Page 1

1


Editorial Estamos a terminar o ano letivo! O 3º período foi cheio de atividades, de envolvimento com a comunidade, de trabalho .... Ganhámos as Escolíadas, ganhámos prémios desportivos, ganhámos outros prémios e o nosso sentido de comunidade educativa reforçou-se. Parabéns aos alunos, aos professores, aos funcionários, aos pais! As provas de aferição já se realizaram e aguardamos os seus relatórios para refletirmos sobre o que é necessário melhorar e as medidas que é necessário adotar.

Os exames estão aí! Com eles, encheram-se as atividades de preparação para exames e os alunos continuam a povoar a escola, carregados de livros e cadernos à procura do professor de uma das disciplinas com exame. Vêm com a ansiedade de quem projeta nestes exames uma parte do seu futuro. Vemo-los sair das salas de exame, ora confiantes, ora desolados, porque naquele “pedaço” de tempo viram crescer a esperança ou a desilusão. Alegramo-nos ou sofremos com eles. É assim a vida de quem escolheu ser professor! Mas a escola não é, não pode ser, só exames! Estes servem sobretudo a seriação, a seleção para uma entrada no ensino superior, deixando-nos reféns de uma “luta” que não devia ser nossa.

Por isso, neste final de ano letivo preparamos o que novo que aí vem, procurando novas formas de organização pedagógica. É o nosso novo desafio – autonomia e flexibilidade curricular. Esta será a marca do próximo ciclo pedagógico.

Na data em que escrevo, falta ainda acabar a atividade da educação préescolar. Foi um ano intenso para educadoras e crianças do pré-escolar: trabalho na sala, trabalho de projeto, visitas de estudo, festas ... e nós a vêlos a crescer e a aprender, a aprender ... Como é importante a educação pré-escolar!

Acabadas as aulas e os exames, é tempo de férias. BOAS FÉRIAS!

Helena Libório, Diretora

________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

A formação em contexto de trabalho para os alunos dos cursos profissionais tem estado a correr, para alguns em países europeus ao abrigo do Programa Erasmus+.

A nossa “luta” são as aprendizagens das alunos, as competências que desenvolvem na escola e que os preparam para um mundo cada vez mais incerto que lhes exige flexibilidade, adaptação à mudança, capacidade de mobilizar conhecimentos, trabalho em equipa.

Tomada de Posse Tendo sido reconduzida pelo Conselho Geral, tomou posse a Diretora do Agrupamento, Drª Helena Libório, que irá iniciar mais um quadriénio, acompanhada pela sua equipa.

O Jornal das Seis deseja um bom trabalho.

Jornal das 6

nº 15

2


Jornal das 6

nยบ 15

3


No dia 5 de maio de 2017 comemorou-se o Dia do Agrupamento na Escola Secundária Jaime Magalhães Lima. Os alunos da Escola de Alumieira puderam realizar experiências de química, fazer origamis, jogar futebol, fazer jogos com bola /balão, ver robôs, poder interagir com eles e fazer jogos matemáticos. Foi muito divertido!

Jornal das 6

nº 15

4


Assim, no dia 7 de junho, os alunos, Alexandre Sousa e Palmira Cunha, foram receber o prémio em representação de todos os alunos da Turma F. A entrega de prémios decorreu na Feira do Livro em Lisboa que se realizou no Parque Eduardo VII.

Na entrega de prémios tiveram o privilégio de estar ao lado de duas grandes escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Professores e Educadora de Alumieira

Visita de estudo ao CMIA

No dia 24 de abril de 2017 os alunos do 3º e 4º anos, da Escola de Alumieira realizaram uma visita de estudo ao CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental.

Nesta visita os alunos puderam conhecer a fauna e a flora presente na ria de Aveiro, bem como alguma informação acerca da sua extensão. Puderam, ainda, observar as várias espécies de aves que habitam na ria de Aveiro através da observação utilizando binóculos. Foi uma atividade bastante enriquecedora, pois permitiu conhecer a biodiversidade existente na ria de Aveiro.

Professores e Educadora de Alumieira

___________________________________________________________________

Um dia no Parque No dia 26 de junho de 2017 as crianças do J.I. de Alumieira foram visitar o parque de Aveiro. Puderam realizar vários jogos e andar nos insufláveis. No fim, foi oferecido um lanche a cada criança. Foi uma tarde bem passada.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os alunos do 3º e 4º anos da Escola Básica de Alumieira concorreram ao concurso “Uma Aventura… Literária 2017”, tendo sido premiados na modalidade “Crítica” com o prémio especial do júri e na modalidade de “Texto Original” com uma Menção Honrosa.

______________________________________________________________________________________________________

“Uma aventura… Literária 2017”

Educação Ambiental Os alunos da Escola de Alumieira participaram na ação de sensibilização alusiva ao tema “Poluição Marinha por plásticos – Plasticologia Marinha” dinamizada pelo Oceanário de Lisboa. Com esta ação, os alunos ficaram a saber o perigo que constitui o plástico quando o deitamos para o caixote do lixo e não o reciclamos. Algum plástico chega aos oceanos, os peixes e todos os animais marinhos comem-no e ficam doentes, podendo mesmo vir a morrer.

Os alunos puderam realizar diferentes jogos de sensibilização para a quantidade de lixo que podemos encontrar na praia e a dificuldade que os animais marinhos têm, em distinguir um pedaço de plástico da sua própria comida.

Esta atividade foi muito importante para que as crianças percebam a importância da reciclagem e passem a mensagem aos pais, para que, assim, possamos ter um planeta mais limpo. Cuidar do nosso planeta é um dever e uma obrigação!

Jornal das 6

nº 15

5


Dia Mundial da Criança

Quando chegámos à escola as crianças foram presenteadas com a decoração da mesma feita pela Encarregada de Educação Dilvana Santos da Silva.

Da parte da tarde, os alunos do 1º Ciclo e do Pré-escolar foram presenteados com a visita dos Bombeiros Novos de Aveiro que vieram fazer uma simulação de um resgate através de uma das janelas das salas de aula e demonstrar aos alunos algumas das funcionalidades de um carro de bombeiros. Os alunos puderam, ainda, verificar como funciona e se utiliza uma mangueira de incêndio, em situação real.

Começámos o dia com a construção de um cartaz “Ser Criança é….”e relembrando os direitos e os deveres da criança. De seguida, conhecemos a escritora Nádia Monteiro que veio à nossa escola apresentar o livro “Uma Viagem Mágica”. Esta atividade foi organizada pela Junta de Freguesia de Esgueira. Os alunos do 3º e 4º ano construíram a sua própria história intitulada “Uma Viagem Mágica” e os alunos do 1º e 2º anos e pré-escolar ilustraram a história, tendo sido apresentado o trabalho à escritora que muito se alegrou com a surpresa.

Terminámos o dia com um lanche convívio oferecido pela Associação de Pais que presenteou as crianças com uma pequena lembrança. Foi um dia muito divertido, onde as crianças demonstraram uma grande alegria.

Professores e Educadora de Alumieira

De seguida, os alunos foram presenteados com uma aula de zumba e com a visita dos idosos à nossa escola que presentearam os alunos com um marcador de livros e um chupa-chupa.

___________________________________________________________________________________________________________________________

No dia 1 de junho comemorou-se na Escola de Alumieira o Dia Mundial da Criança com atividades muito divertidas.

O Dia Mundial da Criança é sempre motivo de festa. Na EB da Quinta do Simão, foi vivido com várias atividades distribuídas ao longo do dia: modelagem e pintura de barro, jogos matemáticos, pinturas faciais e jogos no exterior com a colaboração do professor Rui Pinto do CPE, a quem muito agradecemos.

Constituímos equipas formadas com elementos do JI e Escola e com os nossos passaportes fomos passando pelas diferentes etapas. Todos fomos vencedores e merecedores de um almoço muito especial.

Terminámos o dia com duas visitas especiais: a escritora Nádia Monteiro que nos apresentou o seu recente livro “ Uma Viagem Mágica” e dos “Idosos Ativos” de Esgueira que nos trouxeram muitos miminhos!

Educadora e Professores da Quinta do Simão

Jornal das 6

nº 15

6


Desfile da Junta de Freguesia de Esgueira

Os alunos do 4.º B da Escola Básica de Esgueira agradecem à Associação Desportiva de Taboeira o empréstimo dos equipamentos de futebol e acessórios, que lhes permitiram participar no cortejo temático “Esgueira e os seus lugares”, no âmbito das Festas Quinhentistas de Esgueira, no dia 9 de junho de 2017. Gostámos de nos sentir uma equipa futebol. Pensamos que demos a conhecer bem a vossa Escola de Futebol, de forma divertida e com impacto nas pessoas que estavam a assistir. Uma vez mais, os nossos agradecimentos. Os alunos do 4.º B

Na Quinta do Simão existe uma olaria e uma fábrica de reciclagem de papel.

Foi o tema para o desfile!

