Issuu on Google+

AGENDA CULTURAL LISBOA ABR 2015


AMAR A DANÇA 2 MUSEU

DO

10

ALJUBE

SEBASTIÃO SALGADO GÉNESIS 18 CADERNO ESPECIAL LISBON WEEK 22

AGENDA

ARTES24 CIÊNCIAS34 CINEMA38 DANÇA44 LITERATURA48 MÚSICA52 TEATRO62 VISITAS GUIADAS70 CRIANÇAS78

VEJA NO SITE DA AGENDA CULTURAL 96


4

AMAR

A DANÇA Reportagem TOMÁS COLLARES PEREIRA Fotografia FRANCISCO LEVITA / HUMBERTO MOUCO

Para evocar o Dia Mundial da Dança (29 de abril), desta vez não falámos com coreógrafos, diretores ou outras ilustres figuras do mundo da Dança, mas antes com os seus intérpretes, porventura menos conhecidos fora do meio. É através deles, da sua mestria, sensibilidade e da expressividade dos seus corpos, que melhor apreciamos a criação artística nesta disciplina. Os sete bailarinos que selecionámos, entre tantos outros possíveis, são uma amostra variada do talento criativo, desde os mais consagrados, com carreiras recheadas e colaborações com grandes companhias e coreógrafos nacionais e estrangeiros, até às jovens promessas que agora despontam. Uns multidisciplinares, outros que se sentem completos apenas no ato de dançar. Comum a todos é um enorme prazer pelo que fazem e pela capacidade de comunicar através do corpo. Quisemos saber um pouco da sua relação com o bailado. Pedimos-lhes, também, que viessem à civil, para um registo descontraído. Durante as sessões, o bailarino impôs-se à pessoa e rapidamente nos apercebemos que estão mais confortáveis em movimento. O resultado está nas páginas seguintes.


ROMEU RUNA A Dança mudou-lhe o percurso de vida de uma forma radical. Apanhado a acompanhar a irmã à Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), foi levado para um estúdio, em cuecas, para uma audição e ficou. Saiu diretamente para o Ballet Gulbenkian, onde permaneceu até à sua extinção. Considera ter feito um percurso ao contrário do habitual, desenvolvi-me como intérprete no meu país e só depois tive uma experiência lá fora. Tem-se dividido entre Portugal e a Bélgica, onde colabora com Alain Platel. Adora ser intérprete e a versatilidade que isso acarreta: o intérprete consegue ser uma coisa mais elástica do que o criador. É mais sentido, é quem vive a obra.


6

A M A R A DA N ÇA

CARLOS PINILLOS Madrileno de origem, é um dos primeiros bailarinos da Companhia Nacional de Bailado. Nasceu para a Dança ao assistir, em criança, a uma apresentação do bailaor de flamenco António Gadés. Conta que ficou a pensar que só os homens podiam dançar e surpreendeu-se ao constatar a predominância de mulheres na escola de ballet. Aperfeiçoou-se com o maestro Victor Ullate, que considera um segundo pai e o grande responsável por ser hoje bailarino. Veio para Lisboa porque já gostava da cidade quando Marc Jonkers, que dirigia a Companhia Nacional de Bailado (CN B), o convidou. Foi há 15 anos.


A M A R A DA N ÇA

ANDREIA MOTA Andreia Mota destaca-se numa geração de novos talentos saídos da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Participou em vários concursos internacionais onde pôde constatar que o nível dos bailarinos nacionais está a par do que se faz lá fora. Já colaborava pontualmente com a Companhia Nacional de Bailado, quando Luísa Taveira a convidou a integrá-la. Aprecia a grande versatilidade de estilos que é imagem de marca da CN B. Atualmente prepara a Giselle de Georges Garcia que estreia a 29 de abril. Confessa que gosta tanto do que faz que tem dificuldade em chamar-lhe trabalho.

7


8

A M A R A DA N ÇA

ANTÓNIO CABRITA Neto do fotógrafo Augusto Cabrita e sobrinho da cantora lírica Dulce Cabrita, sempre sentiu fascínio pelo mundo do espetáculo. Apesar de ainda gostar muito de dançar, está a centrar-se mais na criação do que na interpretação. No processo criativo, quer ter controlo sobre todos as vertentes, recorrendo à sua formação em cinema e criatividade publicitária, que foi fazendo em complemento à Dança. Considera que a multidisciplinariedade lhe permite abordar o bailado com uma perspetiva mais enriquecedora: gosto de criar para os bailarinos fabulosos que temos.


A M A R A DA N ÇA

MIGUEL PINHEIRO Nunca tinha sonhado ser bailarino, mas foi convencido a ir a uma audição no Conservatório, onde a experiência que trazia da ginástica artística lhe facilitou o acesso. É com indisfarçável entusiasmo que fala do seu momento atual. A sua participação no Prix de Lausanne, na Suíça, valeu-lhe a melhor interpretação em dança contemporânea, um 4º lugar geral e uma bolsa para aceder à companhia onde sonhava entrar: o Nederlands Dans Theater. Em agosto ingressa naquele que considera ser um dos expoentes atuais da dança contemporânea.

9


10

A M A R A DA N ÇA

SÃO CASTRO Sempre foi irrequieta e na altura de decidir uma carreira tinha a certeza que queria algo que a fizesse mexer. Da ginástica rítmica passou para o Ballet Teatro de Isabel Barros e daí para o Conservatório e para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Cumpriu um sonho ao entrar no Ballet Gulbenkian, infelizmente apenas um ano antes do seu encerramento. Trabalhou com os principais criadores nacionais, o que lhe permitiu aprofundar a versatilidade, que tanto aprecia. Atualmente está concentrada num processo de criação com António Cabrita e dois bailarinos da CN B, intitulado Tábua Rasa.


A M A R A DA N ÇA

CATARINA CÂMARA Diz que a sua atual experiência de corpo é a maternidade. Passou pela aprendizagem clássica, pelas artes marciais, licenciou-se em Direito, mas foi no bailado contemporâneo que descobriu o seu território. Salienta que a sua relação com a Dança não é incondicional, tal como nenhum amor o é. Exige disciplina, trabalho e, de vez em quando, algum distanciamento. Colabora com a companhia Olga Roriz há 14 anos, onde pode expressar a vertente de intérprete e, em simultâneo, de criadora. É na improvisação que encontra o seu lugar.

11


MUSEU DO

ALJUBE RESISTÊNCIA E LIBERDADE TOMÁS COLLARES PEREIRA

O nome pelo qual era conhecida, Cadeia do Aljube, é um pleonasmo que exacerba a sua negra função. Aljube significa prisão ou masmorra e deriva do vocábulo árabe para poço, cisterna ou prisão. Em toda a sua longa história foi sempre um lugar de encarceramento, para crimes de delito comum, eclesiásticos, para mulheres e, na sua última fase, para presos políticos. Ou, como se dizia em 1934, para delinquentes políticos e sociais, sob supervisão da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, antecessora da PIDE. É apropriado que se transforme agora num local de evocação da luta pela liberdade, da resistência à opressão e à censura, com um projeto museológico a ser inaugurado no mês em que se celebram 41 anos do 25 de Abril. Enquanto cadeia, encerrou em 1965, a pedido da própria PIDE por já não apresentar condições de segurança, salubridade e higiene. Em 2005, o edifício é entregue à Câmara Municipal de Lisboa pelo Ministério da Justiça e promove-se o atual projeto, com recurso a pesquisas de arquivo e arqueológicas. R U A A U G U S TO R O S A , 4 0 / I N F O : 2 1 8 1 7 0 9 0 0


13

I L U S T R A ÇÃO D E H E N R I Q U E R U I VO A L U S I VA À C O N F E R Ê N C I A P E L A A M N I S T I A AO S P R I S I O N E I R O S P O L Í T I C O S P O R T U G U E S E S , O R G A N I Z A D A E M PA R I S E M 1 9 6 2 .


14

M USE U DO A LJ U BE

POR LÁ PASSARAM MILHARES DE OPOSITORES AO REGIME, DE TODAS AS ÁREAS DA SOCIEDADE.

A M A D E U J O S É D A C U N H A E C A R L O S H E N R I Q U E S F E R R E I R A , E S PA N C A D O S P E L A P O L Í C I A , N OV E M B R O D E 1 94 5 .


M USE U DO A LJ U BE

S E N H A D E V I S I TA D A C A D E I A D O A L J U B E , 2 D E D E Z E M B R O D E 1 9 2 9.

PÁG I N A D O J O R N A L R E P U B L I C A N O C L A N D E S T I N O A V E R D A D E , N Ú M E R O 9 D E J A N E I R O D E 1 9 3 4 . N A P R I M E I R A PÁG I N A R E P R O D U Z TA M B É M A D E C L A R A ÇÃO P R É V I A S O B R E A D I TA D U R A , D E B E R N A R D I N O M A C H A D O .

15


M USE U DO A LJ U BE

B I S P O T E . R E C I P I E N T E PA R A D E J E TO S H U M A N O S , D ATA D O D O S É C U L O X V I .


M USE U DO A LJ U BE

A ARQUEOLOGIA CONFIRMOU A UTILIZAÇÃO CONTINUADA DO EDIFÍCIO COMO PRISÃO

D A D O S E M O S S O FA B R I C A D O S P O R P R E S O S N A É P O C A M O D E R N A (S É C X V I ) .


18

M USE U DO A LJ U BE

EM 1965 DESTROEM-SE OS TENEBROSOS ‘CURROS’,CELAS DE UM METRO POR DOIS, E A TEMIDA SALA DOS COBERTORES, INSONORIZAÇÃO DESENRASCADA PARA ABAFAR OS INTERROGATÓRIOS MAIS VIOLENTOS OU TORTURA.


F O TO G R A F I A S D O I N T E R I O R D A C A D E I A D E M U L H E R E S N O A L J U B E , P U B L I C A D A S N A I L U S T R A ÇÃO P O R T U G U E Z A N . º 8 2 D E 2 9 D E M A I O D E 1 9 0 5 . N A S F O TO G R A F I A S POD E M VE R -S E OS BA I LIQU E S ON D E AS PR E SAS DOR M IAM .


O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado regressa a Lisboa para a apresentação de Génesis, uma exposição composta por mais de duas centenas de fotografias dedicada aos últimos redutos naturais e humanos de um planeta ameaçado. Em jeito de homenagem à Terra e de alerta para a urgente necessidade de a preservar, Sebastião Salgado mostra agora, no seu estilo característico de imagens a preto e branco de grande formato e de enorme impacto, o resultado de oito anos de trabalho e de mais de 30 viagens por diversas partes do globo. A exposição é constituída por cinco secções, Sul do Planeta, Santuários, África, Terras a Norte e Amazónia e Pantanal, e apresenta ambientes que conseguiram, até à data, escapar às transformações impostas pela sociedade moderna, mantendo-se quase intactos.

ANA RITA VAZ

CORDOARIA NACIONAL / TORREÃO NASCENTE / 10 DE ABRIL A 2 DE AGOSTO

GÉNESIS

SEBASTIÃO SALGADO


AS MULHERES DAS TRIBOS MURSI E SURMA SÃO AS ÚLTIMAS DO MUNDO A USAR DISCOS PARA ESTENDER OS LÁBIOS. DARGUI, POVOAÇÃO MURSI NO PARQUE NACIONAL MAGO, PERTO DE JINKA. ETIÓPIA. 2007.


AS MULHERES DA POVOAÇÃO ZO’É TOWARI YPY USAM O FRUTO VERMELHO DO URUCUEIRO, PARA COLORIR OS SEUS CORPOS. PARÁ, BRASIL. 2009


LISBON

WEEK

VÁRIOS LOCAIS / 10 A 19 DE ABRIL / WWW.LISBONWEEK.COM

ANA RITA VAZ

Alvalade foi o local escolhido para receber a 3.ª edição do Lisbonweek. De 10 a 19 de abril, esta moderna área lisboeta acolhe um vasto programa cultural e turístico de descoberta da cidade. O bairro pode agora ser explorado através de diversas visitas culturais, exposições e uma peça de teatro, entre outros eventos que permitem a redescoberta e revitalização do bairro. Esta viagem pretende levar as pessoas ao encontro de edifícios emblemáticos que fazem parte do seu dia-a-dia, dando-lhes a oportunidade de conhecer perspetivas históricas, arquitetónicas e artísticas de cada um dos locais.


EXPOSIÇÕES Como um dos pontos altos da programação, a LisbonWeek destaca quatro exposições, todas elas gratuitas de 10 a 19 de abril. A Biblioteca Nacional de Portugal recebe a mostra Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa, uma oportunidade única para saber mais sobre a vida e obra de um dos mais importantes arquitetos portugueses. Encontrar Maria Keil expõe na Estação do Metro de Alvalade alguns dos mais notáveis trabalhos de azulejaria da pintora, enquanto o Centro Comercial de Alvalade acolhe Vanguarda, uma exposição de fotografia que recua até ao quotidiano do bairro da década de 50. Os Urban Sketchers mostram o seu olhar diferente sobre o ambiente e a vida do bairro de Alvalade através de desenhos expostos na Reitoria da Universidade de Lisboa.

TEATRO

HOSPITAL JÚLIO DE MATOS (PAVILHÃO 30) / 22 DE ABRIL A 30 DE MAIO | QUARTA A SEXTA, ÀS 21H30, SÁBADO, ÀS 19H E 22H E MORRERAM FELIZES PARA SEMPRE Nuno Moreira, autoria; Ana Padrão, encenação. Num edifício de dois andares do Hospital Júlio de Matos, Ana Padrão dirige um conjunto de atores que reinventam, a partir das palavras de Nuno Moreira, a tragédia amorosa de Pedro e Inês. Mas, este espetáculo de teatro imersivo para plateias predispostas à aventura e pouco suscetíveis à nudez e à violência, faz um cross over com a invenção da lobotomia pelo nobelizado Egas Moniz, numa evocação do Congresso Internacional de Psicocirurgia que decorreu em 1947 nesta instituição hospitalar.

VISITAS CULTURAIS São os nove espaços escolhidos para realizar visitas culturais que desvendam segredos e dão a conhecer as perspetivas históricas, arquitetónicas e artísticas de Alvalade: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Biblioteca Nacional de Portugal, Complexo dos Coruchéus, Hospital Júlio de Matos, Jardim do Campo Grande, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Palácio Pimenta, Museu Bordalo Pinheiro e Reitoria da Universidade de Lisboa. Também acontecem dois passeios em autocarro que contam a história do bairro e exploram a obra de Porfírio Pardal Monteiro.

EXPOSIÇÕES ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

Cidade Olímpica

Apresentação de documento do seu acervo. SEG A SEX: 9H30-19H15, SÁB: 9H30-12H15 EG BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL SEG A SEX: 9H30-19H30, SÁB: 9H30-17H30

LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL

Engenharia para a Sociedade

Exposição. SEG A SEX: 9H -19H REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA SEG A SEX: 10H -19H

Urban Sketchers

Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa

Desenho EXPOSIÇÕES COM ENTRADA GRATUITA DE 10 A 19 ABR

CENTRO COMERCIAL ALVALADE SEG A DOM: 9H -21H

VISITAS CULTURAIS

Vanguarda Fotografia

ESTAÇÃO DE METRO DE ALVALADE SEG A DOM: 6H30-1H

Encontrar Maria Keil Azulejaria

Lisboa Moderna

Visita de autocarro com curadoria de Ana Tostões. 11 ABR: 14H30, 17H, 12, 18, 19 ABR: 10H, 14H30, 17H, 13 ABR: 10H, 13H, 17H30

Porfírio Pardal Monteiro

Visita de autocarro com curadoria de João Pardal Monteiro. 11, 12, 18, 19 ABR: 10H, 14H30, 17H, 13 ABR: 10H, 13H, 17H30 ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO 11, 18 ABR: 10H, 13 ABR: 10H, 14H30 BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL 11, 18 ABR: 10H, 14H, 16H, 13 ABR: 10H, 13H, 16H COMPLEXO DOS CORUCHÉUS 11, 13 ABR: 10H, 15H HOSPITAL JÚLIO DE MATOS 11 A 13, 18, 19 ABR: 11H, 15H JARDIM DO CAMPO GRANDE 11, 12, 18, 19 ABR: 10H, 14H30, 16H30, 13 ABR: 10H, 13H, 17H

LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL 13 ABR: 10H, 15H MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA 11, 12, 18, 19 ABR: 10H, 14H30, 16H30 MUSEU BORDALO PINHEIRO 11, 12, 18, 19 ABR: 10H, 14H30, 16H30 REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 11, 12, 13, 18, 19 ABR: 10H, 17H

REGATA JARDIM DO CAMPO GRANDE

Grande Regata de Barquinhos a Remos

Corrida no lago do Jardim do Campo Grande. 18 ABR: 15H


26

A RT E S

I N AU G U R A M

MUSEU DE LISBOA - PALÁCIO PIMENTA -PAVILHÃO BRANCO ATÉ 31 DE MAIO CAMPO GRANDE, 245 / 217 513 200

JORGE QUEIROZ TRABALHOS RECENTES Jorge Queiroz, reconhecido principalmente pelo trabalho na área do desenho, apresenta a sua primeira exposição totalmente constituída por pintura. Em Trabalhos Recentes, o artista continua a mostrar uma obra cheia de enigmas, uma pintura com vários layers, que exige aos espetador uma atenção minuciosa na descoberta dos elementos I N AU G U R A M APPLETON SQUARE TER A SÁB: 14H -19H

CATARINA BOTELHO 17 ABR A 14 MAI

que a constituem, como os fragmentos de arquitetura, a paisagem e a figura humana. Jorge Queiroz, que viveu em cidades como Nova Iorque e Berlim, tendo acabado por regressar a Lisboa, já expôs um pouco por toda a Europa e participou na Bienal de Veneza em 2003 e na Bienal de São Paulo em 2004. Ana Rita Vaz

ANTÓNIO OLAIO FERRARI HEADING WEST ATÉ 9 ABR

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO SEG A SÁB: 10H -19H

PISO 1

AMADEU

[ANTE]CÂMARA

Pequena mostra - Um olhar sobre o acervo do AML | Fotográfico, focado na técnica, através de vários processos fotográficos. 1 ABR A 30 MAI

A REVOLUÇÃO

ESTÁ NA RUA

Reportagem fotográfica por seis alunos do Ar.Co 23 ABR A 30 MAI

Piso 0

VICTOR FLORES A TERCEIRA IMAGEM Fotografia manipulada 16 ABR A 27 JUN


A R T E S I N AU G U R A M

27

ARTE GRAÇA TER A DOM: 15H -19H

10 ARTISTAS (IN)VISÍVEIS JOSÉ TAVARES DE QUE MÁRIO CÓDIGO IKNIE DIONÍSIO FALOU MAIA HORTA THOMAS GOING BANANAS MENDONÇA Garagem Sul LES VACANCES DE MICHEL PAISAGEM FOTOGRAFIA COMO ARQUITETURA GALERIAS JOÃO A. ABERTAS DAS FAZENDA BELAS-ARTES INSIDE ALVALADE MARIA FERNANDES ROCHA Exposição no âmbito das comemorações do 25 de Abril 16 A 26 ABR

Desenho, Sistema Gráfico 2 A 19 ABR

Coletiva de pintura ATÉ 20 ABR

Pintura 24 ABR A 10 MAI

ESPAÇO RIBEIRA 17H -22H

CENTRO CULTURAL DE BELÉM TER A DOM: 10H -18H

ATELIER DO PAÇO

Desenho 4 A 18 ABR

Coletiva 16 ABR A 18 MAI

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS SEG A SÁB: 10H -18H

Fotografia 10 ABR A 29 MAI

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL SEG A SEX: 09H30-19H30, SÁB: 9H30-17H30

A partir das obras de João Gomes da Silva e Paulo David 21 ABR A 19 JUL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO EDIFÍCIO CENTRAL DO CAMPO GRANDE SEG A SEX: 8H -20H

METÁFORAS Desenho 7 A 20 ABR

PORFÍRIO PARDAL MONTEIRO AUGUSTO ARQUITECTO DE LISBOA METELO 1 ABR A 1 JUN

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO SEG A SÁB: 10H -18H

SONHOS DE PEDRA Pintura 21 ABR A 4 MAI

A COR DE ABRIL CRISTINA SALES LUÍS APONTAMENTOS DE PAISAGEM OLGA NEVES Cartazes, autocolantes 14 A 27 ABR

HISTÓRIAS POR UM FIO ATÉ 13 ABR

CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO SEG, QUI, SEX: 15H -20H, SÁB, DOM: 11H -18H

O OLHAR COMPROMETIDO DE GÉRARD BLONCOURT Fotografia A PARTIR DE 25 ABR

Pintura ATÉ 6 ABR

DNA LISBOA DOM A QUA: 14H30-9H

BUM #2

REVISTA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA 12 A 15 ABR

ESPAÇO BENTO MARTINS SEG A SEX: 15H -20H

AMARRAS

FACULDADE DE BELASARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA SEG A DOM: 14H -19H

9º edição 18, 19 ABR

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN TER A DOM: 10H -18H

Museu Calouste Gulbenkian

D. QUIXOTE

Obra em destaque no Museu 23 ABR A 14 JUN

NA COLEÇÃO DO CAM Coletiva ATÉ 31 MAI

Edifício Sede

MODERNIDADES FOTOGRAFIA BRASILEIRA (1940-1964)

Exposição no âmbito do programa Gulbenkian Próximo Futuro ATÉ 19 ABR GALERIA MONUMENTAL TER A SÁB: 14H -20H

MANUEL SAN PAYO Pintura 11 ABR A 23 MAI

GALERIA MUNICIPAL TORREÃO NASCENTE – CORDOARIA NACIONAL

SEBASTIÃO SALGADO GÉNESIS

Fotografia 10 ABR A 2 AGO GALERIA OPUS 14 TER A QUA: 14H -19H, QUI A SÁB: 14H -23H

SOLVEIG BERNARD FRIZE NORDLUND E ISTO É UMA PONTE SARA ANTUNES 1991-2013 Centro de Arte Moderna

Pintura ATÉ 31 MAI

PLANOS A PRETO E BRANCO

MIGUEL ÂNGELO JOÃO COCHOROCHA ANTES E DEPOIS FEL, JOF, VERA GONÇALVES ARSHILE GORKY ARSHILE GORKY E A COLEÇÃO ÕHULOSS PALÁCIO ENCANTADO ANIMALIA E NATUREZA 16 ABR A 21 MAI

Escultura ATÉ 31 MAI

Desenho a tinta da china ATÉ 9 ABR

GALERIA REVERSO

Pintura ATÉ 31 MAI

Joias 17 ABR A 15 MAI


28

A R T E S I N AU G U R A M / C O N T I N UA M HOTEL NH CAMPO GRANDE

PEDRO CHARTERS D’AZEVEDO LIXO QUE DANÇA 2 ABR A 1 MAI A MONTRA

LUÍS PAULO COSTA SEM TÍTULO (PASTEL DE NATA) 18 ABR A 16 MAI

MUSEU COLEÇÃO BERARDO TER A DOM: 10H -19H

ERNESTO DE SOUSA Coleção de cartazes 18 ABR A 27 SET

CHRISTIAN MARCLAY THE CLOCK

Vídeo DE 18 ABR, A PARTIR DAS 10H, ATÉ ÀS 19H DE 19 ABR

PEDRO BARATEIRO

PALMEIRAS BRAVAS/THE CURRENT SITUATION Pintura ATÉ 24 MAI

MUSEU GEOLÓGICO DE PORTUGAL/LNEG

LOURENÇO AFONSO PANTA REI

Escultura 11 ABR A 1 MAI MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MUSEU DO CHIADO TER A DOM: 10H -18H

BELOUFA, ANTOINE CATALA, DIOGO EVANGELISTA, OLIVER LARIC, SHANA MOULTON, KATJA NOVITSKOVA , LAURE PROVOUST, MAGALI REUS 9 ABR A 24 MAI

MARCO PIRES ATÉ 11 ABR

ATELIER 29

DIOGO MAIA VOLTAR

Fotografia ATÉ 12 ABR

TESOUROS DA FOTOGRAFIA LUÍS DOURDIL PORTUGUESA DIÁLOGOS A CARVÃO DO SÉCULO XIX CAFÉ IMPÉRIO

Desenho ATÉ AGO

Fotografia 15 ABR A 28 JUN

A PEQUENA GALERIA

O OLHAR DO RETRATO Coletiva de fotografia 1 ABR A 9 MAI

STUDIOTEAMBOX SÁB A QUI: 15H -19H, SEX: 19H -21H

SÓNIA SANTOS GENTE DE CÁ, GENTE DE LÁ Fotografia 9 A 30 ABR

C O N T I N UA M 3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA TER A SÁB: 14H -20H

ANDRÉ TRINDADE

I’M A MINERALIST Escultura, pintura ATÉ 9 MAI

ALECRIM 50 TER A SEX: 11H -19H, SÁB: 13H -19H

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA Pintura ATÉ 30 ABR

HYBRIDIZE OR DISAPPEAR  ANTÓNIO CECILE B EVANS, NEIL BOLOTA E

AR SÓLIDO QUI A SÁB: 15H -20H

CARPE DIEM ARTE E PESQUISA

CICLO DE EXPOSIÇÕES #19 Carla Cabanas, Francisco Pinheiro, Pedro Valdez Cardoso, Renata Cruz, Teresa Henriques, Oxana Ianin   ATÉ 25 JUL CASA DA AM ÉRICA LATINA SEG A SEX: 9H30-13H/14H -18H30

OZIAS FILHO AR DE ARESTAS Fotografia ATÉ 15 MAI

CASA-MUSEU ANASTÁCIO GONÇALVES TER A DOM: 10H -18H

IMAGENS DE UM MUNDO FLUTUANTE ESTAMPAS, LIVROS E ÁLBUNS DA COLEÇÃO PAUL UGO THIRAN Obras em papel ATÉ 15 JUN

CASUAL LOUNGE – GALLERY SEG A SÁB: 16H -02H, DOM: 16H -00H

MAURO CARMELINO SLAVE ‘R’ US Pintura ATÉ 15 JUN

CLÍNICA AMAMENTOS

CIBELE SAQUE UM OLHAR SOBRE A PARENTALIDADE Desenho ATÉ 30 ABR

EDGE ARTS SEG A SEX: 7H -23H, SÁB: 9H -21H, DOM: 9H -18H

TIAGO DA CUNHA FERREIRA DIAS DE NADA – UNDERRATED Fotografia ATÉ 25 ABR

ERMIDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO TER A SEX: 11H -13H/14H 17H; SÁB, DOM: 14H -18H

LUÍS PALMA

FROM EAST TO WEST Vídeo ATÉ 17 MAI

ESCOLA ARTÍSTICA ANTÓNIO ARROIO

UN BIJOU QUI VOYAGE Joalharia ATÉ 10 ABR

ESPAÇO NOVO BANCO SEG A SEX: 9H -19H

#26 – EU

(TÍTULO EM CONSTRUÇÃO) Fotografia ATÉ SET

ESPAÇO PASSEVITE SÁB: 11H -13H/15H -18H (RESTANTES DIAS POR MARCAÇÃO)

MATHIEU SODORE

ON NOUS PRESSE Pintura, desenho ATÉ 25 ABR


ARTES

C O N T I N UA M

29 ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA – ASSOCIAÇÃO CULTURAL

CATARINA INÁCIO

ESTRANHAS EMOÇÕES & OS PENSAMENTOS DE TODO O DIA Fotografia ATÉ 18 ABR

ESPAÇO PT ANDRADE CORVO SEG A SEX: 9H -19H

JOÃO GIL ANTUNES

MIRTILO FOR BABIES: DA FOLHA EM BRANCO Aguarelas infantis ATÉ 10 ABR

FUNDAÇÃO ARPAD SZENES-VIEIRA DA SILVA TER A DOM: 10H -18H

SONNABEND | PARIS - NEW YORK Pop Art ATÉ 3 MAI

FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA QUA A SÁB: 15H -20H

GALERIA BESSA PEREIRA ATÉ 20 DE ABRIL RUA DE SÃO BENTO, 426 / 935 167 270 / WWW.GALERIABESSAPEREIRA.COM

PEDRO CASQUEIRO SUBSTITUTE

De há uns tempos a esta parte, Pedro Casqueiro tem vindo a criar obras que se desviam, em maior ou menor grau, daquelas que são as características principais e mais conhecidas da sua pintura. O resultado desta sua prática experimental pode agora ser visto em Substitute , patente durante este mês na Galeria Bessa Pereira. A exposição reúne uma dezena de trabalhos que associam a pintura, o desenho e o objeto num único formato, que desafiam géneros e propõem novos modos de leitura de elementos estranhos ao mundo da arte. ARV

GRAÇA PEREIRA COUTINHO A OUTRA MÃO ATÉ 2 MAI

MIGUEL BRANCO SOMBRA

ATÉ 30 DEZ FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES SEG A SEX: 10H -18H, SÁB: 14H -18H

MIGUEL ÂNGELO ROCHA TRABALHO ATÉ 24 ABR


30

A R T E S C O N T I N UA M

FUTURO INFINITO

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. O CÉU NÃO É O LIMITE Novas tecnologias ATÉ 30 ABR

GALERIA 111 TER A SÁB: 10H -19H

PEDRO VAZ NEBLINA

Pintura ATÉ 2 MAI GALERIA ARTE PERIFÉRICA SEG A DOM: 10-20H

ALEXANDRA MESQUITA CORAÇÕES PARA HABITAR Desenho ATÉ 16 ABR

GALERIA DE ARTE URBANA

MOSTRA ANUAL DE ARTE URBANA

GODMESS, HagaieL, Isa Silva, KLIT, MURTA e UIVO, Sofia Pidwell e Tamara Alves TODOS OS DIAS GALERIA BANGBANG TER A SÁB: 12H30-20H

JULIANE SOLMSDORF ONLYNESS Fotografia ATÉ 9 MAI

GALERIA BESSA PEREIRA TER A SÁB: 10H30-14H/15H -19H30

PEDRO CASQUEIRO SUBSTITUTE

Pintura, desenho, objeto ATÉ 20 ABR GALERIA DA BOAVISTA TER A SÁB: 14H -19H

LEWIS & TAGGART PAPERWORK Colagens ATÉ 25 ABR

ATÉ 23 MAI

GALERIA BELO GALSTERER TER A SEX: 12H -19H, SÁB: 14H -19H

PEDRO CALAPEZ OPEN SPACE

Trabalhos recentes ATÉ 9 MAI

RICARDO BAK GORDON

COM COR AO PROJECTO Desenhos de projeto ATÉ 30 ABR

GALERIA MILLENNIUM

PINTURA MODERNISTA

COLEÇÃO MILLENNIUM BCP ATÉ 24 ABR

GALERIA QUADRADO AZUL TER A SÁB: 13H -20H

FRANCISCO TROPA PROTÓTIPOS ATÉ 18 ABR

JOHANA POŠOVÁ E ANA BRUNO CIDRA MANSO CORTINA GALERIA QUADRUM TER A SEX: 10H -19H, SÁB, DOM: 14H -19H

WET WET SUNSET | EAR ON A WALL Fotogramas, têxteis e pinturas murais decorativas ATÉ 25 ABR GALERIA FILOMENA SOARES TER A SÁB: 10H -20H

JAIME PAULA PRATES DE LA JARA PREGAS, FISSURAS E MUNDOS PARALELOS

GALERIA JOÃO ESTEVES DE OLIVEIRA SEG: 15H -19H30, TER A SÁB: 11H -19H30

Escultura ATÉ MAI

GALERIA RATTON SEG A SEX: 10H -13H/15H -19H30

Uma seleção de José Meco ATÉ 30 ABR GIVLOWE TER A SÁB:10H -8H

GALERIA GIEFARTE SEG A SEX: 11H -14H/15H -20H

CONSERVA RUEFFA – NEW YORK MEETS LISBON

JORGE SANTOS CASA DE VIDRO ATÉ 14 ABR

JOSÉ AUGUSTO CASTRO ANOTHER DOMESTIC DAY... Desenho ATÉ 18 ABR

MUDE – MUSEU DO DESIGN E DA MODA . COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO TER A DOM: 10H -18H

COMO SE PRONUNCIA DESIGN EM PORTUGUÊS? 1980-2014 ATÉ 31 MAI

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO SEG A SEX: 10H -18H

PRESENÇA E AUSÊNCIA

Performance e documentação ATÉ 30 ABR MUSEU BORDALO PINHEIRO TER A DOM: 10H -18H

AZULEJOS RAT- VIVINHA TON 1987-2015 AAS SALTAR! VARINAS NA OBRA DE

THE SKIN

ATÉ 16 MAI

MIGUEL JUSTINO | CONTEMPORARY ART

RUEFFA

Pintura, escultura, projeções audiovisuais ATÉ 10 ABR

BORDALO E AS NOVAS SARDINHAS DE BORDALO Cerâmica Desenho, pintura ATÉ 21 JUN

BORDALO À MESA ATÉ 18 MAI/16

MUSEU DA ELETRICIDADE TER A DOM: 10H -18H

LOBO ARTE CONTEM- CARLOS THROUGH THE PALE DAWN JOÃO MARÇAL PORÂNEA QUARTO GALERIA GRAÇA BRANDÃO TER A SÁB: 12H -20H

ATÉ 2 MAI

HOTEL NOVOTEL LISBOA

Coletiva ATÉ 31 MAI

Fotografia ATÉ 26 ABR


A R T E S C O N T I N UA M TORREÃO POENTE DO TERREIRO DO PAÇO ATÉ 12 DE MAIO TERREIRO DO PAÇO

FRANCISCO DE GOYA Y LUCIENTES CAPRICHOS DE GOYA

Até maio, o Torreão Poente do Terreiro do Paço recebe 80 gravuras da coleção Caprichos (1797-1799) do pintor e gravador espanhol Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828). Apesar de ter sido pintor oficial da corte de Carlos IV de Espanha, Goya foi também um crítico feroz à sociedade em que viveu. Nestas 80 obras, o fundador do movimento Romântico e percursor do Impressionismo censura os vícios humanos e as instituições políticas, denuncia injustiças sociais e satiriza comportamentos da sociedade, sobretudo das classes da nobreza e do clero. Os trabalhos que agora se apresentam são provenientes do Museo Casa Palacio, em Cuenca, Espanha. ARV

