de bijuteria. VÁRIOS HORÁRIOS CLUBE ESTEFÂNIA

Traço e Pintura de Azulejos e Modelação de Barro TER: 14H15-16H45  Info: 919 981 288

CONTRAPROVA ATELIER DE GRAVURA

Técnicas de gravura

Formação contínua TER, QUI: 19H -22H IA CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA 

O Pormenor e a Escala

9, 16, 23 MAI: 10H -12H30 PG / MP / IA

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Introdução à joalharia Aula experimental com Paula Vieira 7 MAI: 10H30 IA paulavieirajoias@gmail.com

EDAK - ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Pintura e Desenho SÁB: 11H30


A R T E S C U R S O S/ WO R KS H O P S ESPAÇO 62

Desenho de Modelo TER: 18H -19H30 Info: 968506535

ESPAÇO MOURARIA INATEL

Curso de costura criativa

TER, QUI: 9H30-13H30 FACULDADE DE BELAS-ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Curso Livre de Animação em Anime Studio 6 MAI A 17 JUN QUA: 18H30-22H30, SÁB: 10H -17H FUNDAÇÃO ARPAD SZENES -VIEIRA DA SILVA

UM ANO A DESENHAR PARA O FUTURE Oficinas de desenho com os Urban Sketchers

Lopo Pizarro

9 MAI: 10H -12H30

Luís Ançã

30 MAI: 10H -12H30

GALERIA REVERSO

O PRAZER DE FAZER, a Jóia ao Alcance da Mão Cursos práticos de joalharia info: 919809131 / mail@ reversodasbernardas.com

INSTITUTO DE ARTES E OFÍCIOS

Oficina de mobiliário, pintura, escultura e talha IA

INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE

Curso de Pintura

Com Prof. Carlos Franco SÁB: 10H -13H IA INSTITUTO PORTUGU ÊS DE FOTOGRAFIA

Workshop Composição 4 MAI: 10H, 19H30

Curso de Fotografia Digital 6 MAI: 19H30

JARDINS DOS CORUCHÉUS

Painel Comunitário João Ribas

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Painel cerâmico – criação coletiva SÁB: 10H -17H IA 922 025 297

Oficina de diário gráfico

JARDIM DA ESTRELA

Reflexos

Com Mário Linhares 30 MAI: 10H30

Artes da Terra: Cerâmicas e porcelanas Com Paula Ribeiro 31 MAI: 11H GALERIA 36

Curso de Pintura

SEG A SEX: 14H -16H IA GALERIA DIFERENÇA

Cursos de Gravura

VÁRIOS HORÁRIOS

Cursos de Desenho SEX: 18H30-20H

Sessões de Modelo Vivo SÁB: 11H -13H

GALERIA PEDRO SERRENHO

Escola de Belas Artes

Cursos de Desenho/ Pintura, Gravura, História da Arte e Geometria Descritiva Info: 917 540 178

Desenho e Instalação - diálogo em espaço público

Workshop com Francisco Pinheiro 2 A 23 MAI SÁB: 11H -13H JUNTA DE FREGUESIA DA ESTRELA

Centro Comunitário da Madragoa

113º Encontro do Grupo dos Origamigos de Lisboa Arte Milenar de dobragem de papel 2 MAI: 15H -19H EG / PG Info: origamigos.lx@sapo.pt, 936 258 619 LEITURIA

Workshop de ilustração de pequenas histórias Com Ana Oliveira 5, 12, 19, 26 MAI: 18H

37 MAPA – ESPAÇO CRIATIVO

Curso de Desenho e Pintura Com Teodora Boneva QUA: 14H MART

Mini Curso de Tintas de Água TER: 10H30-13H OU 20H30- 22H30

A exaltação do corpo Aulas de Modelo  QUI: 11H -13H

N ÚCLEO DE ARTE FOTOGRÁFICA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

4ª Aberta – Laboratório Analógico aberto ao público QUA: 20H -00H IA Info: naf.ist@gmail.com

POLO DA PENA DA JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

Memórias em álbum QUI: 10H -12H

PONTO DE LUZ ATELIER MESTRES DO REGUEIRÃO / ARTA

Introdução à cerâmica SEG: 19H -21H

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Encontro dos Urban Sketchers 16 MAI: 14H30 MP

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Atelier de modelação de barro e atelier de pintura de azulejo MP MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Oficina de tecelagem manual e tapeçaria QUA: 13H30-17H30 MP Info: 964 088 200 MUSEU DO ORIENTE

Sábados Gráficos

9 MAI: 10H -13H/14H -18H

Alinhavos para bordar: Sashiko Simples Workshop com Susana Domingues 13 MAI: 15H -17H

Desenho e gravura Por José Faria

Desenho de Figura Humana - Retrato, Técnicas de Calcografia e Gravura em Metal, Técnicas em Pintura pontodeluz21@hotmail.com IA

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Curso de Iniciação à Fotografia

Com Luís Rocha e Tânia Araújo Info: 213 973 471 IA

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS-ARTES

Atelier Livre de Pintura SEG: 14H15-22H30, TER: 14H15-16H30

Oficina de Apoio em Pintura QUI: 14H15-18H15 TEATRO DA VOZ

Desenho aberto

VÁRIOS HORÁRIOS

Mestres do Origami

VIRAGEM LAB

Kumihimo – Cordão de Seda

SÁB, DOM

Workshop Com Constança Arouca 20 MAI: 15H -17H

Workshop com Susana Domingues 27 MAI: 15H -17H

Workshop de Técnicas de Impressão de Preto e Branco

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91


38

CI Ê N CI AS

OCEANÁRIO DE LISBOA TODOS OS DIAS: 10H -19H ESPLANADA D. CARLOS I / 218 917 002 / WWW.OCEANARIO.PT

FLORESTAS SUBMERSAS BY TAKASHI AMANO A nova exposição temporária do Oceanário permite uma visita pelas florestas tropicais tendo como som de fundo uma música original de Rodrigo Leão. O músico português criou uma composição inspirada no conceito desta mostra que apresenta o maior “nature aquarium” do mundo (40 metros ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

Visitas Guiadas GO / MP

CICLO DE CONFERÊNCIAS ARQUEOLOGIA EM PORTUGAL: OS PROGRESSOS DO NOVO MILÉNIO A Presença Campaniforme: Uma Primeira Cultura PanEuropeia? Por João Luís Cardoso. 4 MAI: 17H

Circulação de Bens, Pessoas e Ideias na Idade do Bronze em Portugal: Entre o Atlântico e o Mediterrâneo Por Raquel Vilaça. 5 MAI: 17H

Os Fenícios em Portugal Por Ana Margarida Arruda. 11 MAI: 17H

Arqueologia Subaquática:

de comprimento e 160 mil litros de água doce) com assinatura de Takashi Amano, um fotógrafo de natureza e mestre na criação de aquários plantados. Numa fusão perfeita, a arte e a natureza envolvem os visitantes numa experiência de relaxamento, quietude e simplicidade. Cristina Engrácia

Presente e Futuro

Por André Teixeira e José Bettencourt. 12 MAI: 17H ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

Pena de Morte: Da Justiça Punitiva à Justiça Corretiva

Exposição. ATÉ 16 MAI SEG A SEX: 9H30-19H30, SÁB: 9H30-12H30 EG

ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA - APCC

Curso de Iniciação à Astronomia e Ateliê de Microfoguetes IA

BIBLIOTECA DE BELÉM

Pais em Roda

Pais e mães partilham experiências e dúvidas. 9 MAI: 15H Info: 969 105 690 EG


C I Ê N C I AS

MULHERES NO ESTADO NOVO E NO PÓS 25 DE ABRIL CICLO DE TERTÚLIAS

Crianças Maltratadas Por Ana Jorge. Moderação de Ana Sara Brito. 29 MAI: 17H30 EG

BIBLIOTECA CAMÕES

CICLO DE TERTÚLIAS TEMÁTICAS - BIBLIOTECA IN-DISCRETA Gastronomia e Vinhos

Por Rodolfo Tristão. Moderação de Raquel Moreira. 23 MAI: 18H30 EG BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

Oficina de Chá Por Miguel Boieiro. 11 MAI: 16H

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

ECOLOGIA EMOCIONAL Que Clima Este! 9 MAI: 14H -17H Info: 213 959 426

Pais em Roda

Pais e mães partilham experiências e dúvidas. 16 MAI: 15H Info: 969 105 690 EG CAFÉ MARTINHO DA ARCADA

CICLO DE DEBATES E REFLEXÕES: PORTUGAL E O FUTURO O Futuro da Política

Moderado por Fernando Sobral. 21 MAI: 20H30 Info: 919 163 525 (Grémio das Artes e Ciências) CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

Missionários Jesuítas na China Ming/Qing Por Isabel Murta Pina. 6 MAI A 8 JUL QUA: 16H -18H

CENTRO DE CULTURA E INTERVENÇÃO FEMINSITA

As Mulheres nas Crises Académicas Durante a Ditadura Por Isabel do Carmo, Maria Augusta Seixas e Maria Isabel Barreno. 9 MAI: 15H

39

Os 20 Anos da Conferência Mundial sobre a Mulher de Pequim

Por Paola Pluchino e Manuela Tavares. 11 MAI: 18H CIUL - CENTRO DE INFORMAÇÃO URBANA DE LISBOA

III ENCONTRO DE URBANISMO - REINVENTAR A CIDADE, TRANSFORMAR LISBOA

Inteligência, Tecnologia e Gestão Urbana 21 MAI: 18H -20H EG

(Ajuda) e seus Residentes de há 5 mil Anos Por Nuno Neto e Paulo Rebelo. 21 MAI: 18H30 Info: 218 172 180 (Centro de Arqueologia de Lisboa) FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Resiliência numa Era de Extremos

Por Gregg Braden e Bruce Lipton. 29 A 31 MAI FÓRUM LISBOA

Semana do Desenvolvimento

13 A 17 MAI semanadodesenvolvimento.pt EG

EL CORTE INGLÉS

Oficina - Como Educar Crianças Responsáveis e Positivas Por Cristina Valente. 9, 16 MAI: 11H EG / IA

CICLO DE CONFERÊNCIAS NO FEMININO Os Limites no Humor Por Ana Bola. 5 MAI: 19H

A Baixa de Natalidade: As Razões do Estado e os Direitos das Mulheres Por Maria Antónia Palla. 19 MAI: 19H EG / IA

FÓRUM PICOAS

II Conferência Internacional de Alternativas à Experimentação Animal 8, 9 MAI: 10H -18H30 www.icaae.com

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

As Coberturas - Jardim do Edifício Gulbenkian

Visita jardim orientada por Carlos Carrilho. 6 MAI: 18H

A Água no Jardim Gulbenkian

CICLO DE CONFERÊNCIAS E DEBATE - PENSAR PORTUGAL

Visita jardim orientada por Carlos Carrilho. 13 MAI: 18H

Por Pedro Galvão. 22 MAI: 19H EG / IA relacoespublicas@elcorteingles. pt

Visita jardim orientada por Carlos Carrilho. 20 MAI: 18H

Ética com Razões

CONVENTO DOS CARDAES

CICLO DE CONFERÊNCIAS MADRE TERESA DE SALDANHA Teresa de Saldanha Carisma e Profecia Por Rita Maria Nicolau. 14 MAI: 18H30

ESCOLA BÁSICA ALEXANDRE HERCULANO

ARQUEOLOGIA NO BAIRRO

O Povoado Pré-Histórico da Travessa das Dores

Jardim Gulbenkian: Um Jardim de Jardins Edifícios e Jardim Gulbenkian: Da Origem ao Projeto Visita jardim orientada por Daniela Arnaut. 27 MAI: 18H

OBSERVATÓRIO DE ÁFRICA E AMÉRICA LATINA 40 Anos de Independências: Crescimento ou Desenvolvimento

Por Maria Hermínia Cabral, José Luís Brito, Nelson Pestana e João Mosca. 9 MAI: 15H EG

DIA DA BIODIVERSIDADE O Canto das Aves

Passeio de identificação de aves através do seu canto. 23 MAI: 9H30

Plantas Aromáticas e Medicinais no Jardim Gulbenkian Visita orientada por Fernanda Botelho. 23 MAI: 11H

A Biodiversidade

Visita orientada por Fernando Catarino. 23 MAI: 15H

PRÓXIMO FUTURO

As Mutações da Colonialidade e a Atual (Des)Ordem Mundial 30 MAI: 15H EG

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

CICLO DE CONFERÊNCIAS TEMAS OLISIPONENSES Afonso IV e a Cidade de Lisboa

Por Bernardo Vasconcelos Sousa. 7 MAI: 18H30

A Propósito da Conquista de Lisboa (1147) Por Pedro Barbosa. 21 MAI: 18H30

JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Descobrimentos Portugueses Visita guiada temática.

Visitas Guiadas ao Jardim Botânico

Em português e inglês. Info: 933 756 154 (CERCiência) MP

LANGUAGECRAFT

Filosofia com Crianças e Jovens e 10º Workshop de Filosofia Prática: A Arte de Questionar/ Consulta Filosófica Por Oscar Brenifier, Maria Luísa Abreu e Alice Santos. 9, 10 MAI: 9H30-19H, 16 MAI: 9H30-18H30 IA


40

C I Ê N C I AS LIVRARIA BULHOSA (CAMPO GRANDE)

Relacionamentos

Palestra com a presença de Maria Del Mar Cervantes. 12 MAI: 18H MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

Exposição Permanente do Museu da Água TER A SÁB: 10H -12H30, 13H30-17H30

MUSEU DO COMBATENTE E FORTE DO BOM SUCESSO

A Trincheira

Saúde e Pedagogia 24 MAI: 10H Info: 213 558 060 MP

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA

O Tempo Resgatado ao Mar

Visitas guiadas à exposição por Isabel Leal. 3 MAI: 11H EG

África Reencontrada Exposição.

Antiguidades Egípcias

Exposição e workshop de construção de trincheiras.

Exposição. TER A DOM: 10H -18H

A Grande Guerra ao Vivo - Evocando a Paz

1 MÊS /1 PEÇA

Exposição.

200 Anos de Armas Regulamentares em Portugal

A Presa de Elefante da exposição O Tempo Resgatado ao Mar Por João Luís Cardoso. 16 MAI: 15H30 EG

Exposição.

História da Aviação do Século XX Exposição.

História do Soldado Português no Século XX

Exposição. TODOS OS DIAS: 10H -17H MUSEU GEOLÓGICO DE PORTUGAL/LNEG

As (Primeiras) 27 Maravilhas do Museu Geológico SEG A SÁB: 10H -18H MUSEU DE LISBOA CASA DOS BICOS

Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos

SEG A SÁB: 10H -18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30) Info: 217 513 215 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) EG

MUSEU DE MARINHA

CONFERÊNCIAS ABERTAS AO PÚBLICO EM GERAL O Templarismo e a Identidade Espiritual Portuguesa 23 MAI: 10H

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

10 Anos Depois: Objetos de Outros Lugares. Doação Francisco Capelo Exposição.

Artes de Pesca: Pescadores, Normas, Objetos Instáveis Exposição.

O Museu, Muitas Coisas Exposição. TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Francisco Arruda Furtado, Discípulo de Darwin

Visita orientada à exposição por Alda Namora. 9 MAI: 15H EG

O Céu de Galileu Sessão de planetário dramatizada. 9 MAI: 16H30

Um Mês, um Tema, um Nome de Ciência Visita dramatizada. 16 MAI: 15H

Borboletário E / MP

Francisco Arruda Furtado, Discípulo de Darwin Exposição.

Mero, o Senhor das Pedras Exposição.

Memórias da Politécnica - Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura Exposição.

A Aventura da Terra - Um Planeta em Evolução Exposição.

Minerais: Identificar e Classificar Exposição.

Joias da Terra - O Minério da Panasqueira Exposição.

4 x Vida na Terra Exposição.

Coleções de Naturalista Exposição.

Allosaurus - Um Dinossáurio, Dois Continentes? Exposição.

MUSEU DO ORIENTE

Pescadores de Macau e o Culto de Chu Tai Sin

Um Dia na Terra Fotografias do Quotidiano do Planeta

Exposição por Gonçalo Cadilhe. 14 MAI A 7 JUN TER A QUI, SÁB, DOM: 10H -18H, SEX: 10H -22H

Arte Bonsai

Workshop por Márcio Meruje. 16 MAI: 10H -18H

Sociedades Humanas, Sociedades Artificiais - Um Diálogo com o Japão Sobre Coisas, Robôs e Outros Humanos Conferência por Porfírio Silva. 19 MAI: 18H30 EG

Workshop de Especiarias

Por Luís Mendonça Carvalho. 23 MAI: 14H -18H

A Natureza da Ásia Revelada por Garcia de Orta

Curso por Teresa Nobre Carvalho. 23, 30 MAI: 10H -13H

Infinisterra

Exposição. ATÉ 31 MAI TER A DOM: 10H -18H, SEX: 10H -22H OCEANÁRIO DE LISBOA

CICLO DE CONVERSAS LIGHT

Florestas Submersas by Takashi Amano

13 MAI: 19H EG

Almanaque Perpétuo dos Oceanos

Encontro com José Rebordão

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Visitas às Coleções do Museu e ao Jardim Botânico

Ponto de encontro: junto ao nº 58 da Rua da Escola Politécnica. 18 MAI: 10H -18H EG / MP

VISITA UM BIÓLOGO, UM ILUSTRADOR Francisco Arruda Furtado, Discípulo de Darwin

Por Ireneia Melo e Lúcia Antunes. 23 MAI: 15H EG / MP

Exposição. TODOS OS DIAS: 10H -19H

Visita guiada para maiores de 65 anos. TODOS OS DIAS: 10H -19H MP

Na Crista da Onda

Workshop para professores sobre o novo mapa “Portugal é Mar”. TODOS OS DIAS: 10H -19H MP

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO CIÊNCIA VIVA

Pelucia Diversus

3 MAI: 16H -18H30 EG


C I Ê N C I AS

41

Final Famelab Nacional 9 MAI: 17H EG

Loucamente

Exposição. ATÉ SET TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

Dóing - Oficina Aumentada

Oficina, ateliê de costura, estúdio de prototipagem e pista de lançamento de grandes ideias. TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

CICLO DE CONFERÊNCIAS CIÊNCIA VIVA Biodiversidade

Por Nuno Ferrand. 28 MAI: 19H30 EG

HÁ QUANTO TEMPO NÃO VAI A UMA AULA DE CIÊNCIA? Da Beterraba à Camisola Pintada Lollipops de Fruta Hortas à Janela

Visitas acompanhadas, atividades de laboratório, cozinha e ateliês científicos para maiores de 65 anos. SEX: 10H15, 14H15 PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN ESCOLA BÁSICA ALEXANDRE HERCULANO 21 DE MAIO ÀS 18H30 RUA NOVA DO CALHARIZ, 2-8 / 213 624 701

ARQUEOLOGIA NO BAIRRO O POVOADO PRÉ-HISTÓRICO DA TRAVESSA DAS DORES (AJUDA) HÁ 5 MIL ANOS O Centro de Arqueologia de Lisboa tem um novo projeto denominado Arqueologia no Bairro. Sendo uma atividade que cada vez mais interfere no dia-a-dia dos cidadãos com as múltiplas obras que têm lugar na cidade, pretende-se informar a população sobre o que ocorre nessas intervenções. A primeira sessão é sobre uma das descobertas arqueológicas mais relevantes em Lisboa, o povoado pré-histórico da Travessa das Dores, na Ajuda, identificado em 2012. A apresentação está a cargo de Nuno Neto e Paulo Rebelo. Mais informações através do telefone 218 172 180. CE

O Céu Visto da Terra

Exposição de astrofotografia de Miguel Claro. ATÉ 10 MAI TER A DOM: 10H -16H30 EG

A Descoberta do Universo

TER A QUI: 11H, 14H30, 16H, SEX: 11H, SÁB: 15H, 16H, DOM: 11H30, 15H, 16H

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91


42

CI N E MA

E S T R E I AS

CINEMA SÃO JORGE 14 A 17 DE MAIO / ARCINEMAARGENTINO.COM

1º FESTIVAL DE CINEMA ARGENTINO Realiza-se pela primeira vez o AR – Festival de Cinema Argentino, que dá a conhecer os filmes mais recentes produzidos neste país da América Latina. As obras exibidas incluem longas e curtas-metragens de ficção e documentários. Destaque para o filme de abertura, El Escarabajo de Oro, que junta na realização a artista sueca, Sandlund e o cineasta argentino Moguillansky, E S T R E I AS

ÁSTERIX: O DOMÍNIO DOS DEUSES

De Louis Clichy, Alexandre Astier, com Roger Carel, Lorànt Deutsch, Laurent Lafitte

Numa nova aventura Ásterix e Óbelix têm de enfrentar os Romanos, que pretendem através de uma construção em volta da vila gaulesa, forçá-los a adaptarem-se ao seu domínio ou a desaparecerem.

THE CAPTIVE

De Atom Egoyan, com Ryan Reynolds, Scott Speedman, Rosario Dawson

Cassandra é ainda criança quando desaparece da carrinha do pai, que é considerado o principal suspeito. Oito anos passados, o pai continua a ser investigado. A solução para o enigma só será encontrada com a ajuda da própria Cassandra.

CRIME

De Rui Filipe Torres, com João D’Ávila, Ruben Garcia

e que apresenta um retrato lúdico das contradições do financiamento e das produções internacionais. A programação inclui ainda nomes de realizadores argentinos já consagrados como Luis Ortega e Martín Rejtman, assim como primeiras obras, como é o caso de Mauro, de Hernán Roselli e La Salada, de Juan Martín Hsu. Ana Figueiredo

DEUS BRANCO

De Kornél Mundruczó, com Zsófia Psotta, Sándor Zsótér, Lili Horváth

Quando, numa cidade, todos os cães rafeiros têm de ser registados e encarcerados, o “melhor amigo do homem” revolta-se. No meio do caos uma jovem vai tentar recuperar o seu cão, acreditando inocentemente que o amor pode enfrentar qualquer tipo de adversidade.

FORÇA MAIOR

De Ruben Östlund, com Johannes Kuhnke, Lisa

Loven Kongsli, Clara Wettergren

Uma família de férias nos Alpes Franceses enfrenta problemas quando uma avalanche ameaça o local onde se encontram. O pai foge deixando para trás o resto da família. Depois do susto, a atitude do patriarca vai quebrar a harmonia familiar.

A FOSSA

De Wang Bing, com Cheng Zhengwu, Jing Niansong, Lian Renjun

Relato das condições de vida a que foram sujeitos milhares de cidadãos condenados pelo regime chinês, no final dos anos 50, nos campos de trabalhos forçados em Gobi.


C I N E M A E S T R E I AS

43

O GRANDE MUSEU

De Johannes Holzhausen Um olhar peculiar sobre os bastidores do Kunsthistorisches Museum, em Viena.

HÁ SEMPRE UMA PRIMEIRA VEZ

De Maxime Govare,  Noémie Saglio, com Pio Marmaï, Franck Gastambide, Adrianna Gradziel  Quando Jeremie dorme pela primeira vez com uma mulher, a sua vida é abalada. Jeremie é gay e sempre se viu ao lado do namorado de longa data. A nova experiência vai pôr em causa a vida que conheceu até então.

L’HOMME QU’ON AIMAIT TROP

De André Téchiné, com Guillaume Canet, Catherine Deneuve, Adèle Haenel A filha da proprietária do casino Palais de la Méditerranée, em Nice, apaixona-se pelo conselheiro da sua mãe, um advogado, dez anos mais velho. Quando o casino vive uma situação complicada, a jovem toma o partido do amante, contra a sua mãe, que perde o negócio.

A HUMILHAÇÃO VÁRIOS LOCAIS ESTREIA NACIONAL EM MAIO/ WWW.FACEBOOK.COM/RUIFILIPETORRES

CRIME

DE RUI FILIPE TORRES Baseado em factos reais, Crime , de Rui Filipe Torres, conta a história trágica entre dois homens que vivem uma paixão movida pelo interesse. Um jovem que procura fama e estatuto e um homem mais velho que encontra neste jovem a ilusão do amor e afirmação de poder. A ação desenrola-se num quarto de hotel, antes da partida do casal para Nova Iorque. João d’Ávila e Ruben Garcia são os atores que dão vida aos personagens. AF

De Barry Levinson, com Al Pacino, Kyra Sedgwick, Greta Gerwig

Um ator famoso, em decadência, envolve-se com uma mulher jovem e conturbada. A relação dos dois fica cada vez mais caótica, à medida que surgem nas suas vidas pessoas com quem se relacionaram no passado.

3 IRMÃS

De Wang Bing

Documentário sobre três crianças chinesas que vivem numa pequena aldeia, numa região montanhosa da China.


44

C I N E M A E S T R E I AS

JOÃO BÉNARD MAD MAX: DA COSTA: ESTRADA OUTROS AMA- DA FÚRIA Miller, com RÃO AS COISAS DeTomGeorge Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult QUE EU AMEI

NATIONAL GALLERY

LOVE IS STRANGE

De Drake Doremus, com Felicity Jones,  Guy Pearce, Mackenzie Davis

De Manuel Mozos

De Ira Sachs, com John Lithgow, Alfred Molina, Marisa Tomei

Ben e George decidem casar-se em Manhattan ao fim de 39 anos juntos. Quando regressam da lua-de-mel Ben é despedido do trabalho de longa data numa escola católica. Sem dinheiro para sustentarem o pequeno apartamento onde vivem resta-lhes a ajuda de familiares e amigos.

Num mundo pós apocalipse, onde a água é escassa e a luta pela sobrevivência é uma constante, Max, um homem solitário, alia-se a uma mulher misteriosa para conseguir sobreviver.

MEKONG HOTEL De Apichatpong Weerasethakul

O filme desenrola-se no Mekong Hotel junto ao rio Mekong, na Tailândia. O realizador Apichatpong e a sua equipa filmam a relação entre uma mãe e a sua filha, um casal apaixonado e o rio. Uma história que oscila entre o documentário e ficção.

De Frederick Wiseman

Um documentário sobre um dos maiores museus do mundo: a National Gallery, em Londres.

UM NOVO FOLÊGO

Uma estudante estrangeira muda-se para uma pequena cidade nos Estados Unidos, inserida num programa de intercâmbio escolar. A sua presença altera por completo a dinâmica da família que a acolhe.

PÁSSARO BRANCO

De Gregg Araki, com Shailene Woodley, Eva Green, Christopher Meloni

Quando a mãe de Eve abandona a família, a jovem e o seu pai tentam seguir as suas vidas. Mas Eve começa a ter sonhos que revelam uma verdade assustadora sobre o desaparecimento da mãe.

PERSEGUIÇÃO ESCALDANTE

De Anne Fletcher, com Reese Witherspoon, Sofía Vergara, Michael Mosley

Uma mulher polícia incompetente tem de proteger a viúva de um traficante de droga.


C I N E M A E S T R E I AS

45

VÁRIOS LOCAIS ESTREIA NACIONAL A 21 DE MAIO / WWW.ROSAFILMES.COM

JOÃO BÉNARD DA COSTA OUTROS AMARÃO AS COISAS QUE EU AMEI DE MANUEL MOZOS

O cineasta português Manuel Mozos estreia, este mês, a sua mais recente longa-metragem, um documentário sobre João Bénard da Costa, o “professor que gostava de ter tido”. O crítico, programador e diretor da cinemateca, durante 18 anos, vê o seu pensamento

retratado por Mozos, que procura dar a conhecer os gostos e paixões de Bénard da Costa: a pintura, as igrejas, Proust e Musil, o cinema, Mozart e os amigos. O caminho das suas memórias apresenta um homem real, cheio de contradições, um homem livre. AF

LA RAÇON DE LA GLOIRE

UM RITMO PERFEITO 2

O SAPATEIRO MÁGICO

Dois amigos vivem, com poucos recursos, numa aldeia suíça. Quando a notícia da morte de Charlie Chaplin é anunciada na televisão, os dois homens tomam conhecimento da sua enorme fortuna. Elaboram então um plano para raptar o cadáver de forma a exigirem um resgate à família.

O grupo Barden Bellas entra numa competição internacional que nenhum americano ganhou até então.

Um sapateiro desiludido com a vida descobre um par de sapatos mágicos, que lhe permitem conhecer a o dia-a-dia dos seus clientes. Um achado extraordinário que muda para sempre este homem e a comunidade onde vive.