Educadora e Professores da Quinta do Simão ________________________________

______________________________________________________________________________________________

Agradecimentos

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Trabalho do 4ºB

No dia 9 de junho, os meninos da Quinta do Simão participaram no desfile temático promovido pela Junta de freguesia, inserido na Feira Quinhentista.

O Jardim de infância e a Escola Básica de Alumieira participaram no desfile da Junta de Freguesia de Esgueira, este ano com o tema “Esgueira e os seus lugares”, tendo -lhes sido atribuído o lugar de Mataduços.

Assim, o pré-escolar recriou a “Mata d’ursos” com lindas árvores e ursos espetaculares; o 1º e 2º anos recriou “A ribeira” com lindos moliceiros, salineiras, marnotos e utensílios a condizer; o 3º e 4º anos recriaram a procissão da Senhora da Alumieira com o andor, os mordomos, o padre, a música e os romeiros que levavam os seus lanches e os tradicionais folares.

Jornal das 6

nº 15

7


Foram vestidos com fatos que eles construíram com a ajuda da professora, pais e até de um grupo de senhoras da Junta de Freguesia de Esgueira, que de forma muito simpática aceitaram fazer as coisas mais difíceis, como por exemplo pintar as capelas da sª do Álamo e da Nossa senhora da Memória.

À nossa turma, 2º ano A, coube representar a zona da Nossa Srª do Álamo. Nós fomos ver a capelinha e as árvores que se chamam álamos. Também fomos à Junta de Freguesia, entrevistamos pessoas mais idosas, elas sabem muitas coisas! Contaram que antigamente no largo dessa capela, aos domingos, as pessoas juntavam –se , levavam uma merenda, instrumentos de música e cantavam e dançavam à sombra dos álamos.

A vida antigamente era muito diferente daquela que vivemos hoje, para conhecermos o passado nada melhor do que nos juntarmos com as pessoas mais velhas que vivem aqui. Elas sabem muitas coisas!

Professora Margarida Graça

Visita de Estudo

As turmas dos terceiros anos da Escola Básica de Esgueira e a turma do 3.º e 4.º ano da Escola Básica de Alumieira realizaram uma visita de estudo ao Museu de Aveiro, também conhecido como Museu de Santa Joana, e à Fábrica Centro Ciência Viva, no dia 26 de janeiro. Em primeiro lugar, visitámos o Museu, onde vimos vários espaços e ouvimos alguma da sua história. Primeiro, visitámos a Igreja de Jesus, de estilo barroco e ouvimos a história das freiras da Ordem Dominicana que viveram no Convento de Jesus, onde agora é o Museu. De seguida, visitámos o túmulo de St. Joana, a sala de trabalhos manuais, que depois da morte da princesa passou a ser uma sala que, atualmente, representa a sua vida e observámos o retrato mais importante de St. Joana pintado pelo pintor régio, Nuno Gonçalves. Por fim, visitámos a sala dos presépios onde vimos vários presépios, alguns construídos pelas freiras, quadros que foram restaurados e, no final, o armário da Boticária. Depois disso, fomos à Fábrica Centro de Ciência Viva. Lá, fomos ao “Sítio dos robôs”, onde vimos os cinco sensores que os robôs têm, a mesa dos motores e a mesa dos robôs com vários robôs a funcionar. Vimos alguns a dar cambalhotas e a fazer o pino, a dar luz, a limpar e até a falar. Por último, fomos ao espaço “A cozinha é um laboratório” onde fizemos pão, aprendemos por que é que o pão cresce e, no fim, pudemos provar o resultado final da nossa experiência. Alunos do 3.º B (texto coletivo)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

No dia 9 de junho, todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento tiveram um dia especial, desfilaram pelas ruas de Esgueira representando os vários lugares que integram a freguesia.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Desfile da Junta de Freguesia de Esgueira

Dramatizações Os nossos finalistas do 4º ano apresentaram dramatizações " Olha o passarinho" ( 4ºC) e " O Zé das moscas" (4ºA), com a ajuda da Voluntária Ana Salústio e dos professores Luís Moita, Fátima Mesquita e Ana Paula Gonçalves.

___________________________

Encontros com Escritores Encontro com a escritora Joana Estima Rocha" direcionada para os 4ºanos e 3ºB.

Jornal das 6

nº 15

8


JI Quinta do Simão

________________________________ No dia 26 de junho, as crianças do JI da Quinta do Simão participaram na aventura “À Descoberta do Parque”, promovida pela CMA. Uma atividade, naquele que é um dos espaços verdes de eleição da nossa cidade e que completa 90 anos. JI Quinta do Simão _______________________________

Canoagem A nossa aluna Ana Aidos, campeã regional de canoagem, foi convocada pela Federação Portuguesa de Canoagem, para participar no Program TIP (Talent Identification Program) da Federação Internacional de Canoagem (ICF) que decorreu na Hungria e na Sérvia, tendo obtido o 5º lugar na prova de velocidade.

Parabéns Ana!

Poetas de Palmo e Meio As férias estão a chegar

As férias estão a chegar É hora de saltar e brincar Ir de férias para outro país Irá tornar-te mais feliz!

Na praia brincar, Correr e mergulhar Nadar na piscina, Mas não ser traquina.

Vou comer um gelado Mas não ser mimado Afinal estou a crescer É tempo de aprender.

Estas férias vão ser Fenomenais… O verão vai ser demais!

________________________________________________________________________________

Para preparar o desfile temático do dia 9 de junho, visitámos a fábrica, Papelespecial, LDA , situada na Quinta do Simão, para percebermos a importância da reciclagem do papel.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Visitas de Estudo

Chegaram as férias

A escola está a terminar E as férias a começar. Da praia vamos falar E com os amigos brincar.

Vamos ter de nos despedir Dos amigos e da professora. Nas férias vamo-nos divertir Com a família toda.

Gosto muito da escola Mas está na hora de descansar. Vou ter saudades da professora Que gosta de trabalhar.

Cláudia 4.º B

Érica 4.º B

_________________________________________________________________

Dia da Mãe Trabalho alusivo ao Dia da Mãe na Biblioteca do edifício Aires Barbosa. Para todas as mães do Agrupamento!

Jornal das 6

nº 15

9


Uma manhã muito divertida com direito a lanche!

Educadora e Professores da Quinta do Simão

______________________________________________________________________________________________

Com muito entusiasmo, as crianças da EB1 da Quinta do Simão divertiram-se numa” Aventura no EMA” em atividades promovidas CMA: aula coletiva de judo com o olímpico Nuno Delgado, de quem temos um autógrafo, aula de zumba e insufláveis.

No dia 13 de junho os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola de Alumieira participaram na atividade promovida pela Câmara Municipal de Aveiro “Uma aventura no EMA”.

Deslocámo-nos para o Estádio Municipal de Aveiro onde as crianças puderam divertir-se nos insufláveis, fazer uma aula de zumba e uma mega-aula de judo com a participação do judoca Nuno Delgado. Foi um dia muito divertido! As crianças adoraram!

Educadora e Professores da Alumieira __________________________________________________________________

Biblioteca Exposição na Biblioteca Aires Barbosa sobre o escritor António Pina

Trabalhos das turmas 5ºA, 5ºB e 5ºE. Jornal das 6

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Uma aventura no EMA

Poetas de Palmo e Meio Adeus escola Olho pela janela de manhã, a escola está tão calminha. Meu falar enérgico, meu respirar cansado, suspiro devagarinho, a escola está a acabar. Minhas palavras infelizes, meu paladar estragado, meu olhar triste o próximo ano vai ser complicado: muitas disciplinas, muita responsabilidade. Pensando melhor, as férias estão a chegar. Vou para praias, piscinas, lagoas… Afinal no verão ninguém quer vegetar. Não vou ver os meus amigos, mas vou estar com a minha família. Adeus escola, até para o ano!

Maria 4.ºB

10


Com esta ação puderam melhorar o seu conhecimento sobre qual a refeição mais importante do dia, relembrar o significado da roda dos alimentos e a porções que se devem consumir de cada tipo de alimentos, bem como, aqueles que devemos comer em menores quantidades e apenas em dias de festa.

No final receberam um folheto informativo para partilharem o que aprenderam com os pais e jogaram um jogo. Educadora e Professores de Alumieira

Poetas de Palmo e Meio No verão

Acabaram as aulas, começaram as férias. Vou largar os livros da escola menos as minhas enciclopédias.

Vou procurar um amigo e com ele viajar, à descoberta de outro mundo no fim do luar.

Encontrei um verdadeiro amigo para ir com ele passear. Ele disse que queria um planeta desconhecido para se alegrar.

Esse planeta era quente tinha praias com cheiro a maresia, nós juntos parecíamos o sol cheio de alegria.

Noa 4.º B

____________________________________________________________________________________________________________

No dia 9 de maio os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Alumieira assistiram a uma ação de sensibilização para a importância de uma alimentação saudável, promovida pela Nestlé.

