Issuu on Google+


Caro Leitor

Sabe-se que pensar grande é algo muito positivo, entretanto não é o suficiente, é preciso atitude e coragem para colocar em prática uma ideia. Venceu-se a desconfiança e driblou-se as adversidades; graças a dedicação e trabalho árduo da equipe de vendas, departamento de arte, criação e diagramação, pós-atendimento e administração. Sinceros são os agradecimentos aos anunciantes e colaboradores deste projeto. Apesar de ser uma revista jovem, a Melhor do Comércio possui maturidade, competência e ética de gente grande para desenvolver projetos com níveis de excelência. Que este projeto faça parte do seu dia a dia todos os dias.

www.melhordocomercio.com.br CNPJ: 11.960.884/0001

Anuncie em nossa Revista. 10 mil exemplares. 90% dos exemplares distribuídos nas residências. Dilvugação Gratuita em Site e Rede Social

Não perca tempo divulgando seu comércio dentro dele mesmo.

11 4825 - 2714

E-mail: contato@melhordocomercio.com.br Diretor Geral: Fernando Soares Diretor de Publicidade: William Xavier Diretor Administrativo e Financeiro: Débora Quintão Soares Comercial: Gislaine de Paula Colaboradores: Consultor de Marketing: Jefferson Torres Editor-chefe do Site Abre o Bocão: Lucas Mergel Assistente: Rafaela Quintão Tiragem: 10 mil exemplares. Distribuição gratuita em pontos comérciais e em domicilios, estratégicamente escolhidos.

Parceiros Agência Balatt e-mail: atendimento@balatt.com.br telefone: 9 7222 8515 / 9 7321 5414 site: balatt.com.br Site Abre o Bocão e-mail: abreobocao@gmail.com telefone: 9 8533 8534 e 9 7610 2466 site: abreobocao.com.br fã page: facebook.com/abrebocao

Impressão: margraf.com.br / 11 4689-7100

www.melhordocomercio.com.br

3


por Professora Nadêjda Licia - Psicóloga, professora de yoga e terapeuta holística

Escola de Yoga Profª Nadêjda Licia A Escola de Yoga Professora Nadêjda Licia foi inaugurada em 02 de julho de 2011, sendo a primeira e única escola especializada em Yoga de Ribeirão Pires, oferecendo um ambiente amplo e adequado à prática do yoga, que transmite paz e tranquilidade aos alunos. A professora Nadêjda Licia é formada pelo “Instituto de Yóga Clássico Claudio Duarte” com quem mantém forte vínculo profissional, possui também formação acadêmica em Psicologia. Nadêjda ministra aulas de hatha yoga há 04 anos em Ribeirão Pires, tendo atuado em vários espaços da cidade, inclusive foi a responsável pela implantação de aulas de Hatha Yoga no Centro de Referência do Idoso de Ribeirão Pires, onde ministrou aulas durante dois anos. A grande preocupação da professora é levar ao conhecimento das pessoas os benefícios que o yoga pode trazer às suas vidas e levar informações sérias sobre esta ciência e filosofia milenar chamada YOGA. Além das aulas de Yoga, a escola oferece terapias complementares como Reiki, Acupuntura Auricular, Terapia com cristais, cursos e oficinas terapêuticas voltadas para o desenvolvimento pessoal. E a novidade que a escola oferece: Dança Integrativa Terapêutica com a professora Janaina Betega.

Para conhecer a escola agende uma visita ou uma aula experimental de Hatha Yoga.

