__MAIN_TEXT__

Page 1

3

6 TELHADO COMEÇA A SER RECONSTRUÍDO

7 FAMÍLIA TAMBÉM É BERÇO DE VOCAÇÕES

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA


JORNAL DO SANTUÁRIO| AGOSTO | 2019

INICIAL

PALAVRA DO PÁROCO

A nova “cultura vocacional”

Por Pe. Léo Heck, scj

A nossa paróquia santuário, junto da Diocese de Joinville, aderiu à campanha pelas vocações promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que se espalhou pelo Brasil inteiro, como uma ação evangelizadora fundamentada na temática principal – “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). Assim, nos colocamos em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, novas vocações para a Igreja. Rezamos as dez Ave-Marias pelas vocações no início dos encontros em nossas pastorais e movimentos, como também antes de cada santa missa. A oração cria um ambiente favorável ao nascimento de novas vocações e suscita uma verdadeira cultura vocacional. A cultura vocacional é o ambiente positivo, saudável, referente às vocações, por meio do qual propiciamos que chegue até as crianças, os adolescentes e os jovens o testemunho alegre das pessoas que seguem a Deus. Neste sentido é importante publicar testemunhos de quem vive com alegria o seu chamado e vocação. O mês de agosto é propício para esta ação uma vez que, no decorrer deste, lembramos a vocação do padre, religioso-consagrado, família e cristão leigo e leiga, missionário, catequista. A cultura vocacional se forma a partir da oração e do falar positivamente das vocações. Aqui, no Santuário, embora tenhamos uma Equipe de Pastoral no Serviço da Animação Vocacional (PV, SAV), formada por casais, consagrados e o padre, esta ação evangelizadora corresponsabiliza toda a Igreja. Enfim, a cultura vocacional está ligada com o todo da Igreja. Uma comunidade viva, dinâmica e orante, desperta sempre novas vocações. Do mesmo modo que a totalidade dos católicos está se renovando com o impulso missionário, advindo do documento de Aparecida e das iniciativas geradas pelo papa Francisco, as vocações à vida da Igreja também dependem dessa renovação missionária, da Igreja em saída. “Envia, Senhor, operários à vossa Messe!”

8ª promessa do Sagrado Coração de Jesus As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição

Eventos do mês ESCOLA MINISTERIAL DIOCESANA (EMIDI) 9 e 23 de agosto | 19h30 às 21h30 RETIRO DA PASTORAL DO EMPREENDEDOR 18 de agosto | A partir das 8h30 Local: Vila Verde Espaço Rural (Estrada Canela, 1.465) Inscrições na Secretaria Paroquial (R$ 65): 3455-2204 MISSA DE LOUVOR 22 de agosto | 19h30 REUNIÃO PASCOM COMARCA SUL 22 de agosto | 19h30 RETIRO DO SANTUÁRIO JOVEM 24 e 25 de agosto | 8h às 20h30 Local: Seminário de Corupá (R$ 30, com deslocamento) MISSA DO EMPREENDEDOR 27 de agosto | 19h30 MISSA MISSA DAS DAS CRIANÇAS CRIANÇAS 31 de de agosto agosto | 31 | 15h 15h

94º EMAÚS FEMININO 15 a 18 de agosto 90º EMAÚS MASCULINO 22 a 25 de agosto Local: Casa de Formação Sagrado Coração de Jesus (Jaraguá do Sul) Inscrições e informações: 98476-6972 (Tayná)

Memórias

Pe. Aloísio, servo de Deus

Por Pe. Joãozinho, scj

12 PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

[...] a perfeição de Deus é a misericórdia e a santidade. [...] Desse modo, ser perfeito é ser santo e misericordioso. É cumprir em nós a “imagem e semelhança de Deus”, segundo a qual fomos criados. O Coração de Jesus nos ajuda porque é o modelo pronto e acabado de perfeição, santidade e misericórdia.

2

“Todos nós temos medo. É natural. Está dentro do ser humano. Mesmo tendo saúde e bem-estar, temos medo de fracassar. Para desaparecer o medo e viver em paz, vamos pôr nossa confiança em Jesus e colocar Nele o nosso amor”.


