Revista HOB - Edição 1

Page 1

ÍNDICE 16 16 19 20 CLIENTES - COMUNIDADE Café com o HOB apresenta reposicionamento estratégico e novos projetos do hospital HOB e município de Westfália juntos em ações de promoção da saúde na comunidade Hospital implanta ouvidoria 3 EDITORIAL 4 QUEM SOMOS PROCESSOS, PRODUTOS E SERVIÇOS Hospital Ouro Branco qualifica o serviço de manutenções preventivas e corretivas HOB investe na melhoria do relacionamento com os pacientes, médicos e comunidade HOB promove encontro da mensal da Comissão de Proteção de Dados HOB instala novo gerador de energia Hospital Ouro Branco rumo à excelência e sustentabilidade ABOB cria a função de gerente médico 11 11 12 13 13 14 15 5 5 6 8 9 9 10 PESSOAS HOB tem novo coordenador da Emergência e Clínica Médica Cuidar de quem cuida: Hospital lança programa de qualidade de vida para funcionários Líderes participam de primeiro encontro do programa de desenvolvimento profissional Portal é disponibilizado para capacitações e educação corporativa Pesquisa aponta Clima Organizacional Direção promove reunião com Corpo Clínico do hospital 2

O reposicionamento estratégico do Hospital Ouro Branco marcou o início de um novo ciclo. Um processo de planejamento que foi discutido com as partes interessadas no negócio, a diretoria e associados da ABOB, médicos, colaboradores, gestores do hospital, gestores públicos, planos de saúde, lideranças empresariais e comunitárias. Juntos, discutimos ações estratégicas e projetos para serem executados no triênio 2023-2025. Para isso, foi necessário redefinir a missão e a visão do hospital; “promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade, com foco na migração da média para a alta complexidade, com profissionalismo, inovação, governança e experiência do paciente”

Todavia, para executar o proposto na missão e visão, será determinante melhorarmos ainda mais a qualidade dos nossos serviços, aprimorar a excelência nos processos e atrair, reter e desenvolver profissionais de alta performance. Isso nos habilitará a executar os demais projetos estratégicos, como construir uma UTI, atender alta complexidade e elevar o nosso ticket médio, que é uma questão fundamental para a sustentabilidade econômico-financeira no médio e longo prazo.

O lançamento da primeira edição da Revista Eletrônica HOB, trimestral janeiro-março 2023, vem justamente atender um dos anseios das partes interessadas, ou seja, de fortalecer a integração, a comunicação, a transparência, a prestação de contas e o relacionamento. Esperamos atender essas expectativas e continuar firmes na melhoria contínua dos serviços de saúde do hospital. Desejamos a todos uma boa leitura, acompanhando as principais ações e projetos executados nas quatro perspectivas do mapa estratégico, iniciando pelas pessoas, indo para processos, produtos e serviços, passando por clientes-comunidade, até chegar nas informações sobre a perspectiva econômico-financeira.

Cordiais saudações!

Revista HOB 21 21 21 22 22 23 23
Transparência: Resultados do exercício
consultor especializado em projetos
Sicredi fecham parceria para financiamento de cirurgias
negociação para compras conjuntas com outros hospitais do Vale Contabilidade Gerencial: Status do projeto até março Mudanças na coordenação da Contabilidade e do Financeiro 25 24 COLUNA MÉDICA Síndrome de burnout: entenda o que é e como se manifesta
ECONÔMICO - FINANCEIRO
HOB contrata
HOB e
HOB realiza
EDITORIAL
3
Diretor Executivo José Paulinho Brand

Quem somos

Com mais de 75 anos de existência,o Hospital Ouro Branco tem por objetivo possibilitar que serviços de saúde estejam ao alcance de todos e, para isso, conta com uma excelente equipe de profissionais e recursos tecnológicos avançados. Assim, o HOB pode atender com qualidade e segurança a comunidade de Teutônia e região.

Oferecemos serviços de Pronto Atendimento para urgências e emergências 24 horas, Central de Convênios e Consultas Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Serviços Laboratoriais e mais de 15 especialidades médicas.

Promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade.

Ser reconhecido pela excelência em ações de saúde, de média e alta complexidade, com foco em profissionalismo, inovação, governança e experiência do paciente.

MISSÃO VISÃO VALORES

• Resiliência e competência para transformar e inovar.

• Resolutividade no cuidado integral.

• Compromisso com a segurança do paciente.

• Comportamento acolhedor, íntegro e humanizado.

• Desenvolvimento humano, científico e tecnológico.

• Eficiência na utilização dos recursos.

