__MAIN_TEXT__

Page 1


EDITORIAL

POR AGÊNCIA ARCANJO

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020 Para o ano de 2020, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida, através Campanha da Fraternidade, a um olhar mais atento e detalhado para a vida. Assim, apresenta o tema “Fraternidade e vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

Confira ainda, como foi a Festa do nosso padroeiro, São Sebastião e informações sobre a Abertura do Ano Pastoral na paróquia. Desejamos uma boa leitura!

Neste contexto, o Papa Francisco nos convida a transpor a realidade da indiferença. Esse ato de compaixão é a própria linguagem divina que clama por justiça e solidariedade. Temos o compromisso, como cristãos, de assumirmos a promoção e a defesa da vida, lembrando que ela é um presente de Deus e deve ser cuidada. Por isso, nesta edição da Revista São Sebastião, confira mais sobre a Campanha da Fraternidade 2020 e conheça também a ação de Promoção Humana, pelo Dia da Solidariedade. Conheça, também, o trabalho realizado pela Pastoral do Idoso em nossa comunidade.

MISSAS MATRIZ SÃO SEBASTIÃO Segunda-feira: 19h Terça-feira: 19h Quarta-feira: 7h e 15h30 Quinta e sexta-feira: 19h Sábado: 19h Domingo: 7h, 9h30 e 19h Primeira sexta-feira do mês: 7h, 15h30, 19h e 23h COMUNIDADE SÃO LUÍS GONZAGA Sábado: 19h | Domingo: 9h COMUNIDADE RAINHA DA PAZ Sábado: 17h30 Domingo: 8h Dia 25 de cada mês: 19h30 (quando cair durante a semana) COMUNIDADE SÃO BENEDITO Sábado: 17h30

COMUNIDADE N. SRA. DO ROSÁRIO Domingo: 8h30 Dia 11 de cada mês: 19h terço e em seguida celebração EXPEDIENTE DA SECRETARIA MATRIZ SÃO SEBASTIÃO Segunda-feira: 13h às 18h Terça a sexta-feira: 7h30 às 18h (sem fechar para almoço) Sábado: 8h às 11h COMUNIDADE SÃO LUÍS GONZAGA Terça a sexta-feira: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h30 Sábado: 8h às 11h COMUNIDADE RAINHA DA PAZ Segunda-feira: 13h às 17h30 Terça a sexta-feira: 8h às 11h30 e 13h às 17h30 2º e 4º sábado do mês: 8h às 11h

2 . E D I TO R I A L | R E V I S TA S Ã O S E B A S T I Ã O

COMUNIDADE SÃO BENEDITO Temporariamente na Secretaria da Matriz COMUNIDADE N. SRA. DO ROSÁRIO Temporariamente na Secretaria da Matriz ATENDIMENTO DOS PADRES (confissão, orientação espiritual e bênção de objetos) MATRIZ SÃO SEBASTIÃO Terça, quarta e sexta-feira: 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30 Quinta-feira: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30 Sábado: 8h às 10h30 COMUNIDADE SÃO LUÍS GONZAGA Quinta-feira: 15h às 17h30 COMUNIDADE RAINHA DA PAZ Quinta-feira: 14h às 17h


IGREJA

ABERTURA DO ANO PASTORAL 2020 Pe. Helio Feuser, scj

Movidos pela nossa assembleia paroquial, ocorrida no final de outubro, nós queremos iniciar este ano relembrando nossos compromissos nela assumidos. Fazer deste ano uma vivência profunda da fé. É necessário sentir, cada vez mais, a alegria do viver e trabalhar juntos, em comunhão. Fazer exercício de fraternidade, não se deixando cair no ativismo e nem no individualismo. Cada um é chamado a fazer o esforço de educar-se para a fraternidade, para a solidariedade e a comunhão. É preciso, portanto, aprofundar o conceito de comunhão fraterna e o seu dinamismo, fazer investimento na formação para a fraternidade. As dificuldades fraternas atrapalham também a vida pastoral. Por isso, é necessário crescer na capacidade de diálogo e na caridade pastoral, já que somos chamados a crescer na qualidade de acolhida do outro e do povo de Deus.

