Page 1

1


Festas Quinhentistas na Freguesia de Esgueira

Foi um colorido fantástico que encheu as ruas do centro de Esgueira! Se o produto final encantou, o processo foi importante pelas aprendizagens sobre a história da freguesia, os usos e costumes, a evolução social e tecnológica, a reutilização de materiais que as crianças e alunos puderam fazer com a orientação das suas educadoras e professores. Parabéns às educadoras e professores e à Junta de Freguesia pelo trabalho em equipa que resultou num momento alegre e colorido de comunhão com a comunidade esgueirense.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

No âmbito das Festas Quinhentistas da Freguesia de Esgueira, as crianças e os alunos da educação pré-escolar e do 1º CEB das escolas do Agrupamento de Escolas de Esgueira participaram no cortejo com o tema "Esgueira ontem e hoje".

Jornal das 6

nº 12

2


Empreendedorismo

Parabéns aos alunos Ana João, Catarina Renca, Beatriz Renca, Jéssica, Rúben Menino, Adriana Oliveira, Rúben Cruz, André Tavares e Tiago Rodrigues pela excelente participação e envolvimento

_____________________________________________________________

No âmbito do concurso sobre empreendedorismo “A tua Ideia Conta”, promovido pela CMA, a Escola Básica e Secundária Jaime Magalhães de Lima, participou com três projetos inovadores – aplicações virtuais- BuyEasy, Levart e SwiftMeal. A apresentação dos projetos realizou-se no dia 27 de maio no anfiteatro do Parque de Exposições de Aveiro.

Feira Vocacional

O Agrupamento de Escolas de Esgueira marcou presença na Feira Vocacional Região de Aveiro. Grande equipa da EBS Jaime Magalhães Lima!

Nós investimos em TI

_______________________________________________________________________________________________________

Os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar decorreram na região de Aveiro e reuniram mais de 2.500 alunos, vindos de todo o país. Ao longo de 4 dias foram disputados os quadros competitivos de 17 modalidades e 2 projetos complementares, com as competições a decorrer em 23 locais em simultâneo, distribuídos pelos concelhos de Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos. O evento, em que participaram os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das várias Direções de Serviço das Regiões do Continente e da Região Autónoma da Madeira, foi organizado em conjunto pela Direção-Geral da Educação e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com o apoio dos concelhos anfitriões e respetivos agrupamentos de escolas. No total houve mais de 3.100 participantes, entre alunos, professores e voluntários.

Equipa fantástica de Apoio à Gestão Desportiva, do Agrupamento de Escolas de Esgueira, que colaborou nos campeonatos nacionais do desporto escolar na modalidade de BTT em Vagos. O nosso muito Obrigado

_________________________________________________________________________

Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar

Articulação Vertical Escola em ação numa atividade de articulação vertical do currículo de Português. Aalunos do 9º ano apresentam Gil Vicente aos colegas do 5º ano.

Jornal das 6

nº 12

3


Apuraram-se como campeão e vicecampeão do 5º ano (nível 3) os alunos do 5ºD, Alexandre Filipe da Paula Andrade e do 5º B, Daniel da Silva Laranjeiro, no 6ºano (nível 4) como campeão e vice-campeão os alunos do 6ºF Momodei Djaló e Ndombasi José Carlos Eduardo. Este campeonato, organizado pelo grupo de professores do 2º ciclo, realiza-se a nível nacional e internacional e tem como objetivos: Fomentar o interesse pela prática do cálculo mental; Desenvolver destrezas numéricas e de cálculo; Reforçar a componente lúdica na aprendizagem da matemática; Detetar e divulgar talentos na área do cálculo mental; Promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar. Agradecemos aos alunos participantes e parabéns aos finalistas.

A Professora dinamizadora: Elsa Ferreira Jorge

VII Seminário Nacional Estivemos lá - o Agrupamento de Escolas de Esgueira - a partilhar a nossa experiência, porque o sucesso dos nossos alunos conta muito .

____________________________

Uma Aventura no Estádio Os alunos do 1º CEB tiveram uma tarde inesquecível no Estádio Municipal de Aveiro, numa atividade promovida pela Câmara Municipal de Aveiro. Participaram também, como monitores voluntários os nossos alunos do Curso Profissional de Técnico de apoio à Gestão Desportiva.

Jornal das 6

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Realizou-se no dia 17 de março, com a participação dos alunos do 2º ciclo, o campeonato escolar interturmas, do X Campeonato SuperTmatik - cálculo Mental. Estas eliminatórias disputaram-se entre campeões e vice-campeões de turma pertencentes ao mesmo escalão do 5º e do 6º ano.

Projeto Fénix ___________________________________________________________________________________________________________________________________________

SUPERTMATIK 2º Ciclo

Sessão-Debate na Escola Básica e Secundária Jaime Magalhães Lima

A coordenadora nacional do Projeto Fénix e a equipa AMA-Fénix reuniu, ontem, na escola básica e secundária Magalhães Lima, em Aveiro. Membros da direção, lideranças intermédias e docentes de todos os níveis de ensino (1º, 2º, 3º CEB ) estiveram presentes numa sessão de partilha e esclarecimento sobre metodologias e estratégias de ação relativas ao Projeto Fénix. Neste agrupamento já está em implementação a metodologia Fénix, pelo que as vivências e as experiências face ao projeto foram o ponto de partida para este momento rico de reflexão conjunta sobre as várias dinâmicas inerentes ao mesmo.

______________________________

Palestra: "Igualdade Não É (Só) Assunto de Mulheres" O Grupo de História promoveu a realização de uma Palestra subordinada ao tema "Igualdade não é (só) assunto de mulheres", no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher. A palestra, dirigida a alunos do ensino secundário (10ºD e 11ºE) e docentes, contou com a presença da Dr.ª Teresa Maneca Lima, do Centro de Estudos Socais de Coimbra.

nº 12

4


Quatro deles posicionaram-se no TOP10: O Diogo Emanuel Santos ficou em 1º lugar, o João Miguel Pereira de Melo Soares da Silva e o Tomás Alexandre dos Santos ficaram em 6º lugar, e o António Miguel Gonçalves Costa Martins em 8º lugar.

_____________________________

Provas de Aptidão Profissional Boas práticas do nosso Agrupamento reconhecidas pela Universidade Católica do Porto http://www.fep.porto.ucp.pt/…/ fil…/FEP/SAME/E_Book_final.pdf

Eco-Escolas O Projeto Eco-escolas promoveu a atividade "percurso dos resíduos no município de Aveiro" dirigida a alunos do 8ºano.

____________________________

Dia da Cidade Os meninos da Escola Básica 1 de Esgueira comemoraram o dia de Santa Joana Princesa com uma atividade na biblioteca. Foi-lhes contada a História “Joana, a princesa santa que também foi menina”, complementada por fantoches e alguns diálogos dramatizados por alunas das turmas do 2º ano. No espaço interior e exterior da BE, também esteve patente uma pequena exposição de imagens e objetos alusivos ao tema.