90% SATISFAÇÃO INTERNAÇÕES EM 2022 79% INTERNAÇÕES SUS EM 2022 94% SATISFAÇÃO EMERGÊNCIAS EM 2022 CONSULTAS NA EMERGÊNCIA 2022 33.552 2020 24.922 2021 27.088 2022 4.703 2020 2.382 2021 2.821 CIRURGIAS EXAMES LABORATORIAIS E DE IMAGEM 228.264 2020 291.221 2022 257.629 2021 FATURAMENTO TOTAL (R$) 2022 38.052.525 2020 24.103.859 2021 29.871.029 INTERNAÇÕES 2022 4.782 2020 3.473 2021 4.262 NASCIMENTOS 715 2022 705 2021 665 2020 9,51 2020 18,77 2022 6,83 2021 MÉDICOS QUE ATUAM NO HOB 114 2022 68 2021 HORAS DE TREINAMENTO POR COLABORADOR 4

HOB tem novo coordenador da Emergência e Clínica Médica

O Dr. Fábio Cardoso assume a coordenação médica no lugar do Dr. Gabriel Klecius, que ficará atuando no hospital junto ao Comitê Transfusional e na Coordenação do Centro Avançado de Saúde (CAS).

Até 2025, o hospital prevê a execução do projeto UTI com 10 leitos e a oferta de novas especialidades médicas. O planejamento integra as ações do reposicionamento estratégico da casa de saúde para o triênio 2023 a 2025, que tem como missão tornar o HOB referência em média e alta complexidade, com excelência e sustentabilidade. “Para os novos projetos do hospital, a larga experiência do Dr. Fábio Cardoso será determinante para obtermos sucesso nas nossas ações”, destacou o diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand.

Amanhã da quarta-feira de 22 de março, reuniu a direção do Hospital Ouro Branco (HOB) com o Poder Executivo de Teutônia para apresentar o novo gestor da Emergência da casa de saúde. O médico Fábio Fernandes Cardoso assumiu a coordenação médica da Emergência e da Clínica Médica do hospital em 13 de março.

O médico Fábio Fernandes Cardoso é graduado em Medicina pela PUC do Paraná. Ele é especialista em Clínica Médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição e especialista em Terapia Intensiva pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição. O profissional coordenou por mais de 10 anos a Unidade de Terapia Intensiva Adulto, do Hospital Bruno Born e é preceptor do PRM em Clínica Médica.

Na ocasião, os gestores do hospital e os representantes do Executivo de Teutônia ainda analisaram o expressivo aumento da demanda por atendimentos no hospital, no CAS e nos Postos de Saúde do município nos últimos dias, bem como, alternativas conjuntas para manter e elevar o nível de serviço de saúde à população.

Participaram da reunião o diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand, o diretor médico técnico da casa de saúde, Dr. Guilherme Vogt, o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, e a vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl.

Revista HOB
Jéssica Bayer e AI Prefeitura de Teutônia Dr. Fábio Fernandes Cardoso
5
PESSOAS

Cuidar de quem cuida

Hospital lança programa de qualidade de vida para funcionários

Com a missão de promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade, o Hospital Ouro Branco (HOB) definiu como um projeto estratégico, o desenvolvimento de ações para atração, retenção e desenvolvimento de profissionais com a cultura e valores do hospital. Com este propósito, no último mês, o

Hospital Ouro Branco (HOB) lançou o programa Qualidade de Vida. O projeto é uma iniciativa da área de gestão de pessoas em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da casa de saúde.

PESSOAS
6

CONCLUSÕES MEDIANTE PESQUISA AÇÕES DURANTE O ANO

O objetivo do programa é promover, ao longo do ano, ações para promoção do bem-estar e da saúde física e mental dos colaboradores. O programa Qualidade de Vida foi desenvolvido após a avaliação dos resultados da pesquisa sobre o Perfil Epidemiológico dos colaboradores da casa de saúde, aplicada em novembro e dezembro do último ano.

“Verificamos alguns pontos de atenção que poderiam ser desenvolvidos com os nossos funcionários, como o sedentarismo, a ansiedade, a depressão e o estresse,” destacou a coordenadora da área de recursos humanos do hospital, Clarice Lagemann.

Para promover a qualidade de vida dos colaboradores, uma série de ações foram planejadas e programadas para ocorrer ao longo do ano. Semanalmente, os profissionais participarão de sessões de ginástica laboral e terão atendimento individual e gratuito com uma psicóloga. Além disso, a casa de saúde tem um grupo de caminhadas, do qual podem participar colaboradores e membros da comunidade. Quinzenalmente, os membros do Azimute se reúnem para caminhar e fazer trilhas.