JORNAL DO SANTUÁRIO| AGOSTO | 2019

ENTREVISTA

GERAL

Obras do telhado são iniciadas Por Eva Croll Boas notícias: a revitalização do telhado do Santuário já está saindo do papel e, até o fim do mês, a Casa do Coração estará mais protegida. O projeto, da Plataforma Engenharia, já está aprovado junto às secretarias municipais da Cultura (Secult) e do Meio Ambiente (Sama). O gerenciamento da obra contará com a Tecnoponta. A contribuição da comunidade e também da Polícia Ambiental de Canoinhas (SC), que doou madeira para utilização na obra, foram fundamentais. A seguir, confira a entrevista com Guilherme de Oliveira, da Plataforma. Jor n a l do Sa n tu á ri o : A igreja precisará ser interditada? Gu i l h er m e de O li v e i ra : O projeto não prevê a interdição. Será necessário fazer uma interdição parcial para montagem dos reforços em estruturas metálicas, a qual tem duração prevista de cinco dias e será realizada em horário comercial. Jor n a l do Sa n tu á ri o : O que será feito na obra? Gu i l h er m e de Ol i ve i ra : O destaque vai para reforço da estrutura do telhado com peças metálicas; restauração de áreas seladas, beirais e cumeeira; e limpeza de dutos, calhas e telhas. É importante mencionar que peças já presentes na estrutura não serão retiradas, mas sim reforçadas com peças de estrutura metálica galvanizada. Jor n a l do Sa n tu á ri o : Por que a realização da obra é importante? Gu i l h er m e de O l i v e i ra : Há alguns anos, o Santuário passou por uma importante reforma, tornando-o inclusive um ponto turístico da cidade. Nessa grande reforma, o foco foi o interior da igreja, principalmente forro e revestimentos. Agora chegou a vez do telhado, que em função da idade da construção, já apresentava sinais de comprometimento da vida útil dos materiais utilizados. Jor n a l do Sa n tu á ri o : Quais serão os benefícios da obra para a comunidade? Gu i l h er m e de O li v e i ra : Toda a beleza interior do Santuário está sob o telhado. Portanto, sua conservação aumentará a vida útil de todos os materiais que protege. O projeto traz ainda a aplicação de uma solução moderna que garantirá mais padronização e praticidade para a realização desta obra e de obras futuras.

30.6.2019 | Marcelo Silvano

O QUE ME TROUXE AQUI?

“Agradecer pela família e manter a fé. Para mim é muito importante esse encontro com Deus”.

30.6.2019 |

Renata Fortunato, Kauã Michels e Altamiro Michels, Laura Fortunato de Oliveira e Nataly Michels

“Agradecer. Sempre temos o que agradecer a Deus”.

3


CENTRAL

JORNAL DO SANTUÁRIO| AGOSTO | 2019

Por Agência Arcanjo, com colabor Há escassez de vocações na Igreja? A solução está no Evangelho: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários” (Mt 9,38). E assim, todos os cristãos católicos são convidados a oferecer uma dezena do rosário ao surgimento de novas vocações religiosas. A campanha “Cada comunidade uma nova vocação” é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Frutos Há mais de um ano, o Santuário Sagrado Coração de Jesus reza em comunidade pelo surgimento de novas vocações. Em dezembro de 2018, o Jornal do Santuário publicou uma entrevista com os jovens que atenderam ao chamado de Deus e são frutos dessa corrente de oração. Guilherme Martins, de 19 anos é um deles. Ele trabalhava e cursava a faculdade de Letras, além de tocar guitarra no ministério de música do grupo de jovens na Paróquia Santa Luzia, no Paranaguamirim. “Foi um pouco difícil pros meus pais aceitarem que eu deixaria tudo isso”. Aos nove anos, um fato já tinha marcado o seminarista: “Jesus disse que você vai ser padre”, ouviu ele do diácono que celebrava o casamento de um familiar. Mas até fevereiro de 2018, não pensava na vocação sacerdotal. “Um dia procurei o padre para que rezasse pela minha vocação. Antes de eu falar qualquer coisa, o padre Helton perguntou se eu nunca tinha pensado que dentro de mim poderia ter uma alma sacerdotal”. Dali em diante, Guilherme começou a participar do Santuário Sagrado Coração de Jesus e fez um estágio vocacional no seminário. Ao encontrar o Pe. Marcelo Rossi, que esteve em Joinville para lançar o livro Metanóia, Guilherme ouviu do sacerdote: “Filho, você está com dúvida sobre a sua vocação, não é? Não te preocupa, Jesus já te consagrou ao sacerdócio”. O jovem ainda contou com a orientação espiritual da irmã Aparecida de Fátima, do Lar Renascer, comandado pelas irmãs Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. Além dele, João Walecki, Matheus dos Santos e William Damian continuam no seminário.