Jornal das 6

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os nossos alunos Lara Filipa Rocha da Cruz do 7ºE e Ricardo Varo Leal Salústio António do 7ºG, Campeã e Vicecampeão da Escola em Quiz de Astronomia, António Miguel Gonçalves Costa Martins e João Miguel Pereira de Melo Soares da Silva do 8ºE, Campeão e vice-campeão da Escola, respetivamente, em Quiz de Física e Química-categoria 8, Tomás Alexandre dos Santos do 9ºF e Diogo Emanuel Santos do 9ºC, Campeão e Vicecampeão da Escola, respetivamente, em Quiz de Física e Químicacategoria 9, participaram na Grande Final Online.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SUPERTMATIK 3º Ciclo

Caminhada Tal como estava previsto no Plano Anual de Atividades, no âmbito da Disciplina de PFD, e no módulo de Pedestrianismo, os alunos do 11ºH do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva realizaram uma caminhada de cerca de 10km, pelo percurso, em Macieira de Alcôba “P4, Trilhos da Terras de Granito”.

______________________________

Eco-Escolas

Os nossos alunos do 2º CEB do projeto Eco-Escolas celebram assim os 20 anos do Programa Eco-Escolas. Parabéns para os alunos e professores envolvidos no projeto! Ver o vídeo em https://www.youtube.com/watch? v=4QS3y7lzF94&feature=youtu.be

nº 12

5


Educação Especial—Autismo

Tendo como oradora a Drª Teresa São Miguel, a sessão foi dinâmica e esclarecedora. Parabéns à organização!

______________________________ Fita de conscientização do Autismo O

quebra

cabe-

ças representa a complexidade do autismo. As peças de cores diferentes representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral. A cor azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino.

Sabias Que…? A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 2007 o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que se assinala dia 2 de abril, no intuito de informar e consciencializar a população mundial para esta problemática

que afeta o desenvolvimento das crianças. Existem várias perturbações no espectro do autismo, que estão geralmente associadas a dificuldades de utilização da imaginação, em aceitar alterações de rotinas, a um défice de atenção e de concentração, à falta de motivação e à exibição de comportamentos estereotipados. É fundamental um diagnóstico precoce e um acompanhamento eficaz.

Autismo

Filmes que Abordaram o Autismo Ocean Heaven é a história de um pai que descobre ter um cancro e tem um filho autista. A sua vontade passa por preparar o filho para viver sem a sua ajuda. (2010) Baseado numa história verídica, Afther Thomas é um filme que retrata Kyle Gram, uma criança frágil que sofre de autismo. A arte de comunicar será facilitada por Thomas, um cão que consegue criar com Kyle uma relação. (2006) Mozart and the Whale é uma comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com Síndrome de Asperger. (2005)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Numa sala repleta de Docentes de vários agrupamentos de Escolas e de Encarregados de Educação, realizou-se a palestra “À conversa com …O Autismo:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Palestra sobre o Autismo

Miracle Run é um filme que nos dá a conhecer Corrine Morgan e os seus filhos autistas. Conta a história de uma mãe que decide proporcionar aos filhos uma vida normal, superando os obstáculos impostos pela sociedade. (2004) I am Sam é o filme que acompanha o percurso de Sam Dawson, um adulto autista que cria a sua filha Lucy com a ajuda de um extraordinário grupo de amigos. (2001) Mercury Rising: Art jeffrie s, agente do FBI, combate agentes federais sem escrúpulos para proteger Simon, um rapaz autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. (1998) Rain Man retrata a história de Charlie Babbitt e Raymond. Raymon é autista e Charlie desconhecia a sua existência. Esta é a história de uma viagem a dois após a morte do pai. (1988)

_____________________________

Solidariedade e Voluntariado O Agrupamento concorreu ao concurso “A Escola dos Nossos Heróis”, que reconhece Escolas que promovem atividades de solidariedade e voluntariado.

Jornal das 6

nº 12

6


Os Refugiados

Sensibilizados, os nossos alunos do 4º C, sob orientação da Professora Guiomar, puseram mão à obra:

No dia 6 de abril a nossa professora lançou-nos a pergunta “ E se fosse eu?” Tentámos, por momentos, ser uma daquelas crianças e pensar o que queríamos pôr na nossa mochila. Cada um de nós fez silêncio e desenhou tudo o que levaria. Depois discutimos as nossas escolhas. A parte mais difícil foi vermos as imagens reais! Alguns de nós quase chorámos! Ficámos mais atentos e a dar mais valor a tudo aquilo que temos. Os alunos do 4ºC

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Plataforma de Apoio aos Refugiados lançou uma campanha que nos coloca a todos no papel do “outro”: “E se fosse eu” no lugar de um refugiado? O que levaria na minha mochila? Dá que pensar...

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Aveiro não é indiferente ao problema dos refugiados e um dos seus membros, a Professora Isabel Branco, publicou no Diário de Aveiro um artigo sobre os direitos das crianças refugiadas: “A Convenção sobre os Direitos da Criança contém uma disposição específica para prestar “uma proteção adequada e assistência humanitária” (art. 22.º) à criança refugiada. Refugiado é todo aquele que “sofre fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, participação em determinado grupo social ou opiniões políticas, não podendo ou não querendo por isso valer-se da proteção de seu país de origem”. Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos. Calcula-se que haja, a nível mundial, mais de 24 milhões de pessoas deslocadas interna e externamente. Se no pós grande guerra a maioria dos refugiados era europeia, hoje, a maior parte é proveniente da África e da Ásia e os movimentos de refugiados assumem cada vez mais a forma de êxodos maciços.

Além das dificuldades que estas crianças sentem na satisfação das necessidades primárias de alimentação, segurança, higiene, abrigo, educação, entre outras, muitas vezes estão sujeitas a episódios de violência quer ainda em território natal, onde obrigadas a relações sexuais para garantir o direito à deslocação; quer em campos de acolhimento, onde são recrutadas por bandos armados para combate e até mesmo nos países de acolhimento onde são sujeitas a períodos de detenção e interrogatório, lhes é negado o apoio jurídico ou estão sujeitas a manifestações xenófobas. Continua na página seguinte Jornal das 6

nº 12

7


Biblioteca Escolar

Os Refugiados

Histórias com Ciência

Estejamos atentos às várias iniciativas e contribuamos para a promoção dos Direitos junto destas crianças! Para mais informações, consulte: Conselho Português para os Refugiados - http://refugiados.net/1cpr/ www/607.php Plataforma de Apoio aos Refugiados - http://www.refugiados.pt/comoajudar/

Foto de Georgi Licovski

Uma preocupação acrescida é a das crianças que viajam sozinhas ou que são deixadas pelos adultos, após a chegada ao destino. Por exemplo, no caso da Síria, a ONU afirmou recentemente que mais de 1 milhão de refugiados são crianças, a maioria com menos de 11 anos, sendo que algumas são abandonadas, pois os pais, após as deixarem em (relativa) segurança, retornam à Síria para lutar na guerra civil. Só na Suécia, 35 mil crianças desacompanhadas pediram asilo. Ainda no passado mês de fevereiro surgiram declarações do coordenador europeu da Europol, segundo o qual 10 mil crianças refugiadas, de países como a Síria ou a Eritreia desapareceram assim que chegaram à Europa e estariam a ser utilizadas para trabalho escravo, exploração sexual e mendicidade. Nestas crianças e jovens, as perdas reais e simbólicas sofridas, a vivência do desespero, a dissolução dos laços familiares e culturais potenciam traumas e transtornos, dissociações psicológicas e as formações reativas. Poderão desenvolver stress póstraumático, síndrome do pânico, depressão pós-traumática e distúrbios do sono, acompanhados de pesadelos constantes.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continuação da página anterior:

Em Lisboa está em funcionamento o Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas (telef 21 8314372) e o “Espaço A Criança” (telef 219 948 740), ambos sob a dependência direta do Conselho Português para os Refugiados. Em Aveiro várias organizações e instituições já se disponibilizaram e já houve mesmo campanhas de recolha de roupas e outros bens e donativos.