Além disso, uma série de palestras está programada para ocorrer. Duas vezes ao mês, acontecerá o Bate-papo com Especialista, no qual os funcionários da casa de saúde são convidados para uma roda de conversas com profissionais de diversas áreas. A iniciativa acontece em horários alternativos, para que mais profissionais do HOB possam participar.

A direção da casa de saúde ainda está trabalhando na construção de uma sala de descanso para os colaboradores. A reforma do local começou no fim de fevereiro.

Revista HOB
Verificamos alguns pontos de atenção que poderiam ser desenvolvidos com os nossos funcionários, como o sedentarismo, a ansiedade, a depressão e o estresse
7

Líderes participam de primeiro encontro do programa de desenvolvimento profissional

Na quinta-feira, 16 de março, aconteceu o primeiro encontro do programa Desenvolve HOB com as lideranças da casa de saúde: a Jornada da Liderança. O tema abordado foi “A agenda do líder” e a capacitação foi conduzida pelo diretor executivo da casa de saúde, José Paulinho Brand.

Entre os assuntos abordados, Brand falou sobre a organização da agenda de prioridades e atividades do líder, conhecer a estratégia, cultura interna, a função de gerenciar, os métodos de trabalho, o foco no desenvolvimento das pessoas e a importância do alinhamento da comunicação dentro da equipe. “O foco desse primeiro encontro com as lideranças é mostrar ações para o

desenvolvimento de uma cultura de confiança entre o líder e sua equipe, que permitirá uma relação transparente e focada no crescimento de cada um na busca do alto desempenho”, destacou Brand.

O segundo encontro da Jornada da Liderança, ainda como com foco na “Agenda do líder ” aconteceu no dia 30 de março e nos meses de abril a junho de 2023, a psicóloga Maria Lúcia Griebeler trabalhará o tema “O profissional em cada um ” , realizando um levantamento e mapeamento do perfil das lideranças, promovendo o desenvolvimento dos profissionais para fomentar o trabalho em equipe e a sinergia.

Jornada da Liderança Jéssica Bayer
8
PESSOAS

Portal é disponibilizado para capacitações e educação corporativa

Em março, o Hospital Ouro Branco (HOB) adquiriu a plataforma STI Soft de treinamentos corporativos. Entre os benefícios da implantação da ferramenta está a otimização da comunicação interna da instituição.

Além das capacitações que serão disponibilizadas na plataforma, o HOB também está promovendo treinamentos presenciais para suas equipes assistenciais e administrativas. A expectativa é que as horas anuais de capacitação por colaborador evoluam de 1,5 hora em 2022 para 3 horas em 2023.

Pesquisa aponta Clima Organizacional

Visando identificar as condições de trabalho, conhecer o relacionamento entre os colegas e a satisfação com o Hospital Ouro Branco (HOB), a casa de saúde realizou, no início de março, a Pesquisa de Clima Organizacional.

Os dados mostram que nossos colaboradores estão satisfeitos com a sua rotina de trabalho (85%) e com as oportunidades de evolução na sua carreira (82%). A promoção de ações para atrair, desenvolver e reter pessoas com valores e cultura que se

assemelham a do hospital é um dos nossos pilares do reposicionamento estratégico.

A pesquisa contou com a contribuição de 76 colaboradores e 15 médicos. As respostas são importantes para a continuidade do desenvolvimento de melhorias da nossa casa de saúde. O estudo foi anônimo e os colaboradores podiam responder online.

A iniciativa é um requisito para a certificação ONA.

Revista HOB
Jéssica Bayer
9

Direção promove reunião com Corpo Clínico do hospital

Na noite desta segunda-feira, 13 de março, a direção do Hospital Ouro Branco (HOB) promoveu uma reunião estratégica com o Corpo Clínico da casa de saúde. O encontro debateu a evolução dos resultados do hospital, apresentou o reposicionamento estratégico do HOB para o triênio 2023-2025 e discutiu os projetos estruturantes que estão sendo executados e que contribuirão para a melhoria contínua dos resultados.

Na segunda parte da reunião, o diretor do Corpo Clínico, Dr. Bruno Jung, e o diretor médico técnico do HOB, Dr. Guilherme Vogt, apresentaram dois novos membros do Corpo Clínico do HOB foram apresentados.

O médico Fábio Fernandes Cardoso é graduado em Medicina pela PUC do Paraná. Ele é especialista em Clínica Médica e especialista em Terapia Intensiva pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O profissional coordenou por mais de 10 anos a Unidade de Terapia Intensiva Adulto, do Hospital Bruno Born e é preceptor do PRM em Clínica Médica.