A consciência do Espírito Santo na Igreja nos leva a evitar ou combater a autossuficiência. Somos chamados à experiência da abertura corajosa aos desafios da missão. É necessário renovar a nossa paixão missionária continuamente, pois somos instrumentos do Espírito Santo. Animados por ele, somos chamados a romper com tudo aquilo que nos fecha em nós, em nossos esquemas. Como no dia de Pentecostes, também hoje, seremos capazes de usar a linguagem de Jesus, do amor. Somos convocados a amar a nossa Igreja e a assumir o seu Plano Pastoral. Superar o individualismo, pois somos Igreja juntos. Sempre estimular, no ambiente paroquial, o sentido de pertença à Igreja. Caminhar com Maria, fazendo seu percurso espiritual, missionário, solidário. Maria gera Jesus, e a Igreja deve gerar a comunhão. Este é o nosso desafio pastoral.

Somos convidados a fazer a experiência da encarnação da fé, apresentar a pessoa de Cristo próximo à realidade da nossa gente, dar respostas pastorais a partir de Jesus Cristo, exercitar-se no olhar introspectivo sobre o mistério cruz e da Páscoa. Somos chamados a buscar a nossa conversão integral, estudar e assimilar os documentos da Igreja.

QUARTA-FEIRA DE CINZAS POR PE. DARLAN DEJAIME MARASCA

A Quarta-feira de Cinzas dá inicio ao tempo da quaresma, quando cada católico é convidado a viver, de modo mais intenso, a oração, a caridade e a penitência, em vista de estar vigilante para a Páscoa. O nome cinzas é tirado da cerimônia que se realiza durante a missa neste dia, quando são colocadas cinzas sobre a cabeça dos fiéis. Na Sagrada Escritura, as cinzas sempre foram sinais de penitência. Servem para lembrar a transitoriedade da vida “lembra-te que és pó e ao pó voltarás”. Trata-se de um sinal de que não queremos nos perder no pecado, mas alcançar a misericórdia de Deus, em um caminho de penitência e conversão.

“Tomai um punhado de cinzas”, disse Deus a Moisés e Aarão, “e atirai-as sobre o povo”. Esta cinza, assim espalhada, diz a Sagrada Escritura, foi como a semente dos flagelos do Egito, que causaram imensa desolação. Muito diverso deve ser o efeito da cinza hoje, lançada sobre as cabeças pelos sacerdotes. Quer-se com esse sinal valer-se das graças de Deus e mover o coração para verdadeira penitência e emenda dos pecados. Iniciando a quaresma, que cada fiel fortaleça em sua vida os exercícios quaresmais e, assim, viva melhor a união com Nosso Senhor, em seu caminho para o calvário.

3 . I G R E J A | R E V I S TA S Ã O S E B A S T I Ã O


A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma e nos inspira a viver e solidarizar-se. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques. A Campanha da Fraternidade 2020 com o Tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e com o Lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) nos convida a olhar, de modo mais atento e detalhado, sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. Ela proclama que a vida é Dom e Compromisso! Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar. O cartaz da CF 2020 nos remete à figura de Irmã Dulce, nossa santa brasileira, Santa Dulce dos Pobres, a mensagem é de: “vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado. Por isso que Irmã Dulce cuida. E seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar das pessoas que estão próximas a nós. Onde estou é lugar de cuidado da pessoa, do mundo, da ecologia. Amar é fazer o bem! Daí a beleza do cartaz, que está sintonizado com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no que diz respeito ao pilar da caridade”. O sentido da vida nós encontramos no amor que, entre outros aspectos, se traduz na capacidade de se compadecer e cuidar. Por essa razão, um dos primeiros passos do nosso agir como discípulos missionários de Jesus Cristo é resgatar o sentido do viver no horizonte da fé cristã proclamando a beleza da vida. “Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai vossas vidas lugares de beleza”.

