Page 1

SUA MELHOR COMPANHIA

28 CURITIBA

Z茅lia Aviz

MAIS

abril de 2009 . ano VIII . R$ 8,00

Sexologia Sobremesas flor de l贸tus

colunas gastronomia entretenimento


2


3


4


5


6


7


8


9


EXPEDIENTE DIREÇÃO Yumi Okamura

REDAÇÃO Yumi Okamura

COLUNISTAS CONVIDADOS Belo Horizonte - Pedro Paulo Brasília - Wilma Magalhães Campo Grande - Djalma Loubert Curitiba - Gerson Lima, Tiom Kim, Mary Schafer, Nemécio Mueller e Pier Paolo Maceió - Isabelle Accioly Santa Catarina - Carlos Alberto Hang São Paulo - Antonio Salani Sergipe - Sonia Mara Rio Grande do Sul - Luciano Baumgardt Rio de Janeiro - Fausi Humberto Terezina - Ítalo Motta Salvador - Viviane Noguerol Londres - Margareth Cabral Nova Iorque - Orlando Kessler

JORNALISTA RESPONSÁVEL Kelly Krukoski

DEPARTAMENTO COMERCIAL Yumi Okamura / yumi@revistaautoestima.com.br

FOTÓGRAFOS COLABORADORES Brasílio Wille, Caroline Pessoa, Andréa Paccini e Daniel Sorrentino

REVISÃO DE TEXTO BELPRESS Assessoria

PROFISSIONAIS COLABORADORES Maria Rafart, Alexandre Baer, Lair Ribeiro, Milleo, Dalmir Sant’Anna, Akim Rotula Neto, Cleiton Basso, Fabiano Brun, Kelly Krukoski, Josué Lemos da Silveira, Belle Roveda, Patrícia Abdala, Cláudia Piasesck, Sérgio Savian, Rodrigo Capela, Victor Feijó, Marina Belache. A revista Auto-Estima é uma publicação quadrimestral da Editora Yumi Publicidade Ltda. CNPJ 03.914.568/0001-06.

REDAÇÃO, PUBLICIDADE E ADMINISTRAÇÃO Rua Presidente Beaurepaire Rohan, 365 - Cristo Rei Curitiba - PR - Brasil CEP 80050-340 Fone/fax: 41 3319 4559 yumi@revistaautoestima.com.br Assinaturas podem ser obtidas pelo site www.revistaautoestima.com.br

RESPONSABILIDADE Os textos assinados ou afirmações contidas nesta revista são de responsabilidade de seus autores não refletindo necessariamente a opinião política dos editores. É proibida a reprodução total ou parcial de textos ou imagens por qualquer meio sem autorização.

PROJETO GRÁFICO E FINALIZAÇÃO Agência FOG | www.agenciafog.com.br | 41. 3324 0150 Direção de Criação: Rafael Bretas Designer: Bernardo Santos Correia Atendimento: Francine Zaninelli

10


C R I SE Mal-estar é a palavra que melhor define o que sentimos ao nos depararmos com esse turbilhão de informações sobre a economia mundial. É nessa hora que sentimos mais os nossos problemas, nossas dificuldades, nossas barreiras, querendo soluções imediatas. Bom seria se pudéssemos com uma simples equação mudar essa palavra “crise”.

CRISE - S = CRIE Pois é exatamente nessa fase que somos desafiados a mudar nossa vida e a buscar soluções. E são inúmeros os depoimentos de pessoas que souberam enfrentar esses desafios, melhorando, criando, inventando ou iniciando novos trabalhos. Hoje o simples exercício de olhar para o passado nos dá uma pálida idéia de quanto o Brasil mudou. Nosso País é outro – ainda com alguns de seus problemas ancestrais, mas inegavelmente mais moderno, mais pujante e com novas perspectivas de futuro. E quem diria? Resistente em meio a uma das piores crises financeiras mundiais das últimas décadas. Esse cenário promissor e complexo exige perseverança. Portanto lembre-se que

VOCÊ É CAPAZ. Arrisque e enfrente a crise.

Tudo na vida são “experiências vividas” e sem elas não crescemos. Vale a pena tentar porque VOCÊ

É ÚTIL, MAIS DO QUE

PODE IMAGINAR. Um abraço carinhoso.

11


12


Humor

15

CAPA:

Quem não se comunica se estr umbica

16

Zélia Aviz

Flor de Lótus

19

FOTO:

30 dicas úteis de sites

20

Brasílio Wille

Minuto Estímulo

23

PRODUÇÃO:

O poder da influência

25

Eder Fernandes

Coma mais banana

26

Celular e Saúde

29

Aprecie-se sem moder ação

31

Mulher solteir a

32

Valorize a vida

35

Doze conselhos do infar to feliz

37

Sobremesas

38

Um meio de pensar no futuro

41

Onde estive quando vivia minha vida

43

Parcerias Vir tuosas

44

Light & Diet

47

O Br asil precisa de mais leitores

49

Crimes Vir tuais

50

Sexologia

53

CAPA AE+:

Uso do piercing

55

Allan Jhonys

Vai um cafezinho?

56

FOTO E PRODUÇÃO:

Vír us da fofoca

59

Caroline Pessoa

Magia do elogio

60

O jeito que a gente vê

62

Eu quero ser um lifeholic

65

Coisas que a vida nos ensina

67

Conselhos de um delegada

68

HAIR STYLIST: Andreia Sandoval

MAQUIAGEM: Andreia Sandoval

13


14


Acabei de completar 45 anos. Minha mulher me presenteou com uma semana de treinamento físico em uma boa academia. Estou em excelente forma, mas achei boa a idéia de diminuir minha ‘barriguinha’. Fiz reserva com a ‘personal trainner’ Nádia, instrutora de aeróbica e modelo de 26 anos. Foi me recomendado levar um diário para documentar meu progresso, que vai transcrito a seguir:

SEGUNDA: Com muita dificuldade levantei-me às 6 da manhã. O esforço valeu a pena. Nádia parecia uma deusa grega: ruiva, olhos azuis, grande sorriso, lábios carnudos e corpo escultural. Inicialmente, Nádia me fez um ‘tour’, mostrando os aparelhos. Comecei pela bicicleta. Ela me tomou o pulso depois de 5 minutos e se alarmou, pois estava muito acelerado. Não era a bicicleta, mas ela, vestida com uma malha de lycra coladinha. Desfrutei do exercício. Ela me motiva muito, apesar da dor na barriga, de tanto encolhê-la toda vez que ela passava perto de mim.

TERÇA: Tomei café e fui para a academia. Nádia estava mais linda que nunca. Comecei a levantar uma barra de metal e depois se atreveu a por pesos! Minhas pernas estavam debilitadas, mas consegui completar um quilômetro. O sorriso arrebatador que Nádia mostrou me convenceu de que todo exercício valeu a pena... Era uma nova vida para mim.

QUARTA: A única forma como consegui escovar os dentes, foi colocando a escova sobre a pia para os lados. Dirigir também não foi fácil: estender os braços para mudar as marchas era um esforço digno de Hércules. Doía o peito e minhas panturrilhas ardiam toda vez que pisava na embreagem. Fisicamente impossibilitado, estacionei meu carro na vaga para deficientes físicos, até porque, saí mancando... Nádia estava com a voz um pouco aguda a essas horas da manhã e quando gritava me incomodava muito. Meu corpo doeu inteiro quando ela me colocou uma cinta para fazer escalada. Para que merda alguém inventa um treco para se escalar quando isso já está obsoleto com os elevadores? Nádia me disse que isso me ajudaria a ficar em forma ou alguma dessas merdas de promessas.

QUINTA: Nádia estava me esperando com seus odiosos dentes de vampiro escroto. Cheguei meia hora atrasado: foi o tempo que demorei para

colocar os sapatos. A desgraçada da Nádia me colocou para trabalhar com os pesos. Quando se distraiu, saí correndo e me escondi no banheiro. Mandou um outro treinador me buscar e como castigo me pôs a trabalhar na máquina de remar... Me ‘’F’’ lindamente.

SEXTA: Odeio a desgraçada da Nádia. Estúpida, magra, anêmica, chata e feminista sem cérebro! Se houvesse uma parte do meu corpo que poderia se mover sem uma dor angustiante, eu partiria no meio a vaca que pariu essa desgraçada xexelenta. Nádia quis que eu trabalhasse meus tríceps... EU NEM SEI O QUE É ESSA PORRA DESSE TRÍCEPS! E se não bastasse colocar o peso para que o rompesse, colocou aquelas merdas das barras... A bicicleta me fez desmaiar e acordei na cama de uma nutricionista, uma idiota com cara de esfomeada que me deu uma catequese de alimentação saudável, claro!

SÁBADO: A lazarenta da Nádia me deixou uma mensagem no celular com sua vozinha de lésbica assumida, perguntando-me por que eu não fui. Só com a vozinha me deu gana de quebrar o celular, porém não tinha certeza se teria força suficiente para levantá-lo, inclusive para apertar os botões do controle remoto da TV estava difícil.

DOMINGO: Pedi ao vizinho para ir à missa por mim agradecer a Deus por essa semana que terminou. Também rezei para que o ano que vem, a desgraçada e infeliz da minha mulher me presenteie com algo um pouco mais divertido, como um tratamento dentário de canal, um cateterismo ou até mesmo um exame de próstata.

15


por Alexander Baer

Qual é a impor tância de ser comunicativo e saber “vender seu peixe”? Ora, essa é a saída quando se está diante de um mercado que exige cada vez mais dos profissionais, como o atual. Hoje, para ter sucesso, é necessário conhecer o próprio “produto”, saber seu preço, estabelecer metas, identificar sua posição no mercado, quem é seu cliente e então se comunicar com ele, divulgando e for talecendo a própria “marca”. Em outras palavras, é preciso fazer marketing pessoal. Conhecer suas qualidades e defeitos e explorar o que há de bom no seu perfil: essas ações são a essência do marketing pessoal. Profissionais que se valem delas são mais produtivos e vendem mais. Em via oposta vão os que pensam que o marketing pessoal se resume ao uso de roupas adequadas a cada ocasião e à passagem por cursos de oratória. Essas são apenas duas etapas do processo, já que a execução completa deste requer autoconhecimento e conhecimento do seu público-alvo. Isoladamente, elas não são capazes de assegurar uma posição profissional. Com esse intuito, é preciso se preocupar com o autoconhecimento e desenvolvimento, o aprimoramento da inteligência emocional, o planejamento estratégico pessoal e profissional, o comprometimento com objetivos e resultados, o espírito de equipe, entre outros tópicos que sustentam a eficácia do marketing pessoal. Conteúdo também é muito impor tante. Sem ele, qualquer chance de visibilidade pode ter efeito nulo. Tomemos como exemplo o caso de pessoas que conseguem, em determinado momento, grande exposição em programas de televisão e que, sem saber se aproveitar disso, voltam rapidamente para o absoluto anonimato. Para evitar situações como essa, o segredo está na comunicação de qualidade. São fatores a favor dela:

16

1 Ter sempre o currículo atualizado. 2

Identificar e conhecer muito bem o produto chamado “você”, suas habilidades, competências, diferenciais, forças e fraquezas.

3 Ter muito claro quanto você vale, pois se você não se valorizar ninguém irá fazê-lo.

4 Mapear todos os seus clientes em potencial : família, amigos, colegas de trabalho – na igreja, no jogo de futebol, no shopping, nas palestras, cursos e assim por diante.

5 Vender seu peixe: Tendo sempre um car tão de visita com celular, e-mail e empresa (se for o caso); Esforçando-se para transmitir uma imagem adequada, tanto no aspecto estético quanto compor tamental. Sendo atencioso e educado. Ouvindo muito, prestando atenção às pessoas, olhando dentro dos olhos.


Falando, sem medo nem arrogância – para que as pessoas o conheçam melhor. Ajudando os que realmente precisam de você. Proferindo palestras na igreja, em comunidades, na faculdade,

quando se está desempregado e precisando deles. Sendo proativo. Investindo, de forma equilibrada, tanto em seu conhecimento como em sua vida pessoal.

e arriscando sempre para que você vença a timidez caso esta seja uma limitação sua. Relacionando-se com pessoas de sua empresa e de mercados afins, sem esquecer a troca de car tões de visita. Enviando textos seus, de opinião, para jornais de bairro,

Siga essas dicas e comece a aparecer agora! Afinal, de nada adianta ser o melhor profissional desconhecido do mundo.

veículos de comunicação de sua empresa ou revistas especializadas de sua cidade, região ou até de abrangência nacional. Tentando se fazer fonte de referência para jornalistas. Sendo 100% ético (nunca a ética esteve tão valorizada). Usando sites de relacionamento de forma profissional e madura, sem expor, nunca, sua vida privada. Mandando e-mails com notícias e informações relevantes para sua network e par ticipando de grupos de discussão, para manter vivo o contato com as pessoas e fazê-las lembrar de sua existência. Ligando para os amigos periodicamente, e não somente

Alexander Baer Palestrante motivacional e professor convidado do MBA da FGV Management. +55 41 9971 8624 www.alexanderbaer.com.br alexanderbaer@alexanderbaer.com.br

17


18


extraído da internet.

Ela cobre as planícies alagadas do oriente e é venerada em todo o mundo por milhões de pessoas que a consideram o símbolo máximo da pureza espiritual, a flor da resistência que recebe este nome porque ela nasce do lodo. Sua semente é depositada na lama, oculta na água tur va. Ao sentir que há luz, ela começa a nascer, crescer, com seu potencial único e rara beleza. O mundo pode ser comparado ao lodo: confuso, sujo, porém fér til, nos dando condições para a evolução. Podemos ser equiparados à flor de lótus. Assim como elas, precisamos de rápidas adaptações às novas condições. Precisamos ser resistentes. Ela se fecha ao anoitecer, submerge para a escuridão do lodo e se ergue no dia seguinte para a superfície das águas, imaculada, em seu estado original.

caminho. Receba todos os dias, quando você acordar, o mais belo de todos os presentes: a dádiva da vida. e, como a flor de lótus que se abre todas as manhãs, abra-se para a vida da melhor forma.

Explore o seu potencial único. Faça valer a pena.

Em todas as mudanças no cic lo da vida, temos que abandonar atitudes anterior es, enfr entar nov as exigências e explor ar as opor tunidades que na vida se fazem pr esentes diante de nós. Reflita sobre isso. Você ainda tem tempo par a fazer o seu

19


Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site Gastarpouco: www.gastarpouco.com

Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade: www.mapafacil.com.br

Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:

Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades:

www.cartorio24horas.com.br/index.php

http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp

Qualquer empresa da cadeia têxtil do Brasil:

Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre as cidades:

www.guiatextil.com

www.dnit.gov.br Site de procura e reserva de hotéis, por cidade, por faixa de preços, reservas etc: www.hotelinsite.com.br Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários: https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp’ Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST: www.soleis.adv.br

Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto.O comunicado às viaturas da DPRF é imediato: www.dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio: www.102web.com.br Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços, roteiros, etc: www.bestpricecruises.com/default.asp

Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa,chegadas e partidas: www.infraero.gov.br/pls/sivnet/voo_top3v.inip_cd_aeroporto_ini=

Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA: www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html

Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas: http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importanteaspp’

20

Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:


www.picasa.com

Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade: www.sendthisfile.com

Semelhante ao Internet Explorer , porem muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar: www.mozilla.org.br/firefox Site de procura, semelhante ao GOOGLE:

Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro.. Grátis para Pessoa Física: www.debit.com.br

www.gurunet.com Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo: www.timeticker.com/main.htm Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros:

Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores,ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES FIXOS E CELULARES MUNDO GRÁTIS – De computador para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou celular: www.skype.com

www.a9.com Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral: www.historiadobrasil.com.br

Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo: www.indkx.com/index.htm

Site de conversão de Unidades:

Site de procura de pessoas e empresas nos EUA. Só para achar a pessoa ou a empresa com endereço e telefone - GRÁTIS. Se quiser levantamento completo de tudo o que a pessoa tem como patrimônio, tudo que teve de problema judicial e financeiro, e outras coisas mais, ai pode custar até US$80,00 com valores intermediários:

www.webcalc.com.br/conversões/area.html

www.ussearch.com/consumer/index.jsp

Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb:

Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundo:

Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas: www.verbix.com

www.dropload.com

www.earthcam.com

21


22


por Desmar Milléo Junior Quanto mais vejo coisas ditas impossíveis acontecerem, mais acredito

de dólares, enquanto a Microsoft demorou mais de dez anos para

e admiro a capacidade dos empreendedores de transformarem sonhos

chegar aos 200 milhões de dólares de faturamento.

em realidade.

Assim como Smith, grandes empreendedores foram vítimas do

Quando Fred Smith disse que iria organizar um serviço noturno

descrédito, sendo taxados como loucos, mas com muita coragem,

de correio expresso, seus amigos disseram: “Não há mercado”;

criatividade, espírito inovador, oportunismo e visão, trouxeram

“o Departamento de Aeronáutica jamais aprovará”; “você nunca

benefícios para a humanidade.

conseguirá courries confiáveis” ou “se houvesse mercado para este tipo de serviço, as principais empresas aéreas já estariam oferecendo”. Além dos amigos, um professor da conceituada Universidade de Yale

Como estarão os amigos do Smith hoje? Aqueles que disseram que tudo não passava de loucura?

em resposta a tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de

Tenho dezenas de casos como este para contar para vocês, de gente

malote disse: “O conceito é interessante e bem estruturado, mas para

famosa como o Smith, e de pessoas comuns, que não são famosas,

merecer uma nota melhor que 5, a idéia deveria ser viável”. Smith foi

mas que venceram e tiveram muito sucesso, que transformaram o

totalmente desacreditado.

impossível numa realidade. Mas isso já é uma outra história!

Felizmente, tudo isto foi inútil. Smith não deu ouvidos aos conselhos pessimistas dos seus amigos, seguiu em frente e montou a “FEDERAL EXPRESS”, conhecida por nós como FEDEX, a maior empresa de entrega do mundo. Aquela idéia ridícula e boba, como a maioria dos amigos de Smith achava, se transformou na segunda empresa de crescimento mais rápido da história mundial, só perdendo para o site de busca “Google”. Passou a frente de empresas como Intel, Microsoft, Sony, Starbucks e TNI. O sucesso da Fedex é tão grande, que a marca constantemente aparece em produções cinematográficas americanas, especialmente no filme “Náufrago”. Com apenas cinco anos de existência, a FEDEX já faturava 450 milhões

Desmar Milléo Junior Diretor – Fundador da VISION BUSINESS GAME (Programas de Gestão e Liderança através de jogos de empresas), Palestrante nas áreas motivacional, comportamental e vendas. www.milleo.com.br | www.visionbusinessgame.com.br

23


24


por Dr. Lair Ribeiro A linguagem corporal representa mais da metade do seu poder de

nas respectivas categorias. O esperado está sempre implícito; já o

influência. Ela pode aumentar ou diminuir a sua capacidade de

inesperado, a surpresa, constitui o detalhe que faz muitos profissionais

influenciar pessoas, de acordo com o nível de empatia que você

subirem rapidamente os degraus do sucesso.

conseguir estabelecer. E a empatia, por sua vez, está diretamente ligada ao quão confiável você aparenta ser para a outra pessoa.