A médica Vanessa Schmitz Reis é formada em Medicina na Universidade Luterana do Brasil, de Canoas. Ela realizou residência médica e especialização em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Médicos

46 19

Especializações

PESSOAS
Jéssica Bayer Corpo Clínico
10

Hospital Ouro Branco qualifica o serviço de manutenções preventivas e corretivas

No mês de março, o Hospital Ouro Branco (HOB) realizou a contratação da empresa HWCenter Produtos Hospitalares, especializada no serviço de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médicos hospitalares. A contratação está alinhada com o reposicionamento estratégico do hospital, que prevê ações para garantir a excelência operacional, a melhoria contínua dos processos e serviços e a segurança do paciente.

O critério para a contratação, além da boa proposta de preço e qualidade, teve como requisito determinante a longa expertise do fornecedor em trabalhar em processos da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em hospitais. O contrato prevê um escopo robusto de trabalho para atender o parque de equipamentos do HOB e a programação de duas visitas mensais com o acompanhamento de um Engenheiro Clínico.

Expediente

Coordenação: Diretoria Hospital Ouro Branco

Comercial: Administração Hospital Ouro Branco

Distribuição: Gratuita e Digital

Projeto Gráfico: Attitude Comunicação e Marketing

A empresa fará um inventário e avaliação técnica de todos os equipamentos médicos, a calibração e segurança elétrica e, ainda, treinará as equipes com a utilização dos equipamentos, trazendo como resultado a redução das manutenções corretivas dos equipamentos.

Diagramação: Attitude Comunicação e Marketing

Fotografia: Jéssica Bayer e Divulgação

Reportagem: Jéssica Bayer

Colaboradores: Dra. Sodriane D’Avila e José Paulinho Brand

Revista HOB
Reportagem HOB
PROCESSOS, PRODUTOS E SERVIÇOS 11

HOB investe na melhoria do relacionamento com os pacientes, médicos e comunidade

OHospital Ouro Branco (HOB), alinhado aos objetivos estratégicos, implantou por meio do Núcleo de Inovação e Serviços Digitais, uma nova plataforma de atendimento. Agora, pacientes, médicos e membros da comunidade, podem entrar em contato com o hospital pelo WhatsApp no número 51 3762-1600. Ao iniciar uma conversa, o usuário é convidado a informar seu nome (uma única vez) e selecionar a opção de atendimento que deseja. Veja o funcionamento na figura acima.

Ao selecionar a opção desejada, o usuário pode escolher para qual serviço ou setor deseja atendimento. No exemplo, estão as opções oferecidas pelo Laboratório Ouro Branco:

O atendimento automático é uma mudança significativa no relacionamento do hospital com pacientes, médicos e comunidade. Além de trazer agilidade e padronização nos atendimentos, a implantação desta tecnologia faz parte dos requisitos para a

Acreditação ONA e da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). No início de fevereiro, os colaboradores da casa de saúde foram treinados pela equipe de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para usar essa nova plataforma.

PROCESSOS, PRODUTOS E SERVIÇOS
Jéssica Bayer
12

HOB promove encontro da mensal da Comissão de Proteção de Dados

Na tarde da segunda-feira, 27 de março, aconteceu o encontro mensal da Comissão de Proteção de Dados do Hospital Ouro Branco (HOB). O grupo promove ações para a proteção da privacidade dos

dados pessoais e dados sensíveis de seus titulares, buscando a adaptação do hospital à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A criação da comissão demonstra o compromisso da casa de saúde com a proteção e privacidade dos dados dos pacientes, médicos, funcionários e demais partes interessadas.

A Comissão de Proteção de Dados do HOB tem como diretor de proteção de dados, o advogado Dr. George Wieck, como presidente Clarice Lagemann, e como secretária Bárbara Kroth. Ainda integram o grupo multidisciplinar os profissionais: Ana Paula Brandt, Cláudia Biazi, Cristiano Brandt, José Paulinho Brand, Lisiane Loose Bellinaso, Magali Ellwanger, Taila Anschau e Tovar Musskopf.

HOB instala novo gerador de energia

Projeto estratégico visa a mitigação de um risco de negócio

No final de janeiro, o Hospital Ouro Branco (HOB) concluiu a instalação do novo gerador de energia com motor SCANIA de 360kVA (kilovate ampére). O antigo equipamento, com um motor bem menor, tinha capacidade de atender apenas 30% da estrutura do hospital em caso de falta de energia.

“Isso causava insegurança nos colaboradores e na equipe médica, pois poderia

prejudicar nosso trabalho e ocasionar problemas muito graves, como óbitos ” , destacou o diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand.

O novo gerador de energia foi doado à casa de saúde por um político da região, há vários anos. Somente em 2022, o hospital conseguiu arrecadar recursos para para a sua instalação no valor de R$ 280 mil.

O equipamento foi instalado com o apoio técnico de equipes da Cooperativa Certel.