Rua Boa Vista, 233, Centro, Ribeirão Pires. Fone: 4824-4723 www.nadejdayoga.blogspot.com e-mail: nadejdayoga@gmail.com

4

www.melhordocomercio.com.br


www.melhordocomercio.com.br

5


BEM ESTAR por Professora Nadêjda Licia - Psicóloga, professora de yoga e terapeuta holística

Os benefícios do Yoga Para os que nunca praticaram e não conhece esta milenar filosofia, vale a pena experimentar. O Yoga é uma prática completa, atuando e reequilibrando todo nosso ser, no nível emocional, físico e energético. Qualquer pessoa pode praticar Yoga, a qualquer momento da vida, não há restrições de idade. Ao contrário do que muitos pensam, Yoga não é uma religião e nem interfere na crença do praticante. Yoga é uma filosofia e ciência milenar nascida na Índia, sendo seu maior objetivo integrar o ser humano à sua essência divina, proporcionando autoconhecimento, autocontrole, saúde e paz interior. Além, é claro de inúmeros benefícios físicos (melhora do sistema imunológico, maior flexibilidade, equilíbrio do sistema glandular-hormonal, entre outros). Uma aula de Hatha Yoga é composta por: relaxamento, asanas (posturas psicofísicas), pranayamas (exercícios respiratórios), concentração. Sendo o foco principal das práticas a consciência respiratória, que vai nos ajudar no controle emocional. O Yoga bem conduzido, por profissionais preparados só tem a trazer benefícios, é uma prática segura, no Yoga o aluno sempre é orientado a respeitar os seus limites, pois cada um tem um ritmo, uma possibilidade de prática. O que poucos sabem é que o Hatha Yoga que é o mais conhecido e praticado no Brasil, é apenas um dos sete ramos clássicos do Yoga, que são eles: Raja Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga, Mantra Yoga, Tantra Yoga e Hatha Yoga. Cada um com uma finalidade específica. Para tornar-se um praticante, não é necessário fazer contorcionismos e malabarismo como é mostrado pela mídia, esta flexibilidade é um ganho secundário da prática, como foi dito, o objetivo principal é harmonizar o corpo, reintegrando corpo-mente-espírito.

6

www.melhordocomercio.com.br

O Yoga também é uma prática segura para gestantes e idosos. No caso da gestante, é recomendado que ela comece a prática após o terceiro mês de gestação e com autorização do médico que a acompanha. Se não houver nenhuma intercorrência durante a gravidez, ela poderá seguir com a prática até o dia de dar a luz,inclusive fazendo algumas posturas durante o trabalho de parto para aliviar dores. Quanto a pessoas da terceira idade não há nenhuma restrição, desde que seja respeito o limite de cada um, o Yoga só trará benefícios.


ESPORTE

Jiu-Jitsu Um esporte milenar. Atualmente com a forte divulgação das disputas de Artes Marciais Mistas mais conhecida como MMA, a modalidade Jiu-Jitsu vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. Basicamente a luta usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente). Segundo o que foi declarado pelo Sensei Nery proprietário da academia que recebe seu nome - “O Jiu-Jitsu é ensinado para pessoas de todas as idades e condições físicas, com muita disciplina e respeito ao próximo, criamos uma grande família que tem o mesmo objetivo, aprender a verdadeira arte suave e seus princípios.” Agradecimentos: Marcelo Nery - Sensei Para maiores informações sobre o Jiu-Jistu existe a CBJJ - Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu localizada na Av Comandante Júlio de Moura 276 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro -RJ que foi idealizada e fundada pelo Professor Carlos Gracie Junior. Jiu-Jitsu a integração de arte, esporte e saúde

8

www.melhordocomercio.com.br


CASA E DECORAÇÃO por Akemi Onishi - Kirei Acabamentos

Acabamentos com Pastilhas. Seja na fase de criação do projeto, da execução da obra ou na hora da reforma da sua casa, as pastilhas são sempre bem vindas. São bonitas, versáteis, fáceis de aplicar e o que é melhor: têm cores, formatos e modelos para todos os gostos e estilos. Atualmente as lojas especializadas oferecem uma quantidade muito variada de pastilhas que se destacam pelas cores, formatos, texturas, design e material. As de vidro e as de porcelana são as mais usadas, mas existem também peças belíssimas fabricadas com madeira, espelho, inox e pedras naturais. Uma tendência bacana são as pastilhas de metal – super modernas, sofisticadas e arrojadas. Já as de madre pérola, estão entre as mais delicadas. Algumas dicas são importantes e alguns cuidados devem ser tomados antes de decidir somente a cor ou o estilo da pastilha. As características do material devem ser levadas em conta. Por exemplo, para áreas molhadas, como banheiros e cozinha, a pastilha de vidro é a mais indicada – por ser mais resistente à umidade, água, gordura, etc. Em ambientes fechados, as pastilhas de vidro não se desgastam com o tempo e oferecem melhor Loja Kirei Acabamentos acabamento.

