Conhecendo o
DTCEA - Santos/SP O Histórico O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santos (DTCEA-ST) foi criado em 20 de novembro de 1969. Primeiramente o local onde hoje está sediado o DTCEA-ST era uma Base Aérea Naval que, tempo mais tarde virou Ala 435 e, por fim, Base Aérea de Santos. Quando foi criada a Sala de Comunicações (que posteriormente tornou-se Destacamento de Proteção do Vôo de Santos – DPV-ST), a antiga Ala 435 (que depois veio a ser Base Aérea de Santos), ficava no distrito de Vicente de Carvalho que pertencia a Santos. Anos mais tarde, com certas mudanças políticas e territoriais, o distrito de Vicente de Carvalho veio a pertencer a Guarujá. Assim sendo, o DTCEA Santos fica hoje em Guarujá. O Destacamento tem por missão prestar aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo os serviços necessários à realização de um vôo seguro, regular e eficiente, dentro do espaço aéreo sob sua jurisdição.
Efetivo trabalhando na sala AIS
O Comandante O atual comandante do DTCEA-ST - Suboficial Marco Antonio Abdala Santana - está no cargo desde março de 2007. Nascido em 1952 na cidade de São Paulo, é praça de 1973 e foi promovido ao atual posto em abril de 1989. Dentre os cursos que fez na área SO Santana de navegação, o que mais se destaca é o de Inspetor de Manutenção do SISCEAB, realizado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em outubro de 1996.
O efetivo Prestam serviço no Destacamento 37 militares, sendo quatro SO, sete 1S, seis 2S, oito 3S, três Cabos e oito Soldados, além do Comandante. Uma vez por mês os militares e suas famílias reúnem-se na quadra de futebol Socyte Golden Boll, pertencente ao 3S RR Olivan. Lá eles almoçam, jogam futebol e se divertem. No final de ano todos se confraternizam em uma chácara no bairro do Caruara, em Santos. A Vila Habitacional e o Hotel de Trânsito No DTCEA-ST não há Hotel de Trânsito. A opção é o Hotel dos Oficiais dentro do NuBAST. 20