31

JOSÉ MANUEL BALLESTER ALLUMAR

Fotografia ATÉ 26 ABR

ALEXANDRE CONEFREY

THE PIT: DOIS ABISMOS UM POÇO FITANDO O CÉU Gravura ATÉ 5 ABR

MUSEU DA FARMÁCIA SEG A SEX: 10H -18H

ARTE E CIÊNCIA EM LUÍS DOURDIL Pintura ATÉ 14 NOV

MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA TER A DOM: 10H -13H/14H -18H

PAVILHÃO BRANCO

JORGE QUEIROZ TRABALHOS RECENTES Pintura ATÉ 31 MAI

Pavilhão Preto

VARINAS DE LISBOA

MEMÓRIAS DA CIDADE Pintura, desenho ATÉ MAI

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

O BELO VERMELHO

DESENHOS A SANGUÍNEA (SÉCULOS XVI-XVIII) ATÉ 28 JUN

AZUL SOBRE OURO

O TETO DE PORCELANAS DO PALÁCIO DE SANTOS ATÉ 3 MAI


32

A R T E S C O N T I N UA M

Obra Convidada

ROSSO FIORENTINO

Baco, Vénus e Cupido. Musée Internationel d’Histoire et d’Art ATÉ 10 MAI

MUSEU DO ORIENTE TER A DOM: 10H -18H, SEX: 10H -22H

THE DANCE OF THE PEACOCK

Joias e objetos de culto da Índia tribal, de Tereza Seabra 16 ABR A 14 JUN

FMR. A COLE- JÓIAS ÇÃO DE FRANCO DA CARREIRA MARIA RICCI DA ÍNDIA ATÉ 12 ABR

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

Peças de ouro e prata ATÉ 26 ABR

OBJETISMO GALERIA TER A SÁB: 11H -19H

10 ANOS DEPOIS: #4 MIGUEL OBJETOS DE OU- PALMA FRÁGEIS SENTIDOS TROS LUGARES DOAÇÃO FRANCISCO CAPELO ATÉ JUN

Desenho, cerâmica ATÉ 25 ABR

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS TER A DOM: 10H -18H

OS ARQUITECTOS SÃO POETAS TAMBÉM COTTINELLI TELMO 1897-1948 Bibliográfica ATÉ 6 ABR

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA SEG A DOM: 10H -18H

ANA FONSECA EXÓTICO EUROPEU

PURA CAL TER A SÁB: 11H -20H, DOM: 12H -17H

CAROLINA MAROSTICA

UNIVERSO ORGÂNICO Pintura ATÉ 26 ABR

SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

Sala Galeria Carlos Paredes

MARÍA VERONÍCA RAMÍREZ

PANTEÃO NACIONAL

MONSTRAS E MONSTRINHAS

A VIAGEM E O PATRIMÓNIO

JOSÉ MANUEL XAVIER

ATÉ 30 ABR

ALMEIDA GARRETT ATÉ 19 ABR

Desenho, pintura ATÉ 13 ABR

LIVRO – FILME ATÉ 13 ABR

Publicidade


ARTES

C O N T I N UA M / F E I R AS / F E S T I VA I S / C O N F E R Ê N C I AS

SOFITEL LISBON LIBERDADE SEG A DOM: 10H -20H

TIBO

FUKUSHIMA - TERRES PERDUES Fotografia ATÉ 30 ABR

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

ALEXANDRE FARTO AKA VHILS Arte urbana ATÉ 31 JUL

O NACIONAL ESTÁ A ARDER! O INCÊNDIO DE 1964 E O FIM DE UMA ÉPOCA Bibliográfica, documental ATÉ 31 JUL

TEATRO TABORDA SEG A DOM: 15H -00H

SÉRGIO CONDEÇO

O RAPAZ DA BICICLETA + 10 AMIGOS Ilustração ATÉ 5 ABR

CARLOS J. PESSOA

O LADO DE DENTRO DA GARAGEM Objetos ATÉ 15 ABR

TORRE DE BELÉM

A MAGNÍFICA E FORMOSA TORRE

Exposição de mupis no âmbito das comemorações dos 500 anos da Torre de Belém ATÉ 15 JUL TORREÃO POENTE DO TERREIRO DO PAÇO SEG A DOM: 10H -19H

FRANCISCO DE

GOYA Y LUCIENTES

CAPRICHOS DE GOYA Gravura ATÉ 12 MAI

VERA CORTÊS ART AGENCY TER A SEX: 11H -19H, SÁB: 15H -20H

ANDRÉ ROMÃO RESTLESS ATÉ 2 MAI

ANNA FRANCESCHINI

BEFORE THEY BREAK, BEFORE THEY DIE, THEY FLY! ATÉ 2 MAI

VERSO BRANCO GALERIA

ANA CARINA MARTINEZ

E O RESTO É PAISAGEM Fotografia ATÉ 30 ABR

ZARATAN | ARTE CONTEMPORÂNEA QUI: 19H -22H, SEX A DOM: 16H -20H

SARA & ANDRÉ PEQUENO MUSEU DA RUA DE SÃO BENTO E ARREDORES ATÉ 12 ABR

F E I R AS CORDOARIA NACIONAL 12 ABR: 12H -20H, 13 A 16 ABR: 16H -22H, 17, 18 ABR: 16H -23H

FEIRA DE ARTE E ANTIGUIDADES 11 A 18 ABR

F E S T I VA I S BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

ANICOMICS LISBOA Banda Desenhada e Cultura POP 11, 12 ABR: 10H -20H

DNA LISBOA

C O N F E R Ê N C I AS / C O N V E R SAS

O DISCURSO NÃO É NEUTRO E O LUGAR DO DISCURSO TAMBÉM NÃO

Conversa com os artistas participantes da exposição BUM#2

Andreia Santana, Alexandre Tavares, David Gonçalves, Maria Sassetti, Mariana Malta e Rita Ruivo 13 ABR: 15H

TEMAS/CAPAS

Conversa Corpo-memória (tema da BUM#2)

MUDE – MUSEU DO DESIGN E DA MODA . COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO

Conversa Design e Editorial

Ciclos de conversas

Arquitectura em VHS. Lisboa, Anos 1980: Os simpósios do pósmodernismo

13 ABR: 17H

14 ABR: 17H

ROSA LISBOA GALLERY

10 ABR: 10H

S. M. L. XL – 20 anos – Revisited

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

M | Medium

Arquitectura vista por arquitectos 23 ABR: 18H

BIBLIOTECA DA ORDEM DOS ARQUITECTOS

O que é feito do star system da arquitectura? 28 ABR: 18H

AGENTES BIBLIOTECA DA ORDEM DOS ARQUITECTOS

Novos editores – as novas bases do discurso 21 ABR: 10H30

REPENSAR MUSEUS Ciclos de conversas sobre Museologia MUSEU BORDALLO PINHEIRO

Curadoria e Linguagem

Ciclo de debates sobre Arquitetura 23 ABR: 18H30

CURSOS / WO R KS H O P S 22ATELIER

Curso de Fotografia 8 ABR A 27 MAI: 19H30-22H30 Info: 968 538 258 mail@22atelier.org

Workshop de Colagem Autobiográfica TER: 18H30-20H30, SÁB: 14H -16H Info: 919904885 mail@22atelier.org

Atelier Folha de Ouro 12 ABR

Atelier  Encáutica 26 ABR IA

8 ABR: 18H

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Conservação e Restauro 16 ABR: 18H

ACADEMIA DE ARTES E TECNOLOGIAS

Desenhar&Pintar Lx, Fotografar Lx, Cerâmica

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA

Info: 922 025 297 VÁRIOS HORÁRIOS IA

30 ABR: 18H

ANJODESIGN - DESIGN E RESTAURO

Programação

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Distância Crítica

Conferência internacional de arquitetura no âmbito da Trienal de Lisboa Por Bijoy Jain, do Studio Mumbai, e Pedro Bandeira 14 ABR: 19H

Workshops de Fotografia IA

APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Ateliê de Máscaras, Trabalhar o Papel / Plástico IA

33


34

A R T E S C U R S O S / WO R KS H O P S ARTE ILIMITADA

ATELIÊ MELÍCIO

Com Armanda Duarte 7 A 28 ABR: 18H30-20H30

QUI, SEX Info: 967 521 886

Workshop de Desenho de Modelo

Cursos de Aguarela, Pintura e Escultura

IA

CAULINO CERAMICS

Ateliê de cerâmica

SEG A SEX: 11H -21H IA CENTRO DE RECREIO POPULAR DO BAIRRO

ATELIÊ SANTA RUFINA

Curso de Pintura

SEG: 14H30-16H30 IA

SÁB: 11H -13H Info: 934 188 287

CERÂMICA BAIRRO ALTO

ARTE PEL’ARTE

ATELIER DO PAÇO

ARTLIER

Pintura Decorativa Curso de Pintura e Desenho

SEG, QUI: 16H -18H OU 18H30-20H30 ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃO DA REGIÃO DE LISBOA

Cerâmica, desenho e pintura, restauro de loiça e móveis e talha

VÁRIOS HORÁRIOS IA ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

Aulas de pintura

SÁB: 10H -13H OU 15H -18H ATELIÊ DE ARTE E ARTE PSICOTERAPIA

Aulas de pintura terapêutica e sessões de arte-psicoterapia

Workshop de Mosaicos

Livros de artista SÁB: 14H -16H

Desenho iniciação

QUA: 18H30-21H IA cursolisboa@gmail.com 962457850 ATELIER DE SÃO BENTO

Cursos de desenho, pintura, gravura e história de arte VÁRIOS HORÁRIOS

ATELIERS DE ALFAMA

Workshop de Técnicas Criativas e Relaxamento pela Arte SÁB: 11H -14H

Workshop de Desenho Artístico QUI: 19H -22H MP / IA

VÁRIOS HORÁRIOS Info: 918 207 671

ricardo.andrade@ncreatures. com

ATELIÊ DE CERÂMICA CHAMOTE FINO

CÁ – ATELIÊ DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

Cursos de Cerâmica, Pintura sobre Azulejo SEG A SEX: 14H -17H, 18H -21H, SÁB: 10H -13H Info: 969 578 860 ATELIÊ | GALERIA SGRILO

Pintura e Desenho

SEG: 14H -16H30, QUA: 10H -12H, QUI: 10H -12H Info: 931 638 159 IA

Workshops de pintura, cerâmica, pintura em azulejo IA CASA ESTRELA DO MAR

Oficinas de Libertação Artística para Adultos QUI: 19H -20H30

Workshops Temáticos de Fotografia Com João Caseiro SÁB: 14H -18H

SEG A DOM: 15H -23H

Curso de Cerâmica, Porcelana, Esmalte e recriação de bijuteria VÁRIOS HORÁRIOS CLUBE ESTEFÂNIA

Traço e Pintura de Azulejos e Modelação de Barro TER: 14H15-16H45  Info: 919 981 288

CONTRAPROVA ATELIER DE GRAVURA

Técnicas de gravura Formação contínua TER, QUI: 19H -22H IA EDAK - ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Pintura e Desenho SÁB: 11H30

EL CORTE INGLÉS

Oficina Poeiras 10, 24 ABR: 11H ESPAÇO 62

Desenho de Modelo

Orientação por Catarina Silva VÁRIOS HORÁRIOS IA catrinasilva@gmail.com / 965 424 279 ATELIÊ MF

Workshop de Desenho e Pintura para Azulejos TER, QUI: 10H30-12H, 18H30-20H Info: 912 576 393

CASA-MUSEU ANASTÁCIO GONÇALVES

Xilogravura Japonesa – Mokuhanga

Info: 917 540 178

GALERIA REVERSO

O Prazer de Fazer, a Jóia ao Alcance da Mão Cursos práticos de joalharia Info: 919 809 131

IMAGERIE – CASA DE IMAGENS

Workshop de fotografia estenopeica 12 ABR: 10H -14H

Workshop de fotografia estenopeica + revelação 12, 19 ABR: 10H30-13H30 INSTITUTO DE ARTES E OFÍCIOS

Oficinas de mobiliário, pintura, escultura e talha IA INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE

Curso de Pintura

Com Prof. Carlos Franco SÁB: 10H -13H IA INSTITUTO PORTUGU ÊS DE FOTOGRAFIA

FUNDAÇÃO ARPAD SZENES-VIEIRA DA SILVA

Workshop de Fotografia Noturna

6 ABR: 10H, 19H30

Workshop de Desenho /Pintura “Imagem/ Objeto”

7 ABR: 19H30

GALERIA 36

JARDIM DA ESTRELA

11, 12, 18, 19 ABR: 10H30-13H

Curso de Pintura

SEG A SEX: 14H -16H IA GALERIA DIFERENÇA

Cursos de Gravura

VÁRIOS HORÁRIOS

Cursos de Desenho

CASA DE TRÁS-OSMONTES E ALTO DOURO

Sessões de Modelo Vivo

SEX: 18H30-20H

Curso de pintura em azulejo e faiança

SÁB: 11H -13H

Curso de desenho

Curso prático com Aida Nunes 20, 27 ABR, 4, 11 MAI: 18H30-20H30

HORÁRIO A COMBINAR

Cursos de Desenho/ Pintura, Iniciação à Gravura

Workshop Composição

19 ABR: 10H30-13H30 MP

QUA: 17H30-19H30

Escola de Belas Artes

TER: 18H -19H30 Info: 968506535

ATELIER DE JOALHARIA

Iniciação e aprendizagem das técnicas e métodos da joalharia

GALERIA PEDRO SERRENHO

GALERIA OPUS 14

Workshop Marmoreado

Workshop de Técnica Fotográfica 14 ABR: 10H, 19H30 

Desenho e Instalação - diálogo em espaço público

Workshop com Francisco Pinheiro 28 ABR A 19 MAI TER: 14H30-16H30 JUNTA DE FREGUESIA DA ESTRELA

Centro Comunitário da Madragoa

112º Encontro do Grupo dos Origamigos de Lisboa Arte Milenar de dobragem de papel 11 ABR: 15H -19H EG / PG Info: origamigos.lx@sapo.pt, 936 258 619


ARTES

C U R S O S / WO R KS H O P S

35 LEAP CENTER - ESPAÇO AMOREIRAS

Encadernação Japonesa

Com Xana Sousa 7, 8 ABR: 18H30-20H

Origami para a Primavera

Workshop de fotografias em Cianotipia

MAPA – ESPAÇO CRIATIVO

Curso de Desenho e Pintura Com Teodora Boneva QUA: 14H MART

Mini Curso de Tintas de Água

TER: 10H30-13H OU 20H30- 22H30

A exaltação do corpo

Entre 11 e 18 de abril, a Cordoaria Nacional recebe mais uma edição da Feira de Artes e Antiguidades de Lisboa, promovida pela Associação Portuguesa de Antiquários. Este ano, aquele que é o mais importante certame de Arte e Antiguidades a nível nacional, reúne 17 expositores associados, entre antiquários e galerias de arte e design. Com o objetivo de promover as melhores antiguidades do país junto ao mercado internacional, os negociantes mostram as suas peças, que vão desde mobiliário a tapeçaria, passando por escultura, artes decorativas, pintura, entre outras. ARV

Origami – Envelopes e Cartas Com Constança Arouca 22 ABR: 15H -17H

N ÚCLEO DE ARTE FOTOGRÁFICA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

4ª Aberta – Laboratório Analógico aberto ao público QUA: 20H -00H IA Info: naf.ist@gmail.com

MESTRES DO REGUEIRÃO / ARTA

POLO DA PENA DA JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

SEG: 19H -21H

Memórias em álbum

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

PONTO DE LUZ ATELIER

Ateliê de modelação de barro e ateliê de pintura de azulejo MP

FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES DE LISBOA

Workshop com Constança Arouca 18 ABR: 10H -12H

Aulas de Modelo  QUI: 11H -13H

Introdução à cerâmica

CORDOARIA NACIONAL 11 A 18 DE ABRIL AVENIDA DA ÍNDIA

Workshop Com Leonor Rebelo de Andrade 18 ABR: 10H -13H

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Oficina de tecelagem manual e tapeçaria QUA: 13H30-17H30 Info: 964 088 200 MP

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Workshop de Desenho no Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Diário Gráfico 11, 18 ABR, 2, 9, 16 MAI : 10H30-13H MUSEU DO ORIENTE

Sábados Gráficos 11 ABR, 9 MAI: 10H -13H/14H -18H

QUI: 10H -12H

Desenho e gravura Por José Faria

Desenho de Figura Humana, Técnicas de Calcografia e Gravura em Metal pontodeluz21@hotmail.com IA

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Curso de Iniciação à Fotografia

Com Luís Rocha e Tânia Araújo IA

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS-ARTES

Ateliê Livre de Pintura SEG: 14H15-22H30, TER: 14H15-16H30

Oficina de Apoio em Pintura

QUI: 14H15-18H15

Kirigami

Workshop com Christina Arouca 11 ABR: 10H -12H

Alinhavos para bordar: Sashiko Circular Workshop com Susana Domingues 11 ABR: 10H -12H

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91


36

CI Ê N CI AS

MUSEU DO ORIENTE ATÉ 31 DE MAIO AVENIDA BRASÍLIA, DOCA DE ALCÂNTARA / 213 585 200 / WWW.MUSEUDOORIENTE.PT

INFINISTERRA Dois arquitetos passaram cinco meses na Ásia e trouxeram na bagagem milhares de fotografias, centenas de horas de filme, vários registos áudio e muitas entrevistas. Esta exposição nasce de uma viagem de pesquisa que atravessou seis países: Rússia, Mongólia, China, Nepal, Índia e Sri Lanka. A arquitetura, ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

Visitas Guiadas GO / MP

ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA - APCC

Curso de Iniciação à Astronomia e Ateliê de Microfoguetes IA

BIBLIOTECA DE BELÉM

CICLO DE TERTÚLIAS Mulheres no Estado

Novo e no Pós 25 de Abril

Por Irene Pimentel e Manuela Tavares. Moderação de Maria Antónia Palla. 17 ABR: 17H30 EG

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

Oficina de Chá

Por Miguel Boieiro. 13 ABR, 11 MAI: 16H

Oficina Prática de Filosofia 16 ABR: 16H30 EG / MP

fotografia e instalação foram os instrumentos utilizados para elaborar uma interpretação crítica da jornada ao Oriente partindo de material completamente original. Desvendam-se lugares únicos, uns místicos, outros decadentes, e realidades desconhecidas para a maioria das pessoas. Cristina Engrácia BIBLIOTECA CAMÕES

É Quem quer Ser?

Oficina por Sara Martins. 11 ABR: 14H -17H coach.saramartins@gmail.com BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Pais em Roda

Pais e mães partilham experiências e dúvidas. 18 ABR: 15H EG Info: 969 105 690

A Presença Judaica em Portugal

Colóquio por Esther Mucznick, Pedro Alves e António Bento. 28, 29 ABR: 14H30 EG vidaculturaarte@gmail.com

CENTRO DE CULTURA E INTERVENÇÃO FEMINISTA

Feminismos e Literatura Infantil no Estado Espanhol: Um Olhar da História Literária e a História da Educação Palestra por Montserrat Pena. 22 ABR: 18H30 CHAPITÔ

Madrugada 25 de Abril Exposição. 13 A 30 ABR: 22H EG


C I Ê N C I AS CIUL - CENTRO DE INFORMAÇÃO URBANA DE LISBOA

III ENCONTRO DE URBANISMO - REINVENTAR A CIDADE, TRANSFORMAR LISBOA Participação e Co-Criação para Reencontrar a Cidade 16 ABR: 18H -20H EG

EL CORTE INGLÉS

História de Lisboa

Curso por José Sarmento de Matos. 28, 30 ABR, 5, 7, 12, 14, 19 21 MAI: 15H30 Inscrições abertas até 14 abr EG

Egiptologia

Curso por Luís Manuel Araújo. 30 ABR, 7, 14, 21, 28 MAI, 4 JUN: 19H Inscrições abertas até 16 abr EG

37 JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Descobrimentos Portugueses Visita guiada temática.

Visitas Guiadas ao Jardim Botânico Tropical

Em português e inglês. Info: 933 756 154 (CERCiência) MP

MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

Exposição Permanente do Museu da Água TER A SÁB: 10H -12H30, 13H30-17H30

MUSEU DO COMBATENTE E FORTE DO BOM SUCESSO

A Trincheira

Exposição e workshop de construção de trincheiras.

A Grande Guerra ao Vivo - Evocando a Paz

CICLO DE CONFERÊNCIAS NO FEMININO

Exposição.

Por Lucy Niemeyer. 7 ABR: 19H

Exposição.

Estética e Significação das Coisas do Mundo

Há ou Não uma Visão Feminina da Sociedade? Por Helena Sacadura Cabral. 21 ABR: 19H EG / IA

200 Anos de Armas Regulamentares em Portugal História da Aviação do Século XX Exposição.

História do Soldado Português no Século XX

CICLO DE CONFERÊNCIAS E DEBATES - PENSAR PORTUGAL

Exposição. TODOS OS DIAS: 10H -17H

Por José Navarro Andrade. 17 ABR: 19H

MUSEU GEOLÓGICO DE PORTUGAL/LNEG

Terra Firme

Workshops MP

relacoespublicas@elcorteingles. pt

100 Milhões de Anos da História de Lisboa

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Portugal Antes do Homem

EG / IA

O Canto das Aves

Visita Jardim por João E. Rabaça. 18 ABR: 9H30

Porque Caem as Folhas

As (Primeiras) 27 Maravilhas do Museu Geológico

Oficina de Diário Gráfico por Mário Linhares. 18 ABR: 10H30

SEG A SÁB: 10H -18H

O Jardim como Síntese da Paisagem

Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos

Visita Jardim. 18 ABR: 17H

Speaking for Science Workshop por Malcolm Love. 27 ABR: 10H

MUSEU DE LISBOA - CASA DOS BICOS

SEG A SÁB: 10H -18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30) Info: 217 513 215 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) EG

EL CORTE INGLÉS 30 DE ABRIL, 7, 14, 21, 28 DE MAIO, 4 DE JUNHO AV. ANTÓNIO AUGUSTO DE AGUIAR, 31 / 213 711 700 WWW.ELCORTEINGLES.PT

CURSO DE EGIPTOLOGIA Com uma longa história de três mil anos, o Egipto conheceu momentos de grande esplendor cultural e civilizacional. Luís Manuel Araújo, egiptólogo e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dá a conhecer os aspetos essenciais desta civilização salientando a importância da sua geografia e sublinhando as características da literatura, da religião e da arte. Constituído por seis sessões de 90 minutos cada, o curso é gratuito e as inscrições estão abertas até ao próximo dia 16. CE


38

C I Ê N C I AS MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA

O Tempo Resgatado ao Mar

Visitas guiadas à exposição por Isabel Leal. 12 ABR: 11H EG

O Tempo Resgatado ao Mar

Mero, o Senhor das Pedras Exposição.

Memórias da Politécnica - Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura Exposição.

Religiões da Lusitânia Loquuntur Saxa

A Aventura da Terra - Um Planeta em Evolução

Tesouros da Arqueologia Portuguesa

Minerais: Identificar e Classificar

Antiguidades Egípcias

Joias da Terra - O Minério da Panasqueira

Exposição.

Exposição.

Exposição.

Exposição. TER A DOM: 10H -18H

1 MÊS /1 PEÇA

Alabastro de Nothingham: Crucificação de Cristo, Século XV d.C. Por Carla Varela Gomes. 11 ABR: 15H EG

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

10 Anos Depois: Objetos de Outros Lugares. Doação Francisco Capelo Exposição.

Artes de Pesca: Pescadores, Normas, Objetos Instáveis Exposição.

O Museu, Muitas Coisas Exposição. TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

O Fascinante Mundo das Aranhas e dos Escorpiões

Exposição. ATÉ 5 ABR TER A SEX: 10H -17H, SÁB, DOM: 11H -18H

Borboletário E / MP

Francisco Arruda Furtado, Discípulo de Darwin Exposição.

Exposição.

Exposição.

Exposição.

4 x Vida na Terra Exposição.

Coleções de Naturalista Exposição.

Allosaurus - Um Dinossáurio, Dois Continentes?

Exposição. TER A SEX: 10H -17H, SÁB, DOM: 11H -18H MUSEU DO ORIENTE

The Expert’s Eye: Colin Sheaf Lectures on Chinese Imperial Porcelain and Export

Conferência em inglês por Colin Sheaf. 7 ABR: 16H30-19H EG / MP

Plantas Bíblicas

Workshop por Luís Mendonça Carvalho. 11 ABR: 14H -17H

Castas na Índia; Passado e Presente

Curso por Shiv Kumar Singh e Cláudia Pereira. 11, 18, 25 ABR, 9, 16, 23, 30 MAI, 6, 13 JUN: 10H -13H

Curso de Chá

Por Luís Mendonça Carvalho. 18 ABR: 14H -18H

The Indian Émigrés

Conferência em inglês por Pablo Bartholomew, Ana Paula Fitas e Inês Valle. 18 ABR: 15H EG

Infinisterra Exposição.

ATÉ 31 MAI SEG A QUI: 9H30-18H30, SEX: 10H -22H, SÁB, DOM: 10H -18H

Pescadores de Macau e o Culto de Chu Tai Sin Exposição. ATÉ 19 ABR TER A QUI, SÁB, DOM: 10H -18H, SEX: 10H -22H

OCEANÁRIO DE LISBOA

Almanaque Perpétuo dos Oceanos

Visita guiada para maiores de 65 anos. TODOS OS DIAS: 10H -18H MP

Na Crista da Onda

Workshop para professores sobre o novo mapa “Portugal é Mar”. TODOS OS DIAS: 10H -18H MP

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO CIÊNCIA VIVA

Loucamente

Exposição. ATÉ SET TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

World Biotech Tour

Projeto internacional que dá a conhecer a biotecnologia. 10 A 12 ABR

Explora

Exposição. TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

Dóing - Oficina Aumentada

Oficina, ateliê de costura, estúdio de prototipagem e pista de lançamento de grandes ideias. TER A SEX: 10H -18H, SÁB, DOM, FER: 11H -19H

CICLO DE CONFERÊNCIAS CIÊNCIA VIVA Biologia Evolutiva Por Patrícia Beldade. 30 ABR: 19H30 EG

HÁ QUANTO TEMPO NÃO VAI A UMA AULA DE CIÊNCIA?

Da Beterraba à Camisola Pintada, Lollipops de Fruta, Hortas à Janela Visitas acompanhadas, atividades de laboratório, cozinha e ateliês científicos para maiores de 65 anos. SEX: 10H15, 14H15

PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN

O Céu Visto da Terra

Exposição de astrofotografia de Miguel Claro. ATÉ 10 MAI TER A DOM: 10H -16H30 EG

A Descoberta do Universo

TER A QUI: 11H, 14H30, 16H, SEX: 11H, SÁB: 15H, 16H, DOM: 11H30, 15H, 16H QUARTEL DO CARMO

Dias da Memórias da Revolução

Partilha de histórias, documentos, imagens, objetos ou testemunhos. 24 A 26 ABR memoriasdarevolucao@ memoriasdarevolucao.pt SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

CICLO DE CONFERÊNCIAS A SALVAÇÃO DO MUNDO Por Nuno Artur Silva e convidados.

A Política A Cultura O Público e o Privado Materialidade e a Transcendência O Mundo e a sua Salvação 11 ABR: 15H30 EG

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91


40

CI N E MA

E S T R E I AS

VÁRIOS LOCAIS 23 DE ABRIL A 3 DE MAIO WWW.INDIELISBOA.COM

INDIELISBOA 2015 O melhor do cinema independente está de regresso com a 12ª edição do IndieLisboa. Filmes portugueses e estrangeiros, que não integram os circuitos comerciais, voltam a ter destaque em várias salas lisboetas. A secção Heróis Independentes homenageia, este ano, dois realizadores que têm em comum o fascínio pela juventude: Mia Hansen-Love e Whit Stillman. Ambos E S T R E I AS

CAPITÃO FALCÃO

De João Leitão, com Gonçalo Waddington,  David Chan Cordeiro,  Dinarte de Freitas

CORAÇÕES INQUIETOS

De Saverio Costanzo, com Adam Driver, Alba

Rohrwacher, Roberta Maxwell

Um jovem casal vê a sua vida alterada com a notícia da chegada do primeiro filho. Devido à gravidez, a mãe leva os instintos de proteção ao extremo, criando um conflito constante com o marido que não concorda com a sua atitude.

O CORO

De François Girard, com Josh Lucas, Dustin Hoffman, Kathy Bates Um rapaz órfão é enviado para uma escola interna. Com uma personalidade solitária, este jovem acaba por integrar o

marcam presença no festival para apresentar as suas obras e conversar com o público. De salientar também o filme Beyond Clueless, de Charlie Lyne, integrado na secção Director’s Cut e no IndieJúnior, que aborda os vários problemas da adolescência com sentido de humor. Conversas, ateliês, debates, festas e concertos complementam a programação. Ana Figueiredo coro da escola, onde descobre o enorme talento que tem para a música.

EX MACHINA

De Alex Garland, com Alicia Vikander, Domhnall Gleeson, Oscar Isaac Um jovem é selecionado para participar numa experiência única: relacionar-se com o primeiro robot do mundo criado com inteligência artificial e personificado numa bela jovem.

EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE

De Benoît Delépine, Gustave Kervern, com  Michel Houellebecq, Marius Bertram, Benoît Delépine

Um operador de call-center à beira de um esgotamento foge para as montanhas onde vive uma experiência única.

FAZ-TE HOMEM

De Etan Cohen, com Will Ferrell, Kevin Hart, Alison Brie

Um milionário que tem de cumprir uma pena de prisão por fraude, contrata um homem para o ensinar a sobreviver atrás das grades.


C I N E M A E S T R E I AS

FOXFIRE

De Laurent Cantet, com Ali Liebert, Michelle Nolden, Tamara Hope

Nova Iorque, 1953. Um grupo de raparigas forma uma irmandade de sangue: as Raposas de Fogo. O gangue procura vingança contra a descriminação que os seus elementos sofrem numa sociedade essencialmente masculina e violenta.

A IDADE DE ADALINE

De Lee Toland Krieger, com Blake Lively, Harrison Ford, Michiel Huisman Uma mulher que tem o dom da imortalidade vive na solidão, até ao dia em que conhece um homem pelo qual valerá a pena perder a sua imortalidade.

LOVE IS STRANGE

De Ira Sachs, com John Lithgow, Alfred Molina, Marisa Tomei

Ben e George decidem casar-se em Manhattan ao fim de 39 anos juntos. Quando regressam da lua-de-mel Ben é despedido do trabalho de longa data numa escola católica. Sem dinheiro para sustentar o pequeno apartamento onde vivem restalhes apenas a ajuda de familiares e amigos.

O PAIS DAS MARAVILHAS

De Alice Rohrwacher, com Alba Rohrwacher, Maria Alexandra Lungu, Sam Louwyck

A família de Gelsomina vive segundo as suas próprias regras. Gelsomina tem 12 anos é forte e determinada e trabalha arduamente na produção de mel, que é o sustento da família. Durante o Verão uma série de eventos vão destabilizar a sua vida e nada voltará a ser como era…

NO ESCAPE

De John Erick Dowdle, com Lake Bell, Pierce Brosnan, Owen Wilson

Uma família americana procura

VÁRIOS LOCAIS 15 A 19 DE ABRIL WWW.PANORAMA.ORG.PT

PANORAMA – MOSTRA DO DOCUMENTÁRIO PORTUGUÊS Na 9ª edição do Panorama o cinema de João César Monteiro está em destaque com a exibição de várias das suas obras, onde as barreiras entre documentário, ficção e ensaio se esbatem. O festival assume também uma vertente itinerante, apresentando filmes em locais improváveis como o Museu da Água, o Hospital Júlio de Matos, o Museu de História Natural e da Ciência ou o Museu Geológico. A programação é composta por filmes produzidos entre 2013 e 2015 e há uma tendência para acabar com as secções e fronteiras da mostra. A diferença entre contemporâneo e histórico deixa de existir, possibilitando um diálogo entre os filmes exibidos e reafirmando o festival enquanto espaço de partilha e reflexão sobre o documentário português. AF

41


42

C I N E M A E S T R E I AS sobreviver fora do país, num ambiente onde os estrangeiros são rapidamente executados.

NOITE EM FUGA De Jaume Collet-Serra, com Liam Neeson, Vincent D’Onofrio, Ed Harris

Um ex-assassino da máfia tem de enfrentar o seu antigo chefe para proteger a própria família.

IL RAGAZZO INVISIBILE

De Gabriele Salvatores, com Ludovico Girardello, Valeria Golino, Fabrizio Bentivoglio

Um rapaz de 13 anos descobre que está invisível depois de usar um fato de Halloween.

PELA RAINHA

De John Boorman, com Callum Turner, Caleb Landry Jones, Pat Shortt

Sequela do filme Esperança e Glória (1989). O rapaz de nove anos que viveu os bombardeamentos de Londres em 1943, Bill Rohan, tem agora 18 anos e prepara-se para cumprir dois anos de serviço militar obrigatório ao lado do amigo Percy.

Um avô tem lutar pela custódia da neta que ajudou a criar desde sempre.

PHOENIX

De Russell Crowe, com Jai Courtney, Russell Crowe, Olga Kurylenko

De Christian Petzold, com Nina Hoss, Ronald Zehrfeld, Nina Kunzendorf  Uma sobrevivente que ficou desfigurada num campo de concentração regressa a Berlim para fazer uma reconstrução facial. Após a operação, que lhe altera a fisionomia, esta mulher procura o marido, que possivelmente a denunciou aos nazis. Quando o encontra procura descobrir se ele a entregou ou se a amava.