Revista HOB
Jéssica Bayer
13

Hospital Ouro Branco rumo à excelência e sustentabilidade

De 17 a 19 de janeiro, o Hospital Ouro Branco (HOB) passou por uma auditoria interna para avaliar as áreas e os processos administrativos, assistenciais e médicos, com intuito de aferir e garantir entregas com qualidade e segurança ao paciente. Esta ação integra o plano estratégico da casa de saúde, cuja missão é promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade.

A programação da auditoria interna seguiu na íntegra o Manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 1, que avalia mais de mil requisitos com foco na segurança do paciente. A avaliação atesta se as melhores práticas de trabalho estão sendo utilizadas na execução das atividades no hospital e envolvem todas as áreas da instituição: gestores, colaboradores e corpo clínico.

PROCESSOS, PRODUTOS E SERVIÇOS
MANUAL ONA Jéssica Bayer
14

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa, comprovadamente, atender aos padrões definidos pela ONA, que são reconhecidos internacionalmente como sendo as melhores práticas.

Dos 7,2 mil hospitais do país, somente 5,4% são acreditados e buscam a excelência.

Com a Certificação ONA, o Hospital Ouro Branco integrará um pequeno e seleto grupo de hospitais acreditados pela Organização Nacional de Acreditação. Isso porque, atualmente no Brasil, dos 7,2 mil hospitais do país, somente 5,4% são acreditados e buscam a excelência.

A auditoria interna teve suporte da consultora especialista em sistema de saúde e segurança do paciente, Rafaela Vedovelli, da empresa EJRos Brasil e IBIS. O projeto rumo à acreditação hospitalar, tem o apoio estratégico da Unimed VTRP. Nos dias 05 e 06 de abril, aconteceu uma avaliação pré-diagnóstica e, em junho, acontecerá a avaliação final de certificação.

A diretoria da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB) e a direção do HOB agradecem a todas as equipes pela dedicação e empenho.

ABOB cria a função de gerente médico

A Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), mantenedora do Hospital Ouro Branco (HOB), de acordo com as ações previstas para a governança clínica do Planejamento Estratégico, criou a gerência médica.

Desde o início de março, o Dr. Tovar Grandi Musskopf assume essa função junto ao hospital, que dentre outras atribuições, conduzirá as situações clínicas do dia a dia com a equipe médica e multiprofissional com as demais gerências. Dr.

O Dr. Tovar Musskopf é médico clínico geral e já atuou no Pronto Socorro de Estrela e como hospitalista no Hospital de Estrela e no HOB. Ele também já foi secretário de saúde de Lajeado e atuou na regulação médica da Secretaria de Saúde de Estrela. Ele é preceptor de alunos do curso de Medicina da Univates.

Revista HOB
Tovar Musskopf
15

Café com o HOB apresenta reposicionamento estratégico e novos projetos do hospital

Na manhã desta terça-feira, 28 de março, aconteceu a 2a edição do Café com o HOB. O evento contou com a presença de representantes de empresas, lideranças de entidades, autoridades da região e colaboradores da Unimed VTRP. Diretores, gerentes, médicos e colaboradores do Hospital Ouro Branco (HOB) e a diretoria e membros da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB) também participaram do encontro. O Café com o HOB é um projeto da casa de saúde que tem como objetivo fortalecer o relacionamento com o mercado através da transparência, confiança e compartilhamento de atividades prestadas pelo hospital.

DESTAQUES

O presidente da mantenedora, Marco Aurélio Weber, realizou a abertura do evento, desejou as boas vindas aos convidados e apresentou dois novos médicos que ocupam cargos estratégicos no hospital desde o início de março. O Dr. Fábio Cardoso, especialista em Clínica Médica e em Terapia Intensiva, é o coordenador médico da Emergência e da Clínica Médica. O Dr. Tovar Musskopf, médico clínico e hospitalista, é gerente médico da casa de saúde.

Na sequência, o diretor executivo do hospital, José Paulinho Brand, apresentou o reposi-

CLIENTES - COMUNIDADE
16
Jéssica Bayer

cionamento estratégico da casa de saúde para o triênio 2023 a 2025, que tem como missão e visão tornar o HOB referência em média e alta complexidade, com excelência e sustentabilidade. Brand detalhou as ações previstas pelo planejamento estratégico e compartilhou como deve ser feita a interpretação do mapa estratégico. “A análise deve ser realizada de baixo para cima. Ou seja, pessoas qualificadas, comprometidas, entusiasmadas e bem lideradas, são mais felizes e produzem mais, logo, melhoram processos, produtos e serviços todos os dias, com isso os clientes são melhor atendidos e fidelizados e, consequentemente, melhoram o resultado da empresa”, destacou ele.