Com o Bom Samaritano aprendemos: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, um olhar atento ao nosso próximo, o rompimento da indiferença torna o samaritano mais humano. A compaixão expressa o zelo aos moldes de Deus: aproximarse e fazer-se útil ao outro, auxiliando com nossos melhores recursos, humanos, materiais e espirituais, para que aqueles que estão desfigurados pela dor possam reencontrar, com o auxílio da fraternidade, a dignidade da vida. E para nós, cristãos, o exemplo do Bom Samaritano apresenta um autêntico programa quaresmal: 1) escuta da Palavra que converte o coração; 2) verdadeira atenção pelos outros; 3) romper com a indiferença frente ao sofrimento; 4) disponibilidade para o serviço. Tornar-se, assim, visível e cor responsável da vida humana, pois somos todos irmãos e irmãs (Mt 23,8) e, por isso, responsáveis uns pelos outros, assim se define a vida. A CF 2020 nos impulsiona para um compromisso pessoal. As mudanças que tanto queremos no mundo só serão reais se começarem em nós, a partir de nós, afetando o ambiente em que vivemos. A conversão pastoral é fruto da conversão pessoal, “vai e faze o mesmo”. (Lc10,37). Daí a importância de renovarmos, pessoalmente, nosso compromisso de cuidado e valorização da vida. Dar início a processos de fraternidade e de ternura, cultivar boas amizades, redescobrir o valor da vizinhança... Valorizar desde o simples cuidado com a própria saúde, até o lazer e o descanso, sem descuidar da solidariedade. Somos imagem e semelhança de um Deus que é comunhão e que, em comunhão, cuida. Que a Virgem Maria nos ajude a compreender e a viver os ensinamentos da Campanha da Fraternidade 2020! Andréa Gomes Cardoso Artigo escrito a partir do Texto-base CF 2020


A Promoção Humana foi fundada em 1987, pelo Padre Felipe Dalcégio, e tem como objetivo contribuir para a transformação dos corações e das estruturas da sociedade em que vivemos. Levar as pessoas a serem construtoras da sua promoção e protagonistas do seu próprio projeto de vida. Ajudar as pessoas nas situações de vulnerabilidade, risco e exclusão social, quanto à saúde, alimentação, roupas e calçados. A promoção Humana é a opção evangélica fundamentada no Evangelho. Jesus ordenou aos seus discípulos que repartissem o pão com a multidão. A fé sem obras é morta, por isso, a Semana da Solidariedade é de suma importância para darmos continuidade ao nosso trabalho. Com estas doações, podemos ajudar muitas famílias que estão em situação difícil e, muitas vezes, de desespero.

Atualmente, somos doze voluntárias, que toda terça-feira a tarde se dedicam a este trabalho, o qual não seria possível sem o amor, a dedicação e o comprometimento desse grupo. Contamos também com o apoio da comunidade e dos padres!


PA S TO R A I S E M O V I M E N TO S

PASTORAL DA PESSOA IDOSA Há 15 anos, no dia 5 de novembro de 2004, durante a Assembleia Geral da CNBB, nascia a PPI, que teve por iniciativa a proposta de Dra. Zilda Arns Neumann que viu, através das visitas da pastoral da criança, e da consciência da mudança no perfil demográfico do Brasil, a necessidade de se levar informação sobre saúde e um melhor cuidado de si também aos idosos. “Ensinai-nos à bem contar os nossos anos, e dai ao nosso coração sabedoria” (Sl 90). LEMA: “Que cada comunidade acompanhe com compreensão amorosa a todos que envelhecem” (Papa João Paulo II, Carta aos Anciãos). MISSÃO: Promover os direitos da pessoa idosa, sua saúde, segurança e integração na comunidade, valorizando o vínculo familiar, o convívio com as demais gerações, estimulando uma velhice ativa e buscando uma longevidade digna. Ajudando a fortalecer a rede de solidariedade, fazendo a ponte com as demais pastorais sociais da comunidade, e órgãos de assistência como CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, UBS – Unidade Básica de Saúde e com o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, identifica ainda pessoas idosas com direito ao BPC – Benefício de Prestação Continuada. Para realizar este trabalho, a Pastoral da Pessoa Idosa conta com líderes (voluntários), que após receberem uma capacitação de 21 horas, passam a fazer visita domiciliar às pessoas idosas (na média 10 pessoas cada

líder), levando atenção, carinho e informação. A PPI adota a formação continuada desses líderes, que se dá na própria comunidade, através de reuniões que acontecem uma vez por mês, onde ainda fazem uma reflexão e avaliação das experiências vividas nas visitas e discutem ações a serem desenvolvidas com a comunidade para que esse trabalho missionário seja mais efetivo.