Para um bom resultado é importante seguir algumas dicas: - Adquirir materiais de boa procedência como exemplo a argamassa que pode ser encontrada nas versões branca e colorida. - Contratar um bom profissinal para aplicação e nivelamento das pastilhas adequadamente para evitar gastos desnecessários. - Procure casas especializadas em acabamentos finos eles lhe darão o suporte necessário caso haja alguma duvida com relação a cores, disposição das pastilhas e superficies.

Pastilhas dão um toque inovador para seus ambiente. www.melhordocomercio.com.br

9


INTERNET por Dennis Campos - Social Media Manager da LabSeo

O poder da Fan page. Criei uma fan page para minha empresa, mas não tenho bons resultados. Por quê? É indiscutível a força que o Facebook tem hoje para promover pessoas, anunciar ou, simplesmente, propagar ideias e fazer amigos. Muitas empresas aproveitam o gancho para se comunicar com seus clientes e anunciar produtos e serviços. Porém, precisamos refletir: só criar uma fan page basta? A resposta é não. Embora seja imprescindível ter um site e estar no Facebook, o simples ato de criar uma página não aumentará a credibilidade da sua empresa tampouco irá potencializar suas vendas. Para isso, é necessário se aprofundar um pouco no assunto. O que é consumidor 2.0? O Facebook é uma mídia social utilizada, basicamente, para interação. Seja ela: 1. Entre pessoas – para fazer amizades, reencontrar amigos e partilhar conteúdo. 2. Entre empresas e pessoas – para anunciar, informar ou estreitar a relação marca x consumidor. É interessante notar que, nas duas formas citadas, o mais importante é a interação. Ou seja, quando falamos de mídias sociais é essencial que abandonemos o modelo arcaico de comunicação de mão única, na qual a empresa transmite a mensagem sem se importar com a opinião do seu consumidor. Hoje, empresa e consumidor debatem e trocam ideias, realmente se comunicam. O engajamento de cada ação ou postagem que sua empresa fizer será o indicador de quanto sua mensagem é aceita ou rejeitada. O consumidor contemporâneo quer mais do que receber informações. Ele tem voz, compartilha conteúdo, participa das estórias contadas pelas marcas e as empresas que não conseguirem acompanhar esses anseios tendem a ficar para trás e, principalmente, ter prejuízos com relação à imagem da marca. Alguns erros comuns na hora de gerenciar sua comunicação nas mídias sociais Conheça os 5 erros mais comuns cometidos na hora de comunicar sua empresa nas mídias sociais. 1. Criar uma página de perfil Uma empresa não precisa de amigos, mas sim de fãs. Uma fan page além de não ter limite de pessoas adicionadas, permite que o engajamento do público seja mensurado e analisado para otimizar suas ações. 2. Lentidão no atendimento Um dos grandes pecados cometidos no Facebook é a lentidão para responder as solicitações e questionamentos. O que pode gerar frustações por parte dos clientes.

10 www.melhordocomercio.com.br


3. Falta de cuidado com o conteúdo Utilizar imagens em baixa resolução e erros de português podem ser fatais para a imagem da sua empresa. Afinal, se você não tem cuidado com a sua empresa, por que se preocuparia com o cliente? 4. Confundir o próprio gosto com os interesses da empresa Quantos de nós levaríamos a sério uma empresa que posta vídeos de piadas? 5. Ser repetitivo nas publicações Do mesmo modo que postar brincadeirinhas e afins torna nossa empresa amadora, não podemos ser enfadonhos em nossa comunicação. Focar exaustivamente na mesma mensagem diminui o interesse do seu público, aumentando a rejeição da sua página e, consequentemente, diminuirá o alcance das suas publicações. Por fim, estar presente nas mídias sociais é algo tão sério quanto o atendimento ao cliente no espaço físico. Deve ser feito sob a supervisão de alguém que entende do negócio e por uma pessoa que tenha o tato da comunicação. Na falta de alguém capacitado “dentro de casa”, o ideal é contratar uma empresa especializada para maximizar seus resultados e se comunicar profissionalmente com o seu cliente. Dennis Campos Social Media Manager da LabSeo dennis@labseo.com.br