O fonógrafo e a sua presença no ensino e na popularização da ciência (século XIX)", dinamizada, às turmas do 11º A, B e C, pela Dra. Isabel Malaquias da Universidade de Aveiro. Esta sessão, integrada no projeto "Histórias com ciência na Biblioteca Escolar", resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, a Rede de Bibliotecas Escolares e quatro Agrupamentos do concelho de Aveiro. Com esta sessão promoveu-se o alargamento da cultura científica junto dos alunos do 11º ano.

______________________________

Biblioteca Escolar Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança na EB de Esgueira comemorado com atividades na Biblioteca.

Jornal das 6

nº 12

8


No VIII Concurso de Flauta de bisel na EBS Dr. Jaime Magalhães Lima, os 1º lugares foram ocupados pelas alunas Érica Miguel (5º ano) e Ana Francisca Gamelas (6º ano). Parabéns aos alunos participantes e vencedores e também à professora Áurea Carvalho pela iniciativa.

_____________________________

Biblioteca Projeto “Pontes de Leitura” Através do projeto “Pontes de Leitura” o Agrupamento pretende criar laços entre alunos de ciclos e turmas diferentes.

Neste caso, ilustramos a leitura dramatizada de alguns capítulos da obra “Os Piratas” de Manuel António Pina, pela turma do 6ºE às turmas do 3ºA e 4ºC, no Auditório da Biblioteca Escolar Aires Barbosa.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Concurso de Flauta de Bisel

Viagem de estudo às Serras de Aires e Candeeiros. Um Dia Inesquecível

Emoções de uma Viagem

Saímos da escola bem cedinho Para lindas serras visitar, Durante todo o caminho, Fomos sempre a cantar.

Sob um céu nublado, partimos Para uma longa viagem. No autocarro, muito nos rimos. Pombal foi a primeira paragem.

No caminho para as grutas, Encontrámos um pastor. O pobre coitado lá estava A apanhar frio e calor.

Ciência Viva, o nosso destino. Vimos o filme com muito tino, Viajámos até ao passado, O público todo interessado.

As lindas grutas visitámos Com a guia sempre a explicar. Lá dentro, tudo adorámos, Um belo cenário de encantar!

Sobre os morcegos, aprendemos, Num percurso com atividades. A sua visão especial conhecemos E ainda muitas outras qualidades.

Cristais de todas as cores Vimos nas grutas a reluzir. Alguns alunos, com pavor, Tiveram medo de cair.

Em 3D, a um filme assistimos, Em oito minutos apenas. Pelo rio e espaço viajámos, Gostámos de todas as cenas.

Estalactites e estalagmites, Pedras que sobem e descem Com contornos e arrebites, Belas esculturas nos parecem.

Através da maquete, observámos A água da gruta deslizar. Depois de tudo almoçámos Talvez um dia possamos voltar.

Na hora de almoço, Comemos perto da nascente. Alguns ficaram de pé, Pois era muita gente.

Depois regressámos ao autocarro Bastante tristes e aborrecidos. Pareceu-nos um pouco bizarro! Na visita às grutas, fomos esquecidos.

No Museu da Ciência, Fomos ao Simulador No fim comprámos lembranças: Peluches, canetas e até lápis de cor. Entre arbustos e calcário, Terminámos a visita Da serra de Aires e Candeeiros. E voltámos à nossa casita

Voltámos para a escola ao anoitecer, Os nossos pais vieram-nos buscar. Esta visita não vamos esquecer, Havemos sempre de a recordar. 7ºano, Turma E

Foi bem fixe e divertido, Não há nada a acrescentar. Melhor não podia ter sido, Um dia esperamos voltar. 7ºano, turma D

Jornal das 6

nº 12

9


Dia da Poesia Acompanhamento Musical ao Vivo”

As turmas do 5ºA e 6ºE comemoraram o Dia Mundial da Poesia com uma "Declamação de poesia com acompanhamento musical ao vivo". A acompanhá-los estiveram as professoras Brígida Varanda, Celeste Cruz e Fátima Teixeira. Os alunos declamaram poemas de autores, tais como, Luísa Ducla Soares, Manuel Bandeira, Almeida Garrett, Luís de Camões, João Pedro Mésseder, Miguel Torga, Sebastião da Gama, Teixeira de Pascoais, à mistura com alguns poemas da autoria dos próprios alunos.

Estiveram presentes no evento pais e encarregados de educação destes alunos que também declamaram poemas de autores, nomeadamente, José Luís Peixoto, Álvaro Magalhães, Fernando Pessoa, Manuel Alegre e Florbela Espanca. O evento contou ainda com a presença de outros elementos da comunidade educativa.

Aqui de publicam dois dos muitos poemas produzidos pelos alunos:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

“Declamação de Poesia com

Distância

A vida

A distância não se vê

A vida é assim…

Somente se sente

…Um reboliço sem fim

Causa-nos muita tristeza Pois alguém se encontra ausente.

Para aqui e para acolá, Mas não se sabe no que dará.

O meu pai está longe Vivemos o presente,

Sem ninguém para o apoiar

Sonhamos com o futuro

Queria tanto que ele estivesse cá

Com o frio e com o quente

Para o poder agarrar.

Trabalhamos bem no duro.

Olhamos pela janela E vemos os dias passar

Mas a vida não é só trabalhar

Rezamos para que o tempo passe rápido

É estar com a família e os amigos,

Para as saudades matar.

Brincar, jogar, amar E nunca desanimar.

Muitas mudanças ocorreram E mais um ano passou Nossa mãe também sofreu E rezou, rezou, rezou.

Ver os patos a nadar Os pássaros a chilrear

Mas finalmente o dia chegou

Viver a vida feliz,

E com ele o teu regresso

Rir muito até fartar.

Deste-nos a maior alegria Aquela que não tem preço! Sara Santos, 6ºE _________________________________________________________________

Espanhol "Charadas" - atividade no âmbito da prática supervisionada de Espanhol

Jornal das 6

nº 12

10


A aluna do 6º ano da EBS Dr. Jaime Magalhães Lima, Beatriz Bandeira, recebeu das mãos das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães o 2º lugar do Prémio Literário Caminho - texto original.

Estamos felizes pela Beatriz e pela professora Rosa Mabilda que a incentivou a participar. Parabéns!

Mais informação em: http:// www.uma-aventura.pt/index.php? s=concursos&concorrente=28

________________________________________________________________________________________________

Concurso “Uma Aventura Literária”

Poesia Poemas à Maneira de Teresa Guedes A COINCIDÊNCIA

PALAVREADO

Vaso, vidro, cerâmica, porcelana…

Elefante… tonelada… baleia… urso…

Não deixes que caia ao chão.

Como são pesados!

Anedota, piada, riso, trapalhada…

Espinho… cardo… roseira… cato…

Volta o sorriso à nossa cara.

Ai que grande picada!

Baleia, pedregulho, rochedo…

Bola… roda… pneu… jante…

Ai, que dores nas costas!

Rolam sem parar.

Zombie, vómito, pirata, aranha…

Trambolhão… Charlot… gargalhada…

Ai, que medo! Ai, que susto!

Estala a risada.

Sol, caracol, pneu, círculo…

E quando cais… vem outra risada.

Ai, que caio no penico!

Ficas chateada?

Ortiga, ouriço, azevinho…

Não vem luta nem raiva, pois não?