De Xavier Beauvois, com Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem, Séli Gmach

De Elizabeth Banks, com Anna Kendrick, Rebel Wilson, Hailee Steinfeld

De Thomas McCarthy, com Dan Stevens, Adam Sandler, Steve Buscemi

SHE’S FUNNY THAT WAY

De Peter Bogdanovich, com Jennifer Aniston, Quentin Tarantino, Imogen Poots

Um diretor de teatro da Broadway apaixona-se por uma prostituta que pretende ser atriz. Resolve então ajudá-la a mudar de vida.


46

C I N E M A E S T R E I AS / C I C L O S/F E S T I VA I S

AO SOM DA VIDA

De William H. Macy, com Billy Crudup, Anton Yelchin, Felicity Huffman

Um homem, devastado pela morte do filho, encontra um motivo para viver quando descobre uma caixa com músicas do filho. Aprende a tocá-las e quando as interpreta num bar, tem um sucesso inesperado.

A TERRA DO AMANHÃ

De Brad Bird, com George Clooney, Britt Robertson, Hugh Laurie Numa produção da Disney, uma teenager e um homem, que em tempos foi um jovem genial, viajam até uma realidade que se situa algures no tempo e no espaço, de forma a descobrirem os segredos que aí residem.

TIMBUKTU

De Abderrahmane Sissako, com Ibrahim Ahmed, Abel Jafri,  Toulou Kiki 

Kidane e a sua família vivem no deserto perto de Timbuktu, uma cidade governada por fundamentalista que aterrorizam a população. A harmonia de Kidane é quebrada quando acidentalmente mata um homem e as leis dos ocupantes fundamentalistas recaem sobre si.

THE VATICAN TAPES De Mark Neveldine, com Djimon Hounsou, Dougray Scott,  Kathleen Robertson

Um padre e dois exorcistas do Vaticano têm de lutar contra uma força maligna que se apoderou de uma jovem rapariga.

C I C L O S/ F E S T I VA I S

1º FESTIVAL DE CINEMA ARGENTINO Cinema São Jorge 14 A 17 MAI arcinemaargentino.com

Eva

De Joseph Mankievicz 18 MAI: 21H30

Pret-a-Porter De Robert Altman 25 MAI: 21H30

SHORTCUTZ

O BOM O MAU E O VILÃO Exibição de curta-metragens TER: 22H

BASTIDORES ENQUADRA– FAZERES QUE MENTOS NÃO SE VEEM CASA DA ACHADA

Uma Luz no Submundo De Samuel Fuller 4 MAI: 21H30

Ensaio de Orquestra De Federico Fellini

Esta Televisão é a Sua De Mariana Otero 11 MAI: 21H30

CINEMA CITY CLASSIC ALVALADE Visionamento e análise de filmes em cartaz conduzido por um crítico de cinema. 3º SÁB DO M ÊS: 10H INSCRIÇÕES ATÉ À VÉSPERA DA SESSÃO

180º ARTISTAS AO SUL CINEMA ANGOLANO HANGAR

O Ritmo do N’Gola

Passear. Degustar. Trautear. Dormir. E ler. 85.a Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII de 28 maio a 14 junho 2015. Co-produção


C I N E M A C I C L O S/ F E S T I VA I S / C O N C U R S O S / C U R S O S

Ritmos

De António Ole Seguido de conversa com a investigadora Ana Balona 29 MAI: 19H30

CICLO DE CINEMA MUDO

MUSICADO POR CHARLIE MANCINI MUSEU DA M ÚSICA

Laurel & Hardy

13 MAI: 19H Dia Internacional dos Museus

Charlot e Buster Keaton 16 MAI: 22H

LA COUR DE BABEL De Julie Bertyccelli

LARGO DO INTENDENTE Projeção no âmbito co Colóquio Internacional Migrações, multiculturalismo, laicidade e integração na Europa 10 MAI: 21H Info: 217 988 126

PÁRA-ME DE REPENTE O PENSAMENTO

CINECLUBE CINE -REACTOR 24I

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO 12 MAI: 19H30 EG

JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

10º Curso Geral de Cinema

ATÉ 26 JUN www.cursogeraldecinema.com IA

De Jorge Pelicano

CONCURSOS ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - VIDEOTECA

Procuram-se Filmes

Recolha de filmes caseiros feitos em Lisboa ou por lisboetas DOCLISBOA’15

Inscrições abertas para filmes ATÉ 15 JUN www.doclisboa.org/2015

CURSOS CASA DE TRÁS-OSMONTES E ALTO DOURO

Curso de Documentário TER: 14H30-15H20, QUI: 18H30-19H20 IA

5 às 6

Oficina de cinema TER: 18H Info: cincoaseis@gmail.com IA

NB ACADEMIA

Curso Intensivo de Representação para Cinema e Televisão IA

RESTART

Realização I

SEG, QUA , SEX: 9H -12H, 20H -23H

Câmara e Iluminação para Audiovisuais TER, QUI: 9H -13H, 19H -23H

Pós-Produção Audiovisual

SEG, QUA , SEX: 9H -12H, 13H -16H, 20H -23H

Produção e Marketing Audiovisual SEG, QUA , SEX: 9H -12H

Interpretação – Cinema e televisão TER, QUI: 19H -23H

Animação e Grafismo 2D/3D II TER, QUI: 9H -13H

Escrita para Cinema, Televisão e New Media

SEG, QUA , SEX: 20H -23H IA

Realização II

TER, QUI : 19H -23H

Geral de Audiovisuais

TER, QUI: 9H -13H,14H -18H

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91

47


48

DA N ÇA

E S P E TÁC U L O S

CULTURGEST 8 E 9 DE MAIO, ÀS 21H30 RUA DO ARCO DO CEGO / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

EVERYBODY Antonio Tagliarini, coreógrafo, encenador e intérprete italiano já apresentou vários trabalhos no seu país de origem e também na Alemanha, Bélgica, França Áustria, Reino Unido, Portugal e Brasil. Desta vez traz ao palco da Culturgest um

E S P E TÁC U L O S ARMAZÉM 13

CABARET CIRCO 30 MAI: 22H

CASTELO DE SÃO JORGE

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS/NOITE DOS MUSEUS

DIAS COM

espetáculo que conta com a colaboração artística e dramatúrgica de Jaime Conde-Salazar e que pretende investigar a relação entre a comunidade e o indivíduo. No dia 8, após o espetáculo, realizase uma conversa com os artistas. Cristina Engrácia

HISTÓRIA - COM LISBOA AOS PÉS

AOS PÉS

16 MAI: 20H30-24H EG 16, 23, 30 MAI, 6, 13 JUN: 17H

PROPRIEDADE PRIVADA

Escola Superior de Dança. SITE SPECIFIC

COM LISBOA

Escola Superior de Dança. 16, 23, 30 MAI, 6, 13 JUN: 17H

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Companhia Olga Roriz. Olga Roriz, direção; Beatriz Valentim, Carla Ribeiro,

Marta Lobato Faria, Sylvia Rijmer, André Campos, Bruno Alexandre e Bruno Alves, interpretação. 22, 23 MAI: 21H

BOX NOVA ORLANDO

Victor Hugo Pontes, direção; Sara Carinhas, interpretação.

29 MAI: 21H, 30 MAI: 19H


DA N ÇA E S P E TÁC U L O S

49

EL CORTE INGLÉS

LA FILLE MAL GARDÉE

Royal Opera House. Frederick Ashton, coreografia; Ferdinand Hérold, música.

5 MAI: 19H15 Transmissão em direto do Royal Opera House. CULTURGEST

EVERYBODY

Antonio Tagliarini, direção e interpretação. 8, 9 MAI: 21H30

MUSEU DO ORIENTE

TERRA ENCANTADA Sara Naadirah, interpretação. 30 MAI: 21H30

TEATRO CAMÕES

GISELLE

Companhia Nacional de Bailado. Georges Garcia, coreografia; Adolph Adam, música. © José Frade

2, 8, 9 MAI: 21H, 3, 10 MAI: 16H 7 MAI: 15H E

TÁBUA RASA

António Cabrita, Henriett Ventura, São Castro e Xavier Carmo, interpretação. 21 A 23 MAI: 21H

TEATRO DE CARNIDE

ALICE!

Alexandre Tavares, coreografia. Alexandra Sanfe, Anouschka Freitas, Daniela Serra, Marta Cotrim Correia e Rebeca Sacasi, interpretação.

22, 23, 29, 30 MAI: 21H30 Info: 910 789 764

CASTELO DE SÃO JORGE 16 DE MAIO, 20H30 218 800 620 / WWW.CASTELODESAOJORGE.PT

DIAS COM HISTÓRIA - UMA NOITE NO CASTELO A pensar nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Castelo de São Jorge apresenta Dias com História, um evento que abarca várias iniciativas que animam uma noite especial e diferente. A Escola Superior de Dança surge com um projeto coreográfico criado e interpretado pelos finalistas da licenciatura em dança e ainda artes bélicas com lanças que demonstram que as batalhas não são uma soma de duelos individuais. Danças com história do tempo de Gil Vicente fecham o espetáculo. A entrada é gratuita.CE


50

DA N ÇA AU L AS / C U R S O S / WO R KS H O P S

AU L AS/C U R S O S / WO R KS H O P S ACADEMIA DE DANÇA DANÇARTE

Cursos

Ballet, Barra de Chão, Danças de Salão, Sapateado, Sevilhanas, Flamenco, Danças Orientais, Jazz, Contemporâneo, Zumba, Hip-Hop, Bachata, Kizomba e Tribal Fusion Bellydance ALUNOS DE APOLO ESCOLA DE DANÇA

Aulas de Tango Por Miriam Nieli. SEX: 19H, 20H Info: 917 736 549

Equilíbrios e Flexibilidade

Por Joa Gouveia. QUI: 19H30-21H30

Mastro Chinês

SEG A SEX: 19H -23H, SÁB: 15H -19H

Acrobacia Aérea

SEG: 11H -13H, 19H3021H30, QUA: 19H3021H30, QUI: 11H -13H

SEX: 20H -22H Info: 916 540 235

Por Sérgio do Carmo. QUI: 20H30-21H30, 21H30-22H30 CASA DE LAFÕES

ASSOCIAÇÃO SUBUD

Roda de Choro

ARTA - TABERNA DAS ALMAS

QUA: 19H30-21H30, SEX: 19H -21H Info: 965 350 034

Dança sem Idade ou Baile Fora do Tempo

Por Miriam Nieli. QUI: 20H30, 22H Info: 917 736 549

CASA DA COMARCA DE ARGANIL

Aulas de Tango

ARTE GRAÇA

Aulas de Dança Terapia ART!ST - ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO E PERFORMANCE

Cursos

ARMAZÉM 13

Kizomba

Aulas de Tango

Por Jun Han. QUI: 19H30-21H30

SEX: 19H geral@anapar.pt

Danças de Salão

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

Sevilhanas, Flamenco, Ballet, Contemporâneo, Hip Hop, Kizomba, Bachata, Salsa, Afromoves, Danças de Salão, Dança Criativa, Chair Dance e Pole Dance

Biodanza

À Descoberta do Tango Argentino

9 MAI: 15H30-19H30 MP lamorochatanguera@gmail.com

TER: 22H30

Por Lyncoln Diniz. QUA: 18H30-19H30

C.E .M - CENTRO EM MOVIMENTO

Constant Change of Direction…

Tango Argentino - Aulas e Milonga

Workshops por Peter Michael Dietz. 9, 10, 23, 24, 30, 31 MAI: 11H, 14H30

CASA DA COMARCA DA SERTÃ

Corpo Performativo Vira Performativo é o Corpo…

QUI: 20H30 Info: 964 859 049

Aulas Movimento Orgânico Por Dora Vicente. QUA: 20H -21H30 Info: 968 884 787

Galeria Municipal Pavilhão Branco

Workshop por Peter Michael Dietz. SEG, QUA: 11H -13H

29 Março— 31 Maio 2015

O Caso Jorge Queiroz Campo Grande, 245, 1700–091 Lisboa Terça a domingo, 10h – 13h, 14h – 18h. Encerra às segundas e feriados.


DA N ÇA AU L AS / C U R S O S / WO R KS H O P S

51

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 7, 14, 21, 28 DE MAIO E 4 DE JUNHO PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

CICLO A DANÇA TEATRAL NO SÉCULO XX Autor de várias publicações na área da história da dança em Portugal e também na Europa, professor, jornalista e político, José Sasportes apresenta este ciclo partindo de um olhar de conjunto sobre a evolução da história da dança até 1900, passando depois à época dos Ballets Russes de Serge Diaghilev. A reconstrução da

Corpo Dinâmico

Por Peter Michael Dietz. SEG, QUA: 19H30-21H30

Aula de Processo e Propostas

CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Cursos

Capoeira, Forró, Samba no Pé, Maracatu e Kizomba Info: 917 495 610

Por Peter Michael Dietz. TER, QUI: 19H30-21H30

Dança Para Pelés

AULAS REGULARES

MP

Práticas de Criar o Corpo

Por Sofia Neuparth. SEG, QUA: 8H30-10H

Vertical

Por Sofia Neuparth. TER: 18H -19H30

Desinibição à Dança

Dança com a Idade Aulas para séniores. TER: 15H -16H Info: 919 122 371

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Kizomba

TER: 19H -20H15, 20H30-21H45 Info: 936 140 727

Europa depois de 1945 possibilitou um aumento das atividades coreográficas interrompidas pela guerra. O século passado foi certamente o mais importante no que diz respeito à dança teatral, tanto pela diversidade dos trabalhos apresentados como pela qualidade dos seus intérpretes. CE CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

CENTRO NOESIS

Por Dora Vicente. TER: 10H -11H30

CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA / TEATRO DA VOZ

Biodanza

Aulas de Movimento Sensível

QUA: 19H45-21H30 Info: 964 522 219

Aulas de Movimento Orgânico

Dança Contemporânea para Seniores

Por Dora Vicente. QUI: 10H -11H30 Info: 968 884 787

Aulas

Ballet, Barra de Chão, Dança Criativa, Sevilhanas e Tango Argentino pontifice73@gmail.com

Por Rafael Alvarez. SEG: 18H30-19H30

Dança para Todos Por Bruno Cochat. QUA: 20H30-22H CHAPITÔ

Encontro de Malabaristas

1ª TER: 19H EG


52

DA N ÇA AU L AS / C U R S O S / WO R KS H O P S

CURSOS DE FIM DE TARDE

DANÇA LIVRE - ESCOLA DE DANÇA

EDAK - ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Por Ana Ribeiro e Sâmara Botelho. SEG, QUA: 19H30-21H

Ballet Clássico, Contemporâneo, Barra de Chão, Hip Hop, Danças de Salão, Flamenco, Sevilhanas, SEG A SEX: 16H -22H30 Info: 916 472 612

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop e Danças Orientais Info: 961 268 279

Ballet, Repertório Clássico, Dança Contemporânea

Técnicas Circenses Técnicas de Manipulação

Por Tommaso Mortari. TER: 19H -21H

Capoeira

Por Miguel Castel-Branco e Mário Correia. TER, QUI: 19H30-21H COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Aulas de Dança Clássica Indiana Kathak

Cursos e Workshops

DANÇATTITUDE

Dança Oriental

SEX: 18H30, 19H30, 20H30 Info: 924 368 752 DANCE FACTORY STUDIOS

Aulas Regulares, Cursos e Workshops

QUA , SEX: 19H30, QUI: 19H30, SÁB, DOM: 10H30

Kizomba Zero, Tango Argentino, Danças de Salão, Salsa, Tarrachinha, Semba, Bachata

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

DANCE SPOT - ESCOLA DE DANÇA

Dançar com Pk

Aulas de dança para doentes de Parkinson e cuidadores por Rafael Alvarez e Leonor Tavares. SÁB: 10H30-12H Info: 939 672 545 EG / MP

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais Info: 915 773 155

DE PURA CEPA - ESCUELA DE TANGO

Tango Argentino TER: 18H15 Info: 967 481 049

Exposição 1 fev a 21 jun Museu Bordalo Pinheiro Museu Bordalo Pinheiro, Campo Grande, 382, Lisboa / Tel 21.8170667 museu.bordalopinheiro@cm-lisboa.pt / siga-nos no facebook

Cursos

ESCOLA DE DANÇA PROJETO LATINO

Tango Argentino, Danças Orientais e Sapateado SEG A SEX: PÓS-LABORAL Info: 917 860 556

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Danças da Dança, Sevilhanas e Flamenco Info: 932 641 429

ESCOLA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Aulas de Fasciaterapia e Movimento Por Dora Vicente. TER: 20H30-22H30 Info: 968 884 787

Aulas e Workshops ESPASSUS 3G

Dança Escocesa TER: 20H -22H Info: 925 221 843

ESTÚDIO 1 - ACADEMIA LIFECLUB

Aulas de Dança Contemporânea para maiores 55 anos Por Rafael Alvarez. TER: 17H30-19H30 Info: 968 037 924 IA

ESTÚDIO ACCCA

Programa de Movimento Por Marina Nabais. ATÉ 15 JUL SEG, QUA: 19H30-21H marinanabais@gmail.com

Aulas de Dança Contemporânea

Por Sofia Silva. TER: 19H, 20H30, SÁB: 10H, 11H30, SEX: 19H30 Info: 919 657 249


DA N ÇA AU L AS / C U R S O S / C I C L O S/C O N V E R SAS EVOÉ - ESCOLA DE ACTORES

LUSITANO CLUBE

VILLA HELENA

CULTURGEST

QUI: 20H -22H30

Por Carolina Ramos. Info: 969 090 881

Conversa com os artistas após o espetáculo. 8 MAI

Samba de Gafieira

Curso de Iniciação ao Sapateado

S ESPAÇO

Por David Chita. ATÉ JUL TER: 18H30-20H30 Info: 968 243 995

Aulas

Dança Oriental, Dança da Terra, Dança Africana a Par, Kizomba, Info: 924 368 752

FORUM DANÇA

Ciclo Investigações Coreográficas

STEPS CLUBE

Aulas e Cursos

Por Sílvia Pinto Coelho. 16 MAI: 16H -20H, 17 MAI: 11H -18H

Aulas de Técnica de Dança Contemporânea Por Jácome Filipe. TER, QUI: 10H30-12H

Técnica de Dança Contemporânea

Por Maria Ramos. TER, QUI: 19H30-21H GINÁSIO BEIJA-FLOR

Capoeira

SEG, QUA , SEX: 20H30-22H

53

Tango, Salsa, Kizomba, Forró, Samba, Danças Orientais, Sapateado e Burlesque Info: 914 890 204

Aulas de Pole Dance

Everybody

C I C L O S/ C O N V E R SAS

TEATRO CAMÕES

Tábua Rasa

Curadoria e moderação de Cristina Peres, convidados Filipe Madeira e Ana Marques Gastão. 12 MAI: 18H30

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

CICLO A DANÇA TEATRAL NO SÉCULO XX Por José Sasportes.

Introdução à História da Dança. Ballets Russes I

E EG IA MP

7 MAI: 18H TEATRO CINEARTE

Aulas de Tango Milonguero

Ballets Russes II

TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

21 MAI: 18H

DOM: 20H -21H30

Aulas de Novo Circo

SEG, QUA: 19H, 20H30, TER, QUI: 20H30 Info: 211 536 034

Danças Tradicionais Europeias SEG: 19H, TER: 20H45 balldados@tradballs.pt

ESCOLAS ENTRADA GRATUITA INSCRIÇÕES ABERTAS MARCAÇÃO PRÉVIA

14 MAI: 18H

> Contactos pág 91

Dança Livre e Expressionismo A Dança na América do Norte 28 MAI: 18H

A Dança na Europa Depois de 1945 4 JUN: 18H

local

entrada gratuita

workshops . seminárioS . Tertúlias . cinema . Música . TEATRO . Feira do livro e muitas outras atividades dedicadas ao Desenvolvimento

Co-promotores

parceiros

FINANCIADORES

Mais informação em

www.semanadodesenvolvimento.pt www.plataformaongd.pt europa.eu/eyd2015/pt-pt lisboasolidaria.cm-lisboa.pt


54

LIT E R ATU R A

VÁRIOS LOCAIS ATÉ 10 MAIO / 916 446 919 / CLUBECRIATIVOS.COM

URGENTE É A POESIA A urgência da poesia serve de mote a uma iniciativa que junta o Clube Criativos de Portugal, o design e diversas livrarias de Lisboa e do Porto. Vários profissionais de Design intervêm artisticamente, sem quaisquer restrições criativas, numa montra de livraria que tenha uma secção dedicada à literatura poética, por forma a ligar o design à

BERTRAND (CHIADO)

Projeto de José Carlos Mendes do atelier Maga LER DEVAGAR (LXFACTORY)

Projeto de Gonçalo Cabral do atelier Uma Design Studio LIVRARIA LÁCIO (CAMPO GRANDE, 111)

Projeto de Jorge Silva do atelier Silva Designers

poesia. Esta atividade constitui uma forma original de promover não só o trabalho artístico de vários ateliers de design, mas também de chamar a atenção de todos os leitores de poesia para os livreiros associados ao projeto. O resultado vai estar à vista até 10 de maio, nas livrarias abaixo indicadas. Luis Almeida d’Eça

AILLAUD& LELLO (RUA DO CARMO)

LETRA LIVRE (CALÇADA DO COMBRO)

OFICINA DO LIVRO (PÇ. D. PEDRO IV/ROSSIO)

LIVRARIA SIMÃO (ESCADINHAS DE SÃO CRISTOVÃO)

LIVRAIA LEYA (BUCHHOLZ)

BULHOSA (CAMPO GRANDE)

Projeto de Paulo Lima do atelier Musa Projeto de Miguel Januário (na imagem) Projeto de Ricardo Mealha do atelier Brand Gallery

PP e Ricky/ Ivity

Projeto de Nuno Gusmão do atelier P 06 Albuquerque Designer

PÓ DOS LIVROS (SALDANHA)

Projeto de Vasco Colombo do atelier Mais 2 LIVRARIA SR. TESTE (AV. D. CARLOS I, SANTOS)

Projeto de Paulo Freitas do atelier Flatland


L I T E R AT U R A

Ateliê de Marionetas de Dedo e Animação do Livro e da Leitura IA

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS AMIGOS DOS CASTELOS

Tudo é Literatura, mas Literatura não é tudo Conferência por Abel Barros Baptista 25 MAI: 18H

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Vem falar das coisas sem partir a loiça

Tertúlias sobre temas polémicos da atualidade num espaço onde as palavras e a música se cruzam. 1ª, 3ª QUA: 19H30 BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

Os caminhos de Orpheu Exposição ATÉ 20 JUN EG

CASA DA ACHADA - CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

Ciclo a Paleta e o Mundo Uma hora semanal de leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio com projeção de imagens. SEG: 18H30

O espólio de Mário Dionísio e o Centro de Documentação da Casa da Achada

Diana Dionísio e Felisbela Fonseca mostram o espólio literário e artístico de Mário Dionísio, que pode ser trabalhado e investigado . 8 MAI: 18H30H

Leitura Furiosa

Os textos provenientes de um encontro de pessoas “zangadas com a leitura” com escritores são tornados públicos numa sessão de leitura feita por atores e não-atores. 24 MAI: 15H

Livros Livres – Biblioteca de ofertas e trocas

SEG, QUI, SEX: 15H -20H, SÁB, DOM: 11H -18H EG

CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Diálogos entre Literatura e Pintura no Século XIX

Aula sobre os pintores naturalistas e escritores seus contemporâneos, como Eça de Queirós e Cesário Verde. MP © Francisco Sousa Lobo

APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

55

CENTRAL DA BAIXA

Convívios Poéticos do Círculo Nacional d’Arte e Poesia Tertúlia QUI: 16H -18H Info: 21 3 973 717

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

PRÓXIMO FUTURO

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

Observatório de África e América Latina

Curso de Língua e Cultura Chinesas

OUTRAS LITERATURAS: BANDA DESENHADA

Com Pedro Moura (moderador), Anton Kannemeyer, Marcelo D’Salete e Posy Simmonds.

SÁB: 9H -11H/11H -13H IA

15 MAI: 15H

CENTRO DE CULTURA E INTERVENÇÃO FEMINISTA CCIF/UMAR

OUTRAS LITERATURAS: FICÇÃO CIENTÍFICA

Com Fátima Vieira (moderadora), Fábio Fernandes, João Barreiros e Lauren Beukes.

Como fazer um E-Book?

16 MAI: 10H

Workshop 8 MAI: 18H30

OUTRAS LITERATURAS: POLICIAL

Com Gonçalo Vilas-Boas (moderador), Claudia Piñeiro, Raphael Montes e Florent Couao-Zotti

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Ciclo A História do Livro Impresso Por João Alves Dias 4, 11, 18 MAI: 18H

COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Aulas de Língua Hindi QUI: 19H15-20H30 Info: 217 576 524 IA

16 MAI:15H EG

ESPAÇO MOURARIA – INATEL

Oficina de Escrita criativa Ler Mais & Escrever Melhor Com Filipa Melo SEX: 18H30-20H30 IA

EL CORTE INGLÉS

Curso de Poesia Portuguesa

Coordenador: Isaque Ferreira 22, 29 MAI, 5, 12, 19 JUN: 19H EG / IA

ESCREVER ESCREVER

Cursos

Escrita criativa, Escrita de Viagens: uma viagem literária, Escrever para a web, Escrever para Teatro, Desformatar através da escrita, Escrever para publicidade IA

ESPAÇO EVOÉ

Curso de Escrita Criativa

Com Isabel Costa. TER: 18H30-20H IA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Instituto Oriental

Curso livre de Língua e Cultura Turca Info: 931 625 424 IA

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Museu Calouste Gulbenkian

Uma Biblioteca Humanista - Os Objetos procuram aqueles que os amam Exposição de livros TER A DOM: 10H -18H ATÉ 24 MAI

FUNDAÇÃO CIDADE DE LISBOA

Estórias da minha Terra Contos Interculturais 31 MAI:15H30 EG

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

José Saramago – A Semente e os Frutos Exposição documental e bibliográfica

INSTITUTO CULTURAL ROMENO

Cursos de Língua Romena

Prof.ª Rodica Adriana Covaci SEG, QUA: 19H -20H30 Prof. Simion Doru Cristea TER, QUI: 19H -20H30 JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

Oficinas Cinco às Seis

Escrita criativa por Filipa Melo SEG: 18H IA


56

L I T E R AT U R A LIVRARIA BULHOSA (CAMPO GRANDE)

A Psicologia em Agatha Christie Por Carlos Céu e Silva

O alter-ego de Agatha Christie. Agatha como autora de livros nãopoliciais 7 MAI: 18H

Discussão de leituras e conclusões 21 MAI: 18H IA

​M USEU DA M ÚSICA

Ciclo Poesia no Museu Stephen Sondheim por Carla Quevedo 20 MAI: 19H  EG

MUSEU DO ORIENTE

Imprimindo com a Natureza

Workshop com Cláudia Alemão 16 MAI: 14H30-17H

Haiku - um género poético japonês

Workshop com Leonilda Alfarrobinha 19, 26 MAI: 15H -17H

Há vozes no Museu

Oficina de Escrita Criativa Com Isabel Figueira 23 MAI: 14H -18H IA

ORIENTA-TE, CENTRO ESTUDOS E WORKSHOPS

Iniciação à Língua Chinesa

SEG, QUA: 19H –20H30 orientate.ifp@gmail.com IA

PARQUE EDUARDO VII

85ª Feira do Livro de Lisboa 28 MAI A 14 JUN

PHARMÁCIA DE CULTURA BU ÉDALOUCO

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Cada sessão tem um poeta convidado e um poeta celebrado TER: 21H30

Cursos semestrais

Tertúlia de Poesia

PORTUGU ÊS ET CETERA

Cursos de português, língua estrangeira e língua materna Info: 969 056 067

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Clube de Leitores do D. Maria II

Desenvolve a discussão em torno de textos teatrais, estimulando o gosto e o hábito de leitura de peças de teatro. SEX: 17H -19H

Mostras na Livraria Tadeusz Kantor (1915-1990)

ILNOVA - Instituto de Línguas Alemão, Árabe, Búlgaro, Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Hindi, Húngaro, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Neerlandês, Polaco, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Turco.

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91

ATÉ 10 MAI

Marionetas

DE 13 A 30 MAI

OS BOMBEIROS EVACUARAM POR PRECAUÇÃO OS HABITANTES DE TODO O PRÉDIO ONDE DEFLAGRARA O INCÊNDIO NAS ÁGUAS FURTADAS. CERTO OU ERRADO? Errado. As pessoas não são evacuadas, mas desalojadas, deslocadas, retiradas ou transferidas para algum lado. Os edifícios é que são evacuados – isto é, esvaziados.