____________________________________________________________________________________________________________

Ação de sensibilização sobre alimentação saudável

Festa de Final de Ano No dia 22 de junho realizou-se na Escola de Alumieira a Festa de Encerramento do ano Letivo com os alunos do 1º Ciclo e do Préescolar. Todas as turmas/grupo apresentaram uma atividade e no final houve a tradicional cerimónia de entrega dos diplomas aos finalistas do 1º Ciclo e do Pré-escolar.

Foi uma festa muito participada pelos pais e Encarregados de Educação, com muita alegria e emoção.

No final da festa realizou-se um lanche convívio.

___________________________________________________________________________________________________

“Palavras e Ideias” A turma F da EB1 de Alumieira concorreu ao concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura “Palavras e Ideias”. Foram premiados os dez trabalhos que evidenciaram maior qualidade de escrita e gráfica. O trabalho apresentado pela turma F ficou em 5º lugar a nível nacional, tendo sido premiado com dez livros.

O trabalho premiado constou na exploração da obra “O Jardim Arco-íris” da autora Manuela Mota Ribeiro. Da história, foi destacada a situação problemática e proposto aos alunos que encontrassem uma solução para o problema. Depois de elaborada uma lista de soluções, foi escolhida aquela que se considerou mais eficaz e foi representada pelos alunos graficamente.

Esta atividade motivou os alunos para a escrita e desenvolveu a sua criatividade.

Jornal das 6

nº 15

11


Experiências Diversificadas Este 3º período foi, para os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Esgueira, muito rico em experiências diversificadas. Algumas já vivenciadas em anos anteriores, como o desfile integrado nas comemorações das Feiras Quinhentistas ou a “ Aventura no… EMA”, ou novidades como “Missão Up”, em parceria com a Galp , o programa Nestlé Crianças Saudáveis e a “Plasticologia Marinha” proporcionada pelo Oceanário de Lisboa.

Plasticologia Marinha

Dia Mundial da Criança

Os nossos alunos mais velhos do Curso Profissional de Desporto ofereceram aos colegas do 1º e 2º anos, um Dia Mundial da Criança cheio de ação e divertimento onde não faltou uma “ Batalha de balões de água”. O nosso agradecimento para eles e para os professores que os orientaram. Mais um ano letivo terminou. No próximo ano esparam-nos novos desafios! Uma Aventura… no EMA

Escola Básica do 1º ciclo de Esgueira Professora Guiomar Neves

Missão UP

Desfile Feiras Quinhentistas Jornal das 6

nº 15

12


Na Escola Básica de Alumieira, a turma 3º e 4ºF foi premiada pela sua participação no concurso Palavras e Ideias, no âmbito do PNL. Parabéns aos alunos e à professora Ana Patrícia.

https://issuu.com/pnl2027/docs/palavras_e_ideias_1ciclo

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Palavras e Ideias

Projetos de Leitura No âmbito de Projetos Individuais de Leitura, os alunos da turma do 6ºA fizeram algumas apresentações autónomas de leituras na Biblioteca Escolar Aires Barbosa. Professora Celeste Cruz

__________________________________

Dia da Criança Atividade realizada na Biblioteca Aires Barbosa. Ser criança é ...

Jornal das 6

nº 15

13


Aos alunos do 10.° ano coube a responsabilidade de colocar em prática as atividades dos vários Postos que os participantes tinham de realizar para ultrapassar a etapa e conseguir pontuação. Professora Maria da Conceição Valente ______________________________

__________________________________________________________________________________________

No 5 de Maio, Dia do Agrupamento, no âmbito da disciplina de Física e Química, aconteceu o PeddYPaper da Ciência, destinado aos alunos do 7.° e 8.° anos de escolaridade, cujos inscritos participaram em equipa por eles organizada ora constituída por três ou quatro alunos. Inscreveram-se quinze equipas todavia apenas participaram onze. Em primeiro lugar ficou a equipa «S.I.F.» composta por alunas do 7.° A e D; o segundo lugar foi alcançado pela equipa «Não sei» e o terceiro lugar pela equipa dos «Apirossauros» ambas compostas por alunos do 8.°G. As restantes equipas ficaram igualmente posicionadas em quarto lugar. Esta atividade foi dinamizada pela professora Maria da Conceição Valente que teve a colaboração e ajuda das suas colegas de grupo Isabel Ramos e Elizabete Silva. Também estiveram ativamente envolvidos os alunos do 9.°A, 10.°A, 10.°C e 10.°J. A Inês, a Joana e a Maria, alunas do 9.°A, fizeram os logotipos utilizados e os restantes alunos desta turma ajudaram na preparação dos materiais.

Concurso Intermunicipal de leitura

Os alunos da turma do 6º C, Miguel Furet e Raul Pires participaram na 2ª fase do Concurso Intermunicipal de leitura_ CIL que se realizou na Biblioteca Municipal de Aveiro, no dia 27 de abril, da parte da manhã, tendo-lhes sido atribuído um Certificado de Participação e um prémio simbólico.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pedypaper da Ciência

Hipertensão A No dia 17 de maio comemorou-se o dia Dia Mundial de Hipertensão Arterial, com o objetivo de alertar a sociedade para os problemas de saúde que surgem devido á tensão arterial alta e sensibilizar para a prevenção. A hipertensão arterial constitui um dos principais fatores de risco de doenças cardiovasculares como a insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral ou enfarte do miocárdio. Os doentes hipertensos têm maior risco de morte e de desenvolvimento de outras patologias como a insuficiência renal, perda gradual da visão ou esclerose das artérias. Neste dia, realizaram-se na escola, para as turmas do 6º ano, sessões práticas de sensibilização (pesagem, medição da altura, tensão arterial e perímetro abdominal), com técnicas especialistas do serviço de pediatria do Hospital Infante D. Pedro. Equipa PES

Professora Celeste Cruz Jornal das 6

nº 15

14


Campeonatos Escolares SuperTmatik No passado dia 16 de Maio, seis alunos da nossa Escola, os campeões e os vice-campeões do Quiz de Astronomia e de Física e Química, jogaram a Grande Final On-Line do SuperTmatiK. Participaram no Quiz de Astronomia categoria 7, Sílvia Neves do 7.A e Rúben Silva do 7.F, campeã e vicecampeão da Escola, e alcançaram a posição 20. e 15. do Ranking, respetivamente, num universo de 2400 alunos.

Já António Miguel Gonçalves Costa Martins do 9.E e Eduardo Jardim do 9.C, respetivamente campeão e vicecampeão da Escola em Quiz de Física e Química categoria 9, alcançaram a 1. e a 9.posição do Ranking respetivamente, num universo de 2475 alunos concorrentes.

Houve quatro alunos que tiveram um excelente desempenho, porque posicionaram-se no Top 10. Ricardo Varo Leal Salústio António do 8.G e Diana Oliveira, ambos do 8.C, vice-campeão e campeã da Escola em Quiz de Física e Química-categoria 8, posicionaram-se na 8. e 9.posição do Ranking, respetivamente, num contexto de 2175 participantes. Parabéns a todos pela participação e pelos resultados alcançados! Professora Maria da Conceição Valente ______________________________________________________________________________________________________

Biotecnologia No 1º dia do 3º Período (19 de abril) os alunos do 10ºB realizaram uma aula no exterior à Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

Podemos referir até, que foi para alguns, a primeira vez que se deslocaram de metro, tendo-se deslocado previamente de comboio.

É de destacar a acolhedora receção por parte da Universidade aos alunos, bem como todas as actividades muito bem organizadas que foram disponibilizadas e o lanche oferecido. As actividades mais apreciadas foram: a Investigação Criminal, a Confecção de alimentos e ainda Tesouras Biológicas.

Os Alunos do 10ºB e Professoras de Biologia/Geologia e Matemática

Foi uma atividade que para além de ter uma vertente educativa foi também lúdica e interessante para os alunos. Foi uma grande e cansativa tarde na cidade do Porto para estes pequenos futuros grandes cientistas! Jornal das 6

nº 15

15


O projeto “Alimentação Saudável e Sustentável” foi um dos temas do ano Eco-Escolas. Pretendeu motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes estejam recetivos à introdução de mudanças de hábitos alimentares no dia-a-dia. O “Painel dos Alimentos” foi um desafio para representação gráfica a 3D das diferenças ao nível da quantidade de gordura e açúcar em alimentos processados (e não processados), habitualmente consumidos pelos jovens. Para a construção deste painel foi necessário:

– Leitura do rótulo nutricional; – Investigação de informação nutricional; – Investigação sobre alguns dos ingredientes contidos nos alimentos (ex: gordura, açúcar, aditivos, etc.); – Investigação sobre o impacto negativo na saúde do consumo excessivo de gordura e de açúcar; – Cálculo do total de gordura e de açúcar por embalagem/alimento representado; – Representação gráfica da quantidade de gordura (neste caso foi usada plasticina amarela fabricada pela equipa de trabalho) e de açúcar (através de embalagens de plástico transparente com açúcar). A conceção, design e apresentação do painel foi da responsabilidade dos alunos do 6ºA e da professora Fernanda Raimundo, pertencentes à equipa Eco-Escolas.