Foto: arquivo pessoal

Pedi ao Senhor da messe que envie operários”

4

Guilherme e Pe. Marcelo Rossi


JORNAL DO SANTUÁRIO| AGOSTO | 2019

CENTRAL

ração de Eva Croll e Rayana Borba

Casa do Coração Arthur Hang é outro seminarista enviado pela nossa paróquia. Ele ingressou no seminário em 2017 e agora, aos 18 anos, cursa Filosofia no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque (SC). Seu chamado ocorreu antes da campanha “Cada comunidade uma nova vocação”, mas as orações também estão sendo direcionadas a ele.

Foto: Jacqueline Freudenborg

Foto: Jacqueline Freudenborg

O jovem recebeu todos os sacramentos no Santuário Sagrado Coração de Jesus, inclusive servindo como coroinha e participando do Santuário Jovem. “A comunidade sempre me incentivou”, destaca, acrescentando que a oração é a base da vocação. “Um fruto bom vem de uma árvore boa. Uma santa vocação é consequência de uma comunidade que cultiva a santidade e pede à providência divina que nunca faltem pastores para guiar o rebanho”.

Os acólitos Francisca e Arthur, com Dom Wilson Jönck, scj

Arthur, enquanto coroinha, numa celebração no Santuário Sagrado Coração de Jesus

Seminaristas do Sagrado Coração de Jesus Alysson Saramento 1º ano do Ensino Médio (Rio Negrinho) Thiago Pereira 2º ano de Filosofia (Brusque)

5


SANTUÁRIO

JORNAL DO SANTUÁRIO| AGOSTO | 2019

Diaconato: uma decisão madura

do pároco. “Como os diáconos permanentes geralmente são casados, naturalmente estão engajados com os casais. Também assumi a coordenação geral dos Grupos Bíblicos de Reflexão, porque me identifico com esse trabalho”, certifica Osvaldo. Se você sente esse desejo ou conhece alguém que Por Filipe Natali tem perfil, procure um sacerdote. Como dizia São João Paulo Há seis anos, o Santuário Sagrado Coração de Jesus 2º, “a Igreja Católica é um celeiro de vocações”. conta com os serviços do diácono Osvaldo da Rosa. O desejo O que faz um diácono surgiu após um convite, que já considerava os pré-requisitos: O diácono é encarregado de executar o ministério de Deus, ter mais de 35 anos, estar casado há pelo menos cinco, ter passando de leigo para membro do clero. As funções do uma vida eclesial e matrimonial exemplares e frequentar diácono só não se assemelham ao padre pela confissão, pelo menos três anos do curso de formação em teologia. E unção dos enfermos e consagração da Eucaristia. se o homem for solteiro, precisa fazer votos de castidade. O diácono assiste a paróquia, seguindo a administração

Pequena grande vocação Por Eva Croll

Foto: Jacqueline Freudenborg

Ainda é muito cedo para afirmar que Miguel será um Na casa de José Eduardo e Laís, nenhuma refeição acontece sem que Miguel da Silva, de 7 anos, faça uma sacerdote. Enquanto ele mantiver esse desejo, Eduardo oração para agradecer. Há três anos, os pais e a avó Alcione e Laís o apoiarão, rezando para que a vontade de Deus têm percebido o quanto ele é atraído pela vocação religiosa. aconteça na vida do pequeno. A justificativa é simples: “Me sinto muito bem ouvindo os padres. Quando crescer também quero fazer as pessoas se sentirem bem”, explica o pequeno. O exemplo de Miguel já influenciou os colegas da escola, que passaram a frequentar mais a igreja. Ele inclusive escolheu uma fantasia de padre para passar o Dia das Crianças. Os pais contam que o desejo de Miguel surgiu por conta própria. Agora, o entusiasmo do filho motiva o casal a participar das atividades no Santuário. O menino faz parte do Terço dos Homens com o pai e já faz planos para se tornar coroinha. Laís e José Eduardo, com os pequenos Maria e Miguel

Pedal Missionários da Paz

Foto: Jacqueline Freudenborg

Por Maitê Pires

6

O mês do Coração de Jesus foi encerrado com o 1º Pedal do Santuário. O passeio ciclístico Missionários da Paz contou com aproximadamente 400 pessoas que vestiram branco ao pedalar pelos oito quilômetros territoriais da Paróquia. A receptividade dos moradores impressionou: por onde se passou, as pessoas vinham às sacadas, janelas ou portões acompanhar o grupo de ciclistas. Foram arrecadados quase 400 kg de alimentos, doados ao Lar Abdon Batista e Seminário de Rio Negrinho.