TER DÚVIDAS É SABER uma parceria :

www.ciberduvidas .pt


L I T E R AT U R A O S L I V R O S D E M A I O

57

TONI MORRISON

VOLTAIRE

RUTE SILVA CORREIA

CARLOS REIS

A NOSSA CASA É ONDE ESTÁ O CORAÇÃO

TRATADO SOBRE A TOLERÂNCIA

MANOEL DE OLIVEIRA - O HOMEM DA MÁQUINA DE FILMAR

DIÁLOGOS COM JOSÉ SARAMAGO

RELÓGIO D’ÁGUA

PRESENÇA

Toni Morrisson, nascida em 1931 no Estado do Ohio, foi a primeira escritora afro-americana a receber o Prémio Nobel de Literatura. A sua obra conjuga realismo, história, mito, narrativa de tradição popular e fantasia poética, e explora as relações entre negros e brancos, homens e mulheres, passado e presente. O seu mais recente romance, Home de 2012, é protagonizado por Frank, um negro perturbado pelas memórias da segregação racial e pelos traumas da Guerra da Coreia. Quando recebe a notícia de que a irmã corre risco de vida, atravessa a América e regressa a casa em Lotus, “o pior lugar do mundo” para se reunir com a única pessoa que ama. Junto da irmã encontra a redenção e liberta-se dos seus fantasmas. O local de nascimento, outrora odiado,parece-lhe agora “novo e antigo, seguro e exigente”.

PORTO EDITORA

OFICINA DO LIVRO

Voltaire (1694-1778), espírito universal de vasta cultura, polemista satírico, envolveu-se numa querela com o cavaleiro RohanChabot, membro da aristocracia dominante, facto que lhe valeu cinco meses de encarceramento na Bastilha e o exílio forçado em Londres, entre 1726 e 1729. Desta experiência retirou uma profunda admiração pelo liberalismo das instituições inglesas e pela tolerância religiosa que deu origem a escritos como Cartas Inglesas (1734) ou este Tratado sobre a Tolerância (1763), nos quais promove os ideais da liberdade, da justiça e do progresso por oposição aos costumes e tradições da monarquia absoluta. Em pleno século XXI que é de novo um século religioso, como André Malraux bem soube predizer, o tratado de Voltaire constitui uma leitura estimulante e plena de atualidade.

Um dos realizadores mais originais da história da sétima arte, Oliveira deixa uma obra que não cessa de estabelecer relações profundas com o teatro e a literatura. No seu cinema, que não pretende reproduzir a realidade mas a sua representação, o texto é soberano, é emoção e movimento, é em si próprio “mise en scène”. Daí os longos planos fixos que, para o bem e para o mal, ficarão para sempre associados ao seu estilo. Tudo começou quando pediu um dia ao pai uns trocos para comprar uma máquina de filmar. Organizado por décadas, este livro é a história da sua vida. Da infância no Porto, da juventude dedicada ao desporto (campeão de salto à vara, corredor de automóveis, piloto acrobático), do casamento por amor e para toda a vida, dos filmes, da incompreensão nacional e da aclamação fora de portas.

Em 1997 Carlos Reis, ensaísta e professor de Literatura, viajou para Lanzarote. Durante três dias, em quatro sessões, conversou com José Saramago sobre assuntos relativos ao ofício da escrita. Nestes diálogos fascinantes, entre muitos outros temas, o grande escritor manifestou, uma vez mais, o seu pessimismo em relação à condição humana: “Se Dante não tivesse existido, e se o Camões não tivesse existido, e o Shakespeare e o Homero, alguma coisa seria diferente? Sim (…) mas não aquilo em que continuamos a ser iguais: egoístas, cruéis, tudo aquilo de que falamos antes”. Esta nova edição inclui, para além de um texto introdutório inédito de Carlos Reis, o discurso que o professor da Universidade de Coimbra proferiu em 2013 aquando da apresentação do ensaio Da Estátua à Pedra, de José Saramago. LAE


58

M Ú S ICA

E S P E TÁC U L O S

JUNTA DE FREGUESIA DE CAMPOLIDE 15 E 16 DE MAIO, ÀS 21H30 RUA DE CAMPOLIDE, 24B / 213 884 607 / JF-CAMPOLIDE.PT

CONCERTOS NOS BAIRROS Lisboa volta a receber os Concertos nos Bairros, uma iniciativa que pretende levar, de forma gratuita, música erudita a novos públicos, fora dos espaços centrais da cidade. O projeto é conduzido pelo maestro António Victorino d’ Almeida e resulta de uma parceria entre a Câmara de Lisboa e várias juntas de freguesia. Estes concertos decorreram pela primeira vez em 2014, tendo passado pelo Lumiar, ARMAZÉM F

GOD IS AN ASTRONAUT + KATABATIC 4 MAI: 21H

CODY SIMPSON 21 MAI: 20H

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

FORRÓ PESADO APRESENTA KABAÇA ROOTS SÁB: 23H

AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

Benfica, Parque das Nações, Belém e Carnide. Este ano, as felizes contempladas são Campolide, Olivais, Ajuda e Santa Clara. Os primeiros espetáculos acontecem nos dias 15 e 16 deste mês, no auditório da junta de freguesia de Campolide, com o tema Pequena História da Canção Francesa. À semelhança do que aconteceu o ano passado, prevê-se uma grande adesão por parte do público. Filipa Santos B.LEZA

& ORQUESTRA HOMENAGEM A CAMILO DOMINGOS FILARMONIA DAS BEIRAS LISBOA STRING TRIO ELIANE ELIAS COUPLE COFFEE SOLISTAS DA METROPOLITANA ARTURO SANDOVAL Violino & Piano XVII APOCALISCSORQUESTRA PIANO Encontro de Tunas METROPOLITANA Académicas DANÇAS OCULTAS DE LISBOA Junta-te ao Jazz – Benfica 8 MAI: 21H30

7 MAI: 22H

CASA FERNANDO PESSOA

6 MAI: 21H

9 MAI: 21H30

AULA MAGNA

15 MAI: 18H30

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

23 MAI: 21H

5 MAI: 21H

12 MAI: 21H


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

Ópera 22, 23 MAI: 21H

JIMMY P, DILLAZ, GROGNATION 

HAUSCHKA

ARY E KASSAV

Armida, de Josef Mysliveček

Classic Waves 28 MAI: 21H

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Wagner, Prokofiev, Scriabin 31 MAI: 17H

Há Fado no Cais

PEDRO JÓIA & QUARTETO ARABESCO

Armandinho e Paredes | Herança da Guitarra Portuguesa 2 MAI: 21H

CRISTIANA ÁGUAS 30 MAI: 21H

Bom Dia Música

FERNANDO COSTA E LUÍS COSTA 3 MAI: 11H

Temporada CCB/OSP

1 MAI: 20H

9 MAI: 21H30

LUÍS FILIPE REIS 25 Anos de Carreira 16 MAI: 22H

MARIA BETHÂNIA 27 MAI: 21H30

BADOXA

30 MAI: 21H CONSERVATÓRIO NACIONAL

CHARLES GAYLE 24 MAI: 22H

CULTURGEST

JORGE MONIZ QUARTETO 8 MAI: 21H30

AO (RE)ENCONTRO DO SEXTETO DE JAZZ DE LISBOA 10 MAI: 21H30

LSB

28 MAI: 21H30

ORQUESTRA ENEIDA MARTA SINFÓNICA PORTU- Nha Sunhu GUESA + CORO DO TEATRO NACIONAL ANA CLÁUDIA DE SÃO CARLOS 29 MAI: 21H30

FNAC COLOMBO

3 MAI: 17H

Carta Branca

KALAF EM CARTA BRANCA NO CCB 29 MAI: 21H

CINEMA SÃO JORGE

MORENO VELOSO Coisa Boa

8 MAI: 21H30 COLISEU DOS RECREIOS

Festival Hip-Hop sou Eu

SAM THE KID & MUNDO SEGUNDO,

59

2 MAI: 17H

FÓRUM LISBOA

ORQUESTRA PHILARMÓNICA DE LISBOA + JUAN ANTÓNIO SIMARRO 9 MAI: 21H30

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

CORO E ORQUESTRA GULBENKIAN

Robert Ziegler, maestro 7 MAI: 21H, 8 MAI: 19H

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 3 DE MAIO, ÀS 11H E ÀS 16H AV. DE BERNA, 45 A / 217 823 700 / WWW.GULBENKIAN.PT

ORQUESTRA GULBENKIAN

RUIPINHEIRO,MAESTRO MILOŠKARADAGLIC,GUITARRA A guitarra clássica de Miloš Karadaglic brilha, dia 3 de maio, no ciclo Concertos de Domingo, na Fundação Gulbenkian. O músico montenegrino chamou a atenção da crítica em 2011, com o lançamento do seu álbum de estreia, Mediterraneo. O disco valeu-lhe o Prémio Artista do Ano, atribuído pela revista Gramophone. Seguiram-se Latino (2012), e o mais recente Aranjuez, trabalho que apresenta uma visão pessoal da obra do compositor espanhol Joaquín Rodrigo. Nos dois concertos que dá na Gulbenkian, um às 11h, outro às 16h, o guitarrista deixa-se conduzir pelo maestro Rui Pinheiro, com acompanhamento da Orquestra Gulbenkian. FS


60

M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

ORQUESTRA GULBENKIAN

Susanna Mälkki, maestrina Natalia Gutman, violoncelo

14 MAI: 21H, 15 MAI: 19H

QUARTETO DE CORDAS DE MATOSINHOS 15 MAI: 21H30

OMO BELLO, SOPRANO

Clément Mao-Takacs, piano 16 MAI: 16H

AARON PILSAN, PIANO 16 MAI: 18H

MICHAEL PETROV, VIOLONCELO Ashley Fripp, piano 17 MAI: 15H

QUARTETO ARDEO 17 MAI: 17H

SIGNUM SAXOPHONE QUARTET

ORQUESTRA GULBENKIAN

MIKE FLETCHER TRIO

3 MAI: 11H, 16H

17 MAI: 19H

Concerto de jazz 17 MAI: 21H

Rui Pinheiro, maestro

Ciclo de Piano

MURRAY PERAHIA 10 MAI: 19H

ORQUESTRA GULBENKIAN

Ciclo de Música de Câmara

21 MAI: 21H, 22 MAI: 19H

12 MAI: 19H

Joana Carneiro, maestrina

SOLISTAS DA ORQUESTRA GULBENKIAN Beethoven, Mozart 22 MAI: 21H30 EG

Concerto de Domingo

MÚSICA PARA A COLEÇÃO GULBENKIAN

As Ruínas da Abadia de Tintern de Turner 3 MAI: 12H

VÁRIOS LOCAIS 15 E 16 DE MAIO /WWW.BELEM-ART-FEST.PT

BELÉM ART FEST O Festival dos Museus à Noite está de regresso a Belém. A comemorar a sua quarta edição, o Belém Art Fest decorre nos dias 15 e 16 de maio, no Mosteiro dos Jerónimos, Museu Coleção Berardo, Museu Nacional de Arqueologia e Jardim da Praça do Império. O certame volta a distinguir bandas e artistas nacionais, com música para todos os gostos. António Zambujo e Dead Combo são os cabeças de cartaz, com atuações marcadas para o Mosteiro dos Jerónimos. O palco mais alternativo do festival será montado no Museu de Arqueologia, com Lotus Fever, Golden Slumbers e MAU. Mais eclético, o Museu Berardo recebe sonoridades que vão do fado ao gospel, passando pelo hip-hop, jazz, blues e soul, com atuações dos Gospel Collective com Marta Pereira da Costa, Mimicat (na imagem) ou Rafael Fraga. Este ano, a animação prolonga-se para fora de portas com dj sets e exibições de dança a decorrerem na Praça do Império. FS

NATALIA GUTMAN, VIOLONCELO Conhecer uma Obra

CONCERTO PARA ORQUESTRA DE BARTÓK, POR VANDA DE SÁ 15 MAI: 18H

Músicas do Mundo

DAKHABRAKHA 23 MAI: 21H

Ciclo de Música Antiga

LUDOVICE ENSEMBLE 24 MAI: 19H

GALERIA ZÉ DOS BOIS

COLLEEN 8 MAI

KEN VANDERMARK & FRED LONBERGHOLM | RICCARDO DILLON WANKE 12 MAI: 22H

JAD FAIR & NORMAN BLAKE 20 MAI: 22H

IMPRENSA NACIONAL – CASA DA MOEDA

SOLISTAS DA METROPOLITANA Weber e Reger 14 MAI: 18H30

LICEU CAMÕES

SOLISTAS DA METROPOLITANA Corelli

15 MAI: 19H MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

GROUPER 3 MAI: 22H


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

61

MEO ARENA

ALINE BARROS  E BRUNA KARLA  2 MAI: 21H

5 SECONDS OF SUMMER 4 MAI: 19H30

ROBERTO CARLOS 14, 15 MAI: 21H

PABLO ALBORÁN 23 MAI: 21H30

JULIO IGLESIAS 30 MAI: 21H30

MUSEU DA FARMÁCIA

UNDERSTAND FADO

7, 14, 21, 28 MAI: 18H MUSEU DA M ÚSICA

À TARDE NO MUSEU

A Voz envolta em Guitarra

Recital de canto e guitarra com Ana Paula Russo (soprano) e Carlos Gutkin (Guitarra) 28 MAI: 18H30 MUSEU DO ORIENTE

ENS3MBLE

Ryuchi Sakamoto Concerto multimédia 2 MAI: 21H30

PAÇOS DO CONCELHO

SOLISTAS DA METROPOLITANA Weber e Reger 15 MAI: 13H

PALÁCIO FOZ

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA Bach, Quantz e Frederico o Grande 15 MAI: 21H30

VÁRIOS LOCAIS 23 DE MAIO, DAS 15H ÀS 18H30 PRAÇA D. PEDRO IV / WWW.INATEL.PT

É DE FONES No dia 23 de maio, a Fundação Inatel comemora os seus 80 anos de atividade com um evento original que celebra os instrumentos tradicionais portugueses. É de Fones é o nome desta iniciativa, que pretende promover as sonoridades, técnicas e formas de execução dos instrumentos de corda, sopro, percussão e vibração. Partindo de quatro praças do centro histórico da Baixa Pombalina (Praça da Alegria, Praça do Martim Moniz, Praça do Comércio e Praça Luís de Camões), as várias classes de instrumentos atuarão em desfile rumo ao Rossio. Nesta praça, por volta das 17h, decorrerá um espetáculo único, que conta ainda com a participação de músicos emblemáticos do panorama nacional, como Carlos Guerreiro e os Gaiteiros de Lisboa. FS

+ CAVES

7 MAI: 20H30 PARADISE GARAGE

AGAINST ME! + ROGER HARVEY

ARCH ENEMY + SUPPORT 21 MAI: 21H

REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (CAMPOLIDE)

ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANA

Prémio Fundação Inatel 22 MAI: 22H 

SALÓDROMO - PÓLO UNIVERSITÁRIO DA AJUDA

SEMANA ACADÉMICA 11 A 16 MAI


62

M Ú S I CA F E S T I VA I S / C O N F E R Ê N C I AS / C U R S O S SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

MARIANO DEIDDA Inserido nas comemorações da Orpheu 9 MAI

CONCERTO MODERNO 16 MAI: 17H30

ORQUESTRA GERAÇÃO + SISTEMA PORTUGAL

TEATRO TIVOLI BBVA

DIOGO NOGUEIRA  E HAMILTON DE HOLANDA BOSSA NEGRA  12 MAI: 21H30

CLÁSSICOS SÃO OS TRAPOS!

Um comediante, uma orquestra e uma pequena orquestra de cordas 26 MAI: 21H30

19 MAI: 21H EG

SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

DEVENDRA BANHART & ANDY CABIC

F E S T I VA I S

BELÉM ART FEST MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

29 MAI: 20H

IPHADO, JOANA ALEGRE, ANTÓNIO ZAMBUJO

SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

DEAD COMBO, SELMA UAMUSSE

SOLISTAS DA METROPOLITANA Violino & Piano 14 MAI: 18H30

TEATRO ARMANDO CORTEZ

SOLISTAS DA METROPOLITANA Weber e Reger 16 MAI: 18H30

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

THE RAKE’S PROGRESS, DE IGOR STRAVINSKY 31 MAI: 16H

TEATRO THALIA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA As Três Idades de Mozart 9 MAI: 21H30

15 MAI

16 MAI

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA

JOANA ESPADINHA, NOBODY’S BIZINESS, LOTUS FEVER 15 MAI

MAU, GOLDEN SLUMBERS, FIRST BREATH AFTER COMA 16 MAI

MUSEU COLEÇÃO BERARDO

WACK, MIMICAT, DJ SET QUEM ÉS TU LAURA SANTOS? (COM BENJAMIM E RITA REDSHOES) 15 MAI

Rafael Fraga, Gospel Collective & Marta Pereira da Costa, Dj Kamala 16 MAI

CONCERTOS NOS BAIRROS JUNTA DE FREGUESIA DE CAMPOLIDE

MAESTRO ANTÓNIO VICTORINO DE ALMEIDA E CONVIDADOS

Pequena História da Canção Francesa

CURSOS

15, 16 MAI: 21H30

NOITE DOS MUSEUS - DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

ACADEMIA DO LUMIAR

MUSEU DA M ÚSICA

Cursos de Canto, Guitarra, Piano MP

UM MÚSICO, UM MECENAS: III CICLO DE CONCERTOS COM INSTRUMENTOS HISTÓRICOS

Irene Lima e João Paulo Santos apresentam Música no Tempo de D. Luís I no Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal (1725) e no Piano Bechstein de Luís de Freitas Branco (c. 1920) 16 MAI: 18H EG

Quizz Musical 16 MAI: 21H

É DE FONES - SONS DE IDENTIDADE NA PAISAGEM URBANA ROSSIO Vários locais 23 MAI: 15H -18H30

FESTIVA ENERGEIA 2015 RCA CLUB

Gazua, Tó Pica, Razia, Manifesto, Dj Billy 1 MAI: 21H

IN HEAVEN & HELL METAL FEST   REPÚBLICA DA M ÚSICA

Shadowsphere, Low Torque, Machinergy, Terror Empire, Mass Disorder, Dj Jó 30 MAI: 21H

C O N F E R Ê N C I AS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS AMIGOS DOS CASTELOS

Arte no Portugal Contemporâneo Ciclo de conferências

Richard Wagner e a Música do Século XX que me interessa Por Nuno Vieira de Almeida 11 MAI: 18H EG

Formação instrumental, musical, coral IA ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

Info: 917 687 025

ARTS2SCIENCE

Formação Musical, Piano, Guitarra e Tecnologias da Música SEG A SÁB: 10H -20H

Workshop de iniciação à produção musical 17 MAI: 17H30-19H30 IA

ASSOCIAÇÃO GAITA-DE -FOLES

Oficinas de gaita-de-foles MP Info: 938 118 192

ATELIER MUSICAL DO AREEIRO

Aulas de acordeão, contrabaixo, flauta transversal IA CASA DA COMARCA DA SERTÃ

Curso de Adufe

TER: 19H -20H30 IA CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Forró, Samba no Pé, Maracatu, Afro Brasil VÁRIOS HORÁRIOS IA Info: 917 495 610

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Verão Clássico – Academia Internacional de Música de Lisboa Masterclasses e Festival de Música de Câmara INSCRIÇÕES ATÉ 15 JUN verao.classico@gmail.com CENTRO INTERCULTURACIDADE

Construção de Instrumentos de Percussão

SEG A SEX: 16H -19H MP


M Ú S I CA C U R S O S

63

CULTURGEST 29 DE MAIO, ÀS 21H30 RUA DO ARCO DO CEGO / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

ENEIDA MARTA Eneida Marta, ícone da música guineense, apresenta-se este mês no Grande Auditório da Culturgest. O mote do concerto é o lançamento do seu mais recente álbum, Nha Sunhu (Meu Sonho). Gravado entre Bissau, Lisboa e Paris, o disco foi produzido pela própria, e conta com letras de grandes poetas da Guiné Bissau, à exceção de Nha Principe, escrito pela cantora. O single Kabalindadi COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Raga

Curso de Música Indiana VÁRIOS HORÁRIOS Info: 217 57 6 524 | cultura@ comunidadehindu.org IA

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

Aulas de piano, guitarra MP

ESTÚDIO VANDA MELO

Voz e Canto

TER: 19H -20H30 IA / MP

Info: icampelo58@gmail.com

EVA GUERRA

Aulas de Harpa e Harpa Céltica Com Eva Guerra Também para crianças TER A SEX: 18H -21H Info: 914 071 042 | evaguerra@ gmail.com

MUSEU DO FADO

Cursos de guitarra portuguesa, seminário de letristas, seminário de poética de fado, gabinete de ensaios para intérpretes IA

(Maldade), um dos temas que integra este novo trabalho, faz parte da banda sonora do multipremiado filme Espinho da Rosa, do realizador guineense Filipe Henriques. Para além da música, Eneida Marta tem desempenhado um papel importante nas questões humanitárias, sendo Embaixadora da UNICEF para a Guiné-Bissau. FS PRIMO CANTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Curso de Canto Info: 966 555 048 S ESPAÇO

Adufe, Derbuka, Percussões, Cantar e Desvendar a Voz Info: 924 368 752

TEATRO D. LUÍS FILIPE

Canto Tradicional SEG: 21H

Concertina I

TER: 19H30 Info: balltoques@tradballs.pt XUVENTUDE DE GALICIA

Aulas de pandeireta SEX: 20H30 IA

SAGRADA FAMÍLIA

Aulas de Forró

QUA: 20H -21H30 SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Aulas de Música Vários horários MP

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91


T E ATRO

EXPOSIÇÃO JORGE FERREIRA DE VASCONCELOS

© Jorge Ferreira de Vasconcelos (fragmento), óleo sobre tela, 2004, Ricardo Leite

64

V CENTENÁRIO DE JORGE FERREIRA DE VASCONCELOS A história é muitas vezes madrasta para os seus melhores, e poucas são as enciclopédias que dão entrada a um nome maior do teatro português como o de Jorge Ferreira de Vasconcelos. Comediógrafo brilhante, retratista fino e impiedoso de um Portugal a ‘inventar’ a globalização, o autor terá vivido entre 1515 e 1585, deixando um vasto legado na dramaturgia da época. Porém, quiseram as vicissitudes do tempo que a maioria da obra se perdesse. Quinhentos anos depois, a investigadora e encenadora Silvina Pereira e a companhia de teatro Maizum decidiram acabar com o mistério em torno do dramaturgo e assinalam este centenário com uma grande exposição bibliográfica na Biblioteca Nacional, um colóquio internacional dedicado à vida e obra de Ferreira de Vasconcelos na Fundação Calouste Gulbenkian e a encenação de Comedia Aulegrafia , um retrato crítico da vida na corte no século XVI, entre os devaneios amorosos das personagens e as intrigas políticas de um Portugal embriagado com as riquezas da Índia. Frederico Bernardino

Exposição que integra uma mostra bibliográfica onde pontuam documentos originais do Arquivo Nacional da Torre do Tombo sobre o dramaturgo, nomeadamente manuscritos e versões em castelhano da peça Comedia Eufrosina, a obra mais conhecida do autor. Inclui ainda um ciclo de leituras encenadas das comédias (Eufrosina, Aulegrafia e Ulysippo) e do livro de cavalaria Memorial das Proezas da Segunda Távola Redonda, e um olhar sobre as produções no teatro das obras de Ferreira de Vasconcelos. BIBLIOTECA NACIONAL 2 MAIO A 28 AGOSTO

COLÓQUIO INTERNACIONAL

Investigadores e especialistas, provenientes de diversas universidades da Europa, reúnem-se em Lisboa para discutir a obra e o percurso desta figura ímpar do repertório dramático português. FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 28 E 29 MAIO

COMEDIA AULEGRAFIA

O Teatro Maizum apresenta uma das três comédias conhecidas do autor. Com encenação e dramaturgia de Silvina Pereira e interpretações de Anabela Moreira, Eduardo Frazão, Pedro Giestas, entre outros. TEATRO IB ÉRICO 15 JULHO A 15 AGOSTO


T E AT R O E S T R E I AS

E S T R E I AS ARTA – TABERNA DAS ALMAS

AUTO DAS ALMAS MMV

Almas no Teatro – Associação Recreativa Taberna das Almas. António Figueiredo Marques, texto; João Jorge Meirim, encenação; António Figueiredo Marques, Catarina Carvalho, Dora La Rua, Eduarda Manso, Fernando Marques, Francisco Soeiro, Geny Neto, Joana Domingues, João Raimundo, Marta Mendes, Sara Teles e Vera Lúcia, pretação; Batucada das Almas e Basset Hounds, interpretação musical. Revisitação de uma peça de Gil Vicente para empreender uma viagem às nossas próprias vidas. 9 A 30 MAI SEX, SÁB: 22H AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

A VERDADEIRA VIDA Teatroàparte. A partir de Gérard Lauzier. Maila Dimas, encenação. 

Adaptação para teatro de Jorge Soares da Banda Desenhada A Corrida do Rato de Gérard Lauzier. 8 A 30 MAI SEX, SÁB: 21H30, SÁB (DIA 30): 17H CASTELO DE SÃO JORGE

CORAÇÕES DE PEDRA!

Teatro de Carnide

As pedras humanizam-se, ganham alma e coração e transportam os visitantes do Castelo para um mundo imaginário onde os muros ganham vida e contam histórias. 2 MAI: 18H

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

ANTÓNIO & MARIA

Teatro Meridional. António Lobo Antunes, autoria; Miguel Seabra, encenação; Maria Rueff, interpretação.

Um monólogo múltiplo de mulheres com Maria Rueff, atriz que usa toda a sua versatilidade no entendimento e na capacidade de concretizar, através da construção de personagens, a ampla diversidade humana da obra de Lobo Antunes. 7 A 9, 11, 14 A 16 MAI: 21H, 10 MAI: 16H CINEARTE

HOTEL FLAMINGO

Propositário Azul – Associação Artística. Criação coletiva; Carlota Lagido, direção; Joana Pais de Brito, João Ascenso, Sónia Neves e Victor Gonçalves, interpretação. Hamlet e Ofélia, de Hamlet, Nina, de A Gaivota e Stanley, de Um eléctrico chamado desejo, são as quatro grandes personagens da dramaturgia ocidental que se encontram neste Hotel Flamingo. 7 A 30 MAI QUI A SÁB: 21H45 CULTURGEST

GANESH VERSUS THE THIRD REICH

Back to Back Theatre. Bruce Gladwin, Mark Deans, Marcia Ferguson, Nicky Holland, Simon Laherty, Sarah Mainwaring, Scott Price, Kate Sulan, Brian Tilley e David Woods, criação; Bruce Gladwin, encenação; Mark Deans, Simon Laherty, Scott Price, Brian Tilley e Luke Ryan, interpretação. O deus de cabeça de elefante Ganesh viaja pela Alemanha nazi

65 para recuperar a suástica, um antigo símbolo hindu.  14, 15 MAI: 21H30 JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

TEATRO DE CARNIDE

UM TELEFONEMA

- companhia de ENQUANTO NÓS umbigo teatro. A partir de contos Parker. RogéÍAMOS FICANDO de Dorothy rio Paulo, encenação; Eva e Patrícia Pinheiro, EMBRIAGADOS Barros interpretação. PELA FECUNDIDADE DE TUDO AQUILO, ELES DISFARÇAVAM-SE, DE TAL BAIXO MANEIRA BEM EM EM CIMA QUE ATÉ OS DA ETeatro da Esquina. Jorge Gomes Ribeiro, autoria e SUA PRÓPRIA encenação; Sérgio Moras, Sérgio Moura Afonso e Ruy ESPÉCIE SE ENGANARAM Malheiro, interpretação. Duas mulheres contam e vivem o mesmo drama amoroso. A espera de um telefonema é uma metáfora para a ansiedade, dúvida e desespero. 7 A 16 MAI SEX, SÁB: 21H30

TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Catarina de Oliveira e Kirsty Roberts, criação e interpretação. Duas artistas organizaram um passeio  coreografado pelo Jardim Botânico Tropical.  30 MAI: 17H, 18H30 SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

FALTA UMA PEÇA

Nuno Artur Silva, Nuno Costa Santos, Susana Romana e André E. Teodósio, autoria; André E. Teodósio, direção.