__________________________________________________________________________________________________________

Projeto “Alimentação Saudável”

Campeonatos Escolares Mat 12 A equipa "Podia ser pior ", formada pelos alunos Vitória Cruz e Manuel Mariano do 12ºC, conseguiu um honroso 5º lugar num total de 230 equipas no concurso nacional de matemática, Mat12 , promovido pela Universidade de Aveiro. Neste concurso, o desempenho dos referidos alunos fez posicionar a nossa escola no 3º lugar de entre todas as escolas nacionais publicas e privadas concorrentes. Professora Dulce Estima ____________________________ Please start Start breathing Start living Start smiling And never stop loving. Because you get what you give No matter what So please, don’t wait Life is great!

Ana Mota, 10ºE

_____________________________________________________________________________________________________

“ Medos, Talentos, e Transcendência” A Psicóloga Paula Sousa em colaboração com a professora Anabela Ferreira e o professor Isaque Tomé, docentes de Filosofia e Psicologia, organizaram uma ação para alunos do 11º e 12º ano, sobre “ Medos, Talentos, e Transcendência”, com a oradora Dra. Carmen Travieso.

Os alunos estiveram muitos interessados e colocarem várias questões sobre a temática abordada. Uma das mensagens da oradora é: “Não se acomodem e tentem sempre transcender-se! “.

Psicóloga Paula Sousa Jornal das 6

nº 15

16


“A Poluição Marinha por Plásticos”"Plasticologia marinha" No âmbito de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Oceanário de Lisboa, em colaboração com o Programa Eco-Escolas, decorreram nos dias 24 e 25 de maio e 16 de junho de 2017, ações de Educação Ambiental dirigidas aos alunos do 1º Ciclo das Escolas Básicas de Esgueira e da Alumieira e aos alunos dos 5.º e 6.º anos da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima. As ações tiveram como principal objetivo "Sensibilizar e educar para a problemática do plástico nos oceanos". Foram dinamizadas pelo biólogo marinho, Ricardo Lopes, do Oceanário de Lisboa, que apresentou conteúdos sobre o lixo marinho, tendo dinamizado também atividades práticas. Estas ações agradaram muito a alunos e professores.

Como podemos ajudar a reduzir o lixo marinho 

Levar o lanche para a escola em recipientes reutilizáveis

Recusar o uso de palhinhas e outros descartáveis

Usar uma garrafa de água reutilizável

Escolher produtos sem microplásticos

Reciclar embalagens

Recusar produtos demasiado embalados

Deitar os cotonetes no lixo

Passar a palavra

Brígida Varanda – Coordenadora das Bibliotecas Escolares Teresa Casau – Coordenadora Eco-Escola

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Eco-Escolas e Rede de Bibliotecas Escolares

Condução Segura e Prevenção de Consumos No âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, a PSP e o Centro de Saúde dinamizaram sessões de sensibilização e debate sobre Condução Segura e Prevenção de Consumos para as turmas de 12º Ano.

Consideramos a temática muito pertinente para esta faixa etária tendo em conta que muitos alunos se preparam para tirar carta de condução ou já tiraram, e os dados nacionais apontam para uma elevada percentagem de sinistralidade dos jovens muitas devido a consumos de álcool e de outras substâncias psicotrópicas, assim como certos comportamentos excessivos e condução pouco responsável. As sessões foram dinâmicas e participadas. Equipa PES ________________________________ Fear "Fear doesn’t shut you down, it wakes you up" And that’s the reason you’re still living But if one day fear consumes you Then you must fight the feeling. Fear hides inside our soul But we need to let it stay Because power and control Are the keys to the next day. Carlota, 10°E Jornal das 6

nº 15

17


Eco-Código Memória descritiva Poster ECOCÓDIGO 2016/2017

A equipa Eco-Escolas propôs aos alunos a elaboração de frases apelativas à prática de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do Ambiente, na escola, em casa e em todos os locais onde estiverem. Cada um dos alunos da turma do 6ºF, sob orientação do seu professor de Educação Visual, Mário Lopes, criou uma imagem que, na sua perspetiva, traduzisse a essência da mensagem ECO-CÓDIGO. A seleção das 12 frases com características Eco-Código foi feita pela equipa Eco-Escola Jaime Magalhães Lima.

A seleção da imagem principal e das outras imagens a serem colocadas no Poster, bem como a produção do mesmo, foi da autoria da professora de Educação Visual, Áurea Teixeira. O olho é considerado, quase universalmente, o símbolo da percepção intelectual. O olho também representa clarividência. Daí a sua utilização neste Poster, simbolizando a visão inteligente, clara e penetrante do mundo, nas suas facetas do que está errado e do que está certo. As aves, as folhas e as flores são elementos integrantes e simbólicos dessa Natureza sustentável para a qual trabalhamos. A cartolina verde simboliza a cor da Natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

Autores: Equipa Eco-Escolas Alunos do 6ºF, com especial destaque para a aluna nº 3, Andreia Durães Costa Professores de Educação Visual: Áurea Teixeira e Mário Lopes Professoras coordenadoras: Maria Armanda Diz e Teresa Casau

Jornal das 6

nº 15

18


No dia 30 de janeiro, comemorou-se o dia da Não Violência Escolar e Educação para a Paz com o objectivo de chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente para a Paz e a Não Violência. Aproveitámos a nomeação de António Guterres para Secretário Geral da ONU e o seu discurso de tomada de posse em que apelava “Façamos da Paz a nossa prioridade. A Paz depende de nós” para pôr os nossos alunos a refletir sobre este tema tão importante. O Agrupamento de Escolas de Esgueira celebrou o evento de 30 de janeiro a 03 de fevereiro, através da realização de inúmeras actividades em todos os ciclos, destacando-se as sessões sobre Prevenção do Bulyling dinamizadas pela PSP, leitura e análise do discurso referido, elaboração de mensagens de Paz, …. Professora Teresa Ribeiro

“Nova Iorque, 1 de janeiro de 2017. Neste primeiro dia como SecretárioGeral das Nações Unidas, há, sobretudo, uma pergunta que me assalta a consciência: Como ajudar os milhões de seres humanos vítimas de conflitos e que sofrem enormemente em guerras que parecem não ter fim? Populações civis em vários pontos do globo são destroçadas sob a mais letal violência. Mulheres, crianças e homens são mortos ou feridos, vendo-se forçados a abandonar os seus lares, tudo perdendo. Até mesmo hospitais e comboios humanitários são atingidos sem contemplação. Nestas guerras não há vencedores; todos perdem. Gastam-se biliões de dólares na destruição de sociedades e economias, alimentando ciclos de desconfianca e medo que podem perpetuar-se por gerações. Vastas regiões do planeta estão inteiramente desestabilizadas e um novo fenómeno de terrorismo global ameaça-nos a todos. Neste primeiro dia do ano, peço a todos que partilhem comigo um propósito de Ano Novo: Façamos da Paz a nossa prioridade. Façamos de 2017 um ano em que todos – cidadãos, governos, dirigentes – procurem superar as suas diferenças. Seja através da solidariedade e da compaixão nas nossas vidas quotidianas, seja através do diálogo e do respeito independentemente das divergências políticas. Seja por via de um cessar-fogo num campo de batalha ou mediante entendimentos conseguidos à mesa de negociações para obter soluções políticas. A procura do bem supremo da Paz deve ser o nosso objetivo e o nosso princípio orientador. A dignidade e a esperanca, o progresso e a prosperidade – enfim tudo o que valorizamos como família humana – depende da Paz. Mas a Paz depende de nós. Apelo a todos para que partilhem comigo este compromisso para com a Paz hoje e todos os dias. Façamos de 2017 um Ano de Paz.

______________________

DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ

Pontes de Leitura A turma do 6ºA foi até ao auditório Aires Barbosa, no dia 19 de maio, pelas 9h10 e as alunas Sara Pimentel, Raquel Póvoa e Milena Faro, do 6ºA, declamaram poemas à turma do 4ºC da professora Fátima Mesquita. A aluna Sara Pimentel interpretou uma dança clássica que foi acompanhada pela declamação do poema A bailarina, (de Cecília Meireles) pela aluna Raquel Póvoa. Alguns alunos do 4º C leram Versos de Caracacá.

Foi um momento curto mas bonito, o que importa é o resultado e a motivação com que os alunos ficaram em partilhar outras "pontes de leitura" ou outras interações com outros alunos. Foi gratificante avaliar com eles a atividade e ver que estes momentos os fazem querer mais!

Professoras Celeste Cruz e Brígida Varanda

Obrigado.” Jornal das 6

nº 15

19


Em Taizé, fazem-se descobertas acerca do sentido da religiosidade, de conhecer e compreender a experiência ecuménica, de refletir acerca do sentido da vida e dos valores essenciais à existência e de construir novas formas de solidariedade assentes no dinamismo e no humanismo emanados da dimensão religiosa. Os alunos descrevem esta experiência como “ extraordinária, muito enriquecedora e por vezes dura porque nos obriga a entrarmos dentro de nós próprios, coisa a que não estamos habituados num dia a dia com tantas solicitações”. Professora Teresa Ribeiro

Semana de EMRC Semana da Disciplina de EMRC Decorreu no nosso agrupamento de 2 a 9 de junho a semana da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica com o objetivo de dar a conhecer à comunidade escolar a importância da disciplina na formação integral dos alunos. Este ano, centenário das aparições em Fátima, tivemos como exemplo a solicitude e bondade de Maria.