O diretor executivo do hospital também apresentou alguns indicadores sobre a melhoria do resultado financeiro conquistado pela instituição nos últimos anos, mesmo com o baixo valor do ticket médio das cirurgias realizadas, uma vez que o atendimento é focado em baixa e média complexidade. Paulinho ainda apresentou alguns resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, promovida no início de março deste ano.

“Os dados mostram que nossos colaboradores estão satisfeitos com a sua rotina de trabalho (85%) e com as oportunidades

de evolução na sua carreira (82%). A promoção de ações para atrair, desenvolver e reter pessoas com valores e cultura que se assemelham a do hospital é um dos nossos pilares do reposicionamento estratégico”, comentou o diretor executivo.

Em 2022, atendemos, em média, 91 pacientes por dia, sendo que a nossa capacidade de atendimento é de 85 consultas.

Brand ainda destacou a alta demanda da Emergência em 2022 e em março deste ano.

“Em 2022, atendemos, em média, 91 pacientes por dia, sendo que a nossa capacidade de atendimento é de 85 consultas. Em março, a situação piorou. Tivemos dias com mais de 120 atendimentos diários. A grande parte dos usuários ainda é classificada como casos de pouca ou nenhuma urgência”, alertou o diretor.

Em seguida, o cardiologista Dr. Guilherme Vogt, que também é diretor médico técnico do HOB, falou sobre as ações e projetos pre-

Revista HOB
17

vistos pelo hospital para melhoria do serviço de saúde em Teutônia e região. O médico apresentou o projeto Acreditar, lançado em abril de 2022 e que define ações e estra-

nicípios de Gestão Plena, focado na atenção secundária com a construção de Unidades de Pronto Atendimento 24 horas e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Teutônia.

tégias para a obtenção da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O programa Acreditar tem como prazo meta junho deste ano para a realização da avaliação de obtenção do Selo de Qualificação ONA. “Atualmente, dos mais de 7 mil hospitais no país, apenas 5% são acreditados pela ONA”, ressaltou o diretor técnico médico.

Vogt ainda apresentou o projeto para a UTI HOB que prevê a construção e instalação de 10 leitos de terapia intensiva em uma área de 450m². Falou ainda sobre a revitalização da Emergência com nova portaria de acesso ao hospital e enfatizou a necessidade de criação de um projeto conjunto com os quatro mu-

O médico ainda mostrou detalhes do projeto para a construção de um novo hospital. A expectativa da ABOB é construí-lo em uma nova área. “Hoje, o HOB está localizado em um local de difícil acesso. Ambulâncias, bombeiros e até os usuários têm dificuldades de chegar até a casa de saúde”, lembrou o médico. O Complexo Hospitalar Ouro Branco ocupará uma área de 30 mil metros quadrados e deve ter 120 leitos, UTI, atendimento ambulatorial e emergencial, além de uma casa de longa permanência para idosos.

O Café com o HOB terminou com um bate-papo sobre a Síndrome de Burnout, uma doença que vem avançando em grandes proporções e se acentuou o período pós pandemia. A conversa foi conduzida pelos médicos Dr. Luiz Fernando Schilling e Dra. Sodriane D’Ávila e teve mediação do superintendente de mercado da Unimed VTRP, Darlei Lima. A iniciativa integra as atividades previstas no reposicionamento estratégico do hospital com a criação de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

CLIENTES - COMUNIDADE
18

HOB e município de Westfália juntos em ações de promoção da saúde na comunidade

Colaboradores do Hospital Ouro

Branco (HOB) e integrantes do Azimute, grupo de caminhada do hospital, participaram da Corrida e Caminhada Westfália 27 anos, que aconteceu na noite do sábado, 11 de março. A iniciativa integra o planejamento estratégico da casa de saúde, que visa a promoção de ações em saúde na comunidade.

A competição é uma das principais da região dos Vales e é uma das inúmeras atividades alusivas ao aniversário do município. O colaborador da casa de saúde, Sérgio Guerres, foi destaque na competição e subiu ao pódio representando o Hospital Ouro Branco.

A direção da casa de saúde parabeniza o município de Westfália pelos 27 anos de emancipação.

Revista HOB
19

Hospital implanta ouvidoria

Com a missão de promover ações em saúde com excelência e sustentabilidade, o Hospital Ouro Branco implantou o serviço de ouvidoria, que recebe e avalia os contatos realizados para encaminhá-los aos setores competentes para o devido atendimento.

A ouvidoria do HOB recebe solicitações, sugestões, reclamações, elogios ou denúncias, e acompanha as providências tomadas, exigindo soluções e dando um retorno ao usuário. As manifestações podem ser registradas pelo site, no https://hospitalourobranco.com.br/ fale-conosco-hob/, pelo e-mail ouvidoria@hospitalourobranco. com.br, pelo telefone 51 3762-1659 ou presencialmente, no Setor de Qualidade, localizado no prédio da Área Administrativa.