Quatro autores à procura de uma peça que procuram recriar, colando fragmentos de textos que v��o encontrando. 6 A 16 MAI QUA A SÁB: 21H

HÉCUBA, O SOFRIMENTO DESMEDIDO 7 A 17 MAI QUA A SÁB: 21H, DOM: 17H30

Dois homens e uma sala. Uma sequência de tentativas falhadas, a alteridade de duas existências, a impossibilidade de sair… Incursão no universo becketiano segundo Jorge Gomes Ribeiro. 14 A 24 MAI QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H TEATRO NACIONAL D. MARIA II

SAX TENOR

Roberto Vidal Bolaño, autoria; José Martins, encenação; João Grosso, José Neves, Manuel Coelho, Maria Amélia Matta, Lúcia Maria, Paula Mora, Hugo Franco, Bernardo Chatillon, Luís Geraldo, Jorge Albuquerque, Maria Ana Filipe, Lita Pedreira, Maria Jorge e Rita Figueiredo , interpretação. “Uma desgraça suburbana improvável entre loucos, gangsters, chulos e putas” — foi assim que que o autor galego subtitulou esta sua peça escrita em 1991.  7 A 24 MAI QUA: 19H, QUI A SÁB: 21H, DOM: 16H


66

T E AT R O E S T R E I AS / C O N T I N UA M

JARDIM SUSPENSO

Centro Dramático Galego. Abel Neves, autoria;  Cándido Pazó, direção; Luísa Merelas, César Cambeiro, Ana Santos, Melania Cruz, Santi Romay e Rocío Castro, interpretação. 

O microcosmos das relações familiares, essa representação em miniatura do mundo que constitui um caldo de cultura, ora fértil, ora putrefacto, de todo o tipo de tensões e contradições. 28 A 31 MAI QUI A SÁB: 21H15, DOM: 16H15 TEATRO DA POLITÉCNICA

A BATALHA DE NÃO SEI O QUÊ

Artistas Unidos/ Teatro do Eléctrico. Ricardo Neves-Neves, autoria e encenação; Américo Silva, Andreia Bento, José Leite, Ricardo Neves-Neves e Vânia Rodrigues, interpretação. O novo espetáculo do criador de Mary Poppins – A mulher que salvou o mundo. 13 MAI A 11 JUN TER, QUA: 19H, QUI A SÁB: 21H, SÁB: 16H TEATRO DA TRINDADE

THE ILLUSION OF MEMORY

Leandro Morgado, autoria e interpretação.

Mentalismo, storytelling e ilusão num espetáculo sobre memória e esquecimento. 7 MAI A 26 JUN QUI: 19H, SEX: 00H

PORTUGAL NÃO É UM PAÍS PEQUENO Hotel Europa. André

Amálio, criação e interpretação.

A ditadura salazarista e a presença colonial em África evocada a partir dos testemunhos de quem a viveu, 40 anos depois da descolonização. 13 A 24 MAI QUA A SÁB: 21H45, DOM: 17H

MENOS EMERGÊNCIAS

Teatro do Eléctrico. Martin Crimp, autoria; Ricardo Neves-Neves, encenação; Bernardo Almeida, Catarina Rôlo Salgueiro, Custódia Gallego, Filomena Cautela, Márcia Cardoso, Marco Mendonça, Sílvia Figueiredo, Rafael Gomes, Tânia Alves, Teresa Coutinho e Vítor Oliveira, interpretação. Um espetáculo que sublinha, através da música e do “movimento sonoro” das palavras, o estado de uma civilização em desolação ética e intelectual. 14 A 31 MAI QUA A SÁB: 21H30, DOM: 18H TEATRO TURIM

O AMOR

Peter Pina, texto e encenação; Diogo Tavares, Lídia Muñoz, Margarida Moreira e Peter Pina, interpretação.

Quatro personagens à procura do amor, numa colagem de histórias que se repetem.  1 A 10 MAI QUI A DOM: 21H30

A PASSAGEM DAS HORAS

A partir de Álvaro de Campos. Raquel Dias, encenação.

Espetáculo que se apropria da obra do heterónimo pessoano Álvaro de Campos. 3 A 31 MAI DOM: 17H

O FEITIÇO VIROU-SE CONTRA O FEITICEIRO

Ditirambus.  Diogo Domingues, Nuno Vilarinho e Roberto Monteiro, autoria; Onivaldo Dutra, encenação. Comédia que gira em torno de uma família abastada que se vê perturbada pelo roubo de uma das suas joias. 21 A 24 MAI QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

C O N T I N UA M AUDITÓRIO DOS OCEANOS (CASINO DE LISBOA)

O MISTÉRIO DE IRMA VAP

Charles Ludlam, autoria; Juvenal Garçês, encenação; Rui Melo e Rui Unas, interpretação. QUI A SÁB: 21H30, DOM: 18H CINEARTE

AFONSO HENRIQUES

A Barraca. Hélder Costa, autoria e encenação; Adérito Lopes, João Maria Pinto, Rubén Garcia, Sérgio Moras e 20 alunos do Curso de Artes do Espetáculo (IDS). ATÉ 5 JUL QUI A SÁB: 21H30, SÁB, DOM: 16H30

CINEMA SÃO JORGE

IMPREVISÍVEL João Blümel, autoria e interpretação. 12 MAI: 21H30

COMUNA

PLAY STRINDBERG QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H

TRAILER – SÉRIE TOM

Improvio Armandi .André Sobral, Hugo Rosa, João Cruz, Juan Pereira e Rui Moreira, criação e interpretação. ATÉ 29 MAI SEX: 21H45

GRUPO DRAMÁTICO OS COMBATENTES

ESTAMOS TESOS… MAS BONITOS!

Grupo Dramático e Escolar os Combatentes e Paulo Vasco, produção. ATÉ 30 MAI SÁB: 21H

IGREJA DE SÃO ROQUE

PAIAÇU OU PAI GRANDE

Cassefaz. Padre António Vieira, autoria; Miguel Abreu e João Grosso, dramaturgia; João Grosso ou Fernando Pedro Oliveira e Sílvia Filipe, interpretação. 16 MAI: 19H

TEATRO DO BAIRRO

CLÁUDIO DA SILVA APRESENTA POETA ARMANDO

Cláudio da Silva, autoria e interpretação. ATÉ 21 MAI QUI: 23H15


T E AT R O C O N T I N UA M

© Manuela Jorge

67

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 7 A 17 DE MAIO RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 650 / WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

HÉCUBA, O SOFRIMENTO DESMEDIDO Escola de Mulheres. A partir de Eurípedes. Fernanda Lapa, dramaturgia e encenação; Carla Galvão, Margarida Cardeal, Filomena Cautela, Nuna Livhaber, Fernanda Lapa, Inês Santos Cruz, Sandra de Sousa, Vasco Batista, Luís Gaspar e Afonso Molinar, interpretação. A tragédia de Eurípedes sobre Hécuba, a mulher do último rei de Troia, é transportada para um campo de prisioneiras de guerra situado neste, ou noutro TEATRO NACIONAL D. MARIA II

MULHERES EM LORCA

Teatroensaio. A partir de Federico Garcia Lorca. Pedro Estorninho, dramaturgia e encenação; Ana de Jesus Oliveira, Clara Nogueira, Inês Leite, Sara Costa, interpretação. ATÉ 10 MAI QUA: 19H15, QUI A SÁB: 21H15, DOM: 16H15

TEATRO POLITEAMA

PORTUGAL À GARGALHADA

Filipe La Féria, autoria e encenação; Marina Mota, Joaquim Monchique, José Raposo, Maria João Abreu, Ricardo Soler, Paula Sá, Patrícia Resende, Filipe Albuquerque, Bruna Andrade, Paulo Ferreira,

qualquer tempo e lugar do mundo. Depois de perder a pátria, os filhos Heitor e Páris e ver a filha Polixene sacrificada pelos vencedores, a mulher justa que foi Hécuba transforma-se num anjo vingador, empreendendo uma demanda violenta que a condenará a um trágico desfecho. A atriz e encenadora Fernanda Lapa, a comemorar 50 anos de carreira, recupera este grande clássico do teatro grego para propor uma reflexão no feminino sobre a guerra e a violência. FB

David Mesquita e outros, interpretação. QUA A SÁB: 21H30, SÁB, DOM: 17H

TEATRO TIVOLI BBVA

50 SOMBRAS!

A partir de E. L. James. Miguel Dias, adaptação; António Pires, encenação. QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H30

TEATRO DA TRINDADE

À ESPERA DE GODOT

ACTA - Companhia de Teatro do Algarve. Samuel Beckett, autoria;  Luís Vicente, encenação;  Pedro Laginha, Pedro Lima, René Barbosa e Tânia da Silva, interpretação. ATÉ 3 MAI QUA A SÁB: 21H30, DOM: 18H


68

T E AT R O F E S T I VA I S

F E S T I VA I S

EKA FEST – II FESTIVAL DE CURTAS DE TEATRO EKA [PALACE]

GIN TONIC

Auéééu. Sérgio Coragem, criação. ESTE É O AUTO-RETRATO DAS MINHAS ILUSÕES

Auéééu. Beatriz Brás, criação. ENTREVISTA DE EMPREGO

Hayaldo Copque, texto; André Susano, Anouschka Freitas e Fábio Vaz, criação e interpretação.

ELE ENVIA-SE A SI PRÓPRIO NUM SACO DE PLÁSTICO

Alexandre Tavares e Mónica Talina, criação. 6 A 9 MAI: 21H30, 10 MAI: 16H30

FATAL 16º FESTIVAL ANUAL DE TEATRO ACADÉMICO DE LISBOA CANTINA VELHA DOS SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

O PROBLEMA DO TEATRO SÃO AS CADEIRAS

Ultimacto. A partir de Almada Negreiros; Leonor Cabral, encenação. 4 MAI: 18H30

LOS FUSILADOS

La Coquera Teatro. Alberto Rizzo, texto e encenação. 6 MAI: 18H30

AUGUSTA

Grupo de Teatro Aula Normal UDC. Carlos Losada, texto; Ruben Ruibal, encenação. 7 MAI: 18H30

PERDIDOS E ACHADOS

Tutra. Telama Casta, autoria e encenação. 8 MAI: 18H30

CARBONO E OUTROS ELEMENTOS

Fc-Acto. A. Branco, autoria e encenação. 12 MAI: 18H30

FACULDADE DE FARMÁCIA

PROCEDIMENTOS DE REGULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS

Tubo de Ensaios. Dimitris

Dimitriádis, autoria; Miguel Ponte, encenação. 11 MAI: 21H30

FACULDADE DE LETRAS, DIREITO E REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

CRÓNICAS, MEMÓRIAS E DIFERENÇAS DE GÉNERO EM TRÊS ÁT(RI)OS NA ULISBOA

Grupo de Teatro dos Funcionários da Universidade de Lisboa. A partir de António Lobo Antunes, Miguel Esteves Cardoso, Alice Vieira, Inês Ferreira Leite e David Dias. João Ferrador, encenação. 5 MAI: 18H

PALÁCIO BURNAY

CARTA AO PAI

Universidade de Évora. Franz Kafka, autoria; João Lagarto, encenação. 9 MAI: 21H30


T E AT R O F E S T I VA I S

©Francisco Levita

69

COMUNA ATÉ 31 DE MAIO PRAÇA DE ESPANHA / 217 221 770 / WWW.COMUNATEATROPESQUISA.PT

PLAY STRINDBERG Comuna - Teatro de Pesquisa. A partir de Dança da Morte de August Strindberg. Frederich Dürrenmatt, autoria. João Mota, encenação; Carlos Paulo, Igor Sampaio e Maria do Céu Guerra, interpretação. Em meados dos anos 50 do século passado, o dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt (reconhecido por A Visita da Velha Senhora) apropriou-se da peça de Strindberg Dança da Morte, propondo um novo “arranjo” para o dilacerante drama de um casal que vive isolado numa remota ilha sueca. Mais curta do que a peça original, e

CELESTE – UMA ASSOMBRAÇÃO

Teatro Universitário do Porto. Raquel S, autoria; Gonçalo Amorim e Luís Araújo, encenação. 10 MAI: 21H30

TEATRO DO BAIRRO

CORPO EM CRISE

Notchão. Criação coletiva; Matilde Javier Ciria, encenação. 1 MAI: 21H30

APNEIA

Teatro de Estudantes de Coimbra. Matilde Javier Ciria, encenação. 2 MAI: 21H30

III

Aula de Teatro- Maricastaña. A partir de Ricardo III, de William Shakespeare. Fernando Dacosta, encenação. 3 MAI: 21H30

tornando a constante tensão entre o casal num refinado exercício de humor, Play Strindberg seduziu João Mota neste seu regresso a “casa”, a Comuna, depois de três anos à frente do Teatro Nacional D. Maria II. “Dürrenmatt deu a este Strindberg um toque de Pirandello, onde cada um sobre a sua verdade se apunhala constantemente”, sublinha. Transformada num combate de boxe, esta Dança joga-se em 12 assaltos, com o público em volta do ringue, numa encenação que prima por nos devolver o prazer do usufruto de um notável texto e de um trio de grandes atores. FB

ALTA ÁUSTRIA

Teatro da Academia. Franz Xavier Kroetz, autoria; Jorge Fraga, encenação. 4 MAI: 21H30

ANTÍGONA

Noster. Sófocles, autoria; A. Branco, encenação. 5 MAI: 21H30

FRAGMENTOS

mISCuTEm. Criação cole-

tiva; Ana Isabel Augusto, encenação. 6 MAI: 21H30

TRAGÉDIA EXATA

GTL. José Martins Garcia, autoria; Ávila Costa, encenação. 7 MAI: 21H30

A TRAGÉDIA DE UM CAIXEIRO-VIAJANTE NUMA COMÉDIA ANTIGA DE MULHERES


70

T E AT R O F E S T I VA I S / C O N V E R SAS/C O L Ó Q U I O S / C U R S O S

Sin-Cera. Aristófanes, autoria; Pedro Miguel Pereira Monteiro, encenação.

SÓ HÁ UMA VIDA E NELA QUERO TER TEMPO DE CONSTRUER-ME E DESTRUIR-ME

PÂNICA

22 A 24 MAI

8 MAI: 21H30

GTN. Alejandro Jodorowsky, autoria; Marina Alburquerque, encenação. 13 MAI: 21H30

PANOS 2015 CULTURGEST

DIÁLOGOS

Miguel Castro Caldas, autoria. Lígia Soares, orientação. PONTO DE SITUAÇÃO

Tim Etchells, autoria; Tim Etchells e Cathy Naden, orientadores.

Pablo Fidalgo Lareo, autoria e orientação.

TRY BETTER, FAIL BETTER TEATRO TABORDA

MULHER-HOMEM E COROADA

Susana C. Gaspar, criação. 8 A 10 MAI: 21H30

DA INUTILIDADE

WAGNER BORGES E TIAGO BÔTO, CRIAÇÃO.  15 A 16 MAI: 21H30, 17 MAI: 18H, 21H30

IV

Gonçalo Ferreira, criação; Dinis Machado, direção. 29 A 31 MAI: 21H30

C O N V E R SAS/ COLÓQUIOS CASA DA ACHADA

Rompimentos no Teatro: Quando os bastidores deixam de ser bastidores Com Luís Miguel Cintra 3 MAI: 15H EG

FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

2.º Colóquio Internacional de Genética Teatral

INSCRIÇÕES ATÉ 15 JUN

C U R S O S/ WO R KS H O P S ARTYAPLAUSOS

Curso de Interpretação SÁB: 14H -16H Info: 918 945 333 ARTLIER

Curso de Teatro

TER, QUA: 10H30-12H30, QUA: 19H -21H Info: 939 067 111 CASA DOARTISTA

Oficina de Teatro

Por João Rosa e Catarina Gonçalves SEG, QUA: 20H -22H IA CASA DO BRASIL

Aulas de Teatro SEG: 19H -21H IA

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Familiarte - Teatro Comunitário SEG: 19H -20H30 Info: 936 140 727

Circo Zip

Pela Associção Tenda QUI: 18H -19H, DOM: 9H30-13H CMS - CENTRO DE MEDITAÇÃO SOLARIS ESPAÇO TERRAPURIANO

Teatro da Vida – aulas de teatro TER: 20H -21H45 Info: 938 287 348


T E AT R O C U R S O S/ WO R KS H O P S

71

EKA [PALACE] 6 A 10 MAIO VILA MARIA LUÍSA – CALÇADA D. GASTÃO, 12, PORTA 8 (BEATO) / 216 005 575 / EKA-UNITY.BLOGSPOT.PT

EKA SHORTS O EKA [palace], o mais recente centro cultural da capital, volta a abrir as portas ao teatro, com a 2.ª edição do Festival de Curtas . Ao longo de cinco dias, quatro curtas peças entram em cena. De Sérgio Coragem, Gin Tonic fala de arte que não nos deixam ver, partindo do estranho caso dos quadros de Joan Miró. A seguir, Beatriz Brás apela aos nossos sentimentos, e sentidos, em Este é o autoCHAPITÔ

Expressão Dramática SEG, QUA: 19H -21H

ESCOLA DE ACTORES ILHA D´ARTE

Cursos de teatro

LATOARIA

Tudo o que tenho para oferecer: Feridas Laboratório de composição teatral ATÉ MAI IA

Info: 936 411 313

NB ACADEMIA ESPAÇO EIRA 33

Pesquisa Teatral

TER: 20H30-22H30 Info: 962 801 866 EVOÉ – ESCOLA DE ATORES

Cursos livres de Teatro IA

Formação de atores IA Info: www.nbacademia.pt

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Curso de Teatro

SÁB: 15H30-19H30 Info: 213 973 471

retrato das minhas ilusões . A mostra prossegue com um original de Hayaldo Copque sobre um bem cada vez mais escasso nos dias que passam, o emprego; a peça chama-se Entrevista de Emprego e é produzida pelo Faísca Teatro. No fecho, Mónica Talina interpreta uma mulher a braços com os delírios e ilusões do passado em Ele envia-se a si próprio num saco de plástico. FB TEATRO DA LUZ

Formação em Teatro Por Companhia da Esquina Info: 213 555 275 IA

TEATRO DE CARNIDE

Oficinas de Interpretação

SEG, QUA: 21H -23H

TEATRO DA TRINDADE

Curso de Som e Luz para teatro 2, 3 MAI: 10H -13H, 15H -18H Info: 210 027 145 IA

VOZES EM CONSERTO

Arte Dramática Info: 911 155 558

TEATRO TABORDA

Clubes de Teatro Por Teatro da Garagem SÁB: 14H -18H Info: 218 854 190

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

IA

> Contactos pág 91


72

ITINERÁRIOS DE LISBOA RUA DA PALMA

RUA

MART IM

MON IZ

2

1

CAPELA DAS OLARIAS OU CAPELA DO SENHOR JESUS DA BOA SORTE E SANTA VIA SACRA

DOS C AVAL EIR

OS

COLÉGIO DOS MENINOS ÓRFÃOS

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO

ÇÕES I R C S IN ERTAS AB

rg tovao.o rsaocris ISTOVAO.ORG o p e t r info.a PORSAOCR RTE 549 WWW.A 218 879

IAS RUA DAS OLAR

3

E

ONT

OM

AD ÇAD CAL

4

CAPELA DA NOSSA SENHORA DA SAÚDE E SÃO SEBASTIÃO

IGREJA DE SÃO LOURENÇO

MOURARIA

CRISTÃ

5

Texto MADALENA CALVO Fotografia HUMBERTO MOUCO

IGREJA DE SÃO CRISTÓVÃO

6 CA LÇA DA M

AR

QU

ÊS

OS

ANC DE T

NA

ADALE

AM RUA D

O bairro da Mouraria nasceu no século X II, após a reconquista cristã de Lisboa. Destinava-se aos muçulmanos que permaneceram na cidade, mas não só. Aqui viviam também cristãos que tinham os seus locais de culto. Ao longo dos séculos, ao ritmo da evolução urbana e social, foram construídos conventos, capelas e até escolas cristãs como o Colégio de Santo Antão, o primeiro no mundo onde os jesuítas deram aulas públicas. Este percurso pelas ruas da Mouraria visita os espaços, símbolos e marcas da vida dos cristãos num bairro que desde as suas origens se define pelo encontro e cruzamentos de povos, culturas e religiões. É uma iniciativa no âmbito do projeto vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa 2014 Arte Por São Cristóvão, que visa sensibilizar a comunidade para a urgência de uma intervenção de conservação e restauro na Igreja de São Cristóvão, a antiga catedral moçárabe de Lisboa.


CAPELA DA NOSSA SENHORA DA SAÚDE

1 E SÃO SEBASTIÃO

Construída em 1505 foi dedicada a São Sebastião, padroeiro que protege das pestes. Em 1662 recebeu a imagem de Nª Srª da Saúde e o orago passou a ser-lhe dedicado. Sofreu obras após o terramoto de 1755, mantendo o portal atribuído a João Antunes (início do séc. XVIII). As mudanças urbanísticas na zona fizeram-na herdeira do património de algumas igrejas que desapareceram.

2 COLÉGIO DOS MENINOS ÓRFÃOS Fundado em 1273 pela Rainha D. Brites, mulher de Afonso III, o colégio destinado aos meninos órfãos foi, ao longo dos séculos, ocupado por diferentes ordens religiosas. Parte do edifício caiu com o terramoto, tendo sido reconstruído. Destaca-se o pórtico manuelino e o revestimento azulejar do átrio e escadaria constituído por 41 painéis com temas do Antigo e do Novo Testamento.

DAS OLARIAS OU CAPELA DO SENHOR 3 CAPELA JESUS DA BOA SORTE E SANTA VIA SACRA Construída em 1758, em terrenos doados à Irmandade do Senhor Jesus da Boa Sorte, guarda no seu arquivo um curioso livro de registo de todos os materiais e respetivos valores utilizados na sua construção. No Domingo de Páscoa realiza-se a procissão do Senhor Morto que parte da Igreja de São Cristóvão, percorre algumas ruas da Mouraria e termina na Capela das Olarias.

4 IGREJA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO Data de 1543 e foi a primeira casa própria dos Jesuítas no mundo. Por lá passaram também os padres Agostinhos cujas armas são visíveis nas ferragens dos móveis. A estátua de Nª Srª do Socorro, atribuída a Machado de Castro, evidencia-se na nave, mas a Nª Srª do Bom Despacho é a imagem mais querida e popular, principalmente entre as grávidas, que aqui vinham pedir uma hora mais rápida.

5 IGREJA DE SÃO LOURENÇO A fundação da Igreja data de 1258 ou 1271. Foi muito atingida pelo terramoto de 1755 e posteriormente reedificada. Em 1834, o altar-mor recebeu uma imagem de São Lourenço proveniente do Convento de São Camilo de Lélis. Atualmente está fechada ao culto e ao público, mas no seu interior encontram-se ainda painéis de azulejos do século XVIII com a representação da vida de São Lourenço.

6 IGREJA DE SÃO CRISTÓVÃO A atual igreja data de 1670, mas a existência de um templo cristão neste local está documentada desde o século XII. Construída segundo o risco do arquiteto Padre João Duarte resistiu ao terramoto, assim como o seu recheio de onde se destacam a talha dourada e as telas do pintor régio Bento Coelho da Silveira. Alberga ainda os túmulos da família Miranda, remontando os mais antigos à época gótica.


74

VI S ITAS G U I A DAS AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES

Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras Visitas guiadas. TER A SÁB: 10H -17H30

Do Aqueduto ao Palácio Marquês da Fronteira SÁB: 9H30-13H GO / MP

A Rainha Refresca-se SÁB: 9H30-13H GO / MP

Arco/Loreto

TER A SEX: 10H -12H30, 14H -16H30 Info: 218 100 215 (Museu da Água) ARCO TRIUNFAL DA RUA AUGUSTA TODOS OS DIAS: 9H -19H Info: 210 312 700 (Associação de Turismo de Lisboa) ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

Visitas Guiadas às Exposições e Área Pública

SEG A SEX: 9H30-15H ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Visitas Guiadas ao Palácio de S. Bento SEG A SEX GO ÚLTIMO SÁB GO / PG Info: 213 919 625 MP

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA SEXTA ÀS 11H30 E 15H, SÁBADO ÀS 15H E 16H30 RUA LUISA TODI, 1 / 213 243 930 / WWW.SCML.PT

VISITAS GUIADAS AO CONVENTO Pela primeira vez a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa abre o Convento de São Pedro de Alcântara ao público em geral. Um edifício do século XVII que esteve ocupado nas últimas décadas pela Comunidade Religiosa Feminina da Congregação de Maria que recolhia jovens carenciadas. A sua construção deve-se ao primeiro marquês de Marialva e conde de Cantanhede que, em 1665, na Batalha de Montes Claros, fez um voto de fundar um convento em homenagem ao santo castelhano. Os visitantes podem também ver a Capela dos Lencastres, a Sala do Brasão, a roda dos expostos, o parlatório e as esculturas que relatam a morte de São Francisco de Assis. Visitas para grupos organizados só mediante marcação prévia. Mais informações através do telefone 213 235 233. Cristina Engrácia

Percurso Histórico São Cristóvão/Mouraria/ Intendente

Visitas guiadas em português, francês, inglês, italiano e alemão. Info: 922 191 892 MP

Mouraria das Tradições Mouraria do Fado Do Castelo à Mouraria Mouraria dos Povos e das Culturas

Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. TODOS OS DIAS MP

História dos Azulejos do Colégio dos Meninos Órfãos Visitas guiadas em português. SÁB, DOM Info: 927 522 883


V I S I TAS G U I A DAS BICLALX

PASSEIOS CULTURAIS DE BICICLETA POR LISBOA Rota dos Poetas e Escritores 9 MAI: 9H30 biclalx@gmail.com IA

Lisboa Vista ao Espelho A descoberta de Lisboa através do periscópio. TODOS OS DIAS: 10H -17H30

À Descoberta do Castelo

BIKE A WISH

A história do Castelo e das personagens que nele habitaram. TODOS OS DIAS: 13H, 16H

lisboa@bikeawish.com

MP

BIKES DE LISBOA

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Tours

Passeio da Sexta

Passeio temático de bicicleta por Lisboa. Ponto de encontro: Vélocité Café, na Avenida Duque de Ávila, 120. SEX: 19H30 bikesdelisboa@gmail.com EG

CASA DO ALENTEJO

Visitas Guiadas MP

CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

Visitas Guiadas

TER A DOM: 10H -13H, 14H -18H CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Pintura Naturalista Portuguesa, Mobiliário Português e Estrangeiro dos Séculos XVII a XIX e Porcelana da China TER A DOM: 10H -18H

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA

Armas de Sedução Leques Europeus do Século XVIII ao Século XX

Visitas guiadas de 30 minutos à exposição permanente. SEG A SÁB: 13H -17H30 Info: 213 547 892 GO / MP

Sábados no Museu

Visitas guiadas que permitem conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção. 1º E 3º SÁB: 12H EG

A PAUSA DO MÊS

Thomas Tompion - O Pai da Relojoaria Inglesa

VISITAS GUIADAS

CCB - Uma Leitura Geral do Edifício

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira. SEG A SÁB: 10H30-18H

CCB - Uma Cidade à Beira-Rio

Visitas Guiadas QUA: 10H MP Info: 210 943 287

CPAS - CENTRO PORTUGU ÊS DE ATIVIDADES SUBAQUÁTICAS

Visitas Guiadas à Exposição Permanente e Coleções do CPAS/ CML SEG A SEX: 15H -24H MP Info: 969 017 128 CULTURGEST

Honey, I Rearranged the Collection… by Artist Visita guiada à exposição por Miguel Wandschneider. 16 MAI: 17H

DIREÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA

CENTRO CULTURAL CASAPIANO

SEG A SÁB: 10H30, 14H30 Info: 213 422 157

Visitas Guiadas à Exposição Permanente SEG A SÁB: 10H -18H CHIADO

Lisboa é Poesia

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira.