Na época em que roupas eram feitas sempre sob medida, por costureiras ou alfaiates, a qualidade da costura costumava ser avaliada virando-

Conseguimos estabelecer empatia com uma pessoa quando permitimos

se a peça de roupa pelo avesso. Sabe por quê? Porque, pelo avesso,

que ela sinta que somos iguais a ela. Como conseguir isso?

as pessoas podiam ver o detalhe, o acabamento. O acabamento não

-Pela postura corporal.

aparece quando se veste uma roupa, mas faz a diferença para pessoas

Se quiser que uma pessoa sinta confiança em você, seja um espelho para ela.

Quando avaliamos algum serviço que nos é prestado, todos somos

Enquanto conversarem, coloque-se em uma posição física semelhante à da pessoa, pois, assim, o comprimento das ondas do seu cérebro

exigentes.

muito exigentes: do usuário dos serviços da companhia aérea à pessoa que nos contratou para algum serviço profissional. E o detalhe, em muitos casos, é a aparência.

se torna semelhante ao comprimento das ondas do cérebro dela, e a comunicação entre vocês flui de maneira mais livre e sem interferências. A esse nível de comunicação, eu dou o nome de cérebro–cérebro. A tendência dele é evoluir para o nível coração–coração. Quando se coloca na posição do outro, você lhe diz mentalmente: -Eu sou igual a você, pode confiar em mim.

Deus mora no detalhe. Se você cumpre bem a função para a qual foi contratado, não está fazendo nada além do esperado. Por exemplo, segurança, gentileza

Dr. Lair Ribeiro

e pontualidade são atributos que você espera encontrar em uma

Enquanto faz apenas o esperado, tanto você quanto a companhia aérea

Palestrante internacional, ex-diretor da Merck Sharp & Dohme e da Ciba-Geigy Corporation, nos Estados Unidos, e autor de vários livros que se tornaram best-sellers no Brasil e em países da América Latina e da Europa. Médico cardiologista, viveu 17 anos nos Estados Unidos, onde realizou treinamentos e pesquisas na Harvard Unversity, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University.

se igualam a tantos outros profissionais ou prestadores de serviços

+55 11 3889 0038 www.lairribeiro.com.br | irsintonia@terra.com.br

companhia aérea.

25


“Uma banana por dia dispensa o médico”. Se deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana. Contendo três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes. Não é por acaso que a banana como energético é a fruta número um dos atletas mais bem sucedidos do mundo. A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e melhora condições físicas. Todas essas substâncias a tornam obrigatória em sua dieta diária.

ANEMIA Por conter ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina no sangue e ajuda nos casos de anemia.

INTESTINOS Com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema sem recorrer a laxantes.

DEPRESSÃO De acordo com recente pesquisa, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas sentiram-se melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém “trypotophan” , um tipo de proteína que o organismo converte em seratonina, conhecida como relaxante, melhora o humor e, de modo geral, aumenta a sensação de bem estar.

TENSÃO ARTERIAL

RESSACA

Contém elevadíssimo teor de potássio e reduzido de sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta.

Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e hidrata o organismo.

CAPACIDADE MENTAL 26

Eleva a capacidade mental, pois tem elevado teor de potássio que ajuda e manter-se mais alerta.


AZIA

i n c r e m e n t a d o r n a t u r a l d o h u m o r, o “ t r y p o t o p h a n ” .

A banana tem efeito antiácido natural. Se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

FUMO

Comer banana entre as refeições ajuda a manter elevado o nível de açúcar no sangue e evita náuseas.

PICADAS DE MOSQUITO Antes de usar remédios, experimente esfregar a par te interna da casca da banana na região afetada. Muitas pessoas têm resultados excelentes, reduzindo o inchaço e a irritação.

A banana pode ajudar as pessoas que pretendem deixar de fumar, pois os seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de Potássio e Magnésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

STRESSE

NERVOS

Potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando estressados, a taxa metabólica eleva-se, reduzindo os níveis de Potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.

Contêm elev ado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema ner voso.

INFARTO

EXCESSO DE PESO E STRESS NO TRABALHO

De acordo com pesquisa publicada no Jornal de Medicina de New England, comer banana regularmente pode reduzir o risco de morte por infarto em até 40%.

Estudos do Instituto de Psicologia, na Áustria, mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas como chocolate e biscoitos. Examinando cinco mil pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que tinham trabalhos com maior pressão. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, precisa-se controlar os níveis de açúcar no sangue.

TPM Esqueça as pílulas e coma banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afetam o humor.

VERRUGAS Os naturistas afirmam que se quiser eliminar verrugas, basta colocar a parte interna da casca da banana sobre elas e prendê-la com gase ou fita cirúgica.

REGULAÇÃO DOS NÍVEIS DE CARBOIDRATOS Comendo alimentos ricos em carboidr ato, como a banana por exemplo, a cada duas horas, mantém-se estável o nível de açúcar.

ÚLCERA

Como já comprovado, a banana é um remédio natural contra muitos problemas.

Usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser ingerida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Comparada à maçã, tem:

CONTROLE DE TEMPERATURA Muitas culturas vêem a banana como fruta ‘refrescante’, que pode reduzir tanto a temperatura física como a emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.

DESORDENS AFETIVAS EMOCIONAIS

extraído da internet.

ENJÔO MATINAL

4 vezes mais proteína, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e 2 vezes mais outras vitaminas e sais minerais Também é rica em potássio e, como um todo, é um dos alimentos mais valiosos. Então cabe repetir …

“Uma banana ao dia dispensa o médico”.

A b a n a n a a u x i l i a o s q u e s o f r e m d e DAO, p o r c o n t e r u m

27


28


CELULAR E

SAÚDE por Patrícia Zeraik Abdalla

Muito se fala sobre os efeitos maléficos que o uso do celular podem causar à saúde, como exposição à radiação e demais formas de transmissão de dados. Entre tais efeitos estão o câncer, dores de cabeça, tumores cerebrais, enxaquecas, etc. Mas afinal, até onde isso é verdade?

Apesar de não haver nenhum estudo científico provando, a maioria de nós já deve ter sentido algum tipo de dor de cabeça após o uso por tempo prolongado do celular. Visto que ocorre um aquecimento e existe uma radiação, são recomendáveis algumas precauções:

A verdade é que até hoje ninguém conseguiu provar com um estudo científico se o uso do celular realmente faz mal a saúde.

enquanto uma ligação é estabelecida, procure manter o telefone o mais distante possível da cabeça (quando a emissão de radiação é máxima);

Entenda como funciona o mecanismo:

após estabelecida a ligação, tente manter o aparelho a uma distancia razoável da cabeça (uns 2 cm);

Para entender o mecanismo, os sistemas celulares utilizam-se de um método de transmissão de sinais que chamamos de microondas, o mesmo tipo que é utilizado para transmissão de sinais de rádio, TV e também nos fornos de microondas que temos em nossas casas.

se é necessário falar por um período de tempo maior, use dispositivos de viva voz ou headsets;

Apesar de termos microondas em todos esses sistemas, nos equipamentos celulares a potência (força com que o sinal é gerado) é muito mais baixa do que a potência de um forno de microondas ou mesmo de uma retransmissora de TV ou rádio. Esta potência está dentro de normas definidas por padrões internacionais.

evite falar em lugares fechados ou quando a ligação está ruim, com chiados ou entrecortada, pois nesse momento os celulares funcionam em potência máxima;

O que são essas ondas de transmissão?

“quando exista ameaça de sensível redução ou perda de diversidade biológica, a falta de plena certeza científica não deve ser usada como razão para postergar medidas para evitar ou minimizar essa ameaça...”.

Os sistemas de transmissão de sinais de telecomunicações emitem radiação eletromagnética que, por definição, é apenas energia, não existindo emissão de partículas atômicas ou sub-atômicas. Estas partículas atômicas (por exemplo: raios-X, exposição aos raios ultravioleta) podem vir a se chocar com os núcleos das células humanas, provocando eventualmente em alguns casos, mutações celulares que levem a formações cancerígenas. Como nas ondas eletromagnéticas não existe emissão de partículas, o que ocorre, via de regra, é apenas um aquecimento do material exposto à radiação (esse é o efeito que atua sobre a comida que colocamos no forno de microondas).

Mas e a dor de cabeça?

se for possível, mantenha a antena erguida;

troque de lado constantemente;

Convenção da Diversidade Biológica (assinada no Rio de Janeiro em 05/06/1992) Assim, é melhor prevenir enquanto não se prova nada para não fazermos parte das estatísticas de algum estudo daqui a uns 20 anos.

Patrícia Zeraik Abdalla Engenheira Eletricista, especialista em Telecomunicações.

29


30


por Izabelle Roveda

Acredite em ver sos, mas não esqueça de que maior que

par a saber quem realmente te quer bem. Quem ama cuida.

eles são as atitudes. Acredite em você, seja a sua maior

Aceite que há gente boa no mundo, isso pode te ajudar

gar antia. Faça a sua par te, principalmente no amor, pois

muito a caminhar mais leve.

é ali que muita gente se perde. E se lá pelas tantas você concluir que tinha que par tir par a outr a, se fez o que er a possível, pode ir sem sombr as. Deixe a claridade entr ar. Perceba seus limites e os respeite. Saiba se doar, mas também aceitar e admir ar o que tem de bom no outro. Aceite pequenas e gr andes delícias sem culpa. Dur ma até mais tarde quando possível e não se sinta criminosa (o) por isso. Procure se dar os pr azeres que te fazem bem sem velhos estigmas que nos tor nam estreitos, veja o seu eu verdadeiro, cuide de si mesma (o), comece por aí uma nova colcha de retalhos com as regr as cer tas. Seja feliz. Comece aos pouquinhos a fazer essa viagem deliciosa por si próprio. Saiba mais sobre você.

Faça um pr ato indiano, se jogue numa experiência culinária, deixe as coisas ainda não desfr utadas entr arem sem preconceito, alimente além daquele um palmo, sinta os sabores inusitados e veja como podem ser pr azerosos. A vida às vezes é bem maior do que a gente pensa. Alimente mais a mente. Preste atenção numa letr a do Chico, leia uma crônica da Mar tha, não tenha vergonha de ir de A a Z, veja sua novela, ria e chore com liberdade. Faça o que você gosta sem medo disso. Receba a si mesmo de br aços aber tos. Receba os amigos da mesma for ma, eles tor nam sua vida mais repleta. Exercite seu humor. De aquela risada gostosa que quando a gente ouve ri junto sem mesmo ter motivos. Exercite

Aprecie-se, sem moder ação.

sua boca. Ela te da à paixonite completa. Beijos, gostos e palavr as. Exercite seu amor, diariamente. Vá viajar, se não der agor a pense numa futur a. É sempre bom ter um

Vá ao cinema. Valorize o mar. As delícias contidas numa noite fria à duas. Escute outr as ver sões da mesma música. Assista novamente...E O Vento Levou, vai te parecer tão diferente aquela velha e linda Scar lett. Vá naquele

destino. E por fim, abr a espaço em sua vida pr a um amorzinho entr ar, tudo isso tem pr azer redobr ado se for vivido lado a lado.

restaur ante novo, deguste. Coma mais devagar. Aprecie o belo, nas suas mais variadas for mas. Os aromas, as cores, os toques...

Izabelle Roveda Empresária

Tenha boas intenções, e seja humilde o suficiente par a crer que o outro também pode ter bons propósitos com

+55 41 9981 0772 belleroveda@yahoo.com.br

você, mas também leve junto uma boa dose de percepção

31


por Cláudia Maria Piasecki

Descubr a as vantagens de ser livre e solta. Acabou essa

Procure um homem de carne e osso, deixando fantasias e

história de ar r astar um namoro sem futuro par a não ficar

grandes expectativas de lado. É muito mais fácil encontrar

sozinha. É a mania de só se dar valor quando tem um

alguém quando não procuramos um ideal ilusório.

car a(qualquer um) ao lado.

nenhum presta”. Existem muitos homens que valem a pena.

que qualidades valoriza num homem e os defeitos intoleráveis.

Talvez ainda não teve a sor te de encontrar, pois só tem dado

Tenha bom senso para não cair em extremos.

chance para os “canalhas” se aproximarem de você.

Aguarde pelo melhor. É o antídoto para a idéia de que as coisas

Não tenha medo da rejeição, faz par te do aprendizado. Preste

ruins sempre acontecem. É exatamente o contrário: coisas

atenção se o gato que você está paquerando olha pra você, aí

maravilhosas ocorrem a qualquer hora, inclusive com você.

as chances de ser mal sucedida diminuem.

Crie opor tunidades de conhecer novos bonitões. Assuma o

Não duvide que você é especial. Mantenha a auto-estima em

óbvio: ficar em casa não está com nada.

dia.

Seja segura e retribua olhares e sorrisos quando o desconhecido

Nunca pense que você tem problemas... na verdade o homem

mais lindo da balada olhar pra você. Sim, para você e não,

é o sexo frágil, por tanto são mais inseguros do que nós, e

como costuma pensar, para sua amiga ao lado.

também tem dificuldades na hora da paquera. Essa história de

Tome a iniciativa da paquera quando sentir vontade. Está provado que eles não ficam intimidados quando a aproximação

que os homens são os garanhões e que nós somos as presas já era.

não é agressiva. Se adiciona um pouco de bom humor, então,

Cuidado com os homens muito egoístas, eles raramente se

agrada em cheio.

apaixonam, geralmente são os homens mais bem sucedidos

Não vai estar sempre disponível. Se um paquera passar a semana toda sem dar sinal de vida e ligar num horário pouco apropriado te convidando para sair (você esperou o dia todo ele ligar, ele só telefona depois das onze da noite), faça um favor para si mesma: diga que já tem compromisso (e programe-se para que isso seja verdade). Procur e olhar par a quem está mais per to de você. Poderá se sur pr eender.

32

Evite generalizações do tipo “homem é tudo igual”, “homem

Liste aquilo que procura no seu próximo romance. Obser ve

na paquera. Porém, escolhem a dedo a mulher que vão paquerar e geralmente a fazem sofrer. Estes homens são muito dependentes e sugam a energia de sua parceira. São homens infiéis, não toleram a frustração e não sentem culpa. Não se iluda com os homens muito generosos. No jogo do amor ninguém é bonzinho. Saia para encontrar gente, não fique apenas paquerando na internet. Dê aos homens a chance de te conhecer.


Vá a lugares que têm a ver com você (que se sinta à vontade), a possibilidade de conhecer alguém bacana que tenha coisas em comum com você pode aumentar.

A vida é muito mais do que isso. É possível ser feliz sozinha!! Enquanto não encontra um companheiro adequado, divirta-se, saia com pessoas que você gosta, a vida da mulher solteira não precisa ser uma busca sem fim por um namorado.

Cláudia Maria Piasecki Psicóloga Sistêmica Psicologia do emagrecimento-Programa Rafcal

+55 41 3243 0156 cmpiasecki@bol.com.br

33


34


por Ivan Pegoraro

Quando toca o telefone normalmente corremos para atendê-lo,

colégios e empresas da cidade – atividade com extensão no site

algumas vezes até com um certo entusiasmo. Mas nem todos

“Valorize a Vida”. Ele encontrou forças em sua veia de orador para

os toques do aparelho idealizado por Graahm Bell trazem boas

transformar a tragédia da filha em um alerta para pais e filhos

notícias. Estranho como a vida pode mudar com apenas um

sobre o valor da vida. Sua maneira de discorrer sobre o assunto e

telefonema recebido.

expor suas idéias são diferentes dos famosos sermões que os pais

Em outubro de 2000, Ivan Pegoraro foi uma destas pessoas que

passam nos filhos minutos antes de saírem para festa.

teve sua vida mudada por uma notícia. O carro em que estava

Após suas palestras e debates, ele pede aos participantes uma

Amanda, sua filha de apenas15 anos, e seus amigos, perdeu o

redação. Os textos oriundos de diversas pessoas e pontos de vista

controle, chocou-se com uma árvore e então atingiu a grade de

viraram a fonte de inspiração para Ivan entender, como um jovem

ferro de uma casa. Este grave acidente levaria sua filha, nove dias

possui coragem para enfrentar carros lotados e conduzidos por

depois.

motoristas embriagados.

A história, embora triste, acontece todos os dias e com assustadora

Apesar da dificuldade em emplacar programas de prevenção

frequência. Dificuldade dos pais em acompanhar a agenda repleta

mais amiúde, ele é partidário de estratégias mais agressivas de

de atividades de adolescentes, bebidas vendidas sem o menor

convencimento. O desafio para ele, é fazer com que os acidentes

controle, gente jovem dentro carros, onde muitas vezes o motorista

não sejam vistos como mera fatalidade. E sim como algo possível

não tem a menor condição de conduzir, e a vida toda pela frente.

de ser evitado. E quando virar realidade será uma satisfação

Ao menos, é o que todo pai espera para um filho. Uma longa e

não só para a Amanda de Ivan e seus dois irmãos, e sim, para

linda vida que duraria muito mais que a sua.

todas Amandas que merecem dar continuidade para a vida a qual

No instante forçoso, em meio a tanta dor, Ivan conseguiu fazer a diferença. Antes de se dirigir ao velório sua filha, sentou-se

todos temos o direito de saborear, até o fim, e se possível com prorrogação.

frente ao jornalista Herivelto Oliveira, e falou sobre a combinação: jovens, álcool e automóvel. Ele guarda uma cópia do telejornal até hoje. Afinal, sua vida jamais seria a mesma, após aquele dia.

Ivan Pegoraro www.valorizeavida.com.br +55 41 99960730

Desde a morte de Amanda, Ivan fez inúmeras palestras em

35


36


por Dr. Ernesto Ar tur

Quando publiquei estes conselhos ‘amigos-da-onça’ em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes ser viu de aler ta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

OS ATAQUES DE CORAÇÃO Uma nota impor tante sobre os ataques cardíacos. Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no

Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

braço esquerdo(direito). Há também, como sintomas vulgares,

Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

abundantes.

Procure fazer par te de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila.. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões impor tantes. Não perca tempo fazendo ginástica, caminhando, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro. Nunca tire férias, você não precisa disso. “Dinheiro acima de tudo”. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja) Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e antiácidos. Eles vão te deixar tinindo.

uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ‘’ataque cardíaco’’ e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro...

DEITE !!!!

NÃO SE

Dr. Ernesto Ar tur - Cardiologista

Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos. E por último, o mais impor tante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

37


por Josué Lemos de Oliveira Normalmente,

a

referências citadas do que representam as sobremesas e pela

maneira correta de usar os talheres para entradas e pratos

as

pessoas

preocupam-se

mais

com

própria delicadeza do seu contexto, ao degustar sobremesas,

principais, prestando pouca atenção na hora da sobremesa.

os deslizes tornam-se, sem dúvida, mais grosseiros e vulgares.

Quer dizer, as pessoas capricham, capricham... e aí, quando terminam o prato principal, às vezes detonam sua imagem, pois não sabem como proceder para degustar sobremesas. Então vamos lá. Resumidamente, faremos alguns comentários:

Agir da maneira mais adequada, sensata e educada, pode ser um diferencial na imagem das pessoas e na forma como serão vistas e avaliadas. Jogos de jantar são compostos com pratinhos de sobremesa e não com taças ou pequenos pirex. A melhor e mais elegante

Elas são a apoteose, a glória, o grande final de uma refeição. Seja

maneira de servir sobremesas é, portanto, em pratinhos.

em casa, quando há convidados para o jantar, em jantares solenes ou nos restaurantes em que o chef ou maître se preocupam e têm o prazer em encerrar o serviço com chave de ouro. Mesmo representando toda essa importância, algumas vezes, observamos pequenos erros que comprometem a qualidade do serviço ou a imagem do comensal.

