Page 1

1


Editorial O Agrupamento de Escolas de Esgueira está no mapa! Caros leitores, O jornal das seis tem como objetivo divulgar o nosso projeto educativo através das atividades desenvolvidas e, claro, promover as aprendizagens dos alunos. Neste sentido, como nas edições anteriores, vou falar-vos do nosso projeto educativo. Desta vez, vou falar-vos de visão, avaliação externa, ambição e reconhecimento. Comecemos pela visão definida para o Agrupamento: O Agrupamento de Escolas de Esgueira tem a ambição de: - Ser reconhecido como uma Escola pública de referência, por contribuir para o desenvolvimento da região em que se insere, constituindo parcerias e protocolos com empresas e instituições locais, regionais, nacionais e europeias. - Ser reconhecido por i) prestar um serviço de educação e formação de qualidade, pautando-se por uma cultura de rigor, de trabalho e de exigência; ii) valorizar o conhecimento científico e humanista; iii) a educação para a cidadania; iv) o desenvolvimento de projetos culturais, artísticos e desportivos. - Ser reconhecido como uma escola inclusiva de referência, com uma aposta forte na educação especial. - Ser reconhecido como uma organização escolar onde é bom estudar e trabalhar. Passemos à avaliação externa. O Agrupamento de Escolas de Esgueira foi, no final do mês de novembro de 2015, objeto de avaliação externa no âmbito do Programa de Avaliação Externa das Escolas promovido pela Inspeção Geral da Educação. E…? A classificação foi de MUITO BOM em todos os domínios de avaliação. E, por fim, a ambição e o reconhecimento. Os resultados desta avaliação externa demonstram que o Agrupamento de Escolas de Esgueira está no caminho que ambiciona, tendo obtido classificações de Muito Bom em todos os domínios de avaliação. Ficámos contentes pelo reconhecimento – claro! –, mas continuamos ambiciosos e, por isso, não baixaremos os braços. Queremos continuar a ser reconhecidos externamente como uma Escola pública com um projeto educativo de qualidade. Aqui estamos para continuar no mapa com letras cada vez maiores!

A Diretora, Helena Libório

Jornal das 6

nº 11

2


Dia do Diploma O dia 18 de dezembro de 2015 marcou um dos pontos altos da existência anual do nosso Agrupamento. Após vários anos de estudo e trabalho árduos, os nossos alunos finalistas viram reconhecidos os seus méritos e as suas aspirações numa cerimónia pública para comemorar o Dia do Diploma. A comunidade escolar, presente em peso para prestar homenagem a estes alunos, não deixou nunca de aplaudir e celebrar os seus feitos e a sua excelência, uma marca nítida do trabalho efetuado no nosso agrupamento. Por tudo isto, este dia marca a celebração do trabalho destes alunos, mas serve esta data também para homenagear publicamente todos os trabalhadores do nosso Agrupamento. Parabéns a todos e todas!

A Diretora, Helena Libório, na cerimónia de entrega dos diplomas do Agrupamento de Escolas de Esgueira

A comunidade educativa de Esgueira esteve presente em peso!

Espaço de entretenimento musical; mais uma prova da qualidade do trabalho desenvolvido no nosso agrupamento

Jornal das 6

nº 11

3


Dia do Diploma A apresentação do evento esteve a cabo de duas docentes do agrupamento, as professoras Ana Caetano e Célia Duarte. Depois, cada turma foi chamada ao palco para receber os diplomas das mãos dos diretores de turma do ano letivo transato.

12º A

12º B

12º C

12º D

12º H Jornal das 6

nº 11

4


Espaço Biblioteca Escolar A Biblioteca Escolar do Agrupamento manteve-se bastante ativa nestes dois primeiros períodos do ano letivo. Entre concursos escolares, municipais e nacionais, atividades de divulgação (em colaboração com os diversos grupos disciplinares), exposições comemorativas e atividades com escritores convidados, a Biblioteca tem proporcionado momentos de entretenimento e divulgação que transformam a Biblioteca Escolar (Edifício Jaime Magalhães Lima, Edifício Aires Barbosa e Escolas Básicas) em muito mais do que um local de estudo e de leitura.