JORNAL DO SANTUÁRIO| AGOSTO | 2019

ESPIRITUALIDADE

Sagrado Coração de Jesus Por Carin Montes A espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus vai além de uma devoção que se tenha a Ele. O devoto ama, adora e até faz a novena das primeiras sextas-feiras do mês. Mas não se aprofunda ao que, de fato, este amado Coração traz no Seu íntimo. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus deve ter iniciado para os apóstolos quando viam o grande amor com que Jesus acolhia e atendia os mais necessitados. Pode ter iniciado com aquele soldado, aos pés da cruz, que, olhando para o Coração transpassado pela lança sentiu a grandeza daquEle que jorrava sangue e água, ao ver a manifestação de Deus na natureza. A espiritualidade ao Sagrado Coração de Jesus conheceu aquele que, convicto, procurou aprofundar-se em sua devoção. Assim como santa Margarida Maria Alacoque, formada em cultura e religião, dedicou-se a cultuar o santíssimo sacramento do altar e diante do Coração Eucarístico começou a ter revelações divinas (ao ponto de ser ridicularizada). Em 1673 teve o privilégio da primeira manifestação visível de Jesus, que se repetiria por outros dois anos, toda primeira sexta-feira do mês. Ou, como Pe. Dehon, que, sendo confessor e diretor das

Semana Nacional da Família Por Alexandra e Wilson Nascimento A Semana Nacional da Família, realizada desde 1992, faz parte do calendário das paróquias e comunidades de todo o Brasil. Em 2019, o tema será “A família, como vai?”, em comemoração às bodas de prata da Campanha da Fraternidade de 1994. Vinte e cinco anos depois, vivemos o mesmo ambiente: crise econômica, desemprego, corrupção e o questionamento dos valores familiares. Assim, a família cristã assume um papel mais central e decisivo. O evento, acontecerá durante o mês vocacional, entre 11 e 17 de agosto. Buscando iluminar e inspirar famílias para que abram caminho rumo a um futuro melhor. Conheça a programação do Santuário Sagrado Coração de Jesus:

Servas do Coração de Jesus, é levado a abraçar decididamente esta espiritualidade, chegando a fundar a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Isso não quer dizer que, bem antes, os piedosos padres já não tenham vivido uma experiência e divulgado a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Como se vê, de nada vale ser devoto ou conhecer a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus se não a colocarmos em prática numa entrega, numa oferta. Vamos conhecer melhor essa espiritualidade, para vivê-la e levá-la aos nossos irmãos? Você topa? Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós!

Programação da Semana da Família Domingo (11/8) 19h – Missa de abertura Tema: Família e a iniciação à vida cristã

Segunda-feira (12/8)

19h30 – Missa Tema: A realidade da família contemporânea

Terça-feira (13/8)

19h30 – Missa Tema: Família, vocação e juventude

Quarta-feira (14/8)

19h30 – Missa Tema: Família e políticas públicas

Quinta-feira (15/8)

19h30 – Missa Tema: Família defensora da vida

Sexta-feira (16/8) 19h30 – Missa Tema: Matrimônio e família no plano de Deus

Sábado (17/8)

14h30 - Autoestima e a busca da felicidade, palestra para viúvos e pessoas que vivem sozinhas Local: auditório paroquial 19h – Missa de encerramento Tema: A família, como vai? Renovação matrimonial e bênção jubilar: 25, 50, 55, 60, 65, 70 e 75 anos completos ou a completar em 2019. Inscrições na Secretaria Paroquial: 3455-2204

Aparelho Auditivo O Lyric é o aparelho auditivo totalmente invisível e resistente a água. Você não precisa trocar pilhas, não requer manutenção e você o utiliza 24 horas por dia. Rua Anita Garibaldi, 164 - Joinville/SC 0800.052.9191 | 47 9 9966.2034 www.digsom.com.br /clinicadigsom