Normalmente servidas com calda, inteiras ou cortadas, e

Para evitar deslizes, é interessante que se pratique a forma correta

acompanhadas de sorvete ou creme, as frutas como pêssego,

de agir, mesmo que esteja na informalidade do desjejum dos

figo, abacaxi, pêra, maçã, são ingeridas usando simultaneamente

restaurantes de hotéis ou na privacidade da própria casa. Afinal,

a colher na mão direita e o garfo na mão esquerda.

nestes momentos em que se pratica mais à vontade, adquire-se a segurança e a naturalidade para agir o tempo todo, inclusive quando somos observados, em situações onde o protocolo e a formalidade exigem posturas, formas e atitudes corretas. É desgastante ver pessoas com trajes elegantes, atitudes solenes ou comedidas, com uma imagem pública positiva mas que, ao serem observadas (ou flagradas?) em uma mesa de refeição, detonam a sua imagem pessoal, às vezes por não saberem sequer usar os talheres em uma refeição. Pelas

38

Sobremesas como Compotas (enlatados) de Frutas e Sorvetes

Enquanto a colher apara a fruta, o garfo espeta. Enquanto o garfo espeta, a colher corta. Com garfo à mão esquerda e com o dorso virado, a fruta é trazida à boca. Juntamente a colher é trazida até próximo à boca sob o garfo, para evitar que as gotas (pingos) caiam sobre


sobre a toalha ou comensal. Com os sorvetes procede-se da seguinte maneira: a colher na mão direita apara, enquanto o garfo à mão esquerda espeta. Em seguida a colher separa (corta) a porção de sorvete e o garfo empurra a porção para a colher. A colher à mão direita é trazida à boca com a porção de sorvete, enquanto

Bolos e Tor tas Normalmente, pela sua consistência, devemos usar somente o garfo à mão direita.

a mão esquerda permanece segurando o garfo próximo ao pratinho. Para a calda, a colher deve estar na mão direita enquanto o garfo permanece na mão esquerda e é permitido uma leve inclinação do pratinho (sem suspendê-lo todo), preferencialmente com o dedo mínimo da mão esquerda, o mais discretamente possível.

Saladas de Frutas Aqui, usamos a colher à mão direita e o garfo na mão esquerda. O garfo será usado para colocar os pedaços menores das frutas na colher.

Sobremesas Cremosas ou Pastosas

Somente a colher é que virá à boca, enquanto a mão

esquerda que segura o garfo permanece próxima ao pratinho. Para a calda, usa-se a colher na mão direita e se permite inclinar levemente

Para musses, arroz-doce, sagu, brigadeiro, pavês e pudins,

o pratinho, entretanto, sem suspendê-lo totalmente da mesa. Assim,

normalmente usa-se apenas a colher na mão direita.

quando os pedaços de frutas forem maiores ou ainda acompanhados de sorvete, procede-se da mesma forma descrita nas compotas de frutas. Em ocasiões mais formais ou solenes, mesmo se tratando de saladas de frutas, é sempre mais elegante usar pratinhos em vez de taças, pequenos

Profiteroles e petit-gateau

pirex ou similares.

Normalmente servidos com calda de chocolate quente e sorvete, procede-se de forma semelhante à descrita em compotas de frutas com sorvete. Usa-se o garfo na mão esquerda e a colher na mão direita. Enquanto a colher apara, o garfo espeta. espeta, a colher corta.

Com a informação correta é fácil aprender!

Enquanto o garfo

O garfo na mão esquerda com o

dorso virado traz os pedaços do bolo ou das carolinas à boca, usando a colher na mão direita como anteparo logo abaixo do garfo para evitar o pingo da calda ou do sorvete. Com a colher na mão direita leva-se à boca a calda ou o sorvete, enquanto o garfo permanece na mão esquerda próximo ao pratinho.

Usa-se o garfo para auxiliar a colocar

as porções do sorvete sobre a colher, que é levada à boca. Alguns restaurantes colocam para ingerir estas sobremesas colher, garfo e faca, o que é errado.

A princípio, o uso de

facas na degustação de sobremesas fica restrito às frutas ingeridas in natura.

Por essa razão, a denominação mais

correta para a faca colocada à mesa de refeição é faca de frutas.

Josué Lemos da Silveira Instrutor e palestrante

Autor do livro - “Etiqueta Social - Pronta Para Usar” Obra de referência em todas as livrarias.

39


40


Perguntei ao garçom que nos atendia quem era aquela dama, e esperava que respondesse ser ela a dona da companhia de cruzeiros, mas respondeu que não. Ela apenas estava a bordo nas últimas quatro viagens, ida e volta. Uma tarde, quando estávamos saindo do restaurante, cruzamos com ela e aproveitei para cumprimentá-la. Conversamos um pouco e passado um tempo lhe disse: - “Pelo que entendi, a senhora está neste barco nas últimas quatro viagens”. Ela me respondeu: - “Sim, é verdade”. Disse a ela que não entendia a razão e ela me respondeu, sem pensar: - “É que sai mais barato que um asilo para velhos nos Estados Unidos. Não ficarei num asilo nunca e de agora em adiante fico viajando nestes cruzeiros até a mor te. O custo médio para se cuidar de um velho nestes asilos é de 200 dólares por dia. Verifiquei com o deptº de reser vas que posso obter um desconto quando compro os cruzeiros com bastante antecipação, mais o desconto para pessoas de mais idade, chegando a 135 dólares por dia. A viagem me sai 65 dolares diários e mais:

1) Pago só 10 dolares diários de gorgetas.

3) O barco tem três piscinas, um salão de ginástica, lavadoras e secadoras de roupa grátis, biblioteca, bar, internet, cafés, cinema, show todas as noites e uma paisagem diferente cada dia. 4) Creme dental, secador de cabelo, sabonetes e shampoo grátis. 5) Te tratam como cliente e não como paciente. Com uma gorjeta extra de cinco dólares, terás todo o pessoal de ser viço trabalhando para te ajudar. 6) Conheço pessoas novas a cada sete ou 14 dias. 7) A TV estragou? Necessita trocar a lâmpada? Quer que troquem o colchão? Não tem problema. Eles conser tam tudo e te pedem desculpas pelos inconvenientes. Lavam a roupa de cama e as toalhas todos os dias, e não há necessidade de pedir.

extraído da internet.

Minha esposa e eu viajávamos num cruzeiro pelo Mediterrâneo a bordo de um transatlântico da empresa Princess. Durante o jantar, notamos uma senhora velhinha sentada per to da varanda do restaurante principal. Notei também que todo o pessoal, a tripulação do barco, garçons, ajudantes dos garçons, etc., estavam muito familiarizados com ela.

9) Se você cai num asilo de velhos , tua única saída é o plano médico. Se cair e se machucar em algum barco da empresa Princess. Te acomodarão em uma suíte de luxo pelo resto da tua vida.

Agora vou te contar o melhor que tem as empresas Princess: Quer viajar pela América do Sul, Canal do Panamá, Tahiti, Caribe, Austrália, Mediterrâneo, Nova Zelândia, pelos fjords, pelo rio Nilo, Rio de Janeiro, Ásia? Ou mencione aonde quer ir. A Cia. Princess está pronta para te levar. Por isso meu caro, não me procure em um asilo para velhos. Viver entre … quatro paredes … e um jardim … como paciente de hospital, … No thanks!!! Hãaa, ia esquecendo, se você morre, te atiram ao mar sem nenhum custo adicional.

2) Tenho mais de 10 refeições diárias se quero ir aos restaurantes, ou posso ter o ser viço na minha cabine, o que significa dizer que posso ter o café da manhã na cama, todos os dias da semana.

41


42


por Maria Rafar t Tomo emprestada a frase acima de um ar tigo que li na Folha de São Paulo há tempos atrás, e que me fez refletir um bocado. Lembro-me de alguns pacientes que insistem em se declarar infelizes. O tempo todo. No entanto, constato que mesmo se declarando profundamente desgostosos, há pouco tempo eles comeram um misto quente na padaria ali em baixo, levaram filhos para a escola, compraram uma blusa nova para aquela saída especial, ouviram uma música que enterneceu seus corações, sentiram no rosto uma aliviante brisa de vento, conversaram com seus amigos, pensaram na possibilidade de encontrar aquele grande amor, ajudaram alguém a encontrar um endereço, compraram um abacaxi madurinho do rapaz ali em frente, viram um cachorro se enroscar nas pernas de seu dono, pegaram a quente mão de alguém especial, receberam um telefonema, tropeçaram numa pessoa interessante... E vai me dizer, então, que não foram felizes naqueles momentos? Essas pessoas que se auto-intitulam infelizes viveram a sua vida FISICAMENTE, mas não absor veram a ALMA de cada instante que acontece uma só vez e que, se não apreendido e capturado e visto e vivido e aproveitado, pufffff escapule, simplesmente, aquele instante único e fugaz que não foi suficientemente cur tido e pensado e vivido... Kierkegaard, filósofo injustamente considerado um tremendo baixo-astral, disse um dia:

A VIDA SÓ PODE SER COMPREENDIDA OLHANDO-SE PARA TRÁS, MAS SÓ PODE SER VIVIDA OLHANDO-SE PARA FRENTE. Quer coisa mais alto astral e verdadeira do que isso? A frase-título deste artigo me fez refletir muito... Qual a sua resposta para esta pergunta:

Onde você esteve enquanto vivia a sua vida?

Maria Rafart

Piscóloga - CRP 08/13.080

www.falecommaria.com.br

43


44


por Sérgio Savian

Pode ser que você ainda esteja buscando um amor romântico, do jeito que temos idealizado há tanto tempo. Quase todos nós nos emocionamos ao ver duas pessoas no altar prometendo o amor eterno. Não sei quantos relacionamentos você já teve, mas o tempo mostra que o amor enfrenta dificuldades em sobreviver à dura realidade da convivência.

Pode ser que cada um dos dois tente impor seu próprio ritmo e isso gere uma disputa sofrida e interminável. Pode ser que um dos dois ceda, anulando-se na relação. Se isto acontecer é provável que o parceiro o despreze depois. Muitos círculos viciosos acontecem destruindo qualquer tentativa para que o romance seja bem-sucedido.

Mudam-se os atores, mas o roteiro é o mesmo. A tendência é você repetir os erros, atribuindo ao outro o papel de provedor de sua felicidade ou infelicidade, dependendo da fase da relação em que vocês se encontram.

Esta questão só se resolve quando cada um dos cônjuges compreende o que quer para si e para o seu relacionamento. Qual é a sua intenção? Somente com muita consciência e autoconhecimento é que você pode fazer uma opção por uma vida baseada em suas vir tudes e não nos seus vícios e repetições inconscientes.

Esperamos que a outra pessoa entre em nossas vidas para preencher o vazio que sentimos. Mas, não nos damos conta de que esse vazio nos acompanha desde a infância, desde sempre. No útero, vivemos uma situação de aconchego que é rompida no nascimento. Esta sensação é então substituída pelo inevitável sentimento de desamparo que nos persegue por toda a vida. Sem contar também que per tencemos a um plano espiritual e em nossa estadia aqui na Terra temos a sensação de que somos separados da infinita Unidade. A busca de uma cara metade, de alguém perfeito para nós é uma tentativa de tapar esse buraco, de amor tecer a dor pelo fato de nos sentirmos sós. Projetamos no parceiro o que precisamos e queremos que ele se compor te de acordo com as nossas necessidades. É muito bom quando encontramos alguém com quem podemos estar juntos, relaxar, trocar carícias, amar. O problema aparece quando passa a fase da paixão e a personalidade de cada um se evidencia. Inicia-se então um jogo de poder para saber como o relacionamento irá se desenvolver. Vai ser de que jeito, do seu o do meu? Qual é a cara que esse namoro terá?

Um passo impor tante para estabelecer relações saudáveis é quando você escolhe o caminho do crescimento espiritual. Assim sua atitude muda. Você não espera mais que seu companheiro lhe dê aquilo que está faltando. Os dois se trabalham o tempo todo, cada um funcionando como espelho para que o outro se enxergue melhor. Os conflitos não são mais vistos como algo ruim, mas como opor tunidades de crescimento. Assim, a parceria deixa de ser algo fantasioso para funcionar como supor te de uma jornada que nem sempre é fácil, mas com cer teza é vir tuosa.

. Sérgio Savian +55 41 3057 3133 www.sergiosavian.com.br imprensa@sergiosavian.com.br

45


46


por Evanri Gurgel - Quiosque Natureza

Produtos Diet são aqueles que não possuem um ou mais

Estes produtos não devem substituir alimentos naturais como

ingredientes na sua composição como açúcar, sal, glúten ou gordura.

frutas, verduras e legumes e devem estar associados a uma

Estes têm como objetivo atender as pessoas que precisam

dieta balanceada.

restringir algum nutriente em sua alimentação como os diabéticos, hiper tensos, celíacos (dietas isentas de glúten), entre outros. A ausência de substâncias pode significar também redução

MEXA-SE

de calorias, como os alimentos sem açúcares (gelatinas, geléias e balas) ou sem gorduras (leite desnatado). No entanto, também pode ocorrer o contrário. Alguns chocolates Diet apesar de não conterem açúcar, apresentam mais gordura, sendo mais calóricos que sua versão normal.

Além da dieta alimentar é imprescindível a prática da atividade física. Associada a uma alimentação saudável, o exercício físico fortalece o organismo como um todo, desintoxica e aumenta sua resistência geral. Sua prática libera a endorfina no corpo, substância que eleva a AUTO-ESTIMA, regulariza o sono, melhora

Produtos Light caracterizam-se por apresentarem redução de no

a respiração e a postura. Independentemente do tipo, a atividade

mínimo 25% na quantidade total de um dos seus componentes

regular torna seus praticantes menos suscetíveis às doenças, mais

(sal, açúcar ou gordura). Por conterem menor quantidade

felizes e dispostos para a vida.

de gordura, são os mais indicados na redução de peso.

OS PRODUTOS DIET TAMBÉM SÃO LIGHT?

Mexa-se! Beba bastante água, alimente-se adequadamente e pratique algum tipo de atividade física nos parques ou numa academia renomada com profissionais competentes. Seu corpo e mente agradecem.

Nem sempre. Obrigatoriamente, os produtos Light são menos calóricos quando comparados com sua versão normal. Ao contrário, os produtos Diet nem sempre são menos calóricos, como o chocolate Diet, por exemplo. Vale lembrar que tanto para quem precisa restringir algum

Evanri Gurgel Consultor de Fitness

nutriente por causa de doenças, ou quem busca alimentos com

Diretor admnistrativo da Academia Arena.

valor calórico reduzido, é fundamental ler com atenção as tabelas

+55 41 3263 4277 | +55 41 9193 8989 Atividade Física levada a sério.

nutricionais de cada alimento.

47


48


Muito ouvimos falar que o déficit de leituras no Brasil só pode ser

O método: professores e pais criam tarefas educacionais, como por

solucionado com um maciço investimento em alfabetização, vindo

exemplo, aencenação de um trecho do livro, e mostram, para as

de iniciativas privadas ou públicas. Puro engano. Ensinar as pessoas

crianças e adolescentes,que a leitura é importante para despertar a

a escrever os respectivos nomes não contribui para o aumento dos

criatividade, enriquecer o vocabulário, se escrever corretamente e até

livros lidos.

mesmo construir novas amizades.

Precisamos sim, de um programa baseado no conceito de

Com essa postura, formamos leitores interessados em ultrapassar as

“letramento”. Justificando: a pessoa toma gosto pela leitura somente

fronteiras do conhecimento, em traçar metas ousadas e em devorar

quando entende o que está lendo e constrói mentalmente os cenários

Machado de Assis, Sir. Athur Conan Doyle e as mais complicadas obras

descritos, envolvendo-se com cada uma das páginas, letra a letra.

de Gabriel García Márquez. E o melhor: quem se apega aos livros,

Esse contexto, embora óbvio e essencial, está presente em menos

extraído da internet.

por Rodrigo Capella

dificilmente consegue viver sem eles.

de 10% das escolas e universidades brasileiras, segundo dados que obtive junto a profissionais dessa área. A explicação: na maioria das instituições, crianças e adolescentes são submetidos a tarefas desgastantes, principalmente a de ler livros difíceis e, posteriormente, realizar uma prova sobre a história, conflitos e personagens apresentados. Atividades como essa contribuem e muito para que, infelizmente, leitores traumatizados e angustiados se afastem definitivamente dos livros, por melhorque esses sejam. Fica claro, então, que a leitura, seja ela em âmbito escolarou familiar, não deve ser obrigatória, e sim estimulada a todo instante. Uma alternativa é, deixarmos de lado as normas existentes e desenvolvermos atividades associadas ao letramento, apresentado anteriormente.

Rodrigo Capella Escritor, poeta e jornalista Autor de vários livros, entre eles “ Transroca, o navio proibido”, que vai ser adaptado para o cinema, e “Poesia não vende”.

www.rodrigocapella.com.br

49


CRIMES VIRTUAIS por Victor Feijó Filho

Delitos cometidos através da rede de infor mática ou internet O crime cometido por via eletrônica tem aumentado consideravelmente nos últimos sete anos, atingindo a quantidade de aproximadamente 20 mil sentenças judiciais, envolvendo litígios vir tuais e digitais. Diante desse alar mante quadro, o Senado Br asileiro aprovou em julho de 2008 o Projeto de Lei Substitutivo aos Projetos nºs. 76/2000, 137/2000 e 89/2003, tipificando condutas realizadas mediante uso de sistema eletrônico, digital ou similar, de rede de computadores, ou que sejam pr aticados contr a dispositivos de comunicação ou sistemas infor matizados e similares. Adiante, segue os principais pontos da proposta que ainda terá que ser votada pela Câmara dos Deputados:

1. Acesso não autorizado a rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado. Art. - 285 - A Código Penal). Acessar mediante violação de segurança, rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado. Pena - reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa. Parágrafo único - Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime, a pena é aumentada de sexta par te.

2. Obtenção, transferência ou fornecimento não autorizado de dado ou informação (Código Penal). 50

Art. 285-B (Código Penal). Obter ou transferir, sem autorização ou em desconformidade com autorização do legítimo titular da rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, protegidos por expressa restrição de acesso, dado ou informação neles disponível. Pena - reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa. Parágrafo único - Se o dado ou informação obtida desautorizadamente é fornecida a terceiros, a pena é aumentada de um terço. Art. 285-C (Código Penal). Nos crimes definidos neste Capítulo somente se procede mediante representação, salvo se o crime é cometido contra a União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos, agências, fundações, autarquias, empresas públicas ou sociedade de economia mista e subsidiárias.

3. Divulgação ou utilização indevida de informações e dados pessoais. 154-A (Código Penal). Divulgar, utilizar, comercializar ou disponibilizar dados e informações pessoais contidas em sistema informatizado com finalidade distinta da que motivou seu registro, salvo nos casos previstos em lei ou mediante expressa anuência da pessoa a que se referem, ou de seu representante legal. Pena - detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa. Parágrafo único - Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime, a pena é aumentada da sexta parte.

4. Dano. Art. 163 (Código Penal). Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia ou dado eletrônico alheio:


Esse artigo já encontra-se no Código Penal, apenas houve o acréscimo do “dado eletrônico”.

Pena - Detenção, de 01 (um) a 03(três) anos, e multa.