Visitas guiadas às Bibliotecas Escolares

Em outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, foram organizadas visitas guiadas às Bibliotecas Escolares para todas as turmas da EB de Esgueira e para os 3º, 5º e 7º anos da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima. Estas visitas tiveram como objetivos dar a conhecer a organização geral da BE, os seus espaços físicos, os recursos existentes, e ainda divulgar as atividades que promove. À saída os alunos receberam o guia do utilizador.

Alunos dos diversos anos de escolaridade exploram e descobrem a Biblioteca Escolar com a ajuda dos professores

Jornal das 6

nº 11

5


Espaço Biblioteca Escolar Semana da alimentação O Agrupamento de Escolas de Esgueira assinalou "O Dia Mundial da Alimentação”, cuja comemoração teve início no dia 16 de outubro de 1981 para dar a conhecer a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, com o objetivo de promover, a nível mundial, a reflexão sobre a alimentação e a fome no nosso planeta. A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Esgueira, em colaboração com a Dra. Joana Guimarães, diretora do serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Hospital do Baixo Vouga, promoveu três sessões sobre alimentação saudável, realizadas nos dias 12, 13 e 14 de outubro, dirigidas a alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade e dinamizadas pelas Dr.ª Cláudia Salgado e Dr.ª Carla Pedrosa. As sessões versaram a roda dos alimentos e os seus princípios gerais e grupos, refeições saudáveis ao longo do dia, alimentos a evitar e as consequências de uma má alimentação. A par de uma alimentação equilibrada e diversificada, foi realçada, também, a importância da atividade física como um estilo de vida saudável. As oradoras alertaram, ainda, para as nocivas consequências do consumo excessivo de açúcares, de gorduras e de sal, deixando como reflexão final algumas informações, de entre as quais se destacam: “Num pacote de batatas fritas existem 77g de gordura”; “Num pacote de 180 g de bolachas recheadas com chocolate, há 50 g de açúcar e 30 g de gordura”; “Se uma pessoa beber 1 lata de refrigerante (350 ml) por dia, durante 7 dias, ela está consumindo cerca de 250 g de açúcar”. Se for durante um mês, ela está consumindo, aproximadamente, 1110 g de açúcar”. A Biblioteca Escolar pretendeu, também, com esta atividade, promover o gosto pela leitura. Neste contexto, um grupo de alunos da turma B do 5º ano leu, em cada sessão, a história “A velha e a cabaça”, adaptada por Alice Vieira. Foram ainda disponibilizados, ao longo da semana, livros relacionados com esta temática. As professoras Ana Frias, Dulce Henriques e Jacinta Marlene

Jornal das 6

nº 11

6


Espaço Biblioteca Escolar Dia Mundial da Música Para comemorar o Dia Mundial da Música, a Biblioteca Escolar organizou uma exposição comemorativa com instrumentos e objetos alusivos ao assunto, assim como uma sessão orientada para os alunos mais novos.

Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) No dia 18 de novembro decorreu a 1ª fase (escola) do Concurso Intermunicipal de Leitura promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e que tem como intuito estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.

1º Ciclo Letícia Souza Bastos, 4º F Inês Ramos Loureiro,4º C Tomás da Silva Galiza Cardoso,4º A

Participaram 38 alunos tendo ficado apurados para a 2ª fase os seguintes: 2º ciclo Maria Alexandra Marques Martins Vieira Cura,5º B Pedro Filipe Marques Teixeira, 6º F Ricardo Outerelo Simões,6º E

Parabéns a todos os participantes! A 2ª fase realizar-se-á na Biblioteca Municipal de Aveiro no dia 5 de abril de 2016.

Jornal das 6

nº 11

7


Espaço Biblioteca Escolar Concurso "Provérbios ilustrados" 3º Ciclo Em novembro e dezembro decorreu, nas Bibliotecas Escolares, o concurso "Provérbios ilustrados".