Ai, ai, que me pico. Dirckson Ray, 5ºB Ana Rita e Maria Cura, 5º B

_______________________________________________________________________________________________________

O concurso “Literacia 3D” é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora. Consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliar as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência. O nosso aluno do 5º ano, Alexandre Filipe Andrade foi o vencedor nacional na modalidade de Leitura. Parabéns!!

______________________________________________

Concurso “Literacia 3D”

Acesso ao Ensino Superior

O Agrupamento de Escolas de Esgueira deseja Boa Sorte a todos os finalistas do 12º ano, que vão concorrer ao ensino superior.

Jornal das 6

nº 12

11


Os Professores de Geografia realizaram um Workshop sobre 'Educadores Polares de Portugal'.

O objetivo foi o de aproximar, no âmbito processo educativo, jovens alunos, cientistas, educadores e estudantes. _____________________________

Poesia Poemas à Maneira de Teresa Guedes

AS PALAVRAS SEM SENTIDO Escrevo a palavra rosa e nasce uma menina amorosa. Escrevo a palavra espinho e tu picas-te num porco-espinho.

Escrevo a palavra bruxa e tu assustas-te com o buxo. Escrevo a palavra nada e tu ficas uma fada.

Joana Mota, 5ºB

__________________________________________________________________________________________

Semana Polar

Concurso “A Importância da Água” O Concurso “A Importância da Água” teve como principal objetivo sensibilizar o público para a importância que a água assume no Município de Aveiro e na vida dos habitantes, instituições e empresas, promovendo a sua valorização, proteção, preservação, e criando uma maior aproximação da AdRA com a população.

Os nossos meninos do 3º ano participaram com lindas obras:

_____________________________________________________________________ AS MINHAS PALAVRAS As minhas palavras são bem desatinadas… São frágeis como um passarinho que esvoaça pela brisa sozinho. São leves como um balão que sobe sem o João. Também picam como o cato que fere o rabo ao gato. E assustam o José que só foge do jacaré.

BRINCADEIRA DE PALAVRAS

OS VERSOS MALUCOS

Escrevo a palavra rosa

Escrevo a palavra crocodilo

e tu começas a crescer.

E tu ficas escondido.

Escrevo a palavra fantasma

Escrevo a palavra Nilo

e tu assustas-me.

E transformaste num explorador.

Escrevo a palavra banana

Escrevo a palavra caixa

e tu saltas para a minha boca.

E tu transbordas de amor.

Escrevo a palavra bola,

Escrevo a palavra elefante

tu começas a rebolar…

E tu ficas hesitante…

e sais pela porta fora.

E foges para Amarante.

São pesadas as pescadas… ficamos tão enjoadas! Judite Mota, 5ºB

Sandra Vaz, 5ºB

Beatriz e Carina, 5ºB

Jornal das 6

nº 12

12


Deslocou-se ao agrupamento a unidade Móvel do Programa “Cuida-te” do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), com atendimento e aconselhamento individual, ou em pequeno grupo sobre SEXUALIDADE, feito pela Terapeuta Sexual da Associação para o Planeamento da Família (APF). Ao longo de dois meses foram dinamizadas sessões de sensibilização e debate, pela Enfermeira de Saúde Escolar, subordinadas ao tema “Aprender a sexualidade e afetos para a saúde” (Projeto Asas), com os 4º e 8º anos.

Teatro Os alunos do 3º ano da EB1 de

Esgueira assistiram à dramatização da peça de teatro "John and the enchanted forest" , dinamizada pela Professora Mafalda Dias

_________________________________________________________________________________

Educação para a Sexualidade e os Afetos, na Escola

__________________________________________________________________________________

P.E.S.

Corrida Solidária

Organizada pelas alunas Rafaela Almeida e Ana Margarida Patrocínio do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional e em colaboração com a Associação Humanitária Médicos do Mundo, realizou-se a V Corrida Solidária, em favor das populações carenciadas de Portugal e Moçambique. Este evento teve larga participação de cerca de 450 alunos, professores e funcionários do Agrupamento de Escolas de Esgueira, tendo percorrido as ruas da Freguesia de Esgueira, com partida e chegada à Escola Secundária Jaime Magalhães Lima.

______________________________________________________________________________________________________

Concurso Uma Aventura... Literária 2016 Natal… Na Passagem de Ano! Outrora começava-se a preparar o Natal no verão! Mas houve um ano em que tudo foi diferente: só se começou a preparar o Natal no dia 24 de dezembro! Havia pessoas por todo o lado, pareciam formigas e mais formigas, as lojas estavam esgotadas… Quando o Pai Natal se apercebeu deste atraso, disfarçou-se de pessoa normal e foi ajudar todas as pessoas, comprando prendas para as crianças de todo o mundo e chocolates para os adultos. As pessoas acharam estranho ele gastar tanto dinheiro em prendas e mais prendas, mas não desconfiaram. Todo este esforço não valeu de muito, pois era impossível preparar uma noite de Natal em apenas algumas horas.

À noite, enquanto o Pai Natal embrulhava todos os presentes numa luta contra o relógio, as crianças ficaram um pouco desiludidas quando, à meia -noite, os presentes não apareceram, como desejaram durante um ano inteiro de imaginação. O Pai Natal ainda tentou entregar os presentes, mas só conseguiu entregar a algumas cidades da Gronelândia. Nos dias seguintes, o mundo continuava muito atarefado com as compras de Natal. O Pai Natal ainda embrulhava os últimos presentes, quando foi ter com ele um cientista da Antártica, que lhe disse para não se esquecer dos pinguins. Com isto, o caso das prendas atrasou ainda mais, mas os pinguins

foram prioridade. O Pai Natal deu como prenda um iceberg privado a cada um e, como recompensa, os pinguins ajudaram-no a preparar o Natal. Mas ainda havia muito pela frente. Faltavam dois dias para a Passagem de Ano e o caso das prendas estava complicado, mas os pinguins tinham a solução ideal: eles tinham uma máquina de embrulhar presentes! E com isto, a montagem dos brinquedos acelerou imenso.

Continua na página seguinte

Jornal das 6

nº 12

13


Continuação da página anterior No dia 30 de dezembro, só faltavam mil presentes para embrulhar, coisa muito pouca para o Pai Natal e com a ajuda da máquina, num dia estava feito. Só faltava preparar o trenó, que, na última entrega se tinha espatifado. Na oficina, havia dois pinguins mecânicos que colocaram mais motores no trenó para ele andar mais rápido. Também o pintaram de vermelho com raios amarelos. Por fim colocaram, à frente, suportes modernos para as renas voarem mais rápido. Chegou o dia da Passagem de Ano e o Pai Natal preparou-se para o grande momento, com o fato mais vermelho que tinha, o chapéu mais vermelho, as botas mais pretas, o cinto mais preto e a fivela mais dourada e brilhante. Escolheu o Redolfo para a rena da frente. Também escolheu o saco maior e mais vermelho que tinha, pois, desta vez, tinha de entregar mais presentes para recompensar as crianças do atraso.

Às 22:00, o Pai Natal preparou-se para arrancar. Quando arrancou, entregou os presentes na Europa, depois na Ásia, de seguida em África e, por fim, na América. E, como a América foi a última, houve um risco enorme de o Pai Natal só entregar os presentes no ano seguinte, mas foi assim: faltavam 10 segundos para a meianoite e só faltavam entregar os presentes ao Estado de Washington. 5, 4, 3, 2, 1, 0. Missão cumprida! O Pai Natal conseguiu entregar os presentes antes do novo ano. Mas não nos podemos esquecer da ajuda dos pinguins, dos anões e, principalmente, do Redolfo e das outras renas que se esforçaram imenso para não atrasar ainda mais o Natal. Foi o melhor Natal de sempre! Ho! Ho! Ho! E assim foi aquele Natal, e assim o Natal… Na passagem de Ano!