5. Inserção ou difusão de código malicioso.

9. Falsificação de dado eletrônico ou documento público.

A r t . - 1 6 3 - A (Código Penal). Inserir ou difundir código malicioso em dispositivo de comunicação, rede de computadores, ou sistema informatizado.

Art. 297 (Código Penal). Falsificar, no todo ou em parte, dado eletrônico ou documento público, ou alterar documento publico verdadeiro.

Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

Pena- Reclusão de 02(dois) a 06(seis) anos e multa.

Parágrafo 1º - Se do crime resulta destruição, inutilização, deterioração, alteração, dificultação do funcionamento, ou funcionamento desautorizado pelo legítimo titular, de dispositivo de comunicação, de rede de computadores, ou de sistema informatizado.

10. Falsificação de dado eletrônico ou documento particular.

Pena - Reclusão, de 2(dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Parágrafo 2º - Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime, a pena é aumentada de sexta parte.”

Ar t. 298 (Código Penal). Falsificar, no todo ou em par te, dado eletrônico ou documento par ticular ou alterar documento par ticular verdadeiro. Semelhante ao anterior, mas tratando de documento ou dado eletrônico par ticular.

6. Estelionato Eletrônico.

Pena - Reclusão de 01(um) a 05(cinco) anos, e multa.

VII - difunde, por qualquer meio, código malicioso com intuito de facilitar ou permitir acesso indevido à rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado.

11. Alteração no crime de pedofilia.

Parágrafo 3º - Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime do inciso VII do § 2º deste artigo, a pena é aumentada de sexta parte.

7. Atentado contra a segurança de ser viço de utilidade pública. Art. 265 (Código Penal). Atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força, calor, informação ou telecomunicação, ou qualquer outro de utilidade pública.

8. Interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático, dispositivo de comunicação, rede de computadores ou sistema informatizado. Art. 266 (Código Penal). Interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico, telefônico, telemático, informático, de dispositivo de comunicação, de rede de computadores, de sistema informatizado ou de telecomunicação, assim como impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento.

Ar t. 241 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Apresentar, produzir, vender, receptar, fornecer, divulgar, publicar ou armazenar consigo, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou Internet, fotografias, imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente. Foram acrescidas ao texto legal, as expressões: receptar e armazenar. Pena - Reclusão de 02(dois) a 06(seis) anos, incluindo multa.

O projeto estabelece por fim, as obrigações dos provedores de acesso, em armazenar dados para averiguação do enquadramento ou não como crime, sob pena de multa de R$2.000,00 até R$100.000,00 em face do não atendimento á cada solicitação judicial.

Victor Feijó Filho & Advogados Associados Rua Carlos de Carvalho, n°75 | cj.92 Centro - Curitiba - PR +55 41 3233 8515 - +55 41 3224 5985 (fax)

vffadvogados@terra.com.br

51


52


por Marina Luiza Belache

Estamos em contato com a sexualidade desde a infância à terceira idade. Tanto o entendimento e aceitação do nosso corpo e das respostas sexuais, quanto o equilíbrio social e emocional, são responsáveis pela forma da pratica da sexualidade. Esses aspectos determinam a existência do prazer. O relacionamento sexual determina, ou deveria determinar, a redescoberta do próprio corpo e do corpo do outro, através de expressões corporais, como caricias, e da comunicação. O que ocorre, podendo ocasionar importantes transformações endócrinas, comprometendo o bom relacionamento, é insegurança, ansiedade, temor do desempenho, stress, depressão, frustração, conflito, e a expectativa de ser aceito. Estes estados emocionais adversos, prolongados, podem ser acompanhados de várias desordens psicossomáticas, criando diferenças que interferem para uma relação satisfatória, incluindo disfunções sexuais. A impotência é uma dessas disfunções, na qual distúrbios emocionais têm um importante papel em suas várias fases. Mudanças hormonais significativas, e algumas substâncias, como barbitúricos, sedativos, álcool e outras drogas podem, em alguns casos, prejudicar a libido, limitando o funcionamento sexual. A comunicação, também pode ser causadora de uma disfunção sexual. Ela é necessária, pois muitas pessoas encontram dificuldade em expressar ou falar o que gostariam de receber em suas relações. O que é erótico para um, pode não ser para o outro; é importante, não aceitar o sexo apenas como função, e sim como prazer. A Sexologia vem criando novas oportunidades, ajudando a perceber o que pode ser mudado, e a não atribuir ao outro o seu prazer ou desprazer. Durante a terapia sexual, faz-se uma avaliação do problema, seguindo um planejamento terapêutico com técnicas especificas para cada caso. O desenvolvimento pleno e o autoconhecimento de nossa sexualidade é um dos caminhos para a liberdade e o encontro com nosso próprio eu. A terapia sexual é promover o equilíbrio das funções orgânicas e psicológicas. Marina Luiza Belache Psicóloga e Sexóloga CRP/08/05205

Cada um tem a sua maneira de chegar ao prazer. Conhecer e comunicar faz a diferença.

BioCare Consultórios R. Fernando Simas, 1211 - Mercês +55 41 3339 6969 - +55 41 9187 0505

marinabelache@hotmail.com

53


54


por Kelly Krukoski

Visto hoje como um acessório indispensável em determinadas

O risco motivou a criação da Lei Estadual n˚9.828, de 1997,

rodas de amigos, o piercing segue tendências de moda e

do Estado de São Paulo, que proíbe a colocação de piercings

demonstra o estilo de quem usa. O que muitas vezes algumas

em menores, mesmo com a autorização dos pais, Apesar disso,

pessoas, principalmente jovens, deixam de lado são os riscos

é fácil encontrar lugares que realizam o procedimento em

e cuidados que esta vaidade pode trazer. Segundo pesquisas

adolescentes.

realizadas em consultórios médicos, a maioria dos jovens desconhecem tais riscos. Segundo especialistas, cerca de 15% dos jovens que usam algum tipo de piercing procuram um ser viço de saúde por não supor tar a dor, o inchaço ou a febre. Um número equivalente relata complicações, mas não procura ajuda. Inflamação, sangramentos e infecção constituem os problemas mais comuns. A região do corpo onde ocorre a maior par te das complicações é a língua. Segundo um estudo britânico, cerca de 50% das perfurações no local trazem algum inconveniente. Em 24% dos casos, o episódio termina em um consultório médico, pois a língua é um local com muitos vasos sanguíneos e por isso, defende-se bem de infecções, apesar de inchar bastante. Mas, se as bactérias vencem a resistência do organismo e entram na corrente sanguínea, pode causar complicações sérias como a endocardite bacteriana, uma infecção do tecido cardíaco.

Algumas dicas para a correta utilização e cicatrização: Existem diversos materiais para as jóias. Apesar de normalmente se dizer que o mais indicado é o aço cirúrgico, o ideal é usar material como o Titânio ou mesmo o Teflon por serem menos reativos e assim produzirem uma menor resposta imunológica, que desencadearia uma alergia ou inflamação. Não é recomendável o uso de Ouro, pois dependendo do sistema imunológico da pessoa, pode ocasionar alguma reação alérgica. Para a cicatrização, especialistas aler tam para evitar entrar no mar por conter inúmeras impurezas. Além disso, deve-se evitar também álcool, água oxigenada, mer tiolate e mercúrio. O ideal é lavar os piercings durante os primeiros meses com uma solução de água com sal (salmoura), ou sabonete anti-séptico. Pode ocorrer inflamação no local (vermelhidão, secreções e acúmulo de pus), além de alergia.

Em outros locais do corpo como car tilagem por exemplo, um dos problemas mais temidos são as cicatrizes anômalas que não param de crescer. De acordo com especialistas, o tratamento pode demorar e em casos de infecção da car tilagem é muito difícil evitar sequelas. Por isso, é grande o número de pessoas que precisam de ajuda médica para reconstituir a orelha

Kelly Krukoski Jornalista

+55 41 8884 1511 kelly.krukoski@bol.com.br

ou o nariz por causa de problemas com o uso de piercing.

55


por Josiane Rosa O que dizer de um cafezinho recém-passado para acompanhar uma boa conversa? Uma roda de chimarrão logo cedo ou mesmo um refrigerante bem gelado para acompanhar uma refeição? Irresistível?

manter meu corpo saudável? Primeiramente é importante avaliarmos em números, qual a quantidade de cafezinhos, chás, refrigerantes e chocolates ingeridos dia, posteriormente a sensação que elas fornecem. Se não utilizá-

Pois é, poucos sabem a quantidade de cafeína que ingerem no

las, surgem dores de cabeça? Há irritação ou ansiedade? À partir

decorrer do dia... Quantas xícaras de café você ingere diariamente? E

destas respostas você poderá avaliar se a cafeína está beneficiando

refrigerantes? Será que está dentro do limite saudável do seu corpo?

ou causando desconfortos gerais ao seu corpo.

Qual é o limite? Cada organismo tem o seu, porém ele dependerá da sensibilidade peculiar de seu próprio organismo. Você sabia que são suas células cerebrais que estabelecem os limites saudáveis? Para uns, uma pequena dose de cafeína pode ser tóxica (causando danos), e para outros, a mesma dose pode ser ideal.

O risco de uma intoxicação orgânica depende da quantidade de cafeína ingerida. Se você consome grandes quantidades, corre o risco de causar lesões musculares, insônia, vômitos, diarréias, zumbido, visões de luzes, ansiedade, nervosismo e até mesmo ataques de pânico. Também impede que muitos minerais sejam absorvidos no

A cafeína é uma substância que está presente não só no café,

intestino, como o cálcio que é fundamental no desenvolvimento

mas em refrigerantes, chocolates, ervas-mate (chimarrão) e chás

infantil e na fase adulta, principalmente nas mulheres em fase de

industrializados.

menopausa.

Aqui vai um alerta para os adoradores da cafeína. Este prazeroso

Além destes malefícios a cafeína pode causar envelhecimento precoce

companheiro pode ser o causador de algumas patologias e uma das

por roubar a água das células e gerar dependência pelo estímulo

principais causas da ansiedade.

intenso nas células cerebrais.

Como saber a dose necessária de cafeína para

Se o excesso de cafeína pode prejudicar a saúde de um adulto, o que não faria no organismo do seu filho? Ficar atento a quantidade de refrigerante servida às refeições é tarefa para já!

56


Quando consumida em pequenas quantidades, a cafeína possui benefícios como o aumento de atenção, disposição, alívio do cansaço, melhora da respiração e dos batimentos cardíacos. Sei que mudar hábitos é trabalhoso, mas vale à pena para termos melhor qualidade de vida. Faça um teste você mesmo! Preste atenção aos seus hábitos alimentares e de sua família, afinal a vida é uma só

Somos reflexo de nossa alimentação! Informe-se, busque leituras a respeito, pode ser prazeroso e depende só de você!

e merece ser vivida, porém com alguns cuidados... Havendo dúvidas entre em contato e conheça melhor seu organismo e os benefícios que pode obter a partir de uma alimentação saudável e bem orientada por um profissional especializado.

Josiane Rosa Nutricionista, Naturóloga e Especialista em Fitoterapia. Coordena o projeto “Cura através dos alimentos”. Realiza atendimentos individualizados para crianças e adultos, orientação para pais e familiares na reeducação alimentar e acompanhamento nutricional. Ministra palestras, cursos e oficinas nutricionais.

naturalnutry@hotmail.com | www.mareva.com.br | +55 41 32420433 

57


58


Quantos fofoqueiros são necessários para substituir uma lâmpada queimada? Três: um para realizar a tarefa operacional e reclamar pela lâmpada ter queimado e dois para colocar em prática o vírus com comentários negativos sobre a roupa de quem está trabalhando, a maneira como subiu e desceu da escada e posteriormente, provocar comentários de como ficou o resultado da iluminação. por Dalmir Sant’Anna O vírus da fofoca pode ocorrer nos mais diversos locais com pequena ou grande quantidade de pessoas. Acontece quando um trabalhador demonstra expressiva dificuldade em acolher as mudanças que lhe são impostas, seja pelo ambiente profissional em que está inserido ou ainda, pela forma como os outros colaboradores se relacionam, disseminando entre os colegas que o problema frequentemente está na empresa, na gestão, na liderança, nos equipamentos ou em algum outro fator externo. O antivírus é a ação de não levar adiante uma fofoca, prezando valorizar a cooperação e o companheirismo. Lamentavelmente, o fofoqueiro é ainda um personagem garantido em muitas organizações onde lança o vírus da fofoca fazendo com que inúmeros profissionais levem consigo experiências negativas de empresas onde a discórdia gerou situações constrangedoras. Inúmeros desligamentos e afastamentos de locais de trabalho foram solicitados, em decorrência da dificuldade de adaptação à cultura organizacional e aceitação aos colegas que frequentemente usavam da fofoca para buscar promoções ou prejudicar o crescimento de um colaborador. Quando um colega de trabalho falar que a “boca é um túmulo”, utilize o antivírus e realize o combate da fofoca, passando a detectar o vírus quando um intrigueiro somente fala mal dos outros, dissemina a discórdia e não é capaz de avaliar as falhas cometidas. O antivírus é acionado e entra em ação, quando a equipe de trabalho percebe que os resultados coletivos estão sendo prejudicados em decorrência

da maledicência e dos boatos gerados por um ou mais integrantes da empresa. Para realizar a remoção do vírus, a liderança não pode usar intermediários. Deve solicitar uma reunião e de maneira enérgica colocar um ponto final na situação. É necessário compreender que o vírus da fofoca talvez acabou sendo disseminado por falta de experiência, entretanto, o fofoqueiro que recebeu uma dose de antivírus, foi alertado e já está avisado sobre o assunto. Normalmente o fofoqueiro é o locutor oficial do programa “disseme-disse” da “rádio peão” e da “rádio corredor” (rede informal de comunicação transferida sem controle) e além de veicular intrigas e boatos, disponibiliza parte do seu tempo para ações improdutivas e deixa de realizar contribuições para o crescimento da empresa. Quando um colega de trabalho entrar na sala e anunciar: “Vocês sabem da última?”, imediatamente fique atento e acione o “antivírus do detector de fofocas”, pois certamente, você estará ouvindo mais uma informação sem que os principais envolvidos estejam presentes.

Dalmir Sant’Anna Palestrante Comportamental, autor do livro “Menos pode ser Mais” e de vários artigos publicados em revistas, sites e jornais. Mestrando em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Pessoas, bacharel em Comunicação Social e Mágico profissional. www.dalmir.com.br

59


60 foto: Manoel Guimar達es


Um elogio feito na hora certa tem um poder verdadeiramente transformador. Ele funciona como uma poderosa fonte de encorajamento, inspiração e motivação para quem o recebe, elevando o ego e reforçando nossa autoconfiança. O interessante do elogio é que ele faz bem não só para quem o recebe, mas também para quem o faz. Quando elogiamos mostramos apreço pelas pessoas, ganhamos em relacionamento interpessoal, exercitamos a humildade e corremos um sério risco de recebermos outro elogio em troca. A magia do elogio ocorre justamente por ele ser uma via de mão dupla. Realizando uma analogia, é como se você entregasse flores e conservasse um pouco do perfume em suas mãos. Os líderes de sucesso já perceberam o poder o elogio, e não se privam de utilizá-lo não só como reconhecimento, mas também de maneira estratégica, pelo valor motivacional que ele causa nas pessoas. Porém não basta só elogiar, é preciso fazê-lo de uma forma coerente, sincera e principalmente de forma correta. Algumas dicas para potencializar o elogio: Sinceridade - Você corre o risco de ser ridículo ou até mesmo irônico se o elogio não for sincero. Por isso, só elogie aquilo que merece ser reconhecido. Elogie a Pessoa - Todo elogio é bem vindo, mas ele pode ser potencializado. Por exemplo: Se alguém está usando uma camisa bonita, elogie o bom gosto de quem a está vestindo e não somente a camisa. Dê Provas do Elogio - Se você estiver elogiando uma pessoa, cite um detalhe ou uma ocasião que evidencie o elogio. Por exemplo: “Fulano, eu te admiro pois você é entusiasta. Percebi isto quando tivemos que implantar aquela ação da área comercial”. Seja Específico - Faça um elogio por vez e evidencie apenas com um exemplo. Muitos elogios ao mesmo tempo podem soar de forma exagerada e não causar o efeito desejado. Existem diversas formas de se elogiar, como: em público, reservadamente, através de uma carta ou e-mail. Se desejar e for adequado, o elogio pode ser acompanhado de uma premiação que poderá ser: um presente, uma placa gravada, troféu, ou até mesmo uma gratificação. Um ponto a ser refletido é que só aquele que sabe elogiar tem o direito de criticar. É mais fácil aceitar uma crítica quando ela é vinda de uma pessoa que também elogia o que merece ser reconhecido.

Elogie mais, e afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum Conferencista nas áreas de marketing, motivação, atendimento e vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.

contato@fabianobrum.com.br | www.fabianobrum.com.br

61


por Akim Rohula Neto

Quando um copo está com líquido pela metade está meio cheio ou

que eles faltavam ela poderia, ao invés de “desligar-se”, resolver

meio vazio? Depende do que? Depende do jeito que a gente vê.

outros assuntos: colocar leituras em dia, caminhar no parque,

Enquanto um senta, relaxa e aproveita o copo meio cheio, o outro se

fazer compras. Hoje ela diz: “bem, hoje (que os meus clientes

preocupa em enchê-lo mais. Ambos estão certos, o copo não discute

faltaram) a vida está me dando oportunidades para colocar as

com nenhum dos dois e aceita seus pontos de vista diferentes.

minhas coisas em ordem, deixe-me ver o que vou fazer primeiro”.

Desenvolver a habilidade de olhar o mesmo problema com

Minha colega pôs um fato em perspectiva. Isso pode

outro foco é muito útil. Mudar o foco nos ajuda a modificar

nos ajudar a encontrar novas formas de lidar com ele, a

comportamentos e emoções em relação a um mesmo fato.

desenvolver criatividade, raciocínio e bom humor (pois

Uma colega me contou que estava muito contente com uma mudança de foco que fizera: nos dias em que seus clientes

A técnica é muito simples. Ao estar envolvido em qualquer situação

desmarcavam compromissos tendia a ficar ociosa, sem produção,

que não esteja indo para frente, ou que precise de mudanças,

era como se o cliente não vindo ela estava “desligada”.

basta perguntar-se: “o que mais esta situação ou problema pode

Então, um dia em que precisava resolver vários assuntos pessoais, seus clientes desmarcaram. Com isso ela percebeu que toda vez em

62

podemos aprender a nos divertir mesmo na adversidade).

significar?”. Muitas vezes insistimos em apenas uma versão da história, começamos acreditando que um evento tem um dado


significado e nunca mais nos questionamos sobre esse significado.

Nossa reação e emoção são congruentes com o significado que damos à um evento. Assim, se você imaginar uma discussão como uma batalha, por exemplo, irá reagir à ela como se precisasse vencer, cada palavra será um golpe. Uma discussão pode ser também uma troca de idéias. Nela cada um irá compartilhar o seu ponto de vista e receber o do outro, cada situação dessas será uma oportunidade para aumentar a intimidade.

Não existe uma necessidade de olhar um evento de uma outra forma, mas sim a possibilidade. É importante tentarmos mudar o foco quando percebemos que as coisas não estão andando do jeito como desejamos: se esta forma de encarar o problema não está lhe sendo útil, mude-a. Muitas vezes ao fazer isso podemos perceber que o que desejamos já está lá, apenas estávamos olhando para o lado errado.