1º - Carolina Rodrigues Figueiredo, 7º G, nº 4 2º - Maria Nizhrynets, 7º D, nº 15

Os alunos recolheram um provérbio junto dos pais, 3º - Ana Pedro Antunes dos Santos, 8º D, nº 1 avós ou outros familiares e ilustraram-no. Menções honrosas No final do concurso os melhores trabalhos foram Cartaz 1º C selecionados, por nível de ensino, e foram entregues os prémios e os diplomas de menção honrosa. Maria Clara Delgado da Silva, 1º C Rodrigo da Silva Meireles, 2º C Parabéns a todos os participantes. Alunos premiados

Diana Marques Teixeira, 2º C Carolina Fernandes Pinhal, 5º A

1º Ciclo

Maria Inês Miranda Gravato, 5º A

1º - Martim Miguel Gonçalves Ribeiro, 2º C, nº 20

Tomás da Silva Galiza Cardoso, 4º A

2º - Inês Ribeiro Moniz, 2º C, nº 15

Ricardo Varo Leal Salústio, 7º G

3º - João Filipe Paula Andrade, 2º C, nº 16 2º Ciclo

1º - Sara Ramos Santos, 6º E, nº 17 2º - Maria Miguel de Oliveira Naia, 6º E, nº 12 3º - Tiago da Silva Castanheta, 5º A, nº 20

Jornal das 6

nº 11

8


Espaço Biblioteca Escolar Restauração da independência portuguesa No dia 1 de dezembro de 2015, a Biblioteca Escolar Aires Barbosa assinalou a “Restauração da independência portuguesa (1640)” com uma pequena exposição de trabalhos alusivos ao tema elaborados por alunos do 6º ano e com pequenas palestras para os alunos dos 3º e 4º anos. Estas últimas decorreram no auditório da mesma escola e integraram a apresentação de dois livros digitais sobre os reis D. Sebastião e D. João IV, bem como algumas imagens explicativas do problema de sucessão criado com a morte de D. Sebastião e o domínio filipino em Portugal. Os alunos do primeiro ciclo puderam ainda cantar a “Lenda d’el Rei D. Sebastião” e o “Hino da Restauração” e ainda levaram para casa uma bandeirinha portuguesa de 1640. No espaço na Biblioteca, para além da exposição de trabalhos, estiveram também jogos didáticos sobre o tema e imagens sobre os símbolos nacionais e os principais acontecimentos do período em causa. Os alunos foram bastante participativos na atividade e houve grande animação com as cantigas e com as bandeirinhas. Professora Célia Velásia Duarte

Após visitarem a exposição alusiva ao dia e verem a apresentação a cargo da professora Célia Duarte, os alunos recebem uma bandeirinha a relembrar o 1º de dezembro de 1640.

Jornal das 6

nº 11

9


Espaço Biblioteca Escolar A dinamização da Biblioteca Escolar inclui, também, atividades de leitura orientada para os alunos de todos os ciclos, muitas vezes com a colaboração dos voluntários que auxiliam na Biblioteca. No dia 17 de dezembro, a voluntária Ana Salústio orientou atividades de leitura direcionadas para os alunos do 1º Ciclo.

A atividade iniciou-se com a apresentação da atividade por parte da voluntária Ana Salústio.

Os alunos participaram ativamente nas atividades propostas, prontos a mostrar a sua veia artística.

Os alunos estiveram sempre atentos às intervenções da voluntária Ana Salústio.

Alguns alunos apresentaram as suas criações literárias aos seus colegas, orgulhosos das suas capacidades.

O entusiasmo dos alunos foi evidente em todas as fases da atividade.