Tomás Cardoso, 4ºA Menção Honrosa na modalidade de texto original

___________________________________________________________________

Dia Mundial do 112 Dia Mundial do 112 Número Europeu de emergência Foram dinamizadas sessões com turmas dos 5º, 6º, 7º e 8º anos de escolaridade e vocacionais, pela PSP para sensibilizar a comunidade escolar para a importância desta linha e a sua consciente utilização. Os alunos foram alertados que as chamadas falsas (por brincadeira) poderão ter consequências negativas, como impedir o socorro a alguém que precise de ajuda urgente. _______________________________________________________________ O Projeto Miúdos Seguros na Net http://www.MiudosSegurosNa.Net/ é uma iniciativa familiar que ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Concurso Uma Aventura... Literária 2016

Olimpíadas da Física

e da Química Olimpíadas da Física O Agrupamento de Escolas de Esgueira esteve representado nas provas regionais das Olimpíadas de Física 2016 na Universidade de Coimbra, com duas equipas de ensino básico e um aluno de 11º ano: escalão A - Alexandre Pinto, Manuel Matos, Alexandre Santiago, Daniel Correia, Francisca Krausshar (9ºE), Miguel Castanheira (9ºD) e escalão B - Tiago Amaral (11ºB). As provas - teórica e prática - realizaram-se de manhã e após o almoço, os alunos visitaram a exposição do LIP, presente no Museu da Ciência, relativamente a partículas.

Olimpíadas de Química Júnior Estivemos também representados na Semifinal das Olimpíadas de Química Júnior 2016 na Universidade de Aveiro, com duas equipas: Bernardo Ferreira, Diogo Santos, Tiago Cunha (9ºC) e Beatriz Sarabando, Inês Santos, Manuel Matos (9ºD/E). De acordo com o testemunho dado pelos alunos, o dia foi muito agradável visitando as instalações da Universidade, os laboratórios do Departamento de Química, participando em sessões/demonstrações de ensaios de Química, conhecendo e convivendo com alunos de outras escolas.

Parabéns pela participação!

Jornal das 6

nº 12

14


O 5 de outubro de 1910

Como eu vejo o 25 de Abril

Portugal de república passou

A censura e a falta de liberdade

A monarquia acabou.

Levou a que os portugueses tivessem uma grande dificuldade.

O rei parou de mandar O trabalho dele acabou de folgar. Seus conselheiros acabaram de se despedir

Abandonaram o seu reino para outro o construir. José Relvas a república anunciou E o povo português todo feliz ficou. A 24 de agosto de 1911 o parlamento elegeu Manuel Arriaga e assim a república nasceu.

A vida difícil levou à emigração E o descontentamento português levou à revolução. As forças armadas estavam a preparar Com toda a sua força um golpe militar. Os militares, saturados com a Guerra Colonial

A 1973, realizaram a 1ª reunião no Monte do Sobral. Cada militar tinha na sua espingarda um cravo vermelho E ficavam muito contentes sempre que se viam ao espelho.

A 25 de abril de 1974 a ditadura militar terminou E a república constitucional regressou. Maria Mesquita, 6ºA

Maria Mesquita, 6ºA

_____________________________________________________________________________________

A História em Poesia

Semana do Desporto

A Semana do Desporto, consistiu num conjunto de atividades organizadas no âmbito das PAP's dos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. Bom trabalho, meninos!

______________________________________________________________________________________________________

25 de abril " Nos dias 27, 28 e 29 de abril foi a vez dos meninos da EB1 comemorarem a "Revolução dos Cravos" na Biblioteca daquela escola. Todos os alunos ouviram a história "Era uma vez em abril" e colaboraram nas atividades que se seguiram, que foram diferentes consoante os anos. Assim, aos meninos da educação pré-escolar foi pedido que identificassem e pintassem a flor que simboliza a dita revolução, os meninos do 1º ano fizeram cravos em origami e os do 2º ano escreveram quadras relacionadas com o tema que leram aos colegas das outras turmas do mesmo ano e com que decoraram o cartaz de turma."

Jornal das 6

nº 12

15


Associadas à corrida, outras atividades envolvem crianças e adultos. O nosso Agrupamento, além de acolher os atletas que visitaram a EB1 de Esgueira, também participou no ano passado, numa dessas atividades, o Impossibility Challenger, neste caso, ajudando a estabelecer o record do Guiness de desenhos sobre a paz e a harmonia.

Este ano fomos visitados pelos organizadores da corrida que nos ofereceram dois quadros para decorar as nossas instalações. Obrigada :)

Concurso Nacional de Leitura Na 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura, 2ª fase distrital de Aveiro, realizada em Oliveira de Azeméis, o nosso Agrupamento esteve representado pelas alunas Andreia Catarina Marques Nogueira (11º E) e Ana Luís Cruz de Sousa (11º C).

____________________________

Desporto Escolar A Lara Soares, a Camila Castro e a Inês Martins, alunas do Agrupamento de Escolas de Esgueira, sagraram-se Campeãs Regionais de 3x3 Basquetebol, no âmbito do Desporto Escolar, tendo-se apurado para o respetivo Campeonato Nacional a realizar 19 Maio. Parabéns às alunas e ao Professor Pedro Costa

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Todos os anos, em todo o mundo, se realiza a Corrida Internacional pela Paz.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Corrida Internacional pela Paz

Biblioteca

A Voluntária de Leitura Ana Salústio apresentou, ontem, 6 de abril, em Vila de Rei, nos Encontros Documentais, a boa prática que faz, com duas turmas do 1º Ciclo, no nosso Agrupamento.

É sempre de salientar e agradecer este excelente trabalho efetuado, generosamente, com o seu tempo livre em prol da promoção da leitura.

Obrigada Ana Salústio! _____________________________

Inglês

"Motivação para leitura" (Dr.ª Vanessa Reis) no auditório Aires Barbosa, numa iniciativa da Área Disciplinar de Inglês.

Jornal das 6

nº 12

16


Escolíadas

Entrevista Imaginária

___________________________________________________________________

Prevenção de Consumos e Comportamentos Aditivos (Álcool, Droga e Tabaco) No âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, nos dias 19 de novembro esteve na Escola a UNIDADE MÓVEL do Programa “Cuida-te” do Instituto Português do Desporto e da Juventude. As técnicas do projeto sensibilizaram cerca de 12 turmas, sobretudo dos cursos profissionais e dos vocacionais para a temática da “Prevenção de Consumos e Comportamentos Aditivos”. Um grande número de alunos procurou informação, aconselhamento ou esclarecimento de dúvidas.

______________________________________________________________

P.E.S.

Parabéns à Sónia Lopes pelo seu prémio como melhor chefe de claque. Obrigada Sónia !