As manifestações serão analisadas pela equipe diretiva do hospital e o usuário receberá um retorno sobre sua solicitação em até sete dias úteis.

CLIENTES - COMUNIDADE

Transparência

Resultados do exercício

Estes são alguns indicadores sobre a melhoria do resultado financeiro conquistado pelo Hospital Ouro Branco (HOB) nos últimos anos. Essa conquista ocorreu mesmo com o baixo valor do ticket médio das cirurgias realizadas, uma vez que o atendimento é focado em baixa e média complexidade.

HOB contrata consultor especializado em projetos

Em 2022 houve o lançamento de valor de R$ 610 mil de COVID e R$ 190 mil em emendas e em 2023 não houve. Oxigênio - R$ 35 mil

- R$ 28 mil Peças - R$ 38,6 mil

de fila na

O Hospital Ouro Branco (HOB) contratou um consultor especializado em projetos para auxiliar na captação, cadastro, execução e prestação de contas de convênios firmados com o Ministério da Saúde e com o governo do estado.

Eduardo Marques é responsável pela captação de recursos do Projeto de UTI, do Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, e de outros hospitais do Rio Grande do Sul.

Revista HOB ECONÔMICO - FINANCEIRO Reportagem HOB
EVOLUÇÃO DO RESULTADO DO HOSPITAL 1.740.000,00 2020 2.565.627,87 2022 2.211.000,00 2021 -3.977.000,00 2019 -1.100.100,00 2018 RESULTADO DO EXERCÍCIO DE 2023 Receita operacional Receitas Subvenções e Doações Outras Receitas Total de Receitas 2023 jan/fev 4.319.680,22 1.143.292,18 177,001,30 5.639.973,70 2022 jan/fev 4.077.984,08 1.519.856,34 164.749,87 5.762.590,29 Var. R$ 241.696,14 376.564,16 12.251,43 122.616,59 Var. % 5,93 -24,78 7,44% -2,13
serviços
Administ. Materiais Admnistrativas Pessoal Manutenção e Conservação Honorários Médicos/Prest Ser. Depreciação Exames Laboratoriais Despesas Financeiras Superávit do Exercício 346.911,54 5.404.186,25 445.874,47 95.454,53 1.857.677,69 187.473,64 2.213.243,96 157.018,82 107.768,61 339.701,53 - 111.124,09 334.440,45 4.537.712,59 357.923,88 79.911,61 1.522.527,52 221.864,26 1.924.009,92 171.253,14 85.796,14 174.425,62 890.437,25 12.471,09 866.473,66 87.923,59 15.542,92 335.150,17 34.300,62 289.234,04 14.234,32 21.971,97 165.275,91 779.313,16 3,73 19,09 24,56 19,45 22,01 -15,50 15,03 -8,31 25,61 94,75 -801,16 Mais cirurgias e atendimentos Médicos
CAS Ajustes no valor da hora médica na Emergência 4 organizadores
Emergência 1 Coordenador de Compras - Demissões e rescições - Aplicação de dissídios coletivos - Alguns ajustes salariais Coord.
(-) Custo das vendas e
(-) Despesas gerais e
no
Alimentos
21

HOB e Sicredi fecham parceria para financiamento de cirurgias

OHospital Ouro Branco (HOB) e a Sicredi Ouro Branco assinaram um convênio de parceria abrindo uma linha de crédito especial para financiamento de procedimentos eletivos e estéticos.

O novo convênio de crédito consiste em uma linha especial de financiamento que visa auxiliar os pacientes do hospital a fazerem seus tratamentos de saúde, sejam eles procedimentos eletivos ou mesmo cirurgias estéticas.

A contratação poderá ter prazo de até 60 meses para pagamento, com taxa de 1,69% a.m. e associados da cooperativa já têm um limite de crédito pré-aprovado. O usuário poderá contratar o financiamento no aplicativo da cooperativa.

HOB coordenando compras conjuntas com hospitais do Vale do Taquari

O projeto estratégico de Compras Conjuntas tem como participantes 12 hospitais da região do Vale do Taquari, como foco na aquisição de Soros e Água Destilada. Com a consolidação das demandas dos hospitais, tem-se um ganho de escala que possibilita negociar um valor muito maior, chegando num total de 2,5 milhões. A expectativa é gerar uma redução de 15% a 25% aos hospitais nesses produtos, além da redução dos custos financeiros, a segurança de abastecimento, redução do risco de ruptura de estoque. Logo mais essa prática irá evoluir para outros segmentos de produtos como papeis A4, matérias de hotelaria, enxovais e luvas.

