História do Controle do Espaço Aéreo - 2º Edição

Page 72

 Que venham os DACTA

O CINDACTA II Não poderíamos falar do CINDACTA II da década de 80 sem antes voltarmos à Curitiba da década de 30. Aqui nasce a história que edifica a essência deste Centro. Foi em 09 de janeiro de 1932, no Campo de Aviação de Bacacheri, que o Aeroclube do Paraná foi fundado. Naquela época os aviões aterrissavam nos campos do Boqueirão, Guabirotuba, Bacacheri e do Portão. E atenta à esta movimentação, prontamente a Diretoria do Aeroclube tratou de concentrar esforços na construção do Campo de Aviação e na aquisição de aviões para treinamento. A pista construída foi de tamanha importância que teve seu uso ampliado ao meio militar durante a Revolução Constitucionalista de São Paulo. Foi neste mesmo ano que o Correio Aéreo Militar (CAM) criou e operou a Rota Aérea São Paulo – Curitiba, passando pelas cidades de Sorocaba, Itapeva e Ponta Grossa. Mais tarde o CAM foi reunido ao Correio Aéreo Naval, resultando na criação do Correio Aéreo Nacional (CAN). Cinco anos mais tarde, em 1937, foi construído em Bacacheri o novo complexo militar para abrigar o Quinto Regimento de Aviação (5° RAv), que, à época, estava subordinado ao Exército Brasileiro. Para compor o 5º Regimento foram realizados serviços de terraplanagem, construídos um hangar provisório, duas pistas, uma rua de acesso, dois pontilhões e um portão de entrada. O 5º RAv passou à subordinação da Força Aérea Brasileira no mesmo ano da criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941. Em 1953, após a extinção do Regimento, foi criada a Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de 70

Guarda (EOEIG), vindo a ser substituída, 26 anos depois, em 17 de julho de 1979, pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EOEAER). Agora, sim, com esta nova bagagem, retornamos à década de 80. Foi no dia 1º de novembro de 1982, que o Decreto nº 87.758 criava o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). Objetivando promover os estudos para implantação do órgão e de seus Destacamentos de Proteção ao Voo foi ativado, na cidade do Rio de Janeiro, o Núcleo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (NUCINDACTA II). Três anos se passaram até que em 06 de fevereiro de 1985, depois de finalizada as obras de construção do novo Centro em Curitiba, o CINDACTA II foi ativado. Naquele período de nossa História, as atenções dos militares estavam voltadas para as fronteiras do sul do País, que se encontrava em um momento de tensão diplomática. E por conta desta conjuntura, por uma questão de estratégia política, o Centro de Operações Integradas (COI) do CINDACTA II foi instalado propositalmente abaixo da terra, numa construção hexagonal, à prova de um eventual ataque de grandes proporções. Bem como o CINDACTA I, o Segundo Centro é também um elo permanente do SISCEAB e do COMDABRA, sendo responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) sobrejacente aos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Com o passar do tempo, as áreas sob a responsabilidade do Centro foram avançando para além dos limites da Região Sul.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.