Akim Rohula Neto

- Psicólogo Clínico - Individual, casal e família, cursos e palestras CRP08/10159

Formado em Programação Neurolingüística, Psicologia corporal e Psicologia sistêmica. Travessa João Max Rosener n°5 cj. 01

akim@uol.com.br | +55 41 3077 7380

63


64


por Rafael Bretas

Para quem nunca ouviu falar da expressão workaholic, ela é

dá atenção a cada um como se não fosse vê-los mais. Se estiver

usada para definir aquelas pessoas que são viciadas por trabalho,

com a família, ama a todos. Se estiver com a pessoa amada, ama

totalmente voltadas para sua carreira ou empresa. Uma pessoa

mais ainda. Enfim, uma pessoa lifeholic atravessa a vida dizendo

workaholic sente prazer no trabalho, no entanto vai mais adiante

“gasto cada momento fazendo o que de mais produtivo eu posso”

e não se enxerga fazendo outra coisa, muitas vezes causando

seja onde e como for. Por mais que seu tempo seja apertado,

problemas para si mesmo em sua vida social.

procure fazer dele o que de mais precioso você possui. Pois do

Em algum momento, algumas pessoas podem achar esta matéria um pouco desatualizada, pois o termo workaholic já foi muito discutido. Por outro lado, o assunto serve para ilustrar os novos tempos e os objetivos do novo profissional. Eu posso dizer por

seu tempo surgem maravilhas e momentos para sempre. E é por isso que eu digo: -Eu quero ser um lifeholic.

experiência própria que por muito tempo, e ainda hoje, sou um pouco workaholic sim, e daí? No entanto, quero estrear um novo estilo: lifeholic - a pessoa que ama a vida e tudo que está ao seu redor. A pessoa viciada não apenas em trabalho, mas também na família, nos amigos, na companheira, na natureza e nos momentos da vida. Esse termo eu criei ao constatar que mesmo trabalhando 15 horas por dia, algo estava errado ou faltando. A vida social, os esportes, o lazer, os amigos, a paixão, o ócio são muito importantes para o seu trabalho, pois estar bem o faz render muito mais. Mas não pense que lifeholic é qualquer pessoa que apenas diz que curte a vida. lifeholic é a pessoa viciada em fazer o melhor sempre, e para isso torna todos os momentos únicos. Se for trabalhar, procura trabalhar menos e render mais. Se for sair com os amigos,

Rafael Bretas Diretor de Criação da agência FOG, designer e editor de artigos da área de marketing, design, tendências de consumo e comunicação. No comando da agência Fog há 8 anos, atua acumulando experiência no que chama de Comunicação Intensiva, Integrada e Promocional.

rafael@agenciafog.com.br | +55 41 3324 0150 www.agenciafog.com.br

65


66


Amor não se implora, não se pede não se espera... Amor se vive ou não. Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você. Animais são anjos disfarçados, mandados por Deus para mostrar o que é fidelidade. Crianças aprendem com o que você faz, não com o que você diz.

As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida. A música é a sobremesa da vida. Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente. Filhos são presentes raros. De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças acerca de suas ações.

As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros. Perdoar e esquecer nos torna mais jovens. Deus inventou o choro para o homem não explodir. Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso. Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.

Obrigado, desculpe e por favor, são palavras mágicas que abrem portas para uma vida melhor.

Não há vida decente sem amor! E é certo, quem ama é muito amado e vive a vida mais alegremente.

A criatividade caminha junto com a falta de grana. Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.

Artur da Távola.

Amigos de verdade nunca te abandonam. O carinho é a melhor arma contra o ódio.

67


68


As mulheres devem estar sempre atentas. 1. Se um dia você for jogada dentro do porta-malas de um carro, chute os faróis traseiros até que eles saiam para fora, estique seu braço pelos buracos e comece a gesticular feito doida. O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas.

chave em punho, pronta para abrir a porta e dar a partida. Observe os carros ao lado do seu. Se uma pessoa do sexo masculino estiver sentado sozinho no assento do carona do carro dele que FICA mais próximo do seu carro, você fará bem em voltar para o shopping, ou para o local de trabalho, e pedir a um guarda ou policial para acompanhar você até seu carro.

2. Os três motivos pelos quais as mulheres são alvos fáceis para atos de violência são:

É SEMPRE MELHOR ESTAR A SALVO DO QUE

a. Falta de estar consciente. Você TEM que estar consciente de

ESTAR ARREPENDIDO.

b. Linguagem do corpo. Mantenha sua cabeça erguida, balance seus braços, e permaneça em posição ereta..

c. Lugar errado, hora errada. NÃO ande sozinha em ruas estreitas, nem dirija em bairros mal-afamados à noite.

4. Use SEMPRE o elevador em vez das escadas.. (Escadarias são lugares horríveis para se estar só, são o local perfeito para o crime). 5. Se o bandido estiver armado e você não estiver sob controle dele, SEMPRE CORRA! O bandido só acertará um alvo móvel 4

As mulheres têm a tendência de entrar em seus carros depois de

vezes em 100 tentativas. E, mesmo assim, muito provavelmente

fazerem compras, refeições, ou depois do trabalho, e sentarem-

NÃO acertará um órgão vital.

se no carro (fazendo anotações em seus talões de cheques, ou escrevendo alguma lista etc.)

NÃO FAÇA ISSO! O bandido estará observando você, e essa é a oportunidade perfeita para ele entrar pelo lado do passageiro, colocar uma arma na sua cabeça, e dizer a você onde ir. No momento em que você entrar em seu carro, tranque as portas e vá embora. 3. Algumas dicas acerca de entrar em seu carro num estacionamento ou numa garagem de estacionamento:

a. Esteja consciente: olhe ao redor, olhe dentro de seu carro, olhe nochão dianteiro e traseiro de seu carro, olhe no chão do lado do passageiro, e no banco de trás.

b. Se ao lado da porta do motorista do seu carro, estiver estacionada

extraído da internet.

onde você está e do que está acontecendo em volta de você.

6. Como mulheres, estão sempre procurando ser condescendentes (prestativas):

PARE COM ISSO! Essa característica poderá resultar em que você seja assassinada! Ted Bundy, o assassino seqüencial, era um homem de boa aparência, tinha boa formação acadêmica, e SEMPRE explorava a simpatia e o espírito conciliador e condescendente das mulheres. Ele andava com uma bengala ou mancava, e conseqüentemente pedia ‘ajuda’ Dentro de seu carro ou para seu carro, e era então que ele raptava sua próxima vítima. Uma vela não ilumina menos por passar luz para uma outra vela. O mundo em que vivemos está cheio de gente louca, vamos nos ajudar.

uma Van Grande, entre em seu carro pela porta do passageiro. A maioria dos assassinos que matam em seqüência atacam suas vítimas empurrando-as/puxando-as para dentro das Vans deles na hora em que as mulheres estão tentando entrar em seus carros. c. NUNCA deixe para procurar as chaves do seu carros, quando estiver parada em frente a porta dele. Diriga-se ao veículo com a

69


70


A PKPM ARQUITETURA é formada pelas profissionais PATRÍCIA KUBO e PETRETY MISHIMA. A sociedade entre as arquitetas foi firmada em junho do ano passado, dando origem ao escritório situado em Curitiba, no bairro Água Verde. Temos como missão TRADUZIR SONHOS E NECESSIDADES DE NOSSOS CLIENTES EM REALIDADE. Neste primeiro ano de trabalho juntas, nosso enfoque têm sido na ARQUITETURA DE INTERIORES. Gostaríamos de destacar que hoje em dia é muito comum os PEQUENOS ESPAÇOS, devido ao crescente aumento do valor do metro quadrado e da grande expansão imobiliária. Como exemplo podemos citar um projeto de arquitetura de interiores realizado pelo escritório em um pequeno apartamento de 60m², em que cada espaço foi estudado para ser bem aproveitado, ALIANDO FUNCIONALIDADE E BELEZA, mas claramente, desenvolvendo todo o projeto mantendo o foco na satisfação e realização de nosso cliente. A proprietária do apartamento, Hélia Costa, diz que agora a sensação é de um apartamento maior - onde conseguimos isso utilizando cores claras que expandem os ambientes - e também de aconchego, pois cada detalhe projetado se adequa às necessidades e sonhos dela e de seus filhos. ”Agora nosso apartamento tem a nossa cara!”, comenta a proprietária.

PKPM ARQUITETURA Rua Acyr Guimarães 436 – sl 203 Água Verde 41 30393858 contato@pkpmarquitetura.com.br www.pkpmarquitetura.com.br

71


72


por Dra Agueda

A Dermatologia, além de tratar as doenças da pele, se dedica a prevenir os efeitos do envelhecimento e tratar as sequelas do mesmo, como rugas, manchas, flacidez, etc... Além de um enorme arsenal de substâncias de aplicação local, dispõe hoje de uma moderna tecnologia como a Luz Intensa Pulsada para vasos e manchas, o Laser Diodo para depilação definitiva e a Radiofrequencia para flacidez, estrias e celulite. Mais recentemente tem-se usado o Laser Fracionado que proporciona um peeling profundo, removendo rugas e cicatrizes de acne com um tempo de recuperação mínimo. A Radiação Infravermelha é uma arma poderosa no tratamento da flacidez de face e pescoço com resposta imediata. O paciente sai do consultório e volta à sua rotina normal. O advento destas tecnologias nos surpreende a cada dia, porém seu uso deve ser indicado após avaliação especializada e sob a supervisão médica, pois o uso indiscriminado pode ser desastroso

Dra Agueda Barreto

para o paciente.

Av. Silva Jardim, 2121 - Batel

Assim, os tratamentos Dermatológicos vem evoluindo e o emprego destas tecnologias nos surpreende a cada dia!

+55 41 3243 6000 Curitiba - PR

73


por Dr. Adel Bark Júnior

A DESCOBERTA DO TRANSPLANTE CAPILAR: DO HISTÓRICO A ESPECIFICAÇÃO DESTE SEGURO E EFICAZ PROCEDIMENTO CONTRA A CALVÍCIE.

elas a Alopecia Areata, a Alopecia Totalis (perda total de cabelo

A perda de cabelo é um processo contínuo que atinge ambos

Em sendo assim, a progressiva queda capilar ou o desejo de maior

os gêneros: masculino e feminino. A maioria dos homens irá

densidade pode exigir mais de uma cirurgia. Técnicas modernas,

desenvolver calvície padrão (devido aos hormônios masculinos)

contudo, permitem que especialistas consigam um maior número

até aproximadamente 40-45 anos de idade. Já as mulheres podem

de unidades foliculares, reduzindo o número de procedimentos

desenvolvê-la por outros fatores como alterações hormonais,

necessários para concluir o resultado.

estresse, anemia ou doenças do couro cabeludo.

corpo). A queda de cabelo também pode ser causada por dieta deficiente, estresse e reação a medicamentos, radiação ou produtos químicos.

O primeiro autor que descreveu o uso de cabelo transplantado

O ciclo de vida dos cabelos é representado por uma troca

para reparar cicatrizes pestanas e sobrancelhas foi o Dr. Okuda,

constante. Assim, a calvície acontece quando a taxa de queda de

do Japão. Contudo, com o início da Segunda Guerra Mundial,

cabelos é superior a de reposição. Nos homens, a principal causa

infelizmente sua valiosa descoberta foi obstada impedindo, por

da calvície é a herança genética (alopécia androgenética), na qual

duas décadas, que esta fosse divulgada para o resto do mundo.

o hormônio testosterona sofre algumas reações, culminando na diminuição dos fios. A grande quantidade de gordura no couro cabeludo também pode ocasionar queda de cabelo, pois além de conter muita dihidrotestosterona a gordura também age de forma mecânica, obstruindo os poros, causando má nutrição da raiz do cabelo. Existem outras causas da queda capilar, entre

74

na cabeça) e Alopecia Universalis (perda de todos os pelos no

Nesse contexto, os princípios do transplante capilar somente foram redescobertos em 1959, por um dermatologista de Nova York chamado Dr. Norman Orentreich, que publicou o primeiro relatório sobre cirurgia de transplante. Transplante de cabelo é uma cirurgia realizada com anestesia local


e sedação, na qual se retira uma faixa de cabelo da parte de trás

harmonia com a face e nesta área são utilizadas as unidades

da cabeça (nuca), para repor a área calva. Esta faixa retirada é

foliculares de 1 (um) fio. As unidades foliculares de 2 (dois) e 3

separada, com o auxílio de microscópios de última geração, em

(três) fios são colocadas atrás da linha frontal para proporcionar

unidades foliculares que são pequenos enxertos contendo um,

um aumento gradual da densidade do cabelo.

dois ou três fios. A área doadora (de onde foi retirada a faixa de cabelo) é fechada com pontos, resultando em uma cicatriz praticamente imperceptível, escondida no couro cabeludo. Curiosamente nem todas as pessoas são candidatas a técnica do

Em geral, os sintomas pós-operatórios desta cirurgia são mínimos: uma ligeira dor e desconforto após a cirurgia, podendo ocorrer inchaços nos olhos, e a formação de crostas ao longo dos enxertos que demoram em média duas semanas para desaparecerem.

transplante capilar, sendo recomendável apenas para aqueles indivíduos que têm área doadora suficiente para preencher a área calva. Importante destacar que antigamente o resultado do transplante capilar - “cabelo de boneca” - deixava muito a desejar. Todavia, com o aprimoramento da técnica cirúrgica, através do conceito de unidades foliculares, e com auxílio de microscópios e lâminas importadas específicas para esta cirurgia, hoje o resultado final é natural e sem estigmas. O design da linha frontal tem que ser natural e em harmonia com

Dr. Adel Bark Júnior

o tipo da face e idade do paciente. O desenho da linha frontal é

Cirurgião Plástico CRM 17546 - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

realizado em comum acordo entre o médico e o paciente e em

adelbarkjr@hotmail.com | www.clinicadradel.com.br

75


76


Técnicas orientais de massagem proporcionam melhor funcionamento do organismo além de reduzir medidas. por Kelly Krukoski Nascida em Campo Grande (MS), Keiko Arumi Zizatto trabalha profissionalmente com massagem há mais de 10 anos. Dentre tantos estudos e especializações, Keiko opta pelas técnicas orientais, justamente as que surtem os mais diversos efeitos e beneficiam a saúde e o bem-estar. Conhecidas por sua capacidade de equilibrar o corpo físico e energético através de pressões em determinadas áreas e pontos do corpo, as técnicas

orientais são capazes de estimular o

funcionamento dos órgãos, havendo assim maior estímulo das resistências naturais do organismo. Portanto, aliam benefícios estéticos e saudáveis. Atualmente em Curitiba, Keiko já tem uma clientela fiel e admiradora de seus serviços. “Estou com horários marcados até maio”, ressalta Keiko. Segundo a profissional, os resultados começam a ser notados a partir da segunda ou terceira sessão. São trabalhos de quebra de celulite, vinhoterapia, técnica do chocolate, pedras quentes, massagem modeladora, lipo massagem, dentre outras. De acordo com Keiko, todo este trabalho surte ainda melhor efeito se aliado a uma alimentação saudável e um tratamento de estética. “Aqui mesmo incentivamos nossas clientes servindo chás e falando da importância de hábitos saudáveis”, afirma Keiko. Vale a pena conferir e começar já a cuidar da estética e da saúde aumentando assim sua auto estima.

Liz Bella Hair Kelly Krukoski

Onde a estrela éJornalista você.

Av. Silva Jardim, 2042 02 1511 e 03 - Batel - Curitiba - PR +55 41loja 8884 +55 41 3343 0873 kelly.krukoski@bol.com.br www.lizbellahair.com

77


78


Gols de Pelé agora salvam vidas Medalhas que representam gols de Pelé vão financiar pesquisas científicas sobre doenças que afetam crianças. Os gols de Pelé, que encantaram o mundo, agora estão salvando vidas através do projeto de responsabilidade social Gols pela Vida. O projeto é desenvolvido pelo craque em parceria com o Complexo Pequeno Príncipe, de Curitiba-PR, que desenvolve atividades de assistência e pesquisa em saúde da criança. A unidade de pesquisa do Complexo leva o nome do craque: Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Aproveitando os 1.283 gols que o maior craque de futebol de todos os tempos fez na sua carreira, o projeto transformou cada gol em uma medalha disponível na versão ouro, prata e bronze. As medalhas foram produzidas pela Casa da Moeda do Brasil com uma tecnologia inédita, que permitiu a gravação do número na face da medalha. Dessa maneira, cada peça é exclusiva e remete a um gol específico marcado por Pelé. Elas são acompanhadas de um certificado de autenticidade, que garante a exclusividade do produto, assinado por Pelé, pela Casa da Moeda e por representantes do Pequeno Príncipe.

e as de bronze R$ 700,00. O gol completo, formado pelas três medalhas, sai por R$ 5.200,00. O pagamento pode ser feito em até 10 vezes no cartão Visa e Amex, ou em seis vezes no MasterCard. Algumas medalhas que representam gols especiais serão leiloadas no início de 2009, num evento internacional. A venda das medalhas é, na verdade, o primeiro projeto do Gols pela Vida, que por um período de dez anos vai colocar no mercado produtos e propostas de apoio e financiamento às pesquisas relacionadas às doenças da infância.

Pequeno Príncipe: O Complexo Pequeno Príncipe atua nas áreas de assistência em saúde, ensino e pesquisa. No Hospital Pequeno Príncipe são atendidas mais de 250 mil crianças e adolescentes por ano, que encontram na instituição desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração e ossos. A unidade de pesquisa do Complexo é o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, formalizado em 2005 com o apoio de Pelé. Tem como objetivo desenvolver pesquisas científicas que buscam a melhoria dos índices de cura para doenças da infância que ainda hoje apresentam limitação no diagnóstico e tratamento, como o câncer.

O site de venda das medalhas – www.golspelavida.org.br – é também um grande banco de dados sobre os feitos do craque. Através de um sistema de busca, é possível descobrir em que dia Pelé marcou os seus gols, contra quais times ele jogou e conhecer um pouco mais sobre a história de cada um. As medalhas de ouro custam R$ 3.000,00, as de prata R$ 1.500,00

79


80


81


82


83 foto: Caroline Pessoa

MAIS


1

No ÈSVEDRA, comemorando um niver Rosane Buzs, Anderson Malachias o aniversariante, Claúdia Piasecki e Fábio Rocha.

2

Minhas eternas amigas Cristiane Akiyoshi, Ines Niekawa, Nair Akiyoshi, Neide Hara e a maskotinha Giovana Yumi.

3

Eu e Frei Sebastian Koon na festa da filha da Stella Winnikes, Valentina.

4

A mais bela equipe de imprensa, Stella Winnikes, Marco Felipak, Márcia Toccafondo, Tucca by night e Cecília Comel no Coquetel de lançamento do Country Festival na WOOD’S.

5

Luma Rangel, Diego Bertoli e Alexia Gall no Camarote do Estádio da ARENA, assistindo o jogo do Atlético X Paranavaí.

6

Na palestra em prol à APACN, eu e Roberto Shiniyashiki realizado no CANAL DA MÚSICA.

7

Na Palestra que veio pela UNINTER, eu e Içami Tiba, autor do livro Quem ama educa!

8

No niver da Denise Natal, minhas amigas Sonia Nogara e Simone Campos.