___________________________________________________________________________

Luísa Ducla Soares escreve sobretudo para crianças e é autora do poema “O testamento do gato”, onde é feito o retrato deste animal que não quer que se despeçam dele quando morrer. Fomos ter com ela para nos falar um pouco de si. Íris: Gosta de animais? Luísa D. Soares: Sim, gosto muito de animais. Não posso passar sem bichos de estimação. Helena: Passou a sua infância e juventude à beira do rio Tejo. O que é que ele representa para si? Luísa D. Soares: Para mim, o rio é um amigo inseparável. Mariana: A maior parte dos seus livros são de poemas para crianças. Quando começou a escrever? Luísa D. Soares: Comecei a escrever poemas mal saí da primária. Alexandre: Quer dizer-nos por que razão começou a inventar histórias? Luísa D. Soares: Eu comecei a inventar histórias por causa do meu irmão mais novo, que era muito endiabrado e só parava quieto com as aventuras que lhe contava. Inês: Para além de escritora, que outras atividades tem ou teve? Luísa D. Soares: Eu já trabalhei em editoras, jornais, no Ministério da Educação e de momento trabalho na Biblioteca Nacional, onde estou há 24 anos. Carolina: Quantos livros há na Biblioteca Nacional? Luísa D. Soares: Muitos! Cerca de 3 milhões de livros. Mafalda: E quantos já escreveu? Luísa D. Soares: Publicados, 70. O meu passatempo favorito é escrever… E assim acaba a entrevista. Esperamos que tenham ficado a conhecer melhor esta escritora que tanto contribuiu para desenvolvermos a nossa imaginação com o seu livro Poemas da Mentira e da Verdade. Agradecemos a sua colaboração e disponibilidade. 5ºD

Decorreu mais uma edição das Escolíadas e, como já nos foram habituando, os nossos meninos, professores e funcionários brilharam, nas provas de teatro, música/dança, cultura geral, pintura e claque. Para quem não sabe, as escolíadas são encontros eliminatórios entre escolas (este ano foram 24), onde os nossos jovens nos encantam com provas artísticas e culturais. Obrigada pelo vosso talento!!!!!!

Teatro

Claque

Dança

Pintura Equipa Jornal das 6

nº 12

17


Assembleia Jovem Municipal O nosso Agrupamento participou, uma vez mais, na Assembleia Jovem Municipal. O principal objetivo desta iniciativa da Mesa da Assembleia Municipal, segundo o seu presidente, é a “promoção junto dos jovens das escolas do Município do exercício do direito de cidadania, dos valores da democracia e da participação cívica, bem como do confronto de ideias, do debate da realidade jovem e da preparação das futuras gerações para a intervenção na comunidade”.

Texto apresentado pelos nossos deputados do 9º ano na Assembleia Municipal: A Assembleia Geral das Nações Unidas e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças desafiam as cidades a repensar os seus serviços, equipamentos e a qualidade de vida que oferecem aos seus cidadãos. Assim, como resultado de uma discussão entre nós consideramos que a cidade de Aveiro pode ser melhorada nalguns aspetos, nomeadamente nas dimensões social, ambiental/estética, de circulação e de prática desportiva. No que respeita aos direitos sociais e ao convívio, consideramos que 1. Os espaços públicos existentes não são adequados ao convívio de gerações, por isso propomos a criação de espaços públicos ao ar livre, devidamente ajardinados, e que neles as crianças os pais e avós encontrem no mesmo local um banco com sombra para descanso, um baloiço/escorrega, um campo de jogos. No que respeita à circulação, propomos: 2. Melhorar a circulação pedonal. Aumentando o espaço dos passeios e não colocando placas, árvores que impossibilitem a passagem de uma cadeira de rodas ou até de um carinho de bebé, obrigando-os a que tenham de ir para a estrada. 3. Estreitar as faixas de rodagem e retirar as lombas. Está comprovado que faixas de 3 metros e meio ou 4 metros obrigam a que os automóveis circulem mais devagar, permitindo assim passeios mais largos. 4. Arranjar o pavimento dos passeios que neste momento são verdadeiras armadilhas, devido ao facto das raízes das árvores e sinais de trânsito erodirem o cimento tornando-o instável.

Parabéns à Ana Pedro, ao Luís Paulo, à Bárbara, à Natacha, à Alexandrina do 9º F, e também às professoras Zilda Oliveira e Eugénia Cunha pela qualidade do trabalho realizado. _______________________________

5. Construir uma ciclovia para a cidade, para se poder circular no perímetro urbano incluindo Esgueira. No que respeita ao ambiente e à estética propomos: 6. Ocultar os caixotes do lixo com arbustos. 7. Incentivar à utilização dos sacos para colocação dos dejetos dos animais. 8. Colocar depósitos de lixo lúdicos específicos para beatas e chicletes, junto às papeleiras. No que respeita à dimensão da Prática Desportiva propomos:

_______________________________

9. Os jovens têm falta de espaços para prática desportiva, pelo que deveriam ser criados espaços fechados, onde as crianças e adolescentes possam nadar ou praticar um desporto coletivo.

Educação Especial O Departamento de Educação Especial dinamizou uma palestra de sensibilização à epilepsia com a colaboração do Hospital D. Pedro (Aveiro). Jornal das 6

nº 12

18


Mensagens para o "Dia da Mãe" Para celebrar o Dia da Mãe, alunos e famílias do Agrupamento aceitaram mais um desafio proposto pelas Bibliotecas Escolares. Nesta atividade propunha-se que os alunos escrevessem uma poesia ou mensagem original para a mãe. Os alunos levantaram o postal numa das bibliotecas e decoraram-no criativamente. A adesão foi grande e com empenho e imaginação produziram-se postais fantásticos. Premiados BE Esgueira Pré-Escolar: 1º- Eva Raquel Lopes Neves, Pré B 2º- Helga Djamila Malaquias Cristóvão, Pré A 3º- Gabriela Luz de Almeida Henriques Miranda Rolo, Pré B 1º Ciclo: 1º- Mafalda Mota dos Santos, 1º D 2º- Maria Leonor Neves Pinto, 1º B 3º- Guilherme Santos Cavaco, 1º D BE Aires Barbosa 1º Ciclo: 1º - Beatriz dos Santos Lima, 4º C 2º - Tomás da Silva Galiza Cardoso, 4º A 3º - Inês Ramos Loureiro, 4º C 2º Ciclo: 1º - Beatriz Adrêgo Martins Bandeira, 6º A 2º - Ana Rita Esteves Cunha, 5º E 3º - Íris Serrado Ventura, 5º D

BE Jaime Magalhães Lima 3º Ciclo: Rita Daniela da Silva Fernandes, 7º E Lara Filipa Rocha da Cruz, 7º E Inês Ferreira Martins, 7º E Menções honrosas Cristiano Filipe da Silva Carvalho, Pré A Patrícia Fraga Mota, 1º A Maria Gomes Castro, 3º B Sílvia Marco Neves, 6º D

___________________

_________________________________________________________________________________________________________

Biblioteca

P.E.S.

Para assinalar o Dia Mundial da Luta contra a SIDA foram desenvolvidas durante 15 dias várias atividades com os alunos. Pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar para a prevenção e adoção de estilos de vida saudáveis e responsáveis, no campo da sexualidade, evitando comportamentos de risco. Pretendeu-se ainda despertar consciências contra a exclusão vivida por quem é portador do VIH. Contámos com a colaboração da Associação + Abraço Aveiro que dinamizaram sessões sobre as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Primavera A Primavera é muito bela Faz-me lembrar a minha prima Vera. No por do sol vejo quanto a Primavera é bela Até mais bela do que a minha prima Vera. A minha prima Vera vai comigo ver a Primavera. E assim ficamos as duas a ver a Primavera. A minha prima Vera vê quanto a Primavera é bela. Até mais que ela.