ECONÔMICO - FINANCEIRO
Jéssica Bayer
22

Projeto Contabilidade Gerencial almeja Padrão Indicadores ANAHP

Em janeiro, o Hospital Ouro Branco (HOB) promoveu a primeira reunião do grupo multidisciplinar do projeto Contabilidade Gerencial. Na oportunidade, foi apresentada a proposta para criação de indicadores, tendo como referência os indicadores padrão da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP).

O projeto prevê a implantação e integração dos programas Salux e Domínio nos setores de Compras, Faturamento, Financeiro, Contabilidade, Relacionamento com Corpo Clínico e RH com o apoio da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Até março, o grupo já promoveu a reestruturação dos centros de custos conforme organograma, definiu os indicadores, iniciou a integração da Folha de Pagamento (Domínio)

com o Módulo Financeiro da Salux, começou a revisão do custo do bloco cirúrgico, promoveu a integração da depreciação do módulo patrimônio para módulo contábil do Domínio, realizou a parametrização e conferência, iniciou a informatização do Fluxo de Caixa no Salux e promoveu a integração analítica dos lançamentos do Caixa entre Salux e Domínio.

Mudanças na coordenação da Contabilidade e do Financeiro

A Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), mantenedora do Hospital Ouro Branco, comunica o encerramento das atividades da contadora Marcia Kuhn Leonhardt em 31 de março de 2023. A ABOB e o HOB agradecem pelos 19 anos em que Márcia cooperou com a instituição.

Com isso, informamos que a contadora Adriana Meyring Tischer, que atua há 2 anos no hospital, assumirá como Coordenadora da Contabilidade. Na coordenação do Setor Financeiro, assume a colega Micheli Klunk Mädke.

Revista HOB
23

COLUNA MÉDICA

Síndrome de burnout: entenda o que é e como se manifesta

Não aguento mais meu trabalho: será que é burnout? O termo burnout, veio a partir do verbo “burn-out”, definido pelo dicionário inglês como “falhar, desgastar ou ficar exausto por fazer demandas excessivas de energia, força ou recursos”

Um dos assuntos que tem estado em voga ultimamente é a Síndrome de Burnout, mas afinal, o que é isso? Essa síndrome, também chamada apenas de burnout, é uma condição relacionada principalmente ao trabalho, que se caracteriza por exaustão emocional, insatisfação com o próprio desempenho e despersonalização (desligamento do trabalho).

Ela pode ocorrer no cenário de estresse crônico relacionado ao trabalho, de modo especial, quando há pressão excessiva, conflitos, pouco apoio emocional e pouco reconhecimento. No Brasil, essa síndrome passou a ser reconhecida como doença ocupacional pela Previdência Social a partir de 1999.

Além dos impactos na saúde emocional, o burnout também pode levar a distúrbios do sono (sensação de sono não reparador), diminuição de funções cognitivas (piora da atenção e memória),

alterações no sistema imunológico (infecções, inflamação), síndrome metabólica (resistência insulínica – predispondo o desenvolvimento de diabetes) e doenças cardiovasculares (aumento da pressão arterial e risco de infarto cardíaco).

Diante do exposto, se faz necessário intervenções lideradas pelas empresas visando transformar o clima negativo no ambiente laboral, a insatisfação com a supervisão e os processos de trabalho, incluindo a reestruturação de tarefas, práticas ergonômicas. Ações como reduzir a sobrecarga de atividades, melhorar a distribuição dos afazeres e aumentar os níveis de participação da equipe na tomada de decisões favorecem a diminuição dos níveis de burnout. Do mesmo modo, são imprescindíveis ações no âmbito individual que envolvam técnicas de relaxamento e/ou de terapia cognitivo-comportamental para melhorar o suporte social, o desempenho e as habilidades de resolução de conflitos interpessoais.

Se você percebe sinais de burnout em si, colegas de trabalho e/ou funcionários, não deixe de buscar auxílio profissional para lidar com a situação, pois todos são responsáveis e beneficiados pelo equilíbrio psicológico da equipe.

ABOB realizará assembleia geral ordinária

No próximo dia 25 de abril, a Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), mantenedora do Hospital Ouro Branco (HOB), realizará a assembleia geral ordinária. O evento ocorrerá na nova Área Administrativa do HOB (entrada pela Rua Major Bandeira), a partir das 19 horas.

25/04

19 horas

Revista HOB
Dra. Sodriane D’Avila CRM/RS: 50599 sodriane.davila@gmail.com Especialista em Cirurgia Plástica Pós gestante Nova Área Administrativa do HOB (Rua Major Bandeira)
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.