Foram distribuídas pulseiras / convite aos alunos, foi exposto um painel no polivalente sensibilizando para os valores preconizados pela disciplina e convite à inscrição no próximo ano: Vem e Vê!

Professora Teresa Ribeiro

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Uma semana diferente em TAIZÉ As escolas param em todo o país para assinalar o carnaval, período imediatamente anterior ao início da quaresma. De todo o país cerca de 1500 alunos de EMRC procuram um lugar diferente e aceitam o desafio dos seus professores para uma semana na comunidade ecuménica de Taizé, na Borgonha-França. De Aveiro deixaram-se contagiar 340 alunos de diversas escolas entre os quais 4 da nossa que quiseram repetir esta experiência extraordinária de ecumenismo que marca quem por lá passa. O ritmo da comunidade mantem-se inalterado: oração de manhã, à hora de almoço e ao fim da tarde, ateliês de formação, reflexão em grupo, trabalho comunitário, momentos de silêncio e momentos de convívio.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Visita a Taizé

Pontes de Leitura Este ano letivo as Bibliotecas Escolares voltaram a desenvolver a atividade "Pontes" de leitura entre turmas/ciclos, em articulação com o currículo de português. O principal objetivo foi a partilha de leituras entre os diferentes níveis de ensino. Os alunos do 3.º C foram às salas do 6.º B e 6.º D ler individualmente uma frase ou parágrafo sobre um livro escolhido por eles e os alunos do 6.º ano declamaram dois poemas "Paz" de Sidónio Muralha e "Viva o V" de José Fanha. Os alunos do 3.º A dramatizaram "A Carochinha" para o 3.º B e estes dramatizaram "O Freguês caloteiro" para os alunos do 3.º A.

Três alunas do 6.º A leram 3 poemas para a turma do 4.º C e esta leu os "Versos de Cacaracá" de António Manuel Couto Viana. Os alunos participaram com grande interesse e mostraram-se motivados por partilharem leituras com os colegas.

Professora Brígida Varanda

Jornal das 6

nº 15

20


O tema do ano 2016-2017 para o desafio “Criar com estilo” foi “A Minha Terra em Tecido”. Este desafio criativo foi aceite pela professora Áurea Teixeira, de Educação Visual, que orientou o trabalho do aluno do 9.º B, Hugo Poba, da Educação Especial, com a colaboração da assistente operacional, a exercer funções na Unidade, Glória Neves.

O trabalho realizado foi baseado em algumas obras de arte do artista Zé Penicheiro. Foi executado a partir de um quadrado de tecido, de 25 cm x 25 cm, de umas calças de ganga em fim de vida. Foram reutilizados diferentes materiais: calças de ganga, t’shirt, panos de cozinha e sobras de tecidos, corda e outros. Professora Teresa Casau

Memória descritiva “A minha Terra em tecido” O tema do ano 2016-2017 para o desafio “Criar com estilo” proposto pela H. SARAH Trading, Lda é: “A Minha Terra em Tecido”. Este desafio criativo foi aceite pela professora Aurea Teixeira, de Educação Visual, que orientou o trabalho do aluno do 9.º B, Hugo Poba, da Educação Especial, com a colaboração da assistente operacional a exercer funções na Unidade, Glória Neves. O trabalho realizado foi baseado em algumas obras de arte do artista Zé Penicheiro. Fundador do círculo de artes plásticas Aveiro Arte é autor de diversos painéis e murais dispersos pelo país, encontrando-se um deles na Universidade de Aveiro, em frente ao edifício da Reitoria. Foi escolhido um quadrado de tecido de ganga, de 25cm X 25cm, a partir de um pedaço de umas calças de ganga em fim de vida. Foram reutilizados diferentes materiais em tecido: calças de ganga, t’shirt, panos de cozinha e sobras de tecidos. A escolha da ganga, já bastante usada, deveuse à semelhança com as cores do céu e da água da Ria. A t’shirt escolhida para o trabalho tem cor branca e foi utilizada para representar os montes de sal. Foi representado nesse pedaço de tecido um ícone local, a Ria de Aveiro onde se distingue a proa de um barco moliceiro, a que se juntaram outros elementos naturais e culturais da região, como as salinas, o marnoto, o barqueiro e uma referência gastronómica, os ovos moles. Foi considerada a importância da Ria de Aveiro, cuja beleza paisagística é inconfundível. Esta valiosa zona húmida, reconhecida pelos diversos estatutos de natureza atribuídos, mostra-nos a necessidade de valorizar, conservar e promover de forma sustentável o vasto património natural existente nesta região. A presença constante e actual dos barcos moliceiros foi igualmente importante na escolha dos elementos. Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro, região lagunar do Rio Vouga. Esta embarcação era originalmente utilizada para a apanha do moliço, mas atualmente é mais usada para fins turísticos.

_______________________________________________________________________________

A Minha Terra em Tecido

Prémio SeguraNet

O Agrupamento recebeu um prémio pela sua participação no concurso anual Desafios SeguraNet. Este concurso SeguraNet é promovido pela Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, que visa distinguir os Agrupamentos/Escolas que mais se destacaram nas iniciativas do provas do projeto SeguraNet (Desafios SeguraNet e Líderes Digitais), em 2016/17. Professora Paula Porto

_____________________________

A proa do moliceiro caracteriza-se por uma decoração colorida e humorística que, muitas vezes ridiculariza assuntos do dia- -a-dia. Os ovos moles são um doce conventual que surgiu pela necessidade das freiras aproveitarem as gemas uma vez que usavam as claras para engomar a roupa. A hóstia que envolve o doce de ovos é moldada com formas de elementos marinhos como peixes, búzios, conchas, amêijoas, … Para a ligação de elementos e elaboração de pormenores, foi utilizado um pedaço de corda e pontos de costura e bordado. Dado que no final do concurso, os pedaços de tecido serão cozidos e formarão uma manta gigante onde estarão representadas as várias regiões de Portugal, foi deixada uma bainha alinhavada para o efeito. Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Projeto Eco-Escolas

Jornal das 6

nº 15

21


Os alunos perceberam a finalidade da atividade, isto é, conhecer e escrever com correção as palavras em Português, aderindo muito bem e de forma entusiástica. No dia 9 de Junho de 2017, no Auditório Aires Barbosa, todos os alunos receberam das mãos da Srª Diretora, Helena Libório, um certificado de participação e rebuçados. A aluna que ficou em 1º lugar, Lara Mariana Pereira, nº 19,do 5º B, recebeu um prémio simbólico.

As professoras responsáveis Aida Génio, Amélia Lemos, Benilde Coutinho e Carla Costa

Socorrismo

Técnicas Básicas de Socorrismo para alunos de EMRC Os acidentes acontecem quando menos esperamos e a aplicação de técnicas de primeiros socorros nos minutos a seguir podem fazer a diferença entre a vida e a morte, quem sabe na de um familiar, amigo ou colega. Para reforçar e complementar alguns conhecimentos já aprendidos na escola, realizou-se no dia 19 de maio uma sessão teórico prática sobre noções básicas de primeiros socorros e conhecimentos de Suporte Básico de Vida dinamizada por uma enfermeira da AMI de Coimbra. Participaram 25 alunos de EMRC do ensino secundário e alguns do 9º ano. Os alunos puderam tirar dúvidas, experimentar as técnicas e no final sentiram-se mais confiantes e aptos a socorrer alguém em caso de emergência.

Professora Teresa Ribeiro

__________________________________________________________________________________________________________________

Estando previsto no PAA, no âmbito da disciplina de Português, 5º e 6º anos, procedeu-se à seleção de três alunos por turma, para apuramento na final do melhor concorrente nesta especialidade. Após algum treino efetuado na aula de Português, com vocábulos do nosso léxico, no dia 23 de Maio de 2017, no Auditório Aires Barbosa, ficou apurada a aluna Lara Mariana Pereira, nº 19, do 5º B.

