Revista Bio Saneas 2017

Page 72

ARTIGOS TÉCNICOS

das algas, à grande área ocupada, à eficiência de remoção da DBO no entorno de 80% quando um processo de lodos ativados pode chegar a 95%. Mas será que precisamos sempre de uma eficiência assim tão elevada ?

Novas Opções: Peças Plásticas, Lodo Granular e Membranas

Novos processos e novos equipamentos têm surgido, disponibilizando novas opções de tratamento: é o caso dos Reatores Biológicos de Contato, dos Biofiltros Aerados Submersos, dos Filtros Aeróbios Submersos, do Lodo Aeróbio Granular. Os processos de lodos ativados passam a admitir variações muito específicas: em uma delas, pequenas peças plásticas são inseridas no meio líquido, de sorte que um biofilme possa se formar aderido a essas pequenas peças, aumentando consideravelmente a disponibilidade de biomassa no tanque de aeração: temos agora uma biomassa em suspensão e uma biomassa aderida. A variante do processo passa a se chamar MBBR (“Moving Bed Biological Reactor”), e partindo da Noruega - onde se originou ainda na década de 90 - ganhou o mundo. Várias empresas produzem hoje as pequenas peças plásticas no Brasil, facilitando seu uso nos projetos, resultando em redução do volume do tanque de aeração. O processo de lodos ativados é sem dúvida o mais eficiente, e uma recente inovação veio a ocorrer: a formação de uma biomassa de grânulos ao invés dos flocos convencionais, disponibilizando uma velocidade de sedimentação desse lodo aeróbio granular muito maior que a dos flocos convencionais, o que permite dispor de um decantador final com diâmetro menor e maior profundidade, reduzindo em muito a área ocupada pela estação de tratamento. Tais grânulos apresentam uma forma lisa e arredondada, com diâmetro típico de 0,2 a 2,0 mm, podendo chegar a 5 mm. Mas talvez a opção mais recente praticada entre nós no processo de lodos ativados seja a do uso de membranas para a separação dos flocos. Nesses casos módulos de membranas substituem com vantagens os tanques secundários de sedimentação, oferecendo um efluente final de excepcional qualidade, com DBO e SST com concentração inferior a 5 mg/L; turbidez menor que 1 uT; CF menor que 10 NMP/100 mL. A concentração de sólidos em suspensão no tanque de aeração pode tipicamente dobrar ou triplicar, reduzindo da mesma forma o volume da unidade. Evidentemente o custo das membranas ainda é muito alto, mas certamente estarão em pleno uso em futuro próximo. Hoje em dia podem ser citadas as ETEs do chamado “Projeto Aquapolo Ambiental”, tratando parte do efluente secundário da ETE ABC, em São Paulo, e a ETE Capivari II, da SANASA, em Campinas; estas duas ETEs têm vazão final de projeto de 1000 e 720 L/s, respectivamente. No primeiro caso o efluente tratado é enviado para abastecer o polo Industrial de Capuava (SP), e no caso de Campinas, o efluente deverá servir ao aeroporto internacional de Guarulhos. Ambas usam membranas.

72

Revista Bio Saneas | Congresso ABES / Fenasan 2017

O Futuro

O que nos espera no campo de tratamento dos esgotos? O avanço da tecnologia trará novas facilidades e eficiência, e certamente os custos das inovações tenderão a se reduzir. Por outro lado, a legislação ambiental no Brasil se encontra bem estabelecida,os processos são adequados às diversas exigências legais, e acham-se bem definidos. As tecnologias deverão tornar viável o reúso dos efluentes tratados, com processos simples como a filtração terciária convencional, ou a filtração superficial, e mesmo com processos hoje ainda muito caros - como ultra e nanofiltração, osmose reversa, ou processos que visem a remoção de traços de constituintes. Mas vejam: o que dispunham nossos avós no início do século XX, quando o processo de lodos ativados foi anunciado em 1914 ? O que esperar dos processos empregando membranas, que nasceram só ontem - praticamente só se desenvolveram a partir dos anos 80 no Japão ? A tecnologia certamente avançará, e os custos certamente serão mais acessíveis. Vamos então nos preparar, e estar prontos para o futuro!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.