Comemorações do Centenário da Revista Orpheu QUA A DOM: 14H, 18H, 20H30 Info: 917 021 238 (Passeios Culturais no Chiado)

CONFIQUATRO DESPORTOS NAÚTICOS

PASSEIOS TEMÁTICOS

Rota do Sol De Lisboa até à Barra Fortes da Barra do Tejo Passeios à vela no Estuário do Tejo. MP

Visitas Guiadas à Biblioteca Camões EG / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Pimenta TER A SEX Info: 217 513 214 EG / GO / MP

Visitas Orientadas ao Museu de Lisboa - Santo António

TER A SEX Info: 217 513 216 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) EG / GO / MP

Visita Guiada ao Palácio do Beau Séjour 21 MAI: 10H30 Info: 217 701 100 (Gabinete de Estudos Olisiponenses) EG / MP

Bordalo à Mesa A Cerâmica de Bordalo no Museu

Visitas orientadas às exposições. Info: 218 170 666 (Museu Bordalo Pinheiro)

CONVENTO DOS CARDAES

MP

SEG A SÁB: 14H30-17H30

Lisboa de Santo António

Visitas Guiadas

ITINERÁRIOS DE LISBOA 3 JUN

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

CASTELO DE SÃO JORGE

SEX: 11H30, 15H, SÁB: 15H, 16H30 Info: 213 235 233

Visitas em português, inglês e espanhol. TODOS OS DIAS

CONVENTO DAS TRINAS DO MOCAMBO

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira. SEG A SÁB: 10H30-18H Info: 213 612 650

Visitas guiadas à hora de almoço. 14, 28 MAI: 13H30 EG

Visitas Guiadas

75

Visitas Guiadas GO / MP

Lisboa do Fado em Alfama e na Mouraria 4, 17, 18 JUN

Os Cafés Alfacinha 5, 16, 19, 30 JUN

O Regicídio de 1908: os Três Tiros que Abalaram a Monarquia 12 JUN

Lisboa Medieval

16, 20, 24, 30 JUN

As Lojas de Tradição da Baixa 18 JUN

Os 100 Anos da Revista Orpheu 18, 26 JUN

O Terramoto de 1755 e a Reconstrução Pombalina 23 JUN

Lisboa de Fernão Lopes 24 JUN

Rainha D. Leonor e a Misericórdia de Lisboa 25 JUN

As Lojas de Tradição do Chiado

26 JUN Marcações a partir do 1º dia útil do mês que antecede o itinerário. Presencialmente: seg a sex: 10h-12h30 ou por telefone: seg a sex: 14h30-16h30 Info: 218 170 742 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) lisboa.cultural@cm-lisboa.pt MP

VISITAS COMENTADAS Artes e Ofícios: 3D Spot Computorizado em 3 Dimensões/ Branco Sobre Branco Decoração e Design 1 JUN

Centro de Arqueologia de Lisboa 2 JUN

Fundação Champalimaud 4 JUN

Arquivo Fotográfico Municipal - Restauro de Negativos em Vidro 4 JUN

Casa Veva de Lima 5 JUN

Palácio de São Bento - Assembleia da República 15 JUN


76

V I S I TAS G U I A DAS

Museu de Artes Decorativas- Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva 15 JUN

Palácio da Independência

Arquivo Fotográfico Municipal - Exposição Terceira Imagem, Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D

16 JUN

25 JUN

Igreja de Santo Agostinho a Marvila

Escola de Calceteiros Percurso Pela Calçada

17 JUN

26 JUN

Centro de Estudos Judiciários

Palácio do Machadinho

18 JUN

José Garcia - Amolador e Reparador de GuardaChuvas 19 JUN

Museu Coleção Berardo - Exposição O Teu Corpo é o Meu Corpo 23 JUN

Ateliês Municipais 24 JUN

30 JUN Marcações para junho efetuadas a partir do 1º dia útil de maio. Presencialmente: seg a sex: 10h30-13h ou por telefone: seg a sex: 14h-16h Info: 218 170 593 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) lisboa.cultural@cm-lisboa.pt EG / MP

ENIGMA LISBON

Jogo Real no Chiado TODOS OS DIAS info@enigmalisbon.com

ESCOLA DE JARDINAGEM E CALCETEIROS

Peddy Paper “Pela Calçada”

Inscrições abertas de 4 a 22 de maio. 4 JUN: 10H -13H escoladecalceteiros@cmlisboa.pt ESTÁDIO DO SPORT LISBOA E BENFICA

Visita ao Estádio

TODOS OS DIAS: 10H10- 17H Em dias de jogo não se realizam visitas. Info: 707 200 100 FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Calouste Gulbenkian: História de um colecionador e de uma coleção Visita orientada por Margarida Sousa. 5 MAI: 13H

Bastidores - Visitas às Reservas 28 MAI: 16H30

Os Objetos Procuram Aqueles que os Amam Visita orientada por Vanda Anastácio. 2 MAI: 16H

Da Letra de Pena à Letra de Forma

Visita orientada por Cristina Costa Gomes. 16 MAI: 16H

Como se Vestem os Livros

Visita orientada por Margarida Cunha. 23 MAI: 16H

À DESCOBERTA DO CAM - VISITAS DE DOMINGO Bernard Frize. Isto é uma Ponte

Visita orientada por Hilda Frias. 3 MAI: 12H

Animalia e Natureza na Coleção do CAM Visita orientada por Raquel Feliciano. 10 MAI: 12H

MP

X FESTIVAL INTERNACIONAL MÁSCARA IBÉRICA 7 A 10 MAIO 2015 ROSSIO

Todos os dias

9 Maio

com produtos regionais, degustações,

30 grupos e 600 participantes Sábado às 16h30 Praça do Município Rua do Ouro Rossio

MOSTRA DAS REGIÕES

artesãos, promoção turística e cultural, gastronomia e vinhos ibéricos, animação, bailes e arruadas Quinta e Domingo - 11h às 20h Sexta e Sábado - 11h à 1h

X DESFILE DA MÁSCARA IBÉRICA

8, 9 e 10 Maio

PALCO IBÉRICO

Sexta 22h – Cambalua (Espanha) Sábado 22h – Galandum Galundaina (Portugal) Domingo 17h – Bicho do Mato (Portugal)

ORGANIZAÇÃO

TODA A INFORMAÇÃO EM WWW.EGEAC.PT E EM WWW.PROGESTUR.NET

agendalx_137x106.indd 1

08-04-2015 16:26:15


V I S I TAS G U I A DAS

Arshile Gorky e a Coleção.

Visita orientada por Ana Vasconcelos. 17, 31 MAI: 12H EG

Miguel Ângelo Rocha. Antes e Depois

Visita orientada por Maria João Carvalho. 19 MAI: 12H

UMA OBRA DE ARTE À HORA DE ALMOÇO

Tapete de Padrão Floral Visita orientada por Maria do Rosário Azevedo. 6, 20 MAI: 13H30 EG

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Calouste Gulbenkian: História de um Colecionador e de uma Coleção Visita orientada por Ana Paula Correia. 17 MAI: 10H30, 14H30

Um Jardim à Minha Maneira

Visita orientada por Maria do Rosário Azevedo. 17 MAI: 11H

Lalilque e a Natureza Visita orientada por Paula Ribeiro. 17 MAI: 11H

Arshile Gorky: Um Arménio em Nova Iorque Visita orientada por Ana Vasconcelos. 17 MAI: 12H

Jardins de Lã e Seda: Tapetes da Coleção Gulbenkian

Visita orientada por Filipa Santos. 17 MAI: 15H

O Gosto do Conforto: Móveis e Tapeçarias do Século XVIII Visita orientada por Diana Pereira. 17 MAI: 16H EG

CADERNO DE APONTAMENTOS - VISITAS DESENHADAS

Cadernos de Registo: O Tempo de um Traço e Outras Formas de

77

Desenhar a História

Padre António Vieira

Alfama Autêntica

OBRA EM FOCO NO MUSEU GULBENKIAN

Lisboa Árabe

LISBON MOVIE TOUR

Visita orientada por Hugo Barata. 24 MAI: 12H

Do Hilariante ao Sombrio: O Desafio de Ilustrar D. Quixote Visita orientada por João Carvalho Dias. 28 MAI: 15H EG

APPETIZER - UM POUCO DE ARTE À HORA DO ALMOÇO NO CAM Arshile Gorky e a Coleção.

Visita orientada por Carlos Carrilho. 29 MAI: 13H15 GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA

Painéis de Almada Negreiros

Ponto de encontro: Largo Trindade Coelho, junto à Igreja de São Roque. 10 MAI: 10H MP

Ponto de encontro: Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos. 16 MAI: 9H30 MP

Passeio para Desenhar II: Jardim Botânico de Lisboa, Todos os Verdes do Mundo Ponto de encontro: entrada do Jardim Botânico. 16 MAI: 9H30 MP

Lisboa das Artes e Ofícios

Ponto de encontro: Arco da Rua Augusta. 16 MAI: 10H MP

O Ciclo da Água I: Na Arquitetura Sacra Gótica em Lisboa

EG / MP

Ponto de encontro: Largo do Carmo. 16 MAI: 15H MP

GHOST TOURS PORTUGAL

Lisboa com Fernando Pessoa I

SEG A SEX: 10H30, 14H30 Info: 213 611 025

Haunted Lisbon Tour (Baixa Lisboeta)

Os guias/atores revelam momentos sórdidos e violentos e episódios secretos de Lisboa.  info@ghost-tours-portugal.pt MP

HANGAR CENTRO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA

Princípio Tautológico Visita guiada à exposição por Bruno Leitão. 30 MAI: 16H -17H MP IGREJA DE SANTA CATARINA

Visitas Guiadas ao Convento dos Paulistas

16 MAI GO / MP paroquiacatarina.lx@gmail.com LISBOA AUTÊNTICA

Lisboa Gastronómica

Ponto de encontro: Praça Luís de Camões. 2 MAI: 11H MP

Lisboa das Sete Colinas: Chagas Ponto de encontro: Largo Trindade Coelho, junto à Igreja de São Roque. 9 MAI: 17H MP

Ponto de encontro: Brasileira do Chiado. 16 MAI: 17H MP

Lisboa tem Música

Ponto de encontro: Príncipe Real, debaixo do grande cedro. 17 MAI: 17H MP

À Descoberta da Tapada da Ajuda Ponto de encontro: Largo do Calvário. 23 MAI: 9H30 MP

Lisboa Arqueológica I - Museu Arqueológico do Carmo

Ponto de encontro: entrada da Sé de Lisboa. 31 MAI: 15H MP

Fernando Pessoa Experience

O passeio inclui dormida no quarto onde viveu Fernando Pessoa entre 1908 e 1912.

Afirma Pereira

Passeio dedicado ao filme realizado por Roberto Faenza. Ponto de encontro: Miradouro de S. Pedro de Alcântara, junto à fonte.

Filme do Desassossego Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema.

Capitães de Abril

Passeio centrado no filme com o mesmo nome.

Cine-Aperitivo

Lisbon Movie Tour by Night TODOS OS DIAS Info: 969 616 063 MP

LISBON WALKER

Lisboa Maçónica 2 MAI: 14H30

Cidade Velha 3 MAI: 14H30

Cidade de Espiões 10 MAI: 14H30

Lendas e Mistérios 17 MAI: 14H30

O Terramoto de 1755

24 MAI: 14H30 Ponto de encontro: Praça do Comércio, na esquina com a Rua do Arsenal. info@lisbonwalker.com

Ponto de encontro: Largo do Carmo. 23 MAI: 10H MP

LIVRARIA MÓVEL TELL A STORY

Lisboa com Fernando Pessoa II

Walk a Story Pessoa

Ponto de encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque do lado da Rua de O Século. 23 MAI: 15H MP

Cerca Velha

Ponto de encontro: Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos. 24 MAI: 17H MP

Lisboa do Fado

Ponto de encontro: Martim Moniz, junto à Capela da Sra. da Saúde. 30 MAI: 19H MP

PASSEIOS LITERÁRIOS

Passeio dedicado à vida e obra de Fernando Pessoa. TODOS OS DIAS

Walk a Story Lisboa Literária Passeio dedicado a Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago. TODOS OS DIAS walks@tellastory.pt MP


78

V I S I TAS G U I A DAS MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

Galeria do Loreto

Visitas guiadas. QUA , SÁB: 11H, 15H GO / MP

MUSEU DE ARTE POPULAR

Conheça o MAP Visita ao edifício. Info: 968 902 260

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas de Artes e Ofícios e de Restauro SEG A SEX: 10H -13H, 14H30-16H30 MP SEG, QUA: 11H, 15H, QUI: 15H

MUSEU DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA

Visitas Guiadas ao Museu

SEG A SEX: 9H30-12H, 14H -17H EG

MUSEU BENFICA COSME DAMIÃO

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

TODOS OS DIAS: 10H -18H Em dias de jogo realizam visitas até ao início do mesmo. visitasestadio@slbenfica.pt

Galerias da Amazónia

Visitas ao Museu

MUSEU DA MARIONETA

De Convento a Museu Marionetas Portuguesas Visitas temáticas. MP

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

Azul Sobre Ouro. A Sala das Porcelanas do Palácio de Santos Visitas orientadas. 3 MAI: 11H30, 15H30, 24 MAI: 11H, 15H QUA: 15H MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Visita ao Museu e Convento da Madre de Deus TER A SEX: 10H -16H, DOM: 10H -12H GO / MP

RESERVAS VISITÁVEIS

TER: 15H30, QUA A DOM: 11H30, 15H30 MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

Peças de Teatro: As Coleções do Museu

Ex-Votos Teatrais. José Caldas, 40 Anos de Teatro Visitas guiadas às exposições. TER A DOM: 10H -18H servicoseducativos@ mnteatroedanca.dgpc.pt EG / GO / MP

MUSEU DO ORIENTE

Presença Portuguesa na Ásia e Sombras da Ásia Visita às exposições permanentes. DOM: 16H

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Visitas Orientadas

TER A SEX: 10H -13H, 14H -18H GO / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Nacional de Belém e Jardins SÁB: 10H30, 11H30, 14H30, 15H30, 16H30 MP / PG

MUSEU NACIONAL DO TRAJE E DA MODA

Visita ao Museu e ao Parque Botânico do Monteiro-Mor TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H E / GO / MP

MUSEU DE SÃO ROQUE

A Santo Que Não Conheço... Nem lhe Rezo Nem lhe Ofereço Visita guiada temática com workshop. SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP


V I S I TAS G U I A DAS

Visitas Guiadas à Igreja e ao Museu de S. Roque

SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Os Jogos Sociais

Visita guiada temática. SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Itinerários da Fé

Percurso pelo Convento de São Pedro de Alcântara, Igreja de São Roque, Capela da Ordem Terceira do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento, Basílica dos Mártires e Igreja de N. Sra. da Encarnação. 9 MAI: 10H Info: 218 879 549 (Paróquia de S. Nicolau) EG / IA / MP

Hospital Ortopédico de Sant’Ana Visita guiada. 21 MAI: 14H30 EG / IA / MP

ITINERÁRIOS EM LISBOA Os Recolhimentos da Capital Visita guiada temática em bicicleta. 2 MAI: 10H

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Visitas ao Padrão E / GO / MP

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Visitas Temáticas GO

PANTEÃO NACIONAL

De Igreja a Panteão

Visita orientada ao monumento. PG

PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

Percursos Pedestres Paintball Electrónico

Info: 968 297 047 (Acção Natura)

Peddy Paper

O jogo parte de Campolide, atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto. Info: 218 452 689 (Papa-Léguas) MP

PARQUE DAS NAÇÕES

Teleférico

SEG A SEX: 11H -19H, SÁB, DOM, FER: 10H -20H

Tejo Bike

EG / IA / MP

Aluguer de bicicletas. TODOS OS DIAS: 12H -18H Info: 218 919 333

1 MÊS/1 TEMA

PLATAFORMA LX

Ourivesaria Portuguesa Visita guiada temática. 3 MAI: 15H, 6 MAI: 13H15 EG / IA / MP

A SANTA CASA ABRE PORTAS Convento de Santos-o-Novo

Visita guiada temática. 16 MAI: 10H EG / IA / MP

CALENDÁRIO LITÚRGICO EM SÃO ROQUE Pentecostes

Visita guiada temática. 24 MAI: 16H30 EG / IA / MP

OUTRA LISBOA

Viagens num Espaço Urbano Maior

Sete percursos para uma nova perspetiva sobre Lisboa. TODOS OS DIAS: 10H30 Info: 927 136 291 E / GO / MP PAÇOS DO CONCELHO

Visita ao Edifício

1º DOM: 11H EG ezequiel.marinho@cm-lisboa.pt

WALK THE LINE TOURS Lisboa numa Linha

Percurso com início na Praça Marquês de Pombal e fim na Praça do Comércio, passando pela Av. da Liberdade e o Rossio.

A Primeira Avenida

Percurso que desvenda histórias da artéria paralela à Avenida da Liberdade - Rua de Santa Marta - que durante muitos séculos foi uma das principais vias de entrada na cidade de Lisboa.

Em Direção à Primeira Colina Com início no Largo de S. Domingos e subindo pelo ascensor do Lavra chega-se à Colina de Sant’Ana. TODOS OS DIAS: 10H -12H, 14H -16H, 17H -19H walktheline@plataformalx.pt MP

PROJECTO +SKILLZ

Bairro Alto é

Percurso pelas lojas tradicionais e coletividades do Bairro Alto. ÚLTIMO SÁB: 17H

79 SALTIMBANCO ANIMAÇÃO E OFICINAS CRIATIVAS

Repórter por um Dia

Passeio pedestre com oficina de reportagem entre Alfama e a Feira da Ladra. Ponto de encontro: Casa dos Bicos. 2 MAI: 10H30

Uma Viagem à História dos Anjos Visita guiada com peddy paper. Ponto de encontro: estação de metro dos Anjos. 3 MAI: 11H

À Descoberta de Alvalade

Peddy paper. Ponto de encontro: Escola Secundária Rainha D. Leonor. 9 MAI: 10H30

Nos Trilhos do 28. Do Chiado à Graça

Foto paper. Ponto de encontro: Largo Camões. 10 MAI: 11H

Baixa Pombalina

Peddy paper. Ponto de encontro: Praça Martim Moniz. 16 MAI: 10H30 saltimbanco.lisboa@gmail.com MP

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

Visitas Guiadas

ATÉ 4 JUL 1º SÁB: 11H PG bilheteira@teatrosaoluiz.pt 2ª, 4ª SEG: 10H30 Info: 213 257 662 E / EG / MP

SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

Visitas Guiadas ao Palácio da Independência SEG A SEX MP

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Visitas Guiadas

visitas@saocarlos.pt E / GO / MP

TIME TRAVELLERS

Os Dias do Terramoto Ponto de encontro: Largo do Carmo. 9 MAI: 10H -13H Inscrições abertas até 7 mai.

Passeio à Lisboa Romana e Islâmica

Ponto de encontro: Praça do Comércio. 23 MAI: 10H -13H Inscrições abertas até 20 mai.

A Herança Judaica de Lisboa

Ponto de encontro: Praça do Comércio. 30 MAI: 10H -13H Inscrições abertas até 27 mai. Info: 965 107 138/88 UM OUTRO OLHAR

Alcântara - Fé e Trabalho

Ponto de encontro: átrio da Capela de Santo Amaro. 3 MAI: 9H

Alcântara - Palácios, Gentes e Artes

Ponto de encontro: estação da CP de Alcântara-Terra. 17 MAI: 10H

Alcântara - Por Mares e Sons Navegados Ponto de encontro: Museu do Centro Científico e Cultural de Macau. 23 MAI: 10H

Cemitério dos Prazeres Ponto de encontro: porta do cemitério. 31 MAI: 10H Info: 213 615 200 (Junta de Freguesia de Alcântara) EG

TCHARAN EVENTOS

JANTARES MISTÉRIO A Morte do Artista Noite de Gangsters IA

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Visitas Guiadas

Visitas guiadas aos bastidores do Teatro em português, inglês, francês, castelhano, alemão e italiano. SEG: 11H30 MP Info: 213 250 829

UNDERDOGS ART STORE

Underdogs Public Art Tours

Visitas guiadas em minibus ou sidecar. Ponto de encontro: Underdogs Arte Store, na Time Out - Mercado da Ribeira. SÁB: 14H -17H MP info@under-dogs.net

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91


80

C R I A N ÇAS ARTES ARTE ILIMITADA

Expressão Plástica SÁB: 11H00-13H00

Formação Vocacional Artes- Escultura TER: 17H -19H IA / MP

ATELIER DO PAÇO

Ateliê de Arte

5-12 anos SÁB: 10H -12H Info: cursolisboa@gmail.com ATELIER DE SÃO BENTO

Artes Plásticas

TER: 15H -17H, 17H -19H MP BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Estorias Abensonhadas Exposição de Joana Graça ATÉ 19 MAI

CAULINO CERAMICS

Workshops de Cerâmica 5-14 anos QUA: 17H -18H30 IA

CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA/ TEATRO DA VOZ

Desenho Aberto

Maiores de 7 anos SEG: 16H45-18H25 QUA: 18H45- 20H15 IA

EL CORTE INGLÉS ATÉ 31 DE MAIO AV. ANTÓNIO AUGUSTO AGUIAR, 31 / 213 711 700 / WWW.ELCORTEINGLES.PT

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS Alice no País das Maravilhas é, provavelmente, uma das histórias com mais adaptações no universo do teatro infantil. Da autoria de Lewis Carroll, a obra centra-se na corajosa e destemida Alice que, ao cair na toca de um coelho, entra no país das maravilhas, um lugar fantástico cheio de personagens intrigantes. É com base neste fascinante mundo que, este mês, o El Corte Inglés recebe a famosa Alice, acompanhada pelos enigmáticos Coelho Branco, Rainha de Copas, Chapeleiro, entre outras figuras desta conhecida história. Com Sofia Arruda no papel de Alice e Wanda Stuart no de Rainha de Copas, a peça é produzida pela YellowStarCompany e tem encenação de Paulo Sousa Costa e João Didelet. Para ver, até dia 31 de maio, em família ou com a escola. Filipa Santos

CMS - CENTRO DE MEDITAÇÃO SOLARIS

Ateliê de Artes e Arte-Terapia

Maiores de 3 anos 16, 23 MAI: 11H -12H MP

CULTURGEST

Continuo a pendurar-me na Parede!, Artistas em Cartaz

Visitas-jogo com base na exposição Honey, I rearranged the exhibition... by artist E / GO / MP / EG

Anunciar aos quatro Ventos!, Em Cartaz: A impressão impressiona! Oficinas com base na exposição Honey, I rearranged the exhibition... by artist E / GO / MP

ATÉ 13 SET


C R I A N ÇAS A R T E S / C I Ê N C I AS ESCOLA DE BELASARTES PEDRO SERRENHO

Artes Plásticas

5-12 anos QUA: 14H -16H, 17H -19H30, SÁB: 10H -13H escoladeartespedroserrenho. blogspot.com MP

ESCOLA DE JARDINAGEM E CALCETEIROS

Pela Calçada

Workshop de sensibilização sobre a Calçada Portuguesa MAI A SET SEG A SEX: 10H -12H E / GO / MP

ESPAÇO 62

Artes plásticas 5-12 anos QUI: 18H -19H

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

No Espaço do Gesto Oficina 5-7 anos 31 MAI: 10H30 MP

JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

Percorrer as Artes

Oficinas artísticas 6-10 anos 2, 9, 16, 23 MAI: 10H -12H30, 14H -16H30 IA / MP

Info: 926 848 392 (Movimento de Educação pela Arte) MAPA – ESPAÇO CRIATIVO

Artes Visuais

81

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Escudeiros

Oficinas de expressão plástica 4-12 anos

O Séc. XVI com a Arte de Camões

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras E / GO / MP / EG

MUSEU DO ORIENTE

Dobragens de Afeto Oficina de origami Maiores de 7 anos 30 MAI: 15H -17H MP

Dia Internacional dos Museus

De Lisboa ao Oriente! Peddy paper Maiores de 8 anos 18 MAI: 10H -11H

Era uma vez um Museu Visita-oficina Maiores de 4 anos 18 MAI: 10H30-12H

Coleções especiais? Visita orientada Maiores de 6 anos 18 MAI: 12H -13H MP / EG

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Frente a frente… com um Presidente 4-12 anos

Como se faz uma bandeira 6-12 anos

Acrescenta um Ponto! 9-12 anos

5-12 anos ATÉ JUN/15 SÁB: 14H -16H

Outras viagens

Desenho e Pintura

E / MP

7-12 anos TER A SEX

10 MAI: 11H

17 MAI: 11H

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Oficinas

Arte e Ciência – A Mumificação no Antigo Egito 12-15 anos 9 MAI: 14H30

A Vida Quotidiana no Tempo dos Faraós

Ateliê 4-8 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 E / GO / MP

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

O Brilho das 1001 Noites

Programa interativo no âmbito da exposição Lugares onde Estarei, de Cristina Bolborea 6-12 anos MP Info: 218 100 340

Oficinas de modelação de cerâmica Pintura de azulejos Maiores de 3 anos MP

Workshop 6-10 anos 10, 17, 24 MAI: 10H -12H30 PG / MP / IA

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

Oficina de Cerâmica

Maiores de 3 anos 2, 30 MAI: 11H, 12H, 15H EG

C I Ê N C I AS CASTELO DE S. JORGE

Domingos em Família Maiores de 5 anos

Cavaleiros, Lanceiros e

Carrinhos Solares, Não acordes o Dragão, Laboratório de Invenções Ateliês Maiores de 6 anos MP / PG / E

MUSEU DO ORIENTE

O Grande Explorador Vasco da Gama O que é afinal um Caquesseitão?

Deuses na Grécia Clássica: Flora

MP

6-10 anos 30 MAI: 15H

4-7 anos 31 MAI 10H30

Dia da Biodiversidade

Biodiversidade no Jardim – A Fauna e a Flora 6-10 anos 23 MAI: 10H30

Contos nos Jardins e Jardins nos Contos

23 MAI: 11H, 14H30, 16H

Biodiversidade no Jardim – Geometrias da Natureza MP

Uma história com…

MUSEU DA ELETRICIDADE

Baú do Explorador do Jardim

IA

Quantos Módulos fazem um Padrão?

E / MP

Sábados em Oficina 6-12 anos 2, 16 MAI: 15H -17H

6-10 anos 23 MAI: 15H

MUSEU DE SÃO ROQUE

8-10 anos

6-10 anos 17 MAI: 10H30

Maiores de 13 anos

MUSEU MILITAR

H2O – O Ciclo da Água

MUSEU DAS CRIANÇAS

A Minha Pátria é Portugal 3-8 anos

Era uma vez a Ciência! Viagem ao corpo humano 6-10 anos

Ciência com balões 6-10 anos

Brincar com a Matemática 4-7 anos

Fantástica Matemática 8-10 anos

Domingo em Família Maiores de 4 anos 3, 17 MAI: 11H -12H30

OCEANÁRIO

Tartarugas Marinhas – A Viagem Exposição temporária MP

CSI - Ciência Sob Investigação 8-14 anos

Dormindo com os Tubarões Maiores de 4 anos E / PG / MP

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Ateliês

O médico do mar, Os segredos do mar, O Grande Jogo dos descobrimentos, Puzzle fantástico, Entre fronteiras, Vou de viagem, o que levo na bagagem, Herbarium, Cruzando mares e oceanos, Entre Fronteiras MP

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

Pelucia Diversus

Oficina de peluchologia 3 MAI: 16H -18H30

OFICINA DÓING

Scratch Day Lisboa

5-17 anos 9 MAI: 15H15-18H30 EG

O Robot Ajuda!