___________________________________________________________________________________________________________________

Concurso “ Da letra à Palavra”

Análise Literária O meu livro preferido chama-se O Concurso de Trampolim e o seu o autor é ROCARD, Ann. Foi publicado em março de 2004. Fala-nos de uma bruxa chamada Miranda que detestava dois gémeos, o Tiago e o André. Então, tentou raptá-los, mas em vez disso raptou a professora deles. Os gémeos, ao aperceberem-se do rapto, foram atrás dela e salvaram a sua professora que caiu num trampolim e ganhou o concurso de saltos em trampolim. Já a bruxa Miranda, não teve a mesma sorte, pois caiu do seu aspirador voador e aterrou com a cabeça na cesta de peixe de um pescador. Eu adorei este livro, porque em primeiro lugar, os gémeos tiveram de trabalhar em conjunto para salvar a sua professora; segundo, esta deu dez triplos saltos mortais, proeza que antes ninguém tinha conseguido realizar; terceiro, a bruxa foi castigada quando aterrou com a cabeça na cesta de peixe e quarto, os gémeos passaram a ser conhecidos como os Supergémeos. Eu não sei como este livro veio parar às minhas mãos, mas sei que, desde pequena, o via na prateleira em minha casa e também sei que o lia bastante. É um livro super interessante, engraçado, que se lê rápido e as crianças ficam a perceber que o mal nunca compensa. No caso da bruxa Miranda, esta ficou para sempre com um cesto na cabeça. Catarina Simões Santos, 6ºB

_______________________________________________________________________________________________________

Menos Doce, Mais Saúde A a equipa de Promoção e Educação para a Saúde dinamizou a atividade MENOS DOCE, MAIS SAÚDE com o objetivo de consciencializar a população escolar para a enorme quantidade de açúcar presente nos refrigerantes mais consumidos.

De uma forma pedagógica, os alunos foram convidados a fazer um cálculo para identificarem os gramas de açúcar presentes em determinada bebida e concluírem que a ÁGUA é mais saudável porque tem zero gramas de açúcar. Como prémio receberam uma gelatina fresquinha. A equipa PES Jornal das 6

nº 15

22


Orientação Vocacional Os alunos colocaram várias questões sobre os cursos em causa, bem como, sobre outros da Universidades de Aveiro. No final, os alunos ficaram mais esclarecidos e bem informados acerca das condições de ingresso, currículo e das saídas profissionais, destes cursos.

12º ano… e Agora? Colaboração entre os Serviços de Psicologia e Orientação e a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Esgueira. Dado que sentimos que os jovens têm uma grande dificuldade em perceber as diferenças entre as diferentes ofertas formativas, e sabendo nós a importância que boas escolhas têm no seu futuro académico e mais tarde na sua vida profissional, organizamos uma ação de esclarecimento na nossa escola.

 

  

Licenciatura em Ciências do Mar Licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica Mestrados Integrados em Engenharia Física Mestrados Integrados em Engenharia Computacional Mestrados Integrados em Engenharia Biomédica

Foi um ano repleto de atividades no âmbito da Orientação Escolar e Profissional, desde, o Programa de Orientação escolar (OEP) que decorreu desde outubro de 2016 até maio de 2017, com sessões semanais com os alunos do 9ºano de escolaridade, com uma Reunião Geral de Pais em janeiro de 2017,com o Dia das Profissões, com as Férias da Páscoa onde estiveram em vários locais de trabalho, com a ida à Feira Vocacional e Profissional, com entrevistas de OEP com os alunos e reuniões individuais com os Encarregados de Educação e Pais.

________________________________

Da Letra à Palavra Concurso " da letra à palavra" direcionado para o 2ºciclo, que teve como vencedora a aluna Lara Mariana Jesus Pereira, do 5ºB.

________________________________________________________________________________

O Dr. Fernão Abreu Informou os alunos sobre as 5 ofertas formativas do Departamento de Física que os alunos podem escolher na sua candidatura à universidade:

As aulas terminaram a 6 de junho, depois vieram os exames e por fim a matricula no 10ºano!

Psicóloga Paula Sousa

________________________________________________________________________________

Assim, no dia 8 de maio de 2017, realizou-se uma sessão de Esclarecimento sobre cursos após 12ºano, com Dr. Fernão Abreu da Universidade de Aveiro Departamento de Física da Universidade de Aveiro, Diretor de Curso de Engenharia Computacional, direcionada para as turmas do 12ºA, B e C do Curso de ciências e Tecnologias.

9ºAno e Agora?

Na tomada de decisão, por um curso do Ensino Secundário; por um curso do Ensino Profissional ou do Ensino Artístico Especializado, há vários aspetos a ter em conta:         

Os teus gostos; Os teus interesses vocacionais; As tuas capacidades/aptidões; As tuas disciplinas preferidas; As tuas profissões preferidas; A tua capacidade de adaptação a novas situações; A tua forma de gerir o tempo; Os planos de estudo dos cursos; As saídas profissionais dos cursos; O jovem que és…

A tua escolha por um curso, é uma peça importante do puzzle do que será tua futura carreira profissional! Desejo muitas felicidades a todos os alunos que vão para o 10ºano de escolaridade! A Psicóloga Paula Sousa

Jornal das 6

nº 15

23


As alunas Beatriz Ferreira, Joana Pereira e Matilde Trindade do 9ºC, interpretaram os papéis de Agricultores e o de Jornalista, na peça sobre profissões. Na Dança contamos com a participação das alunas Ana Filipa Pinho e Nicole Silva, também do 9ºC.

Nos dias 25 e 26 de maio de 2017 a nossa escola esteve representada com um Stand na Feira Vocacional e Profissional Organizada pelo CLDS 3G Aveiro e pelo Município de Aveiro, com várias atividades desde o Jogo sobre a Oferta formativa, atividades desportivas, com a atuação de uma Peça de Teatro sobre profissões e com a Dança.

O nosso Stand teve como atividade principal a divulgação da nossa oferta escolar, através de um jogo, feito com um tabuleiro e peões gigantes, onde os alunos tinham que responder a perguntas sobre a oferta escolar da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima. Consoante as respostas dadas podiam andar no tabuleiro e quem conseguisse chegar ao fim, recebia prémios!! Foram dias muito ativos e dinâmicos, contaram com a presença de vários professores e alunos dos cursos profissionais de Multimédia, de Comércio, de Apoio à Gestão Desportiva, de Gestão de Equipamentos Informáticos e do Curso Vocacional. Os alunos dos cursos profissionais estiveram muito empenhados na divulgação dos respectivos cursos, dando o seu testemunho e colaborando nas atividades do Stand da escola.

Os alunos da nossa escola das turmas do 9ºA, B, C, D e F e 11ºB,11ºE e do 12ºD, tiveram oportunidade de visitar a Feira Vocacional e Profissional, deste modo, foi possível informarem-se sobre às várias ofertas formativas, desde cursos do ensino secundário, cursos profissionais, cursos do ensino superior, atividades do Instituto do Desporto e da Juventude de Aveiro, atividades do Exército Português, da Força Área, Escolas Profissionais, entre outras, bem como, participar em atividades lúdicas e culturais. Como Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Esgueira foi com muito gosto que organizei com a colaboração de vários Professores e participei no Stand, com a divulgação da oferta escolar para 2017/2018. Promovemos o concurso sobre cursos e a oferta do nosso agrupamento. Foi gratificante poder informar os jovens do 9ºano sobre os cursos do Ensino Secundário, desde os cursos Científicos – Humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas, de Línguas e Humanidade, bem como, sobre os Cursos Profissionais, desde o curso de Apoio à Gestão Desportiva, de Gestão de Equipamento Informáticos, de Multimédia e de Técnico Comercial. Psicóloga Paula Sousa

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Feira Vocacional e Profissional

Poetas O GATO Dorme o dia inteiro, mas é grande caçador: Para apanhar ratos em casa, não há bicho melhor. Tem olhos que na noite cintilam tal como estrelas que brilham. Branco, preto, às riscas ou pintalgado, não importa a cor do pelo, desde que esteja sempre ao nosso lado.

Adora beber leite. Pode ser meigo ou assanhado. Não gosta de tomar banho, espalha água por todo o lado. Este leão de pequeno porte capturou o coração das pessoas, mas numa coisa podem crer: é um animal bom de se ter. Sofia Rocha, 7ºD

CAMALEÃO Não tem cama nem é um leão. Que bicho estranho é este? É um camaleão! Com o seu poder incrível de mudar de cor, engana a sua presa e o seu predador. Amarelo, laranja, verde e encarnado, tem a capacidade de mudar de cor consoante o seu estado. Maria Diz, 7ºC Jornal das 6

nº 15

24


NO dia 22 de abril, os alunos António Martins, Filipe Antão e João Ferreira, do 9.ºE, disputaram a semifinal na Universidade de Aveiro, ficando em 1.º lugar, entre as 50 escolas, do distrito, que concorreram.

Feito que lhes permitiu disputar a final nacional na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no dia 06 de maio. Fizeram uma prova muito boa, porque ficaram em 2.º lugar, entre as 20 melhores escolas do país.

Anfiteatro da Universidade de Aveiro Anfiteatro da Faculdade de Ciências do Porto

Professora Leonor Metelo

_____________________________________________________________________________________________________

Olimpíadas da Química Júnior

SuperTmatik de Físico-Química Os alunos António Martins, do 9.ºE e o Eduardo Jardim, do 9.ºC, ficaram entre os 10 melhores alunos no SuperTmatik de Físico-Química do 9.º ano. O António Martins ficou em 1.º lugar O Eduardo Jardim ficou em 9.º lugar.

Parabéns!