PRETO OU BRANCO

De Mike Binder, com Kevin Costner, Octavia Spencer, Gillian Jacobs

A PROMESSA DE UMA VIDA

Depois da Batalha de Galípoli, em 1915, um australiano parte para a Turquia em busca dos seus três filhos desaparecidos em combate.

O SAL DA TERRA

De Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado

Um documentário sobre a vida e o trabalho de Sebastião Salgado, fotógrafo que viajou e fotografou todos os continentes, revelando a humanidade, a sua beleza, dor e luta, e as paisagens grandiosas que dignificam o planeta.

SUITE QUE ESTRANHO FRANCESA De Saul Dibb, com Margot CHAMAR-SE Robbie, Michelle Williams, Kristin Scott Thomas FEDERICO De Ettore Scola, com Tommaso Lazotti, Maurizio De Santis e Giacomo Lazotti

Uma jovem francesa e um oficial alemão apaixonam-se durante a ocupação alemã na 2ª Guerra Mundial. Um amor impossível e um desafio para os tempos trágicos que ambos vivem.

Um retrato do cineasta Federico Fellini no 20.º aniversário da sua morte.

veja toda a programação em:

www.leremtodolado.pt

Em abril há palavras à solta. Entre conversas, memórias e livros nascem histórias para contar. Palavras soltas que dão lugar a outras... para ler em todo o lado. 1 a 30 abril 2015

Co-produção


C I N E M A E S T R E I AS / C I C L O S/F E S T I VA I S

43

VÁRIOS LOCAIS ESTREIA NACIONAL A 23 DE ABRIL WWW.CAPITAOFALCAO.COM

CAPITÃO FALCÃO João Leitão apresenta a sua primeira longametragem, Capitão Falcão, um filme que satiriza o Estado Novo e a paranoia anticomunista. O protagonista, Capitão Falcão, e o seu ajudante Puto Perdiz, seguem ordens diretas do ditador Salazar, para combaterem a “ameaça vermelha”. Os heróis utilizam

LA RAÇON DE LA GLOIRE

De Xavier Beauvois, com Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem, Séli Gmach

Dois amigos vivem, com poucos recursos, numa aldeia suíça. Quando a notícia da morte de Charlie Chaplin é anunciada na televisão, os dois homens tomam conhecimento da sua enorme fortuna. Elaboram então um plano para raptar o cadáver do ator de forma a exigirem um resgate à família.

O RAPTO DE MICHEL

HOUELLEBECQ

De Guillaume Nicloux, com  Michel Houellebecq, Mathieu Nicourt, Maxime Lefrançois O escritor Michel Houellebecq é raptado por três criminosos amadores.

TIMBUKTU

De Abderrahmane Sissako, com Ibrahim Ahmed, Abel Jafri, Toulou Kiki  Kidane e a sua família vivem no deserto perto de Timbuktu, uma cidade governada por fundamentalista que aterrorizam a população. A harmonia de Kidane é quebrada quando

os seus superpoderes para erradicar a espécie de barbudos comunistas e travar a ameaça democrática. Gonçalo Wanddington é o herói principal. David Chan Cordeiro, José Pinto, Carla Maciel e Miguel Guilherme são alguns dos nomes que fazem também parte do elenco desta comédia portuguesa. AF acidentalmente mata um homem e as leis dos ocupantes fundamentalistas recaem sobre si.

VELOCIDADE FURIOSA 7

De James Wan, com Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson Em mais um filme da saga Velocidade Furiosa, Dekard Shaw procura vingar-se da morte do irmão.

OS VINGADORES: A ERA DE ULTRON

De Joss Whedon, com Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo

Os Vingadores vão ter de lutar contra o vilão Ultron impedindo-o de cumprir os seus planos terríveis.

CICLOS / F E S T I VA I S

6º FESTIN Festival de Cinema

Itinerante da Língua Portuguesa CINEMA SÃO JORGE 8 A 15 ABR


44

C I N A M E C I C L O S/ F E S T I VA I S / C O N C U R S O S / C U R S O S

INDIELISBOA 12º Festival Internacional de Cinema Independente

VÁRIOS LOCAIS 23 ABR A 3 MAI indielisboa.com

PANORAMA 9ª Mostra de Documentário Português

ENQUADRAMENTOS

Visionamento e análise de filmes em cartaz conduzido por um crítico de cinema. CINEMA CITY CLASSIC ALVALADE 3º SÁB DO M ÊS: 10H INSCRIÇÕES ATÉ À VÉSPERA DA SESSÃO

SHORTCUTZ

Exibição de curta-metragens e debate

VÁRIOS LOCAIS 15 A 19 ABR

O BOM O MAU E O VILÃO TER: 22H

ARTMOVIE

CICLO ROBERTO ROSSELLINI

De Pedro Portugal e Adriana Alcântara ARTILIMITADA 22 ABR: 19H

2 METROS QUADRADOS De Ana Luísa Oliveira e Rui Oliveira

Singin’in the Rain

A CANÇÃO DE LISBOA

The Band Wagon

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS 5 ABR: 16H

The Apartment De Billy Wilder 18 ABR: 21H30

De Stanley Donen e gene Kelly 19 ABR: 15H30

De Vicente Minnelli 19 ABR: 18H30

Guys and Dolls

De Joseph Mankiewicz 19 ABR: 21H30

The Party

De Blake Edwards 20 ABR: 18H30

Dr. Strangelove De Stanley Kubrick 20 ABR: 21H30

I Soliti Ignoti

Workshop de Cinema Documental e de Ficção

2, 3, 12, 27 ABR

Stromboli

4, 9, 10, 26 ABR

De Federico Fellini 24 ABR: 21H30

BASTIDORES – FAZERES QUE NÃO SE VEEM A Noite Americana

Alemanha, Ano Zero

La Ville Louvre

O Amor + A Força e a Razão

To Sang Fotostudio De Johan van der Keuken

Leven met je ogen De Ramón Gieling 27 ABR: 21H30

AR.CO

Amarcord

Roma, Cidade Aberta

De Dino Risi 22 ABR: 21H30

O Pátio das Cantigas

De Michael Powell 20 ABR: 21H30

CURSOS

1, 20 ABR

Paisà – Libertação

Os Sapatos Vermelhos

ATÉ 15 JUN www.doclisboa.org/2015

Curso teórico: História(s) do Cinema 2

De Cottinelli Telmo 26 ABR: 15H30

De Nicholas Philibert 13 ABR: 21H30

filmes

Il Soprasso

Índia

A Canção de Lisboa

De François Truffaut 6 ABR: 21H

DOCLISBOA’15 Inscrições abertas para

De Mario Monicelli 21 ABR: 21H30

5, 13, 25 ABR

CASA DA ACHADA

CONCURSOS

ESPAÇO NIMAS

Viagem em Itália

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO 3 ABR: 21H30

De Cottinelli Telmo

6, 1, 29 ABR

Europa 51

7, 8, 19, 23 ABR

O Medo

14, 15, 24 ABR

16, 17, 28 ABR

18 ABR

A Máquina de Matar Pessoas Más 21, 22 ABR

PR’A RIR

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

The 7 Year Itch De Billy Wilder 18 ABR: 15H30

Some Like it Hot De Billy Wilder 18 ABR: 18H30

De Francisco Ribeiro 26 ABR: 18H30

Recordações da Casa Amarela De João César Monteiro 26 ABR: 21H30

CICLO DE CINEMA MUDO MUSICADO MUSEU DA M ÚSICA

Charlot

Curtas-metragens de 1915 a 1917 15 ABR: 19H

CINE PADARIA - OS FILMES DAS NOSSAS VIDAS PADARIA DO POVO

O Leopardo De Visconti 6 ABR: 21H

10 ABR A 5 JUN

14 ABR A 16 JUN IA

CASA DE TRÁS-OSMONTES E ALTO DOURO

Curso de Documentário IA

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

CICLO A MÚSICA NO CINEMA

As metamorfoses do cinema musical: oito décadas em revisão 7 ABR: 18H -19H45

O filme-ópera e o filme-dança

14 ABR: 18H -19H45 CINECLUBE CINE REACTOR 24I

10º Curso Geral de Cinema

ATÉ 26 JUN www.cursogeraldecinema.com IA

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA

Workshop Intensivo de Cinema Digital 25, 26 ABR


CIN E MA CURSOS

45

CINEMA SÃO JORGE 8 A 5 DE ABRIL AVENIDA DA LIBERDADE, 175 / 213 103 400 / CINEMASAOJOREGE.PT

FESTIN O FESTin chega à 6ª edição com um programa que inclui 82 filmes lusófonos provenientes de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. O festival faz, este ano, uma homenagem a Timor-Leste e celebra também os 50 anos da TV Globo, com uma mostra dedicada à Globo Filmes. A sessão de abertura é marcada pela exibição de O Vendedor de Passados , uma adaptação homónima do escritor angolano José Eduardo Agualusa e realizado por Lula Buarque de Hollanda. Das novidades, destaque para a nova secção FESTin +, com uma programação dirigida ao público sénior. De salientar ainda a exibição de obras direcionadas para os mais novos com a mostra infantil e juvenil Festinha. AF

JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

5 às 6

Oficina de cinema TER: 18H Info: cincoaseis@gmail.com IA

NB ACADEMIA

Curso Intensivo de Representação para Cinema e Televisão IA

RESTART

Realização I

SEG, QUA , SEX: 9H -12H, 20H -23H

Realização II

TER, QUI : 19H -23H

Geral de Audiovisuais

TER, QUI: 9H -13H,14H -18H

Câmara e Iluminação para Audiovisuais TER, QUI: 9H -13H, 19H -23H

Pós-Produção Audiovisual

SEG, QUA , SEX: 9H -12H, 13H -16H, 20H -23H

Produção e Marketing Audiovisual SEG, QUA , SEX: 9H -12H

Interpretação – Cinema e televisão

Animação e Grafismo 2D/3D II TER, QUI: 9H -13H

Escrita para Cinema, Televisão e New Media

SEG, QUA , SEX: 20H -23H IA

TER, QUI: 19H -23H

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

Animação e Grafismo

> Contactos pág 91

TER, QUI: 14H -18H/19H 23H


DA N ÇA

E S P E TÁC U L O S

© José Caldeira

46

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 28 A 30 DE ABRIL ÀS 21H30, 27 DE ABRIL ÀS 15H30 (ESCOLAS) AVENIDA FREI MIGUEL CONTREIRAS, 52 / 2178 438 800 / WWW.TEATROMARIAMATOS.PT

FALL Victor Hugo Pontes, direção e coreografia; Anaísa Lopes, Ângela Diaz Quintela, António Torres, Daniela Cruz, Diogo Almeida, Marco da Silva Ferreira e Valter Fernandes, interpretação. O Maria Matos Teatro Municipal celebra o Dia Mundial da Dança com o coreógrafo Victor Hugo Pontes. Fall, tal como o nome indica, trata sobretudo BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

ESPETÁCULO DE DANÇA

Alunos das classes Avançadas da Escola de Dança Ana Köhler, interpretação. 25 ABR: 20H30 Info: 217 150 738 EG

CASTELO DE SÃO JORGE

SÁBADOS NO CASTELO

SEM CHÃO, SEM FIM

Amélia Bentes, direção e coreografia; Clara Marchana, Fran Martinez, Vitor Gomes, Inês Queirós, João Abreu e Catarina Oliveira, interpretação. 4 ABR: 17H MP

do ato, deliberado ou não, de cair. A partir deste movimento, Victor Hugo Pontes constrói um espetáculo que encontra variadas direções. A par desta obra, apresenta-se também no dia 26, às 11h e 16h30, e nos dias 28 e 29 às 10h, Cair, a última criação deste coreógrafo para o público infantil, desenhada para o mesmo espaço cénico e interpretada por Joana Castro e Valter Fernandes. Cristina Engrácia CENTRO CULTURAL DE BELÉM

BOX NOVA - DISPLACED EPISODES

Margarida Belo Costa, autoria; Margarida Belo Costa, Joana Puntel,

Bruno Duarte, Luís Malaquias e Miguel Ângelo, interpretação. 10 ABR: 21H, 11 ABR: 19H EL CORTE INGLÉS

IVAN, O TERRÍVEL

Ballet Bolshoi de Moscovo. Yuri Grigorovich, coreografia; Sergej


DA N ÇA E S P E TÁC U L O S / AU L AS / C U R S O S / WO R KS H O P S

Prokofiev, música.

19 ABR: 16H Transmissão em direto do Ballet Bolshoi de Moscovo. CULTURGEST

SATÉLITES - UMA BREVE DESORIENTAÇÃO DO OLHAR

21H30, QUI: 11H -13H

CASA DE LAFÕES

Equilíbrios e Flexibilidade

TER: 22H30

Por Joa Gouveia. QUI: 19H30-21H30

Mastro Chinês

Por Jun Han. QUI: 19H30-21H30 ARTA - TABERNA DAS ALMAS

Aulas de Tango

10, 11 ABR: 21H30

Por Miriam Nieli. QUI: 20H30, 22H Info: 917 736 549

TEATRO CAMÕES

ARTE GRAÇA

GISELLE

Companhia Nacional de Bailado. Georges Garcia, coreografia; Adolph Adam, música. 29, 30 ABR, 2, 8, 9 MAI: 21H, 3, 10 MAI: 16H 7 MAI: 15H E

ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO

GISELLE

Companhia Nacional de Bailado. Georges Garcia, coreografia; Adolph Adam, música. 28 ABR: 21H

AU L AS/C U R S O S / WO R KS H O P S ACADEMIA DE DANÇA DANÇARTE

Workshop de Fusão Tribal

11 ABR: 10H -13H, 14H -18H30

Cursos

Ballet, Barra de Chão, Danças de Salão, Sapateado, Sevilhanas, Flamenco, Danças Orientais ALUNOS DE APOLO ESCOLA DE DANÇA

Aulas de Dança Terapia SEX: 19H geral@anapar.pt

ART!ST - ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO E PERFORMANCE

Cursos

Sevilhanas, Flamenco, Ballet, Contemporâneo, Hip-Hop, Kizomba, Bachata, Salsa ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

Zumba

TER, QUI: 20H15

Kizomba

SEX: 20H -22H Info: 916 540 235 ASSOCIAÇÃO SUBUD

Biodanza

QUA: 19H30-21H30, SEX: 19H -21H Info: 965 350 034 B.LEZA

Aulas de Dança DOM: 18H Info: 963 612 816

CASA DA COMARCA DE ARGANIL

Tango Argentino - Aulas e Milonga QUI: 20H30 Info: 964 859 049

Roda de Choro

SEG A QUI: 20H30-22H30

Dança sem Idade ou Baile Fora do Tempo

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

Por Lyncoln Diniz. QUA: 18H30-19H30

C.E .M - CENTRO EM MOVIMENTO

Corpo Performativo Vira Performativo é o Corpo… Por Peter Michael Dietz. 1, 2 ABR: 11H -16H

Por Peter Michael Dietz. 3 A 5, 25, 26 ABR: 11H -14H30

Corpo Dinâmico

Por Peter Michael Dietz. SEG, QUA: 19H30-21H30

Aula de Processo e Propostas

Por Peter Michael Dietz. TER, QUI: 19H30-21H30

AULAS REGULARES Práticas de Criar o Corpo

Por Sofia Neuparth. SEG, QUA: 8H30-10H

Silêncio - Em Dança SEX: 8H30-10H

Transição

SEG A SEX: 10H -11H

Vertical

Por Sofia Neuparth. TER: 18H -19H30 CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Cursos

Aulas de Tango

MP

Acrobacia Aérea

SEG: 11H -13H, 19H3021H30, QUA: 19H30-

Por Dora Vicente. QUI: 10H -11H30 Info: 968 884 787

CENTRO NOESIS

Danças de Salão ARMAZÉM 13

Aulas de Movimento Orgânico

Constant Change of Direction…

Por Alex Campos. 10 A 22 ABR: 11H -16H

DANÇA PARA PELÉS

Por Sérgio do Carmo. QUI: 20H30-21H30, 21H30-22H30

Por Dora Vicente. TER: 10H -11H30

Aulas

Por Dora Vicente. QUA: 20H -21H30 Info: 968 884 787

SEG A SEX: 19H -23H, SÁB: 15H -19H

Aulas de Movimento Sensível

Labocinedoc Laboratório de Vídeo Documentário

Aulas de Tango

Aulas Movimento Orgânico

Kizomba

TER: 19H -20H15, 20H30-21H45 Info: 936 140 727

Aulas de Forró

CASA DA COMARCA DA SERTÃ

Por Miriam Nieli. SEX: 19H, 20H Info: 917 736 549

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Capoeira, Forró, Samba no Pé, Maracatu e Kizomba Info: 917 495 610

Desinibição à Dança Dança com a Idade Aulas para séniores. TER: 15H -16H Info: 919 122 371

Ballet, Barra de Chão, Dança Criativa, Sevilhanas e Tango Argentino pontifice73@gmail.com

Biodanza

QUA: 19H45-21H30 Info: 964 522 219 CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA / TEATRO DA VOZ

Dança Contemporânea para Seniores Por Rafael Alvarez. SEG: 18H30-19H30

Dança para Todos Por Bruno Cochat. QUA: 20H30-22H CHAPITÔ

Festa da Prima Vera Tertúlia dançante. 8 ABR: 18H EG

Encontro de Malabaristas 1ª TER: 19H EG

CURSOS DE FIM DE TARDE Técnicas Circenses

Por Ana Ribeiro e Sâmara Botelho. SEG, QUA: 19H30-21H

Técnicas de Manipulação

Por Tommaso Mortari. TER: 19H -21H

Capoeira

Por Miguel Castel-Branco e Mário Correia. TER, QUI: 19H30-21H

47


48

DA N ÇA AU L AS / C U R S O S / WO R KS H O P S COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Aulas de Dança Clássica Indiana Kathak QUA , SEX: 19H30, QUI: 19H30, SÁB, DOM: 10H30 CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Dançar com Pk

Aulas de dança para doentes de Parkinson e cuidadores por Rafael Alvarez e Leonor Tavares. SÁB: 10H30-12H Info: 939 672 545 EG / MP

DANÇA LIVRE - ESCOLA DE DANÇA

Cursos e Workshops

Ballet Clássico, Contemporâneo, Barra de Chão, Hip-Hop, Danças de Salão, Flamenco, Sevilhanas, Capoeira, Samba Axé e Improvisação em Dança SEG A SEX: 16H -22H30 Info: 916 472 612 DANÇATTITUDE

Dança Oriental

SEX: 18H30, 19H30, 20H30 Info: 924 368 752

DANCE FACTORY STUDIOS

Aulas Regulares, Cursos e Workshops Kizomba Zero, Tango Argentino, Danças de Salão, Salsa, Tarrachinha, Semba, Bachata, Forró, Street Jazz, Ragga DANCE SPOT - ESCOLA DE DANÇA

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais Info: 915 773 155

DE PURA CEPA - ESCUELA DE TANGO

Tango Argentino (Iniciação) TER: 18H15 Info: 967 481 049

EDAK - ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Cursos

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop e Danças Orientais Info: 961 268 279

ESCOLA DE DANÇA PROJETO LATINO

Cursos e Workshops

Roda de Casino, Ritmos Latino-Americanos, Africanas, Sevilhanas, Danças de Salão

Tango Argentino, Danças Orientais e Sapateado

SEG A SEX: PÓS-LABORAL Info: 917 860 556 ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Danças da Dança, Sevilhanas e Flamenco Info: 932 641 429

ESCOLA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Aulas de Fasciaterapia e Movimento Por Dora Vicente. TER: 20H30-22H30 Info: 968 884 787

ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Aulas e Workshops

Ballet, Repertório Clássico, Dança Contemporânea, Barra de Chão, Danças de Caráter, Hip-Hop

ESPASSUS 3G

Dança Escocesa TER: 20H -22H Info: 925 221 843

ESTÚDIO 1 - ACADEMIA LIFECLUB

Aulas de Dança Contemporânea para Maiores 55 anos Por Rafael Alvarez. TER: 17H30-19H30 IA Info: 968 037 924 ESTÚDIO ACCCA

Programa de Movimento Por Marina Nabais. ATÉ 15 JUL SEG, QUA: 19H30-21H marinanabais@gmail.com

Dança Contemporânea Por Sofia Silva. VÁRIOS HORÁRIOS Info: 919 657 249 EVOÉ - ESCOLA DE ACTORES

Curso de Iniciação ao Sapateado Por David Chita. ATÉ JUL TER: 18H30-20H30


DA N ÇA AU L AS / C U R S O S / WO R KS H O P S /C O N V E R SAS

CULTURGEST 10 E 11 DE ABRIL, ÀS 21H30 RUA DO ARCO DO CEGO / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

SATÉLITES UMA BREVE DESORIENTAÇÃO DO OLHAR Sofia Dias e Vítor Roriz, direção artística; Clément Garcia, Raúl Maia, Sofia Dias e Vítor Roriz, interpretação. Sofia Dias e Vítor Roriz regressam aos palcos com um espetáculo que dá continuidade às pesquisas desenvolvidas em criações e colaborações desde

FORUM DANÇA

Ciclo Investigações Coreográficas Por Paula Caspão. 11 ABR: 16H -20H, 12 ABR: 11H -18H

Aulas de Técnica de Dança Contemporânea (Nível Avançado) Por Jácome Filipe. TER, QUI: 10H30-12H

Técnica de Dança Contemporânea (Nível Iniciado e Intermédio) Por Maria Ramos. TER, QUI: 19H30-21H

LUSITANO CLUBE

Samba de Gafieira QUI: 20H -22H30

LX DANCE - ESCOLA DE DANÇA E BAILADO DE LISBOA

Cursos

Ballet, Jazz, Musical, Barra no Chão, Contemporâneo, Flamenco e Sevilhanas PRO.DANÇA - ESCOLA DE DANÇA

Aulas

Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sevilhanas e Flamenco, Dança Oriental, Danças Ciganas, Tango Argentino, Barra no Chão, Kizomba e Samba

GINÁSIO BEIJA-FLOR

Capoeira

SEG, QUA , SEX: 20H30-22H INSTITUTO PORTUGU ÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE

Kizomba, Salsa, Hip-Hop e Dança do Ventre Por Tiago Alexandre. SEG: 19H -22H Info: 913 474 666

S ESPAÇO

Aulas

Dança Oriental e Dança da Terra Info: 924 368 752 STEPS CLUBE

Aulas e Cursos

Tango, Salsa, Kizomba, Forró, Samba, Danças Orientais, Sapateado e Burlesque Info: 914 890 204

2006, ano em que se formou a dupla de bailarinos e coreógrafos. Nesta peça exploram as noções de interdependência e equilíbrio de forças opostas associadas ao conceito de órbita, enquanto imagem para uma ideia coreográfica. O espetáculo é falado em inglês e no dia 10 realiza-se uma conversa com os artistas logo a seguir à representação. CE

TEATRO CINEARTE

Aulas de Tango Milonguero

DOM: 20H -21H30

C O N V E R SAS CULTURGEST

TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Satélites - Uma Breve Desorientação do Olhar

SEG, QUA: 19H -20H30, 20H30-22H, TER, QUI: 20H30-22H Info: 211 536 034

TEATRO CAMÕES

Aulas de Novo Circo

Danças Tradicionais Europeias

SEG: 19H, TER: 20H45 (INICIAÇÃO), SEG: 20H45 (INTERM ÉDIO) balldados@tradballs.pt

Conversa com os artistas após o espetáculo. 10 ABR

Giselle - O que Faz com que um Clássico Seja um Clássico? Curadoria e moderação de Cristina Peres, convidados Ricardo Saló e Joana Manuel. 21 ABR: 18H30

VILLA HELENA

Aulas de Pole Dance Por Carolina Ramos. Info: 969 090 881

VOZES EM CONSERTO ACADEMIA DE CANTO E PERFORMANCE

E EG IA MP

Info: 911 155 558

> Contactos pág 91

Aulas de Dança

ESCOLAS ENTRADA GRATUITA INSCRIÇÕES ABERTAS MARCAÇÃO PRÉVIA

49


50

LIT E R ATU R A

VÁRIOS LOCAIS 10 A 19 ABRIL ASSOCIAÇÃO ABRIL / 966 785 119 / WW.ASSOCIABRIL.BLOGSPOT.COM

LITERATURAS MIL… EM ABRIL Um conjunto de atividades centradas na língua portuguesa constitui um modo diferente de festejar Abril. A literatura nas suas múltiplas formas de expressão: prosa, poesia, linguagem musical, cinematográfica e teatral, é convocada como ato transformador e gerador de pensamento, arte e cultura. Num ponto alto da programação, Lídia Jorge conversa sobre o seu romance obrigatório de 2014, Os Memoráveis , lúcida e corajosa revisitação dos mitos da Revolução dos Cravos, pungente homenagem ao 25 de Abril que

LITERATURAS MIL … EM ABRIL SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

Apresentação do Festival dos Cravos

Momento musical com António Portanet e Carlos Gutkin 10 ABR: 18H30

A Prosa Contemporânea Os Memoráveis de Lídia Jorge Com a presença da autora e de Paula Morão 15 ABR: 18H30

projeta o seu exemplo como motivo de esperança no futuro. Um passeio pela Lisboa de Fernando Pessoa, uma ida ao teatro, o tradicional almoço comemorativo do 25 de Abril, desta vez com receitas mencionadas na obra A Cidade e as Serras de Eça de Queiroz, a exibição do filme Os Maias de João Botelho e um concerto de homenagem a poetas consagrados, musicados por grandes autores, completam as comemorações promovidas pela Associação Abril no âmbito do Festival dos Cravos . Luís Almeida d’Eça

AUDITÓRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES

LARGO DO TEATRO NACAIONAL DE SÃO CARLOS

A voz dos poetas da Lusofonia Com a presença de Carlos Ferreira de Angola, José Luís Opfer Almada de Cabo Verde, Luís Carlos Patraquim de Moçambique, José Fanha de Portugal e Olinda Beja de São Tomé. Moderação e leitura: Maria do Céu Guerra e Fernando Rebelo. 16 ABR: 19H

Os passos de Fernando Pessoa Visita de duas horas guiada por Susana Araújo 18 ABR: 11H

A Poesia Lusófona

A Literatura no Cinema Exibição do filme Os Maias Com a presença do realizador João Botelho e do crítico Lauro António 17 ABR:15H15

A Literatura pelas ruas

TEATRO A BARRACA

A Literatura no teatro

Afonso Henriques Autoria e encenação de Hélder Costa e figurinos de Maria do Céu Guerra 18 ABR: 21H RESTAURANTE: A PARREIRINHA DO RATO

A Gastronomia na Literatura “Um almoço literário”

Comemorativo do 25 de Abril e com ementa do livro de Eça de Queiroz A Cidade e as Serras Leitura de textos alusivos à gastronomia em Eça de Queiroz, Álvaro de Campos, Alexandre O’Neil, Eugénio de Andrade, Miguel Torga e Cecília Meireles, por Helena Peixinho e Fernando Rebelo. 19 ABR: 13H30 ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO

A literatura na música

Cantar palavras de sempre Com a presença de Iolanda Costa, António Fernandes, Chalo Correia, Diogo Esparteiro, Filipe Santo, Manuel Teixeira e Vitor Sarmento 19 ABR: 17H30


L I T E R AT U R A APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Ateliê de Marionetas de Dedo e Animação do Livro e da Leitura IA

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Vem falar das coisas sem partir a loiça

Tertúlias sobre temas polémicos da atualidade num espaço onde as palavras e a música se cruzam. 1ª, 3ª QUA: 19H30 BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

Conversas d’ Orpheu Os ideais da revista Orpheu

51

Mário Dionísio, escritor e outras coisas mais Leitura do conto O corte das raízes por Diana Dionísio 11 ABR: 16H

Livros Livres – Biblioteca de ofertas e trocas

SEG, QUI, SEX: 15H -20H, SÁB, DOM: 11H -18H EG

CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Diálogos entre Literatura e Pintura no Século XIX

Aula sobre os pintores naturalistas e escritores seus contemporâneos, como Eça de Queirós e Cesário Verde.

Por Nova Acrópole 7 ABR: 16H

MP

Orpheu: uma proposta escandalosa

Convívios Poéticos do Círculo Nacional d’Arte e Poesia

Por Hemeroteca Municipal de Lisboa 21 ABR:16H EG

E a língua portuguesa deixará de ser traiçoeira Oficina de língua portuguesa 17 ABR: 14H30 IA

CENTRAL DA BAIXA

Tertúlia QUI: 16H -18H Info: 21 3 973 717

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

Curso de Língua e Cultura Chinesas

SÁB: 9H -11H/11H -13H BIBLIOTECAMUSEU REPÚBLICA E RESISTÊNCIA

Cidade Universitária

Ciclo de poesia Africana

Poesia moçambicana com a apresentação/representação de três gerações de poetas da pérola do Índico: Virgílio de Lemos, Eduardo White e Delmar Maia Gonçalves 7 ABR: 18H30 EG BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

Ruy Cinatti (19151986): Uma Figura Multifacetada

IA

CENTRO DE CULTURA E INTERVENÇÃO FEMINISTA CCIF/UMAR

Feminismos e literatura infantil no Estado Espanhol Sessão com a professora Montserrat Pena 22 ABR: 18H30

COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Aulas de Língua Hindi QUI: 19H15–20H30 Info: 217 576 524 IA

Mostra

George Simenon – mais do que Maigret Mostra ATÉ 18 ABR EG

CASA DA ACHADA - CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

Ciclo a Paleta e o Mundo

Uma hora semanal de leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio com projeção de imagens. SEG: 18H30

ESCREVER ESCREVER

Cursos

Escrita criativa; Escrita de Viagens: uma viagem literária; Escrever para a WEB; Escrever para Teatro; Desformatar através da escrita; Escrever para publicidade IA

ESPAÇO EVOÉ

Curso de Escrita Criativa Com Isabel Costa. TER: 18H30-20H IA

ESPAÇO MOURARIA – INATEL

Oficina de Escrita criativa Ler Mais & Escrever Melhor Com Filipa Melo SEX: 18H30-20H30 IA

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA ASSOCIAÇÃO CULTURAL 

Recital de Poesia Erótica e Satírica Com Manuel Diogo 17 ABR: 18H30

Curso de Escrita e Fotografia de Viagem Com Tiago Salazar

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Instituto Oriental

Curso livre de Língua e Cultura Turca Info: 931 625 424 IA

Esplanada

Terças de Poesia Clandestina

Evento de leituras de poesia com espaço para a participação do público

Pablo Javier Lopez lê textos originais. Pedro Adrega apresenta Eugénio de Andrade 7 ABR: 21H30

Poema para um verso de Shakespeare de Pasolini. Selecção de Poemas de Henri Michaux 14 ABR: 21H30

Nuno Moura lê Nuno Bragança. Húmus de Raúl Brandão 21 ABR: 21H30

Livro do Frio de António Gamoneda + Projecção de Maldoror - Mão Morta 28 ABR: 21H30

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Museu Calouste Gulbenkian

Uma Biblioteca Humanista - Os Objetos procuram aqueles que os amam Exposição de livros TER A DOM: 10H -18H ATÉ 24 MAI

FUNDAÇÃO CIDADE DE LISBOA

Afinal, como é que se escreve?

Oficina de língua portuguesa por Jorge Faria 11 ABR: 14H30-19H IA

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

José Saramago – A Semente e os Frutos Exposição documental e bibliográfica

GRUPO DRAMÁTICO E ESCOLAR “OS COMBATENTES”

Maratona de Poesia

“Liberdade” é o mote para as escolhas dos participantes. Com a presença do ator João Cabral. 26 ABR:16 H INSTITUTO CULTURAL ROMENO

Cursos de Língua Romena

Prof.ª Rodica Adriana Covaci SEG E QUA: 19H -20H30 Prof. Simion Doru Cristea TER E QUI: 19H -20H30 JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

Oficinas Cinco às Seis

Escrita criativa por Filipa Melo SEG: 18H IA

LIVRARIA BULHOSA

CAMPO GRANDE

A Psicologia em Agatha Christie Por Carlos Céu e Silva

O mundo nos romances de Agatha Christie.  Os livros históricos.  O Oriente. 16 ABR: 18H

O crime a partir do: humor; espiritismo. 30 ABR: 18H IA


52

L I T E R AT U R A

​O Príncipe

Leitura encenada a partir do texto de Rui Guilherme Lopes numa parceria com teatromosca. 11 ABR: 16H

Dia Mundial do Livro

Paulo Sanches canta Fernando Pessoa 23 ABR: 18H

Clube de Leitura

Xerazade - A Última Noite

Com a presença da autora Manuela Gonzaga. Moderação: Olga Marques 28 ABR: 18H EG

Abril. As estórias narradas são metáforas de situações vividas antes e depois da Revolução. 24 ABR: 21H EG/IA

MUSEU DE LISBOA – PALÁCIO PIMENTA

Leitura Fácil: o prazer da leitura ao alcance de todos Debate com Andreia Cunha, Miguel Honrado, Ana Ascensão Samuel Rego, Maria Vlachou 23 ABR: 18H30-20H MUSEU DA M ÚSICA

Ciclo Poesia no Museu

AMOREIRAS Clube de Leitura

Ruy Belo por António Feijó

Com a presença doautor Miguel Real. Moderação: Olga Marques 28 ABR: 18H30

MUSEU DO ORIENTE

O Último Europeu

22 ABR: 19H  EG

Caligrafia Japonesa

EG

Workshop Com Osvaldo Neto 15 ABR: 15H -17H

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Encadernação Japonesa

Desvarios do lápis azul Sessão de contos. Visão desapaixonada sobre o 25 de

Com Leonor Rebelo de Andrade 18 ABR: 10H -13H IA

ORIENTA-TE, CENTRO ESTUDOS E WORKSHOPS

Mostras na Livraria

SEG, QUA: 19H –20H30 IA orientate.ifp@gmail.com

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS

Iniciação à Língua Chinesa

PHARMÁCIA DE CULTURA BU ÉDALOUCO

Tertúlia de Poesia

Cada sessão tem um poeta convidado e um poeta celebrado TER: 21H30 PORTUGU ÊS ET CETERA

Cursos de português, língua estrangeira e língua materna Info: 969 056 067

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Clube de Leitores do D. Maria II

Desenvolve a discussão em torno de textos teatrais, estimulando o gosto e o hábito de leitura de peças de teatro. SEX: 17H -19H

Tadeusz Kantor (1915-1990) 7 ABR A 10 MAI

Auditório Armando Guebuza

Tertúlia Maria Lamas Com Alice Vieira 16 ABR: 18H15

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

ILNOVA - Instituto de Línguas Cursos semestrais

Alemão, Árabe, Búlgaro, Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego Moderno, Hebraico

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91


L I T E R AT U R A O S L I V R O S D E A B R I L

ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

53

FRANÇOIS MAURIAC

ALVES REDOL

ROMAIN GARY

VOO NOCTURNO

THÉRÈSE DESQUEYROUX

HORIZONTE CERRADO

AS RAÍZES DO CÉU

RELÓGIO D’ÁGUA

CAVALO DE FERRO

CAMINHO

Antoine de SaintExupéry, escritor e aviador francês, desaparecido em 1944 durante uma missão aérea de reconhecimento ao largo da Córsega, distinguiu-se na aviação como um dos pioneiros nas rotas de correio aéreo no Norte de África e na América do Sul. A sua obra difunde uma moral da ação e do dever fundada na crença sincera na grandeza do Homem. Frequentemente baseada nas suas experiências de voo, tanto físicas como espirituais, exalta os ideais de heroísmo, de camaradagem e de solidariedade. O presente romance descreve, em tom de epopeia, a trágica aventura de um pioneiro do correio aéreo. André Gide destaca, no prefácio, o valor literário e documental da narrativa, duas qualidades que unidas “dão a Voo Nocturno a excepcional importância que é a sua”.