9

1

2

3

4

5

6

7

8

11

12

Marina Elali, que veio abrilhantar o Aniversário de 15 anos da Gil, filha do casal Gisele e Guto Macedo.

10 Emilio Pitta na festa de aniversário da Gil no CLUBE CURTIBANO. 11 No ÉSVEDRA, divertindo com meus companheiros Carlos Moraes e Dr Marcel Rogers. 12 Meu querido paizinho Yoshio Okamura no Lual em DUBAI.

9

84

10


YUMI OKAMURA

1 Casamento de André Nomura e Ellen Ogata, realizado no CENTRAL HALL. 2 Família Gilson, Neusa, Bruno, Ellen e Chrystian Ogata em jantar de formatura de seu filho Bruno. 1

2

3 Proprietários do WEST LIFE moda country Nando e Karin Xavier. 4 Casamento de Kethelyn Carmona e Peterson Nunes, realizado na Igreja Santa Terezinha e após a festa no Santa Monica Clube de Campo.

3

4

5 Casamento do músico Fábio Elias (Relespública) e a apresentadora, psicóloga, advogada e escritora Maria Rafart. Foto: Estúdio Marino Prieto. 6 Adolfo com sua namorada Taysa Inara Pinheiro e sua mãe Dna Terezinha e o irmão Humberto Bertoluzzi. 7 Proprietários do PAPO FURADO Márcia Regina Harden de Andrade e Afonso Fernando de Andrade.

5

6

8 Niver dos amigos Emanuel Montenegro Mendes e Mario Emílio Samways no TAJ Bar. 9 Alan Dennis, Manolo Saez. Sonia Nogara e Marco Felipak no niver da Denise Natal. 10 Miss Paraná 2009 Amanda Bocchi ladeada pelos sócios Leandro e Minoru do AOS DEMOCRATAS. 11 Valéria Toledo, Carlos Moraes e Patrícia Abdala em noite no CAFÉ DE LA MUSIQUE. 12 Neusa Madalosso e Marcos Soares em evento social.

7

8

9

10

11

12

85


1

As Atrizes Fabiana Karla e Dig Dutra fizeram o maior sucesso no Jantar da Maria Pia realizado no CLUBE CURITIBANO.

2

Os sócios Eleuthério Netto e Eliseu Portugal da LOTTE Objetos Selecionados.

3

Carlos Frederico de Andrade , Içami Itiba e Maximilian no Evento da UNINTER no Estação CONVENTION Center.

4

Cordélia Miró, Carlos Ferreirinha e Dionéia Mendes em Coquetel no CAPOANI.

5

Dionéia Mendes, Beatriz Séra e Roberto Amaral da Cunha em Coquetel Social.

6

Adriana Aguiar junto ao ator do ZORRA TOTAL Nelson Freitas em evento social.

7

Cida Borghetti e Ricardo de Barros em Jantar de Aniversário no GRACIOSA COUNTRY CLUBE.

8

Vania Dalmaz, Bety Palazzo e Louise Alvez em Coquetel de lançamento.

9

Márcia Malucelli, Norma Camargo e Lilian Vargas em Evento Social.

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

10 Tania Maingué, Maria Regina Murtha Ramalho e Analzira Carvalho Carneiro em evento social no Museu do Olho. 11 Sr João José da Silva, proprietário do MANGIARE FELICE ao lado da MISS BRASIL MUNDO 2008 Tamara Almeida. 12 Priscila Flugrath Gazal Nicolau, ladeada pelos pais Maria de Lurdes e Roberto Gazal que realizaram um belo coquetel no evento no Museu do Olho.

1

86

2


YUMI OKAMURA

1 Fotógrafo e colunista Jader da Rocha e Izabel Cristina do JACQUES JANINE. 2 No Coquetel de Lançamento Outono e Inverno da LVTÉCE a proprietária Silvana Macedo com sua mãe Regina Pereira. 3 Alice Varajão, Luiz Arthur Monteiro, Roberto Soares, Denise e Gustavo Natal em coquetel de inauguração. 1

2

4 Tina Celbak, Eder Fernandes, Rosemeri Abrantes e Belyza Loureiro em almoço no Restaurante MANGIARE FELICE. 5 Os colunistas Clovis de Mello Jr, Emelin Lesczczynski e Luis Augusto Juk. 6 Conceição Barindelli, Roberto Soares e Iza Zilli no Jantar da MARIA PIA.

3

4

7 Os queridos colunistas e profissionais Tiom Kim, Wilson Bueno e Waldo Rafael no Jantar da Maria Pia no CLUBE CURTIBANO. 8 Nilso Rodrigues Alves e Paulo Cezar Pereira no Valet PARK SHOW que fica ao lado do SHERIDAN’S. 9 Rodrigo Vieira , Gilberto Madureira e Zaca , equipe do SANTA MARTA.

5

6

10 As maravilhosas colunistas Márcia Toccafondo, Mary Schaffer e Fabiana Guedes em Noite de Gala. 11 Alexandra Gamarra, Paulo, Bárbara e Luis Antonio Trevisani em Jantar de Gala no CLUBE CURTIBANO. 12 Marcelo Guerra (Supervisor de Segurança), Paulista (Gerente) e Rodrigo Borges do ÉSVEDRA.

7

8

9

10

11

12

87


Requinte e bom gosto em mais uma festa da Revista AUTOESTIMA. Sempre organizada com muito carinho e prazer, a 27° festa de lançamento da revista AUTO ESTIMA deixou saudade. Com o objetivo de lançar cada edição da revista e reunir os amigos, o evento acontece nos meses de abril, agosto e dezembro. Seu último lançamento foi no dia 2 de dezembro, novamente no YANKEE AMERICAN BAR por ser hoje, um dos maiores espaços de Curitiba. Em uma linda festa de confraternização, Yumi Okamura, diretora da revista, organiza tudo e planeja os mínimos detalhes. Desta forma, consegue reunir amigos e anunciantes da revista, fazendo também do evento uma oportunidade para que promovam seus produtos e serviços de forma criativa, inteligente e envolvente. Para lançar a 27° edição, estiveram presentes mais de 800 convidados que se deliciaram com o coquetel preparado pela Chéf MARIA HELENA SCHAIDT que, com muito requinte e beleza atende eventos e festas da cidade. Os doces foram da confeitaria TRADIÇÃO DAS FAMÍLIAS, que deu um show de arte e sabor com detalhes da festa estampados nos docinhos. Os desfiles foram: OXIFIT, em que proprietária Rita de Cássia trouxe a modelo Rafinha do Programa DOMINGO LEGAL para abrilhantar o desfile das roupas Fitnes; e a DONA ROSA, participando pela 2ª vez com o bom gosto e sofisticação da Proprietária Josiane. Mostrou uma linda coleção de vestidos de festas. Todas as modelos desfilaram sapatos e bolsas da CARMEN STEFFEN. O desfile masculino, ficou por conta da TEVAH, uma franquia que existe há mais de 50 anos e hoje tem mais de 40 lojas no Brasil. O THE VILLAGE entrou logo em cena com seus coreógrafos, dançando as músicas que lembram o Filme “Os embalos de sábado a noite” e foi o maior sucesso. Acessem o site www.revistaautoestima.com.br e assistam o vídeo essa festa, que foi o maior sucesso!

88


EV E NTO

89


90


Originalmente uma aldeia de pescadores e coletores de pérolas, Dubai hoje é palco de diversos hotéis de luxo e shopping centers. O incrível fluxo de estrangeiros de todas as partes do mundo criou um verdadeiro caldeirão cultural. O idioma oficial é o árabe e o inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado. Conhecida como a capital do entretenimento no Oriente médio, Dubai é o lugar perfeito para quem gosta de sair à noite. Em contrapartida, sua população local é extremamente conservadora, preservando as práticas religiosas que o Islã preza, o que faz com que seja proibido para muitos moradores participar do entretenimento mundialmente conhecido. Dubai é um destino de luxo para pessoas que não abrem mão de liberdades sociais. Celebridades fazem festas nos enormes hotéis e bares, enquanto os moradores locais são “deixados de lado”, vendo estrangeiros e visitantes se divertindo em lugares considerados inapropriados para sua sociedade. Portanto, vale a pena conhecer este paraíso do oriente, amplamente explorado turisticamente.

91


Muita badalação, gente bonita e de renome nacional marcou presença no XX Crystal Fashion, a semana de moda de Curitiba. Durante os seis dias de desfiles (13 a 18 de abril) cerca de 40mil pessoas passaram pelo evento. Entre os destaques do primeiro dia, desfilaram para a BOBSTORE as tops Marcele Bittar e Guisela Rhein. O dia foi encerrado com o desfile da PURAMANIA, com a presença da modelo e apresentadora de TV Mariana Weickert. Paulo Zulu arrancou suspiros das meninas na terça-feira (14/04), no desfile da marca gaúcha Indiada. Quarta-feira (15/04) o ator Dado Dolabella mostrou que está de bem com suas fãs, que movimentaram o desfile da TNG. Na quinta-feira (16/04) foi a vez do ator global Ricardo Tozzi (Caminho das Índias) desfilar para a Rosa Chá. Sexta-feira (17/04) o destaque ficou por conta de Larissa Maciel, que veio à capital paranaense para divulgar a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, encerrando o desfile da Cori. Por fim, o destaque de sábado (18/04) é a top Ana Claudia Michels, que desfila pela marca feminina Saad. Ainda passaram pelo evento alguns nomes de peso no circuito fashion, como o estilista Renato Kherlakian, que participa da exposição “Moda é Notícia”, a qual faz parte das comemorações de 10 anos do Crystal Fashion. Para a mostra, estilistas e marcas de renome foram convidados para customizar uma peça de roupa com o tema “Crystal Fashion 10 anos”. Os empresários Raphael Crédito das fotos: Ricardo Pacak.

1

Ana Claudia Michels.

2

Marcella Bittar.

3

Guisela Rhein.

4

Paulo Zulu.

5

Dado Dolabella.

6

Luli Muller.

7

Ricardo Tozzi.

8

Larissa Maciel

9

Rafinha e Diego “Alemão” 1

92


2

3

4

5

8

6

7

9

93


Conhecido como a maior manifestação popular do mundo, o Carnaval de Salvador a cada ano conquista mais admiradores e este ano contou com a presença de mais de dois milhões de foliões. Foram ao todo seis dias de pura festa, totalizando mais de 450 horas de “arrastão”, que vai da Barra até Ondina. Ufa, isso que é fôlego!!! Por tudo isso o carnaval de salvador foi escolhido como o melhor do Brasil por 50% das pessoas que votaram pela internet. A capital da Bahia desbancou Recife e Rio de Janeiro, que ficaram, respectivamente, com 19% e 15% dos votos. São Paulo e Florianópolis ficaram com 4% cada, sendo que 8% dos internautas indicaram outras cidades. Afinal, além da tradição e animação peculiar do povo e artistas baianos, o que contribui para o reconhecimento é a estrutura, organizada pela Prefeitura de Salvador e empresas de turismo. Limpeza, saúde, transporte, trânsito, iluminação, garantia dos direitos dos cidadãos, segurança do patrimônio público e monumentos são alguns dos serviços prestados pela Prefeitura de Salvador. Desfilam pela cidade 234 entidades carnavalescas cadastradas, entre elas afoxés, blocos de trios, índios, travestidos e de percussão. Todos se integram harmonicamente num ir e vir para a diversão do público dos camarotes, arquibancadas e pipoca. Desta forma, o que nos resta é esperar e já nos programar para 2010, pois a festa está garantida!!!

94


95


Para receber em sua casa a revista AUTOESTIMA com a maior comodidade, basta preencher os dados deste cupom, e enviar o comprovante do depósito juntamente com estes dados para: Rua Presidente Beaurepaire Rohan, 365 - Cristo Rei - Curitiba - PR - Brasil - CEP 80050-340. Fone: 55 41 3262 6379 - yumipub@terra.com.br BRADESCO - Agência 3287-5 // cc: 69302-2 // Yumi Publicidade. Assinatura por 6 edições: R$ 69,00 NOME: DATA NASC.:

SEXO M

F

ENDEREÇO: BAIRRO:

CEP:

CIDADE:

ESTADO:

FONE: ( ) EMAIL:

96

CELULAR: ( )

FAX: ( )


FOTÓGRAFO GERSON LIMA

Os anfitriões da Deccore Móveis, Objetos e Arte, Reginaldo e Nilse Sendeski, receberam arquitetos, designers e clientes, para o coquetel de lançamento do novo showroom da loja . A dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande assina a nova ambientação da loja. 1 O casal Reginaldo e Nilse Sendeski (centro), com o designer de interiores Daniel Casagrande e o arquiteto Luiz Maganhoto.

2

3

4

5

6

7

8

9

2 Arquiteta Rose Guazzi, designer de interiores Luciana Baggio, arquiteta Carla Kiss e a engenheira e designer de interiores Karin Brenner. 3 O casal Nilse e Reginaldo e Sendeski e a coordenadora da Ponto de Apoio Elisabete Moraes. 4 A designer de interiores Sheila D’Amico e a arquiteta Calina Mussi. 5 Nilse Sendeski, a designer de interiores Gisele Busmayer e a arquiteta Sony Luczyszyn. 6 Nilse Sendeski (2ª esquerda), com os arquitetos Viviane Busch, Sandro Percicotti e a designer de interiores Carla Gil Heller. 7 Reginaldo Sendeski, entre os profissionais da decoração, ganhadores de vários prêmios sorteados no evento. 8 Nilse Sendeski (1º direita),com as arquitetas, Jocymara Nicolau, Ana Padilha e Caroline Bollmann. 9 A engenheira e designer de interiores Karin Brenner e a arquiteta Francisca Cury, da Spazio Idea Mkt & Eventos. 10 O casal Reginaldo e Nilse Sendeski, com a família.

1

10

97


98


FOTÓGRAFO TIOM KIM

1 Yumi Okamura descendo do Navio Costa Victória no Porto de BAHRAN capital de Omã sendo recepcionada pelos árabes e seus falcões vendados. 2 O presidente do Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), Marlus Coelho firma com o prefeito Beto Richa parceria para a construção do metrô de Curitiba. 3 Dr. Victor Feijó Filho, Fatima Santos, Conceição Barindelli e Dr. Karam Abou Saad. Equipe do Projeto Maternidade e Paternidade Responsável, que alerta jovens e adultos para os perigos da gravidez precoce não programada. 4 Romulo Lima, Bianca Magalhães e Ciro Capote ,membros da valorosa equipe do Instituto Cultural Cinevideo1. 5 A arquitetura como inspiração de moda. Com essa proposta, o Grupo LN festeja os 10 anos de CRYSTAL FASHION apresentando no evento a mostra “Sua casa. Seu Estilo” Estilistas renomadas como Karina Kulig, Irit Czemy e Louise Alves, convidadas para representar na forma de uma produção de roupas e acessórios o exclusivo condominio Grand Garden, o confortável Royal Club, o descolado Cenarium, o esportivo Reserva das Torres e o moderno Club San Marino.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

6 O jornalista e fotógrafo Ricardo Garcia e sua bem amada Diná. 7 O pequeno Otto completou dois aninhos junto aos pais Daniel e Grasi, com super festa reunindo grande número de amigos. 8 Solange Candal, Geferson Vaz e Nenna Carli em happy hour no Bar Folha Seca. 9 O fotógrafo Milton Jr e a cantora Marina Elali em noite de gala no Clube Curitibano, no niver de Giulliane Macedo Goedert. 10 Concorridíssimo evento no CIETEP empossou Maria Ines Borges da Silveira como Presidente da BPW. Em cena na companhia do Vice Governador Orlando Pessuti e de sua vice Sonia Ana C.Leszczynski. (foto ricardo garcia). 11 Lorena Schwartz e Esther Maria Braga Cortes marcaram presença na homenagem a jornalista Juril Carnasciali, promovida pela Associação Comercial do PR. 12 A talentosa escritora e poetisa Gladys França recebeu justa homenagem pelo Dia Internacional da Mulher em sua cidade natal Campos (RJ). Evento promovido no Palácio da Cultura.

99


100


COLUNISTA PIERPAOLO NOTA

1 Clarice López de Alda (à dir.), diretora do Instituto RPC, marcou presença em almoço realizado na Grimpa Steakhouse com o palestrante e autor do best-seller “O sucesso é ser feliz”, Roberto Shinyashiki e com a presidente da APACN, Vera Andretta. Crédito: Paula Martins. 2 Ener Komagata, proprietário do conhecido restaurante Tatibana Japonese Cuisine, ao lado do sushiman oficial da casa Haiashi. Em breve vem mais novidades por aí. Crédito: Paula Martins.

2

3

4

5

6

7

8

9

3 O arquiteto oficial da Slimstone, Joaquim Guimarães, ladeado pelas executivas de negócios da Inove Empresarial, Débora Freitas (à dir.) e Grazielle Inácio. O encontro aconteceu durante o lançamento da coleção 2009 da Inove. Crédito: Gerson Lima. 4 O jogador Keirrison esteve no badalado backstage do Curitiba Country Festival. Na foto, com a dupla Bruno e Marrone e o empresário João Guilherme Leprevost, diretor da CWB Brasil e produtor do evento. Crédito: Jader Rocha. 5 A arquiteta Priscila Muller e primeira-dama Fernanda Richa curtiram juntinhas os shows do Curitiba Country Festival 2009. Crédito: Jader Rocha. 6 O vice-governador Orlando Pessuti e o deputado estadual Ney Leprevost entregaram uma Moção da Assembléia Legislativa à dupla César Menotti e Fabiano, nos camarins do Country Festival. Crédito: Jader Rocha. 7 Depois de se apresentar na peça “A Alma Boa de Setsuan”, no Teatro Guaíra, a atriz Denise Fraga foi conhecer o Bar Brahma. Na foto, ela com a gerente da casa, Dani Beraldo. Crédito: Carol Correa. 8 Waldomiro Fávero Neto, diretor da Adega Brasil, com a deputada estadual Cida Borghetti, durante posse da nova diretoria do Sebrae, no Castelo do Batel. Crédito: Divulgação. 9 Elisângela Mansur e Raquel Sampaio assistindo ao show das bandas Strike e NX Zero, no Curitiba Master Hall. Crédito: Altos Agitos.

1

101


102


COLUNISTA MARY SCHAFER

Depois de tantas fotos de lounges maravilhosos, o bom mesmo é saber como tudo começou na XX Edição do Crystal Fashion. Por trás do glamour, a luta dos guerreiros que participaram dessa maratona da moda que reuniu famosos, chics e vitoriosos. As fotos são da belíssima fotografa Roberta Sprenger.

103


104


FOTÓGRAFO DANIEL SORRENTINO

O mundo fashion não existe sem estas pessoas. São os incansáveis trabalhadores do backstage dos principais eventos de moda do Paraná. Todo o glamour das passarelas passa, obrigatoriamente, nas mãos destas pessoas maravilhosas: Paulo Martins, diretor artístico e dos eventos. É o fio condutor que une as energias de todos. Áldice Lopes, Robson Schultz e Clé Carrer. Juntos com a Lucia Martins fazem a produção de moda dos eventos. Eles é que combinam roupas, modelos, cenários, luz e música em cada desfile.