www.melhordocomercio.com.br

11


SOCIAL por Diego Marcelo SimiNeryAssessor - Senseide Comunicação da APRAESPI

APRAESPI, um patrimônio de Ribeirão Pires Quase meio século de atuação na região do Grande ABC, seis unidades - que juntas atendem mais de 2 mil famílias com saúde e educação de qualidade e geram emprego para 350 funcionários -. Um enorme e moderno centro que recebe bebês, crianças, idosos, famílias. Que educa ao mesmo tempo em que cuida da saúde. Que orienta ao mesmo tempo em que une a comunidade. Essa é a APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) – o maior centro de reabilitação da região: patrimônio de Ribeirão Pires, referência do governo e indispensável para a população. Tudo começou em 1967, quando o tradicional casal ribeirãopirense Valentino e Adélia Redivo, ao procurar uma escola para a filha com deficiência intelectual, percebeu que a cidade não estava servida de uma unidade para crianças com deficiência. Para solucionar o problema, o casal doou o terreno onde funcionava a então Apae de Ribeirão Pires. Se hoje a associação é um dos maiores e mais importantes centros de reabilitação do País, os primeiros dias foram bem mais modestos. “Nós atendíamos poucas pessoas. Com a ajuda da diretoria e da comunidade, nós fazíamos o melhor com o pouco que se tinha”, relembra o professor Wheeler Sanches, primeiro presidente da APRAESPI. As coisas começaram a mudar quando duas jovens irmãs vindas de Jaú desembarcaram na cidade para dar aulas na então Apae, no começo da década de 1970. Lair Moura, hoje superintendente da APRAESPI, e Leo Moura, atual vice-prefeita de Ribeirão, viram que o centro tinha enorme potencial de crescimento. Com muito esforço e visão, as irmãs trabalharam para por em prática um antigo sonho: transformar a Apae em uma unidade de reabilitação completa, que atendesse pessoas com todos os tipos de deficiência e de todas as idades. Um Centro de Reabilitação completo para atender a população com educação de qualidade e saúde com atendimento humanizado. “Nossa convicção sempre foi de que é impossível reabilitar pessoas com deficiência sem oferecer uma educação especializada, saúde de qualidade e todo um amparo em assistência com a família. Esse

é um dos segredos do sucesso da APRAESPI”, conta Lair. Com essa linha de atuação, as primeiras conquistas começaram a aparecer. EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA Há menos de três décadas, transpor o muro que separava os jovens com deficiência do mercado de trabalho era uma tarefa praticamente impossível. O enorme preconceito por parte das empresas era reforçado pela ausência de centros de capacitação especializados para esse público. No entanto, no trigésimo dia de abril de 1983, em Ribeirão Pires, foi dado um dos primeiros passos para mudar essa realidade na região. Assim, foi fundado o COPAR (Centro Ocupacional Profissionalizante Adélia Redivo). O nome da escola é uma homenagem a esposa do fundador da Apraespi , Valentino Redivo. O COPAR atende atualmente 250 aprendizes em período integral. Desde sua fundação, há 30 anos, mais de 1000 jovens com deficiências físicas e intelectuais chegaram ao mercado de trabalho. Mais de 20 anos após a inauguração do centro profissionalizante, veio um trinca de conquistas de Lair e Leo, mas desta vez na área da Saúde. Foram inaugurados uma clínica audiológica e um centro especializado em autismo, que hoje atende 110 crianças. Mas o maior e mais ambicioso projeto veio na sequência: o Hospital Dia. A unidade dispõe de um centro de medicina física e uma unidade de cuidados diários para pacientes com doenças degenerativas. Conta com uma equipe composta por psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Com aporte do SUS, o hospital contempla os pacientes das sete cidades da região com órteses, próteses e cadeiras de rodas. Graças à este extenso trabalho, a APRAESPI é hoje referência do Ministério da Saúde em reabilitação física e é considerada pelo órgão como um modelo de eficiência e gestão. “Cada tijolinho colocado foi fruto de muito esforço e dedicação da nossa diretoria e do povo que sempre nos acolheu e nos ajudou. Vamos continuar lutando para que a APRAESPI continue crescendo e atendendo cada vez mais pessoas”, afirma orgulhoso o presidente João Domingues.