François Mauriac, Prémio Nobel de Literatura 1952, desmascarou, com profunda interioridade psicológica e fina ironia, a hipocrisia e o conformismo dos meios provincianos burgueses. Thérèse Desqueyroux constitui um dos mais fascinantes retratos femininos da literatura do século XX. A heroína, sufocada pelas convenções sociais e pela mesquinhez do meio em que vive, tenta envenenar o marido. Para evitar o escândalo e proteger a sua filha, a família afasta-a da sociedade fechando-a num quarto. Thérèse cai numa prostração tão completa que acaba por impressionar o próprio marido. Mauriac, o “católico que escreve romances”, como se definia, regressaria à personagem de Thérèse em novelas subsequentes pois “…o pecado é o elemento do escritor; as paixões do coração, o pão e o vinho que ele saboreia”.

Horizonte Cerrado (1949) é o primeiro volume da trilogia Port Wine dedicada ao Douro. Os Homens e as Sombras (1951) e Vindima de Sangue (1953) completam a saga trágica sobre todos os aspetos da sociedade duriense no período entre 1907 e 1915, dos finais da monarquia a meados da República. Esta obra monumental termina com o relato verídico do massacre da população vinhateira em Lamego. A trilogia debruça-se sobre a dureza do quotidiano rural de uma família de pequenos viticultores apelidada de “Teimas” por se recusar, apesar das adversidades, a abandonar as suas terras. No centro da ação, uma intensa história de amor e adultério liga o filho da família à cunhada. Ao nível do melhor Redol, esta obra de referência alia, de forma inovadora, qualidade literária e rigor antropológico e etnográfico.

PORTO EDITORA

Romain Gary (19141980) foi o único escritor duplamente galardoado com o Prémio Goncourt: em 1956, com As Raízes do Céu e, em 1975, com Uma Vida à sua Frente, sob o pseudónimo literário de Émile Ajar. No seio da complexa realidade colonial da África Equatorial Francesa dos anos 50, um homem leva a cabo uma campanha para a proteção dos elefantes. O escritor, que se suicidou evocando a futilidade da expressão artística, salientando que da literatura como contribuição para o desenvolvimento do homem “não resta nem sequer a ilusão lírica”, desenvolve uma profunda reflexão sobre a Humanidade. Testemunho de deslumbre pelos esplendores da natureza e de dúvida face à “civilização e aos seus venenos”, esta obra singular explora o tema da contradição irresolúvel de “defender um ideal humano na companhia dos homens”. LAE


M Ú S ICA

E S P E TÁC U L O S

© Mike Ghost

54

TEATRO DO BAIRRO 10 E 11 ABRIL, ÀS 21H RUA LUZ SORIANO, 63 / 213 473 358 / WWW.TEATRODOBAIRRO.ORG

LISBON PSYCH FEST Há uma nova vaga de música psicadélica a preparar-se para invadir Lisboa e aterrar no Teatro do Bairro. Vem aí a primeira edição do Lisbon Psych Fest , um festival indoor que celebra o revivalismo dos anos 60, o rock psicadélico, o spacerock, o post-punk, e outros sub-géneros dentro do movimento psych. O certame decorre dias 10 e 11 de abril, abre com os nacionais Keep

E S P E TÁC U L O S ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

FORRÓ PESADO APRESENTA KABAÇA ROOTS AO VIVO SÁB: 23H

Razors Sharp, mas conta ainda com a participação dos portugueses Dreamweapon e Basset Hounds. Para além de promover bandas nacionais, o festival também pretende trazer à capital boa música alternativa internacional. Ao longo da noite haverá atuações de DJ’s de referência da noite lisboeta. Até dia 7 de abril o passe geral custa 20€, depois passa a 25€. Filipa Santos

B.LEZA

CASA INDEPENDENTE

9 ABR: 22H

3 ABR: 22H

FILIPE SANTO BASÍLICA DOS MÁRTIRES

CONCERTO DA PÁSCOA

Maria Teresa Fonseca, organista 19 ABR: 16H

RITA & O REVÓLVER EXILE + MÃE DELA (DJ SET) MILA DORES FOGO-FOGO  #TUDOERRADO É COCHAISE CLÁUDIA GUERREIRO E DJ’S ALTAMONT 18 ABR: 22H

10 ABR: 22H

24 ABR: 23H

24 ABR: 22H30

17 ABR: 23H


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S CENTRO CULTURAL DE BELÉM

BANKSTERS

Homenagem a Vasco Graça Moura

Ópera de Câmara 3 ABR: 17H, 4 ABR: 21H

ANTÓNIO CHAINHO Cumplicidades 10 ABR: 21H

DEE DEE BRIDGEWATER 12 ABR: 21H

RUI MASSENA 16 ABR: 21H

KÁTIA GUERREIRO 18 ABR: 21H

PAULO FLORES 29 ABR: 21H

Bom Dia Música

ALLIS UBBO ENSEMBLE 5 ABR: 11H

Temporada CCB/ Metropolitana

Orquestra Metropolitana de Lisboa + Coro Sinfónico Lisboa Cantat Concerto de Páscoa 5 ABR: 17H

Há Fado no Cais

HOMENAGEM A ARGENTINA SANTOS 11 ABR: 21H

Escolas de Música

ESCOLA DE MÚSICA NOSSA SENHORA DO CABO – CORO INFANTIL  12 ABR: 17H

Dias da Música em Belém

ORQUESTRA SINFÓNICA METROPOLITANA + ORQUESTRA METROPOLITANA

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 24 A 26 DE ABRIL PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 / WWW.CCB.PT

DIAS DA MÚSICA O Cinema é a grande estrela da edição deste ano d’Os Dias da Música. Sob o mote Luzes, Câmara… Música!, o CCB recebe, de 24 a 26 de abril, uma homenagem à música no Cinema. Durante três dias, a música erudita, o jazz, a música latino-americana e o fado dão vida a grandes temas que se tornaram verdadeiros fenómenos de popularidade da Sétima Arte. Para além dos concertos, haverá oficinas e conferências alusivas ao tema, bem como a visualização de filmes. No dia 24, há uma versão dedicada aos mais pequenos com orquestras sinfónicas, música de câmara e solistas, oficinas e conferências, sempre de jovens para jovens. FS

55


56

M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S FÁBRICA DO BRAÇO DE PRATA

DE LISBOA

CATI FREITAS

24 A 26 ABR

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

25 FADOS

Noite de fados 25 ABR: 21H CHAPITÔ

LEIS NO TANQUE FRANCISCO BRUTO DA COSTA 1 ABR: 22H

Noite Portuguesa

RITA MARRAFA DE CARVALHO 22 ABR: 22H

EG

CINE THEATRO GYMNÁSIO

FADO IN CHIADO SEG A SÁB: 19H Info: 961 717 778

CINEMA SÃO JORGE

SCOTT MATTHEW 20 ABR: 21H30

COLISEU DOS RECREIOS

JOAN BAEZ 1 ABR: 21H30

ROYAL BLOOD 2 ABR: 21H

4 ABR: 22H30

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

17 ABR: 21H30 EG

JOÃO MORTÁGUA QUARTETO Janela

18 ABR: 21H30

HOT CLUBE DE PORTUGAL

EG

MUSEU DA M ÚSICA

4 ABR: 21H

7, 8 ABR: 21H30

Recital de canto e piano com Pedro Cachado (tenor) e José Brandão (piano) 30 ABR: 18H30

maestro

9 ABR: 22H30, 00H

IL POMO D’ORO

IMPRENSA NACIONAL – CASA DA MOEDA

Concerto de Domingo

MÚSICA EM ESTADO PURO

Met Opera Live in HD

9 ABR: 21H30

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

18 ABR: 21H30

KRAFTWERK UNIVERSAL INDIANS + JOE MCPHEE

9 ABR: 21H30

2, 3, 4 ABR: 22H30, 00H

Joana Gama, piano

CULTURGEST

4 ABR: 22H

23 ABR: 22H

18 ABR: 22H

19 ABR: 21H

GALERIA ZÉ DOS BOIS

17 ABR: 22H

TABANKA DJAZ

EXPENSIVE SOUL

1 ABR: 20H

CONCERTO POR UM NOVO FUTURO

28 ABR: 21H

16 ABR: 21H, 17 ABR: 19H

12 ABR: 19H

10 ABR: 21H30

THE SCRIPT

8 ABR: 20H

PENTATONIX 25 Anos de Carreira

ANOUAR BRAHEM QUARTET

MEO ARENA

Com Cuca Roseta, CORO E ORQUESTRA CIAN NUGENT António Manuel Ribeiro, GULBENKIAN Carlos Tavares, José ZARABATANA (YAW Paul McCreesh, maestro Luís Portugal, TEMBÉ, BERNARDO Cid, Luís Represas, Miguel ÁLVARES E CARLOS Ângelo, Pedro Oliveira, ORQUESTRA Tim GODINHO) GULBENKIAN Paul McCreesh, maestro WHITE MAGIC SOLISTAS DA CONCERTO DE SHABAZZ PALACES ABERTURA DO 6º ORQUESTRA GULBENKIAN CICLO DE CONCERTOS DE ÓRGÃO Ozorak, Grandes Intérpretes ALBERT SANZ TRIO Suzanne organista GUSTAV MAHLER + AFONSO PAIS JUNGE NDORCHESHISTÓRIAS DE JAZZ TER À TARDE NO MUSEU Coro Gulbenkian EM PORTUGAL Jonathan Nott, maestro O CORPO É COMO UM RIO RODRIGO AMADO Ciclo de Música Antiga MOTION TRIO + DIVINO SOSPIRO Massimo Mazzeo, RODRIGO PINHEIRO 11 ABR: 19H

9 ABR: 21H

Músicas do Mundo

12 ABR: 12H

SOLISTAS DA METROPOLITANA Recital Barroco 16 ABR: 18H30

LARGO DO CORETO EM CARNIDE

JOANA AMENDOEIRA + CORO ARPICANTARES

CAVALLERIA RUSTICANA, PIETRO MASCAGNI PAGLIACCI, RUGSOUSA GERO LEONCAVALLO TIAGO Do Coro das Vontades 24 ABR: 21H30

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

RECITAL DE ÓPERA 11 ABR: 15H30 EG

MUSICBOX

GAZELLE TWIN 30 ABR: 23H

PALÁCIO FOZ

SOLISTAS DA METROPOLITANA Recital Barroco 10 ABR: 21H30

EG

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

25 ABR: 17H30

a um Piano nas Barricadas 8 ABR: 22H

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

RECITAL DE ÓPERA ROMÂNTICA – CANTO E PIANO 26 ABR: 16H


M Ú S I CA E S P E TÁC U L O S

© Pedro Geraldes

57

LUX FRÁGIL 16 DE ABRIL, ÀS 23H AV. INFANTE D. HENRIQUE, ARMAZÉM A, CAIS DA PEDRA A SANTA APOLÓNIA / 218 820 890 /WWW.LUXFRAGIL.COM

CAPICUA Um ano depois do lançamento de Sereia Louca , Ana Matos, mais conhecida como Capicua, lança o seu terceiro álbum, Medusa . 2014 foi um ano de consagração para a artista, que é reconhecida como um dos maiores talentos da nova música portuguesa. A cantora decidiu celebrar esse sucesso com o lançamento de Medusa , um álbum de remisturas que conta com várias colaborações do mundo do hip-hop SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

e da eletrónica. Nomes como Sam the Kid, DJ Ride, Octa-Push ou Expeão, entre outros. Este trabalho conta ainda com dois temas originais: um com M7, antiga colaboradora de Capicua, e outro, que dá nome ao álbum, com Valete. Para apresentar Medusa , a artista do Porto apresentase dia 16 de abril no Lux. O alinhamento promete ser surpreendente, mas só será desvendado no concerto. FS

MILONGUEIRA DE ARTISTA EM RESIDÊNCIA NO NUNO ARTUR SILVA LISBOA SÃO CARLOS E SÉRGIO GODINHO Joana Carneiro, Isto não é um Recital direção musical de Poesia LA CENERENTOLA, GIOACHINO ROSSIN ESCOLA DE MÚSICA ORQUESTRA TÍPICA CICLO JOAQUÍN DO COLÉGIO MODERNO ACHÚCARRO CICLO EXPLORATÓRIO DE MÚSICA TRADICIONAL 1 ABR: 21H

Concerto Moderno 25 ABR: 16H

27 ABR: 21H30-00H30 TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

10, 17 ABR: 21H, 12, 19 ABR: 16H

30 ABR: 21H

TEATRO DA COMUNA

1 ABR: 20H


58

M Ú S I CA F E S T I VA I S / C U R S O S TEATRO THALIA

SOLISTAS DA METROPOLITANA

Clássicos de Câmara: duas reducões 11 ABR: 21H30

F E S T I VA I S

LISBON PSYCH FEST TEATRO DO BAIRRO

Keep Razors Sharp, Black Market Karma, TheLightShines, Pauw, Tess Parks, Floresta Encantada (DJ) 10 ABR: 21H

The Vacant Lots, Dreamweapon, Desert Mountain Tribe, My Expensive Awareness, Basset Hounds, Nick Allport + A Boy Named Sue (DJ’s) 11 ABR: 21H

CURSOS ACADEMIA DO LUMIAR

Formação instrumental, musical, coral IA

ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

Cursos de Canto, Guitarra, Piano, Violoncelo, Violino, Bateria, Baixo MP

Info: 917 687 025 ARTS2SCIENCE

Formação Musical, Piano, Guitarra Clássica, Guitarra Elétrica, Canto, Violino, Violoncelo, Tecnologias da Música SEG A SÁB: 10H -20H

Workshop de iniciação ao instrumento: violino, violoncelo ou piano IA

ASSOCIAÇÃO GAITADE -FOLES

Oficinas de gaita-defoles MP

Info: 938 118 192 ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS - ART

Aulas de guitarra e piano MP

ATELIER MUSICAL DO AREEIRO

Aulas de acordeão, contrabaixo, flauta transversal, guitarra, piano e violino IA

COMUNIDADE HINDU DE PORTUGAL

Raga Curso de Música Indiana Vários horários Info: 217 57 6 524 | cultura@ comunidadehindu.org IA

TER: 19H -20H30

Aulas de Expressão Vocal SEG: 16H -21H

Aulas de piano, guitarra MP

Voz e Canto

TEATRO D. LUÍS FILIPE

IA / MP

SEG: 21H

TER: 19H -20H30

Aulas de Harpa e Harpa Céltica Com Eva Guerra Também para crianças TER A SEX: 18H -21H Info: 914 071 042 | evaguerra@ gmail.com

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

EG

CENTRO CULTURAL ARTE PURA

IN IMPETUS

Forró, Samba no Pé, Maracatu, Afro Brasil, Percussão, Violão Vários horários Info: 917 495 610 IA

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Verão Clássico – Academia Internacional de Música de Lisboa Masterclasses e Festival de Música de Câmara INSCRIÇÕES ATÉ 15 JUN verão.classico@gmail.com CENTRO INTERCULTURACIDADE

Construção de Instrumentos de Percussão

SEG A SEX: 16H -19H MP

Aulas livres de música MP

IA

QUA: 14H, 15H, 16H, 17H

SOU – MOVIMENTO E ARTE

ESTÚDIO VANDA MELO

Aulas de Piano

TER: 20H45-22H15

Aulas de Música MP

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

Conhecer uma Obra Les nuits d’été de Berlioz, por Rui Vieira Nery

Flauta de Tamborileiro

QUA: 22H

Vários horários

EVA GUERRA

Curso de Adufe

Baile com o Quinteto Luso Baião

IA

QUI: 18H30-20H30

SÁB: 15H30

CASA DA COMARCA DA SERTÃ

QUA: 20H -21H30

Aulas de voz e canto

Info: icampelo58@gmail.com

EG

Aulas de Forró

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

ESPAÇO EVOÉ

CASA DO ALENTEJO

Tardes alentejanas

SAGRADA FAMÍLIA

Canto Tradicional Concertina I

TER: 19H30 Info: balltoques@tradballs.pt VOZES EM CONSERTO

Aulas de canto, piano, guitarra clássica, pianista acompanhador, teoria musical, coro IA

XUVENTUDE DE GALICIA

Aulas de pandeireta SEX: 20H30 IA

17 ABR: 18H

Aulas de Canto

Com a soprano Ângela Silva MP

Info: 213 157 815

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

MUSEU DO FADO

Cursos de guitarra portuguesa, seminário de letristas, seminário de poética de fado, gabinete de ensaios para intérpretes IA

PRIMO CANTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Curso de Canto Info: 966 555 048 S ESPAÇO

Adufe, Canto Tradicional Info: 924 368 752

> Contactos pág 91


ENTREVISTA

60

LUÍS VICENTE

À Espera

de Godot

FREDERICO BERNARDINO

Poucos ousarão pôr em causa Samuel Beckett, um dos maiores autores de teatro do século XX e, provavelmente, menos ainda terão coragem de omitir À Espera de Godot do restrito lote das peças que mudaram a face do teatro. Luís Vicente, ator e encenador, diretor artístico da ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, estreia no Teatro da Trindade uma nova montagem da obra-prima do dramaturgo irlandês, propondo, à luz desta, um olhar incomodado sobre o mundo que vivemos. Apesar da intemporalidade do texto, porquê fazer esta peça agora? O acontecimento determinante foi a falência do Lehman Brothers, em 2008. Isso e tudo aquilo que se foi desencadeando até aqui, nomeadamente a recente falência de um banco como o Espírito Santo, remeteram-me para um conjunto de reflexões de ordem ontológica, social, ética, moral, e até mesmo espiritual… Penso, por exemplo, no meu pai que, sem ter perdido um cêntimo no Espírito Santo, declinou espiritual e fisicamente. Por uma razão: à semelhança de tantos portugueses, aquela que era para ele uma instituição referencial e ímpar de honra e honestidade traíra-o. Como não dissocio o meu trabalho da realidade do mundo, considerei À espera de Godot o texto onde tudo isto se encontra plasmado

como em nenhum outro texto dramático. De que modo? O texto de Beckett é a nossa vida. Vladimir e o Estragon, os dois vagabundos em fase terminal que estão no centro da peça, podem ser qualquer um de nós em alguma parte do mundo. A minha leitura é assumidamente política, sem com isso comprometer um questionamento mais geral. Sobretudo porque me importa olhar aquilo que acontece ao ser humano, ao seu relacionamento consigo mesmo e com os outros, perante acontecimentos geradores de processos de correlação, como são estes que começaram no universo financeiro e se replicaram sobre a sociedade. Beckett nunca quis esclarecer quem é Godot, mas houve quem avançasse ser Deus. Na sua leitura, quem é este personagem-mistério por quem se espera? Godot tem a particularidade de poder representar uma série de coisas mediante a leitura que se faz. Na minha abordagem é objetivamente o dinheiro. Tenho presente as palavras de um prelado que há umas semanas falava do “deus-dinheiro”, um sentido pejorativo para sublinhar o que substituiu a espiritualidade nos dias de hoje. Como é que o público vai alcançar este seu ponto de vista sobre a peça? Utilizando estritamente o texto do Beckett. Está lá tudo. Se bem que, quando foi escri-


Š Francisco Levita

61


62

E N T R E V I S TA LU ÍS V IC E N T E

ta, em 1948, a peça apontava para alguma e a história que a peça conta acaba por ser esperança, fazendo umas folhas despontar aquela que nós lá queremos colocar. numa árvore, fazendo a lua brilhar… Mas A conceção plástica do espetáculo está a nisso, não acredito! Realisticamente, tudo cargo de Jean-Guy Lecat, um grande ceo que tem acontecido no mundo desde a nógrafo que tem a particularidade de ter queda do Muro de Berlim aponta para a trabalhado com Beckett. Essa experiência ausência de esperança verdadeira. A espe- foi relevante na criação do espetáculo? rança é hoje uma ilusão, um engodo para Quando comecei a desenvolver o projecontinuarmos a chafurdar no lodaçal em to, perguntei ao Jean-Guy como é que ele que vivemos. imaginava a reação do Beckett a um olhar Mas o teatro não poderá contribuir para como este sobre a peça. Fiquei a saber que devolver alguma esperança verdadeira? o próprio autor questionava alguns eleEm dezembro passado, na Gulbenkian, mentos, como a existência da árvore ou Charles Esche, um dos mais distintos o pretenso ambiente rural, que não vão curadores mundiais, falava da falência existir no nosso espetáculo. Na verdade, o do conceito de “arte pela arte”. Aos cria- Jean-Guy lembrou-me que o próprio Bedores artísticos, desafiava-os a criarem al- ckett foi reescrevendo a peça ao longo de ternativas e rematava com uma ideia que vários anos, o que me despertou para a partilho: “vivemos tempos assustadores, necessidade de recorrer à dramaturgista precisamos de conceitos Ana Clara Santos, abanassustadores”. No modes- A MINHA LEITURA DA donando assim a versão to papel que me cabe, pen- PEÇA É ASSUMIDAMENtraduzida pelo José Maria so ter alguma coisa a dizer TE POLÍTICA, SEM COM Vieira Mendes. No fundo, por via do teatro. Por isso, ISSO COMPROMETER as conversas com o Jeancom este espetáculo, recu- UM QUESTIONAMENTO -Guy estimularam-me a so vender falsas esperan- ONTOLÓGICO, SOCIAL prosseguir esta perspetiva ças. Que seja este um meu OU ESPIRITUAL. pessoal sobre o texto. “conceito assustador”… Pedro Lima e Pedro LagiRoger Blin, o encenador nha foram os atores escoresponsável pela primeira montagem da lhidos para protagonizarem Estragon e peça em 1953, disse que À espera de Go- Vladimir. O que motivou esta escolha? dot alterava a própria “condição teatral”. Mediante as minhas leituras recorrentes Partilha dessa ideia? da peça, que praticamente me acompanha Absolutamente. Estou muito habituado a diariamente há mais de um ano, considedirigir projetos onde entro como ator, mas rei várias hipóteses. Percebi que um dos neste, devido a todo um trabalho de por- personagens é mais impetuoso e vibrante, menor, é especialmente difícil. Por outro o outro mais calmo e ponderado. Logo, o lado, o conceito de narrativa dramática perfil do ator teria de ter isso em considenão existe aqui. Existem fragmentos nar- ração, nomeadamente a velocidade de elorativos e aquilo que um grande teórico cução. O reconhecimento e a ponderação brasileiro designou como “uma espécie de dessas características levaram-me a escopalimpsesto”, uma camada superficial que lher estes colegas. vamos esgravatando, surgindo uma outra, Acha que o mundo de hoje é mais “absure outra, e ainda mais outra… Podemos di- do” do que À Espera de Godot? zer que isso também acontece em Shakes- A peça é sobre a condição humana, e esta peare, mas aqui há a ausência de narrativa continua a ser absurda. Ver página 63


Este ano a TAP celebra 70 anos. Estamos a organizar uma exposição sobre o design, a identidade e imagem da companhia aérea nacional. Se tem cartazes, objectos ou indumentária da TAP, contacte-nos. A sua colaboração é importante para a realização plena desta exposição. T. 351 218 171 898 / tap70anos.mude@gmail.com


T E ATRO

E S T R E I AS

© Jorge Gonçalves

64

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 10 A 26 DE ABRIL RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 650 / WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

DOCE PÁSSARO DA JUVENTUDE Artistas Unidos. Tennessee Williams, autoria; Jorge Silva Melo, encenação; Maria João Luís, Rúben Gomes, Pedro Carraca, Américo Silva, Nuno Pardal, Isabel Muñoz Cardoso, Catarina Wallenstein, Vânia Rodrigues, Pedro Gabriel Marques, Simon Frankel, Eugeniu Ilco, Tiago Matias, Mia Tomé, Alexandra Pato, Rui Rebelo, Tiago Filipe, Francisco Lobo Faria, André Loubet e Vasco Barroso e a participação de João Vaz, interpretação. Em 1959, no The New York Times, lia-se que Tenessee Williams continuava “possuído por demónios”. Em causa, a peça estreada em março desse ano, Doce Pássaro da Juventude (Sweet Bird of Youth), considerada pelo crítico e dramaturgo Robert Brustein “uma fantasia neurótica privada” sobre o tempo e a E S T R E I AS CINEARTE

VAI VEM

Juan Carlos Agudelo Plata, encenação; Tomás Porto, Helena Rosa, Marina Leonardo e Raul Oliveira, interpretação. Inspirada na migração como

território visual e no teatro físico como ferramenta narrativa, uma peça onde o corpo e o silêncio são protagonistas. 2 A 12 ABR QUI A SÁB: 21H30, DOM: 16H30

AFONSO HENRIQUES

A Barraca. Hélder Costa,

castração. Envelhecida e decadente, a atriz Alexandra Del Lago, a ‘Princesa’, acompanha Chance Wayne, um jovem prostituto com aspirações a ator, à cidade natal deste, no sul dos Estados Unidos. Num domingo de Páscoa, aquele que deveria ser para Wayne o regresso a “um passado feliz que um dia teve lugar” vai ser ensombrado pela violência e destruição. Depois de Gata em Telhado em Zinco Quente, Jorge Silva Melo e os Artistas Unidos continuam a explorar a dramaturgia de um dos mais importantes autores de teatro do século XX. Nesta produção, Maria João Luís e Rúben Gomes representam as “monstruosas”, e tragicamente vulneráveis, personagens centrais que, na encenação original de Elia Kazan, eram interpretadas por Geraldine Page e Paul Newman. Frederico Bernardino

autoria e encenação; Adérito Lopes, João Maria Pinto, Rubén Garcia, Sérgio Moras e 20 alunos do Curso de Artes do Espetáculo (IDS). Hélder Costa relê a saga do primeiro rei de Portugal aos olhos dos portugueses que somos hoje. 25 ABR A 5 JUL QUI A SÁB: 21H30, SÁB, DOM: 16H30

COMUNA

PLAY STRINDBERG

Comuna - Teatro de Pesquisa. A partir de Dança da Morte de August Strindberg. Frederich Dürrenmatt, autoria. João Mota, encenação; Carlos


T E AT R O E S T R E I AS

Paulo, Igor Sampaio e Maria do Céu Guerra, interpretação.

A história da relação entre um capitão de artilharia e uma exatriz que se culpam mutuamente por terem abdicado das suas vidas e das suas ambições em nome do casal, vivendo há 25 anos isolados do mundo. ESTREIA 9 ABR QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H

PORTUGAL NO CU DA EUROPA

Rafael Rodrigues e Beto Valles, autoria; Rafael Rodrigues, encenação; Rúben Ramos, Patricia Brás, João Ferreira, Joana Nogueira, Hugo Leitão, Anabela Costa, Alexandre Lacerda, Sónia Martins, Mário Nunes e Ana Botelho, interpretação; Alexandra Santos, Raquel Nogueira, Jéssica Simões, Fátima Vés, André Nogueira e Filipe Freitas, bailarinos. Um espetáculo de revista à portuguesa. 16 A 19 ABR QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

1969

Crinabel Teatro. Criação coletiva; Marco Paiva, encenação

A partir do conceito de Identidade, uma criação teatral focada nos jogos e labirintos da construção da Identidade enquanto signo individual e coletivo em constante mutação. 16 A 19 ABR QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

GROTESCO

11, 12 ABR SÁB: 21H30, DOM: 18H30 SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

O MEU IRMÃO. THÉO E VINCENT VAN GOGH Judith Perrignon, autoria; Teresa Faria, encenação; Sérgio Praia, intepretação. Celebração da genialidade de Vincent Van Gogh e a profunda relação de afeto com seu irmão Théo, a partir de quem, aliás, a vida e a arte são perspetivadas. 8 A 18 ABR QUA A SÁB: 21H, DOM: 17H30

DOCE PÁSSARO DA JUVENTUDE 10 A 26 ABR QUA A SÁB: 21H, DOM: 17H30

Danado. Mickaël Oliveira e Nuno M Cardoso, criação; Mickaël Oliveira, texto; Albano Jerónimo, Mónica Calle e Raquel Castro, interpretação.

16, 17 ABR: 21H30

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

CINEASTAS EL PASADO ES UN ANIMAL

PEQUENO

João Ascenso, autoria e encenação; Alexandra Sargento e Sofia Nicholson, interpretação.

Nos anos 60 do século XX, duas mulheres encontram-se numa estação de comboios de Lisboa e refletem sobre a sua condição de mulheres num país oprimido. 9 A 26 ABR (EXCETO DIA 18) QUI A DOM: 21H30 TEATRO NACIONAL D. MARIA II

TEATRO TABORDA

GRAÇA

Teatro da Garagem. Carlos J. Pessoa, encenação; Maria João Vicente, dramaturgia; Ana Palma, Beatriz Godinho, Maria João Vicente, Nuno Nolasco e Nuno Pinheiro, interpretação.

A obra e a vida da pintora Graça Morais inspiram a nova criação do Teatro da Garagem. 30 ABR A 3 MAI QUI, SÁB, DOM: 21H30

TRÊS PARÁBOLAS DA POS50 SOMBRAS! A partir de E. L. James. SESSÃO Miguel Dias, adaptação; TEATRO TIVOLI BBVA

Companhia João Garcia Miguel. Francisco Luís Parreira, texto; João Garcia Miguel, encenação; Sara Ribeiro e elenco a definir, interpretação.

António Pires, encenação. Comédia musical inspirada na trilogia soft-porn As Cinquenta Sombras de Grey. ESTREIA 16 ABR QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H30

Peça inspirada no caso de Shadi Masoul, um jovem palestino de 12 anos que, armado com um cinto de explosivos e conduzindo-se a um posto de controle à entrada de Jerusalém, frustrou no último momento as suas intenções suicidas.  2 A 26 ABR QUA: 19H15, QUI A SÁB: 21H15, DOM: 16H15

TEATRO DA TRINDADE

10 A 19 ABR QUA: 19H, QUI A SÁB: 21H, DOM: 16H

interpretação.

À ESPERA DE OSLO – FUCK GODOT THEM ALL AND ACTA - Companhia de Teatro do Algarve. Samuel EVERYTHING Beckett, autoria;  Luís Vicente, encenação; Luís WILL BE WONVicente, Pedro Laginha, O FIM DAS POSDERFUL Pedro Lima, René SIBILIDADES Colectivo 84 / Cão Barbosa e Tânia da Silva,

A relação entre uma mãe, de cuidados obsessivos, e a sua filha, cujo estado é enigmático. Vivem numa casa, longe da cidade, visitada por várias pessoas, uma amiga da família e quatro homens com funções distintas. 23 A 25 ABR: 21H

CULTURGEST

65

A NOITE DO CHORO

MULHERES EM LORCA

TEatroensaio. A partir de Federico Garcia Lorca. Pedro Estorninho, dramaturgia e encenação; Ana de Jesus Oliveira, Clara Nogueira, Inês Leite, Sara Costa, interpretação. O espetáculo assenta numa colagem de textos e poemas do poeta andaluz em torno das personagens femininas que pautam a sua obra. 29 ABR A 10 MAI QUA: 19H15, QUI A SÁB: 21H15, DOM: 16H15

17 ABR A 3 MAI QUA A SÁB: 21H30, DOM: 18H TEATRO TURIM

BREAK POINT

Umbigo. Criação coletiva; Rogério Paulo, encenação; André Imenso Cruz, Ricardo Barceló e Rogério Paulo, interpretação. Um jogo louco, cómico e sem palavras em torno de uma partida de ténis, onde a palavra é substituída pelo gesto, num absurdo e surreal espetáculo de clown e pantomima. 1 A 15 ABR QUA: 21H30


66

T E AT R O E S T R E I AS / C O N T I N UA M

MAGNIFICO DITADOR

CINEMA SÃO JORGE

9 A 12 ABR QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

João Blümel, autoria e interpretação.

Ricardo G. Santos, texto e encenação.

ASSALTO PRÉ-DATADO

Sérgio Mendes, autoria e encenação; Marina Alves, André Carvalho e Sérgio Mendes, interpretação. Um casal de classe média alta prepara-se para sair, numa noite calma. Toca a campainha, e do outro lado alguém quer entrar. O inesperado vai acontecer. 16 A 19 ABR QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

C O N T I N UA M

IMPREVISÍVEL 7, 21 ABR: 21H30 CHAPITÔ

ÉDIPO

Companhia do Chapitô. Jorge Cruz, Nádia Santos e Tiago Viegas, criação, encenação e interpretação. ATÉ 19 ABR QUI A DOM: 22H COMUNA

TRAILER – SÉRIE TOM

Improvio Armandi. André Sobral, Hugo Rosa, João

Cruz, Juan Pereira e Rui Moreira, criação e interpretação. ATÉ 29 MAI SEX: 21H45

GRUPO DRAMÁTICO OS COMBATENTES

ESTAMOS TESOS… MAS BONITOS!