1

2

3

4

5

6

8

9

Orlando Claman e Luciana Rodrigues são responsáveis pela parte executiva dos eventos. É um misto de logística com organização interna. Sem isso era bem capaz de não haver luz ou cadeiras durante o evento. Cleverson Guarize é o responsável pela equipe de segurança. Aqueles caras grandes, sérios, porém boa-praça que garantem que o evento não vire bagunça. Eloá Xavier põe ordem dentro dos camarins. Se as roupas estão bem passadas, se tudo está no lugar, é graças a ela e sua equipe. 1 Lucia Martins e Georgia, assistente de produção. 2 Luciana Rodrigues , produtora executiva. 3 Orlando Claman, produtor executivo. 4 Paulo Martins, diretor artístico. 5 Robson Schultz, produtor de moda. Créditos: Andréa Paccini. 6 Áldice Lopes, produtor de moda. 7 Clé de Carrer, produtor de moda. 8 Cleverson Guarize, segurança. 9 Eloa Xavier, camareira.

7

105


106


FOTÓGRAFA ANDRÉA PACCINI

1 Rodrigo Hilbert e Gisele Bündchen desfilam para Colcci no SPFW. 2 Marcio Madeira é o número um da fotografia de passarela do mundo. 3 Marco Novack e Carolina Pessoa em editorial para Rossi

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Empreendimentos imobiliários. 4 Dj Denis Ricca faz o som nas melhores festas. 5 Dayane Bernardini Felizz desembarcou no Brasil, vinda de Londres para visitar a família e aproveitou para renovar seu acervo fotográfico. 6 Alice Braga fala sobre seu novo filme que estréia em março sobre a vida de modelo, ela fará a narração da trama – SPFW 2009. 7 Jum Nakao circula pelo mundo fashion dando seu recado. 8 Fernanda Lima – SPFW 2009. 9 Marília Gabriela lança seu novo livro durante SPFW 2009. 10 Fernanda Guedes, fotografa e amiga. 11 Cintia Marques para capa da Revista Núcleo Paranaense de Decoração. 12 Laura Fagundes.

1

2

107


108


COLUNISTA ANTONIO SALANI

1 No navio MSC MUSICA ,em Santos ,o seu comandante Rafaelle Pontacorvo e o diretor geral da MSC para a América do Sul Roberto Fusaro emolduram XUXA MENEGHEL que apadrinhou o navio no Brasil. 2 No desfile no Jockey Club de São Paulo o casal Ricardo Almeida e Agatha Felix. E emoldurado pelo casal Ticiane e Roberto Justus e por João Doria Jr. No espaço da Casa Officer.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

3 Presença do campeão olímpico, nadador Fernando Scherer, e a empresária Lucilia Diniz, adoram o desfile. 4 No Costão do Santinho, os casais Fátima e Cid Moreira e o empresário Lírio e Tânia Parizotto, da VideoLar. 5 Secretário de Relações Públicas Institucionais de Curitiba – Luiz Carvalho e o presidente do SP-Turis Caio Luiz de Carvalho. 6 O coordenador e a presidenta do Convention & Visitors Bureau de Curitiba - Everton Narciso e Sueli Gulin Calabrese, juntos com a diretora do Centro de Convenções Rebouças – Ana Luisa Diniz e Margareth Pizzatto presidenta da Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras. 7 No Espaço Fasano, o apresentador Amaury Jr, da RedeTV! Com a belíssima Karina Michelin. 8 Arrasando os corações da galera, as belas do programa “Pânico na TV”. Dani Bolina, Liziane (Piu-piu) e Dani Souza (Mulher Samambaia). 9 O diretor do Parque Nacional do Iguaçu – Jorge Pegoraro e o gerente de marketing Adélio; E do Complexo Turístico do Iguaçu os gerentes – Jaime Nelson Nascimento e Guilherme Tell Laurino. 10 O vice-presidente da Mercedes-Benz Philipp Schiemer com a top Raissa Batista e o fotógrafo Luiz Trípoli no evento Top Night Mercedes. 11 O diretor para o Brasil da MSC , Adrian Ursalli ,com o casal Secretario de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo Dr.Claury Alves e a esposa Elizabete Santos. 12 A lindíssima Top e apresentadora de TV ,Ana Hickmann e o marido Alexandre foram conferir a festa de Alicinha Cavalcante.

109


110


COLUNISTA CARLOS ALBERTO HANG

1 Primeira princesa, Juliana Lohn (Florianópolis), Miss Santa Catarina 2009 Francine Arruda (Ituporanga), segunda princesa, Aline Bruch (Balneário Camboriú). (FOTO: Sheila Gastardi). 2 Haroldo Marinho e sua namorada Francielle Matheus. 3 Nosso querido BBB9,Emanuel Milchewski, o Mano, e o lutador Anderson Hickman. Mano é uma das celebridades no evento de luta, Muay Thai Vipstage, promovido por Hickman, em Joinville. 4 No luxuoso e paradisíaco Ribeirão Grande Eco Resort & Spa, em Jaraguá do Sul: o publicitário Lucas Baggio Viola (Curitiba), o odontólogo Dr. Alexandre Telles (Curitiba) e o sub-gerente geral do hotel, Junior Leal. (FOTO: Carlos Alberto Hang). 5 De Lages, trio formado por grandes e respeitados profissionais: apresentadora de TV e colunista Karla Cruz, fotógrafo Nando Velho e a empresária Suzana Cecatto.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

6 Dois psicólogos e psicanalistas amigos: Lara Patrícia Wunderlich (Joinville) e Robson Mello (São Bento do Sul). 7 Caue Gastardi, formado em Bacharelado de Sistemas de Informação (UNIVILLE), a advogada e fotógrafa Sheila Gastardi e Thiago Freitas. 8 Kidy Passos e Witti Witthinrich, apresentadores do programa “Sex Talking by Witti” (canal 20 Florianópolis), mesclam assuntos triviais com sexualidade e pitadas de bom humor. 9 A acadêmica de Negocios Internacionais (FCJ), Patrícia dos Santos, e o formando em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing (FCJ), Lázaro da Silva Testaí, o qual também é âncora na promoção de eventos da moderna Maze Lounge Club, em Joinville. 10 Empresário Jose Cleocir Sardagna (Distribuidora de Alimentos Sardagna) e sua esposa, Rosa Sardagna, no evento “Aloha Malihini” com o Tema Havai, na Adega Don Maximiliano. 11 Na eleição da Rainha da 9ª Festa do Maracujá e da 9ª Expofeira Agropecuária e Industrial de Araquari (SC): a assessora de imprensa do evento, Rosane Duarte Maia, a 2ª princesa, Ingrit da Silva, a Rainha, Ketlin da Silva e a Miss Joinville 2008, Narjara de Oliveira. (FOTO: Phelippe José). 12 A belíssima Karoline Elizabeth Meier, eleita Miss Joinville 2009 por este colunista na posição de coordenador regional do Miss Santa Catarina.

111


112


COLUNISTA WILMA MAGALHÃES

1 Cintia Gonçalvez e o Senador Julio. 2 Carol Soares em momento descontraído no seu casamento. 3 O querido Afraninho e sua amiga jornalista Katia Maranhão. 1

4 Wilma Magalhães curtindo Angra dos Reis. 5 Alisson Magalhães do Jornal do DF e sua namorada Sabrina Covre. 6 Ana e Patrícia comemorando seus aniversários. 7 Nyc e Angra.

3

2

8 A empresária de beleza Lu e seu marido Dr. Carlos em jantar romântico. 9 Deise Barbaresco esteve no Rio para parabenizar seu namorado Álvaro pelo oitavo Grammy. 10 Fabiano e amiga em jantar no Pig`s em NYC.

5

7

4

6

8

9

10

113


114


COLUNISTA BELLE ACCIOLY

1 A Top e apresentadora Ana Hickman lança sua coleção de óculos e relógios na city e confere a revista Evidência Cosmopolita, no dia do lançamento da revista mais chic da cidade.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

2 A top Gianne Albertoni faz pit stop na city para reinauguração da Le Lis Blanc. 3 Nos bastidores do set do filme “O Bem Amado”, a modelo alagoana Gabrielle Marinho na figuração e o global Caio Blat em Marechal Deodoro – AL. 4 Beleza Pura – a alagoana Kamylla Brandão foi eleita a Miss Alagoas 09 num concurso disputadíssimo, ela irá representar o Estado no Miss Brasil 09 que acontecerá em abril/09. 5 O fotógrafo Flávio Cansanção, a repórter Belle Accioly e Marcelo Freire por dentro dos bastidores das badalações da city na TV 40graus. 6 Os empresários Mirella e Márcio Coelho agraciados na Belle´s Party 6th Edition com o troféu “Colunista Maria Cândida Palmeira” pelo sucesso do Resort Ritz Lagoa da Anta. 7 Marx e Lana Palmeira, representam a faculdade SEUNE na Belle´s Party 6th Edition com o troféu “Colunista Maria Cândida Palmeira” e recebem reconhecimento pelo MEC. 8 O colunista Paulo Gargioni representa Vera Martins que foi homenageada na Belle´s Party 6th Edition com o troféu “Colunista Maria Cândida Palmeira” pelo bom desempenho à frente da FEBRACOS. 9 Amarides Henrique, franqueada Carmen Steffens Maceió feliz com o sucesso da griffe foi agraciada com o troféu “Colunista Maria Cândida Palmeira”. 10 Gil Accioly, cerimonialista e editora chefe da revista mais badalada da city, Evidência Cosmopolita feliz com as novas editorias da revista. 11 O casal Jorge Palmeira e a colunista Bartira Cavalcanti conferem a AutoEstima em almoço de confraternização da ALACOS – Associação Alagoana de Colunistas Sociais. 12 A Colunista Social Jacyra Leão antenada com as notícias da AutoEstima.

115


116


COLUNISTA FAUSI HUMBERTO

1 Grazi Massafera ĂŠ a estrela do Camarote da Brahma. 2 Edson Spinello, Fausi Humberto e Renata Domingues no Camarote da Brahma. 3 Tom Cruise e sua esposa Katie Holmes saindo do Copacabana Palace. 3

4

5

6

7

8

1

9

10

2

11

12

4 Lucio Mauro Filho e Dado Dolabella. 5 Diogo Nogueira e Welington Portugal. 6 Ronaldinho e Bia. 7 Henri Castelli, no camarote da Grande Rio, na SapucaĂ­. 8 Adriane Galisteu na Montana Grill. 9 Latino e Mirella Santos. 10 Jaider Soares e Irislene Stefanelli na Feijoada da Grande Rio, no Sofitel. 11 Thiago Lacerda curte uma noite de DJ no Bailinho. 12 Beth Carvalho.

117


118


COLUNISTA LUCIANO BAUMGARDT

1 Fabiana Costa está à frente da Comunicação e Marketing da GJP Administradora de Hotéis. (Foto Revista Tomorrow). 2 O Presidente do Conselho de Administração da CVC Guilherme Paulus e o Presidente da GJP Baltazar Saldanha, juntos no Serrano Resort Convenções & Spa, em Gramado. (Foto Jefferson Severino).

1

2

3

4

3 A diretora Vanessa Giovanella e o ator Rony Pereira preparam monólogo inspirado em texto de Vicente Pereira. 4 O presidente da Cotrijal Nei César Mânica e a Governadora do Rio Grande do Sul Yeda Rorato Crusius, na abertura da Expodireto Cotrijal 2009 – Feira Internacional. (Foto Choks). 5 As irmãs Ana Amélia Lemos, jornalista e correspondente da RBS TV em Brasília e a Chef Evani Lemos, responsável pelo restaurante presidencial da Expodireto Cotrijal 2009. (Foto Choks). 6 Orion Albuquerque, diretor do Complexo Gazeta de Rádio e a sua esposa Cláudia De Carli Albuquerque da Microcervejaria Bier Site, na inauguração do Centro de Eventos Bier Site, o maior do Rio Grande

5

do Sul. 7 Juíza Marlene de Souza, fisioterapeuta Rochele Pinheiro, e a primeira dama do Sindicato Rural de Carazinho Rosileide Pacheco durante o jantar oferecido pelo sindicato as associadas no Dia Internacional da Mulher. (Foto Catiane Trevisan – Cris Retratos). 8 Eliane Rosemberg e Acácia Fraga, durante o evento “Elas saem para

7

6

8

9

Comemorar” no Bier Pub. (Foto Kelly Lemes – Cris Retratos). 9 No “Elas saem para Comemorar”, Rejane Hillebrand, Mairiane Monteiro e Dulce Giacomolli. (Foto Kelly Lemes – Cris Retratos). 10 Durante a noite que comemorou os 27 anos do Kurotel Centro de Longevidade e Spa, os proprietários Dr. Luis Carlos, Bárbada, Dra. Evelise, Maria Catharina, Neusa, Dra. Mariela e Rochele Silveira, interagiram com o grupo Tholl. (Foto Divulgação Kurotel).

10

119


120


COLUNISTA VIVIANE NOGUEROL

1 A baianinha Dj Miss Cady, do grupo “Female Angels”, animando a noite na boate Lotus Salvador. 2 A atriz Fernanda Vasconcelos curtindo a House Music na boate Lotus Salvador. 3 Os cantores Bell Marques, Margareth Menezes e Durval Lelys na Campanha contra a violência sexual do Ministério Público da Bahia. 4 O ator Malvino Salvador no Festival de Verão de Salvador. 1

5 Ainda no Festival de Verão de Salvador Lazaro Ramos e Danielle esbanjam simpatia no camarote Pepsi.

2

6 A beleza de Giovana Ewbank e Juliana Paes no camarote Seda, também no Festival de Verão de Salvador. 7 Nos bastidores do evento Summer Time o empresário Bruno Setubal com sua namorada a cantora Aline Rosa. 8 Na Festa da Luz o show de Carlinhos Brown anima a galera. 3

9 Gilberto Gil e sua esposa Flora no camarote da Festa da Luz.

4

5

6

7

8

9

121


122


COLUNISTA SONIA MARA

1 Juliana Aquino encanta com sua discoBossa. Super show. 2 Maíra Moraes talento na área de gestão. 3 Trio antenadíssimo no verão da Bahia: Betinho, da Band: Sonia Mara, Cristal Comunicação e Alexandre Ktenas, do Bloco Harém.

1

2

3

4

5

6

7

8

11

12

4 Bonitinhos e sintonizados Ivete Sangalo e Netinho. 5 Eugênio Dezém, Superintendente da Petrobrás Sergipe/AL. 6 O empresário da Pisolar Alfredo Leão e o executivo do BicBanco Marcelo Dias. 7 Os Djs Felipe Lira, (RJ) e Stephan Grodim (Canadá). 8 Empresário do PreCaju, Fabiano Oliveira e o senador sergipano Antônio Carlos Valadares. 9 Os formandos Abelardo Monteiro e Menilson Filho com o vereador Elber Batalha. 10 O fotógrafo Fábio Pamplona curtindo o Rio de Janeiro. 11 Raquel Rodrigues Andrade, álbum de 15 anos. 12 A diretora de estilo da Elementais, Emília Medauar e o arquiteto Mário Figueiredo trocam figurinhas sobre a nova loja da griffe baiana , agora no Shopping Paralela, em Salvador.

9

10

123


124


COLUNISTA ITALO MOTTA

O Deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI) comemorou aniversário ladeado de muitos amigos em sua mansão na capital piauiense. Quem comandou a musicalidade da festa foi o cantor Reginaldo Rossi e o Dj Zé Pedro. Muitos convidados vips marcaram presença na noite. (fotos: 1,2,3). 1 Deputado Ciro Nogueira e esposa Iracema Portela. 2 Toda alegria do DJ Zé Pedro que comandou a música eletrônica da festa.

1

2

3

4

5

6

7

8

3 Beleza hereditária entre Daysé, Cassandra e Iracema Portela. 4 O ator global Thiago Mendonça, que esteve participando da encenação da paixão de Cristo do município de Bom Jesus, ficou encantado com o Piauí. No estado, ele foi anfitrionado pelo deputado Fábio Novo. 5 A bela Raphaela Benevides é uma das maiores revelações nas passarelas do estado, onde atualmente é uma das modelos mais solicitadas pelo mercado publicitário piauiense. 6 A bela Cínthia Lages Campos comemorou seus 15 anos com uma festa que uniu muito bom gosto e sofisticação. Ela reuniu mais de 300 convidados no buffet Cardinalle, onde recebeu o carinho dos pais jornalistas, Amadeu Campos e Cínthia Lages. 7 A modelo pernambucana Andressa Stelitano esteve na capital piauiense participando de campanha publicitária para marca de bolsas local. Em Teresina, ela conheceu um pouco da vida noturna da capital. 8 Os jovens membros da Associação de Jovens Empresários do Piauí -AJE- foram recebidos com uma sessão extraordinária no senado federal, onde discutiram projetos para incentivar o empreendedorismo no estado.

125


126


COLUNISTA DJALMA LOUBET

1 Maria Helena Pettengil em show de dança flamenca. 2 Danilo Costa, desembargador Joenildo Chaves, Paulo Dolzan e Alcione Gonçalves. 3

3 Adriana, Belaus, Nair Rech e Monique Scaff. 4 Em noite de sim e sim o Juiz Adriano Bastos e Ingrid Toledo. 5 Annelisy Barbosa, Mauricio Strang, Nayara Barbosa e Jorge Santos. 6 Sidney Volpe e Hebe Camargo em comemoração dos oitenta anos da apresentadora em festa em Orlando, na Disney.

5

4

6

7

8

9

7 Cinthia Renosto com Fernando e Marluce Sgaib. 8 Ana Cristina e Gil Carlos de Camilo. 9 Marcia Marino Costa em dia de cumple años. 10 Nair e Roberto Rech. 11 No dia d, Taysa Brito e Ruben Castro Pinto. 12 Angelita Feijó com os “doutores da beleza” Katia e Jardis Volpe.

1 10

2

11

12

127


128


COLUNISTA PEDRO PAULO

1 No Prêmio MG Turismo Suely Gerra entre os homengeados Soledad e Fernando Soler da Señor Tango de Buenos Aires. 2 Vindo de Curitiba para encontrar sua irmã e sobrinho Luna Machado 3

entre Nina e Rudá.

5

3 Iniciando a Band Digital em Belo Horizonte, o governador Aécio Neves, o presidente da Band Johnny Saad, o prefeito de BH Márcio Lacerda e o ministro das Comunicações Hélio Cota. 4 Modelo usando Nymphe. 5 No desfile da coleção (com temática Argentina) Victor Dzenk com

6

Mauro Mendonça e Ana Maria Murtinho. 6 Marilza Prado e Luna Rezende Machado de Souza. 7 Johnny Saad, Ana Catarina e ministro Hélio Costa. 8 Lançando as lingeries Nymphe no D’artagnan Bistrô, Tanit Berenguer, Raquel Rache, Cândida Andrade e Marize Rache. 4

9 Família Fantin: Priscila entre sua irmã, mãe e irmão.

7

10 Fernanda Takai do Pato Fu e Samuel Rosa do Skank.

1

8

2

9

10

129


130


COLUNISTA MARGARETH CABRAL

1 Quem esteve me visitando em Londres foi a super fashion, Louise Alves. Ela veio pra as festas de final de ano e circulou pelos lugares mais badalados da cidade, como o Movida Club, frequentado apenas por celebridades internacionais. Daqui, Louise seguiu pra Madri,mas deixou um apaixonado, o libanês, Anthony Karrat, que inclusive, deu lhe deu uma aliança. 2 O diretor teatral, Fábio Salvatti, doutorando em teatro pela USP, esteve morando em Londres onde aprofundou suas pesquisas na Queen Mary University of London. Ele desenvolve tese sobre “Os aspectos performáticos no ativismo político contemporâneo”. Vivendo na Europa, Fábio aproveitou pra viajar bastante, na foto, foi clicado sobre o que restou do Muro de Berlin, um símbolo de vergonha e opressão. 3 Chris koribalki é um polonês apaixonado pelo Brail e pelos brasileiros. Está sempre curioso sobre a nossa cultura e querendo aprender palavras em português.