Professora Leonor Metelo

_______________________________________________________________________________________________________

“Poemas desenhados", atividade criativa da biblioteca Aires Barbosa. Os alunos do 5ºC, 5ºD e 6ºD participaram na atividade com poemas da sua autoria.

____________________________________

Biblioteca

Percurso dos Resíduos Atividade "percurso dos resíduos no município de Aveiro " direcionada para os 8ºanos e dinamizada pela Professora Teresa Casau e pela Engenheira Cristina Brandão.

Jornal das 6

nº 15

25


Os alunos do 2º ciclo realizaram atividades de pesquisa relacionadas com os escritores lecionados no 5º e 6º ano. No 1º Período foram expostos trabalhos de pesquisa relacionados com José Eduardo Agualusa; no 2º período participaram com pesquisas sobre Sophia de Mello Breyner e no 3º período, sobre Manuel António Pina.

Os trabalhos foram bastante diversificados, pois incluíram biografias e bibliografias, entrevistas, poesias ilustradas, entre outros e tiveram como intenção despertar o gosto pela leitura destes autores, incentivar a pesquisa sobre os mesmos, ilustrálos e expô-los no exterior da biblioteca para que todos os alunos os pudessem consultar. Também foram expostos, na vitrina exterior à biblioteca, algumas obras destes três autores. Professoras responsáveis Aida Génio, Amélia Lemos , Benilde Coutinho e Carla Costa

Cicloturismo O cicloturismo do Agrupamento de Escolas de Esgueira 2017

________________________________________________________________

Dia de Santa Joana No dia em que o concelho de Aveiro celebra o feriado municipal evocando Sta Joana Princesa, a Biblioteca Aires Barbosa foi decorada pela Dª Esmeralda

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O escritor do mês

______________________________________________________________________________________________________

José Eduardo Agualusa

Encontro Nacional de Alunos de EMRC

Nos dias 21 e 23 de abril decorreu, em S. Jacinto, Aveiro, o Encontro Nacional de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica com o lema RE LIGA-TE na construção da Paz, onde entre os 1800 participantes, estiveram alunos do ensino secundário da nossa escola. Durante os dois dias, os alunos participaram com entusiasmo nos momentos de reflexão sobre as diversas religiões do mundo e o seu contributo para a construção da paz. Houve também momentos de partilha, de vivência de valores fundamentais através de vários jogos e dinâmicas. A noite foi preenchida com muita música e animação. Antes do regresso a casa os alunos participantes encontraram-se num concerto oração pela paz, e receberam convite para continuarem a ser construtores e mensageiros da paz. Como gesto simbólico foi dada a cada escola presente uma oliveira, símbolo da paz, para ser plantada na escola.

Jornal das 6

nº 15

26


Gastar para Poupar Ouvimos falar quase todos os dias em poupança. Mas afinal o que é a poupança? As pessoas têm uma ideia muito errada de poupança. Pensam que é simplesmente guardar uma parte do seu dinheiro debaixo do colchão ou escondidinho atrás do móvel lá de casa. Na verdade, a poupança é a parte do rendimento disponível que não é utilizada em consumo imediato. Então, que destino devemos dar à poupança? Genericamente, existem três possibilidades. A primeira, e não aconselhável, é guardar o dinheiro debaixo do colchão. Em economia, este destino designase por entesouramento (conservação de valores de forma inativa por parte dos agentes económicos). E porque não é aconselhável? Em períodos de inflação, o valor conservado vai satisfazer menos necessidades no futuro. A segunda possibilidade é canalizar a poupança para a atividade produtiva, estamos a falar de investimento. A terceira hipótese, é aplicar a poupança em produtos financeiros, como ações, obrigações, certificados de aforro, bilhetes de tesouro, depósitos a prazo, falamos aqui, de aplicações financeiras. É sobre esta última possibilidade que nos vamos debruçar. Em vez de guardar o nosso dinheiro em casa, o que devemos fazer é aplicá-lo em produtos financeiros (poderíamos também optar por canalizar essa poupança para a atividade produtiva mas, essa opção é mais indicada para as empresas). Os produtos financeiros são alternativas para “gastar” as poupanças e, com isso, ganhar dinheiro. Sim leu bem! Gastamos as poupanças, mas ganhamos dinheiro. Como é isto possível?

A aquisição de produtos financeiros pode gerar rendimentos, vejamos um exemplo: imaginemos um indivíduo que adquire um determinado número de ações (títulos representativos do capital de uma sociedade anónima). As ações conferem ao seu titular (accionista) o direito, entre outros, de receber dividendos (parte dos lucros distribuídos, proporcional ao número de ações que possui, assim como o direito de participar nas assembleias gerais da empresa). Estes títulos podem ser vendidos na Bolsa, estando o seu valor (cotação) dependente da procura e da oferta das mesmas em cada momento. Podemos ainda falar de obrigações, que são títulos representativos de um empréstimo a uma empresa ou ao Estado e que conferem ao seu titular a categoria de credor. Estes títulos são remunerados a uma taxa de juro, podendo ser transacionados em Bolsa. Assim, com a poupança a ser aplicada em produtos financeiros, verificamos que é possível gerar rendimentos. Mas, a compra destes produtos financeiros só é possível graças à poupança, daí a importância da mesma. A compra de produtos financeiros acarreta sempre algum risco, daí que seja aconselhável a diversificação das nossas aplicações financeiras, ou seja, a escolha de vários produtos financeiros diferentes, isto é, “colocar os ovos em diferentes cestos” minimiza o risco. Rafael Grangeia, 10º C

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Produtos Financeiros

A Tua Ideia Conta

Educação para o Empreendedorismo - Concurso "A TUA IDEIA CONTA" Alguns alunos do 11º B do agrupamento de Escolas de Esgueira, ganharam o Primeiro Prémio, a nível concelhio, no concurso promovido pela CMAveiro e pela Cáritas, no âmbito do empreendedorismo: "A Tua ideia Conta", com o projeto Holaveiro. Alunos do 11º A ganharam uma das duas Menções Honrosas com o projeto PenAveiro. Parabéns aos alunos! ____________________________

Basquetebol Feminino A equipa de Iniciadas de Basquetebol Feminino sagrou-se na Guarda, Campeã Regional e disputou o Nacional em Lagoa, no Algarve.

Jornal das 6

nº 15

27


Interescolas Diocesano

Sob o lema “(A)MARIA SEMPRE, os alunos e Professores que os acompanharam puderam experimentar a alegria do encontro, a simplicidades de gestos como a generosidade, o trabalho, a dedicação, baseados no exemplo de Maria, Mãe de Jesus. Nesta aula diferente, os alunos foram surpreendidos com uma mensagem em vídeo deixada pelo Selecionador Nacional, Eng. Fernando Santos. O apelo a seguir e poder concretizar os sonhos foi a tónica do Selecionador, para que cada aluno, seguindo o exemplo de Maria, possa sentirse um verdadeiro campeão.

Foi com enorme alegria e motivação que 24 alunos do 3º e 4º anos participaram no Encontro Nacional Interescolas de alunos do 1º Ciclo inscritos na disciplina de EMRC que se realizou, como é habitual, em Fátima, no dia 26 de maio de 2017, com o tema "Obrigado, Maria: 100 anos contigo!". Neste ano de centenário das Aparições de Fátima, demos especial relevo a Nossa Senhora, à sua mensagem de Amor e Paz, à cor branca e à alegria. Fizemo-nos representar com o estandarte do nosso Agrupamento e um grande coração branco. O programa do dia contou com uma sessão no Centro Pastoral Paulo VI, onde os alunos assistiram à apresentação do espetáculo «Principezinho» adaptação da obra homónima de Antoine de Saint-Exupéry. A manhã terminou com uma celebração na Basílica da Santíssima Trindade onde apresentámos o nosso coração branco. Após o picnic do almoço, tivemos ainda oportunidade de rezar na Capelinha das Aparições e visitar a aldeia dos Valinhos onde nasceram e viveram os Pastorinhos. Os alunos participantes gostaram da experiência, pois foi, para todos, um dia repleto de emoções. _______________________________________________________________

Vale a pena ter uma aula diferente e ao regressar ouvir os alunos dizer “Para o ano quero voltar, Sra. Professora”. Professora Teresa Ribeiro

__________________________________________

Foi construído um símbolo com a colaboração das escolas participantes, um coração que queremos que esteja aberto ao mundo e simboliza a nossa capacidade de amar todos e é suportado por barras, uma por cada escola da Nossa Diocese. Esta obra tem no cimo uma coroa com esferas que associamos à coroa de Nossa Senhora.

_____________________________________________________________________________________________

Foi em clima de festa que mais de 4000 alunos de EMRC da Diocese de Aveiro, oriundos da grande maioria das Escolas / Agrupamentos de Escolas e Colégios, celebraram mais um . Da nossa escola participaram 195 alunos acompanhados por 7 professores.

Encontro Nacional Interescolas

Educação Especial

Teve lugar no Agrupamento uma formação para Docentes intitulada “ Adequações Curriculares”.