Jornal das 6

nº 11

10


Espaço Biblioteca Escolar Concurso "Dia dos namorados" Alguns alunos e famílias do Agrupamento de Escolas de Esgueira aceitaram o desafio, lançado pelas Bibliotecas Escolares, para o concurso "Dia dos namorados" e elaboraram um trabalho com material reciclável, escrevendo nele uma mensagem de amor ou amizade. Dada a qualidade dos trabalhos apresentados foi difícil escolher os vencedores, mas como o concurso o exigia, ficam os nomes dos premiados:

BE Esgueira Pré-escolar 1º - Pré A e Pré B 1º Ciclo 1º - Tomás Silva Rodrigues, 1º E 2º - João Pedro Rodrigues Costa, 1º E 3º - Ana Carolina Ribeiro dos Santos, 2º E

BE Aires Barbosa 1ºciclo 1º- João Miguel Cachulo Simões, 4ºB 2º - Tomás da Silva Galiza Cardoso, 4ºA 3º - Ana Sofia Caixa Mineiro, 4ºA 2ºciclo 1º - Maria Inês Miranda Gravato, 5ºA 2º - Mariana Queirós Simões, 6ºE 3º - Sara Ramos Santos, 6ºE Menções honrosas Vicente Miguel Pinto Lima, 1ºA David de Ataíde Valente Jardim, 1º A Patrícia Fraga Mota, 1ºA Nicoleta Caminschi, 2º B João Vicente Silva Santos, 1º E Viviana Almeida Ribeiro, 3º F Tomás de Ataíde Valente Jardim, 4ºC Rafael da Silva Salvador, 4ºA Rita Maria Guimarães de Sá, 6ºE Jornal das 6

nº 11

11


Espaço Biblioteca Escolar Concurso "Dia dos namorados" Os trabalhos premiados no 1º Ciclo

Os trabalhos premiados no 2º Ciclo

A todos os participantes, parabéns pelo trabalho e até para o ano!

Jornal das 6

nº 11

12


Espaço Biblioteca Escolar Visitas de Escritores Ao longo destes meses, alguns escritores visitaram a nossa Biblioteca e, além de apresentarem os seus livros, tiveram a oportunidade de conversar com os nossos alunos.

Sessão de autógrafos com o escritor Mia Couto No dia 24 de outubro de 2015 realizou-se, no hotel Moliceiro, uma sessão de autógrafos com o escritor Mia Couto. Esta iniciativa dos CTT contou com a colaboração da Bibliotecas Escolares. Alguns alunos do 4º C dramatizaram a obra "O beijo da palavrinha" e o aluno Ricardo Simões, do 6º E, entrevistou o autor. As turmas do 4º C e 4º F e os alunos Sara Santos, João Pinto e Rodrigo Baptista, do 6º E, participaram na elaboração de trabalhos que foram expostos no evento. Alguns alunos do Agrupamento estiveram presentes na sessão de autógrafos, acompanhados pelos pais. Foi uma tarde diferente em que se promoveu o livro, a leitura e a escrita.

O escritor Mia Couto mostrou-se sempre disponível para trocar ideias com os alunos, pais e professores presentes no evento.

Jornal das 6

nº 11

13


Espaço Biblioteca Escolar Encontro com o escritor/ilustrador Pedro Seromenho No dia 20 de novembro de 2015 as Bibliotecas Escolares de Esgueira receberam o escritor/ilustrador Pedro Seromenho. Foram realizadas duas sessões no auditório Aires Barbosa, para as turmas do 3º e 4º ano da EB1 de Esgueira, e uma sessão na EB1 de Alumieira para todas as turmas do 1º Ciclo e Pré-escolar. Pedro Seromenho soube cativar, levando todos a viajar através das histórias que contou e das ilustrações que fez. No final de cada sessão o autor autografou, de forma personalizada, os livros adquiridos por professores e alunos. Este encontro foi, sem dúvida, um excelente momento de promoção do livro e da leitura. Professora Bibliotecária Brígida Varanda

Jornal das 6

nº 11

14


Espaço Biblioteca Escolar "A vida mágica da sementinha" de Alves Redol No sentido de promover o livro e o desenvolvimento do hábito e gosto pela leitura, a Biblioteca Escolar Aires Barbosa recebeu, no dia 29 de outubro de 2015, o contador de histórias Sandro William Junqueira que dinamizou, de forma muito divertida, a obra "A vida mágica da sementinha" de Alves Redol, a todos os alunos do 5º ano. Professora Bibliotecária Brígida Varanda

