A Galope - Edição 27

Page 1

A GALOPE O informativo da ABCCC

Confira as novidades para a próxima Expointer Página 06

27

Trabalho em conjunto fez a diferença nos processos de Protocolo Página 05

Capacitação para os colaboradores busca esclarecer o papel de cada setor Página 10 EDIÇÃO Nº 26

1


NOVOS COLEGAS

O A Galope é o informativo interno oficial da Associação Brassileira de Criadores de Cavalos Crioulos, produzido pelo setor de Comunicação e Marketing. Colaboraram nas pautas desta edição: Alexandre Quevedo, Andressa Barbosa, Douglas Saraiva, Francine Neushrank, Henrique Peter, Kamilla Alves, Karen Nunes, Maysa Maciel e Rochele Ücker

e s Leit ayde h t A eus Math T.I. Jeferson Tessme r Market ing

PARABÉNS

Parabenizamos a colaboradora Gabriela Branco, da Comunicação e Marketing, pela ocasião de sua formatura em Marketing na Faculdade Senac, na data de 21/8. 2

A GALOPE


COICE DE POTRO

Informações bem curtinhas

NOTINHA

CRACHÁS

Notas fiscais, relatórios de viagem e boletos devem estar rubricados e codificados pelos gerentes para que possa ser efetuado o pagamento. Adiantamentos devem ser avisados com 24 horas de antecedência.

Quem levou seu crachazinho de treinamento pra mostrar pra mãe, pras tias ou para namorada (o) e acabou esquecendo em casa, por favor, devolve-lo ao Departamento de Qualidade.

NOTINHA II Notas de auxílio a curso superior, curso de idiomas e pós-graduação devem ser apresentados para recebimento dentro do mês de competência do pagamento.

CRACHÁS II Os colaboradores que tiveram alteração de função, trocaram de setor ou já estão há mais de três meses na ABCCC, devem solicitar os crachás pelo e-mail comunicacaointerna@abccc.com.br.

DIGRATIS Interessados em melhorar seus currículos podem fazer isso sem gastar um pila. No site da FGV http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos - estão algumas opções de cursos gratuitos.

Fernanda Dutra da Silva

REVISTARIA A pesquisa realizada pelo Gaio definiu a nova revista que será disponilizada aos colaboradores. A publicação que substituirá a Superinteressante será a Exame, que teve nove votos (20,5%), de 44 contabilizados.

CHEGA AÍ Envie sua sugestão de pauta para comunicacaointerna@ abccc.com.br.

Setor

Adm./Fin Atividade Aux. Contábil Atribuições Atribuições

Conciliações bancárias (comparação do saldo do extrato bancário com o saldo dos relatórios contábeis), lançamentos de notas �scais, tarifas bancárias, cheques, etc. Conferência mensal dos lançamentos que serão base para o balancete da Contabilidade. Controle dos pagamentos feitos com cheques (Lote 8).

E-mail

Ramal Ramal

fernanda@abccc.com.br

47o

EDIÇÃO Nº 26

3


A UNIÃO FAZ FESTA

Gaio em festa.... E não foi apenas a campanha beneficente para o Seu Sadi que o Gaio fez bombar recentemente. Aqui o pessoal é parceria nas horas ruins e também nas boas. Outro exemplo disso foi o Piquenique Caipira que mostrou o quanto o povo curte uma junção. Que rica festança! Teve brincadeiras, gente fantasiada, sim, a maioria entrou no clima mesmo. Cada figuraça! E como não poderia faltar, teve muita comilança, tanta, que sobrou e rolou praticamente outro arraial na hora do lanche na segunda-feira. Show de bola sô! Julho foi certamente um mês muito difícil para o nosso grande colega de Esteio, o Seu Sadi. Mas se por um lado as coisas ficaram bastante difíceis, por outro, a nossa união certamente fez a diferença. Nos comovemos quando soubemos 4

A GALOPE

que ele perdeu tudo dentro de casa. E simplesmente lotamos um caminhão com doações e enviamos para ele.

... e também solidário

O lar que eles tinham pode não ser mais o mesmo, mas certamente, “a nova casa” também deve ter um valor sentimental tão forte quanto a antiga. Afinal, não foram apenas fogão, geladeira, sofá, mesa, camas, televisões e outros suprimentos que embarcaram naquele dia rumo a Esteio. Foi o reconhecimento do quanto o querido “Seu Sadi” é uma pessoa especial e merece a nossa dedicação e empenho. Parabéns pessoal! Isso sim é o verdadeiro significado de chamar uma empresa de Casa. Afinal, é em situações como essa que mostramos que podemos agir como uma verdadeira família.


PROTOCOLO A MIL!

Um por todos e todos por um. Mutirão agilizou a demanda de trabalho no Protocolo.