Jornal das 6

nº 15

28


Escolíadas As Escolíadas são uma competição entre escolas da zona centro e incluem provas de Teatro, Música e/ ou Dança, Cultura Geral, Artes e Claque. Mais uma vez o Agrupamento de Escolas de Esgueira ganhou a competição, tendo a mentora do grupo, Professora Conceição Limas, recebido o troféu entregue pelo Secretário de Estado do Desporto. A festa no final das provas, no pavilhão multiusos de Viseu foi rija :)

Parabéns e obrigada a todos os participantes.

Além do 1º lugar, a que já nos vamos habituando, mais uma vez também vimos os nossos artistas receber o prémio de melhor intérprete. No caso, o João Limas, como ator e a Sónia Lopes, como chefe de claque. Obrigada meninos!!!!!!

Jornal das 6

nº 15

29


A Escola Jaime Magalhães Lima foi à sessão distrital do Secundário em São João da Madeira. Nesta sessão os alunos (dois do 12ºD e repórter jornalístico do 11ºD) defenderam o projecto de recomendação de Aveiro e na Sessão Nacional defenderam a Medida 2 do projeto de recomendação: Instituir as regiões administrativas, reajustando-as às existentes CCDRs, de forma a fomentar a descentralização do poder central, aproximando os cidadãos mediante a realização de um novo referendo (artigo 115.º da Constituição da República Portuguesa) e alargando o poder das autarquias, com vista à satisfação das necessidades prementes das populações e incrementando o desenvolvimento das diferentes regiões de forma igualitária, promovendo a redução das assimetrias litoral/interior que se verificam no nosso País.

Serviços de Psicologia e Orientação No Sarau de final de ano letivo, podemos mais uma vez ver a atuação das alunas do 9ºC, com a Peça sobre Profissões, com um cenário realizado pela Profº lúcia Seabra. A atuação das alunas proporcionou momentos únicos de alegria e boa disposição. As alunas Joana, Beatriz e Matilde, representaram muito bem, os papéis de agricultores e de Jornalista tendo o público aplaudiu em entusiamo! As alunas durante a preparação da peça, nas atuações demostraram muito empenho, iniciativa e competências/aptidões na área da representação, bem como, nas competências soicoemocionais e de relacionamento interpessoal.

Psicóloga Paula Sousa

______________________________ Os alunos do secundário da Jaime Magalhães Lima defenderam o seu projeto e ficaram apurados para representar o círculo eleitoral de Aveiro conjuntamente com duas escolas de São João da Madeira e uma escola de Oliveira de Azeméis. É de salientar que o nosso agrupamento foi o único representante do concelho de Aveiro na sessão nacional que ocorreu em Lisboa, na Assembleia da República, no dia 8 e 9 de maio.

Professoras Marta Fachada e Zilda Oliveira

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O agrupamento de escolas de Esgueira participou, este ano lectivo, em mais um Parlamento dos Jovens. Neste âmbito decorreu até finais de janeiro, a formação de listas, tendo havido a candidatura de 8 listas do ensino básico e três do ensino secundário. Posteriormente seguiu-se a campanha eleitoral, o ato eleitoral e a sessão escolar onde esteve presente a deputada Regina Bastos.

____________________________________________________________________________________________________

Parlamento dos Jovens.

Visita de Estudo Os alunos dos cursos profissionais do 10º ano visitaram a cidade do Porto, onde puderam conhecer a Igreja de S. Francisco (no âmbito do estudo do Barroco e do Padre António Vieira) e o World of Dicoveries, relacionado com o estudo de “Os Lusíadas”. Puderam ainda visitar a exposição com réplicas das obras de Leonardo da Vinci, que se enquadra no tema do renascimento.

http://www.visitporto.travel/visitar/paginas/viagem/ DetalhesPOI.aspx?POI=525

_________________________________

O Olho e a Visão Atividade destinada a alunos do 8º, dinamizada pela Professora Isabel Ramos

Jornal das 6

nº 15

30


Inglês

André Rocha e Russo

Trabalhos dos alunos da Professora Olga Cachide, sobre o impacto da tecnologia

Ricardo Pereira

Marcelo e Almeida

https://youtu.be/tMUsK6RHFWs José Martins, Francisco Correia e Luís Fonseca https://youtu.be/6arm_XeWPrc

Mafalda e José Eduardo

https://youtu.be/4nMqmquxQ-o

?

https://youtu.be/Ju-YVoBJadc Lisandra, Sónia e Telma

https://youtu.be/rBMDDrR7-do https://youtu.be/kDqT9JanWgk

https://youtu.be/tuSpi7ax9xo _______________________________________________________________________________________________________

Prémios

Certificado de Participação

NARRATIVA

NARRATIVA

1º Prémio Lara Mariana de Jesus Pereira, 5ºB 2º Prémio Júlia Marco Neves, 5ºB POESIA 1º Prémio Pedro Martim Monteiro Rodrigues, 6ºA 2º Prémio Inês Loureiro, 5ºC

Alexandre Andrade, 6ºD Tomás Cardoso, 5ºA POESIA Afonso Miguel Silva Ferreira, 5ºE Beatriz dos Santos Lima, 5ºC Henrique Manuel Peralta Antunes, 6ºC João Pedro Martins Castro Silva, 6ºA Paulo Filipe Palmeirão Vieira, 6ºC Sandra Marine Vaz, 6ºB

_______________________________________________

Concurso Literário Aires Barbosa

The past was just yesterday But maybe nothing changed, I want you for selfishness And I hope you still want me the same way. I’m a girl who cares about nothing Oh, if missing would kill, Now it is over And I worry about everything.

Joana Tavares, 10ºE Jornal das 6

nº 15

31


Concurso Literário Aires Barbosa Os desejos

Dias de Escola

A amizade

-Génio da lâmpada, Quantos desejos eu tenho? -Tu meu caro, Tens apenas três desejos.

O despertador toca São sete e um quarto Espreguiço-me e abro a boca Da cama não estou farto.

A amizade é um sentimento feliz, Entre amigos se sente A mais bela emoção Que nunca está ausente.

Tu meu caro, O que vais pedir? -Génio da lâmpada, quero paz E alegria para todo o mundo sorrir!

Levanto-me, tomo o pequeno-almoço, Lavo os dentes e visto-me Vejo televisão descansado Olho para as horas e assusto-me.

Quando temos amigos Nunca estamos sós Nos momentos mais difíceis Eles estão lá para nós.

-Génio da lâmpada, Quantos desejos eu tenho? -Tu meu caro, Tens apenas dois desejos.

Saio a correr De carro eu vou Chego à escola A aula já começou.

Ter amigos é a mais bela dádiva, Fortalecem-nos o coração Dão-nos carinho e amor E enchem-nos de emoção.

Tu meu caro, O que vais pedir? -Génio da lâmpada, Quero igualdade, não à violência E que todo o mundo esteja a sorrir!

O tempo passa Espero a aula acabar Toca para sair E eu saio para lanchar.

Quando temos um amigo Predomina a genuinidade, Sem segredos e sem mentiras Tudo graças à amizade.

Génio da lâmpada, Quantos desejos eu tenho? -Tu meu caro, Tens apenas um desejo. Tu meu caro, O que vais pedir? -Génio da lâmpada, Quero amor em todas as pessoas, Para que quando morrerem, Estejam a sorrir! Pedro Martim, 6ºA

Converso, brinco e lancho Volto para a sala E no fim da aula Me desmancho! As aulas acabam "Vou almoçar" E quando acabo Volto ao meu lar O dia termina Já estou preparado Para o que virá Depois de me ter deitado. João Silva, 6ºA

___________________________________________________________________ BURRO Eu sou um burro, mas sou inteligente. Não tenho culpa de ter uma grande mente.

Paulo Vieira, 6ºC

O verão Bom com todos e quente como tudo

No verão dizemos adeus ao inverno sisudo. Nele me posso divertir E com os meus amigos rir. No verão é só gargalhada E alegrias a bulir …. Gosto do verão Dele não me posso queixar… Pois no verão estou sempre a rimar! Henrique, 6ºC

Sou um grande amigalhaço e tenho olhos grandes. Gosto muito de abraços e também de sandes. Não sou muito magro, mas também não sou gordo. Com estas orelhas, não posso ser surdo.

Eduardo, 7ºD Jornal das 6

nº 15

32


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sarau de Final de Ano 2016/2017

Agrupamento de Escolas de Esgueira Contactos Rua Padre José Maria Taborda, Esgueira 3804 - 506 Aveiro Tel: 234 302 480 Fax: 234 302 482 E-mail geral: ag.esgueira@esjml.edu.pt

http://www.aeesgueira.edu.pt/

http://www.facebook.com/aeesgueira

Jornal das 6

nº 15

33


Jornal das 6

nยบ 15

34


O Jornal das 6 agradece a colaboração de todos, deseja umas merecidas férias e um excelente ano letivo

2017/2018.

Jornal das 6

nº 15

35


Jornal das 6

nยบ 15

36

Jornal das 6 nº 15  
Jornal das 6 nº 15  

Jornal do Agrupamento de Escolas de Esgueira nº 15

Advertisement