OBJETIVOS:

- Promover o respeito à dignidade e à cidadania das pessoas idosas, colaborando com a divulgação e prática do Estatuto do Idoso; - Valorizar a história de vida, as experiências, a sabedoria adquirida ao longo da vida de cada pessoa idosa; - Incentivar a criação nos conselhos O e1ºparticipação dia do Tríduo a São Sede direitos da pessoa idosa;

bastião, dia 16, quinta-feira, foi pelo Padre Gilberto - Somar esforços celebrado com a comunidade científica,

associações de gerontologia e geriatria, e demais órgãos de assistência social. VALORES: Vida, Fé Cristã, Esperança, Caridade, Humildade, Respeito, Partilha, Solidariedade e Serviço; em resumo, ser ouvidos, ser braços abertos e preencher o vazio que se dá pela vida corrida e atribulada da família destes idosos visitados. Sendo principalmente ouvidos. METODOLOGIA: ver, julgar, agir, celebrar e avaliar. Deus abençoe a todos nós!

DIMENSÕES DO DÍZIMO MISSA DO DÍZIMO Todo 2º final de semana do mês

6 . A Ç Ã O PA S TO R A L | R E V I S TA S Ã O S E B A S T I Ã O


Festa do Padroeiro Sao Sebastiao

O 1º dia do Tríduo a São Sebastião, dia 16, quinta-feira, foi celebrado pelo Padre Gilberto.

O 2º dia do Tríduo a São Sebastião, dia 17, sexta-feira, foi celebrado pelo Padre Beto.

O 3º dia do Tríduo a São Sebastião, dia 18, sábado, foi celebrado pelo Padre Diomar.

No domingo, dia 19, a missa foi celebrada pelo Padre Helio.

Durante os festejos, muita comida, confraternização e alegria!

7 . A C O N T E C E U | R E V I S TA S Ã O S E B A S T I Ã O


PROGRAME-SE CATEQUESE EM PREPARAÇÃO PARA O BATISMO - PAIS E PADRINHOS Comunidade São Luís Gonzaga (três encontros consecutivos) 1ª. Turma – 26.03, 30.04 e 28.05, das 19h30 às 22h Inscrições na secretaria da comunidade INSCRIÇÕES DE CATEQUESE PARA 1ª COMUNHÃO (nascidos em 2011) E CRISMA (nascidos em 2007) Período de inscrição: 13 de fevereiro a 7 de março Somente durante este período e para os dizimistas da Matriz, vagas limitadas Documento necessários: 1ª Comunhão Xerox da Certidão de Nascimento ou RG Xerox da Lembrança de Batismo Dízimo em dia Taxa de inscrição

Crisma Xerox da Certidão de Nascimento ou RG Xerox das Lembrança do Batismo e 1ª Comunhão Dízimo em dia Taxa de Inscrição

ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS

ESCOLA DE ESTUDO BÍBLICO

Inicio: 10 de março, todas as terças-feiras Horário: das 19h30 às 21h30 Local: Auditório Sagrado Coração de Maria, no Centro Pastoral Cristo Rei Mensalidade: R$30,00 ao mês Inscrição no local

Início: 5 de março, toda quinta-feira Horário: 19h30 Local: Auditório Sagrado Coração de Jesus, no Centro Pastoral Cristo Rei

AVISOS MENSAIS

26.02 | QUARTA-FEIRA DE CINZAS Missas Matriz 7h, 9h30, 15h30 e 19h

Comunidades São Luís Gonzaga, São Benedito, Rainha da Paz e N. Sra. Do Rosário | às 19h30

06.03 | SEXTA FEIRA

Missas às 7h, 15h30 e 19h, na Matriz Dia devocional ao Sagrado Coração de Jesus, com adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia.

07.03 | SÁBADO

Missa com as crianças, às 15h

21 E 22.03 | SÁBADO E DOMINGO Encontro de Casais de 2ª União

Para casais que têm união estável, e um ou os dois cônjuges já foram casados na Igreja. O objetivo é acolhê-los de acordo com os ensinamentos da Igreja. Informações na secretaria da Matriz.

Missa da Juventude, às 23h EDIÇÃO Aline F S Oliveira

Este informativo é uma publicação sob responsabilidade do Pe. Hélio Feuser, scj e Pascom da Paróquia São Sebastião, situada na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 632 Centro - Jaraguá do Sul/SC - (47) 3371-0321

DIAGRAMAÇÃO Tuany Pereira SUGESTÃO DE CONTEÚDO redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook.com/agenciaarcanjo (47) 3227-6640

REVISÃO Fernanda Felicio IMPRESSÃO Gráfica Sbardelatti TIRAGEM 2.000 exemplares

Profile for Agência Arcanjo

Revista São Sebastião - Fevereiro de 2020  

Revista São Sebastião - Fevereiro de 2020  

Advertisement