APRAESPI

12 www.melhordocomercio.com.br


GASTRONOMIA por William Xavier - melhordocomercio.com.br

Sugerimos que tudo acabe em pizza! Acredita-se que a primeira ideia sobre pizza partiu-se dos egipcios que foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os gregos faziam massas a base de arroz ou grão de bico que assavam em tijolos quentes. Sua chegada no Brasil foi por meio dos imigrantes italianos. Até a década de 50, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se, logo em seguida, parte da cultura deste país, podendo ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas’ começaram a ser comercializadas no Brasil. Segundo consta no livro Retalhos da Velha São Paulo, escrito por Geraldo Sesso Jr. Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de muçarela e anchova eram as mais presentes, mas, à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas. Segundo o site “Correio Gourmand” o Brasil é o segundo maior país a consumir pizzas no mundo. O estado de São Paulo é quem lidera o consumo dessa delícia: “Os paulistanos devoram, em média, um milhão de pizzas por dia. Isso dá mais ou menos 40.000 pizzas por hora” - fonte: mais que curiosidade. Isso não é muito mistério pois as pizzarias do estado são muito convidativas. Aqui na região do ABC mais precisamente em torno do município de Ribeirão Pires encontra-se pizzarias que valem a pena visitar, uma delas é a pizzaria Di Roma localizada na Rua Avenida Francisco Monteiro 924 - Vila

14 www.melhordocomercio.com.br

Amélia - Ribeirão Pires - SP; lá ocorre shows de MPB todas as sextas-feiras, o ambiente é muito agradável ótimo para reunir a família, amigos ou realizar confraternizações de sua empresa. Outro estabelecimento que encontramos excelentes Pizzas

Pizza marguerita

é a que encontramos na pizzaria Brasil II localizada na avenida Capitão José Gallo, 1048 - Centro - Ribeirão Pires seu sistema delivery permite o consumidor apreciar uma deliciosa pizza à moda pizzaiolo (Peito de Peru defumado, catupiry, tomate seco e alcaparras) no conforto do seu lar. Uma comodidade que a pizzaria oferece é o serviço de débito e crédito, ou seja, o motoboy leva a “maquininha” até a residência do cliente. Uma curiosidade que envolve esta delicia é que desde 1985, comemora-se o dia da pizza, realizado todo dia 10 de julho. Mas cá entre nós... todo dia é dia de saboreiar uma boa pizza com quem a gente gosta.

Bom apetite! Buon appetito


www.melhordocomercio.com.br

15


MODA E ESTILO por Nani Torres - abreobocao.com.br

Estilo e Preconceito Você já julgou o estilo de alguém? Você já foi julgado por isso? Você vai ao shopping com seu amigo e vê uma menina passando com o cabelo cheio de dreads, blusa de oncinha verde fluorescente, colar de caveira, calça listrada “faixa de pedestre”, meia colorida e crocs?! Ah! E tatuagem do Eddie (Iron Maiden)! A sua língua coça, não dá pra disfarçar o olhar e logo vem na mente “o que é isso?”, você e seu amigo farão alguma piada maldosa, vão rir; isso se não mexerem com a menina. E se fosse você no lugar dela? “Ah! Eu nunca me vestiria assim!”. Ok! Mas você acha que o seu estilo agrada a todos? Alguém com certeza já olhou pra você e também pensou “o que é isso?”.