Grupo Dramático e Escolar os Combatentes e Paulo Vasco, produção. ATÉ 30 MAI SÁB: 21H

IGREJA DE SÃO ROQUE

PAIAÇU OU PAI GRANDE

Cassefaz. Padre António Vieira, autoria; Miguel Abreu e João Grosso, dramaturgia; João Grosso

ou Fernando Pedro Oliveira e Sílvia Filipe, interpretação. 18, 25 ABR: 19H

TEATRO MARIA VITÓRIA

TUDO ISTO É FARDO

Mário Raínho, Nuno Nazareth Fernandes e Flávio Gil, autoria; Fátima Severino, Paulo Vasco, Vanessa Alves, Flávio Gil, Élia Gonzalez, Sara Inês, Nuno Pires, Filipa Godinho e Diogo Costa, interpretação. QUI, SEX: 21H30, SÁB, DOM: 16H30, 21H30 TEATRO NACIONAL D. MARIA II

PIRANDELLO

TNDM II / Mala Voadora. A partir de Ele foi


T E AT R O C O N T I N UA M

67

Mattia Pascal de Luigi Pirandello. Jorge Andrade, direção; Albano Jerónimo, Anabela Almeida, Custódia Gallego, Márcia Breia, Marco Paiva, Maria Ana Filipe, Mónica Garnel, Tânia Alves, David Cabecinha e David Pereira Bastos, interpretação.

ATÉ 4 ABR QUA: 19H, QUI A SÁB: 21H; DOM: 16H TEATRO POLITEAMA

© João Tuna.

PORTUGAL À GARGALHADA

TEATRO NACIONAL D. MARIA II 10 A 19 DE ABRIL PRAÇA D. PEDRO IV / 800 213 250 / WWW.TEATRO-DMARIA.PT

O FIM DAS POSSIBILIDADES Teatro da Rainha / Teatro Nacional São João. Jean-Pierre Sarrazac, autoria; Fernando Mora Ramos e Nuno Carinhas, encenação; Alberto Magassela, Alexandre Calçada, Carlos Borges, Fernando Mora Ramos, Ivo Alexandre, Joana Carvalho, José Carlos Farias, Lígia Roque, Maria Miguel Quintelas, Paulo Calatré, Paulo Moura Lopes, entre outros, interpretação. Figura eminente da cultura francesa, Jean-Pierre Sarrazac, dramaturgo e crítico, autor do ensaio O Futuro do Drama, tem colaborado recorrentemente com a criação teatral portuguesa ao longo dos últimos anos. Uma cumplicidade restabelecida na escolha do Porto para aí ser estreado mundialmente o seu mais recente texto O Fim das Possibilidades (Uma fábula satânica, segundo o subtítulo do autor). Agora, esta “peça-parábola” que Sarrazac vem reescrevendo desde 2012, “prenhe de revelações essenciais sobre a chamada crise”, nas palavras de Fernando Mora Ramos, do Teatro da Rainha, chega a Lisboa. Versão muito livre de O Livro de Job, a peça acompanha o drama do desempregado J.B. (João Baptista), vítima de um pacto feito entre Deus e o Diabo. Apesar de vencido, J.B. arquiteta um plano de resistência que lhe custará a vida, embora desafie abertamente os intentos dos pactuantes. FB

Filipe La Féria, autoria e encenação; Marina Mota, Joaquim Monchique, José Raposo, Maria João Abreu, Ricardo Soler, Paula Sá, Patrícia Resende, Filipe Albuquerque, Bruna Andrade, Paulo Ferreira, David Mesquita e outros, interpretação. QUA A SÁB: 21H30, SÁB, DOM: 17H TEATRO DA POLITÉCNICA

II – A MENTIRA

Os Possessos. A partir da trilogia romanesca de Agota Kristof. João Pedro Mamede, texto e encenação; Ana Amaral, André Pardal, Catarina Rôlo Salgueiro, Francis Seleck, Guilherme Gomes, João Vicente, Marco Mendonça, Maria Jorge, Nuno Gonçalo Rodrigues e Teresa Coutinho, interpretação. ATÉ 18 ABR TER, QUA: 19H, QUI, SEX: 21H

TEATRO VILLARET

BOEING BOEING

Marc Camoletti, autoria;


68

T E AT R O F E S T I VA I S / C U R S O S/ WO R KS H O P S

Cláudio Hochman, encenação; Sofia Ribeiro, Melânia Gomes, Elsa Galvão, Luís Esparteiro e João Didelet, interpretação. ATÉ 12 ABR QUI A SÁB: 21H30, DOM: 18H

F E S T I VA I S B.LEZA

MITE – MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO A 1.ª edição desta mostra é dedicada ao teatro africano, com espetáculos de Angola e Cabo Verde.

Hotel Komarka

Grupo Teatral HenriqueArtes. 17 ABR: 21H

Passageira 640

Grupo Teatral HenriqueArtes. 18 ABR: 21H

Esquizofrenia

Grupo Teatral Craq’Otchod. 24 ABR: 21H

A Lição

Companhia Trupe Pará Moss. 25 ABR: 21H

CURSOS / WO R KS H O P S ARTYAPLAUSOS

Curso de Interpretação SÁB: 14H -16H Info: 918 945 333 ARTLIER

CASA DO ARTISTA

CHAPITÔ

Por João Rosa e Catarina Gonçalves SEG, QUA: 20H -22H IA

SEG, QUA: 19H -21H

Oficina de Teatro

Malabarismo

TER: 19H30-21H CASA DO BRASIL

Aulas de Teatro SEG: 19H -21H

IA

CASA DE GIZ

Workshop de Clown 6 A 9 ABR: 19H -22H Info: 216 013 994 IA

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

TER, QUA

Familiarte - Teatro Comunitário

ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA - APCC

Circo Zip

Curso de Teatro

Expressão Dramática

SEG: 19H -20H30 Info: 936 140 727

ESCOLA DE ACTORES ILHA D´ARTE

Cursos e workshops de teatro ESPAÇO EIRA 33

Ateliê de Pesquisa Teatral TER: 20H30-22H30 Info: 962 801 866

EVOÉ – ESCOLA DE ATORES

Cursos livres de Teatro IA

Cursos de Expressão Dramática IA

Pela Associção Tenda QUI: 18H -19H, DOM: 9H30-13H

LATOARIA

ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

CMS - CENTRO DE MEDITAÇÃO SOLARIS ESPAÇO TERRAPURIANO

Laboratório de composição teatral ATÉ MAI IA

DOM, SEG: 21H30-23H20

Aulas de teatro TER: 20H -21H45 Info: 938 287 348

Teatro’aparte

Teatro da Vida

Tudo o que tenho para oferecer: Feridas


T E AT R O C U R S O S / WO R KS H O P S

© Carlos Furman

69

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL 11 E 12 DE ABRIL RUA FREI MIGUEL CONTREIRAS, 52 / 218 438 801 / WWW.TEATROMARIAMATOS.PT CULTURGEST 16 E 17 DE ABRIL RUA DO ARCO DO CEGO / 217 905 155 / WWW.CULTURGEST.PT

O TEATRO DE MARIANO PENSOTTI EL PASADO ES UN ANIMAL GROTESCO Mariano Pensotti, texto e encenação; Javier Lorenzo, Maria Ines Sancerni, Santiago Gobernori e Laura Paredes, interpretação. CINEASTAS Mariano Pensotti, texto e encenação; Horacio Acosta, Javier Lorenzo, Vanesa Maja, Juliana Muras e Marcelo Subiotto, interpretação. Natural de Buenos Aires, onde nasceu há 42 anos, Mariano Pensotti é um dos mais arrojados criadores teatrais argentinos, com trabalhos aplaudidos em dezenas de festivais de todo o mundo. O seu teatro MUSEU DA MARIONETA

Teatro de Objetos

Por Mafalda Saloio 18, 19 ABR: 10H -13H, 15H -18H IA NB ACADEMIA

Formação de novos atores www.nbacademia.pt

IA

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Formação de Atores SEG, QUI

TEATRO DA LUZ

Formação em Teatro Por Companhia da Esquina Info: 213 555 275 IA

aposta no cruzamento e na convivência de várias artes, tornando o palco, muitas vezes, um lugar em que se confundem experiências performativas, literatura e instalações. O encenador, que chegou a fazer carreira no cinema, apresenta em Lisboa dois dos seus trabalhos mais recentes. O primeiro é El Pasado es Un Animal Grotesco, um espetáculo onde o público vai sentir a sensação de assistir à leitura ao vivo de um romance. Nele, conta-se a história de quatro personagens numa Argentina fervilhante ao longo de uma década. Cineastas, o segundo espetáculo a passar pela capital, é um olhar sobre o quotidiano de quatro realizadores no trabalho e na vida, com dois cenários simultâneos, um para as vidas e outro para as ficções do cinema. FB TEATRO DE CARNIDE

Oficinas de Interpretação

SEG, QUA: 21H -23H TEATRO DA TRINDADE

Curso de Som e Luz para Teatro

18, 19 ABR, 2, 3 MAI: 10H -13H, 15H -18H IA

Info: 210 027 145

EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS MP MARCAÇÃO PRÉVIA

> Contactos pág 91


F CA ON

L PA

ÉM

13, 29O MAI 0 14ARHCA3ÇÕES-l: isboa.pt

N TA HA

E SIL RA

ICA ÁT

AB

IZ

S ÕE

IRA

M CA DE

R HA

Z VA

L CA DO

RIA RA L IV

UÍS AL AÇ PR

IO ÁC

2

1

10 9

11

4

BIB

3

LIVRARIA RODRIGUES

CA TE L IO

M al @cm ultur 00 lisboa.c 218 170 9 É GR

M CA

8 OL

RUA DA CONCEIÇÃO

RIO RÁ

ITE

7

12

UIZ OL SÃ

13

MARTINHO DA ARCADA

L BE S TE AR AS

L PA ICI UN

OM

R AT

TE

E ED AD LD CU FA OS RL CA ÃO ES

OD

RG LA

5

MI

S ÕE

6

100 ANOS DE ORPHEU

ITINERÁRIOS DE LISBOA Texto FREDERICO BERNARDINO Fotografia FRANCISCO LEVITA / HUMBERTO MOUCO

O escândalo e a indignação da intelligentzia mais conservadora já estava nas ruas quando, a 25 de março de 1915, o primeiro número da revista Orpheu chegou às bancas. Começando na capa de José Pacheco, passando pela Ode Triunfal, de Fernando Pessoa, ou o 16, de Mário de Sá-Carneiro – que o poeta dos heterónimos garantia serem “o escândalo maior” –, a publicação agitou as hostes e foi de capital importância para o movimento modernista português. Para além dos ilustres poetas, a revista contou com o contributo de artistas plásticos como Santa-Rita Pintor, poetas como o açoriano Armando Côrtes Rodrigues e o multifacetado Almada Negreiros. A Câmara Municipal de Lisboa organiza, a partir de maio, um itinerário pelo eixo Baixa-Chiado, onde se propõe contar a curta vida de uma publicação que legou uma vasta herança.


1 BIBLIOTECA CAMÕES O imaginário da Orpheu é recriado nesta biblioteca municipal. Aqui os visitantes poderão manusear as duas edições publicadas da revista, e ainda o número três, que nunca viu a luz do dia, limitandose a um conjunto de provas a que poucos tiveram acesso em outubro de 1917.

2 A BRASILEIRA Terá sido nas imediações daquele que é o mais célebre café do Chiado que, na noite de 24 para 25 de março de 1915, foram lidos trechos da Ode Triunfal, de Álvaro de Campos. Um ano mais tarde, Almada, sobre uma das cadeiras do café, lê publicamente o Manifesto Anti-Dantas.

3 SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL O belíssimo Teatro da República, hoje São Luiz, foi palco, em 1917, da primeira conferência futurista. Almada assume o protagonismo e proclama o Ultimato Futurista, onde sugere que aos portugueses, para se ser um povo completo, só faltam mesmo as qualidades.

4 FACULDADE DE BELAS ARTES O artista plástico mais profundamente envolvido com a Orpheu foi Santa-Rita Pintor, amigo de Sá Carneiro. Formado na Academia Nacional de Belas Artes, torna-se bolseiro e parte para Paris, onde toma contacto com o movimento futurista e o pensamento de Filippo Marinetti.

5 CAFÉ MONTANHA O velho Montanha não existe desde os idos de 50 do século XX, mas foi o cenário que determinou o nascimento da Orpheu. Pessoa, Sá-Carneiro e Luís de Montalvor, ali se reuniram para lançar os alicerces da revista que seria lançada também no Brasil, sob direção de Ronald de Carvalho.

6 LIVRARIA RODRIGUES À época, esta livraria da Rua do Ouro chamava-se Brasileira, e era aqui que se situava fisicamente a redação da Orpheu. Nesta que foi a “primeira sede” do modernismo em Portugal, Luís de Montalvor dirigiu o primeiro número da revista, com edição de António Ferro.


VI S ITAS G U I A DAS

© José Vicente

72

UNDERDOGS ART STORE SÁBADOS DAS 14H ÀS 17H TIME OUT - MERCADO DA RIBEIRA, AVENIDA 24 DE JULHO, 49 / 218 680 462 / WWW.UNDER-DOGS.NET

UNDERDOGS PUBLIC ART TOURS A plataforma cultural Underdogs proporciona visitas guiadas pelas várias intervenções artísticas desenvolvidas em Lisboa no âmbito do seu programa de arte pública. Pode optar por dois tipos de serviços: viagem em minibus ou em sidecar. Durante três horas fica-se a conhecer o trabalho de artistas como Alexandre Farto Aka

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS - CONHECER, EXPLORAR, PARTILHAR CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Visitas Guiadas

18 ABR: 12H30-13H15, 16H30-17H15 tveiga@cmag.dgpc.pt MP

CASTELO DE SÃO JORGE

DIAS COM HISTÓRIA

2º Torneio de Tiro com Arco Histórico Visitas guiadas.

18 ABR: 14H -17H EG / MP

CONVENTO DAS TRINAS DO MOCAMBO

CICLO DOS SANTOS TRINITÁRIOS André Gonçalves e o Ciclo dos Santos Trinitários

Conferência por João Miguel Simões. 7 ABR: 11H EG

Vhils, PixelPancho, AkaCorleone, How & Nosm, +-MaisMenos+-, Finok, Okuda, Nunca, Bicicleta Sem Freio e Clements Behr, entre outros. O ponto de encontro é no Underdogs Store, na Time Out - Mercado da Ribeira. É necessário marcar previamente através do e-mail info@under-dogs. net. Cristina Engrácia

André Gonçalves e o Ciclo dos Santos Trinitários Exposição de pintura. 8 A 30 ABR: 10H -16H EG

André Gonçalves e o Ciclo dos Santos Trinitários Visitas guiadas. 8 A 30 ABR rp@hidrografico.pt EG / MP

EMBAIXADA DO LUXEMBURGO

Visitas à Embaixada

17 ABR: 14H30-17H MP lisbonne.amb@mae.etat.lu GALERIAS ROMANAS DA RUA DA PRATA

Visitas Orientadas

17 A 19 ABR: 10H -17H Info: 217 513 209/12 MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Coral Allegro

Por Associação Coral de Sintra. 18 ABR: 17H Info: 962 356 738


V I S I TAS G U I A DAS MUSEU DA ELETRICIDADE

Percurso Monumental - Numa Época em que já não Vivemos sem Eletricidade Venha Conhecer a Fábrica que “Iluminou” Lisboa 18 ABR: 10H30, 12H, 15H, 16H30 museudaeletricidade@edp.pt MUSEU DA MARIONETA

Peddy Paper

18 ABR: 10H -12H, 14H -16H30

De Convento a Museu Visita guiada. 18 ABR: 11H EG / MP

N ÚCLEO ARQUEOLÓGICO DA RUA DOS CORREEIROS

Visitas Guiadas

18 ABR: 10H -12H, 14H -17H, 18H -22H Info: 211 131 004 EG

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

O Arquiteto e o Monumento

Visita guiada ao monumento e à exposição Os Arquitetos são Poetas Também | Cottinelli Telmo 1897-1948. 17 ABR: 15H, 19 ABR: 11H se@padraodosdescobrimentos.pt EG / MP

Os Arquitetos são Poetas Também | Cottinelli Telmo 18971948

Visita aos espaços que fazem parte da obra de Cottinelli. Percurso selecionado por João Paulo Martins. 18 ABR: 15H -17H se@padraodosdescobrimentos.pt MP

PALÁCIO -QUINTA DA ALFARROBEIRA

João Frederico Ludovice - A Quinta da Alfarrobeira em Benfica: A Repercussão Genealógica do Modelo

Participação de José Monterroso Teixiera. 18 ABR: 18H vera.mendes@ jf-sdomingosbenfica.pt TEATRO NACIONAL D. MARIA II

O Nacional Está a Arder! Exposição. 18 ABR: 15H -18H Info: 800 213 250 EG

TORRE DE BELÉM

A Torre - 500 Anos de História Visita guiada. 18 ABR: 11H, 16H Inscrições abertas até 17 abr Info: 213 620 034

AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES

Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras

73

História dos Azulejos do Colégio dos Meninos Órfãos Visitas guiadas em português. SEX A DOM Info: 927 522 883 BICLALX

PASSEIOS CULTURAIS DE BICICLETA POR LISBOA

Visitas guiadas. TER A SÁB: 10H -17H30

Rota por Capelas e Ermidas de Lisboa

Do Aqueduto ao Palácio Marquês da Fronteira

BIKE A WISH

SÁB: 9H30-13H GO / MP

A Rainha Refresca-se SÁB: 9H30-13H GO / MP

Arco/Loreto

TER A SEX: 10H -12H30, 14H -16H30 Info: 218 100 215 (Museu da Água) ARCO TRIUNFAL DA RUA AUGUSTA TODOS OS DIAS: 9H -19H Info: 210 312 700 (Associação de Turismo de Lisboa) ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

Visitas Guiadas às Exposições e Área Pública

SEG A SEX: 9H30-17H ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Visitas Guiadas ao Palácio de S. Bento SEG A SEX GO ÚLTIMO SÁB GO / PG Info: 213 919 625 MP

11 ABR: 9H30 Info: 968 952 775

Tours

lisboa@bikeawish.com BIKES DE LISBOA

Passeio da Sexta

Passeio temático de bicicleta por Lisboa. Ponto de encontro: Vélocité Café, na Avenida Duque de Ávila, 120. SEX: 19H30 bikesdelisboa@gmail.com EG

BODE EXPIATÓRIO

Casablanca

Percurso-aventura pela Lisboa dos anos 40.

JANTARES MISTÉRIO

Crime no Clube Literário (1942) Baile Mistério na Casa dos Távoras (1755) O Desaparecimento de Aleister Crowley (1917) Quem Roubou o Penalty? (2007) Quem Matou o FMI? TODOS OS DIAS Info: 961 822 202 GO

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Percurso Histórico São Cristóvão/Mouraria/ Intendente

Visitas guiadas em português, francês, inglês, italiano e alemão. Info: 922 191 892 MP

Mouraria das Tradições Mouraria do Fado Do Castelo à Mouraria Mouraria dos Povos e das Culturas

Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. TODOS OS DIAS

CASA DO ALENTEJO

Visitas Guiadas à Casa do Alentejo MP

CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

Visitas Guiadas

TER A DOM: 10H -13H, 14H -18H CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Pintura Naturalista Portuguesa, Mobiliário Português e Estrangeiro dos Séculos XVII a XIX e Porcelana da China TER A DOM: 10H -18H

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA

Armas de Sedução Leques Europeus do Século XVIII ao Século XX

Visitas guiadas de 30 minutos à exposição permanente. SEG A SÁB: 13H -17H30 Info: 213 547 892 GO / MP

Sábados no Museu

Visitas guiadas que permitem conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção. 1º E 3º SÁB: 12H EG

CASTELO DE SÃO JORGE

Visitas Guiadas

Visitas em português, inglês e espanhol. TODOS OS DIAS

Lisboa Vista ao Espelho

A descoberta de Lisboa através do periscópio. TODOS OS DIAS: 10H -17H30

À Descoberta do Castelo A história do Castelo e das personagens que nele habitaram. TODOS OS DIAS: 13H, 16H MP

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

VISITAS GUIADAS

CCB - Uma Leitura Geral do Edifício SEG A SÁB: 10H30-18H

CCB - Uma Cidade à Beira-Rio

SEG A SÁB: 10H30-18H CENTRO CULTURAL CASAPIANO

Visitas Guiadas à Exposição Permanente SEG A SÁB: 10H -18H CHIADO

Passeios PoéticoFotográficos no Chiado QUA A DOM: 14H, 18H, 20H30 Info: 917 021 238

CONFIQUATRO DESPORTOS NAÚTICOS

PASSEIOS TEMÁTICOS

Rota do Sol, Entre Pontes, De Lisboa até à Barra, Fortes da Barra Passeios à vela no Estuário do Tejo. MP


74

V I S I TAS G U I A DAS CONVENTO DOS CARDAES

Visitas Guiadas ao Convento

SEG A SÁB: 14H30-17H30 CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Visitas Guiadas ao Convento

SEX: 11H30, 15H, SÁB: 15H, 16H30 CONVENTO DAS TRINAS DO MOCAMBO

Visitas Guiadas ao Convento QUA: 10H Info: 210 943 287

MP

CPAS - CENTRO PORTUGU ÊS DE ATIVIDADES SUBAQUÁTICAS

Visitas Guiadas à Exposição Permanente e Coleções do CPAS/CML SEG A SEX: 15H -24H Info: 969 017 128 MP

Lisboa Moura

Os 600 Anos da Tomada de Ceuta

Lisboa de Fernão Lopes

Lisboa dos Aguadeiros

As Lojas de Tradição da Baixa

Os 100 Anos da Revista Orpheu

Lisboa de Almeida Garrett

Os Paços Reais, da Alcáçova à Praça do Comércio

ITINERÁRIOS DE LISBOA DIREÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA

5 MAI

Visitas Guiadas à Biblioteca Camões

5 MAI

SEG A SÁB: 10H30, 14H30 Info: 213 422 157 EG / MP

6 MAI

Visitas Orientadas ao Palácio Pimenta TER A SEX Info: 217 513 214

7 MAI

EG / GO / MP

À Volta do Paço do Lumiar

Visitas Orientadas ao Museu de Lisboa - Santo António

7, 27 MAI

TER A SEX Info: 217 513 216 (Museu de Lisboa Palácio Pimenta) EG / GO / MP

Bordalo à Mesa

A Cerâmica de Bordalo no Museu

Visitas orientadas às exposições. Info: 218 170 666 (Museu Bordalo Pinheiro) MP

A Cerca Fernandina 8 MAI

O Terramoto de 1755 e a Reconstrução Pombalina 9 MAI

Rainha D. Leonor e a Misericórdia de Lisboa 12 MAI

12, 22, 28 MAI

13 MAI

13, 29 MAI

14 MAI

O Regicídio de 1908: os Três Tiros que Abalaram a Monarquia 15 MAI

Lisboa de Almada Negreiros 16 MAI

Lisboa de Fernando Pessoa 19 MAI

A Junqueira Palaciana 19 MAI

SEM CAPRICHO OU PRESUNÇÃO O FAD O P O R

JÚLIO POMAR

& N OVA S D OAÇÕ E S


75

V I S I TAS G U I A DAS

O Bairro da Lapa 20 MAI

Lisboa Hebraica 21 MAI

Sophia de Mello Breyner Andresen 22 MAI

As Lojas de Tradição do Chiado 23 MAI

Lisboa Joanina 26 MAI

Os 1300 Anos da Invasão Moura 28 MAI

Lisboa de Eça de Queirós 29 MAI Marcações a partir do 1º dia útil do mês que antecede o itinerário. Presencialmente: seg a sex: 10h-12h30 ou por telefone: seg a sex: 14h30-16h30 Info: 218 170 742 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) lisboa.cultural@cm-lisboa.pt MP

VISITAS COMENTADAS

Galeria de Arte Urbana - Edifício do Chão do Loureiro 5 MAI

Escola de Jardinagem (com workshop) 6 MAI

Artes e Ofícios: Sérgio e Margarida Cabeleireiros 6 MAI

Museu Bordalo Pinheiro - Exposição Vivinha a Saltar 7 MAI

Museu Nacional do Teatro e da Dança 14 MAI

Escola de Calceteiros “Pela Calçada” 15 MAI

Seminário Franciscano da Luz 18 MAI

Manutenção Militar 20 MAI

Casa-Museu João de Deus

Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo 13 MAI

Uma Biblioteca Humanista. Os Objetos Procuram Aqueles que os Amam Visita orientada por Vanda Anastácio. 11 ABR: 16H

Modernidades

Bastidores - Visitas às Reservas

Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d’Óbidos

O Livro como Obra de Arte

26 MAI

26 MAI

Palácio Magalhães 27 MAI

Visita orientada. 23 ABR: 16H30

Visita orientada por Ana João Romana. 25 ABR: 16H

Livros que Falam

no Feminino: Traços Inconformados e Outras Experiências Desenhistas

Visita orientada por Hugo Barata. 15 ABR: 12H

Cadernos de Registo: O Tempo de um Traço e Outras Formas de Desenhar a Memória

Visita orientada por Hugo Barata. 26 ABR: 12H

CONHECER UMA OBRA

Les Nuits d’Été, Hector Berlioz

Visita orientada Rui Vieira Nery. 17 ABR: 18H EG

APPETIZER - UM POUCO DE ARTE À HORA DO ALMOÇO NO CAM

Animalia e Natureza na Coleção do CAM Visita orientada por Raquel Feliciano. 24 ABR: 13H15

Casa da Imprensa

Visita performativa por Júlio Martín. 29 ABR: 17H

SEMPRE AOS DOMINGOS NO MUSEU GULBENKIAN

Convento do Grilo

Do Hilariante ao Sombrio: o Desafio de Ilustrar D. Quixote

Visita orientada por Diana Pereira. 26 ABR: 11H

28 MAI

29 MAI Marcações para maio efetuadas a partir do 1º dia útil de abril. Presencialmente: seg a sex: 10h30-13h ou por telefone: seg a sex: 14h-16h Info: 218 170 593 (Divisão de Promoção e Comunicação Cultural) lisboa.cultural@cm-lisboa.pt EG / MP

ENIGMA LISBON

Jogo Real no Chiado TODOS OS DIAS info@enigmalisbon.com MP

FUNDAÇÃO ARPAD SZENES-VIEIRA DA SILVA

13 MAI

Visita orientada por Maria do Rosário Azevedo. 7 ABR: 13H

Fundação Champalimaud

Centro Colombo - Áreas Técnicas Colégio Militar

O Mundo dos Livros

21 MAI

ESTÁDIO DO SPORT LISBOA E BENFICA

12 MAI

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Visita orientada por Sílvia Moreira. 18 ABR: 16H

Artes e Ofícios: Cafés e Chás Pereira da Conceição/Manuel Tavares Mercearias Finas Gourmet 11 MAI

75

Visita ao Estádio

TODOS OS DIAS: 10H -17H Em dias de jogo não se realizam visitas. Info: 707 200 100

Sonnabed Paris-New York

Visitas guiadas. 11, 12, 18, 19, 26 ABR: 16H

Visita orientada por João Carvalho Dias. 30 ABR: 15H EG

UMA OBRA DE ARTE À HORA DE ALMOÇO

Estatueta da dona de Casa Henut-Taui Visita orientada por Maria do Rosário Azevedo. 8, 22 ABR: 13H30 EG

À DESCOBERTA DO CAM VISITAS DE DOMINGO Bernard Frize. Isto é uma Ponte

Visita orientada por Hilda Frias. 12 ABR: 12H

Miguel Ângelo Rocha. Antes e Depois

Visita orientada por Maria João Carvalho. 19 ABR: 12H

CADERNO DE APONTAMENTOS - VISITAS DESENHADAS Arshile Gorky e a Coleção. Cadernos

A Representação do Nu na Coleção Gulbenkian GALERIA RATTON

Azulejos Ratton 19872015, Uma Seleção de José Meco Visita guiada à exposição por José Meco. 11 ABR: 16H MP GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA

Painéis de Almada Negreiros

SEG A SEX: 10H30, 14H30 Info: 213 611 025 EG / MP

GHOST TOURS PORTUGAL

Haunted Lisbon Tour (Baixa Lisboeta)

Os guias/atores revelam momentos sórdidos e violentos e episódios secretos de Lisboa.  info@ghost-tours-portugal.pt MP

IGREJA DE SANTA CATARINA

Visitas Guiadas ao Convento dos Paulistas

18 ABR GO / MP paroquiacatarina.lx@gmail.com


76

V I S I TAS G U I A DAS LISBOA AUTÊNTICA

Lisboa Árabe

Ponto de encontro: Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos. 11 ABR: 9H30 MP

Passeio para Desenhar I: Lisboa Intra-Muralhas Ponto de encontro: Largo das Portas do Sol. 11 ABR: 9H30 MP

Lisboa das Artes e Ofícios

Ponto de encontro: Arco da Rua Augusta. 11 ABR: 10H MP

Lisboa com Fernando Pessoa I Ponto de encontro: Brasileira do Chiado. 11 ABR: 15H MP

Lisboa de Eça de Queirós Ponto de encontro: Largo do Rato, em frente ao Café 1800. 12 ABR: 10H MP

Cerca Velha

À Descoberta da Tapada da Ajuda Ponto de encontro: Largo do Calvário. 19 ABR: 9H30 MP

Ponto de encontro: Campo das Cebolas, em frente à Casa dos Bicos. 12 ABR: 15H

Lisboa Operária

Padre António Vieira

Lisboa tem Música

Ponto de encontro: Largo Trindade Coelho, junto à Igreja de São Roque. 18 ABR: 10H MP

Lisboa do Fado

Ponto de encontro: Martim Moniz, junto à Capela da Sra. da Saúde. 18 ABR: 19H MP

Lisboa com Fernando Pessoa II

Ponto de encontro: Príncipe Real, junto ao quiosque do lado da Rua do Século. 18 ABR: 15H MP

Exposição 1 fev a 21 jun Museu Bordalo Pinheiro Museu Bordalo Pinheiro, Campo Grande, 382, Lisboa / Tel 21.8170667 museu.bordalopinheiro@cm-lisboa.pt / siga-nos no facebook

Ponto de encontro: Miradouro da Graça. 19 ABR: 15H

Ponto de encontro: Príncipe Real, debaixo do grande cedro. 19 ABR: 15H30 MP

Lisboa das Sete Colinas: Colina do Castelo

Ponto de encontro: Largo do Chão da Feira. 25 ABR: 10H

Lisboa Gastronómica

Ponto de encontro: Praça Luís de Camões. 25 ABR: 11H MP

Alfama Autêntica

Ponto de encontro: entrada da Sé de Lisboa. 26 ABR: 15H MP

LISBON MOVIE TOUR

Fernando Pessoa Experience

O passeio inclui dormida no quarto onde viveu Fernando Pessoa entre 1908 e 1912.

Afirma Pereira

Passeio dedicado ao filme realizado por Roberto Faenza. Ponto de encontro: Miradouro de S. Pedro de Alcântara, junto à fonte.

Filme do Desassossego Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema.

Capitães de Abril

Passeio centrado no filme com o mesmo nome.


V I S I TAS G U I A DAS

Cine-Aperitivo Lisbon Movie Tour by Night TODOS OS DIAS Info: 969 616 063 MP

LISBON WALKER

MUSEU DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA

Visitas Guiadas ao Museu

SEG A SEX: 9H30-12H, 14H -17H EG

A Estrada de Santos

MUSEU BENFICA COSME DAMIÃO

Cidade Velha

TODOS OS DIAS: 10H -18H Em dias de jogo realizam visitas até ao início do mesmo. visitasestadio@slbenfica.pt

Cidade de Espiões

MUSEU DO BANCO DE PORTUGAL

Ponto de encontro: Praça Luís de Camões. 4 ABR: 14H30

5 ABR: 14H30

12 ABR: 14H30

Visitas ao Museu

Lendas e Mistérios

Visitas Guiadas às Exposições

O Terramoto de 1755

MUSEU DA MARIONETA

19 ABR: 14H30

26 ABR: 14H30 Ponto de encontro: Praça do Comércio, na esquina com a Rua do Arsenal. info@lisbonwalker.com LIVRARIA MÓVEL TELL A STORY

PASSEIOS LITERÁRIOS Walk a Story Pessoa

Passeio dedicado à vida e obra de Fernando Pessoa. TODOS OS DIAS

Walk a Story Lisboa Literária

Passeio dedicado a Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago. TODOS OS DIAS walks@tellastory.pt MP

MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

Galeria do Loreto

Visitas guiadas. QUA , SÁB: 11H, 15H GO / MP

MUSEU DE ARTE POPULAR

Conheça o MAP Visita ao edifício. Info: 968 902 260

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas de Artes e Ofícios e de Restauro SEG A SEX: 10H -13H, 14H30-16H30 MP

SEG, QUA: 11H, 15H, QUI: 15H

EG / MP

77 MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

Peças de Teatro: As Coleções do Museu

Ex-Votos Teatrais. José Caldas, 40 Anos de Teatro Visitas guiadas às exposições. TER A DOM: 10H -18H servicoseducativos@ mnteatroedanca.dgpc.pt EG / GO / MP

MUSEU NACIONAL DO TRAJE E DA MODA

Visita ao Museu e ao Parque Botânico do Monteiro-Mor TER: 14H -18H, QUA A DOM: 10H -18H

De Convento a Museu Marionetas Portuguesas Marionetas Orientais MP

Joias da Carreira da Índia

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

Azul Sobre Ouro. A Sala das Porcelanas do Palácio de Santos Visitas orientadas. QUA: 15H 15 abr não há visitas. TER A DOM Info: 213 912 800

Sábados Gráficos

Workshop por José Louro. 11 ABR A 9 MAI SÁB: 10H -13H, 14H -18H

Visitas orientadas à exposição. 25 ABR: 16H -17H

VISITAS GERAIS

Presença Portuguesa na Ásia e Sombras da Ásia Visita às exposições permanentes. DOM: 16H

GO / MP

A Coleção Franco Maria Ricci Visitas orientadas. ATÉ 12 ABR Info: 213 901 527 MP

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Visita ao Museu e Convento da Madre de Deus TER A SEX: 10H -16H, DOM: 10H -12H GO / MP

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

RESERVAS VISITÁVEIS

Galerias da Amazónia

TER: 15H30, QUA A DOM: 11H30, 15H30

Galerias da Vida Rural

TER: 14H30, QUA A DOM: 10H30, 14H30

Visita guiada temática. SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Itinerários da Fé

Percurso pelo Convento de São Pedro de Alcântara, Igreja de São Roque, Capela da Ordem Terceira do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento, Basílica dos Mártires e Igreja de N. Sra. da Encarnação. 11 ABR: 10H Info: 218 879 549 (Paróquia de S. Nicolau) EG / IA / MP

Hospital Ortopédico de Sant’Ana Visita guiada. 16 ABR: 14H30 EG / IA / MP

MUSEU DO ORIENTE

Visitas temáticas.