"A lebre, a tartaruga e uma flor no cabelo" de Afonso Cruz Esteve na biblioteca da Escola Dr. Jaime Magalhães Lima, no dia 1 de dezembro, a contadora de histórias Helena Burbuleta que nos deliciou com a sua arte. Encantou e divertiu os alunos do 8ºE que ouviram a história A lebre, a tartaruga e uma flor no cabelo de Afonso Cruz. Transmitiu-nos o gosto da leitura e fez-nos refletir sobre a importância das nossas escolhas para a concretização dos nossos verdadeiros objetivos, moralidade da história. Professora Lúcia Azevedo

Jornal das 6

nº 11

15


Espaço 1º Ciclo Concerto de Natal No sentido de comemorar a data festiva e demonstrar os conhecimentos e competências adquiridas nas aulas de Expressão Musical, os alunos do primeiro ciclo que frequentam aquela Atividade de Enriquecimento Curricular brindaram alguns dos seus colegas com um concerto natalício e uma representação da Natividade que decorreu no Auditório Aires Barbosa no dia 17 de dezembro, último dia de aulas do primeiro período. Apesar de algum nervosismo próprio da idade e da ocasião, os alunos portaram-se como autênticos artistas de palmo e meio, brindando a plateia, composta por alunos, docentes e assistentes operacionais com os seus dotes musicais e artísticos.

Jornal das 6

nº 11

16


Espaço 1º Ciclo Técnicas de Ilustração “Da Palavra à Imagem” O ilustrador Rui Castro, da Areal Editores, visitou a nossa escola no passado dia 18 de fevereiro para falar aos alunos dos 3º e 4º anos da Escola Aires Barbosa sobre as técnicas de ilustração que se utilizam nos livros infantis e escolares. Após falar aos alunos sobre as várias técnicas, o ilustrador Rui Castro demonstrou algumas dessas técnicas para a delícia da plateia. No final, o ilustrador autografou algumas das obras em que participou perante o entusiasmo dos mais pequenos.

As visitas de artistas permitem aos nossos alunos um contacto mais profundado com diversas vivências, todas diferentes mas todas importantes. Enquanto marca do nosso agrupamento, o desenvolvimento pessoal e criativo dos nossos alunos é fundamental para o sucesso do nosso projeto.. O entusiasmo e a alegria patentes nas caras dos nossos alunos após estas atividades são a marca evidente do sucesso destas iniciativas.

Jornal das 6

nº 11

17


Espaço 1º Ciclo A Flor da Sabedoria Com o intuito de reforçar a sensibilização ambiental implementada em anos anteriores, a SUMA trouxe à nossa escola a sua nova campanha, denominada “Flor da Sabedoria”. Utilizando como suporte uma flor de cores sugestivas e com pétalas móveis, nas quais estão inscritas questões e desafios aos quais os alunos respondem, usando a mímica ou o desenho, sempre com o objetivo final de agregar os conhecimentos adquiridos nos princípios das rotinas ambientais: reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar e responsabilizar. No final da atividade, professores e alunos dos 3º e 4º anos foram convidados a assinar o compromisso coletivo de “Proteger o Ambiente e Praticar a Cidadania” para que as rotinas sejam aplicadas ao longo de todo o ano letivo , assim como em anos futuros. No final, foram entregues aos alunos do 4º ano dispositivos móveis de armazenamento digital com fichas de atividades e, aos restantes alunos, porta-chaves.

Jornal das 6

nº 11

18


Espaço 1º Ciclo Dia dos Namorados Os alunos dos 1º e 2º anos celebraram o Dia dos Namorados, explorando a sua criatividade e os seus afetos, numa atividade organizada pela Biblioteca da Escola Básica número 1 de Esgueira em conjunto com as professoras do 1º Ciclo. Os alunos elaboraram pequenos corações em papel, colando-os depois num cartaz alusivo, juntamente com a mensagem. “Viva a Amizade”.