Com a proximidade da conclusão do Ciclo, a movimentação de documentos no Protocolo foi bastante acentuada em junho e julho. Em apenas dois meses, aproximadamente 10 mil documentos foram lançados no sistema. Em períodos normais esse número não ultrapassaria cinco mil. Motivada em boa parte pelo fim do prazo para o envio das padreações sem a cobrança de multa, o momento foi de muito empenho para o setor que conta hoje com apenas quatro colaboradores. O jeito então foi fazer um mutirão e reunir funcionários do Registro e do Administrativo em um final de semana para dar conta da demanda. Isso porque a gente realmente não brinca em serviço. Quando o assunto é fazer bem o nosso papel, não importa qual departamento precisa de ajuda, o lazer

pode esperar e o sábado e domingo se tornam dias de muito trabalho. Em nome dos demais colaboradores do Protocolo, a colega Giuliana agradece o apoio e dedicação de quem ajudou a impedir o atraso na digitalização das correspondências encaminhadas durante a alta temporada. Porém, outro pico de movimentação é aguardado após a Expointer, já que muitos criadores devem entregar documentos em Esteio e outro prazo também encerra, o da entrega das confirmações em setembro. A dica então para quem tiver contato com o público e receber algum documento é sempre conseguir o maior detalhamento possível das informações - tanto do criador quanto do animal - para ajudar o pessoal do Protocolo a manter a agilidade do trabalho por lá. EDIÇÃO Nº 26

5


DE CASA RENOVADA A cada ano a preocupação em oferecer o melhor na Casa do Cavalo Crioulo aumenta. Porém, neste ano a qualidade da estrutura da raça dentro do Parque Assis Brasil dará um salto importante. As melhorias já começaram a aparecer no Bocal de Ouro, mas é agora na Expointer que o volume de novidades tomará mais forma do que nunca. Fique por dentro e saiba exatamente o que espera os apaixonados pelo cavalo multifuncional durante as sete finais em Esteio: 6

A GALOPE

Conforto em números Camarote VIP

32 256 300

mesas

cadeiras pessoas somando o lounge

Área de Sócios

440 25 540

cadeiras

bistrôs lugares ao todo


Fique ligado!

Food Park e restaurante

- Cada sócio em dia tem direito automaticamente a duas pulseiras (titular e um acompanhante) para entrar na Área de Sócios.

Ao todo oito caminhões com diferentes cardápios oferecerão um mix ainda mais variado de alimentação. Assim serão três tipos de opções: o restaurante da Área de Convivência, o localizado abaixo das arquibancadas e o Food Park.

- Expositores do Freio de Ouro poderão ter até três pulseiras (titular e mais dois acompanhantes). Com elas é possível o acesso tanto à Área de Sócios quando à Mangueira. - A retirada das pulseiras deve ser feita no Escritório da ABCCC, em Esteio, a partir do dia 27 de agosto. - Parte das entradas para a Mangueira foram vendidas antecipadamente pela internet. As demais poderão ser adquiridas na hora a R$ 80,00 (sócios) e R$ 120,00 (não-sócios). É importante atentar que as vagas são limitadas e isso será respeitado à risca para garantir a segurança do público, conforme exigências do Corpo de Bombeiros.

Transmissões comentadas Esse diferencial não é palpável como os demais ganhos infraestruturais deste ano. Ainda assim, contar com participação de técnicos conveniados à ABCCC enriquecendo a transmissão das provas com seus comentários ao vivo promete qualificar ainda mais todo o trabalho desenvolvido na raça.

Área de Convivência É uma Área de Convivência com layout aconchegante, que abriga também um restaurante. Foi construído para ser um espaço multiuso.

Tatersal de Negócios Até 2014 os remates da raça durante a Expointer eram realizados na pista de Mangueira. Este ano a venda de animais ganha um espaço próprio, construído para receber ainda melhor os leilões da raça Crioula e também de criadores de outra espécie com interesse em desfrutar da qualidade do local.

Maior variedade em compras Além da tradicional Loja do Cavalo Crioulo e comerciantes conhecidos no meio, o público terá muito mais variedade de compras. Tudo isso por que a área para comércio dentro da nossa estrutura também foi ampliada.

EDIÇÃO Nº 26

7


BOM SENSO!

Tá na hora do remedinho! Se persistirem os sintomas a indicação é aumentar as doses.

Papel higiênico caiu? Junta né! O papel higiênico não se atira do rolo, no momento em que alguém usa, algumas vezes pedaços caem e não são colocados dentro da lixeira. Se atentem a esse detalhe! É responsabilidade de cada um manter o local de trabalho limpo e organizado e o banheiro também é um local usado pelos criadores.

Tchau cocô!

Não somos os únicos a utilizar os banheiros, é importante mandar embora aquilo que o próximo a utilizar o banheiro não tenha a desagradável missão de evacuar, ainda mais se for um criador ou diretoria. A ABCCC é a sua segunda casa, cuida bem dela!

Apaga luz e fecha a poooorta!

Na hora do almoço, ao sair da ABCCC 8

A GALOPE

lembre-se de que você pode ser o último a passar pela porta e deixe ela fechada. Tenha esse cuidado, assim como verificar se as luzes dos seus respectivos setores foram desligadas. No caso dos locais com sensores de luz, mantenha a porta fechada quando não estiver sendo utilizado, afinal de contas a ideia foi implantada para a economia de luz elétrica. Não economize na boa vontade!