Maiores de 10 anos 19 E 20 MAI: 15H -17H30 23 MAI: 16H -18H30


82

C R I A N ÇAS C I Ê N C I AS / C I N E M A /F O TO G R A F I A

Ateliês de Costura e Sapatos Maiores de 6 anos

Corações no dia do coração 5 MAI

Pregadeiras e Portachaves de tralha tecnológica 9, 10 MAI

Laboratório

Mistério no Museu

24 MAI: 15H30, 17H15

CINE MA/ FOTOGRAFIA ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DE LISBOA

Quando os Desenhos aprenderam a Andar

Flores

Exposição de pré-cinema ATÉ 5 MAI

Robozinhos

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR

16, 17 MAI

19 A 24 MAI

Pulseiras Hi-Tech 28 A 31 MAI

A Cozinha é um Laboratório Lollipops de Fruta

2 MAI: 15H30, 17H15

Cantinho da Ciência

Da Flor ao Perfume

10 MAI: 11H30, 15H30, 17H15

Oficinas de animação com Rui Horta Pereira Maiores de 7 anos

Freeze ou o Gesto Congelado 9 MAI: 15H -17H

Recortar Fixar, Diminuir Aumentar 16 MAI: 15H -17H

ATMOSFERA M

Filminhos Infantis à Solta pelo País

Tempo de emagrecer, O Rapaz Bolota, Foxy e Meg vão à Piscina, Trapezistas, Mancha e Manchinhas – As Pinturas, Ginjas e o Telefone, A Transformação, O Natal dos Pinguins, Rumores 9 MAI: 14H30 PG Info: 213 160 057 (Zero em Comportamento) AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

Filminhos Infantis à Solta pelo País

Tempo de emagrecer, O Rapaz Bolota, Foxy e Meg vão à Piscina, Trapezistas, Mancha e Manchinhas – As Pinturas, Ginjas e o Telefone, A Transformação, O Natal dos Pinguins, Rumores 22 MAI: 11H E / MP 24 MAI: 11H30 PG Info: 213 160 057 (Zero em Comportamento) BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Filminhos Infantis à Solta pelo País

Tempo de emagrecer, O Rapaz Bolota, Foxy e Meg vão à Piscina, Trapezistas, Mancha e Manchinhas – As Pinturas, Ginjas e o Telefone, A Transformação, O Natal dos Pinguins, Rumores 16 MAI: 11H E / MP 15 MAI: 11H PG Info: 213 160 057 (Zero em Comportamento) MUSEU COLEÇÃO BERARDO

Filminhos Infantis à Solta pelo País

Tempo de emagrecer, O Rapaz Bolota, Foxy e Meg vão à Piscina, Trapezistas, Mancha e Manchinhas – As Pinturas, Ginjas e o Telefone, A Transformação, O Natal dos Pinguins, Rumores 27 MAI: 10H30 E / MP 30 MAI: 15H30 PG Info: 213 160 057 (Zero em Comportamento)

CIRCO ARMAZÉM 13

Circo Kids

Workshop de atividades circenses SÁB: 11H


C R I A N ÇAS C I R C O / DA N ÇA CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Tendas Circus

Workshop de artes circenses QUA: 18H -20H, DOM: 9H -13H Info: 936 140 727 MP

CHAPITÔ

Ateliê de Circo 4-12 anos QUA: 18H MP

DA N ÇA ACADEMIA DE DANÇA DANÇARTE

Cursos

Ballet, Dança Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop Info: 938 514 529 / 217 147 244 MP

ART!IST – ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO & PERFORMANCE

Cursos Hip-Hop Info: 912 561 972

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Ballet

Maiores de 5 anos SÁB: 10H -11H MP ATELIER DO PAÇO

Danças Tradicionais e de Roda Maiores de 5 anos DOM: 10H -11H

C.E .M – CENTRO EM MOVIMENTO

Dançar uma História Maiores de 4 anos SEX: 18H30-19H30

Dias de Mim

0-5 anos 16 MAI: 11H -12H15 CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Dança com a Família SÁB: 12H -13H IA

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

A Nova Bailarina, de Aldara Bizarra 7-12 anos 5, 6, 7, 8, 12, 13, 14, 15 MAI: 10H E / GO / MP

9, 16 MAI: 11H30 10, 17 MAI: 15H30 PG

ESTUFA FRIA 29 E 30 DE MAIO, 5, 6, 12 E 13 DE JUNHO, DAS 18H30 ÀS 10H30 PARQUE EDUARDO VII / 213 882 278

ACAMPAR COM HISTÓRIAS Acampar é uma atividade que, por regra, os miúdos adoram. Para crianças que gostam de dormir fora de casa, mas que também adoram livros, a rede de bibliotecas municipais preparou uma atividade especial: Acampar com Histórias . A iniciativa surge de uma parceria com as noites Happy Readers, da McDonald’s, destina-se a miúdos entre os 8 e os 10 anos, e inclui uma série de atividades relacionadas com a leitura. O acampamento decorre na Estufa Fria, começando às 18h30 e prolongando-se até às 10h30 do dia seguinte. Há seis datas disponíveis: 29 e 30 de maio, 5, 6, 12 e 13 de junho. A inscrição é feita através do site da Feira do Livro – www.feiradolivrodelisboa.pt – sendo necessário um pagamento de 10€, valor a descontar numa compra efetuada na feira. As crianças têm apenas de levar o seu saco-cama, pertences pessoais e, acima de tudo, o seu gosto pelos livros. FS

83


84

C R I A N ÇAS DA N ÇA F E S TAS D E A N I V E R SÁ R I O CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

DANCE SPOT

TER E QUI: 18H45-19H45 Info: 936 140 727

Hip-Hop, Ballet, Contemporâneo, Sapateado

MP

MP

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Hip Hop

Dança clássica, barra de chão, contemporânea, criativa IA Info: pontifice73@gmail.com

CENTRO DE FORMAÇÃO – CASA DO ARTISTA

Bailado clássico Maiores de 3 anos IA

Info: 919 626 383 (Academia de Ballet)

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop, Danças Orientais MP

ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Ballet Kids MP

DANCE FACTORY STUDIOS

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Bebé Dança

TER: 15H -16H

Famílias Dançantes

ÚLTIMO SÁB: 11H -12H FULLOUT DANCE ACADEMY

Ballet Kids, Hip-Hop MP

JAZZY DANCE STUDIOS

Break Dance Kids, Capoeira Kids, Hip Hop Babies, Hip Hop Kids, Shake-it-up Teens MP

LX DANCE

Ballet MP

Dança Criativa

Danças espanholas

3-6 anos

IA MP

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

DANÇA LIVRE - ESCOLA DE DANÇA

FORUM DANÇA

Poeira de Estrelas

Ballet

A partir dos 3 anos VÁRIOS HORÁRIOS

Pré-Ballet, Ballet, Dança Contemporânea, Teatro, Bebé Dança, Famílias Dançantes MP

Mais Novos

Maiores de 6 anos 27, 28, 29 MAI: 10H30 E / GO / MP

30 MAI: 16H, 31 MAI: 11H PG

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Dança Criativa 2-14 anos MP

TEATRO DE CARNIDE

O Rei Artur

Maiores de 6 anos ATÉ 21 JUN SÁB, DOM: 16H TEATRO D. LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Dança Criativa para Crianças 3-5 anos SEG: 17H30 MP

F E S TAS D E A N I V E R SÁ R I O CULTURGEST 5-12 anos SÁB, DOM GO / MP MAPA – ESPAÇO CRIATIVO Maiores de 4 anos TODOS OS DIAS


C R I A N ÇAS G I N ÁS T I CA / D E S P O R TO MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Até aos 12 anos SÁB, DOM: 10H, 14H30 MP VER MAIS INFORMAÇÃO EM WWW.AGENDALX.PT MP

G I N ÁS T I CA / D E S PORTO A LOJA DAS ATIVIDADES

Karaté

3-6 anos DOM: 11H -11H45 7-12 anos DOM: 12H -12H45 ACADEMIA TALENTOS À VISTA

Aulas de Taekwondo 4-14 anos TER, SEX: 18H15-19H ALMA CHEIA

Zen Kids

SÁB: 17H30-19H SEG: 18H30-19H30 Info: 960 271 750 | projetozenkids@gmail.com ART!IST – ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO E PERFORMANCE

Judo, Condição Física Info: 912 561 972

CASA DE GIZ – ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Happy Yoga

5-12 anos TER: 18H -18H45 IA / MP

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Capoeira

TER E QUI: 18H -19

Savate Kangaroo

SEG E QUA: 18H -19H Info: 936 140 727 MP

CMS - CENTRO DE MEDITAÇÃO SOLARIS

Tai-Chi

Maiores de 10 anos SÁB: 12H -13H GINÁSIO BEIJA-FLOR

Capoeira Infantil

3-16 anos QUA E SEX: 19H30-20H30 GINÁSIO CLUBE PORTUGU ÊS

Aikido, Ginástica, Judo, Esgrima, Tiro com Arco MP

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS 30 DE MAIO, 20 DE JUNHO RUA DE SERPA PINTO, 9 / 213 253 000 / WWW.SAOCARLOS.PT

CICLO DE CONCERTOS PARA FAMÍLIAS Os concertos para famílias apresentados no São Carlos procuram, através da música, estimular a imaginação dos mais jovens. O ciclo que teve início em fevereiro prossegue em maio com o concerto O Papagaio Louro, dirigido a crianças com mais de dois anos, e onde se alia a música à narração, reproduzindo experiências reais e imaginárias. A interpretação está a cargo de elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Em junho a música ao vivo mantém-se com mais concertos para toda a família. Ana Figueiredo

85


86

C R I A N ÇAS G I N ÁS T I CA / D E S P O R TO GYMBOREE

Play & Learn: Música, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness

Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos IA

ISSHIN DOJO – LX FACTORY

Aikido

A PISCINA DOS BEBÉS

Natação, Hidroterapia MP

NEXGYM

Dodgeball, Defesa Pessoal, Fitness, Badminton, Ginástica

Maiores de 3 anos VÁRIOS HORÁRIOS IA

Ginástica, Capoeira 4-12 anos

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

Yoga Sámkhya

Maiores de 3 anos 9 MAI, 13 JUN, 11 JUL: 16H EG

JUST4TEENS

THE LITTLE GYM

TER, QUA , QUI: 10H -12H

Ginástica para Bebés e Crianças 4 meses-12 anos VÁRIOS HORÁRIOS IA / MP

Ciclo do Pão

Maiores de 3 anos 23 MAI: 11H

Aromas e Sabores Maiores de 3 anos 9 MAI: 11H, 15H 23 MAI: 15H EG

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Viagem pela vida e obra de Fernando Pessoa 3-11 anos

Descobrir Pessoa

Abre as Cortinas da tua Imaginação

Heteronímia de Fernando Pessoa 3-9 anos

Pel’Aldeia de Pessoa Passeio pela cidade 6-11 anos E / GO / MP

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

L E T R AS

A Escrita Chinesa

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

Maiores de 6 anos

Contos interculturais Maiores de 6 anos 2 MAI: 10H -12H

ESCOLA SECUNDÁRIA PEDRO NUNES

EG

QUA: 14H30-15H30

Estórias da minha Terra

_AF-pressMetrop_CML-AgCultural-137x106-mai14.pdf

C

Pessoa dá Licença?

Sessões realizadas em sala de aula 3-11 anos

QUINTA PEDAGÓGICA

MP

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças

3-12 anos SEG A SEX

POLIVALENTE DE SANTA CATARINA

Fins de Tarde Saudáveis

JAZZY DANCE STUDIOS

Jardim do Saber, Mãos Verdes MP / EG

6-12 anos TER E QUI: 18H30-20H

Yoga

ESCOLA DE JARDINAGEM

MP

Futsal

6-14 anos

JA R D I N AG E M

CASA FERNANDO PESSOA

MP

Aulas de Mandarim IA

1

17/10/2014

11:05


C R I A N ÇAS

L E T R AS / M Ú S I CA

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

Hora do Conto

MUSEU MILITAR

Escrita Criativa

3-5 anos QUA: 17H30-18H

8-12 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 / 967 455 116

MP / EG

E / GO / MP

ESTUFA FRIA

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Acampar com Histórias 8-10 anos 29, 30 MAI, 5, 6 E 12, 13 JUN: 18H30-10H30 MP FÓRUM LISBOA

Estórias da minha Terra Contos interculturais Maiores de 6 anos 16, 17 MAI EG

Acrescenta um Ponto! Oficina pedagógica 9-12 anos TER A SEX

Lobo, Lo-Bo, Bolo!!! – Uma História sobre a Liberdade Contos no CAM 2-4 anos 10, 24 MAI: 10H, 11H30

Quem era D. Quixote? Visita-oficina 6-12 anos 23 MAI: 14H30 MP

SALA D’AULA

Mandarim 6-12 anos

M Ú S I CA ACADEMIA DE M ÚSICA

Iniciação Musical 0-36 meses MP / IA

ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

Guitarra, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria Maiores de 6 anos MP

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Poemas para Bocas Pequenas 3-5 anos 20, 21, 22 MAI: 10H E / GO / MP

Info: 917 687 025 ACADEMIA DE M ÚSICA DE TELHEIRAS

Música para Bebés Até aos 3 anos TER: 18H30

23, 24 MAI: 11H, 16H30 PG

MUSEU DO BOMBEIRO DE LISBOA

Conta uma História de Bombeiros 4-10 anos SEG A SEX: 10H -11H30, 14H -15H30 E / GO / MP / EG

MUSEU DAS CRIANÇAS

Hora do Conto

Um Sapato Especial 3-7 anos

A Aventura dos 5 Sentidos 3-8 anos

O Reino de Pernas p’ro Ar

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Guitarra

SÁB: 10H30 MP ATENEU COMERCIAL DE LISBOA

Artonus – Academia Nacional de Música Carlos Seixas Concerto para Bebés 2 MAI: 16H

MP / E

IA

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

87

ACADEMIA NOVAS LETRAS

Piano, Guitarra, Saxofone, Violino

SEG A SEX: 14H -20H

ARTE ILIMITADA

Ateliês de Expressão Plástica

CASA DE CULTURA DA JUNTA DE FREGUESIA DE OLIVAIS

Projeto Reciclo Orquestra

Oficina de construção de instrumentos musicais 6-17 anos QUA: 19H -20H30, SÁB: 10H -13H CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

Instrumentos Musicais Chineses Maiores de 6 anos MP

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Música P´ra Ti

Paulo Sousa (sitar) Maiores de 6 anos 2 MAI: 18H PG

Orkestra Digi tal e qual CLAVE E SOM, ESCOLA DE M ÚSICA

Iniciação Musical 4-6 anos

Cursos de Piano, Teclado, Flauta Maiores de 6 anos MP

CLUBE DESPORTIVO DA GRAÇA

3-5 anos

SEG: 17H -19H QUA: 14H30-16H30 SÁB: 11H -13H

Que Rica Alimentação!

Desenho

6-15 anos ATÉ JUN/15 Info: 929 187 812

3-6 anos

História da Carochinha 2-7 anos MP / E

Jovens TERÇA: 17H -19H

ESCOLA EB23 PEDRO DE SANTARÉM

Curso de Percussão, Afro Brasileira, Samba Reggae

ESPAÇO MOURARIA INATEL

5-9 anos TER: 17H30-18H30 IA

4 meses-3 anos DOM: 10H Info: geral@anapar.pt

MP

0-6 anos 23 MAI: 11H -12H Info: geral@a-par.pt

Sessão A PAR para Pais e Filhos 

Maiores de 6 anos QUA , QUI E SÁB

Música para Bebés

Curso de música indiana SÁB Info: cultura@comunidadehindu. org | 217 576 524

Maiores de 10 anos TER: 18H Info: blocooxala@gmail.com (Bloco Oxalá)

CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA/ TEATRO DA VOZ

ARTE GRAÇA

Raga

CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

ALMA ESCOLA DE ARTES

Técnica vocal

COMUNIDADE HINDU

Cantadeiras de Histórias Aquela Nuvem e as Outras 3-8 anos 3 MAI: 10H

EVA GUERRA

Aulas de harpa e harpa elétrica

Com Eva Guerra Maiores de 7 anos TER, SEX: 18H -21H Info: evaguerra@gmail.com FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Falla, Rodrigo, Ravel, Satie Concerto famílias Maiores de 6 anos 3 MAI: 11H, 16H

LIVRARIA LER DEVAGAR

Sessão A PAR para Pais e Filhos  0-6 anos 31 MAI: 16H -17H Info: geral@a-par.pt

MUSEU DO FADO

Fado Menor 6-10 anos

Só é Fadista quem Quer 6-15 anos MP / GO

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Sessão A PAR para Pais e Filhos 

Escola de Rock

0-6 anos 9 MAI: 11H -12H Info: geral@a-par.pt

IA

M ÚSICA – CAMPO DE OURIQUE

Aulas de piano e música Info: 931 402 010


C R I A N ÇAS M Ú S I CA

88

OCEANÁRIO

AUDITÓRIO DA ADCEO

Fado Miudinho

T E AT R O

Até aos 4 anos DOM: 09H

30 DA MOURARIA – PSICOTERAPIA E MOVIMENTO

Concerto para Bebés Até aos 3 anos SÁB: 09H

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Guitarra, Violino, Piano, Flauta Transversal 2-16 anos

Drama e Movimento para Miúdos Tímidos, Atrevidos e Mais ou Menos 4-10 anos QUA: 17H -18H MP

Info: 30damouraria@gmail.com

Acordeão de Teclas Maiores de 10 anos

ASSOCIAÇÃO LAMIRÉ

MP

História de Portugal, A Princesa Pele de Cavalo

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Peça itinerante

Concertos para Famílias

Auto da Barca do Inferno, Falar a Verdade a Mentir SEG A SEX: 10H30, 14H30 E / MP

AUDITÓRIO DO GCDT DO BES

Antes de Começar, o Cavaleiro, Auto da Barca do Inferno

10H30, 13H, 14H30, 15H Info: Companhia de Teatro O Sonho - 218 861 799 E / GO / MP AUDITÓRIO PEDRO ARRUPE

A Aventura de Ulisses

O Papagaio Louro

Info: lamire.animacao@gmail. com  / 935 627 536

PG

ACADEMIA NOVAS LETRAS

Maiores de 12 anos Info: www.culturalkids.com.pt / 213 426 374 E / GO / MP

13-25 anos QUA: 15H -16H20

CASA DO BRASIL

Maiores de 2 anos 30 MAI: 11H

Teatro Musical

VOZES EM CONSERTO

Canto, Dança, Piano, Guitarra, Coro, Teoria Musical MP

Abre as Cortinas da tua Imaginação 3-11 anos SEG A QUI E / GO / MP

Maiores de 6 anos

E / MP

CASA FERNANDO PESSOA

Auto da Barca do Inferno

Oficina de Teatro

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Cruzada das Crianças Maiores de 6 anos 7, 8 MAI: 11H E / GO / MP 9 MAI: 15H30, 10 MAI: 11H30 PG

Projeto Secreto

Maiores de 5 anos 30, 31 MAI: 11H30 PG 1 JUN: 11H30, 14H30 MP

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

Curso de Expressão Dramática 6-12 anos IA

10-14 anos TER, QUI: 17H -19H

Culture Party 6 e 7 de Junho | Fábrica 22 | Alvalade, Lisboa

Ilustração: Ana Filipa Cardoso

Convidados Especiais:

(6 de Junho)

(7 de Junho)

Cosplayers Internacionais | Concurso Cosplay | Concertos | Gaming | Cultura | Workshops | AMV | Torneios | TCG Manga | Anime | K-Pop | Palestras | Espetáculos Culturais | Karaoke | Torneio League of Legends | Animação | E muito mais!

#asiancultureparty Patrocinadores:

Parceiros:

www.asiancultureparty.com

asiancultureparty

Media Partners:

B i l h e t e s à v e n d a n a s l o j a s F n a c, E l C o r t e I n g l é s, C T T, Wo r t e n e e m

Apoios:

.pt

Uma produção:


C R I A N ÇAS T E AT R O

89

COMPANHIA DE TEATRO AZUL

NICOLAU BREYNER ACADEMIA

TEATRO ARMANDO CORTEZ

Peça de teatro itinerante Maiores de 4 anos

8-16 anos SÁB: 10H -13H ATÉ JUN/15

Maiores de 4 anos ATÉ 19 JUN/15 Ter: 11h QUA A SEX: 11H, 15H

Eu sou uma Estrela Encantada que veio do Céu para amar a Vida E / GO / MP

CULTURGEST

Representação para Jovens IA

E / GO / MP

GATO QUE LADRA

SÁB, DOM: 15H

Teatro aos Sábados

TEATRO AZUL

A Grande Invasão

Oficinas

E / GO

4-12 anos SAB: 11H

EL CORTE INGLÉS

Mikado Grupo de Teatro

Maiores de 6 anos 7, 8 MAI: 101H

Alice no País das Maravilhas

1 A 31 MAI SÁB: 16H, DOM: 11H

13-18 anos SÁB: 16H Info: producao@gatoqueladra. com / 968 382 245

E / GO / MP

ESCOLA DE ACTORES ILHA D’ARTE

Cursos e workshops Maiores de 8 anos IA

EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

Iniciação ao Teatro 8-12 anos SÁB: 10H30-12H IA

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Dom Caixote

Maiores de 2 anos 9, 23 MAI: 12H MP

IGREJA DE SÃO ROQUE

PAIAÇU ou Pai Grande 16 MAI: 19H PG ATÉ 25 MAI SEG: 10H E / GO / MP

LISBOA COMEDY CLUB

Autos e Lendas de Portugal – Volume I ATÉ 1 JUN SÁB: 17H, DOM: 15H

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Retrato Falado Maiores de 6 anos 8, 12 MAI: 10H E / GO / MP

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Conta-me Estórias Maiores de 3 anos 3, 10, 17, 24, 31 MAI: 11H30, 16H

Histórias da Avozinha

ARQUIVO HISTÓRICO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Letras Habitadas

Visita com aletiê 6-10 anos SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H

Contos populares contados pela atriz Florbela Queiroz

E / GO / MP / EG / IA / PG

E / MP

BIBLIOTECA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

TEATRO DE CARNIDE

Curso de teatro jovem

Ser Bibliotecário Por um Dia

MUSEU DAS CRIANÇAS

9º ano de escolaridade

TEATRO D. LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Visita guiada temática com atividades 12-18 anos SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H

6-12 anos

CASA FERNANDO PESSOA

Auto da Barca do Inferno

IA

E / MP

Oficinas de Expressão Dramática

E / GO / MP / EG / IA / PG

O Capuchinho Vermelho

MP

P’la Aldeia de Pessoa

Bobi, o Cão Salsicha

TEATRO LANTERNA MÁGICA

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA 1-5 anos 10 MAI: 10H30

1-5 anos 24 MAI: 10H30 Info: 214 190 722 / 964 978 022 (Palco de Chocolate)

Info: 968 060 047 / geral@ companhiadaesquina.com

Peça itinerante MAI/15

Percurso pedestre que dá a conhecer locais de Lisboa importantes para Fernando Pessoa Início: Largo Camões, fim: Terreiro do Paço 6-11 anos SEG A QUI

E / MP

E / GO / MP

A Lição da Árvore

OFICINA DA PESSOA

Info: lanterna.magica@iol.pt | 919 210 554

6-12 anos SÁB: 14H -15H30

TEATRO PAPA-LÉGUAS

Expressão teatral

PALÁCIO DE LAGUARES

Aventuras de João Ratão

Oficina de teatro 4-12 anos

Kéketem?!

Crescer Teatrando IA

PROPOSITÁRIO AZUL, ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA

Auto da Índia, Auto da Barca do Inferno, Luzes, Câmara… Confusão!!, O Cavaleiro da Dinamarca

VÁRIOS HORÁRIOS

Espetáculo itinerante

E / MP

Info: teatromais.propositario@ gmail.com  |  933 288 560 SOU – MOVIMENTO E ARTE

Visita guiada

Recriação de Época: Elisa, a criada do Dr. Anastácio Gonçalves, apresenta a Casa e as Obras de Arte às crianças EG / MP

CASTELO DE S. JORGE

TEATRO TURIM

Visitas em Família

Corcunda de Notre Dame

Maiores de 4 anos 2, 9, 16, 23, 30 MAI: 16H 3, 10, 17, 24, 31 MAI: 11H PG

TEATRO VILLARET

A Carochinha

Maiores de 3 anos ATÉ 28 JUN SÁB: 15H, DOM: 11H

Curso de Teatro

VOZES EM CONSERTO

MP

MP

14-16 anos SEX: 17H -19H

CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

E / MP

Peças itinerantes

10, 11 MAI: 11H, 16H30 PG

PG

V I S I TAS G U I A DAS

14-18 anos ATÉ JUN/15 SEG E QUA: 18H -20H

MP

PG

TER A SEX: 11H, 14H

Romeu e Julieta – Uma História de Gatos

Arte Dramática

Domingos em Família Maiores de 5 anos 24 MAI: 11H

À Conquista do Castelo de S. Jorge Atividade comemorativa do Dia da Criança 31 MAI: 10H -12H MP

Info: geral@timetravellers.pt / 951 071 38/88 CULTURGEST

A Culturgest na Escola: Serviço Educativo Portátil Visitas, jogos, oficinas, debates ANO LETIVO 2014/15 E / MP


90

C R I A N ÇAS T E AT R O / V I S I TAS G U I A DAS GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

Visitas guiadas ao Palácio do Beau Séjour GO / MP / EG

Plantas de todo o Mundo, Quem sou Eu? Como me Chamo? Ensino secundário E / MP

GALERIA MILLENNIUM

Visitas orientadas

JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Na Ponta do Lápis

E / GO / MP

HANGAR - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA

Princípio Tautológico

Visitas guiadas e atividades temáticas

Visita guiada à exposição 28 MAI: 14H -15H

E / GO / MP

E / GO / MP

LAVADOURO PÚBLICO DE CARNIDE

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

Visita Geral, As Plantas Oficinais, O Sabor e os Cheiros PG / MP

Os Campeões do Jardim, À Descoberta do Jardim 4-5 anos

A Planta, O Herbário Ensino básico

À Descoberta do Lavadouro!

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º DOM: 11H

MERCADO 31 DE JANEIRO

Vamos Todos ao Mercado

Visita guiada e atividade lúdica no âmbito da Educação Alimentar MAIORES DE 8 ANOS TER A SEX: 9H30-12H E / MP

Visitas guiadas e oficinas pedagógicas

Brincando no Mosteiro, Animais do Mundo, Animais do Rei, Jogo do Mosteiro, Jogo dos Descobrimentos, Ateliê das Iluminuras, Jogando com o Tempo, Viagem de Vasco da Gama, Vem Conhecer o Mosteiro TER A SEX E / MP

Info: 965 503 841 | 213 620 034

Dentro de Cena EG / MP

SEG A SEX MP

Visita guiada ao Teatro Maiores de 3 anos TER A DOM: 15H -20H

Percurso Monumental SÁB, DOM, FER: 10H30, 12H, 15H, 16H30 PG

SEG A DOM: 10H, 11H30, 14H, 15H30 E / GO / MP

Percurso Secreto

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

MUSEU DA ELETRICIDADE

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas

Maiores de 12 anos 1º DOM: 11H PG

Percurso Secreto Maiores de 12 anos E / GO / MP

MUSEU MILITAR

Visitas históricas guiadas 8-12 anos

E / GO / MP

Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 / 967 455 116 MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais MP / GO / E

LISBOA VAI AO PARQUE LISBOA VAI AO PARQUE é um programa da CML gratuito, com diversas atividades lúdico-desportivas que decorrerá nos parques e jardins de Lisboa, entre os meses de Abril a Outubro (com interrupção no mês de Agosto).