Espaço dos Projetos O PES (Projeto de Educação para a Saúde) funciona no nosso agrupamento com o intuito de fomentar hábitos e comportamentos saudáveis, assim como consciencializar a população discente para os comportamento de risco que podem encontrar em ambiente escolar e fora dele. As linhas orientadoras do projeto prendem-se com os hábitos alimentares, a importância da atividade física, os afetos e a sexualidade, a prevenção de consumos e a saúde mental. Para além de atividades especificamente trabalhadas dentro de cada grupo-turma, o PES também organiza e dinamiza sessões de divulgação e de informação orientadas para a comunidade educativa.

Comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA No âmbito das comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, a Associação “+Abraço-Aveiro” promoveu uma sessão sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, dinamizada pela psicóloga Patrícia Oliveira e presenciada pelos alunos dos 11º A e B e do 12º C. A sessão pretendeu elucidar os alunos sobre os riscos destas doenças, assim como responder a algumas dúvidas dos alunos relativamente a este assunto.

Jornal das 6

nº 11

19


Espaço dos Projetos Direitos da Criança e a “Valentina” Nos dias 9 e 10 de dezembro, dois agentes da PSP dirigiram-se à escola para elucidar e sensibilizar os alunos dos 3º e 4º anos para a temática dos Direitos da Criança no âmbito da celebração do Dia dos Direitos Humanos. Com a ajuda da Valentina, uma pequena boneca, os alunos aprenderam a ser felizes na infância para serem adultos saudáveis mental e fisicamente.

Dia da Não Violência Escolar e da Educação para a Paz— Bullying na Escola No dia 29 de janeiro, no âmbito das comemorações do Dia da Não Violência Escolar e da Educação para a Paz, agentes da PSP dirigiram-se à escola para uma sessão de esclarecimento sobre o fenómeno do ’bullying’, direcionado para os alunos do 6º ano. As turmas presentes ouviram atentamente as informações prestadas pelos agentes da autoridade, mostrando-se, também, curiosos, interventivos e participativos. Na Biblioteca Escolar, esteve patente uma exposição alusiva ao dia e à temática, na qual os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre algumas personalidades ligadas a este movimento de não violência.

Jornal das 6

nº 11

20


Espaço dos Projetos Sessão de Sensibilização—PSP e Centro de Saúde Nos dias 7 e 8 de março, agentes da PSP e elementos do Centro de Saúde dirigiram-se à escola para uma sessão de sensibilização dirigida aos alunos do 12º ano. Nesta sessão, foram focados diversos assuntos do interesses dos alunos, nomeadamente os riscos inerente ao consumo de substâncias ilícitas na condução e as consequências adjacentes. Os alunos, prestes a iniciar uma nova etapa de desenvolvimento, ouviram com atenção e esclareceram as suas dúvidas sobre este e outros assuntos.

Dia Mundial do Rim Comemorou-se, no passado dia 10 de março, o Dia Mundial do Rim. O Agrupamento de Escolas de Esgueira juntou-se a esta efeméride e, assim, profissionais do Hospital Infante D. pedro, em Aveiro, dirigiram-se à escola para uma sessão de sensibilização para este órgão tão importante, direcionado para os alunos dos 3º, 4º e 6º anos. As turmas presentes ouviram atentamente as informações prestadas pelos profissionais de saúde, aprendendo que devem tomar muito cuidado com os seus hábitos alimentares para preservarem a saúde dos seus rins e, consequentemente, do seu corpo. Num gesto simbólico, cada aluno presente recebeu uma garrafa de água como recordação da importância deste alimento para o nosso corpo em geral e para os rins em particular.

