Afubra 60 anos

Page 8

60 anos de um ideal

Para relembrar

A

Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) foi fundada no dia 21 de março de 1955, em Santa Cruz do Sul (RS). A criação foi motivada pela inexistência de uma modalidade de defesa e assistência aos fumicultores. As dificuldades se relacionavam à falta de amparo financeiro diante da sequência de prejuízos oriundos das tempestades de granizo, que devastavam as lavouras de tabaco em questão de minutos, e das instabilidades advindas para colocação do produto no mercado e do preço destinado aos produtores.

8

A assembleia de fundação ocorreu na Aliança Católica, hoje Aliança Santa Cruz. O encontro, que reuniu cerca de 1.500 produtores, concebeu a ideia de reunir a classe em uma associação para defesa de seus interesses. Era o início da Associação dos Plantadores de Fumo em Fôlha do Rio Grande do Sul. Os estatutos foram aprovados na mesma sessão, assim como a eleição e posse da primeira diretoria. A meta inicial era a busca de garantia indenizatória sobre os danos causados pelo granizo. Diante das frustradas tentativas junto

a instituições públicas e privadas, a Afubra partiu para a elaboração de plano próprio. Surgia o Sistema Mutualista, cujo regulamento foi aprovado em 5 de novembro de 1956. O programa, obra pioneira no Brasil, se transformou no ponto alto da organização, galgando vida e grandeza à entidade.

Em 1963, a base de atuação foi estendida para os produtores de tabaco de Santa Catarina e do Paraná. Com isso, a denominação foi alterada para Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.