1

4 Depois de 10 anos vivendo em Londres, Rodrigo Ferreira, resolveu retornar ao Brasil e já está a todo o vapor a frente de sua agência, em São Paulo, Ferreirinha Turismo e Eventos, especializada em realizar passeios pedagógicos em escolas e empresas, além de eventos em geral. Sucesso a vista. Citizen of the world, Rodrigo foi fotografado na Tailândia, nas famosas ilhas, Ngan e Koh Tao, conhecidas por mergulhadores de todo o mundo. 5 A marcha nupcial tocou para a linda brasileira, Marcela Gutier e para o inglês, Christopher Jeffrey George Williamson. O enlace aconteceu em Porto Alegre e o casal já retornou ao Reino Unido, onde ela finaliza a decoração da charmosa casa vitoriana em que fixaram residência. Felicidades ao casal!

2

4

3

5

6

7

6 Ellen Khris Fantossi, sempre a mil por hora, no super festival de música eletrônica, Southwest four, em Clapham Junction. Foram 20 horas de festa e no extenso line up djs como, Erick Morillo e Carl Cox. Haja fôlego! 7 Paranaense de Londrina, Fernanda Buesso, está brilhando dentro do tradicional, Royal College of Surgeons. Ela acaba de assumir o cargo de supervisora do Directory Service, trabalhando diretamente com os membros do conselho e o presidente do college. Linda e competente, ela foi clicada ao lado do namorado, o holandês, Thijs Hendriks. 8 A super polêmica, Alice Dellal, filha da modelo brasileira, Andrea Dellal e do multi milionário inglês, Guy Dellal, está com tudo. Com seu visual extravagante, estilo punk, ela vem ganhando fama e fortuna (não que ela precise)como modelo. Está trabalhando muito por toda a Europa e fazen do muitos editoriais de moda. Com 1,62 de altura, cabelos com as laterais raspadas, jeans rasgados e os inseparáveis cuturnos, ela em nada lembra uma top model. Pelo jeito o mundo fashion anda cansado de rostos perfeitos, meninas altíssimas e roupas elegantes. 9 Outra querida amiga brasileira trocou alianças, Michele Gobbi, ela casou-se com o arquiteto italiano, Domênico Pratico. A festa aconteceu na Itália, na cidade de Reggio Calabria, na Vile le Rose, uma linda vila histórica e muito romântica, onde o casal fixou residência. Felicidades!

9

10 Quem anda em ritmo de festa é o casal Breno e Márcia Moraes, ele, um badaladíssimo chef, especializou-se em jantares privados, ela, super dinâmica e organizada, o auxilia e assim eles tem frequentado os endereços mais exclusivos de Londres. Entre um jantar e outro, aproveitaram a folga pra esticar até a ilha de Menorca, na Espanha. 8

10

131


132


COLUNISTA ORLANDO KESSLER

1 A graciosa “cocadinha”Cláudia Moreira que esnobou sua beleza nas praias de Piçarras neste verão. 2 A destacada professora Vera Hardt de Curitiba. 3 Contando seus dias para a formatura a charmosa Larissa Kessler de Guarapuava. 4

4 No casamento ocorrido semanas passadas em Curitiba do casal Juliano e Graciele, aqui cercados pela sra. Maria Bernadete e este colunista. 5 Este colunista cercado por seus primos de Curitiba: Sergio kessler, Dr.Ilirio, Dra. Dagmar, Dr.Roque e Dr. Celso. 6 Cainan (17) a mãe Roberta Uceda e a linda filha Tauani (14) de Curitiba.

3

5

7 No forte das nevascas nos “States”aparecem Dayse Giordani (SP) Elizabeth de Paula (Londrina) Arlene Patricia (Curitiba) e Cecilia Jurado da Colombia. 8 As lindas gauchas Byanca e Camyla Foresti de Marau-RS com a avó Celina, desfilando por Nova York. 9 Da TV de Francisco Beltrão, Rosely e Juarez Gralak e o diretor Rui Machado.

6

1

2

7

8

9

133


134


COLUNISTA NEMÉCIO

1 A top das DJS Ana Paula com os amigos Dirceu Fernandes e Ale Bittencourt. 2 Beth Fornéa e suas amigas. 3 Carlos e Neuza Madalosso desfilaram elegância nos salões do Clube Concórdia em recente Group Vip. 4 Casal Dionísio e Rossana Serena. 5 Denise Leal ao lado do filho e futura nora. 6 Familia Lazzarotto em festa.

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

7 Florlinda e Nadim Andraus passam a temporada de Momo em turne pela América. 8 Gilberto Macc. 9 José Penhavel e Carlos Ancelmo Mello. 10 O casal Cesar e Ana Margarete Monteiro protagonizaram em meados de Fevereiro o enlace de Francie. 11 O jovem casal Eduardo e Mari Sampaio. 12 Os noivos Aguinaldo Monteiro e Francieli Godri na lista dos enlaces in da saison.

1

2

135


136


Esse é o tema que a ONG ACRIDAS, com sede em Curitiba, criou para divulgar sua campanha publicitária. A Instituição sem fins lucrativos, que acolhe crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, tem nomes grandes vestindo a causa, como o do ator Marcos Frota e da modelo e apresentadora Mônica Gulin, além da pequena atriz mirim Sofia Ricciardi. Todos cederam seus cachês em prol da divulgação do trabalho social que a Instituição desenvolve há 24 anos. É a segunda vez que Marcos Frota cede sua imagem à ACRIDAS, desta vez vindo à cidade especialmente para a gravação do comercial. A campanha VISTA ESSA CAUSA visa captar pessoas de grande coração para contribuir com os projetos sociais da ONG onde Mônica Gulin é madrinha e principal captadora de recursos para a construção do novo berçário, que está sendo construído para abrigar mais bebês em risco social e pessoal. A campanha teve apoio voluntário da agência de publicidade Nova Comunicação (Curitiba), Produtora de Vídeo - Soft Cine

(Curitiba), Produtora de Áudio (Curitiba), TapeSpot (Rio de Janeiro) além de veiculação em emissoras locais e veículos de comunicação como jornal e revistas. O conceito da campanha quer sensibilizar pessoas com grandes valores como solidariedade e amor ao próximo, que, com sua ajuda podem mudar a vida de crianças que sofreram maus tratos. A Instituição sugere que outros grandes nomes façam parte dessa história, contribuindo financeiramente para que os recursos sejam suficientes para continuar com essa obra de resgate social. www.acridas.org.br +55 41 3523.5610

137


138


Inaugurado em 2004, o Espaço Gourmet Gastronomia, já figura entre as escolas mais concorridas de Curitiba. À frente do empreendimento está o Chef Márcio Silva, formado também nas melhores escolas de gastronomia da França. Dentre as opções para formação na área, o local oferece o curso de Chef de Cuisine em módulos, que habilita o aluno a iniciar uma carreira profissional na gastronomia. A procura por este curso em par ticular tem sido grande e hoje as aulas acontecem também aos sábados, devido à procura por pessoas de outras cidades e estados e, ainda, por profissionais de outras áreas que encontram na gastronomia a realização de um sonho.

1

A escola também proporciona momentos de lazer e descontração com as Aulas-Show, ocasião onde os alunos assistem ao preparo de pratos, dos mais sofisticados aos triviais que, depois de devidamente harmonizados com bebidas, são servidos durante o jantar que encerra a aula. Os cursos sobre culinária étnica, mignons, massas e risotos são os mais procurados. O empresário e Chef de Cuisine Márcio Silva é apaixonado pela gastronomia, o que o levou a fechar, no ano de 2008, uma parceria inédita com a Ecole Ritz Escoffier, escola do sofisticado Hotel Ritz, de Paris. A escola é a única no Brasil a realizar uma parceria com a Ecole Ritz, com o intuito de levar alunos para um curso de uma semana na cozinha do Hotel, onde são apresentados os segredos da culinária mais famosa do mundo. Além da formação em gastronomia, o Espaço Gourmet também oferece - com muito sucesso - consultoria e assessoria para hotéis e restaurantes.

2

1 Uma das novas cozinhas do Espaço Gourmet Gastronomia (Crédito: Elis Ribas). 2 A Cozinha Chef, para o curso de Chef de Cuisine do Espaço Gourmet Gastronomia (Crédito: Junior Wolf). 3

3 A Cozinha-show, palco das Aulas-Show (Crédito: Junior Wolf). 4 O Chef Márcio Silva, diretor e proprietário do Espaço Gourmet Gastronomia (Crédito: Naideron Jr.). 5 O Chef Márcio Silva, diretor e proprietário do Espaço Gourmet Gastronomia, durante aula na Ecole Ritz Escoffier (Divulgação).

Serviço: Espaço Gourmet Gastronomia Endereço: Rua Prudente de Moraes, 129 – fundos – Mercês – Curitiba, PR Telefone: (41) 3019-0437

4

5

139


140


Sempre que comemoramos algum momento especial em nossas vidas temos a presença de doces, já percebeu isso? Eles abrilhantam desde simples comemorações familiares até requintados eventos sociais e corporativos. Pensando nisso nasceu a DOCES MOMENTOS PATISSERIE, aliando criatividade, bom gosto e matérias primas selecionadas a um excelente atendimento. A mais nova “atração” é o CONVITE COMESTÍVEL

para

inaugurações,

casamentos,

presentes

formaturas,

especiais

e

as

aniversários, mais

diversas

comemorações. A empresa tem sua cozinha comandada pelos proprietários Flávia Stavis e Marcos Oldoni. Ela, Chef Patissier há seis anos, detalhista sempre procura inovar com delicadeza e bom gosto. Ele, administrador apaixonado pela gastronomia busca novos e surpreendentes sabores e aromas. Juntos de sua equipe especializada procuram novas tendências estéticas e técnicas criativas e personalizadas para os momentos especiais de seus clientes. Os mais de 350 doces incluem desde simples brigadeiros a refinadas tor tas francesas, aliando o toque brasileiro a tradicional técnica francesa de cocção. São as mais diversas mesas de doces, coofee breaks, bolos ar tísticos, bem casados, macarrons, tor tas, sobremesas, linha diet, finguer foods, cestas personalizadas e produtos especiais falar nos famosos pães de mel e trufas dos mais diversos sabores que destacam-se pelo seu incomparável sabor e qualidade. O objetivo da DOCES MOMENTOS PATISSERIE é tornar seus momentos exclusivos com produtos inesperados, acessíveis, com uma apresentação impecável e um atendimento que irá surpreender você.

Doces Momentos Patisserie Chef Flávia Stavis e Marcos Oldoni Travessa João Nociti 68 - Seminário +55 41 3524-4669 +55 41 8823-6372 / 8881 - 1022 docesmomentospatisserie@hotmail.com

141


142


QUEM? Banda SEX MACHINE de Curitiba. QUANDO? A vontade de criar algo novo na cena curitibana era grande, o rock

estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sempre com o mesmo sucesso. O QUE TOCA? Fazer dançar!

dominava as tendências da época, de uma conversa em mesa de

Essa e a razão para existência da Sex Machine e por isso nosso

bar no final de 1995, nasce o “projeto” Sex Machine.

reper tório se baseia nas diversas ver tentes da música dançante,

POR QUÊ? No guardanapo algumas idéias iam surgindo de reper tório, figurino, atitude, estilo e o que mais se destacava era a vontade de fazer algo realmente novo, que marcasse época e não apenas fosse um “ganha pão” Depois de uma semana de pesquisa e dois meses de ensaio a Sex Machine aparece nos palcos de Curitiba, era fevereiro de 1996 e o primeiro show foi em um bar que já não existe mais, é claro, cercado de amigos. A formação diferente para época, seis músicos, dois backing

como Disco Music (70’s), New Wave (80’s), Electro (90’s), Dance Music, Hip-Hop, Rnb não esquecendo também da boa música brasileira. ONDE SE APRESENTA? Você pode conferir os shows da Sex Machine no ES Vedrá, Yankee Bar, Mondo Birre, Santa República entre outros. FORMAÇÃO: Amaranta de Paula (Voz), Alexandre Toniollo (Voz e violão), Luciano Teles(Bateria e voz), Rafael Legarrea (Baixo e voz), Rafael Tedesco (Guitarra), Ruben Cabrera (Teclado e voz).

vocals, o figurino caprichado e principalmente o reper tório que bebia na fonte da Black / Disco music e do Pop dito “elitizado” dos anos 80 e 90 causaram surpresa e rendeu diversos elogios mostrando-nos que realmente valia à pena fazer algo a mais.

CONTATO FX Produções & Eventos (Luciano Telles)

No começo as apresentações se resumiam a shows domésticos

(41) 3233-9478 - (41) 9106-3100

em Curitiba mesmo, mas nas melhores casas da época, como

WWW.sexmachine.ar t.br - fxeventos@hotmail.com

Coração Melão, Aeroanta, Potato... Hoje depois de 13 anos na

Orkut: banda Sex Machine Curitiba - Youtube: banda Sex Machine Curitiba

estrada já contamos com quase 100 cidades visitadas pelos

143


144


BIBBA PACHECO, DJ MULTIMÍDIA TOP DJ, publicitária, pós graduada em cinematografia/filme nos EUA e em produção de áudio pela Escola Internacional de Música Eletrônica (AIMEC), estudou piano clássico e teoria da música durante dez anos. Morou em Sydney, Londres, Miami e Barcelona. Faz par te do time brasileiro do selo inglês *FierceAngels* e é referência nas melhores baladas de nor te a sul do país, assim como na América Latina. Também fez um EuroTour, onde passou pelos melhores clubs do verão europeu e par ticipou da Winter Music Conference em Miami, quando representou o Brasil na maior conferência de produtores e Djs do mundo. Mas foi o lançamento da progressive house track “Feels like Happiness”, a qual escreveu, cantou e produziu na Holanda, que modificou a direção da sua carreira de sucesso.

De acordo com a DJ, uma de suas maiores alegrias é poder modificar positivamente a vida das pessoas “vejo muitos sorrisos entusiasmados e felicidade em minha volta: satisfação plena!” Além da sua carreira de DJ profissional, na qual é talent da melhor agência do Brasil, a 3plus, Bibba também realiza projetos relacionados à televisão, como a campanha beneficente que está no ar na Globo/PR e outros grandes projetos que estarão se concretizando nos próximos meses. Com uma agenda cheia mantém uma rotina saudável e prioriza sua vida no seu mais novo projeto: o casamento! “Essa relação é baseada em muito amor, respeito, admiração e companheirismo!”

Para conferir a agenda, fotos, vídeos e músicas para free download dessa “estrela da pick-ups” acesse: www.bibbapacheco.com

Booking at: jota@3plus.ar t.br (11) 3376 9900

145


por Afonso Rangel

Enrique Bernoldi Depois de muitos anos fora do Brasil, principalmente na Fórmula 1, Enrique retornou e fez uma boa temporada na Action Power em 2007. Em 2008 correu na F Indy nos Estados Unidos e neste ano voltou ao Brasil e assinou com a RCM, equipe que dominou a prova de Curitiba. Bernoldi tem grande chance de fazer bonito neste campeonato.

Alceu Feldmann O gaúcho mais paranaense de todos, Feldmann é um viciado em pontos. Demostrando grande reguleridade quase sempre vai para o Play Off da Stock. Correndo pela equipe Boettger espera repetir as boas atuações de 2008 em 2009.

Thiago Marques Piloto com quem tive o prazer de trabalhar por três anos, o ex campeão da Light está vivendo uma experiência inédita na carreira e na vida. Pele primeira vez corre por uma equipe que não é a da família, a poderosa Action Power. Thiago está na JF Racing, do competente Jorge Freitas e parece que está se adaptando bem. Bom trabalho guri.

Ricardo Sperafico Outro que ficou por muito tempo no automobilismo internacional, e quando retornou ao brasil escolheu Stockar para continuar na carreira. Noa ano de estréia conseguiu duas poles e se firmou na categoria. Este ano terá em algumas provas a companhia do Irmão Rodrigo na Panasonic Racing, quando este substituirá Ricardo Zonta.

146


VELOCIDADE

Ricardo Zonta Sem dúvida o mais experiente de todos, Zonta, com que tive o prazer de trabalhar na antiga F Chevrolet, já é destaque como o melhor paranaense até aqui no campeonato, inclusive tendo vencido a corrida de Interlagos, mas sendo excluido de forma polêmica. Correndo por sua própria equipe, é uma das boas apostas para 2009.

Lico Kaesemodel Outro jovem piloto, porém, que já possui um título nacional na carreira. Lico foi Campeão Brasileiro de Maserati ainda no início da vida espor tiva. Sendo assessorado atualmente pelo monstro Ingo Hoffmann cer tamente vai brigar com a turma da frente.

Willian Starostik - Billy O jovem piloto Billy começou de maneira titubeante, porém, em 2008 teve atuações muito consistentes e alcaçou ótimos resultados. É uma das boas promessas para este ano competindo novamente pela A Mattheis.

David Muffato Filho da lenda viva Pedro Muffato, David segue a trilha do pai ilustre e também já foi campeão da Stockcar. Atualmente na equipe Itaipava Racing, David é meis um destaque paranaense na categoria mais badalada do Brasil.

147


148


149


150


151


152


153


154

LEIA BEM COM QUALQUER COM.REV

AVENIDA CANDIDO DE ABREU

PAPELARIA GLORIA LTDA

AVENIDA SETE DE SETEMBRO

REVISTARIA ALTO DA XV

RUA QUINZE DE NOVEMBRO

LEIA BEM - BARIGUI

RUA PROFESSOR PEDRO VIRIATO PARIGOT DE SOUZA

FNAC

RUA PROFESSOR PEDRO VIRIATO PARIGOT DE SOUZA

REVISTARIA PAPARBOY

RUA BRIGADEIRO FRANCO

REVISTARIA QUIOSQUE DO SABER

AVENIDA REPUBLICA ARGENTINA

LIVRARIA E PAPELARIA SARAIVA

RUA COMENDADOR ARAUJO

REVISTARIA QUIOSQUE DO SABER

AVENIDA MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO

BANCA VILLELA

PRACA RUI BARBOSA

BANCA ITAQUI

AVENIDA PORCELANA

REVISTARIA ITAMARATY

AVENIDA REPUBLICA ARGENTINA

BANCA DA ESPANHA

PRACA DA ESPANHA

NEWS VIPS COM.JORN.REV.LTDA

AVENIDA REPUBLICA ARGENTINA

BANCA DA BRASILIA

AVENIDA BRASILIA

PAPELARIA E REV. MANINHO LTDA

RUA MARTIN AFONSO

BANCA DE REV. DO TOTO LTDA

RUA VICENTE MACHADO

REVISTARIA E PAPELARIA CONVAL

RUA ALBERTO BOLLIGER

BANCA DO BATEL

AVENIDA DO BATEL

PANIFICADORA SAINT GERMAIN

RUA PADRE ANCHIETA


155


156

Revista Autoestima  

Elaborada para leitores formadores de opinião, a revista Auto-Estima é uma publicação especializada em promover a saúde no seu contexto mais...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you