Maria Beatriz Cunha, 5.º A

Jornal das 6

nº 12

19


António Mota Veio à Escola… Tivemos a visita do conhecido escritor António Mota. Antes deste dia, cada turma selecionou uma das suas obras e trabalhou-a na sala de aula. Como resultado, fizemos cartazes que retratam a história explorada por cada turma. Vejam se gostam…

Turmas do 1.ºano da Escola de Esgueira

____________________________________________________________________________________________

Visita de António Mota

P.E.S. Conhecendo a importância da alimentação na saúde de todos, comemorou-se no nosso agrupamento o “Dia Mundial da Alimentação”. Foram realizadas várias atividades, entre as quais, recolha de alimentos e distribuição de 34 cabazes de alimentos a famílias de alunos carenciadas, exploração de histórias, visionamento de vídeos, elaboração de cartazes com a Roda dos Alimentos e Pirâmide da Alimentação Mediterrânica, sensibilização para o não desperdício de alimentos, nomeadamente na cantina escolar e para o facto de que há ainda pessoas que enfrentam a fome.

_______________________________________________________________________________________________________

P.E.S. Dia da Não Violência Escolar e Educação para a Paz

Pretendemos contribuir para que a nossa Escola seja um dos agentes promotores destes tão valiosos ideais.

Comemorou-se o dia da Não Violência Escolar e Educação para a Paz, com o objectivo de chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente para a Paz e a Não Violência. Neste dia, em que se assinalou a data da morte de Mahatma Gandhi, procurou-se igualmente sensibilizar para valores fundamentais tais como, a paz, a tolerância, a solidariedade e o respeito pelos outros.

O Agrupamento de Escolas de Esgueira celebrou o evento através da realização de inúmeras atividades, taios como, sessões sobre Prevenção do Bulling para as turmas do 6º ano de escolaridade, leitura em todas as turmas de uma carta da Diretora do Agrupamento a sensibilizar para o tema, elaboração de mensagens de Paz, …

DIA DA NÃO VIOLÊNCIA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ

Jornal das 6

nº 12

20


O Jardim de Infância SER EDUCADOR É APRENDER…

SER CRIANÇA É APRENDER…

A Gerir saberes Potencialidades

A acreditar A Lutar

Cuidar da alegria

A Conquistar

Do entusiasmo… Deixar florescer o desassossego O espanto, o inconformismo!

A Valorizar A respeitar A ser cooperante!

É TER DÚVIDAS E CERTEZAS

É SOLTAR…

Sem deixar que nos inibam!

A ambição A audácia!

É ALIMENTAR… Saberes Campos de interesse

É SER HÁBIL Fintar o risco

Afinidades de projetos

Ser resiliente!

Partilha de projetos! É ASSUMIR Compromissos

SEM ABAFAR! A confiança A Iniciativa

Responsabilidades!

A Criatividade A Partilha!

ABRIR-SE A novas oportunidades Para si, para o grupo

É DESCENTRAR E TRANSFERIR COMPETÊNCIAS

Para os projetos! VOAR MAIS ALTO RUMO…

Apoiar e … De caleidoscópio perfilado

Educadora Cristina Cação

Deixar que cada um encontre o seu caminho! VOAR MAIS ALTO RUMO ……. _____________________________________________________________________________________________________

P.E.S. Teve lugar uma ação de formação intitulada "programa de promoção de competências socio emocionais em contexto escolar". Os dinamizadores foram a Equipa PES; o Centro de Saúde de Aveiro e a Psicóloga Escolar.

Jornal das 6

nº 12

21


Dia do Não Fumador

Comemorou-se no nosso agrupamento o ”Dia do Não Fumador” para sensibilizar a Comunidade Educativa para os malefícios do tabaco. Foram realizadas atividades diversificadas, nomeadamente visionamento de PowerPoint´s, vídeos, debates, elaboração de cartazes e sessões de prevenção do tabagismo para as turmas do 7º ano dinamizadas pelo Centro de Saúde. _____________________________

Biblioteca Os nossos livros estão a ficar como novos, graças à Dª Esmeralda. Obrigada!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

P.E.S.

Histórias da História O Mercador Olá, meninos e meninas Sou um simples mercador, Que veio dos lados de Lisboa E também sou cantor Era assim que as notícias passavam De boca em boca, Muitas eram as mentiras que circulavam Mas verdade vos vou dizer, verdade, mas pouca. Há uns meses, no Paço da Ribeira Apareceram 40 nobres Todos vestidos à maneira

Mataram Miguel Vasconcelos Atiraram-no pela janela Ele lá caiu, morto Já agora, querem um pauzinho de canela?

O meu poema representa um almocreve que chega à cidade e traz consigo as notícias de Lisboa. Na altura, Portugal estava dependente de Espanha. Como o povo, a burguesia e nobreza estavam descontentes, 40 nobres revoltaram-se contra a regente, a Duquesa de Mântua e o seu conselheiro Miguel Vasconcelos (que representavam o rei de Castela, Filipe I). Com este golpe, e a aclamação de D. João IV, a 1 de dezembro de 1640, há 375 anos, Portugal volta a ser um reino independente.

Sílvia Neves , 6ºD

A duquesa de Mântua foi presa Representante do rei Filipe Conseguiu sair ilesa Mas na cadeia ficou, querem gengibre? Quem é o rei agora? Desconfio que é o Duque de Bragança Deve a sua família reinar Vai haver muita dança E muito que festejar Adeus e até à próxima Que tenho muito que negociar Mas, se gostaram Poder-me-iam financiar?

____________________________________________________________________

Jornal das 6

nº 12

22


Histórias da História

Esta história passa-se na noite 10 de julho de 1832, na baixa da cidade do Porto. É aí que fica a humilde loja de um simples sapateiro. Vive com a sua família, a sua mulher e os seus três filhos, numa casa na parte de trás da loja. Numa madrugada fria, o sapateiro desperta com os gritos e confusão na viela. De repente, batem violentamente à sua porta. Ouve gritar: "Sapateiro, abre a porta! Abre a porta ou queimamos-te a loja!” As pancadas na porta continuam, cada vez mais fortes. As dobradiças vão partir. As crianças começam a chorar. Num salto, corre abrir a porta da loja. Assim que a destranca, entram vários homens em fúria. E uma mão áspera agarra-o pelo pescoço, enquanto a outra lhe encosta uma faca ferrugenta à garganta. O fumo dos archotes sufoca-o momentaneamente juntamente com o brilho amarelo que ilumina a noite. Atordoado, tenta perceber. A voz grave e já rouca de tanto gritar volta a perguntar: "Por quem és, sapateiro? D. Miguel ou D. Pedro?”. O agressor tem a barba por fazer, os dentes tortos e um hálito horrível. - Responde sapateiro, ou queimamos-te a loja e acabamos contigo e com tua família… Ele tem agora que escolher. A sua vida disse depende. Que escolha deve ele fazer para salvar a sua família? D. Miguel ou D. Pedro? -----------------------------------------------Que escolha querem fazer, D. Miguel e os absolutistas ou D. Pedro, Imperador do Brasil e os liberais? O que escolher?