Olha o cafézin!

A máquina de café disponível ao lado do cartão-ponto é um serviço oferecido principalmente para o criador que chega a nossa casa. Se alguma das opções estiver acabando informe ao responsável pelo abastecimento (Dona Jussara), assim como os sachês de açúcar, copinhos e as espátulas.


Só a tarde

O intervalo do café não é permitido pela manhã, somente mediante autorização do seu respectivo gerente. Apenas no turno da tarde os colaboradores têm aqueles 15 minutos para o café. Lembrando que na estação de trabalho não pode alimentos!

Cuidado com o nosso patrimônio

Atenção aos objetos e equipamentos da ABCCC que contém as placas metálicas de patrimônio. Se deslocar algum desses itens para outro setor contate o subgerente do Setor Financeiro, Rafael Votto, sobre essa mudança. No final do ano é feita a contagem de todos os pertences da Associação.

Número de associados cresce 11,2% Apesar do momento ser sinônimo de crise, entre os apaixonados pelo cavalo Crioulo cresce o número de pessoas que decidiram se tornar sócias na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Do ano passado para cá foi registrado o aumento de 11,2% no volume de novos associados, o que corresponde a uma média de 125 aprovados a cada semestre. Com isso, chega-se à marca de 3.064 novos integrantes até agora. A procura pelo vínculo com a Entidade é motivada, principalmente, pelas vantagens que o criador passa a ter enquanto sócio: 20 a 50% de desconto nas inscrições em eventos oficiais organizados pela ABCCC, 50% de desconto nos

300

270

250 222

200 150

137

126

112

100 50 1º sem

2013

Ano

1º sem

Ano

1º sem

2014

serviços de Registro Genealógico e ainda 10% nas compras na Loja Cavalo Crioulo. O pacote inclui ainda a assinatura gratuita da Revista Cavalo Crioulo. A indicação para esta parceria se tornar financeiramente mais vantajosa é em criatórios que tenham a partir de dez éguas em cria. EDIÇÃO Nº 26

9


CAPACITAR PARA AFINAR

Conhecimento não ocupa espaço então saiba aproveitar o que a empresa oferece a você.

A partir do dia cinco de agosto um novo ciclo de capacitação se inicia nas dependências da ABCCC. Esse novo treinamento consiste em apresentar aos colaboradores os processos internos da casa e quais setores são responsáveis por estes. Desta forma, os encontros serão divididos em duas turmas (uma pela manhã e outra à tarde) e terão duração de 1h cada. A preparação é consequência de uma parceria entre a Ampla e a Associação. A primeira, oferece o apoio estrutural para a realização desta qualificação e a entidade, que cede os funcionários para compartilhar suas experiências em suas áreas de atuação. Despontando as reuniões, Ibsen, Lígia e Maysa trataram sobre 10

A GALOPE

a Expointer e os principais eventos organizados pela ABCCC. Após este primeiro encontro e passado o intenso período de eventos na casa, os treinamentos se tornarão quinzenais com previsão de encerramento do cronograma em dezembro e, como de costume o SRG é o único setor cuja presença é obrigatória. Os demais colegas são convidados a comparecer nos encontros, conforme solicitação da gerência. Segundo a subgerente do Registro, Grasiele Sturbelle, a capacitação vem para oferecer a todos o conhecimento básico dos processos realizados pelos outros setores, a fim de que todos tenham acesso às demandas das outras áreas.


DICA DA CRIS

Salto na medida! por Cristiane dos Santos

Símbolo da elegância feminina, o sapato de salto alto está no armário de todas as mulheres, para uso diário ou ocasional. Apesar de deixar a mulher mais elegante e feminina, a utilização deste tipo de calçado deve ser feita de forma cautelosa, pois os muito altos podem causar alguns problemas posturais, musculares e articulares. Por causa do calcanhar elevado, o centro de gravidade do corpo é jogado para frente. Para compensar esta inclinação, a tendência é a mulher empinar o bumbum e jogar o tronco para trás, causando uma hiperlordose lombar (aumento da curvatura da coluna). Com a inclinação a distribuição do

peso corporal se modifica, acaba se concentrando na articulação do joelho, podendo causar dores. Outra articulação que sofre com o uso dos saltos altos é o tornozelo, perdendo flexibilidade e mobilidade, além de ter aumentado o risco de torções. O salto transfere até 90º da pressão da pisada para a frente do pé, podendo formar joanetes, desvio agravado pelo uso de sapatos com bico fino. Além disso, o uso diário de calçados com salto alto por meses causa encurtamento da panturrilha, causando dor quando não se usa o salto. O indicado, podemos dizer o salto inofensivo, para uso diário não deve ter mais que 3 cm, os mais altos devem ser utilizados com menor frequência. EDIÇÃO Nº 26

11


Aniversariantes

2/8

Ibsen Eventos

8/8

Claudio

22/8

A GALOPE

6/8

Kaleb SRG

19/8

André Adm/Fin

T.I.

12

Confira os colaboradores que estão de aniversário no mês de agosto.

30/8

Henrique

Ana Paula

Com./Mkt

Adm/Fin


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.