Informativo Recantos Bethânia - Edição Março de 2018

Page 1

COMUNIDADE BETHÂNIA | MARÇO | Nº 04

Bethânia, lugar de recomeços “Suplicamos também a Deus que vos fortifique com todo vigor pelo seu poder glorioso, para que vos firmeis na constância e na paciência. E, com alegria” (Cl 1, 11). A carta à comunidade de Colossos, datada por volta dos anos 60 d.C., e escrita por Paulo numa prisão, num tempo de perseguições, nos faz rezar com mais entrega e confiança em Deus. Esse versículo 11, já no início da carta, nos dá o teor daquilo que Paulo deseja a um verdadeiro homem de fé: constância, paciência e alegria! No início do ano e de tantos trabalhos, nos cercamos de boas intenções, sonhos, projetos e, principalmente, vontade de acertar o caminho. Diante de todas as situações que nos desafiam e das incertezas em relação ao futuro, cabe a cada um acolher o apelo paulino e nos revestir de “constância, paciência e alegria”. Sem estas características de uma espiritualidade forte, nos cansamos e nos perdemos ao longo da estrada. A “constância” gera perseverança e resiliência. Ela nos permite ir adiante com firmeza e decisão, carregando uma força interior que nos permite superar todos os problemas e adversidades. “O Deus da constância e da consolação, vos dê também perfeito entendimento, uns com os outros, como ensina o Cristo Jesus” (Rm 15,5). A “paciência” nos reveste de serenidade interior para não nos desesperarmos diante daquilo que não podemos controlar ou que

Pe. Vicente de Paula Neto, bth

escapa à nossa organização. Dá-nos tranquilidade para esperar que o tempo esteja maduro e o novo chegar. Afasta a ansiedade e o imediatista senso de urgência da nossa época. Aprendemos a esperar com o coração cheio de esperança. “Sejam, pois pacientes, e fortaleçam seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5,8). A “alegria” é o maior fator de sanidade de nosso tempo. A alegria é o passaporte para a felicidade. Alegria é fruto do Espírito Santo, portanto a alegria é a própria potência de Deus em nós. A alegria alivia e prolonga a vida. “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito alegrai-vos!” (Fp 4,4). A orientação de Paulo é segura. Nossa Família Bethânia bem o sabe. Nossos Recantos são, por excelência, lugares de recomeço. Sim! É possível recomeçar sempre em Bethânia. Não nos prendemos ao passado, simplesmente aprendemos com ele. Não nos angustiamos com o futuro, pois nossa vida está nas mãos de Deus e aos cuidados do Coração de Jesus. Acolhemos o presente como dádiva e o temperamos com constância, paciência e alegria. É a nossa receita para um ano de realizações. Viva Bethânia! Fique na paz de Deus! Abraço e bênção!

Animais: poder terapêutico e pedagógico Em Bethânia tudo tem uma razão e sentido. Os animais, por exemplo, estão presentes no dia a dia, pois possuem um caráter pedagógico e terapêutico sobre os filhos e filhas. Eles não são apenas uma ocupação ou um trabalho a mais, mas sim, um meio de educá-los. Pe. Léo insistia em dizer que as galinhas de raça, deixadas por ele nos recantos, são únicas. Cada uma possui uma pena ou plumagem diferente. Ou seja, cada detalhe foi pensado.

Assim como Deus fez as galinhas Pe. Vicente de únicas, com beleza própria ePaula toda singularidade estética, também fez Neto, o homem, ‘irrepetível’, cheio da graça de Deus. Porbth isso, este ensinamento precisa sempre ser relembrado aos filhos em um ato pedagógico. O cuidado com os cachorros, vacas e outros animais também possibilita o cuidado, o reaprender, além de tudo o que os animais representam em termos de afeto. Com os animais é possível reconstruir o afetivo e recuperar laços quebrados.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Informativo Recantos Bethânia - Edição Março de 2018 by Agência Arcanjo 2022 - Issuu