Ok, vou ajudar-vos. D. Miguel tinha traído a confiança do irmão ao declarar-se rei absoluto ao invéis de ficar regente do reino até que D. Maria tivesse idade para casar e tornar-se rainha de Portugal. Mas apesar de tudo voltara a instituir a monarquia absoluta, o que era bastante proveitoso para os nobres e clérigos que o apoiavam. D. Pedro tinha desobedecido à Constituição e tinha dado a independência ao Brasil o que tornou o reino muito mais pobre. Em contrapartida apoiava o liberalismo, achava que todos deveriam ser iguais perante a lei e a justiça. Era apoiado pelo povo e burguesia. ---------------------------------------------------

Opção 1 - D. Miguel O agressor fez um esgar de raiva e num último gesto passou a adaga pelo pescoço do sapateiro tazendo -o cair numa poça que se foi alargando. Numa ordem todos os soldados abandonam a loja pegando-lhe fogo. Foi uma má escolha: apesar de ter feito um cerco ao Porto D. Miguel foi o expulso de Portugal no ano 1834 pela Conferencia de Évora Monte. ---------------------------------------------------

Opção 2 - D. Pedro Depois de olhar o sapateiro nos olhos, o soldado retira cuidadosamente a adaga. Pousa-lhe a mão no ombro e diz: "Pega na tua espada sapateiro e vem lutar connosco contra os absolutistas! Foi uma boa escolha: apesar de terem sofrido muitas dificuldades durante o cerco, os liberais venceram a guerra e, em 1834 expulsaram D. Miguel, absolutista, de Portugal na Convensão de Évora Monte. A causa de D. Miguel é também uma causa perdida porque viria a perder o cerco ao Porto em agosto de 1933, e a abdicar do trono em maio de 1834.

Sílvia Neves, 6ºD

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Vou contar-vos uma história para a qual tenho 2 finais possíveis. No fim em função da vossa escolha conto um ou outro.

Biblioteca No âmbito do projeto “Newton gostava de ler!” foram dinamizadas 7 sessões em que se promoveu a leitura com a história “Uma guloseima para a noite de Carnaval”, a par da atividade experimental "saber em gel" (fazer gomas).

Estas sessões tiveram como destinatários os alunos dos 3º e 4º anos da EBS Jaime Magalhães Lima e a turma do 3º e 4º ano da EB de Alumieira.

_____________________________ A pessoa A pessoa vive e morre Feliz ou triste Tem de morrer

Seja boa ou má Porque viver para sempre não dá Devemos aproveitar a vida Como deve ser Ter o prazer de crescer, ler, beber, comer E muito mais Aproveitar a vida porque é demais!

Filipe Miranda, 6ºE

Jornal das 6

nº 12

23


No encerramento do ano letivo,na educação pré-escolar dos JI de Esgueira e de Cabo Luís "o voo do Serafim." Boas férias meninos e meninas! _____________________________

Jantar de final de ano — 9º ano E a noite do último dia de aulas foi marcada pela festa do 9º ano que assinalou o fim do ensino básico. Diretores de turma e alunos organizaram o grande acontecimento, sempre associando o lúdico e o divertimento ao conhecimento. Desta vez, o tema foi a música. Depois das férias que se seguem, cá estamos todos à vossa espera para o ensino secundário com novos projetos.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Festa de final de ano Jardins de Infância

Cicloturismo

O cicloturismo que envolveu alunos da EBS Dr. Jaime Magalhães Lima foi mais uma atividade que se realizou no último dia de aulas do ano letivo.

Os nossos ciclistas rumaram à Costa Nova, onde os esperava um conjunto de atividades desportivas que envolveram alunos dos diversos anos de escolaridade, os alunos do curso profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva na organização da atividade e professores que acompanharam a atividade. O cicloturismo é uma atividade emblemática na Escola que teve mais uma edição em 2016.

Agradecemos o apoio da Junta de Freguesia de Esgueira, do CPE e da INDASA. Jornal das 6

nº 12

24


Na sessão solene do Dia da Freguesia os alunos do Agrupamento de Escolas de Esgueira que se distinguiram em 2015 pelo seu mérito educativo foram também distinguidos pelo executivo da Junta de Freguesia de Esgueira. Ficamos, mais uma vez, orgulhosos dos nossos melhores e agradecemos à Junta de Freguesia de Esgueira o reconhecimento do papel do Agrupamento para o desenvolvimento da comunidade.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Final de ano - Alunos com Mérito

Festa de final de ano—9ºE

Entre as diversas atividades que tiveram lugar no final deste ano letivo, conta-se o espetáculo totalmente organizado pela turma do 9ºE sob a batuta da sua diretora de turma, que teve lugar no IPDJ numa noite do mês de junho. O objetivo foi patrocinar uma viagem de estudo revelando ao mundo os seus talentos. Parabéns! _____________________________

Final de ano Exposição Pré-escolar

Exposição da educação pré-escolar no hall do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro no dia do Sarau.

Jornal das 6

nº 12

25


Sarau de final de Ano

Jornal das 6

nยบ 12

26


Jornal das 6

nยบ 12

27


Jornal das 6

nยบ 12

28


Suplemento Dia do Agrupamento

Jornal das 6

nยบ 12

29


Dia do Agrupamento Português

Espanhol

Educação Especial No dia 15 de abril, Dia do Agrupamento, os alunos do Agrupamento de Escolas de Esgueira celebraram esse dia, nas escolas Jaime Magalhães Lima e Aires Barbosa. Nós participámos em algumas atividades: laboratório de Geologia, torneio de futebol, oficina dos sons e laboratório de Físico-Química. A primeira atividade foi visitar o laboratório de Geologia. As professoras mostraram-nos a erupção do vulcão, fizeram uma experiência usando gelatina de morango e de ananás, mostraram-nos muitos tipos de rochas e comemos a gelatina. Depois, fomos assistir a um torneio de futebol do 4.º ano, no pavilhão.

Chá das 5

A seguir, fomos à oficina dos sons. Cantámos uma canção, tocámos instrumentos, fizemos um instrumento chamado “beliscofone” e recebemos doces. Por fim, fomos ao laboratório de Físico-Química onde aprendemos a fazer bolas de sabão enormes, a partir uma garrafa de vidro usando um fio, água com gelo e um isqueiro. Também aprendemos a fazer luz sem eletricidade. Eu gostei muito deste dia!

Jorge Martim Reis Ribeiro 2.º A – Escola Básica de Esgueira

Jornal das 6

nº 12

30


Dia do Agrupamento

Eco-Escolas

Música

Matemática

Jornal das 6

nº 12

31


Dia do Agrupamento

Eletrotecnia

Física Física

Informática

Educação Especial

Francês

Equipa do Jornal das 6 Jornal das 6

nº 12

32


Dia do Agrupamento

Sarau

Biologia

Concurso De Talentos

Sarau

Sarau

Jornal das 6

nยบ 12

33


Filosofia

Dia do Agrupamento

Desporto Cozinha P.E.S. Alimentação Saudável

Espanhol

Matemática

Jornal das 6

nº 12

34


Dia do Agrupamento

Português Português

Simulação de Incêndio

Economia História

Projetos dos Alunos

Eco-Escolas

Jornal das 6

nº 12

35


Dia do Agrupamento Prémios de Excelência

Teatro

Biologia

Psicologia

Biblioteca

Sarau

Desporto

Jornal das 6

nº 12

36


Dia do Agrupamento

Dança

Educação Tecnológica

Projetos de Turma

Matemática

Biologia

Jornal das 6

nº 12

37


Dia do Agrupamento

Eco-Escolas Desporto

Teatro

Físico-Química

Informática

Antigos Alunos

Jornal das 6

nº 12

38


Dia do Agrupamento Alguns Alunos Premiados

AtĂŠ para o ano!

Jornal das 6

nÂş 12

39


Jornal das 6

nยบ 12

40

Jornal das 6 nº12  
Jornal das 6 nº12  

Jornal do Agrupamento de Escolas de Esgueira nº 12

Advertisement