Cada um tem o direito de se vestir como quiser, cada um tem um estilo, uma personalidade. Imagina se todos fossem iguais, todos seguissem a moda, hoje o mundo seria um verdadeiro código de barras com essa moda de roupa listrada. Isso tudo é um preconceito que todos temos com aquilo que é diferente de nós, sempre foi assim e dificilmente vai mudar, mas o que podemos mudar é o

nível do preconceito. Pensar o que quiser todo mundo tem direito, agora prejudicar alguém porque é diferente é correto? NÃO! Aquele roqueiro cheio de tatuagens não é um drogado, aquele negro com estilo rapper que está na rua depois das 22h não vai te roubar, aquela menina com vestido curto não está á procura de sexo, aquele rippie vendendo brinco não é sujo, aquela menina de cabelo black power não é relaxada. O Estilo não incapacita uma pessoa para um trabalho, não o torna melhor ou pior que ninguém! Um menino com roupa suja pode ter muito mais para ensinar e um senhor de terno e gravata pode ter muito mais para aprender. Se

dê a oportunidade de conhecer o coração e não a roupa, você vai se surpreender... É assim que começo no Abre o Bocão, abrindo a minha boca para te mostrar que o diferente não é anormal ou assustador. É divertido e pode carregar uma história incrível atrás da aparência.

Abra a sua mente, se liberte e venha aprender com a gente, abra o bocão você também! 16 www.melhordocomercio.com.br


18 www.melhordocomercio.com.br


www.melhordocomercio.com.br

19


BATE PAPO por Débora Quintão Soares - melhordocomercio.com.br

Os desafios de ser mãe Olá Leitores! Meu nome é Débora e meu maior orgulho é ser mãe da Maria, de 11 meses, é a minha alegria, por ela eu vivo para ela eu me doou. Ser mãe é uma dádiva, é emocionante sentir que carregamos um ser dentro de nós, que somos capazes de gerar uma vida, as maiores responsáveis para cuidar e educar. A experiência de ser mãe nos faz sentir medo, inseguras, porém, esses sentimentos nunca devem ser demonstrados. Aos olhos dos outros, temos que ser fortes, não sentir dores, nunca ficar doente, chorar? Nunca na frente dos outros, mais escondida no banheiro. Como somos fortes, nos desdobramos para proteger nosso lar, aqueles que amamos, não medimos as consequentes para cuidar e dar amor. Quando nasce uma criança, realmente nasce uma mãe, por mais que a gente pense que não vamos conseguir resolver os problemas que aparecerem, como aquela febre no meio da noite, as cólicas. Na hora que precisa tudo se clareia e as respostas vêm, a insegurança desaparece, e surge o que chamamos de instinto materno, a certeza de saber fazer o que certo no momento certo. A vida de mãe não é fácil, às vezes queremos nos esconder, ter um momento só pra gente, ir as compras, ao cabelereiro, sem se preocupar. Pois a nossa mente e nosso coração, estão com eles a todo o instante. Quando

20 www.melhordocomercio.com.br

estamos longe não paramos de pensar em como estão, se comeram, se choram, se estão bem, nunca vamos conseguir esse “tempo a sós com nós mesmas”... e pensa que achamos ruim? Claro que não, queremos é que eles sempre estejam pertos, sempre ao nosso lado. A primeira vez que me afastei da Maria, ela foi para adaptação na escola, ela tinha 5 meses. Sentia-me culpada em ter que trabalhar e deixá-la, parecia que eu estava esquecendo algo em algum lugar, estava faltando uma parte de mim, com o tempo isso foi passando, eu fui entendendo que estava sendo bom pra ela, sua adaptação com outras crianças ficou melhor, a escolinha auxiliou muito no desenvolvimento dela, sentar, engatinhar, dançar, o próximo passo será andar. Aconselho todas as mães a matricularem seus filhos na escolinha, seja particular, ou pública, o importante é que seja boa para a criança e atenda suas necessidades. Estava conversando com outra mãe; que na escola eles podem ter mais liberdade, mais espaço para brincar, tem responsáveis cuidando, horários regrados para alimentação, banho, brincadeiras, nossa casa sempre é perigosa, por mais atenção que temos as crianças sempre são rápidas, e num piscar de olhos já estão aprontado. É assim a vida de mãe. Na revista Melhor do Comercio abordaremos em todas edições sobre este tema, dicas de mãe para mães, ajudaremos todas a se preparem para esta dádiva da vida.