Jornal das 6

nº 11

21


Espaço dos Projetos Erasmus + Na semana de 12 a 18 de outubro, professores e alunos das escolas parceiras no projeto Erasmus+ intitulado ”WoCu2 (working culture)” estiveram no nosso agrupamento para um encontro formativo . Docentes e alunos de escolas italianas, húngaras, finlandesas e alemãs puderam, durante uma semana, partilhar experiências relacionadas com o ensino e a vivência dos cursos profissionais, comparando os sistemas nacionais e de outros países.

Nas sessões de trabalho, alunos e docentes das várias escolas parceiras juntavam-se para realizar as várias tarefas da sua responsabilidade. Estes grupos de trabalho promoveram o entendimento comum e a cooperação para a obtenção de resultados positivos e satisfatórios, um dos objetivos primordiais de qualquer projeto de intercâmbio.

Nem só de trabalho se fez este encontro de intercâmbio. Os professores e os alunos das escolas estrangeiras aproveitaram para conhecer algumas das belezas naturais e culturais da região, como a praia da Barra e o seu farol, o mais alto da Europa Ocidental, ou o navio-museu Santo André, que relembra as gerações presentes das agruras passadas na pesca do bacalhau em alto mar, ou ainda o Museu Marítimo de Ílhavo com a sua exposição de bacalhaus vivos.

O sucesso deste encontro ficou provado pelo espírito de entreajuda e de confraternização patente no jantar de encerramento dos trabalhos na noite do dia 16 de outubro. Os próximos encontros prometem... Jornal das 6

nº 11

22


Espaço dos Projetos Eco-Escolas No dia 12 de novembro de 2015, pelas 16h, teve lugar no Auditório Aires Barbosa a primeira reunião do Conselho Eco-Escola 2015/2016 da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães de Lima. Estiveram presentes representantes dos alunos, dos professores, do pessoal não docente, da Direção da Escola e da Junta de Freguesia. Nesta reunião foi apresentado o Programa EcoEscolas e foi discutido o Plano de Ação a implementar. A Presidente da Junta de Freguesia de Esgueira apresentou sugestões, entre outras, relativamente às atividades a desenvolver no âmbito do projeto “A Rota dos 20”. A “Rota dos 20”, que visa assinalar os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal, integra-se no tema mobilidade sustentável e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças, jovens, pessoal docente e não docente, encarregados de educação e Município. Decorre em simultâneo em 20 regiões.

No dia 25 de novembro, pelas 18 horas, decorreu a Cerimónia Municipal do Galardão Eco-Escolas 2015, no Centro de Congressos de Aveiro. Neste evento foi entregue a Bandeira Verde Eco-Escolas 2015 a 22 estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro, incluindo o nosso agrupamento, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado, em prol do desenvolvimento sustentável.

Jornal das 6

nº 11

23


Espaço dos Projetos Parlamento Jovem—Básico O “Parlamento Jovem” para os alunos do ensino básico foi, este ano, dedicado ao tema “Racismo, Preconceito, Discriminação (ao debate)”. Os alunos do 5º ao 9º ano do nosso agrupamento puseram-se ao trabalho e as sete listas elaboraram propostas de medidas para este problema social que colocaram à votação dos alunos do agrupamento no dia 15 de janeiro. Dos resultados dessa votação saíram os 31 deputados para a sessão escolar que teve lugar no dia 22 de janeiro. Os deputados eleitos foram os seguintes:                               

Luís Filipe Silva, 8º F; Tiago Barros, 6º E; Ana Filipa Pinho, 8º C; Maria Margarida Coelho, 8º F; Filipe Miranda, 6º E; Mariana Castro, 6º C; Beatriz Martins, 8º F; Sílvia Neves, 6º D; Ricardo Simões, 6º E; Eduardo Jardim, 8º C; Rúben Silva, 6º D; Constança Miranda, 8º F; Andreia Leite, 6º E; José Oliveira, 6º C; Gonçalo Adão, 8º C; Carolina Matos, 8º F; Alexandre Andrade, 5º D; Francisco Pinto, 6º D; André Gonçalves, 6º E; Isa Ladeira, 8º F; Nicole Silva, 8º C; Paula Carvalho, 6º B; Hugo Koppenstteiner, 6º C; Maria Miguel, 6º E; Débora Ferreira, 8º F; Adriano Pires, 6º D; Vasco Oliveira, 6º E; Érica Silva, 8º C; Carolina Cordeiro, 5º D; Maria João Machado, 6º E; Carolina Almeida, 8º C.