Os Jogos Sociais

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Visitas Orientadas ao Museu TER A SEX: 10H -13H, 14H -18H GO / MP

Visitas Orientadas ao Palácio Nacional de Belém e Jardins SÁB: 10H30, 11H30, 14H30, 15H30, 16H30 MP / PG

MUSEU DE SÃO ROQUE

A Santo Que Não Conheço... Nem lhe Rezo Nem lhe Ofereço Visita guiada temática com workshop. SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

Visitas Guiadas à Igreja e ao Museu de São Roque

SEG: 14H -18H, TER A SEX: 10H -12H30, 14H -18H EG / IA / GO / MP

1 MÊS/1 TEMA

Tetos Pintados

Visita guiada temática. 1 ABR: 13H15, 12 ABR: 15H EG / IA / MP

ITINERÁRIOS EM LISBOA

Os Jazigos da Santa Casa da Misericórdia no Cemitério dos Prazeres Visita guiada temática. 4 ABR: 10H EG / IA / MP

CALENDÁRIO LITÚRGICO EM SÃO ROQUE Ressurreição

Visita guiada temática. 12 ABR: 16H30 EG / IA / MP

A SANTA CASA ABRE PORTAS

Convento de São Pedro de Alcântara Visita guiada temática. 18 ABR: 10H EG / IA / MP

OUTRA LISBOA

Viagens num Espaço Urbano Maior

Sete percursos para uma nova perspetiva sobre Lisboa. TODOS OS DIAS: 10H30 Info: 927 136 291 E / GO / MP

PAÇOS DO CONCELHO

Visita ao Edifício

1º DOM: 11H ezequiel.marinho@cm-lisboa.pt EG


78

V I S I TAS G U I A DAS PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Visitas ao Padrão E / GO / MP

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Visitas Temáticas

Teleférico

SEG A SEX: 11H -19H, SÁB, DOM, FER: 10H -20H

Tejo Bike

Aluguer de bicicletas. TODOS OS DIAS: 12H -18H Info: 218 919 333

GO

PLATAFORMA LX PANTEÃO NACIONAL

De Igreja a Panteão

Visita orientada ao monumento. PG

PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

Percursos Pedestres Combatelaser Paintball Electrónico

Info: 968 297 047 (Acção Natura)

Peddy Paper

O jogo parte de Campolide, atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto. Info: 218 452 689 (Papa-Léguas) MP

PARQUE DAS NAÇÕES

Comboio de Passeio SEG A DOM: 10H -19H

WALK THE LINE TOURS Lisboa numa Linha

Percurso com início na Praça Marquês de Pombal e fim na Praça do Comércio, passando pela Avenida da Liberdade e o Rossio.

A Primeira Avenida

Percurso que desvenda histórias da artéria paralela à Avenida da Liberdade - Rua de Santa Marta - que durante muitos séculos foi uma das principais vias de entrada na cidade de Lisboa.

Em Direção à Primeira Colina Com início no Largo de S. Domingos e subindo pelo ascensor do Lavra chega-se à Colina de Sant’Ana. TODOS OS DIAS: 10H -12H, 14H -16H, 17H -19H MP walktheline@plataformalx.pt

PROJECTO +SKILLZ

Bairro Alto é

Percurso pelas lojas tradicionais e coletividades do Bairro Alto. ÚLTIMO SÁB: 17H REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Visitas Guiadas ao Edifício

SEG: 9H30-13H, 14H3015H30, SEX: 9H30-13H MP

ROCA GLOBAL

Lisbon City Street Art Tour

Rota pedestre pelos principais locais de arte urbana em Lisboa. TODOS OS DIAS Info: 969 909 800 MP

SALTIMBANCO ANIMAÇÃO E OFICINAS CRIATIVAS

Uma Viagem à História dos Anjos Visita guiada com peddy paper. Ponto de encontro: estação de metro dos Anjos. 11 ABR: 11H

Nos Trilhos do 28. Do Chiado à Graça

Foto paper. Ponto de encontro: Largo Camões. 18 ABR: 11H

À Descoberta de Alvalade

Peddy paper. Ponto de encontro: Escola Secundária Rainha D. Leonor. 19 ABR: 11H

Baixa Pombalina

Peddy paper. Ponto de encontro: Praça Martim Moniz. 26 ABR: 11H saltimbanco.lisboa@gmail.com MP

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL ATÉ 4 JUL

Visitas Guiadas

1º SÁB: 11H bilheteira@teatrosaoluiz.pt PG

2ª, 4ª SEG: 10H30 Info: 213 257 662 E / EG / MP


V I S I TAS G U I A DAS SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

Visitas Guiadas ao Palácio SEG A SEX MP

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Visitas Guiadas ao Edifício

Percurso pelas áreas mais representativas do Tribunal, com breve explicação histórica e resenha técnica sobre as suas atribuições. EG / GO / MP

TCHARAN EVENTOS

JANTARES MISTÉRIO

A Morte do Artista, Noite de Gangsters, Os Rústicos IA

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Visitas Guiadas

Visitas guiadas aos bastidores do Teatro em português, inglês,

francês, castelhano, alemão e italiano. SEG: 11H30 Info: 213 250 829 MP

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Visitas Guiadas

SEG A SEX visitas@saocarlos.pt MP

TIME TRAVELLERS

Passeio à Lisboa Medieval

Ponto de encontro: Casa dos Bicos. 11 ABR: 10H -13H Inscrições abertas até 9 abr.

A Lisboa d’Os Maias

Ponto de encontro: Rossio. 12 ABR: 10H -13H Inscrições abertas até 9 abr.

Passeio os Santos de Lisboa

Ponto de encontro: Miradouro da Graça. 18 ABR: 10H -13H Inscrições abertas até 16 abr.

79

Castelo de São Jorge

Alcântara - Palácios, Gentes e Artes

Ponto de encontro: entrada do Castelo. 19 ABR: 10H -12H Inscrições abertas até 16 abr.

Ponto de encontro: estação da CP de Alcântara-Terra. 19 ABR: 10H Info: 213 615 200 (Junta de Freguesia de Alcântara)

A Lisboa dos Cravos

Ponto de encontro: Praça do Comércio. 25 ABR: 10H -13H Inscrições abertas até 23 abr.

EG

UNDERDOGS ART STORE

Underdogs Public Art Tours

Peddy Paper - Guia do Bairro Alto

Ponto de encontro: Praça Luís de Camões. 26 ABR: 9H30-13H Inscrições abertas até 23 abr.

Peddy Paper Lisboa Desaparecida

MP

Ponto de encontro: Praça do Comércio. 26 ABR: 14H30-17H Inscrições abertas até 23 abr. Info: 965 107 138/88

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

UM OUTRO OLHAR

Alcântara - Fé e Trabalho

Ponto de encontro: átrio da Capela de Santo Amaro. 12 ABR: 9H

#DescobrirAlvalade #BibliotecaNacional #JardimDoCampoGrande #ReitoriaUniversidadeLisboa #TorreDoTombo #MuseuDeLisboa #MuseuBordaloPinheiro #HospitalJúlioDeMatos #LaboratórioEngenhariaCivil #ComplexoDosCoruchéus #LisboaModerna #PardalMonteiro @LisbonWeek 10-19 Abril’15

Visitas guiadas em minibus ou sidecar por várias intervenções artísticas. Ponto de encontro: Underdogs Arte Store, na Time Out - Mercado da Ribeira. SÁB: 14H -17H info@under-dogs.net

> Contactos pág 91

Visitas Culturais

Bilhetes 7€ / 10€ disponíveis na Ticketline

W

WWW.LISBONWEEK.COM PROGRAMAÇÃO COMPLETA E BILHETEIRA


80

C R I A N ÇAS

SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA 19 DE ABRIL RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO, 100 / 213 425 401 / WWW.ARCHIKIDZ.COM

ARCHIKIDZ-LISBOA Tem um pequeno criativo lá em casa? Então esta sugestão é para si. No dia 19 de abril, a Sociedade de Geografia de Lisboa recebe a segunda edição do Archikidz-Lisboa. Trata-se de um evento que coloca crianças entre os 5 e os 10 anos em contacto com o universo da arquitetura, de forma lúdica e criativa. A escolha da sala não foi à toa, já que se trata de um espaço que ‘respira’ arquitetura. Com ajuda de profissionais da área, os ARTES ACADEMIA NOVAS LETRAS

Pintura e Desenho 5-12 anos

Artes Plásticas 5-12 anos MP

ARTE ILIMITADA

Expressão Plástica 6-11 anos SEG: 17H -19H, QUA: 14H30-16H30 SÁB: 11H -13H

Desenho

12-15 anos TER: 17H -19H

miúdos vão meter mãos à obra e criar a maquete de uma casa. O projeto nasceu há vários anos em Amesterdão e rapidamente se espalhou a outras cidades do mundo. Decorreu pela primeira vez em Lisboa em 2014, com a participação de cerca de 200 crianças. Este ano, a capital torna a receber esta iniciativa, com parceria da Semana da Reabilitação Urbana. Mais informação em www. archikidzlisboa.com. FS BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Histórias por um Fio

CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA/ TEATRO DA VOZ

Desenho Aberto

IA / MP

Exposição de marionetas ATÉ 9 ABR

ATELIER DO PAÇO

Estorias Abensonhadas

Maiores de 7 anos SEG: 16H45-18H25 QUA: 18H45- 20H15

CAULINO CERAMICS

ESCOLA DE BELAS-ARTES PEDRO SERRENHO

Ateliê de Arte

5-12 anos SÁB: 10H -12H Info: cursolisboa@gmail.com

Exposição de Joana Graça 20 ABR A 19 MAI

ATELIER DE SÃO BENTO

Workshops de Cerâmica

TER: 15H -17H, 17H -19H

IA

Artes Plásticas MP

5-14 anos QUA: 17H -18H30

IA

Artes Plásticas

5-12 anos QUA: 14H -16H, 17H -19H30, SÁB: 10H -13H escoladeartespedroserrenho. blogspot.com MP


C R I A N ÇAS A R T E S / C I Ê N C I A / C I N E M A /F O TO G R A F I A ESPAÇO 62 Artes plásticas 5-12 anos QUI: 18H -19H

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Oficinas de modelação de cerâmica

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Oficinas

No Espaço do Gesto

MUSEU DAS CRIANÇAS

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

3-8 anos

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras

Entre a Pintura e a Fotografia

E / GO / MP / EG

Coleção de Maravilhas Naturais 6-10 anos 18 ABR: 15H

MP

GALERIA MILLENNIUM

Ateliês de Expressão Plástica 6-12 anos

Pilhas de Cores 4 ABR: 11H

Faz Impressão

Oficinas de expressão plástica 4-12 anos

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Frente a frente… com um Presidente 4-12 anos

Como se faz uma bandeira

18 ABR: 11H MP

A Minha Pátria é Portugal

Era uma vez a Ciência! Viagem ao corpo humano 6-10 anos

Ciência com balões 6-10 anos

Brincar com a Matemática 4-7 anos

Fantástica Matemática

6-12 anos

8-10 anos

Acrescenta um Ponto!

H2O – O Ciclo da Água

9-12 anos

Outras viagens 7-12 anos TER A SEX E / MP

11ABR: 15H

Roda Viva

19 ABR: 11H

Pintura de azulejos Maiores de 3 anos MP

5-7 anos 12 ABR: 10H30 7-11 anos 12 ABR: 15H

12-15 anos 18 ABR: 14H30

O Séc. XV com a Arte de Gil Vicente

OFICINA DE PSICOLOGIA

Dobrar Papel para Desdobrar o Cérebro

8-10 anos E / MP

MUSEU DA ELETRICIDADE

Carrinhos Solares, Não acordes o Dragão, Laboratório de Invenções Ateliês | Maiores de 6 anos MP / PG / E

MAPA – ESPAÇO CRIATIVO

Workshop de origami criativo 8-12 anos 18 ABR: 10H30-13H30

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

5-12 anos ATÉ JUN SÁB: 14H -16H

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

Oficina Maiores de 6 anos 19 ABR: 10H30-13H

Desenho e Pintura

Maiores de 3 anos 18 ABR: 11H, 12H, 15H

Artes Visuais

Maiores de 13 anos IA

MUSEU DA MARIONETA

Manhã Criativa

Fantoche Livro Maiores de 6 anos 26 ABR: 10H30 MP

MUSEU MILITAR

Uma história com…

Ateliê 4-8 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765

Oficina de Cerâmica RUÍNAS E MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Esculturas de pedra e de ar Oficina | 6-10 anos 4 ABR: 11H

SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Archikidz!

Workshop de arquitetura 5-10 anos 19 ABR: 15H -17H30

E / GO / MP

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

O Brilho das 1001 Noites

Programa interativo no âmbito da exposição Lugares onde Estarei, de Cristina Bolborea 6-12 anos MP

Info: 218 100 340

CIÊNCIA

As Ruas do meu Corpo

Introdução à Computação Física: Arduíno Oficina Maiores de 14 anos 18 ABR: 14H30

OFICINA DÓING

Ateliês de Costura e Sapatos

Clips & molas pascoais 1 A 3 ABR

Ovos de linha 4 E 5 ABR

Pulseiras em pele 7 A 10 ABR

Pantufas 11, 12 ABR

Marcador de livros e aplicações para ténis 14 A 19 ABR

Cravos e Cravos 25 ABR

A Cozinha é um Laboratório Rebuçados da Páscoa 4 ABR: 15H30, 17H15

Cantinho da Ciência Hoje vou ser Floricultor 12 ABR: 11H30, 15H30, 17H15

Laboratório

Laboratório Botânico

Tartarugas Marinhas – A Viagem Exposição temporária MP

26 ABR: 15H30, 17H15

CINE MA / FOTOGRAFIA

CSI - Ciência Sob Investigação

ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DE LISBOA

Dormindo com os Tubarões

Exposição de pré-cinema 7 ABR A 5 MAI

8-14 anos

Maiores de 4 anos E / PG / MP

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Ateliês

12 ABR: 11H

MP

Romanos, Árabes e Cruzados

Oficina Maiores de 6 anos 5 ABR: 17H

OCEANÁRIO

Maiores de 5 anos

Domingos em Família

Coelhos Elétricos

MP / EG

O médico do mar, Os segredos do mar, O Grande Jogo dos descobrimentos, Puzzle fantástico, Entre fronteiras, Vou de viagem, o que levo na bagagem, Herbarium, Cruzando mares e oceanos, Entre Fronteiras

CASTELO DE S. JORGE

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

Quando os Desenhos aprenderam a Andar

Imagem em Movimento Ateliê Maiores de 7 anos 18 ABR: 16H -18H ATMOSFERA M

Filminhos Infantis à Solta pelo País

Comida de Pássaro, Paulo contra o Dragão, Foxy & Meg visitam o Museu, As Aventuras de Miriam: a Batedeira Elétrica, Ginjas e

81


82

C R I A N ÇAS C I N E M A /F O TO G R A F I A / C I R C O / DA N ÇA as Limpezas, O Pequeno Rudy, Macha e Manchinhas – o Dentista 4 ABR: 14H30 PG

Info: 213 160 057 (Zero em Comportamento) AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

Filminhos Infantis à Solta pelo País

Comida de Pássaro, Paulo contra o Dragão, Foxy & Meg visitam o Museu, As Aventuras de Miriam: a Batedeira Elétrica, Ginjas e as Limpezas, O Pequeno Rudy, Macha e Manchinhas – o Dentista 17 ABR: 11H E / MP

19 ABR: 11H30 PG

Info: 213 160 057 (Zero em Comportamento)

Dias de Mim CIRCO ARMAZÉM 13

Circo Kids

Workshop de atividades circenses SÁB: 11H CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Tendas Circus

Workshop de artes circenses QUA: 18H -20H, DOM: 9H -13H Info: 936 140 727 MP

CHAPITÔ

Ateliê de Circo 4-12 anos QUA: 18H MP

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Filminhos Infantis à Solta pelo País

Comida de Pássaro, Paulo contra o Dragão, Foxy & Meg visitam o Museu, As Aventuras de Miriam: a Batedeira Elétrica, Ginjas e as Limpezas, O Pequeno Rudy, Macha e Manchinhas – o Dentista 10 ABR: 11H E / MP

4 ABR: 11H PG

Info: 213 160 057 (Zero em Comportamento) MUSEU COLEÇÃO BERARDO

Filminhos Infantis à Solta pelo País

Comida de Pássaro, Paulo contra o Dragão, Foxy & Meg visitam o Museu, As Aventuras de Miriam: a Batedeira Elétrica, Ginjas e as Limpezas, O Pequeno Rudy, Macha e Manchinhas – o Dentista 22 ABR: 10H30

DA N ÇA A LOJA DAS ATIVIDADES

Ballet Criativo 3-6 anos SÁB: 15H

ACADEMIA DE DANÇA DANÇARTE

Cursos

Ballet, Dança Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop Info: 938 514 529 / 217 147 244 MP

ALUNOS DE APOLO – ESCOLA DE DANÇA

Aulas de Dança SÁB: 10H

ART!IST – ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO & PERFORMANCE

Curso de Hip-Hop Info: 912 561 972

E / MP

26 ABR: 15H30 PG

Info: 213 160 057 (Zero em Comportamento) MUSEU DA MARIONETA

Monstra

Exposição dedicada ao filme Papel de Natal e à realizadora Špela Čadež ATÉ 19 ABR/15 EG

RUÍNAS E MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Dia internacional dos monumentos e sítios Click! Click! Click! Oficina 6-10 anos 18 ABR: 11H

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Ballet

Maiores de 5 anos SÁB: 10H -11H MP

ATELIER DO PAÇO

Danças Tradicionais e de Roda Maiores de 5 anos DOM: 10H -11H

C.E .M – CENTRO EM MOVIMENTO

Dançar uma História Maiores de 4 anos SEX: 18H30-19H30

0-5 anos 18 ABR 11H -12H15 CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Dança com a Família SÁB: 12H -13H IA

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop, Danças Orientais MP

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Ballet

Vários Horários

Hip Hop

TER E QUI: 18H45-19H45 Info: 936 140 727 MP

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO

Dança clássica, dança contemporânea, dança criativa, barra de chão, pontas IA

Info: pontifice73@gmail.com

ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Ballet Kids MP

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Danças espanholas IA MP

FORUM DANÇA

Pré-Ballet, Ballet, Dança Criativa, Dança Contemporânea, Teatro, Bebé Dança, Famílias Dançantes MP

CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA/ TEATRO DA VOZ

Dança-teatro 11-14 anos Qua: 17h15-18h40

LAB. de Artes Performativas

13-16 anos SÁB: 10H30-12H

Dança Contemporânea 6- 10 anos TER: 16H15-17H25 IA

CHAPITÔ

Capoeira QUI: 18H

DANCE FACTORY STUDIOS

Dança Criativa 3-6 anos

Hip Hop Teens MP

DANÇA LIVRE - ESCOLA DE DANÇA

Ballet

A partir dos 3 anos VÁRIOS HORÁRIOS DANCE SPOT

Hip-Hop, Ballet, Contemporâneo, Sapateado MP

Bebé Dança

TER: 15H -16H

Famílias Dançantes

ÚLTIMO SÁB: 11H -12H FULLOUT DANCE ACADEMY

Ballet Kids, Hip-Hop Kids MP

JAZZY DANCE STUDIOS

Break Dance Kids, Capoeira Kids, Hip Hop Babies, Hip Hop Kids, Shake-it-up Teens MP

LX DANCE

Ballet MP

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Cair

Maiores de 5 anos 28, 29 ABR: 10H E / GO / MP

26 ABR: 11H, 16H30 PG

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

Mais Novos – C_VIB

Escuta tátil e performance Maiores de 6 anos 15 A 17 ABR: 10H30, 14H30 E / GO / MP

18 ABR: 16H, 19 ABR: 11H PG


C R I A N ÇAS DA N ÇA / F E S TAS D E A N I V E R SÁ R I O /G I N ÁS T I CA

OFICINA DE PSICOLOGIA 18 DE ABRIL DAS 10H30 ÀS 13H30 RUA PINHEIRO CHAGAS, 48 / 210 999 870

DOBRAR PAPEL PARA DESDOBRAR O CÉREBRO Com este workshop de origami criativo as crianças, dos 8 aos 12 anos, vão desafiar as suas capacidades cerebrais. O origami, arte japonesa de dobrar papel, ajuda os mais pequenos a estimular a criatividade, SOU – MOVIMENTO E ARTE

Dança Criativa 2-14 anos

F E S TAS D E A N I V E R SÁ R I O

MP

CASTELO DE SÃO JORGE

TEATRO DE CARNIDE

6-12 anos SÁB, DOM: 15H -18H

O Rei Artur

25 ABR A 21 JUN SÁB, DOM: 16H TEATRO D. LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Dança Criativa para Crianças 3-5 anos SEG: 17H30 MP

Núcleo Museológico

a imaginação e promove uma melhor e maior autoestima. Transformar uma folha de papel numa figura tridimensional é o desafio desta oficina organizada pela Origami-Academia de Papel. FS TEATRO DE MARIONETAS ALGAZARRA

Festas de Aniversário 3-14 anos MP

VER MAIS INFORMAÇÃO EM WWW.AGENDALX.PT

E / GO / MP

CULTURGEST 5-12 anos SÁB, DOM GO / MP FÁBRICA BRAÇO DE PRATA Até aos 12 anos SÁB, DOM: 16H Info: Trupilariante | 218 460 738 MP

G I N ÁS T I CA / D E S PORTO A LOJA DAS ATIVIDADES

Karaté

3-6 anos DOM: 11H -11H45 7-12 anos DOM: 12H -12H45

ACADEMIA TALENTOS À VISTA

Aulas de Taekwondo 4-14 anos TER, SEX: 18H15-19H ALMA CHEIA

Zen Kids

SÁB: 17H30-19H SEG: 18H30-19H30 Info: 960 271 750 | projetozenkids@gmail.com ART!IST – ACADEMIA DE DANÇA , TEATRO E PERFORMANCE

Judo, Condição Física Info: 912 561 972

83


84

C R I A N ÇAS G I N ÁS T I CA / D E S P O R TO / JA R D I N AG E M / L E T R AS CASA DE GIZ – ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Happy Yoga

JAZZY DANCE STUDIOS

QUINTA PEDAGÓGICA

4-12 anos

Ginástica, Capoeira

Ciclo do Pão

5-12 anos TER: 18H -18H45

MP

Maiores de 3 anos 11 ABR: 11H

IA / MP

JUST4TEENS

Aromas e Sabores

Capoeira

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças

TER E QUI: 18H -19

TER, QUA , QUI: 10H -12H

Savate Kangaroo

Maiores de 6 anos 25 ABR: 11H

A LOJA DAS ATIVIDADES

Da Tosquia à Cor da Lã

MP

Maiores de 14 anos SÁB: 11H -11H45

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

SEG E QUA: 18H -19H Info: 936 140 727

CENTRO OLÁ MAMÃ

Massagem para Bebés Até aos 12 meses

Babyoga 1-9 meses MP

CMS - CENTRO DE MEDITAÇÃO SOLARIS

Tai-Chi

Maiores de 10 anos SÁB: 12H -13H ESPAÇO YOGA RESTELO

Babyoga

Pilates

A PISCINA DOS BEBÉS

Natação, Hidroterapia MP

NEXGYM

Dodgeball, Defesa Pessoal, Fitness, Badminton, Ginástica MP

POLIVALENTE DE SANTA CATARINA

Futsal

Capoeira Infantil

3-16 anos QUA E SEX: 19H30-20H30 GINÁSIO CLUBE PORTUGU ÊS

Aikido, Ginástica, Judo, Esgrima, Tiro com Arco, Capoeira, Futebol Baby Gym

IA

Workshops

The Happiest Baby on the Block, Baby Signs 0-24 meses HIPÓDROMO DO CAMPO GRANDE

Aulas de equitação

EG

L E T R AS CASA FERNANDO PESSOA

Pessoa dá Licença? Viagem pela vida e obra de Fernando Pessoa 3-11 anos

Descobrir Pessoa

Sessões realizadas em sala de aula 3-11 anos

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

Pel’Aldeia de Pessoa

Fins de Tarde Saudáveis Yoga Sámkhya 18 ABR: 16H

THE LITTLE GYM

Ginástica para Bebés e Crianças

Heteronímia de Fernando Pessoa 3-9 anos

Passeio pela cidade 6-11 anos E / GO / MP

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

A Escrita Chinesa Maiores de 6 anos

4 meses-12 anos VÁRIOS HORÁRIOS

MP

IA / MP

CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS

JA R D I N AG E M

GYMBOREE

Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos

Maiores de 4 anos 25 ABR: 15H

Abre as Cortinas da tua Imaginação

MP

Play & Learn: Música, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness

A Vida na Quinta

6-12 anos TER E QUI: 18H30-20H

MP

GINÁSIO BEIJA-FLOR

Maiores de 3 anos 11 ABR: 15H

ESCOLA DE JARDINAGEM

Jardim do Saber, Mãos Verdes

Estudo Lúdico da Língua Inglesa Maiores de 6 anos MP

3-12 anos SEG A SEX

CENTROS HELEN DORON EARLY ENGLISH

Programas de Sensibilização Ambiental

Ensino de inglês 3 meses-14 anos

Helen Doron Early English

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

Hora do Conto

3-5 anos QUA: 17H30-18H MP / EG

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

O que nos Contam os Livros 6-10 anos 12 ABR: 10H30

Lobo, Lo-Bo, Bolo!!! – Uma História sobre a Liberdade Contos no CAM 2-4 anos 19 ABR: 10H, 11H30

Do Manuscrito ao Impresso Visita-oficina 8-12 anos 26 ABR: 10H30 MP

FUNDAÇÃO CIDADE DE LISBOA

Rostos da minha Cidade Contos infantis para a interculturalidade 5-10 anos 19 ABR: 10H -12H EG

LIVRARIA BULHOSA

Sábados de História

Livraria Encantada

4-10 anos 18 ABR: 11H Info: entrecampos@bulhosa.pt MP

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Contos do Lápis Verde Leituras encenadas Maiores de 6 anos 18, 19 ABR: 11H, 16H30 PG

MUSEU DO BOMBEIRO DE LISBOA

Conta uma História de Bombeiros 4-10 anos SEG A SEX: 10H -11H30, 14H -15H30

MP / EG

MP

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

ESCOLA SECUNDÁRIA PEDRO NUNES

MUSEU DAS CRIANÇAS

Oficina 6-10 anos 11 ABR: 15H

QUA: 14H30-15H30

Um Sapato Especial

Um Jardim pelo Correio! MP

Aulas de Mandarim IA

E / GO / MP / EG

Hora do Conto 3-7 anos

A Aventura dos 5 Sentidos 3-8 anos

\


C R I A N ÇAS L E T R AS / M Ú S I CA

85

O Reino de Pernas p’ro Ar 3-5 anos

Que Rica Alimentação! 3-6 anos

História da Carochinha 2-7 anos MP / E

MUSEU MILITAR

Escrita Criativa

8-12 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 / 967 455 116 E / GO / MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Acrescenta um Ponto! Oficina pedagógica 9-12 anos TER A SEX MP / E

RUÍNAS E MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Desvarios do lápis azul Sessão de contos 24 ABR: 21H EG / MP Info: servicoeducativo@ arqueologos.pt SALA D’AULA

Mandarim 6-12 anos IA

M Ú S I CA ACADEMIA DE M ÚSICA

Iniciação Musical 0-36 meses LIVRARIA BULHOSA 18 DE ABRIL, ÀS 11H CAMPO GRANDE 10-B / 217 994 190 / WWW.BULHOSA.PT

LIVRARIA ENCANTADA A Livraria Bulhosa recebe, uma vez por mês, uma sessão de leitura dedicada aos mais pequenos, Sábados de Histórias . Esta atividade é dinamizada pelo ator e contador de histórias Bruno Batista e dirigida a crianças entre os quatro e os 10 anos. Este mês, a sessão intitula-se Livraria Encantada e pretende comemorar o Dia Mundial do Livro Infantil (que se celebra a 2 de abril). Os pequenos leitores são convidados a conhecer livros misteriosos e a descobrir histórias de paixão pelos livros. Os adultos pagam 1,50€ e as crianças 3€, sendo o valor de inscrição das crianças dedutível numa compra igual ou superior a 15€. Requer marcação prévia. FS

MP / IA

ACADEMIA DE M ÚSICA DA GRAÇA

Guitarra, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria, Canto, Baixo Maiores de 6 anos MP

Info: 917 687 025 ACADEMIA DE M ÚSICA DE TELHEIRAS

Música para Bebés e Papás Até aos 3 anos TER: 18H30

ACADEMIA NOVAS LETRAS

Piano, Guitarra, Saxofone, Violino, Violoncelo, Bateria, Flauta e Acordeão SEG A SEX: 14H -20H


86

C R I A N ÇAS M Ú S I CA ALMA ESCOLA DE ARTES

CASA DO ALENTEJO

Maiores de 6 anos QUA , QUI E SÁB

Maiores de 8 anos TER E SEX: 19H

Técnica vocal ARTE GRAÇA

Música para Bebés 4 meses-3 anos DOM: 10H Info: geral@anapar.pt

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

Guitarra

SÁB: 10H30 MP

CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Sessão A PAR para Pais e Filhos  0-6 anos 18 ABR: 11H -12H Info: geral@a-par.pt

CASA DA ACHADA

Fazer Canções em Abril Oficina Maiores de 8 anos 5, 12, 19 ABR: 15H3017H30

Instrumentos de Sopro CASA DE CULTURA DA JUNTA DE FREGUESIA DE OLIVAIS

Mini Dias da Música em Belém 24 ABR: 10H -16H E

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

CLUB CLÍNICA DAS CONCHAS

Curso de Música para Bebés SÁB MP

Fungaguinhos - A Música de José Barata Moura para a Infância

CLUBE DESPORTIVO DA GRAÇA

CFA - CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA/ TEATRO DA VOZ

IA

Instrumentos Musicais Chineses

5-9 anos TER: 17H30-18H30

4 ABR: 17H

MP

CLAVE E SOM, ESCOLA DE M ÚSICA

Projeto Reciclo Orquestra

Oficina de construção de instrumentos musicais 6-17 anos QUA: 19H -20H30, SÁB: 10H -13H CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

11 ABR: 16H

Orkestra Digi tal e qual IA

Música P´ra Ti

António Carrilho e Katharine Rawdon (flautas) Maiores de 6 anos 4 ABR: 18H PG

6-15 anos ATÉ JUN/15 Info: 929 187 812

COLISEU DOS RECREIOS

Lodovica Comello Winx ao Vivo 26 ABR: 15H

Maiores de 6 anos

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Escola de Rock

Iniciação Musical 4-6 anos

Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeão, Violino, Violoncelo Maiores de 6 anos MP

COMUNIDADE HINDU

Raga

Curso de música indiana SÁB Info: cultura@comunidadehindu. org | 217 576 524 MP


C R I A N ÇAS M Ú S I CA / T E AT R O ESCOLA EB23 PEDRO DE SANTARÉM

Curso de Percussão, Afro Brasileira, Samba Reggae Maiores de 10 anos TER: 18H Info: blocooxala@gmail.com (Bloco Oxalá)

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Guitarra, Violino, Piano, Flauta Transversal, Sitar e Alaúde Turco 2-16 anos

Acordeão de Teclas Maiores de 10 anos MP

EVA GUERRA

Aulas de harpa e harpa eléctrica

Maiores de 7 anos TER, SEX: 18H -21H Info: evaguerra@gmail.com

TEATRO TIVOLI BBVA

O Galo Gordo Maiores de 3 anos 18 ABR: 16H

VOZES EM CONSERTO MINIMUNDO

Música para Bebés Até aos 3 anos

MUSEU DAS CRIANÇAS

Música no Museu 3-8 anos

Canto, Dança, Piano, Guitarra, Coro, Teoria Musical MP

Fado Menor 6-10 anos

Só é Fadista quem Quer 6-15 anos

T E AT R O

Sessão A PAR para Pais e Filhos  0-6 anos 11 ABR: 11H -12H Info: geral@a-par.pt

M ÚSICA – CAMPO DE OURIQUE Aulas de piano e música Info: 931 402 010 OCEANÁRIO

Fado Miudinho Até aos 4 anos DOM: 09H

Concerto para Bebés Até aos 3 anos SÁB: 09H

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

Música e Movimento

Introdução ao Estímulo Musical 6-24 meses 26 ABR: 10H40

Toca a Mexer! 25-48 meses 26 ABR: 11H30

A Aventura de Ulisses Maiores de 6 anos

Auto da Barca do Inferno

Oficinas

CASA DO BRASIL

Oficina de Teatro

10-14 anos TER, QUI: 17H -19H CASA FERNANDO PESSOA

Abre as Cortinas da tua Imaginação 3-11 anos SEG A QUI

6-12 anos

Info: 963 272 799 , lamire.animacao@gmail.com  30 DA MOURARIA – PSICOTERAPIA E MOVIMENTO

Drama e Movimento para Miúdos Tímidos, Atrevidos e Mais ou Menos 4-10 anos QUA: 17H -18H MP

Info: 30damouraria@gmail.com ARTYAPLAUSOS

Iniciação às Artes Perfomativas 8-12 anos SÁB: 10H -13H

AUDITÓRIO DA ADCEO

Auto da Barca do Inferno, Falar a Verdade a Mentir

Curso de Expressão Dramática IA

CHAPITÔ

Aventuras de João Ratão 4 A 26 ABR SÁB, DOM: 17H

Eu sou uma Estrela Encantada que veio do Céu para amar a Vida Peça de teatro itinerante Maiores de 4 anos E / GO / MP

ESCOLA DE ACTORES ILHA D’ARTE

Cursos e workshops Maiores de 8 anos IA

EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

Iniciação ao Teatro 8-12 anos SÁB: 10H30-12H

AUDITÓRIO DO GCDT DO BES

IGREJA DE SÃO ROQUE

Antes de Começar, o Cavaleiro, Auto da Barca do Inferno, Os Lusíadas (de Calções), Falar Verdade a Mentir 10H30, 13H, 14H30, 15H Info: Companhia de Teatro O Sonho - 218 861 799 E / GO / MP

GATO QUE LADRA

Teatro aos Sábados 4-12 anos SAB: 11H

Mikado Grupo de Teatro 13-18 anos SÁB: 16H Info: producao@gatoqueladra. com / 968 382 245 MP

PROPOSITÁRIO AZUL, ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA

Auto da Índia, Auto da Barca do Inferno, Luzes, Câmara… Confusão!!, O Cavaleiro da Dinamarca Peças itinerantes E / MP

Info: teatromais.propositario@ gmail.com  |  933 288 560 MUSEU DAS CRIANÇAS

Auto da Barca do Inferno 9º ano de escolaridade

COMPANHIA DE TEATRO AZUL

E / MP

SEG A SEX: 10H30, 14H30

8-16 anos SÁB: 10H -13H ATÉ JUN/15

E / GO / MP

Peça itinerante E / MP

Representação para Jovens IA

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

A Princesa Pele de Cavalo

NICOLAU BREYNER ACADEMIA

Maiores de 12 anos Info: www.culturalkids.com.pt / 213 426 374

ASSOCIAÇÃO LAMIRÉ

MP / GO

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

AUDITÓRIO PEDRO ARRUPE

E / GO / MP

MP / E

MUSEU DO FADO

87

IA

PAIAÇU ou Pai Grande ATÉ 25 MAI/15 SEG: 10H E / GO / MP

LISBOA COMEDY CLUB

Autos e Lendas de Portugal – Volume I ATÉ 1 JUN SÁB: 17H, DOM: 15H

O Reino de Pernas P’ró Ar 3-5 anos

História da Carochinha 2-7 anos E / MP

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA Os Sete Cabritinhos 1-5 anos 12 ABR: 10H30 Info: 214 190 722 / 964 978 022 (Palco de Chocolate) MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

A Bela Adormecida 1-5 anos 19 ABR: 10H30

Branca de Neve e os Sete Anões

1-5 anos 26 ABR: 10H30 Info: 217 567 410 / 964 379 701 (Palco de Chocolate) MP

O Reino de Pernas p’ró Ar 18 meses-6 anos 12 ABR: 10H30


88

C R I A N ÇAS T E AT R O / V I S I TAS G U I A DAS

Um Sapato Especial 2-8 anos 18 ABR: 15H30

O Patinho Feio

2-5 anos 26 ABR: 15H30 Info: reservas@cativar.com (Cativar) MP

TEATRO ARMANDO CORTEZ

Romeu e Julieta – Uma História de Gatos Maiores de 4 anos ATÉ 19 JUN/15 TER: 11H QUA A SEX: 11H, 15H E / GO / MP

SÁB, DOM: 15H PG

NEXGYM

Aulas de Teatro MP

OFICINA DA PESSOA

Expressão teatral 6-12 anos SÁB: 14H -15H30

PALÁCIO DE LAGUARES

Crescer Teatrando Oficina de teatro 4-12 anos IA

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Curso de Teatro 14-16 anos SEX: 17H -19H MP

TEATRO AZUL

Histórias da Avozinha

Contos populares contados pela atriz Florbela Queiroz

Oficinas de Expressão Dramática 6-12 ANOS MP

Info: 968 060 047 | geral@ companhiadaesquina.com TEATRO PAPA-LÉGUAS

Aventuras de João Ratão

TODOS OS DIAS, VÁRIOS HORÁRIOS

Kéketem?!