\\

SÁBADOS

11ABR a 31OUT

\\ LOCAIS

15h00 às 19h00

Tapada das Necessidades Parque do Vale Silêncio Parque Urbano do Tejo e Trancão Parque Quinta das Conchas Parque Recreativo do Calhau Parque Recreativo do Alvito mais informações

4ªSEMANA DO EMPREENDEDORISMO DE LISBOA

www.cm-lisboa.pt

4 A 10 DE MAIO

FACEBOOK/SEMANAEMPREENDEDORISMODELISBOA NKS NúcleoKarateShotokanLisboa


C R I A N ÇAS V I S I TAS G U I A DAS MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Letras Habitadas

Galerias da Amazónia

Visita com aletiê 6-10 anos

Galerias da Vida Rural

Personagens Animadas, Histórias Transformadas

Visitas guiadas Visitas guiadas

E / GO / MP / EG

MUSEU NACIONAL DO TRAJE & PARQUE BOTÂNICO DO MONTEIRO -MOR

Visitas temáticas

O Traje a sua Época: os sécs. XVIII e XIX, O Traje e a sua Época: do séc. XIX aos nossos dias, Sob saias e Corpetes… entre Rendas e Colchetes! E / GO / MP

Flor Desaparecida

Visita de exploração com oficina E / GO / MP

Dos Angeja aos Palmela: um percurso no traje e na História Visita com animação E / GO / MP

MUSEU DO ORIENTE

Os Lusíadas de Canto a Canto Ciclo de visitas-jogo 10-14 anos

Uma reunião para Decisão! Ajudar os portugueses ou não? 2 MAI: 11H -12H

Visita com ateliê de animação 8-12 anos

Vamos Conhecer a Capela de São João Batista Visita-jogo 8-12 anos

Uma História Colorida 3-6 anos

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre arquitetura e urbanismo Visita com ateliê de arte 12-15 anos

Pelos Sentidos do Barroco

Visita guiada temática com atividades 12-15 anos

O Padre António Vieira e o Barroco em São Roque Visita guiada temática com atividades 16-18 anos SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H E / GO / MP / EG / IA / PG

MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Visita guiada ao museu Até aos 12 anos MP

Visita guiada ao Palácio de Belém e jardins SÁB: 11H -16H, DOM: 14H30-16H MP

MUSEU DO REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS

Do Passado, pelo presente, até ao futuro Visitas guiadas Maiores de 6 anos E / MP

OCEANÁRIO

Visitas guiadas à exposição permanente

TORRE DE BELÉM

Visitas guiadas e oficinas pedagógicas

Há Piratas Na Torre !, A viagem de Nuno Tristão, Armas e Brasões, À Descoberta de Novos Mundos, Vem Conhecer a Torre 3-12 anos TER A SEX E / MP Info: 965 503 841 | 213 620 034

OUTROS CASA ESTRELA-DO -MAR

Oficinas 4-10 anos

Os Descendentes do Dragão 9 MAI: 14H -16H30

Índios sem Cowboys

23 MAI: 14H -16H30 Info: geral@casaestreladomar.pt CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Jogos entre Corpo, Pensamento, Utopias e Liberdades

Oficina de democracia Maiores de 7 anos 19, 20, 21, 26, 28, 29 MAI: 10H E / GO / MP

24 MAI: 11H30 30, 31 MAI: 13H30 PG

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Sáb: 18h-19h

A Primeira visita, Visita encenada e Um Monumento singular E / GO / MP

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

Visitas Guiadas SEG A SEX MP

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Visita-animada 3-8 anos

PANTEÃO NACIONAL

Visita-animada 3-12 anos

Visita com jogo 7-12 anos E / PG / MP

CMS - CENTRO DE MEDITAÇÃO SOLARIS

MUSEU DE SÃO ROQUE

D. Leonor, a princesa perfeitíssima

O Panteão – do passado ao presente

E / PG

Maiores de 4 anos

Visitas temáticas

Há Animais no Museu?

91

E / MP

Era uma vez uma Igreja e uma princesa Visita com atividade 4-6 anos

Ateliê de Competências para Crianças DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO CIVIL

A segurança em casa, na rua e nos espaços públicos 5-10 anos

SEG A SEX: 9H -12H, 14H -16H30 GO / MP

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA D. LEONOR

À Descoberta de Alvalade 6-12 anos

Peddy Paper 9 MAI: 10H30

JARDIM DE BELÉM

Caça ao Tesouro 6-12 anos 31 MAI: 10H30 MP / GO / PG

Info: 917 727 683 | saltimbanco. lisboa@gmail.com LARGO CAMÕES

Detetives da Arqueologia

Jogo de pistas no centro histórico para resolver um mistério arqueológico 6-12 anos 23 mai: 10h30 Info: 917 727 683 | saltimbanco. lisboa@gmail.com MUSEU MILITAR

Um enigma no Museu

8-12 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 / 967 455 116 E / GO / MP

MUSEU DO ORIENTE

Era uma Casa muito Engraçada…

Oficina 2-4 anos 10, 24 MAI: 11H -12H MP

Dia Mundial da Criança Mil e uma Histórias Conto dramatizado 30 MAI: 17H -17H50

Crianças de todo o Mundo

Peddy Paper pelo Museu 30, 31 MAI: 11H -12H30

Que Cabeça para cada Chapéu? 30, 31 MAI: 15H -16H30 MP

PRAÇA DO MARTIM MONIZ

Peddy Paper na Baixa Pombalina

6-12 anos 16 MAI: 10H30 MP / GO / PG Info: 917 727 683 | saltimbanco. lisboa@gmail.com QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

Birras: uma estranha forma de amar

Pais e bebés dos 6 aos 24 meses 31 MAI: 10H30 EG E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

MP / GO / PG

Info: 917 727 683 | saltimbanco. lisboa@gmail.com

> Contactos pág 91


MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL pErForMANCE, PErForMaTIvIDaDE E PolíTICa DE GénEro 5 maio a 24 junho 2015 ConFErênCIaS: Cristiana Pena Francesca rayner ana Gabriela Macedo

Workshops:

João Florêncio

Drag King

Shahd Wadi

The Body as a Sound Post-Gender Instrument

Carlos Motta ann Pellegrini Judith Butler

ESPETáCUloS: Cecilia Bengolea & François Chaignaud lander Patrick Pere Faura rosana Cade Mariana Tengner Barros vera Mantero

víDEoS:

Mette Ingvartsen

ana Pérez-Quiroga

KarnarT

Cabello/Carceller Hans Scheirl

FESTa DE EnCErraMEnTo:

João Pedro vale

Bender-mente no lux Frágil

Suzie Silver Tejal Shah


Publicidade

CONTACTOS

A Abysmo R. da Horta Seca, 40, R/c; 211 912 755; www.abysmo.pt • Academia de Artes e TecnologiasR. Lagares d’El Rei • Academia das Ciências de Lisboa R. Academia das Ciências, 19; 213 219 730; www.acad-ciencias.pt • Academia de Dança – DançarteR. Prof. Simões Raposo, 8A; 217 147 244; www.dancarte.pt • Academia Danças do Mundo R. Visconde de Santarém, 71 B; 213 579 196; www. dancasdomundo.eu • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho, 3; 217 524 263; www.academialumiar.org • Academia de Música R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 213 512 414 • Academia de Música da Graça Tv. São Vicente, 15, 1º dt; 917 687 025 • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www. clavedesoft.pt • Academia Novas LetrasAv. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www.novasletras.com • Academia Recreio Artístico R. dos Fanqueiros, 286, 1º • Academia Talentos à VistaR. Álvaro Benamor, Lt. 8, Lj. 8A; www.talentosa-vista.pt • Act - Escola de Atores LxFactory, R. Rodrigues Faria, 103, Edifício I-0.2; 213 010 168; www.act-escoladeactores.com • Adamastor Studios Pç. dos Restauradores, n. 13, 2º dto; 213 460 945; www.adamastorstudios.com • Alecrim 50 - Galeria de Arte R. do Alecrim, 48-50; 213 465 258; www.alecrim50.pt • Alunos de Apolo, Escola de Dança R. Silva Carvalho, 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo. com • AnjoDesign – Design e RestauroR. Tomás da Anunciação, 100B; 213 886 420 • Appleton Square R. Acácio Paiva, 27, r/c; 210 993 660; www.appletonsquare. pt • Armazém Abel Pereira Da Fonseca Praça David Leandro da Silva, 1-7 • Armazém F R. da Cintura, Armazém 65, Cais do Gás; 213 220 160; www.armazemf. com • Armazém 13 R. Gomes Pereira, 11; 966 762 047; armazem13.cia-adn.com/blog • Arta - Taberna das Almas Regueirão dos Anjos, 68-70; 963 023 435 • Arte Graça R. da Graça, 27-29; 965 858 009• Arts2Science R. Jorge Colaço 17B 918880375; www.arts2science.com • Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215 • Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual R. de Santiago, 18; 218 801 010; www.arco.pt • Armazém F R. da Cintura, Armazém 65; 213 220 160 • Arquivo 237 R. da Rosa, 237; 213 426 237/916 221 051; www.arquivo237.com • Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt. 3 a 6 - 1º; 213 807 100; arquivomunicipal.cmlisboa.pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 180; antt.dglab.gov.pt • Arteilimitada - Escola de Artes Visuais Cç. da Estrela, 128, Anexo A; 213 954 401; www.arteilimitada.com • Arte pel’Arte R. Rodrigues Sampaio, 76, 1º • Art!ist – Academia de Dança, Teatro & Performance R. da Manutenção, 45; 218 689 416; www.artist-ac.com • Artlier R. Gervásio Lobato, 47B; 939 067 111; www.cursos-artlier.com • Artyaplausos Urb. da Ameixoeira, R. Varela Silva, Lote 11 e 12, Loja A e B • Assembleia da República Palácio de São Bento; 213 919 000; www.parlamento.pt • Associação de Artesãos da Região de Lisboa R. de Entrecampos, 66; 217 962 497; aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de São Bento, 329, 2º; 213 845 380/5; www. acmlisboa.com • Associação Cultural Companhia Clara Andermatt R. dos Caetanos, 1, 3º; 213 470 333; www.clara-andermatt.com • Associação Cultural Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177; 962 249 648 • Associação Para a Promoção Cultural da Criança – APCCR. Lagares de El-Rei, 21A, 1º esq.; 218 429 730; www.apcc.org.pt • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós, 20; 218 885 381; www.amigosdoscastelos.org.pt • Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista R. Rainha Dona Catarina, Edifício Comunidade de Partilha; 218 226 340; partilhaboavista.weebly. com • Associação Renovar a MourariaBeco do Rosendo, 8; 218 885 203; www. renovaramouraria.pt; www.renovaramouraria.pt • Associação Subud R. do Centro Cultural, 23, 2º; 917 392 663 • ATLA – Associação de Tempos Livres de Alfama Beco de Santa Helena, 9 Esq; 218 879 739 • Atelier 29 Travessa do Corpo Santo, 29 • Ateliê de Arte e ArtePsicoterapia R. Alexandre Herculano, 19; 213 558 060; www.a-ama.com.pt • Ateliê de Cerâmica Chamote FinoCç. da Quintinha, 17A • Ateliê MelícioTrav. Sargento Abílio, Ateliê 5 • Ateliê MFR. Santo António dos Capuchos, 33 B; 218 822 919 • Atelier Musical do Areeiro R. Abade Faria n. 48, R/C dto.; 211 820 077 • Atelier do Paço R. da Padaria, 25, 1º. Dto; cursolisboa.wix.com/ atelierdopaco• Atelier RealR. Poço dos Negros, 55; 213 909 255 • Ateliê Santa Rufina Cç. Conde de Penafiel, 9 A/B; 213 225 727 • Atelier de São Bento R. da Quintinha, n 15, cv dir; 965 769 007 • Ateliers de Alfama R. Terreiro do Trigo, 52, 1º; 965 297 046; ralmstudio@gmail.com • Ateneu Comercial de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 110; 213 246 060 • Atmosfera M R. Castilho, n 5; 210 002 730; www. montepio.pt • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira, 17; 217 123 000; www. jf-benfica.pt • Auditório do GCDT do BES R. D. Luís I, 27; 213 907 192 • Auditório Pedro Arrupe R. da Ilha dos Amores, 53, 4º A – Parque das Nações; 213 426 374 www. culturalkids.com.pt B Bang Produções 915 022 538; bangproducoes.com • Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna Lg. São Mamede, 7; 213928090 • Biblioteca

Camões Lg. do Calhariz, 17, 2º esq.; 213 422 157; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca do ISCTE-IUL Av. das Forças Armadas, Edif. II; 217 903 024; biblioteca.iscte.pt • Biblioteca-Museu República e Resistência - Cidade Universitária R. Alberto Sousa, 10A; 217 802 760; republicaresistencia.cm-lisboa.pt • Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Grandella Est. de Benfica, 419; 217 712 310; republicaresistencia.cm-lisboa.pt • Biblioteca Nacional de PortugalCp. Grande, 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt • Biblioteca Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado; 217 141 535; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Olivais/ Bedeteca de Lisboa Palácio do Contador-Mor, R. Cidade do Lobito; 218 507 100; blx. cm-lisboa.pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 217 549 030; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Penha de França Cç. do Poço de Mouros, 2; 218 160 750; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702 • Biblioteca de São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672; blx.cmlisboa.pt • Bicla Lx 968 952 775; biclalxblogspot.pt • Bike a Wish R. das Fontainhas a São Lourenço, 29 B; 211 329 949; www.bikeawish.com • B.Leza R. Cintura do Porto de Lisboa, Armazém B, 963 612 816 • Bode ExpiatórioR. Abílio Lopes do Rego, 12; 968 581 898; www.bode-expiatorio.com • O Bom O Mau e o Vilão R. do Alecrim, 21; 967 959 287 • Booktailors R. dos Fanqueiros, 96, 3º Esq C Cá – Ateliê de Expressão Plástica R. da Páscoa, 12 r/c dto; 211 561 348; atelie. ca@gmail.com • Café Império Av. Almirante Reis, 205 A • Caixa Económica Operária R. Voz do Operário, 64; 218 862 836 • Carpe Diem Arte e Pesquisa R. de O Século, 79; 210 966 274; www.carpediemartepesquisa.com • CAMa - Centro de Artes da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 152; 212 427 621; www.tarumba.org • Câmara Lisboa Clube Av. do Brasil, 155H; 218 451 352; www. clclube.pt •Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lote F, r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com • Casa da Achada – Centro Mário DionísioR. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www.centromariodionisio.org • Casa dos Açores R. dos Navegantes, 21; 213 699 035; www.casadosacores.org • Casa do Alentejo R. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo.pt • Casa da América LatinaAv. 24 de Julho, 118 B; 213 955 309; www.casamericalatina. pt • Casa do ArtistaEst. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net • Casa-Atelier R. do Borja, 57, c/v esq.; 925 028 894 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da SertãR. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa do Coreto R. Neves Costa, 45 • Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa. cm-lisboa.pt • Casa de Giz R. Prior do Crato, 41/43; 216 013 994 • Casa de LafõesR. da Madalena, 199, 1º; 218 872 065; casa-de-lafoes.org • Casa da Liberdade – Mário Cesariny R. das Escolas Gerais, 13; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Casa dos MundosR. Nova da Piedade, 66 • Casa-Museu Amália Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 • Casa-Museu Dr. Anastácio GonçalvesAv. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; www.cmag-ipmuseus.pt • Casa-Museu Medeiros e AlmeidaR. Rosa Araújo, 41; 213 540 923 ; www.casa-museumedeirosealmeida.pt • Casa Nic e In��s R.José Estêvão, 19 B, r/c esq; 963 731 318; casaniceines.blogspot.pt • Casino de Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias, 148B; 213 019 024; www.casuallounge.com • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas, 28; caulinoceramics.com• Cavalariças do Pestana Palace R. Jau 54; 213 615 601 • Cemitério dos Prazeres Pç. São João Bosco; 213 961 511• c.e.m – centro em movimentoR. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m. org • Centro Científico e Cultural de MacauR. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt • Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Administração Tributária de Lisboa Av. João XXI, 76; 217 610 075 • Centro de Cultura e Intervenção Feminista R. da Cozinha Económica. Bloco D, 30 M-N; 218 873 005 • Centro Cultural Arte Pura R. do Loreto, 42; 927 924 763; artepuraproducoes.wix.com • Centro Cultural de BelémPç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural de CarnideR. do Rio Cávado 3A, Bº Padre Cruz; 936 140 727 • Centro Cultural Eça de Queirós R. Cidade de Benguela; 218 540 710 • Centro Cultural das Mercês Rua Cecílio de Sousa, 94; 934 258 802 • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. dos Lagares d’el Rey, 4; 218 454 458 • Centro de Estudos e de Formação Profissional – CENFOPR. Filipe Folque, 46, 4º; 213 561 683; www.cenfop-sea.com.pt • Centro de Informação Urbana de Lisboa - CIUL Picoas Plaza, R. Viriato, 13 E, Núcleo 6, 2º; 218 172 100 • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade. wordpress.com • Centro de Interpretação de Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes, Parque Florestal do Monsanto; 218 170 200 • Centro Noesis R. João da Silva, 14 A; 218 403 376 • Centro Português de Atividades Subaquáticas - CPAS R. Alto do Duque, 45; 213 016 961; www.cpas.pt • Centro Português de Serigrafia Centro Cultural de Belém, Lj. 7, Pç. do Império; 213 162 175; www.cps.pt • Centro de Recreio Popular do BairroCç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Centro Social de S. Jorge de Arroios R. Carlos José Barreiros 19, 1º D; 965 848 590 • Cerâmica do Bairro Alto R. Diário de Notícias, 24; 919 492 318; www.ceramicabairroalto. com.pt • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org • Chiado 8


94

> CONTACTOS Arte Contemporânea Lg. do Chiado, 8; 213 237 346; www.culturgest.pt • Chiado Underscore – Espaço Bairro Alto Hotel R. das Flores, 100 • Cinema City Classic Alvalade Av. de Roma, 100; 218 413 040; www.cinemacity.pt • Cinema Ideal R. do Loreto, 15/17; 210 998 295 • Cinema São JorgeAv. da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt • Cineclube Cine-Reactor 24i R. Latino Coelho, 87; 927 537 179; www.cine-reactor24i.com • Cinemateca Portuguesa R. Barata Salgueiro, 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt • Clave e Som, Escola de MúsicaLg. Santa Bárbara, 3 B; 213 150 886; www.claveesom.com • Club Clínica das ConchasR. Luís Pastor Macedo, 27C; 217 507 000; www.clinicadasconchas.pt • Clube Desportivo da Graça R. da Senhora da Glória, 16; 929 187 812; paisdamusica.com • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • Coliseu dos RecreiosR. das Portas de Santo Antão, 96; 213 240 585; www.coliseulisboa.com • Companhia Olga Roriz Palácio Pancas Palha R. de Santa Apolónia, 12-14; 927 298 695; www.olgaroriz.com • Complexo dos Coruchéus Palácio dos Coruchéus, R. Alberto Oliveira, 51; 218 170 534 • Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto à Av. Santos e Castro, lt. 2; 218 170 137 • Complexo Desportivo do Boavista (Pavilhão e Piscina) R. das Azáleas; 218 170 053 • Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilhão e Piscina) R. João Silva; 218 170 107 • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770 • Comunidade Hindu de PortugalAl. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu.org • Confiquatro – Desportos NaúticosR. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984/5; www.confiquatro.pt • Conservatório NacionalR. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.em-conservatorio-nacional.com • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123 • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 235 233 • Convento das Trinas do Mocambo R.das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico.pt • Convento da Trindade R. Nova da Trindade, 20; • El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar, 31; 213 711 700; www.elcorteingles.pt • Cócegas nos Pés R. Abel Salazar, 37 A; cocegasnospes.wix.com • Coworklisboa – LX Factory Rua Rodrigues Faria, 103; www.coworklisboa.pt • Cristina Guerra Contemporary Art R. de St. António à Estrela, 33; 919 099 245 • Culturgest R. do Arco do Cego; 217 905 155; www.culturgest.pt D Dança Livre - Escola de DançaR. Marquês da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com • Dançattitude Trav. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www. dancattitude • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www.dancefactory.com.pt • Dance SpotR. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www. palcoplural.com • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. de Santa Teresa, 28; 213 952 697 • Departamento de Património Cultural R. do Machadinho, 20; 218 170 900 • Departamento de Proteção CivilR. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • Divisão de Promoção e Comunicação Cultural R. do Machadinho, 20; 218 170 900 E Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa Cp. Grande, 25; 808 203 323 • Embaixada do Luxemburgo R. das Janelas Verdes, 43; 213 931 940 •Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq.; 211 358 975; www.enigmalisbon.com • EKA [Palace] Calçada de Dom Gastão, 12; 216 005 575; www.facebook.com/palace.EKA • Ermida de Nossa Srª da ConceiçãoTrav. do Marta Pinto, 21; 213 637 700; www. ermidabelem.com • Escola de Actores Ilha D’Arte R. Antero de Quental, 18 c/v; 936 411 313; www.escoladeactoresilhadarte.com • Escola António ArroioR. Coronel Ferreira do Amaral; 218 160 330; www.antonioarroio.org • Escola de Artes Vera Santos Silva Cp. Grande, 2, 4º dto.; 217 937 251; escoladeartesverasantossilva. blogspot.com • Escola de Belas-Artes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 917 540 178 • Escola de Dança Ana Köhler - EDAK R. Luís Pastor de Macedo, 37 A; 217 150 738; www.edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino917 860 556; www.projectolatino.com • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www.raquel-oliveira.com/escoladedanca • Escola de Dança e Teatro Musical - EDSAE Edifício Amoreiras Plaza, R. Silva Carvalho, n. 321 Loja M; 213 943 530; www.edsae.com • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escola de Medicina Tradicional Chinesa R. Dona Estefânia, 175; 213 475 605; www.esmtc.pt • Escola de Música do Conservatório Nacional R. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.emen.edu. pt • Escola Profissional de Imagem - EPI R. D. Luís I, 3; 213 942 550; www.epi. edu.pt • Escola Secundária Pedro Nunes Av. Álvares Cabral; 213 940 090; www. espn.edu.pt• Escola Superior de Artes Decorativas – ESADR. João de Oliveira Miguens, 80; 218 814 696 • Escola Superior de Dança R. da Academia das Ciências, 7; 213 244 770; www.esd.ipl.pt• Escrever EscreverR. do Alecrim, 47, 4A; 210 962 158; www.escreverescrever.com • Espaço 62 R. Conceição da Glória n. 62; facebook. com/Espaco62 • Espaço Alkântara Cç. Marquês de Abrantes, 99; 213 152 267; www.alkantara.pt • Espaço Arte Tranquilidade R. Rodrigues Sampaio, 95; www. tranquilidade.pt • Espaço Bento Martins Junta de Freguesia de Carnide, Lg. das Pimenteiras, 6; 217 121 330; www.jf-carnide.pt • Espaço Cultura da Axa Portugal Ed. AXA, Av. do Mediterrâneo, Lote 1.01 1.2 • Espaço Cultural das Mercês R. Cecilio de Sousa, 94; www.jf-merces.pt • Espaço Dança de Palmira Camargo Av. das

Forças Armadas (Centro de Apoio à Juventude); 934 531 025; www.palmira.camargo. com • Espaço Eira 33R. Camilo Castelo Branco, 33, 1º; 213 530 931; eira33.blogspot. com • Espaço Evoé R. das Canastras, 40; 218 880 838; www.evoe.pt • Espaço Exibicionista Rua Dona Estefânia 157, Loja C; 214 055 054; www.espacoexibicionista. com • Espaço Interpress R. Luz Soriano, 67, 1º • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço Santa Catarina Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7; 213 971 165 • Espaço de Yoga e Terapias do Restelo Pcta. das Torres do Restelo, lt. 1527; 213 011 475; www.yogarestelo.com • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 936 140 274 • Estádio do Restelo Av.do Restelo; 213 032 653 • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt • Estúdio 1 - Academia LifeClub R. de Cintura ao Porto de Santos, Armazém J • Estúdio ACCCA R. dos Caetanos, 26, 1º • Estúdio Cassefaz R. da Academia das Ciências, 24 C • Estúdio Vanda Melo Praça Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • Eva Guerra Avenida Afonso III, 77, r/c dto; 914 071 042; evaguerr@gmail.com • Evoé - Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt • Externato Ergon Av. 5 de Outubro, 21; 213 155 734; www.externatoergon.net F Fábrica do Braço de Prata R. da Fábrica do Material de Guerra, 1; 965 518 068; bracodeprata.net • Fábrica Criativa Galeria Monumental, Campos Mártires da Pátria, 101; 964 440 314; www.galeriamonumental.com • Fabrica Features Lisboa R. Garrett, 83, 4º, 21 32 56 764 • Fabula Urbis R. Augusto Rosa, 27; 21 888 50 32; www. fabula-urbis.pt • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 175; www.fba.ul.pt • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26 C; 217 908 300; www.fcsh.unl.pt • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Cp. Grande, Edif. C5; 217 500 000; www.fc.ul.pt • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 920 000; www.fl.ul.pt • Forum Dança Trav. do Calado, 26 B; 213 428 985; www.forumdanca.pt • Full Act R. Fernão Lopes, 9, 1º esq.; 935 068 010; fullact.com • Funarte Galeria LxFactory; R. Rodrigues Faria, 103; www.lxfactory.com • Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs.pt • Fundação Calouste GulbenkianAv. de Berna, 45 A; 217 823 700; www.gulbenkian.pt • Fundação Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes, Lt. 1, 6º A e D; 217 803 003; www.fundacaocarmona.org.pt • Fundação das Casas de Fronteira e Alorna Palácio Fronteira, Lg. Domingos de Benfica, 1; 217 784 599; www.fronteira-alorna.pt • Fundação Champalimaud Av. de Brasília; 210 480 200; www.fchampalimaud.org• Fundação Cidade de Lisboa R. Campo Grande 380; 217 568 241; www.fundacaocidadedelisboa.pt • Fundação INATEL (Espaço Mouraria) Edifício do Amparo, R. da Mouraria, 64, 4º; 210 027 148; www.inatel.pt • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação Mário Soares R. S. Bento, 176; 213 964 179; www.fmsoares.pt • Fundação Musical dos Amigos das Crianças R. D. Luís I, 19, 1º; 213 959 147; www.fmacmusica.org • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das ComunicaçõesR. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www.josesaramago.org G Gabinete de Arquitetura Alexandre da Costa Lopes – Espaço Galeria R. Marquês de Subserra, 10 C • Gabinete Curiosidades Karnart (GCK) Av. da Índia, 168 • Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt • Galeria 111 Cp. Grande, 113; 217 977 418; R. Dr. João Soares, 5 B; 217 819 907; www.111.pt • Galeria Abraço R. Poço do Borratém, 39; 218 884 310 • Galeria António Prates Av. António Augusto de Aguiar, 58 D; 213 571 167; www.galeriaantonioprates.com • Galeria ArtInzo Rua Marquês de Subserra ,10 C; 911 809 782; galeriartecontemporaneamarquesubserra10c.wordpress.com • Galeria de Arte CA – Grupo Crédito Agricola R. Castilho, 233/233 A; 213 809 900 • Galeria Art Lounge R. António Enes, 9, C; 213 146 500 • Galeria de Arte AFK Av. Professor Fernando da Fonseca, 21 A; 919 046 376; www.arteafk.com • Galeria de Arte Periférica Centro Cultural de Belém, loja 3; 213 617 100; www.arteperiferica. pt • Galeria de Arte UrbanaCç. da Glória e Lg. da Oliveirinha; gau-lisboa.blogspot. com • Galeria BaginskiR. Capitão Leitão, 51-53; 213 970 719; www.baginski.com. pt • Galeria BangBang – Arte Contemporânea R. Dr. Almeida Amaral, 30B; 213 148 018; www.galeriabangbang.com • Galeria Belo-Galsterer R. Castilho, 71, r/c Esq; 918 690 521 • Galeria Bessa Pereira – Design Séc. XX R. Luz Soriano n-15/17; www.galeriabessapereiradesign.com • Galeria da Boavista R. da Boavista, 50 • Galeria Bozart R. da Escola Politécnica, 4, r/c; 213 432 516 • Galeria Casa Inércia R. São José, 25 • Galeria Corrente d’Arte Av. D. Carlos I, 109; 213 941 722 • Galeria Diferença R. São Filipe Neri, 42, c/v; 213 832 193 • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção, 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com • Galeria Gest’Arte Av. Prof. Aníbal de Bettencourt; 217 826 100 • Galeria Graça Brandão R. dos Caetanos, 26; 213 469 183; www.galeriagracabrandao.com • Galeria João Esteves de Oliveira R. Ivens, 38; 213 259 940 • Galeria Laboratório R. Graça, 168; 918 968 264; www.laboratorio.urinol.pt • Galeria Luís Serpa Projetos R. Tenente Raul Cascais, 1 B; 213 977 794; www.galerialuisserpa.com • Galeria Maria Lucília Cruz Rua das Salgadeiras, 22; 213 421 135 • Galeria Millennium R. Augusta, 96 • Galeria


