No espaço cênico da propaganda política

Page 1

A propaganda política do 1º presidente do Brasil e a ‘herança’ nas atuais campanhas eleitorais1 Bruna Vieira Guimarães - brunajornalista@hotmail.com Jornalista e mestranda da Universidade Metodista de São Paulo – SP2

Resumo Comícios, alianças políticas, discursos, doutrinação pela imprensa, manifestos de apoio, reuniões em clubes republicanos e militares: estas foram algumas das técnicas de propaganda política que ajudaram a eleger o primeiro presidente do Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca, em 1891. O que as campanhas eleitorais atuais herdaram destas técnicas? O artigo responderá tal questionamento. O objetivo é mostrar os avanços e perdas no setor, tendo como base a construção de uma eleição mais democrática e transparente. A metodologia aplicada foi à revisão de literatura que conceituou propaganda política e propaganda ideológica. As principais conclusões são a perda na fidelidade partidária e o aperfeiçoamento e ampliação das técnicas de propaganda que hoje atingem as mídias impressa, radiofônica, televisiva, e internet.

Palavras-chaves: Propaganda ideológica, propaganda política, eleição presidencial e Deodoro da Fonseca.

1. Introdução Este artigo científico é um recorte da dissertação de mestrado da autora, orientada pelo Dr. Adolpho Queiroz cuja Linha de Pesquisa se estrutura no estudo das campanhas eleitorais dos presidentes do Brasil. Já em 1889, ano da Proclamação da República, os propagandistas –grupo de intelectuais republicanos- utilizavam técnicas de propaganda política visando mudar a 1

Este artigo é parte da dissertação de mestrado da autora que estuda a propaganda política do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil. O artigo foi apresentado no ‘GT 6 - Propaganda Política, temas gerais, no POLITICOM 2006 – V Seminário Brasileiro de Marketing Político, de 9 a 11 de outubro de 2006, em São Bernardo do Campo/SP. 2 A autora é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (COMPOS) na UMESP, orientada pelo prof. Dr. Adolpho Queiroz.

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
No espaço cênico da propaganda política by Agência Gentecom - Issuu