Espetáculo itinerante

E / MP

E / MP

TEATRO DE CARNIDE

TEATRO POLITEAMA

14-18 anos ATÉ JUN/15 SEG E QUA: 18H -20H

SÁB E DOM: 15H

Curso de teatro jovem

O Princepezinho PG

TER A SEX: 11H, 14H

IA

E / GO / MP

TEATRO D. LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

TEATRO TURIM

Antes de Começar Maiores de 4 anos ATÉ 26 ABR SÁB: 16H DOM: 11H

A Princesa e a Rosa Azul Maiores de 4 anos 11, 18, 25 ABR: 16H 12, 19, 26 ABR: 11H PG

TEATRO VILLARET

A Carochinha

Maiores de 3 anos ATÉ 28 JUN SÁB: 15H, DOM: 11H VOZES EM CONSERTO

Arte Dramática MP

V I S I TAS G U I A DAS ARQUIVO HISTÓRICO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Letras Habitadas

Visita com aletiê 6-10 anos SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H E / GO / MP / EG / IA / PG

BIBLIOTECA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Ser Bibliotecário Por um Dia

Visita guiada com atividades 12-18 anos


C R I A N ÇAS V I S I TAS G U I A DAS SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H E / GO / MP / EG / IA / PG

CASA FERNANDO PESSOA

P’la Aldeia de Pessoa

Percurso pedestre que dá a conhecer locais de Lisboa importantes para Fernando Pessoa Início: Largo Camões, fim: Terreiro do Paço 6-11 anos SEG A QUI E / GO / MP

CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

Recriação de Época: Elisa, a criada do Dr. Anastácio Gonçalves, apresenta a Casa e as Obras de Arte às crianças

Os Campeões do Jardim, À Descoberta do Jardim 4-5 anos

A Planta, O Herbário Ensino básico

Plantas de todo o Mundo, Quem sou Eu? Como me Chamo?, Da Alga à Laranjeira, Os Botânicos e a Conservação da Biodiversidade Ensino secundário E / MP

JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Na Ponta do Lápis

89 MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas SEG A SEX

MUSEU DA ELETRICIDADE

Até aos 12 anos

Percurso Monumental SÁB, DOM, FER: 10H30, 12H, 15H, 16H30 PG

SEG A DOM: 10H, 11H30, 14H, 15H30 E / GO / MP

Percurso Secreto Maiores de 12 anos 1º DOM: 11H PG

Percurso Secreto Maiores de 12 anos E / GO / MP

EG / MP

E / GO / MP

MUSEU MILITAR

LAVADOURO PÚBLICO DE CARNIDE

8-12 anos

CASTELO DE S. JORGE

Domingos em Família Visitas em Família Maiores de 5 anos 26 ABR: 11H

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

Visitas Guiadas Maiores de 6 anos MP

CULTURGEST

A Culturgest na Escola: Serviço Educativo Portátil Visitas, jogos, oficinas, debates Ano letivo 2014/15 E / MP

À Descoberta do Lavadouro!

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º DOM: 11H MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL

Dentro de Cena

Visita guiada ao Teatro Maiores de 3 anos TER A DOM: 15H -20H EG / MP

MERCADO 31 DE JANEIRO

Vamos Todos ao Mercado

Visita guiada e atividade lúdica no âmbito da Educação Alimentar MAIORES DE 8 ANOS TER A SEX: 9H30-12H E / MP

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

Visitas guiadas ao Palácio do Beau Séjour GO / MP / EG

GALERIA MILLENNIUM

Visitas orientadas E / GO / MP

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

Visita Geral, As Plantas Oficinais, O Sabor e os Cheiros PG / MP

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Brincando no Mosteiro, Animais do Mundo, Animais do Rei, Jogo do Mosteiro, Jogo dos Descobrimentos, Ateliê das Iluminuras, Jogando com o Tempo, Viagem de Vasco da Gama, Vem Conhecer o Mosteiro Visitas guiadas e oficinas pedagógicas TER A SEX E / MP

Info: 965 503 841 | 213 620 034

E / GO / MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Visitas guiadas e atividades temáticas

EG / MP

Visita com animação

MP

Visita guiada

Visita Intercultural

Dos Angeja aos Palmela: um percurso no traje e na História

Visitas históricas guiadas E / GO / MP

Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 / 967 455 116 MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais MP / GO / E

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Galerias da Amazónia Visitas guiadas

Visita guiada ao museu MP

Visita guiada ao Palácio de Belém e jardins SÁB: 11H -16H, DOM: 14H30-16H MP

MUSEU DO REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS

Do Passado, pelo presente, até ao futuro Visitas guiadas e sessão de sensibilização Maiores de 6 anos E / MP

MUSEU DE SÃO ROQUE

Há Animais no Museu? Visita-animada 3-8 anos 11 ABR: 14H30 PG

Personagens Animadas, Histórias Transformadas

Visita com ateliê de animação 8-12 anos 26 ABR: 14H30 PG

A Brincar Construímos o Passado

Galerias da Vida Rural

Visita ateliê de arte 6-12 anos 12 ABR: 14H30

E / GO / MP / EG

PG

Visitas guiadas

MUSEU NACIONAL DO TRAJE & PARQUE BOTÂNICO DO MONTEIRO -MOR

Visitas gerais

Vamos conhecer o Oriente em São Roque Visita-jogo 12-15 anos 19 ABR: 14H30

Trajes no Paço: Memórias Escondidas, Histórias de um Vestido Tagarela… e mais esta e mais aquela!, Todos dizem que é seu, mas o dono sou eu!

PG

E / GO / MP

D. Leonor, a princesa perfeitíssima

Visitas temáticas

O Traje a sua Época: os sécs. XVIII e XIX, O Traje e a sua Época: do séc. XIX aos nossos dias, Sob saias e Corpetes… entre Rendas e Colchetes! E / GO / MP

Flor Desaparecida

Visita de exploração com oficina E / GO / MP

Há Animais no Museu? Visita-animada 3-8 anos

Visita-animada 3-12 anos

Letras Habitadas Visita com aletiê 6-10 anos


90

C R I A N ÇAS V I S I TAS G U I A DAS

Personagens Animadas, Histórias Transformadas

Visita com ateliê de animação 8-12 anos

Vamos Conhecer a Capela de São João Batista Visita-jogo 8-12 anos

A Brincar Construímos o Passado Visita ateliê de arte 6-12 anos

O que nos dizem as Cores Visita-animada 6-12 anos

Uma História Colorida 3-6 anos

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre arquitetura e urbanismo Visita com ateliê de arte 12-15 anos

Vamos conhecer o Oriente em São Roque Visita-jogo 12-15 anos

Pelos Sentidos do Barroco

Visita guiada temática com atividades 12-15 anos

O Padre António Vieira e o Barroco em São Roque Visita guiada temática com atividades 16-18 anos SEG: 14H -18H TER A DOM: 10H -12H30, 14H -18H E / GO / MP / EG / IA / PG

OCEANÁRIO

Visitas guiadas à exposição permanente Maiores de 4 anos E / PG

Visitas guiadas à exposição Tartarugas Marinhas – A Viagem Maiores de 4 anos E / PG

A

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

A Primeira visita, Visita encenada e Um Monumento singular E / GO / MP

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

Visitas Guiadas ao Palácio SEG A SEX MP

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Real Teatrinho – Fantoches e Histórias, O Natal no Paço da Ajuda, A Primavera no Paço, O Quotidiano da Família Real, Um Dia de Gala no Real Paço da Ajuda, A Escultura Viva, A História de Portugal no Palácio da Ajuda, Reconhecer Ambientes Queirosianos Visitas temáticas guiadas E / MP

TERCEIRA IMAGEM

PANTEÃO NACIONAL

Era uma vez uma Igreja e uma princesa – Vamos conhecer o Panteão Nacional e ouvir a história da Igreja de Santa Engrácia Visita com atividade 4-6 anos

Revivendo a História: O Panteão – do passado ao presente Visita com jogo 7-12 anos E / PG / MP

PENTÁCULO EXPO – ACADEMIA DE ESTUDOS

Atividades lúdicas e culturais com visitas a museus e castelos MP

TORRE DE BELÉM

Há Piratas Na Torre !, A viagem de Nuno Tristão, Armas e Brasões, À Descoberta de Novos


C R I A N ÇAS O U T R O S

Mundos, Vem Conhecer a Torre Visitas guiadas e oficinas pedagógicas 3-12 anos TER A SEX E / MP

Info: 965 503 841 | 213 620 034

OUTROS A LOJA DA TIA GLÓRIA

Yoga para crianças, expressão dramática, artemix, expressão musical, danças do mundo Oficinas artísticas VÁRIOS HORÁRIOS IA

CASTELO DE S. JORGE

Domingos em Família Jogos em Família Maiores de 5 anos 5 ABR: 11H

91

CAVALARIÇAS PESTANA PALACE

A LOJA DAS ATIVIDADES

Evento solidário de moda infantil 18 ABR: 10H -22H 19 ABR: 10H -18H

Maiores de 3 anos DOM: 9H30-13H

Little Style

CÓCEGAS NOS PÉS De onde vêm as coisas? Oficina de filosofia 4-6 anos 26 ABRR: 10H30-11H30 7-10 anos 26 ABR: 11H30-12H30 DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO CIVIL

A segurança em casa, na rua e nos espaços públicos 5-10 anos SEG A SEX: 9H -12H, 14H -16H30 GO / MP

JARDIM DE BELÉM Caça ao Tesouro em Belém 6-12 anos 12 ABR: 11H

Pequenas atividades para grandes crianças

PRAÇA DO MARTIM MONIZ

Peddy Paper na Baixa Pombalina 6-12 anos 26 ABR: 11H

MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Jogos

Peddy-Paper, Guia de Exploração Pedagógica, Caça ao Tesouro, Quem é Quem? E / MP

MP / GO / PG

Info: 917 727 683 | saltimbanco. lisboa@gmail.com TEATRO DA GARAGEM

Liberdade para quem a Apanhar 20, 21, 22 ABR

MUSEU MILITAR

Um enigma no Museu

8-12 anos Info: uma.historia.com@gmail. com / 919 724 765 / 967 455 116

E / GO / MP

25 ABR: 16H PG

E / GO / MP

MUSEU DO ORIENTE

Quem tem medo do escuro? 2-4 anos Oficina 19, 26 ABR: 11H -12H MP

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA IA INSCRIÇÕES ABERTAS GO GRUPOS ORGANIZADOS MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO EM GERAL

> Contactos pág 91

MP / GO / PG

Info: 917 727 683 | saltimbanco. lisboa@gmail.com

ExpOSIçãO FOTOGRáFICA

AR DE ARESTAS

de

OZIAS FILHO

VISITAS GUIADAS 15 ABRIL - 12h00 e 17h30

OrganizaçãO

CASA AMÉRICA LATINA apOiO

Entrada Livre mediante inscrição até ao dia 13 de Abril Inscrições para dlopes@casamericalatina.pt ou 21 394 73 56 MíNIMO 5 pESSOAS


38ª 25Abril2015

Inscrições: www.accl.com.pt Consulte o regulamento da corrida, nos sites: www.accl.com.pt ou www.confederacaodascolectividades.com ORGANIZAÇÃO

Federação das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa

CO-ORGANIZAÇÃO

Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa

Associação 25 de Abril

PARCERIAS

Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto


CONTACTOS A Abysmo R. da Horta Seca, 40, R/c; 211 912 755; www.abysmo.pt • Academia de Artes e TecnologiasR. Lagares d’El Rei • Academia das Ciências de Lisboa R. Academia das Ciências, 19; 213 219 730; www.acad-ciencias.pt • Academia de Dança – DançarteR. Prof. Simões Raposo, 8A; 217 147 244; www.dancarte.pt • Academia Danças do Mundo R. Visconde de Santarém, 71 B; 213 579 196; www. dancasdomundo.eu • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho, 3; 217 524 263; www.academialumiar.org • Academia de Música R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 213 512 414 • Academia de Música da Graça Tv. São Vicente, 15, 1º dt; 917 687 025 • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www. clavedesoft.pt • Academia Novas LetrasAv. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www.novasletras.com • Academia Recreio Artístico R. dos Fanqueiros, 286, 1º • Academia Talentos à VistaR. Álvaro Benamor, Lt. 8, Lj. 8A; www.talentosa-vista.pt • Act - Escola de Atores LxFactory, R. Rodrigues Faria, 103, Edifício I-0.2; 213 010 168; www.act-escoladeactores.com • Adamastor Studios Pç. dos Restauradores, n. 13, 2º dto; 213 460 945; www.adamastorstudios.com • Alecrim 50 - Galeria de Arte R. do Alecrim, 48-50; 213 465 258; www.alecrim50.pt • Alunos de Apolo, Escola de Dança R. Silva Carvalho, 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo. com • AnjoDesign – Design e RestauroR. Tomás da Anunciação, 100B; 213 886 420 • Appleton Square R. Acácio Paiva, 27, r/c; 210 993 660; www.appletonsquare. pt • Armazém Abel Pereira Da Fonseca Praça David Leandro da Silva, 1-7 • Armazém F R. da Cintura, Armazém 65, Cais do Gás; 213 220 160; www.armazemf. com • Armazém 13 R. Gomes Pereira, 11; 966 762 047; armazem13.cia-adn.com/blog • Arta - Taberna das Almas Regueirão dos Anjos, 68-70; 963 023 435 • Arte Graça R. da Graça, 27-29; 965 858 009• Arts2Science R. Jorge Colaço 17B 918880375; www.arts2science.com • Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215 • Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual R. de Santiago, 18; 218 801 010; www.arco.pt • Armazém F R. da Cintura, Armazém 65; 213 220 160 • Arquivo 237 R. da Rosa, 237; 213 426 237/916 221 051; www.arquivo237.com • Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt. 3 a 6 - 1º; 213 807 100; arquivomunicipal.cmlisboa.pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 180; antt.dglab.gov.pt • Arteilimitada - Escola de Artes Visuais Cç. da Estrela, 128, Anexo A; 213 954 401; www.arteilimitada.com • Arte pel’Arte R. Rodrigues Sampaio, 76, 1º • Art!ist – Academia de Dança, Teatro & Performance R. da Manutenção, 45; 218 689 416; www.artist-ac.com • Artlier R. Gervásio Lobato, 47B; 939 067 111; www.cursos-artlier.com • Artyaplausos Urb. da Ameixoeira, R. Varela Silva, Lote 11 e 12, Loja A e B • Assembleia da República Palácio de São Bento; 213 919 000; www.parlamento.pt • Associação de Artesãos da Região de Lisboa R. de Entrecampos, 66; 217 962 497; aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de São Bento, 329, 2º; 213 845 380/5; www. acmlisboa.com • Associação Cultural Companhia Clara Andermatt R. dos Caetanos, 1, 3º; 213 470 333; www.clara-andermatt.com • Associação Cultural Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177; 962 249 648 • Associação Para a Promoção Cultural da Criança – APCCR. Lagares de El-Rei, 21A, 1º esq.; 218 429 730; www.apcc.org.pt • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós, 20; 218 885 381; www.amigosdoscastelos.org.pt • Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista R. Rainha Dona Catarina, Edifício Comunidade de Partilha; 218 226 340; partilhaboavista.weebly. com • Associação Renovar a MourariaBeco do Rosendo, 8; 218 885 203; www. renovaramouraria.pt; www.renovaramouraria.pt • Associação Subud R. do Centro Cultural, 23, 2º; 917 392 663 • ATLA – Associação de Tempos Livres de Alfama Beco de Santa Helena, 9 Esq; 218 879 739 • Atelier 29 Travessa do Corpo Santo, 29 • Ateliê de Arte e ArtePsicoterapia R. Alexandre Herculano, 19; 213 558 060; www.a-ama.com.pt • Ateliê de Cerâmica Chamote FinoCç. da Quintinha, 17A • Ateliê MelícioTrav. Sargento Abílio, Ateliê 5 • Ateliê MFR. Santo António dos Capuchos, 33 B; 218 822 919 • Atelier Musical do Areeiro R. Abade Faria n. 48, R/C dto.; 211 820 077 • Atelier do Paço R. da Padaria, 25, 1º. Dto; cursolisboa.wix.com/ atelierdopaco• Atelier RealR. Poço dos Negros, 55; 213 909 255 • Ateliê Santa Rufina Cç. Conde de Penafiel, 9 A/B; 213 225 727 • Atelier de São Bento R. da Quintinha, n 15, cv dir; 965 769 007 • Ateliers de Alfama R. Terreiro do Trigo, 52, 1º; 965 297 046; ralmstudio@gmail.com • Ateneu Comercial de Lisboa R. das Portas de Santo Antão, 110; 213 246 060 • Atmosfera M R. Castilho, n 5; 210 002 730; www. montepio.pt • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira, 17; 217 123 000; www. jf-benfica.pt • Auditório do GCDT do BES R. D. Luís I, 27; 213 907 192 • Auditório Pedro Arrupe R. da Ilha dos Amores, 53, 4º A – Parque das Nações; 213 426 374 www. culturalkids.com.pt

dade

B Bang Produções 915 022 538; bangproducoes.com • Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna Lg. São Mamede, 7; 213928090 • Biblioteca

PubliciCamões Lg. do Calhariz, 17, 2º esq.; 213 422 157; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca do ISCTE-IUL Av. das Forças Armadas, Edif. II; 217 903 024; biblioteca.iscte.pt • Biblioteca-Museu República e Resistência - Cidade Universitária R. Alberto Sousa, 10A; 217 802 760; republicaresistencia.cm-lisboa.pt • Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Grandella Est. de Benfica, 419; 217 712 310; republicaresistencia.cm-lisboa.pt • Biblioteca Nacional de PortugalCp. Grande, 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt • Biblioteca Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado; 217 141 535; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Olivais/ Bedeteca de Lisboa Palácio do Contador-Mor, R. Cidade do Lobito; 218 507 100; blx. cm-lisboa.pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 217 549 030; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Penha de França Cç. do Poço de Mouros, 2; 218 160 750; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702 • Biblioteca de São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672; blx.cmlisboa.pt • Bicla Lx 968 952 775; biclalxblogspot.pt • Bike a Wish R. das Fontainhas a São Lourenço, 29 B; 211 329 949; www.bikeawish.com • B.Leza R. Cintura do Porto de Lisboa, Armazém B, 963 612 816 • Bode ExpiatórioR. Abílio Lopes do Rego, 12; 968 581 898; www.bode-expiatorio.com • O Bom O Mau e o Vilão R. do Alecrim, 21; 967 959 287 • Booktailors R. dos Fanqueiros, 96, 3º Esq

C Cá – Ateliê de Expressão Plástica R. da Páscoa, 12 r/c dto; 211 561 348; atelie. ca@gmail.com • Café Império Av. Almirante Reis, 205 A • Caixa Económica Operária R. Voz do Operário, 64; 218 862 836 • Carpe Diem Arte e Pesquisa R. de O Século, 79; 210 966 274; www.carpediemartepesquisa.com • CAMa - Centro de Artes da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 152; 212 427 621; www.tarumba.org • Câmara Lisboa Clube Av. do Brasil, 155H; 218 451 352; www. clclube.pt •Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lote F, r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com • Casa da Achada – Centro Mário DionísioR. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www.centromariodionisio.org • Casa dos Açores R. dos Navegantes, 21; 213 699 035; www.casadosacores.org • Casa do Alentejo R. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo.pt • Casa da América LatinaAv. 24 de Julho, 118 B; 213 955 309; www.casamericalatina. pt • Casa do ArtistaEst. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net • Casa-Atelier R. do Borja, 57, c/v esq.; 925 028 894 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da SertãR. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa do Coreto R. Neves Costa, 45 • Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa. cm-lisboa.pt • Casa de Giz R. Prior do Crato, 41/43; 216 013 994 • Casa de LafõesR. da Madalena, 199, 1º; 218 872 065; casa-de-lafoes.org • Casa da Liberdade – Mário Cesariny R. das Escolas Gerais, 13; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Casa dos MundosR. Nova da Piedade, 66 • Casa-Museu Amália Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 • Casa-Museu Dr. Anastácio GonçalvesAv. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; www.cmag-ipmuseus.pt • Casa-Museu Medeiros e AlmeidaR. Rosa Araújo, 41; 213 540 923 ; www.casa-museumedeirosealmeida.pt • Casa Nic e Inês R.José Estêvão, 19 B, r/c esq; 963 731 318; casaniceines.blogspot.pt • Casino de Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias, 148B; 213 019 024; www.casuallounge.com • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas, 28; caulinoceramics.com• Cavalariças do Pestana Palace R. Jau 54; 213 615 601 • Cemitério dos Prazeres Pç. São João Bosco; 213 961 511• c.e.m – centro em movimentoR. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m. org • Centro Científico e Cultural de MacauR. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt • Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Administração Tributária de Lisboa Av. João XXI, 76; 217 610 075 • Centro de Cultura e Intervenção Feminista R. da Cozinha Económica. Bloco D, 30 M-N; 218 873 005 • Centro Cultural Arte Pura R. do Loreto, 42; 927 924 763; artepuraproducoes.wix.com • Centro Cultural de BelémPç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural de CarnideR. do Rio Cávado 3A, Bº Padre Cruz; 936 140 727 • Centro Cultural Eça de Queirós R. Cidade de Benguela; 218 540 710 • Centro Cultural das Mercês Rua Cecílio de Sousa, 94; 934 258 802 • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. dos Lagares d’el Rey, 4; 218 454 458 • Centro de Estudos e de Formação Profissional – CENFOPR. Filipe Folque, 46, 4º; 213 561 683; www.cenfop-sea.com.pt • Centro de Informação Urbana de Lisboa - CIUL Picoas Plaza, R. Viriato, 13 E, Núcleo 6, 2º; 218 172 100 • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade. wordpress.com • Centro de Interpretação de Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes, Parque Florestal do Monsanto; 218 170 200 • Centro Noesis R. João da Silva, 14 A; 218 403 376 • Centro Português de Atividades Subaquáticas - CPAS R. Alto do Duque, 45; 213 016 961; www.cpas.pt • Centro Português de Serigrafia Centro Cultural de Belém, Lj. 7, Pç. do Império; 213 162 175; www.cps.pt • Centro de Recreio Popular do BairroCç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Centro Social de S. Jorge de Arroios R. Carlos José Barreiros 19, 1º D; 965 848 590 • Cerâmica do Bairro Alto R. Diário de Notícias, 24; 919 492 318; www.ceramicabairroalto. com.pt • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org • Chiado 8


94

> CONTACTOS Arte Contemporânea Lg. do Chiado, 8; 213 237 346; www.culturgest.pt • Chiado Underscore – Espaço Bairro Alto Hotel R. das Flores, 100 • Cinema City Classic Alvalade Av. de Roma, 100; 218 413 040; www.cinemacity.pt • Cinema Ideal R. do Loreto, 15/17; 210 998 295 • Cinema São JorgeAv. da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt • Cineclube Cine-Reactor 24i R. Latino Coelho, 87; 927 537 179; www.cine-reactor24i.com • Cinemateca Portuguesa R. Barata Salgueiro, 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt • Clave e Som, Escola de MúsicaLg. Santa Bárbara, 3 B; 213 150 886; www.claveesom.com • Club Clínica das ConchasR. Luís Pastor Macedo, 27C; 217 507 000; www.clinicadasconchas.pt • Clube Desportivo da Graça R. da Senhora da Glória, 16; 929 187 812; paisdamusica.com • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • Coliseu dos RecreiosR. das Portas de Santo Antão, 96; 213 240 585; www.coliseulisboa.com • Companhia Olga Roriz Palácio Pancas Palha R. de Santa Apolónia, 12-14; 927 298 695; www.olgaroriz.com • Complexo dos Coruchéus Palácio dos Coruchéus, R. Alberto Oliveira, 51; 218 170 534 • Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto à Av. Santos e Castro, lt. 2; 218 170 137 • Complexo Desportivo do Boavista (Pavilhão e Piscina) R. das Azáleas; 218 170 053 • Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilhão e Piscina) R. João Silva; 218 170 107 • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770 • Comunidade Hindu de PortugalAl. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu.org • Confiquatro – Desportos NaúticosR. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984/5; www.confiquatro.pt • Conservatório NacionalR. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.em-conservatorio-nacional.com • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123 • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 235 233 • Convento das Trinas do Mocambo R.das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico.pt • Convento da Trindade R. Nova da Trindade, 20; • El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar, 31; 213 711 700; www.elcorteingles.pt • Cócegas nos Pés R. Abel Salazar, 37 A; cocegasnospes.wix.com • Coworklisboa – LX Factory Rua Rodrigues Faria, 103; www.coworklisboa.pt • Cristina Guerra Contemporary Art R. de St. António à Estrela, 33; 919 099 245 • Culturgest R. do Arco do Cego; 217 905 155; www.culturgest.pt D Dança Livre - Escola de DançaR. Marquês da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com • Dançattitude Trav. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www. dancattitude • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www.dancefactory.com.pt • Dance SpotR. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www. palcoplural.com • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. de Santa Teresa, 28; 213 952 697 • Departamento de Património Cultural R. do Machadinho, 20; 218 170 900 • Departamento de Proteção CivilR. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • Divisão de Promoção e Comunicação Cultural R. do Machadinho, 20; 218 170 900 E Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa Cp. Grande, 25; 808 203 323 • Embaixada do Luxemburgo R. das Janelas Verdes, 43; 213 931 940 •Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq.; 211 358 975; www.enigmalisbon.com • EKA [Palace] Calçada de Dom Gastão, 12; 216 005 575; www.facebook.com/palace.EKA • Ermida de Nossa Srª da ConceiçãoTrav. do Marta Pinto, 21; 213 637 700; www. ermidabelem.com • Escola de Actores Ilha D’Arte R. Antero de Quental, 18 c/v; 936 411 313; www.escoladeactoresilhadarte.com • Escola António ArroioR. Coronel Ferreira do Amaral; 218 160 330; www.antonioarroio.org • Escola de Artes Vera Santos Silva Cp. Grande, 2, 4º dto.; 217 937 251; escoladeartesverasantossilva. blogspot.com • Escola de Belas-Artes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 917 540 178 • Escola de Dança Ana Köhler - EDAK R. Luís Pastor de Macedo, 37 A; 217 150 738; www.edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino917 860 556; www.projectolatino.com • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www.raquel-oliveira.com/escoladedanca • Escola de Dança e Teatro Musical - EDSAE Edifício Amoreiras Plaza, R. Silva Carvalho, n. 321 Loja M; 213 943 530; www.edsae.com • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escola de Medicina Tradicional Chinesa R. Dona Estefânia, 175; 213 475 605; www.esmtc.pt • Escola de Música do Conservatório Nacional R. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.emen.edu. pt • Escola Profissional de Imagem - EPI R. D. Luís I, 3; 213 942 550; www.epi. edu.pt • Escola Secundária Pedro Nunes Av. Álvares Cabral; 213 940 090; www. espn.edu.pt• Escola Superior de Artes Decorativas – ESADR. João de Oliveira Miguens, 80; 218 814 696 • Escola Superior de Dança R. da Academia das Ciências, 7; 213 244 770; www.esd.ipl.pt• Escrever EscreverR. do Alecrim, 47, 4A; 210 962 158; www.escreverescrever.com • Espaço 62 R. Conceição da Glória n. 62; facebook. com/Espaco62 • Espaço Alkântara Cç. Marquês de Abrantes, 99; 213 152 267; www.alkantara.pt • Espaço Arte Tranquilidade R. Rodrigues Sampaio, 95; www. tranquilidade.pt • Espaço Bento Martins Junta de Freguesia de Carnide, Lg. das Pimenteiras, 6; 217 121 330; www.jf-carnide.pt • Espaço Cultura da Axa Portugal Ed. AXA, Av. do Mediterrâneo, Lote 1.01 1.2 • Espaço Cultural das Mercês R. Cecilio de Sousa, 94; www.jf-merces.pt • Espaço Dança de Palmira Camargo Av. das