> CONTACTOS Monumental Cp. dos Mártires da Pátria, 101; 213 533 848 • Galeria Novo Século R. de O Século, 23 A/B; 213 427 712 • Galeria Opus 14 Rua das Gáveas 14; 213 460 216/ 965 520 190; www.opus14.pt • Galeria Pedro Alfacinha Rua de São Mamede, 25C; www. pedroalfacinha.pt • Galeria Pedro Cera R. do Patrocínio, 67; 218 162 032 • Galeria Pedro Serrenho R. Almeida e Sousa, 21A; 213 930 714; www.galeriapedroserrenho. com • Galeria Quadrado Azul R. Reinaldo Ferreira, 20 A; 213 476 280; www. quadradoazul.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534 • Galeria Ratton R. Academia das Ciências, 2C; 213 460 948; www. galeriaratton.blogspot.com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www.reversodasbernardas.com • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia, 12-16; 213 460 881 • Galeria de São Mamede R. da Escola Politécnica, 167; 213 973 255; www.saomamede.com • Galeria São Roque Too R. de São Bento, 269; 21 397 0197 • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481 • Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • Galeria 36 R. de São Filipe Nery, 36 r/c; 918 972 966; www.artelinguas.com • Galeria Valbom Av. Conde Valbom, 89 A; 217 801 110; www.galeriavalbom.com • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 43l0 205; www.zedosbois.org • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • Gato que Ladra R. Professor Sousa da Câmara, 156; 968 382 245; www.gatoqueladra.com • Ghost Tours Portugal 912 301 329 • Giefarte R. da Arrábida, 54BC; 213 880 381 • Ginásio Beija-Flor R. Severo Portela Lote C1 - Piso 0; 913 276 159; www.adccbf.com • Ginásio Clube PortuguêsPç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Goethe-Institut (Instituto Alemão) Campo dos Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www.goethe.delisboa • Grupo Amigos de Lisboa R. Portugal Durão, 58 A; 217 800 156; www.amigosdelisboa.com • Grupo Desportivo da Mouraria Tv. da Nazaré, 21; 218 870 713 • Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes R. do Possolo, 5-9; 213 961 846; oscombatentes.com.sapo.pt • Gymboree Al. dos Oceanos 1.02.1.1i; 218 949 034; www.gymboree.pt H Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hipódromo do Campo Grande Campo Grande; 217 817 410 • Hospital Júlio de Matos Av. do Brasil; 217 917 000 • Hot Clube de Portugal Pç. da Alegria, 48; 213 460 305; www.hcp.pt • Hotel do Chiado R. Nova do Almada, 114; 213 256 100; www. hoteldochiado.pt I Igreja de Saint George R. de S. Jorge, 6; 213 963 010 • Igreja de Santa Catarina Cç. do Combro, 82; 213 464 443 • Imprensa Nacional – Casa da Moeda R. de Dona Filipa de Vilhena 12; 217 904 030; www.incm.pt • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www.inimpetus.org • Instituto de Artes e Ofícios – IAOR. Particular à R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt • Instituto Cervantes de Lisboa R. de Santa Marta, 43 F; 213 105 020; lisboa.cervantes.es • Instituto Cultural Romeno R. Dr. António Cândido, 18; 213 537 060; www.icr.ro/ filiale/Lisabona • IPFEL – Instituto de Formação Av. Sidónio Pais, 2 - 3º; 21 315 03 53 • Instituto Francês de PortugalAv. Luís Bívar, 91; 213 111 400; www.ifp-lisboa. com • Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa R. da Junqueira, 100; 213 652 674; www.ihmt.unl.pt • Instituto Português do Desporto e Juventude R. de Moscavide, lote 47101; 218 920 800; www.ipdj.pt • Instituto Português de Fotografia R. Ilha Terceira, 31 A; 213 147 305 • Instituto de Seguros de PortugalAv. da República, 76; 217 903 100; www.isp.pt • Instituto Superior de Agronomia Tapada da Ajuda; 213 653 100; www.isa.utl.pt • ISCTE – IUL Av. Forças Armadas; 217 903 000; www.iscte.pt • Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais, 1; 218 417 000; www.ist.utl.pt J Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos, 213 609 660, www.iict.pt • Jardim Botânico do MNHN R. da Escola Politécnica, 56; 213 921 800; www.mnhnc. ul.pt • Jardim Boto Machado Cp. de Santa Clara • Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela) Lg. da Estrela • Jardim Henrique Lopes de Mendonça Pç. José Fontana • Jardim do Príncipe Real R. da Escola Politécnica • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www.jazzy.pt • Jink Photo & Art R. Luís Augusto Palmeirim 14 c; 211 982 204; www.jinkphotoart. com • Junta de Freguesia de Arroios R. Maria da Fonte, Mercado Forno do Tijolo; 218 169 970; www.jfarroios.pt • Junta de Freguesia do BeatoR. de Xabregas, 67, 1º; 218 681 107; www.jf-beato.pt • Junta de Freguesia de Benfica Av. Gomes Pereira, 17; 21 712 30 00; www.jf-benfica.pt • Junta de Freguesia de Carnide Lg. das Pimenteiras, 6; 217 121 330; www.jf-carnide.pt • Junta de Freguesia da Estrela - CENTRO COMUNITÁRIO DA MADRAGOA - Rua da Esperança, 49; 93 625 86 19 • Junta de Freguesia dos Mártires R. Vitor Cordon, 22; 213 428 562 • Junta de Freguesia de São João de Brito R. Conde Arnoso, 5 B; 218 428 370; www.jf-sjbrito. pt • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, Lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt

k Kgaleria R.da Vinha, 43; 213 431 676 • Kunsthalle Lissabon R. José Sobral Cid, 9E; 912 045 650; www.kunsthalle-lissabon.org L Laboratório Nacional de Engenharia Civil Av. do Brasil, 101; 218 443 000 • Lavadouro Público de Carnide Est. da Correia; 217 121 330 • Liberdade Provisória R. Pinheiro Chagas, 48, 2º; 963 118 762; aliberdadeprovisoria.blogspot. pt • Lisboa Autêntica 913 221 790 • Lisboa Comedy Club Av. Duque de Loulé, 22; 213 520 742; lisboacomedyclub.pt • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www.lisboastorycentre.pt • Lisbon Destination Hostels Estação de Comboios do Rossio 2º Piso • Lisbon Movie Tour 969 616 063; www.lisbonmovietour • Lisbon Walker R. dos Remédios, 84; 218 861 840; www.lisbonwalker.com • Livraria Bulhosa Campo Grande 10-B; 217 994 190 • Livraria Ler Devagar R. Rodrigues Faria, 103 - Ed. G - Espaço 0.3; www.lerdevagar.com • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • Livraria Palavra de Viajante R. de São Bento, 30; 211 956 340; palavra-de-viajante.pt • LPN - Liga para a Proteção da Natureza Est. do Calhariz de Benfica, 187; www.lpn.pt • Lisboa Autêntica 913 221 790 • A Loja das Atividades Av. Álvaro Cunhal, 3A; 965 261 132 • Lusitano Clube R. S. João da Praça, 81, r/c; 218 869 472; lusitano-clube.blogspot.com • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira; 961 722 039 ; www.escolalxdance.com • LxFactory R. Rodrigues Faria, 103; 213 143 399; www.lxfactory.com M MAPA - Espaço Criativo Amoreiras Shopping Center, piso 2; 217 974 587; www. mapacampopatrimonio.com • Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt • Meo Arena Rossio dos Olivais, Parque das Nações, lote 2.13.01A: 218 918 409 • Mercado 31 de JaneiroR. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mercado de Alvalade Av. do Rio de Janeiro; 218 491 860 • Mercado da Ribeira Av. 24 de Julho; 213 244 980; www.espacoribeira.pt • Mérito Próprio R. Professor Mário Chicó, 2G • MeetiNG Arte Gallery Espaço Chiado, R. da Misericórdia, 12-20, 93 320 62 94 / 96 586 54 54, www.nataliagromicho.com • Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 936 969 949; www.minimundo.pt • Módulo – Centro Difusor de Arte Cç. dos Mestres, 34 A-B; 213 885 570 • Monte dos Sabores R. de S. Bento, 102; 214 027 074 • A Montra Calçada da Estrela, 132; 213 954 401 • Mosteiro dos JerónimosPç. do Império; 213 620 034; www.mosteirojeronimos.pt • Mosteiro de S. Vicente de ForaCp. de Santa Clara; 218 810 500; www.patriarcadolisboa.pt • Mouradia Beco do Rosendo, 8-10; 218 885 203; www.renovaramouraria.pt • MAC - Movimento Arte ContemporâneaR. do Sol ao Rato, 9C; 213 850 789; Av. Álvares Cabral, 58; 213867215; www.movimentoartecontemporanea.com • Museu da Água da EPALR. do Alviela, 12, a Sta. Apolónia; 218 100 215; museudaagua.epal. pt • Museu da Água da EPAL - Reservatório da Patriarcal Jardim do Príncipe Real; 218 100 215; museudaagua.epal.pt • Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo; 213 478 629 • Museu de Arte PopularAv. Brasília; 213 011 282; museuartepopular.blogspot.com • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo SilvaLg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt • Museu da Associação de Futebol de Lisboa R. Nova da Trindade, 2 - 2º; 213 224 870; www.afl.pt • Museu do Banco PortugalAv. Almirante Reis; 213 130 650; www.bportugal.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt/museu • Museu do Bombeiro de Lisboa R. Aurélio Quintanilha; 218 171 525 • Museu da Carris R. 1º de Maio, 101/103; 213 613 087; www.carris.pt • Museu da Cerveja Terreiro do Paço – Ala Nascente, 62 a 65; 210 987 656; www.museudacerveja.pt • Museu Coleção Berardo Arte Moderna e ContemporâneaPç.do Império; 213 612 878; www.museuberardo.com • Museu do Combatentee Forte do Bom Sucesso Av. Brasília; 925 334 955; www.ligacombatentes.org.pt • Museu das CriançasJardim Zoológico de Lisboa; 213 976 007; www.museu-dascriancas.eu • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; www.mude.pt • Museu da Eletricidade Av. Brasília, Central Tejo; 210 028 130/90; www.fundacaoedp.pt• Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado.egeac. pt • Museu Geológico/LNEG R. da Academia das Ciências, 19; 213 463 915; e-geo. ineti.pt/MuseuGeologico • Museu de Lisboa . Casa dos BicosR. dos Bacalhoeiros, 10 • Museu de Lisboa. Palácio Pimenta Cp. Grande, 245; 217 513 200; www. museudacidade.pt• Museu de Lisboa. Santo António Lg. de Santo António da Sé, 22; 218 860 447• Museu Mãe d’Água Pç. das Amoreiras, 10; 218 100 215 • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www. museudamarioneta.pt • Museu Militar de Lisboa Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 569 • Museu da Música R. João de Freitas Branco, Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos; 217 710 990; http://www.museudamusica.imc-ip.pt • Museu Nacional de ArqueologiaPç. do Império; 213 620 000; www.mnarqueologiaipmuseus.pt • Museu Nacional de Arte AntigaR. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.mnarteantiga-ipmuseus.pt • Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do ChiadoR. Serpa Pinto, 4; 213 432 148; www.museudochiado-ipmuseus. pt • Museu Nacional do AzulejoR. da Madre de Deus, 4; 218 100 340; mnazulejo. imc-ip.pt • Museu Nacional dos CochesPç. da Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www.museudoscoches.pt • Museu Nacional do Desporto Palácio Foz, Pç.

95


96

> CONTACTOS dos Restauradores; 213 958 629; www.ipdj.pt • Museu Nacional de EtnologiaAv. Ilha da Madeira; 213 041 160; www.mnetnologia-ipmuseus.pt • Museu Nacional de História Naturale da Ciência R. da Escola Politécnica, 54-60; 213 921 800; www. mnhnc.ul.pt • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www.museudoteatroedanca.pt• Museu Nacional do Traje e da ModaLg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt • Museu do OrienteAv. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www.museudooriente.pt • Museu da Presidência da RepúblicaPalácio Nacional de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu.presidencia.pt • Museu Rafael Bordalo Pinheiro Cp. Grande, 382; 218 170 667; www.museubordalopinheiro.pt • Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros Av. Lusíada; 218 171 450; www.rslisboa.com.pt • Museu de S. Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 233; www.museu-saoroque.com • Música Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Musicbox R. Nova do Carvalho, 24; 213 430 107; www.musicboxlisboa.com N NAF – Núcleo de Arte Fotográfica do Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais, 1; www.nucleoartefotografica.com • Nicolau Breyner Academia Trav. do Recolhimento Lázaro Leitão, 1; 218 438 020, www.nbacademia.pt • Negócio R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Next Room R. da Vitória, 73, 3º • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros R. dos Correeiros, 9; 211 131 004 O Objectismo, Loja/Galeria R. D.Pedro V, 55¸ 213 470 050; geral@objectismo. com • Oceanário de LisboaEsplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.oceanario.pt • Oficina do Cego R. Sabino de Sousa, 42A; www.oficinadocego.blogspot.com • Oficina de Costura Criativa Cç. Moinho de Vento, 3 • Oficina da PessoaAv. 5 de Outubro, 122, 3º dto.; 217 957 393 • Oficina de Teatro R. Sto. António dos Capuchos, 2 B, 1º dto • Orquestra Metropolitana de Lisboa Tv. da Galé, 36; 213 617 344; www. metropolitana.pt • Outra Lisboa 927 136 291; www.outralisboa.wordpress.com P Paços do ConcelhoPç. do Município; 213 236 200; www.cm-lisboa.pt • Padaria do Povo R. Luís Derouet, 20 A; 213 620 464• Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www.padraodosdescobrimentos.egeac.pt • Palácio de Laguares R. Prof. Sousa da Câmara, 156 • Palácio dos Condes da Calheta Jardim Botânico Tropical, Lg. dos Jerónimos; 213 620 210 • Palácio da Independência Lg. São Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.pnajuda.imc-ip.pt • Palácio Nacional de Belém Cç. da Ajuda; 213 614 600; www.presidencia.pt • Palácio-Quinta da Alfarrobeira R. António Saúde, 11 • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Papa-Léguas Viagens de Aventura R. Conde de Sabugosa, 3 F; 218 452 689; www.papa-leguas.com • Parque Florestal de Monsanto- Espaço Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; lisboaverde.cm-lisboa.pt • Parque das Naçõeswww.parquedasnacoes.pt • Pavilhão da Ajuda Cç. da Tapada; 218 170 143 • Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Al. dos Oceanos; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt • Pentáculo – Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36 A e 44 A; 21 757 81 10; www.pentaculo.pt • Perve Galeria R. das Escolas Gerais, 17; 218 822 607; www. pervegaleria.eu • Piscina de Alfama 218 170 873 • Piscina da Ameixoeira 218 170 306 • A Piscina dos Bebés • Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 213 907 033; www.apiscinadocas.com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Piscina da Penha de França 218 170 103 • Piscina do Rego 218 170 309 • Piscina do Restelo 218 170 309 • Piscina Vale Fundão 218 170 121 • Planetário Calouste Gulbenkian Pç. do Império; 213 620 002; planetário.marinha.pt • Plataforma LX www.plataformalx.pt • Plataforma Revólver R. da Boavista, 84, 3º; 213 433 259; www.artecapital.net/ plataforma.php • Polivalente de Santa Catarina Calç. do Combro, 82 A • Ponto de Luz Atelier Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Português Et Cetera R. dos Douradores, 11, 1º, Sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com • Primo Canto – Associação CulturalR. da Mouraria, 64, 1º; 966 555 048; primocanto.com.sapo. pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de São Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www. prodanca.pt • Projecto + Skillz R. do Teixeira, 13; 211 937 976; www.bairroaltoe.com • Prova de Artista R. Tomás Ribeiro, 115, 213 199 551, provadeartista-blog.blogspot. com Q Quartel do Carmo Lg. do Carmo • Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza Centro Associativo do CalhauBº do Calhau, Parque Florestal de Monsanto; 217 788 474; www.quercus.pt • Quinta das Conchas e dos Liláses Alameda das Linhas de Torres; 217 594 516 • Quinta Pedagógica dos OlivaisR. Cidade Lobito; 218 550 930; quintapedagogica.cm-lisboa.pt R Red Bull House of Art R. Rodrigues Faria, 103 • Reitoria da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 210 113 400; www.ul.pt • Restart R. Quinta do Almargem, 10; 213 609 450; www.restart.pt • Ribeira R. da Ribeira Nova, 44; 915 341

974; www.primeiros-sintomas.com • Roca Global www.rocaglobal.com • Ruínas e Museu Arqueológico do CarmoConvento do Carmo, Lg. do Carmo; 213 478 629 ; www.museuarqueologicodocarmo.pt S S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • SAL – Sistemas de Ar Livre 265 227 685; www.sal.pt • Sala d’Aula Av. da República, 41, 6º E; 217 957 083; www. saladaula.com • Saltimbanco Animação e Oficinas Criativas 917 727 683; www. osaltimbanco.blogspot.pt • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt • Serviços Sociais do Montepio Geral R. Garrett, 47, 5º; 21 324 51 00; www.ssmontepio.pt • Sociedade Histórica da Independência de PortugalLg. de S. Domingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt • Sociedade de Instrução Guilherme CossoulAv. D. Carlos I, 61-1º; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt • Sociedade Musical Ordem e Progresso R. do Conde, 77, 1º; 919 829 484 • Sociedade Nacional de Belas-ArtesR. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loulé, 31; 213 594 400 • Sou – Movimento e ArteR. Maria, 73; 211 547 790; www. sou.pt • Steps Clube R. dos Caminhos de Ferros, 90 B; 210 150 893; www.steps.pt • Studioteambox – LxFactory R. Rodrigues de Faria, 103, ed. G, Piso 0, Sala 0.6A; 965 786 793 • Supremo Tribunal de JustiçaPç. do Comércio; 213 218 900 T Tapada das Necessidades Lg. das Necessidades; 213 912 600 • Tcharan Eventos Trav. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan.com • Teatro Aberto Pç. de Espanha; 213 880 086; www.teatroaberto.com • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha, 7; 218 860 503; • Teatro do BairroR. Luz Soriano, 63 • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro de Carnide Azinhaga das Freiras; 910 789 764 • Teatro Casa da Comédia R. S. Francisco de Borja, 22; 213 959 417; www.filipecrawford.com • Teatro CinearteLg. de Santos, 2; 213 965 360/275; www.abarraca.com • Teatro da Cornucópia R. Tenente Raúl Cascais, 1; 213 961 515; www.teatro-cornucopia.pt • Teatro D. Luís Filipe (Teatro da Luz) Lg. da Luz; 217 120 600 • Teatro-Estúdio Mário Viegas Lg. do Picadeiro; 213 257 641/652• Teatro Ibérico R. de Xabregas, 54; 218 682 531; www.teatroiberico. org • Teatro de Marionetas Algazarra Calçada da Boa-Hora, 58, 2º; 962 429 895; www.algazarrateatro.blogspot.pt • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64; 218 689 245; www.teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria IIPç. D. Pedro IV; 213 250 800; www.teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São CarlosR. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro Papa-LéguasR. Prof. Santos Lucas, 36A; 210 970 654; www.teatropapaleguas.net • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatro-politeama.com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro do Silêncio Lg. das Pimenteiras, 6 A; 217 121 330; teatrodosilencio.blogspot.com • Teatro Taborda Costa do Castelo, 75; 218 854 190 • Teatro Thalia Estrada das Laranjeiras, 205 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade, 182-188; 213 572 025; www.teatro-tivoli.com • Teatro TurimEst. de Benfica, 723 A; 217 606 666; www.teatroturim.com • Teatro TrindadeLargo da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo, 30; 213 538 586; www.teatrovillaret • Teatro da Voz Tv. de S. Vicente, 11; 213 530 931 • The Little GymR. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym. pt • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers.pt • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt • Trema Arte Contemporânea R. do Jasmim, 30; 218130523; www.trema-arte.pt • 3+1 Arte Contemporânea R. António Maria Cardoso, 31; 210 170 765; www.3m1arte.com • 30 da Mouraria – Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, n.30, 4º; 30damouraria.weebly.com U Um Outro Olhar 938 258 919; www.umoutroolhar.com • Underdogs Art StoreTime Out - Mercado da Ribeira, Av. 24 de Julho, 49; 218 680 462; www.underdogs.net • Universidade Autónoma de Lisboa R. Santa Marta, 56; 808 292 929; www.autpnoma.pt • Universidade de Lisboa Alameda da Universidade, Cidade Universitária; 217 967 624; www.ul.pt • Universidade Lusíada R. da Junqueira, 188; 213 611 573, www.ulusiada.pt • Universidade Lusófona Campo Grande, 376; 217 515 500; www.ulusofona.pt • Universidade Nova de Lisboa Campus de Campolide; 213 715 600 V Velha Gaiteira R. das Pedras Negras, 17; 218 865 046; www.facebook.com/ AVelhaGaiteira • Vera Cortês Art Agency Av. 24 de Julho, 54; 213 950 177 • 22Atelier R. de Arroios 22ª; 22atelier.org • Village Underground Lisboa Museu da Carris R. Primeiro de Maio, 101; 219 362 140; vulisboa.com • Viragem LabR. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt • Voz do Operário R. Voz do Operário, 13; 218 862 155; www.vozoperario.pt • Vozes em Conserto R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com • VPF Cream Art Gallery R. da Boavista, 84; 213 433 259; transboavista-vpf.net X Xuventude de GaliciaR. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com


> CONTACTOS ARQUIVO Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lotes 3-6, piso 1; 213 807 100/1/2; seg a sex: 9h-17h30 Arco do Cego R. Nunes Claro, 8 A; 218 411 170; seg a sex: 9h-17h30 Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h ( pedidos de reprodução até às 16h30), arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Videoteca Lg. do Calvário, 2; 218 170 433; seg a sex: 10h-17h; www.videoteca.cm-lisboa.pt

CASA FERNANDO PESSOA R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; Seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA Avenida da India, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cm-lisboa.pt CINEMA SÃO JORGE Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES Estrada de Benfica, 368; 217 701 100; Seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt

BIBLIOTECAS Belém R. da Junqueira, 295; 213 616 620; ter a sex: 10h30- 18h; seg e sáb abre dias 2, 4, 16, 18, 25 mai, 6, 18, 20 abr; blx.cm-lisboa.pt Camões Lg. do Calhariz, 17, 2º Esq.; 213 422 157; ter a sex: 10h30- 18h; seg, sáb abre nos dias 9, 11, 23, 25 mai; blx.cm-lisboa.pt Coruchéus Rua Alberto Oliveira; 218 172 049; ter a sex: 10h- 18h; seg, sáb abre nos 9, 11, 23, 25 mai; blx.cm-lisboa.pt David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7 D; Casal dos Machados; 218 536 337; seg a sex: 10h30- 18h, seg, sáb abre nos dias 9, 11, 23, 25 mai; blx.cm-lisboa.pt Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; seg a sex: 10h-19h; blx.cm-lisboa.pt; Marcação prévia Hemeroteca Encerrada temporariamente. Horário de atendimento telefónico de seg a sex: 10h-18h, 218 504 020; hemeroteca.sr@cm-lisboa.pt Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280; ter a sex: 10h30- 18h; seg, sáb abre nos dias 9, 11, 23, 25 mai; blx.cm-lisboa.pt Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz ; 217 141 535; seg a sex: 10h-13h/14h-19h, sáb: 10h-13h ; blx.cm-lisboa.pt Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100; ter a sex: 10h- 18h; seg, sáb seg, sáb abre nos dias 9, 11, 23, 25 mai; blx.cm-lisboa.pt Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora; Estrada de Telheiras; 217 549 030; Ter a sex: 10h-19h; seg, sáb: 13h-19h; blx.cm-lisboa.pt Palácio Galveias encerrada temporariamente Penha de França Cç. do Poço dos Mouros, 2; 218 160 750; ter a sex: 10h30- 18h; seg e sáb abre dias 2, 4, 16, 18, 25 mai; blx.cm-lisboa.pt Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702; ter a sex: 10h30- 18h; seg e sáb abre dias 2, 4, 16, 18, 25 mai; blx.cm-lisboa.pt Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 213 904 198; ter a sáb: 13h-17h; blx.cm-lisboa.pt República e Resistência Cidade Universitária; R. Alberto de Sousa, zona B do Rêgo. 217 802 760; Ter a sex: 10h-20h; seg, sáb: 13h-20h Grandella Estrada de Benfica, 419; 217 712 310/329; Seg a sex: 10h-17h30; blx.cm-lisboa.pt São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672; seg: 11h-13h/14h-19h; ter a sex: 11h- 19h; sáb: 11h-18h; blx.cm-lisboa.pt ITINERANTES/ MÓVEIS 21 8 170 544 / 910 238 089 Ajuda Largo da Memória; 14, 28 mai: 14h-18h Arroios Jardim Constantino; 6, 20 mai:14h-16h Benfica Estrada de Benfica, 723-725 C (fte. à igreja); 15 mai: 14h-18h Benfica - Buraca R. Maria Violante (jardim); 4, 18 mai: 14h-18h Benfica - Fonte Nova Estrada de Benfica, 503 (R. Paulo Renato fte. ao 1G, Centro Comercial); 5, 19 mai: 14h-16h Campo de Ourique R. Tomás Anunciação, 43 (Jardim Teófilo Braga); 7, 21 mai: 14h-18h Chelas Zona J Pç. Dr. Fernando Amado (junto ao campo ); 6, 20 mai: 16h15-18h Colombo Luz-Colombo (fte. ao CC Colombo junto ao Metro); 12, 26 mai: 14h-18h Parque das Nações Pç. do Oriente (junto à Estação do Oriente); 8, 22 mai: 14h-18h Quinta das Conchas Lumiar (à Alameda das Linhas de Torres); 13, 27 mai: 14h-18h Roma Av. de Roma, (junto ao Hotel Roma); 6, 13, 20, 27 mai: 10h-12h30 Serafina R. da Igreja (junto ao centro social e paroquial); 5, 19 mai: 16h15-18h

GALERIAS Galeria Boavista Rua da Boavista, 50; 213 476 335; Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534 Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Cordoaria Nacional Torreão Nascente Avenida da Índia; 213 646 128; Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Pavilhão Branco e Preto do Museu de Lisboa -Palácio Pimenta; Campo Grande, 245 LIVRARIA Livraria Municipal Av. da República, 21A; 213 567 869; seg a sex: 9h30-17h MONUMENTOS Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; Todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; Ter a dom: 10h-18h; www. padraodosdescobrimentos.egeac.pt MUSEUS Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 218 172 111; Ter a dom: 10h-18h; www. ateliermuseujuliopomar.pt MUDE, Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; Ter a dom: 10h-18h; www.mude.pt Museu do Bombeiro de Lisboa R. Aurélio Quintanilha (entre o Colombo e o Hospital da Luz); 213 924 796; Seg a sex: 10h-17h; www.rsblisboa.com.pt Museu de Lisboa. Núcleo Arqueológico -Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros; Seg a sáb: 10h-18h, encerra dom e feriados Museu de Lisboa. Palácio Pimenta; Campo Grande, 245; 217 513 200; (Serviço de Animação e Pedagogia: 217 513 200); Ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra fer.; www.museudacidade.pt Museu de Lisboa. Santo António Lg. de Santo António da Sé, 24; Ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra seg e feriados Museu de Lisboa. Teatro Romano Encerrado temporariamente Museu de Lisboa. Torreão Poente Praça do Comércio; todos os dias: 10h-20h Museu da Marioneta Convento das Bernardas; R. da Esperança, 146; 213 942 810; Ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.museudamarioneta.pt Museu do Fado Largo do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; Ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.egeac.pt Museu Rafael Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; Ter a dom: 10h-18h, encerra fer.; Visitas temáticas guiadas; (Serviço de Animação e Pedagogia: 217 513 200); www.museubordalopinheiro.pt TEATROS Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt

97


98

VEJA NO SITE DA AGENDA CULTURAL

AGENDA CULTURAL LISBOA mai 2015 / N.º 289 diretor

Manuel Veiga

AO novo BATALHA DE NÃO SEI QUÊ espetáculo de Ricardo Neves-Neves

editora executiva

Paula Teixeira editor

Luis Almeida d’Eça direção de arte

Jorge Silva/ Silva!Designers design

Tiago Morais na capa

Luís Vieira e Rute Ribeiro fotografia de Humberto Mouco, tipografia de Elisabete Gomes coordenação

Madalena Calvo copy desk

Sara Simões redação

JAZZ EM AGOSTO Conheça toda a programação

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Tomás Collares Pereira fotografia

Francisco Levita Humberto Mouco

C

relações públicas, publicidade institucional, circulação e assinaturas

M

Y

Marco Mateus publicidade

Sónia Maia Just Media / 210 939 695 impressão

Multiponto distribuição

Transporta S.A.

ENEIDA MARTA Entrevista ao íc

tiragem

30 000 exemplares depósito Legal

40722/90

one da música guineense

periodicidade

Mensal Isenta de registo na ERC ao abrigo da lei de imprensa 2/99 edição

câmara municipal de lisboa/ EGEAC vereadora do pelouro da cultura Catarina Vaz Pinto diretor municipal   de cultura Manuel Veiga

POR PALMAS Um novo festival de comédia

Todas as informações para a Agenda Cultural devem ser enviadas até ao dia 5 de cada mês. recolha de informação

Rua do Machadinho, 20 1249-150 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt

WWW.AGENDALX.PT

CM

MY

CY

CMY

K


99


100


Agenda Cultural Lisboa | maio 2015