Jornal da Cidade

Page 8

PÁGINA 8

entre entremix]

eduardo loureiro

13 a 19 de março, 2014

jornaldacidadeeregiao@gmail.com

ANSA_OSSERVATORE_ROMANO_CNA

1. PAPA FRANCISCO //

PRIMEIRO ANO DE PONTIFICADO EM REVISTA

Ele teria sido eleito para realizar uma “faxina no Vaticano” e “colocar as coisas nos eixos”. Já foi muito além

brasil247.com

O ANO DE 2014 AINDA NÃO COMEÇOU

Que o ano sempre começa no Brasil depois do carnaval, não há a menor dúvida

A ORIGEM DA EXPRESSÃO MINEIRA UAI

3

2

divulgação

Foi o presidente Juscelino Kubitschek quem incentivou a professora Dorália Galesso a pesquisar a origem do UAI. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou uma explicação provavelmente confiável. Os Inconfidentes mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões, e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: Quem é? E os de fora respondiam: UAI – as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta era aberta aos visitantes. Finda a revolta, sobrou a senha, que acabou

REBELIÃO NO BLOCO DE EDUARDO CUNHA

Se o motivo do descontentamento fosse discutir políticas públicas, tudo bem. Mas isso o PMDB de Eduardo Cunha não quer

4. ISSO AQUI É BRASIL //

2. AMENIDADES //

Resultado de pesquisa nos levou a ligar o povo das Alterosas à Maçonaria

3. MURAL DA HISTÓRIA //

Poderia o deputado Eduardo Cunha (PMDB/ RJ) por o pé no prato por transportes públicos, questões do péssimo atendimento na saúde, ou na educação, mas disso seu PMDB não se queixa. A bandeira mais visível da oposição, ajudada pelos rebeldes, foi a proposta de instalação de uma comissão externa para investigar a Petrobras. Em tese, toda investigação é boa. Na prática, esse instrumento transformouse num fator de desmoralização do Congresso. Os leitores lembram-se da CPI do Carlinhos Cachoeira? Ela serviu apenas para blindar os envolvidos. Parece-nos mais criar dificuldades para vender facilidades. A presidente Dilma (PT) conhece o jogo. Como enxadrista, veremos as próximas jogadas.

1 gigaconcursos.com

No primeiro aniversário de sua eleição, que comemoramos hoje (13/3), a coisa mais evidente para qualquer de nós, independentemente de religião, é que Bergoglio era “o esperado” – aquele por quem todos ansiavam. O homem mais comentado pela mídia internacional em 2013, que foi a maior barreira à ação militar dos EUA na Síria, ultrapassou em muito – como fenômeno cultural – os muros de sua própria Igreja. O papa Francisco acabou se revelando muito acima da expectativa. Num mundo em crise, que carece desesperadamente de líderes políticos e referências éticas, Francisco tornou-se rapidamente o sinal de que “algo novo é possível”, não só no campo religioso, mas também no político e econômico. Religiosos e não religiosos se apegaram a ele não apenas como sinal de renovação na Igreja Católica, mas como sinal de uma liderança capaz de amar realmente as pessoas. Sem dúvida a grande novidade de Francisco se deve a sua capacidade de comunicação. Suas palavras não são novidade, porém são claras; representam o melhor de 20 séculos de doutrina católica. Com seus gestos conseguiu dar a esta mensagem uma força e uma credibilidade como há muito não se via. Vejam como ele e demais cardeais de sua comitiva foram para o retiro quaresmal, na cidade de Ariccia (40 km de Roma), todos de ônibus, ele carregando sua pasta. Que belo exemplo a ser seguido por nossos políticos!

virando costume entre o povo das Alterosas.

4

Pontualidade não é nosso forte. Não acreditamos que, apesar disso, outros povos trabalhem mais que os brasileiros. Franceses, com 35 horas semanais, não podem criticar a lassidão dos brasileiros, cuja jornada semanal de trabalho é de 44 horas; ingleses, com os seus feriados bancários e a prática do dia após o Natal para desembrulhar presentes, também não. Italianos, nem pensar; alemães, quem sabe, com aquela fascinação pela eficiência. No caso brasileiro, 2014 corre o risco de começar em 2015, pois agora teremos o “depois da Semana Santa, da Copa e da eleição”. O “depois da Copa” é uma decorrência natural, por sermos sede da Copa. E depois da eleição, daí, sim, é que o ano não começará – pois, se a situação ganhar, tudo continuará no mesmo, sem razão para pressa. E, se a oposição ganhar, vem a expectativa sobre as mudanças. Por isso que os italianos dizem que os americanos inventaram a alegria do trabalho (gioia del lavoro), e os latinos a alegria de viver (la gioia de vivere).

[aniversARIANTES Da semana]

“Viajar é mudar a roupa da alma!” (Mário Quintana). Eis a(o)s amiga(o)s aniversariantes que apagam velinhas na semana de 2 a 15 de março, a quem desejamos amor, felicidades, muita paz e saúde. Sete Vezes TIM TIM dia 2/3

Silvia Arantes (Foto 1); Victória Rapanelli (Foto 2); Maira Graciano (Foto 3); Cibeli Camargo; Allan Leite; Rodrigo Ferreira e Suzi Spitaletti.

Seis Vezes TIM TIM dia 3/3

Valentina Machado (Foto 4); Rosangela Dreyer; Dalva Gomes; Danilo Brandini Tiisel; Rogério Januário e Antonio Walter Gomes Filho.

Quatro Vezes TIM TIM dia 4/3 Marie Laroche (Foto 5); Maria Lamas; André Souza e Catarina Desanti.

Cinco Vezes TIM TIM dia 5/3

Rosana Silvério Baffa; Luciana Oliveira Pontes; Judithi Grasi; Hugo Oliveira Cruz e Marlene Rodrigues.

Três Vezes TIM TIM dia 6/3

Três Vezes TIM TIM dia 11/3

Quatro Vezes TIM TIM dia 7/3

Sete Vezes TIM TIM dia 12/3

Sete Vezes TIM TIM dia 8/3

Milena Gomes (Foto 14) comemora seu niver nesta data, com amigos e familiares.

Norival Norberto; Wagner Santos e Victor Ferraz. Raquel Zaicanaer (Foto 6); Cristina Cardoso; André Batista e Edinamar Lima.

Cecília Pereira Sérgio (Foto 7); Shamira Albuquerque (Foto 8); Simone Cristina Félix; Domingos Elias; Célia Regina Silva; Josué Santos e Wilson Gonçalves.

Seis Vezes TIM TIM dia 9/3

Ana Paula Rossi (Foto 9); Olívia Medeiros; Nelson Batista Filho; Marta Hohne; Maria Cristina Oliveira e Leandro Moreno.

Marcella Stefany (Foto 10); Régis Salles (Foto 11) e David Kuchembeck. Gil Arantes (Foto 12); Cristiane L. Almeida (Foto 13); Karina Silva e Neno Salviano.

Milena Festeja Seu Niver dia 13/3

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

Seis Vezes TIM TIM dia 14/3

Márcia Mollo; André Storino; Cristiane Arqueja; Cristina Costa; Nazair de Souza e Larissa Mayra.

Três Vezes TIM TIM dia 15/3 Dalva Massotti (Foto 15); Maria Alice Colatto e Fernando Oliveira.

Aniversariante, se você quiser divulgar seu aniversário envie um email para nós com seus dados e fotos que publicamos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.