Forças Armadas (Centro de Apoio à Juventude); 934 531 025; www.palmira.camargo. com • Espaço Eira 33R. Camilo Castelo Branco, 33, 1º; 213 530 931; eira33.blogspot. com • Espaço Evoé R. das Canastras, 40; 218 880 838; www.evoe.pt • Espaço Exibicionista Rua Dona Estefânia 157, Loja C; 214 055 054; www.espacoexibicionista. com • Espaço Interpress R. Luz Soriano, 67, 1º • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço Santa Catarina Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7; 213 971 165 • Espaço de Yoga e Terapias do Restelo Pcta. das Torres do Restelo, lt. 1527; 213 011 475; www.yogarestelo.com • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 936 140 274 • Estádio do Restelo Av.do Restelo; 213 032 653 • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt • Estúdio 1 - Academia LifeClub R. de Cintura ao Porto de Santos, Armazém J • Estúdio ACCCA R. dos Caetanos, 26, 1º • Estúdio Cassefaz R. da Academia das Ciências, 24 C • Estúdio Vanda Melo Praça Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • Eva Guerra Avenida Afonso III, 77, r/c dto; 914 071 042; evaguerr@gmail.com • Evoé - Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt • Externato Ergon Av. 5 de Outubro, 21; 213 155 734; www.externatoergon.net F Fábrica do Braço de Prata R. da Fábrica do Material de Guerra, 1; 965 518 068; bracodeprata.net • Fábrica Criativa Galeria Monumental, Campos Mártires da Pátria, 101; 964 440 314; www.galeriamonumental.com • Fabrica Features Lisboa R. Garrett, 83, 4º, 21 32 56 764 • Fabula Urbis R. Augusto Rosa, 27; 21 888 50 32; www. fabula-urbis.pt • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 175; www.fba.ul.pt • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26 C; 217 908 300; www.fcsh.unl.pt • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Cp. Grande, Edif. C5; 217 500 000; www.fc.ul.pt • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 920 000; www.fl.ul.pt • Forum Dança Trav. do Calado, 26 B; 213 428 985; www.forumdanca.pt • Full Act R. Fernão Lopes, 9, 1º esq.; 935 068 010; fullact.com • Funarte Galeria LxFactory; R. Rodrigues Faria, 103; www.lxfactory.com • Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs.pt • Fundação Calouste GulbenkianAv. de Berna, 45 A; 217 823 700; www.gulbenkian.pt • Fundação Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes, Lt. 1, 6º A e D; 217 803 003; www.fundacaocarmona.org.pt • Fundação das Casas de Fronteira e Alorna Palácio Fronteira, Lg. Domingos de Benfica, 1; 217 784 599; www.fronteira-alorna.pt • Fundação Champalimaud Av. de Brasília; 210 480 200; www.fchampalimaud.org• Fundação Cidade de Lisboa R. Campo Grande 380; 217 568 241; www.fundacaocidadedelisboa.pt • Fundação INATEL (Espaço Mouraria) Edifício do Amparo, R. da Mouraria, 64, 4º; 210 027 148; www.inatel.pt • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação Mário Soares R. S. Bento, 176; 213 964 179; www.fmsoares.pt • Fundação Musical dos Amigos das Crianças R. D. Luís I, 19, 1º; 213 959 147; www.fmacmusica.org • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das ComunicaçõesR. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www.josesaramago.org G Gabinete de Arquitetura Alexandre da Costa Lopes – Espaço Galeria R. Marquês de Subserra, 10 C • Gabinete Curiosidades Karnart (GCK) Av. da Índia, 168 • Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt • Galeria 111 Cp. Grande, 113; 217 977 418; R. Dr. João Soares, 5 B; 217 819 907; www.111.pt • Galeria Abraço R. Poço do Borratém, 39; 218 884 310 • Galeria António Prates Av. António Augusto de Aguiar, 58 D; 213 571 167; www.galeriaantonioprates.com • Galeria ArtInzo Rua Marquês de Subserra ,10 C; 911 809 782; galeriartecontemporaneamarquesubserra10c.wordpress.com • Galeria de Arte CA – Grupo Crédito Agricola R. Castilho, 233/233 A; 213 809 900 • Galeria Art Lounge R. António Enes, 9, C; 213 146 500 • Galeria de Arte AFK Av. Professor Fernando da Fonseca, 21 A; 919 046 376; www.arteafk.com • Galeria de Arte Periférica Centro Cultural de Belém, loja 3; 213 617 100; www.arteperiferica. pt • Galeria de Arte UrbanaCç. da Glória e Lg. da Oliveirinha; gau-lisboa.blogspot. com • Galeria BaginskiR. Capitão Leitão, 51-53; 213 970 719; www.baginski.com. pt • Galeria BangBang – Arte Contemporânea R. Dr. Almeida Amaral, 30B; 213 148 018; www.galeriabangbang.com • Galeria Belo-Galsterer R. Castilho, 71, r/c Esq; 918 690 521 • Galeria Bessa Pereira – Design Séc. XX R. Luz Soriano n-15/17; www.galeriabessapereiradesign.com • Galeria da Boavista R. da Boavista, 50 • Galeria Bozart R. da Escola Politécnica, 4, r/c; 213 432 516 • Galeria Casa Inércia R. São José, 25 • Galeria Corrente d’Arte Av. D. Carlos I, 109; 213 941 722 • Galeria Diferença R. São Filipe Neri, 42, c/v; 213 832 193 • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção, 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com • Galeria Gest’Arte Av. Prof. Aníbal de Bettencourt; 217 826 100 • Galeria Graça Brandão R. dos Caetanos, 26; 213 469 183; www.galeriagracabrandao.com • Galeria João Esteves de Oliveira R. Ivens, 38; 213 259 940 • Galeria Laboratório R. Graça, 168; 918 968 264; www.laboratorio.urinol.pt • Galeria Luís Serpa Projetos R. Tenente Raul Cascais, 1 B; 213 977 794; www.galerialuisserpa.com • Galeria Maria Lucília Cruz Rua das Salgadeiras, 22; 213 421 135 • Galeria Millennium R. Augusta, 96 • Galeria


> CONTACTOS Monumental Cp. dos Mártires da Pátria, 101; 213 533 848 • Galeria Novo Século R. de O Século, 23 A/B; 213 427 712 • Galeria Opus 14 Rua das Gáveas 14; 213 460 216/ 965 520 190; www.opus14.pt • Galeria Pedro Alfacinha Rua de São Mamede, 25C; www. pedroalfacinha.pt • Galeria Pedro Cera R. do Patrocínio, 67; 218 162 032 • Galeria Pedro Serrenho R. Almeida e Sousa, 21A; 213 930 714; www.galeriapedroserrenho. com • Galeria Quadrado Azul R. Reinaldo Ferreira, 20 A; 213 476 280; www. quadradoazul.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534 • Galeria Ratton R. Academia das Ciências, 2C; 213 460 948; www. galeriaratton.blogspot.com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www.reversodasbernardas.com • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia, 12-16; 213 460 881 • Galeria de São Mamede R. da Escola Politécnica, 167; 213 973 255; www.saomamede.com • Galeria São Roque Too R. de São Bento, 269; 21 397 0197 • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481 • Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • Galeria 36 R. de São Filipe Nery, 36 r/c; 918 972 966; www.artelinguas.com • Galeria Valbom Av. Conde Valbom, 89 A; 217 801 110; www.galeriavalbom.com • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 43l0 205; www.zedosbois.org • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • Gato que Ladra R. Professor Sousa da Câmara, 156; 968 382 245; www.gatoqueladra.com • Ghost Tours Portugal 912 301 329 • Giefarte R. da Arrábida, 54BC; 213 880 381 • Ginásio Beija-Flor R. Severo Portela Lote C1 - Piso 0; 913 276 159; www.adccbf.com • Ginásio Clube PortuguêsPç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Goethe-Institut (Instituto Alemão) Campo dos Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www.goethe.delisboa • Grupo Amigos de Lisboa R. Portugal Durão, 58 A; 217 800 156; www.amigosdelisboa.com • Grupo Desportivo da Mouraria Tv. da Nazaré, 21; 218 870 713 • Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes R. do Possolo, 5-9; 213 961 846; oscombatentes.com.sapo.pt • Gymboree Al. dos Oceanos 1.02.1.1i; 218 949 034; www.gymboree.pt H Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hipódromo do Campo Grande Campo Grande; 217 817 410 • Hospital Júlio de Matos Av. do Brasil; 217 917 000 • Hot Clube de Portugal Pç. da Alegria, 48; 213 460 305; www.hcp.pt • Hotel do Chiado R. Nova do Almada, 114; 213 256 100; www. hoteldochiado.pt I Igreja de Saint George R. de S. Jorge, 6; 213 963 010 • Igreja de Santa Catarina Cç. do Combro, 82; 213 464 443 • Imprensa Nacional – Casa da Moeda R. de Dona Filipa de Vilhena 12; 217 904 030; www.incm.pt • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www.inimpetus.org • Instituto de Artes e Ofícios – IAOR. Particular à R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt • Instituto Cervantes de Lisboa R. de Santa Marta, 43 F; 213 105 020; lisboa.cervantes.es • Instituto Cultural Romeno R. Dr. António Cândido, 18; 213 537 060; www.icr.ro/ filiale/Lisabona • IPFEL – Instituto de Formação Av. Sidónio Pais, 2 - 3º; 21 315 03 53 • Instituto Francês de PortugalAv. Luís Bívar, 91; 213 111 400; www.ifp-lisboa. com • Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa R. da Junqueira, 100; 213 652 674; www.ihmt.unl.pt • Instituto Português do Desporto e Juventude R. de Moscavide, lote 47101; 218 920 800; www.ipdj.pt • Instituto Português de Fotografia R. Ilha Terceira, 31 A; 213 147 305 • Instituto de Seguros de PortugalAv. da República, 76; 217 903 100; www.isp.pt • Instituto Superior de Agronomia Tapada da Ajuda; 213 653 100; www.isa.utl.pt • ISCTE – IUL Av. Forças Armadas; 217 903 000; www.iscte.pt • Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais, 1; 218 417 000; www.ist.utl.pt J Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos, 213 609 660, www.iict.pt • Jardim Botânico do MNHN R. da Escola Politécnica, 56; 213 921 800; www.mnhnc. ul.pt • Jardim Boto Machado Cp. de Santa Clara • Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela) Lg. da Estrela • Jardim Henrique Lopes de Mendonça Pç. José Fontana • Jardim do Príncipe Real R. da Escola Politécnica • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www.jazzy.pt • Jink Photo & Art R. Luís Augusto Palmeirim 14 c; 211 982 204; www.jinkphotoart. com • Junta de Freguesia de Arroios R. Maria da Fonte, Mercado Forno do Tijolo; 218 169 970; www.jfarroios.pt • Junta de Freguesia do BeatoR. de Xabregas, 67, 1º; 218 681 107; www.jf-beato.pt • Junta de Freguesia de Benfica Av. Gomes Pereira, 17; 21 712 30 00; www.jf-benfica.pt • Junta de Freguesia de Carnide Lg. das Pimenteiras, 6; 217 121 330; www.jf-carnide.pt • Junta de Freguesia da Estrela - CENTRO COMUNITÁRIO DA MADRAGOA - Rua da Esperança, 49; 93 625 86 19 • Junta de Freguesia dos Mártires R. Vitor Cordon, 22; 213 428 562 • Junta de Freguesia de São João de Brito R. Conde Arnoso, 5 B; 218 428 370; www.jf-sjbrito. pt • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, Lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt

k Kgaleria R.da Vinha, 43; 213 431 676 • Kunsthalle Lissabon R. José Sobral Cid, 9E; 912 045 650; www.kunsthalle-lissabon.org L Laboratório Nacional de Engenharia Civil Av. do Brasil, 101; 218 443 000 • Lavadouro Público de Carnide Est. da Correia; 217 121 330 • Liberdade Provisória R. Pinheiro Chagas, 48, 2º; 963 118 762; aliberdadeprovisoria.blogspot. pt • Lisboa Autêntica 913 221 790 • Lisboa Comedy Club Av. Duque de Loulé, 22; 213 520 742; lisboacomedyclub.pt • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www.lisboastorycentre.pt • Lisbon Destination Hostels Estação de Comboios do Rossio 2º Piso • Lisbon Movie Tour 969 616 063; www.lisbonmovietour • Lisbon Walker R. dos Remédios, 84; 218 861 840; www.lisbonwalker.com • Livraria Bulhosa Campo Grande 10-B; 217 994 190 • Livraria Ler Devagar R. Rodrigues Faria, 103 - Ed. G - Espaço 0.3; www.lerdevagar.com • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • Livraria Palavra de Viajante R. de São Bento, 30; 211 956 340; palavra-de-viajante.pt • LPN - Liga para a Proteção da Natureza Est. do Calhariz de Benfica, 187; www.lpn.pt • Lisboa Autêntica 913 221 790 • A Loja das Atividades Av. Álvaro Cunhal, 3A; 965 261 132 • Lusitano Clube R. S. João da Praça, 81, r/c; 218 869 472; lusitano-clube.blogspot.com • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira; 961 722 039 ; www.escolalxdance.com • LxFactory R. Rodrigues Faria, 103; 213 143 399; www.lxfactory.com M MAPA - Espaço Criativo Amoreiras Shopping Center, piso 2; 217 974 587; www. mapacampopatrimonio.com • Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt • Meo Arena Rossio dos Olivais, Parque das Nações, lote 2.13.01A: 218 918 409 • Mercado 31 de JaneiroR. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mercado de Alvalade Av. do Rio de Janeiro; 218 491 860 • Mercado da Ribeira Av. 24 de Julho; 213 244 980; www.espacoribeira.pt • Mérito Próprio R. Professor Mário Chicó, 2G • MeetiNG Arte Gallery Espaço Chiado, R. da Misericórdia, 12-20, 93 320 62 94 / 96 586 54 54, www.nataliagromicho.com • Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 936 969 949; www.minimundo.pt • Módulo – Centro Difusor de Arte Cç. dos Mestres, 34 A-B; 213 885 570 • Monte dos Sabores R. de S. Bento, 102; 214 027 074 • A Montra Calçada da Estrela, 132; 213 954 401 • Mosteiro dos JerónimosPç. do Império; 213 620 034; www.mosteirojeronimos.pt • Mosteiro de S. Vicente de ForaCp. de Santa Clara; 218 810 500; www.patriarcadolisboa.pt • Mouradia Beco do Rosendo, 8-10; 218 885 203; www.renovaramouraria.pt • MAC - Movimento Arte ContemporâneaR. do Sol ao Rato, 9C; 213 850 789; Av. Álvares Cabral, 58; 213867215; www.movimentoartecontemporanea.com • Museu da Água da EPALR. do Alviela, 12, a Sta. Apolónia; 218 100 215; museudaagua.epal. pt • Museu da Água da EPAL - Reservatório da Patriarcal Jardim do Príncipe Real; 218 100 215; museudaagua.epal.pt • Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo; 213 478 629 • Museu de Arte PopularAv. Brasília; 213 011 282; museuartepopular.blogspot.com • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo SilvaLg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt • Museu da Associação de Futebol de Lisboa R. Nova da Trindade, 2 - 2º; 213 224 870; www.afl.pt • Museu do Banco PortugalAv. Almirante Reis; 213 130 650; www.bportugal.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt/museu • Museu do Bombeiro de Lisboa R. Aurélio Quintanilha; 218 171 525 • Museu da Carris R. 1º de Maio, 101/103; 213 613 087; www.carris.pt • Museu da Cerveja Terreiro do Paço – Ala Nascente, 62 a 65; 210 987 656; www.museudacerveja.pt • Museu Coleção Berardo Arte Moderna e ContemporâneaPç.do Império; 213 612 878; www.museuberardo.com • Museu do Combatentee Forte do Bom Sucesso Av. Brasília; 925 334 955; www.ligacombatentes.org.pt • Museu das CriançasJardim Zoológico de Lisboa; 213 976 007; www.museu-dascriancas.eu • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; www.mude.pt • Museu da Eletricidade Av. Brasília, Central Tejo; 210 028 130/90; www.fundacaoedp.pt• Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado.egeac. pt • Museu Geológico/LNEG R. da Academia das Ciências, 19; 213 463 915; e-geo. ineti.pt/MuseuGeologico • Museu de Lisboa . Casa dos BicosR. dos Bacalhoeiros, 10 • Museu de Lisboa. Palácio Pimenta Cp. Grande, 245; 217 513 200; www. museudacidade.pt• Museu de Lisboa. Santo António Lg. de Santo António da Sé, 22; 218 860 447• Museu Mãe d’Água Pç. das Amoreiras, 10; 218 100 215 • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www. museudamarioneta.pt • Museu Militar de Lisboa Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 569 • Museu da Música R. João de Freitas Branco, Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos; 217 710 990; http://www.museudamusica.imc-ip.pt • Museu Nacional de ArqueologiaPç. do Império; 213 620 000; www.mnarqueologiaipmuseus.pt • Museu Nacional de Arte AntigaR. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.mnarteantiga-ipmuseus.pt • Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do ChiadoR. Serpa Pinto, 4; 213 432 148; www.museudochiado-ipmuseus. pt • Museu Nacional do AzulejoR. da Madre de Deus, 4; 218 100 340; mnazulejo. imc-ip.pt • Museu Nacional dos CochesPç. da Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www.museudoscoches.pt • Museu Nacional do Desporto Palácio Foz, Pç.

95


96

> CONTACTOS dos Restauradores; 213 958 629; www.ipdj.pt • Museu Nacional de EtnologiaAv. Ilha da Madeira; 213 041 160; www.mnetnologia-ipmuseus.pt • Museu Nacional de História Naturale da Ciência R. da Escola Politécnica, 54-60; 213 921 800; www. mnhnc.ul.pt • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www.museudoteatroedanca.pt• Museu Nacional do Traje e da ModaLg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt • Museu do OrienteAv. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www.museudooriente.pt • Museu da Presidência da RepúblicaPalácio Nacional de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu.presidencia.pt • Museu Rafael Bordalo Pinheiro Cp. Grande, 382; 218 170 667; www.museubordalopinheiro.pt • Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros Av. Lusíada; 218 171 450; www.rslisboa.com.pt • Museu de S. Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 233; www.museu-saoroque.com • Música Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Musicbox R. Nova do Carvalho, 24; 213 430 107; www.musicboxlisboa.com N NAF – Núcleo de Arte Fotográfica do Instituto Superior Técnico Av. Rovisco Pais, 1; www.nucleoartefotografica.com • Nicolau Breyner Academia Trav. do Recolhimento Lázaro Leitão, 1; 218 438 020, www.nbacademia.pt • Negócio R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Next Room R. da Vitória, 73, 3º • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros R. dos Correeiros, 9; 211 131 004 O Objectismo, Loja/Galeria R. D.Pedro V, 55¸ 213 470 050; geral@objectismo. com • Oceanário de LisboaEsplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.oceanario.pt • Oficina do Cego R. Sabino de Sousa, 42A; www.oficinadocego.blogspot.com • Oficina de Costura Criativa Cç. Moinho de Vento, 3 • Oficina da PessoaAv. 5 de Outubro, 122, 3º dto.; 217 957 393 • Oficina de Teatro R. Sto. António dos Capuchos, 2 B, 1º dto • Orquestra Metropolitana de Lisboa Tv. da Galé, 36; 213 617 344; www. metropolitana.pt • Outra Lisboa 927 136 291; www.outralisboa.wordpress.com P Paços do ConcelhoPç. do Município; 213 236 200; www.cm-lisboa.pt • Padaria do Povo R. Luís Derouet, 20 A; 213 620 464• Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www.padraodosdescobrimentos.egeac.pt • Palácio de Laguares R. Prof. Sousa da Câmara, 156 • Palácio dos Condes da Calheta Jardim Botânico Tropical, Lg. dos Jerónimos; 213 620 210 • Palácio da Independência Lg. São Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.pnajuda.imc-ip.pt • Palácio Nacional de Belém Cç. da Ajuda; 213 614 600; www.presidencia.pt • Palácio-Quinta da Alfarrobeira R. António Saúde, 11 • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Papa-Léguas Viagens de Aventura R. Conde de Sabugosa, 3 F; 218 452 689; www.papa-leguas.com • Parque Florestal de Monsanto- Espaço Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; lisboaverde.cm-lisboa.pt • Parque das Naçõeswww.parquedasnacoes.pt • Pavilhão da Ajuda Cç. da Tapada; 218 170 143 • Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Al. dos Oceanos; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt • Pentáculo – Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36 A e 44 A; 21 757 81 10; www.pentaculo.pt • Perve Galeria R. das Escolas Gerais, 17; 218 822 607; www. pervegaleria.eu • Piscina de Alfama 218 170 873 • Piscina da Ameixoeira 218 170 306 • A Piscina dos Bebés • Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 213 907 033; www.apiscinadocas.com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Piscina da Penha de França 218 170 103 • Piscina do Rego 218 170 309 • Piscina do Restelo 218 170 309 • Piscina Vale Fundão 218 170 121 • Planetário Calouste Gulbenkian Pç. do Império; 213 620 002; planetário.marinha.pt • Plataforma LX www.plataformalx.pt • Plataforma Revólver R. da Boavista, 84, 3º; 213 433 259; www.artecapital.net/ plataforma.php • Polivalente de Santa Catarina Calç. do Combro, 82 A • Ponto de Luz Atelier Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Português Et Cetera R. dos Douradores, 11, 1º, Sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com • Primo Canto – Associação CulturalR. da Mouraria, 64, 1º; 966 555 048; primocanto.com.sapo. pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de São Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www. prodanca.pt • Projecto + Skillz R. do Teixeira, 13; 211 937 976; www.bairroaltoe.com • Prova de Artista R. Tomás Ribeiro, 115, 213 199 551, provadeartista-blog.blogspot. com Q Quartel do Carmo Lg. do Carmo • Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza Centro Associativo do CalhauBº do Calhau, Parque Florestal de Monsanto; 217 788 474; www.quercus.pt • Quinta das Conchas e dos Liláses Alameda das Linhas de Torres; 217 594 516 • Quinta Pedagógica dos OlivaisR. Cidade Lobito; 218 550 930; quintapedagogica.cm-lisboa.pt R Red Bull House of Art R. Rodrigues Faria, 103 • Reitoria da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 210 113 400; www.ul.pt • Restart R. Quinta do Almargem, 10; 213 609 450; www.restart.pt • Ribeira R. da Ribeira Nova, 44; 915 341

974; www.primeiros-sintomas.com • Roca Global www.rocaglobal.com • Ruínas e Museu Arqueológico do CarmoConvento do Carmo, Lg. do Carmo; 213 478 629 ; www.museuarqueologicodocarmo.pt S S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • SAL – Sistemas de Ar Livre 265 227 685; www.sal.pt • Sala d’Aula Av. da República, 41, 6º E; 217 957 083; www. saladaula.com • Saltimbanco Animação e Oficinas Criativas 917 727 683; www. osaltimbanco.blogspot.pt • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt • Serviços Sociais do Montepio Geral R. Garrett, 47, 5º; 21 324 51 00; www.ssmontepio.pt • Sociedade Histórica da Independência de PortugalLg. de S. Domingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt • Sociedade de Instrução Guilherme CossoulAv. D. Carlos I, 61-1º; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt • Sociedade Musical Ordem e Progresso R. do Conde, 77, 1º; 919 829 484 • Sociedade Nacional de Belas-ArtesR. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loulé, 31; 213 594 400 • Sou – Movimento e ArteR. Maria, 73; 211 547 790; www. sou.pt • Steps Clube R. dos Caminhos de Ferros, 90 B; 210 150 893; www.steps.pt • Studioteambox – LxFactory R. Rodrigues de Faria, 103, ed. G, Piso 0, Sala 0.6A; 965 786 793 • Supremo Tribunal de JustiçaPç. do Comércio; 213 218 900 T Tapada das Necessidades Lg. das Necessidades; 213 912 600 • Tcharan Eventos Trav. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan.com • Teatro Aberto Pç. de Espanha; 213 880 086; www.teatroaberto.com • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha, 7; 218 860 503; • Teatro do BairroR. Luz Soriano, 63 • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro de Carnide Azinhaga das Freiras; 910 789 764 • Teatro Casa da Comédia R. S. Francisco de Borja, 22; 213 959 417; www.filipecrawford.com • Teatro CinearteLg. de Santos, 2; 213 965 360/275; www.abarraca.com • Teatro da Cornucópia R. Tenente Raúl Cascais, 1; 213 961 515; www.teatro-cornucopia.pt • Teatro D. Luís Filipe (Teatro da Luz) Lg. da Luz; 217 120 600 • Teatro-Estúdio Mário Viegas Lg. do Picadeiro; 213 257 641/652• Teatro Ibérico R. de Xabregas, 54; 218 682 531; www.teatroiberico. org • Teatro de Marionetas Algazarra Calçada da Boa-Hora, 58, 2º; 962 429 895; www.algazarrateatro.blogspot.pt • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64; 218 689 245; www.teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria IIPç. D. Pedro IV; 213 250 800; www.teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São CarlosR. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro Papa-LéguasR. Prof. Santos Lucas, 36A; 210 970 654; www.teatropapaleguas.net • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatro-politeama.com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro do Silêncio Lg. das Pimenteiras, 6 A; 217 121 330; teatrodosilencio.blogspot.com • Teatro Taborda Costa do Castelo, 75; 218 854 190 • Teatro Thalia Estrada das Laranjeiras, 205 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade, 182-188; 213 572 025; www.teatro-tivoli.com • Teatro TurimEst. de Benfica, 723 A; 217 606 666; www.teatroturim.com • Teatro TrindadeLargo da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo, 30; 213 538 586; www.teatrovillaret • Teatro da Voz Tv. de S. Vicente, 11; 213 530 931 • The Little GymR. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym. pt • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers.pt • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt • Trema Arte Contemporânea R. do Jasmim, 30; 218130523; www.trema-arte.pt • 3+1 Arte Contemporânea R. António Maria Cardoso, 31; 210 170 765; www.3m1arte.com • 30 da Mouraria – Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, n.30, 4º; 30damouraria.weebly.com U Um Outro Olhar 938 258 919; www.umoutroolhar.com • Underdogs Art StoreTime Out - Mercado da Ribeira, Av. 24 de Julho, 49; 218 680 462; www.underdogs.net • Universidade Autónoma de Lisboa R. Santa Marta, 56; 808 292 929; www.autpnoma.pt • Universidade de Lisboa Alameda da Universidade, Cidade Universitária; 217 967 624; www.ul.pt • Universidade Lusíada R. da Junqueira, 188; 213 611 573, www.ulusiada.pt • Universidade Lusófona Campo Grande, 376; 217 515 500; www.ulusofona.pt • Universidade Nova de Lisboa Campus de Campolide; 213 715 600 V Velha Gaiteira R. das Pedras Negras, 17; 218 865 046; www.facebook.com/ AVelhaGaiteira • Vera Cortês Art Agency Av. 24 de Julho, 54; 213 950 177 • 22Atelier R. de Arroios 22ª; 22atelier.org • Village Underground Lisboa Museu da Carris R. Primeiro de Maio, 101; 219 362 140; vulisboa.com • Viragem LabR. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt • Voz do Operário R. Voz do Operário, 13; 218 862 155; www.vozoperario.pt • Vozes em Conserto R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com • VPF Cream Art Gallery R. da Boavista, 84; 213 433 259; transboavista-vpf.net X Xuventude de GaliciaR. Júlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com


EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS ARQUIVO Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lotes 3-6, piso 1; 213 807 100/1/2; seg a sex: 9h-17h30 Arco do Cego R. Nunes Claro, 8 A; 218 411 170; seg a sex: 9h-17h30 Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h ( pedidos de reprodução até às 16h30), arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Videoteca Lg. do Calvário, 2; 218 170 433; seg a sex: 10h-17h; www.videoteca.cm-lisboa.pt

CASA FERNANDO PESSOA R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; Seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA Avenida da India, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cm-lisboa.pt CINEMA SÃO JORGE Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES Estrada de Benfica, 368; 217 701 100; Seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt

BIBLIOTECAS Belém R. da Junqueira, 295; 213 616 620; ter a sex: 10h30- 18h; seg e sáb abre dias 4, 6, 18, 20 abr; blx.cm-lisboa.pt Camões Lg. do Calhariz, 17, 2º Esq.; 213 422 157; ter a sex: 10h30- 18h; seg, sáb abre nos dias 11, 13, 27 abr; blx.cm-lisboa.pt Coruchéus Rua Alberto Oliveira; 218 172 049; ter a sex: 10h- 18h; seg, sáb abre nos 11, 13, 27 abr; blx.cm-lisboa.pt David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7 D; Casal dos Machados; 218 536 337; seg a sex: 10h30- 18h, seg, sáb abre nos dias 11, 13, 27 abr; blx.cm-lisboa.pt Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; seg a sex: 10h-19h; blx.cm-lisboa.pt; Marcação prévia Hemeroteca Encerrada temporariamente. Horário de atendimento telefónico de seg a sex: 10h-18h, 218 504 020; hemeroteca.sr@cm-lisboa.pt Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280; ter a sex: 10h30- 18h; seg, sáb abre nos dias 11, 13, 27 abr; blx.cm-lisboa.pt Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz ; 217 141 535; seg a sex: 10h-13h/14h-19h, sáb: 10h-13h ; blx.cm-lisboa.pt Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100; ter a sex: 10h- 18h; seg, sáb seg, sáb abre nos dias 11, 13, 27 abr; blx.cm-lisboa.pt Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora; Estrada de Telheiras; 217 549 030; Ter a sex: 10h-19h; seg, sáb: 13h-19h; blx.cm-lisboa.pt Palácio Galveias encerrada temporariamente Penha de França Cç. do Poço dos Mouros, 2; 218 160 750; ter a sex: 10h30- 18h; seg e sáb abre dias4, 6, 18, 20 abr; blx.cm-lisboa.pt Por Timor R. de São Bento, 182-184; 213 905 702; ter a sex: 10h30- 18h; seg e sáb abre dias 4, 6, 18, 20 abr; blx.cm-lisboa.pt Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 213 904 198; ter a sáb: 13h-17h; blx.cm-lisboa.pt República e Resistência Cidade Universitária; R. Alberto de Sousa, zona B do Rêgo. 217 802 760; Ter a sex: 10h-20h; seg, sáb: 13h-20h Grandella Estrada de Benfica, 419; 217 712 310/329; Seg a sex: 10h-17h30; blx.cm-lisboa.pt São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672; seg: 11h-13h/14h-19h; ter a sex: 11h- 19h; sáb: 11h-18h; blx.cm-lisboa.pt ITINERANTES/ MÓVEIS 21 8 170 544 / 910 238 089 Arroios Jardim Constantino; 1, 15 abr:14h-16h Benfica Estrada de Benfica, 723-725 C (fte. à igreja); 17 abr: 14h-18h Benfica - Buraca R. Maria Violante (jardim); 6, 20 abr: 14h-18h Benfica - Fonte Nova Estrada de Benfica, 503 (R. Paulo Renato fte. ao 1G, Centro Comercial); 7, 21 abr: 14h-16h Campo de Ourique R. Tomás Anunciação, 43 (Jardim Teófilo Braga); 2, 16 abr: 14h-18h Chelas Zona J Pç. Dr. Fernando Amado (junto ao campo ); 1, 15 abr: 16h15-18h Colombo Luz-Colombo (fte. ao CC Colombo junto ao Metro); 14, 28 abr: 14h-18h Parque das Nações Pç. do Oriente (junto à Estação do Oriente); 10, 24 abr: 14h-18h Príncipe Real Jardim; 9, 23 abr: 14h-18h Quinta das Conchas Lumiar (à Alameda das Linhas de Torres); 8, 22 abr: 14h-18h Roma Av. de Roma, (junto ao Hotel Roma); 1, 8, 15, 22 abr: 10h-12h30 Serafina R. da Igreja (junto ao centro social e paroquial); 7, 21 abr: 16h15-18h

GALERIAS Galeria Boavista Rua da Boavista, 50; 213 476 335; Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 218 170 534 Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Cordoaria Nacional Torreão Nascente Avenida da Índia; 213 646 128; Ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Pavilhão Branco e Preto do Museu de Lisboa -Palácio Pimenta; Campo Grande, 245 LIVRARIA Livraria Municipal Av. da República, 21A; 213 567 869; seg a sex: 9h30-17h MONUMENTOS Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; Todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; Ter a dom: 10h-18h; www. padraodosdescobrimentos.egeac.pt MUSEUS Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 218 172 111; Ter a dom: 10h-18h; www. ateliermuseujuliopomar.pt MUDE, Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo R. Augusta, 24; 218 886 117; Ter a dom: 10h-18h; www.mude.pt Museu do Bombeiro de Lisboa R. Aurélio Quintanilha (entre o Colombo e o Hospital da Luz); 213 924 796; Seg a sex: 10h-17h; www.rsblisboa.com.pt Museu de Lisboa. Núcleo Arqueológico -Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros; Seg a sáb: 10h-18h, encerra dom e feriados Museu de Lisboa. Palácio Pimenta; Campo Grande, 245; 217 513 200; (Serviço de Animação e Pedagogia: 217 513 200); Ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra fer.; www.museudacidade.pt Museu de Lisboa. Santo António Lg. de Santo António da Sé, 24; Ter a dom: 10h-13h/14h-18h, encerra seg e feriados Museu de Lisboa. Teatro Romano Encerrado temporariamente Museu de Lisboa. Torreão Poente Praça do Comércio; todos os dias: 10h-20h Museu da Marioneta Convento das Bernardas; R. da Esperança, 146; 213 942 810; Ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.museudamarioneta.pt Museu do Fado Largo do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; Ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.egeac.pt Museu Rafael Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 218 170 667; Ter a dom: 10h-18h, encerra fer.; Visitas temáticas guiadas; (Serviço de Animação e Pedagogia: 217 513 200); www.museubordalopinheiro.pt TEATROS Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt

97


98

VEJA NO SITE DA AGENDA CULTURAL

AGENDA CULTURAL LISBOA abr 2015 / N.º 288 diretor

Manuel Veiga

25 DE ABRIL Comemorações do Dia da Liberdade

editora executiva

Paula Teixeira editor

Luis Almeida d’Eça direção de arte

Jorge Silva/ Silva!Designers design

Tiago Morais na capa

Romeu Runa fotografia de Humberto Mouco, tipografia de Elisabete Gomes coordenação

Madalena Calvo copy desk

Sara Simões redação

KEEP RAZORS SHARP A “super banda” que abre o Lisbon Psych Fest

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Tomás Collares Pereira fotografia

Francisco Levita Humberto Mouco relações públicas, publicidade institucional, circulação e assinaturas

Marco Mateus publicidade

Sónia Maia Just Media / 210 939 695 impressão

Multiponto distribuição

Transporta S.A.

MARIA JOÃO LUÍS À conversa com a atriz de Doce Pássaro da Juventude

tiragem

30 000 exemplares depósito Legal

40722/90 periodicidade

Mensal Isenta de registo na ERC ao abrigo da lei de imprensa 2/99 edição

câmara municipal de lisboa/ EGEAC vereadora do pelouro da cultura Catarina Vaz Pinto diretor municipal de cultura Manuel Veiga

ESSENCIAL ROSSELLINI Obras do mestre do neorrealismo no Espaço Nimas

Todas as informações para a Agenda Cultural devem ser enviadas até ao dia 5 de cada mês. recolha de informação

Rua do Machadinho, 20 1249-150 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt



Agenda Cultural Lisboa | Abril' 15