CRÔNICA por Pedro Alves - abreobocao.com.br

O significado dos detalhes Estava lá, eu e você, como em todos os dias que juntos conversávamos sobre todas as angustias da vida. Como se no final de cada conversa, tudo o que nos amedrontava desaparecesse em um forte abraço, tudo era consolado e aquela troca de calor e palavras nos dava força para mais uma semana de estresse. Quando me deparo em um quarto escuro - típico sonho que diariamente insistia a me perseguir. O dia todo fiquei pensando o que realmente isso queria dizer e porque sonhava sempre com ela. Ainda não consigo saber as respostas pra tudo que, amargura mente esta em meus pensamentos, em meus olhares e em meu dia-a-dia. O que mais me amedronta é não saber o que ela pensa, o que ela acha ou pior, o que ela sente. Sei finalmente o que significa o amor. O amor não é só ligar e falar que ama, não é comprar algo para impressionar e muito menos se mostrar presente em tudo. E sim, querer o bem. Um dia, estava em Fortaleza, e fui à procura de flores pela cidade, para presenteá-la, achando que aquilo sim seria uma prova de amor. Quando finalmente comprei e levei para o apartamento em que estávamos, ela estava chorando muito, pois estava preocupada onde eu estava. Sua alegria maior era minha presença. Na hora, não entendi o porquê ela ignorou as flores! Hoje percebo o quanto era menor de espírito, pois realmente achava que estava fazendo o máximo. Meu conselho para quem estiver lendo esse texto é que sempre procure enxergar as coisas de modo mais simples, pois na maioria das vezes, são as que fazem a maior diferença. Pequenos detalhes mudam o mundo.

www.melhordocomercio.com.br

23


RIBEIRÃO PIRES E REGIÃO por William Xavier - melhordocomercio.com.br

Ribeirão Pires. Lugares que vale a pena visitar Ribeirão Pires, foi usado como passagem obrigatória àqueles que vinham da região portuária de Santos e pretendiam chegar aos campos de Piratininga. A partir de 1558, o território do atual município de Ribeirão Pires foi incorporado a São Paulo de Piratininga, formando uma vasta área territorial. Atualmente considerado como Estancia Turística do ABC; Ribeirão Pires possui atrações que valem muito a pena visitar. Localizada a 40 km da capital de São Paulo, seus acessos principais são pela Rodovia Anchieta, Avenida do Estado ou pelos trens da CPTM.

Conheça alguns pontos turísticos na cidade, que todos precisam passar por lá. Capela nossa senhora do Pilar Inaugurada em 25/03/1714 Estilo peculiar da construção feita em taipas de pilão, pilares de madeira trancados de esteira de palha e barro com espessura de 40 cm, cujas telhas originais confeccionadas muito provavelmente nas coxas dos escravos, revela sua importância arquitetônica e marco histórico. Mirante Santo Antônio Devoção a Santo Antônio em Ribeirão Pires remonta do ano de 1919 Localizado a 807,4 metros de altitude e lá de cima tem uma das melhores visitas panorâmicas da cidade. Mirante Santo Antônio Devoção a Santo Antônio em Ribeirão Pires remonta do ano de 1919 Localizado a 807,4 metros de altitude e lá de cima tem uma das melhores visitas panorâmicas da cidade. Parque municipal Milton Marinho de Moraes Com área de 100 mil m2 é banhado pela empresa Billings. Proporciona lazer descanso e contato com a natureza. Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

24 www.melhordocomercio.com.br


25 www.melhordocomercio.com.br


www.melhordocomercio.com.br

27


28 www.melhordocomercio.com.br


Revista Melhor do Comércio Ribeirão Pires