Jornal das 6

nº 11

24


Atividades na Escola Formação Financeira No dia 19 de outubro, os alunos do ensino secundário do nosso agrupamento foram brindados com uma sessão informativa sobre “Formação Financeira”, dinamizada pela associação de proteção de consumidores DECO. Os alunos participantes puderam ouvir algumas sugestões e alguns esclarecimentos sobre a melhor forma de gerir o dinheiro, colocando essas noções em prática em pequenas situações simuladas.

Nanotecnologia e o Futuro No dia 23 de outubro, alguns alunos do ensino secundário do nosso agrupamento participaram numa sessão informativa e de esclarecimento por um professor da Universidade de Aveiro sobre o ramo da nanotecnologia e as suas potencialidades no futuro académico e profissional.

Jornal das 6

nº 11

25


Atividades na Escola Workshop—Atendimento No dia 28 de outubro, os alunos do Curso Profissional de Comércio organizaram e dinamizaram uma sessão informativa e de trabalho (workshop) sobre técnicas de atendimento. Os alunos organizadores comportaram-se de forma profissional, transmitindo aos participantes o que aprenderam no seu curso como forma de preparação para a sua PAP e para a prática profissional.

Filosofia No dia 17 de novembro, no âmbito da disciplina de Filosofia, alunos e professores participaram numa sessão de apresentação de alguns trabalhos sobre assuntos discutidos nas aulas daquela disciplina e a sua relação com o nosso quotidiano.

Jornal das 6

nº 11

26


Atividades na Escola Visita à Bienal Internacional de Cerâmica No mês de novembro, os alunos do 8º D e do 9º E fizeram uma visita guiada à Bienal Internacional de Cerâmica, em Aveiro. A visita foi organizada pela professora Lúcia Seabra e inserida nos conteúdos da disciplina de Educação Visual. Os alunos puderam observar trabalhos artísticos realizados em cerâmica e perceber a aplicação prática de alguns dos conceitos discutidos nas aulas.

Palestra sobre Biomedicina No dia 16 de dezembro, no âmbito da disciplina de FísicoQuímica, a Dra. Nathalie Barroca, doutorada em Engenharia Biomédica, fez uma sessão de informação destinada aos alunos do ensino secundário sobre “Materiais para aplicações biomédicas: da ficção científica às tecnologias emergentes”. Os alunos puderam presenciar alguns dos avanços tecnológicos nesse campo, assim como testemunhar a sua importância crescente na actualidade.

Jornal das 6

nº 11

27


Atividades na Escola Dia Europeu do 112 No âmbito da comemoração do “Dia Europeu do 112”, uma agente da PSP dirigiu-se ao nosso agrupamento para uma sessão informativa e de esclarecimento sobre o 112, a sua história e a sua importância. Os alunos presentes puderam aprender um pouco mais sobre o número de emergência, assim como sobre a necessidade de apenas o usar em casos de real emergência.

Sessões de Esclarecimento—9º Ano Nos dias 3 e 4 de março, os alunos do 9º ano dirigiram-se ao Auditório do Edifício Aires Barbosa para sessões de esclarecimento sobre as opções no ensino secundário. Estiveram presentes os coordenadores dos cursos profissionais ministrados no agrupamento, assim como professores e alunos desses cursos, assim como professores de algumas disciplinas de opção no ensino secundário. Pretende-se que os alunos do 9º ano façam escolhas informadas para o seu percurso escolar no ensino secundário.

Jornal das 6

nº 11

28

Jornal das 6 nº11  

Jornal do Agrupamento de Escolas de Esgueira nº11

Jornal das 6 nº11  

Jornal do Agrupamento de Escolas de Esgueira nº11

Advertisement