@clinicadigsom

Conheça o Lyric na DigSom

7


santuarioscj

Missas no Santuário @Laís Pereira Silva

• Segunda-feira: 19h30 (pelos falecidos) • Terça-feira: 19h30 (pelas intenções do rádio e da internet) • Quarta-feira: 16h (pelos enfermos) e 19h30 (pelas famílias) • Quinta-feira: 7h e 19h30 • Sexta-feira: 7h, 12h30 e 19h30 • Sábado: 7h (devocional mariana) e 19h • Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h • 1ª sexta-feira do mês: 7h, 12h30, 16h, 19h30 e 23h (Missa Jovem) • 4º domingo do mês: 19h - missa com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Ontem foi mais um dia de teste para o coração dessa mãe que vos fala. Miguel foi convidado a coroar o Sagrado Coração de Jesus, ele disse que ficou muito feliz, pois sabia que Jesus estava feliz com este momento. E a Maria foi participar da sua primeira missa presente fora da barriga da mamãe. Sentimos o quanto somos amados na nossa linda Igreja, todos vieram dar um carinho na Maria e como “quem beija meu filho adoça a minha boca” fomos dormir nas nuvens. Obrigada meu Deus por momentos como este, por amigos como estes, pelo nosso Santuário e pela família que me destes. Eu amo servir a Deus neste Santuário! #santuarioscj

@santuarioscj Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

@librasjoinville Missa com Tradução simultânea em LIBRAS hoje no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Obrigada a todos pela presença!

#santuarioscj

@aniltonejuleide Café especial com amigos e o Padre Lucas! #santuarioscj

#santuarioscj

As postagens são extraídas das redes sociais. Use a hashtag #santuarioscj nas suas publicações e apareça aqui também! Por William Camargo

O Jornal do Santuário é uma publicação do Santuário Sagrado Coração de Jesus, sob responsabilidade do Pe. Léo Heck, scj

Deus tem uma missão para cada pessoa. Ao longo da nossa vida, Ele vai nos enviando sinais para nos ajudar a entender o que espera de nós. Na Bíblia temos inúmeros exemplos desse chamado e até hoje Deus tem um jeitinho especial para nos chamar também. Amiguinho, nós preparamos uma missão pra você. Complete a cruzadinha abaixo e encontre as palavras que faltam nas frases. Boa sorte! Conte com a ajuda dos seus pais, avós ou catequista, se precisar!

V O C A C I O N A L

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: redacao@agenciaarcanjo.com.br www.agenciaarcanjo.com.br facebook/agenciaarcanjo 47 3227-6640 DIAGRAMAÇÃO: Raiane Bernardi EDIÇÃO: Taty Feuser REVISÃO: Larissa Graça g) agosto, h) reino i) santo, j) leiga

a) b) c) d) e) f) g) h) i) j)

Produção

Respostas: a) povo, b)modelo, c) chamado, d) chamou, e) cristãos f) vida

a)Moisés libertou o _ _ _ _ hebreu da escravidão. b)Maria foi _ _ _ _ _ _ de obediência a Deus. c)Vocação é um _ _ _ _ _ _ _ de Deus. d)Foi Jesus quem _ _ _ _ _ _ os primeiros colaboradores para a construção do Reino de Deus. e)Podemos viver nossa vocação sendo bons _ _ _ _ _ _ _ _ f)Deus nos chama para a _ _ _ _ e o serviço. g)Celebramos as vocações no mês de _ _ _ _ _ _ h)Quando respondemos ao chamado de Deus estamos colaborando para a construção do seu _ _ _ _ _ i)Sede _ _ _ _ _ como o vosso Pai que está nos céus. j)Catequista é uma vocação _ _ _ _ _

Rua Inácio Bastos, 308 Bucarein - Joinville/SC 47 3455-2204 www.santuarioscj.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rayana Borba (DRT/SC 3809) COLABORAÇÃO: Eva Croll, Jouber Castro e Jacqueline Freudenborg TIRAGEM: 2.600 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Volpato

Profile for Agência Arcanjo

Jornal do Santuário - Agosto de 2019  

Jornal do Santuário - Agosto de 2019  

Advertisement